Portugal 2020 Investir no futuro. R&D and Government Incentives

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Portugal 2020 Investir no futuro. R&D and Government Incentives"

Transcrição

1 Portugal 2020 Investir no futuro R&D and Government Incentives 1

2 Agenda Agenda Capital Humano Capital Humano Enquadramento Áreas Enquadramento de intervenção Tipologias Áreas de de intervenção operações e apoios Principais Tipologias despesas operações elegíveis e apoios e outros aspetos Principais despesas elegíveis e outros aspetos Inclusão Social e Emprego Inclusão Social e Emprego Enquadramento Áreas Enquadramento de intervenção Tipologias Áreas de de intervenção operações e apoios Principais Tipologias despesas operações elegíveis e apoios e outros aspetos Principais despesas elegíveis e outros aspetos Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos Enquadramento Áreas Enquadramento de intervenção Tipologias Áreas de de intervenção operações e apoios Principais Tipologias despesas operações elegíveis e apoios e outros aspetos Principais despesas elegíveis e outros aspetos Questões Questões , Deloitte Consultores, S.A.

3 Capital Humano (CH) 3

4 CH Enquadramento CH Educação e formação para certificação escolar e ou profissional CI Formação de ativos nas empresas para reforço de produtividade e competitividade Política pública de educação e formação ISE Formação de ativos, sobretudo de desempregados , Deloitte Consultores, S.A.

5 CH Áreas de intervenção 1 Educação e formação de jovens e adultos (FSE) (1) Ensino superior e formação avançada (FSE) (1) Qualidade, inovação e inclusão do sistema de educação e formação (FSE) (1) Desenvolvimento de infraestruturas de formação e ensino (FEDER) (2) (1) Fundo Social Europeu. (2) Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional , Deloitte Consultores, S.A.

6 CH Tipologias de operações e apoios (1/2) 1 Educação e formação de jovens e adultos 2 Ensino superior e formação avançada Operações Ensino artístico especializado; Educação e formação de jovens; Ensino vocacional; Aprendizagem; Educação, formação de adultos e ensino recorrente; Profissionais e especialização tecnológica. Apoios a estudantes do ensino superior; Cursos técnicos superiores profissionais; Formação avançada; Reforço de competências de docentes do ensino superior. Apoios SNR (1) (tabela normalizada de custos unitários). SNR (1) (reembolso de custos elegíveis pagos). (1) Subvenções não reembolsáveis , Deloitte Consultores, S.A.

7 CH Tipologias de operações e apoios (2/2) 3 Qualidade, inovação e inclusão do sistema de educação e formação 4 Desenvolvimento de infraestruturas de formação e ensino Operações Medidas educativas, orientadas para a promoção da inclusão, sucesso educativo e prevenção do abandono escolar; Desenvolvimento da rede de CQEP (1) e de processos de RVCC (2) ; Intervenções específicas na área da qualidade, inovação e criatividade educativa e formativa. Rede da educação pré-escolar e do 1.º ciclo do ensino básico; Rede do 2.º e 3.º ciclos do ensino básico e ou do ensino secundário; Infraestruturas de formação profissional; Aquisição de equipamentos que (a) substituam outros, (b) destinem-se a cursos técnicos superiores profissionais, ou (c) conexos com tecnologias de informação e comunicação. Apoios SNR (3) (reembolso de custos elegíveis pagos). SNR (3). (1) Centros para a Qualificação e o Ensino Profissional. (2) Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências. (3) Subvenções não reembolsáveis , Deloitte Consultores, S.A.

8 CH Principais despesas elegíveis e outros aspetos Despesas elegíveis Outros aspetos Bolsas Domínio direcionado para o setor da educação e formação (público e privado) Apoios complementares atribuídos no âmbito de Programas de Doutoramento Salários de docentes e técnicos de apoio Financiamento público com contribuição do FSE ou FEDER entre 50% e 85% Candidaturas por concurso ou convite, com indicadores de resultado Deslocações e alimentação Avisos para apresentação de candidaturas ainda por publicar Aquisição e instalação de equipamentos , Deloitte Consultores, S.A.

9 Inclusão Social e Emprego (ISE) (1) (1) Aguarda a publicação da respetiva regulamentação. 9

10 ISE Enquadramento EIXO PRIORITÁRIO 1 Sustentabilidade e qualidade do emprego EIXO PRIORITÁRIO 2 Iniciativa emprego jovem EIXO PRIORITÁRIO 3 Inclusão social e combate à pobreza e à discriminação , Deloitte Consultores, S.A.

11 ISE Áreas de intervenção Acesso ao emprego Microempreendedorismo Reconversão de equipamentos sociais ISE Formação Inovação social Grupos específicos Modernização e abordagens Serviços e respostas , Deloitte Consultores, S.A.

12 ISE Tipologias de operações e apoios (1/3) Acesso ao emprego Microempreendedorismo Operações Apoios Estágios e apoios à contratação; Empregabilidade parcial de pais; Trabalho socialmente necessário; Planos para a igualdade; Desenvolvimento e modernização de instituições; Estruturas de apoio ao emprego; Mobilidade laboral no espaço europeu (EURES); Infraestrutura do serviço público de emprego; Capacitação institucional de parceiros sociais da CPCS (1). SNR (2) (custos simplificados). A designar após publicação da legislação. Formação modular; Vida ativa para desempregados; Cheque-formação; Formação Qualificação dos trabalhadores (sazonalidade e alterações conjunturais); Formação de públicos estratégicos; Capacitação para a inclusão. SNR (2) (custos simplificados) , Deloitte Consultores, S.A. (1) Comissão Permanente de Concertação Social. (2) Subvenções não reembolsáveis.

13 ISE Tipologias de operações e apoios (2/3) Grupos específicos Serviços e respostas Operações Apoios Qualificação e emprego das pessoas com deficiência ou incapacidade; Inserção sócio profissional da comunidade cigana; Projeto de mediadores municipais interculturais; Apoio financeiro e técnico a organizações que atuam no âmbito da igualdade de género e no combate à violência doméstica; Instrumentos financeiros específicos de proteção das vítimas (incluindo violência doméstica). SNR (1) (custos simplificados). Modelos de apoio à vida independente; Rede de cuidadores de proximidade; Suporte ao doente em casa ou na comunidade; Idade mais e cuidados especializados; Qualificação do sistema nacional de intervenção precoce na infância; Apoio à parentalidade positiva; Qualificação do apoio a crianças e jovens; Centros nacionais de apoio ao imigrante e RLIS (2). SNR (1) (reembolso de custos elegíveis pagos). (1) Subvenções não reembolsáveis. (2) Rede local de intervenção social , Deloitte Consultores, S.A.

14 ISE Tipologias de operações e apoios (3/3) Modernização e abordagens Inovação social Operações Contratos locais de desenvolvimento social; Programa escolhas; Bolsa especializada de voluntariado; Capacitação institucional das organizações da economia social membros do Conselho Nacional para a Economia Social. Programa de capacitação para o investimento social; Programa de parcerias para o impacto; Títulos de impacto social. SNR (1) (custos simplificados). Reconversão de equipamentos sociais Apoios SNR (1) (custos simplificados). (1) Subvenções não reembolsáveis. Reconversão de equipamentos sociais. SNR (1) (reembolso de custos elegíveis pagos) , Deloitte Consultores, S.A.

15 ISE Principais despesas elegíveis e outros aspetos Despesas elegíveis Outros aspetos Estágios desenvolvidos em todos os setores de atividade, comparticipados pelo IEFP (1) Domínio direcionado para IEFP (1) e ISS (2), bem como empresas e agentes da área social Encargos salariais e não salariais Candidaturas por concurso ou convite, com indicadores de resultado Formação Regulamentação específica ainda por publicar Trabalhos de construção civil Avisos para apresentação de candidatura ainda por publicar Estudos, projetos, assistência técnica e fiscalização (1) Instituto de Emprego e da Formação Profissional. (2) Instituto da Segurança Social , Deloitte Consultores, S.A.

16 Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos (SEUR) 16

17 SEUR Enquadramento EIXO PRIORITÁRIO 1 Apoiar a transição para uma economia com baixas emissões de carbono em todos os sectores EIXO PRIORITÁRIO 2 Promover a adaptação às alterações climáticas e à prevenção e gestão dos riscos EIXO PRIORITÁRIO 3 Proteger o ambiente e promover a eficiência na utilização dos recursos , Deloitte Consultores, S.A.

18 SEUR Áreas de intervenção Produção e distribuição de energia de fontes renováveis Eficiência energética e utilização de energias renováveis (empresas, administração central e local e habitação, incluindo a social) Desenvolvimento e implantação de sistemas de distribuição inteligente a níveis de média e baixa tensão Eficiência e diversificação energética em transportes públicos coletivos, ecológicos e mobilidade sustentável Estratégias de baixo teor de carbono nos territórios (incluindo mobilidade urbana multimodal sustentável) Conservação da natureza, proteção do litoral e adaptação às alterações climáticas, prevenção e gestão de riscos Valorização de resíduos e recuperação de passivos ambientais Gestão eficiente do ciclo urbano de água e dos recursos hídricos Património natural e cultural Reabilitação e qualidade do ambiente urbano , Deloitte Consultores, S.A.

19 SEUR Tipologias de operações e apoios (1/5) Produção e distribuição de energia de fontes renováveis Eficiência energética e utilização de energias renováveis Operações Projetos-piloto (produção e de armazenamento); Prospeção, identificação e estudo, visando desenvolver novas tecnologias (produção e armazenamento). Intervenção em processos produtivos (em auditoria ou estudo de eficiência energética); Intervenções na promoção de energias renováveis para autoconsumo; Intervenções em edifícios e equipamentos públicos (administração central e local); Auditorias, diagnósticos e outros estudos. Apoios SNR (1) (com limites) e taxa máxima de 65% (85% para estudos). SNR (1) e SR (2), com taxas variáveis, consoante beneficiários, despesas elegíveis e regiões. (1) Subvenções não reembolsáveis. (2) Subvenções reembolsáveis , Deloitte Consultores, S.A.

20 SEUR Tipologias de operações e apoios (2/5) Desenvolvimento e implantação de sistemas de distribuição inteligente Eficiência e diversificação energética em transportes Operações Estudos relativos a projetos-piloto; Instalação de sistemas e contadores inteligentes; Desenvolvimento e instalação de sistemas de gestão de informação de contadores inteligentes; Instalação de concentradores e sistemas de comunicação, assim como rede conexa. Medidas de eficiência energética e racionalização de consumos em transportes urbanos públicos coletivos de passageiros; Medidas que promovam a utilização de transportes ecológicos e a mobilidade sustentável. Apoios SR (1). SNR (2). (1) Subvenções reembolsáveis. (2) Subvenções não reembolsáveis , Deloitte Consultores, S.A.

21 SEUR Tipologias de operações e apoios (3/5) Estratégias de baixo teor de carbono nos territórios Conservação da natureza, proteção do litoral, adaptação às alterações climáticas, prevenção e gestão de riscos Operações Planos de mobilidade urbana sustentável, construção de ciclovias ou vias pedonais; Soluções de bilhética integrada e sistemas inteligentes de controlo de tráfego rodoviário; Rede de interfaces de transportes urbanos públicos coletivos; Sistemas de informação aos utilizadores em tempo real, desenvolvimento e aquisição de equipamento para sistemas de gestão e informação de soluções inovadoras e experimentais de transporte. Ações de (a) proteção costeira em zonas de risco e (b) planeamento, produção de conhecimento e gestão de informação; Planos municipais, intermunicipais, regionais e sectoriais de adaptação às alterações climáticas (ecossistemas); Aquisição de equipamentos e veículos de proteção (redução dos incêndios florestais); Intervenções ao nível (a) da prevenção e gestão de riscos de cheias e inundações e (b) outros meios de emergência. Apoios SNR (2). SNR (2) , Deloitte Consultores, S.A. (1) Gases de efeitos de estufa; (2) Subvenções não reembolsáveis.

22 SEUR Tipologias de operações e apoios (4/5) Operações Apoios Prevenção da produção e perigosidade dos resíduos, e investimentos que, entre outros, (a) aumentem quantidade e qualidade da reciclagem multimaterial e a valorização orgânica dos resíduos, (b) erradiquem a deposição direta em aterro, (c) desviem de aterro, refugos e rejeitados das unidades de tratamento mecânico e biológico, (d) estudos e ações imateriais de certificação de materiais e produtos e de instalações (ISO9001); Estudos, projetos e ações de reabilitação, descontaminação e recuperação ambiental de solos e áreas degradadas (indústria extrativa). SNR (1). Valorização de resíduos e recuperação de passivos ambientais Gestão eficiente do ciclo urbano da água e dos recursos hídricos Investimentos ao nível dos sistemas de abastecimento de água e saneamento de águas residuais; Estudos para (a) definição de normativos (caudais ecológicos) e (b) melhorar e complementar os critérios de classificação das massas de água; Ações de desenvolvimento e aplicação de modelos de gestão dos recursos hídricos. SNR (1) e SR (2)(3) , Deloitte Consultores, S.A. (1) Subvenções não reembolsáveis. (2) Subvenções reembolsáveis. (3) No caso de investimentos promovidos no continente por entidades gestoras de abastecimento de água e saneamento de águas residuais.

23 SEUR Tipologias de operações e apoios (5/5) Património natural e cultural Reabilitação e qualidade do ambiente urbano Operações Inventariação, divulgação e animação do património e rede de equipamentos culturais; Proteção, valorização, conservação e promoção do património histórico e cultural; Criação/requalificação de infraestruturas de apoio à valorização e visitação de áreas classificadas; Promoção turística de territórios de elevado valor natural, cultural e paisagístico; Criação de novas rotas turísticas. Reabilitação integral de edifícios destinados a habitação, equipamentos de utilização coletiva e do espaço público (incluindo espaços e unidades industriais abandonadas); Estudos e ações que visem a melhoria da qualidade do ar e da qualidade de vida em meio urbano e a redução do ruído. Apoios SNR (1). SNR (1) e SR (2), consoante a operação. (1) Subvenções não reembolsáveis. (2) Subvenções reembolsáveis , Deloitte Consultores, S.A.

24 SEUR Principais despesas elegíveis e outros aspetos Despesas elegíveis Outros aspetos Estudos, planos, projetos, atividades preparatórias e assessorias Terrenos, servidões e indemnizações Construção civil, engenharia (incluindo revisões de preços legais e contratuais) Equipamentos, sistemas de informação, tecnológicos, material e software Fiscalização, coordenação de segurança, assistência técnica, testes e ensaios Financiamento público com contribuição do FC (2) ou FEDER (3) entre 50% e 85% Candidaturas por concurso ou convite, com indicadores de realização e resultado Avisos para apresentação de candidaturas ainda por publicar (apenas um aviso publicado - CM Matosinhos) (1) Autoridade de Gestão. (2) Fundo de Coesão. (3) Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional. Ações de informação, divulgação, sensibilização, publicidade e outras, se justificadas e aprovadas pela AG (1) , Deloitte Consultores, S.A.

25 Questões

26 R&D and Government Incentives Contactos Sérgio Oliveira Partner R&D and Government Incentives +(351) (351) Belisa Ferreira Manager R&D and Government Incentives +(351) (351)

27 Deloitte refere-se a Deloitte Touche Tohmatsu Limited, uma sociedade privada de responsabilidade limitada do Reino Unido (DTTL), ou a uma ou mais entidades da sua rede de firmas-membro e suas entidades relacionadas. A DTTL e cada uma das firmas-membro da sua rede são entidades legais separadas e independentes. A DTTL (também referida como "Deloitte Global") não presta serviços a clientes. Para aceder à descrição detalhada da estrutura legal da DTTL e suas firmas membro consulte A Deloitte presta serviços de auditoria, consultoria fiscal, consultoria de negócios e de gestão e corporate finance a clientes nos mais diversos sectores de actividade. Com uma rede globalmente ligada de firmas-membro em mais de 150 países e territórios, a Deloitte combina competências de elevado nível com oferta de serviços qualificados conferindo aos clientes o conhecimento que lhes permite abordar os desafios mais complexos dos seus negócios. Os mais de profissionais da Deloitte empenham-se continuamente para serem o padrão de excelência. Esta comunicação apenas contém informação de carácter geral, pelo que não constitui aconselhamento ou prestação de serviços profissionais pela Deloitte Touche Tohmatsu Limited, pelas suas firmas-membro ou pelas suas entidades relacionadas (a Rede Deloitte ). Nenhuma entidade da Rede Deloitte é responsável por quaisquer danos ou perdas sofridos pelos resultados que advenham da tomada de decisões baseada nesta comunicação Para informações, contacte Deloitte Consultores, S.A.

Avisos para a apresentação de candidaturas

Avisos para a apresentação de candidaturas 1 Pactos para o Desenvolvimento e Coesão Territorial março 015 maio 015 Inclui PDR SEUR 6 6. 3 SEUR 6 6. 4 CI 1 1. 5 CI 1 1. março 015 6 CI 1 1. 7 CI 1 e 3 8 CI 1 e 3 9 CI 3 3.1 Ciclo Urbano da Água -

Leia mais

PLANO DE AVISOS 2016 (*)

PLANO DE AVISOS 2016 (*) PO PO PO PO Calendário de de Dados do Identificação do Referência do Empreendedorismo Qualificado 3 3.1, 8.5 janeiro 16 abril 16 SI - 02/SI/2016 Inovação Empresarial Inovação Produtiva Científico e Tecnológico

Leia mais

Avisos para a apresentação de candidaturas

Avisos para a apresentação de candidaturas Avisos para a apresentação de candidaturas Ref Mês/Ano Domínio Temático OT PI Tipologia de Intervenção PO CI PO SEUR PO CH PO ISE PO Lisboa PO Algarve PO Norte PO Centro PO Alentejo Abertura Calendário

Leia mais

Portugal 2020 Investir no futuro. R&D and Government Incentives

Portugal 2020 Investir no futuro. R&D and Government Incentives Portugal 2020 Investir no futuro R&D and Government Incentives 1 Investigação e Desenvolvimento Tecnológico (I&DT) Síntese Tipologias e atividades elegíveis Critérios de seleção e concursos Investigação

Leia mais

Portugal 2020 Investir no futuro. R&D and Government Incentives

Portugal 2020 Investir no futuro. R&D and Government Incentives Portugal 2020 Investir no futuro R&D and Government Incentives 1 Qualificação e Internacionalização (QI) das Pequenas e Médias Empresas (PME) Síntese Tipologias de projetos Atividades económicas elegíveis

Leia mais

OPORTUNIDADES DE FINANCIAMENTO

OPORTUNIDADES DE FINANCIAMENTO OTUNIDADES DE FINANCIAMENTO 2014-2020 Instituto de Investigação e Formação Avançada UNIVERSIDADE DE ÉVORA, 19.02.2014 Programa Operacional Regional do Alentejo Domínios Temáticos Competitividade e Internacionalização

Leia mais

C:\Users\ana.magalhaes\Desktop\plano_avisos_norte2020\plano_avisos_ /7. Calendário. PO Alentejo. PO Algarve PO Norte. PO Centro.

C:\Users\ana.magalhaes\Desktop\plano_avisos_norte2020\plano_avisos_ /7. Calendário. PO Alentejo. PO Algarve PO Norte. PO Centro. 1 1.1 Infraestruturas Científicas Para entidades pré-qualificadas julho 15 outubro 15 1 1.1 Programas de Atividades Conjuntas (IC&DT) julho 15 setembro 15 1 1.1 Programas Integrados de Investigação Científica

Leia mais

RESULTADOS DO PO SEUR

RESULTADOS DO PO SEUR RESULTADOS DO PO SEUR E PRIORIDADES PARA 2016 Helena Pinheiro Azevedo Programa Operacional da Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos 23.mar.2016 ESS Instituto Politécnico de Leiria 1. RESULTADOS

Leia mais

O PO SEUR na Região Norte. Principais Resultados Contratualizados

O PO SEUR na Região Norte. Principais Resultados Contratualizados O PO SEUR na Região Norte Principais Resultados Contratualizados Dr.ª Helena Pinheiro de Azevedo Programa Operacional da Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos 07.abril.2017 A Programação do

Leia mais

PO Lisboa PO SEUR PO CH PO ISE PO CI

PO Lisboa PO SEUR PO CH PO ISE PO CI CI 1 1.1 Infraestruturas Científicas Para entidades pré-qualificadas junho 15 setembro 15 CI 1 1.1 Programas Integrados de Investigação Científica e Desenvolvimento Tecnológico (IC&DT) junho 15 julho 15

Leia mais

PO Centro PO. PO Lisboa PO. PO Norte. Algarve PO ISE. Calendário

PO Centro PO. PO Lisboa PO. PO Norte. Algarve PO ISE. Calendário CI SEUR CH ISE Lisboa Norte Centro CI 1 1.1 Programas Integrados de Investigação Científica e Desenvolvimento Tecnológico (IC&DT) junho 15 julho 15 CI 1 1.1 Programas Integrados de Investigação Científica

Leia mais

CRITÉRIOS DE SELEÇÃO E RESPETIVA METODOLOGIA APROVADA PELO COMITÉ DE ACOMPANHAMENTO DO POSEUR NA REUNIÃO DE 16 DE MARÇO DE 2015

CRITÉRIOS DE SELEÇÃO E RESPETIVA METODOLOGIA APROVADA PELO COMITÉ DE ACOMPANHAMENTO DO POSEUR NA REUNIÃO DE 16 DE MARÇO DE 2015 CRITÉRIOS DE SELEÇÃO E RESPETIVA METODOLOGIA APROVADA PELO COMITÉ DE ACOMPANHAMENTO DO POSEUR NA REUNIÃO DE 16 DE MARÇO DE 2015 CRITÉRIOS DE SELEÇÃO Na seleção das candidaturas respeitantes às tipologias

Leia mais

PROGRAMA. 14h30_ Apresentação Rexel Energy Solutions. 14h45_ Balanço de potências nas Instalações com Autoconsumo Fotovoltaico

PROGRAMA. 14h30_ Apresentação Rexel Energy Solutions. 14h45_ Balanço de potências nas Instalações com Autoconsumo Fotovoltaico PROGRAMA 14h30_ Apresentação Rexel Energy Solutions 14h45_ Balanço de potências nas Instalações com Autoconsumo Fotovoltaico 15h20_ Acesso aos Programas Operacionais Financiados _Apresentação da Status

Leia mais

PORTUGAL 2020 PO SEUR

PORTUGAL 2020 PO SEUR PORTUGAL 2020 PO SEUR Apresentação 14 Julho 2016 1 Portugal 2020 Conteúdos Portugal 2020 - PO Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos (POSEUR) Introdução Dotação Orçamental Medidas dos Pilares

Leia mais

FINANCIAMENTO DA MITIGAÇÃO E DA ADAPTAÇÃO

FINANCIAMENTO DA MITIGAÇÃO E DA ADAPTAÇÃO FINANCIAMENTO DA MITIGAÇÃO E DA ADAPTAÇÃO ÀS ALTERAÇÕES CLIMÁTICAS ATRAVÉS DO PO SEUR HELENA PINHEIRO DEAZEVEDO 25-OUT-2016 PORTUGAL 2020 (APLICAÇÃO FEEI EM PORTUGAL 2014 2020) DOMÍNIO: SUSTENTABILIDADE

Leia mais

Programa Operacional Regional Alentejo 2014/2020. Identidade, Competitividade, Responsabilidade

Programa Operacional Regional Alentejo 2014/2020. Identidade, Competitividade, Responsabilidade Programa Operacional Regional Alentejo 2014/2020 Identidade, Competitividade, Responsabilidade Lezíria do Tejo Alto Alentejo Alentejo Central Alentejo Litoral Baixo Alentejo Planeamento Estratégico Regional

Leia mais

Programa Operacional Regional do Alentejo/Estratégia Regional de Especialização Inteligente. Financiamento de projetos para Cidades Analíticas

Programa Operacional Regional do Alentejo/Estratégia Regional de Especialização Inteligente. Financiamento de projetos para Cidades Analíticas Programa Operacional Regional do Alentejo/Estratégia Regional de Especialização Inteligente Financiamento de projetos para Cidades Analíticas Rio Maior 13 de Março 2015 Estratégia Regional de Especialização

Leia mais

MOBILIDADE - MODOS SUAVES NO CONTEXTO DO PO NORTE DE ABRIL DE2017

MOBILIDADE - MODOS SUAVES NO CONTEXTO DO PO NORTE DE ABRIL DE2017 MOBILIDADE - MODOS SUAVES NO CONTEXTO DO PO NORTE 2014 2020 19 DE ABRIL DE2017 ESTRUTURA DA APRESENTAÇÃO 1 - ROTEIRO PARA UM ESPAÇO COMUM EUROPEU DOS TRANSPORTES 2 - ESTRATÉGIA EUROPA 2020 3 QUADROESTRATÉGICOCOMUM2014-2020

Leia mais

Create value with public funding. Portugal 2020: Inovação Produtiva - Aviso N.º 13/SI/2018. Inovação Produtiva Aviso N.º. 22 de janeiro de 2018

Create value with public funding. Portugal 2020: Inovação Produtiva - Aviso N.º 13/SI/2018. Inovação Produtiva Aviso N.º. 22 de janeiro de 2018 22 de janeiro de 2018 Create value with public funding Portugal 2020: Inovação Produtiva - Aviso N.º 13/SI/2018 Foi publicado, no sítio do Portugal 2020, o Aviso para a Apresentação de Candidaturas (AAC)

Leia mais

Portugal 2020: Objetivos e Desafios António Dieb

Portugal 2020: Objetivos e Desafios António Dieb Portugal 2020: Objetivos e Desafios 2014-2020 António Dieb Porto, 11 de julho de 2016 Tópicos: 1. Enquadramento Estratégico (EU 2020) 2. Portugal 2020: Objetivos e prioridades 3. Estrutura Operacional

Leia mais

SI2E SISTEMA DE INCENTIVOS AO EMPREENDEDORISMO E AO EMPREGO - ALENTEJO CENTRAL - Sessão de Divulgação SI2E CIMAC, 23 de Maio de 2017

SI2E SISTEMA DE INCENTIVOS AO EMPREENDEDORISMO E AO EMPREGO - ALENTEJO CENTRAL - Sessão de Divulgação SI2E CIMAC, 23 de Maio de 2017 SI2E SISTEMA DE INCENTIVOS AO EMPREENDEDORISMO E AO EMPREGO - ALENTEJO CENTRAL - Sessão de Divulgação SI2E CIMAC, 23 de Maio de 2017 CONTEXTO Estratégia de Desenvolvimento Territorial do Alentejo Central

Leia mais

Portugal 2020 Apresentação

Portugal 2020 Apresentação Portugal 2020 Apresentação Porto Rua Dr. Ernesto Soares dos Reis, N.º 208, 1º Andar, Sala Q 3720-256 Oliveira de Azeméis Lisboa Edifício Oeiras Office - 1ºD R. Marechal Teixeira Rebelo, 2 2780-271 Oeiras

Leia mais

Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos

Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos Objetivos Específicos: SECÇÃO 17 Património Natural e Cultural Os apoios têm como objetivo específico promover a conservação e valorização do património cultural e natural, enquanto instrumentos de sustentabilidade

Leia mais

QUE MEIOS FINANCEIROS?

QUE MEIOS FINANCEIROS? QUE MEIOS FINANCEIROS? PARA A CONSERVAÇÃO DA NATUREZA ATRAVÉS DO PO SEUR? HELENA PINHEIRO DE AZEVEDO MOBILIZAÇÃO DE RECURSOS PARA CONSERVAÇÃO DA NATUREZA E BIODIVERSIDADE 22 JUN 2015 TAPADA DE MAFRA Organização:

Leia mais

Create value with public funding. Portugal 2020: Aviso N.º 12/SI/ Inovação Produtiva. Aviso N.º 12/SI/ Inovação Produtiva

Create value with public funding. Portugal 2020: Aviso N.º 12/SI/ Inovação Produtiva. Aviso N.º 12/SI/ Inovação Produtiva 4 de julho de 2016 Create value with public funding Portugal 2020: Aviso N.º 12/SI/2016 - Inovação Produtiva Foi publicado, no sítio do Portugal 2020, o Aviso para a Apresentação de Candidaturas (AAC)

Leia mais

Tipologia de Operação 3.18: Modelo de Apoio à Vida Independente Sessão de divulgação

Tipologia de Operação 3.18: Modelo de Apoio à Vida Independente Sessão de divulgação Tipologia de Operação 3.18: Modelo de Apoio à Vida Independente Sessão de divulgação Novembro 2017 AGENDA 1 Breve apresentação do Modelo de Apoio à Vida Independente (MAVI) 2 Breve apresentação do Programa

Leia mais

www.algarve.portugal2020.pt Região Competitiva, Resiliente, Empreendedora e Sustentável com base na valorização do Conhecimento Roteiro Regional CRESC ALGARVE 2020 Fundo Social Europeu (FSE) Eixos Prioritários

Leia mais

Create value with public funding. Eficiência Energética nos Edifícios da Administração Pública Central

Create value with public funding. Eficiência Energética nos Edifícios da Administração Pública Central Incentives News Flash nº 41/2016 7 de outubro de 2016 Create value with public funding Eficiência Energética nos Edifícios da Administração Pública Central Foi publicado, no sítio do Portugal 2020, o Aviso

Leia mais

FINANCIAMENTO DA MITIGAÇÃO E DA ADAPTAÇÃO

FINANCIAMENTO DA MITIGAÇÃO E DA ADAPTAÇÃO FINANCIAMENTO DA MITIGAÇÃO E DA ADAPTAÇÃO ÀS ALTERAÇÕES CLIMÁTICAS ATRAVÉS DO PO SEUR HELENA PINHEIRO DE AZEVEDO 25-OUT-2016 PORTUGAL 2020 (APLICAÇÃO FEEI EM PORTUGAL 2014 2020) DOMÍNIO: SUSTENTABILIDADE

Leia mais

Calendário em vigor Observ.

Calendário em vigor Observ. CI 1 1.1 Programas Integrados de Investigação Científica e Desenvolvimento Tecnológico (IC&DT) junho 15 julho 15 CI 1 1.2 Transferência do conhecimento científico e tecnológico (Ações Coletivas) junho

Leia mais

Portugal 2020 Apresentação

Portugal 2020 Apresentação Portugal 2020 Apresentação Porto Largo Luís de Camões, Edifício Rainha, 9º Andar, Sala 1 3720-232 Oliveira de Azeméis - Portugal Lisboa Rua Fradesso da Silveira, n. 4, Piso 3B, 1300-609 Lisboa T. +351

Leia mais

Create value with public funding

Create value with public funding 17 de julho de 2018 Create value with public funding Eficiência Energética nos Edifícios da Administração Pública Central 2º Aviso Foi publicado, no sítio do Portugal 2020, o Aviso POSEUR-03-2018-07 (Aviso),

Leia mais

Ponte de Lima, 4 de dezembro

Ponte de Lima, 4 de dezembro Ponte de Lima, 4 de dezembro Financiar a Adaptação PORTUGAL 2020 (APLICAÇÃO FEEI EM PORTUGAL 2014 2020) DOMÍNIO: SUSTENTABILIDADE E EFICIÊNCIA NO USO DE RECURSOS DOMÍNIO SEUR DO ACORDO PARCERIA PORTUGAL

Leia mais

CERIMÓNIA DE LANÇAMENTO DO MADEIRA DE FEVEREIRO DE 2015

CERIMÓNIA DE LANÇAMENTO DO MADEIRA DE FEVEREIRO DE 2015 CERIMÓNIA DE LANÇAMENTO DO MADEIRA 14-20 27 DE FEVEREIRO DE 2015 Sílvio Costa Presidente do Instituto de Desenvolvimento Regional IP RAM F UNCHAL, HOTEL VIDAMAR, AUDITÓRIO S UNRISE 1 Contexto Estratégico

Leia mais

PROGRAMA OPERACIONAL SUSTENTABILIDADE E EFICIÊNCIA NO USO DE RECURSOS RESUMO PARA OS CIDADÃOS

PROGRAMA OPERACIONAL SUSTENTABILIDADE E EFICIÊNCIA NO USO DE RECURSOS RESUMO PARA OS CIDADÃOS PROGRAMA OPERACIONAL SUSTENTABILIDADE E EFICIÊNCIA NO USO DE RECURSOS 2014-2020 [RELATÓRIO DE EXECUÇÃO ANUAL DE 2017 DO PO SEUR] RESUMO PARA OS CIDADÃOS ÍNDICE 1. Objetivos Estratégicos, Eixos Prioritários

Leia mais

WORKSHOP FINANCIAMENTO DA REDE NATURA 2000 Mais e melhores oportunidades provenientes dos fundos da UE para

WORKSHOP FINANCIAMENTO DA REDE NATURA 2000 Mais e melhores oportunidades provenientes dos fundos da UE para WORKSHOP FINANCIAMENTO DA REDE NATURA 2000 Mais e melhores oportunidades provenientes dos fundos da UE para 2014-2020 Carla Leal, - Instituto Financeiro para o Desenvolvimento Regional Novos contornos

Leia mais

Incentivos à Eficiência Energética. Isabel Damasceno Vogal Executiva do Centro 2020

Incentivos à Eficiência Energética. Isabel Damasceno Vogal Executiva do Centro 2020 Incentivos à Eficiência Energética Isabel Damasceno Vogal Executiva do Centro 2020 Portugal 2014-2020 Acordo de Parceria, julho 2014 As regiões menos desenvolvidas, onde se inclui a Região Centro, vão

Leia mais

PORTUGAL 2020 No domínio do Ambiente

PORTUGAL 2020 No domínio do Ambiente PORTUGAL 2020 No domínio do Ambiente O que é PORTUGAL 2020? Acordo de Parceria adoptado entre Portugal e a Comissão Europeia, que reúne a actuação dos 5 Fundos Europeus Estruturais e de Investimento -

Leia mais

27 de junho de Domingos Lopes

27 de junho de Domingos Lopes 27 de junho de 2016 Domingos Lopes Objetivos Temáticos OT 8. Promover a sustentabilidade e a qualidade do emprego e apoiar a mobilidade dos trabalhadores assumindo como meta nacional, até 2020, o aumento

Leia mais

PO SEUR OPORTUNIDADES DE FINANCIAMENTO

PO SEUR OPORTUNIDADES DE FINANCIAMENTO III FÓRUM DE PARTILHA DE EXPERIÊNCIAS E DIVULGAÇÃO DE BOAS PRÁTICAS INOVAÇÃO NA GESTÃO DE SISTEMAS DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA E SANEAMENTO LNEC, 22 MAIO 2015 PO SEUR OPORTUNIDADES DE FINANCIAMENTO MANUELA

Leia mais

PROGRAMA OPERACIONAL TEMÁTICO POTENCIAL HUMANO

PROGRAMA OPERACIONAL TEMÁTICO POTENCIAL HUMANO PROGRAMA OPERACIONAL TEMÁTICO POTENCIAL HUMANO 2007-201 Apresentação da Proposta ÍNDICE 1 O PROBLEMA 2 A ESTRATÉGIA 4 PLANO DE FINANCIAMENTO 1 1 O PROBLEMA Taxa de emprego Emprego em média e alta tecnologia

Leia mais

www.algarve.portugal2020.pt Região Competitiva, Resiliente, Empreendedora e Sustentável com base na valorização do Conhecimento CAPACITAR Fundo Social Europeu (FSE) Eixos Prioritários Prioridades de Investimento

Leia mais

INIAV Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária. 19 fevereiro de 2015

INIAV Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária. 19 fevereiro de 2015 PROGRAMA OPERACIONAL REGIONAL DO ALENTEJO INIAV Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária 19 fevereiro de 2015 DO ACORDO DE PARCERIA Acordo de Parceria Consagra a política de desenvolvimento

Leia mais

ESTRATÉGIA TERRITORIAL & POR Lisboa 2020

ESTRATÉGIA TERRITORIAL & POR Lisboa 2020 ESTRATÉGIA TERRITORIAL & POR Lisboa 2020 Que Financiamento? Que participação nas decisões? Que participação na gestão? CEM/AML Assembleia Municipal de Odivelas, 25 de março de 2015 AML ÁREA METROPOLITANA

Leia mais

Da formação à. Qualificação: os. desafios do QREN

Da formação à. Qualificação: os. desafios do QREN Da formação à Qualificação: os desafios do QREN 2008-03-13 AGENDA OS DESAFIOS DA QUALIFICAÇÃO I AS 5 MARCAS DO POPH II EIXOS PRIORITÁRIOS III ARRANQUE DO PROGRAMA IV I OS DESAFIOS DA QUALIFICAÇÃO Emprego

Leia mais

Sessão de Apresentação dos Investimentos Financiados pelo PO SEUR na área dos Resíduos Urbanos

Sessão de Apresentação dos Investimentos Financiados pelo PO SEUR na área dos Resíduos Urbanos Sessão de Apresentação dos Investimentos Financiados pelo PO SEUR na área dos Resíduos Urbanos Mário de Almeida Loureiro Presidente da Associação de Municípios da Região do Planalto Beirão José António

Leia mais

Agenda. 1 - PORTUGAL 2020: Prioridades de Intervenção do FSE. 2 - Programa Operacional Inclusão Social e Emprego (PO ISE)

Agenda. 1 - PORTUGAL 2020: Prioridades de Intervenção do FSE. 2 - Programa Operacional Inclusão Social e Emprego (PO ISE) Agenda 1 - PORTUGAL 2020: Prioridades de Intervenção do FSE 2 - Programa Operacional Inclusão Social e Emprego (PO ISE) 3 - Iniciativa Emprego Jovem (IEJ) Agenda 1- PORTUGAL 2020: Prioridades de Intervenção

Leia mais

PACT Fund Progress together. Deloitte 2015

PACT Fund Progress together. Deloitte 2015 PACT Fund Progress together Deloitte 2015 Índice 1 2 About Deloitte PACT Fund 3 Guidelines 4 Candidaturas About Deloitte 3 About Deloitte A Deloitte é uma marca global presente em mais de 150 países e

Leia mais

SESSÃO DE APRESENTAÇÃO Cursos Técnicos Superiores Profissionais TeSP

SESSÃO DE APRESENTAÇÃO Cursos Técnicos Superiores Profissionais TeSP Programa Operacional Regional Alentejo 2014/2020 SESSÃO DE APRESENTAÇÃO Cursos Técnicos Superiores Profissionais TeSP Identidade, Competitividade, Responsabilidade Lezíria do Tejo Alto Alentejo Alentejo

Leia mais

SISTEMAS DE INCENTIVOS PORTUGAL 2020

SISTEMAS DE INCENTIVOS PORTUGAL 2020 SISTEMAS DE INCENTIVOS PORTUGAL 2020 Qualificação PME Esta candidatura consiste num plano de apoio financeiro a projetos que visam ações de qualificação de PME em domínios imateriais com o objetivo de

Leia mais

PROGRAMA OPERACIONAL DA REGIÃO DE LISBOA

PROGRAMA OPERACIONAL DA REGIÃO DE LISBOA PROGRAMA OPERACIONAL DA REGIÃO DE LISBOA 2014-2020 Financiamento de projetos para Cidades Analíticas Rio Maior, 13 março 2015 ESTRUTURA DA APRESENTAÇÃO ESTRATÉGIA DE DESENVOLVIMENTO DA REGIÃO DE LISBOA

Leia mais

Create value with public funding

Create value with public funding 12 de abril de 2017 Create value with public funding Portugal 2020: Empreendedorismo Qualificado e Criativo - Avisos N.º 09/SI/2017 e N.º 10/SI/2017 (Territórios de Baixa Densidade) Foram publicados, no

Leia mais

Apresentação do Programa

Apresentação do Programa Apresentação do Programa A Região Lisboa e Vale do Tejo AML A Estratégia do Programa Operacional Afirmar Lisboa como uma região cosmopolita e competitiva no sistema das regiões europeias, contribuindo

Leia mais

Energia, Mobilidade e Alterações Climáticas José Manuel Melim Mendes

Energia, Mobilidade e Alterações Climáticas José Manuel Melim Mendes Energia, Mobilidade e Alterações Climáticas José Manuel Melim Mendes Enquadramento Energia Significativa tradição regional em investigação e inovação para a inventariação e valorização dos recursos hídricos,

Leia mais

ESTRATÉGIA DE DESENVOLVIMENTO LOCAL. GAL Eu Também Conto!

ESTRATÉGIA DE DESENVOLVIMENTO LOCAL. GAL Eu Também Conto! ESTRATÉGIA DE DESENVOLVIMENTO LOCAL GAL Eu Também Conto! ESTRATÉGIA DE DESENVOLVIMENTO LOCAL 1 ESTRATÉGIA DE DESENVOLVIMENTO LOCAL (EDL) A EDL incide em traços gerais nas seguintes problemáticas: Acesso

Leia mais

O Financiamento de Projetos para Cidades Analíticas Enquadramento no contexto do PO CRESC ALGARVE 2020 RIS3 Algarve António Ramos aramos@ccdr-alg.pt www.algarve.portugal2020.pt Região Competitiva, Resiliente,

Leia mais

relatório de execução anual 2015

relatório de execução anual 2015 relatório de execução anual 2015 resumo para os cidadãos 1 Apresentação do POR Lisboa 2020 Título do Programa: Programa Operacional Regional de Lisboa 2014-2020 Data de aprovação: 18-12-2014 Identificação

Leia mais

PRESIDENTE DA COMISSÃO DIRETIVA DO PO SEUR: HELENA PINHEIRO DE AZEVEDO AUDITÓRIO DO IPO DE COIMBRA - 24 JANEIRO 2018

PRESIDENTE DA COMISSÃO DIRETIVA DO PO SEUR: HELENA PINHEIRO DE AZEVEDO AUDITÓRIO DO IPO DE COIMBRA - 24 JANEIRO 2018 PRESIDENTE DA COMISSÃO DIRETIVA DO PO SEUR: HELENA PINHEIRO DE AZEVEDO AUDITÓRIO DO IPO DE COIMBRA - 24 JANEIRO 2018 PO SEUR NA ÁREA DA EFICIÊNCIA ENERGÉTICA NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA CENTRAL EFICIÊNCIA

Leia mais

QUAIS OS INVESTIMENTOS PARA CUMPRIR AS METAS DO PERSU2020 NO ÂMBITO DO PO SEUR?

QUAIS OS INVESTIMENTOS PARA CUMPRIR AS METAS DO PERSU2020 NO ÂMBITO DO PO SEUR? QUAIS OS INVESTIMENTOS PARA CUMPRIR AS METAS DO PERSU2020 NO ÂMBITO DO PO SEUR? ENQUADRAMENTO NO PORTUGAL 2020 MONTANTES DO PO SEUR (FC) POR EIXO PROGRAMA APROVADO A 15 DEZEMBRO 2014 FINANCIAMENTO FUNDO

Leia mais

Create value with public funding. Portugal 2020: Aviso N.º 06/SI/2017 Inovação Produtiva (Regime Contratual de Investimento)

Create value with public funding. Portugal 2020: Aviso N.º 06/SI/2017 Inovação Produtiva (Regime Contratual de Investimento) 10 de abril de 2017 Create value with public funding Portugal 2020: Aviso N.º 06/SI/2017 Inovação Produtiva (Regime Contratual de Investimento) Foi publicado, no sítio do Portugal 2020, o Aviso para a

Leia mais

ANEXO. Proposta de REGULAMENTO DO PARLAMENTO EUROPEU E DO CONSELHO. relativo ao Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional e ao Fundo de Coesão

ANEXO. Proposta de REGULAMENTO DO PARLAMENTO EUROPEU E DO CONSELHO. relativo ao Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional e ao Fundo de Coesão COMISSÃO EUROPEIA Estrasburgo, 29.5.2018 COM(2018) 372 final ANNEX 2 ANEXO da Proposta de REGULAMENTO DO PARLAMENTO EUROPEU E DO CONSELHO relativo ao Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional e ao Fundo

Leia mais

educação TAGUS, 21 de Janeiro de 2015

educação TAGUS, 21 de Janeiro de 2015 educação TAGUS, 21 de Janeiro de 2015 20 anos Uma estratégiacom o objectivoúnicode contribuirpara fixar população no interior do seu território. Combater o exodo rural e abandono da activiade agroflorestal;

Leia mais

ESTRATÉGIA DE DESENVOLVIMENTO LOCAL. GAL Capacitar o Montijo

ESTRATÉGIA DE DESENVOLVIMENTO LOCAL. GAL Capacitar o Montijo ESTRATÉGIA DE DESENVOLVIMENTO LOCAL GAL Capacitar o Montijo ESTRATÉGIA DE DESENVOLVIMENTO LOCAL 1 ESTRATÉGIA DE DESENVOLVIMENTO LOCAL (EDL) A EDL incide em traços gerais nas seguintes problemáticas: Acesso

Leia mais

Avaliação e Controlo dos Efeitos. decorrentes da Aplicação dos. Paulo Areosa Feio

Avaliação e Controlo dos Efeitos. decorrentes da Aplicação dos. Paulo Areosa Feio Avaliação e Controlo dos Efeitos Significativos ifi no Ambiente decorrentes da Aplicação dos Apoios do QREN Paulo Areosa Feio Directiva 2001/42/CE relativa aos efeitos de certos planos e programas no ambiente

Leia mais

Matriz Portugal 2020 Candidaturas diretas a efetuar pelas IPSS

Matriz Portugal 2020 Candidaturas diretas a efetuar pelas IPSS Revisão 1 : 31/08/2016 PO PO Concurso para apresentação de candidaturas - Melhorar o acesso aos serviços sociais (Açores) Melhorar o acesso aos serviços sociais Melhoria das infraestruturas de saúde Adaptação

Leia mais

ecomar GRUPO DE AÇÃO LOCAL

ecomar GRUPO DE AÇÃO LOCAL O DESENVOLVIMENTO LOCAL DE BASE COMUNITÁRIA (DLBC) é um instrumento do Portugal 2020 que visa promover a concertação estratégica e operacional entre parceiros que atuam num território específico (rural,

Leia mais

CONDIÇÕES DE ADMISSIBILIDADE CONDIÇÕES EXCLUDENTES. 1 Apresentação telemática no prazo estabelecido na convocatória.

CONDIÇÕES DE ADMISSIBILIDADE CONDIÇÕES EXCLUDENTES. 1 Apresentação telemática no prazo estabelecido na convocatória. CONDIÇÕES DE ADMISSIBILIDADE CONDIÇÕES EXCLUDENTES 1 Apresentação telemática no prazo estabelecido na convocatória. 2 Apresentação do formulário completo. 3 Orçamento FEDER em conformidade com o que está

Leia mais

18 de maio de 2017 INVESTIMENTOS NAS ECONOMIAS LOCAIS PARA A COESÃO TERRITORIAL E EMPREGO

18 de maio de 2017 INVESTIMENTOS NAS ECONOMIAS LOCAIS PARA A COESÃO TERRITORIAL E EMPREGO 18 de maio de 2017 INVESTIMENTOS NAS ECONOMIAS LOCAIS PARA A COESÃO TERRITORIAL E EMPREGO COMUNIDADE INTERMUNICIPAL DO ALTO ALENTEJO O território Alto Alentejo: Área = 6.084 Km2 Habitantes: 118.952 15

Leia mais

www.algarve.portugal2020.pt Região Competitiva, Resiliente, Empreendedora e Sustentável com base na valorização do Conhecimento ROTEIRO REGIONAL DO CRESC ALGARVE 2020 As IPSS e os Domínio Sustentabilidade

Leia mais

REUNIÃO DE TRABALHO PI 10.i 30 de setembro, Coimbra

REUNIÃO DE TRABALHO PI 10.i 30 de setembro, Coimbra REUNIÃO DE TRABALHO PI 10.i 30 de setembro, Coimbra CENTRO 2020 POR EIXOS Eixo 1 Investigação, Desenvolvimento e Inovação (IDEIAS) 7,8% 169 M 2,5% 54 M Eixo 10 Assistência Técnica Eixo 2 Competitividade

Leia mais

FARO, 22 DE MARÇO Contexto: grave crise económica e financeira e importantes restrições orçamentais do país

FARO, 22 DE MARÇO Contexto: grave crise económica e financeira e importantes restrições orçamentais do país FARO, 22 DE MARÇO 2013 1 A. Principais desafios Contexto: grave crise económica e financeira e importantes restrições orçamentais do país 1. Baixo nível de competitividade e de crescimento da economia

Leia mais

Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos

Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos SECÇÃO 4 Apoio à eficiência energética, à gestão inteligente da energia e à utilização das energias renováveis nas infraestruturas públicas da Administração Local Objetivos Específicos: Os apoios têm como

Leia mais

Arganil, 4 Dez Luís Madureira Pires

Arganil, 4 Dez Luís Madureira Pires Arganil, 4 Dez 2012 Luís Madureira Pires Traços essenciais da nova Política de Coesão: Arquitetura do novo modelo operacional Alinhamento com a Estratégia Europa 2020 Calendário do próximo período de programação

Leia mais

PO SEUR OPORTUNIDADES DE FINANCIAMENTO

PO SEUR OPORTUNIDADES DE FINANCIAMENTO HORIZONTE 2020 DESAFIOS PARA AS EMPRESAS PORTUGUESAS NO SECTOR DO AMBIENTE CASCAIS, 24 ABRIL 2015 PO SEUR OPORTUNIDADES DE FINANCIAMENTO HELENA PINHEIRO DE AZEVEDO PORTUGAL 2020 PRINCIPAIS PRIORIDADES

Leia mais

Acordo de Parceria (PT 2020): Ponto de situação e Relatório Intercalar

Acordo de Parceria (PT 2020): Ponto de situação e Relatório Intercalar Acordo de Parceria (PT 2020): Ponto de situação e Relatório Intercalar Alinhamento Estratégico e contexto Alinhamento entre Estratégia Europa 2020, PNR e Portugal 2020 Metas da Estratégia Europa 2020:

Leia mais

Compromissso Documento de Orientação Estratégica. António Oliveira das Neves Funchal, 09 de Julho 2013

Compromissso Documento de Orientação Estratégica. António Oliveira das Neves Funchal, 09 de Julho 2013 Compromissso Madeira@2020 Documento de Orientação Estratégica António Oliveira das Neves Funchal, 09 de Julho 2013 Roteiro da Apresentação 1. Contexto da Programação 2. Estratégia de Desenvolvimento Regional

Leia mais

Lisboa 2020 Sessão de esclarecimento Programa. Apresentação do Programa Operacional Regional de Lisboa 2020

Lisboa 2020 Sessão de esclarecimento Programa. Apresentação do Programa Operacional Regional de Lisboa 2020 Abertura Lisboa 2020 Sessão de esclarecimento Programa Carlos Pina, Presidente do LNEC Nelson de Souza, Secretário de Estado do Desenvolvimento e Coesão Apresentação do Programa Operacional Regional de

Leia mais

Algarve Os Desafios Regionais de uma Estratégia Europeia

Algarve Os Desafios Regionais de uma Estratégia Europeia Algarve 2014-2020 Os Desafios Regionais de uma Estratégia Europeia Reuniões Grupo Contato IEFP 4/1/13 15.30 h Andamento dos Trabalhos - Internos Reunião grupo de contacto, pedido de elementos a 26/9/12

Leia mais

financiado pelo PO SEUR e pelos Programas Operacionais Regionais do Continente e Regiões Autónomas dos Açores e Madeira

financiado pelo PO SEUR e pelos Programas Operacionais Regionais do Continente e Regiões Autónomas dos Açores e Madeira HELENA AZEVEDO 6 JUL 2015 DOMÍNIOS TEMÁTICOS COMPETITIVIDADE E INTERNACIONALIZAÇÃO CAPITAL HUMANO SUSTENTABILIDADE E EFICIÊNCIA NO USO DE RECURSOS financiado pelo PO SEUR e pelos Programas Operacionais

Leia mais

Algarve Os Desafios Regionais de uma Estratégia Europeia

Algarve Os Desafios Regionais de uma Estratégia Europeia Algarve 2014-2020 Os Desafios Regionais de uma Estratégia Europeia Reuniões Grupo Contato DR Segurança Social 4/1/13 16.00 h Andamento dos Trabalhos - Internos Reunião grupo de contacto, pedido de elementos

Leia mais

PORTUGAL Faça clique para editar o estilo apresentação. Não podemos prever o futuro mas podemos construí-lo!

PORTUGAL Faça clique para editar o estilo apresentação. Não podemos prever o futuro mas podemos construí-lo! apresentação PORTUGAL 2020 www.in-formacao.com.pt Não podemos prever o futuro mas podemos construí-lo! 03-02-2015 FAMALICÃO PORTO IN.03.03.00 1 INTRODUÇÃO O PORTUGAL 2020 é o Acordo de Parceria adotado

Leia mais

Programa Operacional Regional de Lisboa A Participação da Câmara Municipal de Lisboa

Programa Operacional Regional de Lisboa A Participação da Câmara Municipal de Lisboa Programa Operacional Regional de Lisboa 2014-2020 A Participação da Câmara Municipal de Lisboa Teresa Almeida 8 de Maio de 2014 Índice 1. Cronologia do Processo 2. O Acordode Parceria(AP) 3. O PORL 2014-2020

Leia mais

acção social e associativismo

acção social e associativismo acção social e associativismo TAGUS, 23 de Janeiro de 2015 20 anos Uma estratégia com o objectivo único de contribuir para fixar população no interior do seu território. Combater o exodo rural e abandono

Leia mais

O Mar no próximo QFP

O Mar no próximo QFP O Mar no próximo QFP 2014-2020 Fórum do Mar José Manuel Fernandes Deputado ao Parlamento Europeu Estratégia Europa 2020 A guia das próximas perspectivas financeiras Estratégia Europa 2020 2020 Crescimento

Leia mais

A Economia Azul na Região de Lisboa. Potencial Estratégia Instrumentos Visão

A Economia Azul na Região de Lisboa. Potencial Estratégia Instrumentos Visão A Economia Azul na Região de Lisboa Potencial Estratégia Instrumentos Visão Potencial Importante pilar no aumento da competitividade regional Prospeção e valorização de recursos marinhos com expressão

Leia mais

Programa Operacional Regional Alentejo 2014/2020. Identidade, Competitividade, Responsabilidade

Programa Operacional Regional Alentejo 2014/2020. Identidade, Competitividade, Responsabilidade Programa Operacional Regional Alentejo 2014/2020 Identidade, Competitividade, Responsabilidade Lezíria do Tejo Alto Alentejo Alentejo Central Alentejo Litoral Baixo Alentejo Planeamento Estratégico Regional

Leia mais

PROGRAMA OPERACIONAL SUSTENTABILIDADE E EFICIÊNCIA NO USO DE RECURSOS RESUMO PARA OS CIDADÃOS

PROGRAMA OPERACIONAL SUSTENTABILIDADE E EFICIÊNCIA NO USO DE RECURSOS RESUMO PARA OS CIDADÃOS PROGRAMA OPERACIONAL SUSTENTABILIDADE E EFICIÊNCIA NO USO DE RECURSOS 2014-2020 [RELATÓRIO DE EXECUÇÃO ANUAL DE 2016 DO PO SEUR] RESUMO PARA OS CIDADÃOS ÍNDICE 1. Objetivos Estratégicos, Eixos Prioritários

Leia mais

APRESENTAÇÃO DO PROGRAMA. Rui Fiolhais

APRESENTAÇÃO DO PROGRAMA. Rui Fiolhais APRESENTAÇÃO DO PROGRAMA Rui Fiolhais AGENDA AS 5 MARCAS DO POPH I FORMAÇÃO NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA ARRANQUE DO PROGRAMA II III I AS 5 MARCAS DO POPH AS 5 MARCAS DO POPH 1 O MAIOR PROGRAMA OPERACIONAL

Leia mais

VI JORNADAS TÉCNICAS. Santa Casa da Misericórdia de Caldas da Rainha REFLEXOS. Portugal Financiamentos

VI JORNADAS TÉCNICAS. Santa Casa da Misericórdia de Caldas da Rainha REFLEXOS. Portugal Financiamentos VI JORNADAS TÉCNICAS Santa Casa da Misericórdia de Caldas da Rainha REFLEXOS Portugal 2020 - Financiamentos Enquadramento estratégico do novo período de programação de FEEI 2014-2020 A arquitetura programática

Leia mais

A MOBILIDADE INTELIGENTE e INCLUSIVA

A MOBILIDADE INTELIGENTE e INCLUSIVA A MOBILIDADE INTELIGENTE e INCLUSIVA Os Projetos de Lisboa para 2020 Teresa Almeida A MOBILIDADE INTELIGENTE e INCLUSIVA Os Projetos de Lisboa para 2020 1. O Quadro Europeu 2. O Quadro Municipal 3. As

Leia mais

Boletim Informativo dos Fundos da União Europeia Informação reportada a 30 de junho de 2018 número 13

Boletim Informativo dos Fundos da União Europeia Informação reportada a 30 de junho de 2018 número 13 0 Boletim Informativo dos Fundos da União Europeia Informação reportada a 30 de junho de 2018 número 13 FICHA TÉCNICA 2 Boletim Informativo dos Fundos da União Europeia 12 Boletim Informativo dos Fundos

Leia mais

A economia social, o emprego e o desenvolvimento local. Auditório do Banco de Portugal Lisboa, 18 de junho de 2013

A economia social, o emprego e o desenvolvimento local. Auditório do Banco de Portugal Lisboa, 18 de junho de 2013 A economia social, o emprego e o desenvolvimento local Auditório do Banco de Portugal Lisboa, 18 de junho de 2013 Agenda 1. Dados globais do FSE no QREN 2. Alguns resultados do FSE nas políticas públicas

Leia mais

Lisboa 2020 oportunidades de financiamento

Lisboa 2020 oportunidades de financiamento Abertura Bastonário da Ordem dos Engenheiros Uma estratégia para a Região de Lisboa 2020 Presidente da CCDR LVT e Gestor do POR Lisboa 2020 POR Lisboa 2020 AG - Autoridade de Gestão Horizonte 2020 GPPQ

Leia mais

Competir + Subsistema de Apoio à Eficiência Empresarial. Apoia a realização de projetos que se desenvolvam numa das seguintes tipologias:

Competir + Subsistema de Apoio à Eficiência Empresarial. Apoia a realização de projetos que se desenvolvam numa das seguintes tipologias: Ficha Resumo Finalidade ID do Programa/ Incentivo Objetivo Apoios ao Investimento Competir + Subsistema de Apoio à Eficiência Empresarial Apoia a realização de projetos que se desenvolvam numa das seguintes

Leia mais

Programa Operacional Regional Alentejo 2014/2020

Programa Operacional Regional Alentejo 2014/2020 Programa Operacional Regional Alentejo 2014/2020 Évora, 9 de setembro de 2015 Identidade, Competitividade, Responsabilidade Lezíria do Tejo Alto Alentejo Alentejo Central Alentejo Litoral Baixo Alentejo

Leia mais

APRESENTAÇÃO DO PROGRAMA ELVAS, 02-MAR-2015

APRESENTAÇÃO DO PROGRAMA ELVAS, 02-MAR-2015 APRESENTAÇÃO DO PROGRAMA ELVAS, 02-MAR-2015 PORTUGAL 2020 MODELO DE DESENVOLVIMENTO MAIS COMPETITIVO E RESILIENTE Portugal procura uma trajetória de crescimento sustentável assente num modelo de desenvolvimento

Leia mais

INFODATA LVT 14 PORTUGAL2020 E AS POLITICAS PUBLICAS NA RLVT. Dezembro 2018

INFODATA LVT 14 PORTUGAL2020 E AS POLITICAS PUBLICAS NA RLVT. Dezembro 2018 INFODATA LVT 14 PORTUGAL2020 E AS POLITICAS PUBLICAS NA RLVT Dezembro 2018 FICHA TÉCNICA Título: InfoData LVT Nº 14 PORTUGAL2020 E AS POLÍTICAS PUBLICAS NA RLVT Edição: Comissão de Coordenação de Desenvolvimento

Leia mais

Projeto de Ampliação do Aproveitamento Hidroelétrico da Calheta

Projeto de Ampliação do Aproveitamento Hidroelétrico da Calheta Projeto de Ampliação do Aproveitamento Hidroelétrico da Calheta Projeto de Ampliação do Aproveitamento Hidroelétrico da Calheta Infraestrutura energética de armazenamento de energia Envolve o aumento da

Leia mais