Protagonismo social e juventude

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Protagonismo social e juventude"

Transcrição

1 Protagonismo social e juventude E.E.E.I. Prof. Marciano de Toledo Piza Professor(es) Apresentador(es): LONI LARA VIEGAS Realização:

2 Foco do Projeto Esse projeto pedagógico tem como fundamento principal unificar, teórica e praticamente, premissas do P.E.I, entre as quais podemos destacar a formação de valores éticos. Os estudantes foram desafiados, através de atitudes protagonistas a se posicionar diante das mazelas mundiais e, sobretudo, da necessidade urgente em se deter os problemas humanos e sociais que nos afetam atualmente. Cada série discutiu e propôs práticas sociais a fim de elaborar, planejar, agendar, organizar e pontuar determinadas ações as quais os conduziriam a efetivar as práticas propostas, como por exemplo: doação e visita ao Asilo São Vicente do municípoi de Rio Claro, S.P, piquenique com os moradores de Rua do Coreto do Jardim Público, etc. Enfim, nosso foco principal foi a formação humana de nossos estudantes tendo como base a aplicação dos Quatro Pilares da Educação, a saber: Ser; Conviver; Fazer; Conhecer.

3 Contexto de Aplicação Projeto desenvolvido com Alunos da 2ª série do Ensino Médio. A escola está localizada no centro da cidade de Rio Claro e 90% dos alunos enquadram-se no perfil cultural, social e econômico da classe média brasileira. Iniciamos o Programa de Ensino Integral em 2014 e a escola atende jovens de 15 a 17 anos, no Ensino Médio. Nesse ano, temos sete salas com 30 alunos em média, atendendo 205 alunos no total. O projeto iniciou-se no segundo bimestre e se estendeu até setembro deste ano.

4 Justificativa Necessidade de desenvolver a reflexão sobre a temática O que é Ser Jovem e qual a importância e o impacto das escolhas e ações da Juventude atualmente. A partir dessa reflexão inicial, percebeu-se o grande interesse dos alunos em entender o comportamento de outros jovens, em locais distintos no mundo, suas características determinantes, seus aspectos sociais, políticos, culturais, históricos etc... Com o desenvolvimento das atividades propostas no caderno de PV, notouse a consciência e a sensibilização dos alunos quanto às diferenças sociais da Juventude em nosso mundo, sendo estas objeto de inúmeras discussões e reflexões. Por fim, surgiu a necessidade de estender o projeto frente ao desejo dos alunos em atuar localmente nas áreas fragilizadas detectadas em nossa comunidade.

5 Objetivo Ampliar o conhecimento e a reflexão crítica acerca do comportamento e das características da Juventude em regiões diversas do planeta, efetivando ações protagonistas para agir em problemas sociais que envolvem a realidade dos alunos. OBJETIVO ESPECÍFICO Correlacionar a Parte Diversificada do Currículo (Projeto de Vida) e a disciplina de Filosofia, através do exercício diário da reflexão crítica sobre temas sociais. Conscientizar os jovens da importância de suas ações sociais enquanto sujeitos autônomos, solidários e competentes em relação às mazelas sociais do mundo vigente. Oportunizar aos alunos o desenvolvimento do Protagonismo Juvenil tanto dentro quanto fora do contexto escolar.

6 Desenvolvimento/ Metodologia 1.ª Etapa: Primeiramente, foi aplicada uma dinâmica fora da sala, intitulada Troca Kit P.V. (caneta do governo do estado de São Paulo customizada pelos alunos, mais um texto explicativo acerca das premissas do PEI) Os alunos foram divididos em grupos e tinham como objetivo principal a promoção da oralidade, desinibição e a importância de articular parcerias lançando o desafio de baterem nas casas do bairro, se apresentarem como Embaixadores da Escola de Ensino Integral e, principalmente trocarem com os moradoreso kit PV por qualquer coisa, exceto dinheiro. 2.ª Etapa: Audição, reflexão oral, escrita e artística (através de técnicas de Arteterapia) da música Tempo Perdido, Renato Russo. No fechamento dessa etapa ocorreu a doação dos mantimentos arrecadados à família de uma aluna carente e com a visita e entrega de donativos ao Asilo São Vicente, Rio Claro. SP.

7 Desenvolvimento/ Metodologia 3.ª Etapa: leitura e análise de um texto didático em classe durante as aulas da disciplina de PV, que faz parte do Caderno do Aluno (FICHA 1.2- O QUE É SER JOVEM? Na página 27 da referida apostila). A partir dessa temática, os alunos foram divididos em grupos os quais tiveram que pesquisar e apresentar um seminário à classe e confeccionar um fanzine acerca da ampliação desta atividade em subtemas, a saber: Juventude Brasil São Paulo Capital e Interior; Juventude Brasil Rio de Janeiro: bairros ricos e favela; Juventude Brasil Norte e Nordeste: pequenas cidades; Juventude Estados Unidos da América: grandes cidades; Juventude no Japão: cultura, comportamento e educação; Juventude e Países Árabes: Primavera Árabe; Juventude na Índia e na África.

8 Desenvolvimento/ Metodologia Na finalização da terceira etapa desse Projeto conclui-se a deficiência mundial em relação aos aspectos sociais como um todo, que remeteu-nos à necessidade de criarmos uma quarta etapa na qual os alunos farão intervenções em situações de vulnerabilidade social em nossa própria cidade, chamada de CAMPANHA DO FAZER O BEM. Essas intervenções foram levantadas pelos próprios alunos que viram a necessidade de atuar frente a situações que vivenciam no dia a dia, a saber: Piquenique com moradores de rua/entorno do Coreto do Jardim Público de Rio Claro Os alunos se organizaram para a arrecadação de alguns itens para esse encontro, como por exemplo: roupas, itens de higiene, descartáveis, alimentos (água, suco, refrigerante, pães, biscoitos...) Canil Municipal a iniciativa envolveu esforços para conscientizar a população sobre a adoção responsável, castração e condições de salubridade aos animaizinhos, além da arrecadação de ração e materiais de higiene para o canil. Geladeiroteca projeto em parceria com o Gabinete de Leitura que tem como objetivo oferecer mais um espaço de incentivo à leitura aos moradores da periferia de Rio Claro.

9 Recursos Utilizados Recursos Materiais: Kit PV (Projeto de Vida) Apostila do aluno de PV Vídeo da música Tempo Perdido, de Renato Russo; Donativos, lanches, sucos.

10 Registros Kit PV: Caneta Customizada; mensagem sobre o P.E.I. Alunas praticando a dinâmica troca-troca Kit PV.

11 Registros Alunos interagindo com morador do Asilo São Vicente. Socialização musical dos jovens com os idosos.

12 Registros Interno do Asilo relatando sua história de vida. Sensibilização entre gerações.

13 Registros Apresentação em sala de aula do Seminário sobre Juventude e Primavera Árabe.

14 Registros Piquenique Solidário e entrega de donativos.

15 Registros Alunos interagindo com os moradores de rua no Coreto do Jardim Público.

16 Registros Visita ao Gabinete de Leitura Municipal.

17 Registros Profª Loni Lara com os alunos da 2ª série 3 (Dinâmica PV).

18 Resultados Acreditamos que uma prática exitosa em sala de aula implica criar condições para que os estudantes se envolvam, se apropriem do aprendizado e se posicionem como produtores do conhecimento. A melhor parte é que o projeto promoveu as metodologias de relacionamento dentro e fora da escola. De forma geral, nossos principais objetivos foram alcançados, pois os estudantes correlacionaram à importância da pesquisa, do conhecimento, da reflexão crítica e da produção de atitudes protagonistas que os levou a experimentar e desenvolver a Autonomia, a Solidariedade e Protagonismo Juvenil.

19 Conclusões Sensibilização e consciência social. Interação sobre os aspectos sociais da cidade. Desenvolvimento dos Quatro Pilares da educação ao longo do processo pedagógico. Desenvolvimento de ações protagonistas. Além disso, pudemos notar ao longo desse processo a conscientização dos jovens em relação ao seu papel solidário à sociedade, de modo, que tais jovens foram adquirindo outros valores que os fizeram reconhecer a sua importância protagonista para construção de um mundo mais fraterno.

20

Reunião por Tutoria E.E. Profª Olga Benatti Sala 6 / 1ª. Sessão

Reunião por Tutoria E.E. Profª Olga Benatti Sala 6 / 1ª. Sessão Reunião por Tutoria E.E. Profª Olga Benatti Sala 6 / 1ª. Sessão Professor(es) Apresentador(es): Rodrigo Alves de Barros Suzilei Aparecida Crepaldi Realização: Foco A reunião de pais/responsáveis por tutor

Leia mais

ATPCG 05/06/ PCG Luiz

ATPCG 05/06/ PCG Luiz ATPCG 05/06/2018 Email: prof.luizcarlosdesouza@gmail.com PCG Luiz PAUTA DO ATPCG 05/06/18 Guias de Aprendizagem. Acompanhamento Nos diários sobre o conteúdo do Nivelamento. Publicar PIAFs no site da escola.

Leia mais

Multiplicando valores E.E.Oswaldo Aranha

Multiplicando valores E.E.Oswaldo Aranha Multiplicando valores E.E.Oswaldo Aranha Professor(es) Apresentador(es): Conceição Rebucci Manno Sheila Jane Sulzbeck Realização: Foco do Projeto A eletiva Multiplicando valores propõe aos alunos a oportunidade

Leia mais

Estações de Movimento. E.E. Doutor Carlos Garcia. Professor(es) Apresentador(es): Valéria Penha Ferreira Rodrigo de Alencar.

Estações de Movimento. E.E. Doutor Carlos Garcia. Professor(es) Apresentador(es): Valéria Penha Ferreira Rodrigo de Alencar. Estações de Movimento E.E. Doutor Carlos Garcia Professor(es) Apresentador(es): Valéria Penha Ferreira Rodrigo de Alencar Realização: Foco do Projeto O presente projeto foi elaborado de forma interdisciplinar

Leia mais

Fazer o bem sem olhar a quem!

Fazer o bem sem olhar a quem! Fazer o bem sem olhar a quem! E.E.I. Leonor Mendes de Barros Sala 10 Sessão 1 Professor(es) Apresentador(es): Cleber Ferreira Carrasco Janaína Dadalt Rubem Realização: Foco Projeto elaborado pelas alunas

Leia mais

Cartografia Tátil na sala de aula E. E. João XXIII

Cartografia Tátil na sala de aula E. E. João XXIII Cartografia Tátil na sala de aula E. E. João XXIII Sala 14 Sessão 1 Profª Elizandra Maria Aleixo Realização: Foco As atividades realizadas em sala de aula na disciplina de Geografia são desenvolvidas de

Leia mais

O CINEMA NA SALA DE AULA. E.E.E.I. Ministro Costa Manso. Professor(es) Apresentador(es): Fernanda Gama Bezerra Paulo Roberto Cardoso Lodi.

O CINEMA NA SALA DE AULA. E.E.E.I. Ministro Costa Manso. Professor(es) Apresentador(es): Fernanda Gama Bezerra Paulo Roberto Cardoso Lodi. O CINEMA NA SALA DE AULA E.E.E.I. Ministro Costa Manso Professor(es) Apresentador(es): Fernanda Gama Bezerra Paulo Roberto Cardoso Lodi Realização: Foco do Projeto O Cinema visto como meio de comunicação

Leia mais

HIGH SCHOOL FESTIVAL

HIGH SCHOOL FESTIVAL HIGH SCHOOL FESTIVAL Sala 12 Linguagem e Arte Ensino Médio Integral EE RYOIITI YASSUDA Professoras Apresentadoras: Rosana Mary Martins Wanderlea Consolino Realização: Justificativa O High School Festival

Leia mais

Diretório Acadêmico Dr. Eloy Dutra Campos

Diretório Acadêmico Dr. Eloy Dutra Campos PROPONENTE Trote Solidário do D.A. PROJETO APRESENTAÇÃO E JUSTIFICATIVA Na FAME, o trote é solidário! A cada início de semestre, a FAME, em parceria com seus alunos veteranos, dão as boas vindas aos calouros

Leia mais

Muito além de entrevista e cartas... Sonhando com a maior de todas as surpresas!

Muito além de entrevista e cartas... Sonhando com a maior de todas as surpresas! Muito além de entrevista e cartas... Sonhando com a maior de todas as surpresas! Sala 6 Língua Portuguesa EF I E. E. Professora Zenaide Avelino Maia Professora Apresentadora: Susan Regina Veshagem Quarenta

Leia mais

Jornal Laboratório Minuano: Comunicação Institucional. Glauber Pereira Programa de Extensão

Jornal Laboratório Minuano: Comunicação Institucional. Glauber Pereira Programa de Extensão Jornal Laboratório Minuano: Comunicação Institucional Glauber Pereira Programa de Extensão Área temática: Saúde Ocupacional x Comunicação Cultura Direitos Humanos e Justiça Meio Ambiente Educação Saúde

Leia mais

Fanfarra um toque além da música. Pôster

Fanfarra um toque além da música. Pôster Fanfarra um toque além da música Pôster Robison Bologna Oliveira 1 Universidade Estadual de Londrina (UEL) contato@robisonbologna.com.br Helena E. M. N. Loureiro 2 Universidade Estadual de Londrina (UEL)

Leia mais

Sociedade, Participação e Protagonismo

Sociedade, Participação e Protagonismo Copa América 2019 1 2 Sociedade, Participação e Protagonismo Professores mediadores: Alex Rodrigues Jonathan Monteiro Karina Fragoso Rodrigo Carteado Participação: Eliana Souza Ensino Fundamental II e

Leia mais

DIREITO HUMANOS NO MAX

DIREITO HUMANOS NO MAX DIREITO HUMANOS NO MAX Sala 11 Temas Diversos EF II Integral EE CARLOS MAXIMILIANO Professores Apresentadores: Alexsandro Pereira Alan Peitl Realização: Justificativa Desenvolver o melhor aproveitamento

Leia mais

Critérios de Avaliação 10º Ano Línguas e Humanidades

Critérios de Avaliação 10º Ano Línguas e Humanidades Critérios de Avaliação 10º Ano Línguas e Humanidades Introdução A avaliação é uma das mais importantes ferramentas à disposição dos professores para alcançar o principal objetivo da escola: fazer todos

Leia mais

Transformers E.E. João XXIII Sala 2 / Sessão 1

Transformers E.E. João XXIII Sala 2 / Sessão 1 Transformers E.E. João XXIII Sala 2 / Sessão 1 Professor(es) Apresentador(es): Jose Luís Cintra Alonso Selma da Silva Souza Redígolo Realização: Foco Projeto elaborado na disciplina eletiva Transformers,

Leia mais

Barulho Empreendedor Escola Estadual João XXIII Sala 8 - Sessão 2

Barulho Empreendedor Escola Estadual João XXIII Sala 8 - Sessão 2 Barulho Empreendedor Escola Estadual João XXIII Sala 8 - Sessão 2 Professor(es) Apresentador(es): Kátia Valéria C.T.Peressinotto Marilda Suzani Gonçalves Realização: Foco Desenvolver competências e habilidades

Leia mais

Criando a matemática com o Stop Motion

Criando a matemática com o Stop Motion Criando a matemática com o Stop Motion E. E. Oswaldo Aranha Sala 3 / Sessão 1 Professor(es) Apresentador(es): Professora Conceição Rebucci Manno e Professora Sheila Jane Sulzbeck. Realização: Foco As Disciplinas

Leia mais

OS NÚMEROS DO PNAIC UFMG/2015

OS NÚMEROS DO PNAIC UFMG/2015 ! OBJETIVOS 1) Apresentar os cronogramas de formação e articular agenda; 2) Verificar a instalação e funcionamento dos conselhos escolares; 3) Discutir possibilidades, limites e desafios das avaliações

Leia mais

6º ano do Ensino Fundamental

6º ano do Ensino Fundamental 6º ano do Ensino Fundamental 8/5/2015 08:33:31-Informativo-CIRMEN-6 2 I. TEMA GERADOR A questão da água e suas dimensões na contemporaneidade II. SUBTEMA A água como elemento fundamental à vida III. QUESTÕES

Leia mais

Dreamshaper na Sala de Aula

Dreamshaper na Sala de Aula Dreamshaper na Sala de Aula E.E. Ryoiti Yassuda Sala 8 Sessão 1 Professor Apresentador: Rogério Silvério Realização: Foco O Projeto Dreamshaper em Sala de Aula Projetos elaborados multisseriados e interdisciplinarmente,

Leia mais

PROJETO HALLOWEEN PARTY OUTUBRO

PROJETO HALLOWEEN PARTY OUTUBRO E. E. P R O F E S S O R A R O S A M A R I A M A D E I R A M A R Q U E S F R E I R E Halloween Party 29 de Outubro de 2014 APRESENTAÇÃO Atendendo à Proposta Curricular do Estado de São Paulo no tocante

Leia mais

Retratos do Mundo: a humanidade em perspectiva

Retratos do Mundo: a humanidade em perspectiva Retratos do Mundo: a humanidade em perspectiva É necessário cultivar a capacidade crítica, a compreensão do mundo e do homem para que efetivamente valha a pena viver. As Humanidades possuem essa função.

Leia mais

JAYME DE BARROS CAMARA DOM

JAYME DE BARROS CAMARA DOM i JAYME DE BARROS CAMARA DOM Índice 1. Protagonismo Juvenil 1.1 Nos 1º, 2º e 3ºs anos priorizar o domínio do conteúdo curricular na etapa anterior possibilitando desenvolver suas competências acadêmicas

Leia mais

O programa Escola de Tempo Integral de São Paulo. Angélica de Almeida Merli Abril/2018

O programa Escola de Tempo Integral de São Paulo. Angélica de Almeida Merli Abril/2018 O programa Escola de Tempo Integral de São Paulo Angélica de Almeida Merli Abril/2018 1 Objetivo Apresentar o programa de escola de tempo integral de São Paulo. 2 - Dezembro de 2005 Histórico - Rede Estadual

Leia mais

ANIGER FRANCISCO DE M MELILLO DOM

ANIGER FRANCISCO DE M MELILLO DOM i ANIGER FRANCISCO DE M MELILLO DOM Índice 1. Protagonismo Juvenil 1.1 Oferecer amplo leque oportunidades para o desenvolvimento das competências acadêmicas requeridas para a série/ano. 1.2 Introduzir

Leia mais

ORIENTAÇÕES DE PLANO DE TRABALHO DOCENTE. É um documento que registra o que se pensa fazer, como fazer, quando fazer, com que fazer e com quem fazer;

ORIENTAÇÕES DE PLANO DE TRABALHO DOCENTE. É um documento que registra o que se pensa fazer, como fazer, quando fazer, com que fazer e com quem fazer; ORIENTAÇÕES DE PLANO DE TRABALHO DOCENTE O QUE É UM PLANO? É um documento que registra o que se pensa fazer, como fazer, quando fazer, com que fazer e com quem fazer; É um norte para as ações educacionais;

Leia mais

ORIENTAÇÕES DE PLANO DE TRABALHO DOCENTE. É um documento que registra o que se pensa fazer, como fazer, quando fazer, com que fazer e com quem fazer;

ORIENTAÇÕES DE PLANO DE TRABALHO DOCENTE. É um documento que registra o que se pensa fazer, como fazer, quando fazer, com que fazer e com quem fazer; ORIENTAÇÕES DE PLANO DE TRABALHO DOCENTE O QUE É UM PLANO? É um documento que registra o que se pensa fazer, como fazer, quando fazer, com que fazer e com quem fazer; É um norte para as ações educacionais;

Leia mais

PROGRAMA DE AÇÃO 2018

PROGRAMA DE AÇÃO 2018 PROGRAMA DE AÇÃO 2018 ESCOLA ESTADUAL PROFESSORA LUCIANE DO ESPIRITO SANTO NOME: Antonia Rosimeire de Sousa Lima FUNÇÃO: Professora de História, Filosofia, Preparação acadêmica e Projeto de vida VIGÊNCIA:

Leia mais

Redes da Maré O WOW como possibilidade de reunir a força das mulheres na cena contemporânea

Redes da Maré O WOW como possibilidade de reunir a força das mulheres na cena contemporânea Redes da Maré O WOW como possibilidade de reunir a força das mulheres na cena contemporânea Eliana Sousa Silva Fotos: Douglas Lopes, Gabi Carrera e Jessica Pires O Festival Mulheres do Mundo ou Women of

Leia mais

A BNCC E SUA APLICAÇÃO. Ghisleine Trigo Silveira 23/11/ 2017

A BNCC E SUA APLICAÇÃO. Ghisleine Trigo Silveira 23/11/ 2017 A BNCC E SUA APLICAÇÃO Ghisleine Trigo Silveira 23/11/ 2017 O PROCESSO DE CONSTRUÇÃO O QUE É A BNCC? - Documento de caráter normativo; - Define o conjunto orgânico e progressivo de aprendizagens essenciais

Leia mais

Projeto Literatura Viva. Tema: Nacionalismo

Projeto Literatura Viva. Tema: Nacionalismo Projeto Literatura Viva Tema: Nacionalismo 2017 Justificativa Expressar-se oralmente é algo que requer confiança em si mesmo. Isso se conquista em ambientes favoráveis à manifestação do que se pensa, do

Leia mais

www.ethosmg.com.br escola@ethosmg.com.br @EscolaEthos Maternal 1, 2 e 3, Educação Infantil, Ensino Fundamental 1 e 2, Período Integral Rua Ephrem Macedo, 466, CEP:35170-006, Santa Helena Coronel Fabriciano-MG

Leia mais

II ENCONTRO AMIGOS NO PLANETA NA ESCOLA MUNICÍPIO DE IRECÊ - BAHIA

II ENCONTRO AMIGOS NO PLANETA NA ESCOLA MUNICÍPIO DE IRECÊ - BAHIA II ENCONTRO AMIGOS NO PLANETA NA ESCOLA MUNICÍPIO DE IRECÊ - BAHIA IRECÊ - BAHIA Chapada Diamantina Território de Irecê. LIMITES: João Dourado, Presidente Dutra, Lapão e São Gabriel. ÁREA: 314 km2. DISTÂNCIA

Leia mais

O PROJETO Escola Construindo Saber Instituto Morena Rosa

O PROJETO Escola Construindo Saber Instituto Morena Rosa O PROJETO O Projeto Escola Construindo Saber é um Centro de Educação Infantil criado para atender as necessidades de mães trabalhadoras da indústria e da comunidade carente do município de Cianorte. Foi

Leia mais

A coleção está organizada em cinco séries temáticas, por faixa etária:

A coleção está organizada em cinco séries temáticas, por faixa etária: Coleção GIRA MUNDO Educação Infantil Na coleção Gira Mundo o brincar, o cantar e o fazer artístico são os eixos que atuam como forma de expressão da cultura da infância. São os grandes articuladores do

Leia mais

Apresentação da Proposta Político-Pedagógica do Curso e Grade de Disciplinas

Apresentação da Proposta Político-Pedagógica do Curso e Grade de Disciplinas Curso de Filosofia-Licenciatura / Campus de Toledo Ester Maria Dreher Heuser (Coordenadora Geral) Nelsi Kistemacher Welter (Coordenador Suplente) ========================================================================

Leia mais

Plano de Trabalho Docente Ensino Médio

Plano de Trabalho Docente Ensino Médio Plano de Trabalho Docente 2016 Ensino Médio Etec Etec Professora Maria Cristina de Medeiros Código: 141 Município: Ribeirão Pires Área de conhecimento: Ciências Humanas e suas tecnologias Componente Curricular:

Leia mais

INTEGRAL: EDUCAÇÃO INFANTIL 2018 PERÍODO: MANHÃ OU TARDE

INTEGRAL: EDUCAÇÃO INFANTIL 2018 PERÍODO: MANHÃ OU TARDE INTEGRAL: EDUCAÇÃO INFANTIL 2018 PERÍODO: MANHÃ OU TARDE Atendendo à demanda crescente das famílias que buscam alternativas para organizar melhor sua rotina, oferecemos, como opção educativa, o período

Leia mais

Em busca de resultados: Sala de leitura e equipe de linguagens EE SUD Menucci Piracicaba - SP

Em busca de resultados: Sala de leitura e equipe de linguagens EE SUD Menucci Piracicaba - SP Em busca de resultados: Sala de leitura e equipe de linguagens EE SUD Menucci Piracicaba - SP Professor(es) Apresentador(es): Célia Ap. Domingues Walkiria Bontorim de Lima Realização: Foco do Projeto Incentivo

Leia mais

RELATÓRIO (Atividades desenvolvidas no 1 e 2 semestres de 2014) Otília Ferreira Costa

RELATÓRIO (Atividades desenvolvidas no 1 e 2 semestres de 2014) Otília Ferreira Costa UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO -UFMA PRÓ-REITORIA DE ENSINO- PROEN PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA- PIBID/CAPES SUBPROJETO LICENCIATURA EM MÚSICA RELATÓRIO (Atividades desenvolvidas

Leia mais

Direitos humanos no Max: Uma Leitura da Declaração Universal dos Direitos Humanos na Escola. E.E. CARLOS MAXIMILIANO PEREIRA DOS SANTOS

Direitos humanos no Max: Uma Leitura da Declaração Universal dos Direitos Humanos na Escola. E.E. CARLOS MAXIMILIANO PEREIRA DOS SANTOS Direitos humanos no Max: Uma Leitura da Declaração Universal dos Direitos Humanos na Escola. E.E. CARLOS MAXIMILIANO PEREIRA DOS SANTOS Sala 6 / 2ª. Sessão Professor(es) Apresentador(es): Alexsandro Pereira

Leia mais

BRINCADEIRA TEM HORA?

BRINCADEIRA TEM HORA? BRINCADEIRA TEM HORA? Natalia Gonçalves EMEF Prof. Roberto Plínio Colacioppo No ano letivo de 2009, a escola onde leciono sofreu uma alteração em sua estrutura de horários e de distribuição dos anos de

Leia mais

ESTADO DO TOCANTINS SECRETARIA DA EDUCAÇÃO E CULTURA DIRETORIA REGIONAL DE ENSINO DE ARAGUAÍNA COLÉGIO ESTADUAL LEOPOLDO DE BULHÕES EQUIPE DE APOIO

ESTADO DO TOCANTINS SECRETARIA DA EDUCAÇÃO E CULTURA DIRETORIA REGIONAL DE ENSINO DE ARAGUAÍNA COLÉGIO ESTADUAL LEOPOLDO DE BULHÕES EQUIPE DE APOIO FESTIVAL DE ARTES A CULTURA E NÓS DO COLÉGIO ESTADUAL LEOPOLDO DE BULHÕES. APRESENTAÇÃO O festival de artes A Cultura e Nós é uma iniciativa do Colégio Estadual Leopoldo de Bulhões, em parceria com as

Leia mais

IV Seminário de Metodologia de Ensino de Educação Física da FEUSP Relato de Experiência

IV Seminário de Metodologia de Ensino de Educação Física da FEUSP Relato de Experiência IV Seminário de Metodologia de Ensino de Educação Física da FEUSP- 2012 Relato de Experiência CONSTRUÇÃO E VIVÊNCIA DE BRINQUEDOS COM MATERIAIS RECICLÁVEIS RESUMO Adriana Vieira de Lima e Edenilson Luiz

Leia mais

Educação integral no Ensino Médio. Uma proposta para promover a escola do jovem do século 21

Educação integral no Ensino Médio. Uma proposta para promover a escola do jovem do século 21 Educação integral no Ensino Médio Uma proposta para promover a escola do jovem do século 21 Educação integral no Ensino Médio Uma proposta para promover a escola do jovem do século 21 O mundo passa por

Leia mais

Responsabilidade Social

Responsabilidade Social Responsabilidade Social Ao assumir conceitos de promoção da saúde e do desenvolvimento social, da difusão do conhecimento científico e tecnológico e, ainda, ser um agente da cidadania, a Fiocruz se caracteriza

Leia mais

CRAS. Rua São Caetano 822 Jardim Alvorada - Fone Programa de Atenção Integral á família - PAIF

CRAS. Rua São Caetano 822 Jardim Alvorada - Fone Programa de Atenção Integral á família - PAIF CRAS O Centro de Referência da Assistência Social é uma unidade publica estatal que atende em áreas específicas com maior vulnerabilidade social. Oferece serviços destinados á família, dentre eles, o Programa

Leia mais

REUNIÃO DE PAIS 5ª SÉRIE Compromisso Família e Escola

REUNIÃO DE PAIS 5ª SÉRIE Compromisso Família e Escola REUNIÃO DE PAIS 5ª SÉRIE Compromisso Família e Escola Projeto Educativo Buscamos integrar rigor científico, excelência acadêmica, formação cristã, cultura da solidariedade e da paz, sensibilidade estética,

Leia mais

MINHA PRIMEIRA IDEIA PARA APROXIMAR AS PESSOAS

MINHA PRIMEIRA IDEIA PARA APROXIMAR AS PESSOAS GRUDA AMIGO MINHA PRIMEIRA IDEIA PARA APROXIMAR AS PESSOAS EDUCAÇÃO INFANTIL CONHEÇA A NOSSA PROPOSTA PARA EDUCAÇÃO INFANTIL PROPOSTA PEDAGÓGICA E DIFERENCIAIS DO COLÉGIO POSITIVO Com tecnologias e métodos

Leia mais

AS VÁRIAS DOBRAS DA SOLIDARIEDADE

AS VÁRIAS DOBRAS DA SOLIDARIEDADE AS VÁRIAS DOBRAS DA SOLIDARIEDADE Bruna Rafaela dos Santos Daiane Valerio Marina Hofstätter Eidelwein Regina Schmitt Neste trabalho, propõe-se uma transposição didática a partir do tema solidariedade,

Leia mais

- Oferecer instrumento para oportunizar o trabalho com habilidades OBJETIVO. socioemocionais na escola. - Apresentar a coleção Amigável MENTE.

- Oferecer instrumento para oportunizar o trabalho com habilidades OBJETIVO. socioemocionais na escola. - Apresentar a coleção Amigável MENTE. - Oferecer instrumento para oportunizar o trabalho com habilidades OBJETIVO socioemocionais na escola. - Apresentar a coleção Amigável MENTE. A COLEÇÃO FUNDAMENTOS HABILIDADES SOCIOEMOCIONAIS ORGANIZAÇÃO

Leia mais

A Relevância da Causa

A Relevância da Causa Relatório 2010 Partindo-se do princípio de que toda criança tem o direito de ser respeitada como tal e assistida pela sua família e a sociedade como um todo, fundamentamos nossas ações por meio de atividades

Leia mais

Composição do material

Composição do material BURITI MIRIM Composição do material O material do aluno no Projeto Buriti Mirim é composto de: Livro-texto: organizado com temas interessantes e desafiadores para as crianças. Possibilita uma vivência

Leia mais

SOMAR. família. comunidade jovens. família. comunidade. comunidade. educação integral crianças futuro. educação integral. pessoa. pessoa.

SOMAR. família. comunidade jovens. família. comunidade. comunidade. educação integral crianças futuro. educação integral. pessoa. pessoa. SOMAR família pessoa adolescentes comunidade jovens solidariedade educação integral crianças futuro jovens futuro voluntários comunidade jovens vida família jovens adolescentes pessoa voluntários solidariedade

Leia mais

CANTIGAS PARA NINAR VOVOZINHOS EMEFI PROFA ARACY LEAL BERNARDI

CANTIGAS PARA NINAR VOVOZINHOS EMEFI PROFA ARACY LEAL BERNARDI CANTIGAS PARA NINAR VOVOZINHOS EMEFI PROFA ARACY LEAL BERNARDI Professor(es) Apresentador(es): MARA SILVIA PAES CAVALCANTE DA SILVA Realização: Foco do Projeto Trabalhando com as crianças de alfabetização,as

Leia mais

PROJETO Juventude cidadã: um caminho para a paz.

PROJETO Juventude cidadã: um caminho para a paz. PROJETO Juventude cidadã: um caminho para a paz. OBJETIVO GERAL Promover a vivência dos valores: responsabilidade social, respeito, união, comprometimento, ética, solidariedade, humanização, transparência,

Leia mais

GESTÃO DA APRENDIZAGEM: Conselho Participativo Escola Estadual João XXIII

GESTÃO DA APRENDIZAGEM: Conselho Participativo Escola Estadual João XXIII GESTÃO DA APRENDIZAGEM: Conselho Participativo Escola Estadual João XXIII Professor(es) Apresentador(es): Kátia Regina Mazeto Rodrigues Gilmara Aparecida Canciani Realização: Foco do Projeto O conselho

Leia mais

F1.51.C4: uma experiência a partir do Ensino Híbrido EE Comendador Emílio Romi

F1.51.C4: uma experiência a partir do Ensino Híbrido EE Comendador Emílio Romi e-du.c@ç@o F1.51.C4: uma experiência a partir do Ensino Híbrido EE Comendador Emílio Romi Professor(es) Apresentador(es): Rodrigo Fukugauti Realização: Foco do Projeto Este projeto é uma iniciativa pessoal

Leia mais

REGULAMENTO DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES

REGULAMENTO DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO SUDESTE DE MINAS GERAIS NUCLEO ACADÊMICO DE INFORMÁTICA E GESTÃO REGULAMENTO

Leia mais

I Encontro Nacional do Programa Nacional de Fortalecimento dos Conselhos Escolares

I Encontro Nacional do Programa Nacional de Fortalecimento dos Conselhos Escolares I Encontro Nacional do Programa Nacional de Fortalecimento dos Conselhos Escolares GRUPO DE TRABALHO Municípios das regiões Centro-Oeste, Sudeste e Sul Criação do Grupo Articulador Definir quem é o grupo

Leia mais

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO - 1.º CICLO DO ENSINO BÁSICO

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO - 1.º CICLO DO ENSINO BÁSICO Agrupamento de Escolas Dr. Vieira de Carvalho ANO LETIVO 2018/2019 CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO - 1.º CICLO DO ENSINO BÁSICO Atitudes e Valores Comum às disciplinas: Português, Matemática, Estudo do Meio, Educação

Leia mais

Discovery Bio PEI E.E. Dona Carolina Francini Burali Sala 13 2ª Sessão

Discovery Bio PEI E.E. Dona Carolina Francini Burali Sala 13 2ª Sessão Discovery Bio PEI E.E. Dona Carolina Francini Burali Sala 13 2ª Sessão Professora Apresentadora: Eva Cristina Aurélio Menezes Realização: Foco O Projeto Discovery Bio tem como foco o estudo da Biologia

Leia mais

Sala de Leitura Parceira Escola Estadual João XXIII

Sala de Leitura Parceira Escola Estadual João XXIII Sala de Leitura Parceira Escola Estadual João XXIII Professor(es) Apresentador(es): Arlete Ajudarte Realização: Foco do Projeto A Sala de Leitura do Programa Ensino Integral deve ter, como principal foco,

Leia mais

Diretoria de Ensino Guarulhos Norte PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO. 1 - E.E Jardim Santa Cecilia

Diretoria de Ensino Guarulhos Norte PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO. 1 - E.E Jardim Santa Cecilia - Breve histórico da escola: : A EE JARDIM SANTA CECÍLIA, está localizada na Rua Lagoa Dourada nº 275 - cocaia - Guarulhos S.P.- CEP 07130-210 Código da escola: 0046314 Telefone: 2279-1810/2279-1921 E-mail

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE BELÉM SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO - SEMEC CONCURSO PÚBLICO N.º 01/2011 EDITAL N.º 01/2011, DE 23 DE DEZEMBRO DE 2011.

PREFEITURA MUNICIPAL DE BELÉM SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO - SEMEC CONCURSO PÚBLICO N.º 01/2011 EDITAL N.º 01/2011, DE 23 DE DEZEMBRO DE 2011. DA 1 / 14 PREFEITURA MUNICIPAL DE BELÉM EDITAL N.º 01/2011, DE 23 DE DEZEMBRO DE 2011. Cargo 01 PROFESSOR LICENCIADO PLENO PEDAGOGIA MAGISTÉRIO PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL E SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL.

Leia mais

5. dois bolsistas do curso de Educação Física da Universidade Federal de Uberlândia para

5. dois bolsistas do curso de Educação Física da Universidade Federal de Uberlândia para UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO DIRETORIA DE ENSINO ESCOLA DE EDUCAÇÃO BÁSICA SELEÇÃO DE CANDIDATOS PARA BOLSAS DE GRADUAÇÃO PARA ATUAREM NA ÁREA DE EDUCAÇÃO FÍSICA DA Eseba/UFU

Leia mais

PLANO DE ENSINO 1º TRIMESTRE 2018

PLANO DE ENSINO 1º TRIMESTRE 2018 Componente Linguagem Oral e Escrita Professor: Janety/ Mara/ Alessandra Curricular: Segmento: Educação Infantil Ano/Série: Jardim I Apresentação da disciplina Através de trabalhos com textos reais (imagens,

Leia mais

CRITÉRIOS GERAIS DE AVALIAÇÃO 1º Ciclo (2.º Ano) Atitudes e Valores (saber ser/saber estar) 20%

CRITÉRIOS GERAIS DE AVALIAÇÃO 1º Ciclo (2.º Ano) Atitudes e Valores (saber ser/saber estar) 20% CRITÉRIOS GERAIS DE AVALIAÇÃO 1º Ciclo (2.º Ano) A deve atender aos domínios do: Saber Ser / Saber Estar ( 20% ) Saber / Saber fazer ( 80% ) À dinâmica educativa, estará sempre subjacente o respeito pelo

Leia mais

Mostra de Projetos 2011 EFATÁ COLEGIO SESI PG

Mostra de Projetos 2011 EFATÁ COLEGIO SESI PG Mostra de Projetos 2011 EFATÁ COLEGIO SESI PG Mostra Local de: PONTA GROSSA Categoria do projeto: I PROJETOS EM IMPLANTAÇÃO Nome da Instituição/Empresa: COLÉGIO SESI PONTA GROSSA Cidade: PONTA GROSSA Contato:

Leia mais

7º ano do Ensino Fundamental

7º ano do Ensino Fundamental 7º ano do Ensino Fundamental 8/5/2015 08:33:25-Informativo-CIRMEN-7 2 I. TEMA GERADOR A questão da água e suas dimensões na contemporaneidade II. SUBTEMA Consumos e sustentabilidade Uso consciente X desperdício

Leia mais

Institucional. Nossa História

Institucional. Nossa História Institucional Nossa história Proposta Pedagógica Horário Nosso Espaço Fotos Localização Manual do aluno Calendário Anual Lista de material Informação de renovação de matrícula para 2014 Circulares Eventos

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE BELÉM SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO - SEMEC CONCURSO PÚBLICO N.º 01/2011

PREFEITURA MUNICIPAL DE BELÉM SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO - SEMEC CONCURSO PÚBLICO N.º 01/2011 CONCURSOPÚBLICON.º01/2011DASECRETARIAMUNICIPALDEEDUCAÇÃO SEMEC 1 / 15 PREFEITURA MUNICIPAL DE BELÉM, DE 29 DE DEZEMBRO DE 2011. ANEXO 03 INFORMAÇÕES DOS CARGOS Cargo 01 PROFESSOR LICENCIADO PLENO PEDAGOGIA

Leia mais

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2014 Ensino Técnico Etec Etec: Professora Nair Luccas Ribeiro Código: 156 Município: Teodoro Sampaio Eixo Tecnológico: Produção Alimentícia Habilitação Profissional: Técnico em

Leia mais

Campanha Nacional de Escolas da Comunidade CNEC

Campanha Nacional de Escolas da Comunidade CNEC Campanha Nacional de Escolas da Comunidade CNEC Regulamento de Trabalho Acadêmico Efetivo (TAE) Aplicável aos alunos matriculados nas estruturas curriculares implementadas até o 2º semestre de 2015. Faculdade

Leia mais

PROGRAMA PARA A VALORIZAÇÃO DE INICIATIVAS CULTURAIS VAI SECRETARIA MUNICIPAL DA CULTURA São Paulo, Janeiro de 2012.

PROGRAMA PARA A VALORIZAÇÃO DE INICIATIVAS CULTURAIS VAI SECRETARIA MUNICIPAL DA CULTURA São Paulo, Janeiro de 2012. PROGRAMA PARA A VALORIZAÇÃO DE INICIATIVAS CULTURAIS VAI SECRETARIA MUNICIPAL DA CULTURA São Paulo, Janeiro de 2012 Design D Kebrada 2. Dados do projeto 2.1 Nome do projeto Design D Kebrada 2.2 Data e

Leia mais

CONCEPÇÃO DE AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM

CONCEPÇÃO DE AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM INSTITUTO FEDERAL PARANÁ Câmpus Curitiba MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONCEPÇÃO DE AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM O processo de avaliação não está relacionado apenas ao ensino e portanto não pode ser reduzido apenas

Leia mais

EDUCAÇÃO VICENTINA, PRIMEIRO PASSO PRA TRANSFORMAR O MUNDO! NÍVEL V E PROF.ª ANGÉLICA

EDUCAÇÃO VICENTINA, PRIMEIRO PASSO PRA TRANSFORMAR O MUNDO! NÍVEL V E PROF.ª ANGÉLICA EDUCAÇÃO VICENTINA, PRIMEIRO PASSO PRA TRANSFORMAR O MUNDO! NÍVEL V E PROF.ª ANGÉLICA A adaptação escolar é o tempo dado às crianças para que se acostumem à nova rotina. É importante estar confiante em

Leia mais

GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE ENSINO REGIÃO DE ITU EE PROF. ANTONIO BERRETA

GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE ENSINO REGIÃO DE ITU EE PROF. ANTONIO BERRETA LINGUAGENS, CÓDIGOS E SUAS TECNOLOGIAS Boas Práticas Como tornar as aulas atraentes e cativar a atenção dos alunos? Isso não é tarefa fácil para os professores, ainda mais hoje em dia, com o avanço das

Leia mais

Campanha Multa Solidária: alternativa para uma Biblioteconomia mais social

Campanha Multa Solidária: alternativa para uma Biblioteconomia mais social Powered by TCPDF (www.tcpdf.org) Campanha Multa Solidária: alternativa para uma Biblioteconomia mais social Carin Cunha Rocha (UFMA) - carinrocha@hotmail.com Resumo: Relato de experiência sobre a implantação

Leia mais

A C R E D I T A M O S Q U E A F A M Í L I A É A BASE DA SOCIEDADE

A C R E D I T A M O S Q U E A F A M Í L I A É A BASE DA SOCIEDADE A C R E D I T A M O S Q U E A F A M Í L I A É A BASE DA SOCIEDADE e é por ela que lutamos todos os dias. Somos a CENTRAL INTEGRADA DE APOIO FAMILIAR Pr. Rubens de Castro Contribuimos para o progresso da

Leia mais

PROJETO DE RENÚNCIA FISCAL 4% do IR a pagar - Isenção 100% Lei Federal de Incentivo à Cultura LEI ROUANET Valor total R$ ,94 Fev 2016 Dez

PROJETO DE RENÚNCIA FISCAL 4% do IR a pagar - Isenção 100% Lei Federal de Incentivo à Cultura LEI ROUANET Valor total R$ ,94 Fev 2016 Dez PROJETO DE RENÚNCIA FISCAL 4% do IR a pagar - Isenção 100% Lei Federal de Incentivo à Cultura LEI ROUANET Valor total R$ 2.512.733,94 Fev 2016 Dez 2016 Proponente: Ação Comunitária do Brasil - São Paulo

Leia mais

SEMINÁRIO DE ADESÃO E SENSIBILIZAÇÃO DO PROGRAMA PAIR

SEMINÁRIO DE ADESÃO E SENSIBILIZAÇÃO DO PROGRAMA PAIR SEMINÁRIO DE ADESÃO E SENSIBILIZAÇÃO DO PROGRAMA PAIR TEÓFILO OTONI 17 E 18 DE MAIO 2007 Dia 17 de Maio de 2007 PROGRAMAÇÃO 8:30 Abertura 9:00 Apresentação do PAIR e dados do diagnóstico 11:15 Discussão

Leia mais

A C R E D I T A M O S Q U E A F A M Í L I A É A BASE DA SOCIEDADE

A C R E D I T A M O S Q U E A F A M Í L I A É A BASE DA SOCIEDADE A C R E D I T A M O S Q U E A F A M Í L I A É A BASE DA SOCIEDADE e é por ela que lutamos todos os dias. Somos a CENTRAL INTEGRADA DE APOIO FAMILIAR Pr. Rubens de Castro Contribuimos para o progresso da

Leia mais

"VOCÊ TEM MEDO DE QUE? - RECONTO DAS LENDAS URBANAS"

VOCÊ TEM MEDO DE QUE? - RECONTO DAS LENDAS URBANAS "VOCÊ TEM MEDO DE QUE? - RECONTO DAS LENDAS URBANAS" CEI PROFª DULCE DE FARIA MARTINS MIGLIORINI Professor(es) Apresentador(es): STHEFANY SIGOLO MAIRA GESUALDO DE OLIVEIRA Realização: Foco do Projeto O

Leia mais

ARTICULAÇÃO CURRICULAR E PROJETOS EMPREENDEDORES : UMA PRÁTICA INOVADORA NA REDE PÚBLICA ESTADUAL DA PARAÍBA

ARTICULAÇÃO CURRICULAR E PROJETOS EMPREENDEDORES : UMA PRÁTICA INOVADORA NA REDE PÚBLICA ESTADUAL DA PARAÍBA ARTICULAÇÃO CURRICULAR E PROJETOS EMPREENDEDORES : UMA PRÁTICA INOVADORA NA REDE PÚBLICA ESTADUAL DA PARAÍBA Evolução da Educação Integral 2016-2017-2018 120 67 100 80 60 26 33 40 20 5 3 7 0 INTEGRAIS

Leia mais

Critérios de Avaliação 7º Ano

Critérios de Avaliação 7º Ano Critérios de Avaliação 7º Ano Introdução Critérios de Avaliação 7.º ano A avaliação é uma das mais importantes ferramentas à disposição dos professores para alcançar o principal objetivo da escola: fazer

Leia mais

PROTOCOLO DE ACOMPANHAMENTO DA GESTÃO PEDAGÓGICA (SUPERVISOR DE ENSINO)

PROTOCOLO DE ACOMPANHAMENTO DA GESTÃO PEDAGÓGICA (SUPERVISOR DE ENSINO) PROTOCOLO DE ACOMPANHAMENTO DA GESTÃO PEDAGÓGICA (SUPERVISOR DE ENSINO) DIRETORIA DE ENSINO ESCOLA Equipe Gestora Diretor: Vice-diretor: Professor Coordenador: Data do registro: Informante: Cargo/Função:

Leia mais

Ensino Técnico Integrado ao Médio FORMAÇÃO GERAL. Ensino Médio

Ensino Técnico Integrado ao Médio FORMAÇÃO GERAL. Ensino Médio Ensino Técnico Integrado ao Médio FORMAÇÃO GERAL Ensino Médio Etec Etec: MASSUYUKI KAWANO Código: 136 Município: TUPÃ/SP Área de conhecimento: CIENCIAS DA NATUREZA, MATEMÁTICA E SUAS TECNOLOGIA Componente

Leia mais

COPA E LOUVOR DA PAZ PROJETOS COPA DA PAZ LOUVOR E PAZ 1 / 8

COPA E LOUVOR DA PAZ PROJETOS COPA DA PAZ LOUVOR E PAZ 1 / 8 PROJETOS COPA DA PAZ & LOUVOR E PAZ 1 / 8 OBJETIVO GERAL OBJETIVO ESPECÍFICO JUSTIFICATIVA COPA DA PAZ PROGRAMAÇÃO A COMENDA DA PAZ INFORMAÇÕES GERAIS Baixada Fluminense - Rio de Janeiro 2 / 8 Vem aí mais

Leia mais

MINHA PRIMEIRA IDEIA PARA APROXIMAR AS PESSOAS

MINHA PRIMEIRA IDEIA PARA APROXIMAR AS PESSOAS GRUDA AMIGO MINHA PRIMEIRA IDEIA PARA APROXIMAR AS PESSOAS EDUCAÇÃO INFANTIL NESSA FASE DE DESCOBERTAS, ALÉM DE APRENDER, SEU FILHO PRECISA DESENVOLVER COMPETÊNCIAS COMO A COGNIÇÃO, A AUTONOMIA, AS HABILIDADES

Leia mais

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO 1º CICLO. Ano Letivo 2018 / º ano de escolaridade

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO 1º CICLO. Ano Letivo 2018 / º ano de escolaridade CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO 1º CICLO Ano Letivo 2018 / 2019 1º ano de escolaridade Áreas de competência (Perfil dos Alunos à saída da escolaridade obrigatória) A - Linguagens e Textos C - Raciocínio e Resolução

Leia mais

Oscar Bopeva no vestibular 2016

Oscar Bopeva no vestibular 2016 Oscar Bopeva no vestibular 2016 Escola Estadual Jardim Bopeva Professor(es) Apresentador(es): Gerson Cordeiro Andréa Santos da Silva Realização: Foco do Projeto Prática motivadora da aprendizagem na Escola

Leia mais

Descobertas sem Limites E. E. Ministro Costa Manso

Descobertas sem Limites E. E. Ministro Costa Manso Descobertas sem Limites E. E. Ministro Costa Manso Professor(es) Apresentador(es): Sílvia Schuster Maria Graziela Alvarenga dos Santos Realização: Foco do Projeto Construção, pelos alunos, de jogos de

Leia mais

De Olho na Perspectiva

De Olho na Perspectiva De Olho na Perspectiva E.E. Profª Olga Benatti Professor(es) Apresentador(es): Joseneide Alves de Barros Silva Maria do Socorro Rodrigues Realização: Foco do Projeto Este plano de ação da disciplina de

Leia mais

DESENVOLVIMENTO SOCIAL

DESENVOLVIMENTO SOCIAL Caeté DESENVOLVIMENTO SOCIAL 2017 Fotos: Arquivo AngloGold Ashanti 1,2 mil empregos diretos e indiretos gerados no município R$ 293,1 mil em investimento social, somando recursos próprios e incentivados

Leia mais

Cultura Viva : PÁGINAS DO TEMPO

Cultura Viva : PÁGINAS DO TEMPO Cultura Viva : PÁGINAS DO TEMPO EE Coronel Nhonhô Braga - Piraju DRE de Piraju Professor(es) Apresentador(es): Sylvia Helena Corey Belleza Newton César de Paula Oliveira Realização: Foco do Projeto Desenvolvimento

Leia mais

LOCAL: DIA: 15/07/ 2017 HORÁRIO:

LOCAL: DIA: 15/07/ 2017 HORÁRIO: COORDENAÇÃO DE PROJETOS CULTURAIS: ANÁLIA DO VALLY COORDENAÇÃO GERAL: MOISÉS MALHEIROS COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA: FELIPE LUCENA DIREÇÃO GERAL: VALÉRIA VAZ LOCAL: DIA: 15/07/ 2017 HORÁRIO: OBJETIVO A cultura

Leia mais

HISTÓRIA UNIVERSOS. Por que escolher a coleção Universos História

HISTÓRIA UNIVERSOS. Por que escolher a coleção Universos História UNIVERSOS HISTÓRIA Por que escolher a coleção Universos História 1 Pensada a partir do conceito SM Educação Integrada, oferece ao professor e ao aluno recursos integrados que contribuem para um processo

Leia mais