MUDANÇAS NA LEGISLAÇÃO TRABALHISTA E SEUS REFLEXOS NO COTIDIANO DAS FARMÁCIAS ANGÉLICA SILVA ALVES

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "MUDANÇAS NA LEGISLAÇÃO TRABALHISTA E SEUS REFLEXOS NO COTIDIANO DAS FARMÁCIAS ANGÉLICA SILVA ALVES"

Transcrição

1 MUDANÇAS NA LEGISLAÇÃO TRABALHISTA E SEUS REFLEXOS NO COTIDIANO DAS FARMÁCIAS ANGÉLICA SILVA ALVES

2 CONSIDERAÇÕES INICIAIS A Reforma trouxe a possibilidade de negociação de direitos, o que antes era totalmente taxativa e arbitrária, agora passa a ser negociada.

3 Jornada A jornada de trabalho poderá ser de 12 horas trabalhadas por 36 horas de descanso, não ultrapassando as 44 horas semanais (ou 48 horas, incluindo as horas extra) e 220 horas mensais. Para tanto, é necessário negociação do sindicato, convenção coletiva ou acordo coletivo de trabalho, com exceção ao setor de saúde (hospitais e clínicas). O intervalo intrajornada poderá ser negociado por convenção coletiva ou acordo coletivo de trabalho, deste modo terá prevalência sobre a lei. Deve-se respeitar o limite mínimo de 30 minutos para jornadas superiores a 6 horas.

4 Descanso O intervalo intrajornada poderá ser negociado por convenção coletiva ou acordo coletivo de trabalho, deste modo terá prevalência sobre a lei. Deve ser respeitado o limite mínimo de 30 minutos para jornadas superiores a 6 horas. 4 o A não concessão ou a concessão parcial do intervalo intrajornada mínimo, para repouso e alimentação, a empregados urbanos e rurais, implica o pagamento, de natureza indenizatória, apenas do período suprimido, com acréscimo de 50% (cinquenta por cento) sobre o valor da remuneração da hora normal de trabalho. (Art. 71, 4º, CLT).

5 Férias Fracionamento em até três períodos, mediante negociação. Um período não inferior a 14 dias corridos e os demais, iguais ou superiores a 5 dias corridos, cada um. Conversão de 1/3 das férias em abono pecuniário. Ao empregado contratado por regime de tempo parcial fica facultado a conversão de 1/3 das férias em abono pecuniário. ANTES : Férias de 30 dias que podia ser fracionadas em até dois períodos sendo que um deles não fosse inferior a 10 dias com possibilidade de 1/3 a serem pagos por abono pecuniário. Menores de 18 e maiores de 50 anos não podem vender o fracionar as férias.

6 Gravidez É permitido o trabalho de mulheres grávidas em ambientes considerados insalubres em grau médio ou mínimo. A mulher só será afastada enquanto durar a gestação, no caso de insalubridade em grau máximo, sendo grau médio ou mínimo poderá ser afastada se apresentar atestado de saúde, emitido por médico de confiança da mulher, que recomende o afastamento durante a gestação. A empresa não pode forçar que ela trabalhe no local insalubre.

7 Descanso para a lactante amamentar seu filho Tal direito é concedido até o momento que o bebê completar 6 meses de vida. São permitidos dois períodos de descanso especiais de 30 minutos cada, durante a jornada de trabalho, para que a mãe amamente seu filho. Este descanso pode ser dilatado, caso o amamentado necessite por motivo de saúde. Os horários de descanso devem ser acordados individualmente entre a mulher e o empregador.

8 Remuneração Sob a inteligência do art. 457, 2 o, CLT, não integram a remuneração do empregado as importâncias, ainda que habituais, pagas com o objetivo de ajuda de custo, auxílio alimentação, diárias para viagem, prêmios e abonos. Além disso, não constituem base de incidência de qualquer encargo trabalhista e previdenciário.

9 Remuneração por produtividade O art. 611 A, IX, CLT: remuneração por produtividade, incluídas as gorjetas percebidas pelo empregado, e remuneração por desempenho individual prevê a possibilidade do empregado remunerado por produção não possuir um piso salarial, ou seja, receberá somente pelo que produzir. Para ter prevalência sobre a lei, a negociação deverá ser realizada por acordo coletivo de trabalho ou convenção coletiva.

10 Contrato de Trabalho por tempo parcial Antes a contratação era limitada a 25 horas semanais, não sendo permitida a realização de horas extras, o direito às férias variavam de acordo com as horas trabalhadas e não se podia vender parte das férias. Agora pode ser por até 30 horas semanais, sedo proibido o trabalho extraordinário; ou contratação por até 26 horas semanais com limite de até 6 horas extras ou suplementares (pré-contratadas) semanais. Férias em iguais condições ao trabalho em tempo integral. 1/3 das férias pode ser vendido. Vantagem para determinadas funções que não necessitam de 44 horas semanais cumpridas, dando maior flexibilidade nas contratações.

11 Tempo na empresa I Por não se considerar tempo à disposição do empregador, não será computado como período extraordinário o que exceder a jornada normal, ainda que ultrapasse o limite de cinco minutos previstos, quando o empregado, por escolha própria, buscar proteção pessoal, em caso de insegurança nas vias públicas ou más condições climáticas, bem como adentrar ou permanecer nas dependências da empresa para exercer atividades particulares. (Art. 4, 2º, CLT)

12 Tempo na empresa II Também não serão computadas como período extraordinário o que exceder a jornada normal: I - práticas religiosas; II - descanso; III - lazer; IV - estudo; V - alimentação; VI - atividades de relacionamento social; VII - higiene pessoal; VIII - troca de roupa ou uniforme, quando não houver obrigatoriedade de realizar a troca na empresa.

13 Representação Para as empresas com mais de 200 funcionários fica assegurado a eleição de uma comissão para representa-los, com o objetivo de promover-lhes o entendimento direto com os empregadores. Nas empresas com mais de duzentos e até três mil empregados a comissão será composta por 3 membros, com mais de três mil e até cinco mil empregados, por cinco membros e nas empresas com mais de cinco mil empregados, por sete membros. Caso a empresa possua empregados em mais de um estado da federação e no Distrito Federal, será assegurada a eleição de uma comissão de representantes dos empregados por Estado ou no Distrito Federal, na mesma forma estabelecida no 1 o deste artigo. (Art. 510 A)

14 Negociação: Prevalência do negociado sobre o Legislado. O artigo 611 A da reforma III- intervalo intrajornada, e funções compatíveis com trabalhista confere à respeitado o limite mínimo a condição pessoal do convenção coletiva e ao de trinta minutos para empregado, bem como acordo coletivo prevalência jornadas superiores a seis identificação dos cargos que sobre a lei, somente quando horas, se enquadram como dispuser sobre: funções de confiança, IV- adesão ao Programa I- pacto quanto à jornada de Seguro-Emprego (PSE), de VI- regulamento trabalho, observados os que trata a Lei n o , de empresarial, limites constitucionais, II- banco de horas anual, 19 de novembro de 2015, V- plano de cargos, salários

15 Negociação II VII- representante dos X- modalidade de registro XIV- prêmios de incentivo trabalhadores no local de de jornada de trabalho, em bens ou serviços, trabalho, eventualmente concedidos XI- troca do dia de feriado, em programas de incentivo VIII- teletrabalho, regime de sobreaviso, e trabalho XII- enquadramento do grau e intermitente, de insalubridade, XV- participação nos lucros IX- remuneração por XIII- prorrogação de jornada ou resultados da empresa. produtividade, incluídas as em ambientes insalubres, gorjetas percebidas pelo sem licença prévia das empregado, e remuneração autoridades competentes por desempenho individual, do Ministério do Trabalho,

16 Danos morais I Em acordo com o Art. 223-B, causa dano de natureza extrapatrimonial toda ação ou omissão capaz de atingir a esfera moral ou existencial da pessoa física ou jurídica, as quais são as titulares exclusivas do direito à reparação. Art. 223-C. A honra, a imagem, a intimidade, a liberdade de ação, a autoestima, a sexualidade, a saúde, o lazer e a integridade física são os bens juridicamente tutelados inerentes à pessoa física. Art. 223-D. A imagem, a marca, o nome, o segredo empresarial e o sigilo da correspondência são bens juridicamente tutelados inerentes à pessoa jurídica. (IMPORTANCIA DE UMA CLÁUSULA DE SIGILO NAS CONTRATAÇÕES).

17 Danos morais II Todos os agentes que colaboraram para a ofensa ao bem jurídico tutelado, na proporção da sua ação ou da sua omissão, são responsáveis pelo dano extrapatrimonial. A reparação dos danos materiais pode ser pedida cumulativamente com a reparação dos danos extrapatrimoniais decorrentes do mesmo ato lesivo. Havendo cumulação de pedidos, o juízo, ao proferir a sentença deve discriminar os valores decorrentes de danos patrimoniais e das reparações por danos de natureza extrapatrimonial.

18 Danos morais III A reforma impõe limitações ao valor pleiteado pelo trabalhador, estabelecendo um teto para alguns pedidos de indenização para reparação de dano extrapatrimonial, adotando os seguintes parâmetros, vedada a cumulação: I - ofensa de natureza leve, até três vezes o valor do teto do INSS. II - ofensa de natureza média, até cinco vezes o valor do teto do INSS. III - ofensa de natureza grave, até vinte vezes o valor do teto do INSS; IV - ofensa de natureza gravíssima, até cinquenta vezes o valor do teto do INSS. TETO DO INSS É DE R$ 5.531,31

19 Contribuição sindical A contribuição sindical agora se tornou opcional. Art O desconto da contribuição sindical está condicionado à autorização prévia e expressa dos que participarem de uma determinada categoria econômica ou profissional, ou de uma profissão liberal, em favor do sindicato representativo da mesma categoria ou profissão ou, inexistindo este, na conformidade do disposto no art. 591 desta Consolidação.

20 Terceirização e Pessoa Jurídica É possível com a reforma da CLT, a transferência da execução de qualquer atividade da contratante, inclusive sua atividade principal, à pessoa jurídica de direito privado prestadora de serviços que possua capacidade econômica. A legislação impossibilita o empregado demitido de prestar serviços a mesma empresa na qualidade de empregado de empresa prestadora de serviços antes que se tenha passado o prazo de dezoito meses, contados a partir da demissão do empregado. Para funcionários de empresas terceirizadas (trabalhadores temporários) têm que respeitar o limite de 6 meses, prorrogados por mais 90 dias. E ainda para os terceirizados, a empresa prestadora de serviços deve ser especializada nos serviços que presta e não simples intermediária de força de trabalho; a arregimentação e agenciamento de mão-de-obra são tradicionalmente consideradas atividades ilegais na maior parte dos países com economias desenvolvidas.

21 Planos de cargos e salários O empregador por meio de norma interna da empresa ou negociação coletiva dispensada qualquer forma de homologação ou registro em órgão público, poderá negociar plano de cargos e salários. (Art. 461, 2º, CLT)

22 Transporte/ Horas intineres Não será computada na jornada de trabalho o tempo despendido pelo empregado desde a sua residência até a efetiva ocupação do posto de trabalho e para seu retorno, seja caminhando ou por qualquer meio de transporte, inclusive o fornecido pelo empregador. (Art. 58, 2º, CLT)

23 Trabalho intermitente (por período) O contrato de trabalho intermitente deve ser formalizado por escrito e deve conter o valor da hora de trabalho, não podendo ser inferior ao valor da hora do salário mínimo ou àquele devido aos demais empregados do estabelecimento que exerçam a mesma função em contrato intermitente ou não. (Art. 452 A, CLT). O empregado pode prestar serviços para vários empregadores. O empregado deverá ser convocado 3 dias antes do inicio da prestação e terá o prazo de 1 dia útil para aceitar ou não. Nenhum pagamento é devido no período de inatividade. NÃO PODE: demitir e recontratar o mesmo trabalhador imediatamente como intermitente, tem que esperar pelo menos 18 meses. Se demitido sem justa causa pode sacar 80% do FGTS, mas não tem direito ao seguro-desemprego.

24 Autônomo O contrato de serviço do autônomo não pode ter uma cláusula de exclusividade, mesmo que o mesmo preste serviço apenas para uma empresa.

25 Trabalho remoto (home office) Todas as despesas realizadas para a prestação do trabalho remoto, aquisição, manutenção e/ou fornecimento dos equipamentos tecnológicos, inclusive o reembolso de despesas sustentadas pelo empregado, deverão ser previstas em contrato escrito. Não se paga hora extra para trabalhador home office.

26 Banco de Horas O banco de horas poderá ser pactuado por acordo individual escrito, desde que a compensação ocorra no período máximo de seis meses. (Art. 59, 5º) Antigamente era necessário normas coletivas para implementação de Banco de horas e agora o empregador pode negociar diretamente com o empregado. A grande vantagem é que quem optar por banco de horas não precisará pagar horas extras.

27 Multa Art. 47. O empregador que mantiver empregado não registrado nos termos do art. 41 desta Consolidação ficará sujeito a multa no valor de R$ 3.000,00 (três mil reais) por empregado não registrado, acrescido de igual valor em cada reincidência. 1 o Especificamente quanto à infração a que se refere o caput deste artigo, o valor final da multa aplicada será de R$ 800,00 (oitocentos reais) por empregado não registrado, quando se tratar de microempresa ou empresa de pequeno porte. 2 o A infração de que trata o caput deste artigo constitui exceção ao critério da dupla visita.

28 Demissão Segundo o Art. 484 A, o contrato de trabalho poderá ser extinto por acordo entre empregado e empregador. Sendo devidas as seguintes verbas trabalhistas: por metade; o aviso prévio, se indenizado; e a indenização sobre o saldo do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço, prevista no 1º do art. 18 da Lei nº 8.036, de 11 de maio de Na integralidade, as demais verbas trabalhistas. Apenas 20% de multa do FGTS e 80% do FGTS 50% do valor do aviso prévio.

29 Ações na justiça Fica o empregado obrigado a comparecer nas audiências. A parte perdedora da demanda terá o encargo das custas processuais e dos honorários de sucumbência, estes fixados entre 5% a 15% sobre o valor que resultar da liquidação da sentença, do proveito econômico obtido ou, não sendo possível mensurá-lo, sobre o valor atualizado da causa. O litigante de má-fé será condenado pelo juízo de ofício ou a requerimento da parte, a pagar multa que deve ser superior a 1% e inferior a 10%, do valor corrigido da causa, indenizando deste modo a parte contrária pelos prejuízos que esta sofreu e a arcar com os honorários advocatícios e com todas as despesas que efetuou.

30 Validade para quem está empregado Apesar das diversas opiniões sobre a questão, entende-se que a validade é para todos. Terá que respeitar a particularidade de cada situação. Para novas contratações passa a vigorar a nova regra.

31 Pontos positivos da reforma da CLT para os empresários Maior liberdade para negociação entre patrão e empregado. Possibilidade de terceirização da atividade meio e fim. Fim da obrigatoriedade do pagamento do imposto sindical. Responsabilidade das custas processuais e honorários sucumbências de acordo com pedidos concedidos.

Principais Alterações da Reforma Trabalhista

Principais Alterações da Reforma Trabalhista Principais Alterações da Reforma Trabalhista Tema Trabalhista Banco de Horas Contribuição Sindical Convenções e Acordos Coletivos de Trabalho Danos Morais CLT Vigente NOVAS REGRAS - Mudanças com a Lei

Leia mais

PROCESSO DO TRABALHO

PROCESSO DO TRABALHO PROCESSO DO TRABALHO WWW.RODRIGOJULIAO.COM.BR REFORMA TRABALHISTA PROCESSO DO TRABALHO WWW.RODRIGOJULIAO.COM.BR FÉRIAS As férias de 30 dias podem ser fracionadas em até dois períodos, sendo que um deles

Leia mais

A REFORMA TRABALHISTA

A REFORMA TRABALHISTA A REFORMA TRABALHISTA Fernando Baumgarten OAB/SC 30.627-B fernandob.adv@gmail.com (47) 99131-6611 NECESSIDADE DE REFORMA DAS REGRAS TRABALHISTAS A CLT não acompanha a evolução e os novos métodos de trabalho;

Leia mais

Reforma Trabalhista - sancionada em 13/07/2017 Início da vigência: novembro 2017

Reforma Trabalhista - sancionada em 13/07/2017 Início da vigência: novembro 2017 FÉRIAS As férias de 30 dias podem ser fracionadas em até dois períodos, sendo que um deles não pode ser inferior a 10 dias. Há possibilidade de 1/3 do período ser pago em forma de abono. As férias poderão

Leia mais

REFORMA TRABALHISTA (Lei nº , de ) Data de início de vigência: 11/11/2017

REFORMA TRABALHISTA (Lei nº , de ) Data de início de vigência: 11/11/2017 REFORMA TRABALHISTA (Lei nº 13.467, de 13.07.2017) Data de início de vigência: 11/11/2017 Direitos trabalhistas preservados: (não podem ser suprimidos ou reduzidos em acordo ou convenção coletiva de trabalho

Leia mais

TABELA DE ALTERAÇÕES REFORMA TRABALHISTA

TABELA DE ALTERAÇÕES REFORMA TRABALHISTA TABELA DE ALTERAÇÕES REFORMA TRABALHISTA COMO É Período de 1 ano para compensação; As horas de banco não sofrem acréscimo; Podem haver períodos e situações diferentes de compensação em convenção coletiva;

Leia mais

REFORMA TRABALHISTA. E-book

REFORMA TRABALHISTA. E-book REFORMA TRABALHISTA R E-book REFORMA TRABALHISTA Quais foram as mudanças? A Lei nº13.467/17 foi publicada no dia 13 de julho de 2017 entrou em vigor no dia 10 de novembro de 2017. Alteração da Consolidação

Leia mais

O IMPACTO DAS MUDANÇAS NA REFORMA TRABALHISTA NO DIA A DIA DAS RELAÇÕES DE TRABALHO DOS CLUBES

O IMPACTO DAS MUDANÇAS NA REFORMA TRABALHISTA NO DIA A DIA DAS RELAÇÕES DE TRABALHO DOS CLUBES O IMPACTO DAS MUDANÇAS NA REFORMA TRABALHISTA NO DIA A DIA DAS RELAÇÕES DE TRABALHO DOS CLUBES LEI Nº 13.467 DE 13 DE JULHO DE 2017 Altera a Consolidação das Leis do Trabalho aprovada pelo Decreto- Lei

Leia mais

Dúvidas sobre a reforma trabalhista??? Fique por dentro das principais mudanças sobre o tema e os impactos que ela trará...

Dúvidas sobre a reforma trabalhista??? Fique por dentro das principais mudanças sobre o tema e os impactos que ela trará... Dúvidas sobre a reforma trabalhista??? Fique por dentro das principais mudanças sobre o tema e os impactos que ela trará... Você sabe para que serve a Reforma Trabalhista? É a reformulação da Consolidação

Leia mais

REFORMA TRABALHISTA Prof. Antonio Daud

REFORMA TRABALHISTA Prof. Antonio Daud REFORMA TRABALHISTA Prof. Antonio Daud www.facebook.com/adaudjr @prof.antoniodaudjr VACATIO LEGIS Negociado x legislado O que pode negociar? O que não pode? Negociado x legislado Exercício Em quais dos

Leia mais

Reforma trabalhista é aprovada no Senado

Reforma trabalhista é aprovada no Senado Reforma trabalhista é aprovada no Senado Confira o que muda na lei: O Senado aprovou nesta terça-feira (11) o texto da reforma trabalhista. Para virar lei, as novas regras ainda dependem da sanção do presidente

Leia mais

Novos tipos de contrato de trabalho:

Novos tipos de contrato de trabalho: A lei nº. 13.467/17 entrou em vigor no dia 11 de novembro, para melhor auxiliá-los preparamos uma breve síntese sobre as principais mudanças que afetarão as empresas e os trabalhadores. Horas extras: Não

Leia mais

Reforma trabalhista é aprovada no Senado; confira o que muda na lei

Reforma trabalhista é aprovada no Senado; confira o que muda na lei Reforma trabalhista é aprovada no Senado; confira o que muda na lei As alterações mexem em pontos como férias, jornada de trabalho, remuneração e plano de carreira; texto ainda depende da sanção do presidente

Leia mais

REFORMA TRABALHISTA 09/06/2017

REFORMA TRABALHISTA 09/06/2017 REFORMA TRABALHISTA 09/06/2017 Principais Pontos 1) Negociação Coletiva tem prevalência sobre a lei quando, entre outros temas, dispuser sobre: jornada de trabalho Banco de Horas anual Intervalos Intrajornada

Leia mais

principais pontos da CLT que mudarão com a nova lei trabalhista

principais pontos da CLT que mudarão com a nova lei trabalhista principais pontos da CLT que mudarão com a nova lei trabalhista Acordo coletivo Convenções e acordos coletivos prevalecerão sobre a legislação em pontos como jornada de trabalho, intervalo, plano de carreira,

Leia mais

CONTRATO DE TRABALHO (CLT)

CONTRATO DE TRABALHO (CLT) REFORMA TRABALHISTA CONTRATO DE TRABALHO (CLT) NOVAS MODALIDADES DE CONTRATAÇÃO 1 - Tempo Parcial (part time): até 30 horas semanais (sem horas extras); até 26 horas semanais (com até seis horas extras);

Leia mais

REFORMA TRABALHISTA. Alteração da Consolidação das Leis do Trabalho - CLT e aplicação no âmbito da Unesp

REFORMA TRABALHISTA. Alteração da Consolidação das Leis do Trabalho - CLT e aplicação no âmbito da Unesp REFORMA TRABALHISTA Alteração da Consolidação das Leis do Trabalho - CLT e aplicação no âmbito da Unesp Lei nº 13.467/2017 Medida Provisória nº 808/2017 I - JORNADA DE TRABALHO a) Tempo considerado à disposição

Leia mais

COMO A REFORMA TRABALHISTA IMPACTARÁ SUA EMPRESA. Agosto de 2017

COMO A REFORMA TRABALHISTA IMPACTARÁ SUA EMPRESA. Agosto de 2017 COMO A REFORMA TRABALHISTA IMPACTARÁ SUA EMPRESA Agosto de 2017 O que é a Reforma Trabalhista? Mudanças na Contratação Mudanças no dia a dia Mudanças na Rescisão INTRODUÇÃO: O QUE É A REFORMA TRABALHISTA

Leia mais

Avenida dos Andradas, 3323, 12 andar -Santa Efigênia -Belo Horizonte (31)

Avenida dos Andradas, 3323, 12 andar -Santa Efigênia -Belo Horizonte (31) Avenida dos Andradas, 3323, 12 andar -Santa Efigênia -Belo Horizonte (31) 3271-5531 - www.contabilidadedias.com.br alterações na legislação trabalhista e os impactos nas relações de trabalho - Alterações

Leia mais

TEXTO DOS PONTOS ACORDADOS DA REFORMA TRABALHISTA QUE CONSTARÃO EM MEDIDA PROVISÓRIA... (NR)... Art. 223-G...

TEXTO DOS PONTOS ACORDADOS DA REFORMA TRABALHISTA QUE CONSTARÃO EM MEDIDA PROVISÓRIA... (NR)... Art. 223-G... TEXTO DOS PONTOS ACORDADOS DA REFORMA TRABALHISTA QUE CONSTARÃO EM MEDIDA PROVISÓRIA Jornada 12 x 36: Art. 59-A. Em exceção ao disposto no art. 59 desta Consolidação e em legislação específica, é facultado

Leia mais

IMPACTOS DA REFORMA TRABALHISTA

IMPACTOS DA REFORMA TRABALHISTA IMPACTOS DA REFORMA TRABALHISTA Jornada de Trabalho TEMPO A DISPOSIÇÃO: - É o período em que o empregado esteja a disposição do empregador, aguardando ou executando ordens. - Não será considerado tempo

Leia mais

A REFORMA TRABALHISTA NA PRÁTICA

A REFORMA TRABALHISTA NA PRÁTICA A REFORMA TRABALHISTA NA PRÁTICA A REFORMA TRABALHISTA... Sancionada em 13/07/2017 Lei 13.467 Vigência: 11 de Novembro de 2017 A REFORMA TRABALHISTA... CLT - DOS 922 ARTIGOS (Decreto-Lei nº 5.452/1943):

Leia mais

REFORMA TRABALHISTA 1. CONVENÇÕES E ACORDOS COLETIVOS DE TRABALHO

REFORMA TRABALHISTA 1. CONVENÇÕES E ACORDOS COLETIVOS DE TRABALHO CIRCULAR Nº 028/ 2017 São Paulo, 25 de Julho de 2017. REFORMA TRABALHISTA Foi publicada no DOU (14.7.2017) a Lei nº 13.467/2017, que alterou a CLT e as Leis nº 6.019/1974, 8.036/1990 e 8.212/1991, para

Leia mais

Boletim Informativo da Contabilidade

Boletim Informativo da Contabilidade ESTA EDIÇÃO Reforma Trabalhista. 1 Nesta edição : Alguns pontos da Reforma trabalhista que entra em vigor em 11/11/2017; Pelas novas regras surge nova relação entre patrão e empregados; Acordos que podem

Leia mais

REFORMA TRABALHISTA. Objetivo: Apresentar as alterações na legislação trabalhista após a publicação da Lei /2017. INFORMAÇÃO INTERNA

REFORMA TRABALHISTA. Objetivo: Apresentar as alterações na legislação trabalhista após a publicação da Lei /2017. INFORMAÇÃO INTERNA INFORMAÇÃO INTERNA REFORMA TRABALHISTA Objetivo: Apresentar as alterações na legislação trabalhista após a publicação da Lei 13.467/2017. INFORMAÇÃO INTERNA: este documento foi classificado pela área de

Leia mais

REFORMA TRABALHISTA PRINCIPAIS ALTERAÇÕES LEI Nº DE JULHO DE José Francisco Martins

REFORMA TRABALHISTA PRINCIPAIS ALTERAÇÕES LEI Nº DE JULHO DE José Francisco Martins REFORMA TRABALHISTA PRINCIPAIS ALTERAÇÕES LEI Nº 13.467 DE JULHO DE 2017 José Francisco Martins TEMPO À DISPOSIÇÃO NA EMPRESA OU FORA DELA Inclusão do 2º no artigo 4º: atividades que não serão mais consideradas

Leia mais

Reforma Trabalhista O que muda na sua empresa?

Reforma Trabalhista O que muda na sua empresa? contabilidade Reforma Trabalhista O que muda na sua empresa? Conheça, ponto a ponto, como será a nova lei do trabalho Apoio: Obra Lei da Reforma Trabalhista comentada Artigo por Artigo Coordenador e coautor

Leia mais

Caleffi&Vanin Advogados Associados S/S

Caleffi&Vanin Advogados Associados S/S Veja abaixo as principais mudanças com a reforma trabalhista. O texto ainda pode sofrer alterações. FÉRIAS As férias de 30 dias podem ser As férias poderão ser fracionadas fracionadas em até dois em até

Leia mais

DIREITO DO TRABALHO. Efeito e duração do trabalho nos contratos de emprego. Duração do trabalho. Parte I. Prof. Cláudio Freitas

DIREITO DO TRABALHO. Efeito e duração do trabalho nos contratos de emprego. Duração do trabalho. Parte I. Prof. Cláudio Freitas DIREITO DO TRABALHO Efeito e duração do trabalho nos contratos de emprego Duração do trabalho. Parte I Prof. Cláudio Freitas - Duração do trabalho: regra geral do artigo 7, XIII da CRFB/88 e artigo 58

Leia mais

Reforma Trabalhista. O impacto das mudanças na reforma trabalhista no dia a dia das relações de trabalho dos clubes VALTER PICCINO - CONSULTOR

Reforma Trabalhista. O impacto das mudanças na reforma trabalhista no dia a dia das relações de trabalho dos clubes VALTER PICCINO - CONSULTOR Reforma Trabalhista O impacto das mudanças na reforma trabalhista no dia a dia das relações de trabalho dos clubes VALTER PICCINO - CONSULTOR LEI Nº 13.467 DE 13 DE JULHO DE 2017 Altera a Consolidação

Leia mais

Dr. Paulo Diniz Romualdo

Dr. Paulo Diniz Romualdo Dr. Paulo Diniz Romualdo TEMPO À DISPOSIÇÃO DA EMPRESA art. 4º - incluído o 2º, objetiva não caracterizar como tempo à disposição do empregador o período em que o empregado estiver no seu local de trabalho

Leia mais

REFORMA TRABALHISTA Principais pontos que afetam a construção civil

REFORMA TRABALHISTA Principais pontos que afetam a construção civil CARTILHA REFORMA TRABALHISTA Principais pontos que afetam a construção civil SINDUSCON-AM/2017 SUMÁRIO 01 Acordos individuais... 6 02 Convenções e acordos coletivos... 7 03 Prazo de validade das normas

Leia mais

SIMULADO DE DIREITO DO TRABALHO - Professora: Carla Andrade

SIMULADO DE DIREITO DO TRABALHO - Professora: Carla Andrade 1) A respeito da terceirização de serviços, conforme legislação vigente, EXCETO: a) o capital social da empresa prestadora de serviços constitui requisito para o seu regular funcionamento, não bastando

Leia mais

REFORMA TRABALHISTA A FECOMÉRCIO EXPLICA PARA VOCÊ. COMO FICA COM A REFORMA?

REFORMA TRABALHISTA A FECOMÉRCIO EXPLICA PARA VOCÊ. COMO FICA COM A REFORMA? APRESENTAÇÃO A reforma trabalhista tem provocado muita polêmica no País. Muitas pessoas ainda não conhecem o seu verdadeiro conteúdo e como a reforma vai afetar a vida de trabalhadores e empregadores.

Leia mais

REFORMA TRABALHISTA A FECOMÉRCIO EXPLICA PRA VOCÊ. COMO FICA COM A REFORMA?

REFORMA TRABALHISTA A FECOMÉRCIO EXPLICA PRA VOCÊ. COMO FICA COM A REFORMA? APRESENTAÇÃO A aprovação do projeto da reforma trabalhista abriu caminho para a renovação nas relações de trabalho, individuais e coletivas. Com o avanço tecnológico e o surgimento de novos tipos de contratação,

Leia mais

Informativo Reforma Trabalhista Lei /2017

Informativo Reforma Trabalhista Lei /2017 A União, vem através desse comunicado, informar as mudanças que ocorrerão com a reforma trabalhista, das quais, as empresas terão 120 dias para se adequarem as novas práticas e rotinas, ou seja, a partir

Leia mais

REFORMA TRABALHISTA JORNADA DE TRABALHO

REFORMA TRABALHISTA JORNADA DE TRABALHO REFORMA TRABALHISTA JORNADA DE TRABALHO DR. THIAGO TRINDADE ABREU DA SILVA MENEGALDO Advogado Trabalhista, Sócio no escritório Geromes e Menegaldo Sociedade de Advogados, Professor em diversos cursos de

Leia mais

REFORMA TRABALHISTA LEI Nº , DE 13 DE JULHO DE 2017

REFORMA TRABALHISTA LEI Nº , DE 13 DE JULHO DE 2017 REFORMA TRABALHISTA LEI Nº 13.467, DE 13 DE JULHO DE 2017 André Luís Saraiva Vice-Presidente de Relações do Trabalho e Sindical 1 As Relações do trabalho são reconhecidamente diferenciais para o crescimento,

Leia mais

Especial Reforma Trabalhista. Saiba o que Mudou

Especial Reforma Trabalhista. Saiba o que Mudou Especial Reforma Trabalhista Saiba o que Mudou A Lei 13.467/2017 (Chamada de Reforma Trabalhista), foi publicada no dia 14 de julho de 2017, e entrou em vigor no dia 11 de Novembro de 2017, trazendo várias

Leia mais

ASPECTOS DA REFORMA TRABALHISTA

ASPECTOS DA REFORMA TRABALHISTA 1 ASPECTOS DA REFORMA TRABALHISTA Alexandre Ramos Ministro do Tribunal Superior do Trabalho 2 Lei 13.467 Âmbito das alterações: Direito Material do Trabalho Matriz liberal Direito Coletivo do Trabalho

Leia mais

RELATÓRIO DE ATIVIDADES

RELATÓRIO DE ATIVIDADES RELATÓRIO DE ATIVIDADES LEI 13.467/2017 MODERNIZAÇÃO DA LEGISLAÇÃO TRABALHISTA Visão Geral Departamento Sindical - DESIN - Considerações Iniciais - Relações Coletivas de Trabalho LEI 13.467/17 Modernização

Leia mais

RENATO ARIAS SANTISO REFORMA TRABALHISTA DIREITO MATERIAL INDIVIDUAL E COLETIVO LEI 13467/17 E MP 808/17

RENATO ARIAS SANTISO REFORMA TRABALHISTA DIREITO MATERIAL INDIVIDUAL E COLETIVO LEI 13467/17 E MP 808/17 REFORMA TRABALHISTA DIREITO MATERIAL INDIVIDUAL E COLETIVO LEI 13467/17 E MP 808/17 RESCISÃO CONTRATUAL HOMOLOGAÇÃO ART. 477 Não obrigatoriedade. Entrega de documentos - Para os códigos de saque 01, 02,

Leia mais

BATE-PAPO JORNADA DE TRABALHO À LUZ DA REFORMA TRABALHISTA MAIO 2018

BATE-PAPO JORNADA DE TRABALHO À LUZ DA REFORMA TRABALHISTA MAIO 2018 BATE-PAPO JORNADA DE TRABALHO À LUZ DA REFORMA TRABALHISTA MAIO 2018 Ideia e dinâmica do encontro Dúvidas em comum Troca de experiências Fontes do Direito do Trabalho Princípios - irrenunciabilidade -

Leia mais

REFORMA TRABALHISTA. As mudanças da CLT

REFORMA TRABALHISTA. As mudanças da CLT REFORMA TRABALHISTA As mudanças da CLT Sumário - INTRODUÇÃO - GRUPO ECONÔMICO - HORAS EXTRAS - BANCO DE HORAS - FÉRIAS - HORAS IN ITINERE - TRABALHO AUTÔNOMO - CONTRATO DE TRABALHO POR TEMPO PARCIAL -

Leia mais

CONTEÚDO DO PROJETO DE LEI (PL 6.787/16) APROVADO PELA CÂMARA, EM 26 DE ABRIL. NO SENADO, É O PLC 38/17

CONTEÚDO DO PROJETO DE LEI (PL 6.787/16) APROVADO PELA CÂMARA, EM 26 DE ABRIL. NO SENADO, É O PLC 38/17 CONTEÚDO DO PROJETO DE LEI (PL 6.787/16) APROVADO PELA CÂMARA, EM 26 DE ABRIL. NO SENADO, É O PLC 38/17 O projeto chegou à Câmara dos Deputados, enviado pelo Executivo, com a previsão de alterar sete artigos

Leia mais

Dr. Leandro Villela Cezimbra Analista Técnico FIERGS.

Dr. Leandro Villela Cezimbra Analista Técnico FIERGS. Dr. Leandro Villela Cezimbra Analista Técnico FIERGS leandro.cezimbra@fiergs.org.br JORNADA A jornada de trabalho é de 8 horas diárias, acrescida de mais duas horas extras diárias (art. 59), mediante acordo

Leia mais

REFORMA TRABALHISTA (PÓS APROVAÇÃO) PRINCIPAIS PONTOS TRATADOS NO PL

REFORMA TRABALHISTA (PÓS APROVAÇÃO) PRINCIPAIS PONTOS TRATADOS NO PL REFORMA TRABALHISTA (PÓS APROVAÇÃO) Em 23 de dezembro de 2016 foi apresentado na Câmara dos Deputados o Projeto de Lei n. 6787, de autoria do Poder Executivo, que altera a Consolidação das Leis do Trabalho

Leia mais

Reforma Trabalhista: o que muda na vida do trabalhador?

Reforma Trabalhista: o que muda na vida do trabalhador? Reforma Trabalhista: o que muda na vida do trabalhador? O presidente Michel Temer sancionou nessa quinta feira, 13.07, a proposta de reforma trabalhista que havia sido aprovada pelas duas casas do Congresso

Leia mais

Confira os principais pontos da proposta de reforma trabalhista

Confira os principais pontos da proposta de reforma trabalhista Confira os principais pontos da proposta de reforma trabalhista Comissão especial da Câmara dos Deputados aprovou nesta terça-feira (25) o Projeto de Lei 6787/16 na versão apresentada pelo relator, deputado

Leia mais

ASPECTOS DA REFORMA TRABALHISTA

ASPECTOS DA REFORMA TRABALHISTA ASPECTOS DA REFORMA TRABALHISTA A Reforma Trabalhista no Brasil de 2017 é uma mudança significativa na Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), aprovada pelo Decreto-Lei n o 5.452, de 1º de maio de 1943,

Leia mais

REFORMA TRABALHISTA LEI /2017

REFORMA TRABALHISTA LEI /2017 REFORMA TRABALHISTA LEI 13.467/2017 E-Social O que é? Sistema de coleta de informação das relações trabalhistas. O sistema entra em vigor a partir de 1º de janeiro de 2018, para empresas com faturamento

Leia mais

PONTOS IMPORTANTES DA REFORMA TRABALHISTA

PONTOS IMPORTANTES DA REFORMA TRABALHISTA PONTOS IMPORTANTES DA REFORMA TRABALHISTA Preparamos uma seleção dos pontos mais relevantes da Reforma para que possa entender melhor o que foi alterado e que, sem dúvida alguma, afetará a rotina de Sindicatos,

Leia mais

HOJE VAMOS FALAR SOBRE 1. Histórico Legislação; 2. Principais Alteração; 3. Linha de produto.

HOJE VAMOS FALAR SOBRE 1. Histórico Legislação; 2. Principais Alteração; 3. Linha de produto. REFORMA TRABALHISTA HOJE VAMOS FALAR SOBRE 1. Histórico Legislação; 2. Principais Alteração; 3. Linha de produto. CONSULTORIA DE SEGMENTOS 01 Histórico Legislação OBJETIVOS DA REFORMA TRABALHISTA Modernizar

Leia mais

Tema Lei Anterior Lei nº /2017 Medida Provisória

Tema Lei Anterior Lei nº /2017 Medida Provisória Tema Lei Anterior Lei nº. 13.467/2017 Medida Provisória Terceirização Sócio Retirante Salário e Remuneração A Lei nº. 13.429/2017, a qual permite a contratação de prestadores de serviços especializados

Leia mais

A REFORMA DA LEI DAS SOCIEDADES ANÔNIMAS TOCANTINS ADVOGADOS

A REFORMA DA LEI DAS SOCIEDADES ANÔNIMAS TOCANTINS ADVOGADOS A REFORMA DA LEI DAS SOCIEDADES ANÔNIMAS TOCANTINS ADVOGADOS Possibilidade de Redução de Custos Trabalhistas Tempo na Empresa Período no qual o empregado está à disposição é inserido na jornada de trabalho.

Leia mais

TEMPO A DISPOSIÇÃO DO EMPREGADOR

TEMPO A DISPOSIÇÃO DO EMPREGADOR REFORMA TRABALHISTA A Lei n 13.467/2017, publicada no DOU de 14/07/2017, denominada da Reforma Trabalhista, tem como principais objetivos: a modernização das regras laborais, a realidade praticada nas

Leia mais

Alerta Reforma Trabalhista

Alerta Reforma Trabalhista 1 Alerta Reforma Trabalhista Reforma Trabalhista Lei nº 13.467/2017 Em 13.07.2017 foi sancionada, pelo Presidente da República, a denominada reforma trabalhista, com inúmeras alterações na Consolidação

Leia mais

REFORMA TRABALHISTA PROJETO DE LEI Nº B DE 2016 DANO EXTRAPATRIMONIAL LITIGÂNCIA DE MÁ FÉ

REFORMA TRABALHISTA PROJETO DE LEI Nº B DE 2016 DANO EXTRAPATRIMONIAL LITIGÂNCIA DE MÁ FÉ REFORMA TRABALHISTA PROJETO DE LEI Nº 6.787-B DE 2016 DANO EXTRAPATRIMONIAL LITIGÂNCIA DE MÁ FÉ Altera a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), aprovada pelo Decreto-Lei nº 5.452, de 1º de maio de 1943,

Leia mais

JORNADA DE TRABALHO. A compensação de jornada pode ser Compensação. pode ser compensado em outro, desde

JORNADA DE TRABALHO. A compensação de jornada pode ser Compensação. pode ser compensado em outro, desde JORNADA DE TRABALHO Banco de horas Somente poderia ser instituído por negociação coletiva, desde que fosse compensado dentro de 1 ano. Autoriza a criação do banco de horas através de acordo individual

Leia mais

Mudanças da Reforma Trabalhista

Mudanças da Reforma Trabalhista E-book Mudanças da Reforma Trabalhista 2017 Audit Tax Advisory Transactions BPS Com a promulgação da Lei nº 13.467 de 13 de julho de 2017, conhecida popularmente como Reforma Trabalhista, a partir de novembro

Leia mais

Resumo das alterações na reforma trabalhista decorrentes da MP 808/2017

Resumo das alterações na reforma trabalhista decorrentes da MP 808/2017 Resumo das alterações na reforma trabalhista decorrentes da MP 808/2017 Jornada de trabalho 12x36 Retoma o acordo ou convenção coletiva para a jornada 12x36, no entanto, permite por acordo individual,

Leia mais

MODERNIZAÇÃO TRABALHISTA. Lei nº , de 13 de julho de 2017

MODERNIZAÇÃO TRABALHISTA. Lei nº , de 13 de julho de 2017 MODERNIZAÇÃO TRABALHISTA Lei nº 13.467, de 13 de julho de 2017 PANORAMA ATUAL VIGÊNCIA 11 DE NOVEMBRO DE 2017 ALTERAÇÕES POR MEDIDA PROVISÓRIA Grupo de trabalho: a) Gestante em situação de insalubridade

Leia mais

Reforma Trabalhista. Oportunidades e ameaças. fracionar as férias em até três períodos?

Reforma Trabalhista. Oportunidades e ameaças. fracionar as férias em até três períodos? Reforma Trabalhista Oportunidades e ameaças 1. FÉRIAS - O que muda no pequeno negócio agora que é possível fracionar as férias em até três períodos? Até essa alteração, era possível dividir os 30 dias

Leia mais

Reforma Trabalhista. Principais mudanças. Ricardo da Cruz de Maria Advogado OAB/RS

Reforma Trabalhista. Principais mudanças. Ricardo da Cruz de Maria Advogado OAB/RS Reforma Trabalhista Principais mudanças Ricardo da Cruz de Maria Advogado OAB/RS 66.561 Legislação Lei nº. 13.429/2017 Trata do trabalho temporário e dos serviços terceirizados. Lei nº. 13.467/2017 Trata

Leia mais

A Lei de Modernização Trabalhista e as Negociações Coletivas. Brasília, 21 de setembro de 2017

A Lei de Modernização Trabalhista e as Negociações Coletivas. Brasília, 21 de setembro de 2017 A Lei de Modernização Trabalhista e as Negociações Coletivas Brasília, 21 de setembro de 2017 IMPORTÂNCIA DA CONVENÇÃO COLETIVA a) Prestigia a atuação do sindicato; b) Permite a equalização de salários

Leia mais

REFORMA TRABALHISTA PRINCIPAIS PONTOS

REFORMA TRABALHISTA PRINCIPAIS PONTOS REFORMA TRABALHISTA PRINCIPAIS PONTOS Lei nº 13.467/2017 REFORMA TRABALHISTA NOVIDADES NO PROCESSO DO TRABALHO PREPOSTO Preposto que representa o empregador em audiência NÃO precisa ser empregado (art.

Leia mais

REFORMA TRABALHISTA Veja o que muda a partir de Novembro de 2017.

REFORMA TRABALHISTA Veja o que muda a partir de Novembro de 2017. REFORMA TRABALHISTA Veja o que muda a partir de Novembro de 2017. Publicada no dia 14 de Julho, a lei nº 13.467/2017, mais conhecida como reforma trabalhista, promoveu diversas alterações na Consolidação

Leia mais

MODERNIZAÇÃO TRABALHISTA

MODERNIZAÇÃO TRABALHISTA DO QUE ESTAMOS FALANDO? MODERNIZAÇÃO TRABALHISTA Lei n. 13.467/2017 Publicação Vacatio legis Entrada em vigor 13 de julho 120 dias 11 de novembro MODERNIZAÇÃO TRABALHISTA ALGUNS DOS PRINCIPAIS TEMAS Como

Leia mais

REFORMA TRABALHISTA - 4 MESES DE VIGÊNCIA, SEUS DESAFIOS E PROBLEMÁTICAS. Giseli Mozela do Amaral

REFORMA TRABALHISTA - 4 MESES DE VIGÊNCIA, SEUS DESAFIOS E PROBLEMÁTICAS. Giseli Mozela do Amaral REFORMA TRABALHISTA - 4 MESES DE VIGÊNCIA, SEUS DESAFIOS E PROBLEMÁTICAS Giseli Mozela do Amaral Alterações realizadas na CLT Lei 13.467/17 Lei da Reforma Trabalhista Entrou em vigência no dia 11/11/2017

Leia mais

RELATÓRIO DE ATIVIDADES ALTERAÇÕES NO CONTRATO DE TRABALHO

RELATÓRIO DE ATIVIDADES ALTERAÇÕES NO CONTRATO DE TRABALHO RELATÓRIO DE ATIVIDADES ALTERAÇÕES NO CONTRATO DE TRABALHO Departamento Sindical - DESIN Lei 13.467/2017 Modernização Trabalhista Introdução - Promulgação da Lei 13.467 de 11 de julho de 2017 LEI 13.467/17

Leia mais

Interpretação ampla do conceito pela Justiça do Trabalho.

Interpretação ampla do conceito pela Justiça do Trabalho. Grupo Econômico Interpretação ampla do conceito pela Justiça do Trabalho. Necessário interesse integrado, efetiva comunhão de interesses e atuação integrada das empresas. Art.2º, 2 e 3. Horas Extras (tempo

Leia mais

REFORMA TRABALHISTA Panorama Atual. Luiz Fernando Alouche julho/2017

REFORMA TRABALHISTA Panorama Atual. Luiz Fernando Alouche julho/2017 REFORMA TRABALHISTA Panorama Atual Luiz Fernando Alouche julho/2017 SUMÁRIO JUSTIÇA DO TRABALHO ALGUNSNÚMEROS COMPARATIVO ANTES E DEPOIS DA REFORMA ALTERAÇÕES NA QUESTÃO PROCESSUAL POSSÍVEIS MODIFICAÇÕES

Leia mais

NEGOCIAÇÕES NA REFORMA TRABALHISTA

NEGOCIAÇÕES NA REFORMA TRABALHISTA NEGOCIAÇÕES NA REFORMA TRABALHISTA Negociação Coletiva A negociação coletiva é o mais importante instrumento das relações do trabalho; Ela permite que empregados e empregadores estabeleçam, de comum acordo,

Leia mais

REFORMA TRABALHISTA. DESAFIOS e IMPACTOS PARA AS INSTITUIÇÕES -Lei /2017 atualizada pela Medida provisória 808 de 14/11/2017-

REFORMA TRABALHISTA. DESAFIOS e IMPACTOS PARA AS INSTITUIÇÕES -Lei /2017 atualizada pela Medida provisória 808 de 14/11/2017- REFORMA TRABALHISTA DESAFIOS e IMPACTOS PARA AS -Lei 13.467/2017 atualizada pela Medida provisória 808 de 14/11/2017- - PRINCIPAIS PONTOS DA REFORMA TRABALHISTA: 1) NEGOCIADO X LEGISLADO 2) TRABALHO INTERMITENTE;

Leia mais

RESCISÃO DO CONTRATO DE TRABALHO

RESCISÃO DO CONTRATO DE TRABALHO RESCISÃO DO CONTRATO DE TRABALHO Homologação Necessidade de assistência pelo sindicato ou Ministério do Trabalho no pedido de demissão de empregados com mais de um ano de serviço. Necessidade de homologação

Leia mais

Palestra. Reforma Trabalhista - Principais aspectos e impactos. Setembro/2017. FALE CONOSCO acessando o portal do CRCSP

Palestra. Reforma Trabalhista - Principais aspectos e impactos. Setembro/2017. FALE CONOSCO acessando o portal do CRCSP Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo Tel. (11) 3824-5400 opções 2 ou 3 (núcleo de relacionamento) Email: desenvolvimento@crcsp.org.br web: www.crcsp.org.br Rua Rosa e Silva, 60 Higienópolis

Leia mais

Painel 12 Reforma Trabalhista. Principais alterações propostas, e seus impactos nas rotinas das empresas.

Painel 12 Reforma Trabalhista. Principais alterações propostas, e seus impactos nas rotinas das empresas. Painel 12 Reforma Trabalhista Principais alterações propostas, e seus impactos nas rotinas das empresas. Professora. Advogada. Consultora Jurídica. Especialista em Direito do Trabalho, Mestranda em Direito

Leia mais

Leis e Normas. Conheça as alterações da CLT e seus impactos nas relações trabalhistas

Leis e Normas. Conheça as alterações da CLT e seus impactos nas relações trabalhistas Leis e Normas Conheça as alterações da CLT e seus impactos nas relações trabalhistas Conheça as alterações da CLT e seus impactos nas relações trabalhistas - Sebrae-SP Sebrae-SP Conselho Deliberativo Presidente:

Leia mais

reforma trabalhista. lei nº /2017* lei nº /2017**

reforma trabalhista. lei nº /2017* lei nº /2017** reforma trabalhista. lei nº 13.429/2017* lei nº 13.467/2017** principais mudanças. trabalho temporário...3 terceirização...4 relações de trabalho...5 trabalho intermitente, teletrabalho (home office) férias...6

Leia mais

Reforma Trabalhista. Reforma Trabalhista. MP n. 808/2017. Fabrício Lima Silva. Juiz do Trabalho

Reforma Trabalhista. Reforma Trabalhista. MP n. 808/2017. Fabrício Lima Silva. Juiz do Trabalho MP n. 808/2017 Fabrício Lima Silva Juiz do Trabalho MP 808 A Medida Provisória será votada pelo Congresso Nacional? Recorde Histórico MP 808 Recebeu 934 - Emendas O prazo inicial de vigência de uma MPV

Leia mais

MAPA ETÉCNICO FISCAL - - facebook/mapaetecnicofiscal 1

MAPA ETÉCNICO FISCAL -  - facebook/mapaetecnicofiscal 1 MAPA ETÉCNICO FISCAL - www.etecnico.com.br - facebook/mapaetecnicofiscal 1 Sumário - Cenário das relações de trabalho no Brasil - Terceirização Lei n. 13.429/2017 - Modernização trabalhista PLC 38/2017

Leia mais

REFORMA TRABALHISTA IMPACTOS NAS STARTUPS 22 DE AGOSTO DE 2017

REFORMA TRABALHISTA IMPACTOS NAS STARTUPS 22 DE AGOSTO DE 2017 IMPACTOS NAS STARTUPS 22 DE AGOSTO DE 2017 LEI 13.467/2017 - PRINCIPAIS ASPECTOS A Reforma Trabalhista altera mais de 100 artigos da CLT. Esta lei traz importantes mudanças que objetivam aprimorar as relações

Leia mais

- Altera a Consolidação das Leis do Trabalho - CLT, aprovada pelo Decreto-Lei nº 5.452, de 1º de maio de 1943.

- Altera a Consolidação das Leis do Trabalho - CLT, aprovada pelo Decreto-Lei nº 5.452, de 1º de maio de 1943. Quadro comparativo com a legislação da reforma trabalhista que entrou em vigor no dia 11 de novembro: Consolidação das Leis do Trabalho e a Reforma Trabalhista (Lei 13.467/17) Medida Provisória 808/17

Leia mais

GUIA SOBRE A REFORMA TRABALHISTA

GUIA SOBRE A REFORMA TRABALHISTA GUIA SOBRE A REFORMA TRABALHISTA Entenda as principais mudanças da Reforma Trabalhista, que passa a vigorar a partir de 11 de novembro de 2017. No total, foram alterados mais de 100 pontos da Consolidação

Leia mais

LEI Nº , DE 13 DE JULHO DE Reforma Trabalhista

LEI Nº , DE 13 DE JULHO DE Reforma Trabalhista LEI Nº. 13.467, DE 13 DE JULHO DE 2017 Altera a CLT, a fim de adequar a legislação às novas relações de trabalho Reforma Trabalhista A Reforma Trabalhista (Lei 13.467/2017), que foi sancionada em 13 de

Leia mais

Oportunidades da Reforma Trabalhista no setor de estacionamentos Outubro/2017. Apresentação Flávio Obino Filho

Oportunidades da Reforma Trabalhista no setor de estacionamentos Outubro/2017. Apresentação Flávio Obino Filho Oportunidades da Reforma Trabalhista no setor de estacionamentos Outubro/2017 Apresentação Flávio Obino Filho Essência da Lei nº 13.467/17 Alcance infinitamente maior do que a proposta do Governo erdadeira

Leia mais

REFORMA TRABALHISTA LEI /2017

REFORMA TRABALHISTA LEI /2017 REFORMA TRABALHISTA LEI 13.467/2017 INTRODUÇÃO A Lei n 13.467, de 13 de Julho de 2017, entrou em vigor a partir de 11 de novembro de 2017. Ela irá alterar a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) trazendo

Leia mais

DANO EXTRAPATRIMONIAL

DANO EXTRAPATRIMONIAL LEI N.º 13.467, DE 13 DE JULHO DE 2017 MP N.º 808, DE 14 DE NOVEMBRO DE 2017 JORNADA 12 X 36 Art. 59-A. Em exceção ao disposto no art. 59 desta Consolidação, é facultado às partes, mediante acordo individual

Leia mais

Quadro Comparativo Medida Provisória nº 808/2017

Quadro Comparativo Medida Provisória nº 808/2017 Decreto- Lei nº 5.452, de 1º de maio de 1943 Art. 59-A. Em exceção ao disposto no art. 59 desta Consolidação, é facultado às partes, mediante acordo individual escrito, convenção coletiva ou acordo coletivo

Leia mais

PALESTRA PROMOVIDA PELA FEDERAÇÃO BRASILEIRA DAS EMPRESAS LOTÉRICAS FEBRALOT. REFORMA TRABALHISTA LEI Nº , de 13 de julho de 2017

PALESTRA PROMOVIDA PELA FEDERAÇÃO BRASILEIRA DAS EMPRESAS LOTÉRICAS FEBRALOT. REFORMA TRABALHISTA LEI Nº , de 13 de julho de 2017 PALESTRA PROMOVIDA PELA FEDERAÇÃO BRASILEIRA DAS EMPRESAS LOTÉRICAS FEBRALOT REFORMA TRABALHISTA LEI Nº 13.467, de 13 de julho de 2017 DIREITO INDIVIDUAL 1) NÃO É CONSIDERADO TEMPO À DISPOSIÇÃO DO EMPREGADOR

Leia mais

REFORMA TRABALHISTA - Lei nº /2017

REFORMA TRABALHISTA - Lei nº /2017 No quadro abaixo, detalharemos de uma forma mais resumida, por assunto, para uma leitura mais rápida, as principais mudanças trazidas pela Reforma Trabalhista 2017, através da Lei nº 13.467/2017, que entra

Leia mais

REFORMA TRABALHISTA. Aprovada às pressas? Ou momento político (pêndulo) oportuno...

REFORMA TRABALHISTA. Aprovada às pressas? Ou momento político (pêndulo) oportuno... Aprovada às pressas? Ou momento político (pêndulo) oportuno... O QUE É A REFORMA TRABALHISTA? COMO A REFORMA AFETA DIRETAMENTE O DIREITO COLETIVO: como é hoje redação aprovada Contribuição sindical obrigatória

Leia mais

Reforma Trabalhista: Principais Alterações e Implicações

Reforma Trabalhista: Principais Alterações e Implicações Machado Meyer Advogados Av. Brigadeiro Faria Lima, 3144, 11º São Paulo, São Paulo, Brasil, 01451-000 +55 (11) 3150-7000 Reforma Trabalhista: Principais Alterações e Implicações Alteração do Conceito de

Leia mais

Nova Lei Trabalhista

Nova Lei Trabalhista Nova Lei Trabalhista Oportunidades e ameaças FÉRIAS - O que muda no pequeno negócio agora que é possível fracionar as férias em até três períodos? Até essa alteração, era possível dividir os 30 dias de

Leia mais

A MODERNIZAÇÃO DA LEGISLAÇÃO TRABALHISTA FIQUE POR DENTRO DO QUE MUDOU

A MODERNIZAÇÃO DA LEGISLAÇÃO TRABALHISTA FIQUE POR DENTRO DO QUE MUDOU A MODERNIZAÇÃO DA LEGISLAÇÃO TRABALHISTA FIQUE POR DENTRO DO QUE MUDOU Assim como a tecnologia, que evolui constantemente para oferecer mais qualidade de vida, as leis trabalhistas também precisam ser

Leia mais

O DESMONTE DO SISTEMA BRASILEIRO DE RELAÇÕES DE TRABALHO (PLC 38/2017)

O DESMONTE DO SISTEMA BRASILEIRO DE RELAÇÕES DE TRABALHO (PLC 38/2017) O DESMONTE DO SISTEMA BRASILEIRO DE RELAÇÕES DE TRABALHO (PLC 38/2017) O DESMONTE DO SISTEMA BRASILEIRO DE RELAÇÕES DE TRABALHO PLC 38/2017 O Projeto de Lei 38/2017 (Reforma Trabalhista) altera cerca de

Leia mais

REFORMA TRABALHISTA QUADRO COMPARATIVO.

REFORMA TRABALHISTA QUADRO COMPARATIVO. REFORMA TRABALHISTA QUADRO COMPARATIVO. JORNADA DE TRABALHO Banco de Horas Banco de horas somente poderia ser instituído por negociação coletiva, a serem compensadas dentro de 1 ano. Autoriza a criação

Leia mais

DIREITO DO TRABALHO. Remuneração e salário. Adicionais Parte III. Prof. Cláudio Freitas

DIREITO DO TRABALHO. Remuneração e salário. Adicionais Parte III. Prof. Cláudio Freitas DIREITO DO TRABALHO Remuneração e salário Parte III Prof. Cláudio Freitas - REFORMA TRABALHISTA (LEI 13.467/17) CLT. Art. 611-A. A convenção coletiva e o acordo coletivo de trabalho têm prevalência sobre

Leia mais

Em suma, o Projeto de Lei trata dos seguintes assuntos:

Em suma, o Projeto de Lei trata dos seguintes assuntos: INFORME N 01/2017 Projeto de Lei n. 6787/2016, que altera a Consolidação das Leis do Trabalho CLT e a Lei n. 6.019/74, para dispor sobre eleições de representantes dos trabalhadores no local de trabalho

Leia mais

A REFORMA TRABALHISTA. ASPECTOS RELEVANTES.

A REFORMA TRABALHISTA. ASPECTOS RELEVANTES. A REFORMA TRABALHISTA. ASPECTOS RELEVANTES. ANÁLISE CRÍTICA E PRÁTICA. ALEXANDRE AMUI Advogado Trabalhista e Previdenciário. Mestrando em Direito das Relações Sociais e trabalhistas. Especialista em Direito

Leia mais