VERSÃO 1 RESPOSTAS PROVA DE RECURSOS HUMANOS

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "VERSÃO 1 RESPOSTAS PROVA DE RECURSOS HUMANOS"

Transcrição

1 UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO FACULDADE DE ECONOMIA, ADMINISTRAÇÃO E CONTABILIDADE DE RIBEIRÃO PRETO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO DE ORGANIZAÇÕES PROCESSO SELETIVO DOUTORADO - TURMA 2011 PROVA DE RECURSOS HUMANOS Instruções para realização da prova 1. Este caderno contém 20 questões objetivas. 2. Para cada questão só há UMA ALTERNATIVA CORRETA. 3. A folha de resposta definitiva (gabarito) encontra-se na última página deste caderno de questões e não poderá ser rasurada, apagada por borracha ou corretivo, ou conter qualquer marcação fora dos campos destinados às respostas, pois existindo qualquer das situações especificadas acima tornará nula a questão. 4. Utilize apenas caneta esferográfica azul ou preta para preenchimento da folha de respostas (gabarito), a utilização de lápis implicará na anulação da prova e eliminação do candidato. 5. A duração da prova é de 1 (uma) hora. 6. Escreva somente o número de seu CPF em cada uma das páginas. Não escreva seu nome, nem faça qualquer identificação. 7. O candidato somente poderá retirar-se do local de aplicação da prova após 30 (trinta) minutos de seu início, levando consigo apenas esta página na qual se encontra a tira de gabarito ao lado para futura conferência. Instruções de conduta durante a prova 1. Não faça perguntas durante a prova, caso necessite de esclarecimento, levante o braço e aguarde ser atendido. 2. Não será permitido o uso de qualquer material de consulta. 3. O candidato NÃO poderá levar este caderno que será usado para correção da prova. 4. O candidato deverá entregar o caderno de prova até o término do horário permitido. Após este limite, todas as questões do candidato serão anuladas. Aguarde a ordem do fiscal para abrir este caderno. Boa prova! VERSÃO 1 RESPOSTAS

2 PROVA DE RECURSOS HUMANOS 01. As empresas buscam continuamente gerenciar pessoas de modo estratégico e com foco na competitividade. Neste sentido, a obra de Prahalad e Hamel trouxe inúmeras contribuições. Para Fisher (2002) algo que confere especificidade a abordagem destes autores é o conceito de: a) Transformação organizacional. b) Competências essenciais. c) Posicionamento como processo analítico. d) Pessoas como recurso estratégico. e) Envolvimento das pessoas com o negócio. 02. Dutra (2002) diz que as estratégias de recursos humanos nas organizações têm se respaldado em dois modelos extremos. São eles: a) Estratégia de comparação e estratégia valorização. b) Estratégia cultural e estratégia de liderança. c) Estratégia de manutenção e estratégia de transformação. d) Estratégia de controle e estratégia de comprometimento. e) Estratégia individualista e estratégia coletivista. 03. O desafio dos indicadores de gestão de pessoas encontra novos caminhos com a visão do balanced score card. Em relação ao modelo denominado human resource scorecard, desenvolvido por Becker, Huselid e Ulrich (2001) é correto afirmar que: a) Seu ponto de partida são as capacidades tangíveis. b) Parte de duas perspectivas distintivas. c) É focado no desenvolvimento das trilhas de carreira. d) É voltado a todos os stakeholders. e) É um modelo de relação causal que relaciona os valores gerados pelas pessoas e os resultados do negócio. 04. A entrevista tem aparecido como principal técnica utilizada nos processos seletivos, sendo subdividida em estágios. Assinale a opção que apresenta o ordenamento mais adequado do processamento da entrevista, segundo o modelo de quatro estágios: a) Análise educacional, análise profissional, análise emocional e fechamento. b) Abertura, análise do passado, análise do presente e análise do futuro. c) Abertura, pesquisa, troca e fechamento. d) Abertura, verificação de experiências, verificação de perfil psicológico e fechamento. e) Abertura, análise comportamental, análise das perspectivas futuras e fechamento. 05. Um dos resultados possíveis das avaliações de pessoas nas organizações é identificar pontos fortes e oportunidades de melhoria. Aponte a modalidade de avaliação que apresenta esse foco: a) Análise de perfil profissiográfico. b) Realização de metas e resultados. c) Análise comportamental. d) Desenvolvimento profissional. e) Aferição de potencial.

3 06. No momento de estabelecer os padrões de desempenho o gestor deve considerar a questão da contaminação de critérios que se refere à: a) Existência de fatores que fogem ao controle do funcionário. b) Estabilidade de um padrão ao longo do tempo. c) Extensão em que os indivíduos são capazes de manter certo nível de desempenho. d) Extensão em que os padrões captam todas as responsabilidades do funcionário. e) Focalização de um único critério. 07. A metodologia Hay é amplamente utilizada para avaliação de cargos e determinação de faixas salariais. Este método leva em conta três fatores, sendo eles: a) Salário competitivo, pesquisa salarial e pontos atribuídos. b) Conhecimento, atividade mental e responsabilidade. c) Liderança, comunicação e flexibilidade. d) Pesquisa salarial, ordenamento dos cargos e equidade interna. e) Escalonamento de cargos, equidade interna e equidade externa. 08. Quanto ao processo de negociação coletiva: I. O acordo deve ser formalizado, para isso o contrato deve ser redigido com clareza e ratificado. II. A condução das negociações deve analisar as propostas e preocupar-se em manter-se dentro da zona de negociação. III. No desenvolvimento das estratégias os planos de greve devem ser desconsiderados. IV. O negociador deve considerar as metas dos oponentes. Está correto o que se afirma em: a) I. b) IV. c) I e III. d) I e IV. e) I, II e IV. 09. Liderança deve ser vista como um processo social que envolve: I. O líder ou líderes. II. Os liderados. III. Um fato. IV. Um momento social Está correto o que se afirma em: a) I e II b) III e IV. c) I e III. d) I e IV. e) I, II III e IV. 10. Com base nos estudos desenvolvidos pela Universidade de Ohio sobre estilos de liderança, Blake e Mouton desenvolveram a metodologia do Grid Gerencial que verifica o posicionamento do líder, em 81 diferentes classificações, em dois eixos: a) Dependência versus independência. b) Delegação versus autoritarismo. c) Preocupação com as pessoas versus preocupação com a produção.

4 d) Preocupação com a estrutura versus preocupação com o conhecimento. e) Democracia versus autocracia. 11. Atualmente muitas empresas buscam promover políticas de gestão de pessoas focalizadas no equilíbrio trabalho/família (work life balance). Quanto às ações neste sentido seria incorreto dizer que as empresas promovem: a) Programas de assistência a crianças doentes. b) Tempo de folga para ajudar nas atividades escolares dos filhos. c) Políticas de licença prorrogadas para o cuidado dos filhos/idosos. d) Horário de trabalho fixo. e) Trajetórias de carreira customizadas. 12. As teorias de mudança organizacional buscam superar o paradigma da estabilidade e propor o conceito de transformação organizacional. Nesta vertente, o processo de transformação proposto por Fisher (2002) deve ser modelado de acordo com os seguintes passos: a) Auscultação, concepção, disseminação e sustentação. b) Diagnóstico, desenvolvimento organizacional e sustentação. c) Diagnóstico, desenvolvimento individual, desenvolvimento organizacional e sustentação. d) Auscultação, pesquisa-ação, comunicação e sustentação. e) Diagnóstico, desenvolvimento individual, desenvolvimento de equipe e desenvolvimento organizacional. 13. A competitividade global e a aceleração da economia do conhecimento geram pressões contínuas para o aumento dos investimentos das empresas em TD&E. Um programa de treinamento eficaz deve ser capaz de maximizar a aprendizagem dos treinandos. Assinale a alternativa que não se refere a um princípio psicológico de aprendizagem: a) Modelagem. b) Prática ativa. c) Significado. d) Avaliação de reação. e) Feedback e reforço. 14. A elaboração das competências organizacionais necessárias pode ocorrer por meio de práticas de gestão do conhecimento. Um dos principais processos de disseminação do conhecimento é: a) Resolução sistemática de problemas. b) Rotação de pessoas. c) Contratação de pessoal. d) Armazenagem de informações. e) Experiências realizadas por outros (benchmarking). 15. Existem estratégias de educação corporativa adequadas para lidar com os desafios da dimensão cultural. Uma delas é a estratégia de transformação que deve, inicialmente: a) Ser dirigida aos novos colaboradores. b) Ser dirigida às lideranças e a alta direção. c) Ser realizada anualmente. d) Ser realizada por consultores internos. e) Ser realizada por consultores externos.

5 16. Aponte o tipo de liderança que faz com que líderes e seguidores elevem seus níveis de moralidade e motivação: a) Liderança autocrática. b) Liderança democrática. c) Liderança laissez-faire. d) Liderança transformacional. e) Liderança transacional. 17. O desempenho humano no trabalho pode ser representado pela função capacidade, motivação e ambiente Desempenho = f(c,m,a). Aponte a alternativa que contem um elemento da dimensão ambiente: a) Ambição de carreira. b) Habilidades analíticas. c) Frustração. d) Metas/expectativas. e) Plano de cargo. 18. Aponte a alternativa correta: a) Demissão presumida é a situação em que o funcionário é obrigado a demitir-se por condições de trabalho intoleráveis. b) Demissão por justa causa é uma decorrência do princípio da liberdade de trabalho. c) A negligência só se constitui quando o consumidor final é afetado. d) A empresa jamais pode ter acesso ao conteúdo dos s corporativos. e) O sistema de revisão por níveis não deve ser utilizado como estratégia para resolução de divergências. 19. Um dos principais pilares de sustentação do modelo funcional de recompensas está baseado no fato deste modelo: a) Gerar agilidade da organização para acompanhar as mudanças internas e do mercado de trabalho. b) Gerar alinhamento com os objetivos estratégicos da organização. c) Ser estimulado pelos órgãos que regulam as práticas trabalhistas. d) Recompensar o valor agregado pelo profissional. e) Estar associado ao desenvolvimento de competências. 20. Aponte a alternativa que apresenta uma limitação da avaliação de desempenho focada na realização de metas e resultados: a) Esta modalidade de avaliação é geralmente desconectada da estratégia. b) Esta modalidade de avaliação não gera sincronia entre as ações individuais e grupais. c) Esta modalidade de avaliação focaliza o comportamento individual. d) Esta modalidade de avaliação pode estimular ações com resultados de curto prazo. e) Esta modalidade de avaliação depende de feedback 360º.

6 FOLHA DE RESPOSTAS DEFINITIVA PROVA DE RECURSOS HUMANOS Instruções de preenchimento: assinale com caneta esferográfica azul ou preta um X na alternativa que considere correta para cada questão conforme exemplo abaixo. Exemplo: A B C D E 01 X 02 X 03 X 04 X 05 X VERSÃO 1 RESPOSTAS A B C D E VERSÃO 1 RESPOSTAS A B C D E

VERSÃO 1 RESPOSTAS PROVA DE ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO

VERSÃO 1 RESPOSTAS PROVA DE ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO FACULDADE DE ECONOMIA, ADMINISTRAÇÃO E CONTABILIDADE DE RIBEIRÃO PRETO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO DE ORGANIZAÇÕES PROCESSO SELETIVO DOUTORADO - TURMA 2012 PROVA

Leia mais

VERSÃO 1 RESPOSTAS PROVA DE FINANÇAS

VERSÃO 1 RESPOSTAS PROVA DE FINANÇAS UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO FACULDADE DE ECONOMIA, ADMINISTRAÇÃO E CONTABILIDADE DE RIBEIRÃO PRETO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO DE ORGANIZAÇÕES PROCESSO SELETIVO MESTRADO-EDITAL FEA-RP-PPGAO

Leia mais

VERSÃO 1 RESPOSTAS PROVA DE METODOLOGIA DA PESQUISA VERSÃO 1

VERSÃO 1 RESPOSTAS PROVA DE METODOLOGIA DA PESQUISA VERSÃO 1 UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO FACULDADE DE ECONOMIA, ADMINISTRAÇÃO E CONTABILIDADE DE RIBEIRÃO PRETO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO DE ORGANIZAÇÕES PROCESSO SELETIVO DOUTORADO - TURMA 2011 PROVA

Leia mais

VERSÃO RESPOSTAS PROVA DE MÉTODOS QUANTITATIVOS

VERSÃO RESPOSTAS PROVA DE MÉTODOS QUANTITATIVOS UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO FACULDADE DE ECONOMIA, ADMINISTRAÇÃO E CONTABILIDADE DE RIBEIRÃO PRETO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO DE ORGANIZAÇÕES PROCESSO SELETIVO MESTRADO - TURMA 2012 PROVA

Leia mais

VERSÃO 1 RESPOSTAS PROVA DE RECURSOS HUMANOS

VERSÃO 1 RESPOSTAS PROVA DE RECURSOS HUMANOS UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO FACULDADE DE ECONOMIA, ADMINISTRAÇÃO E CONTABILIDADE DE RIBEIRÃO PRETO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO DE ORGANIZAÇÕES PROCESSO SELETIVO MESTRADO-EDITAL FEA-RP-PPGAO

Leia mais

VERSÃO RESPOSTAS PROVA DE MÉTODOS QUANTITATIVOS

VERSÃO RESPOSTAS PROVA DE MÉTODOS QUANTITATIVOS UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO FACULDADE DE ECONOMIA, ADMINISTRAÇÃO E CONTABILIDADE DE RIBEIRÃO PRETO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO DE ORGANIZAÇÕES PROCESSO SELETIVO DOUTORADO - TURMA 20 VERSÃO

Leia mais

VERSÃO 1 RESPOSTAS PROVA DE ADMINISTRAÇÃO GERAL

VERSÃO 1 RESPOSTAS PROVA DE ADMINISTRAÇÃO GERAL UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO FACULDADE DE ECONOMIA, ADMINISTRAÇÃO E CONTABILIDADE DE RIBEIRÃO PRETO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO DE ORGANIZAÇÕES PROCESSO SELETIVO MESTRADO-EDITAL FEA-RP-PPGAO

Leia mais

VERSÃO 1 RESPOSTAS PROVA DE MÉTODOS QUANTITATIVOS

VERSÃO 1 RESPOSTAS PROVA DE MÉTODOS QUANTITATIVOS UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO FACULDADE DE ECONOMIA, ADMINISTRAÇÃO E CONTABILIDADE DE RIBEIRÃO PRETO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO DE ORGANIZAÇÕES PROCESSO SELETIVO MESTRADO-EDITAL FEA-RP-PPGAO

Leia mais

VERSÃO RESPOSTAS PROVA DE RECURSOS HUMANOS

VERSÃO RESPOSTAS PROVA DE RECURSOS HUMANOS UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO FACULDADE DE ECONOMIA, ADMINISTRAÇÃO E CONTABILIDADE DE RIBEIRÃO PRETO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO DE ORGANIZAÇÕES PROCESSO SELETIVO MESTRADO - TURMA 2012 PROVA

Leia mais

VERSÃO RESPOSTAS PROVA DE MARKETING

VERSÃO RESPOSTAS PROVA DE MARKETING UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO FACULDADE DE ECONOMIA, ADMINISTRAÇÃO E CONTABILIDADE DE RIBEIRÃO PRETO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO DE ORGANIZAÇÕES PROCESSO SELETIVO MESTRADO - TURMA 202 Instruções

Leia mais

VERSÃO RESPOSTAS PROVA DE MARKETING

VERSÃO RESPOSTAS PROVA DE MARKETING UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO FACULDADE DE ECONOMIA, ADMINISTRAÇÃO E CONTABILIDADE DE RIBEIRÃO PRETO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO DE ORGANIZAÇÕES PROCESSO SELETIVO DOUTORADO - TURMA 2011 VERSÃO

Leia mais

VERSÃO RESPOSTAS PROVA DE FINANÇAS

VERSÃO RESPOSTAS PROVA DE FINANÇAS UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO FACULDADE DE ECONOMIA, ADMINISTRAÇÃO E CONTABILIDADE DE RIBEIRÃO PRETO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO DE ORGANIZAÇÕES PROCESSO SELETIVO MESTRADO EDITAL 01/2011 PROVA

Leia mais

VERSÃO 1 RESPOSTAS PROVA DE METODOLOGIA DA PESQUISA

VERSÃO 1 RESPOSTAS PROVA DE METODOLOGIA DA PESQUISA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO FACULDADE DE ECONOMIA, ADMINISTRAÇÃO E CONTABILIDADE DE RIBEIRÃO PRETO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO DE ORGANIZAÇÕES PROCESSO SELETIVO DOUTORADO - TURMA 2012 PROVA

Leia mais

VERSÃO 1 RESPOSTAS PROVA DE FINANÇAS

VERSÃO 1 RESPOSTAS PROVA DE FINANÇAS UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO FACULDADE DE ECONOMIA, ADMINISTRAÇÃO E CONTABILIDADE DE RIBEIRÃO PRETO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO DE ORGANIZAÇÕES PROCESSO SELETIVO DOUTORADO TURMA 2012 PROVA

Leia mais

VERSÃO 1 RESPOSTAS PROVA DE ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO

VERSÃO 1 RESPOSTAS PROVA DE ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO FACULDADE DE ECONOMIA, ADMINISTRAÇÃO E CONTABILIDADE DE RIBEIRÃO PRETO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO DE ORGANIZAÇÕES PROCESSO SELETIVO DOUTORADO - TURMA 2011 PROVA

Leia mais

VERSÃO 1 RESPOSTAS PROVA DE RECURSOS HUMANOS

VERSÃO 1 RESPOSTAS PROVA DE RECURSOS HUMANOS UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO FACULDADE DE ECONOMIA, ADMINISTRAÇÃO E CONTABILIDADE DE RIBEIRÃO PRETO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO DE ORGANIZAÇÕES PROCESSO SELETIVO DOUTORADO - TURMA 2012 PROVA

Leia mais

VERSÃO RESPOSTAS PROVA DE ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO

VERSÃO RESPOSTAS PROVA DE ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO FACULDADE DE ECONOMIA, ADMINISTRAÇÃO E CONTABILIDADE DE RIBEIRÃO PRETO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO DE ORGANIZAÇÕES PROCESSO SELETIVO MESTRADO - TURMA 2012 PROVA

Leia mais

Sumário. Prefácio, 17

Sumário. Prefácio, 17 Sumário Prefácio, 17 1 GESTÃO DE PESSOAS, 19 1.1 Conceituação, 19 1.2 Evolução histórica da gestão de pessoas, 20 1.2.1 Administração científica, 20 1.2.2 Escola de relações humanas, 22 1.2.3 Relações

Leia mais

VERSÃO 1 RESPOSTAS PROVA DE FINANÇAS

VERSÃO 1 RESPOSTAS PROVA DE FINANÇAS UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO FACULDADE DE ECONOMIA, ADMINISTRAÇÃO E CONTABILIDADE DE RIBEIRÃO PRETO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO DE ORGANIZAÇÕES PROCESSO SELETIVO DOUTORADO - TURMA 2011 PROVA

Leia mais

10/8/2011. Administração de Recursos Humanos TREINAMENTO: DESENVOLVIMENTO: Concluindo: T&D é o processo educacional aplicado de

10/8/2011. Administração de Recursos Humanos TREINAMENTO: DESENVOLVIMENTO: Concluindo: T&D é o processo educacional aplicado de TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO DE PESSOAL Administração de Recursos Humanos É o processo de desenvolver qualidades nos RHs para habilitá-los a serem mais produtivos e contribuir melhor para o alcance dos

Leia mais

Unidade III. Avaliação de Desempenho. Profª. Ana Paula de Andrade Trubbianelli

Unidade III. Avaliação de Desempenho. Profª. Ana Paula de Andrade Trubbianelli Unidade III Avaliação de Desempenho Profª. Ana Paula de Andrade Trubbianelli Os compromissos de desempenho Diferenças individuais Desenvolvimento individual na organização/satisfação Motivação relacionada

Leia mais

UNIOESTE Universidade Estadual do Oeste do Paraná PROVOU 2019

UNIOESTE Universidade Estadual do Oeste do Paraná PROVOU 2019 UNIOESTE Universidade Estadual do Oeste do Paraná Processo Seletivo para Ocupação de Vagas Remanescentes nos Cursos de Graduação PROVOU 2019 OBSERVAÇÕES IMPORTANTES: 1. PROVAS: Este caderno contém a prova

Leia mais

VERSÃO 1 RESPOSTAS PROVA DE MARKETING

VERSÃO 1 RESPOSTAS PROVA DE MARKETING UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO FACULDADE DE ECONOMIA, ADMINISTRAÇÃO E CONTABILIDADE DE RIBEIRÃO PRETO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO DE ORGANIZAÇÕES PROCESSO SELETIVO MESTRADO-EDITAL FEA-RP-PPGAO

Leia mais

Sumário. Apresentação da 2 a edição, 11. Parte i Visão geral da gestão de pessoas, 13

Sumário. Apresentação da 2 a edição, 11. Parte i Visão geral da gestão de pessoas, 13 Sumário Apresentação da 2 a edição, 11 Parte i Visão geral da gestão de pessoas, 13 1 A gestão de pessoas passada a limpo, 15 Introdução, 15 Novo contrato entre pessoas e organizações, 20 O porquê de um

Leia mais

VERSÃO 1 RESPOSTAS PROVA DE ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO

VERSÃO 1 RESPOSTAS PROVA DE ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO FACULDADE DE ECONOMIA, ADMINISTRAÇÃO E CONTABILIDADE DE RIBEIRÃO PRETO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO DE ORGANIZAÇÕES PROCESSO SELETIVO MESTRADO-EDITAL FEA-RP-PPGAO

Leia mais

Ementas. Certificate in Business Administration CBA

Ementas. Certificate in Business Administration CBA Ementas Certificate in Business Administration CBA Agosto 2012 Módulo Fundamental Administração Financeira EMENTA: Disciplina desenvolve a capacidade de contribuição para as decisões gerenciais aplicando

Leia mais

6 Conclusões e Recomendações

6 Conclusões e Recomendações 93 6 Conclusões e Recomendações Este capítulo pretende relacionar as informações do referencial teórico com os resultados da pesquisa realizada com as duas pequenas empresas familiares no ramo do comércio.

Leia mais

Sistema RH1000. Gestão de Pessoas por Competências. Foco em Resultados. Ohl Braga Desenvolvimento Empresarial desde Atualizado em 20Jun2017 1

Sistema RH1000. Gestão de Pessoas por Competências. Foco em Resultados. Ohl Braga Desenvolvimento Empresarial desde Atualizado em 20Jun2017 1 Sistema RH1000 Gestão de Pessoas por Competências Foco em Resultados Ohl Braga Desenvolvimento Empresarial desde 1987 Atualizado em 20Jun2017 1 OHL Braga tem a Solução Completa Implante o RH de Resultados

Leia mais

Teste de Proficiência

Teste de Proficiência Teste de Proficiência Curso: Tecnólogo em Marketing Turma: Marketing Nome: Data: 23/11/2017 RECOMENDAÇÕES 1. A resolução do teste deve ser a CANETA AZUL ou PRETA; 2. O teste é INDIVIDUAL e SEM CONSULTA;

Leia mais

QUADRO DE DISCIPLINAS

QUADRO DE DISCIPLINAS QUADRO DE DISCIPLINAS Disciplinas 1 Horas- Aula 2 1. Fundamentos do Gerenciamento de Projetos 24 2. Gerenciamento do Escopo em Projetos 24 3. Gerenciamento da Qualidade em Projetos 12 4. Gerenciamento

Leia mais

AVALIAÇÃO NACIONAL DA DISCIPLINA METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICO-TECNOLÓGICA E INOVAÇÃO

AVALIAÇÃO NACIONAL DA DISCIPLINA METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICO-TECNOLÓGICA E INOVAÇÃO Pg. 1/7 AVALIAÇÃO NACIONAL DA DISCIPLINA METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICO-TECNOLÓGICA E INOVAÇÃO CADERNO DEQUESTÕES 1. Esta prova contém 16 (dezesseis questões), cada uma com 5 (cinco)alternativas. 2.

Leia mais

Soluções em Recursos Humanos, Treinamento e Conhecimento

Soluções em Recursos Humanos, Treinamento e Conhecimento Soluções em Recursos Humanos, Treinamento e Conhecimento Habilidade, métodos, políticas, técnicas e práticas QUEM SOMOS Somos uma empresa jovem com a visão de valorização do recurso humano como impulso

Leia mais

SUMÁRIO. Parte I COMPREENDENDO A GESTÃO DE PESSOAS. Parte II MOVIMENTANDO PESSOAS. 1 A Gestão de Pessoas no Contexto Contemporâneo...

SUMÁRIO. Parte I COMPREENDENDO A GESTÃO DE PESSOAS. Parte II MOVIMENTANDO PESSOAS. 1 A Gestão de Pessoas no Contexto Contemporâneo... SUMÁRIO Apresentação... xiii Parte I COMPREENDENDO A GESTÃO DE PESSOAS 1 A Gestão de Pessoas no Contexto Contemporâneo... 3 Importância da gestão de pessoas... 4 A gestão de pessoas passada a limpo...

Leia mais

Anderson Barbosa / Eleni Gentil / Telefone: /3878

Anderson Barbosa / Eleni Gentil   / Telefone: /3878 P-34 Desenvolvimento da Liderança para a Cultura da Excelência ML - Sabesp Anderson Barbosa / Eleni Gentil E-mail: andersonab@sabesp.com.br / egentil@sabesp.com.br Telefone: 2681.3796 /3878 PERFIL ML Características

Leia mais

Sistema RH1000. Gestão de Pessoas por Competências. Foco em Resultados. Ohl Braga Desenvolvimento Empresarial desde Atualizado em 01Mar2016 1

Sistema RH1000. Gestão de Pessoas por Competências. Foco em Resultados. Ohl Braga Desenvolvimento Empresarial desde Atualizado em 01Mar2016 1 Sistema RH1000 Gestão de Pessoas por Competências Foco em Resultados Ohl Braga Desenvolvimento Empresarial desde 1987 Atualizado em 01Mar2016 1 Implantação do RH de Resultados (RHR ) Solução Completa Metodologia

Leia mais

"DESENVOLVIMENTO E RETENÇÃO DE TALENTOS EM TEMPOS DE ALTA DEMANDA POR QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL"

DESENVOLVIMENTO E RETENÇÃO DE TALENTOS EM TEMPOS DE ALTA DEMANDA POR QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL "DESENVOLVIMENTO E RETENÇÃO DE TALENTOS EM TEMPOS DE ALTA DEMANDA POR QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL" Gestão Engajamento e Retenção nas Mãos das Lideranças Pessoas: O ativo mais importante das organizações?!?!

Leia mais

Processo Seletivo 15/2019 Prova de Seleção Curso: Pós-Graduação lato sensu em Sustentabilidade no Ambiente Construído CADERNO DE QUESTÃO

Processo Seletivo 15/2019 Prova de Seleção Curso: Pós-Graduação lato sensu em Sustentabilidade no Ambiente Construído CADERNO DE QUESTÃO Processo Seletivo 15/2019 Prova de Seleção Curso: Pós-Graduação lato sensu em Sustentabilidade no Ambiente Construído 1) Assine no local indicado no fim desta folha. CADERNO DE QUESTÃO 2) AGUARDE AUTORIZAÇÃO

Leia mais

VERSÃO 1 RESPOSTAS PROVA DE ADMINISTRAÇÃO GERAL

VERSÃO 1 RESPOSTAS PROVA DE ADMINISTRAÇÃO GERAL UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO FACULDADE DE ECONOMIA, ADMINISTRAÇÃO E CONTABILIDADE DE RIBEIRÃO PRETO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO DE ORGANIZAÇÕES PROCESSO SELETIVO DOUTORADO - TURMA 2011 PROVA

Leia mais

Gestão por Competência

Gestão por Competência Gestão por Competência Vera Gobetti 04/05/2017 GESTÃO POR COMPETÊNCIAS É UMA EVOLUÇÃO DA GESTÃO DE PESSOAS A Competência é sustentada em 3 pilares: 1- Conhecimento 2- Habilidades 3- Atitudes Aspectos Fundamentais

Leia mais

PROFNIT Mestrado Profissional em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para Inovação

PROFNIT Mestrado Profissional em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para Inovação Pg. 1/7 AVALIAÇÃO NACIONAL DA DISCIPLINA DE CONCEITOS E APLICAÇÕES DE TRANSFERÊNCIA DE TECNOLOGIA CADERNO DE QUESTÕES 1. Esta prova contém 16 (Dezesseis questões), cada uma com 4 (quatro) alternativas.

Leia mais

Gestão de pessoas e desempenho organizacional

Gestão de pessoas e desempenho organizacional Aula 12 Gestão de pessoas e desempenho organizacional Agenda 1 Seminário 2 Medindo a performance do RH 1 Seminário 5 Competing on talent analytics. Davenport, Harris & Shapiro. Harvard Business Review,

Leia mais

Gestão de Pessoas Natura

Gestão de Pessoas Natura Seminário Internacional Em Busca da Excelência 2004 Gestão de Pessoas Natura Flavio Pesiguelo Natura 24/03/2004 Natura Maior empresa brasileira de cosméticos Nascida em 1969 Países em que atua: Brasil,

Leia mais

04. Os líderes não devem considerar a comunicação informal, pois ela prejudica o trabalho e o desempenho dos colaboradores.

04. Os líderes não devem considerar a comunicação informal, pois ela prejudica o trabalho e o desempenho dos colaboradores. TEORIAS E FUNÇÕES ADMINISTRATIVAS 01. A função gerencial de planejamento abrange a definição de metas de uma organização, o estabelecimento de uma estratégia global para alcançá-las e o desenvolvimento

Leia mais

Público Alvo Gestores e líderes de Projetos.

Público Alvo Gestores e líderes de Projetos. A AESabesp através de sua Diretoria de Projetos Socioambientais, realizará o Curso Gestão de Projetos-GEPRO, refere-se a aplicação de um Programa de Gestão Eficaz de Projetos, que será ministrado pela

Leia mais

MBA em GESTÃO DE FINANÇAS E CONTROLADORIA

MBA em GESTÃO DE FINANÇAS E CONTROLADORIA MBA em GESTÃO DE FINANÇAS E CONTROLADORIA OBJETIVOS DO CURSO O objetivo geral do Curso de Pós-graduação Lato Sensu MBA em Finanças e Controladoria é capacitar e atualizar profissionais de finanças e controladoria

Leia mais

PROGRAMAS DE RECURSOS HUMANOS GESTÃO DE CARGOS E SALÁRIOS

PROGRAMAS DE RECURSOS HUMANOS GESTÃO DE CARGOS E SALÁRIOS PROGRAMAS DE RECURSOS HUMANOS GESTÃO DE CARGOS E SALÁRIOS Demonstrar as etapas na implantação e desenvolvimento de planos de cargos e salários. Como utilizar as ferramentas de cargos e salários Apresentar

Leia mais

Perspectivas da Gestão Estratégica de Pessoas para as Organizações Públicas

Perspectivas da Gestão Estratégica de Pessoas para as Organizações Públicas Perspectivas da Gestão Estratégica de Pessoas para as Organizações Públicas Aleksandra Pereira dos Santos Doutora em Psicologia Social, do Trabalho e das Organizações UnB Coordenadora-Geral de RH Previc

Leia mais

PREFE ITURA MUNICIPAL DE GUAJ ARÁ MIRIM

PREFE ITURA MUNICIPAL DE GUAJ ARÁ MIRIM Caderno de Questões PREFE ITURA MUNICIPAL DE GUAJ ARÁ MIRIM realização S18 - Médico Clínico Geral AT E N Ç Ã O 1. O caderno de questões contém 20 questões de múltipla-escolha, conforme distribuição abaixo,

Leia mais

Sumário. Capítulo 1 Evolução das Teorias Administrativas

Sumário. Capítulo 1 Evolução das Teorias Administrativas Sumário Capítulo 1 Evolução das Teorias Administrativas 1.1. A administração científica 1.1.1. Críticas à administração científica 1.2. A teoria clássica 1.3. Burocracia 1.3.1. Disfunções da burocracia

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO REITORIA. Avenida Rio Branco, 50 Santa Lúcia Vitória ES

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO REITORIA. Avenida Rio Branco, 50 Santa Lúcia Vitória ES MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO REITORIA Avenida Rio Branco, 50 Santa Lúcia 29056-255 Vitória ES 27 3357-7500 CONCURSO PÚBLICO Edital nº 3/2016 Docentes Mestres e Doutores Caderno

Leia mais

EDITAL Nº 08/2018. Abre inscrições para seleção de professores-autores para a elaboração de materiais didáticos do curso de pósgraduação

EDITAL Nº 08/2018. Abre inscrições para seleção de professores-autores para a elaboração de materiais didáticos do curso de pósgraduação EDITAL Nº 08/2018 SELEÇÃO DE PROFESSORES-AUTORES PARA ELABORAÇÃO DE MATERIAIS DIDÁTICOS PARA O CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU (MODALIDADE EAD) EM GESTÃO POR COMPETÊNCIAS Abre inscrições para seleção

Leia mais

Atendimento Humanizado. Liderança de Equipes. Qualidade Gestão de Resultados

Atendimento Humanizado. Liderança de Equipes. Qualidade Gestão de Resultados Atendimento Humanizado Liderança de Equipes Qualidade Gestão de Resultados Palestras Seminários Orientação dirigida possibilidades para projetos customizados sob medida à realidade do hospital possibilidades

Leia mais

CURSO PÓS-GRADUAÇÃO GESTÃO DE SAÚDE UNIMED

CURSO PÓS-GRADUAÇÃO GESTÃO DE SAÚDE UNIMED CURSO PÓS-GRADUAÇÃO GESTÃO DE SAÚDE UNIMED PROPOSTA DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS FGV CORPORATIVO 12.227/14_v3 QUADRO DE DISCIPLINAS Disciplinas (**) Carga Horária (*) 1. Cooperativismo e Administração de Serviços

Leia mais

MBA GESTÃO DE PESSOAS E RESULTADOS

MBA GESTÃO DE PESSOAS E RESULTADOS MBA GESTÃO DE PESSOAS E RESULTADOS 1) OBJETIVO O curso objetiva promover a capacitação e a atualização profissional, integrando conhecimentos e práticas consagrados na área de gestão de pessoas, com visão

Leia mais

Capítulo 1. Estratégia de Recursos Humanos

Capítulo 1. Estratégia de Recursos Humanos Capítulo 1 Estratégia de Recursos Humanos CAPITAL HUMANO Recruitment Fulfillment Capital humano é intangível Não é possível gerenciar o capital humano da mesma forma que gerenciam trabalhos, produtos e

Leia mais

Prof. André Sandes Concurso MPU 2018 TÉCNICO DO MPU ANÁLISE DAS QUESTÕES

Prof. André Sandes Concurso MPU 2018 TÉCNICO DO MPU ANÁLISE DAS QUESTÕES TÉCNICO DO MPU ANÁLISE DAS QUESTÕES 77. A utilização de novas metodologias que visem facilitar o acesso a informações e dar celeridade ao atendimento promove uma cultura de desburocratização e inovação.

Leia mais

GESTÃO DE PESSOAS Prof. Saravalli

GESTÃO DE PESSOAS Prof. Saravalli GESTÃO DE PESSOAS Prof. Saravalli www.profsaravalli.com ademir_saravalli@yahoo.com.br Treinamento e desenvolvimento de pessoas Loanda/PR 2016 Treinamento e desenvolvimento de pessoas Objetivos Conhecer

Leia mais

Remuneração e Recompensa

Remuneração e Recompensa Remuneração e Recompensa Disciplina: Gestão por Competências Prof. Joel Dutra Alunas: Cristina Leme Elizângela de Jesus Oliveira Fernanda Ferrari Agenda Contexto / Conceitos Apresentação Empresa Objeto

Leia mais

Treinamento e Desenvolvimento

Treinamento e Desenvolvimento Treinamento e Desenvolvimento Aprendizagem organizacional e gestão do conhecimento Resolução sistemática de problemas; Experiências realizadas por outros. Circulação de conhecimento; Garvin (1993) Experimentação;

Leia mais

ROTEIRO ADMINISTRAÇÃO DE PESSOAS

ROTEIRO ADMINISTRAÇÃO DE PESSOAS FILIPE S. MARTINS ROTEIRO ADMINISTRAÇÃO DE PESSOAS LIDERANÇA LIDERANÇA E MOTIVAÇÃO LIDERANÇA É UM DOS PAPÉIS DOS ADMINISTRADORES. O LÍDER INFLUENCIA O COMPORTAMENTO DE UM OU MAIS LIDERADOS OU SEGUIDORES.

Leia mais

Programa de Desenvolvimento de Líderes. Consciência e Ferramentas para Liderar

Programa de Desenvolvimento de Líderes. Consciência e Ferramentas para Liderar Programa de Desenvolvimento de Líderes Consciência e Ferramentas para Liderar Gestão, Liderança e Pessoas Um Programa Desenvolvido para Despertar em Gestores e Líderes o melhor de sí. Encontros em que

Leia mais

11/04/2017. Aula 9. Gestão de Recursos Humanos. Agenda. Seminário 7. Gestão de RH

11/04/2017. Aula 9. Gestão de Recursos Humanos. Agenda. Seminário 7. Gestão de RH Aula 9 Gestão de Recursos Humanos Agenda Seminário 7 Gestão de RH 2 1 Gestão de RH Gestão de Recursos Humanos O conjunto de políticas, práticas e programas que tem por objetivo atrair, selecionar, socializar,

Leia mais

PDL PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO DE LÍDERES

PDL PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO DE LÍDERES PDL PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO DE LÍDERES Esse é um PROGRAMA EXCLUSIVO CR BASSO, onde você terá tudo o que precisa para se tornar um Líder de alta performance, potencializando suas competências e alavancando

Leia mais

Apresentação Institucional

Apresentação Institucional Apresentação Institucional Cuidar de gente. Este é o nosso negócio. QUEM SOMOS? A Realize é uma consultoria de desenvolvimento e gestão de pessoas, especializada em liderança, estruturação deprocessos

Leia mais

C O M U N I C A D O. 1 O Núcleo de Registro e Controle Acadêmico (NRCA) fará a matrícula dos alunos do 8 e do 9 semestres na disciplina indicada.

C O M U N I C A D O. 1 O Núcleo de Registro e Controle Acadêmico (NRCA) fará a matrícula dos alunos do 8 e do 9 semestres na disciplina indicada. COMUNICADO CEM/IT 2/2017 DIVULGA A RELAÇÃO DE DISCIPLINAS RECOMENDADAS COMO OPTATIVAS PARA O 1º SEMESTRE LETIVO DE 2018 DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA MECÂNICA DO CAMPUS ITATIBA DA UNIVERSIDADE SÃO

Leia mais

PROCESSO SELETIVO - TRIBUNAL DE JUSTIÇA DE GOIAS GABARITO - GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS

PROCESSO SELETIVO - TRIBUNAL DE JUSTIÇA DE GOIAS GABARITO - GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS PROCESSO SELETIVO - TRIUNL E JUSTIÇ E GOIS GRITO - GESTÃO E RECURSOS HUMNOS Questão isciplina Nível Pergunta lternativa lternativa lternativa C lternativa lternativa Correta 1 dministração Científica está

Leia mais

Modelo SESI de Sustentabilidade no Trabalho

Modelo SESI de Sustentabilidade no Trabalho Modelo SESI de Sustentabilidade no Trabalho O QUE É O MODELO O Modelo SESI de Sustentabilidade no Trabalho é uma ferramenta de diagnóstico e auto-avaliação que propõe às indústrias brasileiras uma reflexão

Leia mais

Teste de Proficiência

Teste de Proficiência Teste de Proficiência Curso: Tecnólogo em Comércio Exterior Turma: Comércio Exterior Nome: Data: 21/09/2017 RECOMENDAÇÕES 1. A resolução do teste deve ser a CANETA AZUL ou PRETA; 2. O teste é INDIVIDUAL

Leia mais

P-02 Case Carrefour. Desenvolvimento de Liderança nas Operações Magda Santana Carrefour Rolando Pelliccia Contexto Ambientes de Aprendizagem

P-02 Case Carrefour. Desenvolvimento de Liderança nas Operações Magda Santana Carrefour Rolando Pelliccia Contexto Ambientes de Aprendizagem P-02 Case Carrefour Desenvolvimento de Liderança nas Operações Magda Santana Carrefour Rolando Pelliccia Contexto Ambientes de Aprendizagem Assuntos de hoje 1. Quem é o Carrefour? 2. Por que este programa?

Leia mais

MBA Controladoria e Finanças com ênfase em Recursos Humanos

MBA Controladoria e Finanças com ênfase em Recursos Humanos MBA Controladoria e Finanças com ênfase em Recursos Humanos Coordenador: Dr. Giancarlo Leite Certificado: Especialista MBA em Controladoria e Finanças com ênfase em Recursos Humanos Duração: 1 ano e 3

Leia mais

Capítulo 1 O sistema de relações laborais português

Capítulo 1 O sistema de relações laborais português Índice Índice de quadros e figuras 15 Introdução 19 Parte 1 ENQUADRAMENTO Capítulo 1 O sistema de relações laborais português 1. Força de trabalho e contrato de trabalho 26 2. Os intervenientes na determinação

Leia mais

EDITAL SISTEMATIZADO...

EDITAL SISTEMATIZADO... EDITAL SISTEMATIZADO... 19 1. Compreendendo o edital do concurso... 19 1.1. O que faz um servidor público que passa para esse concurso?... 19 1.2. Como estudo esta disciplina?... 22 1.3. O que está no

Leia mais

A importância do Planejamento Financeiro. 30 de outubro 2009

A importância do Planejamento Financeiro. 30 de outubro 2009 A importância do Planejamento Financeiro 30 de outubro 2009 Agenda 1. Visão Geral 2. Tendências 3. 10 requisitos fundamentais 4. Conclusão Agenda 1. Visão Geral 2. Tendências 3. 10 requisitos fundamentais

Leia mais

Gestão de Pessoas. Prof (a): Mestre Patrícia Bellotti

Gestão de Pessoas. Prof (a): Mestre Patrícia Bellotti Gestão de Pessoas Prof (a): Mestre Patrícia Bellotti As competências nas Problematizações das unidades de aprendizagem UNID 2.1 Treinamento e Desenvolvimento de Pessoas. Como o treinamento atua no desenvolvimento

Leia mais

UNIOESTE Universidade Estadual do Oeste do Paraná

UNIOESTE Universidade Estadual do Oeste do Paraná UNIOESTE Universidade Estadual do Oeste do Paraná Processo Seletivo para Ocupação de Vagas Remanescentes nos Cursos de Graduação PROVOU 2015 Candidato: inscrição - nome do candidato Opção: código - nome

Leia mais

TÉCNICAS DE VENDAS EDITAL

TÉCNICAS DE VENDAS EDITAL EDITAL Noções de administração de vendas: planejamento, estratégias, objetivos; análise do mercado, metas. Técnicas de Vendas de Produtos e Serviços financeiros no setor bancário: planejamento, técnicas;

Leia mais

AVALIAÇÃO NACIONAL DA DISCIPLINA DE CONCEITOS E APLICAÇÕES DE TRANSFERÊNCIA DE TECNOLOGIA CADERNO DE QUESTÕES

AVALIAÇÃO NACIONAL DA DISCIPLINA DE CONCEITOS E APLICAÇÕES DE TRANSFERÊNCIA DE TECNOLOGIA CADERNO DE QUESTÕES Pg. 1/6 AVALIAÇÃO NACIONAL DA DISCIPLINA DE CONCEITOS E APLICAÇÕES DE TRANSFERÊNCIA DE TECNOLOGIA CADERNO DE QUESTÕES 1. Esta prova contém 16 (dezesseis questões), cada uma com 4 (quatro) alternativas.

Leia mais

Reunião do Grupo de RH Pesquisa de Clima Organizacional Setembro Carlos Bertazzi

Reunião do Grupo de RH Pesquisa de Clima Organizacional Setembro Carlos Bertazzi Reunião do Grupo de RH Pesquisa de Clima Organizacional Setembro 2016 Carlos Bertazzi www.rh4youconsultoria.wordpress.com O que é? Clima é a percepção coletiva que as pessoas têm da empresa, por meio do

Leia mais

Balanced Scorecard quatro perspectivas: 1 Financeira 2 Clientes/Mercado 3 Processos Internos 4 Aprendizado/Inovação e Crescimento

Balanced Scorecard quatro perspectivas: 1 Financeira 2 Clientes/Mercado 3 Processos Internos 4 Aprendizado/Inovação e Crescimento Balanced Scorecard 1990 métodos e indicadores de desempenho focados apenas nas finanças. Kaplan e Norton: Proposta de avaliação do desempenho organizacional englobando quatro perspectivas: 1 Financeira

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO REITORIA. Avenida Rio Branco, 50 Santa Lúcia Vitória ES

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO REITORIA. Avenida Rio Branco, 50 Santa Lúcia Vitória ES MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO REITORIA Avenida Rio Branco, 50 Santa Lúcia 29056-255 Vitória ES 27 3357-7500 CONCURSO PÚBLICO Edital nº 3/2016 Docentes Mestres e Doutores Caderno

Leia mais

PROVA DE CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS EM ADMINISTRAÇÃO

PROVA DE CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS EM ADMINISTRAÇÃO 1 UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO FACULDADE DE ECONOMIA, ADMINISTRAÇÃO E CONTABILIDADE DE RIBEIRÃO PRETO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO DE ORGANIZAÇÕES EDITAL FEA-RP PPGAO 02/2018 PROCESSO SELETIVO

Leia mais

GESTÃO DE PESSOAS 2019

GESTÃO DE PESSOAS 2019 TENDÊNCIAS EM GESTÃO DE PESSOAS 2019 10 ANOS DE ESTUDO Katia Moreno e José Antonio Silva Amostra da Pesquisa 63 empresas participantes 32 setores representados 80% dos respondentes são diretores ou gerentes

Leia mais

FUNDAÇÃO LUSÍADA CENTRO UNIVERSITÁRIO LUSÍADA. Aluno: Matricula: 1º Bim. Disciplina: Sistema de Informações Gerenciais Nota: Visto:

FUNDAÇÃO LUSÍADA CENTRO UNIVERSITÁRIO LUSÍADA. Aluno: Matricula: 1º Bim. Disciplina: Sistema de Informações Gerenciais Nota: Visto: Aluno: Matricula: Curso: Administração Data: 09/04/2018 Disciplina: Sistema de Informações Gerenciais Nota: Visto: Instruções: Esta é uma prova individual composta por 9 (nove) questões distribuídas entre

Leia mais

ASSISTENTE ADMINISTRATIVO

ASSISTENTE ADMINISTRATIVO SELEÇÃO PÚBLICA SIMPLIFICADA PREFEITURA DE PETROLINA (NÍVEL MÉDIO) CADERNO DE QUESTÕES OBJETIVAS ATENÇÃO! Verifique se as informações descritas neste Caderno de Questões Objetivas coincidem com o registrado

Leia mais

Pós-Graduação Lato Sensu MBA em Gestão de Equipes de Alto Desempenho

Pós-Graduação Lato Sensu MBA em Gestão de Equipes de Alto Desempenho FACULDADE DE TECNOLOGIA SENAI JOINVILLE DIREÇÃO GERAL DA FACULDADE Marcos Hollerweger COORDENAÇÃO DA FACULDADE Denise Maria Rengel COORDENAÇÃO DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU Nilton Manoel Lacerda

Leia mais

NAGEH Pessoas. Eixo: Capacitação e Desenvolvimento de Pessoal 28/09/2015. Compromisso com a Qualidade Hospitalar

NAGEH Pessoas. Eixo: Capacitação e Desenvolvimento de Pessoal 28/09/2015. Compromisso com a Qualidade Hospitalar Eixo: Capacitação e Desenvolvimento de Pessoal 28/09/2015 Agenda: 28/09/2015 8:30 as 9:00 h Recepção dos participantes 9:00 as 11:00 h Eixo: Capacitação e Desenvolvimento 11:00 as 11:30 h Análise de Indicadores

Leia mais

1º SEMESTRE 2º SEMESTRE

1º SEMESTRE 2º SEMESTRE 1º SEMESTRE 7ECO003 ECONOMIA DE EMPRESAS I Organização econômica e problemas econômicos. Demanda, oferta e elasticidade. Teoria do consumidor. Teoria da produção e da firma, estruturas e regulamento de

Leia mais

A Tecnologia na Gestão de Talento e Performance

A Tecnologia na Gestão de Talento e Performance A Tecnologia na Gestão de Talento e Performance A gestão de talento como fator fulcral na estratégia de negócio e na obtenção de objetivos organizacionais (Francois Coentro) AGENDA Ciclo de Vida do Colaborador

Leia mais

POLÍTICAS DE RECURSOS HUMANOS CONHECENDO UM POUCO MAIS...

POLÍTICAS DE RECURSOS HUMANOS CONHECENDO UM POUCO MAIS... POLÍTICAS DE RECURSOS HUMANOS CONHECENDO UM POUCO MAIS... As avaliações e premiações são consideradas salários indiretos que tem como principal objetivo motivar, reter e consequentemente garantir bons

Leia mais

eduardo@ ENDP 2017 13/09/2017 DESAFIOS DA GESTÃO DE PESSOAS NA TERCEIRIZAÇÃO DO SETOR PÚBLICO EDUARDO CARMELLO eduardo@ www. 2017 2019 2022 >Orientar e Capacitar Empresas para produzir o Futuro Desejado

Leia mais

ORIENTAÇÃO. Leia o Guia Logístico de Avaliação UNITINS publicado no site

ORIENTAÇÃO. Leia o Guia Logístico de Avaliação UNITINS publicado no site !"#$%&"$!'!'"& '&()**+,(,-$%.!! /)(,-$'(),*0)**+ /'$/1'"%%!2%/! )**+, ORIENTAÇÃO Leia o Guia Logístico de Avaliação UNITINS publicado no site www.educon.br/unitins ATENÇÃO: 1. Verifique se a numeração

Leia mais

Liderança e Confiança. Alan Alexandre Anneliese Manuella Mariana Beatriz

Liderança e Confiança. Alan Alexandre Anneliese Manuella Mariana Beatriz Liderança e Confiança Alan Alexandre Anneliese Manuella Mariana Beatriz O que é liderança? Liderança x administração; Enfrentamento da complexibilidade; Enfrentamento da mudança; Autoridade natural do

Leia mais

Liderança e Gestão de Competências

Liderança e Gestão de Competências Liderança e Gestão de Competências Teoria e prática na gestão de pessoas Prof. Ms. André Ricardo Nahas Agenda Contextualizando... Teorias de liderança Papel do líder Exemplos práticos Contextualizando...

Leia mais

Capacitação e Desenvolvimento de Pessoas

Capacitação e Desenvolvimento de Pessoas Gestão de Pessoas Capacitação e Desenvolvimento de Pessoas Responsável pelo Conteúdo: Profa. Ms. Gisele de Lima Fernandes Revisão Textual: Profa. Esp. Alessandra Fabiana Cavalcante Unidade Capacitação

Leia mais

Gestão de Pessoas. Prof (a) Responsável: Patrícia Bellotti Carvalho Prof (a) Tutor (a) de Aprendizagem: Tarcis Prado Junior

Gestão de Pessoas. Prof (a) Responsável: Patrícia Bellotti Carvalho Prof (a) Tutor (a) de Aprendizagem: Tarcis Prado Junior Gestão de Pessoas Prof (a) Responsável: Patrícia Bellotti Carvalho Prof (a) Tutor (a) de Aprendizagem: Tarcis Prado Junior Quais os conceitos da Disciplina de Gestão de Pessoas? Conhecer os sistemas de

Leia mais

Gestão de Pessoas Prof (a): Mestre Patrícia Bellotti

Gestão de Pessoas Prof (a): Mestre Patrícia Bellotti Gestão de Pessoas Prof (a): Mestre Patrícia Bellotti As competências nas Problematizações das unidades d de aprendizagem UNID 2.1 Treinamento e Desenvolvimento de Pessoas. Como o treinamento atua no desenvolvimento

Leia mais

MODERNIZAÇÃO ADMINISTRATIVA UFSM UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA

MODERNIZAÇÃO ADMINISTRATIVA UFSM UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA MODERNIZAÇÃO ADMINISTRATIVA UFSM UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA Alinhamentos: E-mail: modernizacao@ufsm.br Modernização Administrativa E-mail: competencias@ufsm.br E-mail: assessoria.grc@ufsm.br Gestão

Leia mais