de Software s:

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "de Software E-mails: agcastaldin@hotmail.com, esdonpachec@gmail.com, joao.hypolito@gmail.com, poly.pgomes@gmail.com, rodolfombarros@gmail."

Transcrição

1 Gerenciamento de Tempo no Projeto de Desenvolvimento de Software André Giovanni Castaldin, Edson Pacheco, João Maurício Hypólito, Polyanna Pacheco Gomes Fabris, Rodolfo Miranda Barros Departamento de Computação Universidade Estadual de Londrina s: Abstract: The management of software projects involves tracking several guidelines. Time, human resources, communication, project risks, quality and testing are some of these guidelines. This paper studies the time management in software development. The Time Management involves knowledge of activities to be done and the network structure of execution (which can be networked allowing parallel execution of activities). To run control is necessary to know the necessary resources, cost, manpower, runtime and how all these factors can be measured in the monitoring of project development. Several models have been studied and proposed for project management. It is, in this text, a summary of these studies and presents a proposal for time management. It also presents a survey to assess whether companies use time management in software development. Palavras chaves: management, software projects, time management.

2 1 INTRODUÇÃO Ao longo da década de 1990 percebe-se o aumento da complexidade das organizações em todos os níveis sociais, este aumento de complexidade forçou a necessidade do uso de Sistemas de Informação constituídos por equipamentos e programas. Esta combinação fornecia as condições de armazenamento e processamento de dados e a melhoria da tomada de decisão nas organizações. Os programas passaram a ser desenvolvidos por empresas e por equipes de trabalho que viram a complexidade do software crescer rapidamente. Tornou-se necessário o aprimoramento da gestão de projetos no que tange as tecnologias da informação e comunicação (TIC). Projeto pode ser entendido como um conjunto de tarefas que, se executadas de modo coordenado, permitem alcançar um determinado objetivo [1]. Uma vez que a execução das tarefas consome algum tipo de recurso, percebe-se o desenvolvimento do conceito de Gestão de Projeto. Os projetos de TIC têm aspectos interessantes (ou agravantes) no que trata a gestão de projetos: As soluções de TIC mudam constantemente. As necessidades das organizações podem ser mutáveis ao longo do tempo de desenvolvimento de um projeto de TIC. Os recursos podem ser escassos e os requisitos elevados. Os problemas que ocorrem na execução das tarefas para conclusão do projeto podem ser agrupados em categorias, dentre elas as referentes à Gestão de Tempo. Neste artigo abordam-se os aspectos relevantes para a realização plena da Gestão de Tempo, com o objetivo de apresentar e discutir uma proposta de Gestão de Tempo de Projeto de Software. Tal proposta toma como referencia os tópicos de outras abordagens desenvolvidas e completa com o estabelecimento de níveis de avaliação do grau de maturidade das empresas desenvolvedoras de software. Citam-se no texto os aspectos de Gestão de Tempo nas seguintes metodologias: SCRUM, COBIT, PMBOK e PERT/CPM. A seguir é apresentada a estrutura de uma proposta com base nas práticas do MPS.BR, em alinhamento com as demais práticas citadas para Gestão de Tempos em Projetos de Software. Por fim, apresenta-se um questionário de pesquisa que possibilita a avaliação do nível de maturidade das empresas na gestão de tempo no desenvolvimento de projetos de software. Para tal desenvolvimento, este texto se divide assim: Capítulo 1, Introdução; Capítulo 2 - Conceitos de Gestão de Projetos e Gestão de Tempo em Projetos; Capítulo 3 - Apresentação das Abordagens de Gestão de Projetos, juntamente com a proposta deste artigo;

3 Capítulo 4 - Apresentação dos níveis de maturidade e aplicação de uma proposta de avaliação destes níveis nas empresas e Capítulo 5 - Conclusão.

4 2 GESTÃO DE PROJETOS e GESTÃO DE TEMPO EM PROJETOS De modo geral, gerir um projeto constitui-se num conjunto de ações para responder algumas perguntas importantes: o que deve ser feito? É possível ser feito? Como pode ser feito? Quanto custará e em quanto tempo estará concluído a construção do que deve ser feito? Como administrar o desenvolvimento do que deve ser feito? No estudo das técnicas de Gestão de Projetos um importante instrumento foi desenvolvido pelo Dr. Kaoru Ishikawa, o Diagrama de Causa e Efeito. Este diagrama é desenvolvido para cada projeto que desenvolve e resume as principais etapas de um projeto e quais são os principais problemas que podem ser percebidos no projeto. Este diagrama também é conhecido como Espinha de Peixe devido ao seu formato [7]. O diagrama apresentado a seguir é fruto da contribuição dos alunos da disciplina de Gerenciamento de Projetos de Software e contém uma lista de problemas a serem enfrentados nas áreas de: qualidade, custo, tempo, escopo, lições aprendidas, portfólio, comunicação e recursos humanos que podem ocorrer na Gerência de Projetos de Software. Este diagrama pode ser visualizado com mais detalhe no endereço: Figura 1 Problemas no Gerenciamento de Projetos de Software.

5 Ainda sobre o paradigma dos modelos de gerenciamento de projetos, SABBAG[3], explica que o Gerenciamento da Execução de Projetos, prevê 5 grupos de processos distintos: Iniciação, Planejamento, Execução, Controle e Encerramento. A Iniciação relaciona as atividades de formalização e legitimação de um projeto. Contemplam-se as atividades de estudos de viabilidades (tecnológicas, econômicas e de tempo), determinando os pré-requisitos necessários para a organização para qual se desenvolve o projeto. O Planejamento de um projeto pode ser classificado ou dividido em: Planejamento físico (recursos necessários e quando eles devem ser usados); Planejamento financeiro (previsão de montantes monetários para o projeto) envolvendo fatores como custos e tempos de utilização; Planejamento de qualidade, onde se estabelece os patamares de qualidade e os níveis de medidas para esta qualidade ser alcançada; Planejamento de escopo, onde se escolhem como modelar a organização para qual se desenvolve uma solução; Planejamento de comunicações, Planejamento de suprimento, Planejamento de riscos e Planejamento de recursos humanos (ou de alocação de pessoal). A Execução é a etapa do projeto onde se tem como foco principal o desenvolvimento da solução de TIC propriamente dita. São objetos desta etapa: a determinação das ações diretas que implementem a solução (tarefas), determinação de métricas de acompanhamento e estabelecimento de rotinas de medidas de desenvolvimento. O Controle é a etapa onde a preocupação é estabelecer pontos indicativos de problemas e determinar ações corretivas para que o projeto seja concluído dentro de margens de aceitabilidade satisfatória. O Encerramento é a etapa onde se coleta todo o conhecimento adquirido no projeto e se alimenta a memória dos desenvolvedores do projeto, gerando a baseline (memória de referência) da empreendedora do projeto. Ainda, segundo SABBAG[3], podemos nos deparar com alguns problemas usuais na execução de projetos:

6 Objetivos nebulosos: para quem não sabe onde chegar, qualquer caminho serve, este bordão reflete a primeira fonte de problemas, que são: falta de objetivos claros, metas quantificadas de custos, prazo, qualidade, desempenho e resultados; Escopos mutantes: o conjunto de prerrogativas operacionais e/ou funcionais da organização pode apresentar uma certa volatilidade, implicando num projeto que tem sua execução iniciada antes que tenha sido concluído, neste caso, cada nova alteração deve ser passada aos interessados, com a pena de favorecer um grupo isolado, e mudando o escopo do projeto; Planejamento inócuo: o planejamento é realizado, no entanto, suas ações durante a execução do projeto se tornaram obsoletas ou mesmo não preveem atitudes que devem ser tomadas para corrigir pequenas falhas; Acompanhamento intuitivo do desempenho: o acompanhamento de um projeto deve ser feito de modo sistêmico. Apenas o feeling do administrador pode transformar o acompanhamento do projeto em apostas mal fundamentadas, baseadas em métricas falhas e falha no levantamento do trabalho realizado; Orçamentos imprecisos: como controlar o que foi fracamente determinado, ou o projeto que já teve início, mesmo incompleto? Vários métodos de cálculo de custo devem ser utilizados nas etapas de desenvolvimento de um projeto; Predominância de crises e perda de controle: crises ocorrem em ambientes onde há desafios singulares, no entanto, fornecem oportunidades que podem ser positivas ou causar a perda de controle sobre o projeto; Descompasso na execução: quanto mais executores o projeto tem, maior é a necessidade de coordenação. Para tanto existe a necessidade do Plano de Gerenciamento do Projeto, que irá fornecer estimativa de performance e também permitirá a métrica do desempenho dos executores; Incapacidade de atribuir responsabilidades: falta de uma Matriz de Alocação de Responsabilidades para informar, tanto o pessoal interno, quanto o pessoal externo à organização, claramente as tarefas definidas e para quem, causando aperfeiçoamento parcial do processo, no entanto, sem considerar a unidade do projeto;

7 Nível exagerado de conflito: sempre que existe uma interação entre equipes de desenvolvimento é possível que ocorram conflitos: interesses, prioridades, soluções adotadas, procedimentos, sistemas escolhidos, alocação de recursos; Competição com a rotina: tarefas diárias versus tarefas de um projeto. Tanto o gerenciador como a equipe, envolvidos em um determinado projeto, têm de separar o dia a dia, das funções exigidas no projeto; Gestão insuficiente ou amadora: conciliar esforços pessoais com esforços coletivos e manter diálogo e crítica pode mostrar ao gerenciador o caminho da sabedoria, pois o amadurecimento vem apenas com o tempo, trabalhar de forma isolada mostra amadorismo e vai custar muito mais esforço ao gerenciador; Segundo PMI[1], o gerenciamento de projeto contempla: Gerenciamento de Integração: trata do projeto como um todo desde sua abertura até seu encerramento; Gerenciamento do Escopo do Projeto: descreve os processos relacionados, com a garantia de que o projeto contenha todo o trabalho necessário e apenas este, para que seja concluído com sucesso; Gerenciamento de Tempo do Projeto: desempenha ações que estabelecem os parâmetros de custo (financeiro, de pessoal e recursos) e sua relação com o tempo de desenvolvimento do projeto; Gerenciamento de Custos: estima e controla os dispêndios do projeto; Gerenciamento de Qualidade: fixa patamares de qualidade e indica formas de medida e controle; Gerenciamento de Recursos Humanos: determina o perfil dos executores do projeto; Gerenciamento de Comunicações: identifica processos relativos à coleta, disseminação, armazenamento e destinação de dados relevantes no projeto; Gerenciamento de Riscos: contempla situações que podem comprometer o projeto e ações corretivas que mitigam os efeitos destas situações; Gerenciamento de Aquisições: estuda processos envolvidos na compra e aquisições de produtos ou serviços que afetam o desenvolvimento do projeto.

8 Vargas [4] ensina que a causa de fracasso de grande parte dos projetos é decorrente das falhas gerenciais, que podem ser evitadas, são exemplos: As metas e os objetivos são mal estabelecidos, ou não são compreendidos pelos escalões inferiores; Há pouca compreensão da complexidade do projeto; O projeto inclui muitas atividades e muito pouco tempo para realizá-las; As estimativas financeiras são pobres e incompletas; O projeto é baseado em dados insuficientes, ou inadequados; O sistema de controle é inadequado; O projeto não teve um gerente, ou teve muitos, criando círculos de poder paralelos aos previamente estabelecidos; Criou-se muita dependência no uso de software de gestão de projetos; O projeto foi estimado com base na experiência empírica, ou feeling dos envolvidos, deixando em segundo plano os dados históricos de projetos similares, ou até mesmo análises estatísticas efetuadas; O treinamento e a capacitação foram inadequados; Faltou liderança do gerente de projeto; Não foi destinado tempo para as estimativas e o planejamento; Não se conheciam as necessidades de pessoal, equipamento e materiais; Fracassou a integração dos elementos-chave do escopo do projeto; Cliente/Projeto tinham expectativas distintas e, muitas vezes, opostas; Não se conheciam os pontos-chaves do projeto; Não foi verificado se havia conhecimento necessário nos envolvidos para executar as atividades do projeto; Falta de padrões de trabalho. O desenvolvimento do presente capítulo prestou-se até aqui em citar problemas e exemplificar, de acordo com diversos autores, problemas enfrentados na Gestão de Projetos e modelos utilizados para este fim. A partir deste momento, o estudo será focado no controle, ou gerenciamento do tempo em projetos de desenvolvimento de software, para tanto, são indicados problemas identificados nesta área da gestão, bem como sugestões para resolvê-los: Má definição de escopo: conjunto de prerrogativas operacionais e/ou funcionais da organização pode apresentando certa volatilidade,

9 implicando num projeto que tem sua execução iniciada antes que tenha sido concluída uma definição completa de seus modelos. Metas e objetivos mal estabelecidos ou não compreendidos pela equipe de desenvolvimento: cada etapa do projeto deve ter estabelecidos, objetivos e conjunto de metas a serem cumpridas para alcançá-los. Devem ser comunicados para todos os integrantes da equipe de desenvolvimento, gestores e planejadores. Se a Organização para a qual se desenvolve o projeto apresentar escopo inconstante ao longo de seu ciclo de vida, todos os envolvidos no desenvolvimento devem estar a par das alterações e saber quais metas e objetivos podem ser afetados. Falta de comprometimento por parte da equipe de desenvolvimento: os membros da equipe de desenvolvimento devem estar, comprometidos com o sucesso do projeto, atentos a evitar a competição com a rotina e a rivalidade entre componentes ou setores da equipe. Falta de liderança do gerente de projeto: o líder de projeto deve ser hábil em perceber as capacidades de cada membro de sua equipe e articular este perfil estimulando o esforço individual e estabelecendo o trabalho em equipe produtivo, mantendo a sinergia. Má comunicação entre o gerente de projeto e a equipe de desenvolvimento: o líder deve saber estabelecer um nível de comunicação eficiente com todos os membros de sua equipe de modo que o ritmo das mensagens seja constante e seu conteúdo seja claro e simples. Falta de conhecimento das necessidades de pessoal, equipamento e materiais: a avaliação da exeqüibilidade de um projeto exige que se conheçam tarefas, prazos, complexidade, custos, capacidade de execução, equipamentos necessários, e requisitos da equipe de desenvolvimento (perfil profissional). Falta de conhecimento técnico por parte da equipe de desenvolvimento: no desenvolvimento de um projeto, as pessoas devem ter as habilidades percebidas no estabelecimento do perfil das tarefas do projeto. Pode ser realizado treinamento de pessoal.

10 Indeterminação de métricas para aferição no desenvolvimento das tarefas: é necessário definir o conjunto de métricas de aferição de desempenho na execução das tarefas. Esta definição envolve conhecimento histórico no desenvolvimento de tarefas similares ou iguais. Falta de monitoramento e controle do cronograma: estabelecida a rede de tarefas, é possível determinar o caminho crítico de execução (com base no tempo de execução de tarefas, por exemplo), indicar a unidade de medida de desenvolvimento das tarefas (métrica) e a periodicidade da medição. A falta de métricas para avaliar o andamento do projeto implica em gerenciamento intuitivo que resulta na ocorrência de prazo de execução excedente, elevação de custo, afetando qualidade do produto ou comprometendo todo o projeto. Falta de estimativa de tempo para as atividades do projeto: a estimativa de tempo deve basear-se em projeções técnicas ou padrões históricos e não em desejos e intenções. A estimativa de tempo pode ser feita com base nos dados de uma BASELINE já desenvolvida na empresa para projetos semelhantes. É errado estabelecer o tempo de execução das atividades de um projeto fixando-se o prazo final e impondo-se este limite como máximo. Falta de alinhamento das expectativas do cliente: a pressa em iniciar o projeto faz com que os modelos a serem desenvolvidos não sejam totalmente concluídos antes que o projeto seja acordado e iniciado sem estar claro o suficiente, isto é, as necessidades e especificações fiquem mal definidas. Ocorrências de riscos não planejados: situações que podem acarretar algum prejuízo no desenvolvimento de um projeto, mas que nem sempre ocorre. Um projeto deve conter uma estimativa de riscos e seu grau de impacto sobre o produto final, além de um Plano de Contingência. Inexistência de planos de correção para tarefas que demonstrem problemas de desenvolvimento: pode fazer com que as tarefas em situação de risco fiquem paradas e comprometam o caminho crítico do projeto.

11 Inexistência de valores de referencia na BASELINE para parametrizar um novo projeto: o armazenamento de dados históricos permite uma fundamentação para novos planejamentos, no entanto, quando houver pouca experiência adquirida, métodos estatísticos podem ser utilizados. Falta de cultura de gestão de tempo para gerar os valores de BASELINE para um projeto em andamento: a execução de projetos gera dados de interesse para o controle de projetos futuros. É necessário saber identificar, catalogar e coletar dados relevantes. Imprecisão na determinação das tarefas e em seu seqüenciamento: a gestão de projetos deve prever fatores durante a execução de uma tarefa, custo, prazo e recursos necessários, dentre eles pré-requisitos para o início de sua execução, portanto, deve haver uma rede de execução de tarefas responsável pelo seu o seqüenciamento.

12 3 ABORDAGENS DE GESTÃO DE TEMPO EM PROJETOS A Gestão de Tempo em Projetos de Software é um estudo particular da Gestão de Projetos. O presente texto formula uma proposta de Gestão de Tempo composta das seguintes diretrizes: Determinar o que fazer. Determinar como medir o que se vai fazer. Determinar um plano de execução (e revisá-lo durante o projeto). Determinar um plano de emergência. Realizar tarefas, medir o que é feito e registrar em uma Base de Referência. Tomar ações corretivas e Comunicar todas as ações (normais ou corretivas). A proposta foi formulada com base no comparativo dos seguintes modelos de gestão: MPS.BR, SCRUM, COBIT, PMBOK e Pert/CPM, mantendo-se apenas o essencial para o controle do tempo de um projeto. A abordagem de gestão de projetos segundo o MPS.BR traz em sua raiz a visão do projeto com diferentes graus de maturidade por parte da empresa desenvolvedora e estabelece níveis de maturidade indicando mecanismos (acumulativos) que devem ser implantados para se atingir os graus de maturidade no desenvolvimento de projetos. Na planilha 1 em anexo apresentamos os processos do MPS-BR que indicam os níveis de maturidade e colocamos os mesmos processos alinhados com os tópicos propostos neste texto para gestão de tempo em projetos de software. O Scrum é uma metodologia de desenvolvimento de software iterativa e incremental, que tem como princípio o manifesto ágil. Originalmente, foi formalizado para projetos de desenvolvimento de software, mas funciona bem quando aplicado para qualquer escopo de trabalho complexo e inovador [5]. Quanto ao ciclo de vida da metodologia, o Scrum pode ser resumido da seguinte forma: um product owner cria uma lista priorizada de requisitos chamada de product backlog. O product backlog é montado com o estabelecimento aproximadamente organizado ao longo do tempo das atividades necessárias para a conclusão do projeto. A complexidade das atividades é estabelecida com base na formação de uma equipe que composta de um analista-programador e de no máximo 2 usuários, sendo que esta equipe é determinada pela sensibilidade do product owner. Durante planejamento do sprint, a equipe (sempre constituída de analista e algumas vezes com usuários), seleciona um pequeno pedaço da parte superior da

13 lista de requisitos e o chama de sprint backlog, e decide como desenvolvê-lo. A equipe tem certa quantidade de tempo para desenvolver o que se estabeleceu no planejamento, um quantum de tempo determina o sprint, para completar esse trabalho, geralmente duas a quatro semanas. Durante o sprint ocorrem reuniões diárias (daily scrum), na quais se fazem avaliações do progresso das atividades, estas reuniões são breves e focadas em soluções de problemas com a ajuda de todos. Ao longo do projeto e em cada daily scrum, o Scrum Master mantém a equipe focada em seu objetivo, sendo também sua função disparar ou executar atividades complementares de modo que a atividade de cada equipe não seja comprometida no sprint. No final do sprint, o trabalho deve ser potencialmente preparado para entrega, para utilizá-lo ou mostrar a uma das partes interessadas. O sprint termina com um sprint review e uma retrospectiva. Como o próximo sprint começa, a equipe escolhe um outro pedaço do product backlog e começa a trabalhar novamente. O ciclo se repete até que todos os itens do product backlog tenham sido concluídos. De acordo com VIEIRA[6], o COBIT (Control Objectives for Information and related Techonology) é baseado em quatro dimensões, trina e quatro processos, fatores de críticos de sucesso, indicadores de performance e resultado, além de trezentos e dezoito objetivos de controles para equacionar o ambiente de TI em atendimento dos requerimentos de negócio relativos às informações. Constitui estrutura de relações e processos para que dirigem e controla o ambiente de TI com o objetivo de alcançar as metas da organização, agregando valor ao mesmo tempo em que equilibra risco versus retorno de investimento em TI. As quatro dimensões do COBIT são detalhadas a seguir: Planejamento e organização: cobrem estratégia e táticas e buscam a identificação da forma que pode contribuir para a melhor realização dos objetivos organizacionais. Prevê planejamento, comunicação e administração para a realização da visão estratégica. Aquisição e implementação: identifica, desenvolve ou adquire soluções de TI através de percepção estratégica integrada ao processo empresarial. Inclui mudanças e manutenções de sistemas existentes. Entrega e suporte: trata da entrega dos serviços requeridos pelo negócio, garantindo segurança, continuidade e treinamento. Monitoramento: avalia o processo regularmente assegurando qualidade e conformidade com os controles requeridos.

14 Ainda, de acordo com VIEIRA[6], as dimensões são detalhadas em 34 processos de controle de alto nível e 318 objetivos de controle com visão ampla sobre os requerimento à área de TI em suas atividades. O COBIT procura alinhar os recursos de TI, pessoas, sistemas, tecnologia, instalações e dados à estratégia da organização e aos requerimentos do ambiente. Para o presente trabalho, foram utilizados os objetivos de controle da dimensão de Planejamento e Organização, pois, para atingir os objetivos do gerenciamento de tempo em projetos software, a empresa de TI deve planejar e prover a organização adequada de seus recursos. O COBIT também nos fornece um modelo para atestar a maturidade de cada processo em uma escala de cinco estágios possíveis: não existente, inicial ou ad-hoc, repetível, processo definido, processo otimizado. Além de fornecer o detalhamento do que deve ser auditado em cada processo com base em seus controles. Constitui importante ferramenta na estruturação e controle dos processos da empresa a atendendo à demanda de suas diversas áreas: acionistas, organismos regulatórios e entidades externas, por alinhamento, transparência e equalização dos riscos de TI. O PMBOK (Project Management Body of Knowledge) é desenvolvido pelo PMI (Project Management Institute), que estuda os aspectos gerenciais de projetos de diferentes tipos. Considera como projeto qualquer empreendimento que tenha como objetivo o desenvolvimento de um produto ou prestação de serviço. Para o desenvolvimento de um projeto é considerado o uso de recursos: materiais ou humanos (pessoas colaborando com experiência e conhecimento acumulado). As pessoas desempenham atividades que devem ser executadas sob uma coordenação sendo que as atividades realizadas consomem tempo para sua conclusão. Deste modo o PMBOK prevê a gestão de tempo como fundamental para a coordenação na execução das atividades, sendo necessário: Definir as atividades do projeto: identificação das ações específicas a serem realizadas para produzir as entregas do projeto. Determinar a seqüência mais adequada de execução: identificação e documentação dos relacionamentos entre as atividades do projeto Estimar os recursos das tarefas: estimativa do número de períodos de trabalho necessários para cada atividade.

15 Desenvolver um cronograma: análise de seqüência das atividades, suas durações, recursos necessários e restrições do cronograma visando criar o cronograma do projeto. Controlar a execução das atividades do cronograma: monitoramento do progresso do projeto para atualização e gerenciamento de mudanças feitas na Linha Base do Projeto Uma questão quase que constante em todas as prerrogativas da proposta de gestão de tempo do PMBOK é relaciona desenvolvimento e manutenção de dados da BASELINE dos projetos desenvolvidos e a se desenvolver. A BASELINE é um depósito referencial de dados dos projetos que são feitos ao longo do tempo por uma organização. A BASELINE deve conter dados relativos ao desenvolvimento das várias gestões de um projeto, como: gestão de tempo, recursos humanos, comunicação, riscos, entre outras. A BASELINE é dinâmica e particular de cada organização desenvolvedora. O PERT/CPM, uma consagrada abordagem para gestão de projetos é o método desenvolvido com a contribuição de vários engenheiros da NASA durante a década de HIRSCHDELD[2] apresenta o PERT/CPM como um método manual ou computacional para determinação do Planejamento e Controle de Execução de Projetos. O conceito fundamental do método é a TAREFA que é uma seqüência de ações que consomem insumos e se desenvolvem ao longo de um intervalo de tempo. A tarefa tem como premissa um estado de elementos que fundamentam a sua execução. Os estados ou eventos são pontos chaves ao longo do projeto onde se reúnem produtos (resultantes de outras tarefas) ou insumos (pessoal ou material) de modo que outras tarefas possam ser desenvolvidas. A consecução de tarefas pode ser indicada em uma rede que representa a mudança de estados (ou realização de tarefas que conectam eventos). O método PERT/CPM determina (em função quase sempre do tempo de execução das tarefas) qual deve ser a sequência de tarefas que devem ser executadas em ordem e sem atraso para que o projeto termine no menor tempo possível. Este é o caminho crítico do projeto. Resolver uma rede, então é determinar seu caminho crítico. O método é desenvolvido ou aplicado em projetos seguindo-se uma ordem de etapas, estas etapas são apresentadas na Planilha 1, em anexo, e comparam igualmente o método PERT/CPM com a abordagem de Gestão de Tempo em Projeto proposta. Depois de determinado o caminho crítico pode-se montar o diagrama de Gantt. Neste diagrama se apresenta todas as tarefas alinhadas ao longo tempo, as atividades paralelas podem contar com um tempo de folga. O início de execução de atividades que tem

16 folga pode ser deslocado e isso pode implicar em um consumo mais balanceado de insumos para a conclusão de atividades. Pode-se assim realizar o balanceamento de redes para equilíbrio de consumo de mão de obra ou materiais usando como referência o caminho crítico por tempo. Um resumo das principais características de cada abordagem, em comparação com a abordagem proposta neste texto, foi montado em uma tabela comparativa. Esta tabela pode ser acessada no seguinte endereço: Nesta tabela indicam-se os componentes da abordagem proposta neste texto em comparação com os itens considerados nas outras abordagens já comentadas. Estabelece-se, assim, uma correlação e uma comparação da abordagem proposta.

17 4 OS NÍVEIS DE MATURIDADE E ASPECTOS DA PROPOSTA Será que uma empresa pode desenvolver software com qualidade sem que aplique nenhuma ferramenta ou conceito de Gestão de Tempo em Projetos de Software? E se usa alguma ferramenta ou noção de gestão, como separar a empresa A da empresa B? Como avaliar ou estimar a diferença entre as empresas desenvolvedoras? Para mensurar a aplicação da gerência de tempo nas empresas, foi criado um questionário com abordagens das sete diretrizes da proposta de gestão de tempo em projetos de software. 4.1 Questionário Cada questão é dividida em práticas, as práticas são entendidas como um conjunto de ações ou artefatos produzidos durante o desenvolvimento do projeto de software e que dão suporte ou tornam efetivos a realização da diretriz que contempla a prática. No questionário é possível marca a prática desenvolvida no atendimento da diretriz. As diretrizes indicadas no questionário são as seguintes: 1) A empresa determina o que será feito no projeto (escopo/objetivos). 2) A empresa determina como será realizada a medição do progresso do projeto (métricas). 3) A empresa determina, e revê plano de execução e/ou aquisição para o projeto (execução/aquisição). 4) A empresa possui um plano de emergência para o projeto (emergência). 5) Ao realizar tarefas, a empresa mede o que é feito e registra (registro). 6) A empresa toma ações corretivas no decorrer do projeto (correção). 7) A empresa comunica todas as ações realizadas durante o projeto (Comunicação). As perguntas foram criadas com base no comparativo entre os modelos de gestão constantes da proposta de Gestão de Tempo (MPS.BR, SCRUM, PMBOK, COBIT e PERT/CPM) e podem ser vistas na integra no endereço: 1DdUh0aUh5clEtQWc6MQ#gid=0

18 4.2 Os Níveis de Maturidade O questionário tenta estimar o quanto uma diretriz é alcançada na gestão de tempo em desenvolvimento de software. Para isso o modelo de perguntas foi o seguinte: Para cada diretriz estudada desenvolveu-se uma lista de práticas que podem ser desenvolvidas ou ações que podem ser executadas. Depois de identificadas todas as práticas de uma diretriz estas são classificadas segundo a sua importância para a efetiva conclusão da diretriz considerada. Este grau de importância é uma estimativa do quanto é afetada uma diretriz se a prática não for cumprida; se o impacto for grande, então a prática tem 'muita' importância. Para cada prática (considerando seu grau de importância), determina-se um peso. Adota-se uma escala de 0 a 8 com os pesos sendo números inteiros. A definição da ordem e da escala de pesos foi feita levandose em conta a descrição dos itens nas diversas abordagens de gestão de projetos e avaliando-se o que causaria o seu não cumprimento para a conclusão do aspecto analisado. Quando uma empresa responde ao questionário é possível estabelecer seu nível de maturidade no aspecto respondido. A empresa que responde ao questionário marca a prática de uma diretriz que utiliza no desenvolvimento do software. Como se tem associado a cada prática um peso, então é possível determinar a soma dos pesos que a empresa desenvolve (SE). Para cada diretriz temos a somatória dos pesos das práticas (SP). Ponderando-se a somatória dos pesos assinalados por uma empresa em uma diretriz, com relação à soma dos pesos das práticas da mesma diretriz é possível ter uma nota relativa da empresa (de 0 a 1). Podemos multiplicar este valor por 10 e obtemos uma nota da empresa (NE). O fator NE pode ser calculado com a seguinte fórmula: Lembrando que NE é um valor entre 0 e 10, pode-se dividir o intervalo em grupos de 2 pontos, têm-se os 5 níveis de maturidade e determina-se o nível de maturidade das empresas para cada aspecto considerado na Gestão de Tempo no Desenvolvimento de Projetos de software.

19 Desse modo para cada diretriz pode-se ter os diferentes níveis de maturidade das empresas. Colocando-se os níveis de maturidade obtidos para cada diretriz considerada no questionário é possível ter o quadro de níveis de maturidade como o apresentado na tabela 1. Nesta tabela têm-se todos os níveis determinados para as práticas marcadas como desenvolvidas pelas empresas. A partir desta tabela podem-se construir os diagramas de comparação das empresas para os aspectos de gestão de tempo no desenvolvimento de software como os apresentados nas figuras 1 e 2. EMPRESAS A B C D E F G Escopo/Objetivos Métricas Execução/Aquisição Emergência Registro Correção Comunicação Tabela 1. Resumo dos níveis de maturidade das empresas para os aspectos. Observa-se na tabela 1 que a empresa que apresenta os níveis de maturidade mais baixos é a empresa B. Isso pode refletir uma empresa sem experiência suficiente no desenvolvimento de software. A partir dos dados da tabela 1 projeta-se o gráfico da figura 1, que pode ser analisado com mais facilidade e no qual se percebe que a empresa D apresenta os mais altos níveis de maturidade anotados na pesquisa realizada. Nota-se também um comportamento heterogêneo quanto à estratégia de se buscar um amadurecimento no desenvolvimento de software. Existem empresas que buscam maturidade nas fases iniciais do projeto e gradativamente vão melhorando as fases subsequentes. É o caso da empresa E que aparentemente busca melhoria de processos de desenvolvimento nas fases de determinação das tarefas do projeto, no estabelecimento de métricas de controle e no estudo sobre a aquisição ou desenvolvimento de itens complementares ao projeto. De outro lado percebemos quais empresas adotam a estratégia de melhorar seus processos a partir da percepção da qualidade do software desenvolvido e da geração de registros que estas experiências propiciaram. É o caso da empresa F.

20 NÍVEIS GRAU DE MATURIDADE A B C D E F G EMPRESAS 0 ESCOPO/OBJETIVOS MÉTRICAS EXECUÇÃO/AQUISIÇÃO EMERGÊNCIA REGISTRO CORREÇÃO COMUNICAÇÃO Figura 1. Graus de maturidade para as empresas analisadas De outra forma podemos representar os dados da tabela 1 no gráfico da figura 2. As mesmas análises são possíveis a partir desta figura. GRAU DE MATURIDADE NÍVEIS A B C D E F G 1 0 ESCOPO/OBJETIVOS MÉTRICAS EXECUÇÃO/AQUISIÇÃO EMERGÊNCIA REGISTRO CORREÇÃO COMUNICAÇÃO A B C D E F G EMPRESAS Figura 2. Gráfico em 3D dos dados dos níveis de maturidade das empresas. Esta análise foi aplicada a um pequeno grupo de empresas convidadas. Seus nomes permanecem em sigilo. O perfil das empresas não é o mesmo. Pode-se indicar que uma pesquisa mais ampla e estatisticamente mais representativa seja aplicada com a mesma

MASTER IN PROJECT MANAGEMENT

MASTER IN PROJECT MANAGEMENT MASTER IN PROJECT MANAGEMENT PROJETOS E COMUNICAÇÃO PROF. RICARDO SCHWACH MBA, PMP, COBIT, ITIL Atividade 1 Que modelos em gestão de projetos estão sendo adotados como referência nas organizações? Como

Leia mais

Gerenciamento de Projetos

Gerenciamento de Projetos Gerenciamento de Projetos Grupo de Consultores em Governança de TI do SISP 20/02/2013 1 Agenda 1. PMI e MGP/SISP 2. Conceitos Básicos - Operações e Projetos - Gerenciamento de Projetos - Escritório de

Leia mais

Pós-Graduação em Gerenciamento de Projetos práticas do PMI

Pós-Graduação em Gerenciamento de Projetos práticas do PMI Pós-Graduação em Gerenciamento de Projetos práticas do PMI Planejamento do Gerenciamento das Comunicações (10) e das Partes Interessadas (13) PLANEJAMENTO 2 PLANEJAMENTO Sem 1 Sem 2 Sem 3 Sem 4 Sem 5 ABRIL

Leia mais

Project and Portfolio Management [PPM] Sustainable value creation.

Project and Portfolio Management [PPM] Sustainable value creation. Project and Portfolio Management [PPM] Sustainable value creation. O SoftExpert PPM Suite é a solução mais robusta, funcional e fácil para priorizar, planejar, gerenciar e executar projetos, portfólios

Leia mais

GERENCIAMENTO DE PROJETOS

GERENCIAMENTO DE PROJETOS GERENCIAMENTO DE PROJETOS O que é um Projeto? Regra Início e fim definidos Destinado a atingir um produto ou serviço único Escopo definido Características Sequência clara e lógica de eventos Elaboração

Leia mais

Metodologia de Gerenciamento de Projetos da Justiça Federal

Metodologia de Gerenciamento de Projetos da Justiça Federal Metodologia de Gerenciamento de Projetos da Justiça Federal Histórico de Revisões Data Versão Descrição 30/04/2010 1.0 Versão Inicial 2 Sumário 1. Introdução... 5 2. Público-alvo... 5 3. Conceitos básicos...

Leia mais

Gerenciamento de projetos. cynaracarvalho@yahoo.com.br

Gerenciamento de projetos. cynaracarvalho@yahoo.com.br Gerenciamento de projetos cynaracarvalho@yahoo.com.br Projeto 3URMHWR é um empreendimento não repetitivo, caracterizado por uma seqüência clara e lógica de eventos, com início, meio e fim, que se destina

Leia mais

Implementação utilizando as melhores práticas em Gestão de Projetos

Implementação utilizando as melhores práticas em Gestão de Projetos Implementação utilizando as melhores práticas em Gestão de Projetos Objetivo dessa aula é mostrar a importância em utilizar uma metodologia de implantação de sistemas baseada nas melhores práticas de mercado

Leia mais

Boas Práticas em Gerenciamento de Projetos Material utilizado nas aulas de Pós-graduação do Centro de Informática 2010.2

Boas Práticas em Gerenciamento de Projetos Material utilizado nas aulas de Pós-graduação do Centro de Informática 2010.2 O que é um? s: Tradicional e/ou Ágil? Cristine Gusmão, PhD Tem início e fim bem determinados Things are not always what they seem. Phaedrus, Escritor e fabulista Romano O projeto é uma sequência única,

Leia mais

Gerenciamento de Projetos Modulo VIII Riscos

Gerenciamento de Projetos Modulo VIII Riscos Gerenciamento de Projetos Modulo VIII Riscos Prof. Walter Cunha falecomigo@waltercunha.com http://waltercunha.com Bibliografia* Project Management Institute. Conjunto de Conhecimentos em Gerenciamento

Leia mais

F.1 Gerenciamento da integração do projeto

F.1 Gerenciamento da integração do projeto Transcrição do Anexo F do PMBOK 4ª Edição Resumo das Áreas de Conhecimento em Gerenciamento de Projetos F.1 Gerenciamento da integração do projeto O gerenciamento da integração do projeto inclui os processos

Leia mais

Gerenciamento de Projetos

Gerenciamento de Projetos Gerenciamento de Projetos (ref. capítulos 1 a 3 PMBOK) TC045 Gerenciamento de Projetos Sergio Scheer - scheer@ufpr.br O que é Gerenciamento de Projetos? Aplicação de conhecimentos, habilidades, ferramentas

Leia mais

Gerência de Projetos Prof. Dr. Sandro Ronaldo Bezerra Oliveira srbo@ufpa.br www.ufpa.br/srbo

Gerência de Projetos Prof. Dr. Sandro Ronaldo Bezerra Oliveira srbo@ufpa.br www.ufpa.br/srbo Gerência de Projetos Prof. Dr. Sandro Ronaldo Bezerra Oliveira srbo@ufpa.br www.ufpa.br/srbo Laboratório de Tecnologia de Software LTS www.ufpa.br/lts Rede Paraense de Pesquisa em Tecnologias de Informação

Leia mais

Processos de gerenciamento de projetos em um projeto

Processos de gerenciamento de projetos em um projeto Processos de gerenciamento de projetos em um projeto O gerenciamento de projetos é a aplicação de conhecimentos, habilidades, ferramentas e técnicas às atividades do projeto a fim de cumprir seus requisitos.

Leia mais

Referências internas são os artefatos usados para ajudar na elaboração do PT tais como:

Referências internas são os artefatos usados para ajudar na elaboração do PT tais como: Plano de Teste (resumo do documento) I Introdução Identificador do Plano de Teste Esse campo deve especificar um identificador único para reconhecimento do Plano de Teste. Pode ser inclusive um código

Leia mais

Gerenciamento de Riscos do Projeto Eventos Adversos

Gerenciamento de Riscos do Projeto Eventos Adversos Gerenciamento de Riscos do Projeto Eventos Adversos 11. Gerenciamento de riscos do projeto PMBOK 2000 PMBOK 2004 11.1 Planejamento de gerenciamento de riscos 11.1 Planejamento de gerenciamento de riscos

Leia mais

ARCO - Associação Recreativa dos Correios. Sistema para Gerenciamento de Associações Recreativas Plano de Desenvolvimento de Software Versão <1.

ARCO - Associação Recreativa dos Correios. Sistema para Gerenciamento de Associações Recreativas Plano de Desenvolvimento de Software Versão <1. ARCO - Associação Recreativa dos Correios Sistema para Gerenciamento de Associações Recreativas Versão Histórico da Revisão Data Versão Descrição Autor Página

Leia mais

Resumo do BABok 2.0 O Guia de Referência de Análise de Negócio Curso de Analista de Negócio 3.0

Resumo do BABok 2.0 O Guia de Referência de Análise de Negócio Curso de Analista de Negócio 3.0 O que é BABok? O BABok 2.0, Corpo de Conhecimento de Análise de Negócios, é considerado como um Guia Referência de Práticas de Análise de Negócio. Este guia é publicado e mantido pelo IIBA. O guia BABok

Leia mais

Concurso da Prefeitura São Paulo. Curso Gestão de Processos, Projetos e Tecnologia da Informação. Tema: Gestão de Projetos - Conceitos Básicos

Concurso da Prefeitura São Paulo. Curso Gestão de Processos, Projetos e Tecnologia da Informação. Tema: Gestão de Projetos - Conceitos Básicos Contatos: E-mail: profanadeinformatica@yahoo.com.br Blog: http://profanadeinformatica.blogspot.com.br/ Facebook: https://www.facebook.com/anapinf Concurso da Prefeitura São Paulo Curso Gestão de Processos,

Leia mais

CHECK - LIST - ISO 9001:2000

CHECK - LIST - ISO 9001:2000 REQUISITOS ISO 9001: 2000 SIM NÃO 1.2 APLICAÇÃO A organização identificou as exclusões de itens da norma no seu manual da qualidade? As exclusões são relacionadas somente aos requisitos da sessão 7 da

Leia mais

Gestão da Qualidade em Projetos

Gestão da Qualidade em Projetos Gestão da Qualidade em Projetos Você vai aprender: Introdução ao Gerenciamento de Projetos; Gerenciamento da Integração; Gerenciamento de Escopo- Declaração de Escopo e EAP; Gerenciamento de Tempo; Gerenciamento

Leia mais

Oficina de Gestão de Portifólio

Oficina de Gestão de Portifólio Oficina de Gestão de Portifólio Alinhando ESTRATÉGIAS com PROJETOS através da GESTÃO DE PORTFÓLIO Gestão de portfólio de projetos pode ser definida como a arte e a ciência de aplicar um conjunto de conhecimentos,

Leia mais

Pesquisa realizada com os participantes do 12º Seminário Nacional de Gestão de Projetos. Apresentação

Pesquisa realizada com os participantes do 12º Seminário Nacional de Gestão de Projetos. Apresentação Pesquisa realizada com os participantes do de Apresentação O perfil do profissional de Projetos Pesquisa realizada durante o 12 Seminário Nacional de, ocorrido em 2009, traça um importante perfil do profissional

Leia mais

Metodologia de Projetos. André Gomes Coimbra

Metodologia de Projetos. André Gomes Coimbra Metodologia de Projetos André Gomes Coimbra Cronograma Aula 3 Trabalho (10 pts) Aula 5 Avaliação (5 pts) Aula 9 Exercício (10 pts) Aula 10 Apresentação do projeto REDES (25 pts) Aula 11 Avaliação (10 pts)

Leia mais

Scrum. Introdução UFRPE-DEINFO BSI-FÁBRICA DE SOFTWARE

Scrum. Introdução UFRPE-DEINFO BSI-FÁBRICA DE SOFTWARE Scrum Introdução UFRPE-DEINFO BSI-FÁBRICA DE SOFTWARE scrum Ken Schwaber - Jeff Sutherland http://www.scrumalliance.org/ Scrum Uma forma ágil de gerenciar projetos. Uma abordagem baseada em equipes autoorganizadas.

Leia mais

CobiT 4.1 Plan and Organize Manage Projects PO10

CobiT 4.1 Plan and Organize Manage Projects PO10 CobiT 4.1 Plan and Organize Manage Projects PO10 Planejar e Organizar Gerenciar Projetos Pedro Rocha http://rochapedro.wordpress.com RESUMO Este documento trás a tradução do objetivo de controle PO10 (Gerenciamento

Leia mais

Desafio Profissional PÓS-GRADUAÇÃO 2012. Gestão de Projetos - Módulo C Prof. Me. Valter Castelhano de Oliveira

Desafio Profissional PÓS-GRADUAÇÃO 2012. Gestão de Projetos - Módulo C Prof. Me. Valter Castelhano de Oliveira Desafio Profissional PÓS-GRADUAÇÃO 12 Gestão de Projetos - Módulo C Prof. Me. Valter Castelhano de Oliveira 1 DESAFIO PROFISSIONAL Disciplinas: Ferramentas de Software para Gestão de Projetos. Gestão de

Leia mais

Fulano de Tal. Relatório Combinado Extended DISC : Análise Comportamental x Feedback 360 FINXS 09.12.2014

Fulano de Tal. Relatório Combinado Extended DISC : Análise Comportamental x Feedback 360 FINXS 09.12.2014 Relatório Combinado Extended DISC : Análise Comportamental x Feedback 360 Este relatório baseia-se nas respostas apresentadas no Inventário de Análise Pessoal comportamentos observados através questionário

Leia mais

Gerenciamento de Projetos Exercícios gerais com questões de concursos anteriores

Gerenciamento de Projetos Exercícios gerais com questões de concursos anteriores Gerenciamento de Projetos Exercícios gerais com questões de concursos anteriores Programa 1. Conceitos básicos do PMBOK. 2. Gerenciamento do ciclo de vida do sistema: determinação dos requisitos, projeto

Leia mais

Gerenciamento de Níveis de Serviço

Gerenciamento de Níveis de Serviço Gerenciamento de Níveis de Serviço O processo de Gerenciamento de Níveis de Serviço fornece o contato entre a organização de TI e o cliente, para garantir que a organização de TI conhece os serviços que

Leia mais

Desenvolve Minas. Modelo de Excelência da Gestão

Desenvolve Minas. Modelo de Excelência da Gestão Desenvolve Minas Modelo de Excelência da Gestão O que é o MEG? O Modelo de Excelência da Gestão (MEG) possibilita a avaliação do grau de maturidade da gestão, pontuando processos gerenciais e resultados

Leia mais

Trilhas Técnicas SBSI - 2014

Trilhas Técnicas SBSI - 2014 brunoronha@gmail.com, germanofenner@gmail.com, albertosampaio@ufc.br Brito (2012), os escritórios de gerenciamento de projetos são importantes para o fomento de mudanças, bem como para a melhoria da eficiência

Leia mais

Políticas de Qualidade em TI

Políticas de Qualidade em TI Políticas de Qualidade em TI Prof. www.edilms.eti.br edilms@yahoo.com Aula 03 CMMI Capability Maturity Model Integration Parte II Agenda sumária dos Processos em suas categorias e níveis de maturidade

Leia mais

Gerência de Projetos

Gerência de Projetos Gerência de Projetos Escopo Custo Qualidade Tempo CONCEITO PROJETOS: são empreendimentos com objetivo específico e ciclo de vida definido Precedem produtos, serviços e processos. São utilizados as funções

Leia mais

Planejamento - 7. Planejamento do Gerenciamento do Risco Identificação dos riscos. Mauricio Lyra, PMP

Planejamento - 7. Planejamento do Gerenciamento do Risco Identificação dos riscos. Mauricio Lyra, PMP Planejamento - 7 Planejamento do Gerenciamento do Risco Identificação dos riscos 1 O que é risco? Evento que representa uma ameaça ou uma oportunidade em potencial Plano de gerenciamento do risco Especifica

Leia mais

Unidade I GERENCIAMENTO DE. Profa. Celia Corigliano

Unidade I GERENCIAMENTO DE. Profa. Celia Corigliano Unidade I GERENCIAMENTO DE PROJETOS DE TI Profa. Celia Corigliano Objetivo Estimular o aluno no aprofundamento do conhecimento das técnicas de gestão profissional de projetos do PMI. Desenvolver em aula

Leia mais

Pós-Graduação em Gerenciamento de Projetos práticas do PMI

Pós-Graduação em Gerenciamento de Projetos práticas do PMI Pós-Graduação em Gerenciamento de Projetos práticas do PMI Planejamento do Gerenciamento das Comunicações (10) e das Partes Interessadas (13) PLANEJAMENTO 2 PLANEJAMENTO Sem 1 Sem 2 Sem 3 Sem 4 Sem 5 ABRIL

Leia mais

Gerenciamento de Projetos Modulo II Ciclo de Vida e Organização do Projeto

Gerenciamento de Projetos Modulo II Ciclo de Vida e Organização do Projeto Gerenciamento de Projetos Modulo II Ciclo de Vida e Organização do Projeto Prof. Walter Cunha falecomigo@waltercunha.com http://waltercunha.com PMBoK Organização do Projeto Os projetos e o gerenciamento

Leia mais

ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DE PROJETOS

ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DE PROJETOS APRESENTAÇÃO ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DE PROJETOS Breve histórico da instituição seguido de diagnóstico e indicadores sobre a temática abrangida pelo projeto, especialmente dados que permitam análise da

Leia mais

ENGENHARIA DE SOFTWARE I

ENGENHARIA DE SOFTWARE I ENGENHARIA DE SOFTWARE I Prof. Cássio Huggentobler de Costa [cassio.costa@ulbra.br] Twitter: www.twitter.com/cassiocosta_ Agenda da Aula (002) Metodologias de Desenvolvimento de Softwares Métodos Ágeis

Leia mais

FINANÇAS EM PROJETOS DE TI

FINANÇAS EM PROJETOS DE TI FINANÇAS EM PROJETOS DE TI 2012 Material 1 Prof. Luiz Carlos Valeretto Jr. 1 E-mail valeretto@yahoo.com.br Objetivo Objetivos desta disciplina são: reconhecer as bases da administração financeira das empresas,

Leia mais

Universidade de Brasília Faculdade de Ciência da Informação Curso de Arquivologia Profa. Lillian Alvares

Universidade de Brasília Faculdade de Ciência da Informação Curso de Arquivologia Profa. Lillian Alvares Universidade de Brasília Faculdade de Ciência da Informação Curso de Arquivologia Profa. Lillian Alvares O Project Management Institute é uma entidade sem fins lucrativos voltada ao Gerenciamento de Projetos.

Leia mais

Governança de TI. ITIL v.2&3. parte 1

Governança de TI. ITIL v.2&3. parte 1 Governança de TI ITIL v.2&3 parte 1 Prof. Luís Fernando Garcia LUIS@GARCIA.PRO.BR ITIL 1 1 ITIL Gerenciamento de Serviços 2 2 Gerenciamento de Serviços Gerenciamento de Serviços 3 3 Gerenciamento de Serviços

Leia mais

UNIDADE 4. Introdução à Metodologia de Desenvolvimento de Sistemas

UNIDADE 4. Introdução à Metodologia de Desenvolvimento de Sistemas UNIDADE 4. Introdução à Metodologia de Desenvolvimento de Sistemas 4.1 Motivação Sistemas de Informação são usados em diversos níveis dentro de uma organização, apoiando a tomada de decisão; Precisam estar

Leia mais

Lista de verificação (Check list) para planejamento e execução de Projetos

Lista de verificação (Check list) para planejamento e execução de Projetos www.tecnologiadeprojetos.com.br Lista de verificação (Check list) para planejamento e execução de Projetos Eduardo F. Barbosa Dácio G. Moura Material didático utilizado na disciplina Desenvolvimento de

Leia mais

PLANOS DE CONTINGÊNCIAS

PLANOS DE CONTINGÊNCIAS PLANOS DE CONTINGÊNCIAS ARAÚJO GOMES Capitão SC PMSC ARAÚJO GOMES defesacivilgomes@yahoo.com.br PLANO DE CONTINGÊNCIA O planejamento para emergências é complexo por suas características intrínsecas. Como

Leia mais

CONCURSO PÚBLICO ANALISTA DE SISTEMA ÊNFASE GOVERNANÇA DE TI ANALISTA DE GESTÃO RESPOSTAS ESPERADAS PRELIMINARES

CONCURSO PÚBLICO ANALISTA DE SISTEMA ÊNFASE GOVERNANÇA DE TI ANALISTA DE GESTÃO RESPOSTAS ESPERADAS PRELIMINARES CELG DISTRIBUIÇÃO S.A EDITAL N. 1/2014 CONCURSO PÚBLICO ANALISTA DE GESTÃO ANALISTA DE SISTEMA ÊNFASE GOVERNANÇA DE TI RESPOSTAS ESPERADAS PRELIMINARES O Centro de Seleção da Universidade Federal de Goiás

Leia mais

PMI (PROJECT MANAGEMENT INSTITUT) A PROFISSIONALIZAÇÃO DA GESTÃO DE PROJETOS

PMI (PROJECT MANAGEMENT INSTITUT) A PROFISSIONALIZAÇÃO DA GESTÃO DE PROJETOS PMI (PROJECT MANAGEMENT INSTITUT) A PROFISSIONALIZAÇÃO DA GESTÃO DE PROJETOS Resumo Thomas Henrique Gris(G UEM) Flávia Urgnani (G-UEM) Hevilla Juliane Alto É(G-UEM) José Braz Hercos Jr(UEM) O estudo de

Leia mais

17/02/2009. Curso Superior de Tecnologia: Redes de Computadores. Disciplina: Gestão de Projetos de TI Prof.: Fernando Hadad Zaidan. Unidade 2.

17/02/2009. Curso Superior de Tecnologia: Redes de Computadores. Disciplina: Gestão de Projetos de TI Prof.: Fernando Hadad Zaidan. Unidade 2. Faculdade INED Curso Superior de Tecnologia: Redes de Computadores Disciplina: Gestão de Projetos de TI Prof.: Fernando Hadad Zaidan 1 Unidade 2.2 2 ESCOPO 3 1 Gerência do Escopo Processos necessários

Leia mais

Estratégia de Manutenção em Oficinas utilizando Caminho Critico

Estratégia de Manutenção em Oficinas utilizando Caminho Critico SEGeT Simpósio de Excelência em Gestão e Tecnologia 1 Estratégia de Manutenção em Oficinas utilizando Caminho Critico RESUMO Entre as estratégias gerenciais em empresas de médio e grande porte existe o

Leia mais

Redução no custo e prazo de desenvolvimento de novos produtos; Aumento no tempo de vida dos novos produtos; Aumento de vendas e receita; Aumento do

Redução no custo e prazo de desenvolvimento de novos produtos; Aumento no tempo de vida dos novos produtos; Aumento de vendas e receita; Aumento do Revisão 1 Redução no custo e prazo de desenvolvimento de novos produtos; Aumento no tempo de vida dos novos produtos; Aumento de vendas e receita; Aumento do número de clientes e de sua satisfação; Aumento

Leia mais

PLANEJAMENTO PLANEJAMENTO ESTRATÉGIA CICLO PDCA CICLO PDCA 09/04/2015 GESTÃO DE ESCOPO GERENCIAMENTO DE PROJETOS ACT

PLANEJAMENTO PLANEJAMENTO ESTRATÉGIA CICLO PDCA CICLO PDCA 09/04/2015 GESTÃO DE ESCOPO GERENCIAMENTO DE PROJETOS ACT UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ DEPARTAMENTO DE CONSTRUÇÃO CIVIL PLANEJAMENTO 2 GERENCIAMENTO DE PROJETOS SUBMETIDA E APROVADA A PROPOSTA DO PROJETO PROCESSO DE PLANEJAMENTO GESTÃO DE Processo fundamental

Leia mais

PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO DE SOFTWARE. Modelos de Processo de Desenvolvimento de Software

PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO DE SOFTWARE. Modelos de Processo de Desenvolvimento de Software PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO DE SOFTWARE Introdução Modelos de Processo de Desenvolvimento de Software Os modelos de processos de desenvolvimento de software surgiram pela necessidade de dar resposta às

Leia mais

Engenharia de Software II: Definindo Projeto III. Prof. Msc Ricardo Britto DIE-UFPI rbritto@ufpi.edu.br

Engenharia de Software II: Definindo Projeto III. Prof. Msc Ricardo Britto DIE-UFPI rbritto@ufpi.edu.br Engenharia de Software II: Definindo Projeto III Prof. Msc Ricardo Britto DIE-UFPI rbritto@ufpi.edu.br Sumário Explorando as Áreas de Conhecimento de Gerenciamento de Projeto Entendendo como Projetos Acontecem

Leia mais

ANEXO X DIAGNÓSTICO GERAL

ANEXO X DIAGNÓSTICO GERAL ANEXO X DIAGNÓSTICO GERAL 1 SUMÁRIO DIAGNÓSTICO GERAL...3 1. PREMISSAS...3 2. CHECKLIST...4 3. ITENS NÃO PREVISTOS NO MODELO DE REFERÊNCIA...11 4. GLOSSÁRIO...13 2 DIAGNÓSTICO GERAL Este diagnóstico é

Leia mais

Simulações em Aplicativos

Simulações em Aplicativos Simulações em Aplicativos Uso Avançado de Aplicativos Prof. Marco Pozam mpozam@gmail.com A U L A 0 5 Programação da Disciplina 20/Agosto: Conceito de Project Office. 27/Agosto: Tipos de Project Office.

Leia mais

GESTÃO E OTIMIZAÇÃO DE PROCESSOS. Vanice Ferreira

GESTÃO E OTIMIZAÇÃO DE PROCESSOS. Vanice Ferreira GESTÃO E OTIMIZAÇÃO DE PROCESSOS Vanice Ferreira 12 de junho de 2012 GESTÃO E OTIMIZAÇÃO DE PROCESSOS: conceitos iniciais DE QUE PROCESSOS ESTAMOS FALANDO? GESTÃO E OTIMIZAÇÃO DE PROCESSOS: conceitos iniciais

Leia mais

PROJETO DE COOPERAÇÃO TÉCNICA INTERNACIONAL. Projeto 914 BRA5065 - PRODOC-MTC/UNESCO DOCUMENTO TÉCNICO Nº 03

PROJETO DE COOPERAÇÃO TÉCNICA INTERNACIONAL. Projeto 914 BRA5065 - PRODOC-MTC/UNESCO DOCUMENTO TÉCNICO Nº 03 PROJETO DE COOPERAÇÃO TÉCNICA INTERNACIONAL Diretrizes e Estratégias para Ciência, Tecnologia e Inovação no Brasil Projeto 914 BRA5065 - PRODOC-MTC/UNESCO DOCUMENTO TÉCNICO Nº 03 RELATÓRIO TÉCNICO CONCLUSIVO

Leia mais

UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA UDESC CENTRO DE EDUCAÇÃO SUPERIOR DO ALTO VALE DO ITAJAÍ CEAVI DIREÇÃO DE ENSINO DEN PLANO DE ENSINO

UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA UDESC CENTRO DE EDUCAÇÃO SUPERIOR DO ALTO VALE DO ITAJAÍ CEAVI DIREÇÃO DE ENSINO DEN PLANO DE ENSINO Departamento: Disciplina: Pré-Requisitos: - I D E N T I F I C A Ç Ã O Sistemas de Informação Gerência de Projetos (GEP) CH: 72 h/a Curso: Bacharelado em Sistemas de Informação Semestre: 2011/1 Fase: 8ª

Leia mais

A Disciplina Gerência de Projetos

A Disciplina Gerência de Projetos A Disciplina Gerência de Projetos Atividades, Artefatos e Responsabilidades hermano@cin.ufpe.br Objetivos Apresentar atividades da disciplina Gerência de Projetos Discutir os artefatos e responsáveis envolvidos

Leia mais

Pesquisa realizada com os participantes do 16º Seminário Nacional de Gestão de Projetos APRESENTAÇÃO

Pesquisa realizada com os participantes do 16º Seminário Nacional de Gestão de Projetos APRESENTAÇÃO Pesquisa realizada com os participantes do de APRESENTAÇÃO O perfil do profissional de projetos Pesquisa realizada durante o 16 Seminário Nacional de, ocorrido em Belo Horizonte em Junho de, apresenta

Leia mais

Universidade de Brasília Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Ciência da Informação e Documentação Departamento de Ciência da

Universidade de Brasília Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Ciência da Informação e Documentação Departamento de Ciência da Universidade de Brasília Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Ciência da Informação e Documentação Departamento de Ciência da Informação e Documentação Disciplina: Planejamento e Gestão

Leia mais

Método Aldeia de Projetos

Método Aldeia de Projetos MAP Método Aldeia de Projetos Como surgiu o MAP? Em mais de 15 anos de atuação experimentamos distintas linhas de pensamento para inspirar nosso processo e diversas metodologias para organizar nossa forma

Leia mais

ESTÁGIO DE NIVELAMENTO DE GERENCIAMENTO DE PROJETOS MACROPROCESSO DE GESTÃO DO PORTFÓLIO

ESTÁGIO DE NIVELAMENTO DE GERENCIAMENTO DE PROJETOS MACROPROCESSO DE GESTÃO DO PORTFÓLIO ESTÁGIO DE NIVELAMENTO DE GERENCIAMENTO DE PROJETOS MACROPROCESSO DE GESTÃO DO PORTFÓLIO 05.11.2015 SUMÁRIO INTRODUÇÃO DEFINIÇÃO DE PORTFÓLIO CENÁRIO NEGATIVO DOS PORTFÓLIOS NAS ORGANIZAÇÕES GOVERNANÇA

Leia mais

PMO e Agile Team Um link forte e vital nos projetos O impacto da maturidade nos Projetos de TI

PMO e Agile Team Um link forte e vital nos projetos O impacto da maturidade nos Projetos de TI PMO e Agile Team Um link forte e vital nos projetos O impacto da maturidade nos Projetos de TI Introdução Este artigo é o resultado de minha experiência com projetos de software em empresas do setor público,

Leia mais

Secretaria de Gestão Pública de São Paulo. Guia de Avaliação de Maturidade dos Processos de Gestão de TI

Secretaria de Gestão Pública de São Paulo. Guia de Avaliação de Maturidade dos Processos de Gestão de TI Secretaria de Gestão Pública de São Paulo Guia de Avaliação de Maturidade dos Processos de Gestão de TI Objetivos As empresas e seus executivos se esforçam para: Manter informações de qualidade para subsidiar

Leia mais

Melhoria Contínua PDCA/SDCA e suas ferramentas 06/04/2011

Melhoria Contínua PDCA/SDCA e suas ferramentas 06/04/2011 Melhoria Contínua PDCA/SDCA e suas ferramentas 6/4/211 PRODUTIVIDADE O que é o melhoria contínua? Quando se tem o Gerenciamento da Rotina implantado temos a melhoria tipo escada sempre melhorando o resultado

Leia mais

Introdução. Gerência de Projetos de Software. Sumário. Sistemas de Informação para Processos Produtivos

Introdução. Gerência de Projetos de Software. Sumário. Sistemas de Informação para Processos Produtivos Sumário Sistemas de Informação para Processos Produtivos 1. Gerência de 2. Agentes principais e seus papéis 3. Ciclo de vida do gerenciamento de projetos M. Sc. Luiz Alberto lasf.bel@gmail.com Módulo 6

Leia mais

GERENCIANDO SERVIÇOS DE MENSAGENS OTT PARA UM PROVEDOR DE TELECOM GLOBAL

GERENCIANDO SERVIÇOS DE MENSAGENS OTT PARA UM PROVEDOR DE TELECOM GLOBAL GERENCIANDO SERVIÇOS DE MENSAGENS OTT PARA UM PROVEDOR DE TELECOM GLOBAL A Sytel Reply foi comissionada por uma grande operadora global de Telecom para o fornecimento de um Service Assurance de qualidade.

Leia mais

Gerência de Projetos Prof. Késsia Rita da Costa Marchi 3ª Série kessia@unipar.br

Gerência de Projetos Prof. Késsia Rita da Costa Marchi 3ª Série kessia@unipar.br Gerência de Projetos Prof. Késsia Rita da Costa Marchi 3ª Série kessia@unipar.br Motivações Gerenciamento de projetos, vem sendo desenvolvido como disciplina desde a década de 60; Nasceu na indústria bélica

Leia mais

Na medida em que se cria um produto, o sistema de software, que será usado e mantido, nos aproximamos da engenharia.

Na medida em que se cria um produto, o sistema de software, que será usado e mantido, nos aproximamos da engenharia. 1 Introdução aos Sistemas de Informação 2002 Aula 4 - Desenvolvimento de software e seus paradigmas Paradigmas de Desenvolvimento de Software Pode-se considerar 3 tipos de paradigmas que norteiam a atividade

Leia mais

Oficinas de Integração 3

Oficinas de Integração 3 Oficinas de Integração 3 Introdução à Disciplina IF66J/S71 Oficinas de Integração 3 Eng. Computação Profs. João A. Fabro e Heitor S. Lopes.-Slide 1/32 Oficinas de Integração 3 Introdução (Ementa e Objetivos)

Leia mais

GERÊNCIA DE INTEGRAÇÃO DO PROJETO

GERÊNCIA DE INTEGRAÇÃO DO PROJETO GERÊNCIA DE INTEGRAÇÃO DO PROJETO Estevanir Sausen¹, Patricia Mozzaquatro² ¹Acadêmico do Curso de Ciência da Computação ²Professor(a) do Curso de Ciência da Computação Universidade de Cruz Alta (UNICRUZ)

Leia mais

PMBOK 4ª Edição III. O padrão de gerenciamento de projetos de um projeto

PMBOK 4ª Edição III. O padrão de gerenciamento de projetos de um projeto PMBOK 4ª Edição III O padrão de gerenciamento de projetos de um projeto 1 PMBOK 4ª Edição III Processos de gerenciamento de projetos de um projeto 2 Processos de gerenciamento de projetos de um projeto

Leia mais

Teoria e Prática. Totalmente de acordo com a 4 a Edição/2009. Rosaldo de Jesus Nocêra, PMP, PMI-SP, MCTS. do PMBOK do PMI. Acompanha o livro:

Teoria e Prática. Totalmente de acordo com a 4 a Edição/2009. Rosaldo de Jesus Nocêra, PMP, PMI-SP, MCTS. do PMBOK do PMI. Acompanha o livro: Gerenciamento de Projetos Teoria e Prática Totalmente de acordo com a 4 a Edição/2009 do PMBOK do PMI Acompanha o livro: l CD com mais de 70 formulários exemplos indicados pelo PMI e outros desenvolvidos

Leia mais

IDENTIFICAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS PARA A GESTÃO DE PROJETOS

IDENTIFICAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS PARA A GESTÃO DE PROJETOS IDENTIFICAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS PARA A GESTÃO DE PROJETOS Claudio Oliveira Aplicações de CRM Claudio Oliveira Apresentação Claudio Oliveira (cloliveira@usp.br) Professor da Fundação Vanzolini

Leia mais

Gerenciamento de Projetos Modulo III Grupo de Processos

Gerenciamento de Projetos Modulo III Grupo de Processos Gerenciamento de Projetos Modulo III Grupo de Processos Prof. Walter Cunha falecomigo@waltercunha.com http://waltercunha.com Bibliografia* Project Management Institute. Conjunto de Conhecimentos em Gerenciamento

Leia mais

PMI-SP PMI-SC PMI-RS PMI PMI-PR PMI-PE

PMI-SP PMI-SC PMI-RS PMI PMI-PR PMI-PE ESTUDO DE BENCHMARKING EM GERENCIAMENTO DE PROJETOS 2009 Brasil Uma realização dos Chapters Brasileiros do PMI - Project Management Institute PMI-SP PMI-RJ PMI-AM PMI-SC PMI-BA ANEXO 1 PMI-RS PMI PMI-CE

Leia mais

Análise do Ambiente estudo aprofundado

Análise do Ambiente estudo aprofundado Etapa 1 Etapa 2 Etapa 3 Etapa 4 Etapa 5 Disciplina Gestão Estratégica e Serviços 7º Período Administração 2013/2 Análise do Ambiente estudo aprofundado Agenda: ANÁLISE DO AMBIENTE Fundamentos Ambientes

Leia mais

Visão Geral sobre Gestão de Projetos e Iniciação de Projetos Aula 2

Visão Geral sobre Gestão de Projetos e Iniciação de Projetos Aula 2 Visão Geral sobre Gestão de Projetos e Iniciação de Projetos Aula 2 Miriam Regina Xavier de Barros, PMP mxbarros@uol.com.br Agenda Bibliografia e Avaliação 1. Visão Geral sobre o PMI e o PMBOK 2. Introdução

Leia mais

Planejamento Estratégico de Tecnologia da Informação PETI 2014-2016

Planejamento Estratégico de Tecnologia da Informação PETI 2014-2016 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO SUDESTE DE MINAS GERAIS Planejamento Estratégico de Tecnologia da Informação PETI 2014-2016 Versão 1.0 1 APRESENTAÇÃO O Planejamento

Leia mais

A visão do modelo MPS.BR para Gerência de Projeto - Nível G. por Adriana Silveira de Souza

A visão do modelo MPS.BR para Gerência de Projeto - Nível G. por Adriana Silveira de Souza A visão do modelo MPS.BR para Gerência de Projeto - Nível G por Adriana Silveira de Souza Agenda Visão Geral do MPS.BR Processos e Capacidade de Processo Níveis de Maturidade Atributos de Processo Processo

Leia mais

Planejamento e Gerência de Projetos de Software. Prof.: Ivon Rodrigues Canedo. PUC Goiás

Planejamento e Gerência de Projetos de Software. Prof.: Ivon Rodrigues Canedo. PUC Goiás Planejamento e Gerência de Projetos de Software Prof.: Ivon Rodrigues Canedo PUC Goiás Projeto É um trabalho que visa a criação de um produto ou de serviço específico, temporário, não repetitivo e que

Leia mais

CONCORRÊNCIA AA Nº 05/2009 BNDES ANEXO X PROJETO BÁSICO: DESCRIÇÃO DOS PROCESSOS DE TI

CONCORRÊNCIA AA Nº 05/2009 BNDES ANEXO X PROJETO BÁSICO: DESCRIÇÃO DOS PROCESSOS DE TI CONCORRÊNCIA AA Nº 05/2009 BNDES ANEXO X PROJETO BÁSICO: DESCRIÇÃO DOS PROCESSOS DE TI 1. PI06 TI 1.1. Processos a serem Atendidos pelos APLICATIVOS DESENVOLVIDOS Os seguintes processos do MACROPROCESSO

Leia mais

Gerenciamento de Projetos Modulo III Grupo de Processos

Gerenciamento de Projetos Modulo III Grupo de Processos Gerenciamento de Projetos Modulo III Grupo de Processos Prof. Walter Cunha falecomigo@waltercunha.com http://waltercunha.com PMBoK Processos de Gerenciamento de Projetos Para que um projeto seja bem-sucedido,

Leia mais

Avaliação de Riscos Aplicada à Qualidade em Desenvolvimento de Software

Avaliação de Riscos Aplicada à Qualidade em Desenvolvimento de Software Rafael Espinha, Msc rafael.espinha@primeup.com.br +55 21 9470-9289 Maiores informações: http://www.primeup.com.br riskmanager@primeup.com.br +55 21 2512-6005 Avaliação de Riscos Aplicada à Qualidade em

Leia mais

ESCRITÓRIO RIO DE PROJETOS

ESCRITÓRIO RIO DE PROJETOS PMO PROJETOS PROCESSOS MELHORIA CONTÍNUA PMI SCRUM COBIT ITIL LEAN SIX SIGMA BSC ESCRITÓRIO RIO DE PROJETOS DESAFIOS CULTURAIS PARA IMPLANTAÇÃO DANIEL AQUERE DE OLIVEIRA, PMP, MBA daniel.aquere@pmpartner.com.br

Leia mais

4. PMBOK - Project Management Body Of Knowledge

4. PMBOK - Project Management Body Of Knowledge 58 4. PMBOK - Project Management Body Of Knowledge No Brasil, as metodologias mais difundidas são, além do QL, o método Zopp, o Marco Lógico do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e o Mapp da

Leia mais

Aula 2 GERÊNCIA E DIMENSÃO DO PROJETO

Aula 2 GERÊNCIA E DIMENSÃO DO PROJETO Universidade Federal de Ouro Preto Escola de Minas DECIV CIV 431 Aula 2 GERÊNCIA E DIMENSÃO DO PROJETO CONCEITO DE PROJETO É um conjunto de atividades visando o alcance de um objetivo, apresentando as

Leia mais

Porque estudar Gestão de Projetos?

Porque estudar Gestão de Projetos? Versão 2000 - Última Revisão 07/08/2006 Porque estudar Gestão de Projetos? Segundo o Standish Group, entidade americana de consultoria empresarial, através de um estudo chamado "Chaos Report", para projetos

Leia mais

PMI-SP PMI-SC PMI-RS PMI PMI-PR PMI-PE

PMI-SP PMI-SC PMI-RS PMI PMI-PR PMI-PE ESTUDO DE BENCHMARKING EM GERENCIAMENTO DE PROJETOS 2009 Brasil Uma realização dos Chapters Brasileiros do PMI - Project Management Institute PMI-SP PMI-RJ PMI-AM PMI-SC PMI-BA ANEXO 2 PMI-RS PMI PMI-CE

Leia mais

MODELO CMM MATURIDADE DE SOFTWARE

MODELO CMM MATURIDADE DE SOFTWARE MODELO CMM MATURIDADE DE SOFTWARE O modelo CMM Capability Maturity Model foi produzido pelo SEI (Software Engineering Institute) da Universidade Carnegie Mellon (CMU), em Pittsburgh, EUA, por um grupo

Leia mais

Abordagem de Processo: conceitos e diretrizes para sua implementação

Abordagem de Processo: conceitos e diretrizes para sua implementação QP Informe Reservado Nº 70 Maio/2007 Abordagem de Processo: conceitos e diretrizes para sua implementação Tradução para o português especialmente preparada para os Associados ao QP. Este guindance paper

Leia mais