GEOMORFOLOGIA I. Professor: Diego Alves de Oliveira 2017

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "GEOMORFOLOGIA I. Professor: Diego Alves de Oliveira 2017"

Transcrição

1 GEOMORFOLOGIA I Professor: Diego Alves de Oliveira 2017

2 Somente no século XX foram feitas as grandes descobertas sobre a estrutura da Terra e sua dinâmica da crosta Terra Superfície moldada por agentes físicos Sistema dinâmico Sistema endógeno Sistema exógeno Sistema endógeno: processos internos que produzem fluxos de calor e material abaixo da crosta.

3 As forças endógenas O planeta possui um núcleo, rodeado por camadas quase concêntricas, que são aquecidas de modo desigual em virtude do decaimento radioativo de isótopos instáveis. As rochas possuem um ciclo que juntamente com o ciclo hidrológico, tectônico e processos internos formam a superfície crustal muito variada, inclusive com fraturas e cordilheiras, emersas ou submarinas, crostas oceânica e continental que se deslocam, levando a eventos vulcânicos e sísmicos.

4 Fonte do calor (energia): decaimento radiativo que alimenta os processos. A superfície responde, se movendo, entortando, quebrando, formando eventualmente terremotos e erupções vulcânicas (crosta). Ela também é a interface entre os dois sistemas abertos: um que constrói o relevo, e outro que destrói em planos sedimentares.

5 Escala de tempo geológico Dividida em éons, eras, períodos e épocas, totalizando 4,567 bilhões de anos. Tempo geológico Tempo relativo Tempo absoluto Sequência de eventos (base em posições relativas) Por meio da datação radiométrica, determinam o tempo em milhões de anos reais Holoceno: anos. Antropoceno: séc. XVIII, ou anos?

6 Principio geral da superposição A rocha e o sedimento sempre são dispostos com os leitos mais jovens superpostos em direção ao topo de uma formação rochosa e os mais antigos na base, se não foram perturbados. Seu estudo é chamado de estratigrafia. Parte inferior: mais antigo Parte superior: mais novo

7 Princípio do uniformitarismo Presume que os mesmos processos físicos ativos no ambiente atual operam ao longo do tempo geológico. O presente é a chave do passado. Proposto por James Huton (1795) e amplificado por Charles Lyell em Os eventos catastróficos pontuam o tempo geológico.

8

9

10

11 Estrutura e energia interna da Terra Rocha mais antiga: gnaisse no Canadá: 3,96 bilhões de anos. Partícula mais antiga: óxidos de silício e zircônio na Austrália: 4,3 bilhões de anos. A crosta vem se formando desde aí.

12 Estrutura e energia interna da Terra Durante a solidificação da Terra, os materiais eram classificados por densidade, formando as camadas concêntricas atuais, que se diferem por composição e temperatura. Exemplo: Ferro no núcleo e sílica na crosta. Informações oriundas de evidências indiretas: temperatura e densidade afetam o comportamento das rochas.

13 Camadas da Terra

14

15 Núcleo Central: ferro sólido (cristal?); com impurezas, mas muito quente. Externo: ferro metálico fundido. É o gerador de 90% do campo magnético da Terra. Reversões magnéticas e paleomagnetismo. Descontinuidade de Gutemberg: diferença entre o Núcleo e o Manto com profundidade de km em média (irregularidade tipo pico e vale).

16

17 Manto Corresponde a 80% do volume da Terra É rico em óxidos de ferro, magnésio e silicatos. A densidade aumenta com a profundidade. Manto Superior Inferior Topo do manto Astenosfera

18 Manto superior Topo do manto: zona rígida e mais fria, logo abaixo da crosta (alta velocidade de propagação das ondas sísmicas). Astenosfera: camada plástica (contém bolsões de calor do decaimento dos materiais em lenta convecção). Litosfera 47-70km de espessura Topo do manto Crosta

19 Manto superior Astenosfera: devido a sua dinâmica (é a região menos rígida do manto), cerca de 10% dela é fundida e com pontos quentes. Seu movimento perturba a crosta e cria a atividade tectônica (dobras, falhas e deformação geral na superfície). Descontinuidade de Mohorovicic (Moho): limite entre o manto superior e a crosta.

20 As áreas crustais abaixo de massas de montanhas se estendem mais profundamente (50-60km). Embaixo de interiores continentais tem em média 30km de espessura. A média da crosta oceânica é de apenas 5km.

21 Crosta Continental: granito. É cristalina, rica em sílica, alumínio, potássio, cálcio e sódio (SIAL). Baixa densidade. Oceânica: basalto. Granular e rica em magnésio e ferro (SIMA). É mais densa que a crosta continental.

22

23 Isostasia Flutuabilidade Algo menos denso, flutua em algo mais denso. Equilíbrio Princípio da isostasia: explica os movimentos verticais da crosta da crosta terrestre. Onde a carga é maior, a crosta tende a afundar, ou flutuar mais baixo. Acomodação isostática, ajuste de compensação ou isostasia: sinônimos. Rebote isostático

24

25

26

27 Sierra Nevada, Califórnia, EUA

28 Ciclo geológico

29

30

31

32

33

34 Tectônica de placas Os continentes estão à deriva porque a litosfera menos densa migra em torno do manto superior mais denso (astenosfera). A América do Sul também é uma colagem de outros pedaços crustais, que também migraram. Surgiu com Alfred Wegener em 1912, com a teoria da Deriva Continental.

35 Tectônica de placas Há 225 milhões de anos (Triássico) o Pangea (último supercontinente). A teoria da Tectônica de Placas é aceita como um modelo preciso da evolução da superfície terrestre. Os processos incluem: ressurgência de magma, movimentos de placas litosféricas, expansão do assoalho oceânico e subducção litosférica, terremotos, arqueamentos, dobras e falhas.

36 Expansão do assoalho oceânico e produção de uma nova crosta É um tema chave para compreender a teoria: uma cordilheira com km e mais de km de largura. Foi proposto em 1960 por Geofísicos Hess e Dietz. A expansão do assoalho seria o mecanismo que constrói a cordilheira e impulsiona o movimento continental. Seriam as dorsais meso-oceânicas. São resultado de fluxos de ressurgência de magma de áreas quentes no manto superior e na astenosfera e talvez do manto inferior. São locais de intensa atividade hidrotermal.

37 Convecção do magma Ascende até a crosta Ela fratura Forma novo assoalho Ele resfria Expele magma Isto cria as dorsais e espalha o assoalho lateralmente Cria um rifte na medida em que os lados se separam PALEOMAGNETISMO

38 Pergunta O assoalho não excede 208 milhões de anos. A Terra tem 4,6 bilhões. Porque?

39 Subducção da litosfera É o contraste das zonas de ressurgência nas dorsais. A placa da crosta oceânica, mais densa, em direção ao manto. Enquanto colidem, ela é triturada, formando uma zona de subducção. São as profundas fossas oceânicas. As montanhas vulcânicas formamse das plumas de magma derretido neste processo.

40

41

42

43

44 Formação e ruptura do Pangea Representa os últimos 225 milhões dos 4,6 bilhões de anos da Terra (1/23). Antes dela: Rodínia (supercontinente) formado há 1 bilhão de anos com ruptura há 700 milhões. Existem ao menos 14 placas, metade grande. O relevo marinho afeta a gravidade e assim o nível do mar nos locais de montanhas ou fossas.

45 Pangeia: milhões de anos (Triássico/Jurassico) Gondwana e Atlântico: 135 milhões de anos (Cretáceo) Configuração atual: 65 milhões de anos (início do Cenozóico)

46

47

48

49

50 Limites de placas Divergentes: centros de expansão dos assoalhos marinhos, material ascendente, as placas se separam e há um processo construtivo. Pode ocorrer nos continentes (Ex. Rift Valley África) Convergente: zonas de colisão. Placas continentais ou oceânicas colidem. São áreas de compressão e perda crustal processos destrutivos.

51 Limites de placas Transformantes: placas deslizam lateralmente entre si em ângulos retos em relação ao centro de expansão do assoalho. Tem relação com os terremotos. Todos os centros de expansão possuem cicatrizes perpendiculares, com comprimentos variáveis. As falhas transformantes geralmente são paralelas à direção em que a placa está se movendo.

52

53

54

55

56

57

58 Terremotos e atividade vulcânica Os limites das placas são os principais locais de terremotos e atividade vulcânica. As bordas imergentes (como o do Pacífico) comprimem-se profundamente na crosta e no manto, produzindo material fundido que emerge e volta à superfície.

59

60 Pontos quentes (hot spot) Cerca de 50 a 100 hot spots. São sítios de material ascendente que chega à superfície por plumas do manto ou que ascende próximo à superfície. Alguns pontos estão ancorados no manto inferior e tendem a permanecer fixos com relação às placas migratórias. Outros parecem deslocar-se com o movimento das placas. Assim, uma área da placa que está acima do hot spot é aquecida localmente pelo breve tempo geológico que se encontra lá.

61

62 Thompson et al. Migrating Cretaceous Eocene Magmatismin the Serra do Mar Alkaline Province,SE Brazil: Melts from the Deflected Trindade Mantle Plume?. J Petrology 1998; 39 (8):

Noções de Geologia. Prof. Msc. João Paulo Nardin Tavares

Noções de Geologia. Prof. Msc. João Paulo Nardin Tavares Noções de Geologia Prof. Msc. João Paulo Nardin Tavares Objetivos da aula Conhecer a estrutura da Terra Definir os conceitos e teorias da deriva continental e das placas tectônicas Compreender fenômenos

Leia mais

LITOSFERA SIMA SIAL. Litosfera (crosta): camada rochosa da Terra (até 70 km de profundidade).

LITOSFERA SIMA SIAL. Litosfera (crosta): camada rochosa da Terra (até 70 km de profundidade). ESTRUTURA GEOLÓGICA ESTRUTURA DA TERRA LITOSFERA SIMA SIAL Litosfera (crosta): camada rochosa da Terra (até 70 km de profundidade). DESCONTINUIDADE DE MOHOROVICIC Limite entre a Litosfera e o manto MANTO

Leia mais

DECIFRANDO A FORMAÇÃO DA TERRA

DECIFRANDO A FORMAÇÃO DA TERRA DECIFRANDO A FORMAÇÃO DA TERRA QUESTÕES INICIAIS O que vocês já sabem sobre o tema? O que justifica a presença de diversos tipos de relevo na crosta terrestre? Por que estudar esse tema? O que se entende

Leia mais

Estrutura da Terra e Tectônica de Placas

Estrutura da Terra e Tectônica de Placas Estrutura da Terra e Tectônica de Placas Terremoto Japão março 2011 Tsunami Japão março 2011 Decifrando a Terra Teixeira, Toledo, Fairchild & Taioli Ed.Oficina de Textos Para Entender a Terra Press, Siever,

Leia mais

A estrutura da Terra. Prof. Eder C. Molina IAGUSP.

A estrutura da Terra. Prof. Eder C. Molina IAGUSP. 1 Prof. Eder C. Molina IAGUSP http://www.iag.usp.br/~eder/deriv.ppt 2 Raio médio: 6.371 km Densidade média: 5,5 g cm -3 Massa: 5,976 x10 24 kg Temperatura superficial média: 15 o C Pressão atmosférica

Leia mais

GEOLOGIA GERAL PROF. ROCHA

GEOLOGIA GERAL PROF. ROCHA GEOLOGIA GERAL PROF. ROCHA CAMADAS DA TERRA CAMADAS DA TERRA A crosta e as rochas A crosta é formada por rochas e minerais. As rochas são agrupamentos de minerais: Minerais são elementos ou compostos

Leia mais

Frank Press Raymond Siever John Grotzinger Thomas H. Jordan. Entendendo a Terra. 4a Edição. Cap 2: Placas Tectônicas: A Teoria Unificada

Frank Press Raymond Siever John Grotzinger Thomas H. Jordan. Entendendo a Terra. 4a Edição. Cap 2: Placas Tectônicas: A Teoria Unificada Frank Press Raymond Siever John Grotzinger Thomas H. Jordan Entendendo a Terra 4a Edição Cap 2: Placas Tectônicas: A Teoria Unificada Lecture Slides prepared by Peter Copeland Bill Dupré Copyright 2004

Leia mais

GE GRAFIA Estrutura Interna

GE GRAFIA Estrutura Interna GE GRAFIA Estrutura Interna Formação do Planeta Um dos diversos modelos científicos que tentam explicar como o universo se formou é a Teoria do Big Bang. Big Bang: o Big Bang é visto como o momento no

Leia mais

Texto complementar: Litosfera evolução Disciplina: Geografia. As esferas da Terra

Texto complementar: Litosfera evolução Disciplina: Geografia. As esferas da Terra MODALIDADE: EJA Ensino Médio PERÍODO 1º Período Texto complementar: Litosfera evolução Disciplina: Geografia geológica da Terra Professor (a): Kátia Silene Data: 09/03/2016 Nome do Aluno: As esferas da

Leia mais

Processos Geológicos Internos -Aula 5-

Processos Geológicos Internos -Aula 5- Processos Geológicos Internos -Aula 5- Prof. Alexandre Paiva da Silva UACTA/CCTA/UFCG TECTÔNICA DE PLACAS INTRODUÇÃO Terra Planeta dinâmico Planeta azul se contorcendo Fragmentação da crosta PLACAS TECTÔNICAS

Leia mais

Geologia é a ciência da Terra, palavra que vem do grego: As rochas são as fontes de informações da qual a Geologia busca decifrá-las;

Geologia é a ciência da Terra, palavra que vem do grego: As rochas são as fontes de informações da qual a Geologia busca decifrá-las; 1 Breve histórico da Geologia Geologia é a ciência da Terra, palavra que vem do grego: Geo (Ge) = Terra Logia (logos) = Ciência; As rochas são as fontes de informações da qual a Geologia busca decifrá-las;

Leia mais

A Terra tem aproximadamente 4,6 bilhões de anos; Ela surge após o Big Bang, há 15 bilhões de anos;

A Terra tem aproximadamente 4,6 bilhões de anos; Ela surge após o Big Bang, há 15 bilhões de anos; EVOLUÇÃO DA TERRA Evolução da Terra A Terra tem aproximadamente 4,6 bilhões de anos; Ela surge após o Big Bang, há 15 bilhões de anos; A teoria do Big Bang é elaborada por Edwin Hubble, quando este observou

Leia mais

Geografia. Cartografia DINÂMICA GEOLÓGICA E AS FORMAS DA LITOSFERA. Professora: Diego Moreira Professor: Diego Moreira

Geografia. Cartografia DINÂMICA GEOLÓGICA E AS FORMAS DA LITOSFERA. Professora: Diego Moreira Professor: Diego Moreira Geografia Cartografia DINÂMICA GEOLÓGICA E AS FORMAS DA LITOSFERA Professora: Diego Moreira Professor: Diego Moreira DINÂMICA GEOLÓGICA E AS FORMAS DA LITOSFERA ESCALA GEOLÓGICA ESCALA GEOLÓGICA ESCALA

Leia mais

A grande incidência da actividade sísmica em determinados locais.

A grande incidência da actividade sísmica em determinados locais. A grande incidência da actividade sísmica em determinados locais. A grande incidência da actividade vulcânica em determinados locais. Como resultado destas novas evidências, Robert Palmer e Donald Mackenzie,

Leia mais

WEGENER (1912) Os continentes, agora afastados, já estiveram juntos formando um único supercontinente a Pangeia rodeado por um único oceano a

WEGENER (1912) Os continentes, agora afastados, já estiveram juntos formando um único supercontinente a Pangeia rodeado por um único oceano a WEGENER (1912) Os continentes, agora afastados, já estiveram juntos formando um único supercontinente a Pangeia rodeado por um único oceano a Pantalassa. Posteriormente, a Pangeia fracturou-se e os continentes

Leia mais

DECIFRANDO A FORMAÇÃO DA TERRA

DECIFRANDO A FORMAÇÃO DA TERRA DECIFRANDO A FORMAÇÃO DA TERRA QUESTÕES INICIAIS O que vocês já sabem sobre o tema? O que justifica a presença de diversos tipos de relevo na crosta terrestre? Por que estudar esse tema? O que se entende

Leia mais

ATIVIDADE DE GEOGRAFIA PARA 8ºS ANOS - SALESIANO. Site padogeo.com Atividade Nº 16: Dinâmica interna da Terra

ATIVIDADE DE GEOGRAFIA PARA 8ºS ANOS - SALESIANO. Site padogeo.com Atividade Nº 16: Dinâmica interna da Terra ATIVIDADE DE GEOGRAFIA PARA 8ºS ANOS - SALESIANO Site padogeo.com Atividade Nº 16: Dinâmica interna da Terra 1. Os três esquemas acima, embora feitos por autores diferentes identificam, praticamente, as

Leia mais

A ORIGEM DA TERRA CAPÍTULO 1 2º PERÍODO

A ORIGEM DA TERRA CAPÍTULO 1 2º PERÍODO A ORIGEM DA TERRA CAPÍTULO 1 2º PERÍODO CONCEPÇÃO DO INÍCIO DA FORMAÇÃO DA LITOSFERA PANGEIA O INÍCIO DA SEPARAÇÃO DA PANGEA FÓSSEIS ENCONTRADOS POR WEGENER MODELO DO MOVIMENTO PROPOSTO POR WEGENER OS

Leia mais

TECTÔNICA DE PLACAS HISTÓRICO

TECTÔNICA DE PLACAS HISTÓRICO TECTÔNICA DE PLACAS Francis Bacon 1620 paralelismo da costa sulamericana e africana Sec. XIX Biogeografia e Paleontologia Fins do sec.xix teorias da contração e expansão da Terra HISTÓRICO Form Pleople

Leia mais

DERIVA CONTINENTAL E TECTÔNICA DE PLACAS

DERIVA CONTINENTAL E TECTÔNICA DE PLACAS DERIVA CONTINENTAL E TECTÔNICA DE PLACAS Entende-se como deriva continental os deslocamentos que as placas apresentam. A tectônica de placas consiste na teoria que explica a causa desses deslocamentos.

Leia mais

Diagrama esquematizando as camadas que compõe a Terra. As cores são ilustrativas.

Diagrama esquematizando as camadas que compõe a Terra. As cores são ilustrativas. Como é a Terra por dentro? As evidências de que a Terra não é homogênea são comprovadas por meio de métodos geofísicos, que investigam as diferentes propriedades físicas e químicas das rochas de forma

Leia mais

A Terra é constituída basicamente de três camadas: Crosta, Manto e Núcleo.

A Terra é constituída basicamente de três camadas: Crosta, Manto e Núcleo. Estrutura da Terra A Terra é constituída basicamente de três camadas: Crosta, Manto e Núcleo. Crosta Crosta - Camada superficial sólida que circunda a Terra. A crosta (que forma a maior parte da litosfera,

Leia mais

O interior da Terra. percentagem da massa da Terra. manta inferior 49,2% D" 3% interna 1,7% externa 30,8%

O interior da Terra. percentagem da massa da Terra. manta inferior 49,2% D 3% interna 1,7% externa 30,8% O interior da Terra crosta região percentagem da massa da Terra profundidade (em quilômetros) oceânica 0,099% 0-10 continental 0,374% 0-50 manta superior 10,3% 10-400 região de transição 7,5% 400-650 região

Leia mais

Apostila de Geografia 07 Noções de Geologia

Apostila de Geografia 07 Noções de Geologia 1.0 Geosfera Apostila de Geografia 07 Noções de Geologia Meios de estudo da estrutura interna da Terra: Diretos: Afloramentos rochosos à superfície. Vulcanismo. Sondagens. Geotermia. Indiretos: Magnetismo.

Leia mais

Parte 2 Os primórdios Modelos de evolução da Terra

Parte 2 Os primórdios Modelos de evolução da Terra Objetivos Modelos S.Terra Histórico Int.Terra Placas Parte 2 Os primórdios Modelos de evolução da Terra Bordas Testes Motor Hotspots Futuro CDRC, Dezembro 2003 Tectônica de Placas 1 / 128 Objetivos Modelos

Leia mais

FORMAÇÃO E ESTRUTURA DA TERRA

FORMAÇÃO E ESTRUTURA DA TERRA FORMAÇÃO E ESTRUTURA DA TERRA CAMADAS TERRESTRE - NÚCLEO É a porção central da Terra, também denominada NIFE, por ser constituída de compostos de FErro e NÍquel, com algum enxofre e silício dissolvido.

Leia mais

ESTRUTURA DA TERRA. Descontinuidade de Mohorovicic Maior velocidade das ondas sísmicas abaixo do contato. Astenosfera

ESTRUTURA DA TERRA. Descontinuidade de Mohorovicic Maior velocidade das ondas sísmicas abaixo do contato. Astenosfera ESTRUTURA DA TERRA 5 km 100 km 30 km Espessura 600 km móvel 80 km em média granito Formação do campo magnético basalto 1200 o C 3000 kg/m 2700 kg/m 3350 kg/m3 3 3 Litosfera Astenosfera Descontinuidade

Leia mais

Professor(a): Cristiano Santana GEOLOGIA. Assunto: Estrutura interna da Terra

Professor(a): Cristiano Santana GEOLOGIA. Assunto: Estrutura interna da Terra LISTA: 03 3ª série Ensino Médio Professor(a): Cristiano Santana Turma: A ( ) / B ( ) Aluno(a): Segmento temático: GEOLOGIA Assunto: Estrutura interna da Terra DIA: MÊS: 03 2017 O modelo da estrutura interna

Leia mais

Evolução Geológica da Terra

Evolução Geológica da Terra Evolução Geológica da Terra Estúdio Arena Observe a ilustração. Ela apresenta alguns elementos que fazem parte do planeta Terra. No Caderno Bio significa vida. O que é biosfera? Que elementos estão presentes

Leia mais

TEMPO GEOLÓGICO O INTERIOR DA TERRA TECTÔNICA DE PLACAS

TEMPO GEOLÓGICO O INTERIOR DA TERRA TECTÔNICA DE PLACAS TEMPO GEOLÓGICO O INTERIOR DA TERRA TECTÔNICA DE PLACAS /03/2012 Prof. Patrício Pires patricio.pires@gmail.com Introdução 2 Dificuldade de entender a imensidão do tempo Geológico. Vemos o tempo sobre a

Leia mais

Ainda não compreendemos totalmente como é constituído e como funciona o interior do nosso planeta.

Ainda não compreendemos totalmente como é constituído e como funciona o interior do nosso planeta. Ainda não compreendemos totalmente como é constituído e como funciona o interior do nosso planeta. Os dados que permitem conhecer o interior da Terra podem ser obtidos de forma direta, através de métodos

Leia mais

ESTRUTURA GEOLÓGICA E RELEVO AULA 4

ESTRUTURA GEOLÓGICA E RELEVO AULA 4 ESTRUTURA GEOLÓGICA E RELEVO AULA 4 ESCALA DO TEMPO GEOLÓGICO Organiza os principais eventos ocorridos na história do planeta ERA PRÉ -CAMBRIANA DESAFIO (UEPG) ex. 1 p. 181 - A história e a evolução da

Leia mais

SISMICIDADE E ESTRUTURA INTERNA DA TERRA

SISMICIDADE E ESTRUTURA INTERNA DA TERRA SISMICIDADE E ESTRUTURA INTERNA DA TERRA AS PRINCIPAIS CAMADAS DA TERRA # A maior parte do interior da Terra é inacessível às observações diretas. Para conhecer sua constituição interna, é necessário recorrer

Leia mais

GEOLOGIA ESTRUTURAL Introdução e Conceitos Fundamentais

GEOLOGIA ESTRUTURAL Introdução e Conceitos Fundamentais GEOLOGIA ESTRUTURAL Introdução e Conceitos Fundamentais O engenheiro e o geólogo tem algo em comum??!! Engenheiro civil Geólogo estruturalista O engenheiro e o geólogo tem muito em comum??!! Engenheiro

Leia mais

Deriva de placas. América. Eurasia 30 mm/ano. S.Pinker

Deriva de placas. América. Eurasia 30 mm/ano. S.Pinker Deriva de placas Eurasia 30 mm/ano América S.Pinker Alfred Wegener A base de evidências reunidas ao longo de sec. XIX postula em 1905 que: -!Os actuais continentes resultam da fragmentação de Pangea. -!Os

Leia mais

GEOLOGIA GERAL GEOGRAFIA

GEOLOGIA GERAL GEOGRAFIA GEOLOGIA GERAL GEOGRAFIA Segunda 18 às 20h Quarta 20 às 22h museu IC II Aula 5 Rochas Ígneas Turma: 2016/01 Profª. Larissa Bertoldi larabertoldi@gmail.com Minerais Rochas Rochas são agregados naturais

Leia mais

Leila Marques. Marcia Ernesto

Leila Marques. Marcia Ernesto Leila Marques Marcia Ernesto Alta Temperatura no Interior da Terra No passado a Terra sofreu aquecimento: separação de um manto rochoso e um núcleo denso de composição metálica (Fe-Ni). Diápiros de Fe-Ni

Leia mais

Tempo Geológico. Também conhecido como tempo da natureza. É o tempo das transformações naturais que. acontecem sobre o nosso planeta, sendo por isso

Tempo Geológico. Também conhecido como tempo da natureza. É o tempo das transformações naturais que. acontecem sobre o nosso planeta, sendo por isso Tempo Geológico Também conhecido como tempo da natureza. É o tempo das transformações naturais que acontecem sobre o nosso planeta, sendo por isso extremamente lentas. Uma das formas utilizadas para se

Leia mais

DERIVA CONTINENTAL E PLACAS TECTÔNICAS. Fonte:

DERIVA CONTINENTAL E PLACAS TECTÔNICAS. Fonte: DERIVA CONTINENTAL E PLACAS TECTÔNICAS A idéia foi proposta inicialmente por Alfred Wegener, em 1912, baseando-se nas formas dos continentes de cada lado do Oceano Atlântico. Essa idéia foi sugerida pela

Leia mais

Magmas e formação de rochas ígneas

Magmas e formação de rochas ígneas Magmas e formação de rochas ígneas O que é um magma? Um fundido (geralmente silicatado) + cristais + gases (H 2 O, CO 2 SO 2, Cl, F, etc ), que é gerado no interior da Terra, provido de mobilidade. Quando

Leia mais

FONTES ENERGÉTICAS. Prof. Dr. Adilson Soares E- mail: Site:

FONTES ENERGÉTICAS. Prof. Dr. Adilson Soares E- mail: Site: FONTES ENERGÉTICAS Prof. Dr. Adilson Soares E- mail: adilson.soares@unifesp.br Site: www.geologia.wiki.br Revisão: Geologia Adilson_dinamica_global.ppt Tectônica de Placas Adilson_dinamica_global.ppt Dinâmica

Leia mais

A Teoria da Tectónica de Placas. Prof. Isaac Buzo Sánchez

A Teoria da Tectónica de Placas. Prof. Isaac Buzo Sánchez A Teoria da Tectónica de Placas Prof. Isaac Buzo Sánchez Avanços da Ciência e da Tecnologia Em meados do séc. XX, novos avanços da ciência e tecnologia, levaram os cientistas a considerar novamente as

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO ENGENHARIA CIVIL GEOTÉCNICA /2. Definição de solo e rocha A Terra, sua idade e movimentações da crosta

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO ENGENHARIA CIVIL GEOTÉCNICA /2. Definição de solo e rocha A Terra, sua idade e movimentações da crosta UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO ENGENHARIA CIVIL GEOTÉCNICA - 2011/2 Definição de solo e rocha A Terra, sua idade e movimentações da crosta Marita Raquel Paris Cavassani Curbani maritarpc@gmail.com

Leia mais

Geologia para Ciências Biológicas

Geologia para Ciências Biológicas UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI URCA PRÓ-REITORIA DE ENSINO DE GRADUAÇÃO PROGRAD Centro de Ciências Biológicas e da Saúde CCBS Departamento de Ciências Biológicas DCBio Geologia para Ciências Biológicas

Leia mais

GEOGRAFIA. Prof. Daniel San.

GEOGRAFIA. Prof. Daniel San. GEOGRAFIA Prof. Daniel San daniel.san@lasalle.edu.br Ver filme sobre a Formação da Terra Discovery Channel Os fósseis são os principais vestígios das antigas eras na Terra, pois passaram por diversos processos,

Leia mais

Introdução à Engenharia Geotécnica

Introdução à Engenharia Geotécnica Introdução à Engenharia Geotécnica A Crosta Terrestre Vítor Pereira Faro vpfaro@ufpr.br Sidnei Helder Cardoso Teixeira s.teixeira@ufpr.br Agosto 2016 Introdução à Geologia Geologia Ciência da terra que

Leia mais

Conteúdo: Aula 1: Rochas e minerais: o que são? Tipos de rocha. Aula 2: O solo. FORTALECENDO SABERES APRENDER A APRENDER CONTEÚDO E HABILIDADES

Conteúdo: Aula 1: Rochas e minerais: o que são? Tipos de rocha. Aula 2: O solo. FORTALECENDO SABERES APRENDER A APRENDER CONTEÚDO E HABILIDADES A Conteúdo: Aula 1: Rochas e minerais: o que são? Tipos de rocha. Aula 2: O solo. 2 A Habilidades: Aula 1: Entender o que são rochas e como elas se formam. Saber diferenciar as rochas de acordo com os

Leia mais

GEOLOGIA PARA ENGENHARIA CIVIL COMPOSIÇÃO E ESTRUTURA INTERNA DA TERRA PARTE II

GEOLOGIA PARA ENGENHARIA CIVIL COMPOSIÇÃO E ESTRUTURA INTERNA DA TERRA PARTE II GEOLOGIA PARA ENGENHARIA CIVIL COMPOSIÇÃO E ESTRUTURA INTERNA DA TERRA PARTE II Prof. Dr. Daniel Caetano 2012-1 Objetivos Entender a estrutura e as camadas da Terra Compreender a formação da crosta Entender

Leia mais

A GÊNESE DO RELEVO. GEOMORFOLOGIA (estudo do relevo) FORMAÇÃO DA TERRA (1) FORMAÇÃO DA TERRA (3) FORMAÇÃO DA TERRA (2) ORIGEM DO UNIVERSO

A GÊNESE DO RELEVO. GEOMORFOLOGIA (estudo do relevo) FORMAÇÃO DA TERRA (1) FORMAÇÃO DA TERRA (3) FORMAÇÃO DA TERRA (2) ORIGEM DO UNIVERSO GEOMORFOLOGIA (estudo do relevo) A GÊNESE DO RELEVO ORIGEM DO UNIVERSO Teoria do Big Bang. FORMAÇÃO DA TERRA (1) Resfriamento - de massa gasosa para líquido-pastosa. FORMAÇÃO DA TERRA (2) Formação da litosfera.

Leia mais

As Sete Terras الا رض السبع موقع دين الا سلام. website

As Sete Terras الا رض السبع موقع دين الا سلام.  website As Sete Terras الا رض السبع [رتغايل portuguese [português - www.islamreligion.com website موقع دين الا سلام 2013-1434 Uma imagem simples da Terra e das camadas interiores. Window to the Universe (Janelas

Leia mais

A EVOLUÇÃO GEOLÓGICA DA TERRA

A EVOLUÇÃO GEOLÓGICA DA TERRA A EVOLUÇÃO GEOLÓGICA DA TERRA A IDADE DA TERRA 4,6 BILHÕES DE ANOS DATAÇÃO RADIOMÉTRICA Utilização de métodos baseados na desintegração de elementos radioativos para a determinação das idades de fósseis

Leia mais

Guimarães Rosa. Unidade 2 Planeta Terra: estrutura, formas, dinâmica e atividades humanas.

Guimarães Rosa. Unidade 2 Planeta Terra: estrutura, formas, dinâmica e atividades humanas. Guimarães Rosa 1º ano Unidade 2 Planeta Terra: estrutura, formas, dinâmica e atividades humanas. Rita Martins. Estrutura da Terra baseada nas rochas. Como podemos explicar tudo isto? O Tempo Geológico

Leia mais

Estrutura Interna da Terra. Extensivo

Estrutura Interna da Terra. Extensivo Estrutura Interna da Terra Extensivo Conteúdo Formação do Sistema Solar e do Planeta Terra; Estrutura geológica do planeta Terra; Placas Tectônicas; Eras Geológicas; Formação do Sistema Solar O Sistema

Leia mais

é a herança para os nossos filhos e netos com a sua atmosfera rica em oxigénio, permite-nos respirar com a camada de ozono, protege-nos das radiações

é a herança para os nossos filhos e netos com a sua atmosfera rica em oxigénio, permite-nos respirar com a camada de ozono, protege-nos das radiações é a herança para os nossos filhos e netos com a sua atmosfera rica em oxigénio, permite-nos respirar com a camada de ozono, protege-nos das radiações ultravioletas com a água evita a desidratação com as

Leia mais

O que é tempo geológico

O que é tempo geológico O Relevo da América TEMPO GEOLÓGICO O que é tempo geológico escala temporal dos eventos da história da Terra, ordenados em ordem cronológica. Baseada nos princípios de superposição das camadas litológicas

Leia mais

Noções de Geologia. João Paulo Nardin Tavares

Noções de Geologia. João Paulo Nardin Tavares Noções de Geologia João Paulo Nardin Tavares A crosta A crosta rochosa da Terra é uma estrutura rígida, delgada e fragmentada em grandes placas tectônicas que sustentam os continentes e as bacias oceânicas.

Leia mais

AGG00209 INTRODUÇÃO A PETROFÍSICA QUESTIONÁRIO 1 MINERAIS E ROCHAS

AGG00209 INTRODUÇÃO A PETROFÍSICA QUESTIONÁRIO 1 MINERAIS E ROCHAS AGG00209 INTRODUÇÃO A PETROFÍSICA QUESTIONÁRIO 1 MINERAIS E ROCHAS 1) Qual das sentenças abaixo é verdadeira? a) Os minerais originam-se e são destruídos por reações químicas. b) A maior parte dos minerais

Leia mais

O que é tempo geológico

O que é tempo geológico O Relevo da América TEMPO GEOLÓGICO O que é tempo geológico escala temporal dos eventos da história da Terra, ordenados em ordem cronológica. Baseada nos princípios de superposição das camadas litológicas

Leia mais

Geoquímica do Manto 15/10/2012. Geoquímica de Rochas Características

Geoquímica do Manto 15/10/2012. Geoquímica de Rochas Características Características Geoquímica do Manto Dados sísmicos: camada sólida, de composição silicática, Corresponde a 83% do volume da Terra e 67% de sua massa, Dividido em duas grandes regiões: superior e inferior.

Leia mais

ESTRUTURA GEOLÓGICA E AS FORMAS DE RELEVO

ESTRUTURA GEOLÓGICA E AS FORMAS DE RELEVO ESTRUTURA GEOLÓGICA E AS FORMAS DE RELEVO ROCHAS: Aglomerado de um ou mais minerais ÍGNEAS OU MAGMÁTICAS (cristalinas) - intrusivas ou plutônicas - extrusivas ou vulcânicas SEDIMENTARES - detríticas -

Leia mais

Aula 11 - Origem e Evolução dos Oceanos e da crosta continental: Temperatura, PHs e Salinidade; Tectonismo e vulcanismo.

Aula 11 - Origem e Evolução dos Oceanos e da crosta continental: Temperatura, PHs e Salinidade; Tectonismo e vulcanismo. Astrobiologia Mestrado e Doutorado em Física e Astronomia Prof. Dr. Sergio Pilling Aluno: Caroline Gonçalves de Góes Aula 11 - Origem e Evolução dos Oceanos e da crosta continental: Temperatura, PHs e

Leia mais

TESTE DE AVALIAÇÃO HISTÓRIA DA TERRA / TECTÓNICA

TESTE DE AVALIAÇÃO HISTÓRIA DA TERRA / TECTÓNICA TESTE DE AVALIAÇÃO HISTÓRIA DA TERRA / TECTÓNICA Ciências Naturais 7º ano Nome n.º Turma Data: Classificação: Professor(a): Enc. Educação Lê com atenção cada uma das questões que te são propostas e responde

Leia mais

GEOLOGIA PROF. LIONEL BRIZOLA

GEOLOGIA PROF. LIONEL BRIZOLA GEOLOGIA PROF. LIONEL BRIZOLA A Estrutura Richat é um local no deserto do Saara (Mauritânia), semelhante a um gigantesco alvo, com um diâmetro de aproximadamente 50 km. É também conhecido como O Olho

Leia mais

Guimarães Rosa. Unidade 2 Planeta Terra: estrutura, formas, dinâmica e atividades humanas.

Guimarães Rosa. Unidade 2 Planeta Terra: estrutura, formas, dinâmica e atividades humanas. Guimarães Rosa 1º ano Unidade 2 Planeta Terra: estrutura, formas, dinâmica e atividades humanas. Rita Martins. A localização da Terra... Universo Galáxia Sistema Solar Terra Bem vindos ao planeta Terra,

Leia mais

A ESTRUTURA GEOLÓGICA DO PLANETA. Robert Oliveira Cabral

A ESTRUTURA GEOLÓGICA DO PLANETA. Robert Oliveira Cabral A ESTRUTURA GEOLÓGICA DO PLANETA Robert Oliveira Cabral Deus X Big Bang Existem diversas linhas de pensamento sobre a origem do universo, até mesmo dentro da visão criacionista (os que acreditam que Deus

Leia mais

Esta região azul mais clara é a plataforma continental brasileira. Oceano Atlântico. Belo Horizonte. Salvador. Rio de Janeiro Grande São Paulo

Esta região azul mais clara é a plataforma continental brasileira. Oceano Atlântico. Belo Horizonte. Salvador. Rio de Janeiro Grande São Paulo A TERRA POR DENTRO E POR FORA PLANETA TERRA VISTA POR MEIO DE UM SATÉLITE Esta região azul mais clara é a plataforma continental brasileira. Belo Horizonte Oceano Atlântico Salvador Rio de Janeiro Grande

Leia mais

Uma visão global da Geologia da Terra

Uma visão global da Geologia da Terra Versão em português incompleta 19-3-2010 Será completada brevemente!!! Tectónica de Placas Plate Tectonics Uma visão global da Geologia da Terra A global view of Earth Geology Tectónica de placas Crusta

Leia mais

GEOLOGIA. Professor: Adilson Soares E- mail: Site:

GEOLOGIA. Professor: Adilson Soares E- mail: Site: GEOLOGIA Professor: Adilson Soares E- mail: adilson.soares@unifesp.br Site: www.geologia.wiki.br Tectônica de Placas Placas Litosféricas Estrutura Interna da Terra Placas cobrindo o manto e o núcleo Sumário

Leia mais

AMBIENTES MAGMÁTICOS

AMBIENTES MAGMÁTICOS AMBIENTES MAGMÁTICOS DEFINIÇÃO DE MAGMA É uma mistura de compostos sólidos, líquidos e gasosos. Com o arrefecimento, os elementos químicos associam-se em cristais. A temperatura do magma ronda valores

Leia mais

GEOMORFOLOGIA GERAL E DO BRASIL

GEOMORFOLOGIA GERAL E DO BRASIL GEOMORFOLOGIA GERAL E DO BRASIL ESTRUTURA GEOLÓGICA DA TERRA Manto Superior Manto Inferior Núcleo SIAL SIMA TECTÔNICA DE PLACAS TECTÔNICA DE PLACAS FORÇAS TECTÔNICAS DERIVA CONTINENTAL MAIOR EXTINÇÃO EM

Leia mais

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE PLANO DE ENSINO Código Unidade 040 CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE Curso Etapa Sem. / Ano 4045-1 Ciências Biológicas

Leia mais

Tremores de terra no Brasil e em Bebedouro

Tremores de terra no Brasil e em Bebedouro Universidade de São Paulo Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas Departamento de Geofísica Tremores de terra no Brasil e em Bebedouro Prof. Marcelo Assumpção Terremotos e vulcões no

Leia mais

A ESTRUTURA DA TERRA Título determinada pela sismologia

A ESTRUTURA DA TERRA Título determinada pela sismologia A ESTRUTURA DA TERRA Título determinada pela sismologia eder@iag.usp.br Prof. Eder C. Molina IAG Universidade de São Paulo Ondas Título sísmicas Os principais tipos de ondas sísmicas são ondas de compressão,

Leia mais

Introdução. Importância - 70 % das rochas da crosta terrestre são formadas a partir de magma

Introdução. Importância - 70 % das rochas da crosta terrestre são formadas a partir de magma MAGMATISMO Introdução Importância - 70 % das rochas da crosta terrestre são formadas a partir de magma Definições Rochas ígneas = rochas formadas através da cristalização de magma Magma rocha fundida termo

Leia mais

Agentes Internos ou Endógenos

Agentes Internos ou Endógenos RELEVO Relevo Terrestre Agentes Internos Agentes Externos Tectonismo Vulcanismo Abalos Sísmicos Intemperismo Erosão Agentes Internos ou Endógenos Tectonismo ou Diastrofismo São distorções provocadas por

Leia mais

Geografia - Relevo. Prof. Marcelo Caetano

Geografia - Relevo. Prof. Marcelo Caetano Geografia - Relevo Prof. Marcelo Caetano Estrutura Interna da Terra Crosta: Camada superficial da Terra com espessura que varia de 7 a 35 Km; Flutua nas camadas inferiores com um iceberg no Oceano; Podemos

Leia mais

Estrutura geológica e formas de relevo. Professora: Jordana Costa

Estrutura geológica e formas de relevo. Professora: Jordana Costa Estrutura geológica e formas de relevo Professora: Jordana Costa Estrutura Geológica O tipo de terreno de um lugar (sua origem e as rochas que o compõem) constitui a sua estrutura geológica. Sua importância

Leia mais

Decifrar as formas. Nesta aula, vamos acompanhar o trabalho

Decifrar as formas. Nesta aula, vamos acompanhar o trabalho A UU L AL A Decifrar as formas Nesta aula, vamos acompanhar o trabalho do geógrafo na interpretação das formas que as diferentes paisagens assumem. Vamos perceber que a crosta terrestre, ou litosfera,

Leia mais

II. INVESTIGANDO O INACESSÍVEL

II. INVESTIGANDO O INACESSÍVEL II. INVESTIGANDO O INACESSÍVEL A Terra é um dos nove planetas do Sistema Solar e é o maior dos planetas interiores. A Terra é quase esférica, sendo que o diâmetro maior é o equatorial, com 12.756 km. O

Leia mais

EVOLUÇÃO DA TERRA E FENÔMENOS GEOLÓGICOS PROF. CLAUDIO F GALDIN GEOGRAFIA

EVOLUÇÃO DA TERRA E FENÔMENOS GEOLÓGICOS PROF. CLAUDIO F GALDIN GEOGRAFIA EVOLUÇÃO DA TERRA E FENÔMENOS GEOLÓGICOS PROF. CLAUDIO F GALDIN GEOGRAFIA A TERRA SURGIU HÁ APROXIMADAMENTE 4,5 BILHÕES DE ANOS. RESULTANDO DA AGREGAÇÃO DE POEIRA CÓSMICA E DO BOMBARDEAMENTO DE MATERIAL

Leia mais

Terra: Fogo, Água e Ar

Terra: Fogo, Água e Ar Terra: Fogo, Água e Ar Curso para a Terceira Idade IAG/USP 2016 Professoras Leila Soares Marques e Márcia Ernesto 1 A teoria do Big Bang!!!! Big Bang ou Grande Expansão ocorreu há cerca de 13,3-13,9 bilhões

Leia mais

S O. PauloValentim 2010

S O. PauloValentim 2010 S O N A C T T I F Á Compreender a importância da Geologia na prevenção de riscos geológicos e na melhoria da gestão ambiental. Conhecer a geomorfologia dos continentes e dos fundos oceânicos. Reconhecer

Leia mais

27/08/ CICLO DAS ROCHAS 3. CLASSIFICAÇÃO DE ROCHAS MAGMÁTICAS 2. MAGMA: CARACTERÍSTICAS E PROCESSOS DE CONSOLIDAÇÃO

27/08/ CICLO DAS ROCHAS 3. CLASSIFICAÇÃO DE ROCHAS MAGMÁTICAS 2. MAGMA: CARACTERÍSTICAS E PROCESSOS DE CONSOLIDAÇÃO MÓDULO 02: Litologia e Relevo 2.1 Relevo Associado à Rocha Magmática 2.2 Relevo Associado à Rocha Sedimentar 2.3 Relevo Associado à Rocha Metamórfica 2.4 Papel das Estruturas Geológicas no Relevo 1. CICLO

Leia mais

O interior da Terra LEILA SOARES MARQUES

O interior da Terra LEILA SOARES MARQUES LEILA SOARES MARQUES O interior da Terra LEILA SOARES MARQUES é professora do Departamento de Geofísica do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da USP. aconstituição e os processos

Leia mais

MÉTODOS DIRETOS: MÉTODOS INDIRECTOS:

MÉTODOS DIRETOS: MÉTODOS INDIRECTOS: Geotermia Gradiente geotérmico: Variação da temperatura em profundidade. Grau geotérmico: profundidade que é preciso descer, para que a temperatura suba 1ºC. Fluxo térmico: transferência de calor do interior

Leia mais

Disciplina: Ciências Curso Professor: Marcel Série: 6º ano ROTEIRO DE ESTUDOS DE RECUPERAÇÃO E REVISÃO

Disciplina: Ciências Curso Professor: Marcel Série: 6º ano ROTEIRO DE ESTUDOS DE RECUPERAÇÃO E REVISÃO Aluno (a): Disciplina: Ciências Curso Professor: Marcel Série: 6º ano ROTEIRO DE ESTUDOS DE RECUPERAÇÃO E REVISÃO Número: 1 - Conteúdo: - Estrutura da Terra - Características da crosta terrestre, do manto

Leia mais

Sismologia Parte 2. Prof. George Sand França

Sismologia Parte 2. Prof. George Sand França Sismologia Parte 2 1 2 Estrutura Interna da Terra: Crosta continental e oceânica; Litosfera e astenosfera e Núcleo externo e núcleo interno; Estudo do interior da terra é feito de maneira indireta. A análise

Leia mais

Figura 1 Fragmentação e evolução dos continentes desde a Pangeia até à atualidade: A Pangeia à 225 milhões de anos, B Continentes na atualidade.

Figura 1 Fragmentação e evolução dos continentes desde a Pangeia até à atualidade: A Pangeia à 225 milhões de anos, B Continentes na atualidade. 1. Dinâmica interna da Terra 1.1. Deriva dos Continentes e Tectónica de Placas 1.1.1. Teoria da Deriva Continental Esta teoria foi apresentada por Wegener em 1912, e defendia que os continentes, agora

Leia mais

Estruturas geológicas e formas do relevo Brasileiro. Professora: Jordana Costa

Estruturas geológicas e formas do relevo Brasileiro. Professora: Jordana Costa Estruturas geológicas e formas do relevo Brasileiro Professora: Jordana Costa As marcas do tempo geológico A litosfera não é contínua, ela é formada por imensos blocos rochosos: - Placas tectônicas. -

Leia mais

GEOLOGIA GERAL GEOGRAFIA

GEOLOGIA GERAL GEOGRAFIA GEOLOGIA GERAL GEOGRAFIA Segunda 7 às 9h Quarta 9 às 12h museu IC II Aula 2 Deriva continental e Tectônica de placas Turma: 2015/2 Profª. Larissa Bertoldi larabertoldi@gmail.com Dinâmica da Terra Deriva

Leia mais

Universidade Federal do Vale do São Francisco Campus Serra da Capivara Colegiado de Ciências da Natureza. Estrutura Interna da Terra

Universidade Federal do Vale do São Francisco Campus Serra da Capivara Colegiado de Ciências da Natureza. Estrutura Interna da Terra Universidade Federal do Vale do São Francisco Campus Serra da Capivara Colegiado de Ciências da Natureza Estrutura Interna da Terra Sumário Terra Generalidades; Métodos de investigação do interior da Terra;

Leia mais

CIÊNCIAS O CICLO DAS ROCHAS

CIÊNCIAS O CICLO DAS ROCHAS Texto para estudo CIÊNCIAS O CICLO DAS ROCHAS A Terra é um planeta vivo e seus continentes estão em constante movimento, devido à dissipação de calor do interior do planeta. A geologia é a ciência que

Leia mais

BANCO DE QUESTÕES - CIÊNCIAS - 6º ANO - ENSINO FUNDAMENTAL

BANCO DE QUESTÕES - CIÊNCIAS - 6º ANO - ENSINO FUNDAMENTAL PROFESSOR: EQUIPE DE CIÊNCIAS BANCO DE QUESTÕES - CIÊNCIAS - 6º ANO - ENSINO FUNDAMENTAL ============================================================================================= 01- Explique a teoria

Leia mais

UNIVERSIDADE VALE DO ACARAÚ - UVA UNIVERSIDADE ABERTA VIDA - UNAVIDA CURSO: PEDAGOGIA DISCIPLINA: ENSINO DE CIÊNCIAS DINÂMICA DA TERRA

UNIVERSIDADE VALE DO ACARAÚ - UVA UNIVERSIDADE ABERTA VIDA - UNAVIDA CURSO: PEDAGOGIA DISCIPLINA: ENSINO DE CIÊNCIAS DINÂMICA DA TERRA UNIVERSIDADE VALE DO ACARAÚ - UVA UNIVERSIDADE ABERTA VIDA - UNAVIDA CURSO: PEDAGOGIA DISCIPLINA: ENSINO DE CIÊNCIAS DINÂMICA DA TERRA DINÂMICA DA TERRA Quando se olha para os mistérios do universo, o

Leia mais

Dinâmica da Litosfera Susana Prada. Teoria da deriva dos continentes. A Terra antes da Pangea 18-03-2015

Dinâmica da Litosfera Susana Prada. Teoria da deriva dos continentes. A Terra antes da Pangea 18-03-2015 Dinâmica da Litosfera Susana Prada A Terra antes da Pangea Fim do Precâmbrico: Supercontinente RODINIA Início do Paleozóico: início da 2ª deriva continental Teoria da deriva dos continentes Proposta pela

Leia mais

A GEOLOGIA, OS GEÓLOGOS E OS SEUS MÉTODOS

A GEOLOGIA, OS GEÓLOGOS E OS SEUS MÉTODOS Escola Portuguesa do Lubango Biologia Geologia (10º ano) A GEOLOGIA, OS GEÓLOGOS E OS SEUS MÉTODOS As rochas, arquivos que relatam a história da Terra Ciclo das rochas Hélder Giroto Paiva As rochas - arquivos

Leia mais

A DINÂMICA DO RELEVO TERRESTRE

A DINÂMICA DO RELEVO TERRESTRE A DINÂMICA DO RELEVO TERRESTRE As formas do relevo Quatro principais É o nome dado ao conjunto das formas da superfície da crosta terrestre. Montanhas Planaltos Planícies Depressões Altitude é uma distância

Leia mais

Parte 1 Formação geológica

Parte 1 Formação geológica AULA 1 CONTINENTES Parte 1 Formação geológica O Planeta Terra é formado por seis continentes: África, América, Antártica, Ásia, Europa e Oceania. A Terra apresenta 149.440.850 quilômetros quadrados de

Leia mais

Apostila de Geografia 14 Geomorfologia

Apostila de Geografia 14 Geomorfologia Apostila de Geografia 14 Geomorfologia 1.0 Introdução Ciência que estuda o relevo. Relevo Corresponde às diversas configurações da crosta terrestre. 2.0 Agentes de Relevo 2.1 Agentes Endógenos ou Internos

Leia mais

Importância dos oceanos

Importância dos oceanos AMBIENTE MARINHO Importância dos oceanos Os oceanos cobrem 70% da superfície da Terra. Figuram entre os maiores transpor-tadores tadores de calor do planeta, controlando o clima e seus efeitos. Constituem

Leia mais