Manual de Regularização de Software. O que toda empresa precisa saber sobre licenciamento e regularização de programas de computador.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Manual de Regularização de Software. O que toda empresa precisa saber sobre licenciamento e regularização de programas de computador."

Transcrição

1 m Manual de Regularização de Software O que toda empresa precisa saber sobre licenciamento e regularização de programas de computador.

2 Bem-vindo!

3 Este manual foi elaborado pela Microsoft para ajudar empresas de todos os tamanhos a realizar o gerenciamento, a compra e a regularização de software de forma segura e consciente. Aqui você encontrará tudo o que precisa saber para não ser vítima da pirataria de software, atividade ilegal que pode colocar em risco o seu negócio. Conheça também a forma de aquisição de software Microsoft mais adequada para as necessidades específicas de sua empresa através de nossas opções de licenciamento.

4 Regularização das Licenças de Software Copiar software ilegalmente, de forma intencional ou não, é uma atividade perigosa popularmente conhecida como pirataria. Como o software irregular pode colocar em risco o seu negócio, um gerenciamento adequado dos seus programas de computador é necessário e ainda traz diversos benefícios à sua empresa. Veja abaixo os riscos associados a irregularidades nas suas licenças e os benefícios de um gerenciamento adequado de software: Riscos da Irregularidade Riscos legais e multas O uso irregular das licenças de software pode resultar em penalidades financeiras e custos processuais para a empresa que as utiliza. Além disso, os executivos da empresa podem ser responsabilizados individualmente, civil e criminalmente, pela violação dos direitos autorais (copyright). No Brasil, a Lei 9609/98 (Lei do Software) e a Lei 9610/98 prevêm duras penas e multas indenizatórias que chegam a vezes ao valor da licença original. Danos à reputação Processos por uso irregular de software podem prejudicar a reputação, a imagem da sua empresa e de seus profissionais. Vírus podem danificar computadores e redes Os programas de software piratas podem conter vírus que causem danos aos computadores e à toda a rede. Os vírus podem causar, e com freqüência causam, perda irrecuperável de dados, o que seria devastador para a maioria das empresas. A sua empresa não tem direito a suporte técnico ou atualizações do produto O software ilegal não tem direito a suporte técnico. Se tiver um problema com o programa irregular, você terá que se virar sozinho. Além disso, as atualizações de produtos não serão oferecidas a você. Problemas de compatibilidade de software O software pirata pode provocar incompatibilidade entre programas que normalmente funcionariam juntos sem conflitos. Perda de tempo Custos processuais e multas, prejuízos à reputação, vírus de computador, falta de acesso a suporte técnico e problemas de compatibilidade de software resultam em uma grande perda de tempo que significa menos negócios para a sua empresa. Pirataria está ligada ao crime organizado A pirataria traz prejuízos não somente para o fabricante de software, mas para toda a sociedade, já que causa desemprego, diminui as contribuições fiscais, causa concorrência desleal, prejudicando empresas que trabalham corretamente. Além disso, há indícios de que esta prática ilegal está diretamente relacionada ao crime organizado no Brasil.

5 P or que isso merece a sua atenção? Vantagens do Gerenciamento de Software Poupar dinheiro Um bom gerenciamento do software utilizado por sua empresa pode ajudar a identificar quais programas de computador são necessários e quais são desnecessários, ou seja, ajuda você a investir seu dinheiro em soluções que trarão benefícios ao seu negócio. Ele também ajuda a aproveitar da melhor forma os descontos dos programas de licenciamentos por volume oferecidos por diversos fabricantes de software e a identificar a forma mais eficiente de instalar os programas de computador em sua organização. Gerenciar mudanças tecnológicas O gerenciamento de software pode ajudar a sua empresa a identificar suas necessidades de software, evitar que eles se tornem obsoletos e garantir o uso de tecnologia apropriada para ajudar a alcançar os seus objetivos comerciais de permanecer à frente da concorrência e aumentar oportunidades de negócios. Minimizar problemas de comunicação e transferência de dados Em organizações onde a tecnologia foi implementada sem planejamento e controle, podem haver muitas plataformas e versões diferentes de software, o que contribui para gerar problemas de comunicação. O gerenciamento de software pode ajudar a abordar e solucionar esses problemas, aprimorando o fluxo de trabalho e a eficiência dos sistemas. Justificar investimentos em tecnologia O gerenciamento de software pode ajudar as organizações a entenderem os benefícios resultantes dos seus investimentos em software e a identificarem as áreas da organização que mais se beneficiem de atualizações ou de novos programas de computador. Crescimento e Desenvolvimento A indústria de tecnologia possui papel importante na economia atual, gerando empregos e investimentos de forma consistente ao longo dos últimos anos. A proteção da propriedade intelectual da indústria permitirá que este crescimento se mantenha, incentivando ainda mais que setores de pesquisas e desenvolvimentos aprimorem de forma contínua seus produtos, contribuindo ainda mais para a saúde da economia.

6 Pirataria e Irregularidades de Licenciamento Ao contrário do que a maioria das pessoas pensa, a pirataria e as irregularidades de licenciamento vão muito além da mera cópia de software. Embora essa possa ser a forma mais comum de pirataria, não é a única. Abaixo você encontrará uma lista de tipos de pirataria e irregularidades dos quais você deve estar ciente para proteger devidamente a sua empresa. Atenção! A Microsoft disponibiliza através do website How to Tell no endereço informações, em português, que o auxiliam a identificar passo a passo se o seu computador possui sistema operacional Windows original Microsoft. Cópia do Usuário Final A cópia irregular constitui um tipo de pirataria na qual um indivíduo ou empresa replica indevidamente um software original. No caso de licenças em volume, isso significa informar um número de instalações de software inferior ao realmente em uso ou instalado. Embora essas formas comuns de pirataria possam parecer inofensivas, são ilegais e sujeitas aos mesmos riscos e penalidades já descritos. Software pré-instalado no disco rígido: Praticada por Integradores de Computador ou Revendas desonestas, este tipo de pirataria ocorre quando PCs são vendidos com software ilegal pré-instalado. Estes revendedores utilizam uma cópia qualquer para fazer instalações ilegais em várias máquinas. Consulte o site microsoft.com/piracy/howtotell para verificar se o seu computador possui um sistema operacional Microsoft Windows original Falsificação A falsificação é a pirataria de software em grande escala, em que o software reproduzido de forma ilegal, freqüentemente por facções do crime organizado, é depois redistribuído na forma de uma imitação do produto original. Esteja atento para preços que parecem bons demais para ser verdade, embalagens com aparência suspeita e software dos quais estejam faltando discos ou documentação.

7 O que exatamente elas são? Canais ilegais de distribuição Esteja atento para software cuja embalagem ou contrato de licença indique Preço acadêmico, Venda Proibida, Venda Proibida no Varejo ou ainda Apenas para distribuição em OEM. Estas licenças só estão regulares se os seus proprietários forem qualificados para sua finalidade. Pirataria na Internet A pirataria na Internet refere-se ao uso da Internet para copiar ou distribuir ilegalmente software não autorizado. Nesses casos, a Internet é o meio de anúncio, oferta, aquisição ou distribuição de software pirateado. Consulte o website para obter mais informações e dicas sobre como adquirir software com segurança através da Internet.

8 Você está vulnerável? Você quer saber se a sua empresa está vulnerável à pirataria de software? Responda as seguintes perguntas para avaliar possíveis riscos. NOTA: Se a sua empresa tiver adquirido software a preços incrivelmente baixos, sem nota fiscal ou comprado software através da Internet sem a documentação correta e comprovante de licença, isso pode aumentar o seu risco.

9 Você sabe quantos PCs, laptops e servidores a sua empresa está usando atualmente? Você tem uma licença de software para todas as cópias de software instalados em cada um dos seus PCs, laptops e servidores? Você tem certeza de que nenhum funcionário da sua empresa fez cópias não-autorizadas de software? Você adquiriu todas as cópias de software instaladas em seus PCs, laptops e servidores de fontes confiáveis? A sua empresa tem normas internas por escrito sobre cópia de software e/ou compra de licenças de software? sim sim sim sim sim não não não não não Se respondeu não a qualquer uma dessas perguntas ou se não tiver respondido com convicção, você precisa avaliar a situação do seu software em maiores detalhes. Por favor, visite para obter mais informações e ajuda no gerenciamento dos seus programas de software.

10 Como manter sua empres O gerenciamento correto do seus programas de computador pode contribuir para melhorar o desempenho de sua empresa e de seus funcionários. Como as empresas vêm investindo cada vez mais em tecnologia, o gerenciamento do software tem se tornado um diferencial para promover sua eficácia, produtividade e alto desempenho. O bom gerenciamento de licenças de software normalmente consiste em duas etapas: 1. Realizar um inventário inicial dos programas de computador. 2. Estabelecer normas e procedimentos internos para a manutenção contínua dos programas de computador.

11 a em situação regular 1 2 Realize um inventário dos programas de computador seguindo as etapas abaixo: Defina o número de PCs, laptops e servidores que a sua empresa tem em uso e o software instalado em cada máquina. Compare essas informações com o número de licenças de software válidas que a sua empresa possui. Solucione todos os problemas de licenças irregulares e adquira as licenças necessárias para deixar a sua empresa em situação legal. Dependendo do tamanho da sua empresa e da condição dos seus controles internos, isso pode ser bastante simples ou pode exigir um certo esforço. Nos dois casos, estabelecer esse inventário inicial é essencial para um gerenciamento de software eficaz que ajudará a sua empresa no futuro. Para obter uma ferramenta gratuita para realizar um inventário de programas de software da Microsoft, favor visitar Estabelecimento de normas e procedimentos de software: Embora as normas e procedimentos necessários na sua organização dependam do tamanho, do escopo e da cultura da empresa, eles devem estabelecer, no mínimo, o seguinte: Normas de uso de software e direito autoral (copyright): A sua empresa deve ter uma política de proteção clara contra a pirataria definindo a adesão da sua empresa a contratos de licença de software e as responsabilidades dos funcionários para cumprir os procedimentos de software definidos pela administração. Normas e procedimentos de compra: A sua empresa deve ter normas internas por escrito que determinem como os funcionários devem solicitar software, de quem é a responsabilidade pelas aquisições de software, quais são os fornecedores de software aprovados, os procedimentos de instalação, as normas de uso de software pessoal e a distribuição de software entre os funcionários. Confira os dois modelos de comunicação de normas e políticas internas de uso de software no site

12 Licenciamento de Software Uma licença de software concede a você o direito legal de utilizar um programa de software. Para cada programa de software que você usa, é preciso ter uma licença concedida a você e documentada no contrato de licença. A Microsoft oferece muitos programas de licença criados para atender às diferentes necessidades dos clientes. Abaixo você encontrará um resumo dos programas de licença existentes atualmente. Favor consultar para obter mais informações sobre esses programas incluindo a documentação que você deverá ter para verificar a autenticidade da licença. Consulte todas as informações disponíveis para escolher a licença mais condizente com sua necessidade e fazer o melhor negócio. Produto de Varejo Produto na Caixinha Vendido por unidade nas lojas de varejo e pelos revendedores da Microsoft, o Produto de Varejo é comercializado em um pacote completo e normalmente inclui mídia (CDs ou discos) e documentação. É ideal para necessidades de software de baixo volume, como empresas com menos de 5 PCs. Software OEM (pré-instalado em novos PCs) Quando você adquire um novo PC, ele deve vir pré-instalado com um sistema operacional e também poderá ter alguns aplicativos de software pré-instalados. Esse software é chamado de software Original Equipment Manufacturer (OEM) e é um software especialmente desenvolvido para ser pré-instalado na máquina por Integradores de PCs (pessoas que montam PCs ou fabricam máquinas). Esses fabricantes de máquinas têm contratos de licença com a Microsoft que lhes permitem instalar determinados pacotes de software nos PCs que eles comercializam. Para um comprador de PC, ou seja, você, a sua licença Microsoft foi incluída no preço do PC que você comprou. É a maneira mais econômica de comprar um software Microsoft, pois você já o compra juntamente com a máquina, pré-instalado. Quando for comprar novos PCs, você deverá se certificar de que as licenças que os acompanham sejam válidas. Favor consultar piracy/howtotell para obter mais informações. Produto Acadêmico Preços especiais para instituições acadêmicas estão disponíveis para entidades qualificadas em diversos Programas de Licenciamento da Microsoft. Favor consultar para detalhes sobre eligibilidade acadêmica e para detalhes de outros programas de licenciamento em volume.

13 O que é uma licença de software? Programas de Licenciamento em Volume Os programas de licenciamento por volume da Microsoft foram criados para poupar tempo e dinheiro das empresas permitindo um gerenciamento fácil das licenças e das aquisições de software. Esses programas apresentam vantagens para empresas que precisam de um mínimo de 5 licenças. Veja abaixo as várias opções de licenciamento por volume. Por favor, consulte default.asp para obter mais detalhes sobre cada programa de licenciamento por volume e outras formas de licenciamento. Programa Open License Aconselhável para clientes que precisam de um mínimo de 5 licenças de quaisque produtos Microsoft, o Programa Open License é uma excelente forma de economizar e de comprar produtos Microsoft originais. No programa Open License, você determina o número de produtos de software para os quais deseja obter licenças, faz um pedido através de um revendedor da Microsoft e obtém as licenças que precisa. Após a aquisição do mínimo de 5 licenças exigido (que podem ser, 2 licenças Windows XP mais 3 de Office XP ou qualquer outra combinação), qualquer compra individual está qualificada para o desconto do programa Open License pelo período de dois anos a partir da primeira compra. Esta opção de financiamento está disponível para financiamento em cinco vezes sem juros. Programa Select License Aconselhável para clientes com no mínimo 750 PCs e necessidades diversas de produtos da Microsoft, o Programa Microsoft Select License está disponível através dos Microsoft Authorized Large Account Resellers (LARs). No programa Select License, os clientes recebem descontos por volume com base em uma previsão das suas necessidades de produtos para um período de três anos. Existem três classes de produtos (aplicativos, sistemas e servidores) disponíveis no programa Select com valores de pontos associados a cada produto dentro das classes. Programa Enterprise Agreement O Programa Enterprise Agreement foi criado para clientes com 250 ou mais PCs que queiram estabelecer um padrão na plataforma Microsoft e tenham capacidade de adquirir e monitorar software de modo centralizado. Como uma empresa participante do programa Enterprise Agreement, você assume um compromisso de 3 anos de padronizar toda a sua empresa para utilizar determinados produtos de software da Microsoft. O preço baseia-se no número de computadores e é dividido em três prestações anuais iguais durante o período de 3 anos. Disponível apenas através dos LARs. Nota: Versões completas dos Sistemas Operacionais da Microsoft não estão disponíveis através dos programas de licenciamento por volume da Microsoft apenas Atualizações de Sistema Operacional. Você deverá adquirir a versão completa do produto de Sistema Operacional através do OEM ou do canal de varejo.

14 Licenças de Acesso Cliente (CALs) O que são as C A L s? Se os PCs da sua empresa estiverem conectados em rede, você deve utilizar um servidor de rede. Em uma rede, os PCs ou estações de trabalho acessarão o software do servidor para executar determinadas funções, como por exemplo compartilhamento de arquivos e impressão, acesso ao banco de datos ou correio eletrônico. Para acessar legalmente os aplicativos de software em um servidor, é preciso ter uma licença de Acesso Cliente ou CAL. Uma CAL não é um produto de software, mas sim uma licença que permite que o usuário de uma estação de trabalho acesse as funcionalidades do servidor (ou servidores) da rede. Responda as seguintes perguntas simples para ajudar a determinar se você precisa de CALs ou de licenças por processador. 1 2 As estações de trabalho da sua empresa estão em rede? Se a resposta for positiva, a sua empresa está usando algum software Microsoft para servidor dentre os relacionados abaixo? BackOffice Server BizTalk Server Commerce Server Content Management Server Exchange Server Host Integration Server Internet Security & Acceleration Server Mobile Information Server Proxy Server SharePoint Portal Server Site Server Small Business Server SNA Server SQL Server Systems Management Server Windows 2000 Server ou Windows NT Server (incluindo Terminal Services) Se você respondeu SIM para as perguntas acima, você precisa certificar-se que está licenciando corretamente o acesso das estações aos seus servidores através de CALs ou licenças por Processador. Para mais informações sobre o licenciamento de cada um desses produtos acima, opções de CALs e licenciamento por processador consulte: Licenciamento por Estação e por Processador Com a opção do licenciamento por Estação (ou "per seat"), cada computador que acessa os recursos de um software servidor precisa de uma CAL, independente da quantidade de servidores existentes na sua rede. Por exemplo: Se sua empresa possui 50 estações licenciadas no modo por Estação que utilizam serviços do SQL Server 2000, 50 CALs de SQL 2000 são necessárias para que a base esteja devidamente legalizada e estas 50 estações poderão acessar todos os servidores SQL Server 2000 que estiverem disponíveis em sua rede*. * Estações clientes podem acessar qualquer servidor. A Microsoft recentemente implementou um modelo de licenciamento por Processador (ou per processor ) que está disponível para determinados servidores. Com o licenciamento por processador, a licença de uso do software servidor fornece também a licença de uso cliente à todas estações de sua rede. O número de licenças do software servidor que precisam ser adquiridas é equivalente à quantidade de processadores que a máquina servidor possui. Por exemplo: Se você deseja comprar o ISA Server 2000 e a sua máquina servidor possui 2 processadores, será necessário comprar 2 licenças do ISA Server 2000, e automaticamente todas as estações já estarão legalizadas e licenciadas para uso.

15 Guia de Recursos Desenvolvemos inúmeras ferramentas para ajudar os usuários de software a se defenderem da pirataria: Opções de Licenciamento: Para conhecer as opções de licenciamento que a Microsoft oferece para cada tipo de cliente, consulte nosso website abaixo: Como se proteger da pirataria: A Microsoft disponibiliza um website com ferramentas de apoio para você, de uma maneira simples, entender como se proteger da Pirataria de software e fazer da tecnologia seu maior aliado: Identificação de software Microsoft autêntico: A Microsoft disponibiliza através do website How to Tell no endereço howtotell informações, em português que o auxiliam a identificar passo a passo se o seu computador possui sistema operacional Windows original Microsoft. Como localizar um revendedor: Se você precisa de uma indicação da Microsoft para localizar o revendedor mais próximo, ligue para (11) ou acesse o website Antipirataria da Microsoft: Para fazer denúncias de pirataria diretamente para a Microsoft, utilize o seguinte ABES e BSA: Para informações e denúncias sobre pirataria de software, a ABES (Associação Brasileira de Empresas de Software) e a BSA (Business Software Alliance) mantém um telefone gratuito a sua disposição:

16 m 2002 Microsoft Corporation. Todos os direitos reservados. Microsoft, BackOffice, BizTalk, SharePoint, Windows e Windows NT são marcas registradas ou marcas comerciais da Microsoft Corporation nos Estados Unidos e/ou em outros países. DC P

Desvendando o licenciamento

Desvendando o licenciamento Desvendando o licenciamento 1 Licenças de legalização Para empresas de todos os portes, que estejam enfrentando problemas devido à utilização de softwares falsificados ou não originais, existem licenças

Leia mais

PERGUNTAS FREQÜENTES: Proteção de dados Perguntas freqüentes sobre o Backup Exec 2010

PERGUNTAS FREQÜENTES: Proteção de dados Perguntas freqüentes sobre o Backup Exec 2010 Que produtos estão incluídos nesta versão da família Symantec Backup Exec? O Symantec Backup Exec 2010 oferece backup e recuperação confiáveis para sua empresa em crescimento. Proteja mais dados facilmente

Leia mais

Integrador de Sistemas OEM Microsoft. Guia de Licenciamento

Integrador de Sistemas OEM Microsoft. Guia de Licenciamento Integrador de Sistemas OEM Microsoft Guia de Licenciamento Este guia fornecerá a você, Integrador de Sistemas OEM, as informações que você precisará para compreender e gerenciar com sucesso as licenças

Leia mais

Informações de licenciamento para clientes da Microsoft

Informações de licenciamento para clientes da Microsoft Informações de licenciamento para clientes da Microsoft Introdução Por que a Microsoft está fazendo este lançamento? Benefícios para a sua empresa Como adquirir licenças com direitos de aluguel Software

Leia mais

Conheça a nova solução de servidor que ajuda pequenas empresas a fazer mais Com menos.

Conheça a nova solução de servidor que ajuda pequenas empresas a fazer mais Com menos. Conheça a nova solução de servidor que ajuda pequenas empresas a fazer mais Com menos. O papel de um servidor Introdução à rede básica Sua empresa tem muitas necessidades recorrentes, tais como organizar

Leia mais

Guia de vendas Windows Server 2012 R2

Guia de vendas Windows Server 2012 R2 Guia de vendas Windows Server 2012 R2 Por que Windows Server 2012 R2? O que é um servidor? Mais do que um computador que gerencia programas ou sistemas de uma empresa, o papel de um servidor é fazer com

Leia mais

Licenciamento de estações de trabalho Windows para Ambientes VDI

Licenciamento de estações de trabalho Windows para Ambientes VDI Microsoft VDI e Windows VDA Perguntas Frequentes Licenciamento de estações de trabalho Windows para Ambientes VDI Como a Microsoft licencia o Windows das estações de trabalho em ambientes virtuais? A Microsoft

Leia mais

utilização da rede através da eliminação de dados duplicados integrada e tecnologia de archiving.

utilização da rede através da eliminação de dados duplicados integrada e tecnologia de archiving. Business Server Backup e recuperação abrangentes criados para a pequena empresa em crescimento Visão geral O Symantec Backup Exec 2010 for Windows Small Business Server é a solução de proteção de dados

Leia mais

Software Aplicativo. Introdução a Computação. Software Customizado. Software Amigável (User-Friendly) Software Empacotado

Software Aplicativo. Introdução a Computação. Software Customizado. Software Amigável (User-Friendly) Software Empacotado Software Aplicativo Introdução a Computação Software Aplicativos Software usado para solucionar um problema em particular ou realizar uma tarefa específica. Imposto de Renda Impressão MSN Adquirindo Software:

Leia mais

Guia Rápido de Licenciamento do SQL Server 2012

Guia Rápido de Licenciamento do SQL Server 2012 Guia Rápido de Licenciamento do SQL Server 2012 Data de publicação: 1 de Dezembro de 2011 Visão Geral do Produto SQL Server 2012 é uma versão significativa do produto, provendo Tranquilidade em ambientes

Leia mais

O poder da colaboração e da comunicação baseadas na Nuvem

O poder da colaboração e da comunicação baseadas na Nuvem O poder da colaboração e da comunicação baseadas na Nuvem O Microsoft Office 365 é a suíte de Produtividade da Microsoft, que oferece as vantagens da Nuvem a empresas de todos os tamanhos, ajudando-as

Leia mais

Contato: Kaspersky Lab ZAO 39A/3 Leningradskoe Shosse, Moscou 125212, Rússia E-mail: info@kaspersky.com

Contato: Kaspersky Lab ZAO 39A/3 Leningradskoe Shosse, Moscou 125212, Rússia E-mail: info@kaspersky.com Contato: Kaspersky Lab ZAO 39A/3 Leningradskoe Shosse, Moscou 125212, Rússia E-mail: info@kaspersky.com Suporte: http://support.kaspersky.com Informações gerais: www.kaspersky.com www.securelist.com 2013

Leia mais

Principais diferenciais do Office 365

Principais diferenciais do Office 365 Guia de compras O que é? é um pacote de soluções composto por software e serviços, conectados à nuvem, que fornece total mobilidade e flexibilidade para o negócio. Acessível de qualquer dispositivo e qualquer

Leia mais

Symantec Backup Exec.cloud

Symantec Backup Exec.cloud Proteção automática, contínua e segura que faz o backup dos dados na nuvem ou usando uma abordagem híbrida, combinando backups na nuvem e no local. Data Sheet: Symantec.cloud Somente 2% das PMEs têm confiança

Leia mais

Serviço HP Carregamento de Imagem e Aplicações

Serviço HP Carregamento de Imagem e Aplicações Especificações técnicas Serviço HP Carregamento de Imagem e Aplicações Serviços HP de Configuração Deixe a HP gerenciar sua imagem de PC para que você possa se concentrar nos negócios Visão geral dos serviços

Leia mais

Amplie os horizontes da sua empresa com o Software Assurance e o Windows Vista.

Amplie os horizontes da sua empresa com o Software Assurance e o Windows Vista. Amplie os horizontes da sua empresa com o Software Assurance e o Windows Vista. Introdução Software Assurance Windows Vista Trazendo uma série de novas ofertas para maximizar o seu investimento, o Software

Leia mais

Softwares Aplicativos. (Capítulo 2)

Softwares Aplicativos. (Capítulo 2) Softwares Aplicativos (Capítulo 2) INTRODUÇÃO À ENGENHARIA DA COMPUTAÇÃO Professor: Rosalvo Ferreira de Oliveira Neto Estrutura 1. Definição 2. Aquisição 3. Classificações 4. Ética 5. Profissionais 03

Leia mais

Guia de Licenciamento por Volume Microsoft

Guia de Licenciamento por Volume Microsoft iii Sumário Capítulo 1: Introdução ao Licenciamento por Volume... 1 Pontos chave para entender o Licenciamento por Volume Microsoft... 1 Programas de licenciamento para sua organização... 1 Licenciamento

Leia mais

Perguntas Frequentes sobre o Microsoft Cloud Partner Program

Perguntas Frequentes sobre o Microsoft Cloud Partner Program VISÃO GERAL DO PROGRAMA... 2 REQUISITOS DO PROGRAMA... 3 REQUISITOS PARA INSCRIÇÃO... 3 REQUISITOS PARA RENOVAÇÃO... 9 BENEFÍCIOS DO PROGRAMA... 10 LISTA DE BENEFÍCIOS DO PROGRAMA... 10 BENEFÍCIOS DO CLOUD

Leia mais

Executando o Modo Windows XP com Windows Virtual PC

Executando o Modo Windows XP com Windows Virtual PC Executando o Modo Windows XP com Windows Virtual PC Um guia para pequenas empresas Conteúdo Seção 1: Introdução ao Modo Windows XP para Windows 7 2 Seção 2: Introdução ao Modo Windows XP 4 Seção 3: Usando

Leia mais

Guia de Referência Rápida sobre Licenciamento. Microso Internal Edition Do Not Distribute Exter

Guia de Referência Rápida sobre Licenciamento. Microso Internal Edition Do Not Distribute Exter Guia de Referência Rápida sobre Licenciamento Microso Internal Edition Do Not Distribute Exter Versão 1.0 2/4/2010 Introdução Visão Geral Este Guia de Referência Rápida é destinado a pessoas que precisam

Leia mais

Microsoft Open License. Guia do Programa

Microsoft Open License. Guia do Programa Microsoft Open License Guia do Programa Índice Entendendo Suas Opções de Licenciamento... 2 Microsoft Open License Overview... 2 Benefícios... 3 A Família de Programas Open License... 3 Open Value... 4

Leia mais

Norton Internet Security Guia do Usuário

Norton Internet Security Guia do Usuário Guia do Usuário Norton Internet Security Guia do Usuário O software descrito neste guia é fornecido sob um contrato de licença e pode ser usado somente conforme os termos do contrato. Documentação versão

Leia mais

FUNDAMENTOS DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO

FUNDAMENTOS DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO FUNDAMENTOS DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO RAFAEL D. RIBEIRO, M.SC,PMP. RAFAELDIASRIBEIRO@GMAIL.COM HTTP://WWW.RAFAELDIASRIBEIRO.COM.BR @ribeirord CRIMES DE PIRATARIA DE SOFTWARE Prática ilícita caracterizada

Leia mais

Software de gerenciamento do sistema Intel. Guia do usuário do Pacote de gerenciamento do servidor modular Intel

Software de gerenciamento do sistema Intel. Guia do usuário do Pacote de gerenciamento do servidor modular Intel Software de gerenciamento do sistema Intel do servidor modular Intel Declarações de Caráter Legal AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NESTE DOCUMENTO SÃO RELACIONADAS AOS PRODUTOS INTEL, PARA FINS DE SUPORTE ÀS PLACAS

Leia mais

HP Mobile Printing para Pocket PC

HP Mobile Printing para Pocket PC HP Mobile Printing para Pocket PC Guia de Iniciação Rápida O HP Mobile Printing para Pocket PC permite imprimir mensagens de e-mail, anexos e arquivos em uma impressora Bluetooth, de infravermelho ou de

Leia mais

SOLO NETWORK. Backup & Recovery

SOLO NETWORK. Backup & Recovery Backup & Recovery Backup rápido, Recuperação rápida Apresentamos o premiado sistema de aplicação de dados e de solução para recuperação em ambientes físicos e virtuais. StorageCraft oferece um pacote de

Leia mais

Backup rápido, Recuperação rápida

Backup rápido, Recuperação rápida Backup & Recovery Backup rápido, Recuperação rápida Apresentamos o premiado sistema de aplicação de dados e de solução para recuperação em ambientes físicos e virtuais. StorageCraft oferece um pacote de

Leia mais

São programas de computador com a função de interagir a maquina com o usuário. Licenciados Livres - Gratuitos ou uso limitados 18/10/2010 1

São programas de computador com a função de interagir a maquina com o usuário. Licenciados Livres - Gratuitos ou uso limitados 18/10/2010 1 Softwares São programas de computador com a função de interagir a maquina com o usuário Tipos : Licenciados Livres - Gratuitos ou uso limitados 18/10/2010 1 Licenciados São software autorizados, cedidos

Leia mais

FileMaker Pro 12. Utilização de uma Conexão de Área de Trabalho Remota com o

FileMaker Pro 12. Utilização de uma Conexão de Área de Trabalho Remota com o FileMaker Pro 12 Utilização de uma Conexão de Área de Trabalho Remota com o FileMaker Pro 12 2007 2012 FileMaker Inc. Todos os direitos reservados. FileMaker Inc. 5201 Patrick Henry Drive Santa Clara,

Leia mais

Termo de Uso A AGENDA SUSTENTABILIDADE única e exclusiva proprietária do domínio www.agenda SUSTENTABILIDADE.com.br, doravante denominado AGENDA SUSTENTABILIDADE, estabelece o presente TERMO DE USO para

Leia mais

CA ARCserve Backup PERGUNTAS MAIS FREQUENTES: ARCSERVE BACKUP R12.5

CA ARCserve Backup PERGUNTAS MAIS FREQUENTES: ARCSERVE BACKUP R12.5 PERGUNTAS MAIS FREQUENTES: ARCSERVE BACKUP R12.5 CA ARCserve Backup Este documento aborda as perguntas mais freqüentes sobre o CA ARCserve Backup r12.5. Para detalhes adicionais sobre os novos recursos

Leia mais

IBM Enterprise Marketing Management. Opções de Nome de Domínio para Email

IBM Enterprise Marketing Management. Opções de Nome de Domínio para Email IBM Enterprise Marketing Management Opções de Nome de Domínio para Email Nota Antes de utilizar estas informações e o produto que elas suportam, leia as informações em Avisos na página 5. Este documento

Leia mais

ArpPrintServer. Sistema de Gerenciamento de Impressão By Netsource www.netsource.com.br Rev: 02

ArpPrintServer. Sistema de Gerenciamento de Impressão By Netsource www.netsource.com.br Rev: 02 ArpPrintServer Sistema de Gerenciamento de Impressão By Netsource www.netsource.com.br Rev: 02 1 Sumário INTRODUÇÃO... 3 CARACTERÍSTICAS PRINCIPAIS DO SISTEMA... 3 REQUISITOS DE SISTEMA... 4 INSTALAÇÃO

Leia mais

Symantec NetBackup 7 O que há de novo e tabela de comparação de versões

Symantec NetBackup 7 O que há de novo e tabela de comparação de versões Symantec 7 O que há de novo e tabela de comparação de versões O 7 permite a padronização das operações de backup e recuperação em ambientes físicos e virtuais com menos recursos e menos riscos, pois oferece

Leia mais

Certificação Comercial AVG

Certificação Comercial AVG Certificação Comercial AVG AVG 2013 Produtos para Segurança Doméstica Produtos Segurança Doméstica AVG 2013 3 Produtos Domésticos Os quatros produtos para segurança doméstica são: AVG Anti-Virus Free proteção

Leia mais

KASPERSKY SECURITY FOR BUSINESS

KASPERSKY SECURITY FOR BUSINESS KASPERSKY SECURITY FOR BUSINESS Programa de Licenciamento RENOVAÇÕES E UPGRADES: Um Guia de Migração APRESENTAMOS O PROGRAMA DE LICENCIAMENTO DO SOFTWARE KASPERSKY SECURITY FOR BUSINESS. A mais recente

Leia mais

Guia de Referência de Licenciamento por Volume

Guia de Referência de Licenciamento por Volume Guia de Referência de Licenciamento por Volume Microsoft Office Introdução Este guia pode ajudar clientes de Licenciamento por Volume Microsoft a entender como os últimos pacotes Microsoft Office são licenciados

Leia mais

Otimização do Gerenciamento de Datacenters com o Microsoft System Center

Otimização do Gerenciamento de Datacenters com o Microsoft System Center Otimização do Gerenciamento de Datacenters com o Microsoft System Center Aviso de Isenção de Responsabilidade e Direitos Autorais As informações contidas neste documento representam a visão atual da Microsoft

Leia mais

CA Nimsoft Monitor Snap

CA Nimsoft Monitor Snap CA Nimsoft Monitor Snap Guia de Configuração do Gateway de email emailgtw série 2.7 Avisos legais Copyright 2013, CA. Todos os direitos reservados. Garantia O material contido neste documento é fornecido

Leia mais

arcserve Unified Data Protection Resumo da solução de virtualização

arcserve Unified Data Protection Resumo da solução de virtualização arcserve Unified Data Protection Resumo da solução de virtualização Hoje a virtualização de servidores e desktops é uma realidade não só nas empresas, mas em todos os tipos de negócios. Todos concordam

Leia mais

HP Mobile Printing para Pocket PC

HP Mobile Printing para Pocket PC HP Mobile Printing para Pocket PC Guia de Iniciação Rápida Português HP Mobile Printing para Pocket PC Visão geral O HP Mobile Printing para Pocket PC traz a experiência de impressão do computador de mesa

Leia mais

Guia de Compras do Windows 8 Professional Original

Guia de Compras do Windows 8 Professional Original N E TW R K 0800-604-9596 (11) 4062-6971 (21) 4062-6971 (31) 4062-6971 (41) 4062-6971 (48) 4062-6971 (51) 4062-6971 (61) 4062-6971 S L Guia de Compras do 8 Professional riginal 0800-604-9596 (11) 4062-6971

Leia mais

POLÍTICA DE SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO

POLÍTICA DE SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO POLÍTICA DE SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO BASEADO NA NORMA ABNT 21:204.01-010 A Política de segurança da informação, na empresa Agiliza Promotora de Vendas, aplica-se a todos os funcionários, prestadores de

Leia mais

Curso Técnico de Nível Médio

Curso Técnico de Nível Médio Curso Técnico de Nível Médio Disciplina: Informática Básica 3. Software Prof. Ronaldo Software Formado por um conjunto de instruções (algoritmos) e suas representações para o

Leia mais

FANESE Faculdade de Administração e Negócios de Sergipe

FANESE Faculdade de Administração e Negócios de Sergipe I FANESE Faculdade de Administração e Negócios de Sergipe GERENCIAMENTO DE PATCHES Atualizações de segurança Aracaju, Agosto de 2009 DAYSE SOARES SANTOS LUCIELMO DE AQUINO SANTOS II GERENCIAMENTO DE PATCHES

Leia mais

Licenciamento de sistema operacional Microsoft com sistemas NComputing

Licenciamento de sistema operacional Microsoft com sistemas NComputing Licenciamento de sistema operacional Microsoft com sistemas NComputing Índice Vários usuários em um único sistema operacional...2 1:1 Virtual Desktop Infrastructure (VDI)......4 Aprimoramentos de desktop

Leia mais

SAM GERENCIAMENTO DE ATIVOS DE SOFTWARE

SAM GERENCIAMENTO DE ATIVOS DE SOFTWARE SAM GERENCIAMENTO DE ATIVOS DE SOFTWARE Modelo de Otimização de SAM Controle, otimize, cresça Em um mercado internacional em constante mudança, as empresas buscam oportunidades de ganhar vantagem competitiva

Leia mais

GOVERNANÇA DE ACESSO E IDENTIDADE ORIENTADA AOS NEGÓCIOS: A IMPORTÂNCIA DE UMA NOVA ABORDAGEM

GOVERNANÇA DE ACESSO E IDENTIDADE ORIENTADA AOS NEGÓCIOS: A IMPORTÂNCIA DE UMA NOVA ABORDAGEM GOVERNANÇA DE ACESSO E IDENTIDADE ORIENTADA AOS NEGÓCIOS: A IMPORTÂNCIA DE UMA NOVA ABORDAGEM RESUMO Há anos, os gerentes de segurança das informações e de linhas de negócios sabem, intuitivamente, que

Leia mais

CA Protection Suites Proteção Total de Dados

CA Protection Suites Proteção Total de Dados CA Protection Suites Proteção Total de Dados CA. Líder mundial em software para Gestão Integrada de TI. CA Protection Suites Antivírus Anti-spyware Backup Migração de dados Os CA Protection Suites oferecem

Leia mais

"Software " significa coletivamente o Software do Servidor e o Software do Cliente.

Software  significa coletivamente o Software do Servidor e o Software do Cliente. Palisade Corporation Contrato de Licença Simultânea em Rede Favor lembrar de registrar seu software online no endereço http://www.palisade.com/support/register.asp. ESTE É UM CONTRATO. USANDO ESTE SOFTWARE,

Leia mais

Curso de Consultoria Doméstica em Informática

Curso de Consultoria Doméstica em Informática ATIVIDADES ILÍCITAS Se por um lado o computador pode ser uma bela fonte de renda, ele também oferece caminhos ilegais que, apesar de lucrativos, são perigosos e podem gerar muitas dores de cabeça. Tome

Leia mais

GERENCIAMENTO CENTRALIZADO DELL POWERVAULT DL 2000 BASEADO EM TECNOLOGIA SYMANTEC

GERENCIAMENTO CENTRALIZADO DELL POWERVAULT DL 2000 BASEADO EM TECNOLOGIA SYMANTEC GERENCIAMENTO CENTRALIZADO DELL POWERVAULT DL 2000 BASEADO EM TECNOLOGIA SYMANTEC RESUMO EXECUTIVO O PowerVault DL2000, baseado na tecnologia Symantec Backup Exec, oferece a única solução de backup em

Leia mais

Perguntas frequentes do Microsoft Cloud Partner Program

Perguntas frequentes do Microsoft Cloud Partner Program 1. O que é o Microsoft Cloud Essentials Pack? O Microsoft Cloud Essentials Pack permite que você conheça e experimente os softwares na nuvem mais recentes, o suporte técnico online, o treinamento e outros

Leia mais

A Problemática da Pirataria

A Problemática da Pirataria A Problemática da Pirataria Márcio Miguel Rodrigues Francisco Departamamento de Engenharia Informática Faculdade de Ciências e Tecnologia Universidade de Coimbra 3030 Coimbra, Portugal mfranc@student.dei.uc.pt

Leia mais

Microsoft é uma marca registrada ou comercial da Microsoft Corporation nos Estados Unidos e/ou em outros países.

Microsoft é uma marca registrada ou comercial da Microsoft Corporation nos Estados Unidos e/ou em outros países. Este documento serve apenas para fins informativos. A MICROSOFT NÃO CONCEDE GARANTIAS EXPRESSAS, IMPLÍCITAS OU LEGAIS NO QUE DIZ RESPEITO ÀS INFORMAÇÕES NESTE DOCUMENTO. Este documento é fornecido no estado

Leia mais

Licenças de regularização para computadores sem Windows Original Microsoft

Licenças de regularização para computadores sem Windows Original Microsoft Licenças de regularização para computadores sem Windows Original Microsoft Agenda Mercado de PCs: Oportunidade crescente Opções para seu cliente Opções de licenciamento Windows Principais cenários: como

Leia mais

SMART Sync 2010 Guia prático

SMART Sync 2010 Guia prático SMART Sync 2010 Guia prático Simplificando o extraordinário Registro do produto Se você registrar o seu produto SMART, receberá notificações sobre novos recursos e atualizações de software. Registre-se

Leia mais

Manual de Vendas. Chegou a oportunidade de aumentar os lucros com o Windows Server 2012 R2

Manual de Vendas. Chegou a oportunidade de aumentar os lucros com o Windows Server 2012 R2 Manual de Vendas Chegou a oportunidade de aumentar os lucros com o Windows Server 2012 R2 O Windows Server 2012 R2 fornece soluções de datacenter e de nuvem híbrida de classe empresarial que são simples

Leia mais

CA Desktop Migration Manager

CA Desktop Migration Manager CA Desktop Migration Manager Notas da Versão Release 12.8 A presente documentação, que inclui os sistemas de ajuda incorporados e os materiais distribuídos eletronicamente (doravante denominada Documentação),

Leia mais

Por que Office 365? Office 365 Por que usar?

Por que Office 365? Office 365 Por que usar? Por que Office 365? Office 365 Por que usar? POR QUE OFFICE 365? Olá. Nesse guia, vamos tratar de um serviço que está sendo extremamente procurado por executivos e especialistas em TI das empresas: o Office

Leia mais

FTIN Formação Técnica em Informática. Sistema Operacional Proprietário Windows Prof. Walter Travassos

FTIN Formação Técnica em Informática. Sistema Operacional Proprietário Windows Prof. Walter Travassos FTIN Formação Técnica em Informática Sistema Operacional Proprietário Windows Prof. Walter Travassos Aula 01 SISTEMA OPERACIONAL PROPRIETÁRIO WINDOWS Competências do Módulo Instalação e configuração do

Leia mais

Informática I. Aula 26. http://www.ic.uff.br/~bianca/informatica1/ Baseada no Capítulo 2 do Livro Introdução a Informática Capron e Johnson

Informática I. Aula 26. http://www.ic.uff.br/~bianca/informatica1/ Baseada no Capítulo 2 do Livro Introdução a Informática Capron e Johnson Informática I Aula 26 Baseada no Capítulo 2 do Livro Introdução a Informática Capron e Johnson http://www.ic.uff.br/~bianca/informatica1/ Aula 26-17/07/06 1 Ementa Histórico dos Computadores Noções de

Leia mais

Get Genuine Windows Agreement e Get Genuine Kit GGWA e GGK

Get Genuine Windows Agreement e Get Genuine Kit GGWA e GGK Get Genuine Windows greement e Get Genuine Kit GGW e GGK Cheio de ar. Talvez cheio de ar. Qual Escolheria? Parece óbvio, não? Surpreendentemente, muitos clientes poderão estar a aceitar o talvez no que

Leia mais

Termos de Licença de Software da Microsoft para:

Termos de Licença de Software da Microsoft para: Termos de Licença de Software da Microsoft para: Windows Embedded For Point of Service 1.0 Estes termos de licença são um acordo entre você e a [OEM]. Por favor, leia-os. Eles aplicam-se ao software incluído

Leia mais

TE T R E MOS DE E US U O Carteira de Pedidos Atualizado em e 1 7 de d Ag A o g st s o o de d 2 01 0 3

TE T R E MOS DE E US U O Carteira de Pedidos Atualizado em e 1 7 de d Ag A o g st s o o de d 2 01 0 3 TERMOS DE USO Seja bem-vindo ao Carteira de Pedidos. Recomendamos que antes de utilizar os serviços oferecidos pelo Carteira de Pedidos, leia atentamente os Termos de Uso a seguir para ficar ciente de

Leia mais

Kaspersky Endpoint Security e o gerenciamento. Migração e novidades

Kaspersky Endpoint Security e o gerenciamento. Migração e novidades Kaspersky Endpoint Security e o gerenciamento. Migração e novidades Treinamento técnico KL 202.10 Treinamento técnico KL 202.10 Kaspersky Endpoint Security e o gerenciamento. Migração e novidades Migração

Leia mais

Soluções de Gerenciamento de Clientes e de Impressão Universal

Soluções de Gerenciamento de Clientes e de Impressão Universal Soluções de Gerenciamento de Clientes e de Impressão Universal Guia do Usuário Copyright 2007 Hewlett-Packard Development Company, L.P. Windows é uma marca registrada nos Estados Unidos da Microsoft Corporation.

Leia mais

Guia do Kit de Pré-instalação OEM do Microsoft Office 2010

Guia do Kit de Pré-instalação OEM do Microsoft Office 2010 Guia do Kit de Pré-instalação OEM do Microsoft Office 2010 Microsoft Corporation Publicado: Março de 2010 Autor: Office Resource Kit Feedback (FeedORK@microsoft.com) Resumo Este documento dá suporte à

Leia mais

Net View & Panda ManagedOfficeProtection Mais que antivírus, solução em segurança.

Net View & Panda ManagedOfficeProtection Mais que antivírus, solução em segurança. Net View & Panda ManagedOfficeProtection Mais que antivírus, solução em segurança. Net View & Panda Managed Office Protection É fato, tanto pequenas e médias e grandes empresas enfrentam os mesmos riscos

Leia mais

Requisitos do Sistema

Requisitos do Sistema PJ8D - 017 ProJuris 8 Desktop Requisitos do Sistema PJ8D - 017 P á g i n a 1 Sumario Sumario... 1 Capítulo I - Introdução... 2 1.1 - Objetivo... 2 1.2 - Quem deve ler esse documento... 2 Capítulo II -

Leia mais

Maior Tranqüilidade - Todos esses benefícios, protegendo seus bens materiais e as pessoas que por ali circulam.

Maior Tranqüilidade - Todos esses benefícios, protegendo seus bens materiais e as pessoas que por ali circulam. 1 - APRESENTAÇÃO Este descritivo tem como objetivo, apresentar o Sistema de Identificação de Visitantes enfocando suas funcionalidades e condições técnicas necessárias de implantação. Vantagens do Sistema

Leia mais

Manual do Usuário Atualização Março 2015

Manual do Usuário Atualização Março 2015 Manual do Usuário Atualização Março 2015 Sumário Introdução... 3 Instalação... 4 Pré-requisitos... 4 Passos para instalação... 4 Guia de Usabilidade... 8 Ativação do Produto... 9 Segurança dos Dados...

Leia mais

Confrontada com o gabarito oficial e comentada. 75. A denominada licença GPL (já traduzida pra o português: Licença Pública Geral)

Confrontada com o gabarito oficial e comentada. 75. A denominada licença GPL (já traduzida pra o português: Licença Pública Geral) Prova Preambular Delegado São Paulo 2011 Módulo VI - Informática Confrontada com o gabarito oficial e comentada 75. A denominada licença GPL (já traduzida pra o português: Licença Pública Geral) a) Garante

Leia mais

CA Nimsoft Monitor. Guia do Probe Monitoramento do servidor Tomcat. tomcat série 1.2

CA Nimsoft Monitor. Guia do Probe Monitoramento do servidor Tomcat. tomcat série 1.2 CA Nimsoft Monitor Guia do Probe Monitoramento do servidor Tomcat tomcat série 1.2 Aviso de copyright do CA Nimsoft Monitor Este sistema de ajuda online (o Sistema ) destina-se somente para fins informativos

Leia mais

Organização de arquivos e pastas

Organização de arquivos e pastas Organização de arquivos e pastas Pasta compara-se a uma gaveta de arquivo. É um contêiner no qual é possível armazenar arquivos. As pastas podem conter diversas subpastas. Definir a melhor forma de armazenamento

Leia mais

Bem-vindo à apresentação do SAP Business One.

Bem-vindo à apresentação do SAP Business One. Bem-vindo à apresentação do SAP Business One. Neste tópico, responderemos à pergunta: O que é o Business One? Definiremos o SAP Business One e discutiremos as opções e as plataformas disponíveis para executar

Leia mais

Avaliação da plataforma de armazenamento multiprotocolo EMC Celerra NS20

Avaliação da plataforma de armazenamento multiprotocolo EMC Celerra NS20 Avaliação da plataforma de armazenamento multiprotocolo EMC Celerra NS20 Relatório elaborado sob contrato com a EMC Corporation Introdução A EMC Corporation contratou a Demartek para realizar uma avaliação

Leia mais

Microsoft LicenseWise. Visão Geral do Parceiro Versão 1.0 Junho 2007

Microsoft LicenseWise. Visão Geral do Parceiro Versão 1.0 Junho 2007 Microsoft LicenseWise Visão Geral do Parceiro Versão 1.0 Junho 2007 CONTEÚDO Feedback do Parceiro sobre o Licenciamento por Volume Solução Microsoft LicenseWise Benefícios Recursos Integração: Microsoft

Leia mais

REGRAS DO SITE. Finalidade do documento. Propriedade do site quemvecompra.com.br. Características gerais do serviço. Usuário

REGRAS DO SITE. Finalidade do documento. Propriedade do site quemvecompra.com.br. Características gerais do serviço. Usuário Finalidade do documento REGRAS DO SITE O presente documento tem por objeto estabelecer as Condições Gerais de Uso do site da QVC Quemvecompra.com.br (http://www.quemvecompra.com.br). Propriedade do site

Leia mais

O que é ERP e suas vantagens

O que é ERP e suas vantagens Sistema 8Box ERP O que é ERP e suas vantagens Os ERPs em termos gerais, são uma plataforma de software desenvolvida para integrar os diversos departamentos de uma empresa, possibilitando a automação e

Leia mais

Impressão on-line 4.0. Edição 1

Impressão on-line 4.0. Edição 1 Impressão on-line 4.0 Edição 1 2008 Nokia. Todos os direitos reservados. Nokia, Nokia Connecting People e Nseries são marcas comerciais ou marcas registradas da Nokia Corporation. Nokia tune é uma marca

Leia mais

IMPORTANTE: O PNM4R2 não entra em estado funcional enquanto o Windows não

IMPORTANTE: O PNM4R2 não entra em estado funcional enquanto o Windows não Manual Instalação Positivo Network Manager Versão 4R2 para Integradores O produto Positivo Network Manager Versão 4R2 (PNM4R2) consiste de uma plataforma do tipo cliente servidor, sendo o cliente, os microcomputadores

Leia mais

Permissões de compartilhamento e NTFS - Parte 1

Permissões de compartilhamento e NTFS - Parte 1 Permissões de compartilhamento e NTFS - Parte 1 Autor: Júlio Battisti - Site: www.juliobattisti.com.br Segurança, sem dúvidas, é um dos temas mais debatidos hoje, no mundo da informática. Nesse tutorial

Leia mais

Guia do Usuário do Gateway do Avigilon Control Center. Versão 5.4.2

Guia do Usuário do Gateway do Avigilon Control Center. Versão 5.4.2 Guia do Usuário do Gateway do Avigilon Control Center Versão 5.4.2 2006-2014 Avigilon Corporation. Todos os direitos reservados. A menos que seja expressamente concedido por escrito, nenhuma licença é

Leia mais

Manual de Instalação, Administração e Uso do Sistema Elétric

Manual de Instalação, Administração e Uso do Sistema Elétric Manual de Instalação, Administração e Uso do Sistema Elétric Versão 1.0 Autores Bruna Cirqueira Mariane Dantas Milton Alves Robson Prioli Nova Odessa, 10 de Setembro de 2013 Sumário Apoio 1. Licença deste

Leia mais

GUIA DE INSTALAÇÃO & PRIMEIROS PASSOS ANALOGON SOFTWARE

GUIA DE INSTALAÇÃO & PRIMEIROS PASSOS ANALOGON SOFTWARE GUIA DE INSTALAÇÃO & PRIMEIROS PASSOS ANALOGON SOFTWARE 1 Manual do utilizador Guia Analogon Analogon Software 2012 Intensidade Global, Lda 1 V3/2012 1 Intensidade Global, Lda Rua Dr. Eduardo Gonçalves,

Leia mais

Política de Privacidade

Política de Privacidade Política de Privacidade Sua Privacidade Bem-vindo ao site eureca.me. Este site é de propriedade da empresa Eureca Atitude Empreendedora LTDA-ME. Esta Política de Privacidade destina-se a informá-lo sobre

Leia mais

TERMOS DE USO. Gestão eficiente do seu negócio

TERMOS DE USO. Gestão eficiente do seu negócio TERMOS DE USO Gestão eficiente do seu negócio SEJA BEM-VINDO AO SUASVENDAS! Recomendamos que antes de utilizar os serviços oferecidos pelo SuasVendas, leia atentamente os Termos de Uso a seguir para ficar

Leia mais

Impacto financeiro na adoção de Software Livre em uma Instituição Governamental

Impacto financeiro na adoção de Software Livre em uma Instituição Governamental - 1 - Revista Eletrônica Multidisciplinar Pindorama do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia IFBA Impacto financeiro na adoção de Software Livre em uma Instituição Governamental

Leia mais

FileMaker Pro 13. Utilização de uma Conexão de Área de Trabalho Remota com o FileMaker Pro 13

FileMaker Pro 13. Utilização de uma Conexão de Área de Trabalho Remota com o FileMaker Pro 13 FileMaker Pro 13 Utilização de uma Conexão de Área de Trabalho Remota com o FileMaker Pro 13 2007-2013 FileMaker Inc. Todos os direitos reservados. FileMaker Inc. 5201 Patrick Henry Drive Santa Clara,

Leia mais

Guia de Licenciamento

Guia de Licenciamento Guia de Licenciamento Principais Produtos Produtos Canais Licença Server + CAL Instâncias no sistema operacional físico e virtual 1 + 1 (nova mudança) sem Hyper-V Server + CAL 1 + 1 2008 Enterprise Server

Leia mais

Curso de Tecnologia em Redes de Computadores Auditoria e Análise de Segurança da Informação - 4º período Professor: José Maurício S.

Curso de Tecnologia em Redes de Computadores Auditoria e Análise de Segurança da Informação - 4º período Professor: José Maurício S. Disciplina: Curso de Tecnologia em Redes de Computadores Auditoria e Análise de Segurança da Informação - 4º período Professor: José Maurício S. Pinheiro AULA 4: Trilhas de Auditoria Existe a necessidade

Leia mais

Documentação significa as especificações, a documentação do usuário, os manuais e os guias técnicos entregues com o software da CA.

Documentação significa as especificações, a documentação do usuário, os manuais e os guias técnicos entregues com o software da CA. Política e Termos de Suporte da CA 1. Visão Geral O Suporte para softwares da CA consiste em assistência operacional e suporte técnico oferecidos pela CA, a seu critério razoável, durante o prazo estabelecido

Leia mais

mobile PhoneTools Guia do Usuário

mobile PhoneTools Guia do Usuário mobile PhoneTools Guia do Usuário Conteúdo Requisitos...2 Antes da instalação...3 Instalar mobile PhoneTools...4 Instalação e configuração do telefone celular...5 Registro on-line...7 Desinstalar mobile

Leia mais

A CMNet disponibilizou no dia 24 de junho para download no Mensageiro a nova versão do Padrão dos Sistemas CMNet.

A CMNet disponibilizou no dia 24 de junho para download no Mensageiro a nova versão do Padrão dos Sistemas CMNet. Prezado Cliente, A CMNet disponibilizou no dia 24 de junho para download no Mensageiro a nova versão do Padrão dos Sistemas CMNet. No Padrão 9 você encontrará novas funcionalidades, além de alterações

Leia mais

Políticas de Segurança da Informação. Aécio Costa

Políticas de Segurança da Informação. Aécio Costa Aécio Costa A segurança da informação é obtida a partir da implementação de um conjunto de controles adequados, incluindo políticas, processos, procedimentos, estruturas organizacionais e funções de software

Leia mais