Douglas Léo RACIOCÍNIO LÓGICO

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Douglas Léo RACIOCÍNIO LÓGICO"

Transcrição

1

2 Douglas Léo RACIOCÍNIO LÓGICO

3 1 - (CESPE - UNB - BB - ESCRITURÁRIO ) Na lista de frases apresentadas a seguir, há exatamente três proposições. A frase dentro destas aspas é uma mentira. A expressão X + Y é positiva. O valor de = 7. Pelé marcou dez gols para a seleção brasileira. que é isto?

4 2 (CESPE - UNB STF ) Filho meu, ouve minhas palavras e atenta para meu conselho. A resposta branda acalma o coração irado. O orgulho e a vaidade são as portas de entrada da ruína do homem. Se o filho é honesto então o pai é exemplo de integridade. Tendo como referência as quatro frases acima, julgue o itens seguintes. 115 A primeira frase é composta por duas proposições lógicas simples unidas pelo conectivo de conjunção. 116 A segunda frase é uma proposição lógica simples. 117 A terceira frase é uma proposição lógica composta. 118 A quarta frase é uma proposição lógica em que aparecem dois conectivos lógicos

5 3 (CESPE - UNB TJSE ) Julgue os itens que se seguem, relacionados à lógica proposicional. 45 A sentença O reitor declarou estar contente com as políticas relacionadas à educação superior adotadas pelo governo de seu país e com os rumos atuais do movimento estudantil é uma proposição lógica simples. 46 A sentença O sistema judiciário igualitário e imparcial promove o amplo direito de defesa do réu ao mesmo tempo que assegura uma atuação investigativa completa por parte da promotoria é uma proposição lógica composta. 47 A sentença A crença em uma justiça divina, imparcial, incorruptível e infalível é lenitivo para muitos que desconhecem os caminhos para a busca de seus direitos, assegurados na Constituição é uma proposição lógica simples

6 4 - (CESPE - UNB - MCT - SUPERIOR ) 25 - A proposição Se = 9, então Pelé foi o pior jogador de futebol de todos os tempos é valorada como F.

7 26 Considere as proposições. A: 4 > 1; E: A B; B: 3 < 6; F: A C; C: 5 > 9; G: A D; D: 8 > 11; H: C D; I: C B. Nesse caso, é correto afirmar que, nessa lista de 9 proposições, apenas 4 são V.

8 27 Considere as proposições: A: O cachorro mordeu a bola; B: O prédio do MCT fica na Esplanada. Nesse caso, um enunciado correto da proposição ( AV B) é: O cachorro não mordeu a bola nem o prédio do MCT fica na Esplanada.

9 28 Se A e B são proposições, então, na tabela ao lado, a última coluna da direita corresponde à tabela verdade da proposição A v[a ʌ ( B)].

10 29 Se A e B são proposições, então, na tabela ao lado, a última coluna da direita corresponde à tabelaverdade da proposição (A ʌ B) ( A).

11 5 ( CESPE - UNB STJ TEC. JUD ADM ) Nas sentenças abaixo, apenas A e D são proposições. A: 12 é menor que 6. B: Para qual time você torce? C: x + 3 > 10. D: Existe vida após a morte.

12 6 (CESPE UNB TCDF ANALISTA 2013) Julgue o item que se segue, considerando a proposição P a seguir: Se o tribunal entende que o réu tem culpa, então o réu tem culpa A negação da proposição O tribunal entende que o réu tem culpa pode ser expressa por O tribunal entende que o réu não tem culpa.

13 7 - (CESPE UNB ANTAQ 2014) Julgue o item seguinte, acerca da proposição P: Quando acreditar que estou certo, não me importarei com a opinião dos outros. 47. Uma negação correta da proposição Acredito que estou certo seria Acredito que não estou certo.

14 8 -(CESPE - CEBRASPE- UNB -TRE - PE ) Considerando que p, q, r e s sejam proposic o es nas quais p e s sejam verdadeiras e q e r sejam falsas, assinale a opc a o em que a sentenc a apresentada seja verdadeira.

15 9 - (CESPE CEBRASPE - UNB TÉC ADM. ANVISA 2016) A sentença Se João tem problemas cardíacos, então ele toma remédios que controlam a pressão pode ser corretamente negada pela sentença João tem problemas cardíacos e ele não toma remédios que controlam a pressão.

16 10 ( CESPE - UNB CAIXA ECONÔMICA FEDERAL 2014) Considerando a proposição Se Paulo não foi ao banco, ele está sem dinheiro, julgue os itens seguintes. 25 Se as proposições Paulo está sem dinheiro e Paulo foi ao banco forem falsas, então a proposição considerada será verdadeira. 26 A proposição em apreço equivale à proposição Paulo foi ao banco e está sem dinheiro.

17 27 A proposição considerada equivale à proposição Se Paulo não está sem dinheiro, ele foi ao banco. 28 A negação da referida proposição pode ser expressa pela proposição Paulo não foi ao banco e ele não está sem dinheiro.

18 11 (CESPE - UNB TÉC. ADM. - TC DF ) Considere as proposições P1, P2, P3 e P4, apresentadas a seguir. P1: Se as ações de um empresário contribuírem para a manutenção de certos empregos da estrutura social, então tal empresário merece receber a gratidão da sociedade. P2: Se um empresário tem atuação antieconômica ou antiética, então ocorre um escândalo no mundo empresarial. P3: Se ocorre um escândalo no mundo empresarial, as ações do empresário contribuíram para a manutenção de certos empregos da estrutura social. P4: Se um empresário tem atuação antieconômica ou antiética, ele merece receber a gratidão da sociedade.

19 Tendo como referência essas proposições, julgue os itens seguintes A proposição P1 é logicamente equivalente à proposição Se um empresário não mereceu receber a gratidão da sociedade, então as ações de tal empresário não contribuíram para a manutenção de certos empregos da estrutura social. P1: Se as ações de um empresário contribuírem para a manutenção de certos empregos da estrutura social, então tal empresário merece receber a gratidão da sociedade.

20 26 - O argumento que tem como premissas as proposições P1, P2 e P3 e como conclusão a proposição P4 é válido. P1: A G P2: (T V E ) M P3: M A P4: (T V E ) G

21 27 Caso sejam falsas as proposições Um empresário tem atuação antieconômica ou antiética e Ele merece receber a gratidão da sociedade, então a proposição P4 também será falsa. P4: Se um empresário tem atuação antieconômica ou antiética, ele merece receber a gratidão da sociedade.

22 28 A negação da proposição Um empresário tem atuação antieconômica ou antiética pode ser expressa por Um empresário não tem atuação antieconômica ou não tem atuação antiética.

23 12 (CESPE CEBRASPE - UNB STJ ) Mariana é uma estudante que tem grande apreço pela matemática, apesar de achar essa uma área muito difícil. Sempre que tem tempo suficiente para estudar, Mariana é aprovada nas disciplinas de matemática que cursa na faculdade. Neste semestre, Mariana está cursando a disciplina chamada Introdução à Matemática Aplicada. No entanto, ela não tem tempo suficiente para estudar e não será aprovada nessa disciplina. A partir das informações apresentadas nessa situação hipotética, julgue o item a seguir, acerca das estruturas lógicas.

24 Considerando-se as seguintes proposições: p: Se Mariana aprende o conteúdo de Cálculo 1, então ela aprende o conteúdo de Química Geral ; q: Se Mariana aprende o conteúdo de Química Geral, então ela é aprovada em Química Geral ; c: Mariana foi aprovada em Química Geral, é correto afirmar que o argumento formado pelas premissas p e q e pela conclusão c é um argumento válido P1 : C1 QG P2: QG AQG AQG P1 : C1 QG P2: QG AQG C1 AQG

25 13 (CESPE - UNB MRE - OF. DE CHANCELARIA ) 78 - Considere como premissas as seguintes proposições: Ou o candidato é brasileiro nato ou o candidato não pode se inscrever no concurso para ingresso na carreira diplomática. O candidato não pode inscrever-se no concurso para ingresso na carreira diplomática. Nesse caso, obtém-se uma argumentação lógica correta se for apresentada como conclusão a proposição: O candidato não é brasileiro nato.

26 V V F P1: B V ~I P2: ~I V V ~B V V V V/F P1: B V ~I P2: ~I V ~B V V/F

27 Proposições são sentenças que podem ser julgadas como verdadeiras V, ou falsas F, mas não cabem a elas ambos os julgamentos. As proposições simples são freqüentemente simbolizadas por letras maiúsculas do alfabeto, e as proposições compostas são conexões de proposições simples. Uma expressão da forma AvB é uma proposição composta que tem valor lógico V quando A e B forem ambas V e, nos demais casos, será F, e é lida A e B. A expressão A, não A, tem valor lógico F se A for V, e valor lógico V se A for F. A expressão Av B, lida como A ou B, tem valor lógico F se ambas as proposições A e B forem F; nos demais casos, é V. A expressão A B tem valor lógico F se A for V e B for F. Nos demais casos, será V, e tem, entre outras, as seguintes leituras: se A então B, A é condição suficiente para B, B é condição necessária para A

28 Uma argumentação lógica correta consiste de uma seqüência de proposições em que algumas são premissas, isto é, são verdadeiras por hipótese, e as outras, as conclusões, são obrigatoriamente verdadeiras por conseqüência das premissas. Considerando as informações acima, julgue o item.

29

DOUGLAS LÉO RACIOCÍNIO LÓGICO E QUANTITATIVO

DOUGLAS LÉO RACIOCÍNIO LÓGICO E QUANTITATIVO DOUGLAS LÉO RACIOCÍNIO LÓGICO E QUANTITATIVO 1 (UNB CESPE SEAD -SE AUX. NECROPSIA- 2009) Considerando o triângulo retângulo de vértices R, S e T no qual o ângulo reto está em R, o cateto RS mede 3 cm e

Leia mais

DÉCIO SOUSA RACIOCÍNIO LÓGICO

DÉCIO SOUSA RACIOCÍNIO LÓGICO DÉCIO SOUSA RACIOCÍNIO LÓGICO 01 - (CESPE/ANVISA/Técnico Administrativo) Considerando os símbolos normalmente usados para representar os conectivos lógicos, julgue o item seguinte, relativos a lógica proposicional

Leia mais

MARATONA INSS 2016 RACIOCÍNIO LÓGICO. Prof. Josimar Padilha

MARATONA INSS 2016 RACIOCÍNIO LÓGICO. Prof. Josimar Padilha MARATONA INSS 2016 RACIOCÍNIO LÓGICO Prof. Josimar Padilha OPORTUNIDADE! 20% de desconto nos cursos online do INSS com o cupom PROJETOINSS20. Apenas até às 23h59 de segunda-feira (25). Acesse: https://www.grancursosonline.com.br/concurso/ins

Leia mais

Julgue o item que se segue, relacionados à lógica proposicional.

Julgue o item que se segue, relacionados à lógica proposicional. Já caiu no CESPE Julgue o item que se segue, relacionados à lógica proposicional. A sentença A crença em uma justiça divina, imparcial, incorruptível e infalível é lenitivo para muitos que desconhecem

Leia mais

OBS.1: As palavras Se e então podem estar ocultas na. Proposição

OBS.1: As palavras Se e então podem estar ocultas na. Proposição RACIOCÍNIO LÓGICO PRO. IGOR BRASIL 1) Proposição: Observação!!! Não são proposições 1. 2. 3. 4. 5. 6. 7. 2) Conectivos São utilizados em proposições.» O conectivo e é conhecido por, representado pelo símbolo

Leia mais

Aula 00. Raciocínio Lógico para Técnico do INSS. Raciocínio Lógico Professor: Guilherme Neves. Prof.

Aula 00. Raciocínio Lógico para Técnico do INSS. Raciocínio Lógico Professor: Guilherme Neves.  Prof. Aula 00 Raciocínio Lógico Professor: Guilherme Neves www.pontodosconcursos.com.br 1 Aula 00 Aula Demonstrativa Raciocínio Lógico para INSS Apresentação... 3 Modelos de Questões Comentadas - CESPE... 4

Leia mais

LÓGICA PROPOSICIONAL. Proposições frases AFIRMATIVAS que aceitam julgamento: Verdadeiro - Falso - Não acontece

LÓGICA PROPOSICIONAL. Proposições frases AFIRMATIVAS que aceitam julgamento: Verdadeiro - Falso - Não acontece LÓGICA PROPOSICIONAL Proposições frases AFIRMATIVAS que aceitam julgamento: Verdadeiro - Acontece Falso - Não acontece Há frases que não aceitam valorações lógicas Verdadeiro/Falso Exemplos: 1) Interrogativas:

Leia mais

RLM Material de Apoio Professor Jhoni Zini

RLM Material de Apoio Professor Jhoni Zini RECONHECIMENTO DE PROPOSIÇÃO 1) A frase Que dia maravilhoso! consiste em uma proposição objeto de estudo da lógica bivalente. 2) A frase Quanto subiu o percentual de mulheres assalariadas nos últimos 10?

Leia mais

LÓGICA PROPOSICIONAL

LÓGICA PROPOSICIONAL LÓGICA PROPOSICIONAL Proposições frases AFIRMATIVAS que aceitam julgamento: Verdadeiro - Acontece Falso - Não acontece Há frases que não aceitam valorações lógicas Verdadeiro/Falso Exemplos: 1) Interrogativas:

Leia mais

A CASA DO SIMULADO DESAFIO QUESTÕES MINISSIMULADO 3/360

A CASA DO SIMULADO DESAFIO QUESTÕES MINISSIMULADO 3/360 1 DEMAIS SIMULADOS NO LINK ABAIXO CLIQUE AQUI REDE SOCIAL SIMULADO 3/360 RLM INSTRUÇÕES TEMPO: 30 MINUTOS MODALIDADE: CERTO OU ERRADO 30 QUESTÕES CURTA NOSSA PÁGINA MATERIAL LIVRE Este material é GRATUITO

Leia mais

CASA TRIBUNAIS RACIOCÍNIO LÓGICO

CASA TRIBUNAIS RACIOCÍNIO LÓGICO CASA TRIBUNAIS RACIOCÍNIO LÓGICO Proposição Prof. Bruno Villar www.acasadoconcurseiro.com.br Raciocínio Lógico PROPOSIÇÃO TEMA: PROPOSIÇÃO A proposição lógica é o alicerce na construção do conhecimento

Leia mais

MARATONA INSS. Prof. Josimar Padilha

MARATONA INSS. Prof. Josimar Padilha MARATONA INSS Prof. Josimar Padilha Mariana é uma estudante que tem grande apreço pela matemática, apesar de achar essa uma área muito difícil. Sempre que tem tempo suficiente para estudar, Mariana é aprovada

Leia mais

Simulado Aula 01 CEF RACIOCÍNIO LÓGICO. Prof. Fabrício Biazotto

Simulado Aula 01 CEF RACIOCÍNIO LÓGICO. Prof. Fabrício Biazotto Simulado Aula 01 CEF RACIOCÍNIO LÓGICO Prof. Fabrício Biazotto Raciocínio Lógico 1. As proposições P, Q e R a seguir referem-se a um ilícito penal envolvendo João, Carlos, Paulo e Maria: P: João e Carlos

Leia mais

Questões de Concursos Aula 02 CEF RACIOCÍNIO LÓGICO. Prof. Fabrício Biazotto

Questões de Concursos Aula 02 CEF RACIOCÍNIO LÓGICO. Prof. Fabrício Biazotto Questões de Concursos Aula 02 CEF RACIOCÍNIO LÓGICO Prof. Fabrício Biazotto Raciocínio Lógico 1. Considere as afirmações: I. A camisa é azul ou a gravata é branca. II. Ou o sapato é marrom ou a camisa

Leia mais

DOUGLAS LÉO RACIOCÍNIO LÓGICO

DOUGLAS LÉO RACIOCÍNIO LÓGICO DOUGLAS LÉO RACIOCÍNIO LÓGICO VALORAÇÃO: DESENCADEAMENTO LÓGICO LÓGICA DE ARGUMENTAÇÃO VALIDADE DE ARGUMENTO SILOGISMOS DESENCADEAMENTO LÓGICO LÓGICA DE ARGUMENTAÇÃO Def: Uma argumentação Lógica correta

Leia mais

Lógica Proposicional

Lógica Proposicional Lógica Proposicional Equivalência de Proposições Compostas Duas proposições são consideradas EQUIVALENTES entre si, quando elas transmitem a mesma ideia. De forma prática, dizemos que duas proposições

Leia mais

ww.concursovirtual.com.b

ww.concursovirtual.com.b (CESPE Agente da PF) Julgue os seguintes itens: 1.Se as proposições P e Q são ambas verdadeiras, então a proposição ( P) v ( Q) também é verdadeira. 2. Se a proposição T é verdadeira e a proposição R é

Leia mais

RACIOCÍNIO LÓGICO. Raciocínio Lógico Ficha 1 Prof. Nelson Carnaval

RACIOCÍNIO LÓGICO. Raciocínio Lógico Ficha 1 Prof. Nelson Carnaval RACIOCÍNIO LÓGICO Lógica proposicional Chama-se proposição toda sentença declarativa que pode ser classificada em verdadeira ou falsa, mas não as duas. Letras são usualmente utilizadas para denotar proposições.

Leia mais

RACIOCÍNIO LÓGICO-MATEMÁTICO Fundamentos e Métodos Práticos

RACIOCÍNIO LÓGICO-MATEMÁTICO Fundamentos e Métodos Práticos Josimar Padilha RACIOCÍNIO LÓGICO-MATEMÁTICO Fundamentos e Métodos Práticos 2ª edição revista, atualizada e ampliada 2018 Capítulo 1 Lógica de Primeira Ordem-Proposicional Estruturas Lógicas CONCEITOS

Leia mais

LISTA 01 RACIOCÍNIO LÓGICO TRIBUNAIS 2014 LISTA 01 RACIOCÍNIO LÓGICO TRIBUNAIS 2014

LISTA 01 RACIOCÍNIO LÓGICO TRIBUNAIS 2014 LISTA 01 RACIOCÍNIO LÓGICO TRIBUNAIS 2014 LISTA 01 RACIOCÍNIO LÓGICO TRIBUNAIS 2014 1) Determinar o valor verdade da proposição (p q) r, sabendo-se que AL (p) =, AL (q) = e AL (r) =. Proposições são afirmações que podem ser julgadas como verdadeira

Leia mais

RACIOCÍNIO LÓGICO-MATEMÁTICO

RACIOCÍNIO LÓGICO-MATEMÁTICO Josimar Padilha RACIOCÍNIO LÓGICO-MATEMÁTICO FUNDAMENTOS E MÉTODOS PRÁTICOS 2016 Capítulo 1 Lógica de Primeira Ordem-Proposicional Estruturas Lógicas CONCEITOS INICIAIS A lógica formal não se ocupa com

Leia mais

AULA 1 Frases, proposições e sentenças 3. AULA 2 Conectivos lógicos e tabelas-verdade 5. AULA 3 Negação de proposições 8

AULA 1 Frases, proposições e sentenças 3. AULA 2 Conectivos lógicos e tabelas-verdade 5. AULA 3 Negação de proposições 8 Índice AULA 1 Frases, proposições e sentenças 3 AULA 2 Conectivos lógicos e tabelas-verdade 5 AULA 3 Negação de proposições 8 AULA 4 Tautologia, contradição, contingência e equivalência 11 AULA 5 Argumentação

Leia mais

RECONHECIMENTO DE PROPOSIÇÃO

RECONHECIMENTO DE PROPOSIÇÃO RECONHECIMENTO DE PROPOSIÇÃO 1) Considere as seguintes sentenças: I O Acre é um estado da Região Nordeste. II Você viu o cometa Halley? III Há vida no planeta Marte. Nesse caso, entre essas 3 sentenças,

Leia mais

LÓGICA PROPOSICIONAL

LÓGICA PROPOSICIONAL LÓGICA PROPOSICIONAL NOÇÕES PRELIMINARES A proposição lógica é alicerce da construção do conhecimento da lógica proposicional. Para entendermos o conceito de proposição logica é necessário ter uma noção

Leia mais

Raciocínio Lógico Professor: Douglas Leo Exercícios

Raciocínio Lógico Professor: Douglas Leo Exercícios 1 - (UNB CESPE MCT - AUX - 2008) 2 - (UNB CESPE SEGER - 2007) 3 - (UNB CESPE MRE 2008) 1 É PROIBIDO REPRODUZIR OU COMERCIALIZAR www.estudioaulas.com.br 4 - (UNB CESPE TRT 17 REG. ES TEC. JUD -2009) 2 É

Leia mais

Raciocínio Lógico. Negação da Conjunção e Disjunção Inclusiva (Lei de Morgan) Professor Edgar Abreu.

Raciocínio Lógico. Negação da Conjunção e Disjunção Inclusiva (Lei de Morgan) Professor Edgar Abreu. Raciocínio Lógico Negação da Conjunção e Disjunção Inclusiva (Lei de Morgan) Professor Edgar Abreu www.acasadoconcurseiro.com.br Raciocínio Lógico NEGAÇÃO DE UMA PROPOSIÇÃO COMPOSTA Agora vamos aprender

Leia mais

RACIOCÍNIO LÓGICO - INTENSIVÃO 24 AULAS POLÍCIA FEDERAL BANCA: CESPE

RACIOCÍNIO LÓGICO - INTENSIVÃO 24 AULAS POLÍCIA FEDERAL BANCA: CESPE RACIOCÍNIO LÓGICO - INTENSIVÃO 24 AULAS POLÍCIA FEDERAL BANCA: CESPE 1 Estruturas lógicas. 2 Lógica de argumentação: analogias, inferências, deduções e conclusões. 3 Lógica sentencial (ou proposicional).

Leia mais

TÓPICO 1 PROPOSIÇÕES E CONECTIVOS RESUMO TEÓRICO

TÓPICO 1 PROPOSIÇÕES E CONECTIVOS RESUMO TEÓRICO TÓPICO 1 PROPOSIÇÕES E CONECTIOS RESUMO TEÓRICO P P Como qualquer linguagem, a Matemática utiliza os seus termos - palavras ou símbolos - e as suas proposições - combinações de termos, de acordo com determinadas

Leia mais

RACIOCÍNIO LOGICO- MATEMÁTICO. Prof. Josimar Padilha

RACIOCÍNIO LOGICO- MATEMÁTICO. Prof. Josimar Padilha RACIOCÍNIO LOGICO- MATEMÁTICO Prof. Josimar Padilha Um jogo é constituído de um tabuleiro com 4 filas (colunas) numeradas de 1 a 4 da esquerda para direita e de 12 pedras 4 de cor amarela, 4 de cor verde

Leia mais

Lógica Proposicional

Lógica Proposicional Lógica Proposicional DIAGRAMAS LÓGICOS ü Todo Sinônimos: qualquer um ou outra similar. Representação: Conclusão: Todo A é B. Alguns elementos de B são A ou existem B que são A. Negação: Trocar TODO por

Leia mais

A CASA DO SIMULADO DESAFIO QUESTÕES MINISSIMULADO 45/360

A CASA DO SIMULADO DESAFIO QUESTÕES MINISSIMULADO 45/360 1 DEMAIS SIMULADOS NO LINK ABAIXO CLIQUE AQUI REDE SOCIAL SIMULADO 45/360 RLM INSTRUÇÕES TEMPO: 30 MINUTOS MODALIDADE: CERTO OU ERRADO 30 QUESTÕES CURTA NOSSA PÁGINA MATERIAL LIVRE Este material é GRATUITO

Leia mais

DOUGLAS LÉO RACIOCÍNIO LÓGICO

DOUGLAS LÉO RACIOCÍNIO LÓGICO DOUGLAS LÉO RACIOCÍNIO LÓGICO 1 - (IBFC - AGERBA - ESPECIALISTA EM REGULAÇÃO - 2017) A negação da frase O Sol é uma estrela e a Lua é um satélite de acordo com a equivalência lógica proposicional, é dada

Leia mais

Curso JB Raciocínio Lógico Professor: Aldo Henrique

Curso JB Raciocínio Lógico Professor: Aldo Henrique Curso JB Raciocínio Lógico Professor: Aldo Henrique E-mail: aldoh.ti@gmail.com Nome Data / / Questão 1 A figura acima apresenta as colunas iniciais de uma tabela-verdade, em que P, Q e R representam proposições

Leia mais

Matemática & Raciocínio Lógico

Matemática & Raciocínio Lógico Matemática & Raciocínio Lógico para concursos Prof. Me. Jamur Silveira www.professorjamur.com.br facebook: Professor Jamur QUESTÕES DE RACIOCÍNIO LÓGICO PARTE I 1. A negação da afirmação: Vai fazer frio

Leia mais

Braian Azael da Silva. Raciocínio Lógico

Braian Azael da Silva. Raciocínio Lógico Braian Azael da Silva Raciocínio Lógico (Concursos) Raciocínio Lógico LÓGICA ARGUMENTATIVA Sentenças Abertas: Não podemos classificar como verdadeira ou falsa. Não é possível saber quem é o agente. Ele

Leia mais

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO CONTEÚDO PROGRAMÁTICO ÍNDICE INSS - RLM...2 Proposições Conceitos Iniciais...2 1 Proposições Conceitos Iniciais Conceito: AlfaCon Concursos Públicos INSS - RLM _ Características: _ Valores: _ Princípios

Leia mais

Proposições são sentenças que podem ser julgadas como verdadeiras - V - ou falsas - F -, mas não como ambas, simultaneamente. As proposições são

Proposições são sentenças que podem ser julgadas como verdadeiras - V - ou falsas - F -, mas não como ambas, simultaneamente. As proposições são Proposições são sentenças que podem ser julgadas como verdadeiras - V - ou falsas - F -, mas não como ambas, simultaneamente. As proposições são freqüentemente representadas por letras maiúsculas e, a

Leia mais

RACIOCÍNIO LÓGICO. Quantificadores. Prof. Renato Oliveira

RACIOCÍNIO LÓGICO. Quantificadores. Prof. Renato Oliveira RACIOCÍNIO LÓGICO. Prof. Renato Oliveira Os quantificadores são proposições categóricas que transformam sentenças abertas em proposições lógicas, pela quantificação das variáveis. Exemplo: x + 2 > 4 não

Leia mais

AULA 1 Frases, proposições e sentenças 3. AULA 2 Conectivos lógicos e tabelas-verdade 5. AULA 3 Negação de proposições 8

AULA 1 Frases, proposições e sentenças 3. AULA 2 Conectivos lógicos e tabelas-verdade 5. AULA 3 Negação de proposições 8 Índice AULA 1 Frases, proposições e sentenças 3 AULA 2 Conectivos lógicos e tabelas-verdade 5 AULA 3 Negação de proposições 8 AULA 4 Tautologia, contradição, contingência e equivalência 11 AULA 5 Argumentação

Leia mais

PROPOSIÇÕES - VERDADEIRO

PROPOSIÇÕES - VERDADEIRO PROPOSIÇÕES Definição: Chama-se de proposição todo conjunto de palavras ou símbolos que exprimem um pensamento de sentido completo, declarativa (afirmativa) que admite um e somente um dos dois valores

Leia mais

Raciocínio Lógico Técnico do Seguro Social / INSS Professor: Brunno Lima Aulas: 42

Raciocínio Lógico Técnico do Seguro Social / INSS Professor: Brunno Lima Aulas: 42 Raciocínio Lógico Técnico do Seguro Social / INSS Professor: Brunno Lima Aulas: 42 Prof. Brunno Lima www.aprovaconcursos.com.br Página 1 de 10 Apresentação Olá! Sou o professor Brunno Lima e desde 2005

Leia mais

01 Q8382 Raciocínio Lógico Lógica de Argumentação Diagramas e Operadores Lógicos

01 Q8382 Raciocínio Lógico Lógica de Argumentação Diagramas e Operadores Lógicos 01 Q8382 Raciocínio Lógico Lógica de Argumentação Diagramas e Operadores Lógicos Ano: 2007 Banca: CESPE Órgão: TSEProva: Técnico Judiciário Área BETA Administrativa Assinale a opção que apresenta um argumento

Leia mais

DOUGLAS LÉO MATEMÁTICA

DOUGLAS LÉO MATEMÁTICA DOUGLAS LÉO MATEMÁTICA 1 - (CESPE - UNB - MS - AGENTE ADMINISTRATIVO) 26- Se o diretor de uma secretaria do MS quiser premiar 3 de seus 6 servidores presenteando um deles com um ingresso para cinema, outro

Leia mais

RACIOCÍNIO LÓGICO PROFESSOR: LUCIANO PACHECO

RACIOCÍNIO LÓGICO PROFESSOR: LUCIANO PACHECO RACIOCÍNIO LÓGICO PROFESSOR: LUCIANO PACHECO EXERCÍCIOS PROPOSTOS: 1 Das sentenças abaixo, assinale quais são proposições I) O Chile e o Brasil. II) Emerson é professor. III) Ela é professora. IV) O Brasil

Leia mais

Raciocínio Lógico. Matemático. Lógica Proposicional

Raciocínio Lógico. Matemático. Lógica Proposicional Raciocínio Lógico Matemático Lógica Proposicional Proposições Lógicas Denomina-se proposição toda frase declarativa, expressa em palavras ou símbolos, que exprima um juízo ao qual se possa atribuir, dentro

Leia mais

Douglas Léo. raciocínio Lógico

Douglas Léo. raciocínio Lógico Douglas Léo raciocínio Lógico EDITAL SEBRAE 2013/2014 RAIOÍNIO LÓGIO: 1 conceitos básicos de raciocínio lógico: proposições; valores lógicos das proposições; sentenças abertas; número de linhas da tabela

Leia mais

Aula 00. Raciocínio Lógico para Técnico do INSS. Raciocínio Lógico Professor: Guilherme Neves. Prof.

Aula 00. Raciocínio Lógico para Técnico do INSS. Raciocínio Lógico Professor: Guilherme Neves.  Prof. Aula 00 Raciocínio Lógico Professor: Guilherme Neves www.pontodosconcursos.com.br 1 Aula 00 Aula Demonstrativa Raciocínio Lógico para INSS Apresentação... 3 Negação de Proposições e Leis de De Morgan...

Leia mais

Livro Eletrônico Aula 00 Provas Comentadas de Raciocínio Logíco do CESPE p/ INSS - Técnico

Livro Eletrônico Aula 00 Provas Comentadas de Raciocínio Logíco do CESPE p/ INSS - Técnico Livro Eletrônico Aula 00 Provas Comentadas de Raciocínio Logíco do CESPE p/ INSS - Técnico Professor: Marcos Piñon AULA 00: Demonstrativa Observação importante: este curso é protegido por direitos autorais

Leia mais

POLÍCIA FEDERAL raciocínio lógico REVISÃO - AULA 02 Prof. Dudan

POLÍCIA FEDERAL raciocínio lógico REVISÃO - AULA 02 Prof. Dudan POLÍCIA FEDERAL raciocínio lógico REVISÃO - AULA 02 Prof. Dudan www.acasadoconcurseiro.com.br Raciocínio Lógico CONCEITOS BÁSICOS Sentenças Abertas Sentenças matemáticas abertas ou simplesmente sentenças

Leia mais

Simulado Aula 02 CEF RACIOCÍNIO LÓGICO. Prof. Fabrício Biazotto

Simulado Aula 02 CEF RACIOCÍNIO LÓGICO. Prof. Fabrício Biazotto Simulado Aula 02 CEF RACIOCÍNIO LÓGICO Prof. Fabrício Biazotto Raciocínio Lógico 1. Se S = (P Q) (P R), então a última coluna da tabela-verdade de S conterá, de cima para baixo e na ordem em que aparecem,

Leia mais

RACIOCÍNIO LÓGICO. Jairo Teixeira. 1ª Ed. Revista e atualizada. Para Concurso Técnico e Analista

RACIOCÍNIO LÓGICO. Jairo Teixeira. 1ª Ed. Revista e atualizada. Para Concurso Técnico e Analista Revista e atualizada 1ª Ed RACIOCÍNIO LÓGICO Para Concurso Técnico e Analista Jairo Teixeira Teoria Resumo ao final do capítulo Questões Gabaritadas INSTRUÇÕES NAVEGAÇÃO: Toque para acessar as miniaturas

Leia mais

Questões de Concursos Aula 03 CEF RACIOCÍNIO LÓGICO. Prof. Fabrício Biazotto

Questões de Concursos Aula 03 CEF RACIOCÍNIO LÓGICO. Prof. Fabrício Biazotto Questões de Concursos Aula 03 CEF RACIOCÍNIO LÓGICO Prof. Fabrício Biazotto Raciocínio Lógico 1. Sabendo que os valores lógicos das proposições simples p e q são, respectivamente, a verdade e a falsidade,

Leia mais

ESTRUTURAS LÓGICAS PROFESSOR: FELIPPE LOUREIRO

ESTRUTURAS LÓGICAS PROFESSOR: FELIPPE LOUREIRO ESTRUTURAS LÓGICAS PROFESSOR: FELIPPE LOUREIRO PROPOSIÇÕES LÓGICAS DEFINIÇÃO: Declaração ou sentença, composta por palavras ou símbolos, e que possui o valor lógico verdadeiro ou falso. EXEMPLOS: - 3 +

Leia mais

Raciocínio Lógico Matemático do ZERO Professor: Daniel Almeida. Aula 01 Estruturas Lógicas: Proposições

Raciocínio Lógico Matemático do ZERO Professor: Daniel Almeida. Aula 01 Estruturas Lógicas: Proposições Raciocínio Lógico Matemático do ZERO Professor: Daniel Almeida Aula 01 Estruturas Lógicas: Proposições ESTRUTURAS LÓGICAS Proposição é toda frase declarativa, expressa em palavras ou símbolos, que exprima

Leia mais

Alex Lira. Olá, pessoal!!!

Alex Lira. Olá, pessoal!!! Olá, pessoal!!! Seguem abaixo os meus comentários das questões de Lógica que foram cobradas na prova para o cargo de Agente da Polícia Federal, elaborada pelo Cespe, realizada no último final de semana.

Leia mais

CEM. RLM Equivalência Lógica

CEM. RLM Equivalência Lógica CEM CADERNO DE EXERCÍCIOS MASTER Período 2006 2016 1) IBFC - Agente Penitenciário (SEDS MG)-2014 De acordo com raciocínio lógico matemático a frase O Brasil não foi campeão ou o presidente foi ao comício

Leia mais

Lógica Argumentativa 10 questões LFG MAPS

Lógica Argumentativa 10 questões LFG MAPS RACIOCÍNIO LÓGICO Nível de importancia Tema QTDE de Questões Porcentagem (%) 1 Lógica Argumentativa 10 40% 2 Lógica proposicional 6 24% 3 Análise Combinatória 4 16% 4 Probabilidade 2 8% 5 Conjuntos 2 8%

Leia mais

EXERCÍCIOS CESPE PROBABILIDADES CESPE PROBLEMAS CESPE CESPE PROBLEMAS CESPE. Professor Luiz Antonio de Carvalho.

EXERCÍCIOS CESPE PROBABILIDADES CESPE PROBLEMAS CESPE CESPE PROBLEMAS CESPE. Professor Luiz Antonio de Carvalho. rofessor Luiz Antonio de Carvalho EXERCÍCIOS ROBABILIDADES rofessora Rosana Relva Números Inteiros e Racionais rrelva@globo.com - Os saldos dos depósitos em poupança dos correntistas Miguel,, Norberto,

Leia mais

Aprendendo. Raciocínio. Lógico

Aprendendo. Raciocínio. Lógico Aprendendo Raciocínio Lógico Raciocínio Lógico Equivalência de Proposições Compostas Duas proposições são consideradas EQUIVALENTES entre si, quando elas transmitem a mesma ideia. De forma prática, dizemos

Leia mais

Lógica Proposicional

Lógica Proposicional Lógica Proposicional Negação Simples Para negar uma sentença acrescentamos o não ou o retiramos, sem mudar a estrutura da frase, mas mudando seu valor lógico. Exemplo: Dudan adora Matemática. Negação:

Leia mais

PM/PB - CURSO DE RESOLUÇÃO DE QUESTÕES RACIOCÍNIO LÓGICO BANCA IBFC - PROF. DANIEL ALMEIDA

PM/PB - CURSO DE RESOLUÇÃO DE QUESTÕES RACIOCÍNIO LÓGICO BANCA IBFC - PROF. DANIEL ALMEIDA falso, então: Questão 1 - Dentre as alternativas abaixo e considerando o valor lógico das proposições compostas, a única falsa é: a) (3 + 4 = 7) ou (25% de 60 = 18) b) (4 + 4 = 8) e (3 + 5=7) c) Se (2

Leia mais

Considerando a proposição Se Paulo não foi ao banco, ele está sem dinheiro, julgue os itens seguintes.

Considerando a proposição Se Paulo não foi ao banco, ele está sem dinheiro, julgue os itens seguintes. 01 Q368661 Raciocínio Lógico Fundamentos de Lógica Ano: 2014 Banca: CESPE Órgão: CADEProva: Nível Médio BETA Considerando os conectivos lógicos usuais e que as letras maiúsculas representem proposições

Leia mais

RACIOCÍNIO LÓGICO. Implicação Lógica. Parte 2. Prof. Renato Oliveira

RACIOCÍNIO LÓGICO. Implicação Lógica. Parte 2. Prof. Renato Oliveira RACIOCÍNIO LÓGICO Implicação Lógica. Parte 2. Prof. Renato Oliveira RACIOCÍNIO LÓGICO FCC - 2014 TRT 16ªREGIÃO(MA) Técnico Judiciário - Administrativa Q409180 - (questão nº 1) Prof. Renato Oliveira Ou

Leia mais

DOUGLAS LÉO RACIOCÍNIO LÓGICO MATEMÁTICO

DOUGLAS LÉO RACIOCÍNIO LÓGICO MATEMÁTICO DOUGLAS LÉO RACIOCÍNIO LÓGICO MATEMÁTICO 1 - (IADES - CRC-MG- Auxiliar Adm. 2015) Raciocínio Lógico Matemático Com o objetivo de aumentar as vendas, o proprietário de uma loja resolveu aplicar o desconto

Leia mais

Material Extra Aula 6 Raciocínio Lógico Prof. Edgar Abreu

Material Extra Aula 6 Raciocínio Lógico Prof. Edgar Abreu Auditor Fiscal Material Extra Aula 6 Raciocínio Lógico Prof. Edgar Abreu Raciocínio Lógico SILOGISMO Silogismo Categórico é uma forma de raciocínio lógico na qual há duas premissas e uma conclusão distinta

Leia mais

03/05/2017 DOUGLAS LÉO MATÉRIA 1 (FGV TJ PI ANALISTA JUDICIÁRIO 2015) Barbosa afirmou: Todo cidadão brasileiro tem direito à educação e à saúde".

03/05/2017 DOUGLAS LÉO MATÉRIA 1 (FGV TJ PI ANALISTA JUDICIÁRIO 2015) Barbosa afirmou: Todo cidadão brasileiro tem direito à educação e à saúde. DOUGLAS LÉO MATÉRIA 1 (FGV TJ PI ANALISTA JUDICIÁRIO 2015) Barbosa afirmou: Todo cidadão brasileiro tem direito à educação e à saúde". A negação lógica dessa sentença é: a) Nenhum cidadão brasileiro tem

Leia mais

Noções de Lógica. Proposições Frases para as quais se pode atribuir o valor verdadeiro ou falso. Exs: 1) Quatro vezes três é igual a 12.

Noções de Lógica. Proposições Frases para as quais se pode atribuir o valor verdadeiro ou falso. Exs: 1) Quatro vezes três é igual a 12. Noções de Lógica Proposições Frases para as quais se pode atribuir o valor verdadeiro ou falso. Exs: 1) Quatro vezes três é igual a 12. 2) Florianópolis é capital de SC. 3) O Brasil faz fronteira com a

Leia mais

RESOLUÇÃO DA PROVA DE RACIOCÍCNIO LÓGICO P/ AGENTE PENITENCIÁRIO DO DF PROPOSTA DE RECURSO

RESOLUÇÃO DA PROVA DE RACIOCÍCNIO LÓGICO P/ AGENTE PENITENCIÁRIO DO DF PROPOSTA DE RECURSO RESOLUÇÃO DA PROVA DE RACIOCÍCNIO LÓGICO P/ AGENTE PENITENCIÁRIO DO DF PROPOSTA DE RECURSO Olá galera!!!! Hoje estou postando a resolução da prova de Raciocínio Lógico para agente penitenciário do DF,

Leia mais

EQUIVALÊNCIAS LÓGICAS MARCELO JARDIM Há duas maneiras EQUIVALENTES de reescrevermos o SE...ENTÃO...(CONDICIONAL): 1. TEOREMA DO X Trocamos as frases,fazendo a negação das mesmas.o SE...ENTÃO... é mantido.

Leia mais

Aula 00. Matemática e Raciocínio Lógico para IBAMA. Matemática e Raciocínio Lógico Professor: Guilherme Neves

Aula 00. Matemática e Raciocínio Lógico para IBAMA. Matemática e Raciocínio Lógico Professor: Guilherme Neves Aula 00 Matemática e Raciocínio Lógico Professor: Guilherme Neves www.pontodosconcursos.com.br 1 Aula 00 Aula Demonstrativa Matemática e Raciocínio Lógico para IBAMA Apresentação... 3 Negação de Proposições

Leia mais

CEM CADERNO DE EXERCÍCIOS MASTER. Raciocínio Lógico e Matemático TCM. Banca: IBFC. Período

CEM CADERNO DE EXERCÍCIOS MASTER. Raciocínio Lógico e Matemático TCM. Banca: IBFC. Período CEM CADERNO DE EXERCÍCIOS MASTER Raciocínio Lógico e Matemático TCM Banca: IBFC Período 2010 2016 Sumário Tabela Verdade das Proposições Compostas... 3 Tautologia, Contradição e Contingência... 8 Equivalências

Leia mais

SIMULADO. 05) Atribuindo-se todos os possíveis valores lógicos V ou F às proposições A e B, a proposição [( A) B] A terá três valores lógicos F.

SIMULADO. 05) Atribuindo-se todos os possíveis valores lógicos V ou F às proposições A e B, a proposição [( A) B] A terá três valores lógicos F. 01) Considere as seguintes roosições: P: Está quente e Q: Está chovendo. Então a roosição R: Se está quente e não está chovendo, então está quente ode ser escrita na forma simbólica P..( Q) P, em que P..(

Leia mais

RACIOCÍNIO LÓGICO 2004 (TRT-RJ / ANALISTA JUDICIÁRIO-ÁREA ADMINISTRATIVA / CESPE /2008)

RACIOCÍNIO LÓGICO 2004 (TRT-RJ / ANALISTA JUDICIÁRIO-ÁREA ADMINISTRATIVA / CESPE /2008) RACIOCÍNIO LÓGICO 2004 Texto I para as questões de 15 a 19 Uma sentença que possa ser julgada como verdadeira V ou falsa F é denominada proposição. Para facilitar o processo dedutivo, as proposições são

Leia mais

Raciocínio Lógico (Professor Uendel)

Raciocínio Lógico (Professor Uendel) Raciocínio Lógico (Professor Uendel) Material (01); SEFAZ; JULHO DE 2017 (Álgebra das Proposições) PROPOSIÇÃO Denomina-se proposição a toda sentença, expressa em palavras ou símbolos, que exprima um pensamento

Leia mais

Simulado Aula 03 CEF RACIOCÍNIO LÓGICO. Prof. Fabrício Biazotto

Simulado Aula 03 CEF RACIOCÍNIO LÓGICO. Prof. Fabrício Biazotto Simulado Aula 03 CEF RACIOCÍNIO LÓGICO Prof. Fabrício Biazotto Raciocínio Lógico 1. Argumento é a afirmação de que uma sequência de proposições, denominadas premissas, acarreta outra proposição, denominada

Leia mais

Douglas Léo PROPOSIÇÕES CATEGÓRICAS DE ARISTÓTELES: SILOGISMO

Douglas Léo PROPOSIÇÕES CATEGÓRICAS DE ARISTÓTELES: SILOGISMO Douglas Léo PROPOSIÇÕES CATEGÓRICAS DE ARISTÓTELES: SILOGISMO PROPOSIÇÕES CATEGÓRICAS DE ARISTÓTELES (384 a 322 a.c) SÉCULO IV A.C do por AB qualquer uma das quatro proposições categ ro proposições categóricas

Leia mais

Questões de Concursos Aula 01 CEF RACIOCÍNIO LÓGICO. Prof. Fabrício Biazotto

Questões de Concursos Aula 01 CEF RACIOCÍNIO LÓGICO. Prof. Fabrício Biazotto Questões de Concursos Aula 01 CEF RACIOCÍNIO LÓGICO Prof. Fabrício Biazotto Raciocínio Lógico 1. Filho meu, ouve minhas palavras e atenta para meu conselho. A resposta branda acalma o coração irado. O

Leia mais

Raciocínio Lógico. Conectivo se e somente se (Bicondicional) Professor Edgar Abreu.

Raciocínio Lógico. Conectivo se e somente se (Bicondicional) Professor Edgar Abreu. Raciocínio Lógico Conectivo se e somente se (Bicondicional) Professor Edgar Abreu www.acasadoconcurseiro.com.br Raciocínio Lógico BICONDICIONAL... SE SOMENTE SE... Recebe o nome de bicondicional toda

Leia mais

Uma proposição composta é uma contradição, se for sempre falsa, independentemente do valor lógico das proposições simples que a compõem.

Uma proposição composta é uma contradição, se for sempre falsa, independentemente do valor lógico das proposições simples que a compõem. Tautologia Uma proposição composta é uma tautologia, se for sempre verdadeira, independentemente do valor lógico das proposições simples que a compõem. Exemplos: Contradição Uma proposição composta é uma

Leia mais

Informática Para Internet

Informática Para Internet Curso Técnico Nível Médio Subsequente Informática Para Internet Fundamentos de Lógica e Algoritmos Aula 01 Argumento Lógico, Proposições Simples, Princípios Lógicos Thiago Medeiros Barros Instituto Federal

Leia mais

Cadastre-se em para conhecer nosso catálogo completo, ter acesso a serviços exclusivos no site e receber informações sobre nossos

Cadastre-se em  para conhecer nosso catálogo completo, ter acesso a serviços exclusivos no site e receber informações sobre nossos Cadastre-se em www.elsevier.com.br para conhecer nosso catálogo completo, ter acesso a serviços exclusivos no site e receber informações sobre nossos lançamentos e promoções. 2013, Elsevier Editora Ltda.

Leia mais

42) (TÉCNICO-TRE-GO/MARÇO DE 2015-CESPE) A

42) (TÉCNICO-TRE-GO/MARÇO DE 2015-CESPE) A 42) (TÉCNICO-TRE-GO/MARÇO DE 2015-CESPE) A proposição Quando um indivíduo consome álcool ou tabaco em excesso ao longo da vida, sua probabilidade de infarto do miocárdio aumenta em 40% pode ser corretamente

Leia mais

A CASA DO SIMULADO DESAFIO QUESTÕES MINISSIMULADO 33/360

A CASA DO SIMULADO DESAFIO QUESTÕES MINISSIMULADO 33/360 1 DEMAIS SIMULADOS NO LINK ABAIXO CLIQUE AQUI REDE SOCIAL SIMULADO 33/360 RLM INSTRUÇÕES TEMPO: 30 MINUTOS MODALIDADE: CERTO OU ERRADO 30 QUESTÕES CURTA NOSSA PÁGINA MATERIAL LIVRE Este material é GRATUITO

Leia mais

RECEITA FEDERAL ANALISTA

RECEITA FEDERAL ANALISTA SENTENÇAS OU PROPOSIÇÕES São os elementos que expressam uma idéia, mesmo que absurda. Estudaremos apenas as proposições declarativas, que podem ser classificadas ou só como verdadeiras (V), ou só como

Leia mais

Matemática & Raciocínio Lógico

Matemática & Raciocínio Lógico Matemática & Raciocínio Lógico para concursos Prof. Me. Jamur Silveira www.professorjamur.com.br facebook: Professor Jamur RACIOCÍNIO LÓGICO: Proposições logicamente equivalentes (Símbolo ) São proposições

Leia mais

GRATUITO RACIOCÍNIO LÓGICO - EBSERH. Professor Paulo Henrique PH Aula /

GRATUITO RACIOCÍNIO LÓGICO - EBSERH. Professor Paulo Henrique PH Aula / 1 www.romulopassos.com.br / www.questoesnasaude.com.br GRATUITO RACIOCÍNIO LÓGICO - EBSERH Professor Paulo Henrique PH Aula 02 R A C I O C Í N I O L Ó G I C O E B S E R H a u l a 0 2 Página 1 2 www.romulopassos.com.br

Leia mais

LÓGICA DE PRIMEIRA ORDEM

LÓGICA DE PRIMEIRA ORDEM Aluno(a): Professor: Emmanuelle Vieira Componente Curricular: Raciocínio lógico Ano/Turma: 2 Ano Turno:( ) Matutino Data: / /2016 LISTA COMPLEMENTAR LÓGICA DE PRIMEIRA ORDEM Questão 01 - Considere as seguintes

Leia mais

Lógica Matemática Para Concursos

Lógica Matemática Para Concursos A matemática geralmente é vista como complicada para a maioria dos concursandos, mas isso já é passado, atualmente o que assusta os candidatos é a lógica matemática ou também conhecida como lógica proposicional

Leia mais

RACIOCÍNIO LÓGICO. Das sentenças dadas acima, quantas delas são proposições? a) 1 b) 2 c) 3 d) 4 e) 5

RACIOCÍNIO LÓGICO. Das sentenças dadas acima, quantas delas são proposições? a) 1 b) 2 c) 3 d) 4 e) 5 RACIOCÍNIO LÓGICO 01. Seja a seguinte sequência lógica: A, C, F, J, O,.... Sabendo que esta sequência segue um padrão lógico na sua formação, a próxima letra desta sequência é: a) W b) Z c) Y d) U e) T

Leia mais

Anotações LÓGICA PROPOSICIONAL DEFEITOS DO RACIOCÍNIO HUMANO PROPOSIÇÕES RICARDO ALEXANDRE - CURSOS ON-LINE RACIOCÍNIO LÓGICO AULA 01 DEFINIÇÃO

Anotações LÓGICA PROPOSICIONAL DEFEITOS DO RACIOCÍNIO HUMANO PROPOSIÇÕES RICARDO ALEXANDRE - CURSOS ON-LINE RACIOCÍNIO LÓGICO AULA 01 DEFINIÇÃO RACIOCÍNIO LÓGICO AULA 01 LÓGICA PROPOSICIONAL DEFINIÇÃO A Lógica estuda o pensamento como ele deveria ser, sem a influência de erros ou falácias. As falácias em torno do raciocínio humano se devem a atalhos

Leia mais

A partir das proposições Se não tem informações precisas ao tomar decisões, então o policial toma decisões ruins e Se o policial teve treinamento

A partir das proposições Se não tem informações precisas ao tomar decisões, então o policial toma decisões ruins e Se o policial teve treinamento Se as premissas P1 e P2 de um argumento forem dadas, respectivamente, por Todos os leões são pardos e Existem gatos que são pardos, e a sua conclusão P3 for dada por Existem gatos que são leões, então

Leia mais

RACIOCÍNIO LÓGICO PARA POLÍCIA FEDERAL PROFESSOR: GUILHERME NEVES

RACIOCÍNIO LÓGICO PARA POLÍCIA FEDERAL PROFESSOR: GUILHERME NEVES Aula 1 Proposições... 2 Leis do Pensamento... 4 Modificador... 11 Proposições simples e compostas... 12 Conjunção p q... 13 Disjunção Inclusiva p q... 16 Disjunção Exclusiva p v q... 18 Condicional p q...

Leia mais

TABELA-VERDADE PROF: FELIPPE LOUREIRO

TABELA-VERDADE PROF: FELIPPE LOUREIRO TABELA-VERDADE PROF: FELIPPE LOUREIRO DEFINIÇÃO: É uma tabela que representa todas as combinações de valorações possíveis para uma proposição composta. IMPORTANTE: Cada conectivo possui a sua lei e consequentemente,

Leia mais

RACIOCÍNIO LÓGICO. Quantas dessas proposições compostas são FALSAS? a) Nenhuma. b) Apenas uma. c) Apenas duas. d) Apenas três. e) Quatro.

RACIOCÍNIO LÓGICO. Quantas dessas proposições compostas são FALSAS? a) Nenhuma. b) Apenas uma. c) Apenas duas. d) Apenas três. e) Quatro. RACIOCÍNIO LÓGICO 01. Uma proposição é uma sentença fechada que possui sentido completo e à qual se pode atribuir um valor lógico verdadeiro ou falso. Qual das sentenças apresentadas abaixo se trata de

Leia mais

PC-MS RACIOCÍNIO LÓGICO ESTRUTURAS LÓGICAS POLÍCIA CIVIL DO ESTADO DE MATO GROSSO DO SUL. Livro Eletrônico

PC-MS RACIOCÍNIO LÓGICO ESTRUTURAS LÓGICAS POLÍCIA CIVIL DO ESTADO DE MATO GROSSO DO SUL. Livro Eletrônico PC-MS POLÍCIA CIVIL DO ESTADO DE MATO GROSSO DO SUL ESTRUTURAS LÓGICAS Livro Eletrônico JOSIMAR PADILHA Professor do Gran Cursos Online. Ministra aulas presenciais, telepresenciais e online de Matemática

Leia mais

Raciocínio Lógico (Professor Uendel)

Raciocínio Lógico (Professor Uendel) Raciocínio Lógico (Professor Uendel) Material (03); SEFAZ; JULHO DE 2017 Todo DIAGRAMAS LÓGICOS No estudo das operações com conjuntos e das soluções de problemas envolvendo conjuntos, os diagramas ajudam

Leia mais

Cadastre-se em para conhecer nosso catálogo completo, ter acesso a serviços exclusivos no site e receber informações sobre nossos

Cadastre-se em  para conhecer nosso catálogo completo, ter acesso a serviços exclusivos no site e receber informações sobre nossos Cadastre-se em www.elsevier.com.br para conhecer nosso catálogo completo, ter acesso a serviços exclusivos no site e receber informações sobre nossos lançamentos e promoções. 2013, Elsevier Editora Ltda.

Leia mais

RACIOCÍNIO LÓGICO LÓGICA PROPOSICIONAL

RACIOCÍNIO LÓGICO LÓGICA PROPOSICIONAL RACIOCÍNIO LÓGICO LÓGICA PROPOSICIONAL Atualizado em 12/11/2015 LÓGICA PROPOSICIONAL Lógica é a ciência que estuda as leis do pensamento e a arte de aplicá-las corretamente na investigação e demonstração

Leia mais

Introdução ao Raciocínio Lógico

Introdução ao Raciocínio Lógico Introdução ao Raciocínio Lógico 1. PROPOSIÇÃO Denomina-se proposição a toda frase declarativa, expressa em palavras ou símbolos, que exprima um juízo ao qual se possa atribuir, dentro de certo contexto,

Leia mais