Os autores agradecem ao projeto PEC B107 IDRC/FLACSO, à SOFTEX e ao CNPq pelo apoio à realização da pesquisa.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Os autores agradecem ao projeto PEC B107 IDRC/FLACSO, à SOFTEX e ao CNPq pelo apoio à realização da pesquisa."

Transcrição

1 Parcerias e apoio tecnológico para empresas de software: o caso do Centro de Estudos e Sistemas Avançados do Recife (CESAR). Apresentado no IV Seminário Internacional sobre Desenvolvimento Regional, Santa Cruz do Sul, RS, 22 a 24 de outubro de 2008 Autor: Ricardo Furtado Rodrigues (assistente de pesquisa) Co-autores: Renata Lèbre La Rovere (professora associada), Gabriela Calafate Brito (bolsista CNPq/PIBIC) Grupo de Economia da Inovação Instituto de Economia Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) Tema: Arranjos institucionais, governança e políticas públicas territoriais Os autores agradecem ao projeto PEC B107 IDRC/FLACSO, à SOFTEX e ao CNPq pelo apoio à realização da pesquisa. 1 Introdução Atualmente estamos vivenciando um período de transição entre paradigmas técnicoeconômicos, onde as empresas são estimuladas a buscar parcerias, visando à aquisição de vantagens competitivas dentro de um ambiente de inovação e acumulação de conhecimento. Geralmente esse ambiente promove a cooperação através de redes e/ou associações, entre as empresas e as instituições científicas e tecnológicas, promovendo efeitos positivos para o território onde estas se localizam. Dentro desse contexto, este artigo tem como objetivo discutir de que forma as parcerias entre empresas de software podem promover o desenvolvimento local, a partir do estudo de caso do Centro de Estudos e Sistemas Avançados do Recife (CESAR). A criação do CESAR foi motivada pela missão de criar uma instituição cujo papel seria o de conectar a sociedade com a universidade de uma forma inovadora. O CESAR, segundo um dos seus fundadores, foi criado para subverter a orientação do desenvolvimento tecnológico gerado na universidade, de technology push para demand pull. Este é um desafio considerável, tendo em vista o porte reduzido das empresas de software nacionais e a baixa taxa de inovação do setor no país.

2 Além de focar na história, parcerias, e perspectivas do CESAR, o artigo também detalha os casos de empresas que já se envolveram com o CESAR através de parcerias, de compartilhamento de pessoal qualificado ou do próprio processo de incubação. A comparação entre o CESAR e as outras empresas visa a responder à seguinte questão: a experiência do CESAR criou uma cultura de parcerias no território do Recife? A resposta a esta questão permitirá indicar caminhos para a identificação de melhores práticas no estabelecimento de parcerias. A metodologia empregada na pesquisa na qual o artigo se baseia incluiu, além de revisão da literatura, uma pesquisa de campo, onde foi definido um roteiro de entrevistas e definição de um questionário semi-estruturado aplicado no CESAR e em 4 (quatro) empresas de Recife que se envolveram ou tem relação com o CESAR. O artigo sugere que aproveitar as diversas fontes de tecnologia externa às empresas através de acordos de parcerias e cooperação entre empresas, instituições de fomento e universidades pode ser um fator competitivo que além de estimular a capacidade de inovação das empresas de software pode minimizar custos e maximizar os recursos físicos existentes. Pois um dos fatores decisivos para a formalização e consolidação das parcerias e apoio tecnológicos para empresas de software reside nas bases de confiança e interesses comuns entre os empresários e suas estratégias de negócios. 2 Desenvolvimento Local e Cooperação Interfirmas: algumas contribuições do pensamento contemporâneo Neste novo século as contribuições de vários autores ligados às ciências sociais têm buscado agregar contribuições significativas para a política de desenvolvimento. No que se refere a estudos econômicos, Meyer-Stamer (2001) identifica duas linhas principais: a primeira seria representada pelos estudos do Institute for Development Studies (IDS) da Universidade de Sussex, cujos trabalhos recorreram intensamente à discussão de casos de sucesso de distritos industriais, e a segunda contribuição parte de Michael Porter e sua empresa Monitor Consulting, que foi responsável por vários estudos e consultorias sobre desenvolvimento de clusters. Para esse autor as duas linhas pecam, no entanto, por reduzir o desenvolvimento econômico local e regional à simples promoção de clusters.

3 Ainda segundo Meyer-Stamer (2001) a descentralização das atividades econômicas, a política de tecnologia, e o apoio à criação de micro e pequenas empresas surgem como tendências nos países em desenvolvimento, enquanto que nos países industrializados, a promoção do desenvolvimento local é um fato consumado, cuja forma se modificou consideravelmente nos últimos tempos. Para esse autor, mesmo sendo um fenômeno onipresente também em países em desenvolvimento, o apoio a clusters não é o único modelo estruturante de desenvolvimento local. Um outro fator que tem contribuído de forma direta para o desenvolvimento local é a introdução de inovações tecnológicas, que de acordo com Albuquerque (1997) cria condições competitivas que influem diretamente no desenvolvimento das empresas de determinado território. Quando a estrutura empresarial se compõe fundamentalmente de micro, pequenas e médias empresas, a negociação estratégica entre os níveis local e regional da administração pública, o setor privado empresarial e as entidades que prestam serviços às empresas (consultorias tecnológicas; laboratórios de certificação, normatização e homologação; pesquisa de mercados e outros) é decisiva para garantir o acesso a estes serviços avançados de apoio à produção e facilitar a cooperação interfirmas (Albuquerque, 1997). Seguindo a lógica do pensamento de Albuquerque pode-se perceber a importância do apoio político e administrativo, ou seja, o setor público tem um importante papel no fomento às atividades econômicas locais. Nesse contexto, para que haja desenvolvimento local, é fundamental o envolvimento de vários atores sócio-econômicos locais (associações de empresários, entidades financeiras, universidades e institutos de pesquisa e desenvolvimento), com o objetivo de incorporar inovações tecnológicas e organizacionais na estrutura empresarial e produtiva local. Atitudes criativas e inovadoras dentro desse ambiente são fundamentais para a promoção de inovações promovendo o desenvolvimento econômico e social local. Em locais que exista escassez de empresários inovadores, o Governo deve promover o desenvolvimento do empreendedorismo. As políticas públicas de desenvolvimento local seriam assim essenciais para a transformação do território de forma que o mesmo possa alcançar resultados econômicos, abrindo espaço através de oportunidades no mercado global, de forma a preservar seus aspectos locais e ao mesmo tempo enriquecer o território (Machado e Caldeira, 2007).

4 As experiências que formam a atividade inovadora local dependem de crenças, valores, conhecimento e habilidades de cada indivíduo e organização. Para Albagli (2007) essas experiências dependem da difusão de novas práticas pela interação das firmas locais; e provêm também do aprender fazendo. A dimensão tácita do conhecimento reforça a importância do ambiente local para a atividade inovadora. De acordo com Albagli e Maciel (2007) entende-se que as aglomerações produtivas são ambientes que propiciam a interação, a troca do conhecimento e a aprendizagem, com as relações formais e informais. Isto aponta a relevância da noção da territorialidade, revelando as relações entre as dimensões territoriais e sociais e culturais. Para Pires (2007) o desenvolvimento local é o resultado de uma ação coletiva intencional de caráter local e específica, portanto, uma ação associada a uma cultura, a um plano e instituições locais, tendo em vista arranjos de regulação das práticas sociais. Dentro dessa perspectiva as cidades e regiões tornam-se, cada vez mais, as fontes específicas de vantagens competitivas na globalização. Portanto, as relações de cooperação entre empresas e entre estas e demais instituições em aglomerados localizados assumem um papel relevante no que tange aos ganhos de escala, aprendizagem, difusão de conhecimentos, capacidade inovativa e competitividade.(iacono e Nagano, 2007). Assim, o conhecimento e processos inovadores, características específicas das firmas e das indústrias, e o ambiente institucional e governamental, possuem um papel importante em explicar a diversidade de clusters industriais e também suas trajetórias evolutivas. De fato, vários estudos empíricos mostram que a proximidade geográfica facilita as interações e a comunicação entre empresas, estimula a busca por novos conhecimentos e melhora as possibilidades de ações coordenadas. Apontam também que, além da proximidade de indústrias correlatas, a presença de instituições de ensino e pesquisa, laboratórios, centros de P&D e prestadoras de serviços impulsionam o dinamismo empresarial local (Suzigan et al. 2005). No caso de Recife, o surgimento de um aglomerado de empresas de software deveu-se não apenas à presença de uma instituição de ensino e pesquisa forte na área a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) mas também à criação, por empreendedores locais egressos desta universidade, do Centro de Estudos e Sistemas Avançados do Recife (CESAR) e à presença de um escritório regional da Associação para Promoção da Excelência do Software Brasileiro (SOFTEX). A política pública teve o

5 papel de propiciar as condições de infra-estrutura necessárias para alavancar estas empresas, num projeto denominado Porto Digital. A partir da instalação de uma moderna infra-estrutura de telecomunicações, associada aos centros de ensino e pesquisa e aos fundos de aval e de investimentos, houve a atração de novas empresas de tecnologia da informação para o estado de Pernambuco. Estas novas empresas são responsáveis pela atração de capital e recursos humanos que contribuirão para a consolidação da competitividade das empresas de software locais e para a geração de externalidades positivas para o restante da economia regional (La Rovere e Shehata, 2007). 3 As relações de parceria entre empresas de software O cenário atual de globalização e a rápida mudança tecnológica, como o do período recente, fazem com que as empresas de softwares busquem parcerias, adquirindo vantagens competitivas associadas ao novo paradigma científico - tecnológico. Obviamente, esse ambiente suscita a colaboração entre as empresas e as instituições científicas e tecnológicas, criando os meios mais favoráveis para isso em forma de redes e associações. Por isso, as firmas cada vez mais contam com relações de parcerias com fornecedores de fora da firma, que se transformaram em substitutas efetivas para a geração interna de conhecimento e inovação. A parceria pode se realizar tanto com empresas locais quanto com empresas situadas fora do território. No caso do software, a importância das relações locais de parceria pode ser entendida a partir da constatação que para as firmas cujo desenvolvimento é baseado em conhecimento científico, estar próximo de centros de pesquisa acadêmica de alta qualidade pode ser uma vantagem. No momento de criação de uma firma, a localização em um ambiente científico dinâmico é essencial, mesmo que, com o crescimento da mesma, a importância da proximidade geográfica diminua (Morgan, 2001 apud Amim, 2005). A proximidade geográfica, por proporcionar um maior contato entre as firmas, significa fluência do conhecimento naquele local, circulação de idéias e de know-how, além do aumento do último graças à especialização e à união dos trabalhadores (Morgan, 2001 apud Amim, 2005). A parceria deve ser entendida como um conjunto de procedimentos e ações de respeito mútuo e convergência de interesse entre instituições, ou entre unidades de uma mesma

6 instituição. As partes envolvidas não têm supremacia entre si. A parceria se caracteriza, em conseqüência, por uma ação entre iguais. A igualdade independe do tamanho da organização ou de sua posição financeira. Prevalece, nesse caso, o comprometimento institucional com objetivos comuns e a flexibilidade para responder às demandas apresentadas pelos parceiros. Há na parceria, a utilização compartilhada de recursos humanos, financeiros e físicos (Rodrigues & Barbiero, 2002). Dentro destes recursos compartilhados está o conhecimento codificado, que pode ser deslocado de seu ambiente original e ser utilizado em qualquer outro lugar, e o conhecimento tácito, que é dependente do contexto e socialmente acessível apenas através de interação física direta (Morgan, 2001). Os processos de aprendizado ocorrem facilmente entre empresários em um cluster, facilitados pela proximidade geográfica entre eles. Como conseqüência, as firmas localizadas no mesmo ambiente têm a possibilidade de monitorar, comparar, selecionar e imitar as soluções do vizinho para problemas similares. Portanto, aproveitar as diversas fontes de tecnologia externa às empresas através de acordos de parcerias e cooperação entre empresas, instituições de fomento e universidades pode ser um fator competitivo que além de estimular a capacidade de inovação das empresas de software pode minimizar custos e maximizar os recursos físicos existentes. Pois um dos fatores decisivos para a formalização e consolidação das parcerias e apoio tecnológicos para empresas de software reside nas bases de confiança e interesses comuns entre os empresários e suas estratégias de negócios. Os governos vêm buscando desempenhar um papel de destaque na formação de alianças, assumindo, freqüentemente, a tarefa de promover as atividades de cooperação. Nos países em desenvolvimento vários gestores têm privilegiado a formação de consórcios de pesquisa e desenvolvimento e a promoção de redes de inovação nas suas políticas de suporte à pesquisa, desenvolvimento e inovação. O caso de Recife é interessante para investigar de que forma políticas públicas voltadas para o desenvolvimento de clusters contribuem para a dinamização das empresas locais pois, como já observado, a política pública foi apenas um dos elementos do crescimento da atividade de software. A constituição do CESAR e sua cultura de parcerias foram também fundamentais para estimular a atividade inovadora das empresas locais.

7 4 Um breve histórico do CESAR O CESAR Centro de Estudos e Sistemas Avançados do Recife é um instituto privado de inovação que cria produtos, processos, serviços e empresas usando tecnologias da informação e comunicação (TIC). Foi criado em 1996 com a missão de realizar a transferência auto-sustentada de conhecimento em tecnologias da informação entre a sociedade e a universidade; seu objetivo inicial era fixar no município de Recife a mão de obra egressa da universidade, que antes ia para São Paulo, Rio de Janeiro e até os Estados Unidos. A instituição interliga centros de inovação numa rede de conhecimento que realiza projetos de desenvolvimento conectados ao futuro, com qualidade e agilidade. Para isso, agrega a capacidade local de formação, pesquisa e desenvolvimento à sua competência de gerenciar e executar projetos, aliado a parceiros estratégicos de tecnologia, serviços, negócios e investimentos, com visão e atuação de classe mundial. Um dos entrevistados chama a atenção que apesar o CESAR ter sido responsável pela criação de várias empresas de software desde a sua criação, seu foco não é criar empresas e sim construir negócios de classe mundial. Para ele, a pequena empresa de base tecnológica é um meio, e não um fim, como muitos jovens acreditam. O Centro também faz parte do Porto Digital, ambiente de empreendedorismo, inovação e negócios de tecnologias da informação e comunicação no Estado de Pernambuco que surgiu, em 2000, com o objetivo de produzir conhecimento localmente e exportar serviços de valor agregado para o mundo, e reúne mais de 100 empresas no local. Em cinco anos de operação, o Porto Digital transferiu para Recife postos de trabalho, atraindo 10 empresas de outras regiões do país e quatro multinacionais, abrigando, ainda, quatro centros de tecnologia. A sede do CESAR fica no Bairro do Recife, centro histórico da capital de Pernambuco. A localização geográfica do Centro assume importante papel na ocupação urbana do local, estimulada pelo Porto Digital. A presença do CESAR vem consolidar a região como local para instalação de outras empresas afins que o têm como parceiro e referência. Outra contribuição do CESAR tem sido a geração de novos empreendimentos, a partir de um modelo de incubação que estrutura novas empresas de informática.

8 Desde sua inauguração, a instituição foi merecedora de uma série de reconhecimentos e realizações que mudaram o ecossistema pernambucano e nacional das TIC s entre eles o prêmio Info200 de melhor empresa de serviços de software (2005), o prêmio FINEP de mais inovadora instituição de pesquisa do Brasil (2004), a escolha da instituição como exemplo de criação de negócios pelo World Economic Fórum (2001) e uma menção honrosa no Stockholm Challenge (2000). O CESAR foi o primeiro centro a investir na tecnologia Java - que é a linguagem de programação criada por uma equipe de pesquisadores da empresa Sun Microsyste, do Vale do Silício, na Califórnia, e que tem como princípio gerar softwares multiuso -, decisão que inseriu os integrantes do centro no contexto de classe mundial. A estrutura física do CESAR é composta por cinco prédios no Bairro Recife Antigo e dois escritórios, sendo um localizado em Brasília e outro em São Paulo. Hoje o centro soma um número de 680 funcionários em toda sua estrutura, além de manter três empresas incubadas no seu prédio principal na praça Tiradentes em Recife. Atualmente o centro desenvolve projetos com a Motorola, Nokia e Dell. Uma outra iniciativa do CESAR é o seu mestrado profissionalizante que foi criado em agosto desse ano, e para tanto já está sendo montada uma biblioteca como uma das exigências do MEC. Em 11 anos de trabalho foram gerados mais de 900 empregos diretos, além da participação na criação de mais de trinta empreendimentos e estabelecimento de parcerias com clientes em todo o Brasil e no mundo, levando a um crescimento no faturamento de R$ ,00 em 1996 para R$. 48 milhões em Relação de parcerias, atributos de sucesso e perspectivas O CESAR foi concebido pelos seus idealizadores como uma iniciativa visando aproximar a universidade das empresas locais. O CESAR foi fundado com recursos bastante limitados e durante muito tempo funcionou num andar do Centro de Informática da Universidade Federal de Pernambuco até se mudar para o Porto Digital, onde está atualmente. Sua primeira parceria foi com uma empresa chamada Tivoli (mas tarde

9 comprada pela IBM) com o propósito de desenvolver um serviço para a rede de supermercados Bom Preço. Tratava-se de um portal, que era uma novidade na época. Além do portal foi realizado um treinamento com o Bom Preço. Segundo um entrevistado, esta parceria foi muito boa pois a Tivoli era uma grande empresa, o que proporcionou um aprendizado de negócios bastante interessante. Como mostrado por Prado et al. (2002), o foco inicial do CESAR foi o estabelecimento de parcerias entre empresas locais e empresas internacionais, a partir de projetos desenvolvidos pelo Centro de Informática da Universidade Federal de Pernambuco (Cin- UFPE). A primeira grande empresa internacional a se associar ao CESAR foi a Motorola, que passou a ser mantenedora do CESAR após ter sido seu cliente. Esta parceria trouxe benefícios significativos ao fortalecer a imagem da empresa. A Lei de Informática foi fundamental para consolidar o CESAR, numa segunda etapa, como uma organização sem fins lucrativos cujo negócio é o fomento a redes de inovação. Hoje o CESAR tem várias parcerias em andamento com grandes empresas internacionais de TI, tais como Sun, IBM, Microsoft e Oracle. Fazem parte da sua rede de negócios 26 empresas nacionais e internacionais de várias áreas, além da UNDP, da FAPESP e do MCT. Segundo nossas entrevistas, o CESAR busca integrar três aspectos básicos na formação de parcerias: o primeiro deles é verificar se existe mercado que represente um conjunto de oportunidades para o que os parceiros estão tentando fazer, segundo, se o apoio ao desenvolvimento do produto/processo será do CESAR ou de outras empresas/instituições, pois o negócio do CESAR não tem fins lucrativos, então o apoio de uma instituição capitalista que entenda de mercado melhor que o CESAR é sempre interessante, e por último se os parceiros da iniciativa privada possuem os mesmos aspectos éticos e morais que o CESAR, pois este não tem interesse em parceiros sem perspectivas e objetividade de negócio. A parceria deve explorar o mercado enquanto oportunidade, e na maioria das vezes são os parceiros que sustentam o esforço no ponto de vista do capital, até porque os recursos financeiros do CESAR são escassos. A relação de parcerias com o CESAR sempre funcionou bem, apesar de não existir um padrão.

10 O CESAR desenvolve sistemas, aplicativos, projetos, consultoria e serviços de produtos (componentes e pacotes). Cria novos empreendimentos de TI a partir da realização de projetos para o mercado, que são captados junto às empresas em todo o Brasil e no exterior. As condições para o fomento a estes empreendimentos são: a) produto ou serviço gerado com abrangência internacional; b) equipe multidisciplinar e complementar; c) tecnologia desenvolvida com um diferencial competitivo; d) negócio desenvolvido em Pernambuco (Prado et.al, 2002). No início dos projetos, o CESAR detém os processos decisórios, de gestão e de desenho de soluções. No processo de incubação, o CESAR é responsável pelos custos e pela personalidade jurídica, mas as unidades de negócios funcionam como empresas independentes. Quando é concluído o spin-off, a empresa obtém sua personalidade jurídica. O CESAR desenvolve propriedade intelectual sob encomenda, e neste caso quando a instituição é contratada e apoiada com 100% dos investimentos de capital, o direito de propriedade intelectual é sem sombras de dúvida da empresa contratante. Neste caso o CESAR é contratado pelo serviço, é remunerado, e consequentemente tem sua margem de lucro no negócio. No que se refere ao apoio externo, a relação do CESAR com a Universidade foi sendo construída aos poucos. Segundo Prado et al. (2002), o capital humano da universidade sempre foi altamente capacitado, mas muitas pesquisas que eram realizadas no CIn- UFPE não eram direcionadas para o mercado. Através da parceria da universidade com o centro, as pesquisas foram direcionadas, e o CIn-UFPE ampliou significativamente seu orçamento. A partir daí, pôde investir em seus laboratórios, melhorando as condições da sua infra-estrutura, aumentando sua capacitação e ganhando uma cultura corporativa. Os alunos de engenharia não costumavam trabalhar em projetos coordenados com a graduação, pois muitos deles trabalhavam em empresas e, por causa da inflexibilidade dos empresários com relação a horários, não terminavam a graduação. Hoje os alunos passaram a fazer projetos integrados com a universidade, com uma perspectiva profissional e com currículos atualizados que visam às necessidades do mercado mundial. Os grandes projetos do CIn foram negociados pelo CESAR. Há um grupo de extensão do CIn que busca outras parcerias, mas em menor escala, até porque o CIn tem uma certa dificuldade em organizar suas parcerias, o que não acontece com o CESAR, que tem parceiros considerados estratégicos e fortes no mercado.

11 Hoje o CESAR mantém conexões estratégicas com uma rede de universidades e institutos de pesquisa em todo o mundo. São eles: Centro de Informática da Universidade Federal de Pernambuco (CIn/UFPE); Instituto de Tecnologia da Aeronáutica (ITA), Brasil; Universidade de São Paulo (USP), Brasil; Instituto de Automação Industrial e Engenharia de Software (IAS), Alemanha; International Centre for Digital Content (ICDC), Reino Unido; Instituto Nacional de Pesquisa em Informática e Automação (INRIA), França; Indian Institute of Technology (IIT), Índia; Centre de Recherche Public Henri Tudor, Luxemburgo; Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), Brasil. Apesar destas conexões indicarem sucesso no esforço de estabelecimento de parcerias para a inovação, nossas entrevistas apontaram que o CESAR vingou porque se constituiu num momento muito particular. Os entrevistados não acreditam que hoje a história do CESAR pode se repetir em outro local. Os atributos considerados essenciais pelo CESAR para o sucesso das parcerias são, além do compromisso entre os parceiros, a coordenação sem excessos, a interdependência com liberdade, e a confiança no sucesso. Já a comunicação não precisa ser com tanta qualidade, no entanto deve ser intensa. Deve sempre haver resolução conjunta de problemas, e minimizar o domínio de um parceiro sobre o outro, e para isso tem que existir liberdade numa parceria para qualquer situação. Parceria bem sucedida depende de uma amizade a longo prazo. De acordo com as entrevistas, se não houver confiança não tem parceria, que é um compartilhamento de estratégia para execução de um conjunto de operações. Argumentos sobre a confiança sugerem que estabelecer relações de longo prazo, confiáveis e exclusivas com alguns fornecedores pode dar retornos acima da média, o que pode também agir como um incentivo para fazer o outsourcing de algumas atividades. É preciso confiar na empresa do outro lado. Parceria é liberdade de comunicação. Outro critério para que a parceria seja bem sucedida seria o foco no mercado, ou seja, as empresas têm que ter objetivo de mercado, para melhorar a qualidade de educação da empresa. Estabelecer metas na parceria é essencial e tem que estar presente no planejamento estratégico, já que exigirá recursos, pessoal, estruturas das empresas.

12 Para um dos entrevistados, um outro caminho para a consolidação de parcerias no setor de software seria o próprio movimento de fusões e aquisições. Segundo ele, das nove mil empresas nacionais de software apenas 500 são relevantes para o desenvolvimento de inovações. Uma alternativa seria aumentar o escopo, a estrutura, o peso, a força, e a capacidade de resolver problemas, reduzindo as 8500 empresas a cerca de No Brasil porém o setor de software se caracteriza por apresentar poucas fusões entre as empresas, pois neste setor o número de parecerias e alianças é limitado. Segundo as conclusões do entrevistado é necessário que as empresas olhem para o mercado. Aliança é baseada no mercado, com objetivos e metas. A aliança e a parceria têm que ser tratadas como uma estratégia e têm que estar presentes no projeto de cada empresa. Além disso, as empresas têm que estar preparadas para fazer adaptações em função da mudança no mercado. 5 A experiência das empresas parceiras e possíveis parceiras do CESAR 5.1 Histórico das empresas A empresa A é uma empresa de soluções de informática com experiência de 17 anos e meio no setor de saúde. Seu principal produto é um software de gestão de hospitais. Ela tem 140 funcionários, atua em 8 cidades brasileiras, sendo que 5 escritórios estão localizados nas cidades de Recife, São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, e Curitiba. Já as outras três cidades (Belo Horizonte, Maceió e Goiânia), têm representantes da empresa. Existem no Brasil hoje três fornecedores no mercado de soluções para hospitais, sendo duas empresas localizadas em Recife. A empresa A é a líder do mercado, sendo a primeira empresa de gestão hospitalar na área privada. Hoje a empresa, apesar de ser sediada em Recife, tem no mercado do Rio de Janeiro seu maior faturamento. Uma das idéias discutidas pela empresa é atuar na área de consultoria, ou seja, migrar do software para soluções. A empresa B, uma empresa especializada em gestão de ativos físicos, foi fundada em 1993, quando a SOFTEX lançou seu primeiro edital em Recife. Constituiu-se com quatro sócios, sendo três da área de informática, e o quarto da matemática. Tem atualmente 13 funcionários, 6 estagiários e vários bolsistas, constituindo um quadro de 33 pessoas. Seu

13 carro-chefe é um software de gestão de manutenção, e seus principais clientes são grandes empresas do setor elétrico, nacionais e estrangeiras. Desde 2001 a empresa exporta para uma empresa americana. Para o entrevistado o seu sucesso e todo seu aprendizado só aconteceram em função da sua experiência no CESAR onde teve oportunidade de trabalhar como cliente e fornecedor, e também ao bom relacionamento que existia entre ele e os dois principais fundadores do CESAR. A empresa C é especializada em segurança da informação, focada em prover soluções que proporcionam o nível de proteção adequado à necessidade de cada negócio. As soluções da empresa envolvem serviços de diagnóstico, projetos de consultoria e CoAdmin gestão contínua de proteção, além da certificação digital. A empresa surgiu no ano de 2000 onde foi incubada pelo CESAR até o ano de 2003, e em julho deste ano fez sua primeira fusão com outra empresa de São Paulo. Atualmente a matriz está localizada no Porto Digital em Recife e a filial em São Paulo. E em função da sua forte presença no mercado nacional e internacional, a empresa acumula experiência em fornecer soluções reais para ambientes de missão crítica, com cases em clientes de médio e grande porte dos setores financeiro, industrial, varejo, governo e de energia. Depois da fusão a empresa passou a ter em torno de 60 funcionários, dos quais 25 estão na filial em São Paulo e o restante no Recife. O escritório de São Paulo é mais comercial do que técnico e o desenvolvimento de tecnologia e produtos são realizados na unidade de Recife. De acordo com o gerente de tecnologia a tendência é que haja mais investimentos em capital humano e contratações em Recife. A empresa D é uma empresa brasileira pioneira no desenvolvimento e publishing de jogos para celular na América Latina que está sediada em Recife. A empresa é composta por uma equipe de 75 integrantes especializados, como programadores, artistas, designers, produtores, profissionais de marketing, comunicação e gerenciamento. A empresa surgiu em janeiro de 2001 no CESAR em Recife. Antes do surgimento do CESAR, a empresa ainda não existia, teve início através de um projeto executado em conjunto por uma outra empresa, de celulares, e o próprio CESAR com o objetivo de realizar P&D de aplicativos para os novos celulares da empresa citada utilizando a plataforma J2ME. Atualmente a empresa D está incubada pelo CESAR e segundo um de seu empreendedores, esse processo começou em 2003 e desde então a empresa passou a ter tradição em P&D desenvolvendo softwares para clientes internacionais.

14 5.2 Relação de parcerias, atributos de sucesso e perspectivas A empresa A nunca se aproximou do CESAR, pois a direção não via oportunidades de estabelecimento de parcerias. O CESAR, por sua vez, realizava parcerias dando prioridade às empresas que ele incubava. Esta situação mudou com a ida do entrevistado para a empresa A. A experiência dele de 9 anos no CESAR levou a uma aproximação entre o CESAR e a empresa A, para realizar um projeto em parceria com outras empresas. Uma destas empresas procurou a empresa A a partir da identificação de uma oportunidade. Caso haja sucesso na parceria a empresa A seria a responsável pelo produto, enquanto outra entraria com os equipamentos, outra com os chips e outra com a tecnologia. O CESAR faria a parte de pesquisa e desenvolvimento do projeto, ficando com os royalties gerados pela propriedade intelectual. O CESAR é visto como um parceiro estratégico pela empresa A devido à sua capacidade de realização de P&D. Quanto às outras empresas parceiras, estas já tinham participado de outros projetos da empresa A. O entrevistado acredita que não haverá problemas de segredo nesta parceria, uma vez que cada parceiro está numa posição específica da cadeia de valor. A empresa realiza reuniões mensais com toda a sua equipe, a qual está ciente do projeto e apóia sua realização na medida em que se trata de uma nova oportunidade de negócio para a empresa. Os atributos considerados mais importantes pela empresa A na realização de uma aliança estratégica são qualidade, participação no planejamento, coordenação, compromisso e resolução conjunta de problemas. Além destes, o entrevistado ressaltou as competências de cada empresa, cujo caráter complementar levam ao sucesso da parceria. Enquanto a empresa A precisou de um catalisador para a parceria com o CESAR, na figura de um técnico qualificado, a empresa B sempre foi parceira do CESAR, pois na visão de um dos seus sócios, empresas pequenas só sobrevivem com parceiros: vagões precisam buscar locomotivas. A empresa B é parceira do CESAR pois necessita do P&D desenvolvido por ele, enquanto que o conhecimento específico do setor de energia fica por conta dela. A empresa faz parceria com o CESAR desde 2001/2002, antes a parceria não ocorreu porque seu foco da empresa é muito específico. A parceria foi evoluindo à

15 medida que o CESAR foi amadurecendo enquanto instituição. Na parceria, a propriedade intelectual é quase sempre da empresa B. Não há, porém, compartilhamento de todas as informações. O processo comercial do CESAR, na visão do entrevistado, é muito pesado e não há clareza sobre diversas informações, principalmente no que se refere aos custos de produção. Isso, para o entrevistado, não se constitui num obstáculo para a parceria, pois segundo ele transparência não garante sucesso, se houver regras bem definidas não há necessidade de transparência. As principais vantagens que a empresa B vê na parceria com o CESAR são o nome forte, a proximidade e a capacidade de execução deste. A iniciativa e a concepção da parceria partiram da empresa B. O CESAR é visto como uma organização com cultura corporativa muito forte, e que faria falta na aliança, sem porém ser indispensável. A parceria é considerada bem-sucedida, dentro do esperado. O entrevistado afirma que no começo da parceria faltava participação do CESAR no planejamento, mas este, com o tempo, vem entrando cada vez mais nesta parte do projeto. Ele sempre conseguiu resolver conflitos com o CESAR, considerados normais durante um processo de parceria, a partir de discussões sobre cada projeto objeto da parceria. Um ponto freqüente de conflito é a divisão dos resultados, que é meio a meio, mas fica prejudicada pela falta de clareza em relação aos custos. Ao ser perguntado sobre o que faltava na parceria com o CESAR, o entrevistado respondeu que ainda há pouco compartilhamento de informações Os atributos para o sucesso de uma parceria considerados mais importantes pela empresa B são: coordenação e relacionamento pessoal. Na visão do entrevistado, o relacionamento legal não substitui o relacionamento pessoal, e este é o conselho que ele teria a dar para quem está começando uma parceria. O contrato foi feito para ser quebrado, a palavra não. A empresa C foi incubada pelo CESAR e portanto carrega em si uma espécie de DNA do CESAR, conforme ressaltado por um dos gerentes de tecnologia. A relação sempre foi muito forte tanto com a instituição quanto com as pessoas. Sempre que o CESAR pensa em desenvolver algum projeto na área de segurança a empresa C é convidada a participar do projeto, até porque este é o foco central da empresa. A empresa aprendeu ao longo de sua existência foi que a parceria não funciona apenas no papel, é preciso que as coisas funcionem e para que isso aconteça é necessário que exista um negócio por

16 trás de qualquer parceria. De acordo com o entrevistado não é desenvolvida nenhuma tecnologia junto com o CESAR. Caso o CESAR tenha um projeto que necessita de tecnologia de segurança então a empresa C agrega sua tecnologia no projeto para desenvolver um terceiro produto, mas não é desenvolvido tecnologia conjuntamente. O CESAR não entende de segurança e nem a empresa C de engenharia de software, ou seja, cada um atua de acordo com sua especialidade. Barney (1999) sugeriu que as firmas não precisam possuir todas as habilidades relevantes, contanto que tenham acesso suficiente a elas. Na visão da empresa C são vários os atributos quem podem ser considerados importantes para o sucesso da parceria. O compromisso é importante quando existe disposição pra fazer o que foi acordado. A coordenação, porque a parceria trata várias empresas, então alguém tem que está coordenando. Já interdependência é importante porque ela afirma que uma empresa só vai adiante junto com a outra, neste caso o entrevistado diz que a interdependência é muito mais que um atributo, na verdade seria um motivo da parceria, e por fim viria a confiança no sucesso que poderia ser o menos importante de todos. Uma parceria bem sucedida seria como um casamento de interesses e para dar certo tem que existir o negócio e os recursos para o projeto. Uma parceria é como uma amizade renovada a cada momento, segundo o entrevistado. Até agora todas as parcerias que a empresa do entrevistado já fez corresponderam suas expectativas, sendo que algumas chegaram a superá-las. Para quem está começando agora seria interessante buscar parceiros com o mesmo tamanho, pois pode ser prejudicial para uma empresa fazer uma parceria com outra muito maior do que ela. Outro fator fundamental é a rede de relacionamentos pessoais, pois a liberdade de comunicação é um fator crucial para seguir adiante. A empresa D possui vários sócios-parceiros. O CESAR e uma empresa gestora de fundos de capital empreendedor com cotistas como o BID, SEBRAE Nacional e Sumitomo Corporation, são os sócios majoritários da empresa D. Segundo o entrevistado da empresa D, uma parceria é um acordo feito entre empresas diferentes, então cada uma tem suas informações. As únicas informações compartilhadas são aquelas relevantes para alcançar o objetivo da parceria. O principal motivo da parceria e atuação conjunta com o CESAR do ponto de vista comercial é atender as demandas dos mercados nacional e internacional de uma forma mais completa. Quando a empresa D é contratada

17 para desenvolver determinada tecnologia que exige competências extras, ela então busca parceiros no Porto Digital e às vezes o CESAR com o objetivo comercial, para que juntas possam oferecer um produto com mais qualidade. Com relação à parceria com o CESAR o que mais pesa é o negócio em si. Dependendo do projeto, a empresa D desenvolve tecnologia sozinha, em parceria com o CESAR ou em parceria com outras empresas. Um exemplo é o da parceria entre a empresa D e a Intel para atender as exigências do edital da Finep. Atualmente existem tecnologias que estão sendo desenvolvidas em parceria com o CESAR. O acordo de propriedade intelectual é definido no início do projeto, sendo que às vezes a propriedade intelectual é compartilhada. Com relação aos principais atributos que contribuem para o sucesso numa parceria, foi mencionado na entrevista que o compromisso dos empresários seria um dos mais importantes. E para que se tenha uma comunicação eficiente é necessário que exista entre os parceiros o compartilhamento de informações e com qualidade além da participação efetiva das empresas no planejamento. E em caso de resolução de conflitos, os principais atributos destacados foram a resolução conjunta de problemas, ou seja, a participação de todos; e ainda tentar atenuar da melhor forma possível os conflitos gerados. A parceria entre a empresa D e o CESAR foi considerada bem sucedida. Todos os objetivos desta parceria foram cumpridos: a empresa ficaria na incubadora até crescer e depois iria para o mercado conquistar novos clientes. Como podemos perceber, a parceria foi fundamental, pois viabilizou a criação e os primeiros passos da empresa. Para que a parceria seja bem sucedida é necessário que todos os participantes cumpram seus papéis de acordo com que foi planejado no início e que haja um bom relacionamento e confiança entre os parceiros: afinal, as empresas são compostas por pessoas. 6. Conclusões e Implicações de Política A análise das entrevistas junto ao CESAR e às empresas que já foram parceiras, incubadas ou ainda absorveram mão de obra egressa do CESAR permite estabelecer

18 algumas conclusões e implicações de política. Em primeiro lugar, o CESAR é reconhecido pelas empresas como importante para o ambiente de negócios de software de Recife, apesar de nem todas terem concretizado seus projetos de parceria com ele. A imagem do CESAR e o seu nome forte no mercado têm trazido efeitos positivos para as empresas locais. Em segundo lugar, os atributos considerados mais importantes para o sucesso das parcerias são atributos que estão relacionados com o próprio ambiente de negócios do território, a saber: o compromisso dos empresários, o relacionamento pessoal dos parceiros (que garante liberdade de comunicação e confiança entre eles) e a coordenação do projeto. As competências complementares das empresas também foram apontadas como um fator de sucesso das parcerias. A maior parte das empresas considerou adequado o compartilhamento de informações e conhecimento no contexto local. Em terceiro lugar, constatamos que a relação de parceria do CESAR com as empresas locais levou à adoção, por parte destas, de práticas de gestão também adotadas pelo CESAR, tais como um plano de negócios para cada etapa do desenvolvimento do negócio, a avaliação contínua de pessoal e a capacitação dos funcionários. Assim, a experiência do CESAR parece ter contribuído positivamente para a construção de uma cultura favorável às alianças e desenvolvimento econômico local em Recife, principalmente em função da forte interação que existe entre os diferentes atores locais e da disseminação de conhecimento que existe no Porto Digital. Estas observações reforçam o argumento desenvolvido nas seções 1 e 2 de que as características do ambiente local são fundamentais para o sucesso do estabelecimento de relações de parceria, as quais são importantes para o desenvolvimento da atividade inovadora. A política de promoção de desenvolvimento local deve assim levar em consideração as características deste ambiente para obter sucesso. No caso de Recife, o espírito empreendedor local que levou à criação do CESAR e de suas empresas incubadas foi reconhecido e alavancado pela política pública, que cuidou da instalação da infra-estrutura necessária para o desenvolvimento de uma indústria local de software. Entretanto, não se deve considerar o CESAR como uma mera empresa-âncora do pólo de software de Recife, uma vez que a replicabilidade da sua experiência, de acordo com entrevistados que participaram da sua criação, é limitada. Portanto, o principal desafio colocado à política pública é o reconhecimento das características locais que podem

19 promover as relações entre as firmas e assim contribuir para a construção de um ambiente inovador. 8. Referências Bibliográficas: ALBAGLI, S. Tecnologias da informação, inovação e desenvolvimento. In: VII Cinform Encontro Nacional de Ciência da Informação, Salvador BA, 4 a 6 de junho de ALBAGLI, S.; MACIEL, M. L. Knowledge Flows, Local Systems of Innovation and Social Configurations. In: Globelics 5th International Conference, 2007, Saratov. Regional and National Innovation Systems for Development, Competitiveness and Welfare: the Government-Academia-Industry Partnership, ALBURQUERQUE, F: Desarrollo económico local y distribución del progreso técnico. Cuadernos ILPES Nº 43, CEPAL, Naciones Unidas, Santiago de Chile, 1997 AMIN, A. COHENDET, P. Geographies of knowledge formation in firms. Industry and Innovation, vol. 12, n.4, , Dezembro CALDAS, E. L.; MARTINS, R. A. Visões do Desenvolvimento Econômico Local a partir do Brasil. El Observatorio Iberoamericano del Desarrollo Local y la Economía Social (OIDLES). Revista OIDLES - Vol 1, Nº 2 (diciembre 2007). IACONO, A.; NAGANO, M. S. Uma análise e reflexão sobre os principais instrumentos para o desenvolvimento sustentável dos arranjos produtivos locais no Brasil. Revista Gestão Industrial. UTFPR, MACHADO, M. P.; CALDEIRA, B. M. S. Integrando Territórios: Fatores de Competitividade em Políticas de Públicas Desenvolvimento Local. In: VI CONFERENCIA REGIONAL DE ISTR PARA AMÉRICA LATINA Y EL CARIBE. 8 al 11 noviembre de 2007, Salvador, Bahía, Brasil. LA ROVERE, Renata Lèbre; SHEHATA, Lucy. Políticas de apoio a micro e pequenas empresas e desenvolvimento local: alguns pontos de reflexão. Revista REDES, vol.11 n.3, 2007.

20 MEYER-STAMER, J. Estratégias de desenvolvimento local e regional: cluster, política de localização e competitividade sistêmica. Policy Paper, nr. 28, set PIRES, Elson L.S. As lógicas territoriais do desenvolvimento: diversidades e regulação. Interações (Campo Grande), Sept. 2007, vol.8, no.2, p ISSN RODRIGUES, R. F., BARBIERO, A. K. M. Interface entre demanda e oferta tecnológicas: a experiência do Conati Tocantins In: Congresso ABIPTI 2002: pesquisa tecnológica para inovação e competitividade das empresas, Curitiba, SUZIGAN, Wilson, MUNHOZ CERRON, Ana Paula and DIEGUES JUNIOR, Antonio Carlos. Localização, inovação e aglomeração: o papel das instituições de apoio às empresas no Estado de São Paulo. São Paulo Perspec., Apr./June 2005, vol.19, no.2, p ISSN TARAPANOFF, K. Perfil do profissional da informação no Brasil: diagnóstico de necessidades de treinamento e educação continuada. Brasília: IEL/DF, 1997.

Gestão e estratégia de TI Conhecimento do negócio aliado à excelência em serviços de tecnologia

Gestão e estratégia de TI Conhecimento do negócio aliado à excelência em serviços de tecnologia Gestão e estratégia de TI Conhecimento do negócio aliado à excelência em serviços de tecnologia Desafios a serem superados Nos últimos anos, executivos de Tecnologia de Informação (TI) esforçaram-se em

Leia mais

EDUCAÇÃO SUPERIOR, INOVAÇÃO E PARQUES TECNOLÓGICOS

EDUCAÇÃO SUPERIOR, INOVAÇÃO E PARQUES TECNOLÓGICOS EDUCAÇÃO SUPERIOR, INOVAÇÃO E PARQUES TECNOLÓGICOS Jorge Luis Nicolas Audy * A Universidade vem sendo desafiada pela Sociedade em termos de uma maior aproximação e alinhamento com as demandas geradas pelo

Leia mais

Gestão do Conhecimento A Chave para o Sucesso Empresarial. José Renato Sátiro Santiago Jr.

Gestão do Conhecimento A Chave para o Sucesso Empresarial. José Renato Sátiro Santiago Jr. A Chave para o Sucesso Empresarial José Renato Sátiro Santiago Jr. Capítulo 1 O Novo Cenário Corporativo O cenário organizacional, sem dúvida alguma, sofreu muitas alterações nos últimos anos. Estas mudanças

Leia mais

Pequenas e Médias Empresas no Chile. Pequenos Negócios Conceito e Principais instituições de Apoio aos Pequenos Negócios

Pequenas e Médias Empresas no Chile. Pequenos Negócios Conceito e Principais instituições de Apoio aos Pequenos Negócios Pequenas e Médias Empresas no Chile Pequenos Negócios Conceito e Principais instituições de Apoio aos Pequenos Negócios A Lei nº 20.416 estabelece regras especiais para as Empresas de Menor Tamanho (EMT).

Leia mais

No Brasil, a Shell contratou a ONG Dialog para desenvolver e operar o Programa, que possui três objetivos principais:

No Brasil, a Shell contratou a ONG Dialog para desenvolver e operar o Programa, que possui três objetivos principais: PROJETO DA SHELL BRASIL LTDA: INICIATIVA JOVEM Apresentação O IniciativaJovem é um programa de empreendedorismo que oferece suporte e estrutura para que jovens empreendedores de 18 a 30 anos desenvolvam

Leia mais

Pequenas e Médias Empresas no Canadá. Pequenos Negócios Conceito e Principais instituições de Apoio aos Pequenos Negócios

Pequenas e Médias Empresas no Canadá. Pequenos Negócios Conceito e Principais instituições de Apoio aos Pequenos Negócios Pequenas e Médias Empresas no Canadá Pequenos Negócios Conceito e Principais instituições de Apoio aos Pequenos Negócios De acordo com a nomenclatura usada pelo Ministério da Indústria do Canadá, o porte

Leia mais

cada fator e seus componentes.

cada fator e seus componentes. 5 CONCLUSÃO Conforme mencionado nas seções anteriores, o objetivo deste trabalho foi o de identificar quais são os fatores críticos de sucesso na gestão de um hospital privado e propor um modelo de gestão

Leia mais

Pesquisa realizada com os participantes do 12º Seminário Nacional de Gestão de Projetos. Apresentação

Pesquisa realizada com os participantes do 12º Seminário Nacional de Gestão de Projetos. Apresentação Pesquisa realizada com os participantes do de Apresentação O perfil do profissional de Projetos Pesquisa realizada durante o 12 Seminário Nacional de, ocorrido em 2009, traça um importante perfil do profissional

Leia mais

Participação de pequenas empresas nos parques tecnológicos

Participação de pequenas empresas nos parques tecnológicos Participação de pequenas empresas nos parques tecnológicos Autor: Katia Melissa Bonilla Alves 1 Co-autores: Ricardo Wargas 2 e Tomas Stroke 3 1 Mestre em Economia pela Universidade do Estado do Rio de

Leia mais

RELATÓRIO DAS ATIVIDADES 2004

RELATÓRIO DAS ATIVIDADES 2004 RELATÓRIO DAS ATIVIDADES 2004 1. Palestras informativas O que é ser voluntário Objetivo: O voluntariado hoje, mais do que nunca, pressupõe responsabilidade e comprometimento e para que se alcancem os resultados

Leia mais

POLÍTICA DE INOVAÇÃO TECNOLÓGICA

POLÍTICA DE INOVAÇÃO TECNOLÓGICA POLÍTICA DE INOVAÇÃO TECNOLÓGICA ESTEVÃO FREIRE estevao@eq.ufrj.br DEPARTAMENTO DE PROCESSOS ORGÂNICOS ESCOLA DE QUÍMICA - UFRJ Tópicos: Ciência, tecnologia e inovação; Transferência de tecnologia; Sistemas

Leia mais

A Parceria UNIVIR / UNIGLOBO- Um Case Focado no Capital Intelectual da Maior Rede de TV da América Latina

A Parceria UNIVIR / UNIGLOBO- Um Case Focado no Capital Intelectual da Maior Rede de TV da América Latina A Parceria UNIVIR / UNIGLOBO- Um Case Focado no Capital Intelectual da Maior Rede de TV da América Latina Blois, Marlene Montezi e-mail: mmblois@univir.br Niskier, Celso e-mail: cniskier@unicarioca.edu.br

Leia mais

TERMO DE REFERÊNCIA (TR) GAUD 4.6.8 01 VAGA

TERMO DE REFERÊNCIA (TR) GAUD 4.6.8 01 VAGA INSTITUTO INTERAMERICANO DE COOPERAÇÃO PARA A AGRICULTURA TERMO DE REFERÊNCIA (TR) GAUD 4.6.8 01 VAGA 1 IDENTIFICAÇÃO DA CONSULTORIA Contratação de consultoria pessoa física para serviços de preparação

Leia mais

Estratégia de TI. Posicionamento Estratégico da TI: como atingir o alinhamento com o negócio. Conhecimento em Tecnologia da Informação

Estratégia de TI. Posicionamento Estratégico da TI: como atingir o alinhamento com o negócio. Conhecimento em Tecnologia da Informação Conhecimento em Tecnologia da Informação Conhecimento em Tecnologia da Informação Estratégia de TI Posicionamento Estratégico da TI: como atingir o alinhamento com o negócio 2011 Bridge Consulting Apresentação

Leia mais

Gestão 2013-2017. Plano de Trabalho. Colaboração, Renovação e Integração. Eduardo Simões de Albuquerque Diretor

Gestão 2013-2017. Plano de Trabalho. Colaboração, Renovação e Integração. Eduardo Simões de Albuquerque Diretor Gestão 2013-2017 Plano de Trabalho Colaboração, Renovação e Integração Eduardo Simões de Albuquerque Diretor Goiânia, maio de 2013 Introdução Este documento tem por finalidade apresentar o Plano de Trabalho

Leia mais

A EVOLUÇÃO DOS PROFISSIONAIS DE TI PARA ATENDER AS NECESSIDADES EMPRESARIAIS

A EVOLUÇÃO DOS PROFISSIONAIS DE TI PARA ATENDER AS NECESSIDADES EMPRESARIAIS INSTITUTO DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA PÓS-GRADUAÇÃO Gestão e Tecnologia da Informação IFTI1402 T25 A EVOLUÇÃO DOS PROFISSIONAIS DE TI PARA ATENDER AS NECESSIDADES EMPRESARIAIS Marcelo Eustáquio dos Santos

Leia mais

Administração de CPD Chief Information Office

Administração de CPD Chief Information Office Administração de CPD Chief Information Office Cássio D. B. Pinheiro pinheiro.cassio@ig.com.br cassio.orgfree.com Objetivos Apresentar os principais conceitos e elementos relacionados ao profissional de

Leia mais

Resultados da Lei de Informática - Uma Avaliação. Parte 4 - Programas Prioritários em Informática

Resultados da Lei de Informática - Uma Avaliação. Parte 4 - Programas Prioritários em Informática Resultados da Lei de Informática - Uma Avaliação Parte 4 - Programas Prioritários em Informática Rede Nacional de Pesquisa Ministério da Ciência e Tecnologia Resultados da Lei de Informática - Uma Avaliação

Leia mais

PROGRAMA DE INOVAÇÃO NA CRIAÇÃO DE VALOR (ICV)

PROGRAMA DE INOVAÇÃO NA CRIAÇÃO DE VALOR (ICV) PROGRAMA DE INOVAÇÃO NA CRIAÇÃO DE VALOR (ICV) Termo de Referência para contratação de Gestor de Projetos Pleno 14 de Agosto de 2015 TERMO DE REFERÊNCIA PARA CONTRATAÇÃO DE GESTOR DE PROJETOS PLENO O presente

Leia mais

Sustentabilidade nas instituições financeiras Os novos horizontes da responsabilidade socioambiental

Sustentabilidade nas instituições financeiras Os novos horizontes da responsabilidade socioambiental Sustentabilidade nas instituições financeiras Os novos horizontes da responsabilidade socioambiental O momento certo para incorporar as mudanças A resolução 4.327 do Banco Central dispõe que as instituições

Leia mais

Profissionais de Alta Performance

Profissionais de Alta Performance Profissionais de Alta Performance As transformações pelas quais o mundo passa exigem novos posicionamentos em todas as áreas e em especial na educação. A transferência pura simples de dados ou informações

Leia mais

MBA IBMEC 30 anos. No Ibmec, proporcionamos a nossos alunos uma experiência singular de aprendizado. Aqui você encontra:

MBA IBMEC 30 anos. No Ibmec, proporcionamos a nossos alunos uma experiência singular de aprendizado. Aqui você encontra: MBA Pós - Graduação QUEM SOMOS Para pessoas que têm como objetivo de vida atuar local e globalmente, ser empreendedoras, conectadas e bem posicionadas no mercado, proporcionamos uma formação de excelência,

Leia mais

FACULDADE SENAC GOIÂNIA

FACULDADE SENAC GOIÂNIA FACULDADE SENAC GOIÂNIA NORMA ISO 12.207 Curso: GTI Matéria: Auditoria e Qualidade de Software Professor: Elias Ferreira Acadêmico: Luan Bueno Almeida Goiânia, 2015 CERTIFICAÇÃO PARA O MERCADO BRASILEIRO

Leia mais

EDITAL SENAI SESI DE INOVAÇÃO. Caráter inovador projeto cujo escopo ainda não possui. Complexidade das tecnologias critério de avaliação que

EDITAL SENAI SESI DE INOVAÇÃO. Caráter inovador projeto cujo escopo ainda não possui. Complexidade das tecnologias critério de avaliação que ANEXO II Caráter inovador projeto cujo escopo ainda não possui registro em base de patentes brasileira. Também serão considerados caráter inovador para este Edital os registros de patente de domínio público

Leia mais

Estruturando o modelo de RH: da criação da estratégia de RH ao diagnóstico de sua efetividade

Estruturando o modelo de RH: da criação da estratégia de RH ao diagnóstico de sua efetividade Estruturando o modelo de RH: da criação da estratégia de RH ao diagnóstico de sua efetividade As empresas têm passado por grandes transformações, com isso, o RH também precisa inovar para suportar os negócios

Leia mais

Desenvolve Minas. Modelo de Excelência da Gestão

Desenvolve Minas. Modelo de Excelência da Gestão Desenvolve Minas Modelo de Excelência da Gestão O que é o MEG? O Modelo de Excelência da Gestão (MEG) possibilita a avaliação do grau de maturidade da gestão, pontuando processos gerenciais e resultados

Leia mais

APRESENTAÇÃO DA OFICINA DA INOVAÇÃO

APRESENTAÇÃO DA OFICINA DA INOVAÇÃO APRESENTAÇÃO DA OFICINA DA INOVAÇÃO DIRETORIA DE PESQUISA E DESENVOLVIMENTO. OFICINA DA INOVAÇÃO Página 1 de 10 ÍNDICE DO PORTFOLIO Apresentação dos serviços da Oficina da Inovação... 3 Consultoria...

Leia mais

Visão estratégica para compras

Visão estratégica para compras Visão estratégica para compras FogStock?Thinkstock 40 KPMG Business Magazine Mudanças de cenário exigem reposicionamento do setor de suprimentos O perfil do departamento de suprimentos das empresas não

Leia mais

INSTRUMENTOS DE DESENVOLVIMENTO DAS MPEs OFERTADOS PELO SEBRAE. Palestra para o Conselho Regional de Administração

INSTRUMENTOS DE DESENVOLVIMENTO DAS MPEs OFERTADOS PELO SEBRAE. Palestra para o Conselho Regional de Administração INSTRUMENTOS DE DESENVOLVIMENTO DAS MPEs OFERTADOS PELO SEBRAE Palestra para o Conselho Regional de Administração 1 O QUE É O SEBRAE? 2 O Sebrae O Serviço de Apoio às Micros e Pequenas Empresas da Bahia

Leia mais

3. Processos, o que é isto? Encontramos vários conceitos de processos, conforme observarmos abaixo:

3. Processos, o que é isto? Encontramos vários conceitos de processos, conforme observarmos abaixo: Perguntas e respostas sobre gestão por processos 1. Gestão por processos, por que usar? Num mundo globalizado com mercado extremamente competitivo, onde o cliente se encontra cada vez mais exigente e conhecedor

Leia mais

MÓDULO 14 Sistema de Gestão da Qualidade (ISO 9000)

MÓDULO 14 Sistema de Gestão da Qualidade (ISO 9000) MÓDULO 14 Sistema de Gestão da Qualidade (ISO 9000) Ao longo do tempo as organizações sempre buscaram, ainda que empiricamente, caminhos para sua sobrevivência, manutenção e crescimento no mercado competitivo.

Leia mais

6 Conclusão do estudo e implicações empresariais

6 Conclusão do estudo e implicações empresariais 6 Conclusão do estudo e implicações empresariais Este estudo buscou entender o fenômeno da criação de aceleradoras corporativas por parte de empresas de grande porte, com base na análise dos dois casos

Leia mais

Apostamos em quem acredita, confiamos em quem arrisca, e somos muito apaixonados por quem empreende. Por isso, criamos o B.I. Empreendedores!

Apostamos em quem acredita, confiamos em quem arrisca, e somos muito apaixonados por quem empreende. Por isso, criamos o B.I. Empreendedores! Empreendedores Apostamos em quem acredita, confiamos em quem arrisca, e somos muito apaixonados por quem empreende. Por isso, criamos o B.I. Empreendedores! Por meio de um método de aprendizagem único,

Leia mais

COMO ADQUIRIR UMA FRANQUIA

COMO ADQUIRIR UMA FRANQUIA COMO ADQUIRIR UMA FRANQUIA O que é Franquia? Objetivo Esclarecer dúvidas, opiniões e conceitos existentes no mercado sobre o sistema de franquias. Público-Alvo Pessoa física que deseja constituir um negócio

Leia mais

COMO TORNAR-SE UM FRANQUEADOR

COMO TORNAR-SE UM FRANQUEADOR COMO TORNAR-SE UM FRANQUEADOR O que é Franquia? Objetivo Esclarecer dúvidas, opiniões e conceitos existentes no mercado sobre o sistema de franquias. Público-Alvo Empresários de pequeno, médio e grande

Leia mais

O Administrador e a Magnitude de sua Contribuição para a Sociedade. O Administrador na Gestão de Pessoas

O Administrador e a Magnitude de sua Contribuição para a Sociedade. O Administrador na Gestão de Pessoas O Administrador e a Magnitude de sua Contribuição para a Sociedade Eficácia e Liderança de Performance O Administrador na Gestão de Pessoas Grupo de Estudos em Administração de Pessoas - GEAPE 27 de novembro

Leia mais

IMPORTANTES ÁREAS PARA SUCESSO DE UMA EMPRESA

IMPORTANTES ÁREAS PARA SUCESSO DE UMA EMPRESA IMPORTANTES ÁREAS PARA SUCESSO DE UMA EMPRESA SILVA, Paulo Henrique Rodrigues da Discente da Faculdade de Ciências Jurídicas e Gerencias E-mail: ph.rs@hotmail.com SILVA, Thiago Ferreira da Docente da Faculdade

Leia mais

O Valor estratégico da sustentabilidade: resultados do Relatório Global da McKinsey

O Valor estratégico da sustentabilidade: resultados do Relatório Global da McKinsey O Valor estratégico da sustentabilidade: resultados do Relatório Global da McKinsey Executivos em todos os níveis consideram que a sustentabilidade tem um papel comercial importante. Porém, quando se trata

Leia mais

A Mobilização Empresarial pela Inovação: 25/05/2011

A Mobilização Empresarial pela Inovação: 25/05/2011 A Mobilização Empresarial pela Inovação: Desafios da Inovação no Brasil Rafael Lucchesi Rafael Lucchesi 25/05/2011 CNI e vários líderes empresariais fizeram um balanço crítico da agenda empresarial em

Leia mais

1. Quem somos nós? A AGI Soluções nasceu em Belo Horizonte (BH), com a simples missão de entregar serviços de TI de forma rápida e com alta qualidade.

1. Quem somos nós? A AGI Soluções nasceu em Belo Horizonte (BH), com a simples missão de entregar serviços de TI de forma rápida e com alta qualidade. 1. Quem somos nós? A AGI Soluções nasceu em Belo Horizonte (BH), com a simples missão de entregar serviços de TI de forma rápida e com alta qualidade. Todos nós da AGI Soluções trabalhamos durante anos

Leia mais

SUGESTÕES PARA ARTICULAÇÃO ENTRE O MESTRADO EM DIREITO E A GRADUAÇÃO

SUGESTÕES PARA ARTICULAÇÃO ENTRE O MESTRADO EM DIREITO E A GRADUAÇÃO MESTRADO SUGESTÕES PARA ARTICULAÇÃO ENTRE O MESTRADO EM DIREITO E A GRADUAÇÃO Justificativa A equipe do mestrado em Direito do UniCEUB articula-se com a graduação, notadamente, no âmbito dos cursos de

Leia mais

Projeto: Rede MERCOSUL de Tecnologia

Projeto: Rede MERCOSUL de Tecnologia ANEXO XIII XXXIII REUNIÓN ESPECIALIZADA DE CIENCIA Y TECNOLOGÍA DEL MERCOSUR Asunción, Paraguay 1, 2 y 3 de junio de 2005 Gran Hotel del Paraguay Projeto: Rede MERCOSUL de Tecnologia Anexo XIII Projeto:

Leia mais

Comportamento Humano: Liderança, Motivação e Gestão do Desempenho

Comportamento Humano: Liderança, Motivação e Gestão do Desempenho A Universidade Católica Dom Bosco - UCDB com mais de 50 anos de existência, é uma referência em educação salesiana no país, sendo reconhecida como a melhor universidade particular do Centro-Oeste (IGC/MEC).

Leia mais

Casos de Sucesso. Cliente. Deloitte Touche Tohmatsu Consultores LTDA

Casos de Sucesso. Cliente. Deloitte Touche Tohmatsu Consultores LTDA Casos de Sucesso Cliente Deloitte Touche Tohmatsu Consultores LTDA Deloitte Touche Tohmatsu Consultores LTDA Perfil da empresa A Deloitte é uma das maiores empresas do mundo na prestação de serviços profissionais

Leia mais

Público Alvo: Investimento. Disciplinas: Profissionais graduados, que lidam ou estejam interessados em atuar com gestão e marketing de serviços.

Público Alvo: Investimento. Disciplinas: Profissionais graduados, que lidam ou estejam interessados em atuar com gestão e marketing de serviços. A Universidade Católica Dom Bosco - UCDB com mais de 50 anos de existência, é uma referência em educação salesiana no país, sendo reconhecida como a melhor universidade particular do Centro-Oeste (IGC/MEC).

Leia mais

CONSULTORIA DE DESENVOLVIMENTO ORGANIZACIONAL

CONSULTORIA DE DESENVOLVIMENTO ORGANIZACIONAL CONSULTORIA DE DESENVOLVIMENTO ORGANIZACIONAL Somos especializados na identificação e facilitação de soluções na medida em que você e sua empresa necessitam para o desenvolvimento pessoal, profissional,

Leia mais

Cartilha do ALUNO EMPREENDEDOR POLITÉCNICA

Cartilha do ALUNO EMPREENDEDOR POLITÉCNICA 1 Cartilha do ALUNO EMPREENDEDOR POLITÉCNICA Diretor Acadêmico: Edison de Mello Gestor do Projeto: Prof. Marco Antonio da Costa 2 1. APRESENTAÇÃO Prepare seus alunos para explorarem o desconhecido, para

Leia mais

O Grupo Gerdau incentiva o trabalho em equipe e o uso de ferramentas de gestão pela qualidade na busca de soluções para os problemas do dia-a-dia.

O Grupo Gerdau incentiva o trabalho em equipe e o uso de ferramentas de gestão pela qualidade na busca de soluções para os problemas do dia-a-dia. O Grupo Gerdau incentiva o trabalho em equipe e o uso de ferramentas de gestão pela qualidade na busca de soluções para os problemas do dia-a-dia. Rio Grande do Sul Brasil PESSOAS E EQUIPES Equipes que

Leia mais

Proposta para Formataça o de Franquia

Proposta para Formataça o de Franquia Proposta para Formataça o de Franquia 1- O sistema de franchising para o seu negócio Quando falamos de franchising, não estamos falando de algum modismo e, sim, de um sistema de negócios que veio para

Leia mais

RELATÓRIO DAS ATIVIDADES 2003

RELATÓRIO DAS ATIVIDADES 2003 RELATÓRIO DAS ATIVIDADES 2003 1. Palestras informativas O que é ser voluntário Objetivo: O voluntariado hoje, mais do que nunca, pressupõe responsabilidade e comprometimento e para que se alcancem os resultados

Leia mais

FMC: Alinhando Tradição com Inovação através da Integração de Pessoas e Processos com Soluções de TI

FMC: Alinhando Tradição com Inovação através da Integração de Pessoas e Processos com Soluções de TI FMC: Alinhando Tradição com Inovação através da Integração de Pessoas e Processos com Soluções de TI Com o crescimento acelerado, uma das mais tradicionais empresas do Brasil em produtos agrícolas precisava

Leia mais

FACULDADE KENNEDY BACHARELADO EM SISTEMAS DE INFORMAÇÃO

FACULDADE KENNEDY BACHARELADO EM SISTEMAS DE INFORMAÇÃO FACULDADE KENNEDY BACHARELADO EM SISTEMAS DE INFORMAÇÃO A Faculdade Kennedy busca sempre melhorar a qualidade, oferecendo serviços informatizados e uma equipe de profissionais preparada para responder

Leia mais

biblioteca Cultura de Inovação Dr. José Cláudio C. Terra & Caspar Bart Van Rijnbach, M Gestão da Inovação

biblioteca Cultura de Inovação Dr. José Cláudio C. Terra & Caspar Bart Van Rijnbach, M Gestão da Inovação O artigo fala sobre os vários aspectos e desafios que devem ser levados em consideração quando se deseja transformar ou fortalecer uma cultura organizacional, visando a implementação de uma cultura duradoura

Leia mais

O Empreendedor Fabiano Marques

O Empreendedor Fabiano Marques O Empreendedor Fabiano Marques O interesse pelo empreendedorismo no mundo é algo recente. Neste sentido, podese dizer que houve um crescimento acentuado da atividade empreendedora a partir de 1990. Com

Leia mais

Plano Plurianual 2012-2015

Plano Plurianual 2012-2015 12. Paraná Inovador PROGRAMA: 12 Órgão Responsável: Contextualização: Paraná Inovador Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior - SETI As ações em Ciência, Tecnologia e Inovação visam

Leia mais

ESCRITÓRIO MODELO DA FACULDADE DO GUARUJÁ.

ESCRITÓRIO MODELO DA FACULDADE DO GUARUJÁ. ESCRITÓRIO MODELO DA FACULDADE DO GUARUJÁ. Prof. Marat Guedes Barreiros Agosto/2013 Introdução É notória nos dias de hoje a dificuldade dos alunos egressos das Faculdades em obter emprego nas empresas

Leia mais

V CINFORM Encontro Nacional de Ciência da Informação. Política de Informação Pública

V CINFORM Encontro Nacional de Ciência da Informação. Política de Informação Pública V CINFORM Encontro Nacional de Ciência da Informação Política de Informação Pública Salvador, 28 a 30 de junho de 2004 Política de Informação Pública Inclusão Digital de Micro e Pequeno Empresa Telecentros

Leia mais

RECRUTAMENTO E SELEÇÃO DE PESSOAL: PERSPECTIVAS E DESAFIOS PARA A GESTÃO ESTRATÉGICA DE PESSOAS

RECRUTAMENTO E SELEÇÃO DE PESSOAL: PERSPECTIVAS E DESAFIOS PARA A GESTÃO ESTRATÉGICA DE PESSOAS RECRUTAMENTO E SELEÇÃO DE PESSOAL: PERSPECTIVAS E DESAFIOS PARA A GESTÃO ESTRATÉGICA DE PESSOAS 2012 Graduando em Psicologia na Universidade Federal do Ceará (UFC), Brasil adauto_montenegro@hotmail.com

Leia mais

Exercícios sobre Competindo com a Tecnologia da Informação

Exercícios sobre Competindo com a Tecnologia da Informação Exercícios sobre Competindo com a Tecnologia da Informação Exercício 1: Leia o texto abaixo e identifique o seguinte: 2 frases com ações estratégicas (dê o nome de cada ação) 2 frases com características

Leia mais

RESPONSABILIDADE SOCIAL: a solidariedade humana para o desenvolvimento local

RESPONSABILIDADE SOCIAL: a solidariedade humana para o desenvolvimento local RESPONSABILIDADE SOCIAL: a solidariedade humana para o desenvolvimento local 1 Por: Evandro Prestes Guerreiro 1 A questão da Responsabilidade Social se tornou o ponto de partida para o estabelecimento

Leia mais

Aurélio Molina. Diretor de Inovação e Competitividade Empresarial

Aurélio Molina. Diretor de Inovação e Competitividade Empresarial Aurélio Molina Diretor de Inovação e Competitividade Empresarial Outubro de 2009 Século XIX quando a terra era grande... Século XXI... Hoje a terra é pequena... Criar um ambiente de desenvolvimento de

Leia mais

Curso de Especialização em GESTÃO E LOGÍSTICA HOSPITALAR

Curso de Especialização em GESTÃO E LOGÍSTICA HOSPITALAR Curso de Especialização em GESTÃO E LOGÍSTICA HOSPITALAR ÁREA DO CONHECIMENTO: Administração e Saúde. NOME DO CURSO: Curso de Pós-Graduação Lato Sensu, especialização em Gestão e Logística Hospitalar.

Leia mais

11 de maio de 2011. Análise do uso dos Resultados _ Proposta Técnica

11 de maio de 2011. Análise do uso dos Resultados _ Proposta Técnica 11 de maio de 2011 Análise do uso dos Resultados _ Proposta Técnica 1 ANÁLISE DOS RESULTADOS DO SPAECE-ALFA E DAS AVALIAÇÕES DO PRÊMIO ESCOLA NOTA DEZ _ 2ª Etapa 1. INTRODUÇÃO Em 1990, o Sistema de Avaliação

Leia mais

A estruturação de Grupos de Pesquisa

A estruturação de Grupos de Pesquisa A estruturação de Grupos de Pesquisa Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós- Graduação O que é um Grupo de Pesquisa? Um conjunto de indivíduos organizados hierarquicamente em torno de uma ou, eventualmente, duas

Leia mais

Comunidade Solidária: parcerias contra a pobreza

Comunidade Solidária: parcerias contra a pobreza Comunidade Solidária: parcerias contra a pobreza OConselho da Comunidade Solidária foi criado em 1995 com base na constatação de que a sociedade civil contemporânea se apresenta como parceira indispensável

Leia mais

Mídias sociais como apoio aos negócios B2C

Mídias sociais como apoio aos negócios B2C Mídias sociais como apoio aos negócios B2C A tecnologia e a informação caminham paralelas à globalização. No mercado atual é simples interagir, aproximar pessoas, expandir e aperfeiçoar os negócios dentro

Leia mais

Carreira: definição de papéis e comparação de modelos

Carreira: definição de papéis e comparação de modelos 1 Carreira: definição de papéis e comparação de modelos Renato Beschizza Economista e especialista em estruturas organizacionais e carreiras Consultor da AB Consultores Associados Ltda. renato@abconsultores.com.br

Leia mais

ESTRUTURA CURRICULAR DO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM MBA EM GESTÃO DE PESSOAS, LIDERANÇA E COACHING

ESTRUTURA CURRICULAR DO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM MBA EM GESTÃO DE PESSOAS, LIDERANÇA E COACHING ESTRUTURA CURRICULAR DO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM MBA EM GESTÃO DE PESSOAS, LIDERANÇA E COACHING CENÁRIO E TENDÊNCIAS DOS NEGÓCIOS 8 h As mudanças do mundo econômico e as tendências da sociedade contemporânea.

Leia mais

GESTÃO DE PROJETOS PARA A INOVAÇÃO

GESTÃO DE PROJETOS PARA A INOVAÇÃO GESTÃO DE PROJETOS PARA A INOVAÇÃO Indicadores e Diagnóstico para a Inovação Primeiro passo para implantar um sistema de gestão nas empresas é fazer um diagnóstico da organização; Diagnóstico mapa n-dimensional

Leia mais

IETEC Instituto de Educação Tecnológica. Artigo Técnico

IETEC Instituto de Educação Tecnológica. Artigo Técnico IETEC Instituto de Educação Tecnológica Artigo Técnico A Importância Do Desenvolvimento Dos Fornecedores Para A Atividade De Compras Autor: Fernando de Oliveira Fidelis Belo Horizonte MG 11 de Agosto de

Leia mais

Público Alvo: Investimento: Disciplinas:

Público Alvo: Investimento: Disciplinas: A Universidade Católica Dom Bosco - UCDB com mais de 50 anos de existência, é uma referência em educação salesiana no país, sendo reconhecida como a melhor universidade particular do Centro-Oeste (IGC/MEC).

Leia mais

Desenvolvimento Econômico e Inovação

Desenvolvimento Econômico e Inovação Desenvolvimento Econômico e Inovação Case Prático: Altus Sistemas de Informática S.A Rosana Casais 09/2008 Conceitos Inovação tecnológica: transformação de competências tecnológicas em resultados econômicos;

Leia mais

Micro-Química Produtos para Laboratórios Ltda.

Micro-Química Produtos para Laboratórios Ltda. Micro-Química Produtos para Laboratórios Ltda. Resumo Com a globalização e os avanços tecnológicos, as empresas estão operando num ambiente altamente competitivo e dinâmico. As organizações que quiserem

Leia mais

Os desafios do Bradesco nas redes sociais

Os desafios do Bradesco nas redes sociais Os desafios do Bradesco nas redes sociais Atual gerente de redes sociais do Bradesco, Marcelo Salgado, de 31 anos, começou sua carreira no banco como operador de telemarketing em 2000. Ele foi um dos responsáveis

Leia mais

Nós nos responsabilizamos pelo processo de procura, estudo de viabilidade e planejamento do ponto em shopping center

Nós nos responsabilizamos pelo processo de procura, estudo de viabilidade e planejamento do ponto em shopping center Nós nos responsabilizamos pelo processo de procura, estudo de viabilidade e planejamento do ponto em shopping center O GrupoM8 utiliza o formato Norte-americano na administração e comercialização de sua

Leia mais

AGENDA. Impacto na Região Linhas Estratégicas

AGENDA. Impacto na Região Linhas Estratégicas AGENDA Como Surgiu Situação Atual Variáveis Importantes Governança Conquistas Impacto na Região Linhas Estratégicas Rodrigo Fernandes Coordenador Executivo da COMTEC Como Surgiu A T.I. surgiu para prover

Leia mais

Processos Técnicos - Aulas 4 e 5

Processos Técnicos - Aulas 4 e 5 Processos Técnicos - Aulas 4 e 5 Trabalho / PEM Tema: Frameworks Públicos Grupo: equipe do TCC Entrega: versão digital, 1ª semana de Abril (de 31/03 a 04/04), no e-mail do professor (rodrigues.yuri@yahoo.com.br)

Leia mais

Importância da normalização para as Micro e Pequenas Empresas 1. Normas só são importantes para as grandes empresas...

Importância da normalização para as Micro e Pequenas Empresas 1. Normas só são importantes para as grandes empresas... APRESENTAÇÃO O incremento da competitividade é um fator decisivo para a maior inserção das Micro e Pequenas Empresas (MPE), em mercados externos cada vez mais globalizados. Internamente, as MPE estão inseridas

Leia mais

Apresentação Institucional. Metodologia com alta tecnologia para soluções sob medida

Apresentação Institucional. Metodologia com alta tecnologia para soluções sob medida Apresentação Institucional Metodologia com alta tecnologia para soluções sob medida A empresa que evolui para o seu crescimento A VCN Virtual Communication Network, é uma integradora de Soluções Convergentes

Leia mais

www.dehterakm.com beatriz@dehtearkm.com

www.dehterakm.com beatriz@dehtearkm.com www.dehterakm.com beatriz@dehtearkm.com Quem somos? A BEATRIZ DEHTEAR KM apresenta a seus clientes uma proposta totalmente inovadora para implementar a Gestão do Conhecimento Organizacional. Nosso objetivo

Leia mais

RSC e Valor Compartilhado Uma nova forma de ver a relação com a comunidade.

RSC e Valor Compartilhado Uma nova forma de ver a relação com a comunidade. RSC e Valor Compartilhado Uma nova forma de ver a relação com a comunidade. SUSTENTABILIDADE Comportamento alinhado com os valores básicos da sustentabilidade. Ecológico Sustentável Social Sustentabilidade

Leia mais

Processo de Negociação. Quem somos. Nossos Serviços. Clientes e Parceiros

Processo de Negociação. Quem somos. Nossos Serviços. Clientes e Parceiros Quem somos Nossos Serviços Processo de Negociação Clientes e Parceiros O NOSSO NEGÓCIO É AJUDAR EMPRESAS A RESOLVEREM PROBLEMAS DE GESTÃO Consultoria empresarial a menor custo Aumento da qualidade e da

Leia mais

GESTÃO, SINERGIA E ATUAÇÃO EM REDE. Prof. Peter Bent Hansen PPGAd / PUCRS

GESTÃO, SINERGIA E ATUAÇÃO EM REDE. Prof. Peter Bent Hansen PPGAd / PUCRS GESTÃO, SINERGIA E ATUAÇÃO EM REDE Prof. Peter Bent Hansen PPGAd / PUCRS Agenda da Conferência O que são redes? O que são redes interorganizacionais? Breve histórico das redes interorganizacionais Tipos

Leia mais

Empresas Familiares aprimoramento da governança corporativa para o sucesso do negócio

Empresas Familiares aprimoramento da governança corporativa para o sucesso do negócio Empresas Familiares aprimoramento da governança corporativa para o sucesso do negócio Nome Desarrollo de Sistemas de Gobierno y Gestión en Empresas de Propiedad Familiar en el Perú Objetivo Contribuir

Leia mais

O CLIENTE COMO FONTE DE INFORMAÇÃO PARA INOVAÇÃO: INTEGRAÇÃO ENTRE AS DIMENSÕES CLIENTES E RELACIONAMENTO

O CLIENTE COMO FONTE DE INFORMAÇÃO PARA INOVAÇÃO: INTEGRAÇÃO ENTRE AS DIMENSÕES CLIENTES E RELACIONAMENTO O CLIENTE COMO FONTE DE INFORMAÇÃO PARA INOVAÇÃO: INTEGRAÇÃO ENTRE AS DIMENSÕES CLIENTES E RELACIONAMENTO Aliny Francielly de Oliveira Formada em Administração, atuante nos segmentos comércio varejista

Leia mais

ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS

ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS 1ª série Empreendedorismo Administração A atividade prática supervisionada (ATPS) é um método de ensino-aprendizagem desenvolvido por meio de um conjunto de atividades

Leia mais

OBJETIVO CARACTERIZAÇÃO

OBJETIVO CARACTERIZAÇÃO OBJETIVO Incrementar a economia digital do Estado de Alagoas e seus benefícios para a economia local, através de ações para qualificação, aumento de competitividade e integração das empresas e organizações

Leia mais

INOVAÇÃO NA ADVOCACIA A ESTRATÉGIA DO OCEANO AZUL NOS ESCRITÓRIOS JURÍDICOS

INOVAÇÃO NA ADVOCACIA A ESTRATÉGIA DO OCEANO AZUL NOS ESCRITÓRIOS JURÍDICOS INOVAÇÃO NA ADVOCACIA A ESTRATÉGIA DO OCEANO AZUL NOS ESCRITÓRIOS JURÍDICOS Ari Lima Um empreendimento comercial tem duas e só duas funções básicas: marketing e inovação. O resto são custos. Peter Drucker

Leia mais

Os Princípios do IDFC para Promover um Desenvolvimento Sustentável 1

Os Princípios do IDFC para Promover um Desenvolvimento Sustentável 1 Os Princípios do IDFC para Promover um Desenvolvimento Sustentável 1 I. Histórico O Clube Internacional de Financiamento ao Desenvolvimento (IDFC) é um grupo de 19 instituições de financiamento ao desenvolvimento

Leia mais

FORMANDO AS LIDERANÇAS DO FUTURO

FORMANDO AS LIDERANÇAS DO FUTURO Fundação Carlos Chagas Difusão de Idéias dezembro/2006 página 1 FORMANDO AS LIDERANÇAS DO FUTURO Fúlvia Rosemberg: analisa ações de inclusão e apresenta programa voltado para a formação de novas lideranças

Leia mais

Canais de diálogo com públicos impactados e mediação para resolução de conflitos. Junho, 2013

Canais de diálogo com públicos impactados e mediação para resolução de conflitos. Junho, 2013 Canais de diálogo com públicos impactados e mediação para resolução de conflitos Junho, 2013 1 Contexto Concentração espacial, econômica e técnica; Indústria é de capital intensivo e business to business

Leia mais

SESI. Empreendedorismo Social. Você acredita que sua idéia pode gerar grandes transformações?

SESI. Empreendedorismo Social. Você acredita que sua idéia pode gerar grandes transformações? SESI Empreendedorismo Social Você acredita que sua idéia pode gerar grandes transformações? REGULAMENTO SESI Empreendedorismo Social A inovação social é o ponto de partida para um novo modelo que atende

Leia mais

Comunidade de Prática Internacional para apoiar o fortalecimento e liderança da BIREME OPAS/OMS Fortalecimento institucional da BIREME OPAS/OMS

Comunidade de Prática Internacional para apoiar o fortalecimento e liderança da BIREME OPAS/OMS Fortalecimento institucional da BIREME OPAS/OMS Comunidade de Prática Internacional para apoiar o fortalecimento e liderança da BIREME OPAS/OMS Fortalecimento institucional da BIREME OPAS/OMS TERMOS DE REFERÊNCIA Versão 17/07/2012 No âmbito de um processo

Leia mais

A estratégia do PGQP frente aos novos desafios. 40ª Reunião da Qualidade 09-10-2006 Eduardo Guaragna

A estratégia do PGQP frente aos novos desafios. 40ª Reunião da Qualidade 09-10-2006 Eduardo Guaragna A estratégia do PGQP frente aos novos desafios 40ª Reunião da Qualidade 09-10-2006 Eduardo Guaragna PROCESSO DE PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO MACROFLUXO ENTRADAS PARA O PROCESSO - Análise de cenários e conteúdos

Leia mais

Programa FAPESP. Pesquisa Inovativa EM. Pequenas Empresas

Programa FAPESP. Pesquisa Inovativa EM. Pequenas Empresas Programa FAPESP Pesquisa Inovativa EM Pequenas Empresas Foto CAPA: LÉO ramos Objetivos Criado em 1997, o Programa FAPESP Pesquisa Inovativa em Pequenas Empresas (PIPE) apoia a execução de pesquisa científica

Leia mais