Especial Online RESUMO DOS TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO. Nutrição ISSN

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Especial Online RESUMO DOS TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO. Nutrição 2010-2 ISSN 1982-1816. www.unifoa.edu.br/cadernos/especiais."

Transcrição

1 Especial Online ISSN DOS TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO Nutrição

2 PERFIL NUTRICIONAL DE IDOSOS HIPERTENSOS FREQUENTADORES DE UM GINÁSIO POLIESPORTIVO E UMA UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE DA FAMÍLIA NO MUNICÍPIO DE VOLTA REDONDA - RJ Alunos: RODRIGUES, Adriana Gonçalves Santos. Orientador: SARON, Margareth Lopes Galvão. A hipertensão arterial sistêmica é considerada um dos principais fatores de risco para o desenvolvimento de doenças cardiovasculares e suas complicações, apresentando elevado risco de mortalidade. A prática de exercício físico e mudança nos hábitos alimentares podem reduzir a pressão arterial. O objetivo desse estudo foi avaliar o perfil nutricional de idosos hipertensos freqüentadores cadastrados em uma Unidade Básica de Saúde da Família e de um Ginásio poliesportivo da cidade de Volta Redonda, R.J. A pesquisa foi transversal, constituída por 120 idosos, com média de idade 70,18 anos. Foi realizada avaliação antropométrica (índice de massa corporal, circunferência da cintura, razão cintura-quadril e circunferência da panturrilha), aferição da pressão arterial sistêmica (PAS) e aplicação de questionário socioeconômico e consumo alimentar. Os resultados mostraram uma predominância do excesso de peso (55,5%) nestes idosos. A circunferência da cintura (74,2%) e razão cintura-quadril (57,5%) apresentaram acima do recomendado. Associando a pressão arterial com estado nutricional observa-se que a maioria dos idosos apresentou correlação do excesso de peso com a hipertensão arterial estágio 1. A maioria dos participantes utilizava medicamentos diariamente, realizava exercício físico e não possuía conhecimento de alguns alimentos ricos em sódio, apresentando, assim, consumo elevado de certos alimentos. Conclui-se que o estado nutricional, circunferência da cintura, razão cintura quadril e a PAS estão inadequado nesta população, apresentando risco para o desenvolvimento de doenças cardiovasculares e metabólicas. Palavras-chave: Hipertensão arterial sistêmica; idosos; estado nutricional.

3 IMPACTO DO CONSUMO DO MATE (ILEX PARAGUARIENSIS) NA MORBIMORTALIDADE RELACIONADA À OBESIDADE NO BRASIL Alunos: LEOCADIO, Andreza da Silva. Orientador: NEVES, Alden dos Santos. Atualmente a prevalência de obesidade está crescendo no mundo inteiro. Isso é conseqüência da transição nutricional presente no Brasil e outros países em desenvolvimento. A Pesquisa de Orçamentos Familiares realizada em 2003 revelou que a obesidade atinge 8,9% dos homens e 13,1% das mulheres adultas do país. Alguns estudos recentes evidenciam que o mate oferece alguns resultados na perda de peso, podendo contribuir com o tratamento da obesidade. Este estudo tem como objetivo verificar a composição da erva-mate e os seus efeitos benéficos à saúde. Por meio da sua rica composição e da sua atividade antioxidante, foi possível verificar que a erva-mate contribuir com a diminuição e prevenção de doenças crônicas. Porém, quanto à perda de peso, mais estudos em humanos são necessários visando estabelecer uma dose ideal para melhores resultados. Palavras-chave: Obesidade; erva-mate; doenças cardiovasculares; transição nutricional.

4 NUTRIÇÃO E ONCOLOGIA: TERAPIA NUTRICIONAL NO CÂNCER GÁSTRICO Alunos: MARQUE, Camila Bandoli. Orientador: SILVA, Marcelo Mendes da. Este trabalho tem por objetivo descrever sobre a etiologia, processo de formação de tumores com ênfase no câncer de estômago, abordando a importância da terapia nutricional utilizada no tratamento desta enfermidade. De acordo com dados da Organização Mundial de Saúde o câncer atinge aproximadamente nove milhões de pessoas por ano e cerca de cinco milhões vão a óbito. Atualmente, no Brasil, os tumores com maior incidência entre os homens são próstata, pulmão, estômago, cólon e reto e esôfago, já entre as mulheres predomina o câncer de mama, colo de útero, cólon e reto, pulmão e estômago. Os sintomas do câncer gástrico só aparecem quando a doença encontra-se em estado avançado, porém, alguns pacientes referem dor epigástrica semelhante a uma gastrite. O tratamento oncológico pode ser feito por cirurgias, que ocorre na maioria dos casos e pode garantir a cura; quimioterapia e radioterapia podem ser utilizados como tratamento coadjuvantes. A terapia nutricional tem como principais objetivos oferecer condições favoráveis para o tratamento, oferecer quantidades adequadas de energia e nutrientes para manter as funções vitais e a homeostase, corrigindo possíveis casos de caquexia que é muito comum. A terapia nutricional pode ocorrer por via oral, por nutrição enteral e/ou parenteral. Conclui-se que existe há necessidade de um tratamento multiprofissional e maiores investimentos nas áreas de prevenção, diagnósticos e tratamento. Palavras-Chave: Tumores; câncer gástrico; terapia nutricional.

5 BENEFÍCIOS DO ALEITAMENTO MATERNO EXCLUSIVO PARA A VIDA DO LACTENTE Alunos: VINHEIRAS, Camila da Silva Leite. Orientador: JORDÃO, Ivyna Spinola Caetano. O leite materno é o alimento ideal para o crescimento e desenvolvimento adequado dos lactentes. A Organização Mundial de Saúde (OMS) e o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) recomendam exclusivamente o leite materno nos primeiros seis meses de vida, seguido da alimentação complementar juntamente com o aleitamento materno até os dois anos de idade ou mais. Diante do exposto acima, este estudo teve como objetivo descrever os benefícios biopsicossociais do aleitamento materno exclusivo para a vida do lactente e descrever os benefícios indiretos do aleitamento materno para o trinômio mãe/pai/sociedade, contribuindo para um maior aprofundamento teórico do aleitamento materno exclusivo. A metodologia utilizada foi com base em referências bibliográficas com consultas em bases de dados científicos como: PubMed, Scielo, Bireme, livros e revistas indexadas, publicados nos anos de 1982 a 2010, foram utilizadas as seguintes palavras-chave: Aleitamento materno exclusivo, Promoção da amamentação, Saúde da Mulher, Prevenção de doenças. Constata-se que dentre as vantagens comprovadas do leite materno, podemos citar o valor nutricional, a proteção imunológica, o menor risco de contaminação, oferecendo proteção contra várias doenças como infecções, diarréia e alergias. O aleitamento materno além de proporcionar vantagens para o bebê, também proporciona vantagens para a mãe favorecendo a recuperação pós-parto e diminuindo o sangramento e vantagens quanto ao ponto de vista econômico. Surgem a todo o momento estratégias para o combate do desmame precoce, são ações como o Iniciativa Hospital Amigo da Criança (IHAC), Bancos de Leite Humano (BLH), Iniciativa Unidade Básica Amiga da Amamentação (IUBAAM), panfletos e propagandas, entre outros, dando apoio,

6 proteção e promovendo o aleitamento materno. Conclui-se que é preciso mostrar a importância da amamentação exclusiva e colocá-la em prática contando com a participação da família e de todos os profissionais da saúde. Palavras-chave: Aleitamento materno exclusivo; promoção da amamentação; saúde da mulher; prevenção de doenças.

7 O PAPEL DA NUTRIÇÃO NO PROCESSO REABILITATÓRIO DE DEPENDENTES DE ÁLCOOL Alunos: BARBOSA, Camila Dias. Orientador: FERREIRA, Célia Diogo. Pacientes com problemas de alcoolismo apresentam estado nutricional e hábito alimentar inadequados. Este estudo objetivou identificar o papel da nutrição no processo reabilitatório de alcoólicos frequentadores assíduos do Centro Psicossocial de Volta Redonda (CAPS AD II). A amostra foi constituída por 50 indivíduos. Utilizou-se questionário para levantamento dos dados relacionados à alimentação dos dependentes antes e após o uso crônico do álcool. Houve maior prevalência de indivíduos alcoolistas adultos, do sexo masculino, com baixo nível de escolaridade e renda. O início do hábito de beber ocorreu principalmente na adolescência, sendo a cachaça a bebida predominante. De acordo com o Índice de Massa Corporal encontrou-se 26% dos dependentes com sobrepeso, 12% com obesidade e 10% com desnutrição. Os entrevistados relataram hábitos alimentares inadequados durante a fase de consumo de álcool, com melhora da alimentação no período de tratamento. Recomenda-se uma alimentação equilibrada e orientações nutricionais por um nutricionista para melhorar o estado nutricional desses dependentes. Palavras-chave: Álcool; nutrição; estado nutricional; alcoolismo.

8 HÁBITOS ALIMENTARES DE PACIENTES PORTADORES DE DIABETES MELLITUS, INTERNADOS EM UM HOSPITAL PRIVADO DE VOLTA REDONDA- RJ Alunos: FREITAS, Carolina da Silva. Orientador: FERREIRA, Célia Cristina Diogo. A prevalência do Diabetes Mellitus (DM) está aumentando de forma exponencial, adquirindo características epidêmicas em vários países. Atualmente constitui um grave problema de saúde pública. Estudos têm sido realizados com o objetivo de investigar as relações entre alimentos, nutrientes e doenças crônicas não transmissíveis. Para que estas informações possam ser devidamente investigadas é fundamental estudar a dieta pregressa e/ou habitual dos diabéticos. O presente estudo teve como objetivo caracterizar os pacientes com DM internados em um hospital privado de Volta Redonda-RJ, assim como verificar suas práticas alimentares. Participaram da pesquisa 50 indivíduos de ambos os sexos com idade entre 26 a 83 anos, portadores de diabetes melittus Tipo I e II, internados em um hospital privado de Volta Redonda-RJ. Para avaliação utilizou-se questionário de identificação e de frequência alimentar qualitativo. Observou-se um consumo frequente de alimentos ricos em carboidrato, principalmente pães, seguido pelo consumo de macarrão pelo sexo masculino.verificou-se maior ingestão diário de leite e queijo maior entre as mulheres, e baixo consumo de margarina/manteiga. Foi constatado um consumo diário de frutas e hortaliças A e B pelos pacientes de ambos os sexos, fato que contribui com a ingestão dietética de fibras, auxiliando desta forma no controle da glicemia. De modo geral os dados demonstraram adequação da qualidade da dieta entre os diabéticos. Conclui-se que o sucesso do tratamento nutricional dos pacientes diabéticos requer um acompanhamento nutricional periódico para as adequações dietéticas necessárias visando à mudança de hábitos inadequados.

9 Palavras-chave: Diabetes mellitus; hábitos alimentares; frequência alimentar.

10 RECOMENDAÇÕES DE MACRONUTRIENTES PARA CICLISTAS: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA Alunos: DEL MARCHESATO, Filipe de Souza. Orientador: SOUZA, Elton Bicalho de. O ciclismo vem evoluindo e crescendo, contendo atualmente diversos tipos de provas. Com esta evolução, aprimoraram-se conceitos de melhor preparação e melhores treinamentos, tornando os atletas mais preparados para a prática. O aumento do desempenho esportivo através de modificações na dieta tem sido estudado, e sabe-se que a alimentação adequada aliada ao exercício garante melhor desempenho físico e mental, além de maior resistência a infecções e doenças. O objetivo do presente estudo é descrever, através de uma revisão da literatura científica, a importância dos macronutrientes no ciclismo. Conclui-se que é indispensável o aporte energético adequado, fornecendo quantidades preconizadas de carboidratos, proteínas e lipídios tornam-se imprescindíveis, visando a melhora da performance do ciclista, e recomenda-se a inclusão do nutricionista apoiando o trabalho de preparação de equipes de ciclismo. Palavras-chave: Ciclismo; macronutrientes; performance.

11 ASPECTOS NUTRICIONAIS NO TRANSTORNO DA COMPULSÃO ALIMENTAR PERIÓDICA (TCAP) Alunos: PEREIRA, Isabella Neves. Orientador: FERREIRA, Célia Cristina Diogo. O presente trabalho trata-se de uma revisão bibliográfica com o objetivo de abordar os aspectos nutricionais do TCAP, evidenciando as formas de diagnóstico, o tratamento e o papel do nutricionista. Os Transtornos Alimentares são doenças psiquiátricas que afetam, na sua maioria, adolescentes e adultos jovens do sexo feminino. O Transtorno da Compulsão Alimentar Periódica (TCAP) é um tipo de transtorno alimentar que caracteriza-se pela ingestão de grande quantidade de alimentos em até duas horas, acompanhada da sensação de perda de controle sobre o que ou o quanto se come e que tenha ocorrido, pelo menos dois dias por semana nos últimos seis meses. O tratamento nutricional visa a reverter alterações nutricionais e promover hábitos alimentares saudáveis assim como desenvolver uma melhor relação para com o alimento. Conclui-se que são necessárias outras pesquisas nessa área para o desenvolvimento futuro de propostas de tratamento mais específicas, pois os estudos obtidos até então são escassos. Palavras-chave: Transtorno da compulsão alimentar periódica; transtornos alimentares; tratamento nutricional.

12 ASPECTOS PSICOLÓGICOS E PROPOSTAS TEÓRICAS RELACIONADAS À ADESÃO AO TRATAMENTO NUTRICIONAL DOS PACIENTES OBESOS Alunos: SILVA, Juliana Galvão. Orientador: SOARES, Ana Paula Caetano de Menezes. O presente trabalho trata-se de uma revisão de bibliografia, cujo objetivo é correlacionar três propostas teóricas com a adesão de pacientes obesos ao tratamento nutricional, tendo como fio condutor os aspectos psicológicos relacionados à obesidade. Tais teorias são: Teoria da Autodeterminação, Modelo Transteórico e Terapia Cognitivo Comportamental. A Teoria de Autodeterminação defende que o indivíduo é influenciado por três necessidades psicológicas primárias e universais: a autonomia, a competência e a relação social. Já o Modelo Transteórico, emprega estágios de mudança para agregar processos e princípios de transformação do comportamento, sendo utilizados cincos estágios: précontemplação, contemplação, decisão, ação e manutenção. E a Terapia Cognitivo Comportamental, fundamenta que pensamentos mal adaptados são transformados, e as capacidades de resolução de problemas e enfrentamento são reforçadas, atuando em uma intervenção semiestruturada. Conclui-se então que ao correlacionar as três teorias abordadas com o tratamento nutricional da obesidade, percebe-se que é de suma importância ter como base no aconselhamento nutricional o enfoque de uma destas três teorias propostas, ou uma combinação delas, pois amparado pelas mesmas o nutricionista consegue enxergar e ajudar o indivíduo a superar suas dificuldades e angústias, levando-o a ter uma melhor adesão ao tratamento nutricional, e evitando que o indivíduo abandone e/ou não leve a sério o tratamento proposto. Palavras-chave: Obesidade; educação nutricional; adesão ao tratamento; teorias psicológicas.

13 PERFIL ANTROPOMÉTRICO E DA INGESTÃO ALIMENTAR DE JOGADORES DE UMA EQUIPE DE FUTEBOL PROFISSIONAL DA SEGUNDA DIVISÃO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO Alunos: GONÇALVES, Lívia de Souza. Orientador: SOUZA, Elton Bicalho de. O futebol promove um gasto calórico elevado, necessitando assim de uma ingestão alimentar adequada para favorecer o balanço energético, proporcionar ótimos níveis de glicogênio muscular, fundamental para melhorar o desempenho. O presente estudo tem como objetivo realizar um levantamento do perfil antropométrico e da ingestão alimentar de jogadores de futebol de uma equipe profissional e demonstrar a necessidade do trabalho do nutricionista na equipe de futebol. Trata-se de um estudo descritivo, onde foi aplicado um questionário para traçar o perfil da amostra. Variáveis antropométricas foram avaliadas (peso, estatura, IMC e dobras cutâneas), e para análise da ingestão alimentar, utilizou-se um recordatório alimentar de 24 horas um dia após um jogo. A amostra foi composta por 12 jogadores, com média de idade de 23 anos (+ 2,13). Com relação às variáveis antropométricas, foi observado uma média de peso de 74,5 kg (+ 9,88), estatura de 1,80 m (+ 0,09), IMC de 23,4 kg/m 2 (+ 1,21) e percentual de gordura de 10,8% (+ 1,52). A maioria (n = 7) dos entrevistados realiza 5 refeições ao dia, sendo que grande parte destas refeições são consumidas na concentração do clube. Apenas 1 entrevistado acha que a alimentação não influencia no seu rendimento esportivo, e quando questionados se trabalharam com nutricionistas nos clubes em que atuaram, a maioria (n = 8) respondeu raramente ou nunca. De acordo com a análise dos recordatórios, todos os atletas ingeriram menos calorias do que o recomendado, e, nenhum participante conseguiu atingir as recomendações mínimas de folato, cálcio, magnésio, potássio, iodo e vitamina B 5. Apenas dois jogadores afirmaram nunca terem consumido nenhum tipo de suplemento alimentar e/ou alimentos para fins específicos. Os

14 demais que utilizaram (ou ainda utilizam) apontaram o BCAA como produto mais consumido, sendo que 4 atletas consumiram ou consomem este produto por conta própria. Conclui-se que, apesar dos atletas perceberem a importância da alimentação no desempenho esportivo, nenhum jogador apresentou uma alimentação equilibrada, sendo este fato justificado pela ausência do nutricionista na equipe. Sugere-se a inserção deste especialista na comissão técnica, objetivando não só a performance dos atletas, mas também a saúde como um todo. Palavras-chave: Futebol; gasto energético; ingestão alimentar.

15 UM ALERTA PARA A OBESIDADE INFANTIL, BASEADO NAS NOVAS CURVAS DE CRESCIMENTO ESTABELECIDAS PELA ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DE SAÚDE Alunos: SANTIAGO, Luiza Tavares Carneiro. Orientador: CORDEIRO, Paula Balbi de Melo Hollanda. Nas últimas décadas, a prevalência da obesidade infantil vem apresentando um rápido aumento, sendo caracterizada como uma epidemia mundial, que determina várias complicações na infância e na idade adulta. Avaliações do crescimento infantil nos permitem conhecer o estado nutricional de crianças, um acompanhamento adequado desde seu nascimento permite prevenir e identificar desvios do crescimento normal e alertar sobre problemas gerais de saúde, como a obesidade. Este estudo tem como principal objetivo relacionar a obesidade infantil frente às novas curvas de crescimento da OMS, adotadas pelo Ministério da Saúde. As Curvas de Crescimento representam padrões de crescimento de crianças normais e constituem valioso instrumento de avaliação das condições de saúde da população infantil. Utilizou-se como referencial por muito tempo no Brasil as curvas de crescimento infantil do National Center for Health Statistics (NCHS) de No entanto este referencial possui algumas limitações. Esta curva preconizada pelo NCHS erroneamente identificava como baixo peso crianças em aleitamento materno exclusivo, antecipando assim a introdução da alimentação complementar. A Organização Mundial de Saúde (OMS), em 2006 e 2007 com o intuito de fornecer um adequado referencial para verificar o crescimento e o estado nutricional de crianças e adolescentes, implementou novas Curvas de Crescimento. A amostra de crianças que foram avaliadas deveriam possuir diversos critérios de elegibilidade, entre eles o aleitamento materno exclusivo ou predominante até os quatro meses de idade. Desta maneira a nova Curva da OMS resultará em uma maior prevalência de sobrepeso e obesidade que varia de acordo com a idade da população avaliada.

16 Palavras-chave: Obesidade infantil; avaliação do crescimento; aleitamento materno; curva de crescimento; Organização mundial de Saúde.

17 PERFIL ANTROPOMÉTRICO, ESTADO DE SAÚDE E HÁBITOS ALIMENTARES PREGRESSO E ATUAL DE IDOSOS Alunos: LINDEN, Marcela Almeida. Orientador: FERREIRA, Célia Diogo. O envelhecimento está relacionado com alterações fisiológicas no organismo, bem como pelo aparecimento de doenças crônicas. Desta forma, a alimentação equilibrada ajuda a prevenir doenças e promover qualidade de vida. Foi realizado um estudo descritivo, com 57 idosos de ambos os sexos, com faixa etária entre 60 e 82 anos, pertencentes a um grupo de convivência de Volta Redonda RJ. Aplicouse um questionário com perguntas sobre: doenças crônicas existentes, saúde oral, renda familiar, freqüência alimentar pregressa e atual, e avaliação antropométrica. A maioria dos entrevistados estavam na faixa etária entre 60 e 69 anos, com estado civil viúvo(a) (43,86%), sendo o sexo predominante mulheres (75,44%), apresentando renda de 1 a 3 salários mínimos (75,44%) e o uso de prótese dentária foi de 78,95%. Das doenças crônicas, as mais recorrentes foram hipertensão arterial (61,40%), seguida de diabetes tipo II (24,56%) e dislipidemias (24,56%). De acordo com a classificação do Índice de Massa Corporal, 47,37% dos idosos apresentaram sobrepeso, 38,60% estavam eutróficos, e 14,03% com baixo peso. Com relação à freqüência alimentar pregressa e atual foi visto que houve redução no consumo de gorduras e frituras, aumento no consumo de leite e derivados, embutidos, enlatados e industrializados. São necessárias mais discussões nesta área para a criação de políticas públicas e educação nutricional especificas para problemas nutricionais enfrentados por esta população. Palavras-chave: Idosos; antropometria; freqüência alimentar; doenças crônicas.

18 CONDIÇÕES HIGIÊNICAS DA MERENDA ESCOLAR SERVIDA EM ESCOLAS PÚBLICAS DO MUNICÍPIO DE PINHEIRAL/RJ Alunos: RODRIGUES, Mariana Juliano. Orientador: SOUZA, Marcos Torres de. Tratando-se de segurança e qualidade da merenda escolar, há muitos requisitos a serem preenchidos. Garantir a saúde das pessoas que se alimentam é a maior responsabilidade do produtor de alimentos e isso envolve não só os manipuladores que preparam os alimentos, mas também as condições higiênicas durante a armazenagem e dos equipamentos utilizados para o preparo dos alimentos. Com o surgimento do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), a qualidade da alimentação dos alunos das escolas da rede pública passou a ser uma prioridade, visando atender as necessidades nutricionais do aluno e tendo como principal objetivo contribuir para uma melhor aprendizagem em sala de aula e a formação de bons hábitos alimentares. Este trabalho foi realizado com objetivo de verificar e comparar o nível de contaminação microbiológica da merenda escolar servida em escolas públicas do município de Pinheiral/RJ. Para realização desta investigação, foram coletadas amostras em seis escolas locais, nas quais foi investigada a presença de dois grupos de microrganismos indicadores: aeróbios mesófilos e bolores e leveduras, utilizando-se a técnica de plaqueamento em profundidade e contagem das colônias crescidas. Os resultados obtidos em quarenta e oito amostras coletadas mostraram que nenhuma preparação estava fora do padrão para aeróbios mesofilos e 10% estava acima dos padrões estabelecidos para bolores e leveduras. Com isso, pode-se concluir que os resultados quantitativos das análises foram satisfatórios, porém, ainda há necessidade de melhorias nas condições higiênicas na produção desses alimentos, a fim de evitar riscos à saúde dos comensais. Palavras-chave: Merenda escolar; microrganismos; contaminação.

19 APLICAÇÕES CLÍNICAS DE PROBIÓTICOS PARA TRATAMENTO DE DIARRÉIA Alunos: TEIXEIRA, Mariana Marques. Orientador: NEVES, Alden dos Santos. O trato gastrintestinal humano é colonizado por uma vasta e complexa microbiota, por ser rico em nutrientes. A microbiota intestinal forma uma barreira contra os microorganismos invasores, aumentando os mecanismos de defesa do hospedeiro contra os patógenos, melhorando a imunidade intestinal pela aderência à mucosa e estimulando as respostas imunes locais. A flora intestinal só é benéfica quando há simbiose com o hospedeiro, ou seja, o equilíbrio entre as necessidades e efeitos recíprocos. Os principais representantes das bactérias benéficas são as bifidobactérias e os lactobacilos. A disbiose intestinal é definida como o desequilíbrio entre microorganismos benéficos e patogênicos ocasionando uma situação desfavorável à saúde do ser humano. A utilização excessiva de antibióticos favorece esse desequilíbrio no organismo, por matar tanto as bactérias úteis como as nocivas. Já eubiose significa ação, processo ou condição de bem viver. As culturas probióticas são um meio para restabelecer a eubiose quando ocorre desequilíbrio por diferentes fatores. A literatura científica sobre probióticos teve um crescimento expressivo nos últimos 10 anos. O objetivo deste trabalho é revisar na bibliografia cientifica informações que demonstrem os benefícios do uso de probióticos na prevenção e no controle da diarréia. O modo de ação dos probióticos ainda não foi completamente esclarecido, embora tenham sido aconselhados vários processos que podem atuar independentemente ou associados. O consumo de alguns tipos de probióticos na forma de alimentos cultivados ou suplementos foram eficazes em casos de diarréias relacionadas a antibióticos, diarréias do viajante, crescimento bacteriano excessivo e diversos outros tipos de diarréias pediátricas. A correta combinação e concentração dos probióticos aplicada aos distúrbios gastrointestinais

20 pode melhorar a eficácia na diarreia e outras doenças. Os probióticos mais estudados por diarréia são Lactobacillus, Bifidobacterium e Saccharomyces, com potenciais mecanismos de ação baseados na proteção das células epiteliais intestinais e função de barreira e regulação do ambiente microbiano intestinal. Palavras-chave: Microbiota; probióticos; diarréia.

21 ANÁLISE MICROBIOLÓGICA DE REFRESCOS DE LARANJA COMERCIALIZADOS EM LANCHONETES NA CIDADE DE VOLTA REDONDA RJ Alunos: MANTESSO, Mariana Oliveira. Orientador: SOUZA, Marcos Torres de. Com um ritmo de vida acelerado a população procura a forma mais fácil de se alimentar, consumindo alimentos prontos ou de fácil preparo e que tenha uma grande vida de prateleira. Hoje em dia é muito fácil encontrar sucos e refrescos prontos para o consumo, que são cada vez mais procurados pela população. O Brasil atualmente ocupa o primeiro lugar da produção mundial de laranja e a produção do suco e até mesmo do refresco tem alta aceitabilidade e baixo custo. O objetivo deste estudo foi avaliar a qualidade microbiológica de refrescos de laranja servidos em refresqueiras, em dez lanchonetes escolhidas aleatoriamente no mercado local, nas quais foi investigada a presença de três grupos de microorganismos indicadores : aeróbios mesofilos e bolores e leveduras, utilizando-se o método do plaqueamento em profundidade e contagem de colônias crescidas além dos coliformes a 35ºC, ditos totais, através de pesquisa do NMP (Número Mais Provável). Os resultados obtidos em dez amostras coletadas, mostraram que 30% estavam acima do padrão para aeróbios mesofilos, 30% acima do padrão para coliformes totais e 10% acima dos padrões estabelecidos para bolores e leveduras. Com isso, pode-se concluir que os resultados quantitativos das análises foram satisfatórios, porém, ainda há necessidade de melhorias nas condições higiênicosanitárias da produção e comercialização destes sucos, a fim de evitar riscos à saúde do consumidor. Palavras-chave: análise microbiológica; refresco de laranja; coliformes.

22 IMPACTO DA IMPLEMENTAÇÃO DE POLÍTICAS DE INCENTIVO AO ALEITAMENTO MATERNO NA FREQUÊNCIA DO MESMO DE FORMA EXCLUSIVA ATÉ OS SEIS MESES DE VIDA, NO MUNICÍPIO DE PIRAÍ Alunos: SILVA, Monique Monteiro da. Orientador: JORDÃO, Ivyna Spínola Caetano Jordão. O objetivo deste trabalho foi verificar a evolução da frequência de aleitamento materno, como consequência da implementação de políticas de incentivos ao aleitamento materno, no município de Piraí. Foi realizado um estudo descritivo de base populacional, com dados de 1998 a 2009, sobre a implantação de políticas de incentivo ao aleitamento materno, no Município de Piraí. Evidenciando dois cortes de épocas diferentes com dados retirados da literatura associados a outros fornecidos pela Secretaria Municipal de Saúde do Município de Piraí, sobre Pesquisa de Práticas Alimentares no Primeiro ano de Vida. No primeiro corte evidenciou em 1998, que 13,6% de crianças menores de seis meses apresentavam freqüência de AME, porém em 2003 essa freqüência triplicou, passando para 39,3%. No Segundo Corte, de 2006 a 2009, obteve-se um aumento ainda maior na frequência de AME, sendo 46,4% em 2006, 47,7% em 2008 e 54% em Verifica-se que houve melhora significativa da situação do aleitamento materno exclusivo no período analisado, no município de Piraí, devido à implementação da IUBAAM e da IHAC. Porém a situação atual encontra-se distante do cumprimento das metas propostas pela OMS e MS. E para isso são necessárias ações concretas no sentido de promover esta prática, com participações mais efetivas dos serviços de saúde, sobretudo maternidades, serviços de atenção básica, além do governo e principalmente todos os profissionais de saúde envolvidos, mudando-se o comportamento, e desenvolvendo assim na população a consciência da importância do aleitamento exclusivo até os 6 meses de idade e complementada até os 2 anos ou mais para saúde e desenvolvimento do bebê.

23 Palavras-chave: Aleitamento materno exclusivo; políticas de saúde; promoção do aleitamento materno.

24 ASPECTOS GERAIS E ATITUDES DE RISCO DE CONSUMIDORES RELACIONADOS À SEGURANÇA ALIMENTAR EM RESTAURANTES SELF- SERVICE DE VOLTA REDONDA, RJ Alunos: MENDONÇA, Nathalia Lannes. Orientador: SARON, Margareth Lopes Galvão. O objetivo deste estudo foi avaliar os aspectos gerais e as atitudes de risco de consumidores em restaurantes self-service, com preocupação voltada para a garantia de qualidade e segurança alimentar. A pesquisa foi transversal, observacional e descritiva, constituída por 20 empreendimentos e com uma amostra de 192 consumidores. Foi aplicado um questionário do Programa Alimento Seguro abordando os aspectos gerais dos restaurantes, e aplicado uma pontuação ponderada em relação aos itens imprescindíveis encontrados em conformidade e classificados. Utilizou-se um roteiro de observação relacionado às condições ambientais da empresa e as atitudes de risco de consumidores no momento do auto-serviço. Os resultados mostraram um maior percentual de itens em conformidade com a legislação vigente, com exceção do aspecto de controle de qualidade que teve o menor percentual. Diante dos itens imprescindíveis a classificação dos restaurantes variou de ruim a bom. Outro aspecto analisado foi de lavar as mãos antes do auto-serviço o que resultou ser um hábito pouco comum entre os consumidores. Portanto, conclui-se que existem irregularidades que podem ser sanáveis a partir da correta aplicação do Manual de Boas Práticas e com a conscientização dos consumidores no momento do auto-serviço. Palavras-chave: Segurança alimentar; qualidade alimentar; consumidores; restaurantes self-service.

25 RELAÇÃO ENTRE PARÂMETROS ANTROPOMÉTRICOS E INSATISFAÇÃO CORPORAL EM ADOLESCENTES DE UMA ESCOLA PÚBLICA DE VOLTA REDONDA RJ Alunos: FREITAS, Renata Germano Borges de Oliveira Nascimento. Orientador: SARON, Margareth Lopes Galvão. Este estudo teve como objetivo classificar o estado nutricional em relação ao grau de satisfação corporal de adolescentes. Trata-se de um estudo de delineamento transversal com 158 adolescentes de uma escola estadual do município de Volta Redonda RJ. Os dados foram coletados a partir da avaliação antropométrica, composição corporal e dos questionários aplicados aos adolescentes. Foram avaliados 61 meninos e 97 meninas com idade entre 14 e 19 anos. A satisfação corporal, de forma geral, foi significativamente superior nos meninos. Contudo os adolescentes mostraram insatisfação com o peso,, evidenciada pelo anseio em emagrecer de 44,3% das meninas e ganhar de peso em 37,2% dos meninos, apesar de grande parte dos adolescentes estarem com o estado nutricional adequado. Verificou-se ainda, escore elevado de restrição alimentar entre o público feminino. Os resultados obtidos são alarmantes, visto que são indicativos para o desenvolvimento de transtornos alimentares. Palavras-chave: Estado nutricional; iinsatisfação corporal; adolescentes.

26 PROGRAMAS DE INTERVENÇÃO DE EDUCAÇÃO NUTRICIONAL NO AMBIENTE ESCOLAR Alunos: CHAVES, Tainá Marins. Orientador: SOARES, Ana Paula Caetano de Menezes. Este estudo busca identificar o estado da arte dos trabalhos que tratam das intervenções de educação nutricional no meio escolar. Foram analisados 23 artigos, que se dividiram em três categorias: estudo epidemiológico em escolas, avaliação de aprendizagem de discentes e docentes e, educação nutricional nos Parâmetros Curriculares Nacionais e matriz curricular. Na primeira categoria notou-se que a obesidade era fator predisponente das patologias analisadas, na qual os autores concluíam que a educação nutricional é importante, sem propor ações de intervenção. Na segunda categoria foram aplicados questionários e outros métodos para avaliar o conhecimento de discentes e docentes sobre o tema, utilizando metodologia quantitativa em sua maioria. A última categoria propõe a inserção de temas transversais na matriz curricular do ensino fundamental, o que contribui para a promoção da saúde, já que um dos temas é saúde. Conclui-se que há carência de estudos nessa área, cujo objeto seja o processo de educação nutricional, além da falta da utilização da abordagem qualitativa como metodologia. Palavras-chave: Educação nutricional; âmbito escolar; pesquisa qualitativa; problematização.

27 USO DA SUPLEMENTAÇÃO DE CÁLCIO NO TRATAMENTO DA GORDURA CORPORAL Alunos: COLDEBELLA, Tatiana da Silva. Orientador: SILVA, Marcelo Augusto Mendes da. Este trabalho teve por objetivo o enfoque da relação da ingestão de cálcio com a quantidade de gordura corporal, abordando o papel deste mineral no metabolismo, bem como sua toxicidade. Ultimamente, o sobrepeso e a obesidade estão deixando de ser considerados problemas exclusivos de países desenvolvidos, pois suas incidências estão aumentando consideravelmente em países de baixa e média renda, principalmente em ambientes urbanos. O uso do cálcio tem sido relatado em vários estudos e por diferentes autores por favorecerem o emagrecimento. Diversos mecanismos têm sido propostos como o de atuar interferindo diretamente no desenvolvimento dos adipócitos bloqueando enzimas envolvidas na formação desse grupo celular. Uma outra forma proposta seria o fato de que um aumento do cálcio dietético poderia levar a um aumento na excreção fecal de ácidos graxos, tendo em vista a formação de sabões insolúveis no intestino, diminuído assim a absorção da gordura dietética. A sugestão de suplementação para surgir este tipo de efeito seria de 300 mg de cálcio/dia, preferencialmente na forma de citrato de cálcio. Este trabalho mostrou que tanto a ingestão de cálcio, quanto de outros componentes dos produtos lácteos podem contribuir para modificações metabólicas que resultam na modulação do peso e gordura corporal, contudo, muitos estudos ainda serão necessários para se estabelecer esta correlação que certamente será uma ferramenta importante no tratamento da obesidade. Palavras-chave: Cálcio; suplementação; gordura corporal.

28 APLICAÇÃO DAS NANOTECNOLOGIAS EM PRODUTOS ALIMENTÍCIOS Alunos: CÉZAR, Thaís de Alencar. Orientador: SILVA, Marcelo Augusto Mendes da. Este trabalho teve como objetivo esclarecer sobre a aplicação das nanotecnologias em alimentos e seus possíveis efeitos à saúde, meio ambiente e à sociedade. Desde a descoberta do fogo o homem vem buscando novas soluções através da tecnologia dos alimentos para aprimorar a produção, a qualidade, a vida de prateleira e a segurança de inúmeros produtos alimentícios. Dentro deste contexto surgem as nanotecnologias que já são bastante utilizadas pela medicina e indústrias farmacêuticas e vislumbram na indústria de alimentos diversas formas de aplicação como: dispositivos que mantém os registros históricos de um determinado ambiente, maior segurança na produção, no processamento e no transporte dos produtos alimentares através de sensores de patógenos e detecção de contaminantes. Sistemas que permitam a integração da detecção, localização, relatório, e controle remoto de produtos alimentares, encapsulamento de sistemas que carregam, protegem e entregam ingredientes funcionais alimentares para o seu sítio de ação específico. Essa nova tecnologia consiste na manipulação da matéria em escala nanométrica. Apesar deste tipo de tecnologia ainda não estar fazendo parte de forma corriqueira no Brasil é importante que e a sua aplicação seja bem amparada por estudos sérios e criteriosos para que desta forma possa produzir alimentos seguros e sem riscos à saúde e ao meio ambiente. Palavras-chave: Nanotecnologias; alimentos; embalagens.

29 PERFIL ANTROPOMÉTRICO E DIETÉTICA DE CRIANÇAS DE DUAS ESCOLAS PÚBLICAS DE VOLTA REDONDA-RJ Alunos: CORDEIRO, Thalita Marfori Vidinha. Orientador: SARON, Margareth Lopes Galvão. Este estudo visou avaliar o estado nutricional e dietético de crianças em duas escolas públicas de Volta Redonda-RJ. O estudo foi transversal, sendo realizado com 151 crianças, com faixa etária de 6 a 10 anos. Foi avaliado o estado nutricional (estatura/idade, peso/idade e Índice de Massa Corporal-IMC) e aplicado um questionário sócioeconômico e outro de freqüência alimentar. Os resultados mostraram que a maioria das crianças apresentou estatura adequada para a idade e apesar da maioria apresentar eutrofia referente ao peso por idade, houve presença de peso elevado e risco de baixo peso. Com relação ao IMC, as meninas (35,56%) apresentaram maior índice de excesso de peso em relação aos meninos (26,23%). A freqüência alimentar apontou elevado consumo de batata frita, bolo com cobertura e com recheio, e baixo consumo de salgados, leites, óleos, cereais, vegetais e carnes. Pode-se concluir que neste estudo o IMC foi o indicador antropométrico mais sensível para diagnosticar a prevalência de inadequação nutricional, sendo essa prevalência maior nas meninas. O consumo alimentar destas crianças está inadequado devido à baixa ingestão de alguns grupos alimentares importantes para o seu desenvolvimento e crescimento adequado. Palavras-chave: Crianças; avaliação nutricional; hábitos alimentares.

RESUMOS SIMPLES...156

RESUMOS SIMPLES...156 155 RESUMOS SIMPLES...156 156 RESUMOS SIMPLES CARNEIRO, NELSON HILÁRIO... 159 CARNEIRO, NELSON HILÁRIO... 157 CORTE, MARIANA ZANGIROLAME... 159 CORTE, MARIANA ZANGIROLAME... 157 GARCIA JUNIOR, JAIR RODRIGUES...

Leia mais

Autores: Cristina Somariva Leandro Jacson Schacht. SESI Serviço Social da Indústria Cidade: Concórdia Estado: Santa Catarina 27/10/2015

Autores: Cristina Somariva Leandro Jacson Schacht. SESI Serviço Social da Indústria Cidade: Concórdia Estado: Santa Catarina 27/10/2015 Autores: Cristina Somariva Leandro Jacson Schacht SESI Serviço Social da Indústria Cidade: Concórdia Estado: Santa Catarina 27/10/2015 REDUÇÃO DE PESO E CIRCUNFERÊNCIA ABDOMINAL EM TRABALHADORES DA INDÚSTRIA

Leia mais

4. Câncer no Estado do Paraná

4. Câncer no Estado do Paraná 4. Câncer no Estado do Paraná Situação Epidemiológica do Câncer Doenças e Agravos Não Transmissíveis no Estado do Paraná Uma das principais causas de morte nos dias atuais, o câncer é um nome genérico

Leia mais

O resultado de uma boa causa. Apresentação de resultados da campanha pela Obesidade do programa Saúde mais Próxima

O resultado de uma boa causa. Apresentação de resultados da campanha pela Obesidade do programa Saúde mais Próxima O resultado de uma boa causa. Apresentação de resultados da campanha pela Obesidade do programa Saúde mais Próxima Saúde mais próxima. Por causa de quem mais precisa. Saúde mais Próxima é um programa da

Leia mais

INDICE ANTROPOMÉTRICO-NUTRICIONAL DE CRIANÇAS DE BAIXA RENDA INCLUSAS EM PROGRAMAS GOVERNAMENTAIS

INDICE ANTROPOMÉTRICO-NUTRICIONAL DE CRIANÇAS DE BAIXA RENDA INCLUSAS EM PROGRAMAS GOVERNAMENTAIS INDICE ANTROPOMÉTRICO-NUTRICIONAL DE CRIANÇAS DE BAIXA RENDA INCLUSAS EM PROGRAMAS GOVERNAMENTAIS Carla Andréa Metzner 1 Ana Paula Falcão 2 RESUMO No presente trabalho coletou-se dados referente ao Indicador

Leia mais

ESTADO DE GOIÁS PREFEITURA MUNICIPAL DE CAVALCANTE SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE PROJETO ALEITAMENTO MATERNO

ESTADO DE GOIÁS PREFEITURA MUNICIPAL DE CAVALCANTE SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE PROJETO ALEITAMENTO MATERNO ESTADO DE GOIÁS PREFEITURA MUNICIPAL DE CAVALCANTE SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE PROJETO ALEITAMENTO MATERNO APRESENTAÇÃO O aleitamento materno exclusivo (AME) é sinônimo de sobrevivência para o recém-nascido,

Leia mais

COMPORTAMENTO ALIMENTAR DE ATLETAS NO PRÉ TREINO DE UMA CIDADE DO INTERIOR DO ESTADO DE SÃO PAULO

COMPORTAMENTO ALIMENTAR DE ATLETAS NO PRÉ TREINO DE UMA CIDADE DO INTERIOR DO ESTADO DE SÃO PAULO COMPORTAMENTO ALIMENTAR DE ATLETAS NO PRÉ TREINO DE UMA CIDADE DO INTERIOR DO ESTADO DE SÃO PAULO RESUMO Mari Uyeda Larissa Fabiane da Silva Toledo Este trabalho apresenta como objetivo demonstrar o comportamento

Leia mais

O desafio hoje para o Pediatra e também para sociedade é cuidar das crianças que vão viver 100 anos ou mais e que precisam viver com qualidade de

O desafio hoje para o Pediatra e também para sociedade é cuidar das crianças que vão viver 100 anos ou mais e que precisam viver com qualidade de O desafio hoje para o Pediatra e também para sociedade é cuidar das crianças que vão viver 100 anos ou mais e que precisam viver com qualidade de vida. A infância e adolescência são idades ideais para

Leia mais

VIGITEL 2014 Periodicidade Parceria: População monitorada 40.853 entrevistas

VIGITEL 2014 Periodicidade Parceria: População monitorada 40.853 entrevistas Ministério da Saúde Abril de 2014 VIGITEL 2014 Medir a prevalência de fatores de risco e proteção para doenças não transmissíveis na população brasileira Subsidiar ações de promoção da saúde e prevenção

Leia mais

VI CURSO DE ATUALIZAÇÃO EM DIABETES DIETOTERAPIA ACADÊMICA LIGA DE DIABETES ÂNGELA MENDONÇA

VI CURSO DE ATUALIZAÇÃO EM DIABETES DIETOTERAPIA ACADÊMICA LIGA DE DIABETES ÂNGELA MENDONÇA VI CURSO DE ATUALIZAÇÃO EM DIABETES DIETOTERAPIA ACADÊMICA ÂNGELA MENDONÇA LIGA DE DIABETES A intervenção nutricional pode melhorar o controle glicêmico. Redução de 1.0 a 2.0% nos níveis de hemoglobina

Leia mais

DOCUMENTO DE REFERÊNCIA PARA GUIAS DE BOAS PRÁTICAS NUTRICIONAIS

DOCUMENTO DE REFERÊNCIA PARA GUIAS DE BOAS PRÁTICAS NUTRICIONAIS DOCUMENTO DE REFERÊNCIA PARA GUIAS DE BOAS PRÁTICAS NUTRICIONAIS 1. Introdução As Boas Práticas Nutricionais constituem-se um importante instrumento para a modificação progressiva da composição nutricional

Leia mais

ANÁLISE DAS LANCHEIRAS DE PRÉ-ESCOLARES¹ BOEIRA,

ANÁLISE DAS LANCHEIRAS DE PRÉ-ESCOLARES¹ BOEIRA, ANÁLISE DAS LANCHEIRAS DE PRÉ-ESCOLARES¹ BOEIRA, Giana²; GÖRSKI, Bruna²; PAZ, Fabiane²; ORSOLIN, Giulianna²; ROSA, Izabel²; TONETTO, Priscila²; SACCOL, Ana Lúcia de Freitas² ¹ Trabalho desenvolvido durante

Leia mais

Rua Antônia Lara de Resende, 325 Centro CEP: 36.350-000 Fone: (0xx32) 3376.1438/ 2151 Fax: (0xx32) 3376.1503 pmstsaude@portalvertentes.com.

Rua Antônia Lara de Resende, 325 Centro CEP: 36.350-000 Fone: (0xx32) 3376.1438/ 2151 Fax: (0xx32) 3376.1503 pmstsaude@portalvertentes.com. - SECRETARIA DE SAÚDE - SÃO TIAGO MINAS GERAIS PROGRAMA DE EDUCAÇÃO ALIMENTAR E INCENTIVO À ATIVIDADE FÍSICA EM CRIANÇAS E ADOLESCENTES DE 04 A 19 ANOS 1 PROGRAMA DE EDUCAÇÃO ALIMENTAR E INCENTIVO À ATIVIDADE

Leia mais

Incorporação da curvas de crescimento da Organização Mundial da Saúde de 2006 e 2007 no SISVAN

Incorporação da curvas de crescimento da Organização Mundial da Saúde de 2006 e 2007 no SISVAN Ministério da Saúde Secretaria de Atenção à Saúde Departamento de Atenção Básica Coordenação-Geral da Política de Alimentação e Nutrição Incorporação da curvas de crescimento da Organização Mundial da

Leia mais

Câncer de Próstata. Fernando Magioni Enfermeiro do Trabalho

Câncer de Próstata. Fernando Magioni Enfermeiro do Trabalho Câncer de Próstata Fernando Magioni Enfermeiro do Trabalho O que é próstata? A próstata é uma glândula que só o homem possui e que se localiza na parte baixa do abdômen. Ela é um órgão muito pequeno, tem

Leia mais

Saúde da mulher em idade fértil e de crianças com até 5 anos de idade dados da PNDS 2006

Saúde da mulher em idade fértil e de crianças com até 5 anos de idade dados da PNDS 2006 Saúde da mulher em idade fértil e de crianças com até 5 anos de idade dados da PNDS 2006 José Cechin Superintendente Executivo Francine Leite Carina Burri Martins Esse texto compara as morbidades referidas

Leia mais

Preferências alimentares individuais; Disponibilidade dos alimentos no mercado; Influência das propagandas no mercado, na televisão.

Preferências alimentares individuais; Disponibilidade dos alimentos no mercado; Influência das propagandas no mercado, na televisão. Nutrição na Infância e Adolescência A alimentação e a nutrição constituem requisitos básicos para a promoção e a proteção da saúde, possibilitando a afirmação plena do potencial de crescimento e desenvolvimento

Leia mais

PROJETO DE LEI DO SENADO Nº, DE 2010

PROJETO DE LEI DO SENADO Nº, DE 2010 PROJETO DE LEI DO SENADO Nº, DE 2010 Institui diretrizes para a promoção da alimentação saudável nas escolas de educação infantil, fundamental e de nível médio das redes pública e privada, em âmbito nacional.

Leia mais

Azul. Novembro. cosbem. Mergulhe nessa onda! A cor da coragem é azul. Mês de Conscientização, Preveção e Combate ao Câncer De Próstata.

Azul. Novembro. cosbem. Mergulhe nessa onda! A cor da coragem é azul. Mês de Conscientização, Preveção e Combate ao Câncer De Próstata. cosbem COORDENAÇÃO DE SAÚDE E BEM-ESTAR Novembro Azul Mês de Conscientização, Preveção e Combate ao Câncer De Próstata. Mergulhe nessa onda! A cor da coragem é azul. NOVEMBRO AZUL Mês de Conscientização,

Leia mais

10º Congreso Argentino y 5º Latinoamericano de Educación Física y Ciencias

10º Congreso Argentino y 5º Latinoamericano de Educación Física y Ciencias 10º Congreso Argentino y 5º Latinoamericano de Educación Física y Ciencias AVALIAÇÃO ANTROPOMÉTRICA DE IDOSAS PARTICIPANTES DE GRUPOS DE ATIVIDADES FÍSICAS PARA A TERCEIRA IDADE Liziane da Silva de Vargas;

Leia mais

CARTILHA BEM-ESTAR PATROCÍNIO EXECUÇÃO

CARTILHA BEM-ESTAR PATROCÍNIO EXECUÇÃO CARTILHA BEM-ESTAR PATROCÍNIO EXECUÇÃO Cartilha Informativa Alimentação saudável e atividade física: as bases essenciais para a construção de um organismo saudável Alimentos saudáveis associados à atividade

Leia mais

Especial Online RESUMO DOS TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO. Nutrição 2010-1 ISSN 1982-1816. www.unifoa.edu.br/cadernos/especiais.

Especial Online RESUMO DOS TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO. Nutrição 2010-1 ISSN 1982-1816. www.unifoa.edu.br/cadernos/especiais. Especial Online ISSN 1982-1816 www.unifoa.edu.br/cadernos/especiais.html DOS TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO Nutrição 2010-1 PERFIL NUTRICIONAL E HÁBITOS ALIMENTARES DE CRIANÇAS DE 6 A 10 ANOS DE UMA ESCOLA

Leia mais

JUSTIFICATIVA OBJETIV OS:

JUSTIFICATIVA OBJETIV OS: JUSTIFICATIVA Para termos um corpo e uma mente saudável, devemos ter uma alimentação rica em frutas, verduras, legumes, carnes, cereais, vitaminas e proteínas. Sendo a escola um espaço para a promoção

Leia mais

O que é câncer de estômago?

O que é câncer de estômago? Câncer de Estômago O que é câncer de estômago? O câncer de estômago, também denominado câncer gástrico, pode ter início em qualquer parte do estômago e se disseminar para os linfonodos da região e outras

Leia mais

Programa de Controle de Peso Corporal

Programa de Controle de Peso Corporal 15 Programa de Controle de Peso Corporal Denis Marcelo Modeneze Mestre em Educação Física na Área de Atividade Física, Adaptação e Saúde na UNICAMP principal objetivo de desenvolver este tema com os alunos

Leia mais

Desigualdades em saúde - Mortalidade infantil. Palavras-chave: mortalidade infantil; qualidade de vida; desigualdade.

Desigualdades em saúde - Mortalidade infantil. Palavras-chave: mortalidade infantil; qualidade de vida; desigualdade. Desigualdades em saúde - Mortalidade infantil Ruth Rangel * Fernanda Azevedo * Palavras-chave: mortalidade infantil; qualidade de vida; desigualdade. Resumo A redução das desigualdades sociais tem sido

Leia mais

Quem come bem vive melhor. Hábitos alimentares

Quem come bem vive melhor. Hábitos alimentares Quem come bem vive melhor. Hábitos alimentares HÁBITOS ALIMENTARES Hoje, em virtude da vida agitada, trabalho, estudo, família e outras inúmeras responsabilidades, todos ficam vulneráveis às doenças causadas

Leia mais

CONSULTA PUERPERAL DE ENFERMAGEM: IMPORTÂNCIA DA ORIENTAÇÃO PARA O ALEITAMENTO MATERNO

CONSULTA PUERPERAL DE ENFERMAGEM: IMPORTÂNCIA DA ORIENTAÇÃO PARA O ALEITAMENTO MATERNO 12. CONEX Apresentação Oral Resumo Expandido 1 ÁREA TEMÁTICA: (marque uma das opções) ( ) COMUNICAÇÃO ( ) CULTURA ( ) DIREITOS HUMANOS E JUSTIÇA ( ) EDUCAÇÃO ( ) MEIO AMBIENTE ( X) SAÚDE ( ) TRABALHO (

Leia mais

Perguntas e respostas sobre imunodeficiências primárias

Perguntas e respostas sobre imunodeficiências primárias Perguntas e respostas sobre imunodeficiências primárias Texto elaborado pelos Drs Pérsio Roxo Júnior e Tatiana Lawrence 1. O que é imunodeficiência? 2. Estas alterações do sistema imunológico são hereditárias?

Leia mais

05/05/2014 NOTA TÉCNICA

05/05/2014 NOTA TÉCNICA Data: 05/05/2014 NOTA TÉCNICA 82/2014 Medicamento Material Solicitante Juiz Renato Luís Dresch Procedimento 4ª Vara da Fazenda Pública Municipal Cobertura Processo número: 0847203-25.2014 TEMA: Cirurgia

Leia mais

Élsio Paiva Nº 11 Rui Gomes Nº 20 Tiago Santos Nº21. Disciplina : Área de Projecto Professora : Sandra Vitória Escola Básica e Secundária de Fajões

Élsio Paiva Nº 11 Rui Gomes Nº 20 Tiago Santos Nº21. Disciplina : Área de Projecto Professora : Sandra Vitória Escola Básica e Secundária de Fajões Élsio Paiva Nº 11 Rui Gomes Nº 20 Tiago Santos Nº21 Disciplina : Área de Projecto Professora : Sandra Vitória Escola Básica e Secundária de Fajões Introdução ; O que é a obesidade? ; Índice de massa corporal

Leia mais

Escola: Escola Municipal Rural Sucessão dos Moraes

Escola: Escola Municipal Rural Sucessão dos Moraes Projeto Novos Talentos Escola: Escola Municipal Rural Sucessão dos Moraes Oficina: Comer bem, para viver melhor! Cristiane da Cunha Alves Tatiane Garcez Bianca Maria de Lima Danielle Costa INTRODUÇÃO/JUSTIFICATIVA

Leia mais

Sybelle de Araujo Cavalcante Nutricionista

Sybelle de Araujo Cavalcante Nutricionista Secretaria de Estado da Saúde - SESAU Superintendência de Assistência em Saúde SUAS Diretoria de Atenção Básica - DAB Gerência do Núcleo do Programa Saúde e Nutrição Sybelle de Araujo Cavalcante Nutricionista

Leia mais

A Organização da Atenção Nutricional: enfrentando a obesidade

A Organização da Atenção Nutricional: enfrentando a obesidade A Organização da Atenção Nutricional: enfrentando a obesidade Introdução Há cerca de 20 anos, a Secretaria de Saúde de um grande município começou a desenvolver e implantar iniciativas relacionadas à Alimentação

Leia mais

A situação do câncer no Brasil 1

A situação do câncer no Brasil 1 A situação do câncer no Brasil 1 Fisiopatologia do câncer 23 Introdução O câncer é responsável por cerca de 13% de todas as causas de óbito no mundo: mais de 7 milhões de pessoas morrem anualmente da

Leia mais

Art. 2º - São diretrizes da Política Municipal de Educação Alimentar e Combate à Obesidade:

Art. 2º - São diretrizes da Política Municipal de Educação Alimentar e Combate à Obesidade: PROJETO DE LEI N. 426/2013 ESTADO DO AMAZONAS ESTABELECE diretrizes para a Política Municipal de Educação Alimentar Escolar e Combate à Obesidade, e dá outras providências. Art.1º - O Poder Público Municipal,

Leia mais

TÍTULO: AUTORES: INSTITUIÇÃO: ÁREA TEMÁTICA 1-INTRODUÇÃO (1) (1).

TÍTULO: AUTORES: INSTITUIÇÃO: ÁREA TEMÁTICA 1-INTRODUÇÃO (1) (1). TÍTULO: A IMPORTÂNCIA DA EQUIPE MULTIDISCIPLINAR NA MELHORIA DA QUALIDADE DE VIDA E INCLUSÃO SOCIAL DE INDIVÍDUOS PORTADORES DE NECESSIDADES ESPECIAIS ASSISTIDOS PELA APAE DE VIÇOSA, MG. AUTORES: André

Leia mais

Linha de Cuidado da Obesidade. Rede de Atenção à Saúde das Pessoas com Doenças Crônicas

Linha de Cuidado da Obesidade. Rede de Atenção à Saúde das Pessoas com Doenças Crônicas Linha de Cuidado da Obesidade Rede de Atenção à Saúde das Pessoas com Doenças Crônicas Evolução do excesso de peso e obesidade em adultos 0,8% (1.550.993) da população apresenta obesidade grave 1,14% das

Leia mais

1. RESUMO EXECUTIVO. Data: 19/03/2014 NOTA TÉCNICA 48/2014. Medicamento Material Procedimento Cobertura

1. RESUMO EXECUTIVO. Data: 19/03/2014 NOTA TÉCNICA 48/2014. Medicamento Material Procedimento Cobertura NOTA TÉCNICA 48/2014 Solicitante Des. Vanessa Verdolim Hudson Andrade Processo número: 1.0421.14.000078-5/001 TEMA: Cirurgia bariátrica em paciente com obesidade mórbida Data: 19/03/2014 Medicamento Material

Leia mais

OS CONHECIMENTOS DE ACADÊMICOS DE EDUCAÇÃO FÍSICA E SUA IMPLICAÇÃO PARA A PRÁTICA DOCENTE

OS CONHECIMENTOS DE ACADÊMICOS DE EDUCAÇÃO FÍSICA E SUA IMPLICAÇÃO PARA A PRÁTICA DOCENTE OS CONHECIMENTOS DE ACADÊMICOS DE EDUCAÇÃO FÍSICA E SUA IMPLICAÇÃO PARA A PRÁTICA DOCENTE Maria Cristina Kogut - PUCPR RESUMO Há uma preocupação por parte da sociedade com a atuação da escola e do professor,

Leia mais

EXERCÍCIO E DIABETES

EXERCÍCIO E DIABETES EXERCÍCIO E DIABETES Todos os dias ouvimos falar dos benefícios que os exercícios físicos proporcionam, de um modo geral, à nossa saúde. Pois bem, aproveitando a oportunidade, hoje falaremos sobre a Diabetes,

Leia mais

Apresentação. Introdução. Francine Leite. Luiz Augusto Carneiro Superintendente Executivo

Apresentação. Introdução. Francine Leite. Luiz Augusto Carneiro Superintendente Executivo Evolução dos Fatores de Risco para Doenças Crônicas e da prevalência do Diabete Melito e Hipertensão Arterial na população brasileira: Resultados do VIGITEL 2006-2009 Luiz Augusto Carneiro Superintendente

Leia mais

NUTRIÇÃO INFANTIL E AS CONSEQUENCIAS NOS CICLOS DA VIDA. Profª Ms. Ana Carolina L. Ottoni Gothardo

NUTRIÇÃO INFANTIL E AS CONSEQUENCIAS NOS CICLOS DA VIDA. Profª Ms. Ana Carolina L. Ottoni Gothardo NUTRIÇÃO INFANTIL E AS CONSEQUENCIAS NOS CICLOS DA VIDA Profª Ms. Ana Carolina L. Ottoni Gothardo Infância -Promoção e consolidação dos hábitos alimentares - Incremento das necessidades nutricionais para

Leia mais

População total = 417 983 Censo 2000

População total = 417 983 Censo 2000 AS AÇÕES BEM SUCEDIDAS EM ALEITAMENTO MATERNO E ALIMENTAÇÃO COMPLEMENTAR NUTR. JULIANA C. F. DE OLIVEIRA CHEFE DA SEÇÃO DE AÇÕES PREVENTIVAS COORDENADORIA DE SAÚDE DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE SECRETARIA

Leia mais

ISSN 2238-9113 ÁREA TEMÁTICA:

ISSN 2238-9113 ÁREA TEMÁTICA: 13. CONEX Apresentação Oral Resumo Expandido 1 ISSN 2238-9113 ÁREA TEMÁTICA: ( ) COMUNICAÇÃO ( ) CULTURA ( ) DIREITOS HUMANOS E JUSTIÇA ( ) EDUCAÇÃO ( ) MEIO AMBIENTE ( X) SAÚDE ( ) TRABALHO ( ) TECNOLOGIA

Leia mais

SAÚDE E EDUCAÇÃO INFANTIL Uma análise sobre as práticas pedagógicas nas escolas.

SAÚDE E EDUCAÇÃO INFANTIL Uma análise sobre as práticas pedagógicas nas escolas. SAÚDE E EDUCAÇÃO INFANTIL Uma análise sobre as práticas pedagógicas nas escolas. SANTOS, Silvana Salviano silvanasalviano@hotmail.com UNEMAT Campus de Juara JESUS, Lori Hack de lorihj@hotmail.com UNEMAT

Leia mais

CONCEITOS E MÉTODOS PARA GESTÃO DE SAÚDE POPULACIONAL

CONCEITOS E MÉTODOS PARA GESTÃO DE SAÚDE POPULACIONAL CONCEITOS E MÉTODOS PARA GESTÃO DE SAÚDE POPULACIONAL ÍNDICE 1. Introdução... 2. Definição do programa de gestão de saúde populacional... 3. Princípios do programa... 4. Recursos do programa... 5. Estrutura

Leia mais

Pesquisa. Há 40 anos atrás nos encontrávamos discutindo mecanismos e. A mulher no setor privado de ensino em Caxias do Sul.

Pesquisa. Há 40 anos atrás nos encontrávamos discutindo mecanismos e. A mulher no setor privado de ensino em Caxias do Sul. Pesquisa A mulher no setor privado de ensino em Caxias do Sul. Introdução Há 40 anos atrás nos encontrávamos discutindo mecanismos e políticas capazes de ampliar a inserção da mulher no mercado de trabalho.

Leia mais

Histórico. O Outubro Rosaéum movimento popular dedicado a alertar as mulheres para a importância da prevenção e da detecção precoce do câncer de mama.

Histórico. O Outubro Rosaéum movimento popular dedicado a alertar as mulheres para a importância da prevenção e da detecção precoce do câncer de mama. Histórico O Outubro Rosaéum movimento popular dedicado a alertar as mulheres para a importância da prevenção e da detecção precoce do câncer de mama. Iniciado na década de 90 nos EUA, a campanha derrubou

Leia mais

Avaliação do Programa de Alimentação do Trabalhador na Região Metropolitana do Recife (1976-2013)

Avaliação do Programa de Alimentação do Trabalhador na Região Metropolitana do Recife (1976-2013) CHAMADA MCTI-CNPq/MDS-SAGI Nº 24/2013 DESENVOLVIMENTO SOCIAL Avaliação do Programa de Alimentação do Trabalhador na Região Metropolitana do Recife (1976-2013) TEMA 4: SEGURANÇA ALIMENTAR E NUTRICIONAL

Leia mais

PROGRAMA NACIONAL DE CONTROLE DO TABAGISMO

PROGRAMA NACIONAL DE CONTROLE DO TABAGISMO PROGRAMA NACIONAL DE CONTROLE DO TABAGISMO Abordagem e Tratamento do Tabagismo PROGRAMA NACIONAL DE CONTROLE DO TABAGISMO Abordagem e Tratamento do Tabagismo I- Identificação do Paciente Nome: Nº do prontuário:

Leia mais

Reeducação Alimentar na prevenção da Obesidade Professores: Ivo André Polônio; Edi Carlos Iacida; Ângela Cesira Maran Pilquevitch; Silvia Trevisan;

Reeducação Alimentar na prevenção da Obesidade Professores: Ivo André Polônio; Edi Carlos Iacida; Ângela Cesira Maran Pilquevitch; Silvia Trevisan; 1 Reeducação Alimentar na prevenção da Obesidade Professores: Ivo André Polônio; Edi Carlos Iacida; Ângela Cesira Maran Pilquevitch; Silvia Trevisan; Janaina Lopes; Eveline Batista Rodrigues; Cristiane

Leia mais

Biomassa de Banana Verde Integral- BBVI

Biomassa de Banana Verde Integral- BBVI Biomassa de Banana Verde Integral- BBVI INFORMAÇÕES NUTRICIONAIS Porção de 100g (1/2 copo) Quantidade por porção g %VD(*) Valor Energético (kcal) 64 3,20 Carboidratos 14,20 4,73 Proteínas 1,30 1,73 Gorduras

Leia mais

PROMOVENDO A REEDUCAÇÃO ALIMENTAR EM ESCOLAS NOS MUNICÍPIOS DE UBÁ E TOCANTINS-MG RESUMO

PROMOVENDO A REEDUCAÇÃO ALIMENTAR EM ESCOLAS NOS MUNICÍPIOS DE UBÁ E TOCANTINS-MG RESUMO 1 PROMOVENDO A REEDUCAÇÃO ALIMENTAR EM ESCOLAS NOS MUNICÍPIOS DE UBÁ E TOCANTINS-MG RESUMO Iara de Souza Assunção 1 Josiane Kênia de Freitas 2 Viviane Modesto Arruda 3 Silvana Rodrigues Pires Moreira 4

Leia mais

I ENCONTRO DE EXPERIÊNCIAS BEM SUCEDIDAS EM PROMOÇÃO DA ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL

I ENCONTRO DE EXPERIÊNCIAS BEM SUCEDIDAS EM PROMOÇÃO DA ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL I ENCONTRO DE EXPERIÊNCIAS BEM SUCEDIDAS EM PROMOÇÃO DA ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL Marcia Juliana Cardoso Bruna Negrelli 13 DE SETEMBRO DE 2012 SÃO PAULO PREFEITURA MUNICIPAL DE PIRACICABA Secretaria Municipal

Leia mais

Prof.: Luiz Fernando Alves de Castro

Prof.: Luiz Fernando Alves de Castro Prof.: Luiz Fernando Alves de Castro Dia Nacional de Combate ao Câncer O Dia 27 de Novembro, Dia Nacional de Combate ao Câncer, é uma data que deve ser lembrada não para comemorarmos e, sim, para alertarmos

Leia mais

O CUIDADO PRESTADO AO PACIENTE ONCOLÓGICO PELA EQUIPE MULTIPROFISSIONAL DO PROGRAMA SAÚDE DA FAMÍLIA

O CUIDADO PRESTADO AO PACIENTE ONCOLÓGICO PELA EQUIPE MULTIPROFISSIONAL DO PROGRAMA SAÚDE DA FAMÍLIA V EPCC Encontro Internacional de Produção Científica Cesumar 23 a 26 de outubro de 2007 O CUIDADO PRESTADO AO PACIENTE ONCOLÓGICO PELA EQUIPE MULTIPROFISSIONAL DO PROGRAMA SAÚDE DA FAMÍLIA Aline Paula

Leia mais

ACEITABILIDADE E QUALIDADE DA MERENDA ESCOLAR: UM ESTUDO DE CASO

ACEITABILIDADE E QUALIDADE DA MERENDA ESCOLAR: UM ESTUDO DE CASO ACEITABILIDADE E QUALIDADE DA MERENDA ESCOLAR: UM ESTUDO DE CASO Patrícia Santiago Vieira UFG/GO Ivna Custódio de Moraes UFG/GO Jeannie Carolina Pizarro UFG/GO Marcela Araújo Parreira UFG/GO RESUMO Neste

Leia mais

RELATÓRIO PARA A. SOCIEDADE informações sobre recomendações de incorporação de medicamentos e outras tecnologias no SUS

RELATÓRIO PARA A. SOCIEDADE informações sobre recomendações de incorporação de medicamentos e outras tecnologias no SUS RELATÓRIO PARA A SOCIEDADE informações sobre recomendações de incorporação de medicamentos e outras tecnologias no SUS RELATÓRIO PARA A SOCIEDADE Este relatório é uma versão resumida do relatório técnico

Leia mais

Políticas de saúde: o Programa de Saúde da Família na Baixada Fluminense *

Políticas de saúde: o Programa de Saúde da Família na Baixada Fluminense * Políticas de saúde: o Programa de Saúde da Família na Baixada Fluminense * ALINE DE MOURA SOUZA 1 SUZANA MARTA CAVENAGHI 2 Introdução Este trabalho tem por objetivo apresentar informações referentes à

Leia mais

Ficha Informativa da Área dos Conhecimentos

Ficha Informativa da Área dos Conhecimentos Ficha Informativa da Área dos Conhecimentos 1 Organização das Aulas Uma aula de Educação Física é composta por três partes sequenciais, cada uma com objetivos específicos. 1.1 Parte Inicial A parte inicial

Leia mais

AVALIAÇÃO NUTRICIONAL DE MENINOS DA CIDADE DE AMPARO - SÃO PAULO

AVALIAÇÃO NUTRICIONAL DE MENINOS DA CIDADE DE AMPARO - SÃO PAULO AVALIAÇÃO NUTRICIONAL DE MENINOS DA CIDADE DE AMPARO - SÃO PAULO Mari Uyeda* Pedro Henrique Martins de Lima** RESUMO: As mudanças nas práticas alimentares e no padrão de atividades físicas culminaram em

Leia mais

Elevação dos custos do setor saúde

Elevação dos custos do setor saúde Elevação dos custos do setor saúde Envelhecimento da população: Diminuição da taxa de fecundidade Aumento da expectativa de vida Aumento da demanda por serviços de saúde. Transição epidemiológica: Aumento

Leia mais

Este trabalho possui como objetivo a aplicação prática dos

Este trabalho possui como objetivo a aplicação prática dos 22 Proposta de Intervenção em Empresa de Desenvolvimento de Tecnologias de Informática com Programa de Reeducação Alimentar Márcia Martino Especialista em Gestão da Qualidade de Vida na Empresa - UNICAMP

Leia mais

O papel da Nutrição na Saúde dos Peixes. João Manoel Cordeiro Alves Gerente de Produtos Aquacultura Guabi Nutrição Animal

O papel da Nutrição na Saúde dos Peixes. João Manoel Cordeiro Alves Gerente de Produtos Aquacultura Guabi Nutrição Animal O papel da Nutrição na Saúde dos Peixes João Manoel Cordeiro Alves Gerente de Produtos Aquacultura Guabi Nutrição Animal Você éo que você come(u)! Esta éuma visão do passado Vamos prever o futuro? Você

Leia mais

Pesquisa Mensal de Emprego - PME

Pesquisa Mensal de Emprego - PME Pesquisa Mensal de Emprego - PME Dia Internacional da Mulher 08 de março de 2012 M U L H E R N O M E R C A D O D E T R A B A L H O: P E R G U N T A S E R E S P O S T A S A Pesquisa Mensal de Emprego PME,

Leia mais

Alimentação Saudável

Alimentação Saudável ANO LECTIVO 2010/2011 Alimentação Saudável Turma: 8º A Elaborado por: Adriana nº1, Carolina Pereira nº8 e Cátia nº10 Disciplina: Área de Projecto e Formação Cívica Professores: Eurico Caetano e Helena

Leia mais

CONDIÇÃO BUCAL DO IDOSO E NUTRIÇÃO: REFLEXÕES DA EXPERIÊNCIA EXTENSIONISTA.

CONDIÇÃO BUCAL DO IDOSO E NUTRIÇÃO: REFLEXÕES DA EXPERIÊNCIA EXTENSIONISTA. CONDIÇÃO BUCAL DO IDOSO E NUTRIÇÃO: REFLEXÕES DA EXPERIÊNCIA EXTENSIONISTA. William Alves de Melo Júnior- UFCG-williamgeronto@gmail.com Ana Lígia Soares Amorim - UFCG - ligiamorim@globomail.com Augusto

Leia mais

DIABETES MELLITUS NO BRASIL

DIABETES MELLITUS NO BRASIL DIABETES MELLITUS NO BRASIL 17º Congresso Brasileiro Multidisciplinar em Diabetes PATRÍCIA SAMPAIO CHUEIRI Coordenadora d Geral de Áreas Técnicas DAB/MS Julho, 2012 DIABETES MELITTUS Diabetes é considerado

Leia mais

Campanha da Rede Asbran alerta este mês sobre consumo de açúcar

Campanha da Rede Asbran alerta este mês sobre consumo de açúcar Campanha da Rede Asbran alerta este mês sobre consumo de açúcar A Rede Asbran e Filiadas lança nesta sexta-feira, dia 31, mais uma ação da campanha nacional pela redução no consumo do sal e do açúcar,

Leia mais

AÇÕES EDUCATIVAS COM UNIVERSITÁRIOS SOBRE FATORES DE RISCO PARA SÍNDROME METABÓLICA

AÇÕES EDUCATIVAS COM UNIVERSITÁRIOS SOBRE FATORES DE RISCO PARA SÍNDROME METABÓLICA AÇÕES EDUCATIVAS COM UNIVERSITÁRIOS SOBRE FATORES DE RISCO PARA SÍNDROME METABÓLICA Reângela Cíntia Rodrigues de Oliveira Lima UFPI/cynthiast_89@hotmail.com Gislany da Rocha Brito - UFPI/gislanyrochasj@hotmail.com

Leia mais

SUMÁRIO OBESIDADE...4 OBESIDADE EM ADULTOS...5 PREVENÇÃO...6 EM BUSCA DO PESO SAUDÁVEL...7 TRATAMENTO...9 CUIDADOS DIÁRIOS COM A ALIMENTAÇÃO...

SUMÁRIO OBESIDADE...4 OBESIDADE EM ADULTOS...5 PREVENÇÃO...6 EM BUSCA DO PESO SAUDÁVEL...7 TRATAMENTO...9 CUIDADOS DIÁRIOS COM A ALIMENTAÇÃO... 2 SUMÁRIO OBESIDADE...4 OBESIDADE EM ADULTOS...5 PREVENÇÃO...6 EM BUSCA DO PESO SAUDÁVEL...7 TRATAMENTO...9 CUIDADOS DIÁRIOS COM A ALIMENTAÇÃO...12 OUTROS HÁBITOS SAUDÁVEIS...14 ATIVIDADE FÍSICA...14 CUIDADOS

Leia mais

Projeto Ação Social. Relatório equipe de Nutrição Responsável pelos resultados: Vanessa de Almeida Pereira, Graduanda em Nutrição.

Projeto Ação Social. Relatório equipe de Nutrição Responsável pelos resultados: Vanessa de Almeida Pereira, Graduanda em Nutrição. Projeto Ação Social Relatório equipe de Nutrição Responsável pelos resultados: Vanessa de Almeida Pereira, Graduanda em Nutrição. Objetivo Geral: A equipe de Nutrição teve por objetivo atender aos pacientes

Leia mais

5.1 Nome da iniciativa ou Projeto. Academia Popular da Pessoa idosa. 5.2 Caracterização da Situação Anterior

5.1 Nome da iniciativa ou Projeto. Academia Popular da Pessoa idosa. 5.2 Caracterização da Situação Anterior 5.1 Nome da iniciativa ou Projeto Academia Popular da Pessoa idosa 5.2 Caracterização da Situação Anterior O envelhecimento é uma realidade da maioria das sociedades. No Brasil, estima-se que exista, atualmente,

Leia mais

PESQUISA DE ORÇAMENTO FAMILIAR - POF. Prof. Dra. Aline Mota de Barros Marcellini

PESQUISA DE ORÇAMENTO FAMILIAR - POF. Prof. Dra. Aline Mota de Barros Marcellini PESQUISA DE ORÇAMENTO FAMILIAR - POF Prof. Dra. Aline Mota de Barros Marcellini As maiores médias de consumo diário per capita ocorreram para Feijão (182,9 g/ dia), arroz (160,3 g/ dia), carne bovina

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE CHOPINZINHO PR SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE GESTÃO 2012-2015

PREFEITURA MUNICIPAL DE CHOPINZINHO PR SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE GESTÃO 2012-2015 PREFEITURA MUNICIPAL DE CHOPINZINHO PR SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE GESTÃO 2012-2015 PROJETO TERCEIRA IDADE ATIVA EDUCADORAS FÍSICAS: LÍDIA POSSO SIMIONATO (responsável) ALANA M. C. KNAKIEWICZ (estagiária)

Leia mais

A Deficiência de Vitamina A

A Deficiência de Vitamina A Oficina de trabalho: Carências Nutricionais: Desafios para a Saúde Pública A Deficiência de Vitamina A O QUE É VITAMINA A A vitamina A é um micronutriente que pode ser encontrado no leite materno, alimentos

Leia mais

AVALIAÇÃO NUTRICIONAL DE MENINAS DO INTERIOR DO ESTADO DE SÃO PAULO Uyeda, Mari*

AVALIAÇÃO NUTRICIONAL DE MENINAS DO INTERIOR DO ESTADO DE SÃO PAULO Uyeda, Mari* AVALIAÇÃO NUTRICIONAL DE MENINAS DO INTERIOR DO ESTADO DE SÃO PAULO Uyeda, Mari* Resumo: Vasconcellos, Jorge** As mudanças ocorridas em nosso pais, principalmente a crescente modernização e urbanização,

Leia mais

O trabalho do CFN amplia o campo de atuação dos nutricionistas.

O trabalho do CFN amplia o campo de atuação dos nutricionistas. O trabalho do CFN amplia o campo de atuação dos nutricionistas. Quando o campo se expande, mais profissionais chegam ao mercado, mais áreas de atuação se formam e a categoria conquista mais visibilidade.

Leia mais

Palavras-chave: obesidade infantil, alimentação saudável, diabetes.

Palavras-chave: obesidade infantil, alimentação saudável, diabetes. RELATO DE EXPERIÊNCIA: AVALIAÇÃO DO PERFIL DE DESENVOLVIMENTO PONDERO-ESTATURAL E ORIENTAÇÃO SOBRE OBESIDADE INFANTIL REALIZADA PELOS MEMBROS DA LIGA ACADÊMICA DE PEDIATRIA DA UFG NO III ENCONTRO DO DIA

Leia mais

EFEITO DO ACONSELHAMENTO NUTRICIONAL DA ESTRATÉGIA AIDPI SOBRE PRÁTICAS ALIMENTARES, ESTADO DE NUTRIÇÃO E DESENVOLVIMENTO INFANTIL

EFEITO DO ACONSELHAMENTO NUTRICIONAL DA ESTRATÉGIA AIDPI SOBRE PRÁTICAS ALIMENTARES, ESTADO DE NUTRIÇÃO E DESENVOLVIMENTO INFANTIL I Seminário de Pesquisas sobre Desenvolvimento Infantil Parceria FAPESP e FMCSV EFEITO DO ACONSELHAMENTO NUTRICIONAL DA ESTRATÉGIA AIDPI SOBRE PRÁTICAS ALIMENTARES, ESTADO DE NUTRIÇÃO E DESENVOLVIMENTO

Leia mais

Jornada. primeiros. dias. de vida. Passaporte

Jornada. primeiros. dias. de vida. Passaporte Jornada primeiros dias de vida 1000 Passaporte Introdução Todos nós sabemos o quanto é importante cuidar da saúde, agora imagina a saúde do bebê. Os primeiros 1.000 dias de vida são únicos para o crescimento

Leia mais

Descobrindo o valor da

Descobrindo o valor da Descobrindo o valor da Ocâncer de mama, segundo em maior ocorrência no mundo, é um tumor maligno que se desenvolve devido a alterações genéticas nas células mamárias, que sofrem um crescimento anormal.

Leia mais

ORIENTAÇÕES PARA O PROFESSOR PRESENCIAL

ORIENTAÇÕES PARA O PROFESSOR PRESENCIAL ORIENTAÇÕES PARA O PROFESSOR PRESENCIAL Componente Curriculares Educação Física Professores Ministrantes: Kim Raone e Marcus Marins Série/ Ano letivo: 2º ano/ 2014 Data: 26/03/2014 AULA 5.1 Conteúdo: Doenças

Leia mais

Dados do Ensino Médio

Dados do Ensino Médio Dados do Ensino Médio População de 15 a 17 anos (2010): 10.357.874 (Fonte: IBGE) Matrículas no ensino médio (2011): 8.400.689 (Fonte: MEC/INEP) Dados do Ensino Médio Dos 10,5 milhões de jovens na faixa

Leia mais

PROMOÇÃO E PREVENÇÃO DO CÂNCER DE PRÓSTATA: RELATO DE EXPERIÊNCIA DA FEIRA DE SAÚDE. Palavras chave: Saúde, Promoção da Saúde, Saúde do Homem.

PROMOÇÃO E PREVENÇÃO DO CÂNCER DE PRÓSTATA: RELATO DE EXPERIÊNCIA DA FEIRA DE SAÚDE. Palavras chave: Saúde, Promoção da Saúde, Saúde do Homem. PROMOÇÃO E PREVENÇÃO DO CÂNCER DE PRÓSTATA: RELATO DE EXPERIÊNCIA DA FEIRA DE SAÚDE SILVA¹, Lorrayne Emanuela Duarte da ; BORGES 2, Cristiane José; NOGUEIRA 3, Douglas José; SILVA 4, kelvia Donato da;

Leia mais

Licenciatura de Análises Clínicas e Saúde Pública. Universidade Atlântica. 4.º Ano. - Investigação Aplicada

Licenciatura de Análises Clínicas e Saúde Pública. Universidade Atlântica. 4.º Ano. - Investigação Aplicada Licenciatura de Análises Clínicas e Saúde Pública Universidade Atlântica 4.º Ano - Investigação Aplicada AVALIAÇÃO DO GRAU DE SENSIBILIZAÇÃO PARA A AMAMENTAÇÃO Projecto de Investigação Docente: Ana Cláudia

Leia mais

Relatório Estadual de Acompanhamento - 2008. Relatório Estadual de Acompanhamento 2008 Objetivos de Desenvolvimento do Milênio

Relatório Estadual de Acompanhamento - 2008. Relatório Estadual de Acompanhamento 2008 Objetivos de Desenvolvimento do Milênio Relatório Estadual de Acompanhamento 2008 Objetivos de Desenvolvimento do Milênio 1- Erradicar a extrema pobreza e a fome Meta 1: Reduzir pela metade, entre 1990 e 2015, a proporção da população com renda

Leia mais

MATRIZ CURRICULAR SERIADO ANUAL - NOTURNO 4 (QUATRO) ANOS LETIVOS. B) TEMPO ÚTIL (Carga Horária) = 3.840 H/AULA CURRÍCULO PLENO 1.

MATRIZ CURRICULAR SERIADO ANUAL - NOTURNO 4 (QUATRO) ANOS LETIVOS. B) TEMPO ÚTIL (Carga Horária) = 3.840 H/AULA CURRÍCULO PLENO 1. MATRIZ CURRICULAR Curso: Graduação: Regime: Duração: NUTRIÇÃO BACHARELADO SERIADO ANUAL - NOTURNO 4 (QUATRO) ANOS LETIVOS Integralização: A) TEMPO TOTAL - MÍNIMO = 4 (QUATRO) ANOS LETIVOS - MÁIMO = 7 (SETE)

Leia mais

LURDINALVA PEDROSA MONTEIRO E DRª. KÁTIA APARECIDA DA SILVA AQUINO. Propor uma abordagem transversal para o ensino de Ciências requer um

LURDINALVA PEDROSA MONTEIRO E DRª. KÁTIA APARECIDA DA SILVA AQUINO. Propor uma abordagem transversal para o ensino de Ciências requer um 1 TURISMO E OS IMPACTOS AMBIENTAIS DERIVADOS DA I FESTA DA BANAUVA DE SÃO VICENTE FÉRRER COMO TEMA TRANSVERSAL PARA AS AULAS DE CIÊNCIAS NO PROJETO TRAVESSIA DA ESCOLA CREUSA DE FREITAS CAVALCANTI LURDINALVA

Leia mais

COMPORTAMENTO ALIMENTAR DE INDIVÍDUOS DIABÉTICOS DE FLORIANÓPOLIS - SC

COMPORTAMENTO ALIMENTAR DE INDIVÍDUOS DIABÉTICOS DE FLORIANÓPOLIS - SC 20 a 22 de agosto de 2008 - Bento Gonçalves-RS COMPORTAMENTO ALIMENTAR DE INDIVÍDUOS DIABÉTICOS DE FLORIANÓPOLIS - SC Silvia Cristina Ferreira Iop 1,2, Evanilda Teixeira 2 e Rosires Deliza 3 1 Universidade

Leia mais

Protocolo em Rampa Manual de Referência Rápida

Protocolo em Rampa Manual de Referência Rápida Protocolo em Rampa Manual de Referência Rápida 1 O que é o Protocolo em Rampa O protocolo em rampa é um protocolo para testes de esforço que não possui estágios. Nele o incremento da carga se dá de maneira

Leia mais

Novas curvas de avaliação de crescimento infantil adotadas pelo MS

Novas curvas de avaliação de crescimento infantil adotadas pelo MS Texto de apoio ao curso de Especialização Atividade física adaptada e saúde Prof. Dr. Luzimar Teixeira Novas curvas de avaliação de crescimento infantil adotadas pelo MS Em 2006 foi lançada pela Organização

Leia mais

Efeitos da Ampla Modificação no Estilo de Vida como Dieta, Peso, Atividade Física e Controle da Pressão Arterial: Resultado de 18 Meses de Estudo

Efeitos da Ampla Modificação no Estilo de Vida como Dieta, Peso, Atividade Física e Controle da Pressão Arterial: Resultado de 18 Meses de Estudo Efeitos da Ampla Modificação no Estilo de Vida como Dieta, Peso, Atividade Física e Controle da Pressão Arterial: Resultado de 18 Meses de Estudo Randomizado Apresentado por Tatiana Goveia Araujo na reunião

Leia mais

atitudeé prevenir-se Moradores da Mooca:

atitudeé prevenir-se Moradores da Mooca: atitudeé prevenir-se Moradores da Mooca: Nós temos atitude, e você? O Câncer do Intestino pode ser prevenido com um teste simples e indolor que pode ser realizado em sua casa. O teste é GRATUITO oferecido

Leia mais

Pequenas e Médias Empresas no Canadá. Pequenos Negócios Conceito e Principais instituições de Apoio aos Pequenos Negócios

Pequenas e Médias Empresas no Canadá. Pequenos Negócios Conceito e Principais instituições de Apoio aos Pequenos Negócios Pequenas e Médias Empresas no Canadá Pequenos Negócios Conceito e Principais instituições de Apoio aos Pequenos Negócios De acordo com a nomenclatura usada pelo Ministério da Indústria do Canadá, o porte

Leia mais

A importância da alimentação no desempenho esportivo e competitivo

A importância da alimentação no desempenho esportivo e competitivo A importância da alimentação no desempenho esportivo e competitivo A alimentação adequada e nutricionalmente equilibrada é um dos fatores importantes e essenciais para a otimização do desempenho, sendo

Leia mais

PROGRAMA DE QUALIDADE DE VIDA DO TRABALHADOR

PROGRAMA DE QUALIDADE DE VIDA DO TRABALHADOR PROGRAMA DE QUALIDADE DE VIDA DO TRABALHADOR Prof. Dr. Jones Alberto de Almeida Divisão de saúde ocupacional Barcas SA/ CCR ponte A necessidade de prover soluções para demandas de desenvolvimento, treinamento

Leia mais

azul NOVEMBRO azul Saúde também é coisa de homem. Doenças Cardiovasculares (DCV)

azul NOVEMBRO azul Saúde também é coisa de homem. Doenças Cardiovasculares (DCV) Doenças Cardiovasculares (DCV) O que são as Doenças Cardiovasculares? De um modo geral, são o conjunto de doenças que afetam o aparelho cardiovascular, designadamente o coração e os vasos sanguíneos. Quais

Leia mais