CAPÍTULO I DOS OBJETIVOS

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "CAPÍTULO I DOS OBJETIVOS"

Transcrição

1 REGULAMENTO CAPÍTULO I DOS OBJETIVOS Constitui objetivo geral da III Feira de Experimentos, Descobertas e Inventos: Futuros Cientistas 2015 fomentar, no Colégio Notre Dame de Lourdes, a iniciação à pesquisa científica que proporcione compreensão do processo de construção do conhecimento científico, observação e mentalidade crítica e criativa, e que gere processos inovadores como condição para compreender e explicar os fenômenos, objetos ou eventos naturais e sociais, por meio da experimentação metodologicamente fundamentada. I.a - São finalidades específicas da III Feira: 1. Fomentar o desenvolvimento de atividades de investigação científica, de caráter pedagógico, para mobilização e implementação de mudanças inovadoras e criativas nos processos de ensino e aprendizagem na Educação Básica; 2. Estimular a troca de experiências didáticas baseadas na produção de conhecimento científico desenvolvido por discentes do 6º Ano do Ensino Fundamental II até a 2ª Série do Ensino Médio, orientados por seus docentes, considerando o contexto da realidade local, a interdisciplinaridade, a complexidade dos fatos/eventos e a interface com as tecnologias digitais aplicadas à educação; 3. Motivar e incentivar nos discentes o acesso às condições práticas de iniciação científica que proporcionem capacidades e habilidades de gerar conhecimento que agregue valores ao processo de aprendizagem; 4. Capacitar e motivar docentes a se envolver em atividades investigativas como procedimento didático, orientando discentes a realizar de forma contextualizada e/ou interdisciplinarmente projetos de pesquisa científica; 5. Desenvolver habilidades específicas e formar hábitos e atitudes de responsabilidade social para com o desenvolvimento científico, a partir de iniciativas do colégio; 6. Fortalecer as relações entre a comunidade escolar e demais setores sociais; 7. Divulgar os projetos científicos classificados para a III Feira em diversos meios de comunicação. CAPÍTULO II DA ESTRUTURA ORGANIZACIONAL A Feira será constituída por duas comissões compostas por profissionais docentes do colégio e de outras instituições de ensino, cuja finalidade é realizar ações acadêmicas e operacionais, como segue:

2 II.a - Comissão Organizadora será constituído por membros da Direção Colegiada, da Equipe de Docentes do Colégio e Laboratorista, a qual compete: 1. Responder pelo gerenciamento acadêmico e organizacional para a realização efetiva do evento; 2. Orientar metodológica e eticamente docentes orientadores e membros da Comissão de Avaliação; 3. Oferecer subsídios teórico-práticos para elaboração de projetos investigativos de caráter pedagógico aos docentes e/ou orientadores/as; 4. Responder pelo evento diante das instituições colaboradoras e perante a sociedade; 5. Descredenciar qualquer trabalho do participante que não observar este regulamento e as normas de boa conduta em trabalhos científicos; 6. Fazer cumprir os preceitos normativos internos e externos para a realização da III Feira; 7. Avaliar as ações realizadas e planejar política de continuidade da III Feira, sempre buscando parceria entre as instituições envolvidas; II.b - Comissão Avaliadora será constituída por profissionais docentes experientes em participação de bancas de seleção, avaliação e com conhecimento de procedimentos metodológicos de investigação científica. CAPÍTULO III DA PARTICIPAÇÃO E INSCRIÇÃO III.a - Serão disponibilizadas 30 (trinta) vagas para inscrição de Projetos de Pesquisa. Poderão inscrever projetos de pesquisa discentes do 6º ano do Ensino Fundamental II a 2ª série do Ensino Médio indicando respectivo docente orientador/a e coorientador/a. III.b - Caso as inscrições ultrapassem o número de 30, os grupos inscritos serão selecionados por triagem observando avaliação do projeto, quanto à criatividade, originalidade, relevância social e/ou ambiental e pedagógica; III.c - Caso o projeto não esteja de acordo com os critérios mencionados, independentemente do número de grupos inscritos, será vetada a respectiva participação pela Comissão Organizadora. III.d - Os interessados poderão inscrever projetos de pesquisa considerando as seguintes possibilidades: 1. O número de participantes inscritos no grupo respeitará no mínimo 03(três) e no máximo 05(cinco) alunos, sendo estudantes da mesma turma na qual estão matriculados; 2. Ao inscrever o projeto na Feira os discentes e docentes orientadores/as autorizam, automática e livremente, a utilização de suas imagens para fins de divulgação da Feira e de publicação dos resultados de suas pesquisas. III.d - As inscrições serão realizadas no site do colégio procedendo como se segue: 1. Preenchimento do Formulário de Inscrição no site do evento, com os seguintes anexos (ANEXO 1).:

3 2. Resumo do Projeto de Pesquisa (ANEXO 2); 3. Termo de Responsabilidade, Consentimento e Permissão para Participação da Feira (assinado pelos Pais/responsáveis de cada discente) (ANEXO 3). III.e - Os resumos de projetos de pesquisa a ser inscritos deverão apresentar a extensão máxima de 5 páginas, metodologicamente fundamentados e em conformidade com normas da ABNT, do padrão linguístico em uso no país e conforme segue: 1. A formatação deverá ser: fonte Arial normal; tamanho 12; espaçamento entre linhas 1,5; papel A4; configuração da página: superior 3 cm, esquerda 3cm, inferior 2,5 cm; direita 2,5 cm; 2. Resumo do Projeto de Pesquisa (no máximo 5 páginas, o resumo deverá conter o título da pesquisa; apresentação das intenções/razões e contextos da pesquisa; descrever os objetivos da realização da pesquisas; o problema de investigação e sua hipótese; os métodos e técnicas de pesquisa e materiais/ferramentas a serem utilizados; descrever os resultados esperados e as referências principais, no máximo 6 referências. III.f - A comissão Organizadora que procederá à seleção de projetos de pesquisa para deferimento ou indeferimento. III.g - As inscrições serão feitas no período compreendido entre 03 e 22 de agosto de 2015 no site: III.h - Até o dia 11 de setembro de 2015 a Comissão Organizadora divulgará a lista dos projetos cujas inscrições foram deferidas para participação da III Feira de Experimentos, Descobertas e Inventos: Futuros Cientistas 2015, no murais e pelo site do colégio. III.i - Os projetos de pesquisa deferidos efetivarão sua inscrição para participação até o dia 15 de setembro de 2015 com o pagamento de uma taxa no valor de R$ 50,00 (cinquenta reais) por grupo, para custos do evento. III.j A apresentação dos projetos para a comunidade acontecerá no dia 23 de outubro de 2015 das 17h30min as 21h. CAPÍTULO IV DOS TRABALHOS DE PESQUISA E SUA APRESENTAÇÃO Os trabalhos de pesquisa a ser apresentados são relatórios finais da investigação realizada nos quais são expostos os resultados, deverão apresentar: Nome dos autores; título; nome do colégio; introdução (síntese de apresentação, problema e hipótese de pesquisa e objetivos); Métodos, técnicas e materiais/ferramentas (opcionais) de pesquisa; análise e discussão de dados; resultados; considerações/reflexões; referências e agradecimento (opcional) e deverão estar em conformidade com as normas da ABNT para trabalhos acadêmicos (ANEXO 4). O relatório de pesquisa deve ser redigido com coerência metodológica, linguística e demonstrar pertinência ao projeto de pesquisa apresentado na inscrição.

4 IV.a - O relatório final de investigação deverá ser encaminhado com três cópias à Comissão Organizadora até o dia 09 de outubro de IV.b - Na apresentação do trabalho os candidatos deverão: 1. Fazer apresentação oral diante da Comissão Organizadora em data previamente agendada e publicada nos murais e site do colégio e Comissão Avaliadora no dia do evento; 2. Colocar no balcão de sua apresentação o Relatório Final de Investigação; 3. Informar materiais ou ferramentas (produtos, modelos, fotos, vídeos, maquetes, experimentos, softwares, robôs) complementares ao relatório de pesquisa; 4. Será expressamente proibido o uso de seres vivos (animais, plantas, minérios); 5. Apresentação de um Pôster (ANEXO 5), contendo: título; nomes dos autores; nome do colégio; introdução; objetivo; métodos e técnicas; resultados; referências principais e agradecimento (opcional). IV.c - Serão de responsabilidade do grupo: gastos envolvendo o projeto, articulação para aquisição dos mesmos e armazenamento de todos os objetos. Caso sejam usadas substâncias tóxicas, corrosivas, explosivas ou que gerem danos ao meio ambiente, a laboratorista e o orientador(a) deverão ser comunicados para que o transporte, armazenamento e manuseio da substância sejam monitorados e fiscalizados por um responsável técnico; IV.d - Durante a organização do evento, a manutenção dos espaços, confecção de estratégias para esclarecer sobre o fato exposto serão de responsabilidade dos grupos; IV.e - Cada grupo deverá identificar os materiais necessários, quantificando-os e explicando o porquê de sua utilização e especificar todos os recursos necessários para a exposição especialmente aqueles que necessitam atenção especial, tais como: fonte de energia elétrica, gás, água ou iluminação. IV.f - Os Professores Orientadores deverão instruir as equipes inscritas, emitindo juízo sobre os trabalhos, clarificando ideias e garantindo a eficácia dos projetos e propostas apresentados. CAPÍTULO V DA AVALIAÇÃO DO RELATÓRIO FINAL DE INVESTIGAÇÃO E DO EXPERIMENTO A avaliação diz respeito à verificação da conformidade e relevância científica (metodológica, linguística, argumentativa, ética, social, etc.) dos trabalhos de pesquisa apresentados para classificação ou não do trabalho apresentado para concorrer à premiação na III Feira de Experimentos, Descobertas e Inventos: Futuros Cientistas V.a - Serão critérios de avaliação dos trabalhos de pesquisa: 1. Caráter investigativo (pertinência e consistência metodológica; coerência linguística e argumentativa; originalidade; profundidade; relevância científica, social e pedagógica; conformidade à propriedade intelectual/direitos autorais e ética, caráter ecológico; 2. Coerência organizacional (planejamento do trabalho apresentado; conformidade às normas da ABNT e às regras estabelecidas neste regulamento);

5 3. Dimensão Inovadora ou Criativa (as propostas inscritas em cada uma das categorias poderão apresentar as características inovadoras (apresentação de proposições conclusivas/explicativas que gerem mudanças significativas nos processo e práticas da realidade investigada) ou criativas (apresentação de proposições conclusivas/explicativas originais ou produção de novas práticas, novos modelos, processos ou artefatos); 4. Postura do Expositor (análise da capacidade de argumentação e coerência na apresentação escrita e oral do trabalho). 5. Pôster expositivo (apresentação de um Pôster, contendo: título; nomes dos autores; nome do colégio; introdução; objetivo; métodos e técnicas; resultados; referências principais e agradecimento (opcional)). V.b - Serão classificados 3 (três) trabalhos de pesquisa para premiação. V.c - Os avaliadores darão notas de 0 a 5 (zero a cinco) para cada item da avaliação. O relatório final de investigação receberá até 2,0 pontos que serão somados aos pontos da exposição. V.d A Comissão Avaliadora é soberana para estipular com os professores das áreas envolvidas, como será a pontuação e notas para os participantes. CAPÍTULO VI DA PREMIAÇÃO Os avaliadores do projeto lançaram as notas, conforme critérios da ficha avaliativa; (edital no site) Serão premiadas as 03 equipes que na somatória dos critérios avaliados atingirem a nota mais alta, de acordo com os critérios avaliados pela Comissão Julgadora; As notas referentes ao trabalho serão divulgadas no dia 13 de outubro. E a premiação acontecerá no dia da divulgação das notas, ou seja, dia 13/11, às 11h. A premiação será: 1º lugar 2,0 (na média do 4º bimestre) + certificado de honra ao mérito e participação; 2º lugar 1,5 (na média do 4º bimestre) + certificado de participação; 3º lugar 1,0 (na média do 4º bimestre) + certificado de participação. CAPÍTULO VII DA DATA E ESPAÇO DE REALIZAÇÃO DO EVENTO VII.a - A apresentação dos projetos para a comunidade acontecerá no dia 23 de outubro de 2015 das 17h30min as 21h00min, nas dependências do Colégio Notre Dame de Lourdes. VII.b - A Comissão Organizadora manterá o local organizado para receber os pesquisadores. VII.c - O cronograma das principais atividades do evento será: Dia 23 de outubro: Manhã (das 7h as 12h): organização dos espaços da Feira; Noite (17h30min às 21h): Apresentações e Encerramento e (21h às 21h30min): Desmontagem dos trabalhos.

6 CAPÍTULO VIII DOS DIREITOS, DEVERES E RESPONSABILIDADES DOS PARTICIPANTES São direitos e deveres dos participantes discentes e docentes orientadores: VIII.a dos direitos: 1. Recorrer à Comissão Organizadora e Avaliadora; 2. Acesso a todas as informações referentes às atividades desenvolvidas durante a III Feira; 3. Sugerir melhorias na realização da Feira; 4. Receber certificado de participação. VIII.b dos deveres: 1. Respeitar os regulamentos, as normas, instruções e regras de boa conduta, em especial quanto à privacidade, direitos humanos, direitos autorais, falsidade ideológica e documental; 2. Agir com honestidade, lealdade e ética; 3. Apresentar o trabalho à Comissão Organizadora, Avaliadora e aos demais participantes da Feira com uso de linguagem objetiva e respeito; 4. Conservar limpo o espaço de apresentação do trabalho; 5. Cumprir todas as normas para a realização correta do evento e manter-se pontual; 6. Trazer o material e equipamento necessários à apresentação do trabalho e responsabilizar-se pelos mesmos; 7. Não ferir a integridade física, moral, ética, religiosa, étnica, política e socioeconômica das pessoas no contexto interno e externo da III Feira; 8. Informar à Comissão Organizadora e Avaliadora o que for necessário para o bom andamento do evento. VIII. c - É proibido a todos os participantes da III Feira: 1. Usar experimentos que firam o patrimônio genético e cultural dos seres humanos, animais e de plantas; 2. Portar elementos que coloque em riscos à segurança das pessoas no ambiente interno e externo da III Feira; 3. Criar insegurança, tumulto e desrespeito no tratamento com os demais participantes; 4. Cometer atentado contra vida honra patrimônio, dignidade, integridade física e moral, família, direito autoral, falsidade documental, crenças religiosas ou político-partidárias, origem social e cultural, cor e identidade. Qualquer atentado deste tipo resulta na desclassificação e expulsão da participação e do local do evento; 5. Fazer plágio, crime contra direitos autorais (Lei nº de 19/02/1998); 6. Fazer quaisquer tipos de propaganda ideológica, política, religiosa, social, classista, sexista, étnica, etc., por quaisquer meios de comunicação durante o período do evento e no ambiente da III Feira. VIII.d - Compete aos docentes orientadores e/ou coorientadores:

7 1. Orientar os discentes no desenvolvimento pedagógico das atividades de pesquisas planejadas, de forma ética e responsável; 2. Coordenar as atividades de pesquisa, planejamento, análise dos resultados, redação e apresentação dos trabalhos; 3. Zelar pelo bom andamento da pesquisa e da apresentação durante a III Feira; 4. Orientar os discentes a cumprirem todas as normas, a serem pontuais e comunicar-se de forma natural durante as avaliações; 5. Zelar, orientar e certificar-se de que os discentes estão portando toda a documentação necessária para participação do evento; 6. Acompanhar os discentes durante todo o evento; VIII. e - Caberá ao Comitê Científico Gestor alterar o presente regulamento, por razões excepcionais, bem como redimir questões não contempladas nesta norma.

8 ANEXO1: Formulário de Inscrição. SUSTENTABILIDADE: Todos pelo meio ambiente FICHA DE INSCRIÇÃO AO EVENTO NOME COMPLETO DOS PARTICIPANTES, SÉRIE. Exemplo: Ana Luiza de Diniz, 7ªano A Fund. II. NOME COMPLETO DO PROFESSOR (A) ORIENTADOR (A), DISCIPLINA. Exemplo: João Proença Albuquerque, Geografia. NOME COMPLETO DO PROFESSOR (A) CO-ORIENTADOR (A), DISCIPLINA. Exemplo: Mariana dos Santos Pinho, Biologia. ÁREA DO CONHECIMENTO Ciências da Natureza (Biologia, Química e Física); Códigos e Linguagens (Gramática, Literatura e Interpretação de Texto); Ciências Humanas (Geografia, História, Atualidades, Filosofia e Sociologia); Matemática e suas tecnologias. MATERIAL NECESSÁRIO PARA REALIZAÇÃO DO PROJETO

9 Declaramos ter conhecimento e estar de acordo com todas as regras da III Feira de Experimentos, Descobertas e Inventos Orientador(a) Coorientador(a) RESUMO Cuiabá-MT, de de 2015.

10 ANEXO 2: Modelo de Resumo. IDENTIFICADOR DA POLUIÇÃO ATMOSFÉRICA CAUSADA PELO CIGARRO Discente: Gustavo Fabris Zaguini Orientadora: Angélica Yara Siqueira RESUMO Essa pesquisa experimental apresentou um sistema simples, que possibilitou a demonstração de um papel filtro impregnado de substâncias tóxicas a partir da fumaça do cigarro. Esse sistema pode ser apresentado, facilmente, em sala de aula para alertar sobre a qualidade do ar de um fumante e a poluição que passará a fazer parte do pulmão e interferirá, prejudicando significativamente, o processo de hematose pulmonar. A industrialização e urbanização associada a mídia e as propagandas com mensagens subliminares influenciam diretamente a população no que concerne às questões relacionadas aos hábitos, atitudes, sendo que muitos desses comportamentos tem acarretado um aumento corrente de doenças crônico-degenerativas como o câncer e doenças cardiovasculares em todo o mundo, principalmente na população jovem, mais vulnerável aos apelos midiáticos. Isso é resultado, em grande parte, do aumento do consumo de princípios ativos, principalmente de drogas lícitas como o tabaco. A Organização Mundial da saúde afirma, segundo o Mistério da Saúde (S/D), que o tabagismo atualmente atingiu a cifra de 4,9 milhões de mortes anuais, o que corresponde mais de 10 mil mortes por dia. Caso as atuais tendências de expansão do seu consumo sejam mantidas, esses números aumentarão para 10 milhões de mortes anuais por volta do ano 2030, sendo metade delas nos indivíduos em idade produtiva. O Ministério da Saúde (S/D) alerta que usuários de tabaco ou derivados deste desenvolvem mais doenças do que pessoas que não fumam, com 24 vezes mais chances de desenvolver câncer de pulmão e o dobro de chances de desenvolver doenças cardiovasculares, além de ser responsável por: - 90% dos casos de câncer no pulmão (entre os 10% restantes, 1/3 é de fumantes passivos); - 85% das mortes causadas por bronquite e enfisema; - 45% das mortes causadas por doença coronariana na faixa etária abaixo dos 60 anos; - 40% dos casos de bronquite crônica; - 45% das mortes por infarto agudo do miocárdio na faixa etária abaixo de 65 anos; Projeto Educacional Anti-tabagismo 2011; - 30% das mortes decorrentes de outros tipos

11 de câncer (de boca, laringe, faringe, esôfago, pâncreas, rim, bexiga e colo de útero); - 25% das mortes causadas por doença coronariana: angina e infarto do miocárdio; - 25% das doenças vasculares (entre elas, derrame cerebral). O uso do cigarro ainda pode causar: - Impotência sexual no homem; - Complicações na gravidez; - Aneurismas arteriais; - Ulcera do aparelho digestivo; - Infecções respiratórias; - Trombose vascular. Segundo o Mistério da Saúde (S/D), cerda de 1,3 milhões de pessoas fuma ou faz uso de produtos derivados do tabaco. Um estudo mundial realizado pela Organização Mundial da Saúde sobre o tabagismo entre jovens, realizado em 12 capitais brasileiras entre 2002 e 2003, revela que de 36 a 58 % de jovens do sexo masculino e de 31 a 55 % de jovens do sexo feminino já experimentaram tabaco ou derivados deste. A pesquisa ainda revela que dentre os jovens estudantes de 11 a 27% do sexo masculino e de 9 a 24% do sexo feminino são fumantes convictos. Segundo o Ministério da Saúde (S/D) o cigarro possui aproximadamente uma mistura de substâncias, dentre elas, o alcatrão, o monóxido de carbono e a nicotina são as mais conhecidas, sendo esta considerada pela Organização Mundial da Saúde uma droga psicoativa que causa dependência agindo no sistema nervoso de maneira semelhante à cocaína. Desta forma, o Projeto Educacional Anti-tabagismo Tabagismo é considerado uma doença e está inserido no Código Internacional de Doenças. A presente pesquisa teve como objetivo geral: - Reconhecer as propriedades tóxicas do cigarro e as principais patologias causadas pelo tabagismo. E como objetivos específicos: - Comparar dados estatísticos provenientes do Ministério da Saúde referentes ao uso do Tabaco entre os jovens e os índices de doenças provindas desse hábito; - Analisar as propriedades químicas das substâncias presentes no cigarro e seus malefícios; - Reconhecer as principais medidas tomadas pelo Governo Federal no que diz respeito à prevenção do Tabagismo. O problema que permeou essa pesquisa foi: De que forma as propriedades tóxicas do cigarro acarretam problemas no sistema respiratório dos fumantes ativos e passivos? O sistema simples é constituído pelos seguintes materiais: - garrafa pet; - caneta usada; - cola quente; - água; - cigarro; papel filtro e 1 elástico. Através desse sistema, foi criado uma pressão negativa em uma garrafa pet ao deixar escoar a água. Essa manobra puxou toda a fumaça do cigarro para o interior da garrafa, em seguida trocou-se a tampa da garrafa que estava acoplada a um cigarro acesso por um papel filtro preso por um elástico. Assoprou-se (pressão positiva) pela caneta. Dessa forma a fumaça saiu pela tampa sendo filtrada pelo papel. Assim foi possível ver que a fumaça do cigarro impregna o filtro de papel. O papel filtro, após a pressão positiva adquiriu uma coloração marrom escuro levando-nos a concluir que da mesma forma essa fumaça se deposita nos órgãos do fumante gerando transtornos à saúde do mesmo.

12 ANEXO 3: Autorização e Termos de Responsabilidade. Autorização para Divulgação de Imagem e dos Projetos Produzidos pelos Grupos durante a III FEIRA DE EXPERIMENTOS, DESCOBERTAS E INVENTOS Nos termos da Lei nº9.610, de 19 de feveiro de1998 e da Lei nº8.069, de 13 de julho de 1990, Eu, portador(a) da cédula de identidade de nº, órgão expedidor -, CPF nº, Residente na, nº, bairro, complemento, Cidade - Estado, AUTORIZO o(a) estudante expressamente e a título gratuito: o registro fotográfico, a filmagem e a divulgação ao público da participação da III FEIRA DE EXPERIMENTOS, DESCOBERTAS E INVENTOS 2015, e a reprodução, distribuição e a divulgação dos projetos produzidos coletivamente e com a participação deste (a) estudante durante a mesma, desde que estas imagens e projetos sejam eventualmente usadas e divulgadas exclusivamente com fins pedagógicos pelo Colégio Notre Dame de Lourdes, sem qualquer exploração econômica ou comercial do referido material. Cuiabá-MT, de de Assinatura do Responsável

13 TERMO DE RESPONSABILIDADE Pelo presente termo de responsabilidade, eu, comprometo-me a acompanhar e orientar os(as) discentes: provenientes da série, durante todo desenvolvimento do trabalho e realização da III FEIRA DE EXPERIMENTOS, DESCOBERTAS E INVENTOS 2015, até o dia da da apresentação oral ao público que será realizada no dia 23/10/15 no Colégio Notre Dame de Lourdes, responsabilizando-me pela viabilidade pedagógica-científica. Cuiabá-MT, de de Assinatura do Orientador(a)

14 ANEXO 4: Modelo de Relatório Final de Investigação (Projeto Executado). GUSTAVO FABRIS ZAGUINI IDENTIFICADOR DA POLUIÇÃO ATMOSFÉRICA CAUSADA PELO CIGARRO CUIABÁ/MT 2014

15 GUSTAVO FABRIS ZAGUINI IDENTIFICADOR DA POLUIÇÃO ATMOSFÉRICA CAUSADA PELO CIGARRO Relatório final apresentado a Comissão de Organizadora e Avaliadora da III Feira de Experimentos, Descobertas e Inventos, como requisito para participação e classificação da mesma, sob a orientação da professora Angélica Yara Siqueira. CUIABÁ/MT 2014

16 SUMÁRIO INTRODUÇÃO O CIGARRO, A SAÚDE HUMANA E A POLUIÇÃO ATMOSFÉRICA MATERIAIS E MÉTODOS RESULTADOS E ANÁLISE DE DADOS CONSIDERAÇÕES FINAIS...15 REFERENCIAL BIBLIOGRÁFICO... 16

17 INTRODUÇÃO O tabagismo é considerado uma doença e está inserido no Código Internacional de Doenças. Mais de 80% dos fumantes iniciaram seu vício antes dos 18 anos. Com o objetivo de demonstrar aos alunos a presença de poluentes tóxicos e os males que eles causam à saúde, foi criado um sistema simples com materiais recicláveis que simula o ato do fumante aspirando a fumaça do cigarro para seu pulmão, passando pela boca, dentes, orofaringe e traquéia. A presente pesquisa teve como objetivo geral: - Reconhecer as propriedades tóxicas do cigarro e as principais patologias causadas pelo tabagismo. E como objetivos específicos: - Comparar dados estatísticos provenientes do Ministério da Saúde referentes ao uso do Tabaco entre os jovens e os índices de doenças provindas desse hábito; - Analisar as propriedades químicas das substâncias presentes no cigarro e seus malefícios; - Reconhecer as principais medidas tomadas pelo Governo Federal no que diz respeito à prevenção do Tabagismo. O problema que permeou essa pesquisa foi: De que forma as propriedades tóxicas do cigarro acarretam problemas no sistema respiratório dos fumantes ativos e passivos? O primeiro capítulo fundamenta a pesquisa trazendo um panorama da indústria tabagística, das conseqüências para a saúde humana, evidenciando os malefícios e da poluição atmosférica causada não só pelo fumo, como também pela produção industrial do cigarro. O segundo capítulo detalha os materiais e o procedimento metodológico utilizado para construir o identificador da poluição atmosférica causada pelo cigarro. O terceiro capítulo trata dos resultados obtidos e faz uma análise dos componentes do cigarro que ficam impregnados no experimento trazendo informações sobre os efeitos de cada substância para o organismo. Assim, o experimento criará nos espectadores um sentimento crítico negativo sobre o ato de fumar e alertar para os perigos causados à sua saúde e ao ambiente. 1. O CIGARRO, A SAÚDE HUMANA E A POLUIÇÃO ATMOSFÉRICA A industrialização e urbanização associadas à mídia e propagandas com mensagens subliminares influenciam diretamente a população no que concerne às questões

18 relacionadas aos hábitos e atitudes, sendo que muitos desses comportamentos têm acarretado um aumento corrente de doenças crônico degenerativa como câncer e doenças cardiovasculares em todo o mundo, principalmente na população jovem, mais vulnerável aos apelos midiáticos. Isso é resultado, em grande parte, do aumento do consumo de princípios ativos, principalmente de drogas lícitas como o tabaco. O Ministério da Saúde (S/D) afirma, com dados da Organização Mundial da Saúde, que o tabagismo atualmente atingiu a cifra de 4,9 milhões de mortes anuais, o que corresponde a mais de 10 mil mortes por dia. Caso as atuais tendências de expansão do seu consumo sejam mantidas, esses números aumentarão para 10 milhões de mortes anuais por volta de 2030, sendo metade delas nos indivíduos em idade produtiva. Estudos científicos mostraram que a fumaça do cigarro reúne aproximadamente 4700 substâncias tóxicas diferentes e muitas delas são cancerígenas, ou seja, tem potencial de desenvolver o câncer no fumante ( pulmão, boca, faringe, esôfago, bexiga e outros), prejudicando a qualidade da vida e podendo levar a morte. O Ministério da Saúde (S/D) alerta que usuários de tabaco ou derivados deste desenvolvem mais doenças do que pessoas que não fumam, com 24 vezes mais chances de desenvolver câncer de pulmão e o dobro de chances de desenvolver doenças cardiovasculares. O tabaco é responsável por 90% dos casos de câncer no pulmão ( entre os 10% restantes, 1/3 é de fumantes passivos ), 85% das mortes causadas por bronquite e enfisema, 45% das mortes causadas por doença coronariana na faixa etária abaixo de 60 anos, 40% dos casos de bronquite crônica, 45% das mortes por infarto agudo do miocárdio na faixa etária abaixo de 65 anos. No Brasil, 23 pessoas morrem por hora em virtude de doenças ligadas ao tabagismo. Filhos de mulheres que fumaram durante a gravidez nascem com peso abaixo do normal e está comprovado que crianças de 7 anos de idade nascidas de mães que fumaram 10 ou mais cigarros por dia durante a gestação apresentam atraso no aprendizado quando comparadas aos filhos de não fumantes. Além das questões de saúde não podemos deixar de citar as implicações econômicas para o fumante como gasto direto com a compra do cigarro, gastos com o pagamento de tratamento médicos e remédios, perda da capacidade de trabalho e para o Estado e a sociedade que tem que arcar com os custos de tratamentos de alta complexidade. Atualmente a data de 29 de agosto é considerada o Dia Nacional de Combate ao fumo. Algumas medidas foram tomadas pelo Ministério da Saúde através da

19 regulamentação da lei Anti-fumo que estabelece a implementação de novas regras sobre a comercialização, a publicidade e o consumo de cigarros. O objetivo é proteger a população do fumo passivo e contribuir para a diminuição do tabagismo entre os brasileiros. Uma pesquisa feita pelo Fleury Medicina e saúde - cujos resultados estão inseridos na tabela 1 (Anexo 1) -, com pessoas que estavam tentando parar de fumar demonstrou que a maioria dos entrevistados associaram o hábito de fumar como alívio a alguma situação de estresse, levando-nos a deduzir que o cigarro é utilizado como relaxante e/ou calmante. A figura 1 e a tabela 2 (Anexo 2) trazem informações sobre a composição química dos cigarros, variando apenas na quantidade de um ou outro componente, evidenciando que as substâncias são tóxicas, comprometendo o metabolismo celular e consequentemente orgânico das pessoas que fazem uso. Os efeitos da poluição tabagística atmosférica são preocupantes, visto que a fumaça denominada lateral, ou seja, aquela inalada pelos fumantes passivos, não passa pelo filtro do cigarro, portanto é mais tóxica do que a aspirada pelo fumante. Os fumantes passivos sofrem os efeitos imediatos da poluição ambiental, tais como irritação nos olhos, manifestações nasais, tosse, cefaléia (dor de cabeça), aumento de seus problemas alérgicos, principalmente das vias respiratórias, e aumento de problemas cardíacos, principalmente elevação da pressão arterial e angina (dor no peito). O Brasil é o terceiro (3o.) maior produtor e o segundo (2o.) maior exportador de tabaco do mundo (ABIFUMO). O consumo nacional de cigarros é de cerca de 164 bilhões por ano. A curagem das folhas do fumo utiliza, somente no Sul do Brasil, necessita de cerca de fornos à lenha (através de uma técnica secular), que consome um hectare de lenha para cada hectare plantado com a cultura, contribuindo significativamente na emissão de gás carbônico na atmosfera, potencializando o efeito estufa e contribuindo para o aumento da temperatura média do planeta e consequentemente para o aquecimento global. A fumaça do cigarro é o poluidor do ar mais constante e prejudicial à saúde que se conhece, pois as pessoas (principalmente nas cidades) passam 80% do seu tempo em ambientes fechados. Outros efeitos a médio e longo prazos são a redução da capacidade funcional respiratória (o quanto o pulmão é capaz de exercer a sua função), aumento do risco de ter aterosclerose e aumento do número de infecções respiratórias em crianças. Além disso, os

20 fumantes passivos morrem duas vezes mais por câncer de pulmão do que as pessoas não submetidas à poluição tabagística ambiental. As crianças, principalmente as de baixa idade, são grandemente prejudicadas em sua convivência involuntária com fumantes. Há uma maior prevalência de problemas respiratórios (bronquite aguda, pneumonia, bronquiolite) em crianças até um ano de idade que vivem com fumantes, em relação àquelas cujos familiares não fumam. Observa-se que, quanto maior a incidência de fumantes no domicílio, maior o percentual de infecções respiratórias, chegando a 50% nas crianças que vivem com mais de dois fumantes em casa. É, portanto, fundamental que os adultos não fumem em locais onde haja crianças e/ou não fumantes, para que não as transformem em fumantes passivos. Os fumantes tendem a adoecer com mais frequência, a aposentar-se prematuramente e a morrer mais cedo, além do sofrimento causado pelas doenças e complicações orgânicas causadas como conseqüência do hábito de fumar. É de suma importância apresentar e demonstrar aos jovens em idade escolar, antes mesmo de concluir o Ensino Fundamental, pois é nessa faixa etária que a maioria dos fumantes entram em contato com o fumo (Tabela 3 em Anexo 3), a composição, os efeitos e as conseqüências do hábito de fumar para o organismo, o ambiente e a sustentabilidade planetária.

21 2. MATERIAIS E MÉTODOS 2.1 Materiais Garrafa PET Caneta usada Mangueira Cola quente Água Cigarro Papel filtro e 1 elástico 2.2 Métodos Fazer um furo na lateral da garrafa PET (parte de baixo) e soldar a caneta com uma mangueira acoplada usando a cola quente Furar a tampa da garrafa até chegar ao diâmetro de um cigarro Encher a garrafa com água tampando o orifício da mangueira Colocar 1 cigarro na tampa e acender Deixar escoar a água. Essa manobra cria uma pressão negativa na garrafa puxando toda a fumaça do cigarro para dentro dela Retirar a tampa com a sobra do cigarro Colocar o papel na tampa e prender com o elástico Assoprar (pressão positiva) pela mangueira. Dessa forma a fumaça sai pela tampa sendo filtrada pelo papel Retirar o papel e mostrar para os expectadores

22 3. RESULTADOS E ANÁLISE DOS DADOS O experimento desenvolvido - que consiste em uma garrafa pet com tampa acoplada ao cigarro aceso, sistemas de vazão de água e papel filtro -, permitiu ao deixar escoar a água, que uma pressão negativa na garrafa pet puxasse grande parte da fumaça do cigarro para o interior da garrafa, em seguida trocou-se a tampa da garrafa que estava acoplada a um cigarro aceso por um papel filtro preso por um elástico. Assoprando pela mangueira, foi gerado uma pressão positiva que possibilitou a fumaça sair pela tampa sendo filtrada pelo papel. O papel que filtra a fumaça do cigarro fica totalmente impregnado pelos elementos dessa fumaça adquirindo uma tonalidade marrom, sendo que o mesmo acontece a nível orgânico, especialmente nas vias respiratórias e pulmões que ficam enegrecidos (Figura 2 em Anexo 4), ocasionando transtornos diversos à saúde da pessoa que faz uso do cigarro. Não é possível identificar cada uma das substâncias que compõem o cigarro, mas é possível formular a hipótese de que a coloração marrom que o papel filtro branco adquire é uma mistura de todas as substâncias infra mencionadas, tais como: Gases tóxicos: 1- Monóxido de carbono (CO). Mesmo gás que sai dos escapamentos de automóveis. Considerado tóxico, tem 250 vezes mais afinidade com a hemoglobina (componente do sangue) quando comparado ao oxigênio, ou seja, o CO ao entrar na hemoglobina forma a carboxihemoglobina, que dificulta a oxigenação dos tecidos do corpo. Em conseqüência há a redução do desempenho do organismo para atividade física, dificulta as trocas de nutrientes e a cicatrização. O fumante de 20 cigarros/dia pode ter níveis de monóxido de carbono de 5 a 10 vezes mais elevados, quando comparado com os não fumantes. 2- Amônia. A indústria tabaqueira ao observar que grande quantidade de nicotina dos cigarros não era liberada durante a queima do cigarro, desenvolveu a tecnologia da amônia, um produto químico geralmente utilizado na limpeza doméstica. Essa substância é corrosiva para o nariz e olhos. Quando adicionada ao tabaco, ajuda tanto na vaporização mais rápida da nicotina durante a queima do cigarro, quanto no seu depósito pulmonar. Todo esse mecanismo tem como objetivo acelerar a chegada da nicotina ao cérebro, ocasionado uma sensação quase que imediata de prazer. Sendo depositada no pulmão, agrava o enfisema e a bronquite crônica do fumante. 3- Tolueno. Gás tóxico encontrado no escapamento de carros. Utilizado na fabricação de borrachas, óleos, resinas, tintas, colas, detergentes e explosivos. Ao ser inalado, deposita-se na gordura do corpo e lá permanece durante anos. Ocasiona a depressão do sistema

23 nervoso central. A longo prazo, mesmo em baixos níveis de exposição, leva a dores de cabeça, perda do apetite, alterações nos ciclos menstruais. 4- Cianeto. Forma-se com a queima do cigarro. É reconhecidamente carcinogênico. Utilizado nas indústrias para a manufatura de fibras, plásticos, tintas, pesticidas, usado como gás para matar ratos. Na Segunda Grande Guerra foi utilizado em grandes quantidades, levando a morte dos prisioneiros nos campos de concentração. Inalado em pequenas quantidades pode levar a tonturas, dores de cabeça, náuseas e vômitos. 5- Butano. Gás tóxico, inflamável, podendo ser mortal, Utilizado no isqueiro e também como gás de cozinha. Sua inalação ocasiona: dificuldade respiratória, alterações visuais e coriza. 6- Cetonas. Produto entorpecente e inflamável, sendo mais conhecido entre as mulheres como removedor de esmaltes, presente na fumaça do cigarro. A inalação em pequenas quantidades irrita a garganta, ocasiona tonturas e dores de cabeça, em grandes quantidades pode levar à morte. 7- Terebentina. Substância tóxica obtida através da extração de resinas de pinheiros. É um diluente de tintas a óleo, usado também para a limpeza de pincéis. Ao ser inalado provoca irritação nos olhos, vertigem, desmaios e lesões no sistema nervoso. 8- Xileno. Produto inflamável e cancerígeno encontrado em tintas de caneta. Ao ser inalado ocasiona irritação dos olhos, tontura, dor de cabeça e até a perda de consciência. Se ingerido, provoca pneumonia. As indústrias de canetas estão retirando o xileno da composição de seus produtos, devido aos riscos que oferece à saúde. 9- Ácido levulínico. Adicionando esse ácido no cigarro as indústrias de tabaco descobrem que a dureza da nicotina é disfarçada, bem como o teor de alcatrão nas frações de nicotina é reduzido, ajudando-as a manterem-se dentro das exigências legais. O ácido levulínico torna o sistema respiratório superior menos sensível ao fumo, favorecendo as tragadas mais profundas. Metais tóxicos 1- Arsênico. Metal empregado na fabricação de venenos contra insetos. Muitos fumicultores utilizam pesticidas à base de arsênico, para se verem livres das pragas em suas lavouras de fumo. Ocasiona lesões ao ser armazenado no fígado, rins, coração, pulmões, ossos e dentes.

24 2- Cádmio. Metal pesado, tóxico e cancerígeno que provoca lesões no fígado, rins, pulmões e cérebro. Além de câncer pulmonar, próstata, rins e estômago. Pode permanecer no corpo por até 30 anos. 3- Acetato de chumbo. Substância que está presente na fórmula das tinturas para cabelo, com potencial cumulativo no corpo humano, podendo ocasionar o aparecimento de câncer de pulmão e rim. Deposita-se nos pulmões, levando a perda da capacidade de ventilação desse órgão, gerando falta de ar, enfisema e câncer de pulmão. Quando inalado ou ingerido altera o crescimento de crianças e adolescentes. Provoca anorexia e dor de cabeça. Pode permanecer no corpo entre 10 a 30 anos. 4- Fósforo P4 P6. Substância encontrada em fertilizantes e produtos de limpeza bem como em produtos raticidas. É venenoso, podendo ser mortal para o homem, de acordo com a dose ingerida. Substâncias cancerígenas presentes no cigarro 5- Alcatrão. É um termo usado para definir um conjunto de partículas sólidas orgânicas e inorgânicas, que são absorvidas pelo fumante quando o cigarro é aceso. Entre seus compostos encontram-se 43 substâncias cancerígenas, como por exemplo: Arsênico, Polônio 210, Carbono 14, DDT, Níquel, Chumbo, Benzopireno, Cádmio, Dibenzoacridina. Grande parte das substâncias tóxicas do cigarro está sob a forma gasosa, não sendo incluída como componente do alcatrão, dando a falsa impressão de que não agride o organismo. Cigarros com menor teor de alcatrão não são mais seguros para a saúde, pois contêm vários produtos tóxicos e cancerígenos. O alcatrão no corpo do fumante ocasiona manchas nos dentes, dedos, deposita-se nos pulmões gerando uma coloração castanha escura. 6- Polônio. É um raro elemento radioativo, sendo o Polônio 210 a sua forma mais comum. O polônio produz um tipo de radiação extremamente prejudicial chamada de alfa-radiação, que geralmente são bloqueadas pelas camadas da pele. Na fumaça do cigarro foram identificados vestígios de polônio, esses são depositados nas vias aéreas emitindo radiação para as células a sua volta. Estima-se que um fumante de 30 cigarros/dia está exposto à radiação equivalente a 300 RX de tórax em 1 ano. 7- Níquel. Usado na produção de aço inoxidável, ligas, moedas, galvanoplastia e pilhas alcalinas. Armazena-se no fígado, rins, coração, pulmões, ossos e dentes. Sua inalação desencadeia alterações no estômago e intestinos, aumenta as chances de infecções respiratórias e câncer.

25 8- Benzeno. É produzido durante a queima do cigarro. Utilizado como pesticida, na composição do detergente e da gasolina. Também considerado cancerígeno. Ao ser inalado é absorvido pelos pulmões onde provoca danos irreversíveis a longo prazo, como o enfisema e a asma em crianças filhas de pais fumantes. Transportado por todo o corpo em especial para o fígado. A exposição ao benzeno pode provocar leucemia entre 2 a 50 anos. 9- N-Nitrosaminas. Responsáveis pelas alterações do DNA, portanto consideradas cancerígenas ambientais, ou seja, o não fumante exposto a fumaça do cigarro em ambientes fechados, ao inalar essas substâncias tem mais chances de desenvolver câncer. Quando o fumo é associado com o álcool seu efeito carcinogênico amplia-se. 10- Formaldeído. Utilizado na conservação de cadáveres e na fabricação de produtos químicos para matar bactérias, fertilizantes, corantes e desinfetantes. A fumaça do cigarro em ambientes fechados possui concentrações de formaldeído que podem chegar a níveis 3 vezes maiores, quando comparadas com o ar livre. Provoca doença respiratória, reações alérgicas como asma, coceira nos olhos, além de tonturas, diminuição da coordenação motora, dores de garganta e alteração do sono. Suspeito de ser cancerígeno para os seres humanos. 11- Acroleína. Gás com um forte cheiro nauseante, sendo o de maior concentração no cigarro. O cigarro contém vezes mais acroleína quando comparado com outros produtos químicos que fazem alteração do DNA, sendo possivelmente o maior responsável pelo câncer de pulmão, bem como o formaldeído e acetaldeído que estão classificados no mesmo grupo. Essas alterações são bem parecidas com as causadas pelo arsênico e cádmio. Responsável pela destruição dos cílios pulmonares, fundamentais para a defesa das toxinas inaladas. Outras substâncias 1- Acetaldeído. É utilizado no combustível, cola, tintas, plásticos, borrachas sintéticas, couro, espelhos. A indústria do tabaco desenvolveu estudos sobre a ação do acetaldeído conjuntamente com a nicotina em ratos de laboratório. Observou que ação das duas substâncias favorece o potencial de dependência da nicotina. Em humanos, pequena quantidade de acetaldeído leva à irritação da pele, dos olhos e do sistema respiratório. 2- Naftalina. Usado como veneno para matar barata. O contato com essa substância provoca tosse, irritação na garganta, náuseas, distúrbios gastrointestinais, renais e oculares, além de anemia.

26 Todas essas substâncias impregnadas nas vias respiratórias e nos pulmões com as suas respectivas conseqüências fazem do fumo e seus derivados uma das drogas consideradas de alta periculosidade a saúde humana, sendo em muitos casos, fatais às pessoas que fazem uso, muitas vidas são tragadas pelos malefícios do fumo a cada minuto.

27 4. CONSIDERAÇÕES FINAIS O identificador de poluição atmosférica evidencia a presença dos componentes do cigarro que tornam essa droga de alta periculosidade para a saúde humana, além da poluição atmosférica causada não só pelo fumo como também pela queima de madeira na produção do cigarro. O instrumento criado para esta pesquisa tem uma importância social significativa, é de fácil execução, baixo custo e utiliza materiais recicláveis, colaborando para a diminuição dos resíduos sólidos no ambiente. Desta maneira, ele poderá ser usado como material didático nas escolas para demonstrar aos alunos as conseqüências e os perigos das substâncias tóxicas encontradas na fumaça do cigarro e os prejuízos para a saúde e economia, além de promover uma interação da teoria com a prática.

28 5. REFERÊNCIAL BIBLIOGRÁFICO INSTITUTO NACIONAL DO CÂNCER JOSÉ ALENCAR GOMES DA SILVA, Programa Nacional de Controle ao Tabagismo, Disponível em < Acessado em TAMASHIRO, Edwin; COHEN, Noam A; PALMER, James N; LIMA, Wilma Terezinha Anselma. Efeitos do cigarro sobre o epitélio respiratório e sua participação na Rinossinusite Crônica. Braz. J. Otorhinolaryngol. v 75. N 6, p , VIEGAS, Carlos Alberto de Assis. Formas não habituais de uso do tabaco. Jornal Brasileiro de Pneumologia, v 34, n 12, p , JARDIM, Carlos; VARELLA, Drauzio. Guia Prático de saúde e bem-estar. Gold, PORTAL DA SAÚDE. A situação do Tabagismo no Brasil, Disponível em < Acessado em ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DA INDÚSTRIA DE FUMO. Exportações de Fumo no Brasil, Disponível em < Acessado em

29 6. ANEXOS ANEXO 1. Tabela 1. Pesquisa informando os motivos que levaram as pessoas entrevistadas a fumar. ANEXO 2. Figura 1. Figura informando grande parte das substância que compõem o cigarro. Tabela 2. Substâncias presentes na fumaça do cigarro FASES GASOSAS

30 Monóxido de carbono, amônia, cetonas, formaldeído, acetaldeído, acroleína FASE PARTICULADA Alcatrão Arsênio, polônio 210, carbono 14, DDT, níquel, chumbo Benzopireno, cádmio, dibenzoacridina Nicotina ANEXO 3. Tabela 3. Informações sobre a faixa etária de fumantes ativos.

31 ANEXO 5: Modelo de Pôster

32 ANEXO 6: Programação da III FEIRA DE EXPERIMENTOS, DESCOBERTAS E INVENTOS PROGRAMAÇÃO ITEM EVENTO INÍCIO TÉRMINO 01 Divulgação do Regulamento Período de Inscrições Divulgação das Inscrições Deferidas Efetivação das Inscrições Deferidas Apresentação Oral e Expositiva para Comissão Organizadora Entrega do Relatório Final (Projeto Executado) Apresentação Oral e Expositiva para Comissão Avaliadora e ao Público 08 Divulgação das Notas e Premiação

TABAGISMO. Partes do cigarro

TABAGISMO. Partes do cigarro TABAGISMO O consumo de tabaco mata mais do que todas as mortes/ano causadas por HIV, drogas ilegais, consumo de álcool, acidentes de viação, suicídios e homicídios, sendo por isso considerado pela Organização

Leia mais

Projeto Educacional Anti-tabagismo. Ensino Médio e 9º ano do Ensino Fundamental II. São Paulo 05/11

Projeto Educacional Anti-tabagismo. Ensino Médio e 9º ano do Ensino Fundamental II. São Paulo 05/11 Projeto Educacional Anti-tabagismo Ensino Médio e 9º ano do Ensino Fundamental II São Paulo 05/11 Índice: 1-) Problematização:...2 2) Justificativa...2 3-) Objetivos...4 4-) Conteúdos a serem trabalhados...4

Leia mais

Escola Básica dos 2º e 3º Ciclos Dr. Horácio Bento de Gouveia 17 de Novembro Dia do Não Fumador

Escola Básica dos 2º e 3º Ciclos Dr. Horácio Bento de Gouveia 17 de Novembro Dia do Não Fumador Escola Básica dos 2º e 3º Ciclos Dr. Horácio Bento de Gouveia 17 de Novembro Dia do Não Fumador Ano Lectivo 2010-11 O hábito de fumar está relacionado com causas essencialmente sociais e comportamentais.

Leia mais

Valorizando ideias e experiências participativas que promovam o direito humano à educação REGULAMENTO

Valorizando ideias e experiências participativas que promovam o direito humano à educação REGULAMENTO REGULAMENTO 1. O RECONHECIMENTO PÚBLICO DE OLHO NOS PLANOS 1.1. O Reconhecimento Público é uma ação da iniciativa De Olho nos Planos, composta pelos seguintes parceiros: Ação Educativa, UNICEF, Campanha

Leia mais

REGULAMENTO DA SEMANA DA ENGENHARIA

REGULAMENTO DA SEMANA DA ENGENHARIA REGULAMENTO DA SEMANA DA ENGENHARIA A Coordenadora da Faculdade de Ciência e Tecnologia de Montes Claros FACIT, no uso de suas atribuições regimentais, considerando que o projeto dos cursos de engenharia

Leia mais

Modalidade Franqueado

Modalidade Franqueado PRÊMIO o cumprimento ABF DESTAQUE de todos os critérios FRANCHISING deste Categoria regulamento, selecionando Sustentabilidade os melhores trabalhos. Modalidade Franqueado REGULAMENTO Objetivos O Prêmio

Leia mais

PROJETO ABC DA ENERGIA. Gerência de Relacionamento com Cliente

PROJETO ABC DA ENERGIA. Gerência de Relacionamento com Cliente PROJETO ABC DA ENERGIA Gerência de Relacionamento com Cliente Agosto/2015 Projeto ABC da Energia A Celpa, Centrais Elétricas do Pará, promove, através do projeto ABC da energia, a gincana com a temática:

Leia mais

EDITAL 32 / 2015 12ª SEMANA NACIONAL DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA LUZ, CIÊNCIA E VIDA 09 A 14 DE NOVEMBRO DE 2015

EDITAL 32 / 2015 12ª SEMANA NACIONAL DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA LUZ, CIÊNCIA E VIDA 09 A 14 DE NOVEMBRO DE 2015 EDITAL 32 / 2015 12ª SEMANA NACIONAL DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA LUZ, CIÊNCIA E VIDA 09 A 14 DE NOVEMBRO DE 2015 MOSTRA DE TRABALHOS O IF Sudeste MG Campus Barbacena, por meio da Comissão Organizadora da Semana

Leia mais

2. A EMPEC 3. UPDATE. 4. Disposições Gerais

2. A EMPEC 3. UPDATE. 4. Disposições Gerais Índice 1. Agradecimentos... 03 2. A EMPEC... 04 3. UPDATE... 04 4. Disposições Gerais... 04 5. Critérios de Participação... 05 6. Regulamento... 06 7. Inscrições... 06 8. Pagamento... 07 9. Etapas do Concurso...

Leia mais

EDITAL 009/2015 INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA DA FACULDADE MULTIVIX-VITÓRIA

EDITAL 009/2015 INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA DA FACULDADE MULTIVIX-VITÓRIA EDITAL 009/2015 INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA DA FACULDADE MULTIVIX-VITÓRIA Chamada para submissão de Projetos de Iniciação Científica e Tecnológica A Direção Geral da FACULDADE BRASILEIRA MULTIVIX-Vitória,

Leia mais

FEIRA DE CIÊNCIAS E MOSTRA ITINERANTE: O DESPERTAR DE VOCAÇÕES CIENTÍFICAS

FEIRA DE CIÊNCIAS E MOSTRA ITINERANTE: O DESPERTAR DE VOCAÇÕES CIENTÍFICAS 1. Quem poderá participar da Feira de Ciências?... 2 2. Regras para formação das equipes participantes da Feira de Ciências... 2 2.1. Composição das equipes... 2 2.2. Observação... 3 3. Modalidades dos

Leia mais

XV UFMG Jovem EDITAL DDC nº 03/2014

XV UFMG Jovem EDITAL DDC nº 03/2014 UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO DIRETORIA DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA XV UFMG Jovem EDITAL DDC nº 03/2014 A Diretoria de Divulgação Científica, da Pró-Reitoria de Extensão da

Leia mais

SESI. Empreendedorismo Social. Você acredita que sua idéia pode gerar grandes transformações?

SESI. Empreendedorismo Social. Você acredita que sua idéia pode gerar grandes transformações? SESI Empreendedorismo Social Você acredita que sua idéia pode gerar grandes transformações? REGULAMENTO SESI Empreendedorismo Social A inovação social é o ponto de partida para um novo modelo que atende

Leia mais

O AR QUE RESPIRAMOS Professor Romulo Bolivar. www.proenem.com.br

O AR QUE RESPIRAMOS Professor Romulo Bolivar. www.proenem.com.br O AR QUE RESPIRAMOS Professor Romulo Bolivar www.proenem.com.br INSTRUÇÃO A partir da leitura dos textos motivadores seguintes e com base nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija

Leia mais

Edital DESAFIO FAI / Edição 2015

Edital DESAFIO FAI / Edição 2015 Edital DESAFIO FAI / Edição 2015 1 Do Concurso 1.1 O Desafio FAI tem caráter educativo, sendo a participação voluntária e gratuita. 1.2 Não envolve qualquer modalidade de sorteio ou pagamento, nem é vinculado

Leia mais

TABAGISMO. O tema deste informe foi sugerido pelo Laboratorista Edmund Cox

TABAGISMO. O tema deste informe foi sugerido pelo Laboratorista Edmund Cox Informativo Semanal O tema deste informe foi sugerido pelo Laboratorista Edmund Cox O tabagismo é considerado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) a principal causa de morte evitável em todo o mundo.

Leia mais

PORTARIA Nº. 103/2014/GS/SEDUC-MT ANEXO I REGULAMENTO DA FEIRA DE CIÊNCIAS NA ESCOLA FCE-MT

PORTARIA Nº. 103/2014/GS/SEDUC-MT ANEXO I REGULAMENTO DA FEIRA DE CIÊNCIAS NA ESCOLA FCE-MT Diário Oficial nº : 26276 Data de publicação: 23/04/2014 Matéria nº : 659186 PORTARIA Nº. 103/2014/GS/SEDUC-MT Dispõe sobre o Regulamento da Feira de Ciências na Escola FCE- MT Art. 1º - Fica aprovado

Leia mais

Recomendada. A coleção apresenta eficiência e adequação. Ciências adequados a cada faixa etária, além de

Recomendada. A coleção apresenta eficiência e adequação. Ciências adequados a cada faixa etária, além de Recomendada Por quê? A coleção apresenta eficiência e adequação metodológica, com os principais temas relacionados a Ciências adequados a cada faixa etária, além de conceitos em geral corretos. Constitui

Leia mais

REGULAMENTO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

REGULAMENTO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO REGULAMENTO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES Art. 1 - O presente regulamento tem por finalidade estatuir a elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), do Curso

Leia mais

INSCRIÇÃO E SUBMISSÃO DE PROJETOS TEMÁTICOS E ATIVIDADES NA IX SEMANA ACADÊMICA, VIII JORNADA CIENTÍFICA.

INSCRIÇÃO E SUBMISSÃO DE PROJETOS TEMÁTICOS E ATIVIDADES NA IX SEMANA ACADÊMICA, VIII JORNADA CIENTÍFICA. EDITAL Nº05/2015 INSCRIÇÃO E SUBMISSÃO DE PROJETOS TEMÁTICOS E ATIVIDADES NA IX SEMANA ACADÊMICA, VIII JORNADA CIENTÍFICA. A do Rio de Janeiro - IFRJ - Campus Paracambi torna público o presente documento,

Leia mais

6ª BENTOTEC: Feira Cultural e Tecnológica. Etapas. Entrega do regulamento e modelo de projeto para todos os alunos 31 de março

6ª BENTOTEC: Feira Cultural e Tecnológica. Etapas. Entrega do regulamento e modelo de projeto para todos os alunos 31 de março 6ª BENTOTEC: Feira Cultural e Tecnológica Regulamento Etapas Entrega do regulamento e modelo de projeto para todos os alunos 31 de março Entrega dos pré-projetos para avaliação (todas as categorias) -

Leia mais

EDITAL Nº 004/2014 SELEÇÃO DE PROJETOS DE PESQUISA E INICIAÇÃO CIENTÍFICA

EDITAL Nº 004/2014 SELEÇÃO DE PROJETOS DE PESQUISA E INICIAÇÃO CIENTÍFICA EDITAL Nº 004/2014 SELEÇÃO DE PROJETOS DE PESQUISA E INICIAÇÃO CIENTÍFICA Chamada para seleção de Projetos para o Edital de Pesquisa e Iniciação Científica da Faculdade Capixaba de Nova Venécia. A Professora

Leia mais

REGULAMENTO DO LABORATÓRIO INTEGRADO DE DESIGN E ENGENHARIA DE PRODUTO - LIDEP

REGULAMENTO DO LABORATÓRIO INTEGRADO DE DESIGN E ENGENHARIA DE PRODUTO - LIDEP REGULAMENTO DO LABORATÓRIO INTEGRADO DE DESIGN E ENGENHARIA DE PRODUTO - LIDEP A Coordenadora da Faculdade de Ciência e Tecnologia de Montes Claros FACIT, no uso de suas atribuições regimentais, considerando

Leia mais

2ª EDIÇÃO DO PRÊMIO MULHER DE NEGÓCIOS DE CAIEIRAS REGULAMENTO

2ª EDIÇÃO DO PRÊMIO MULHER DE NEGÓCIOS DE CAIEIRAS REGULAMENTO REGULAMENTO Este Regulamento estabelece normas, condições e diretrizes para a realização da II Edição do Prêmio Mulher de Negócios de Caieiras, promovido pela Prefeitura Municipal de Caieiras, Secretaria

Leia mais

Gerência Executiva de Comunicação Corporativa, Inteligência Competitiva e Sustentabilidade

Gerência Executiva de Comunicação Corporativa, Inteligência Competitiva e Sustentabilidade Gerência Executiva de Comunicação Corporativa, Inteligência Competitiva e Sustentabilidade Edital Processo Seletivo Programa Formare Aprendiz Santos Brasil 2016 1 Edital Processo Seletivo Programa Formare

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO DA FUNDAÇÃO EDUCACIONAL DE BARRRETOS - UNIFEB. Curso de Engenharia Ambiental REGULAMENTO DESAFIO SUSTENTABILIDADE

CENTRO UNIVERSITÁRIO DA FUNDAÇÃO EDUCACIONAL DE BARRRETOS - UNIFEB. Curso de Engenharia Ambiental REGULAMENTO DESAFIO SUSTENTABILIDADE CENTRO UNIVERSITÁRIO DA FUNDAÇÃO EDUCACIONAL DE BARRRETOS - UNIFEB Curso de Engenharia Ambiental REGULAMENTO DESAFIO SUSTENTABILIDADE BARRETOS, MARÇO DE 2015 1. INTRODUÇÃO O Engenheiro Ambiental é um profissional

Leia mais

Faculdade Marista Regulamento de Monitoria

Faculdade Marista Regulamento de Monitoria Faculdade Marista Regulamento de Monitoria INTRODUÇÃO Art. 1º - O presente Regulamento regula e disciplina a atividade acadêmica da MONITORIA para estudantes do Cursos de Graduação da Faculdade Marista,

Leia mais

R E S O L U Ç Ã O. Fica aprovado o Regulamento de Projeto Integrador do Curso Superior de Tecnologia em Logística da FAE Blumenau.

R E S O L U Ç Ã O. Fica aprovado o Regulamento de Projeto Integrador do Curso Superior de Tecnologia em Logística da FAE Blumenau. RESOLUÇÃO CSA N.º 12/2010 APROVA O REGULAMENTO DE PROJETO INTEGRADOR DO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM LOGÍSTICA DA FAE BLUMENAU. O Presidente do Conselho Superior de Administração CSA, no uso das atribuições

Leia mais

Edital para Pleito a Bolsa de Iniciação Científica da Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado de Minas Gerais PIBIC / FAPEMIG - 2015

Edital para Pleito a Bolsa de Iniciação Científica da Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado de Minas Gerais PIBIC / FAPEMIG - 2015 Edital para Pleito a Bolsa de Iniciação Científica da Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado de Minas Gerais PIBIC / FAPEMIG - 2015 1. Descrição Este programa procura desenvolver nos estudantes de graduação

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº. 199 DE 14 DE DEZEMBRO DE 2011.

RESOLUÇÃO Nº. 199 DE 14 DE DEZEMBRO DE 2011. RESOLUÇÃO Nº. 199 DE 14 DE DEZEMBRO DE 2011. O CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA, EXTENSÃO E CULTURA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DA GRANDE DOURADOS, no uso de suas atribuições legais e considerando o Parecer nº.

Leia mais

EDITAL DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO MBA EM COMUNICAÇÃO CORPORATIVA INTEGRADA 1º Semestre de 2016

EDITAL DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO MBA EM COMUNICAÇÃO CORPORATIVA INTEGRADA 1º Semestre de 2016 EDITAL DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO MBA EM COMUNICAÇÃO CORPORATIVA INTEGRADA 1º Semestre de 2016 As FACULDADES INTEGRADAS RIO BRANCO, na forma regimental torna público o presente Edital, estabelecendo as

Leia mais

PRÊMIO ESTANDE SUSTENTÁVEL ABF EXPO 2014

PRÊMIO ESTANDE SUSTENTÁVEL ABF EXPO 2014 PRÊMIO ESTANDE SUSTENTÁVEL ABF EXPO 2014 1. APRESENTAÇÃO Com o intuito de disseminar práticas de responsabilidade socioambiental entre as empresas do sistema de franchising, a Associação Brasileira de

Leia mais

PROJETO MEIO AMBIENTE NA SALA DE AULA

PROJETO MEIO AMBIENTE NA SALA DE AULA PROJETO MEIO AMBIENTE NA SALA DE AULA Conceito: PROJETO: -Proposta -Plano; Intento -Empreendimento -Plano Geral de Construção -Redação provisória de lei; Estatuto Referência:Minidicionário - Soares Amora

Leia mais

EDITAL PARA SELEÇÃO DE PROJETOS SOCIAIS 2015

EDITAL PARA SELEÇÃO DE PROJETOS SOCIAIS 2015 EDITAL PARA SELEÇÃO DE PROJETOS SOCIAIS 2015 1. DO OBJETO 1.1. O presente edital tem por objeto realizar uma chamada pública nacional para seleção de projetos que contribuam para o empoderamento das mulheres

Leia mais

PROJETO MEIO AMBIENTE NA SALA DE AULA

PROJETO MEIO AMBIENTE NA SALA DE AULA PROJETO MEIO AMBIENTE NA SALA DE AULA Conceito: PROJETO: -Proposta -Plano; Intento -Empreendimento -Plano Geral de Construção -Redação provisória de lei; Estatuto Referência:Minidicionário - Soares Amora

Leia mais

REGULAMENTO DO PRÊMIO MULHERES QUE FAZEM A DIFERENÇA

REGULAMENTO DO PRÊMIO MULHERES QUE FAZEM A DIFERENÇA REGULAMENTO DO PRÊMIO MULHERES QUE FAZEM A DIFERENÇA O Prêmio Mulheres que Fazem a Diferença é uma realização do Núcleo Multissetorial da Mulher Empresária da Associação Comercial e Industrial de Florianópolis

Leia mais

Prêmio Planeta Casa 2012 Regulamento categoria Produtos de decoração

Prêmio Planeta Casa 2012 Regulamento categoria Produtos de decoração Prêmio Planeta Casa 2012 Regulamento categoria Produtos de decoração O Prêmio Planeta Casa 2012 busca valorizar empresas, organizações da sociedade civil e profissionais das áreas de arquitetura, design,

Leia mais

EDITAL PARA A MOSTRA DE FOTOGRAFIA HISTÓRIA E MEMÓRIA EM SAÚDE DOS TERRITÓRIOS DE VIDA

EDITAL PARA A MOSTRA DE FOTOGRAFIA HISTÓRIA E MEMÓRIA EM SAÚDE DOS TERRITÓRIOS DE VIDA EDITAL PARA A MOSTRA DE FOTOGRAFIA HISTÓRIA E MEMÓRIA EM SAÚDE DOS TERRITÓRIOS DE VIDA A Rede Unida Norte vem por meio deste, tornar público o presente Edital da Mostra de Fotografia História e Memória

Leia mais

Edital DE PROJETOS DE MOBILIZAÇÃO SOCIAL. merck

Edital DE PROJETOS DE MOBILIZAÇÃO SOCIAL. merck A Merck Brasil torna pública a abertura do programa de doações e patrocínios da empresa e define o processo seletivo para o ano de 2016, consoante os termos deste Edital. O Programa Merck Brasil de Patrocínios

Leia mais

PROGRAMA NACIONAL DE CONTROLE DO TABAGISMO

PROGRAMA NACIONAL DE CONTROLE DO TABAGISMO PROGRAMA NACIONAL DE CONTROLE DO TABAGISMO Abordagem e Tratamento do Tabagismo PROGRAMA NACIONAL DE CONTROLE DO TABAGISMO Abordagem e Tratamento do Tabagismo I- Identificação do Paciente Nome: Nº do prontuário:

Leia mais

QUALIFICAÇÃO E PARTICIPAÇÃO DE PROFESSORES DAS UNIDADES DE ENSINO NA ELABORAÇÃO DE PROGRAMAS FORMAIS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL

QUALIFICAÇÃO E PARTICIPAÇÃO DE PROFESSORES DAS UNIDADES DE ENSINO NA ELABORAÇÃO DE PROGRAMAS FORMAIS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL QUALIFICAÇÃO E PARTICIPAÇÃO DE PROFESSORES DAS UNIDADES DE ENSINO NA ELABORAÇÃO DE PROGRAMAS FORMAIS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL MOHAMED HABIB* & GIOVANNA FAGUNDES** * Professor Titular, IB, UNICAMP ** Aluna

Leia mais

EDITAL DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOPEDAGOGIA INSTITUCIONAL 1º Semestre de 2016

EDITAL DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOPEDAGOGIA INSTITUCIONAL 1º Semestre de 2016 EDITAL DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOPEDAGOGIA INSTITUCIONAL 1º Semestre de 2016 As FACULDADES INTEGRADAS RIO BRANCO, na forma regimental torna público o presente Edital, estabelecendo as normas para

Leia mais

FUNDAÇÃO PATRIMÔNIO HISTÓRICO DA ENERGIA E SANEAMENTO MUSEU DA ENERGIA DE ITU EDITAL DE CAPTAÇÃO DE PROJETOS PARA VISITAÇÃO AO MUSEU DA ENERGIA DE ITU

FUNDAÇÃO PATRIMÔNIO HISTÓRICO DA ENERGIA E SANEAMENTO MUSEU DA ENERGIA DE ITU EDITAL DE CAPTAÇÃO DE PROJETOS PARA VISITAÇÃO AO MUSEU DA ENERGIA DE ITU FUNDAÇÃO PATRIMÔNIO HISTÓRICO DA ENERGIA E SANEAMENTO MUSEU DA ENERGIA DE ITU EDITAL DE CAPTAÇÃO DE PROJETOS PARA VISITAÇÃO AO MUSEU DA ENERGIA DE ITU Ano: 2015 Edital nº 01/2015 Temas: energia elétrica;

Leia mais

MANUAL DE ORIENTAÇÃO DAS LIGAS ACADÊMICAS CURSO DE MEDICINA UNIFENAS BH? ATIVIDADES COMPLEMENTARES

MANUAL DE ORIENTAÇÃO DAS LIGAS ACADÊMICAS CURSO DE MEDICINA UNIFENAS BH? ATIVIDADES COMPLEMENTARES MANUAL DE ORIENTAÇÃO DAS LIGAS ACADÊMICAS CURSO DE MEDICINA UNIFENAS BH ATIVIDADES COMPLEMENTARES 1- O QUE É UMA LIGA ACADÊMICA? As Ligas Acadêmicas são entidades sem fins lucrativos. As Ligas Acadêmicas

Leia mais

REGULAMENTO DO PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA

REGULAMENTO DO PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA REGULAMENTO DO PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA A Coordenadora da Faculdade de Ciência e Tecnologia de Montes Claros FACIT, no uso de suas atribuições regimentais, considerando que o projeto dos cursos

Leia mais

Dúvidas e Esclarecimentos sobre a Proposta de Criação da RDS do Mato Verdinho/MT

Dúvidas e Esclarecimentos sobre a Proposta de Criação da RDS do Mato Verdinho/MT Dúvidas e Esclarecimentos sobre a Proposta de Criação da RDS do Mato Verdinho/MT Setembro/2013 PERGUNTAS E RESPOSTAS SOBRE A CRIAÇÃO DE UNIDADE DE CONSERVAÇÃO 1. O que são unidades de conservação (UC)?

Leia mais

EDITAL nº 01/2015 Submissão de Trabalhos. VII Chamada de Trabalhos. X Semana de Petróleo e Gás SPE/UFRJ 10ª SPEtro

EDITAL nº 01/2015 Submissão de Trabalhos. VII Chamada de Trabalhos. X Semana de Petróleo e Gás SPE/UFRJ 10ª SPEtro EDITAL nº 01/2015 Submissão de Trabalhos VII Chamada de Trabalhos X Semana de Petróleo e Gás SPE/UFRJ 10ª SPEtro O Capítulo de Estudantes SPE da UFRJ torna público o presente Edital para a comunidade técnico-científica

Leia mais

EDITAL DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO NEW BRANDING INNOVATION MBA 1º Semestre de 2016

EDITAL DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO NEW BRANDING INNOVATION MBA 1º Semestre de 2016 EDITAL DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO NEW BRANDING INNOVATION MBA 1º Semestre de 2016 As FACULDADES INTEGRADAS RIO BRANCO, na forma regimental torna público o presente Edital, estabelecendo as normas para inscrição

Leia mais

TABACO. Uma questão de hábito ou uma questão de óbito? Pare de fumar enquanto é tempo!

TABACO. Uma questão de hábito ou uma questão de óbito? Pare de fumar enquanto é tempo! TABACO Uma questão de hábito ou uma questão de óbito? Pare de fumar enquanto é tempo! O cigarro contém: NICOTINA [substância também presente nos insecticidas] EFEITOS IMEDIATOS: TREMOR DAS MÃOS AUMENTO

Leia mais

PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA. EDITAL Nº 009/2014-PROPPG, de 22 de abril de 2014

PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA. EDITAL Nº 009/2014-PROPPG, de 22 de abril de 2014 PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA EDITAL Nº 009/2014-PROPPG, de 22 de abril de 2014 A, por meio da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PROPPG/IFG), torna público o processo

Leia mais

XIX SEMANA DA TECNOLOGIA & XVIII ENCONTRO ESCOLA COMUNIDADE REGULAMENTO GERAL 2013

XIX SEMANA DA TECNOLOGIA & XVIII ENCONTRO ESCOLA COMUNIDADE REGULAMENTO GERAL 2013 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro Campus Nilópolis XIX SEMANA DA TECNOLOGIA & XVIII ENCONTRO

Leia mais

IV TALENTO CIENTÍFICO JOVEM João Pessoa/2015 REGULAMENTO IV TALENTO CIENTÍFICO JOVEM DATA: 15 A 18 DE SETEMBRO DE 2015 LOCAL: HALL DA REITORIA DA UFPB

IV TALENTO CIENTÍFICO JOVEM João Pessoa/2015 REGULAMENTO IV TALENTO CIENTÍFICO JOVEM DATA: 15 A 18 DE SETEMBRO DE 2015 LOCAL: HALL DA REITORIA DA UFPB REGULAMENTO IV TALENTO CIENTÍFICO JOVEM DATA: 15 A 18 DE SETEMBRO DE 2015 LOCAL: HALL DA REITORIA DA UFPB O IV TALENTO CIENTÍFICO JOVEM consiste na apresentação de trabalhos científicos, orientados por

Leia mais

REGULAMENTO DA 3ª FECITEJ FEIRA DE CIÊNCIA, INOVAÇÃO E TECNOLOGIA DE JOINVILLE

REGULAMENTO DA 3ª FECITEJ FEIRA DE CIÊNCIA, INOVAÇÃO E TECNOLOGIA DE JOINVILLE REGULAMENTO DA 3ª FECITEJ FEIRA DE CIÊNCIA, INOVAÇÃO E TECNOLOGIA DE JOINVILLE A Secretaria Municipal de Educação de Joinville tem por objetivo realizar a 3ª Feira de Ciência, Inovação e Tecnologia de

Leia mais

II Encontro de Ciência e Tecnologia FARO/IJN. Edital 2015. Tema: LUZ, CIÊNCIA E VIDA.

II Encontro de Ciência e Tecnologia FARO/IJN. Edital 2015. Tema: LUZ, CIÊNCIA E VIDA. II Encontro de Ciência e Tecnologia FARO/IJN Edital 2015 Tema: LUZ, CIÊNCIA E VIDA. A Direção da Faculdade de Rondônia FARO/IJN torna público, por meio deste edital, as informações para realização do II

Leia mais

REGULAMENTO PARA PARTICIPAÇÃO NO CURSO DE FORMAÇÃO TÉCNICA EM TESTES DE SOFTWARE PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA

REGULAMENTO PARA PARTICIPAÇÃO NO CURSO DE FORMAÇÃO TÉCNICA EM TESTES DE SOFTWARE PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA REGULAMENTO PARA PARTICIPAÇÃO NO CURSO DE FORMAÇÃO TÉCNICA EM TESTES DE SOFTWARE PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA 1. APRESENTAÇÃO Este regulamento apresenta as regras e os critérios estabelecidos pelo Núcleo

Leia mais

EXERCÍCIOS ON LINE DE CIÊNCIAS 8 AN0

EXERCÍCIOS ON LINE DE CIÊNCIAS 8 AN0 EXERCÍCIOS ON LINE DE CIÊNCIAS 8 AN0 1- Que órgão do sistema nervoso central controla nosso ritmo respiratório? Bulbo 2- Os alvéolos são formados por uma única camada de células muito finas. Explique como

Leia mais

REGULAMENTO PRÊMIO FORTALECER

REGULAMENTO PRÊMIO FORTALECER REGULAMENTO PRÊMIO FORTALECER 1. O Prêmio 1.1. Apresentação O Prêmio Fortalecer é uma iniciativa da ThyssenKrupp CSA Siderúrgica do Atlântico (TKCSA), dentro do escopo do PROGRAMA FORTALECER. Este prêmio

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BELO HORIZONTE UNIBH VIII EDIÇÃO DO PRÊMIO DE INTERDISCIPLINARIDADE REGULAMENTO

CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BELO HORIZONTE UNIBH VIII EDIÇÃO DO PRÊMIO DE INTERDISCIPLINARIDADE REGULAMENTO CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BELO HORIZONTE UNIBH VIII EDIÇÃO DO PRÊMIO DE INTERDISCIPLINARIDADE REGULAMENTO Art. 1º - O presente regulamento estabelece regras para a premiação dos trabalhos desenvolvidos durante

Leia mais

EDITAL No. 01 de 2015 PROGRAMA SANTANDER DE BOLSAS DE EDUCAÇÃO

EDITAL No. 01 de 2015 PROGRAMA SANTANDER DE BOLSAS DE EDUCAÇÃO EDITAL No. 01 de 2015 PROGRAMA SANTANDER DE BOLSAS DE EDUCAÇÃO O Centro Universitário Municipal de Franca - Uni-FACEF, por meio da Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Desenvolvimento Comunitário, divulga

Leia mais

CONCURSO: AS MELHORES PRÁTICAS DE ESTÁGIO NA PMSP.

CONCURSO: AS MELHORES PRÁTICAS DE ESTÁGIO NA PMSP. CONCURSO: AS MELHORES PRÁTICAS DE ESTÁGIO NA PMSP. A Prefeitura do Município de São Paulo - PMSP, por meio da Secretaria Municipal de Gestão - SMG, mantém o Sistema Municipal de Estágios, que é coordenado

Leia mais

III FEIRA ESTADUAL DE CIÊNCIAS DA NATUREZA DO ACRE E III MOSTRA CIENTÍFICA DE CIÊNCIAS DA AMAZÔNIA OCIDENTAL

III FEIRA ESTADUAL DE CIÊNCIAS DA NATUREZA DO ACRE E III MOSTRA CIENTÍFICA DE CIÊNCIAS DA AMAZÔNIA OCIDENTAL III FEIRA ESTADUAL DE CIÊNCIAS DA NATUREZA DO ACRE E III MOSTRA CIENTÍFICA DE CIÊNCIAS DA AMAZÔNIA OCIDENTAL Dias 6 e 7 de Novembro de 2013 Realização e apoio: facebook: https://www.facebook.com/fecinac

Leia mais

XIX Ciência Viva. Tema: Ciência, tecnologia e desenvolvimento social. 06 e 07 de Novembro de 2014

XIX Ciência Viva. Tema: Ciência, tecnologia e desenvolvimento social. 06 e 07 de Novembro de 2014 XIX Ciência Viva Tema: Ciência, tecnologia e desenvolvimento social 06 e 07 de Novembro de 2014 A CIÊNCIA VIVA A Ciência Viva é uma exposição anual aberta ao público, em que estudantes da educação básica

Leia mais

NORMATIZAÇÃO DE ESTÁGIO PARA OS CURSOS TÉCNICOS E SUPERIORES DO IFSULDEMINAS

NORMATIZAÇÃO DE ESTÁGIO PARA OS CURSOS TÉCNICOS E SUPERIORES DO IFSULDEMINAS MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO SUL DE MINAS GERAIS NORMATIZAÇÃO DE ESTÁGIO PARA OS CURSOS TÉCNICOS E SUPERIORES

Leia mais

Lei nº 10.861, de 14 de abril de 2004: Criação do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes)

Lei nº 10.861, de 14 de abril de 2004: Criação do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes) Perguntas frequentes 1. ENADE 1.1. Qual a legislação pertinente ao ENADE? Lei nº 10.861, de 14 de abril de 2004: Criação do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes) Portaria Normativa

Leia mais

XXII JORNADA ACADÊMICA DE MEDICINA Edital Para Envio de Trabalhos Científicos

XXII JORNADA ACADÊMICA DE MEDICINA Edital Para Envio de Trabalhos Científicos XXII JORNADA ACADÊMICA DE MEDICINA Edital Para Envio de Trabalhos Científicos 1) DISPOSIÇÕES GERAIS 1.1. O prazo para inscrição de trabalhos científicos terá início em 30 de Março de 2015 às 00:00 e prazo

Leia mais

CONCURSO CEMIG NAS ESCOLAS: PROJETO E REDAÇÃO

CONCURSO CEMIG NAS ESCOLAS: PROJETO E REDAÇÃO 1 CONCURSO CEMIG NAS ESCOLAS: PROJETO E REDAÇÃO Belo Horizonte, março de 2013 2 Regulamento do Concurso Cemig nas Escolas: Projeto e Redação 1. Apresentação: O Concurso de Projeto e Redação é uma culminância

Leia mais

PROGRAMA FORTALECER Edital de Projetos REGULAMENTO

PROGRAMA FORTALECER Edital de Projetos REGULAMENTO PROGRAMA FORTALECER Edital de Projetos REGULAMENTO Sumário 1. O EDITAL... 2 1.1. Natureza e objetivos... 2 1.2. Princípios orientadores... 2 1.3. Foco temático do edital... 2 2. QUEM PODE PARTICIPAR...

Leia mais

EDITAL DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO RELAÇÕES INTERNACIONAIS 1º Semestre de 2016

EDITAL DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO RELAÇÕES INTERNACIONAIS 1º Semestre de 2016 EDITAL DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO RELAÇÕES INTERNACIONAIS 1º Semestre de 2016 As FACULDADES INTEGRADAS RIO BRANCO, na forma regimental torna público o presente Edital, estabelecendo as normas para inscrição

Leia mais

Este regulamento se destina a normatizar os procedimentos para realização da I Feira Estadual de Ciências e Tecnologia FECETE.

Este regulamento se destina a normatizar os procedimentos para realização da I Feira Estadual de Ciências e Tecnologia FECETE. Este regulamento se destina a normatizar os procedimentos para realização da I Feira Estadual de Ciências e Tecnologia FECETE. A FECETE está prevista para ser realizada nos dias 07, 08 de 09 de outubro

Leia mais

REGULAMENTO DESAFIO CRIATIVOS DA ESCOLA

REGULAMENTO DESAFIO CRIATIVOS DA ESCOLA REGULAMENTO DESAFIO CRIATIVOS DA ESCOLA O Desafio Criativos da Escola é um concurso promovido pelo Instituto Alana com sede na Rua Fradique Coutinho, 50, 11 o. andar, Bairro Pinheiros São Paulo/SP, CEP

Leia mais

EDITAL Nº 061/2014 PROEX/IFPI

EDITAL Nº 061/2014 PROEX/IFPI SELEÇÃO DE PROJETOS DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE APOIO À EXTENSÃO - ProAEx/IFPI SUBPROGRAMA IFPI EM AÇÃO SOCIAL PROJETOS DE INTERVENÇÃO COMUNITÁRIA - PRO-IC EDITAL Nº 061/2014 PROEX/IFPI A Pró-Reitoria

Leia mais

3º Seminário Blogs: Redes Sociais e Comunicação Digital

3º Seminário Blogs: Redes Sociais e Comunicação Digital 3º Seminário Blogs: Redes Sociais e Comunicação Digital Regulamento 1. Disposições Gerais O Curso de Comunicação Social e o Instituto de Ciências Sociais Aplicadas, com apoio da Pró-Reitoria de Pesquisa,

Leia mais

CHAMADA PÚBLICA 2014

CHAMADA PÚBLICA 2014 EDITAL N º 34/PROPPI/2014 CÂMPUS URUPEMA CHAMADA PÚBLICA 2014 PROGRAMA DE APOIO AO DESENVOLVIMENTO DE PROJETOS TÉCNICOS COM FINALIDADE DIDÁTICO-PEDAGÓGICA EM CURSOS REGULARES NO CÂMPUS URUPEMA EXECUÇÃO:

Leia mais

Colégio Dom Bosco Ensino Médio Integral e Curso LTDA CNPJ 14.055.114/0001-43 Quadra ACSU SE 20, Avenida NS B. Conjunto 2, Lote 5 - Estado do Tocantins

Colégio Dom Bosco Ensino Médio Integral e Curso LTDA CNPJ 14.055.114/0001-43 Quadra ACSU SE 20, Avenida NS B. Conjunto 2, Lote 5 - Estado do Tocantins Colégio Dom Bosco Ensino Médio Integral e Curso LTDA CNPJ 14.055.114/0001-43 Quadra ACSU SE 20, Avenida NS B. Conjunto 2, Lote 5 - Estado do Tocantins EDITAL N.º 01/2015 PROCESSO SELETIVO PARA COLÉGIO

Leia mais

EDITAL Nº 007/2015 SELEÇÃO DE CANDIDATOS PARA O PROGRAMA DE CURSINHO POPULAR DO IFSP - CAMPUS CAPIVARI: SEMEANDO O FUTURO

EDITAL Nº 007/2015 SELEÇÃO DE CANDIDATOS PARA O PROGRAMA DE CURSINHO POPULAR DO IFSP - CAMPUS CAPIVARI: SEMEANDO O FUTURO EDITAL Nº 007/2015 SELEÇÃO DE CANDIDATOS PARA O PROGRAMA DE CURSINHO POPULAR DO IFSP - : SEMEANDO O FUTURO O Diretor do Campus Capivari do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo

Leia mais

UNIVERSIDADE DE PASSO FUNDO FACULDADE DE ENGENHARIA E ARQUITETURA CURSO DE ENGENHARIA DE ALIMENTOS REGULAMENTO DO PROJETO DE CONCLUSÃO DE CURSO

UNIVERSIDADE DE PASSO FUNDO FACULDADE DE ENGENHARIA E ARQUITETURA CURSO DE ENGENHARIA DE ALIMENTOS REGULAMENTO DO PROJETO DE CONCLUSÃO DE CURSO REGULAMENTO DO PROJETO DE CONCLUSÃO DE CURSO O curso de Engenharia de Alimentos da UPF, através do seu Projeto Pedagógico, se propõe a oportunizar ao egresso uma série de habilidades pessoais e profissionais,

Leia mais

Regulamento do 20º Concurso Inovação na Gestão Pública Federal

Regulamento do 20º Concurso Inovação na Gestão Pública Federal Regulamento do 20º Concurso Inovação na Gestão Pública Federal A Fundação Escola Nacional de Administração Pública (Enap) torna público o regulamento do 20º Concurso Inovação na Gestão Pública Federal.

Leia mais

Projeto Pedagógico Institucional PPI FESPSP FUNDAÇÃO ESCOLA DE SOCIOLOGIA E POLÍTICA DE SÃO PAULO PROJETO PEDAGÓGICO INSTITUCIONAL PPI

Projeto Pedagógico Institucional PPI FESPSP FUNDAÇÃO ESCOLA DE SOCIOLOGIA E POLÍTICA DE SÃO PAULO PROJETO PEDAGÓGICO INSTITUCIONAL PPI FUNDAÇÃO ESCOLA DE SOCIOLOGIA E POLÍTICA DE SÃO PAULO PROJETO PEDAGÓGICO INSTITUCIONAL PPI Grupo Acadêmico Pedagógico - Agosto 2010 O Projeto Pedagógico Institucional (PPI) expressa os fundamentos filosóficos,

Leia mais

EDITAL DE PROCESSO SELETIVO PARA ESTAGIÁRIO E CADASTRO DE RESERVA

EDITAL DE PROCESSO SELETIVO PARA ESTAGIÁRIO E CADASTRO DE RESERVA EDITAL DE PROCESSO SELETIVO PARA ESTAGIÁRIO E CADASTRO DE RESERVA O Diretor da do Futuro, no uso de suas atribuições legais e regimentais, em conformidade com a Lei nº 11.788, de 25 de setembro de 2008,

Leia mais

Regulamento Copa Rio Info de Algoritmos - CRIA 2014

Regulamento Copa Rio Info de Algoritmos - CRIA 2014 1. Objetivos A Copa Rio Info de Algoritmos CRIA é uma iniciativa do TI Rio e Fanainfo apoiada por diversas instituições e empresas e que tem por objetivos: 1.1 Estimular o interesse pelas Tecnologias da

Leia mais

EDITAL DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO DIREITO PENAL 1º Semestre de 2016

EDITAL DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO DIREITO PENAL 1º Semestre de 2016 EDITAL DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO DIREITO PENAL 1º Semestre de 2016 As FACULDADES INTEGRADAS RIO BRANCO, na forma regimental torna público o presente Edital, estabelecendo as normas para inscrição e matrícula

Leia mais

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO MULTIUNIDADES EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA DA UNICAMP

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO MULTIUNIDADES EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA DA UNICAMP PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO MULTIUNIDADES EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA DA UNICAMP EDITAL 02/2015 Curso de Doutorado em Ensino de Ciências e Matemática Esse Edital refere-se ao Curso de Doutorado em

Leia mais

REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO TCC DO CURSO DE ENFERMAGEM

REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO TCC DO CURSO DE ENFERMAGEM REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO TCC DO CURSO DE ENFERMAGEM CAPÍTULO I Do Conceito, dos Princípios, das Finalidades e dos Objetivos Art. 1º - O Trabalho de Conclusão de Curso TCC, define-se

Leia mais

Regulamento e datas importantes da Categoria JÚNIOR 9º ano

Regulamento e datas importantes da Categoria JÚNIOR 9º ano Regulamento e datas importantes da Categoria JÚNIOR 9º ano Datas Importantes JÚNIOR 1º ELIMINATÓRIA (9º ano) 04-Fev-15 Envio testes e Folhas de Resposta por EMAIL ao Diretor do Agrupamento ou Director

Leia mais

REGULAMENTO CURSO DESCENTRALIZADO

REGULAMENTO CURSO DESCENTRALIZADO REGULAMENTO CURSO DESCENTRALIZADO I Nome do curso PROTAGONISMO JUVENIL - GRÊMIO ESTUDANTIL E A FORMAÇÃO CIDADÃ NO ESPAÇO ESCOLAR II Apresentação: descrição do curso O curso capacitará os participantes

Leia mais

UNIVERSIDADE DE SANTA CRUZ DO SUL UNISC REGULAMENTO DO PRÊMIO HONRA AO MÉRITO DO SALÃO DE ENSINO E DE EXTENSÃO

UNIVERSIDADE DE SANTA CRUZ DO SUL UNISC REGULAMENTO DO PRÊMIO HONRA AO MÉRITO DO SALÃO DE ENSINO E DE EXTENSÃO UNIVERSIDADE DE SANTA CRUZ DO SUL UNISC REGULAMENTO DO PRÊMIO HONRA AO MÉRITO DO SALÃO DE ENSINO E DE EXTENSÃO CAPÍTULO I DO PRÊMIO HONRA AO MÉRITO DO SALÃO DE ENSINO E DE EXTENSÃO Art. 1º O presente Regulamento

Leia mais

SISTEMA RESPIRATÓRIO

SISTEMA RESPIRATÓRIO SISTEMA RESPIRATÓRIO Elaboradoras: Maíra Alexandre Peres. Tainá Schlosser. Supervisão: Noemir Albenir Amaral. Orientação Márcia Helena Mendonça APRESENTAÇÃO Para a melhor compreensão dos alunos sobre o

Leia mais

MINUTA DE RESOLUÇÃO Nº 00, DE XX DE XXXXX DE 2015.

MINUTA DE RESOLUÇÃO Nº 00, DE XX DE XXXXX DE 2015. MINUTA DE RESOLUÇÃO Nº 00, DE XX DE XXXXX DE 2015. O CONSELHO DE ENSINO DE GRADUAÇÃO da Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, no uso de suas atribuições legais, resolve: Art. 1 Aprovar as

Leia mais

REGULAMENTO DESAFIOS EMPIRIKOS

REGULAMENTO DESAFIOS EMPIRIKOS 1 REGULAMENTO DESAFIOS EMPIRIKOS JUSTIFICATIVA A inserção de assuntos relacionados à ciência e à tecnologia em nossa vida caracteriza o que chamamos de cultura científica. Esse tipo específico de cultura

Leia mais

EDITAL DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO MBA EM GESTÃO DE MARKETING 1º Semestre de 2016

EDITAL DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO MBA EM GESTÃO DE MARKETING 1º Semestre de 2016 EDITAL DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO MBA EM GESTÃO DE MARKETING 1º Semestre de 2016 As FACULDADES INTEGRADAS RIO BRANCO, na forma regimental torna público o presente Edital, estabelecendo as normas para inscrição

Leia mais