CURSO Delegado de Polícia Civil do Estado do Pará Nº 01. Teoria Geral

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "CURSO Delegado de Polícia Civil do Estado do Pará Nº 01. Teoria Geral"

Transcrição

1 CURSO Delegado de Polícia Civil do Estado do Pará Nº 01 DATA 27/07/2016 DISCIPLINA Empresarial PROFESSOR Souto Jr. MONITOR Thaís da Mata AULA 01 - Teoria Geral Teoria Geral 1) Código Comercial Parcialmente revogado, art do CC. 1ª parte - Comércio em geral, fruto da Teoria dos atos de comércio Teoria da Empresa. A Teoria dos atos de comércio dizia que quem praticava os atos constantes no Código Comercial (1850) era considerado ou comerciante (se fosse individual) ou sociedade comercial. Caso contrário, o indivíduo não seria considerado comerciante ou sociedade comercial. Exemplos de atos previstos no Código Comercial: - Atividade bancária; - Compra e venda de bens móveis; - Atividade industrial, etc.,... Ocorre que, houve a unificação do direito empresarial com o direito civil, e esse fato significou a revogação da 1ª parte do Código Comercial, e consequentemente a revogação da Teoria dos Atos de Comércio, que cedeu lugar à Teoria da Empresa (teoria atual prevista no direito empresarial para tratar do comércio em geral). Atualmente, o empresário e as sociedades comerciais são tratados no Código Civil de 2002, a partir do artigo 966. Assim, o nosso estudo será essencialmente no Código Civil. Importante salientar que o Código Comercial de 1850 foi parcialmente revogado, já que ainda está em vigor a sua segunda parte que diz respeito ao comércio marítimo, conforme o artigo do Código Civil.

2 2ª parte - Comércio marítimo 3ª parte - Das quebras essa parte foi revogada do Código Comercial, e atualmente é tratada como falência e recuperação judicial na Lei / ) Empresário - art. 966 do Código Civil. O empresário é uma pessoa individual. Duas ou mais pessoas podem ser sócias de uma sociedade empresária. A empresa é a atividade econômica desenvolvida. A responsabilidade do empresário é ilimitada, não há limitação de responsabilidade. Conceito de empresário: é aquele que exerce profissionalmente atividade econômica organizada a produção ou circulação de bens ou de serviços. Sendo assim, empresário é aquele que exerce: - Profissionalmente - Atividade econômica - Organizada: é aquela atividade que tem seu capital, tecnologia, mão de obra e seus insumos (material). - Produção/circulação - Bens/serviços - Habitualidade - Lucrativo Para que o indivíduo seja considerado empresário, é necessário que o mesmo pratique a atividade com habitualidade e caráter lucrativo. 3) Profissional intelectual - art. 966, parágrafo único, do Código Civil. Caso seja profissional intelectual, mesmo que abranja as características anteriores do conceito de empresário, não será considerado empresário. O artigo 966, parágrafo único, do CC, conceitua o profissional intelectual de acordo com a sua natureza, seja ela uma natureza: - Científica - Artística - Literária

3 Esses profissionais não são considerados empresários, pois são profissionais intelectuais. Além disso, podem, inclusive, ter auxiliares, funcionários, mas ainda assim não são considerados empresários. Porém, se houver elementos de empresa, que, em regra, ultrapassem o caráter intelectual da atividade/preponderem sobre a intelectualidade, o profissional intelectual será considerado empresário. Exemplo: médico veterinário que oferece diversos serviços em seu pet shop, como hotelzinho e spa para os animais. Conclusão: o profissional intelectual não é considerado empresário, salvo se houver elemento de empresa. 4) Registro do empresário - Art. 967 do Código Civil. O empresário é obrigado ao registro, e antes do início da atividade. Esse registro deve ser feito na Junta Comercial, que é o mesmo que Registro Público de Empresas Mercantis. Mas, e no caso do indivíduo que exerce atividade empresária, mas não é registrado? Será ele considerado empresário? Sim. Esse indivíduo será considerado empresário, ainda que não esteja registrado e não esteja regular, mas será um empresário temporariamente irregular. Importante: a) Empresário irregular pode falir. b) Empresário irregular não pode pedir recuperação judicial. O empresário, mesmo que irregular, pode falir, pois a Lei de Falência não faz essa restrição. Porém, ele não pedir recuperação judicial, pois essa exige que o empresário esteja regular (registrado) há mais de 2 (dois) anos. c) Empresário irregular não pode pedir a falência de outro empresário. 5) Empresário Rural - Art. 970 e art. 971 do Código Civil. O registro do empresário rural é facultativo, não é obrigatório. Caso esse empresário faça a opção do registro, ele se equipara ao empresário - ocorre a equiparação. Porém, ainda que haja a equiparação, o tratamento legal será: - Simplificado; - Diferenciado; - Favorecido.

4 Art O empresário, cuja atividade rural constitua sua principal profissão, pode, observadas as formalidades de que tratam o art. 968 e seus parágrafos, requerer inscrição no Registro Público de Empresas Mercantis da respectiva sede, caso em que, depois de inscrito, ficará equiparado, para todos os efeitos, ao empresário sujeito a registro. Art A lei assegurará tratamento favorecido, diferenciado e simplificado ao empresário rural e ao pequeno empresário, quanto à inscrição e aos efeitos daí decorrentes. Esse tratamento simplificado, diferenciado e favorecido também se aplica ao pequeno empresário. 6) Capacidade e impedimentos ao empresário - Art. 972 ao 975 do Código Civil a) Capacidade - Para ser empresário, deve-se ter capacidade civil. - A capacidade civil no nosso ordenamento jurídico se dá aos 18 (dezoito) anos completos ou aos 16 (dezesseis) anos quando o indivíduo é emancipado. - O menor (não emancipado) não poderá iniciar a atividade empresarial, mas poderá continuar a atividade empresarial, desde que assistido ou representado + autorização judicial + alvará (ressalva patrimonial dos bens anteriores já possuídos pelo menor). Exemplo: o pai do menor, empresário, capaz, com vários funcionários no ramo de bebidas, falece e só deixa o filho de 10 (dez) anos de idade. O menor será assistido ou representado por indivíduo capaz, que vai até o juiz pedir a autorização para continuar a exercer a atividade judicial. Caso autorize, o juiz irá emitir um alvará. Nesse alvará judicial irão constar os bens que o menor já possuía, para que esses bens não se misturem com a atividade empresarial. É como se fosse um patrimônio de afetação, em que esse patrimônio anterior estará protegido da atividade empresarial. a) Impedimentos - Impedimentos: impedimentos legais para ser empresário (empresário individual). A lei está proibindo indivíduos de serem empresários. Em regra, quem está impedido de ser empresário?. Servidores públicos. Delegados. Magistrados. Promotores. Militares. Defensores Públicos - Os funcionários públicos: a) Podem ser sócios ou acionistas. Não há impedimentos para que tais sujeitos sejam acionistas ou mesmo sócios de S/A, sociedade limitada. b) Não podem ser o sócio administrador, ou ser o acionista diretor, controlador.

5 - O menor não poderá começar a atividade empresarial como empresário (individual), salvo na condição de SÓCIO. O menor pode começar como sócio, desde que: Não seja o administrador; O capital social esteja totalmente integralizado. - Hipótese de incapacidade superveniente: Caso do empresário que, até então capaz, se tornou incapaz por algum motivo. Esse empresário incapaz poderá continuar a atividade, desde que assistido ou representado + autorização judicial + alvará (ressalva patrimonial dos bens anteriores já possuídos pelo menor). - Caso o funcionário público exerça a atividade empresária, ele será considerado empresário irregular (está contra a lei). E, ainda que impedido, se firmar obrigações, responderá por elas, conforme o art. 973 do CC. - O funcionário público que já se aposentou pode ser empresário. - No caso de incapacidade superveniente de empresário, se o assistente ou representante tiverem impedimento legal (como por exemplo: ser funcionário público), ambos poderão nomear um ou mais gerentes. Ou seja, o assistente assiste ou representa, mas faz a nomeação de um ou mais gerentes, já que ele possui impedimento legal. 7) Alienação de imóvel empresarial - art. 978 do Código Civil Alienação de imóvel particular Em regra, no Código Civil, em seu art. 1647, inciso I, na alienação de imóvel, aqueles que são casados necessitam da autorização do outro cônjuge, é a outorga conjugal (outorga uxória), salvo em um regime: separação absoluta. Alienação de imóvel empresarial - art. 978, do Código Civil O empresário poderá alienar o imóvel empresarial sem a autorização conjugal (outorga uxória), independente do regime de bens. Estabelecimento Empresarial Estabelecimento Empresarial - artigos a do Código Civil. Matéria importante, que, inclusive, caiu no último concurso de Delegado Civil do Estado de Pernambuco. Essa matéria está tratada do artigo ao artigo do Código Civil.

6 Muitos chamam de estabelecimento comercial, outros de estabelecimento empresarial. O código trata como estabelecimento empresarial. Não confunda estabelecimento empresarial com o CNPJ, o contrato social, o empresário em si ou a sociedade empresária em si. São dois pontos totalmente distintos. Enquanto o empresário, a sociedade empresária e seus atos constitutivos estão ligados à pessoa jurídica, o estabelecimento empresarial é o complexo de bens. 1) Estabelecimento: é o complexo de bens, tanto bens materiais quanto bens imateriais. O empresário pode vender o estabelecimento, mas vender o estabelecimento não significa vender o CNPJ, nem fazer alteração contratual. O empresário faz a relação dos bens materiais e imateriais, e vende esses bens a um terceiro. É aquele famoso passa-se o ponto, em que se vende o estabelecimento, e, ali estão os bens móveis, o estoque, a marca, a patente, a clientela, enfim, tudo que poderá ser incluído dentro do estabelecimento empresarial. 2) Universalidade de fato: o Direito considera o complexo de bens, o estabelecimento empresarial, como uma universalidade de fato e não de direito. A massa falida e o espólio são universalidades de direito, são complexos de bens patrimoniais de direito, pois a lei prevê essas duas universalidades (espólio e massa falida) e determina como será o tratamento e a destinação de ambas. O espólio vai arrecadar os bens e distribuir entre os seus herdeiros e o cônjuge, e a massa falida vai arrecadar os bens, avaliá-los e vendê-los, para que então, com o recurso adquirido, pague os credores. Então, há o tratamento legal da arrecadação e do pagamento no caso da universalidade de direito. Já o estabelecimento é considerado uma universalidade de fato por ser o contrário à universalidade de direito, pois o empresário é quem define a destinação do estabelecimento, se ele irá aliená-lo, aumentá-lo, diminuí-lo, enfim, é o empresário ou a sociedade empresária que tem o comando sobre o estabelecimento, de modo a serem consideradas pela doutrina como uma universalidade de fato. A universalidade de fato é ponto comum de ser perguntado nas provas. Essa questão foi cobrada, inclusive, no último exame da OAB, que perguntava se o estabelecimento era considerado como universalidade de direito ou de fato, e se poderia ser vendido. Observe os exemplos de bens materiais e de bens imateriais: Bens materiais podem ser: estoque, veículo, móveis, etc.,... Bens imateriais podem ser: marca, patente, aviamento ( good will ), etc.,...

7 O bem imaterial dito como aviamento foi cobrado na prova de delegado do Estado de Pernambuco. Muitos gostam de chamar o aviamento de goodwill, palavra americana, que significa algo muito simples: é a potencialidade do negócio. Para lembrar o significado de aviamento, o professor gostar de falar em aviamento como ave, um pássaro que voa com o seu potencial de sair da terra e ir para os ares. É a potencialidade do negócio em gerar lucro, riqueza. E, muitas vezes, o aviamento vale mais que todos esses outros bens. Como exemplo pode-se citar um aplicativo que busca descontos na internet e pode ser usado no computador ou no celular. Ao se colar o nome de um produto, como um celular iphone 7, esse aplicativo apresenta lojas que tenham ótima qualificação pelos consumidores, melhor preço, prazo de entrega e comentários que avaliem a qualidade desse empreendimento. Esse aplicativo foi criado por dez mil reais, só que em um ano milhões de pessoas estão utilizando-o, e, o quê vale mesmo é o aviamento, pois, quem comprá-lo, está comprando algo com um potencial muito grande. Outro exemplo recente é o canal UFC, que apresenta lutas em várias modalidades. Dois irmãos americanos compraram o canal por dois milhões de dólares, e venderam o mesmo para um grupo chinês por quatro bilhões de dólares. Nesse caso, certamente o aviamento está presente, pois há a potencialidade desse negócio crescer ainda mais. Sendo assim, quando o empresário, com o seu estabelecimento empresarial, o seu negócio, deseja vendê-lo, ele passa o ponto, que é uma universalidade de fato. E, não se esqueça: a venda do estabelecimento, a sua alienação, se chama trespasse. 3) Venda: trespasse. A alienação (venda) do estabelecimento empresarial se chama trespasse. As questões geralmente cobradas sobre estabelecimento estão ligadas ao trespasse, que é a essa venda do estabelecimento empresarial. Ao se comprar um estabelecimento, o indivíduo adquire também a marca, o estoque, os veículos, os móveis, o aviamento (potencialidade do negócio), etc.,... 4) Autorização dos credores - art do Código Civil. No trespasse há aquele que vende (empresário alienante) e há aquele que compra (empresário adquirente). Vamos exemplificar com uma data hipotética: o negócio ocorreu em 23/05/2016. Aquele que vende (empresário alienante) não precisa pedir autorização aos seus credores para efetuar o trespasse, desde que seja solvente. Caso ele seja insolvente, será necessária a autorização dos credores. Essa autorização ocorre através de uma notificação aos credores que informa acerca da intenção de realizar o trespasse, e o credor terá até 30 (trinta)

8 dias para responder de forma expressa ou tácita quanto à concordância ou não em relação ao trespasse. Então a regra é simples: Se o alienante é solvente ele não precisa (-) da autorização dos credores para efetuar o trespasse. Se o alienante é insolvente ele precisa (+) da autorização dos credores para efetuar o trespasse, e deve fazer a notificação ao credor, que tem o prazo de 30 (trinta) dias para resposta, que pode ser expressa ou tácita. 5) Concorrência - art do Código Civil. O alienante, ao vender o estabelecimento, sai do mesmo, e dá lugar ao adquirente, que é quem entra no estabelecimento, quem vai tocar o negócio. Para não criar injustiças em relação à concorrência, há uma regra: o alienante não poderá fazer concorrência ao adquirente nos 5 (cinco) anos seguintes ao trespasse, salvo estipulação em contrário, desde que expressa. 6) Responsabilidade Adquirente e Responsabilidade Alienante: Depois de realizado o trespasse, se dará a entrada do adquirente, que recebe o bônus, vai pegar o ativo, a marca, a patente, o aviamento, os bens móveis, etc.,... Mas, também pega o ônus, as dívidas. Segundo o artigo do Código Civil, o adquirente responderá pelas dívidas contabilizadas. As dívidas contabilizadas significam aquelas dívidas que são documentadas, apresentadas ao adquirente, e não dívidas ocultas, como no caso de retirada por fora, pagamento por fora, obrigações não documentadas, etc.,... Pois, nesse caso, o adquirente não responderá por elas. Para a sua prova, é importante você gravar essa palavra: contabilizadas. Quem entra, entra respondendo pelas dívidas contabilizadas. O alienante, que é quem saiu, fica solidariamente responsável com o adquirente pelo prazo de 1 (um) ano. Ele fica 1 (um) ano solidariamente responsável, para evitar, muitas vezes, fraude. Outro detalhe importante é como contar esse prazo de 1 (um) ano, que deve ser contado dependendo da dívida. Se a dívida já está vencida a contagem de 1 (um) ano se fará a partir da publicação do trespasse. Se a dívida é vincenda a contagem de 1 (um) ano não se conta da publicação, e sim do vencimento. Ou seja, se vencida conta-se da publicação, se vincenda conta-se do vencimento. 7) O trespasse deve ser registrado na junta comercial e publicado no Diário Oficial:

9 Esse fato ocorre para dar publicidade a terceiros. Muito simples: fizemos o negócio, sai o alienante e entra o adquirente. Então, lembre que, nesse caso, faz-se o registro do contrato de trespasse na junta comercial e publica-se no Diário Oficial para então dar publicidade a terceiros. E, não se esqueça: em se tratando de micro e pequena empresa, é necessário registro na junta comercial, mas não há necessidade de publicação no Diário Oficial ou jornal de grande circulação. Há mais dois pontos importantes para acabarmos a questão do estabelecimento: os contratos e o pagamento do devedor. 8) Contratos: adquirente sub-roga nos contratos. Como há a venda do estabelecimento, o trespasse, há vários contratos que ainda estão ativos. Há uma regra no trespasse: ao ser realizado, sai o alienante, entra o adquirente, e o adquirente sub-roga nos contratos. Essa é a regra, salvo quanto aos contratos de caráter pessoal, aqueles contratos que tem uma pessoalidade muito grande, como um contrato com advogado. Nesses contratos de caráter pessoal não há sub-rogação. Entendimento da doutrina quanto aos contratos de locação: apesar de divergências doutrinárias, a regra é que, havendo o trespasse, o adquirente também sub-roga no contrato de locação, mesmo havendo no contrato de locação cláusula que proíba sublocação, etc.,... 9) Pagamento do devedor Aquele que deve o estabelecimento deve fazer o pagamento, e, depois de realizado o trespasse, o pagamento deverá ser feito ao adquirente, em que o pagamento feito ao adquirente considera-se quitado. O problema é quando o devedor paga ao alienante após o trespasse, no caso em que ele não sabe do trespasse. Nesse caso, há um terceiro devedor de boa fé, que paga ao alienante, e, o alienante, que tinha a obrigação de não aceitar o pagamento, o aceita, de modo a gerar um prejuízo ao adquirente. Nesse caso, não incide a regra de pagou mal, paga duas vezes. Sendo um terceiro devedor de boa fé que efetua o pagamento mesmo que errado ao alienante, é considerada quitada a dívida, e, caberá ao adquirente pleitear junto ao alienante o devido ressarcimento. Encerramos a parte de estabelecimento. Contatos do professor:

10 Facebook - José Humberto Souto Júnior Instagram - josehumbertosjr Empresa Sociedade Até então, quando o professor mencionou o empresário, ele se referiu ao empresário individual. Quando se fala em sociedade, há duas ou mais pessoas, em regra, que são os sócios. Quem faz parte da sociedade são os sócios, mas a sociedade em si é outra pessoa, é a pessoa jurídica. 1) Pluralidade de sócios: 2 (dois) ou mais sócios. Essa informação é importante para ser memorizada. Exceção: - Subsidiária integral, presente no artigo 251 da Lei de S/A (sociedade anônima), em que o proprietário deve ser uma sociedade nacional. Exemplo: Transpetro, que é uma subsidiária integral da Petrobrás e presta serviço exclusivamente para ela, que é a sua sócia unitária, unipessoal. - Empresa pública, que tem como único sócio a União Federal, o governo (o único dono/ proprietário é o governo). Exemplos: Caixa Econômica Federal e Empresa de Correios e Telégrafos. O segundo ponto importante é em relação à sociedade entre os cônjuges. 2) Sociedade entre cônjuges - art. 977 do Código Civil. A regra é que os cônjuges podem ser sócios entre si e com terceiros, ou seja, podem ser sócios de uma sociedade e podem chamar mais pessoas para serem sócias. São vedados pelo Código Civil, entretanto, dois regimes de casamento: ou a comunhão universal de bens ou a separação obrigatória de bens, que é aquele regime a partir dos 70 (setenta) anos de idade. Então, para a prova, atenção ao artigo 977 do Código Civil, que permite a sociedade entre cônjuges, salvo no regime da comunhão universal de bens ou da separação obrigatória de bens.

11 No caso da comunhão parcial de bens, da participação final nos aquestos, separação absoluta,... Os cônjuges podem ser sócios, o quê não pode é o regime de separação obrigatória. 3) Operações societárias - Artigos 267 a 269 da Lei 6.404/76. Há sociedades que decidem fazer essas operações para crescer, para atingir o mercado de forma mais eficaz, mais produtiva, e para elevar os seus gastos. E, nas operações societárias, deve-se colocar como artigos para a prova o 267 a 269 da Lei de S/A (Lei 6.404/76). São operações societárias: a) Fusão: exemplo - sociedade A e sociedade B são distintas e independentes. Elas decidem fazer a fusão, e surge uma nova sociedade que é a C. A e B deixam de existir, e surge C. Para isso, as obrigações e os ativos de A e de B se concentrarão em C, em que a nova sociedade assume o bônus e o ônus. É simples, devemos apenas lembrar que as duas vão se fundir, e que a fusão gera uma nova sociedade. b) Incorporação: exemplo - sociedade A e sociedade B são distintas e independentes. A vai absorver/incorporar B, vai trazer B para dentro de si, vai engolir B, e B deixa de existir. A que já existia, continua existindo, só que agora maior. Nesse caso, as dívidas, os ativos e o passivo de B serão assumidos por A. c) Cisão: lembre-se da divisão. A cisão pode ser total ou parcial. Cisão total: exemplo - sociedade A decide acabar e dá origem à B e C. Surgem duas novas sociedades, e A deixa de existir. Nesse caso, as duas novas sociedades irão distribuir o ativo e o passivo, isso é, qual ativo e passivo irá para uma, e qual ativo e passivo irá para a outra. Cisão parcial: exemplo - sociedade A não deixa de existir, mas pegará um pedaço dela, uma perna, que dará origem a uma nova sociedade B. Ocorre que A continua existindo, está ativa, e, nesse caso, a nova sociedade B receberá uma parcela de ativos e passivos. Resumindo: na cisão total, a sociedade acaba para originar novas sociedades. Na cisão parcial, a sociedade continua, A ainda existe, mas um pedaço dela foi divida e transformada em uma nova sociedade. d) Transformação: Gera a mudança do objeto de uma sociedade para outra: era em um determinado ramo e se transforma em outro tipo de sociedade. O quê cai efetivamente na prova é fusão, incorporação e cisão. Grave para sua prova, matéria importantíssima.

12 Exemplos acerca do assunto: Tem-se A + B e B acabou porque A ficou maior. A já existia, engoliu B e ficou maior. Há uma operação de Incorporação. A existia, mas A deixa de existir, e dá origem à B e à C. Então, como A deixou de existir, houve uma Cisão. 4) Sociedade Nacional - Art do Código Civil. Nesse assunto, há dois requisitos importantes para sabermos para a prova, são eles: Sede de administração no Brasil; Constituída pela lei nacional. 5) Sociedade Estrangeira - Art do Código Civil. A sociedade estrangeira necessita de autorização do poder executivo para funcionar no país; Ela atuará em nosso país mediante as suas filiais. Assim, a sociedade estrangeira vai se estabelecer através de autorização do poder executivo, mediante a instalação de suas filiais, não sendo proibido que ela participe da parte de acionistas em uma determinada sociedade anônima. Não há essa vedação. 6) Sociedades Simples ou Sociedades Empresárias - Art. 982 do Código Civil. É um dos pontos mais importantes no direito societário, pois, se o aluno não entende essa questão ele vai carregar uma dificuldade para toda a parte societária. Nunca se esqueça: em se tratando de sociedade no Brasil, ou a sociedade é empresária ou a sociedade é simples. O artigo 982 do CC diz que as sociedades são empresárias ou simples, mas, há uma regra absoluta: cooperativa é sempre simples, e sociedade por ações é sempre empresária. A sociedade anônima é um tipo de sociedade por ações, e ela será sempre mercantil, empresária, independente do objeto. Cai isso em prova. Sociedade Empresária: Sociedade por ações, exemplo: sociedade anônima, S/A. Exemplos: Sociedade limitada, sociedade em nome coletivo, sociedade em comandita.

13 Sociedade Simples Cooperativa. Exemplos: sociedade limitada, sociedade em nome coletivo, sociedade em comandita. Mas, se o exemplo de uma pode ser o exemplo da outra, como saberemos a diferença entre ambas? A regra vai pelo objeto, em que iremos diferenciar se uma sociedade é empresária ou simples pelo seu objeto. Lembre-se que na nossa primeira aula, o professor disse que empresário é o do artigo 966 do CC, que exerce profissionalmente atividade econômica organizada para produção ou circulação de bens ou de serviços. No parágrafo único do artigo 966 do CC há o profissional intelectual de natureza científica, artística e literária, que não é considerado empresário, mesmo que tenha colaboradores. Isso quer dizer que, caso duas ou mais pessoas se unam e constituam sociedade, deve-se olhar o objeto, se é objeto de empresário, ou se é objeto de profissional intelectual. Exemplo: sociedade de compra e venda de veículos: o objeto é empresarial. Sociedade de confecção de roupas: o objeto é empresarial. Sociedade de engenheiros: profissional intelectual. Sociedade de pintores: natureza artística. Então, a nossa distinção será entre: O objeto empresarial do art. 966 do CC. O objeto não empresarial do art. 966, parágrafo único, do CC. Mas, e no caso de sociedade de engenheiros que trabalha com a construção de imóveis, a sociedade é empresarial? É uma sociedade de profissionais intelectuais (engenheiros) que tem natureza científica, tem funcionários, mas lembre, nesse caso, há um objeto que não é voltado único e exclusivamente para a intelectualidade. É um ramo empresarial que é a construção de imóveis. Assim, ainda que seja intelectual, há um elemento empresarial de compra e venda dos empreendimentos que são construídos, então cai na exceção e é um objeto empresarial. No caso das sociedades de advogados, muitos entendem que ela seria simples, pois é uma sociedade de profissionais intelectuais de natureza científica. Mas, muitos consideram que não seja nem simples e nem empresária, mas um tipo atípico de sociedade. Registro - Sociedade Empresária Registro na Junta Comercial do Estado que está estabelecida, como por exemplo, se está estabelecida no Pará, o registro deve ser feito na Junta Comercial do Pará.

14 O registro na Junta Comercial é de empresário ou de sociedade empresária. Registro - Sociedade Simples Registro no Cartório Civil das Pessoas Jurídicas. Atenção para a exceção: Cooperativa. Mesmo sempre sendo simples, o seu registro será na Junta Comercial. Essa é uma exceção, pegadinha, que pode cair na prova. Questão pegadinha: sociedade anônima de pintores é simples ou empresária? Sociedade anônima é sociedade por ações, e sociedade por ações é sempre empresária. Então não tem conversa, sociedade anônima de pintores é sociedade empresária. 7) Personalidade jurídica da sociedade - art. 985 do Código Civil. A sociedade adquire personalidade jurídica com o seu registro, com a sua inscrição. Então quando tem personalidade jurídica, a sociedade tem: Autonomia patrimonial; Titularidade negocial; Titularidade processual. Isso significa que, ao constituir uma sociedade, os sócios levam o contrato à registro e, ao registrar, nasce a sociedade e ela é independente dos sócios. O patrimônio agora é da sociedade, é ela que compra e vende, é ela que abre a conta no banco pelo seu CNPJ, é ela que processa ou é processada. Sócio, acionista, faz parte, mas não é titular. Assim, é importante sabermos que a personalidade jurídica vem com o registro, e o Código Civil separou sociedade que não se registrou da sociedade que está registrada, isso é, o CC separou sociedade que tem personalidade jurídica de sociedade que não tem personalidade jurídica. Esse assunto será trabalhado em nosso próximo bloco, e ele despenca nas provas.

Direito Empresarial. Prof. Dr. Érico Hack

Direito Empresarial. Prof. Dr. Érico Hack Direito Empresarial Aula 7 Empresário e estabelecimento empresarial Prof. Dr. Érico Hack PUCPR Evolução - Empresa Teoria subjetiva Corporações de ofício Teoria objetiva atos de comércio lista taxativa

Leia mais

Direito Empresarial. Prof. Dr. Érico Hack

Direito Empresarial. Prof. Dr. Érico Hack Direito Empresarial Aula 6 Personalidade e direitos pessoa física e jurídica Prof. Dr. Érico Hack PUCPR Pessoa Jurídica Criação do Direito, com personalidade, direitos e deveres atribuídos pelo Direito

Leia mais

Direito Empresarial. Professora Carolina Lima. (facebook idem)

Direito Empresarial. Professora Carolina Lima. (facebook idem) Turma e Ano: Regular/2015 Matéria / Aula: Direito Empresarial Professora: Carolina Lima AULA 01 Direito Empresarial Professora Carolina Lima (facebook idem) Bibliografia: a professora recomenda ler o caderno.

Leia mais

CURSO Delegado de Polícia Civil do Estado do Pará Nº 02. Sociedades

CURSO Delegado de Polícia Civil do Estado do Pará Nº 02. Sociedades CURSO Delegado de Polícia Civil do Estado do Pará Nº 02 DATA 31/07/2016 DISCIPLINA Empresarial PROFESSOR José Humberto Souto Júnior MONITOR Thaís da Mata AULA 02 - Sociedades Sociedades Até então, quando

Leia mais

DIREITO EMPRESARIAL I. Foed Saliba Smaka Jr. 06/03/2015.

DIREITO EMPRESARIAL I. Foed Saliba Smaka Jr. 06/03/2015. DIREITO EMPRESARIAL I Foed Saliba Smaka Jr. 06/03/2015. Empresário Empresário é a pessoa que toma a iniciativa de organizar uma atividade econômica de produção ou circulação de bens ou serviços. Pode Ser

Leia mais

BIBLIOGRAFIA: Fábio Ulhoa Coelho. Saraiva. André Luiz Santa Cruz Ramos. Juspodivm. 1. DIREITO DE EMPRESA ART. 966 do CC

BIBLIOGRAFIA: Fábio Ulhoa Coelho. Saraiva. André Luiz Santa Cruz Ramos. Juspodivm. 1. DIREITO DE EMPRESA ART. 966 do CC 1 DIREITO EMPRESARIAL DIREITO EMPRESARIAL PONTO 1: Direito de Empresa PONTO 2: Conceito de Empresário PONTO 3: Estabelecimento PONTO 4: Registro BIBLIOGRAFIA: Fábio Ulhoa Coelho. Saraiva. André Luiz Santa

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO TRIBUTÁRIO.

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO TRIBUTÁRIO. CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO TRIBUTÁRIO. Aula Ministrada pelo Prof. Rogério Martir Aula 1 03/07/2017 Direito Empresarial: - Teoria Geral da Empresa; - Nome Empresarial; - Sociedades Não Personificadas.

Leia mais

SEFAZ DIREITO empresarial Prof. Fidel Ribeiro

SEFAZ DIREITO empresarial Prof. Fidel Ribeiro SEFAZ DIREITO empresarial Prof. Fidel Ribeiro www.acasadoconcurseiro.com.br Direito Empresarial ESTABELECIMENTO EMPRESARIAL CONCEITO DE EMPRESA Doutrina: É a atividade econômica organizada para a produção

Leia mais

Atividades Não Empresariais. Por definição legal algumas atividades não são consideradas empresariais.

Atividades Não Empresariais. Por definição legal algumas atividades não são consideradas empresariais. Atividades Não Empresariais Por definição legal algumas atividades não são consideradas empresariais. Atividades Não Empresariais Profissionais liberais que prestam os serviços de forma direta e profissionais

Leia mais

SEFAZ DIREITO Empresarial Pré-prova Prof. Fidel Ribeiro

SEFAZ DIREITO Empresarial Pré-prova Prof. Fidel Ribeiro SEFAZ DIREITO Empresarial Pré-prova Prof. Fidel Ribeiro www.acasadoconcurseiro.com.br Direito Empresarial QUESTÕES Fiscal da Receita Estadual - SEFAZ-AC - 2009 - CESPE 1. Com relação a registro de empresas,

Leia mais

Comentários da Prova de D. Empresarial para SEFAZ SC

Comentários da Prova de D. Empresarial para SEFAZ SC Comentários da Prova de D. Empresarial para SEFAZ SC Olá, Pessoal! Hoje comentamos o gabarito da questão única de Direito Empresarial, cobrada para Auditor-Fiscal da Receita Estadual, em prova realizada

Leia mais

LEGALE PÓS GRADUAÇÃO DIREITO TRIBUTÁRIOS

LEGALE PÓS GRADUAÇÃO DIREITO TRIBUTÁRIOS LEGALE PÓS GRADUAÇÃO DIREITO TRIBUTÁRIOS Aula 1 Direito Empresarial: - Teoria Geral da Empresa; - Nome Empresarial; - Sociedades Não Personificadas. Professor: Rogério Martir Doutorando em Ciências Jurídicas

Leia mais

PRESSUPOSTOS DA ATIVIDADE EMPRESARIAL

PRESSUPOSTOS DA ATIVIDADE EMPRESARIAL PRESSUPOSTOS DA ATIVIDADE EMPRESARIAL Requisitos Art. 972, Cod. Civil. Pressupostos: 2 elementos: capacidade civil e ausência de impedimento. Capacidade civil. Impedimentos são dados pela lei. Ex: sociedade

Leia mais

TEORIA GERAL DO DIREITO EMPRESARIAL

TEORIA GERAL DO DIREITO EMPRESARIAL Sumário Capítulo 1 TEORIA GERAL DO DIREITO EMPRESARIAL... 17 1.1. Conceito e nomenclatura... 17 1.2. Origem: o Direito Mercantil... 17 1.3. Evolução histórica: do Direito Comercial ao Direito Empresarial...

Leia mais

Instituições de Direito Pessoas Jurídicas (i)

Instituições de Direito Pessoas Jurídicas (i) Instituições de Direito Pessoas Jurídicas (i) CAMILA VILLARD DURAN! Pessoa jurídica! Personalidade! Capacidade para adquirir direitos e contrair obrigações! Registro dos atos constitutivos 1 ! Pessoas

Leia mais

DICA 1 CONCEITO DE EMPRESÁRIO INDIVIDUAL DICA 2 - EXERCÍCIO INDIVIDUAL DA ATIVIDADE EMPRESARIAL. receita bruta igual ou inferior a R$ 360.

DICA 1 CONCEITO DE EMPRESÁRIO INDIVIDUAL DICA 2 - EXERCÍCIO INDIVIDUAL DA ATIVIDADE EMPRESARIAL. receita bruta igual ou inferior a R$ 360. DICA 1 CONCEITO DE EMPRESÁRIO INDIVIDUAL EMPRESA atividade econômica organizada + para produção ou circulação + de bens ou serviços DICA 2 - EXERCÍCIO INDIVIDUAL DA ATIVIDADE EMPRESARIAL MEI empresário

Leia mais

TEORIA GERAL DO DIREITO EMPRESARIAL

TEORIA GERAL DO DIREITO EMPRESARIAL Sumário Capítulo 1 TEORIA GERAL DO DIREITO EMPRESARIAL... 17 1.1. Conceito e nomenclatura... 17 1.2. Origem: o Direito Mercantil... 17 1.3. Evolução histórica: do Direito Comercial ao Direito Empresarial...

Leia mais

SUMÁRIO NOTA DA AUTORA O Direito Comercial- Introdução. Autonomia do direito comercial SUGESTÕES PARA LEITURA COMPLEMENTAR...

SUMÁRIO NOTA DA AUTORA O Direito Comercial- Introdução. Autonomia do direito comercial SUGESTÕES PARA LEITURA COMPLEMENTAR... SUMÁRIO NOTA DA AUTORA... 9 1 O Direito Comercial- Introdução 1.1 Dicotomia do direito privado.... 21 1.2 Origem e evolução do direito comercial... 22 1.3 Fatores que vão determinar o surgimento do direito

Leia mais

CEM CADERNO DE EXERCÍCIOS MASTER. Direito Empresarial a 2016

CEM CADERNO DE EXERCÍCIOS MASTER. Direito Empresarial a 2016 CEM CADERNO DE EXERCÍCIOS MASTER 1) CESPE / JF TRF1/TRF 1/2011 No que concerne à teoria da empresa e ao direito do empresário, assinale a opção correta. a) O empresário casado pode alienar os imóveis que

Leia mais

CEM CADERNO DE EXERCÍCIOS MASTER. Direito Empresarial

CEM CADERNO DE EXERCÍCIOS MASTER. Direito Empresarial CEM CADERNO DE EXERCÍCIOS MASTER Atividade Empresária 1) VUNESP - NeR - TJ SP (2014) Segundo a legislação civil em vigor, no que diz respeito à empresa individual de responsabilidade limitada (EIRELI),

Leia mais

LEGALE PÓS GRADUAÇÃO DIREITO TRIBUTÁRIOS

LEGALE PÓS GRADUAÇÃO DIREITO TRIBUTÁRIOS LEGALE PÓS GRADUAÇÃO DIREITO TRIBUTÁRIOS DIREITO EMPRESARIAL : Aula 1 Teoria Geral da Empresa / Nome Empresarial Professor: Rogério Martir Doutorando em Ciências Jurídicas e Sociais, Advogado militante

Leia mais

Pós Graduação Direito de Família e Sucessões. Prof. Rogério Martir. Aula ministrada dia 21/05/2018. (Aula 24 de sucessão). Holding.

Pós Graduação Direito de Família e Sucessões. Prof. Rogério Martir. Aula ministrada dia 21/05/2018. (Aula 24 de sucessão). Holding. Pós Graduação Direito de Família e Sucessões. Prof. Rogério Martir. Aula ministrada dia 21/05/2018. (Aula 24 de sucessão). Holding. Holding empresa utilizada no direito de família para fazer um planejamento

Leia mais

Instituições de Direito FEA

Instituições de Direito FEA Instituições de Direito FEA MÓDULO II INTRODUÇÃO AO DIREITO EMPRESARIAL! Pessoa jurídica vs. Pessoa física! Personalidade jurídica! Registro dos atos constitutivos! Empresa e empresário! EIRELI e sociedade

Leia mais

Curso Direito Empresarial Administração

Curso Direito Empresarial Administração AULA 4 Sociedades. Empresárias ou simples. Personificadas e não personificadas. Sociedades empresárias, espécies. 4.1. As sociedades empresárias A pessoa jurídica Sociedade empresária é um agrupamento

Leia mais

CEN E TRO O D E E E N E SI S N I O O S U S PE P R E IO I R O E E D ES E E S N E VO V L O V L I V M I EN E TO O - CES E E S D

CEN E TRO O D E E E N E SI S N I O O S U S PE P R E IO I R O E E D ES E E S N E VO V L O V L I V M I EN E TO O - CES E E S D CENTRO DE ENSINO SUPERIOR E DESENVOLVIMENTO - CESED FACULDADE DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS - FACISA DIREITO EMPRESA I Professor: Jubevan Caldas de Sousa Empresário e Empresa Abandonando os antigos conceitos

Leia mais

AULA 21. Da subsidiariedade integral (art. 251 da Lei 6404/76)

AULA 21. Da subsidiariedade integral (art. 251 da Lei 6404/76) Turma e Ano: Regular/2015 Matéria / Aula: Direito Empresarial Professora: Carolina Lima Monitor: André Manso AULA 21 Da subsidiariedade integral (art. 251 da Lei 6404/76) Art. 251. A companhia pode ser

Leia mais

EPP receita bruta superior a R$ ,00 e igual ou inferior a R$ ,00

EPP receita bruta superior a R$ ,00 e igual ou inferior a R$ ,00 DICA 1 CONCEITO DE EMPRESÁRIO INDIVIDUAL EMPRESA atividade econômica organizada + para produção ou circulação + de bens ou serviços DICA 2 - EXERCÍCIO INDIVIDUAL DA ATIVIDADE EMPRESARIAL MEI empresário

Leia mais

As sociedades empresárias no Código Civil. José Rodrigo Dorneles Vieira

As sociedades empresárias no Código Civil. José Rodrigo Dorneles Vieira As sociedades empresárias no Código Civil José Rodrigo Dorneles Vieira jrodrigo@portoweb.com.br 1. A LEGISLAÇÃO EMPRESARIAL: ANÁLISE GERAL 2. CARACTERIZAÇÃO DO EMPRESÁRIO Conceito de empresário A questão

Leia mais

1. Dentre as sociedades empresariais abaixo elencadas, aponte aquela que não possui personalidade jurídica:

1. Dentre as sociedades empresariais abaixo elencadas, aponte aquela que não possui personalidade jurídica: 1. Dentre as sociedades empresariais abaixo elencadas, aponte aquela que não possui personalidade jurídica: a) sociedade em nome coletivo b) sociedade em comandita simples c) sociedade de capital e indústria

Leia mais

Empresário Irregular:

Empresário Irregular: ... depois de estudarmos que o conceito de empresário encontra-se no artigo 966 do CC e que o conceito de empresa se extrai do conceito de empresário, vejamos agora a figura do empresário e da sociedade

Leia mais

SUMÁRIO 2. DO EMPRESÁRIO DIREITO EMPRESARIAL... 1

SUMÁRIO 2. DO EMPRESÁRIO DIREITO EMPRESARIAL... 1 STJ00094827 SUMÁRIO 1. DIREITO EMPRESARIAL... 1 1.0. Considerações preliminares... 1 1.1. Teorias do Direito Comercial...... 4 1.2. Unificação dos Direitos Civil e Comercial... 6 1.3. Fontes do Direito

Leia mais

Capítulo 1 Teoria Geral do Direito de Empresa

Capítulo 1 Teoria Geral do Direito de Empresa SUMÁRIO Capítulo 1 Teoria Geral do Direito de Empresa... 17 1. Origens do Direito Empresarial.... 17 2. Autonomia do Direito Empresarial... 20 3. Fontes do Direito Empresarial... 21 4. Do Direito de Empresa...

Leia mais

Curso Direito Empresarial Ciências Contábeis

Curso Direito Empresarial Ciências Contábeis AULA 5 Sociedades. Empresárias ou simples. Personificadas e não personificadas. Sociedades empresárias, espécies. 5.1. Desconsideração da personalidade jurídica da empresa Em algumas situações, o patrimônio

Leia mais

UNIDADE 8 EMPRESA INDIVIDUAL DE RESPONSABILIDADE LIMITADA

UNIDADE 8 EMPRESA INDIVIDUAL DE RESPONSABILIDADE LIMITADA UNIDADE 8 EMPRESA INDIVIDUAL DE RESPONSABILIDADE LIMITADA 1 Profª Roberta Siqueira Direito Empresarial II ATENÇÃO: Este material é meramente informativo e não exaure a matéria. Foi retirado da bibliografia

Leia mais

Direito Empresarial

Direito Empresarial www.uniestudos.com.br Direito Empresarial Helder Goes Professor de Direito Empresarial do Universo de Estudos Advogado e Consultor Jurídico Graduado em Direito pela Universidade Tiradentes Especialista

Leia mais

PROVA DAS DISCIPLINAS CORRELATAS DIREITO EMPRESARIAL

PROVA DAS DISCIPLINAS CORRELATAS DIREITO EMPRESARIAL P á g i n a 1 PROVA DAS DISCIPLINAS CORRELATAS DIREITO EMPRESARIAL QUESTÃO 1 - Sobre a disciplina do direito empresarial no Brasil: 1. O adquirente de um estabelecimento comercial jamais responderá pelo

Leia mais

Delegado de Policia Civil do Pará - Direito Empresarial Professor: José Humberto Souto Júnior

Delegado de Policia Civil do Pará - Direito Empresarial Professor: José Humberto Souto Júnior Delegado de Policia Civil do Pará - Direito Empresarial Professor: José Humberto Souto Júnior 1 - O título de crédito, documento necessário ao exercício do direito literal e autônomo nele contido, somente

Leia mais

Direito Empresarial. Pontifícia Universidade Católica de Goiás Pró-Reitoria de Graduação Escola de Direito e Relações Internacionais.

Direito Empresarial. Pontifícia Universidade Católica de Goiás Pró-Reitoria de Graduação Escola de Direito e Relações Internacionais. Pontifícia Universidade Católica de Goiás Pró-Reitoria de Graduação Escola de Direito e Relações Internacionais Direito Empresarial Pessoa Jurídica Personalidade jurídica Responsabilidades da pessoa jurídica

Leia mais

SEFAZ DIREITO empresarial Prof. Fidel Ribeiro

SEFAZ DIREITO empresarial Prof. Fidel Ribeiro SEFAZ DIREITO empresarial Prof. Fidel Ribeiro www.acasadoconcurseiro.com.br Direito Empresarial AUTONOMIA visto como ramo jurídico independente e autônomo, podemos conceituá-lo, em síntese, como o regime

Leia mais

Sumário. Nota do Autor, xix

Sumário. Nota do Autor, xix Sumário Nota do Autor, xix 1 Empresa, 1 I Empreender, I 2 Noções históricas, 2 3 Teoria da empresa, 4 4 Registro, 9 4.1 Redesim, II 4.2 Usos e práticas mercantis, 15 4.3 Empresário rural, 16 5 Firma individual,

Leia mais

As obrigações podem ser alternativas quando o devedor se obriga a prestar uma obrigação ou outra

As obrigações podem ser alternativas quando o devedor se obriga a prestar uma obrigação ou outra Slide 1 MODALIDADES DE OBRIGAÇÕES OBRIGAÇÕES têm por objeto dar, fazer ou não fazer alguma coisa, consiste na entrega de alguma coisa determinada: o na sua individualidade EXEMPLO: um determinado e especificado

Leia mais

Aula 1 Direito Empresarial

Aula 1 Direito Empresarial LEGALE - PÓS GRADUAÇÃO DIREITO TRIBUTÁRIO Aula 1 Direito Empresarial Professor: Rogério Martir Doutorando em Ciências Jurídicas e Sociais, Advogado militante e especializado em Direito Empresarial e Direito

Leia mais

3. Aqueles que exercem atividades rurais (haverá aula própria bloco de registro ).

3. Aqueles que exercem atividades rurais (haverá aula própria bloco de registro ). Página1 Curso/Disciplina: Direito Empresarial Objetivo Aula: Teoria Geral Professor (a): Priscilla Menezes Monitor (a): Rafael Cardoso Martins Aula nº. 02 QUEM NÃO É EMPRESÁRIO? Basicamente, são três pessoas:

Leia mais

O EMPRESÁRIO NO DIREITO BRASILEIRO

O EMPRESÁRIO NO DIREITO BRASILEIRO 1 O EMPRESÁRIO NO DIREITO BRASILEIRO 1 CONCEITO DE EMPRESA 3 a) EMPRESA : unidade econômica que combinando capital e trabalho, produz ou comercializa bens ou presta serviços, com a finalidade de lucro

Leia mais

LEGALE PÓS GRADUAÇÃO DIREITO TRIBUTÁRIOS

LEGALE PÓS GRADUAÇÃO DIREITO TRIBUTÁRIOS LEGALE PÓS GRADUAÇÃO DIREITO TRIBUTÁRIOS DIREITO EMPRESARIAL : Aula 3 - Transformações Societárias / Estabelecimento Empresarial / Propriedade Industrial Professor: Rogério Martir Doutorando em Ciências

Leia mais

Sumário. 6. Fontes do direito empresarial 6.1. O Projeto de Lei 1.572/2011 (novo Código Comercial) 6.2. O novo CPC e o direito empresarial 7.

Sumário. 6. Fontes do direito empresarial 6.1. O Projeto de Lei 1.572/2011 (novo Código Comercial) 6.2. O novo CPC e o direito empresarial 7. Sumário 1. Origens do direito comercial 2. Da definição do regime jurídico dos atos de comércio 2.1. Definição e descrição dos atos de comércio e sua justificação histórica 2.2. Os atos de comércio na

Leia mais

9/26/17. Contratos. ! Conceito: Contrato. Fontes obrigacionais no direito civil brasileiro. - Direito obrigacional

9/26/17. Contratos. ! Conceito: Contrato. Fontes obrigacionais no direito civil brasileiro. - Direito obrigacional Fontes obrigacionais no direito civil brasileiro! Lei! *! Atos ilícitos e o abuso de direito! Atos unilaterais! Títulos de crédito! Conceito: Contrato - Direito obrigacional - Relação jurídica transitória:

Leia mais

TEORIA DA EMPRESA - EMPRESA, EMPRESÁRIO E SOCIEDADES

TEORIA DA EMPRESA - EMPRESA, EMPRESÁRIO E SOCIEDADES TEORIA DA EMPRESA - EMPRESA, EMPRESÁRIO E SOCIEDADES CONCEITO Rubens Requião ensina que empresa é aquilo que o empresário ou a sociedade empresária faz, de forma que os efeitos da empresa não são senão

Leia mais

PROVA DAS DISCIPLINAS CORRELATAS DIREITO EMPRESARIAL

PROVA DAS DISCIPLINAS CORRELATAS DIREITO EMPRESARIAL P á g i n a 1 PROVA DAS DISCIPLINAS CORRELATAS DIREITO EMPRESARIAL 1. A recuperação extrajudicial é uma modalidade prevista na Lei Nº 11.101/2005, e pode ser adotada pelo empresário em dificuldade e com

Leia mais

UNIDADE 3 DO EMPRESÁRIO

UNIDADE 3 DO EMPRESÁRIO UNIDADE 3 DO EMPRESÁRIO Profª Roberta C. de M. Siqueira Direito Empresarial I ATENÇÃO: Este material é meramente informativo e não exaure a matéria. Foi retirado da bibliografia do curso constante no seu

Leia mais

EXAME XXIV - 1ª fase 19/11/2017 PROVA BRANCA Comentários às questões de Direito Empresarial. Questão 46

EXAME XXIV - 1ª fase 19/11/2017 PROVA BRANCA Comentários às questões de Direito Empresarial. Questão 46 EXAME XXIV - 1ª fase 19/11/2017 PROVA BRANCA Comentários às questões de Direito Empresarial Questão 46 Miguel e Paulo pretendem constituir uma sociedade do tipo limitada porque não pretendem responder

Leia mais

Sujeição Passiva na Relação Jurídico- Tributária

Sujeição Passiva na Relação Jurídico- Tributária Sujeição Passiva na Relação Jurídico- Tributária RUBENS KINDLMANN Sujeição Passiva Art. 121. Sujeito passivo da obrigação principal é a pessoa obrigada ao pagamento de tributo ou penalidade pecuniária.

Leia mais

As sociedades empresárias no Código Civil. José Rodrigo Dorneles Vieira

As sociedades empresárias no Código Civil. José Rodrigo Dorneles Vieira As sociedades empresárias no Código Civil José Rodrigo Dorneles Vieira jrodrigo@portoweb.com.br 1. ESPÉCIES DE EMPRESÁRIO 2. SOCIEDADES EMPRESÁRIAS TIPOS SOCIETÁRIOS Sociedade em Comum Sociedade em Conta

Leia mais

MBA Finanças e Controladoria. Aula 2

MBA Finanças e Controladoria. Aula 2 MBA Finanças e Controladoria Aula 2 MBA Finanças e Controladoria Disciplina: Direito Empresarial Professor: Rogério Martir E mail: rogerio@martir.com.br Mini Currículo do professor PROF. ROGÉRIO MARTIR

Leia mais

PARTE GERAL CONTRATO DE SOCIEDADE

PARTE GERAL CONTRATO DE SOCIEDADE PARTE GERAL CONTRATO DE SOCIEDADE 1 CONTRATO DE SOCIEDADE 1 Elementos contratuais 2 Sociedades simples e empresárias 3 Sociedades não personificadas 4 Sociedade em comum 4.1 Patrimônio social e responsabilidade

Leia mais

UNIDADE 6 SOCIEDADE EM NOME COLETIVO

UNIDADE 6 SOCIEDADE EM NOME COLETIVO UNIDADE 6 SOCIEDADE EM NOME COLETIVO 1 Profª Roberta Siqueira Direito Empresarial II ATENÇÃO: Este material é meramente informativo e não exaure a matéria. Foi retirado da bibliografia do curso constante

Leia mais

PÓS GRADUAÇÃO EM PLANEJAMENTO EMPRESARIAL E TRIBUTÁRIO. LEGALE - Aula 4 Direito Societário I. Professor: Rogério Martir

PÓS GRADUAÇÃO EM PLANEJAMENTO EMPRESARIAL E TRIBUTÁRIO. LEGALE - Aula 4 Direito Societário I. Professor: Rogério Martir PÓS GRADUAÇÃO EM PLANEJAMENTO EMPRESARIAL E TRIBUTÁRIO LEGALE - Aula 4 Direito Societário I Professor: Rogério Martir Doutor em Ciências Jurídicas e Sociais, Advogado Especializado em Direito Empresarial

Leia mais

Reunião de pessoas em prol de interesses comuns. (Aurélio, 2010).

Reunião de pessoas em prol de interesses comuns. (Aurélio, 2010). Prof. Thiago Gomes Empresariais O que é uma sociedade? Reunião de pessoas em prol de interesses comuns. (Aurélio, 2010). Qual o foco de nosso estudo? As sociedades cujo o objetivo é lucro para seus sócios.

Leia mais

As sociedades empresárias no Código Civil. José Rodrigo Dorneles Vieira

As sociedades empresárias no Código Civil. José Rodrigo Dorneles Vieira As sociedades empresárias no Código Civil José Rodrigo Dorneles Vieira 1. A LEGISLAÇÃO EMPRESARIAL: ANÁLISE GERAL 2. CARACTERIZAÇÃO DO EMPRESÁRIO Conceito de empresário A questão do registro 3. ESPÉCIES

Leia mais

CURSO Delegado de Polícia Civil do Estado do Pará Nº 05. Exercícios

CURSO Delegado de Polícia Civil do Estado do Pará Nº 05. Exercícios CURSO Delegado de Polícia Civil do Estado do Pará Nº 05 DATA 22/08/2016 DISCIPLINA Empresarial PROFESSOR José Humberto Souto Júnior MONITOR Thaís da Mata AULA 05 - Exercícios Exercícios Os comentários

Leia mais

Direito Empresarial. Prof. Dr. Érico Hack

Direito Empresarial. Prof. Dr. Érico Hack Direito Empresarial Aula 6 Personalidade e direitos pessoa física e jurídica Prof. Dr. Érico Hack PUCPR Personalidade pessoas naturais Código Civil pessoa física sujeito de direitos e deveres Pessoas naturais

Leia mais

As sociedades empresárias no Código Civil. José Rodrigo Dorneles Vieira

As sociedades empresárias no Código Civil. José Rodrigo Dorneles Vieira As sociedades empresárias no Código Civil José Rodrigo Dorneles Vieira jrodrigo@portoweb.com.br 1. A LEGISLAÇÃO EMPRESARIAL: ANÁLISE GERAL 2. CARACTERIZAÇÃO DO EMPRESÁRIO Conceito de empresário A questão

Leia mais

Sumário. Coleção Sinopses para Concursos Guia de leitura da Coleção... 15

Sumário. Coleção Sinopses para Concursos Guia de leitura da Coleção... 15 Coleção Sinopses para Concursos... 13 Guia de leitura da Coleção... 15 Capítulo 1 INTRODUÇÃO AO DIREITO EMPRESARIAL... 17 1. Breve histórico do Direito Empresarial... 17 2. características do direito empresarial...

Leia mais

MANUAL DE DIREITO EMPRESARIAL

MANUAL DE DIREITO EMPRESARIAL Benigno Cavalcante MANUAL DE DIREITO EMPRESARIAL Sumário Apresentação... 17 Abreviatura... 21 CAPÍTULO I HISTÓRIA DO DIREITO COMERCIAL 1. O Surgimento do Direito Comercial... 25 1.2. Evolução do Direito

Leia mais

Firma : Nome usado pelo comerciante ou industrial no exercício de suas atividades; razão social. Empresa : 1. empreendimento ;

Firma : Nome usado pelo comerciante ou industrial no exercício de suas atividades; razão social. Empresa : 1. empreendimento ; x Firma : Nome usado pelo comerciante ou industrial no exercício de suas atividades; razão social Empresa : 1. empreendimento ; 2. organização econômica destinada à produção ou venda de mercadoria ou serviços,

Leia mais

DISCIPLINA: JUR DIREITO EMPRESARIAL III VALOR DA PROVA: 5,0 ALUNO(A)

DISCIPLINA: JUR DIREITO EMPRESARIAL III VALOR DA PROVA: 5,0 ALUNO(A) PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO DEPARTAMENTO DE CÊNCIAS JURÍDICAS CURSO DE DIREITO DISCIPLINA: JUR 1023 - DIREITO EMPRESARIAL III TURMA: PROFESSOR(A) Fernanda de Paula

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL E PROCESSO CIVIL. Aula ministrada pelo Prof. Durval Salge Junior. (02/07/2018) Holding Familiar.

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL E PROCESSO CIVIL. Aula ministrada pelo Prof. Durval Salge Junior. (02/07/2018) Holding Familiar. CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL E PROCESSO CIVIL. Aula ministrada pelo Prof. Durval Salge Junior. (02/07/2018) Holding Familiar. Conceito: são pessoas criadas pelo direito. Não existem fisicamente,

Leia mais

ARTIGOS IMPORTANTES DE DIREITO EMPRESARIAL PARA O XX EXAME OAB

ARTIGOS IMPORTANTES DE DIREITO EMPRESARIAL PARA O XX EXAME OAB ARTIGOS IMPORTANTES DE DIREITO EMPRESARIAL PARA O XX EXAME OAB Olá, pessoal! Tudo bem? Prova do Exame de Ordem muito próxima, uma infinidade de matérias para estudar e nervos à flor da pele. Bom, sabemos

Leia mais

Sumário. Coleção Sinopses para Concursos Guia de leitura da Coleção... 15

Sumário. Coleção Sinopses para Concursos Guia de leitura da Coleção... 15 Coleção Sinopses para Concursos... 13 Guia de leitura da Coleção... 15 Capítulo 1 Introdução do Direito Empresarial... 19 1. Breve histórico do Direito Empresarial... 19 2. A Empresa... 23 3. O Empresário...

Leia mais

Revisão OAB. Gabriel Rabelo

Revisão OAB. Gabriel Rabelo Revisão OAB Gabriel Rabelo Tópico 1) Empresário Art. 966. Considera-se empresário quem exerce profissionalmente atividade econômica organizada para a produção ou a circulação de bens ou de serviços. Parágrafo

Leia mais

Sumário COLEÇÃO SINOPSES PARA CONCURSOS GUIA DE LEITURA DA COLEÇÃO... 15

Sumário COLEÇÃO SINOPSES PARA CONCURSOS GUIA DE LEITURA DA COLEÇÃO... 15 COLEÇÃO SINOPSES PARA CONCURSOS... 13 GUIA DE LEITURA DA COLEÇÃO... 15 Capítulo 1 INTRODUÇÃO DO DIREITO EMPRESARIAL... 19 1. Breve histórico do Direito Empresarial... 19 2. A Empresa... 23 3. O Empresário...

Leia mais

UNIDADE 4 SOCIEDADE EM CONTA DE PARTICIPAÇÃO

UNIDADE 4 SOCIEDADE EM CONTA DE PARTICIPAÇÃO UNIDADE 4 SOCIEDADE EM CONTA DE PARTICIPAÇÃO 1 Profª Roberta Siqueira/ Direito Empresarial II ATENÇÃO: Este material é meramente informativo e não exaure a matéria. Foi retirado da bibliografia do curso

Leia mais

XXII EXAME DE ORDEM DIREITO EMPRESARIAL PROF. MARCELO SACRAMONE

XXII EXAME DE ORDEM DIREITO EMPRESARIAL PROF. MARCELO SACRAMONE XXII EXAME DE ORDEM DIREITO EMPRESARIAL PROF. MARCELO SACRAMONE Conceito de empresário Art. 966. Considera-se empresário quem exerce profissionalmente atividade econômica organizada para a produção ou

Leia mais

1 Classificação das sociedades

1 Classificação das sociedades 1 Classificação das sociedades Qto à forma de exploração do objeto Qto à personificação Qto ao regime de constituição Qto à forma de constituição Qto à nacionalidade Qto ao capital Qto à responsabilidade

Leia mais

Direito Tributário. Sucessão Empresarial, Responsabilidade Tributária e Responsabilidade de Terceiro. Professora Giuliane Torres

Direito Tributário. Sucessão Empresarial, Responsabilidade Tributária e Responsabilidade de Terceiro. Professora Giuliane Torres Direito Tributário Sucessão Empresarial, Responsabilidade Tributária e Responsabilidade de Terceiro Professora Giuliane Torres www.acasadoconcurseiro.com.br Direito Tributário SUCESSÃO EMPRESARIAL, RESPONSABILIDADE

Leia mais

Instituições de Direito Público e Privado. Parte XI Sociedades

Instituições de Direito Público e Privado. Parte XI Sociedades Instituições de Direito Público e Privado Parte XI Sociedades 1. Empresa Conceito Empresa Empresa é a atividade econômica organizada para a produção de bens e serviços para o mercado, visando ao lucro.

Leia mais

IUS RESUMOS. Empresário. Organizado por: Samille Lima Alves

IUS RESUMOS. Empresário. Organizado por: Samille Lima Alves Organizado por: Samille Lima Alves SUMÁRIO I. EMPRESÁRIO... 3 1. Caracterizando o empresário... 3 1.1 Conceito... 3 1.2 Elementos essenciais de caracterização do empresário... 4 1.3 Classificação do empresário...

Leia mais

PÓS GRADUAÇÃO EM PLANEJAMANTO EMPRESARIAL E TRIBUTÁRIOS. LEGALE - Aula 1 Direito de Empresa I Planejamento. Professor: Rogério Martir

PÓS GRADUAÇÃO EM PLANEJAMANTO EMPRESARIAL E TRIBUTÁRIOS. LEGALE - Aula 1 Direito de Empresa I Planejamento. Professor: Rogério Martir PÓS GRADUAÇÃO EM PLANEJAMANTO EMPRESARIAL E TRIBUTÁRIOS LEGALE - Aula 1 Direito de Empresa I Planejamento Professor: Rogério Martir Doutorando em Ciências Jurídicas e Sociais, Advogado militante e especializado

Leia mais

AULA 01: DIREITO EMPRESARIAL: 1 Direito comercial. 1.1 Origem; evolução histórica; autonomia; fontes; características.

AULA 01: DIREITO EMPRESARIAL: 1 Direito comercial. 1.1 Origem; evolução histórica; autonomia; fontes; características. AULA 01: DIREITO EMPRESARIAL: 1 Direito comercial. 1.1 Origem; evolução histórica; autonomia; fontes; características. 1/10 ORIGEM E EVOLUÇÃO HISTÓRICA DO DIREITO COMERCIAL Kiron, 2015, p. 23. 2/10 AULA

Leia mais

CEM CADERNO DE EXERCÍCIOS MASTER. Direito Empresarial

CEM CADERNO DE EXERCÍCIOS MASTER. Direito Empresarial CEM CADERNO DE EXERCÍCIOS MASTER 1) FGV - AFTRM - Pref Cuiabá (2014) Jaciara constituiu, com suas irmãs Luciara e Cláudia, uma sociedade simples, com sede em Aripuanã/MT. A sociedade obteve enquadramento

Leia mais

Contabilidade Básica I Seção 2 Definições

Contabilidade Básica I Seção 2 Definições Contabilidade Básica I Seção 2 Definições Prof. Me. Hélio Esperidião Objetivos: Compreender os princípios elementares da contabilidade. Capital social Capital social é o montante necessário para se constituir

Leia mais

STJ Ol!dl!G dp IBnUBW. {'BpBSdldw3. 010Vd oys. S10Z - 'V'S SVllV VCIOlIG3

STJ Ol!dl!G dp IBnUBW. {'BpBSdldw3. 010Vd oys. S10Z - 'V'S SVllV VCIOlIG3 S10Z - 'V'S SVllV VCIOlIG3 010Vd oys {'BpBSdldw3 Ol!dl!G dp IBnUBW " I STJ00101622 2005 by Editora Atlas S.A. 1. ed. 2005; 2. ed. 2006; 3. ed. 2008;4. ed. 2009; 5. ed. 2010; 6. ed. 2012; 7. ed. 2013; 8.

Leia mais

1. Na ação de dissolução de sociedade limitada de apenas dois sócios, proposta pelo sócio dissidente:

1. Na ação de dissolução de sociedade limitada de apenas dois sócios, proposta pelo sócio dissidente: DIREITO EMPRESARIAL 1. Na ação de dissolução de sociedade limitada de apenas dois sócios, proposta pelo sócio dissidente: A) O juiz dissolve a sociedade, se acolher o pedido; B) Mesmo se acolhido o pedido,

Leia mais

SOCIEDADE DE RESPONSABILIDADE LIMITADA

SOCIEDADE DE RESPONSABILIDADE LIMITADA SOCIEDADE DE RESPONSABILIDADE LIMITADA 1 Planilha prática para atuação em face de uma sociedade de responsabilidade limitada. 90% das empresas no Brasil adotam este tipo societário. Professor: Rogério

Leia mais

CURSO Delegado de Polícia Civil do Estado do Pará Nº 04. Títulos de Crédito

CURSO Delegado de Polícia Civil do Estado do Pará Nº 04. Títulos de Crédito CURSO Delegado de Polícia Civil do Estado do Pará Nº 04 DATA 05/07/2016 DISCIPLINA Empresarial PROFESSOR José Humberto Souto Júnior MONITOR Thaís da Mata AULA 04 - Títulos de Crédito (Cheque, Duplicata

Leia mais

Obrigação Tributária Elementos da Obrigação Tributária

Obrigação Tributária Elementos da Obrigação Tributária Obrigação Tributária Elementos da Obrigação Tributária Lei (principal) e Legislação (acessória) Fato Jurídico Sujeito Ativo Sujeito Passivo Objeto = BC x Alíquota Obrigação Tributária Pode ser (art. 113,

Leia mais

CEM CADERNO DE EXERCÍCIOS MASTER. Direito Empresarial. Período:

CEM CADERNO DE EXERCÍCIOS MASTER. Direito Empresarial. Período: CEM CADERNO DE EXERCÍCIOS MASTER Direito Empresarial Delegado da Polícia Federal Período: 2004-2016 Sumário Direito Empresarial... 3 Empresa e Empresário... 3 Nome Empresarial... 3 Registro... 3 Sociedades...

Leia mais

Quem é o empresário individual? É a pessoa física que exerce atividade empresarial.

Quem é o empresário individual? É a pessoa física que exerce atividade empresarial. Prof. Thiago Gomes Quem é o empresário individual? É a pessoa física que exerce atividade empresarial. O empresário individual realiza atualmente atividades que não necessitam de grandes investimentos.

Leia mais

DIREITO EMPRESARIAL DIREITO EMPRESARIAL

DIREITO EMPRESARIAL DIREITO EMPRESARIAL A SOCIEDADE NO CÓDIGO CIVIL DE 2002 Art. 981. Celebram contrato de sociedade as pessoas que reciprocamente se obrigam a contribuir, com bens ou serviços, para o exercício de atividade econômica e a partilha,

Leia mais

Roteiro de Aula- Int. trodução ao Direito Empresarial. econômicos, tais como: LSA, CDC, Lei de Locação Predial Urbana, entre outras.

Roteiro de Aula- Int. trodução ao Direito Empresarial. econômicos, tais como: LSA, CDC, Lei de Locação Predial Urbana, entre outras. AULA 01. CONCEITOS DE DIREITO EMPRESARIAL 1. Aspectos históricos Os povos da Antiguidade tinham como hábito produzir em sua casa, para consumo de sua família, todos os produtos necessários à sua subsistência,

Leia mais

REVISÃO DE VÉSPERA CONCURSO PROCURADOR MARANHÃO

REVISÃO DE VÉSPERA CONCURSO PROCURADOR MARANHÃO REVISÃO DE VÉSPERA CONCURSO PROCURADOR MARANHÃO Direito Empresarial Prof. Gabriel Rabelo Empresa, empresário e estabelecimento - Teoria dos atos do comércio: Sempre que alguém praticava atividade econômica

Leia mais

LEGALE PÓS GRADUAÇÃO DIREITO TRIBUTÁRIOS

LEGALE PÓS GRADUAÇÃO DIREITO TRIBUTÁRIOS LEGALE PÓS GRADUAÇÃO DIREITO TRIBUTÁRIOS Aula 2 Direito Empresarial: Sociedades Não Personificadas e Sociedades Personificadas Professor: Rogério Martir Doutorando em Ciências Jurídicas e Sociais, Advogado

Leia mais

Aula: Contratos Empresariais

Aula: Contratos Empresariais UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO Aula: Contratos Empresariais Professor VINICIUS MARQUES DE CARVALHO. O contrato empresarial como instrumento jurídico de organização da empresa: a empresa societária e não societária

Leia mais

Planejamento Patrimonial. Questionamento para mulheres de executivos

Planejamento Patrimonial. Questionamento para mulheres de executivos Planejamento Patrimonial Questionamento para mulheres de executivos Bueno, Mesquita e Advogados O Bueno, Mesquita e Advogados é um escritório de advocacia empresarial com foco em empresas familiares e

Leia mais

Coordenação-Geral de Tributação

Coordenação-Geral de Tributação Fls. 1 0 Coordenação-Geral de Tributação Solução de Consulta nº 276 - Data 31 de maio de 2017 Processo Interessado CNPJ/CPF ASSUNTO: CONTRIBUIÇÕES SOCIAIS PREVIDENCIÁRIAS CONTRATAÇÃO DE EMPRESÁRIO INDIVIDUAL.

Leia mais

Direito Empresarial e Trabalhista

Direito Empresarial e Trabalhista Profa. Dra. Silvia Bertani Direito Empresarial e Trabalhista As sociedades organização formada por duas ou mais pessoas, por meio de um contrato com ou sem o registro, para o exercício de uma atividade

Leia mais

DIREITO EMPRESARIAL. Profa. Dra. Silvia Bertani. Profa. Dra. Silvia Bertani -

DIREITO EMPRESARIAL. Profa. Dra. Silvia Bertani. Profa. Dra. Silvia Bertani - DIREITO EMPRESARIAL Profa. Dra. Silvia Bertani A empresa Empresário (Individual) trabalha no comércio ou com serviços não intelectuais, ou seja, que não dependam de graduação superior para seu desempenho.

Leia mais