UMA ABORDAGEM PARA A GERÊNCIA DE PROJETOS DE SOFTWARE

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "UMA ABORDAGEM PARA A GERÊNCIA DE PROJETOS DE SOFTWARE"

Transcrição

1 UMA ABORDAGEM PARA A GERÊNCIA DE PROJETOS DE SOFTWARE DANIELE VIEIRA FIOROT¹ 1 Aluna do Curso de Ciência da Computação do Centro Universitário de Vila Velha. danyfiorot@yahoo.com.br. MARCO AURÉLIO GEROSA² 2 Doutor em Informática pela PUC-Rio, Engenheiro em Engenharia da Computação. gerosa@uvv.br.

2 2 RESUMO Os desenvolvedores de software vêm enfrentando um grande desafio no gerenciamento de projetos. Escopo, requisitos, estimativas, design de interfaces, qualidade, desempenho, usabilidade, riscos, entre outros itens, devem ser bem gerenciados, com o intuito de atender às necessidades das partes interessadas. Para minimizar este problema, no mercado há diversas opções de ferramentas que auxiliam na gerência de projetos de software, servindo de suporte principalmente no gerenciamento das tarefas que devem ser realizadas por cada um dos atores do processo de desenvolvimento (programadores, analistas, projetistas, gerentes). Estas ferramentas, na sua maioria, são usadas em atividades específicas gerenciamento de tarefas, gerência de documentos ou cálculo de orçamento (por pontos de função, número de linhas de código ou outras métricas), e não em todo o processo de desenvolvimento. O objetivo deste trabalho é enfatizar a importância de se gerenciar os projetos de software. Para isso, foi realizada uma pesquisa de campo de como as empresas de desenvolvimento de sistemas do Espírito Santo têm gerenciado os seus projetos e uma avaliação do impacto do uso de uma ferramenta (também descrita neste trabalho) de auxílio ao processo de gestão de tempo, recursos humanos e atendimento ao cliente quanto a chamados e melhorias. Palavras-chave: Gerência de Projetos, Projetos de Software, Produtividade, Desenvolvimento de Software, Qualidade. 1 INTRODUÇÃO O desenvolvimento de software vem enfrentando ao longo dos anos diversos problemas: não cumprimento dos requisitos, não atendimento aos prazos, dificuldades ao elaborar o projeto, baixa qualidade e desempenho do produto, entre outros. Estes problemas acontecem devido a diversos erros cometidos durante todo o processo de desenvolvimento. Algumas causas para esses problemas são: má gestão dos requisitos, inconsistências de projeto não encontradas antecipadamente, poucos testes realizados, má administração dos riscos, estimativas inadequadas de custos e prazos, entre outras (GARCIA, 2007).

3 3 Segundo a TenStep empresa de consultoria e treinamento em Gerenciamento de Projetos, sediada em Atlanta (Geórgia, EUA) existem cinco erros comuns em gerenciamento de projetos (TenStep, 2007): definição e planejamento inadequado do projeto; práticas de gerenciamento inadequado de mudanças de escopo; não gerenciamento do plano de trabalho (Workplan); falta de comunicação com os interessados; falta de um bom gerenciamento de qualidade. Devido a esses erros cometidos e os problemas gerados por estes, 18% dos projetos são cancelados antes de seu término, 53% são concluídos com limitações e somente 23% são efetivamente concluídos, sendo que 88% ultrapassam seus prazos, custos ou ambos em média ultrapassam 189% dos custos estimados e 222% os prazos originalmente estimados (STANDISH GROUP, 2004). Com números tão expressivos, medidas devem ser tomadas para que o projeto possa ser concluído com êxito e com os custos e prazos próximos das estimativas. 2 OBJETIVO Com tantos problemas a serem enfrentados no decorrer do projeto e com a constante busca pela redução de prazos e custos, o uso de ferramentas de apoio ao gerenciamento de projetos tem se tornado mais freqüente. Assim, este artigo busca esclarecer os pontos importantes que devem ser observados no gerenciamento de projetos, incluindo projetos de software, e apresentar o que uma ferramenta precisa tratar para estar conivente com esses pontos abordados. Ao longo deste artigo serão apresentados conceitos básicos para o gerenciamento de projetos, algumas áreas de conhecimento envolvidas e a aplicação de alguns desses conceitos na construção de uma ferramenta de auxílio à gestão de projetos. 3 GERÊNCIA DE PROJETOS A principal fonte das informações utilizadas foi o Conjunto de Conhecimentos do Gerenciamento de Projetos (PMBOK) A Guide to the Project Management Body of Knowledge formulado pelo Project Management Institute (PMI), que reúne as boas práticas na gerência de projetos.

4 4 A gerência de projetos é um termo que aborda a gestão de qualquer tipo de projeto, desde sócio-econômicos e administrativos até arquitetônicos, incluindo os projetos de software. Para melhor entender o gerenciamento do desenvolvimento de sistemas é importante saber alguns conceitos do gerenciamento de projetos em geral e as áreas de conhecimentos envolvidas na gestão de projetos. 3.1 INTRODUÇÃO À GERÊNCIA DE PROJETOS Segundo o PMI, um projeto é um esforço temporário empreendido para criar um produto, serviço ou resultado exclusivo (PMI, 2004, p. 5), ou seja, é um conjunto de atividades realizadas por determinado tempo com o intuito de entregar um produto (final ou componente), uma capacidade de realizar um serviço ou um resultado (de uma pesquisa, por exemplo). Além disso, o projeto é desenvolvido por etapas, ou seja, progressivamente. Cada uma dessas etapas pode ser de iniciação, planejamento, execução, monitoramento (controle) ou de encerramento. As etapas de iniciação envolvem a identificação das necessidades que devem ser atendidas e a determinação dos objetivos a serem alcançados. As etapas de planejamento envolvem a determinação do escopo, prazos, custos, possíveis riscos e restrições, ou seja, é determinado o que deverá ser feito e até quando. As etapas de execução envolvem a realização das atividades determinadas no escopo de acordo com os prazos estabelecidos. As etapas de monitoramento ou controle são realizadas em conjunto com as outras etapas, pois são verificados o cumprimento dos requisitos, custos, prazos e restrições. Em alguns casos há também o controle da qualidade do produto. As etapas de encerramento envolvem a entrega do produto e sua validação final. O gerenciamento de projetos é o acompanhamento de cada uma de suas fases, controlando a realização de cada uma delas e verificando o cumprimento de todos os requisitos. Além disso, ele pode ser dividido em várias áreas como gerenciamento de integração, escopo, tempo, custos, qualidade, recursos humanos, comunicação, riscos e aquisições (PMI, 2004, p. 11).

5 5 Enfim, a gerência de projetos é a aplicação de conhecimento, habilidades, ferramentas e técnicas às atividades do projeto a fim de atender aos requisitos (PMI, 2004, p. 8), em outras palavras, é planejar, organizar e monitorar todo o projeto para atender as necessidades das partes interessadas. 3.2 PROJETOS DE SOFTWARE Os projetos de software são caracterizados pela sua complexidade, pela dificuldade de visualização do produto final e dificuldade de comunicação entre executor e cliente (PRADO, 1999). Além disso, suas etapas são mais específicas, determinadas pelo ciclo de vida roteiro de trabalho composto pelas macro-atividades do projeto escolhido para o desenvolvimento do software. A seguir a Tabela 1 relaciona as etapas do projeto com as etapas do ciclo de vida do software. Etapa do Projeto Etapa do Ciclo de Vida Iniciação Especificação dos Requisitos Planejamento; Planejamento Análise; Projeto Execução Implementação Monitoramento Testes Implantação; Treinamento; Encerramento Operação; Manutenção TABELA 1 relacionamento entre etapas do ciclo de vida e etapas do projeto Na Especificação dos Requisitos, os requisitos são listados e agrupados de acordo com as suas funcionalidades, formando um pré-escopo do projeto. Na fase de Planejamento esse pré-escopo é refinado, os prazos são determinados, as restrições listadas e os custos estabelecidos. Na Análise os requisitos são modelados, avaliados e documentados. Na fase de Projeto os requisitos tecnológicos são acrescentados ao escopo e os modelos são refinados. Na Implementação, a codificação propriamente dita é realizada. Na fase de Teste o sistema implementado é verificado desde o

6 6 atendimento aos requisitos até o funcionamento em si. Na Implantação o sistema é colocado em ambiente de uso final, os Treinamentos são realizados e o sistema entra em Operação. Na fase de Manutenção, as correções necessárias são feitas e as melhorias solicitadas são acrescentadas. A gerência de projetos de software coordena todo o trabalho de desenvolvimento do sistema, cuidando desde o estabelecimento de tarefas e alocação de recursos para a sua execução, até o monitoramento e controle de cada uma das fases do desenvolvimento. 3.3 ÁREAS DE CONHECIMENTO As áreas de conhecimento em gerenciamento de projetos agrupam processos de gestão. O PMBOK cita nove áreas (PMI, 2004, p. 9): gerenciamento de integração, gerenciamento do escopo, gerenciamento de tempo, gerenciamento de custos, gerenciamento da qualidade, gerenciamento dos recursos humanos, gerenciamento das comunicações, gerenciamento de riscos e gerenciamento de aquisições. Estas e outras mais específicas a projetos de software são descritas a seguir Gerência de Integração A gerência da integração descreve os processos e as atividades que integram os diversos elementos do gerenciamento de projetos, que são identificados, definidos, combinados, unificados e coordenados dentro dos grupos de processos de gerenciamento de projetos. É a área responsável pela identificação e gerenciamento dos pontos de interação entre os elementos do projeto e estabelecimento e manutenção da boa comunicação entre esses pontos (VIEIRA, 2003) Gerência de Requisitos A gerência dos requisitos muitas vezes é incluída dentro da gerência de escopo, mas para melhor entendimento e gerenciamento é importante que seja tratado separadamente devido à importância dos requisitos em projetos de software; como já foi mencionado anteriormente, os requisitos são os principais causadores de problemas durante o desenvolvimento de sistemas.

7 7 Um requisito é definido como uma capacidade de software que deve ser disponibilizada por um sistema ou componente de sistema de modo a satisfazer um contrato, padrão, especificação ou outra formalidade imposta (SAYÃO; BREITMAN, 2005). Ou seja, é uma necessidade, qualidade ou restrição que deve ser atendida pelo software a ser desenvolvido, definindo o comportamento, propriedade e atributos do sistema. Já o escopo, descrito mais a seguir, envolve não somente os requisitos, mas todo trabalho e todos os processos da geração dos resultados do projeto. O levantamento e especificação dos requisitos podem levar o desenvolvimento de um sistema para diferentes rumos, ou seja, uma interpretação errada ou esquecimento de algum detalhe importante de uma necessidade do cliente pode gerar sérios problemas para que o sistema atenda seu propósito. Assim, os cuidados com o levantamento e alterações de requisitos ao longo do desenvolvimento devem ser cautelosos e muito bem gerenciados Gerência de Escopo A gerência do escopo descreve os processos envolvidos na verificação de que o projeto inclui todo o trabalho necessário, e apenas o trabalho necessário, para que seja concluído com sucesso. O escopo é todo trabalho envolvido na criação dos resultados do projeto (VIERA 2003). É a área responsável também pela gestão das mudanças Gerência de Tempo A gerência do tempo descreve os processos relativos ao término do projeto no prazo correto. Envolve o controle das atividades para cumprimento do cronograma (VIEIRA, 2003) e a confirmação dos marcos do projeto dentro das estimativas de prazo. Os marcos são acontecimentos no projeto que separam uma fase ou atividade de outra Gerência de Custos A gerência dos custos descreve os processos envolvidos em planejamento, estimativa, orçamentação e controle de custos, de modo que o projeto termine dentro do orçamento aprovado. Em projetos de sistemas, pode ser bem mais crítico do que nos demais, principalmente, se os requisitos e o escopo ainda não estiverem bem definidos. Outra situação que pode gerar problemas é na utilização de novas tecnologias, onde os riscos são maiores. O importante é não determinar custos antes

8 8 da definição dos requisitos e do escopo, além de estudar muito bem a tecnologia que será utilizada (VIEIRA, 2003) Gerência de Qualidade A gerência da qualidade descreve os processos envolvidos na garantia de que o projeto irá satisfazer os objetivos para os quais foi realizado, que inclui a satisfação dos clientes e usuários finais. A qualidade está diretamente ligada ao cumprimento dos prazos e custos, pois é o que caracteriza um serviço de boa qualidade na visão do cliente. Além disso, também está ligada ao atendimento das necessidades do usuário final e à performance do sistema, em alguns casos (VIERA, 2003) Gerência de Recursos Humanos A gerência dos recursos humanos descreve os processos que organizam e gerenciam a equipe do projeto. Sendo uma das principais fontes da produtividade no desenvolvimento de sistemas, a gestão e o planejamento das pessoas envolvidas no projeto é fundamental, principalmente para que não haja problemas quanto prazo (VEIRA, 2003) Gerência de Comunicações A gerência das comunicações descreve os processos relativos à geração, coleta, disseminação, armazenamento e destinação final das informações do projeto de forma oportuna e adequada (VIEIRA, 2003). Junto com a gerência de integração, forma o canal entre todas as áreas da gerência de projetos. Esta área refere-se à comunicação entre todas as pessoas envolvidas no projeto, e é responsável por divulgar alterações de escopo, prazo, custo ou qualquer outro tipo de informação relacionada ao projeto. A boa comunicação no projeto poder definir o resultado dele. Por exemplo, se o cliente pede a alteração de um requisito, mas o desenvolvedor não é comunicado e o cliente só percebe na implantação que a alteração não foi realizada, recursos podem ter sido gastos sem necessidade e talvez seja necessário gastar ainda mais recurso para atender o cliente Gerência de Riscos A gerência de riscos descreve os processos relativos à diminuição da probabilidade e dos impactos dos eventos adversos ao objetivo do projeto. Além de aumentar a probabilidade da ocorrência de eventos positivos para o projeto (VIEIRA, 2003). A

9 9 gestão dos riscos envolve desde medidas de segurança (backup, por exemplo) até o planejamento de ações contra imprevistos ou possíveis acontecimentos que impactem na boa fluidez do projeto, por exemplo a demissão de um funcionário que estava cuidando de uma parte crítica do sistema Gerência de Aquisições A gerência das aquisições descreve os processos que compram ou adquirem produtos, serviços ou resultados, além dos processos de gerenciamento de contratos (VIEIRA, 2003). É o gerenciamento de ferramentas, software, hardware ou qualquer equipamento necessário na realização das atividades do projeto. 4 FERRAMENTAS DO MERCADO Existem diversas ferramentas no mercado que dão suporte ao gerenciamento de projetos, muitas já são muito utilizadas como o Microsoft Project. Na gerência de projetos de software o Primavera e o NetOffice também são muito usados. A seguir, temos a descrição de algumas dessas ferramentas do mercado. 4.1 MICROSOFT PROJECT O Microsoft Project é um software proprietário de gestão de projetos. É muito utilizado em diversos ramos do mercado. Com ele pode-se gerenciar recursos (humanos ou materiais), fazer alocação de tarefas, gerenciamento de tempo, gerenciamento de custos, relacionar tarefas, obter caminho crítico, obter linha de base, gerar relatórios, entre outras funcionalidades. A Figura 1 ilustra o ambiente do Microsoft Project.

10 10 Figura 1 Tela do Microsoft Project (Fonte: POPPI, 2006). 4.2 GP3 O GP3 (Gestão de Processos, Projetos e Pessoas) é um software proprietário de gerenciamento de projetos desenvolvido pela empresa PROAGE. Ele é totalmente baseado na WEB e serve para o controle e gerenciamento de projetos e atividades, desenvolvidas por pessoas em diversos locais ou em um mesmo ambiente. Permite que seja feito o controle dos prazos das atividades, tomando-se também um gerenciador de processos. O GP3 proporciona o gerenciamento de vários projetos ao mesmo tempo; possui um controlador de usuários, onde estes vêem o andamento de todas as atividades, mas só podem alterar as suas. Ele envia automaticamente mensagens de para a equipe do projeto avisando-a quais atividades devem começar ou terminar e quais estão atrasadas. Possui uma área de arquivos usada como um repositório central de documentos, onde a equipe tem os arquivos mais recentes do projeto. Oferece também um cadastro de clientes, que recebem uma senha de acesso ao GP3,

11 11 podendo assim verificar o andamento do projeto. A tela principal do GP3 é apresentada na Figura 2. Figura 2 Tela do GP3 4.3 PRIMAVERA O Primavera Project Planner, ilustrado na Figura 3, é um amplo software proprietário de gerenciamento de projetos, que permite uma visão completa através de relatórios gerais de custos, detalhamento de estruturas analíticas do projeto, controle dos prazos, análise de risco, entre outras funcionalidades. Possibilita grande flexibilidade de gerenciamento utilizando bancos de dados relacionais, permitindo comparações e análises de andamento do empreendimento. Com seu ambiente web, os membros da equipe podem acessar com facilidade relatórios, gráficos e qualquer informação do projeto. Possui ainda ferramentas adicionais de comunicação dos membros da equipe, atualização de atividades e apontamento de horas e recursos gastos. Auxilia no planejamento de projetos e ajuda a otimizar recursos. Outras características gerais seriam: multiusuário, multi-projeto, gráficos de Gantt, histograma de recursos,

12 12 visões de acompanhamento, despesas, riscos, notas, documentos, níveis de segurança globais ou por projeto. Figura 3 Tela do Primavera 4.4 NETOFFICE O NetOffice, ilustrado na Figura 4 é um software opensource gerenciador de projetos multi-usuário com interface em português (brasileiro). Com ele toda equipe pode acompanhar o andamento dos projetos e têm espaço para organizá-los como listas de favoritos. Permite o cadastro de clientes, contatos, projetos, tarefas e equipes, controle de tarefas, anexar documentos, envio de s, emissão de relatórios, fórum, entre outras funcionalidades. Além disso, permite o registro e controle do atendimento de suporte (chamados). Por ser um software livre permite alterações e personalizações, mas não é muito fácil de ser instalado por iniciantes.

13 13 Figura 4 Tela do NetOffice 4.5 DOTPROJECT O DotProject é uma aplicação web para gerenciamento de projetos baseada em software livre. Através do DotProject é possível cadastrar empresas, cadastrar projetos, cadastrar atividades, cadastrar usuários, compartilhar arquivos através do repositório de documentos, e visualizar o calendário de atividades. Permite gerenciar tempo, gerenciar a elaboração progressiva do projeto e visualizar o gráfico de Gantt. O DotProject permite que o gerente acesse relatórios de um determinado projeto contendo informações, tais como: quantidade de horas alocadas por usuário, andamento e situação das atividades, lista de tarefas e desempenho da equipe. Oferece ainda fóruns de discussão, lista de contatos, e a funcionalidade Chamados que permite ao cliente do projeto registrar suas considerações sobre o mesmo. A Figura 5 ilustra a interface do DotProject com a tela Editar Projeto. Visualiza-se, na parte superior, a barra de menus com as principais funcionalidades do sistema e, logo abaixo, os campos onde o usuário digita as informações do projeto juntamente com os botões cancelar e salvar (DOTPROJECT).

14 14 Figura 5 Tela do dotproject 4 PESQUISA DE CAMPO Com o intuito de obter mais informações a respeito do gerenciamento de projetos realizado nas empresas do Espírito Santo, iniciei uma pesquisa sobre este assunto. Nesta pesquisa estão sendo levantadas informações como quais as ferramentas mais utilizadas, quais áreas da gestão de projetos têm sido tratadas por essas ferramentas, quais as características das empresas que utilizam os conceitos de gerenciamento de projetos, entre outras. Levando em consideração que uma pesquisa de tal amplitude não poderia ser finalizada em poucos meses, cabe ressaltar que é referente a uma pequena amostra das várias empresas da área, o que impossibilita afirmações conclusivas, mas apresentam indícios sobre o cenário local. Trinta empresas foram selecionadas para a pesquisa através da lista telefônica e o site da TEC Vitória ( e são atuantes da área de desenvolvimento de sistemas. Essas empresas receberam por um questionário (descrito no Apêndice B). Até o dia 27 de Maio de 2008, sete empresas responderam a pesquisa, quatro delas foram entrevistas pelo telefone e duas permitiram uma visita

15 15 técnica. A seguir, tem-se os resultados parciais da pesquisa, referente às sete empresas entrevistadas. 4.1 CARACTERÍSTICAS DAS EMPRESAS Foi constatado que as empresas de desenvolvimento de sistemas do Espírito Santo geralmente são micro-pequenas empresas, com menos de 100 funcionários. Cinco das empresas existem a mais de dez anos. Seus sistemas atendem diferentes setores do mercado, mas principalmente comércio, transporte, siderurgia e área pública (prefeituras e câmaras). Quanto às certificações, seis empresas possuem a SGQ-TEC, duas possuem a ISO 9001:2000, duas possuem a PRODFOR e duas não possuem nenhuma certificação. Uma das empresas está em processo de certificação da CMMI, enquanto outra já a possui. 4.2 NORMAS E PADRÕES UTILIZADOS PELAS EMPRESAS Dentre as normas e padrões mais utilizados estão o PMI PMBOK, ITIL e ISO Mas, geralmente, essas normas e padrões são utilizados apenas conceitualmente, raramente estão implementadas nas funcionalidades das ferramentas de gerenciamento; às vezes, não são usadas nem nos processos da empresa, apesar de elas alegarem que conhecem e usam no dia-a-dia. Dentre as áreas da gerência de projetos a menos utilizada nas empresas é a Gerência de Aquisições. Mas as empresas alegam atender às nove áreas do PMBOK, sendo que as ferramentas de apoio ao gerenciamento geralmente atuam somente nas áreas de gerência de tempo, de recursos humanos e de qualidade. 4.3 FERRAMENTAS UTILIZADAS PELAS EMPRESAS

16 16 O Microsoft Project é utilizado por 100% das empresas, e quatro delas utilizam também uma ferramenta desenvolvida por elas, e as restantes utilizam alguma ferramenta já existente no mercado (geralmente opensource). Cinco empresas alegam que a ferramenta é utilizada somente para conseguir algum controle sobre o projeto, e ainda utilizam planilhas e documentos de texto para os controles diários. Poucos são os cálculos realizados e indicadores gerados pelas ferramentas, geralmente elas são usadas apenas para registros simples e algumas comunicações casuais. 4.4 O PAPEL DO GERENTE DE PROJETOS NAS EMPRESAS Três das empresas possuem o gerente de projetos atribuído como função a algum funcionário e quatro delas possui o gerente de projetos como cargo definido na empresa. Mas em ambos os casos, raras são as empresas em que o gerente de projetos realmente desempenha o seu verdadeiro papel, que é de gerenciar e acompanhar o projeto atuando em todas as áreas da gerência buscando sempre o cumprimento dos prazos, dos orçamentos e garantindo o cumprimento do escopo e da qualidade determinada. Segundo Susan Snedaker (2006), ter um gerente de projetos com experiência e atuando somente no seu papel é o terceiro na lista dos oito fatores de sucesso para os projetos de sistemas a lista dos fatores de sucesso é composta (respectivamente) por: apoio executivo, envolvimento do usuário, gerente de projetos com experiência, objetivos do projeto claramente definidos, escopo menor e bem definido, cronogramas menores e marcos múltiplos, processo de gerenciamento claramente definido e padronização da infra-estrutura. 4.5 CONSIDERAÇÕES IMPORTANTES Mesmo com o pequeno número de empresas que responderam a pesquisa, já se pode constatar o quanto as empresas de desenvolvimento de sistemas do Espírito Santo são imaturas quanto ao gerenciamento de projetos. Somente nos últimos três anos, as empresas tem começado a se preocupar com isso, têm buscado certificações e têm, às vezes, terceirizado o serviço de gerência de projetos caso de uma das empresas

17 17 que responderam. Mesmo entendendo essa necessidade, ainda não estão completamente dispostas a gastar recursos com isso. Até o papel do gerente de projetos não têm sido bem desempenhado na maioria das empresas. Mesmo com essa aversão ao investimento que, geralmente, só traz resultados ao longo prazo, algumas dessas empresas têm preferido desenvolver suas próprias ferramentas de gerenciamento, principalmente devido ao alto investimento necessário na aquisição das ferramentas já existentes no mercado e devido às ferramentas opensource disponíveis não se adequarem aos seus processos. Enfim, as empresas têm atuado como podem no desenvolvimento de sistemas, mas têm buscado o aperfeiçoamento dos seus processos. Só resta o apoio dos executivos para que os padrões possam ser definidos e adequados às empresas, através dos investimentos necessários. 5 SISTEMA PROPOSTO A ferramenta foi desenvolvida com o intuito de possibilitar um melhor suporte aos projetos de software. A escolha de suas funcionalidades foi feita baseada na realidade das empresas do Espírito Santo mencionada no capítulo anterior gerenciam apenas tempo, recursos humanos e qualidade, e também foi realizada para atender uma demanda mais urgente da empresa em que o sistema hoje é utilizado. Cabe ressaltar, que é importante o gerenciamento eficaz dos projetos e que o uso da ferramenta vem apenas facilitar ou complementar essa gerência. 5.1 CONTEXTO DO SISTEMA A ferramenta é Web e é descrita como a seguir. Para cada projeto existe uma pessoa responsável (o gerente), que possui permissão total para cada funcionalidade da ferramenta (cadastrar, alterar, consultar, excluir). A ferramenta possibilita o cadastro de informações, lançamentos das horas trabalhadas,

18 18 acesso às documentações do Escritório da Qualidade e divulgação de informações administrativas. Os cadastros possíveis são de Atividades, Clientes, Funcionários, Níveis de importância, Projetos, Tarefas. As Atividades são as fases possíveis para uma tarefa. Dos Clientes cadastra-se a razão social e um apelido; pode ainda cadastrar funcionários desses clientes informando o nome, a matricula, o e telefone. Dos Funcionários informa-se nome, usuário, telefone, número de horas diárias e ramal. Dos Níveis de Importância informa-se a descrição, o valor de importância e o timeout dos chamados. Das Tarefas informa-se a descrição, data de inicio previsto e real, data de término previsto e real, funcionários alocados, fases da tarefa, suas subtarefas (por exemplo, especificação de requisito, layout, query SQL, codificação, teste, correção, entre outros) e a duração. As subtarefas são compostas igualmente às tarefas. Dos Projetos, informa-se a referência, o cliente, a descrição, inicio previsto, inicio, final previsto e final. Os chamados possuem as seguintes informações: título, requisitante, início, nível de importância, ocasionador, número do chamado do cliente, data limite entrega e descrição. Os chamados podem estar classificados nas seguintes situações: Aberto, Cancelado, Andamento, Aguardando validação, Pendente, Aguardando Informações, Encerrado, Aguardando Atendimento, Aguardando Sol. Final, Andamento Sol. Final e Finalizado. Assim como os chamados, as melhorias possuem as mesmas funcionalidades. As diferenças são as informações que são salvas: título, requisitante, nível de importância, ocasionador, número da melhoria do cliente, início e descrição. Depois do preenchimento o usuário poderá salvar as informações ou cancelar o cadastro. Os lançamentos de hora, ou apontamentos, são os registros das horas trabalhadas que servirão de base histórica para a análise de projetos futuros e para negociação com os clientes, através dos relatórios que o sistema emite. O relatório refere-se aos apontamentos realizados em um conjunto de projetos em determinado período. Outro relatório utilizado em negociações com os clientes é gráfico dos chamados. 5.2 OBJETIVOS GERAIS A ferramenta possui os seguintes objetivos:

19 19 Gerenciamento de usuários: pois é um sistema multi-usuário que permite mais de um usuário ao mesmo tempo; Gerenciamento de Clientes (empresas); Gerenciamento de Projetos e Tarefas; Gerenciamento de Chamados e Melhorias; Controle de permissões: controle ao acesso das informações, assim como a novos cadastros, alterações e exclusões. 5.3 PROTÓTIPOS DAS TELAS DO SISTEMA PROPOSTO Para melhor ilustrar o sistema desenvolvido, a seguir estão algumas das telas do sistema. A Figura 6, ilustra a tela inicial do sistema Figura 6 Tela Inicial

20 Figura 7 Tela Cadastro Tarefas 20

21 Figura 8 Tela Lançamentos Apontamentos 21

22 Figura 9 Tela Atendimento Chamados 22

23 23 Figura 10 Tela Relatório Gráfico Chamados por Dia 6 AVALIAÇÃO DA FERRAMENTA Para ilustrar o uso de uma ferramenta de auxílio ao gerenciamento de projetos e os problemas que a mesma pode causar no dia-a-dia dos seus usuários, foi realizada uma avaliação da ferramenta proposta. Como a ferramenta é utilizada há um ano podemos avaliá-la através dos registros feitos e através da opinião dos usuários. A seguir temos os detalhes dessa avaliação. Até Maio de 2008, a ferramenta era utilizada por 41 pessoas e possuía 23 projetos registrados. Na Figura 29, está ilustrado um gráfico comparativo entre o

24 24 primeiro ( ) e o segundo ( ) ano de uso, e refere-se à média de apontamentos por dia de cada mês. Figura 29 Gráfico: Média diária de apontamentos A Figura 30 ilustra o gráfico do número de chamados registrados por mês durante os meses de Maio de 2007 e Abril de Figura 30 Gráfico: Número de chamados registrados por mês No dia 10 de Janeiro de 2008, foi realizada uma avaliação dos apontamentos de horas que constatou o resultado descrito no gráfico da Figura 31, que indica o número de funcionários que apontaram determinada porcentagem das suas horas totais de trabalho no período de 01/11/2007 à 31/12/2007.

Pós-Graduação em Gerenciamento de Projetos práticas do PMI

Pós-Graduação em Gerenciamento de Projetos práticas do PMI Pós-Graduação em Gerenciamento de Projetos práticas do PMI Planejamento do Gerenciamento das Comunicações (10) e das Partes Interessadas (13) PLANEJAMENTO 2 PLANEJAMENTO Sem 1 Sem 2 Sem 3 Sem 4 Sem 5 ABRIL

Leia mais

Gerenciamento de Projetos

Gerenciamento de Projetos Gerenciamento de Projetos (ref. capítulos 1 a 3 PMBOK) TC045 Gerenciamento de Projetos Sergio Scheer - scheer@ufpr.br O que é Gerenciamento de Projetos? Aplicação de conhecimentos, habilidades, ferramentas

Leia mais

Gerenciamento de Projetos

Gerenciamento de Projetos Gerenciamento de Projetos Grupo de Consultores em Governança de TI do SISP 20/02/2013 1 Agenda 1. PMI e MGP/SISP 2. Conceitos Básicos - Operações e Projetos - Gerenciamento de Projetos - Escritório de

Leia mais

Metodologia de Gerenciamento de Projetos da Justiça Federal

Metodologia de Gerenciamento de Projetos da Justiça Federal Metodologia de Gerenciamento de Projetos da Justiça Federal Histórico de Revisões Data Versão Descrição 30/04/2010 1.0 Versão Inicial 2 Sumário 1. Introdução... 5 2. Público-alvo... 5 3. Conceitos básicos...

Leia mais

Sistema de Controle de Solicitação de Desenvolvimento

Sistema de Controle de Solicitação de Desenvolvimento Sistema de Controle de Solicitação de Desenvolvimento Introdução O presente documento descreverá de forma objetiva as principais operações para abertura e consulta de uma solicitação ao Setor de Desenvolvimento

Leia mais

ARCO - Associação Recreativa dos Correios. Sistema para Gerenciamento de Associações Recreativas Plano de Desenvolvimento de Software Versão <1.

ARCO - Associação Recreativa dos Correios. Sistema para Gerenciamento de Associações Recreativas Plano de Desenvolvimento de Software Versão <1. ARCO - Associação Recreativa dos Correios Sistema para Gerenciamento de Associações Recreativas Versão Histórico da Revisão Data Versão Descrição Autor Página

Leia mais

ENGENHARIA DE SOFTWARE I

ENGENHARIA DE SOFTWARE I ENGENHARIA DE SOFTWARE I Prof. Cássio Huggentobler de Costa [cassio.costa@ulbra.br] Twitter: www.twitter.com/cassiocosta_ Agenda da Aula (002) Metodologias de Desenvolvimento de Softwares Métodos Ágeis

Leia mais

MASTER IN PROJECT MANAGEMENT

MASTER IN PROJECT MANAGEMENT MASTER IN PROJECT MANAGEMENT PROJETOS E COMUNICAÇÃO PROF. RICARDO SCHWACH MBA, PMP, COBIT, ITIL Atividade 1 Que modelos em gestão de projetos estão sendo adotados como referência nas organizações? Como

Leia mais

SUMÁRIO Acesso ao sistema... 2 Atendente... 3

SUMÁRIO Acesso ao sistema... 2 Atendente... 3 SUMÁRIO Acesso ao sistema... 2 1. Login no sistema... 2 Atendente... 3 1. Abrindo uma nova Solicitação... 3 1. Consultando Solicitações... 5 2. Fazendo uma Consulta Avançada... 6 3. Alterando dados da

Leia mais

Introdução a listas - Windows SharePoint Services - Microsoft Office Online

Introdução a listas - Windows SharePoint Services - Microsoft Office Online Page 1 of 5 Windows SharePoint Services Introdução a listas Ocultar tudo Uma lista é um conjunto de informações que você compartilha com membros da equipe. Por exemplo, você pode criar uma folha de inscrição

Leia mais

Manual do usuário. v1.0

Manual do usuário. v1.0 Manual do usuário v1.0 1 Iniciando com o Vivo Gestão 1. como fazer login a. 1º acesso b. como recuperar a senha c. escolher uma conta ou grupo (hierarquia de contas) 2. como consultar... de uma linha a.

Leia mais

Desenvolvimento de um software de gerenciamento de projetos para utilização na Web

Desenvolvimento de um software de gerenciamento de projetos para utilização na Web Resumo. Desenvolvimento de um software de gerenciamento de projetos para utilização na Web Autor: Danilo Humberto Dias Santos Orientador: Walteno Martins Parreira Júnior Bacharelado em Engenharia da Computação

Leia mais

Fundap. Programa de Estágio. Manual de Utilização do Sistema de Administração de Bolsas de Estágio. Plano de Estágio

Fundap. Programa de Estágio. Manual de Utilização do Sistema de Administração de Bolsas de Estágio. Plano de Estágio Fundap Fundação do Desenvolvimento Administrativo Programa de Estágio Programa de Estágio Manual de Utilização do Sistema de Administração de Bolsas de Estágio Plano de Estágio Julho de 2008 SABE - Sistema

Leia mais

Treinamento GVcollege Módulo Acadêmico - Pedagógico

Treinamento GVcollege Módulo Acadêmico - Pedagógico Treinamento GVcollege Módulo Acadêmico - Pedagógico 2015 GVDASA Sistemas Pedagógico 2 AVISO O conteúdo deste documento é de propriedade intelectual exclusiva da GVDASA Sistemas e está sujeito a alterações

Leia mais

PLANEJAMENTO E PROJETOS. Lílian Simão Oliveira

PLANEJAMENTO E PROJETOS. Lílian Simão Oliveira PLANEJAMENTO E GERENCIAMENTO DE PROJETOS Lílian Simão Oliveira Contexto Gerentes lutam com projetos assustadores e com prazos finais difíceis de serem cumpridos Sistemas não satisfazem aos usuários Gastos

Leia mais

Relatório Gerencial. Coordenação de Tecnologia da Informação e Comunicação FUNDEPAG 17/01/2013

Relatório Gerencial. Coordenação de Tecnologia da Informação e Comunicação FUNDEPAG 17/01/2013 2013 Relatório Gerencial Coordenação de Tecnologia da Informação e Comunicação FUNDEPAG 17/01/2013 Sumário 1. Objetivo... 4 2. Seleção dos registros... 4 2.1 Seleção dos executores... 4 2.2 Parâmetros...

Leia mais

GERÊNCIA DE INTEGRAÇÃO DO PROJETO

GERÊNCIA DE INTEGRAÇÃO DO PROJETO GERÊNCIA DE INTEGRAÇÃO DO PROJETO Estevanir Sausen¹, Patricia Mozzaquatro² ¹Acadêmico do Curso de Ciência da Computação ²Professor(a) do Curso de Ciência da Computação Universidade de Cruz Alta (UNICRUZ)

Leia mais

Channel. Visão Geral e Navegação. Tutorial. Atualizado com a versão 3.9

Channel. Visão Geral e Navegação. Tutorial. Atualizado com a versão 3.9 Channel Visão Geral e Navegação Tutorial Atualizado com a versão 3.9 Copyright 2009 por JExperts Tecnologia Ltda. todos direitos reservados. É proibida a reprodução deste manual sem autorização prévia

Leia mais

ROTEIRO PARA TREINAMENTO DO SAGRES DIÁRIO Guia do Docente

ROTEIRO PARA TREINAMENTO DO SAGRES DIÁRIO Guia do Docente Conceito ROTEIRO PARA TREINAMENTO DO SAGRES DIÁRIO Guia do Docente O Sagres Diário é uma ferramenta que disponibiliza rotinas que facilitam a comunicação entre a comunidade Docente e Discente de uma instituição,

Leia mais

Gerenciamento de Projetos Modulo III Grupo de Processos

Gerenciamento de Projetos Modulo III Grupo de Processos Gerenciamento de Projetos Modulo III Grupo de Processos Prof. Walter Cunha falecomigo@waltercunha.com http://waltercunha.com PMBoK Processos de Gerenciamento de Projetos Para que um projeto seja bem-sucedido,

Leia mais

F.1 Gerenciamento da integração do projeto

F.1 Gerenciamento da integração do projeto Transcrição do Anexo F do PMBOK 4ª Edição Resumo das Áreas de Conhecimento em Gerenciamento de Projetos F.1 Gerenciamento da integração do projeto O gerenciamento da integração do projeto inclui os processos

Leia mais

Cláudia Araújo Coordenadora Diego Macêdo Programador Marcelo Rodrigues Suporte

Cláudia Araújo Coordenadora Diego Macêdo Programador Marcelo Rodrigues Suporte BCON Sistema de Controle de Vendas e Estoque Declaração de escopo Versão 1.0 Histórico de Revisão Elaborado por: Filipe de Almeida do Amaral Versão 1.0 Aprovado por: Marcelo Persegona 22/03/2011 Time da

Leia mais

Gestão da Qualidade em Projetos

Gestão da Qualidade em Projetos Gestão da Qualidade em Projetos Você vai aprender: Introdução ao Gerenciamento de Projetos; Gerenciamento da Integração; Gerenciamento de Escopo- Declaração de Escopo e EAP; Gerenciamento de Tempo; Gerenciamento

Leia mais

Registro e Acompanhamento de Chamados

Registro e Acompanhamento de Chamados Registro e Acompanhamento de Chamados Contatos da Central de Serviços de TI do TJPE Por telefone: (81) 2123-9500 Pela intranet: no link Central de Serviços de TI Web (www.tjpe.jus.br/intranet) APRESENTAÇÃO

Leia mais

PMONow! Serviço de Implantação de um Escritório de Projetos

PMONow! Serviço de Implantação de um Escritório de Projetos PMONow! Serviço de Implantação de um Escritório de Projetos PMONow! Serviço de Implantação de um Escritório de Projetos As organizações em torno do mundo estão implantando processos e disciplinas formais

Leia mais

II. FASE DE PLANEJAMENTO define a maturidade do entendimento do escopo e, o desenvolvimento do Plano do Projeto PP.

II. FASE DE PLANEJAMENTO define a maturidade do entendimento do escopo e, o desenvolvimento do Plano do Projeto PP. II. FASE DE PLANEJAMENTO define a maturidade do entendimento do escopo e, o desenvolvimento do Plano do Projeto PP. Nesta fase busca-se o refinamento dos objetivos do projeto e detalhamento do melhor caminho

Leia mais

Workshop em Gerenciamento de Projetos

Workshop em Gerenciamento de Projetos Workshop em Gerenciamento de Projetos 1 Agenda MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO Introdução Apresentação do Palestrante Introdução Conceituação Melhores Práticas Histórico (PMI, PMBok, PMO) Grupos de Processos

Leia mais

Processos Técnicos - Aulas 4 e 5

Processos Técnicos - Aulas 4 e 5 Processos Técnicos - Aulas 4 e 5 Trabalho / PEM Tema: Frameworks Públicos Grupo: equipe do TCC Entrega: versão digital, 1ª semana de Abril (de 31/03 a 04/04), no e-mail do professor (rodrigues.yuri@yahoo.com.br)

Leia mais

Manual do sistema SMARsa Web

Manual do sistema SMARsa Web Manual do sistema SMARsa Web Módulo Gestão de atividades RS/OS Requisição de serviço/ordem de serviço 1 Sumário INTRODUÇÃO...3 OBJETIVO...3 Bem-vindo ao sistema SMARsa WEB: Módulo gestão de atividades...4

Leia mais

Histórico da Revisão. Data Versão Descrição Autor

Histórico da Revisão. Data Versão Descrição Autor Sistema de Gerenciamento de Loja - SIGEL Documento de Visão Versão 1.0.0 Histórico da Revisão Data Versão Descrição Autor 13/01/2011 0.1 Versão preliminar do levantamento de requisitos funcionais e não

Leia mais

Princípios da Engenharia de Software aula 05 Gerenciamento de planejamento de projetos. Prof.: Franklin M. Correia

Princípios da Engenharia de Software aula 05 Gerenciamento de planejamento de projetos. Prof.: Franklin M. Correia 1 Princípios da Engenharia de Software aula 05 Gerenciamento de planejamento de projetos Prof.: Franklin M. Correia Na aula anterior... Metodologias ágeis Princípios do Manifesto ágil 12 itens do manifesto

Leia mais

Em 2012, a Prosoft planejou o lançamento da Versão 5 dos seus produtos.

Em 2012, a Prosoft planejou o lançamento da Versão 5 dos seus produtos. VERSÃO 5 Outubro/2012 Release Notes Não deixe de atualizar o seu sistema Planejamos a entrega ao longo do exercício de 2012 com mais de 140 melhorias. Mais segurança, agilidade e facilidade de uso, atendendo

Leia mais

FACULDADE DE ENGENHARIA DE COMPUTAÇÃO. PROJETO FINAL I e II PLANO DE TRABALHO <NOME DO TRABALHO> <Nome do Aluno> <Nome do Orientador>

FACULDADE DE ENGENHARIA DE COMPUTAÇÃO. PROJETO FINAL I e II PLANO DE TRABALHO <NOME DO TRABALHO> <Nome do Aluno> <Nome do Orientador> FACULDADE DE ENGENHARIA DE COMPUTAÇÃO PROJETO FINAL I e II PLANO DE TRABALHO O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) a ser desenvolvido

Leia mais

Universidade de Brasília Faculdade de Ciência da Informação Curso de Arquivologia Profa. Lillian Alvares

Universidade de Brasília Faculdade de Ciência da Informação Curso de Arquivologia Profa. Lillian Alvares Universidade de Brasília Faculdade de Ciência da Informação Curso de Arquivologia Profa. Lillian Alvares O Project Management Institute é uma entidade sem fins lucrativos voltada ao Gerenciamento de Projetos.

Leia mais

Plano de Gerenciamento do Projeto

Plano de Gerenciamento do Projeto Projeto para Soluções Contábeis 2015 Plano de Gerenciamento do Projeto Baseado na 5ª edição do Guia PMBOK Brendon Genssinger o e Elcimar Silva Higor Muniz Juliermes Henrique 23/11/2015 1 Histórico de alterações

Leia mais

Engenharia de Software III

Engenharia de Software III Engenharia de Software III Casos de uso http://dl.dropbox.com/u/3025380/es3/aula6.pdf (flavio.ceci@unisul.br) 09/09/2010 O que são casos de uso? Um caso de uso procura documentar as ações necessárias,

Leia mais

Gerenciamento de Projeto: Planejando os Recursos. Prof. Msc Ricardo Britto DIE-UFPI rbritto@ufpi.edu.br

Gerenciamento de Projeto: Planejando os Recursos. Prof. Msc Ricardo Britto DIE-UFPI rbritto@ufpi.edu.br Gerenciamento de Projeto: Planejando os Recursos Prof. Msc Ricardo Britto DIE-UFPI rbritto@ufpi.edu.br Sumário Planejar as Aquisições Desenvolver o Plano de Recursos Humanos Planejar as Aquisições É o

Leia mais

Universidade Federal do Espírito Santo Centro Tecnológico Departamento de Informática Programa de Pós-Graduação em Informática

Universidade Federal do Espírito Santo Centro Tecnológico Departamento de Informática Programa de Pós-Graduação em Informática Universidade Federal do Espírito Santo Centro Tecnológico Departamento de Informática Programa de Pós-Graduação em Informática Disciplina: INF5008 Prof.: (monalessa@inf.ufes.br) Conteúdo 3. Gerência de

Leia mais

PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO DE SOFTWARE. Modelos de Processo de Desenvolvimento de Software

PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO DE SOFTWARE. Modelos de Processo de Desenvolvimento de Software PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO DE SOFTWARE Introdução Modelos de Processo de Desenvolvimento de Software Os modelos de processos de desenvolvimento de software surgiram pela necessidade de dar resposta às

Leia mais

GERENCIAMENTO DE PROJETOS

GERENCIAMENTO DE PROJETOS GERENCIAMENTO DE PROJETOS O que é um Projeto? Regra Início e fim definidos Destinado a atingir um produto ou serviço único Escopo definido Características Sequência clara e lógica de eventos Elaboração

Leia mais

Manual Geral do OASIS

Manual Geral do OASIS Manual Geral do OASIS SISTEMA DE GESTÃO DE DEMANDA, PROJETO E SERVIÇO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO OASIS Introdução Esse manual tem como objetivo auxiliar aos usuários nos procedimentos de execução do sistema

Leia mais

Porque estudar Gestão de Projetos?

Porque estudar Gestão de Projetos? Versão 2000 - Última Revisão 07/08/2006 Porque estudar Gestão de Projetos? Segundo o Standish Group, entidade americana de consultoria empresarial, através de um estudo chamado "Chaos Report", para projetos

Leia mais

DESENVOLVIMENTO DE INTERFACE WEB MULTIUSUÁRIO PARA SISTEMA DE GERAÇÃO AUTOMÁTICA DE QUADROS DE HORÁRIOS ESCOLARES. Trabalho de Graduação

DESENVOLVIMENTO DE INTERFACE WEB MULTIUSUÁRIO PARA SISTEMA DE GERAÇÃO AUTOMÁTICA DE QUADROS DE HORÁRIOS ESCOLARES. Trabalho de Graduação DESENVOLVIMENTO DE INTERFACE WEB MULTIUSUÁRIO PARA SISTEMA DE GERAÇÃO AUTOMÁTICA DE QUADROS DE HORÁRIOS ESCOLARES Trabalho de Graduação Orientando: Vinicius Stein Dani vsdani@inf.ufsm.br Orientadora: Giliane

Leia mais

Conteúdo. Disciplina: INF 02810 Engenharia de Software. Monalessa Perini Barcellos

Conteúdo. Disciplina: INF 02810 Engenharia de Software. Monalessa Perini Barcellos Universidade Federal do Espírito Santo Centro Tecnológico Departamento de Informática Disciplina: INF 02810 Prof.: (monalessa@inf.ufes.br) Conteúdo 1. Introdução 2. Processo de Software 3. Gerência de

Leia mais

Gerenciamento de Projetos Modulo II Ciclo de Vida e Organização do Projeto

Gerenciamento de Projetos Modulo II Ciclo de Vida e Organização do Projeto Gerenciamento de Projetos Modulo II Ciclo de Vida e Organização do Projeto Prof. Walter Cunha falecomigo@waltercunha.com http://waltercunha.com PMBoK Organização do Projeto Os projetos e o gerenciamento

Leia mais

AUTOR: DAVID DE MIRANDA RODRIGUES CONTATO: davidmr@ifce.edu.br CURSO FIC DE PROGRAMADOR WEB VERSÃO: 1.0

AUTOR: DAVID DE MIRANDA RODRIGUES CONTATO: davidmr@ifce.edu.br CURSO FIC DE PROGRAMADOR WEB VERSÃO: 1.0 AUTOR: DAVID DE MIRANDA RODRIGUES CONTATO: davidmr@ifce.edu.br CURSO FIC DE PROGRAMADOR WEB VERSÃO: 1.0 SUMÁRIO 1 Conceitos Básicos... 3 1.1 O que é Software?... 3 1.2 Situações Críticas no desenvolvimento

Leia mais

- Project Management Institute. Disciplina de Engenharia de Software. PMP- Project Management Professional PMBOK

- Project Management Institute. Disciplina de Engenharia de Software. PMP- Project Management Professional PMBOK Disciplina de Engenharia de Software Material elaborado por Windson Viana de Carvalho e Rute Nogueira Pinto em 19/07/2004 Material alterado por Rossana Andrade em 22/04/2009 - Project Management Institute

Leia mais

Trabalho Interdisciplinar. MS Project

Trabalho Interdisciplinar. MS Project Aula Prática: Introdução ao Microsoft Project Professional MS Project Como vimos em nossas aulas, a EAP Estrutura Analítica do Projeto é o primeiro passo para criar um cronograma de um projeto estruturado.

Leia mais

Roteiro para a escrita do documento de Especificação de Requisitos de Software (ERS)

Roteiro para a escrita do documento de Especificação de Requisitos de Software (ERS) Roteiro para a escrita do documento de Especificação de Requisitos de Software (ERS) Definição Geral: Disciplina de Compiladores Prof. Jorge Bidarra (UNIOESTE) A especificação de requisitos tem como objetivo

Leia mais

Microsoft Office Outlook Web Access ABYARAIMOVEIS.COM.BR

Microsoft Office Outlook Web Access ABYARAIMOVEIS.COM.BR Microsoft Office Outlook Web Access ABYARAIMOVEIS.COM.BR 1 Índice: 01- Acesso ao WEBMAIL 02- Enviar uma mensagem 03- Anexar um arquivo em uma mensagem 04- Ler/Abrir uma mensagem 05- Responder uma mensagem

Leia mais

Apresentação do Professor. Ferramentas de Software para Gestão de Projetos Prof. Esp. André Luís Belini 20/11/2013

Apresentação do Professor. Ferramentas de Software para Gestão de Projetos Prof. Esp. André Luís Belini 20/11/2013 Apresentação do Professor Ferramentas de Software para Gestão de Projetos Prof. Esp. André Luís Belini Formação Acadêmica: Bacharel em Sistemas de Informação Pós graduado em Didática e Metodologia para

Leia mais

Versão Liberada. www.gerpos.com.br. Gerpos Sistemas Ltda. info@gerpos.com.br. Av. Jones dos Santos Neves, nº 160/174

Versão Liberada. www.gerpos.com.br. Gerpos Sistemas Ltda. info@gerpos.com.br. Av. Jones dos Santos Neves, nº 160/174 Versão Liberada A Gerpos comunica a seus clientes que nova versão do aplicativo Gerpos Retaguarda, contendo as rotinas para emissão da Nota Fiscal Eletrônica, já está disponível. A atualização da versão

Leia mais

PLANO DE GERANCIAMENTO DO RELEASE Release: 515.05

PLANO DE GERANCIAMENTO DO RELEASE Release: 515.05 Release: 515.05 Versão Data Descrição da Versão Autor 1.0 28/02/15 Versão inicial dos Produtos PRONIM Roberto Bonanomi 1.1 18/03/15 Atualizado Riscos, texto abaixo das entregas do GP e Correção data de

Leia mais

IV PLANO DE GERENCIAMENTO DE TEMPO

IV PLANO DE GERENCIAMENTO DE TEMPO IV PLANO DE GERENCIAMENTO DE TEMPO 1 - Descrição do Plano de Gerenciamento detempo (PMBOK) O gerenciamento de tempo do projeto inclui os processos necessários para realizar o término do projeto no prazo.

Leia mais

4. PMBOK - Project Management Body Of Knowledge

4. PMBOK - Project Management Body Of Knowledge 58 4. PMBOK - Project Management Body Of Knowledge No Brasil, as metodologias mais difundidas são, além do QL, o método Zopp, o Marco Lógico do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e o Mapp da

Leia mais

GUIA DE ORIENTAÇÕES ROTEIRO DE CONFIGURAÇÃO DO SOFTWARE CRM PROFESSIONAL ANEXO III ROTEIRO DE CONFIGURAÇÃO - CRM PROFESSIONAL

GUIA DE ORIENTAÇÕES ROTEIRO DE CONFIGURAÇÃO DO SOFTWARE CRM PROFESSIONAL ANEXO III ROTEIRO DE CONFIGURAÇÃO - CRM PROFESSIONAL ANEXO III ROTEIRO DE CONFIGURAÇÃO - CRM PROFESSIONAL GUIA DE ORIENTAÇÕES ROTEIRO DE CONFIGURAÇÃO DO SOFTWARE CRM PROFESSIONAL ANEXO III ROTEIRO DE CONFIGURAÇÃO E INSTALAÇÃO DO CRM PROFESSIONAL SUMÁRIO

Leia mais

1 Inicie um novo. Guia de Referência Rápida de Gerenciamento de Projeto para o Project 2007. projeto

1 Inicie um novo. Guia de Referência Rápida de Gerenciamento de Projeto para o Project 2007. projeto Guia de Referência Rápida de Gerenciamento de Projeto para o Project 2007 1 Inicie um novo Antes de começar um novo, uma organização deve determinar se ele se enquadra em suas metas estratégicas. Os executivos

Leia mais

Escritório Virtual Administrativo

Escritório Virtual Administrativo 1 Treinamento Módulos Escritório Virtual Administrativo Sistema Office Instruções para configuração e utilização do módulo Escritório Virtual e módulo Administrativo do sistema Office 2 3 1. Escritório

Leia mais

OBJETIVO MATERIAIS NECESSÁRIOS DESCRIÇÃO DAS PRINCIPAIS ATIVIDADES

OBJETIVO MATERIAIS NECESSÁRIOS DESCRIÇÃO DAS PRINCIPAIS ATIVIDADES PROCEDIMENTO OPERACIONAL PADRÃO Padrão N : 7.3 Estabelecido em: 28/06/2011 Revisado em: 28/06/2011 N da Revisão: 00 Setor: NCP (Núcleo de Controle de Produtos) Tarefa: Padronização de procedimentos internos

Leia mais

Manual Q-Acadêmico 2.0 Módulo Web - Aluno

Manual Q-Acadêmico 2.0 Módulo Web - Aluno Manual Q-Acadêmico 2.0 Módulo Web - Aluno Índice 1 Acessando o sistema via internet...3 2 Funcionalidades...6 2.1 Horário Individual...7 2.2 Calendário Acadêmico...8 2.3 Biblioteca...9 2.3.1 Consultar

Leia mais

Implementação utilizando as melhores práticas em Gestão de Projetos

Implementação utilizando as melhores práticas em Gestão de Projetos Implementação utilizando as melhores práticas em Gestão de Projetos Objetivo dessa aula é mostrar a importância em utilizar uma metodologia de implantação de sistemas baseada nas melhores práticas de mercado

Leia mais

FATEC Cruzeiro José da Silva. Ferramenta CRM como estratégia de negócios

FATEC Cruzeiro José da Silva. Ferramenta CRM como estratégia de negócios FATEC Cruzeiro José da Silva Ferramenta CRM como estratégia de negócios Cruzeiro SP 2008 FATEC Cruzeiro José da Silva Ferramenta CRM como estratégia de negócios Projeto de trabalho de formatura como requisito

Leia mais

SISTEMA DE ADMINISTRAÇÃO DE LOCAÇÃO IMOBILIÁRIA LISTA DE ATUALIZAÇÕES NOVAS

SISTEMA DE ADMINISTRAÇÃO DE LOCAÇÃO IMOBILIÁRIA LISTA DE ATUALIZAÇÕES NOVAS SISTEMA DE ADMINISTRAÇÃO DE LOCAÇÃO IMOBILIÁRIA VERSÃO 7.0 LISTA DE ATUALIZAÇÕES NOVAS Todas as telas do sistema foram remodeladas para utilização da resolução de vídeo 1024 x 768, apresentando agora um

Leia mais

CAPÍTULO 3 PLANO DE MANUTENÇÃO

CAPÍTULO 3 PLANO DE MANUTENÇÃO 3.1 PLANO DE MANUTENÇÃO CAPÍTULO 3 PLANO DE MANUTENÇÃO O Plano de Manutenção é composto pelas oito ferramentas abaixo representadas. É feito via web, pelo software Leankeep. 3.2 SOFTWARE O software, a

Leia mais

Diferenças da versão 6.3 para a 6.4

Diferenças da versão 6.3 para a 6.4 Release Notes Diferenças da versão 6.3 para a 6.4 Melhorias Comuns ao Sistema Help O Help Online foi remodelado e agora é possível acessar os manuais de cada módulo diretamente do sistema. Mapeamento de

Leia mais

Metodologias de Desenvolvimento de Sistemas. Analise de Sistemas I UNIPAC Rodrigo Videschi

Metodologias de Desenvolvimento de Sistemas. Analise de Sistemas I UNIPAC Rodrigo Videschi Metodologias de Desenvolvimento de Sistemas Analise de Sistemas I UNIPAC Rodrigo Videschi Histórico Uso de Metodologias Histórico Uso de Metodologias Era da Pré-Metodologia 1960-1970 Era da Metodologia

Leia mais

Teoria e Prática. Totalmente de acordo com a 4 a Edição/2009. Rosaldo de Jesus Nocêra, PMP, PMI-SP, MCTS. do PMBOK do PMI. Acompanha o livro:

Teoria e Prática. Totalmente de acordo com a 4 a Edição/2009. Rosaldo de Jesus Nocêra, PMP, PMI-SP, MCTS. do PMBOK do PMI. Acompanha o livro: Gerenciamento de Projetos Teoria e Prática Totalmente de acordo com a 4 a Edição/2009 do PMBOK do PMI Acompanha o livro: l CD com mais de 70 formulários exemplos indicados pelo PMI e outros desenvolvidos

Leia mais

e-ouv Passo-a-passo Sistema de Ouvidorias do Poder Executivo Federal Junho, 2015 Controladoria-Geral da União

e-ouv Passo-a-passo Sistema de Ouvidorias do Poder Executivo Federal Junho, 2015 Controladoria-Geral da União e-ouv Passo-a-passo Sistema de Ouvidorias do Poder Executivo Federal Junho, 2015 Sumário 1. Acesso ao sistema... 3 2. Funcionalidades do sistema... 5 3. Como tratar manifestações... 14 3.1 Detalhar...

Leia mais

Gerenciamento de projetos. cynaracarvalho@yahoo.com.br

Gerenciamento de projetos. cynaracarvalho@yahoo.com.br Gerenciamento de projetos cynaracarvalho@yahoo.com.br Projeto 3URMHWR é um empreendimento não repetitivo, caracterizado por uma seqüência clara e lógica de eventos, com início, meio e fim, que se destina

Leia mais

Como conduzir com sucesso um projeto de melhoria da qualidade

Como conduzir com sucesso um projeto de melhoria da qualidade Como conduzir com sucesso um projeto de melhoria da qualidade Maria Luiza Guerra de Toledo Coordenar e conduzir um projeto de melhoria da qualidade, seja ele baseado no Seis Sigma, Lean, ou outra metodologia

Leia mais

Nome da Empresa. <Nome do Projeto> Plano de Desenvolvimento de Software. Versão <1.0>

Nome da Empresa. <Nome do Projeto> Plano de Desenvolvimento de Software. Versão <1.0> Nome da Empresa Plano de Desenvolvimento de Software Versão Histórico de Revisões Data Versão Descrição Autor 2/7 Índice Analítico 1. Objetivo

Leia mais

ArpPrintServer. Sistema de Gerenciamento de Impressão By Netsource www.netsource.com.br Rev: 02

ArpPrintServer. Sistema de Gerenciamento de Impressão By Netsource www.netsource.com.br Rev: 02 ArpPrintServer Sistema de Gerenciamento de Impressão By Netsource www.netsource.com.br Rev: 02 1 Sumário INTRODUÇÃO... 3 CARACTERÍSTICAS PRINCIPAIS DO SISTEMA... 3 REQUISITOS DE SISTEMA... 4 INSTALAÇÃO

Leia mais

Gerenciamento de Projetos Modulo II Clico de Vida e Organização

Gerenciamento de Projetos Modulo II Clico de Vida e Organização Gerenciamento de Projetos Modulo II Clico de Vida e Organização Prof. Walter Cunha falecomigo@waltercunha.com http://waltercunha.com Bibliografia* Project Management Institute. Conjunto de Conhecimentos

Leia mais

Feature-Driven Development

Feature-Driven Development FDD Feature-Driven Development Descrição dos Processos Requisitos Concepção e Planejamento Mais forma que conteúdo Desenvolver um Modelo Abrangente Construir a Lista de Features Planejar por

Leia mais

Manual SAGe Versão 1.2 (a partir da versão 12.08.01)

Manual SAGe Versão 1.2 (a partir da versão 12.08.01) Manual SAGe Versão 1.2 (a partir da versão 12.08.01) Submissão de Relatórios Científicos Sumário Introdução... 2 Elaboração do Relatório Científico... 3 Submissão do Relatório Científico... 14 Operação

Leia mais

MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO SISTEMA DE NOTA FISCAL ELETRÔNICA e-nota

MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO SISTEMA DE NOTA FISCAL ELETRÔNICA e-nota EBM ASSESSORIA E CONSULTORIA EM INFORMÁTICA LTDA MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO SISTEMA DE NOTA FISCAL ELETRÔNICA e-nota PRESTADOR / CONTADOR Versão 2.0 Índice 1. Acessar o sistema 2. Notas Eletrônicas 2.1. Emitir

Leia mais

Outlook 2003. Apresentação

Outlook 2003. Apresentação Outlook 2003 Apresentação O Microsoft Office Outlook 2003 é um programa de comunicação e gerenciador de informações pessoais que fornece um local unificado para o gerenciamento de e-mails, calendários,

Leia mais

FERRAMENTAS DE COLABORAÇÃO CORPORATIVA

FERRAMENTAS DE COLABORAÇÃO CORPORATIVA FERRAMENTAS DE COLABORAÇÃO CORPORATIVA Manual de Utilização Google Grupos Sumário (Clique sobre a opção desejada para ir direto à página correspondente) Utilização do Google Grupos Introdução... 3 Página

Leia mais

Implantação de um Processo de Medições de Software

Implantação de um Processo de Medições de Software Departamento de Informática BFPUG Brazilian Function Point Users Group Implantação de um Processo de Medições de Software Claudia Hazan, MSc., CFPS claudinhah@yahoo.com Agenda Introdução Processo de Medições

Leia mais

ÍNDICE. 1. Introdução...2. 2. O que é o Sistema Mo Porã...2. 3. Como acessar o Site Mo Porã...3. 4. Cadastro do Sistema Mo Porã...

ÍNDICE. 1. Introdução...2. 2. O que é o Sistema Mo Porã...2. 3. Como acessar o Site Mo Porã...3. 4. Cadastro do Sistema Mo Porã... ÍNDICE 1. Introdução...2 2. O que é o Sistema Mo Porã...2 3. Como acessar o Site Mo Porã...3 4. Cadastro do Sistema Mo Porã...4 5. Navegando no Site Mo Porã...6 5. 1 Manual de ajuda do sistema Mo Porã...7

Leia mais

MANUAL DO USUÁRIO SORE Sistema Online de Reservas de Equipamento. Toledo PR. Versão 2.0 - Atualização 26/01/2009 Depto de TI - FASUL Página 1

MANUAL DO USUÁRIO SORE Sistema Online de Reservas de Equipamento. Toledo PR. Versão 2.0 - Atualização 26/01/2009 Depto de TI - FASUL Página 1 MANUAL DO USUÁRIO SORE Sistema Online de Reservas de Equipamento Toledo PR Página 1 INDICE 1. O QUE É O SORE...3 2. COMO ACESSAR O SORE... 4 2.1. Obtendo um Usuário e Senha... 4 2.2. Acessando o SORE pelo

Leia mais

Grupo Projeção. Portal Acadêmico. - Ambiente do Aluno -

Grupo Projeção. Portal Acadêmico. - Ambiente do Aluno - Grupo Projeção Portal Acadêmico - Ambiente do Aluno - Março / 2011 1 Índice Apresentando o Portal Acadêmico: Ambiente do Aluno... 3 Iniciando no ambiente do Aluno... 4 Meu Perfil... 6 Avisos... 6 Processos

Leia mais

ISO/IEC 12207: Gerência de Configuração

ISO/IEC 12207: Gerência de Configuração ISO/IEC 12207: Gerência de Configuração Durante o processo de desenvolvimento de um software, é produzida uma grande quantidade de itens de informação que podem ser alterados durante o processo Para que

Leia mais

Gerência de Projetos

Gerência de Projetos Gerência de Projetos Escopo Custo Qualidade Tempo CONCEITO PROJETOS: são empreendimentos com objetivo específico e ciclo de vida definido Precedem produtos, serviços e processos. São utilizados as funções

Leia mais

Projeto Você pede, eu registro.

Projeto Você pede, eu registro. Projeto Você pede, eu registro. 1) IDENTIFICAÇÃO 1.1) Título do Projeto: Você pede eu registro. 1.2) Equipe responsável pela coordenação do projeto: Pedro Paulo Braga Bolzani Subsecretario de TI Antonio

Leia mais

CONTRA CONTROLE DE ACESSOS E MODULARIZADOR DE SISTEMAS

CONTRA CONTROLE DE ACESSOS E MODULARIZADOR DE SISTEMAS MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO AGRÁRIO SUBSECRETARIA DE PLANEJAMENTO, ORÇAMENTO E ADMINISTRAÇÃO COORDENAÇÃO-GERAL DE MODERNIZAÇÃO E INFORMÁTICA CONTRA CONTROLE DE ACESSOS E MODULARIZADOR DE SISTEMAS MANUAL

Leia mais

CATÁLOGO DE CUSTOMIZAÇÕES Apontamento Web

CATÁLOGO DE CUSTOMIZAÇÕES Apontamento Web CATÁLOGO DE CUSTOMIZAÇÕES Apontamento Web Índice CONSIDERAÇÕES INICIAIS... 3 DADOS DO PROJETO... 4 OBJETIVO(S) DO PROJETO... 4 ESCOPO... ERRO! INDICADOR NÃO DEFINIDO. PREMISSAS... 17 LIMITAÇÕES E RESTRIÇÕES...

Leia mais

1. DOTPROJECT. 1.2. Tela Inicial

1. DOTPROJECT. 1.2. Tela Inicial 1 1. DOTPROJECT O dotproject é um software livre de gerenciamento de projetos, que com um conjunto simples de funcionalidades e características, o tornam um software indicado para implementação da Gestão

Leia mais

CATÁLOGO DE APLICAÇÕES PEFIN SERASA

CATÁLOGO DE APLICAÇÕES PEFIN SERASA CATÁLOGO DE APLICAÇÕES PEFIN SERASA Objetivo Disponibilizar a opção de negativação dos clientes pessoas físicas e/ou jurídicas sobre dívidas não pagas. Fluxo Processo Página 2 de 14 Processo 1. PEFIN 1.1

Leia mais

Manual do Usuário Plataforma Online

Manual do Usuário Plataforma Online correção online psico.vetoreditora.com.br Manual do Usuário Plataforma Online Utilização da Plataforma Online de correção de testes APRESENTAÇÃO GERAL INTRODUÇÃO A Plataforma Online de testes da Vetor

Leia mais

César Cruz Proprietário [18/04]

César Cruz Proprietário [18/04] César Cruz Proprietário [18/04] Quais devem ser as áreas gerenciadas pelo sistema? O sistema deve ter controle de estoque, ordem de serviços, orçamentos, entradas e saídas, tanto do caixa como de estoque,

Leia mais

Manual do Visualizador NF e KEY BEST

Manual do Visualizador NF e KEY BEST Manual do Visualizador NF e KEY BEST Versão 1.0 Maio/2011 INDICE SOBRE O VISUALIZADOR...................................................... 02 RISCOS POSSÍVEIS PARA O EMITENTE DA NOTA FISCAL ELETRÔNICA.................

Leia mais

Histórico de Revisão Data Versão Descrição Autor

Histórico de Revisão Data Versão Descrição Autor H6Projetos Documento de Requisitos Versão 1.3 Histórico de Revisão Data Versão Descrição Autor 05/09/2013 1.0 Preenchimento do Capítulo 2 Requisitos Funcionais Evilson Montenegro 26/09/2013 1.1 Preenchimento

Leia mais

Construtor de sites SoftPixel GUIA RÁPIDO - 1 -

Construtor de sites SoftPixel GUIA RÁPIDO - 1 - GUIA RÁPIDO - 1 - Sumário Introdução...3 Por que utilizar o Construtor de Sites?...3 Vantagens do Construtor de Sites...3 Conceitos básicos...3 Configuração básica do site...5 Definindo o layout/template

Leia mais

MANUAL DO PVP SUMÁRIO

MANUAL DO PVP SUMÁRIO Manual PVP - Professores SUMÁRIO 1 INTRODUÇÃO... 6 2 ACESSANDO O PVP... 8 3 TELA PRINCIPAL... 10 3.1 USUÁRIO... 10 3.2 INICIAL/PARAR... 10 3.3 RELATÓRIO... 10 3.4 INSTITUIÇÕES... 11 3.5 CONFIGURAR... 11

Leia mais