Inquérito policial I

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Inquérito policial I"

Transcrição

1 Inquérito policial I A persecução criminal Nestor Távora A persecução criminal para a apuração das infrações criminais e sua respectiva autoria comporta duas fases bem delineadas. A primeira, preliminar, inquisitiva e objeto do presente estudo, é o inquérito policial. A segunda, submissa ao contraditório e à ampla defesa, é denominada de fase processual. Polícia judiciária e polícia administrativa (CF, art. 144) Basicamente, podemos subdividir o papel da polícia em: Polícia administrativa ou de segurançaa de caráter eminentemente pre- ventivo, visa, com o seu papel ostensivo de atuação, impedir a ocorrência de infrações. Por exemplo, a polícia militar dos Estados-membros. Polícia judiciária de atuação repressiva, age, em regra, após a ocorrência de infrações, visando angariar elementos para apuração da autoria e constatação da materialidade delitiva. Nesse aspecto, destacamos o papel da polícia civil que deflui do parágrafo 4.º do artigo 144 da Constituição Federal (CF), verbis: Art [...] 4.º Às polícias civis, dirigidas por delegados de polícia de carreira, incumbem, ressalvada a competência da União, as funções de polícia judiciária e a apuração de infrações penais, exceto as militares. Conceito e finalidade do inquérito policial (CPP, art. 4.º) Como ensina o professor Tourinho Filho (2003), o inquérito é o conjunto de diligências realizadas pela polícia judiciária para a apuração de uma infração penal e sua autoria, a fim de que o titular da ação penal possa ingressar em juízo.

2 DIREITO PROCESSUAL PENAL Natureza jurídica do inquérito O inquérito é um procedimento de índole meramente administrativa, de caráter informativo, preparatório da ação penal. Inquéritos extrapoliciais A titularidade das investigações não está concentrada somente nas mãos da polícia civil. Compulsando o teor do parágrafo 3.º do artigo 58 da CF, vemos que este consagra a possibilidade de inquéritos extrapoliciais. Tal ocorre nos chamados inquéritos parlamentares patrocinados pelas Comissões Parlamentares de Inquérito (CPIs), nos inquéritos militares, nos inquéritos por crimes praticados por magistrados ou promotores, nos quais as investigações são presididas pelos órgãos de cúpula de cada carreira etc. STF, N O poder de polícia da Câmara dos Deputados e do Senado Federal, em caso de crime cometido nas suas dependências, compreende, consoante o regimento, a prisão em flagrante do acusado e a realização do inquérito. Características do inquérito policial Discricionariedade O delegado de polícia conduz as investigações da forma que melhor lhe aprouver. O rumo das diligências está a cargo do delegado, que pode atender ou não aos requerimentos patrocinados pelo indiciado ou pela própria vítima (CPP, art. 14). Apesar de não haver hierarquia entre juízes, promotores e delegados, caso os dois primeiros emitam requisições ao último, este está obrigado a atender. Veja nos artigos 6.º e 7.º do Código de Processo Penal (CPP) a longa série de diligências possíveis durante a tramitação do inquérito policial. Escrito Sendo procedimento administrativo destinado a fornecer elementos ao titular da ação penal, o inquérito, por exigência legal, deve ser escrito, prescrevendo o artigo 9.º do CPP que todas as peças do inquérito policial serão, num só processado, reduzidas a escrito ou datilografadas e, neste caso, rubricadas pela autoridade.

3 29 Sigiloso Ao contrário do que ocorre no processo, o inquérito não comporta publicidade, sendo um procedimento essencialmente sigiloso, disciplinando o artigo 20 do CPP que a autoridade assegurará no inquérito o sigilo necessário à elucidação do fato ou exigido pelo interesse da sociedade. O sigilo tratado no artigo 20 do CPP não se estende ao juiz nem ao Ministério Público. O advogado do indiciado pode consultar os autos do inquérito policial, conforme preceito legal insculpido no artigo 7.º, XIII a XV, e parágrafo 1.º da Lei 8.906/94 Estatuto da OAB. Configurando-se a hipótese de o delegado, arbitrariamente, negar o acesso aos autos, pode o causídico valer-se do mandado de segurança. Oficialidade O delegado de polícia de carreira, autoridade que preside o inquérito policial, constitui-se em órgão oficial do Estado (CF, art. 144, 4.º). Oficiosidade (CPP, art. 5.º, I) Em havendo um crime de ação penal pública incondicionada, a autoridade policial deve atuar de ofício, instaurando o inquérito e apurando prontamente os fatos, haja vista que, na hipótese, sua atuação decorre de imperativo legal (CPP, art. 5.º, I), dispensando, pois, qualquer autorização para agir. Nos crimes de ação penal pública condicionada e ação penal privada, isto é, naqueles que ofendem de tal modo a vítima, em sua intimidade, que o legislador achou por bem condicionar a persecução criminal à autorização desta, ou conferir-lhe o próprio direito de ação, a autoridade policial depende da permissão legal para poder atuar, eis que a própria legislação condicionou o início do inquérito a esse requisito (CPP, art. 5.º, 4.º e 5.º). Indisponibilidade A persecução criminal é de ordem pública e, uma vez iniciado o inquérito, o delegado de polícia não pode dispor deste. Se, diante de uma circunstância fática, o delegado percebe que não houve crime, nem em tese, não deve iniciar o inquérito policial. Contudo, uma vez iniciado o inquérito, deve levá-lo até o seu final, não podendo arquivá-lo, em virtude de expressa vedação contida no artigo 17 do CPP.

4 DIREITO PROCESSUAL PENAL Inquisitivo O inquérito é inquisitivo, pois as atividades persecutórias estão concentradas nas mãos de uma única autoridade, não havendo contraditório nem ampla defesa. Autoritariedade O delegado de polícia, presidente do inquérito policial, é autoridade pública (CF, art. 144, 4.º). Competência (atribuição): CPP, arts. 4.º e 22 Apesar de a lei referir-se à competência, é certo que os delegados têm atribuição. Afinal, o termo competência é afeto aos juízes, significando a delimitação de sua jurisdição. Para sabermos então qual o delegado com atribuição para atuar em um determinado caso, ou seja, quem vai investigar uma certa infração, podemos nos valer de dois critérios, que se complementam. Critério territorial Por esse critério, o delegado com atribuição é aquele que exerce suas funções na circunscrição em que se consumou a infração. Lembre-se de que o termo circunscrição significa a delimitação territorial na qual os delegados exercem as suas funções. Critério material Pelo critério material, temos a especialização da atuação da polícia, com delegacias especializadas na investigação e combate a determinado tipo de infração, a exemplo das delegacias especializadas em homicídios, entorpecentes etc. Prazos O inquérito policial não pode se estender indefinidamente, dispondo o CPP e a legislação extravagante acerca dos prazos de conclusão do inquérito policial. Vejamos quais são eles. Regra geral Como regra geral para os crimes da atribuição da polícia civil estadual, o prazo para a conclusão do inquérito é de 10 dias, estando o indiciado preso, prazo este improrrogável;

5 31 e de 30 dias, se ele enfrenta o inquérito solto. Esse último prazo comporta prorrogação, a requerimento do delegado e mediante autorização do juiz (CPP, art. 10). Regras especiais A legislação extravagante consagra regras especiais de conclusão do inquérito policial. As principais regras são: Inquéritos a cargo da polícia federal se o indiciado estiver preso, o prazo para conclusão do inquérito é de 15 dias, prorrogável por igual período (Lei 5.010/66, art. 66). Estando solto o indiciado, seguimos a regra geral, ou seja, 30 dias para a conclusão, prorrogáveis mediante solicitação do delegado e autorização do juiz, cabendo a este estipular o prazo, haja vista o silêncio da lei sobre o prazo de prorrogação. Crimes contra a economia popular (Lei 1.521/51) o parágrafo 1.º do artigo 10 da referida lei prevê o prazo de 10 dias para a conclusão do inquérito policial. Todavia, não faz distinção entre indiciado preso ou solto. Na lei antitóxicos (Lei /2006, art. 51) a nova lei de repressão aos entorpecentes prevê o prazo de 30 dias, duplicáveis, em estando o indiciado preso, e de 90 dias, também duplicáveis, se solto estiver. Contagem do prazo Vistas as regras gerais de fixação dos prazos para o encerramento do inquérito policial, vejamos como fixar os marcos inicial e final da contagem. Doutrinadores respeitáveis, tais quais os professores Mirabete e Fernando Capez, entendem que o prazo deve ser contado atendendo aos ditames do CPP, ou seja, excluindo-se o dia do começo e incluindo-se o último dia, e seguem essa regra, sem fazer distinção entre indiciados presos ou soltos (CPP, art. 798, 1.º). Não obstante o respeitável entendimento citado, deve-se ter na memória a distinção que o professor Tourinho Filho faz para a contagem do prazo. Assim, para o ilustre professor, se o indiciado estiver preso, o prazo do inquérito deve ser contado na forma do artigo 10 do Código Penal, ou seja, incluindo-se o dia do começo e excluindo-se o do vencimento. Em estando solto o indiciado, segue-se a regra insculpida no parágrafo 1.º do artigo 798 do CPP, a qual explicamos no parágrafo anterior.

6 DIREITO PROCESSUAL PENAL Valor probatório Segundo o professor Fernando Capez (2003, p. 72), o inquérito policial tem valor probatório relativo, pois carece de ser confirmado por outros elementos colhidos durante a instrução processual. O inquérito, já sabemos, objetiva angariar elementos para contribuir na formação da opinião delitiva do titular da ação penal, pois, nessa fase, não há contraditório ou ampla defesa. Assim, não pode o magistrado condenar o réu com base tão-somente em elementos colhidos durante o inquérito. É essencial que a instrução probatória em juízo, regida pelo contraditório e ampla defesa, oportunize colher elementos convincentes e robustos a fundamentar um decreto condenatório. Vícios Os vícios ocorridos no inquérito policial não atingem a ação penal. A jurisprudência e a doutrina afirmam que, como uma série de processos inicia-se sem ter havido previamente o inquérito policial, esse procedimento preliminar não é essencial à propositura da ação penal, sendo, portanto, dispensável. Assim, algo que não é essencial ao processo não tem o condão de, uma vez viciado, contaminar a ação penal. Em outras palavras, os males ocorridos no inquérito não têm a força de contaminar o processo criminal. A irregularidade ocorrida durante o inquérito poderá gerar a invalidade ou ineficácia do ato inquinado, todavia, sem levar à nulidade processual. Por exemplo, em havendo uma prisão em flagrante ilegal durante o inquérito, esta deve ser relaxada; todavia, esse fato não leva à nulidade do futuro processo contra o suposto autor do fato. Notitia criminis (notícia do crime) Conceito É o conhecimento pela autoridade policial, quer seja espontâneo quer seja provocado, de um fato aparentemente criminoso. Espécies Espontânea (cognição imediata) É o conhecimento direto dos fatos pela autoridade policial ou através de comunicação informal (exemplo: a autoridade tem notícia da infração por meio de suas investigações). A chamada delação apócrifa ou notitia criminis inqualificada é o que vulgarmente chamamos de denúncia anônima.

7 33 Provocada (cognição mediata) É o conhecimento da infração pela autoridade mediante provocação de terceiros, conforme descrito a seguir. Requisição do juiz ou Ministério Público Nos crimes de ação penal pública, o juiz ou o promotor de justiça podem determinar a instauração do inquérito policial através da requisição. Aqui, requisição é sinônimo de ordem, sendo espécie de notícia-crime, pois, por meio dela, a autoridade policial tem conhecimento da infração. Requerimento da vítima A vítima de uma infração ou o seu representante legal noticiam o fato à autoridade policial por meio de requerimento, devendo conter a narração dos fatos e suas circunstâncias; a individualização do suposto autor da infração, ou seus sinais característicos e razões de convicção de ser mesmo o autor do delito; a nomeação de testemunhas, com indicação da profissão e residência delas. Caso o delegado de polícia indefira o requerimento da vítima para instauração do inquérito policial, ela poderá recorrer administrativamente ao secretário de Segurança Pública (o CPP usa a expressão chefe de Polícia no art. 5.º, 2.º). Representação da vítima (delatio criminis postulatória) Nos crimes de ação penal pública condicionada à representação, ou seja, naqueles em que o legislador, por uma questão de política criminal, conferiu à vítima o poder de autorizar ou não a persecução criminal, se ela resolve fazê-lo, noticiando o fato para que o inquérito seja instaurado, essa espécie de notícia-crime é chamada de representação. Delação Qualquer do povo, nos crimes de ação penal pública incondicionada, pode, validamente, noticiar o fato delituoso à autoridade policial, dando ensejo à instauração do inquérito, pelo que se chama de delação. Requisição do ministro da Justiça Em alguns crimes, a persecução criminal está condicionada a uma autorização do ministro da Justiça, também chamada de requisição. O estudante deve distinguir que essa requisição, apresentada pelo ministro da Justiça, ao contrário da requisição emanada dos

8 DIREITO PROCESSUAL PENAL juízes e promotores, não é sinônimo de ordem, e sim uma mera autorização para o início da persecução criminal em algumas infrações que a exigem. Notícia-crime revestida de forma coercitiva Essa espécie de notícia-crime nada mais é do que a prisão em flagrante, que pode representar hipótese de notícia-crime espontânea, quando quem realiza a prisão é a própria autoridade policial ou seus agentes, ou provocada, quando quem realiza a prisão é um particular (CPP, art. 301). Peças inaugurais do inquérito policial Sendo o inquérito policial um procedimento escrito, a peça inaugural dele é a portaria, indicando assim a sua instauração. O aluno deve assimilar as características do inquérito policial, entendendo que este é apenas uma fase da persecução criminal, sem contraditório ou ampla defesa, no intuito de angariar elementos para a futura ação penal. Não deve jamais incorrer em erro quanto à notícia-crime, que é a comunicação da ocorrência de uma infração à autoridade com atribuição para investigá-la.

9

10

11 Referências CAPEZ, Fernando. Curso de Processo Penal. 10. ed. São Paulo: Saraiva, CUNHA, Rogério Sanches; PINTO, Ronaldo Batista. Crimes Dolosos contra a Vida e seu Procedimento Especial. Salvador: Juspodivm, GRINOVER, Ada Pellegrini et al. Recursos no Processo Penal. 3. ed. São Paulo: Revista dos Tribunais, JARDIM, Afrânio Silva. Direito Processual Penal. Rio de Janeiro: Forense, JESUS, Damásio E. de. Código de Processo Penal Anotado. 21. ed. São Paulo: Saraiva, LIMA, Marcellus Polastri. Curso de Processo Penal. Rio de Janeiro: Lumen Juris, MENDONÇA, Andrey Borges de. Nova Reforma do Código de Processo Penal. São Paulo: Método, MIRABETE, Julio Fabrini. Código de Processo Penal Interpretado. 10. ed. São Paulo: Atlas, Processo Penal. 16. ed. São Paulo: Atlas, NORONHA, Magalhães. Curso de Direito Processual Penal. São Paulo: Saraiva, NUCCI, Guilherme de Souza. Código de Processo Penal Comentado. São Paulo: Revista dos Tribunais, OLIVEIRA, Eugênio Pacelli de. Curso de Processo Penal. Belo Horizonte: Del Rey, OLIVEIRA, Roberto da. Competência Criminal da Justiça Federal. São Paulo: Revista dos Tribunais, RANGEL, Paulo. Direito Processual Penal. 7. ed. Rio de Janeiro: Lumen Juris, 2003.

12 DIREITO PROCESSUAL PENAL TÁVORA, Nestor. Questões Comentadas: Processo Penal para a OAB. Salvador: Juspodivm, TOURINHO FILHO, Fernando da Costa. Processo Penal. 25. ed. São Paulo: Saraiva, TOURINHO FILHO, Fernando da Costa. Manual de Processo Penal. 11. ed. São Paulo: Saraiva, 2009.

DIREITO PROCESSUAL PENAL I AULA DIA 04/05/2015. Docente: TIAGO CLEMENTE SOUZA

DIREITO PROCESSUAL PENAL I AULA DIA 04/05/2015. Docente: TIAGO CLEMENTE SOUZA DIREITO PROCESSUAL PENAL I AULA DIA 04/05/2015 Docente: TIAGO CLEMENTE SOUZA E-mail: tiago_csouza@hotmail.com 10.2.5. Características - Procedimento escrito: não se permite uma investigação verbal. Todas

Leia mais

Inquérito Policial Esquematizado - PF

Inquérito Policial Esquematizado - PF Inquérito Policial Esquematizado - PF SUMÁRIO UNIDADE 1 Processo Penal UNIDADE 2 Persecução penal 2.1 Diferença entre Policia Administrativa e Polícia Judiciária UNIDADE 3 Conceito 3.1 Finalidade UNIDADE

Leia mais

CURSO TROPA DE ELITE PREPARAÇÃO PARA A GUERRA

CURSO TROPA DE ELITE PREPARAÇÃO PARA A GUERRA CURSO TROPA DE ELITE PREPARAÇÃO PARA A GUERRA POLÍCIA FEDERAL 2012 AGENTE/ESCRIVÃO PROF. EMERSON CASTELO BRANCO DISCIPLINA: PROCESSO PENAL 1. INQUÉRITO POLICIAL PARTE 1 1. 1. Noções iniciais - A partir

Leia mais

INQUÉRITO POLICIAL III INÍCIO ART. 5º,CP

INQUÉRITO POLICIAL III INÍCIO ART. 5º,CP INQUÉRITO POLICIAL III INÍCIO ART. 5º,CP CINCO MODOS: DE OFÍCIO quando a autoridade pública, tomando conhecimento da prática da infração penal de ação pública incondicionada, instaura a investigação para

Leia mais

IUS RESUMOS. Inquérito Policial Parte 1. Organizado por: Max Danizio Santos Cavalcante

IUS RESUMOS. Inquérito Policial Parte 1. Organizado por: Max Danizio Santos Cavalcante Inquérito Policial Parte 1 Organizado por: Max Danizio Santos Cavalcante SUMÁRIO I DO INQUÉRITO POLICIAL... 3 1. Da investigação preliminar: noções preliminares sobre inquérito... 3 1.1 Espécies de investigação

Leia mais

Pós Penal e Processo Penal. Legale

Pós Penal e Processo Penal. Legale Pós Penal e Processo Penal Legale (continuação) Definição é o procedimento administrativo de caráter inquisitório e sigiloso, que visa buscar a materialidade e autoria acerca de uma infração penal. sequência

Leia mais

DIREITO PROCESSUAL PENAL I. Fontes e Princípios Aplicáveis ao Direito Processual Penal... 002 II. Lei Processual Penal e Sistemas do Processo Penal... 005 III. Inquérito Policial... 006 IV. Processo e

Leia mais

INQUÉRITO POLICIAL. Art. 20. A autoridade assegurará no inquérito o sigilo necessário à elucidação do fato ou exigido pelo interesse da sociedade.

INQUÉRITO POLICIAL. Art. 20. A autoridade assegurará no inquérito o sigilo necessário à elucidação do fato ou exigido pelo interesse da sociedade. INQUÉRITO POLICIAL CONCEITO: Um procedimento administrativo que tem por finalidade o levantamento de informações a fim de servir de base à ação penal ou às providências cautelares. Persecução penal: É

Leia mais

AÇÃO PENAL PÚBLICA INCODICIONADA

AÇÃO PENAL PÚBLICA INCODICIONADA AÇÃO PENAL PÚBLICA INCODICIONADA * Vita Solange Juvêncio ** Vânia Maria Bemfica Guimarães Pinto Coelho * Resumo A ação penal pública incondicionada é caracterizada quando seu exercício não depende de manifestação

Leia mais

Pós Penal e Processo Penal. Legale

Pós Penal e Processo Penal. Legale Pós Penal e Processo Penal Legale Definição é o procedimento administrativo de caráter inquisitório e sigiloso, que visa buscar a materialidade e autoria acerca de uma infração penal. Características

Leia mais

DIREITO PROCESSUAL PENAL MILITAR

DIREITO PROCESSUAL PENAL MILITAR DIREITO PROCESSUAL PENAL MILITAR Inquérito Policial Militar Parte 2 Prof. Pablo Cruz Nos crimes de Desacato e Desobediência, a dispensa do inquérito militar decorre do fato de a autoria e existência do

Leia mais

INQUÉRITO POLICIAL. Art. 4º ao 23 do CPP

INQUÉRITO POLICIAL. Art. 4º ao 23 do CPP INQUÉRITO POLICIAL Art. 4º ao 23 do CPP o inquérito policial é um procedimento administrativo, inquisitório e preparatório e consiste em um conjunto de diligências realizadas pela polícia investigativa

Leia mais

Princípios: 1 Obrigatoriedade Art. 5 o Nos crimes de ação pública o inquérito policial será iniciado: 2 Indisponibilidade Art. 17. A autoridade policial não poderá mandar arquivar autos de inquérito. 3

Leia mais

OBRA: GUILHERME DE SOUZA NUCCI-MANUAL DE PROCESSO PENAL E EXECUÇÃO PENAL EDITORA RT OBRA: EUGÊNIO PACELLI DE OLIVEIRA CURSO DE PROCESSO PENAL EDITORA

OBRA: GUILHERME DE SOUZA NUCCI-MANUAL DE PROCESSO PENAL E EXECUÇÃO PENAL EDITORA RT OBRA: EUGÊNIO PACELLI DE OLIVEIRA CURSO DE PROCESSO PENAL EDITORA OBRA: GUILHERME DE SOUZA NUCCI-MANUAL DE PROCESSO PENAL E EXECUÇÃO PENAL EDITORA RT OBRA: EUGÊNIO PACELLI DE OLIVEIRA CURSO DE PROCESSO PENAL EDITORA LUMEN JURIS CONCEITO PROCEDIMENTO ADMINISTRATIVO, preparatório

Leia mais

DIREITO PROCESSUAL PENAL MILITAR

DIREITO PROCESSUAL PENAL MILITAR DIREITO PROCESSUAL PENAL MILITAR Inquérito Policial Militar Parte 3 Prof. Pablo Cruz ... decisão do Superior Tribunal Militar: Possibilidade do STM, prevista no art. 25 do CPPM. requerimento: situação

Leia mais

OBS: IMPRIMIR ATÉ SLIDES 16 INQUÉRITO POLICIAL. Art. 4 ao Art. 23 do CPP.

OBS: IMPRIMIR ATÉ SLIDES 16 INQUÉRITO POLICIAL. Art. 4 ao Art. 23 do CPP. OBS: IMPRIMIR ATÉ SLIDES 16 INQUÉRITO POLICIAL --------------------------- Art. 4 ao Art. 23 do CPP. CONSIDERAÇÕES INICIAIS ESTADO DEMOCRÁTICO DE DIREITO ação penal mínimo razoável de provas materialidade

Leia mais

Direito Processual Penal Inquérito Policial III Valor Probatório, Formas de Instauração, Delatio Criminis, Notitia Criminis

Direito Processual Penal Inquérito Policial III Valor Probatório, Formas de Instauração, Delatio Criminis, Notitia Criminis Direito Processual Penal Inquérito Policial III Valor Probatório, Formas de Instauração, Delatio Criminis, Notitia Criminis Prof. M.Sc. Adriano Barbosa Delegado de Polícia Federal Doutrina referência para

Leia mais

A DISPENSABILIDADE DO INQUÉRITO POLICIAL E A PROPOSTA DE EMENDA CONSTITUCIONAL 37/2011

A DISPENSABILIDADE DO INQUÉRITO POLICIAL E A PROPOSTA DE EMENDA CONSTITUCIONAL 37/2011 A DISPENSABILIDADE DO INQUÉRITO POLICIAL E A PROPOSTA DE EMENDA CONSTITUCIONAL 37/2011 Autoria: Jurandi Ferreira de Souza Neto - - Faculdade de Ciências Sociais Aplicada (FACISA) E-mail: jufersnt@gmail.com

Leia mais

PLANO DE ENSINO. Promover o desenvolvimento das competências e habilidades definidas no perfil do egresso, quais sejam:

PLANO DE ENSINO. Promover o desenvolvimento das competências e habilidades definidas no perfil do egresso, quais sejam: PLANO DE ENSINO CURSO: Direito SÉRIE: 6º Semestre DISCIPLINA: Ação Penal CARGA HORÁRIA SEMANAL: 1,5 horas/aula CARGA HORÁRIA SEMESTRAL: 30 horas/aula I EMENTA Persecutio criminis. Inquérito policial. Ação

Leia mais

Professor Sandro Caldeira Inquérito Policial

Professor Sandro Caldeira Inquérito Policial Professor Sandro Caldeira Inquérito Policial PERSECUÇÃO PENAL Fases: Investigativa; Ação Penal; PRIMEIRA FASE DA PERSECUÇÃO PENAL INQUÉRITO POLICIAL INQUÉRITO POLICIAL Conceito Natureza Jurídica Finalidade

Leia mais

PLANO DE ENSINO. Promover o desenvolvimento das competências e habilidades definidas no perfil do egresso, quais sejam:

PLANO DE ENSINO. Promover o desenvolvimento das competências e habilidades definidas no perfil do egresso, quais sejam: PLANO DE ENSINO CURSO: Direito PERÍODO: 5º semestre DISCIPLINA: Ação Penal CARGA HORÁRIA SEMANAL: 1,5 horas/aula CARGA HORÁRIA SEMESTRAL: 30 horas I EMENTA Persecutio criminis. Inquérito policial. Ação

Leia mais

PROCESSO PENAL I 7ª - Part r e Pro r f o e f ss s o s r o : r :Ru R b u ens s Co C r o r r e r ia a Jun u ior

PROCESSO PENAL I 7ª - Part r e Pro r f o e f ss s o s r o : r :Ru R b u ens s Co C r o r r e r ia a Jun u ior PROCESSO PENAL I 7ª - Parte Professor: Rubens Correia Junior 1 PROCESSO PENAL I 2 PROCESSO PENAL FORMA Será escrito art. 9 do CPP objetivando o controle dos atos e posteriormente servir de base ao processo;

Leia mais

Pós Penal e Processo Penal. Legale

Pós Penal e Processo Penal. Legale Pós Penal e Processo Penal Legale Definição é o procedimento administrativo de caráter inquisitório e sigiloso, que visa buscar a materialidade e autoria acerca de uma infração penal. Características

Leia mais

BuscaLegis.ccj.ufsc.br

BuscaLegis.ccj.ufsc.br BuscaLegis.ccj.ufsc.br Há nulidade no inquérito policial? Irving Marc Shikasho Nagima O inquérito policial pode ser definido como o conjunto de atos praticados pela função executiva do Estado com o escopo

Leia mais

HÁ NULIDADE NO INQUÉRITO POLICIAL?

HÁ NULIDADE NO INQUÉRITO POLICIAL? HÁ NULIDADE NO INQUÉRITO POLICIAL? Irving Nagima Advogado, formado pela Faculdade de Direito de Curitiba. O inquérito policial pode ser definido como o conjunto de atos praticados pela função executiva

Leia mais

Direito Processual Penal. Aula demonstrativa. Prof. Aurélio Casali

Direito Processual Penal. Aula demonstrativa. Prof. Aurélio Casali Direito Processual Penal Aula demonstrativa Prof. Aurélio Casali 1 (SEJUS/PI 2017) Quanto a lei processual no tempo, marque a alternativa CORRETA. a) Um processo que tiver sido encerrado sob a vigência

Leia mais

Professor Sandro Caldeira Inquérito Policial

Professor Sandro Caldeira Inquérito Policial Professor Sandro Caldeira Inquérito Policial Inquérito Policial Histórico Origem: Surgiu em Roma Inquérito Policial Histórico O nome que é utilizado hoje veio com o Decreto 4.824, de 28 de novembro de

Leia mais

Aula 2: Inquérito Policial. Prof. Ma. Luane Lemos. São Luis,

Aula 2: Inquérito Policial. Prof. Ma. Luane Lemos. São Luis, Aula 2: Inquérito Policial 1. Conceito É o procedimento investigatório instaurado em razão da prática de uma infração penal, composto de uma série de diligências, e que tem como objetivo obter elementos

Leia mais

INQUÉRITO POLICIAL. Base legal: artigo 5º do Código de Processo Penal CPP: Cabe ressaltar que:

INQUÉRITO POLICIAL. Base legal: artigo 5º do Código de Processo Penal CPP: Cabe ressaltar que: INQUÉRITO POLICIAL 1-Definição: trata-se de uma das formas de investigação preliminar, pré processual, entendida como procedimento administrativo voltado para a apuração do fato criminoso e de sua autoria.

Leia mais

SUMÁRIO APRESENTAÇÃO DA COLEÇÃO CAPÍTULO I - FUNÇÃO E CARREIRA DO DELEGADO DE POLÍCIA CIVIL...

SUMÁRIO APRESENTAÇÃO DA COLEÇÃO CAPÍTULO I - FUNÇÃO E CARREIRA DO DELEGADO DE POLÍCIA CIVIL... SUMÁRIO APRESENTAÇÃO DA COLEÇÃO... 15 CAPÍTULO I - FUNÇÃO E CARREIRA DO DELEGADO DE POLÍCIA CIVIL... 19 1. INTRODUÇÃO E BREVE RECONSTRUÇÃO HISTÓRICA DA FUNÇÃO E DA CARREIRA...19 2. FUNDAMENTO CONSTITUCIONAL

Leia mais

Procedimento. O OBJETIVO DESSE AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM SERÁ A APRESENTAÇÃO DO PROCEDIMENTO DE DECRETAÇÃO DA PRISÃO TEMPORÁRIA

Procedimento. O OBJETIVO DESSE AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM SERÁ A APRESENTAÇÃO DO PROCEDIMENTO DE DECRETAÇÃO DA PRISÃO TEMPORÁRIA Procedimento. O OBJETIVO DESSE AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM SERÁ A APRESENTAÇÃO DO PROCEDIMENTO DE DECRETAÇÃO DA PRISÃO TEMPORÁRIA DECRETAÇÃO A PRISÃO TEMPORÁRIA poderá ser decretada, somente, pelo

Leia mais

PROF. Leonardo Galardo DIREITO PROCESSUAL PENAL

PROF. Leonardo Galardo DIREITO PROCESSUAL PENAL 01) O inquérito policial consiste no conjunto de diligências efetuadas pela polícia judiciária para a apuração de uma infração penal e de sua autoria. Trata se de procedimento investigatório de caráter

Leia mais

CONTEUDO PROGRAMÁTICO DIREITO PROCESSUAL PENAL I. 1. Introdução: 1.1 Conceito de Direito Processual; 1.2 Conteúdo; 1.3 Objeto;

CONTEUDO PROGRAMÁTICO DIREITO PROCESSUAL PENAL I. 1. Introdução: 1.1 Conceito de Direito Processual; 1.2 Conteúdo; 1.3 Objeto; CONTEUDO PROGRAMÁTICO DIREITO PROCESSUAL PENAL I 1. Introdução: 1.1 Conceito de Direito Processual; 1.2 Conteúdo; 1.3 Objeto; 2. Evolução História do Processo Penal 2.1 Processo penal no Brasil; 2.2 Sistemas

Leia mais

Prof. Dr. Vander Ferreira de Andrade

Prof. Dr. Vander Ferreira de Andrade Prof. Dr. Vander Ferreira de Andrade Sistema Constitucional de Segurança Pública (art. 144 CF) A segurança pública, dever do Estado, direito e responsabilidade de todos, é exercida para a preservação da

Leia mais

Conteúdo: Inviolabilidades Constitucionais: Inviolabilidade do Domicílio; Inquérito Policial: Conceito; Natureza Jurídica; Características.

Conteúdo: Inviolabilidades Constitucionais: Inviolabilidade do Domicílio; Inquérito Policial: Conceito; Natureza Jurídica; Características. Turma e Ano: Flex A (2014) Matéria / Aula: Processo Penal / Aula 03 Professor: Elisa Pittaro Conteúdo: Inviolabilidades Constitucionais: Inviolabilidade do Domicílio; Inquérito Policial: Conceito; Natureza

Leia mais

NOÇÕES DE DIREITO PROCESSUAL PENAL

NOÇÕES DE DIREITO PROCESSUAL PENAL NOÇÕES DE DIREITO PROCESSUAL Prof.ª Maria Carolina Brassanini Centa http://centaadvocacia.meuescritório.com.br centa.advocacia@onda.com.br PROCESSO CONCEITO: É O ESTUDO DE NORMAS CRIADAS PARA A APLICAÇÃO

Leia mais

Questão 01) O inquérito policial consiste no conjunto de diligências efetuadas pela polícia judiciária para a

Questão 01) O inquérito policial consiste no conjunto de diligências efetuadas pela polícia judiciária para a Questão 01) O inquérito policial consiste no conjunto de diligências efetuadas pela polícia judiciária para a apuração de uma infração penal e de sua autoria. Tratase de procedimento investigatório de

Leia mais

CONCEITO NATUREZA DO INQUÉRITO POLICIAL

CONCEITO NATUREZA DO INQUÉRITO POLICIAL CONCEITO Inquérito Policial é todo o procedimento policial destinado a reunir elementos necessários à apuração da pratica de uma infração penal. É destinado sempre ao Ministério publico ou diretamente

Leia mais

INQUÉRITO POLICIAL E SISTEMAS DE INVESTIGAÇÃO PRELIMINAR

INQUÉRITO POLICIAL E SISTEMAS DE INVESTIGAÇÃO PRELIMINAR INQUÉRITO POLICIAL E SISTEMAS DE INVESTIGAÇÃO PRELIMINAR Noções preliminares Polícia: Art. 144 - A segurança pública, dever do Estado, direito e responsabilidade de todos, é exercida para a preservação

Leia mais

Pós Penal e Processo Penal. Legale

Pós Penal e Processo Penal. Legale Pós Penal e Processo Penal Legale (continuação) sequência de atos - Instauração O início do inquérito se dará quando chegar à autoridade policial a notitia criminis sequência de atos - Instauração A notitia

Leia mais

Noções de Direito Processual Penal - PF Prof. RODRIGO DAMASCENO Aulas: 1 a 6

Noções de Direito Processual Penal - PF Prof. RODRIGO DAMASCENO Aulas: 1 a 6 Noções de Direito Processual Penal - PF Prof. RODRIGO DAMASCENO contato@rodrigodamasceno.com.br Aulas: 1 a 6 - I - INQUÉRITO POLICIAL - arts. 4º a 23 do CPP- Conceito & Natureza: Procedimento administrativo

Leia mais

Professor Wisley Aula 05

Professor Wisley Aula 05 - Professor Wisley www.aprovaconcursos.com.br Página 1 de 5 AÇÃO PENAL 1. CONCEITO É o direito público subjetivo de provocar o Estado-Juiz a

Leia mais

1 CONCEITO DE INQUÉRITO POLICIAL

1 CONCEITO DE INQUÉRITO POLICIAL DIREITO PROCESSUAL PENAL INQUÉRITO POLICIAL PARTE 01 RESUMO DA AULA 1 CONCEITO; 2 NATUREZA JURÍDICA; 3 CARACTERÍSTICAS. 1 2 1 CONCEITO DE INQUÉRITO POLICIAL INQUÉRITO POLICIAL É O CONJUNTO DE DILIGÊNCIAS

Leia mais

Paulo Furtado Andréa Busch Boregas. Manual do DELEGADO DE POLÍCIA. Peças práticas

Paulo Furtado Andréa Busch Boregas. Manual do DELEGADO DE POLÍCIA. Peças práticas Paulo Furtado Andréa Busch Boregas Manual do DELEGADO DE POLÍCIA Peças práticas 2019 I FUNÇÕES DO DELEGADO DE POLÍCIA 1. FUNÇÃO DE POLÍCIA JUDICIÁRIA E INVESTIGAÇÃO CRIMINAL 1.1. Previsão legal A Constituição

Leia mais

Ministério da Educação Universidade Federal de Santa Maria Centro de Ciências Sociais e Humanas Departamento de Direito PLANO DE ENSINO

Ministério da Educação Universidade Federal de Santa Maria Centro de Ciências Sociais e Humanas Departamento de Direito PLANO DE ENSINO Ministério da Educação Universidade Federal de Santa Maria Centro de Ciências Sociais e Humanas Departamento de Direito PLANO DE ENSINO 1) IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA Disciplina Processo Penal I Código

Leia mais

SUMÁRIO APRESENTAÇÃO DA COLEÇÃO CAPÍTULO I - FUNÇÃO E CARREIRA DO DELEGADO DE POLÍCIA CIVIL CAPÍTULO II - INQUÉRITO POLICIAL...

SUMÁRIO APRESENTAÇÃO DA COLEÇÃO CAPÍTULO I - FUNÇÃO E CARREIRA DO DELEGADO DE POLÍCIA CIVIL CAPÍTULO II - INQUÉRITO POLICIAL... SUMÁRIO APRESENTAÇÃO DA COLEÇÃO... 17 CAPÍTULO I - FUNÇÃO E CARREIRA DO DELEGADO DE POLÍCIA CIVIL... 19 1. Introdução e breve reconstrução histórica da função e da carreira...19 2. Fundamento constitucional

Leia mais

Professor Wisley Aula 02

Professor Wisley Aula 02 - Professor Wisley www.aprovaconcursos.com.br Página 1 de 7 INQUÉRITO POLICIAL 1. CONCEITO É o procedimento administrativo inquisitivo e preparatório,

Leia mais

Mini Simulado GRATUITO de Direito Processual Penal. TEMA: Diversos

Mini Simulado GRATUITO de Direito Processual Penal. TEMA: Diversos Mini Simulado GRATUITO de Direito Processual Penal TEMA: Diversos 1. A prisão em flagrante deve: a) ser comunicada apenas à família do preso, sob pena de nulidade. b) ser comunicada ao juiz competente,

Leia mais

UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS Pró-Reitoria de Graduação ORGANIZAÇÃO BÁSICA DAS DISCIPLINAS CURRICULARES

UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS Pró-Reitoria de Graduação ORGANIZAÇÃO BÁSICA DAS DISCIPLINAS CURRICULARES 2007/1 UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS Pró-Reitoria de Graduação ORGANIZAÇÃO BÁSICA DAS DISCIPLINAS CURRICULARES Disciplina: DIREITO PROCESSUAL PENAL I Curso: DIREITO Código CR PER Co-Requisito Pré-Requisito

Leia mais

Direito. Processual Penal. Inquérito Policial

Direito. Processual Penal. Inquérito Policial Direito Processual Penal Inquérito Policial Inquérito Policial Conceito / Finalidades a) Art. 4º do CPP das infrações penais Apuração da autoria b) Art.2º, 1º,Lei 12.830/13 das circunstâncias Apuração

Leia mais

INQUÉRITO POLICIAL. Todos os testes possuem explicação sobre a resposta correta. a) O inquérito policial é a peça inicial da ação penal.

INQUÉRITO POLICIAL. Todos os testes possuem explicação sobre a resposta correta. a) O inquérito policial é a peça inicial da ação penal. DIREITO PENAL INQUÉRITO POLICIAL Todos os testes possuem explicação sobre a resposta correta. 1- Assinale a alternativa CORRETA. a) O inquérito policial é a peça inicial da ação penal. b) O inquérito policial

Leia mais

Programa Analítico de Disciplina DIR355 Processo Penal I

Programa Analítico de Disciplina DIR355 Processo Penal I 0 Programa Analítico de Disciplina Departamento de Direito - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes Número de créditos: 4 Teóricas Práticas Total Duração em semanas: 15 Carga horária semanal 4 0 4

Leia mais

MÉTODOS DIDÁTICOS: Aulas expositivas. Conferências e Seminários. Grupos de estudo

MÉTODOS DIDÁTICOS: Aulas expositivas. Conferências e Seminários. Grupos de estudo UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS Faculdade de Direito Departamento de Direito e Processo Penal Plano de Ensino de Disciplina DISCIPLINA: DIREITO PROCESSUAL PE AL I CÓDIGO: DIN105 PRÉ-REQUESITO: DIC014

Leia mais

MPU Processo Penal Investigação Criminal Armando Júnior

MPU Processo Penal Investigação Criminal Armando Júnior MPU Processo Penal Investigação Criminal Armando Júnior 2013 Copyright. Curso Agora eu Passo - Todos os direitos reservados ao autor. INVESTIGAÇÃO CRIMINAL #1) INTRODUÇÃO à Jus puniendi à Persecução penal

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIVATES CURSO DE DIREITO

CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIVATES CURSO DE DIREITO CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIVATES CURSO DE DIREITO A (IN)DISPENSABILIDADE DO INQUÉRITO POLICIAL PARA O OFERECIMENTO DA DENÚNCIA E QUEIXA-CRIME NOS PROCESSOS JUDICIAIS NAS COMARCAS DO VALE DO TAQUARI EM 2008

Leia mais

DIREITO PROCESSUAL PENAL

DIREITO PROCESSUAL PENAL DIREITO PROCESSUAL PENAL Inquérito policial Características Parte 4 Prof. Thiago Almeida > Observação: o sigilo das investigações na Lei 12.850/13: Art. 23. O sigilo da investigação poderá ser decretado

Leia mais

DIREITO PROCESSUAL PENAL

DIREITO PROCESSUAL PENAL DIREITO PROCESSUAL PENAL Inquérito policial Parte 6 Prof. Thiago Almeida . Negativa de cumprimento, diante de juízo de conveniência?. Dispositivo vetado na Lei 12.830/13: Art. 2º, 3º O delegado de polícia

Leia mais

DIREITO PROCESSUAL PENAL TEORIA EXERCÍCIOS E EXERCÍCIOS TJ-RJ PROFESSOR: PEDRO IVO AULA 03

DIREITO PROCESSUAL PENAL TEORIA EXERCÍCIOS E EXERCÍCIOS TJ-RJ PROFESSOR: PEDRO IVO AULA 03 AULA 03 Futuros Aprovados, Hoje veremos um tema importante e interessante: O inquérito policial. Trata-se de um assunto que, bem provavelmente, estará presente em sua PROVA. Deste modo, atenção total!

Leia mais

XXIII EXAME DE ORDEM PROCESSO PENAL PROF CHRISTIANO GONZAGA

XXIII EXAME DE ORDEM PROCESSO PENAL PROF CHRISTIANO GONZAGA XXIII EXAME DE ORDEM PROCESSO PENAL PROF CHRISTIANO GONZAGA Princípios Devido Processo Legal Juiz Natural PRINCÍPIOS IMPORTANTES Ampla Defesa Presunção de Inocência Aplicação da lei processual Art. 2º,

Leia mais

Direito Processual Penal

Direito Processual Penal Direito Processual Penal Inquérito Policial Professor Joeberth Nunes www.acasadoconcurseiro.com.br Direito Processual Penal INQUÉRITO POLICIAL TÍTULO II Do Inquérito Policial Art. 4º A polícia judiciária

Leia mais

APROVA CONCURSOS. Prof. Wisley. PC SP Polícia Civil do Estado de São Paulo/Investigador. Aulas 01 e 02 Direito Processual Penal INQUÉRITO POLICIAL

APROVA CONCURSOS. Prof. Wisley. PC SP Polícia Civil do Estado de São Paulo/Investigador. Aulas 01 e 02 Direito Processual Penal INQUÉRITO POLICIAL APROVA CONCURSOS Prof. Wisley PC SP Polícia Civil do Estado de São Paulo/Investigador Aulas 01 e 02 Direito Processual Penal INQUÉRITO POLICIAL 1. CONCEITO É o procedimento administrativo inquisitivo e

Leia mais

SUMÁRIO. Manuais das Carreiras-Brene-Lepore-Manual Delegado Policia Civil-4ed.indb 9 23/05/ :52:28

SUMÁRIO. Manuais das Carreiras-Brene-Lepore-Manual Delegado Policia Civil-4ed.indb 9 23/05/ :52:28 SUMÁRIO... 19 1. Introdução e breve reconstrução histórica da função e da carreira... 19 2. Fundamento constitucional da carreira... 20 2.1 abrangência da expressão autoridade policial... 20 3. Lei de

Leia mais

Livro Eletrônico Aula 00 Passo Estratégico de Direito Processual Penal p/ CLDF (Agente de Polícia Legislativa) - Pós-Edital

Livro Eletrônico Aula 00 Passo Estratégico de Direito Processual Penal p/ CLDF (Agente de Polícia Legislativa) - Pós-Edital Livro Eletrônico Aula 00 Passo Estratégico de Direito Processual Penal p/ CLDF (Agente de Polícia Legislativa) - Pós-Edital Professor: Gilberto Breder I P APRESENTAÇÃO INTRODUÇÃO ANÁLISE ESTATÍSTICA ANÁLISE

Leia mais

SUMÁRIO A ǧ.! A A ǧ

SUMÁRIO A ǧ.! A A ǧ SUMÁRIO... 19 1. Introdução e breve reconstrução histórica da função e da carreira... 19 2. Fundamento constitucional da carreira... 20 2.1 Abrangência da expressão Autoridade Policial... 20 3. Lei de

Leia mais

PERSECUÇÃO PENAL INVESTIGAÇÃO CRIMINAL ACUSAÇÃO CRIMINAL

PERSECUÇÃO PENAL INVESTIGAÇÃO CRIMINAL ACUSAÇÃO CRIMINAL PERSECUÇÃO PENAL INVESTIGAÇÃO CRIMINAL ACUSAÇÃO CRIMINAL INVESTIGAÇÃO CRIMINAL Polícia judiciária Procedimento inquisitivo Ausência de partes Contraposição de interesses Dupla função FUNÇÕES DA INVESTIGAÇÃO

Leia mais

Direito Processual Penal Promotor de Justiça 4ª fase

Direito Processual Penal Promotor de Justiça 4ª fase CEM CADERNO DE EXERCÍCIOS MASTER Direito Processual Penal Promotor de Justiça 4ª fase Período 2008 2015 1) VUNESP - JE - TJ RJ (2012) Assinale a alternativa correta no que concerne ao regramento que o

Leia mais

BuscaLegis.ccj.ufsc.br

BuscaLegis.ccj.ufsc.br BuscaLegis.ccj.ufsc.br Conceito de Autoridade Policial em nossa Sistemática Processual Paulo Henrique da Silva Carvalho * Analisando o Código de Processo Penal Brasileiro e a legislação processual penal

Leia mais

NOÇÕES DE DIREITO PROCESSUAL PENAL

NOÇÕES DE DIREITO PROCESSUAL PENAL NOÇÕES DE DIREITO PROCESSUAL PENAL SUMÁRIO UNIDADE 1 Inquérito Policial 1.1 histórico 1.2 Natureza 1.3 Conceito 1.4 Finalidade 1.5 Características 1.6 Fundamento 1.7 Titularidade 1.8 Grau de cognição 1.9

Leia mais

IUS RESUMOS. Inquérito Policial Parte II. Organizado por: Max Danizio Santos Cavalcante

IUS RESUMOS. Inquérito Policial Parte II. Organizado por: Max Danizio Santos Cavalcante Inquérito Policial Parte II Organizado por: Max Danizio Santos Cavalcante SUMÁRIO I INQUÉRITO PÓLICIAL PARTE II... 3 1. Destino do Inquérito Policial... 3 2. Novas diligências requeridas pelo Ministério

Leia mais

16 Semanas Teórica: ( X ) Prática: ( ) Número de Créditos: 04 Semestre: 5º.

16 Semanas Teórica: ( X ) Prática: ( ) Número de Créditos: 04 Semestre: 5º. Universidade Federal do Ceará Pró-Reitoria de Graduação Coordenadoria de Pesquisa e Acompanhamento Docente CPAD Divisão de Pesquisa e Desenvolvimento Curricular FORMULÁRIO DO PROGRAMA DE DISCIPLINAS 1.

Leia mais

Aula 03. INQUÉRITO POLICIAL (continuação)

Aula 03. INQUÉRITO POLICIAL (continuação) Turma/Ano: Direito Processual Penal (2015) Matéria/Data: Características e Formas de Instauração do Inquérito (30/01/15) Professor: Elisa Pittaro Monitora: Márcia Beatriz Aula 03 INQUÉRITO POLICIAL (continuação)

Leia mais

23/09/2012 PROCESSO PENAL I. Processo penal I

23/09/2012 PROCESSO PENAL I. Processo penal I I 10ª -Parte Professor: Rubens Correia Junior 1 Processo penal I 2 1 CLASSIFICAÇÃO - Quanto ao titular; A ação penal pública é condicionada sempre que houver exigência de alguma observância formal à sua

Leia mais

COLEGIADO DO CURSO DE DIREITO Reconhecimento renovado pela portaria MEC nº 608 de , DOU de PLANO DE CURSO

COLEGIADO DO CURSO DE DIREITO Reconhecimento renovado pela portaria MEC nº 608 de , DOU de PLANO DE CURSO COLEGIADO DO CURSO DE DIREITO Reconhecimento renovado pela portaria MEC nº 608 de 19.11.13, DOU de 20.11.13 Componente Curricular: DIREITO PROCESSUAL PENAL I Código: DIR- 462 CH Total: 60h Pré-requisito:

Leia mais

QUESTÕES. 11 O inquérito pode ser instaurado mediante requisição do Ministério Público.

QUESTÕES. 11 O inquérito pode ser instaurado mediante requisição do Ministério Público. QUESTÕES 1 No inquérito policial em que figure como indiciado um inimigo do delegado de polícia responsável pelas investigações, o Ministério Público oporá exceção de suspeição em relação a esse delegado.

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ PRÓ-REITORIA DE RECURSOS HUMANOS E ASSUNTOS COMUNITÁRIOS

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ PRÓ-REITORIA DE RECURSOS HUMANOS E ASSUNTOS COMUNITÁRIOS SUBSTITUIÇÃO COM BASE NO EDITAL N O 25/2008-PRH, DE 06/02/2008 ANEXO 32 DO EDITAL 14/2008-PRH CONCURSO PÚBLICO PARA PROFESSOR NÃO-TITULAR DEPARTAMENTO DE DIREITO PRIVADO E PROCESSUAL Área de conhecimento:

Leia mais

EXERCÍCIOS DE FIXAÇÃO

EXERCÍCIOS DE FIXAÇÃO EXERCÍCIOS DE FIXAÇÃO 1ª Questão Marque a alternativa correta. a)a CF elencou os órgãos com atribuição para o exercício das funções inerentes à segurança pública, e um desses órgãos é o Ministério Público

Leia mais

AÇÃO PENAL. PROF. VILAÇA

AÇÃO PENAL. PROF. VILAÇA AÇÃO PENAL PROF. VILAÇA NETO @vilaca_neto Persecução Penal PERSECUÇÃO PENAL: Atividade estatal de perseguir/apurar o crime. Tem 2 etapas: Investigação preliminar + Ação Penal Investigação preliminar, em

Leia mais

INQUÉRITO POLICIAL CONJUNTO DE DILIGÊNCIAS REALIZADAS PARA APURAR AUTORIA E MATERIALIDADE DELITIVA

INQUÉRITO POLICIAL CONJUNTO DE DILIGÊNCIAS REALIZADAS PARA APURAR AUTORIA E MATERIALIDADE DELITIVA INQUÉRITO POLICIAL CONCEITO CONJUNTO DE DILIGÊNCIAS REALIZADAS PARA APURAR AUTORIA E MATERIALIDADE DELITIVA NATUREZA JURÍDICA: PROCEDIMENTO ADMINISTRATIVO. OBS: LEVANDO-SE EM CONSIDERAÇÃO AS GARANTIAS

Leia mais

Direito Processual Penal Inquérito Policial

Direito Processual Penal Inquérito Policial Direito Processual Penal Inquérito Policial O inquérito policial é um procedimento administrativo préprocessual, de caráter facultativo, destinado a apurar infrações penais e sua respectiva autoria. Ainda

Leia mais

Conceito. Requisitos.

Conceito. Requisitos. Conceito. Requisitos. O OBJETIVO DESSE AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM SERÁ A APRESENTAÇÃO DA PRISÃO PREVENTIVA Prisão preventiva CONCEITO DA PRISÃO PREVENTIVA A prisão preventiva é uma dentre as modalidades

Leia mais

DIREITO PROCESSUAL PENAL I. Princípios que Regem o Processo Penal... 002 II. Lei Processual Penal e Sistemas do Processo Penal... 007 III. Inquérito Policial... 009 IV. Processo e Procedimento... 015 V.

Leia mais

- INQUÉRITO POLICIAL -

- INQUÉRITO POLICIAL - Turma e Ano: Flex A (2014) Matéria / Aula: Processo Penal / Aula 04 Professor: Elisa Pittaro Conteúdo: Inquérito Policial - INQUÉRITO POLICIAL - 4. INSTAURAÇÃO DO IP: a) Ação Penal Pública Incondicionada:

Leia mais

Direito Processual Penal

Direito Processual Penal Direito Processual Penal Inquérito Policial Professor Joeberth Nunes www.acasadoconcurseiro.com.br Direito Processual Penal INQUÉRITO POLICIAL TÍTULO II Do Inquérito Policial Art. 4º A polícia judiciária

Leia mais

Ministério da Educação Universidade Federal de Santa Maria Centro de Ciências Sociais e Humanas Departamento de Direito

Ministério da Educação Universidade Federal de Santa Maria Centro de Ciências Sociais e Humanas Departamento de Direito Ministério da Educação Universidade Federal de Santa Maria Centro de Ciências Sociais e Humanas Departamento de Direito PLANO DE AULA 1) IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA Disciplina Direito Processual Penal

Leia mais

CAPÍTULO 3 INQUÉRITO POLICIAL FEDERAL

CAPÍTULO 3 INQUÉRITO POLICIAL FEDERAL CAPÍTULO 3 INQUÉRITO POLICIAL FEDERAL 3.1. Conceito O inquérito policial federal é um procedimento administrativo presidido pelo Delegado de Polícia Federal, com exclusividade, que consiste num conjunto

Leia mais

LFG MAPS. INQUÉRITO POLICIAL 08 questões. qualquer diligência, que será realizada, ou não, a juízo da autoridade.

LFG MAPS. INQUÉRITO POLICIAL 08 questões. qualquer diligência, que será realizada, ou não, a juízo da autoridade. NOÇÕES DE DIREITO PENAL Nível de importância Tema QTDE de Questões Porcentagem (%) 1 Inquérito Policial 8 32% 2 Prisões 7 28% 3 Provas 6 24% 4 Ação Penal 2 8% 5 Habeas Corpus 2 8% TOTAL 25 100% INQUÉRITO

Leia mais

LEGISLAÇÃO DO MPE. Organização do Ministério Público. Lei Complementar 106/2003 Parte 7. Prof. Karina Jaques

LEGISLAÇÃO DO MPE. Organização do Ministério Público. Lei Complementar 106/2003 Parte 7. Prof. Karina Jaques LEGISLAÇÃO DO MPE Organização do Ministério Público Lei Complementar 106/2003 Parte 7 Prof. Karina Jaques Art. 35 - No exercício de suas funções, cabe ao Ministério Público: l - instaurar inquéritos civis

Leia mais

FACULDADE DE DIREITO DE FRANCA Autarquia Municipal de Ensino Superior Av. Major Nicácio, Fone: Fax:

FACULDADE DE DIREITO DE FRANCA Autarquia Municipal de Ensino Superior Av. Major Nicácio, Fone: Fax: PLANO DE ENSINO - 2016 1. INFORMAÇÕES GERAIS: 1.1 Professor: Ivan Nascimento de Castro 1.2 Departamento: Direito Público 1.3 Disciplina: Direito Processual Penal I 1.4 Série: 3ª Turmas: A e B. Turno: Noturno

Leia mais

A questão baseia-se na literalidade do art. 283, 284 e 285 do CPP:

A questão baseia-se na literalidade do art. 283, 284 e 285 do CPP: Cargo: S01 - AGENTE DE POLÍCIA CIVIL Disciplina: Noções de Direito Processual Penal Questão Gabarito por extenso Justificativa A questão baseia-se na literalidade do art. 283, 284 e 285 do CPP: Conclusão

Leia mais

Provas Juiz não pode proferir uma sentença condenatória somente com base nas provas coletadas na fase investigatória (art.

Provas Juiz não pode proferir uma sentença condenatória somente com base nas provas coletadas na fase investigatória (art. INQUÉRITO POLICIAL - Escrito (art. 9º do CPP) - Feito por órgãos oficiais - Conteúdo informativo, tendo valor probatório relativo - Inquisitivo - Sigiloso (art. 20 do CPP) Súmula Vinculante 14 STF: É direito

Leia mais

DIREITO PROCESSUAL PENAL I. Fontes e Princípios Aplicáveis ao Direito Processual Penal... 002 II. Lei Processual Penal e Sistemas do Processo Penal... 005 III. Inquérito Policial... 006 IV. Processo e

Leia mais

Noções de Processo Penal Inquérito Policial. Professor Daniel Sini

Noções de Processo Penal Inquérito Policial. Professor Daniel Sini Noções de Processo Penal Inquérito Policial Professor Daniel Sini 1. Conceito: 2. Características: Peça administrativa; Escrito (art. 9, CPP); Sigiloso (art. 20, caput, CPP) Oficiosidade ou obrigatoriedade

Leia mais

CONSELHO SUPERIOR DO MINISTÉRIO PÚBLICO FEDERAL RESOLUÇÃO Nº 77, DE 14 DE SETEMBRO DE 2004

CONSELHO SUPERIOR DO MINISTÉRIO PÚBLICO FEDERAL RESOLUÇÃO Nº 77, DE 14 DE SETEMBRO DE 2004 CONSELHO SUPERIOR DO MINISTÉRIO PÚBLICO FEDERAL RESOLUÇÃO Nº 77, DE 14 DE SETEMBRO DE 2004 Regulamenta o artigo 8º da Lei Complementar nº 75, de 20 de maio de 1993, disciplinando, no âmbito do Ministério

Leia mais

REINALDO ROSSANO LÉO MATOS INFORMÁTICA EXERCÍCIOS QUADRIX LINUX DIREITO PROCESSUAL PENAL

REINALDO ROSSANO LÉO MATOS INFORMÁTICA EXERCÍCIOS QUADRIX LINUX DIREITO PROCESSUAL PENAL REINALDO ROSSANO LÉO MATOS INFORMÁTICA EXERCÍCIOS QUADRIX LINUX DIREITO PROCESSUAL PENAL CARGOS: OFICIAL DE JUSTIÇA E ANALISTA JUDICIÁRIO FUNÇÃO JUDICIÁRIA PROVA OBJETIVA: 9.1.3. A Prova Objetiva será

Leia mais

CURSO DE GESTÃO EM SEGURANÇA PÚBLICA E PRIVADA CADERNO DE QUESTÕES INTRODUÇÃO AO DIREITO PENAL E PROCESSUAL PENAL

CURSO DE GESTÃO EM SEGURANÇA PÚBLICA E PRIVADA CADERNO DE QUESTÕES INTRODUÇÃO AO DIREITO PENAL E PROCESSUAL PENAL CURSO DE GESTÃO EM SEGURANÇA PÚBLICA E PRIVADA CADERNO DE QUESTÕES INTRODUÇÃO AO DIREITO PENAL E PROCESSUAL PENAL Questões Objetivas 1. A lei penal não retroage, salvo se: A. Mais gravosa B. Mais benéfica

Leia mais

Formas de Investigação Preliminar

Formas de Investigação Preliminar 1. Fases da persecução penal: Formas de Investigação Preliminar Cominação legal: quando o legislador cria um tipo penal, nascendo para o Estado do poder/dever de fazer valer a coercibilidade daquela lei.

Leia mais

Aulas 01 a 04 CPP INQUÉRITO POLICIAL

Aulas 01 a 04 CPP INQUÉRITO POLICIAL Aulas 01 a 04 CPP INQUÉRITO POLICIAL Arts. 4.º a 23 do CPP. Art. 4º A polícia judiciária será exercida pelas autoridades policiais no território de suas respectivas circunscrições e terá por fim a apuração

Leia mais

QUESTÕES PONTUAIS DO INQUÉRITO POLICIAL E A ADMISSIBILIDADE, OU NÃO, DA PROVA ILÍCITA.

QUESTÕES PONTUAIS DO INQUÉRITO POLICIAL E A ADMISSIBILIDADE, OU NÃO, DA PROVA ILÍCITA. UNIVERSIDADE DO VALE DO ITAJAÍ JULIO CESAR DUARTE QUESTÕES PONTUAIS DO INQUÉRITO POLICIAL E A ADMISSIBILIDADE, OU NÃO, DA PROVA ILÍCITA. Tijucas 2008 2 JULIO CESAR DUARTE QUESTÕES PONTUAIS DO INQUÉRITO

Leia mais

Professor Wisley Aula 03

Professor Wisley Aula 03 - Professor Wisley www.aprovaconcursos.com.br Página 1 de 8 1. CARACTERÍSTICAS ESCRITO: O inquérito, por determinação legal, deve ser escrito.

Leia mais