Acervo de Normas Técnicas

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Acervo de Normas Técnicas"

Transcrição

1 Normas Técnicas Acervo Maio de 2004

2 Normas em Inglês ISO GUIDE ISO Guide 33: 1989 Uses of certified reference materials Data: 1989

3 Normas em Português ABNT ISO/IEC Diretiva ABNT ISO/IEC Diretiva Parte 3 Redação e apresentação de Normas Brasileiras Data: 1995

4 ABNT ISO/IEC Guia ABNT ISO IEC- Guia 2 Termos gerais e suas definições relativas à normalização e atividades correlatas Data: 1993 Integrar a ABNT e os organismos de normalização setorial com os organismos de normalização internacional. ABNT ISO IEC - Guia 44 Regras gerais para esquema de certificação internacional ISO ou IEC de produtos por terceira parte Data: 1993 Determinar conformidade com normas de produto por meio de ensaios iniciais e avaliação do sistema da qualidade de um fabricante e sua aceitação, seguida da supervisão que leva em conta o sistema da qualidade do fabricante e os ensaios de amostras coletadas na fábrica e no mercado. ABNT ISO IEC - Guia 56 Uma abordagem para análise crítica pelo organismo de certificação de seu próprio sistema da qualidade Data: 1993 Fornecer uma estrutura para que o organismo de certificação faça sua própria avaliação, de seus procedimentos e de suas operações. ABNT ISO IEC - Guia 57 Diretrizes para apresentação de resultados de inspeção Data: 1993 Estabelecer requisito para a apresentação de resultados de inspeção e outras informações pertinentes à compreensão dos procedimentos seguidos e dos resultados obtidos na execução das funções de inspeção. É indicado para ser usado por organismos de inspeção ou outras partes que relatem atividades de inspeção. ABNT ISO IEC - Guia 58 Sistemas de credenciamento de laboratórios de calibração e ensaios - requisitos gerais para operação e reconhecimento Data: 1993 Prover uma orientação para constituir e operar um organismo de credenciamento e facilitar os acordos de reconhecimento mútuo dos credenciamentos de laboratórios entre tais organismos.

5 ABNT ISO IEC - Guia 59 Código de boas práticas para normalização Data: 1994 Apresentar procedimentos e maneiras de cooperação em forma de código, aplicável por organismos governamentais ou não governamentais que se utilizam de processo consensual. Pretende assegurar abertura e transparência, com um grau otimizado de ordem, coerência e efetividade, no processo de normalização mundial.

6 EB EB 22 Peneiras para ensaio com telas de tecido metálico Data: Julho de 1988 Obs.: Registrada no INMETRO como NBR 5734 Fixar as características técnicas e os métodos para a verificação e a calibração de peneiras para ensaio, constituídas de telas de fios metálicos tecidos.

7 NB NB 60 Abreviação de títulos de periódicos e publicações seriadas. Data: 1975 Uniformizar a abreviação dos títulos de periódicos e publicações seriadas e determinar os limites extremos que não devem ser ultrapassados na abreviatura. NB 61 Apresentação de artigos de periódicos. Data: 1978 Fixar as condições exigíveis para orientar colaboradores e editores de publicações periódicas científicas e técnicas, no sentido de uma apresentação racional e uniforme dos artigos nelas contidos. Para Apresentação de publicações periódicas ver NB 62. NB 63 Convenções Cartográficas Data: Junho de 1972 Estabelecer as convenções a serem utilizadas na execução de desenhos cartográficos NB 69 Numeração progressiva das seções de um documento Data: Julho de 1987 Fixar as condições exigíveis para um sistema de numeração progressiva das divisões e subdivisões do texto de um documento, de modo a expor com clareza a seqüência, importância e inter-relacionamento da matéria, e a permitir a localização imediata. NB 102 Transliteração de caracteres cirílicos Data: 1961 Orientar a ação de representar os sinais de um alfabeto por sinais de outro alfabeto (transliteração). Considera-se a transcrição do alfabeto latino para outros alfabetos. NB 842 Apresentação de projetos de aterros de resíduos industriais perigosos Data: Dezembro de 1983 Fixar as condições mínimas exigíveis para a apresentação de projetos de aterros de resíduos industriais perigosos ARIP Nota: Registrada no INMETRO como NBR 8418

8 NB 843 Apresentação de projetos de aterros sanitários de resíduos sólidos urbanos Data: Dezembro de 1985 Fixar as condições mínimas exigíveis para a apresentação de projetos de aterros sanitários de resíduos sólidos urbanos. Nota: Registrada no INMETRO como NBR 8419

9 NBR NBR 5734 Ver EB 22 NBR 5891 Regras de arredondamento na Numeração Decimal Data: Dezembro de 1977 Estabelecer as regras de arredondamento na Numeração Decimal. NBR 5892 Norma para datar Data: Agosto de 1989 Fixar as condições exigíveis para indicação da data de um documento ou acontecimento. Aplica-se a datas históricas que têm como referência o início da era cristã situado no começo do ano 1 1. NBR 6021 Apresentação de periódicos Data: Outubro de 1994 Fixar as condições exigíveis para apresentação dos elementos que constituem a publicação periódica. Destina-se a orientar a produção editorial e gráfica da publicação, no sentido de facilitar sua utilização pelo leitor. NBR 6021 Informação e documentação Publicação periódica científica impressa- Apresentação Data: Maio de 2003 Especificar os requisitos para apresentação dos elementos que constituem a estrutura de organização física de uma publicação periódica científica impressa. Destina-se a orientar o processo de produção editorial e gráfica da publicação, no sentido de facilitar a sua utilização pelo usuário e pelos diversos segmentos relacionados com o tratamento e a difusão da informação.

10 NBR 6022 Informação e documentação- Artigo em publicação periódica científica impressa - Apresentação Data: Maio de 2003 Estabelecer um sistema para a apresentação dos elementos que constituem o artigo em publicação periódica científica impressa. Nota: Publicação periódica científica impressa, doravante designada simplesmente publicação. NBR 6023 Referências bibliográficas Data: Agosto de 1989 Fixar as condições exigíveis pelas quais devem ser referenciadas as publicações mencionadas num determinado trabalho, relacionadas em bibliografias ou pelo objeto de resumos ou recensões. Pode ser aplicada também à referenciação de material especial (microformas, mapas, gravações, filmes, etc. NBR 6023 Informação e documentação - Referências - Elaboração Data: Agosto de 2002 Estabelecer os elementos a serem incluídos em referências; Fixar a ordem dos elementos das referências e estabelecer convenções para transcrição e apresentação da informação originada do documento e/ou outras fontes de informação; Orientar a preparação e compilação de referências de material utilizado para a produção de documentos e para inclusão em bibliografias, resumos, resenhas, recensões e outros. NBR 6024 Informação e documentação Numeração progressiva das seções de um documento escrito - Apresentação Data: Maio de 2003 Estabelecer um sistema de numeração progressiva nas seções de documentos escritos, de modo a expor numa seqüência lógica o inter-relacionamento da matéria e a permitir sua localização. Se aplica à redação de todos os tipos de documentos escritos, independentemente do seu suporte, com exceção daqueles que possuem sistematização própria (dicionários, vocabulários, etc.) ou que não necessitam de sistematização (obras literárias em geral).

11 NBR 6025 Revisão Tipográfica Data: Maio de 1980 Destina-se a estabelecer regras de revisão de provas tipográficas,com a finalidade de simplificar o trabalho do revisor e da oficina tipográfica. NBR 6025 Informação e documentação Revisão de originais e provas Data: Setembro de 2002 Estabelecer os sinais e símbolos a serem usados na revisão de originais e de provas. Estabelecer também as convenções para os procedimentos de correção e marcação de emendas em originais e provas. NBR 6026 Legenda bibliográfica Data: Março de 1994 Fixar as condições exigíveis para a apresentação de legenda bibliográfica em publicações periódicas. Destina-se a possibilitar que cada página isolada identifique a publicação a que pertence. NBR 6027 Sumário Data: Agosto de 1989 Fixar as condições exigíveis para a estrutura, localização e aspecto tipográfico do sumário. Aplicase especialmente a publicações periódicas e seriadas, a livros, folhetos e outros documentos que exijam visão de conjunto e facilidade de localização dos assuntos tratados. NBR 6027 Informação e documentação - Sumário - Apresentação Data: Maio de 2003 Estabelece os seguintes requisitos para apresentação de sumário de documentos que exijam visão de conjunto e facilidade de localização das seções e outras partes. Se aplica, no que couber,a documentos eletrônicos.

12 NBR 6028 Resumos Data: Maio de 1980 Caracterizar os resumos e estabelecer uma técnica para sua redação e apresentação. Aplica-se a qualquer tipo de texto. NBR 6028 Informação e documentação Resumo - Apresentação Data: Novembro de 2003 Estabelece os requisitos para redação e apresentação de resumos. NBR 6029 Apresentação de livros Data: Maio de 1993 Fixar as condições exigíveis quanto à apresentação dos elementos que constituem o livro. Destina-se a editores e autores. NBR 6030 Apresentação de ofício ou carta formato A-4 Data: Maio de 1980 Fixar as condições exigíveis para apresentação de ofício ou carta em formato A-4 (210 mm x 297 mm), estabelecendo a distribuição dos campos destinados a elementos que neles obrigatoriamente figuram (ver NBR 5984). NBR 6031 Correções Datilográficas Data: Dezembro de 1980 Fixar as condições exigíveis para correção em trabalhos datilográficos. Aplica-se a qualquer tipo de trabalho feito por datilógrafo(a) em entidades públicas ou privadas. NBR 6032 Abreviação de títulos de periódicos e publicações seriadas. Data: Agosto de1989 Fixar as condições exigíveis para uniformizar as abreviaturas de títulos de periódicos e publicações seriadas, com o fim de simplificar as referências constantes de bibliografias, citações e legendas bibliográficas.

13 NBR-6033 Ordem Alfabética Data: Agosto de 1989 Fixar os critérios de aplicação da ordem alfabética em listas, índices, catálogos, bibliografias e trabalhos de natureza semelhante. NBR-6034 Preparação de índice de publicações Data: Agosto de 1989 Fixar as condições exigíveis de apresentação e os critérios básicos para a compilação de índice de publicações. NBR-6508 Grãos de solos que passam na peneira de 4,8mm -Determinação da massa específica. Data: Outubro de 1984 Prescrever o método de determinação da massa específica dos grãos de solos que passam na peneira de 4,08 mm (de acordo com a NBR 5734), por meio de picnômetro, através da realização de pelo menos dois ensaios. NBR Solo - Análise granulométrica Data: Dezembro de 1984 Prescrever o método para a análise granulométrica de solos, realizada por peneiramento ou por uma combinação de sedimentação e peneiramento. NBR Projeto, construção e operação de sistemas de tanques sépticos Data: Setembro de 1993 Fixar as condições exigíveis para projeto, construção e operação de sistemas de tanques sépticos, incluindo tratamento e disposição de efluentes e lodo sedimentado. Preservar as saúdes pública e ambiental, a higiene, o conforto e a segurança dos habitantes de áreas servidas por tais sistemas. NBR Ver NB 843

14 NBR Apresentação de Projetos de Aterros controlados de resíduos sólidos urbanos. Data: Abril de 1985 Fixar as condições mínimas exigíveis para a apresentação de projetos de aterros controlados de resíduos sólidos urbanos. Aplica-se em substituição a NBR 8419, a critério do órgão Estadual de Controle de Poluição e Proteção Ambiental OECPPA, quando em função de condições específicas, do sítio proposto e das opções na mesma localidade, a execução de Aterro Sanitário se mostrar onerosa em demasia. Nota: Norma sujeita a Revisão NBR Acessibilidade de pessoas portadoras de deficiências e edificações, espaços, mobiliário e equipamento urbanos Data: Fixar os padrões que visam a propiciar às pessoas portadoras de deficiências condições adequadas e seguras de acessibilidade autônoma a edificações, espaço, mobiliário e equipamento urbano. Atendendo aos preceitos de desenho universal, aplica-se tanto a novos projetos quanto a adequações de edificações, espaço, mobiliário e equipamentos urbanos, em caráter provisório ou permanente. NBR 9577 Emprego de numeração de semanas Data: Setembro de 1986 Prescrever o método de numeração das semanas de um ano do calendário Gregoriano, estabelecer o dia no qual a semana tem início e definir a primeira semana do ano. Se aplica em todos os casos onde uma determinada semana do ano tem que ser definida para usos comerciais. NBR 9578 Arquivos Terminologia Data: Setembro de 1986 Definir os termos empregados nos arquivos em geral. NBR Agregados - Determinação de umidade superficial em agregados miúdos por meio do frasco de Chapman Data: Março de 1987 Prescrever o modo de proceder a determinação de umidade superficial em agregados miúdos pelo frasco de Chapman.

15 NBR Minério de ouro: determinação de ouro análise química Data: Setembro de 1987 Prescrever os métodos de fusão-copelação-gravimetria e/ou fusãocopelação - espectrometria de absorção atômica para a determinação do teor de ouro em amostras de minérios e de concentrado. NBR Informação e documentação Citações em documentos Apresentação Data: Dezembro de 1987 Fixar as condições mínimas exigíveis para projeto e operação de aterros de resíduos perigosos, de forma a proteger adequadamente as coleções hídricas superficiais e subterrâneas próximas, bem como os operadores destas instalações e populações vizinhas. NBR Preparação de guias de bibliotecas, centros de informação e documentação. Data: Abril de 1992 Fixar as condições mínimas exigíveis para a organização e informação básica de guias de bibliotecas, centros de informação e documentação. NBR Critérios de avaliação de documentos de arquivo Data: Outubro de 1988 Fixar as condições mínimas exigíveis para a racionalização dos arquivos brasileiros, públicos e privados, estabelecendo preceitos capazes de orientar a ação dos responsáveis pela análise e seleção de documentos, com vistas à fixação de prazos par sua guarda ou eliminação. NBR Apresentação de citações em documentos Data: Abril de 1992 Fixar as condições exigíveis para apresentação de citações em documentos e destina-se a orientar autores e editores.

16 NBR Numeração Internacional para Livro - ISBN Data: Outubro de 1988 Fixar as condições exigíveis para atribuição de um número a cada livro e tem por finalidade identificar, em termos internacionais, um título ou determinada edição de um título, particularizando inclusive a editora. Assim, a Numeração Internacional para Livro (ISBN - International Standard Book Number) referencia um título e edição específicos, justificando-se, portanto, sua impressão no livro. NBR Abreviação na Descrição Bibliográfica Data: Outubro de 1988 Fixar as condições exigíveis para uniformizar as abreviaturas, mais comumente usadas, em português, na descrição bibliográfica de documentos em geral, especialmente monografias. Nota: Alguns termos constantes da NBR 6032 foram incluídos na presente Norma por serem de uso comum na descrição bibliográfica. NBR Entrada para nomes de língua portuguesa em registros bibliográficos. Data: Outubro de 1988 Fixar as condições exigíveis para uniformizar a forma de escolha das entradas para nomes de língua portuguesa e o estabelecimento dos respectivos cabeçalhos em registros bibliográficos. NBR Preparação de folha-de-rosto de livro Data: Outubro de 1988 Fixar as condições exigíveis na preparação da folha-de-rosto de livro e a forma como deve ser apresentada. Sua finalidade é permitir aos editores apresentar a folha-de-rosto de um livro, de modo a facilitar seu uso pelos bibliógrafos, bibliotecários e usuários. NBR Numeração internacional para publicações seriadas. Data: Outubro de 1988 Fixar as condições exigíveis para definir e promover o uso de um código (ISSN) para identificação única de cada publicação seriada.

17 NBR Editoração de Traduções Data: Outubro de 1988 Fixar as condições exigíveis para identificação e apresentação de traduções em publicações impressas. NBR Apresentação de Relatórios Técnicos-Científicos Data: Agosto de 1989 Fixar as condições exigíveis para a elaboração e a apresentação de relatórios técnico-científicos. Trata exclusivamente de aspectos técnicos de apresentação, não incluindo questões de direitos autorais. NBR Projeto de Poço para captação de água subterrânea Data: Abril de 1992 Fixar as condições exigíveis para elaboração de projeto de poço para captação de água subterrânea para abastecimento público. NBR Construção de poço para captação de Água Subterrânea Data: Abril de 1992 Fixar as condições exigíveis na construção de poço para captação de água subterrânea, destinada ao abastecimento público. NBR Normas para elaboração de Plano Diretor Data: Abril de 1992 Fixar as condições para orientar a elaboração de Planos Diretores nos termos do artigo 182 da Constituição Federal.

18 NBR Métodos para análise de documentos: determinação de seus assuntos e seleção de termos de indexação Data: Agosto de 1992 Fixar as condições exigíveis para a prática normalizada do exame de documentos, da determinação de seus assuntos e da seleção de termos de indexação. Destina-se aos estágios preliminares da indexação, não tratando das práticas de qualquer tipo de sistema de indexação, pré ou pós - coordenados. É dirigida para sistemas de indexação nos quais os assuntos dos documentos são expressos de forma resumida, e os conceitos são registrados através de termos de uma linguagem de indexação. Aplica-se especialmente a serviços de indexação independentes e a serviços de indexação em rede. NBR Catalogação na publicação de monografias Data: Agosto de 1993 Fixar as condições exigíveis à forma de apresentação dos dados de catalogação-na-publicação (CIP) em monografias impressas e os elementos a serem incluídos, a fim de facilitar aos bibliotecários, editores e usuários em geral a interpretação e uso desses dados. NBR Apresentação de publicações oficiais Data: Setembro de 1993 Fixar condições exigíveis para possibilitar aos editores a aplicação de regras padronizadas para apresentação de publicações oficiais brasileiras, em benefício da preservação da memória nacional. NBR Informação e documentação Trabalhos acadêmicos Apresentação Data: Agosto de 2002 Especificar os princípios gerais para a elaboração de trabalhos acadêmicos (teses, dissertações e outros), visando sua apresentação à instituição (banca, comissão examinadora de professores, especialistas designados e/ou outros). Se aplica, no que couber aos trabalhos intra e extraclasse da graduação. NBR Tecnologia gráfica Livros didáticos - Especificações Data: Agosto de 2002 Especificar os requisitos mínimos para livros didáticos (livro do aluno, livro do professor, caderno de exercícios e caderno de atividades)com a finalidade de garantir um produto adequado, com aparência, resistência e durabilidade necessárias para a sua finalidade de uso. Nota: Não contempla os livros paradidáticos, que são livros suplementares às matérias mínimas oficiais, usados tanto em sala de aula como em biblioteca.

19 NBR (NB) NBR 5891 (NB-87) Regras de arredondamento na numeração decimal Data: Setembro de 1977 Estabelecer as regras de arredondamento na Numeração Decimal. NBR 5892 (NB-113) Norma para datar Data: Agosto de 1989 Fixar as condições exigíveis para indicação da data de um documento ou acontecimento. Aplicase a datas históricas que têm como referência o início da era cristã situado no começo do ano 1. NBR 6021 (NB-62) Apresentação de periódicos Data: Outubro de 1994 Fixar as condições exigíveis dos elementos que constituem a publicação periódica. Destina-se a orientar a produção editorial e gráfica da publicação, no sentido de facilitar sua utilização pelo leitor. NBR 6023 (NB-66) Referências bibliográficas Data: Agosto de 1989 Fixa as condições exigíveis pelas quais devem ser referenciadas as publicações mencionadas num determinado trabalho, relacionadas em bibliografias ou objeto de resumos ou recensões. Pode ser aplicada também à referenciação de material especial (microformas, mapas, gravações, filmes, etc.). Destina-se, sobretudo a autores, editores e bibliotecários, na compilação de referências para inclusão em bibliografias. Não se aplicam nem se substituem as descrições bibliográficas usadas em bibliotecas. NBR 6024 (NB-69) Numeração progressiva das seções de documento Data: Agosto de 1989 Fixar as condições exigíveis para um sistema de numeração progressiva das divisões e subdivisões do texto de um documento, de modo a expor com clareza a seqüência, importância e inter-relacionamento da matéria, e a permitir a localização imediata de cada parte. Aplica-se à redação de todos os tipos de documentos: manuscritos, impressos, livros, periódicos, normas, etc., com exceção daqueles que possuem sistematização própria (dicionários, vocabulários, etc.) ou que não necessitam sistematização (romances poesias).

20 NBR 6025 (NB-73) Revisão tipográfica Data: Maio de 1990 Estabelecer regras de revisão de provas tipográficas, com a finalidade se simplificar o trabalho do revisor e da oficina tipográfica. NBR 6027 (NB-85) Sumário Data: Agosto de 1989 Fixar as condições exigíveis para a estrutura, localização e aspecto tipográfico do sumário. Aplicase especialmente a publicações periódicas e seriadas, a livros, folhetos e outros documentos que exijam visão de conjunto e facilidade de localização dos assuntos tratados. NBR 6028 (NB-88) Resumos Data: Maio de 1990 Fixar as condições exigíveis para redação e apresentação de resumos. Aplica-se a qualquer tipo de texto. NBR 6029 (NB-217) Apresentação de livros Data: Maio de 1993 Fixar as condições exigíveis dos elementos que constituem o livro. Destina-se a editores e autores. NBR 6030 (NB-311) Apresentação de Ofício ou carta formato A-4 Data: Maio de 1980 Fixar as condições exigíveis para apresentação de ofício ou carta em formato A-4 (210mm x 297mm), estabelecendo a distribuição dos campos destinados a elementos que neles obrigatoriamente figuram (ver NBR 5984). NBR 6031 (NB-500) Correções datilográficas: procedimentos Data: Dezembro de 1980 Fixar as condições exigíveis para correção em trabalhos datilográficos. Aplica-se a qualquer tipo de trabalho feito por datilógrafo(a) em entidades públicas ou privadas.

21 NBR 6032 (NB-60) Abreviação de títulos de periódicos e publicações seriadas Data: Agosto de 1989 Fixar as condições exigíveis para uniformizar as abreviaturas de títulos de periódicos e publicações seriadas, com o fim de simplificar as referências constantes de bibliografias, citações e legendas bibliográficas. NBR 6033 (NB-106) Ordem alfabética Data: Agosto de 1989 Fixar os critérios de aplicação da ordem alfabética em listas, índices, catálogos, bibliografias e trabalhos de natureza semelhante. NBR 6034 (NB-124) Preparação de índice de publicações Data: Agosto de 1989 Fixa as condições exigíveis de apresentação e os critérios básicos para a compilação de índice de publicações. Destina-se principalmente às publicações técnicas e científicas cuja extensão e complexidade exijam rápida localização das informações contidas no texto. Não se aplica aos índices automatizados que obedecem a diretrizes próprias. NBR 9577 (NB-419) Emprego de numeração de semanas Data: Setembro de 1986 Prescrever o método de numeração das semanas de um ano do calendário Gregoriano, estabelece o dia no qual a semana tem início e define a primeira semana do ano. NBR (NB-1025) Aterros de resíduos perigosos - critérios para projetos, construção e operação Data: Dezembro de 1987 Fixar as condições exigíveis para projeto e operação de aterros de resíduos perigosos, de forma proteger adequadamente as coleções hídricas superficiais e subterrâneas próximas, bem como os operadores destas instalações e populações vizinhas. NBR (NB-612) Preparação de guias de bibliotecas, centros de informação e documentação Data: Abril de 1992 Fixar as condições exigíveis para a organização e informação básica de guias de bibliotecas, centro de informação e documentação.

22 NBR (NB-965) Critérios de avaliação de documentos de arquivo Data: Outubro de 1988 Fixar as condições exigíveis para a racionalização dos arquivos brasileiros, públicos e privados, estabelecendo preceitos capazes de orientar a ação dos responsáveis pela análise e seleção de documentos, com vistas à fixação de prazos para sua guarda e/ou eliminação. NBR (NB-896) Apresentação de citações em documentos Data: Abril de 1992 Fixar as condições exigíveis para apresentação de citações em documentos e destina-se a orientar autores e editores. NBR (NB-726) Numeração internacional para livro: ISBN Data: Outubro de 1988 Fixar as condições exigíveis para atribuição de números a cada livro e tem por finalidade identificar, em termos internacionais, um título ou determinada edição de um título, particularizando inclusive a editora.assim, a numeração Internacional para o Livro (ISBN International Standard Book Number) referencia um título e edição específicos, justificando-se, portando, sua impressão no livro. NBR (NB-938) Abreviação na descrição bibliográfica Data: Outubro de 1988 Fixar as condições exigíveis para uniformizar as abreviaturas, mais comumente usadas, em português, na descrição bibliográfica de documentos em geral, especialmente monografias. NBR (NB-1084) Entrada para nomes de língua portuguesa em registros bibliográficos Data: Outubro de 1988 Fixar as condições exigíveis para uniformizar a forma de escolha das entradas para nomes de língua portuguesa e o estabelecimento dos respectivos cabeçalhos em registros bibliográficos. NBR (NB-764) Preparação de folha de rosto de livro Data: Outubro de 1988 Fixar as condições exigíveis na preparação da folha de rosto de livro e a forma como deve ser apresentada. Sua finalidade é permitir aos editores apresentar a folha de rosto de um livro de modo a facilitar seu uso pelos bibliógrafos, bibliotecários e usuários.

23 NBR (NB-782) Numeração internacional para publicações seriadas: ISSN Data: Outubro de 1988 Fixar as condições exigíveis para definir e promover o uso de um código (ISSN) para identificação única de cada publicação seriada.. Aplica-se a cada título de publicação seriada, passada, atual ou a ser editada em futuro possível; a cada seriado inserido em outro seriado ou a uma subsérie, desde que tenham títulos próprios; a cada suplemento corrente de um seriado e a cada título de monografia seriada. NBR (NB-919) Editoração de traduções Data: Outubro de 1988 Fixar condições exigíveis para identificação e apresentação de traduções em publicações impressas NBR (NB-887) Apresentação de relatórios técnicos - científicos Data: Agosto de 1989 Fixar as condições exigíveis para elaboração e apresentação de relatórios técnicos - científicos. Trata exclusivamente de aspectos técnicos de apresentação, não incluindo questões de direitos autorais. NBR (NB-765) Títulos de lombada Data: Abril de 1992 Fixar as condições exigíveis para a apresentação de título de lombada em publicações (ver NBR 6021 e NBR 6029). NBR (NB-1153) Apresentação de publicações oficiais Data: Setembro de 1993 Fixar as condições exigíveis para possibilitar aos editores a aplicação de regras padronizadas para apresentação de publicações oficiais brasileiras, em benefício da memória nacional.

24 NBR ISO NBR ISO 8402 Gestão da Qualidade e garantia da qualidade - Terminologia. Data: Dezembro de 1994 Definir os termos fundamentais relativos aos conceitos da qualidade, aplicáveis a todas as áreas, para a elaboração e utilização de normas sobre qualidade e para entendimento mútuo nas comunicações nacionais e internacionais. NBR ISO Normas de gestão da qualidade e garantia da qualidade. Parte1: Diretrizes para seleção de uso. Data: Dezembro de 1994 Esclarecer os principais conceitos relativos à qualidade e às distinções e inter-relações entre eles; e fornece diretrizes para a seleção e uso das normas da família NBR ISO 9000 de gestão da qualidade e garantia da qualidade. NBR ISO 9001 Sistemas da qualidade: modelo para garantia da qualidade em projeto, desenvolvimento, produção, instalação e serviços associados. Data: Dezembro de 1994 Especificar requisitos de sistema da qualidade para o uso onde há necessidade de demonstrar a capacidade do fornecedor para projetar e fornecer produtos conformes. Os requisitos especificados destinam-se primordialmente à obtenção da satisfação do cliente pela prevenção de não - conformidades em todos os estágios, desde o projeto até os serviços associados. É aplicável em situações que: (a) é requerido projeto, e os requisitos do produto são fixados, ou necessitam ser estabelecidos, principalmente, em termos de desempenho; (b) a confiança na conformidade do produto pode ser obtida pela adequada demonstração da capacidade do fornecedor em projeto, desenvolvimento, produção, instalação e serviços associados. NBR ISO 9002 Sistemas de qualidade - modelo para garantia da qualidade em produção, instalação e serviços associados. Data: Dezembro de 1994 Especificar requisitos de sistema da qualidade para o uso onde há necessidade de demonstrar a capacidade do fornecedor para projetar e fornecer produtos conformes. Os requisitos especificados destinam-se primordialmente à obtenção da satisfação do cliente pela prevenção de não - conformidades em todos os estágios, desde o projeto até os serviços associados. É aplicável em situações que: (a) é requerido projeto, e os requisitos do produto são fixados, ou necessitam ser estabelecidos, principalmente, em termos de desempenho; (b) a confiança na conformidade do produto pode ser obtida pela adequada demonstração da capacidade do fornecedor em projeto, desenvolvimento, produção, instalação e serviços associados.

25 NBR ISO 9003 Sistemas da qualidade: modelo para garantia da qualidade em inspeção e ensaios finais Data: Dezembro de 1994 Especificar requisitos de sistema da qualidade para o uso onde há necessidade de demonstrar a capacidade do fornecedor para uso quando a capacidade do fornecedor para detectar e controlar a disposição de qualquer não - conformidade do produto durante a inspeção e ensaios finais necessita ser demonstrada. É aplicável em situações em que se deseja evidenciar a confiança na conformidade do produto aos requisitos especificados que pode ser obtida pela adequada demonstração da capacidade do fornecedor em inspeção e ensaios efetuados em produtos acabados. NBR ISO Gestão da qualidade e elementos do sistema da qualidade - Parte I: diretrizes Data: Dezembro de 1994 Fornecer orientações para a gestão da qualidade e os elementos do sistema da qualidade. Não se destina a fins contratuais, reguladores ou de certificação. Conseqüentemente, não é uma diretriz para a implantação das normas NBR ISO 9001, NBR ISO 9002 e NBR ISSO Para essa finalidade, convém que a norma NBR ISO seja usada.

26 TB TB 49 Terminologia de documentos técnicos - científicos Data: 1967 Definir com maior precisão identifica e classifica 122 espécies diferentes de documentos.

27 CETESB LS. 009 Segurança e higiene do trabalho em laboratórios de microbiologia ambiental Data: Dezembro de 1986 Prescrever os cuidados e as regras a serem observadas no trabalho em laboratórios de microbiologia ambiental, visando melhorar as condições de higiene e segurança. LS. 144 Água - Determinação de resíduo de pesticidas organoclorados por cromatografia gasosa. Método de ensaio. Data: Julho de 1988 Prescrever o método de determinação de resíduo de pesticidas organoclorados em água natural, de abastecimento e de efluentes, por cromatografia gasosa, empregando-se detector de captura de elétrons. LS. 179 Água - Determinação de resíduo de pesticidas organofosforados por cromatografia gasosa. Método de ensaio. Data: Julho de 1988 Prescrever o método de determinação de resíduo de pesticidas organofosforados em água natural, de abastecimento e de efluentes, por cromatografia gasosa, empregando-se detector de nitrogêniofósforo. LS. 180 Água - Determinação de resíduos de herbicidas clorofenoxiácidos por cromatografia gasosa. Data: Novembro de 1988 Prescrever o método de determinação de resíduo de herbicidas fenoxiácidos em água por cromatografia gasosa. LS. 214 Coliformes Totais - Determinação em amostras de água pela técnica de membrana filtrante. Data: Maio de 1992 Prescrever a técnica da membrana filtrante para a determinação de densidade de bactérias do grupo coliforme, com aplicação na: Avaliação e controle da qualidade bacteriológica de águas destinadas ao consumo humano; Avaliação e controle de qualidade de mananciais que abastecem estações de tratamento de água; Avaliação e controle de águas destinadas: Recreação de contato primário; Criação natural e/ou intensiva e espécies destinadas à alimentação humana; e Dessedentação de animais.

28 LS. 215 Prova de adequabilidade biológica da água destilada para fins microbiológicos. Método de ensaio. Data: Outubro de ª Revisão Prescrever os procedimentos utilizados para avaliar a adequabilidade biológica da água destilada para fins microbiológicos.

29 Glossário ABNT Associação Brasileira de Normas Técnicas ASQC Sociedade Americana da Qualidade CEN Comitê Europeu de Normalização CETESB Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental CMN Comitê Mercosul de Normalização COPANT Comissão Pan-americana de Normas Técnicas EOQC Organização européia de Controle da Qualidade EPA Agência Européia de Produtividade IEC International Electrotechnical Commission INMETRO Instituto Nacional de Metrologia ISO International Organization for Standardization / Organização Internacional para Normalização NBR Norma Brasileira aprovada pela ABNT, de caráter voluntário NR Norma Regulamentadora estabelecida pelo Ministério do Trabalho, de caráter obrigatório

30 Endereços ABNT - Distrito Federal SCS - Edifício Central - Sala Brasília DF Telefone (61) Fax (61) Minas Gerais Rua da Bahia, Grupo Belo Horizonte MG Telefone (31) Fax (31) dro@abnt.org.br Rio de Janeiro Av. Treze de Maio, 13-28º andar Rio de Janeiro RJ Telefone (21) Fax (21) drl@abnt.org.br Rio Grande do Sul Rua Siqueira Campos, conj. 905/ Porto Alegre RS Telefone (51) Fax (51) drs@abnt.org.br São Paulo Av. Paulista, º andar Edifício 5ª Avenida São Paulo SP Telefone (11) Fax (11) dg@abnt.org.br ou lupercio@abnt.org.br CETESB - São Paulo Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental Av. Professor Frederico Hermann Jr., 345 Alto de Pinheiros CEP Fone (11) Fax (11)

31 Para saber mais: American National Standards Institute (ANSI) Higiene e Segurança do Trabalho Inmetro - Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial International Organization for Standardization Normas Mercosul Normas Técnicas Normas Técnicas Normas Técnicas Normas Técnicas Normas Técnicas para EPIs Normas Técnicas para Transcrição e Edição de Documentos Manuscritos

SISTEMAS DE GESTÃO DA QUALIDADE. Isac Aguiar isacaguiar.com.br isacaguiar@gmail.com

SISTEMAS DE GESTÃO DA QUALIDADE. Isac Aguiar isacaguiar.com.br isacaguiar@gmail.com SISTEMAS DE GESTÃO DA QUALIDADE Isac Aguiar isacaguiar.com.br isacaguiar@gmail.com Contexto SGQ SGQ Sistema de Gestão da Qualidade Sistema (Definição do dicionário Michaelis) 1- Conjunto de princípios

Leia mais

REQUISITOS PARA ACREDITAÇÃO

REQUISITOS PARA ACREDITAÇÃO ABNT NBR ISO/IEC 17025:2005 REQUISITOS PARA ACREDITAÇÃO OBJETIVO Demonstrar a documentação básica necessária para atender aos requisitos de acreditação para ensaios. ISO 9001 X ISO 17025 Abordagem Abrangência

Leia mais

Conteúdo Programático

Conteúdo Programático Sistemas de Qualidade Professor: Leandro Zvirtes UDESC/CCT 1 Conteúdo Programático Introdução aos sistemas de garantia da qualidade. Normas de qualidade e certificação. Sistemas ISO 9000, ISO 14000, QS

Leia mais

FACULDADE BARÃO DE RIO BRANCO UNINORTE CURSO DE ARQUITETURA E URBANISMO DISCIPLINA - TECNOLOGIA DA CONSTRUÇÃO 1 (AULA

FACULDADE BARÃO DE RIO BRANCO UNINORTE CURSO DE ARQUITETURA E URBANISMO DISCIPLINA - TECNOLOGIA DA CONSTRUÇÃO 1 (AULA FACULDADE BARÃO DE RIO BRANCO UNINORTE CURSO DE ARQUITETURA E URBANISMO DISCIPLINA - TECNOLOGIA DA CONSTRUÇÃO 1 (AULA 04) O que é uma Norma Aquilo que se estabelece como base ou medida para a realização

Leia mais

GUIA PARA O RECONHECIMENTO DOS PROCEDIMENTOS DE AVALIAÇÃO DA CONFORMIDADE

GUIA PARA O RECONHECIMENTO DOS PROCEDIMENTOS DE AVALIAÇÃO DA CONFORMIDADE MERCOSUL/GMC/RES. Nº 14/05 GUIA PARA O RECONHECIMENTO DOS PROCEDIMENTOS DE AVALIAÇÃO DA CONFORMIDADE TENDO EM VISTA: O Tratado de Assunção, o Protocolo de Ouro Preto e as Resoluções Nº 38/95, 77/98, 56/02,

Leia mais

PLANOS DE CONTINGÊNCIAS

PLANOS DE CONTINGÊNCIAS PLANOS DE CONTINGÊNCIAS ARAÚJO GOMES Capitão SC PMSC ARAÚJO GOMES defesacivilgomes@yahoo.com.br PLANO DE CONTINGÊNCIA O planejamento para emergências é complexo por suas características intrínsecas. Como

Leia mais

NORMAS PARA A APRESENTAÇÃO DOS ARTIGOS. Revista Interdisciplinaridade

NORMAS PARA A APRESENTAÇÃO DOS ARTIGOS. Revista Interdisciplinaridade NORMAS PARA A APRESENTAÇÃO DOS ARTIGOS Revista Interdisciplinaridade INTERDISCIPLINARIDADE é uma revista de periodicidade anual, cujo volume de cada ano será publicado em outubro e poderão ser realizadas

Leia mais

MÓDULO 14 Sistema de Gestão da Qualidade (ISO 9000)

MÓDULO 14 Sistema de Gestão da Qualidade (ISO 9000) MÓDULO 14 Sistema de Gestão da Qualidade (ISO 9000) Ao longo do tempo as organizações sempre buscaram, ainda que empiricamente, caminhos para sua sobrevivência, manutenção e crescimento no mercado competitivo.

Leia mais

ROTEIRO PARA CLASSIFICAÇÃO DE LIVROS Avaliação dos Programas de Pós graduação

ROTEIRO PARA CLASSIFICAÇÃO DE LIVROS Avaliação dos Programas de Pós graduação ROTEIRO PARA CLASSIFICAÇÃO DE LIVROS Avaliação dos Programas de Pós graduação Aprovada na 111ª Reunião do CTC de 24 de agosto de 2009 Considerações preliminares O propósito deste roteiro é estabelecer

Leia mais

Preparando a Implantação de um Sistema de Gestão da Qualidade

Preparando a Implantação de um Sistema de Gestão da Qualidade Preparando a Implantação de um Projeto Pró-Inova - InovaGusa Ana Júlia Ramos Pesquisadora em Metrologia e Qualidade e Especialista em Sistemas de Gestão da Qualidade 1. Gestão Gestão Atividades coordenadas

Leia mais

Proposta de Nota Técnica Cgcre. Verificação intermediária das balanças utilizadas por laboratórios que realizam ensaios químicos e biológicos

Proposta de Nota Técnica Cgcre. Verificação intermediária das balanças utilizadas por laboratórios que realizam ensaios químicos e biológicos Proposta de Nota Técnica Cgcre Verificação intermediária das balanças utilizadas por laboratórios que realizam ensaios químicos e biológicos Ana Cristina D. M. Follador Coordenação Geral de Acreditação

Leia mais

COMUNICAÇÃO CIENTÍFICA

COMUNICAÇÃO CIENTÍFICA COMUNICAÇÃO CIENTÍFICA O I Encontro Nacional de Pesquisa em Ciência e Tecnologia/FACIT oportunizará a apresentação de Trabalhos Científicos sob a forma de Comunicação Oral para professores, profissionais

Leia mais

SISTEMAS DA QUALIDADE PARA LABORATÓRIOS DE ENSAIO E CALIBRAÇÃO SEGUNDO A NBR ISO/IEC 17025:2005

SISTEMAS DA QUALIDADE PARA LABORATÓRIOS DE ENSAIO E CALIBRAÇÃO SEGUNDO A NBR ISO/IEC 17025:2005 INPE-14785-PUD/184 SISTEMAS DA QUALIDADE PARA LABORATÓRIOS DE ENSAIO E CALIBRAÇÃO SEGUNDO A NBR ISO/IEC 17025:2005 Alexandre Guirland Nowosad João Gualberto de Cerqueira Júnior INPE São José dos Campos

Leia mais

ISO - 9126. Aécio Costa

ISO - 9126. Aécio Costa ISO - 9126 Aécio Costa A evolução da Qualidade do Produto Qualidade = funcionalidade Confiabilidade Realização de funções críticas Produto de qualidade = sem bugs Controle de qualidade Teste do produto

Leia mais

ISO 9000:2000 Sistemas de Gestão da Qualidade Fundamentos e Vocabulário. As Normas da família ISO 9000. As Normas da família ISO 9000

ISO 9000:2000 Sistemas de Gestão da Qualidade Fundamentos e Vocabulário. As Normas da família ISO 9000. As Normas da família ISO 9000 ISO 9000:2000 Sistemas de Gestão da Qualidade Fundamentos e Vocabulário Gestão da Qualidade 2005 1 As Normas da família ISO 9000 ISO 9000 descreve os fundamentos de sistemas de gestão da qualidade e especifica

Leia mais

SISTEMA REGULATÓRIO PARA A AEB. 1 - Introdução

SISTEMA REGULATÓRIO PARA A AEB. 1 - Introdução SISTEMA REGULATÓRIO PARA A AEB 1 - Introdução O objetivo deste documento é apresentar e justificar o sistema regulatório para o desenvolvimento da missão institucional da AEB. 2 Missão, Objetivos e Metas

Leia mais

Calibração de Equipamentos

Calibração de Equipamentos Vídeo Conferência Calibração de Equipamentos Instituto de Pesos e Medidas do Estado do Paraná Junho/2014 Diferença entre calibração e a verificação metrológica Calibração Estabelece o erro de medição e

Leia mais

Sistemas de Gestão Ambiental O QUE MUDOU COM A NOVA ISO 14001:2004

Sistemas de Gestão Ambiental O QUE MUDOU COM A NOVA ISO 14001:2004 QSP Informe Reservado Nº 41 Dezembro/2004 Sistemas de Gestão O QUE MUDOU COM A NOVA ISO 14001:2004 Material especialmente preparado para os Associados ao QSP. QSP Informe Reservado Nº 41 Dezembro/2004

Leia mais

PPGEM - Iniciação a Pesquisa

PPGEM - Iniciação a Pesquisa UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS ESCOLA DE ENGENHARIA Programa de Pós-Graduação em Engenharia Metalúrgica, Materiais e de Minas Av. Antonio Carlos, 6627 Bloco II - sala 2230 31270-901 Belo Horizonte,

Leia mais

NORMAS PARA ELABORAÇÃO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DO CURSO DE INGRESSO E VITALICIAMENTO DOS NOVOS MEMBROS DO MINISTÉRIO PÚBLICO DO ESTADO DO CEARÁ

NORMAS PARA ELABORAÇÃO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DO CURSO DE INGRESSO E VITALICIAMENTO DOS NOVOS MEMBROS DO MINISTÉRIO PÚBLICO DO ESTADO DO CEARÁ GESTÃO2010/2012 ESCOLASUPERIORDOMINISTÉRIOPÚBLICO(Art.1ºdaLei11.592/89) Credenciada pelo Parecer 559/2008, de 10/12/08, do CEC (Art. 10, IV da Lei Federal n.º 9.394, de 26/12/1996 - LDB) NORMAS PARA ELABORAÇÃO

Leia mais

GESTÃO DA QUALIDADE TOTAL. Modelo da Série NBR ISO 9000

GESTÃO DA QUALIDADE TOTAL. Modelo da Série NBR ISO 9000 GESTÃO DA QUALIDADE TOTAL Modelo da Série NBR ISO 9000 Modelo da Série NBR ISO 9000 A Garantia da Qualidade requer uma ação coordenada de todo sistema produtivo da empresa, do fornecedor de insumos de

Leia mais

ISO 9001:2008. Alterações e Adições da nova versão

ISO 9001:2008. Alterações e Adições da nova versão ISO 9001:2008 Alterações e Adições da nova versão Notas sobe esta apresentação Esta apresentação contém as principais alterações e adições promovidas pela edição 2008 da norma de sistema de gestão mais

Leia mais

RESOLUÇÃO CONJUNTA CEG/CEPG N.º 01/99

RESOLUÇÃO CONJUNTA CEG/CEPG N.º 01/99 RESOLUÇÃO CONJUNTA CEG/CEPG N.º 01/99 Dispõe sobre a aplicação das Leis n. 9.394/96 e n. 9.678/98, a periodização do ano letivo, a caracterização das disciplinas e dos requisitos curriculares complementares,

Leia mais

PROCEDIMENTOS PARA APRESENTAÇÃO DE ARTIGO EM PUBLICAÇÃO PERIÓDICA CIENTÍFICA (NBR 6022:2003)

PROCEDIMENTOS PARA APRESENTAÇÃO DE ARTIGO EM PUBLICAÇÃO PERIÓDICA CIENTÍFICA (NBR 6022:2003) PROCEDIMENTOS PARA APRESENTAÇÃO DE ARTIGO EM PUBLICAÇÃO PERIÓDICA CIENTÍFICA (NBR 6022:2003) Maio de 2012. UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA. Biblioteca Universitária. Programa de capacitação. 2 NORMAS

Leia mais

CES-32 e CE-230 Qualidade, Confiabilidade e Segurança de Software. Conceitos de Qualidade. CURSO DE GRADUAÇÃO e DE PÓS-GRADUAÇÃO DO ITA

CES-32 e CE-230 Qualidade, Confiabilidade e Segurança de Software. Conceitos de Qualidade. CURSO DE GRADUAÇÃO e DE PÓS-GRADUAÇÃO DO ITA CURSO DE GRADUAÇÃO e DE PÓS-GRADUAÇÃO DO ITA 2º SEMESTRE 2002 CES-32 e CE-230 Qualidade, Confiabilidade e Segurança de Software Prof. Dr. Adilson Marques da Cunha Conceitos de Qualidade CES-32 / CE-230

Leia mais

Qual a diferença entre certificação e acreditação? O que precisamos fazer para obter e manter a certificação ou acreditação?

Qual a diferença entre certificação e acreditação? O que precisamos fazer para obter e manter a certificação ou acreditação? O que é a norma ISO? Em linhas gerais, a norma ISO é o conjunto de cinco normas internacionais que traz para a empresa orientação no desenvolvimento e implementação de um Sistema de Gestão da Qualidade

Leia mais

REGULAMENTO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO TCC DA FACULDADE ARTHUR THOMAS CURSO DE ADMINISTRAÇÃO CAPÍTULO I DA NATUREZA E OBJETIVOS

REGULAMENTO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO TCC DA FACULDADE ARTHUR THOMAS CURSO DE ADMINISTRAÇÃO CAPÍTULO I DA NATUREZA E OBJETIVOS REGULAMENTO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO TCC DA FACULDADE ARTHUR THOMAS CURSO DE ADMINISTRAÇÃO CAPÍTULO I DA NATUREZA E OBJETIVOS Art. 1º. O Trabalho de Conclusão de Curso TCC constitui-se numa atividade

Leia mais

Resumo das Interpretações Oficiais do TC 176 / ISO

Resumo das Interpretações Oficiais do TC 176 / ISO Resumo das Interpretações Oficiais do TC 176 / ISO Referência RFI 011 Pergunta NBR ISO 9001:2000 cláusula: 2 Apenas os termos e definições da NBR ISO 9000:2000 constituem prescrições da NBR ISO 9001:2000,

Leia mais

PROGRAMA PARA CAPACITAÇÃO DE INSPETORES PARA A VERIFICAÇÃO DO CUMPRIMENTO DAS BOAS PRÁTICAS DE FABRICAÇÃO DE PRODUTOS MÉDICOS

PROGRAMA PARA CAPACITAÇÃO DE INSPETORES PARA A VERIFICAÇÃO DO CUMPRIMENTO DAS BOAS PRÁTICAS DE FABRICAÇÃO DE PRODUTOS MÉDICOS MERCOSUL/GMC/RES Nº 25/98 PROGRAMA PARA CAPACITAÇÃO DE INSPETORES PARA A VERIFICAÇÃO DO CUMPRIMENTO DAS BOAS PRÁTICAS DE FABRICAÇÃO DE PRODUTOS MÉDICOS TENDO EM VISTA: O Tratado de Assunção, o Protocolo

Leia mais

CRITÉRIOS DE QUALIFICAÇÃO DE PESSOAL DOCENTE PARA A ACREDITAÇÃO DE CICLOS DE ESTUDOS

CRITÉRIOS DE QUALIFICAÇÃO DE PESSOAL DOCENTE PARA A ACREDITAÇÃO DE CICLOS DE ESTUDOS CRITÉRIOS DE QUALIFICAÇÃO DE PESSOAL DOCENTE PARA A ACREDITAÇÃO DE CICLOS DE ESTUDOS Versão 1.1 Setembro 2013 1. Critérios (mínimos) de referência quanto à qualificação do corpo docente para a acreditação

Leia mais

AUDITORIA DE DIAGNÓSTICO

AUDITORIA DE DIAGNÓSTICO 1.1 POLíTICA AMBIENTAL 1.1 - Política Ambiental - Como está estabelecida e documentada a política e os objetivos e metas ambientais dentro da organização? - A política é apropriada à natureza e impactos

Leia mais

SGQ 22/10/2010. Sistema de Gestão da Qualidade. Gestão da Qualidade Qualquer atividade coordenada para dirigir e controlar uma organização para:

SGQ 22/10/2010. Sistema de Gestão da Qualidade. Gestão da Qualidade Qualquer atividade coordenada para dirigir e controlar uma organização para: PARTE 2 Sistema de Gestão da Qualidade SGQ Gestão da Qualidade Qualquer atividade coordenada para dirigir e controlar uma organização para: Possibilitar a melhoria de produtos/serviços Garantir a satisfação

Leia mais

APRESENTAÇÃO. Sistema de Gestão Ambiental - SGA & Certificação ISO 14.000 SGA & ISO 14.000 UMA VISÃO GERAL

APRESENTAÇÃO. Sistema de Gestão Ambiental - SGA & Certificação ISO 14.000 SGA & ISO 14.000 UMA VISÃO GERAL APRESENTAÇÃO Sistema de Gestão Ambiental - SGA & Certificação ISO 14.000 UMA VISÃO GERAL Introdução SISTEMA DE GESTÃO AMBIENTAL - SGA Definição: Conjunto de ações sistematizadas que visam o atendimento

Leia mais

SISTEMAS INTEGRADOS DE GESTÃO PAS 99:2006. Especificação de requisitos comuns de sistemas de gestão como estrutura para a integração

SISTEMAS INTEGRADOS DE GESTÃO PAS 99:2006. Especificação de requisitos comuns de sistemas de gestão como estrutura para a integração Coleção Risk Tecnologia SISTEMAS INTEGRADOS DE GESTÃO PAS 99:2006 Especificação de requisitos comuns de sistemas de gestão como estrutura para a integração RESUMO/VISÃO GERAL (visando à fusão ISO 31000

Leia mais

Abordagem de Processo: conceitos e diretrizes para sua implementação

Abordagem de Processo: conceitos e diretrizes para sua implementação QP Informe Reservado Nº 70 Maio/2007 Abordagem de Processo: conceitos e diretrizes para sua implementação Tradução para o português especialmente preparada para os Associados ao QP. Este guindance paper

Leia mais

UNIVERSIDADE DE SANTA CRUZ DO SUL UNISC CURSO DE RELAÇÕES INTERNACIONAIS

UNIVERSIDADE DE SANTA CRUZ DO SUL UNISC CURSO DE RELAÇÕES INTERNACIONAIS UNIVERSIDADE DE SANTA CRUZ DO SUL UNISC CURSO DE RELAÇÕES INTERNACIONAIS REGULAMENTO DAS DISCIPLINAS DE PESQUISA E ANÁLISE EM RELAÇÕES INTERNACIONAIS, PROJETO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO E TRABALHO

Leia mais

Data de adopção. Referência Título / Campo de Aplicação Emissor. Observações

Data de adopção. Referência Título / Campo de Aplicação Emissor. Observações NP ISO 10001:2008 Gestão da qualidade. Satisfação do cliente. Linhas de orientação relativas aos códigos de conduta das organizações CT 80 2008 NP ISO 10002:2007 Gestão da qualidade. Satisfação dos clientes.

Leia mais

Portaria Inmetro nº 480, de 30 de setembro de 2015. CONSULTA PÚBLICA

Portaria Inmetro nº 480, de 30 de setembro de 2015. CONSULTA PÚBLICA MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO, INDÚSTRIA E COMÉRCIO EXTERIOR INSTITUTO NACIONAL DE METROLOGIA, QUALIDADE E TECNOLOGIA - INMETRO Portaria Inmetro nº 480, de 30 de setembro de 2015. CONSULTA PÚBLICA OBJETO:

Leia mais

Normalizar é Preciso. Norma documento que fornece regras, diretrizes e/ou características

Normalizar é Preciso. Norma documento que fornece regras, diretrizes e/ou características Normas Técnicas Normalizar é Preciso Norma documento que fornece regras, diretrizes e/ou características Norma Técnica Uma norma técnica é um documento estabelecido por consenso e aprovado por um organismo

Leia mais

COMO ELABORAR UM ARTIGO CIENTÍFICO

COMO ELABORAR UM ARTIGO CIENTÍFICO 1 Modelo de Artigo de periódico baseado na NBR 6022, 2003. Título do artigo, centralizado. COMO ELABORAR UM ARTIGO CIENTÍFICO Maria Bernardete Martins Alves * Susana Margaret de Arruda ** Nome do (s) autor

Leia mais

REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO FARMÁCIA - UNIPAMPA

REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO FARMÁCIA - UNIPAMPA REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO FARMÁCIA - UNIPAMPA REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO FARMÁCIA - UNIPAMPA CAPÍTULO I DA FINALIDADE Art. 1º - Este Regulamento destina-se a orientar

Leia mais

ISO 14000. Estrutura da norma ISO 14001

ISO 14000. Estrutura da norma ISO 14001 ISO 14000 ISO 14000 é uma serie de normas desenvolvidas pela International Organization for Standardization (ISO) e que estabelecem directrizes sobre a área de gestão ambiental dentro de empresas. Histórico

Leia mais

PLANO BÁSICO AMBIENTAL

PLANO BÁSICO AMBIENTAL ESTALEIRO ENSEADA 1/9 PROCEDIMENTO DE CONTROLE DE DOCUMENTOS 1. Objetivo Este procedimento define o processo de elaboração, revisão, aprovação, divulgação e controle de documentos do Estaleiro Enseada

Leia mais

PLANO DE TRABALHO DOCENTE 1º Semestre/2015. Ensino Técnico

PLANO DE TRABALHO DOCENTE 1º Semestre/2015. Ensino Técnico PLANO DE TRABALHO DOCENTE 1º Semestre/2015 Ensino Técnico Código: 0262 ETEC ANHANQUERA Município: Santana de Parnaíba Área de Conhecimento: Ambiente, Saúde e Segurança Componente Curricular: Meio Amb.

Leia mais

Manual de Instruções do uso da Marca ABNT

Manual de Instruções do uso da Marca ABNT Pág. Nº 1/8 SUMÁRIO Histórico das revisões 1 Objetivo 2 Referências Normativas 3 Siglas 4 Marcas e certificados da ABNT Certificadora 5 Requisitos Gerais 6 Requisitos específicos para sistemas certificados

Leia mais

OUTUBRO Agência Nacional de Vigilância Sanitária 06/2004 CERTIFICADOS DE CALIBRAÇÃO

OUTUBRO Agência Nacional de Vigilância Sanitária 06/2004 CERTIFICADOS DE CALIBRAÇÃO OUTUBRO Agência Nacional de Vigilância Sanitária 06/2004 Muitas vezes ao longo das investigações de Tecnovigilância de acidentes relacionados com equipamentos médico-hospitalares, principalmente quando

Leia mais

Como ter confiança em um Organismo de Inspeção? É necessária certificação ABNT NBR ISO 9001 ou acreditação ABNT NBR ISO/IEC 17020?

Como ter confiança em um Organismo de Inspeção? É necessária certificação ABNT NBR ISO 9001 ou acreditação ABNT NBR ISO/IEC 17020? É necessária certificação ABNT NBR ISO 9001 ou acreditação ABNT NBR ISO/IEC 17020? O que buscar quando há uma necessidade 3 Como ter confiança em um Organismo 4 Como a acreditação do organismo de inspeção

Leia mais

Critérios para certificação de Sites SciELO: critérios, política e procedimentos para a classificação e certificação dos sites da Rede SciELO

Critérios para certificação de Sites SciELO: critérios, política e procedimentos para a classificação e certificação dos sites da Rede SciELO Critérios para certificação de Sites SciELO: critérios, política e procedimentos para a classificação e certificação dos sites da Rede SciELO Versão Março 2008 1 Introdução Este documento tem por objetivo

Leia mais

MINISTÉRIO DA INDÚSTRIA, DO COMÉRCIO E DO TURISMO

MINISTÉRIO DA INDÚSTRIA, DO COMÉRCIO E DO TURISMO MINISTÉRIO DA INDÚSTRIA, DO COMÉRCIO E DO TURISMO INSTITUTO NACIONAL DE METROLOGIA, NORMALIZAÇÃO E QUALIDADE INDUSTRIAL - INMETRO Portaria n.º 114, de 29 de junho de 1998. O PRESIDENTE DO INSTITUTO NACIONAL

Leia mais

CARTILHA PARA O USO DA MARCA

CARTILHA PARA O USO DA MARCA Página 1 de 11 PROCEDIMENTO DO SISTEMA DE GESTÃO Este procedimento é parte integrante do Sistema de Gestão da Qualidade da BRICS. Quando disponível em domínio público, está sujeito a alterações sem aviso

Leia mais

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SÃO PAULO PUC-SP. FACULDADE (do aluno) CURSO. TÍTULO DO PROJETO Subtítulo do Projeto AUTOR DO PROJETO

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SÃO PAULO PUC-SP. FACULDADE (do aluno) CURSO. TÍTULO DO PROJETO Subtítulo do Projeto AUTOR DO PROJETO PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SÃO PAULO PUC-SP FACULDADE (do aluno) CURSO TÍTULO DO PROJETO Subtítulo do Projeto AUTOR DO PROJETO TÍTULO DO RELATÓRIO AUTOR(ES) DO RELATÓRIO SÃO PAULO 200_ NOTA PRÉVIA

Leia mais

RESPOSTA TÉCNICA. Informação técnica sobre fonte para obtenção de dados de empresas da área têxtil no RS, que tenham certificação ISO 9000.

RESPOSTA TÉCNICA. Informação técnica sobre fonte para obtenção de dados de empresas da área têxtil no RS, que tenham certificação ISO 9000. RESPOSTA TÉCNICA Título Certificação ISO 9000 na área têxtil Resumo Informação técnica sobre fonte para obtenção de dados de empresas da área têxtil no RS, que tenham certificação ISO 9000. Palavras-chave

Leia mais

A Apreensão do Conhecimento

A Apreensão do Conhecimento A Apreensão do Conhecimento Introdução Leitura inteligente em forma de mapa Verifique superficialmente primeiro os pontos principais; Prepare o esqueleto do grande mapa; Não leia meramente mais depressa,

Leia mais

livros indicados e / ou recomendados

livros indicados e / ou recomendados Material complementar. Não substitui os livros indicados e / ou recomendados Prof. Jorge Luiz - 203 Pág. SISTEMA DE GESTÃO DA QUALIDADE - SGQ Sistema de Gestão da Qualidade SGQ é a estrutura a ser criada

Leia mais

SISTEMA ELETRÔNICO DE EDITORAÇÃO DE REVISTAS: SEER

SISTEMA ELETRÔNICO DE EDITORAÇÃO DE REVISTAS: SEER SISTEMA ELETRÔNICO DE EDITORAÇÃO DE REVISTAS: SEER O Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas (SEER/OJS) foi customizado pelo IBICT, e o objetivo principal do projeto foi organizar a informação científica

Leia mais

PROCEDIMENTO OPERACIONAL PADRÃO

PROCEDIMENTO OPERACIONAL PADRÃO Página 1 de 9 1. OBJETIVO Estabelecer as diretrizes básicas pertinentes ao tratamento e manutenção de acervos arquivísticos ou bibliográficos, sejam administrativos, técnicos ou especializados nas instalações

Leia mais

22/06/2015. Cronograma finalização da disciplina GA I. Instrumentos de Gestão Ambiental. ambiental. Auditoria Ambiental

22/06/2015. Cronograma finalização da disciplina GA I. Instrumentos de Gestão Ambiental. ambiental. Auditoria Ambiental Cronograma finalização da disciplina GA I Instrumentos de Gestão Ambiental São ferramentas que auxiliam o gestor no seu plano de gestão ambiental Política e Legislação Ambiental Licenciamento Ambiental

Leia mais

INSTITUTO DE EDUCAÇÃO SUPERIOR DE POUSO ALEGRE MANUAL DE RELATÓRIO CIENTÍFICO (MRC) (GRADUAÇÃO)

INSTITUTO DE EDUCAÇÃO SUPERIOR DE POUSO ALEGRE MANUAL DE RELATÓRIO CIENTÍFICO (MRC) (GRADUAÇÃO) INSTITUTO DE EDUCAÇÃO SUPERIOR DE POUSO ALEGRE MANUAL DE RELATÓRIO CIENTÍFICO (MRC) (GRADUAÇÃO) O RELATÓRIO CIENTÍFICO 1. CONCEITO DE RELATÓRIO Exposição escrita na qual se descrevem fatos verificados

Leia mais

INSTRUÇÕES AOS AUTORES - DIVUGAÇÃO EM SAÚDE PARA DEBATE

INSTRUÇÕES AOS AUTORES - DIVUGAÇÃO EM SAÚDE PARA DEBATE INSTRUÇÕES AOS AUTORES - DIVUGAÇÃO EM SAÚDE PARA DEBATE A revista Divulgação em Saúde para Debate é uma publicação do Centro Brasileiro de Estudos de Saúde (Cebes). Aceita trabalhos inéditos sob forma

Leia mais

POP 010: MONITORAMENTO DE LABORATÓRIOS DA REDE NACIONAL DE LABORATÓRIOS AGROPECUÁRIOS

POP 010: MONITORAMENTO DE LABORATÓRIOS DA REDE NACIONAL DE LABORATÓRIOS AGROPECUÁRIOS Página 1 de 9 POP 010: MONITORAMENTO DE LABORATÓRIOS DA REDE NACIONAL DE LABORATÓRIOS AGROPECUÁRIOS ELABORAÇÃO E APROVAÇÃO Nome Data Assinatura 27/01/2014 Revisado por: Rominik M. Fontenele 03/10/2014

Leia mais

METROLOGIA SENAI / SP

METROLOGIA SENAI / SP METROLOGIA SENAI / SP Rede de Laboratórios de Serviços Senai / SP Eduardo Ferreira Garcia GIT Metrologia Definição : Metrologia : Ciência da medição e suas aplicações Nota : A metrologia engloba todos

Leia mais

ABNT NBR 10525 NORMA BRASILEIRA. Informação e documentação Número Padrão Internacional para Publicação Seriada ISSN

ABNT NBR 10525 NORMA BRASILEIRA. Informação e documentação Número Padrão Internacional para Publicação Seriada ISSN NORMA BRASILEIRA ABNT NBR 10525 Segunda edição 30.03.2005 Válida a partir de 29.04.2005 Informação e documentação Número Padrão Internacional para Publicação Seriada ISSN Information and documentation

Leia mais

Importância da normalização para as Micro e Pequenas Empresas 1. Normas só são importantes para as grandes empresas...

Importância da normalização para as Micro e Pequenas Empresas 1. Normas só são importantes para as grandes empresas... APRESENTAÇÃO O incremento da competitividade é um fator decisivo para a maior inserção das Micro e Pequenas Empresas (MPE), em mercados externos cada vez mais globalizados. Internamente, as MPE estão inseridas

Leia mais

NND 09.10. Desminagem

NND 09.10. Desminagem NND 09.10 Normas Nacionais de Desminagem Desminagem Instituto Nacional de Desminagem (IND) Maputo, Moçambique Telefone: +258 1 418577/8; +258 82 3023650; 258 82 3023470 Fax: +258 1 418577 Email: info@ind.gov.mz

Leia mais

RTQ 32 - PÁRA-CHOQUE TRASEIRO DE VEÍCULOS RODOVIÁRIOS PARA O TRANSPORTE DE PRODUTOS PERIGOSOS - CONSTRUÇÃO, ENSAIO E INSTALAÇÃO

RTQ 32 - PÁRA-CHOQUE TRASEIRO DE VEÍCULOS RODOVIÁRIOS PARA O TRANSPORTE DE PRODUTOS PERIGOSOS - CONSTRUÇÃO, ENSAIO E INSTALAÇÃO RTQ 32 - PÁRA-CHOQUE TRASEIRO DE VEÍCULOS RODOVIÁRIOS PARA O TRANSPORTE DE PRODUTOS PERIGOSOS - CONSTRUÇÃO, ENSAIO E INSTALAÇÃO SUMÁRIO 1 Objetivo 2 Campo de Aplicação 3 Responsabilidade 4 Siglas e Abreviaturas

Leia mais

Sistema de Gestão de Segurança e Saúde Ocupacional Identificação: PROSHISET 06

Sistema de Gestão de Segurança e Saúde Ocupacional Identificação: PROSHISET 06 Extintores de Incêndio Portáteis. Revisão: 00 Folha: 1 de 7 1. Objetivo Assegurar que todos os canteiros de obras atendam as exigências para utilização dos extintores de incêndio portáteis de acordo com

Leia mais

ISO 9001:2015 Nova versão porque e quando?

ISO 9001:2015 Nova versão porque e quando? ISO 9001:2015 Nova versão porque e quando? A publicação prevista para Novembro de 2015 tem como propósito refletir as mudanças no ambiente em que a norma é usada e garantir que a mesma mantenha-se adequada

Leia mais

Modelos de Qualidade de Produto de Software

Modelos de Qualidade de Produto de Software CBCC Bacharelado em Ciência da Computação CBSI Bacharelado em Sistemas de Informação Modelos de Qualidade de Produto de Software Prof. Dr. Sandro Ronaldo Bezerra Oliveira srbo@ufpa.br www.ufpa.br/srbo

Leia mais

FTAD Formação Técnica em Administração de Empresas. Módulo: Gestão da Qualidade. Profa. Maria do Carmo Calado

FTAD Formação Técnica em Administração de Empresas. Módulo: Gestão da Qualidade. Profa. Maria do Carmo Calado FTAD Formação Técnica em Administração de Empresas Módulo: Gestão da Qualidade Profa. Maria do Carmo Calado Aula 3 O surgimento e a importância das Normas ISO Objetivos: Esclarecer como se deu o processo

Leia mais

Recomendações para a elaboração de um relatório técnico (Repare que algumas informações podem ou não se aplicar para o seu caso).

Recomendações para a elaboração de um relatório técnico (Repare que algumas informações podem ou não se aplicar para o seu caso). Recomendações para a elaboração de um relatório técnico (Repare que algumas informações podem ou não se aplicar para o seu caso). SUMÁRIO 1. CONCEITO DE RELATÓRIO 2. OBJETIVOS 3. TIPOS DE RELATÓRIOS 4.

Leia mais

FUNDAÇÃO OSWALDO CRUZ BIREME - OPAS - OMS CENTRO DE INFORMAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA CICT PROJETO BVS DOENÇAS INFECCIOSAS E PARASITÁRIAS BRASIL

FUNDAÇÃO OSWALDO CRUZ BIREME - OPAS - OMS CENTRO DE INFORMAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA CICT PROJETO BVS DOENÇAS INFECCIOSAS E PARASITÁRIAS BRASIL FUNDAÇÃO OSWALDO CRUZ - OPAS - OMS CENTRO DE INFORMAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA CICT PROJETO BVS DOENÇAS INFECCIOSAS E PARASITÁRIAS BRASIL Rio de Janeiro 2002 Doenças Infecciosas e Parasitárias na BVS

Leia mais

REQUISITOS PARA A CRIAÇÃO DE CURSOS NOVOS MESTRADO PROFISSIONAL

REQUISITOS PARA A CRIAÇÃO DE CURSOS NOVOS MESTRADO PROFISSIONAL Ministério da Educação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior Diretoria de Avaliação 22.scol@capes.gov.br REQUISITOS PARA A CRIAÇÃO DE CURSOS NOVOS MESTRADO PROFISSIONAL IDENTIFICAÇÃO

Leia mais

Programa da Disciplina

Programa da Disciplina INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E tecnologia PARAÍBA Ministério da Educação Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba - Campus Cajazeiras Diretoria de Ensino / Coord. do Curso

Leia mais

ANÁLISE DOS REQUISITOS NORMATIVOS PARA A GESTÃO DE MEDIÇÃO EM ORGANIZAÇÕES

ANÁLISE DOS REQUISITOS NORMATIVOS PARA A GESTÃO DE MEDIÇÃO EM ORGANIZAÇÕES V CONGRESSO BRASILEIRO DE METROLOGIA Metrologia para a competitividade em áreas estratégicas 9 a 13 de novembro de 2009. Salvador, Bahia Brasil. ANÁLISE DOS REQUISITOS NORMATIVOS PARA A GESTÃO DE MEDIÇÃO

Leia mais

Prof. Adilson Spim Gestão da Qualidade ISO 9001:2008 1

Prof. Adilson Spim Gestão da Qualidade ISO 9001:2008 1 Certificação NBR Requisitos A partir da versão 1994, a série ISO 9000 passou a ser conhecida como família ISO 9000 ; leva em conta duas situações, a contratual e não contratual; Para a situação não contratual

Leia mais

REGULAMENTO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) DA FACULDADE ARTHUR THOMAS CURSO DE DIREITO CAPITULO I - DA NATUREZA E OBJETIVOS

REGULAMENTO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) DA FACULDADE ARTHUR THOMAS CURSO DE DIREITO CAPITULO I - DA NATUREZA E OBJETIVOS REGULAMENTO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) DA FACULDADE ARTHUR THOMAS CURSO DE DIREITO CAPITULO I - DA NATUREZA E OBJETIVOS Art. 1º. O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) constitui-se numa atividade

Leia mais

FUNDAÇÃO MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE DE PALMAS DIRETORIA DE CONTROLE AMBIENTAL GERÊNCIA DE LICENCIAMENTO AMBIENTAL

FUNDAÇÃO MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE DE PALMAS DIRETORIA DE CONTROLE AMBIENTAL GERÊNCIA DE LICENCIAMENTO AMBIENTAL TERMO DE REFÊRENCIA PARA ELABORACÃO DE PROJETO AMBIENTAL DE DEDETIZADORAS, LIMPA FOSSA E EMPRESAS QUE PRESTA SERVIÇO DE LIMPEZA. Este Termo de Referência visa orientar na elaboração de PROJETO AMBIENTAL

Leia mais

FACULDADE ADVENTISTA DA BAHIA REGULAMENTO DE MONITORIA DO CURSO DE PEDAGOGIA

FACULDADE ADVENTISTA DA BAHIA REGULAMENTO DE MONITORIA DO CURSO DE PEDAGOGIA FACULDADE ADVENTISTA DA BAHIA REGULAMENTO DE MONITORIA DO CURSO DE PEDAGOGIA Cachoeira, março de 2011 REGULAMENTO DE MONITORIA ACADÊMICA DO CURSO DE PEDAGOGIA Capítulo I DISPOSIÇÕES PRELIMINARES Art. 1º

Leia mais

Instruções Técnicas para Apresentação de Projetos de Bases de Apoio a Empresas Transportadoras de Cargas e Resíduos - Licença de Instalação (LI) -

Instruções Técnicas para Apresentação de Projetos de Bases de Apoio a Empresas Transportadoras de Cargas e Resíduos - Licença de Instalação (LI) - Governo do Estado do Rio Grande do Norte Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos Instruções Técnicas para Apresentação de Projetos de Bases de Apoio a Empresas Transportadoras de Cargas e Resíduos

Leia mais

PO 001 - GESTÃO DE PROCESSOS E DOCUMENTAÇÃO 008

PO 001 - GESTÃO DE PROCESSOS E DOCUMENTAÇÃO 008 1 - OBJETIVO PO 001 - GESTÃO DE PROCESSOS E DOCUMENTAÇÃO 008 Este retrata a forma que deve ser conduzida a gestão dos s da entidade desde a sua concepção até o seu acompanhamento e melhoria. 2 - AUTORIDADE

Leia mais

SUPRIMENTOS - FORNECEDORES

SUPRIMENTOS - FORNECEDORES SUMÁRIO 1. OBJETIVO... 2 2. ÂMBITO... 2 3. CONCEITOS... 2 4. NORMAS E LEGISLAÇÕES APLICÁVEIS... 3 5. INSTRUÇÕES GERAIS... 3 6. PROCEDIMENTOS... 4 7. NATUREZA DAS ALTERAÇÕES... 7 8. ANEXOS... 7 Elaboração:

Leia mais

GOVERNO DO ESTADO DO CEARÁ Conselho de Políticas e Gestão do Meio Ambiente Superintendência Estadual do Meio Ambiente SEMACE

GOVERNO DO ESTADO DO CEARÁ Conselho de Políticas e Gestão do Meio Ambiente Superintendência Estadual do Meio Ambiente SEMACE 1. OBJETIVO: Este Termo de Referência têm como objetivo estabelecer diretrizes para elaboração do Plano de Emergência para Transporte de Produtos Perigosos. O plano deverá garantir de imediato, no ato

Leia mais

FUNCHAL CAE Rev_3: 88101/88102 SERVIÇOS DE APOIO DOMICILIÁRIO. Instituto da Segurança Social I.P. e Câmara Municipal competente.

FUNCHAL CAE Rev_3: 88101/88102 SERVIÇOS DE APOIO DOMICILIÁRIO. Instituto da Segurança Social I.P. e Câmara Municipal competente. O conteúdo informativo disponibilizado pela presente ficha não substitui a consulta dos diplomas legais referenciados e da entidade licenciadora. FUNCHAL CAE Rev_3: 88101/88102 SERVIÇOS DE APOIO DOMICILIÁRIO

Leia mais

Sistema de Gestão da Qualidade

Sistema de Gestão da Qualidade Sistema de Gestão da Qualidade Coordenadora Responsável Mara Luck Mendes, Jaguariúna, SP, mara@cnpma.embrapa.br RESUMO Em abril de 2003 foi lançado oficialmente pela Chefia da Embrapa Meio Ambiente o Cronograma

Leia mais

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS CURSO DE PSICOLOGIA UNIDADE SÃO GABRIEL

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS CURSO DE PSICOLOGIA UNIDADE SÃO GABRIEL 1 PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS CURSO DE PSICOLOGIA UNIDADE SÃO GABRIEL DIRETRIZES PARA O PROCESSO DE AVALIAÇÃO DAS DISCIPLINAS DE ORIENTAÇÃO DE MONOGRAFIA I E II Considerando os problemas

Leia mais

MANUAL PARA ELABORAÇÃO DE MONOGRAFIAS DO CET/UnB

MANUAL PARA ELABORAÇÃO DE MONOGRAFIAS DO CET/UnB UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA Centro de Excelência em Turismo MANUAL PARA ELABORAÇÃO DE MONOGRAFIAS DO CET/UnB Por: Jakeline V. de Pádua APRESENTAÇÃO As páginas que se seguem especificam os princípios gerais

Leia mais

Introdução à ISO 9001:2015

Introdução à ISO 9001:2015 Trilhando o caminho das mudanças da nova versão Clique aqui para para conhecer-me. Introdução à ISO 9001:2015 Apresentar e interpretar As mudanças da norma versão da ABNT ISO 9001:2015 em relação à ABNT

Leia mais

ABNT/CB-38 Comitê Brasileiro de Gestão Ambiental

ABNT/CB-38 Comitê Brasileiro de Gestão Ambiental ABNT/CB-38 Comitê Brasileiro de Gestão Ambiental ISO 14001 - Sistemas de gestão ambiental Requisitos com orientações para uso 06 /10/ 2015 www.abnt.org.br Tópicos Processo de Normalização Histórico da

Leia mais

Manual de Implantação e Roteiro para Auditoria do Critérios para Auditoria SISTEMA DE GESTÃO DO PROGRAMA ATUAÇÃO RESPONSÁVEL

Manual de Implantação e Roteiro para Auditoria do Critérios para Auditoria SISTEMA DE GESTÃO DO PROGRAMA ATUAÇÃO RESPONSÁVEL Manual de Implantação e Roteiro para Auditoria do Critérios para Auditoria SISTEMA DE GESTÃO DO PROGRAMA ATUAÇÃO RESPONSÁVEL É proibida a reprodução total ou parcial deste documento por quaisquer meios

Leia mais

Roteiro para autores

Roteiro para autores Roteiro para autores 1. Apresentação A Editora da Universidade do Estado de Minas Gerais, EdUEMG, foi criada para fomentar a produção científica nas áreas mais estratégicas e relevantes para a instituição.

Leia mais

NORMA TÉCNICA - DEFINIÇÃO INTERNACIONAL

NORMA TÉCNICA - DEFINIÇÃO INTERNACIONAL 1 NORMAS TÉCNICAS NORMA TÉCNICA - DEFINIÇÃO INTERNACIONAL Uma norma técnica é um documento definido por consenso e aprovado por um organismo reconhecido que fornece, para uso comum e repetitivo, regras,

Leia mais