Tesouraria. Índice: Caixa. Cap. 01 Cadastro de clientes. Cap. 02 Digitação do movimento caixa e bancos. Cap. 03 Manutenção lançamentos caixa e bancos

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Tesouraria. Índice: Caixa. Cap. 01 Cadastro de clientes. Cap. 02 Digitação do movimento caixa e bancos. Cap. 03 Manutenção lançamentos caixa e bancos"

Transcrição

1 Tesouraria Índice: Caixa Cap. 01 Cadastro de clientes Cap. 02 Digitação do movimento caixa e bancos Cap. 03 Manutenção lançamentos caixa e bancos Cap. 04 Lista do movimento caixa e bancos Cap. 05 Consulta do saldo caixa e bancos Cheques Cap. 06 Manutenção dos cheques emitidos Cap. 07 Lista cheques compensados / a compensar Cap. 08 Cancelamento de cheques emitidos Cap. 09 Lista de cheques Cap. 10 Devolução de cheque Cap. 11 Substituição de cheques devolvidos Veículos Cap. 12 Pedido de venda de veículos Cap. 13 Cancelamento de pedido de venda efetivado Cap. 14 Estorno da parcela veículo no caixa / bancos Cap. 15 Emissão de recibo de venda de veículo Cap. 16 Efetivação do recebimento de veículo vendido Cap. 17 Consulta parcelas do pedido de venda Cap. 18 Alteração do proprietário no pedido de venda já contabilizada Cap. 19 Veículos faturados em aberto

2 Geral Capitulo 01 Cadastro de Pessoas É o programa responsável pelo cadastro de pessoas podendo ser fornecedores ou clientes. Pessoa Física: Incluir CPF que vai cadastrar. 1 = CPF Somente para pessoa jurídica. Dados que irão para o SPED.

3 Geral Capitulo 01 Pessoa Jurídica: Incluir o CNPJ que vai cadastrar. 2 = CNPJ Quando houver Data da fundação é importante porque essa informação que vai para o envio dos arquivos fiscais SPED. Inclusive o cadastro da concessionária. Utilizar ISENTO somente quando não houver. Caso informe e isento e houver a nota será recusada no SEFAZ. Dados que irão para o SPED.

4 Geral Capitulo 01 Como se trata de pessoa jurídica vai abrir a tela para indicar as informações complementares. Para cliente que eu não quero que retenha os impostos. Mesmo tendo nos serviços a retenção cadastrada o sistema busca daqui os parâmetros para retenção. Quando eu quero que retenha o ISS, informo SIM. Necessário cadastro FISC0120 Pelo Dep. Fiscal. para envio da nota fiscal eletrônica. No gerenciador de envio da nota para receita precisa estar cadastrado o diretório, só assim a NF vai via arquivo. (e- Monitor e-conect). Para efeitos fiscais, é muito importante a exatidão dos dados informados, incluindo inscrição municipal e inscrição estadual para pessoa jurídica e data de nascimento e RG para pessoa física.

5 Geral Capitulo 01 A próxima etapa é cadastro de endereços, podendo ter sequências de endereços para cobrança, entrega e novo endereço. Para efeitos fiscais os campos CEP, fone, bairro e celular são obrigatórios. Caso não possua o número do celular, repita o mesmo número do telefone fixo: Caso não possua o CEP, consulte em: E = Entrega C = Cobrança Ctrl-E para localizar a Cidade. Mesmo código do IBGE. Nas mudanças de endereço, nunca exclua ou altere o cadastro de endereços. Desative o endereço antigo e crie um novo endereço. Exercícios Propostos Usar o seu CPF para cadastrar um cliente.

6 Tesouraria Capitulo 02 Digitação do movimento de caixa e bancos O Programa FINA1000 Digitação do Movimento de Caixa e Bancos, possibilita o lançamento manual ou automático de valores de contas caixa e banco como, por exemplo: depósito em dinheiro, transferência de valores entre contas, lançamento de despesas e etc. As contas para lançamentos no FINA1000 são criadas no FINA0100 pelo responsável do departamento ou pelo responsável da contabilidade. Temos duas opções de lançamentos, Digitado e Automático. Digitado: informamos todos os campos conforme abaixo. Do lançamento automático vamos falar em seguida. Informamos: Informamos a data do lançamento Clique em Sim para que seja criado o Débito e Crédito automaticamente. Quando optamos por gerar Contra Partida já estamos gerando o lançamento de débito e crédito automaticamente..

7 Tesouraria Capitulo 02 Em seguida: Quando usamos sim, já vem histórico do lançamento anterior para o lançamento seguinte. Indicaremos a conta contábil e a contra partida: Vai definir se vamos Debitar ou Creditar a 1º Conta Contábil indicada. Dar Ctrl-e para selecionar. Dar Ctrl-e para selecionar. Informamos o Valor. Aqui descrevemos a operação que está sendo realizada. (Quanto maior o nível de detalhamento, mais fácil fica a posterior identificação do lançamento).

8 Tesouraria Capitulo 02 Após a digitação de todos os campos confirmar em Sim: Após a confirmação podemos seguir com o próximo lançamento ou encerrar conforme abaixo: Mensagem no rodapé. Aqui podemos conferir o total dos lotes, valores de Débitos e Créditos. Em seguida confirma:

9 Tesouraria Capitulo 02 Mensagem de confirmação: Para listar o lançamento usar o programa FINA1100. Agora vamos fazer o lançamento automático: Para que o sistema abra a opção e seja possível o lançamento Automático temos que criar o parâmetro do lançamento no programa CADA0110, essa criação é feita pelo responsável do departamento ou pela contabilidade.

10 Tesouraria Capitulo 02 Informamos: Informamos a data do lançamento Vamos dando Enter até a tela: Abre o campo para informar o código do lançamento automático que foi criado o programa CADA0110. Ao dar Enter o sistema já alimenta a conta contábil e a contra partida, vamos dar Ctrl-e para indicar o banco de depósito

11 Tesouraria Capitulo 02 Preenchemos os demais campos: Ctrl-e para selecionar o banco de depósito Histórico vem automático. Informamos o valor. Após a digitação de todos os campos confirmar em Sim:

12 Tesouraria Capitulo 02 Após a confirmação podemos seguir com o próximo lançamento ou encerrar conforme abaixo: Mensagem no rodapé. Aqui podemos conferir o total dos lotes, valores de Débitos e Créditos. Confirmamos em Sim:

13 Tesouraria Capitulo 02 Mensagem de confirmação: Para listar o lançamento usar o programa FINA1100. Exercícios Propostos Fazer lançamento de depósito em dinheiro manual.

14 Tesouraria Capitulo 03 Manutenção lançamentos caixa e bancos Todo lançamento financeiro gerado é registrado automático no FINA1300 Manutenção de Lançamentos Caixa e Banco, neste programa podemos consultar os lançamentos que foram efetuados, é possível a alteração do débito ou crédito, acertar históricos e demais informações. Neste caso vamos apenas consultar os lançamentos. Número do lançamento. Conta débito e conta crédito. Indica se esta creditando ou debitando. Neste campo identificamos através de qual programa foi feito o lançamento, quem efetuou horário e data.

15 Tesouraria Capitulo 03 Consultamos o lançamento crédito agora vamos ver o débito do lançamento, a contra partida. Lançamento débito. Histórico do lançamento. Exercícios Propostos Consultar lançamento efetuado.

16 Tesouraria Capitulo 04 Lista movimento do caixa e bancos Para listar o movimento do caixa e bancos usamos o programa FINA1100 Lista Movimento Caixa e Banco. Tipo de relatório: S= Sintético A= Analítico Reduzida / Contábil: R= Reduzida C= Contábil Período que vamos listar. Informamos modo de exibição do relatório. Ctrl+E, para informar a conta. Se quiser listar todas passar em branco.

17 Tesouraria Capitulo 04 Visualizador: Listagem da movimentação do caixa e bancos. TREINO-PGT Lista Movimento do Caixa e Bancos DATA: 29/10/ :54:11 PAGINA: 1 SISDIA-FINA1100-v PERIODO DE 29/10/2009 A 29/10/2009 ANALITICO DATA DO LANCAMENTO CONTA CONTABIL CNPJ/CPF / C/C LOTE/LCTO HISTORICO VALOR DEBITO VALOR CREDITO INTEG /10/2009 Conta: BANCOS - BANCOS CONTA MOVIMENTO C/C: 0 - SALDO INICIAL 0, /24 TRANSFERENCIA REF RECEBIMENTOS DIARIO 100,00 S SALDO FINAL 100,00 SOMA...: 100,00 0,00 SALDO ANTERIOR...: 0,00 SALDO ATUAL...: 100,00 TOTAIS...: 100,00 100, /10/2009 Conta: BANCOS - BANCOS CONTA MOVIMENTO C/C: BANCO BRADESCO MERCANTIL SALDO INICIAL 0, /26 DEP. EM DINHEIRO BRADESCO 1.200,00 S SALDO FINAL 1.200,00 SOMA...: 1.200,00 0,00 SALDO ANTERIOR...: 0,00 SALDO ATUAL...: 1.200,00 TOTAIS...: 1.200, , TOTAL GERAL > SOMA...: 1.300,00 0,00 SALDO ANTERIOR...: 0,00 SALDO ATUAL...: 1.300,00 TOTAIS...: 1.300, ,00 Exercícios Propostos Listar relatório do movimento banco.

18 Tesouraria Capitulo 05 Consulta do saldo caixa e bancos Para consultar os saldos das contas caixa e banco usamos o programa FINA1600 Consulta saldo do caixa e bancos. Após a solicitação, surgirá a tela para conferencia, separando as contas por colunas e linhas. Consultamos o saldo na tela e para listar damos Esc, para abrir a opção.

19 Tesouraria Capitulo 05 Surgirá esta tela para que seja impresso o relatório. Impressão da listagem. Exercícios Propostos Listar saldos conta caixa e banco.

20 Tesouraria Capitulo 06 Manutenção dos cheques emitidos Para registrar a compensação dos cheques emitidos usamos o programa FINA1500 Manutenção Cheques Emitidos. Para conciliação bater tem que comparar os relatórios do FINA1100 mais FINA1510, para relacionar os cheques que vão ser compensados, na pasta de compensação dar baixa. Compensação dos cheques. Para selecionar os cheques a compensados, após clicar em compensação surgirá a tela seguinte para que seja informada a data de compensação. Ao teclar Ctrl+E surgira a caixa de ajuda. Selecionar o banco que foi passado os cheque. Informamos a data de compensação.

21 Tesouraria Capitulo 06 Após efetuar todas as baixas temos a opção de consultar o saldo da conta através do programa FINA1600 Consulta Saldo do Caixa e Bancos. Primeiro visualizamos na tela e para listar damos Esc, e abre a opção. Após ter dado a baixa do cheque emitido, automaticamente credita do saldo referente à conta contábil relacionada.

22 Tesouraria Capitulo 06 Listagem do FINA1600, o saldo tem que bater antes e depois da transferência. Listagem FINA1100.

23 Tesouraria Capitulo 06 Listagem FINA1510. Exercícios Propostos Informar cheques compensados.

24 Tesouraria Capitulo 07 Lista cheques compensados / a compensar Para listar todos os cheques compensados e a compensar usamos o programa FINA1510 Lista cheques compensados / a compensar. Programa emite a listagem dos cheques compensados e a compensar. Após ter selecionado os compensados, confirmar com Sim.

25 Tesouraria Capitulo 07 Selecionar o visualizador para a impressão da listagem. Listagem dos cheques a compensados. Processo para a compensar.

26 Tesouraria Capitulo 07 Após ter selecionado os a compensar, confirmar com Sim. Listagem dos cheques a compensados. Exercícios Propostos Listar cheques a compensar e compensado.

27 Tesouraria Capitulo 08 Cancelamento de cheques emitidos Este programa serve para o cancelamento dos cheques emitidos pela concessionária. Ao informar o banco e o numero do cheque, aparecerá automaticamente os dados do favorecido e valor para confirmar. Primeiramente tira-se um relatório pelo programa FINA1510 para a verificação correta dos cheques emitidos e após a confirmação pode se iniciar o cancelamento. Exercícios Propostos Efetuar cancelamento de cheque.

28 Tesouraria Capitulo 09 Lista de cheques Para controlar os cheques que foram enviados para depósito e os que ainda estão para depositar temos o relatório de cheques que é listado através do RECE6210: Individual: Geral: Para listar um único CPF Para listar todos os CPF Vamos listar geral. Abaixo as opções para lista. Vamos filtrando de acordo com o que queremos visualizar no relatório. Se quiser identificar através do valor é importante deixar esse campo N se deixar S os valores dos cheques pagos vem 0,00.

29 Tesouraria Capitulo 09 Vamos seguindo com as opções: Período que vai buscar as informações. E as demais informações são selecionadas conforme opções no rodapé da tela. Depois pedi os filtros de setores e agentes. Caso queira selecionar utilizar o Ctrl-E, para todos passar com 0.

30 Tesouraria Capitulo 09 Agora agentes: Caso queira selecionar utilizar o Ctrl-E, para todos passar com 0. Após definir confirmar:

31 Tesouraria Capitulo 09 Confirma novamente: Agora vamos visualizar:

32 Tesouraria Capitulo 09 Abaixo relatório: Exercícios Propostos Gerar lista de cheques cobrados.

33 Tesouraria Capitulo 10 Devolução de cheque Para informar a devolução do cheque usamos o programa RECE6235: Inserimos todos os dados do cheque. Linha resumida com os dados do recebimento do cheque, de Enter.

34 Tesouraria Capitulo 10 Informar se é estorno ou devolução, conforme rodapé. Em seguida a data da devolução. Para selecionar o motivo damos Ctrl-E:

35 Tesouraria Capitulo 10 Selecionamos o Motivo da devolução: Confirma a devolução Sim: Quando informamos devolução o programa já lança a devolução direta na conta. Nos casos de estorno de baixa temos que voltar até o campo e informar o banco onde foi o deposito se passar tudo zero o estorno cai direto na conta caixa.

36 Tesouraria Capitulo 10 Após informar a devolução já abre a opção para ajustar o conceito do cliente, se for alterar clique Sim: Vamos a Alteração e atualizar o conceito cliente: Ctrl-E para abrir opções e selecionar.

37 Tesouraria Capitulo 10 Opções: Enter. Aparece o conceito alterado: Conceito alterado. Obrigatório colocar a observação de manutenção do cadastro.

38 Tesouraria Capitulo 10 Confirma: Mensagem de confirmação: Exercícios Propostos Informar devolução de um cheque e alterar o conceito do cliente.

39 Tesouraria Capitulo 11 Substituição de cheques devolvidos Para trocar um cheque do pedido de venda usamos o programa VEIC0404 Substituição de cheques devolvidos / depósito do pedido de venda. Nos casos do cliente trocar o cheque por qualquer outra forma de pagamento seguir este procedimento. Ao informar o numero do pedido de venda surgirá todo o cheque entregue ao financeiro, selecionar o que será substituído e teclar Enter.

40 Tesouraria Capitulo 11 Informar a forma de pagamento que o cliente alterou o vencimento, o sistema preencherá automaticamente o restante do processo. Caso a forma de pagamento seja em cheque, terá que colocar todas as informações do cheque.

41 Tesouraria Capitulo 11 Após colocar as informações corretas, confirmar a operação. Exercícios Propostos Fazer substituição de cheque do pedido de venda.

42 Tesouraria Capitulo 12 Pedido de venda de veículos Após o vendedor fechar a venda com o cliente, todo processo é encaminhado ao financeiro para que se possa efetuar as baixas de pagamentos efetuados pelos clientes e nos casos de bancos também. O VEIC0400 é um programa aonde o vendedor coloca todas as informações sobre a venda, os dados do cliente, dados do banco, forma de pagamento, valor, parcelas, recebimentos, acessórios entre outras informações. Dados do veículo e vendedor. É muito importante não confundir os campos Proprietário e o Responsável. Processo onde é informado como será a impressão da nota fiscal de acordo com o tipo de financiamento informado. Valor do veículo. O campo Proprietário sempre será o cliente que está efetuando a compra, o Responsável é a pessoa que esta efetuando o pagamento da parcela, caso tenha financiamento, consórcio ou outro tipo de arrendamento será o banco pagador, este processo não pode ser esquecido, o vendedor deverá informar a forma de pagamento e este estar parametrizado para estar emitindo a nota fiscal com o arrendamento correto.

43 Tesouraria Capitulo 12 Parcelas a serem pagas pelo cliente Teclando Ctrl+E na forma de pagamento surgirá à caixa de ajuda com as informações de todas as condições de pagamento que o cliente poderá estar efetuando para o pagamento do veículo. 2 - Caso seja pré-datado ou previsto para dias futuros, informar a quantidade de dias que o sistema calcula automaticamente a data exata do pagamento. 3 - Valor que será pago de acordo com a forma de pagamento informada para o veículo. 4 - Valor que será pago de acordo com a forma de pagamento informada para outras vendas. 5 - Possibilita a impressão do recibo para entregar ao cliente através do programa VEIC0405. Recebimentos feitos pelo cliente.

44 Tesouraria Capitulo 12 Surgirá a informação de todos os recebimentos. Quando está OK, refere-se às parcelas que já estão recebidas e contabilizadas, assim, também podemos consultar as parcelas que estão a receber.

45 Tesouraria Capitulo 12 Caso tenha acessório vendido ou dado em cortesia ao cliente o vendedor terá que informar no pedido de venda para que o departamento de acessórios possa estar emitindo a OS correta e tenhamos a visualização dos acessórios vendidos. Informar o tipo de pacote vinculado na OS, a descrição do pacote e valores.

46 Tesouraria Capitulo 12 Caso o vendedor tenha efetuado uma venda que a concessionária tenha que estar recebendo retorno de despachante, seguro, financiamento e acessórios o sistema informa os valores. Informações sobre os retornos financeiros.

47 Tesouraria Capitulo 12 Nos casos que tenha financiamento interno na venda do veículo, as informações sobre o financiamento ficam para visualização. Dados do retorno e da qtd de parcela. Dados da financiadora. Valor a ser financiado, coeficiente utilizado pelo banco informado e o valor da parcela do cliente. Valor a ser pago por prestação. Exercícios Propostos Consultar situação das parcelas no pedido de venda.

48 Tesouraria Capitulo 13 Cancelamento de pedido de venda efetivado Para cancelar o pedido de venda usamos o programa VEIC0403 Cancelamento de pedido de venda. Este programa é liberado geralmente para o gerente de veículos novos, para que seja evitado o cancelamento de pedido freqüente. Ao informar o número do pedido de venda a ser cancelado, surgirá automaticamente a tela com a data e hora do pedido e quem foi o vendedor, com o motivo a ser informado. Teclando Ctrl+E, surgirá a caixa de ajuda para que seja informado a observação referente ao cancelamento. Exercícios Propostos Cancelar pedido de venda.

49 Tesouraria Capitulo 14 Estorno da parcela veículo no caixa / bancos Este processo é necessário executar nos seguintes casos: Desistência da compra pelo cliente; Recusa do financiamento; Alteração no pedido de venda, entre outros. O cancelamento do pedido de venda será possível se não houver nenhum pagamento efetuado pelo cliente baixado, este programa é para o estorno da baixa do recebimento, pois somente após este processo é possível efetuar a alteração ou cancelamento do pedido. Ao informar o numero do pedido de venda, surgirá o pedido relacionado abaixo, tecle Enter para que possa estar efetuando o estorno de acordo com a parcela baixada.

50 Tesouraria Capitulo 14 Ao teclar Enter surgirá as parcelas que o cliente teria que estar efetuando o pagamento ou que já foram pagos e compensados pelo financeiro, selecionar a forma que deseja que seja feito o estorno. Ao selecionar o campo, tecle Ctrl+B para que o estorno seja efetuado. Surgirá o informativo do Caixa e Bancos solicitando a data do lançamento para a contabilização, informe-a e tecle Enter. É necessário confirmar a data informada.

51 Tesouraria Capitulo 14 É necessário confirmar o estorno da parcela. Exercícios Propostos Estornar parcela baixada incorretamente.

52 Tesouraria Capitulo 15 Emissão do recibo de venda do veículo Os pedidos de venda de veículos contêm parcelas a receber. Para as parcelas que são recebidas pelo caixa usamos o programa VEIC0405. A condição para que as parcelas possam ser recebidas através do VEIC0405 é que o pedido de venda esteja como S na coluna recibo, abaixo a visualização: Na parcela que precisa emitir o recibo colocamos S. Para que o recibo seja emitido, será utilizado o VEIC0405 informando o número do pedido e em seguida aparece o nome do cliente confirme em Sim:

53 Tesouraria Capitulo 15 Em seguida pergunta se deseja informar as parcelas a serem impressas confirma: Confirme com S as parcelas que estão sendo recebidas.

54 Tesouraria Capitulo 15 Ao dar Esc abre o recibo para ser impresso: Colocar o logo da empresa Exercícios Propostos Emitir um recibo de uma parcela de veículo.

55 Tesouraria Capitulo 16 Efetivação do recebimento do veículo vendido Para efetivar o recebimento de um veículo usamos o programa VEIC0407 nele vamos informar a data de recebimento e contabilizar o recebimento: Vamos informar o número do pedido e em seguida confirmar em Sim: Irão aparecer parcelas que tem para contabilizar o recebimento vamos até ela e dar Enter: Para contabilizar damos enter. Para estornar um recebimento feito através do programa VEIC0405, damos Ctrl-B conforme mensagem:

56 Tesouraria Capitulo 16 Após confirmar vem a pergunta se deseja informar alguma observação na parcela. Se optar por Sim, abre o campo para colocar a observação. Depois confirma a contabilização:

57 Tesouraria Capitulo 16 O sistema abrirá o campo para informar a data do recebimento, após informar confirmar em Sim. : Depois de confirmar abre a tela para informar os dados da conta débito:

58 Tesouraria Capitulo 16 Confirme em seguida: Aparece a mensagem de confirmação: Exercícios Propostos Efetivar o recebimento da parcela do pedido de venda.

59 Tesouraria Capitulo 17 Consulta parcelas do pedido de venda Para verificar as baixas, consulte pelo VEIC0408: Entramos em selecionar. Use qualquer um dos critérios de pesquisa para consultar as parcelas: Podemos consultar por CNPJ/CPF chassis do carro. Vamos informar o número do pedido de venda.

60 Tesouraria Capitulo 17 Abre a tela para selecionar agente, depois confirma em Sim: Passamos 0 para trazer o pedido de todos os agentes, independente da filial que esta cadastrada. Ao dar enter aparecerá os dados resumido do pedido. Informa se o veículo esta faturado Sim ou Não.

61 Tesouraria Capitulo 17 Tecle Enter para consultar as parcelas: Parcelas recebidas e contabilizadas no VEIC0407 aparecem com ok. As parcelas recebidas estarão com OK. Para ver os dados do recebimento damos Enter. Exercícios Propostos Consultar parcelas de um pedido de venda.

62 Tesouraria Capitulo 18 Alteração do proprietário no pedido venda já contabilizada Há casos em que o cliente na ultima hora antes do faturamento deseja alterar o nome que irá sair na nota fiscal e assim a documentação e todas as outras informações sobre o cliente, após o processo ter sido contabilizado não poderá haver mais alteração alguma exceto o responsável, que poderá somente alterar os dados do cliente. Ao informar o número do pedido de venda a ser alterado, surgirão os dados do proprietário e responsável atual, logo abaixo informar os dados do CPF ou CNPJ do novo proprietário ou responsável. Exercícios Propostos Alterar proprietário do pedido de venda.

63 Tesouraria Capitulo 19 Veículos faturados em aberto Esta listagem é para informar os veículos faturados e que ainda não efetivado o pagamento das parcelas, melhorando o trabalho do responsável pelo recebimento dos pagamentos. Selecionar a opção desejada. Colocar todas as informações necessárias para que o sistema possa estar fazendo a filtragem de informações desejada.

64 Tesouraria Capitulo 19 Após o cadastro de todas as informações desejadas, confirmar a geração do relatório. Listagem impressa. Exercícios Propostos Listar veículos faturados com pagamento em aberto.

65 Rascunho

66 Rascunho

67 Rascunho

Caixa. Índice: Cheques Cap. 08 Faturamento contabilização de cheques Cap. 09 Baixa de cheques pré-depósito Cap. 10 Compensação de cheques

Caixa. Índice: Cheques Cap. 08 Faturamento contabilização de cheques Cap. 09 Baixa de cheques pré-depósito Cap. 10 Compensação de cheques Caixa Índice: Atendimento Cap. 01 Cadastro de clientes Cap. 02 Emissão da nota fiscal e nota fiscal eletrônica Cap. 03 Reenvio e inutilização de nota fiscal eletrônica Cap. 04 Cancelamento da venda no

Leia mais

Contas a Receber - Veículos

Contas a Receber - Veículos Índice: Recebimento veículos Cap. 01 Cadastro de clientes Cap. 02 Recibo de pagamento de veículo Cap. 03 Efetivação de recebimento de veículo Cap. 04 Consulta parcela do pedido de venda Manutenções Cap.

Leia mais

Balconista de Peças. Índice: Cadastros e orçamentos. Cap. 01 Cadastro de clientes. Cap. 02 Orçamento de peças. Cap. 03 Cadastro de Venda Perdida

Balconista de Peças. Índice: Cadastros e orçamentos. Cap. 01 Cadastro de clientes. Cap. 02 Orçamento de peças. Cap. 03 Cadastro de Venda Perdida Balconista de Peças Índice: Cadastros e orçamentos Cap. 01 Cadastro de clientes Cap. 02 Orçamento de peças Cap. 03 Cadastro de Venda Perdida Consultas Cap. 04 Consulta de cliente Cap. 05 Consulta de orçamentos

Leia mais

Balconista da Oficina

Balconista da Oficina Balconista da Oficina Índice: Cadastros e requisições Cap. 01 Cadastro de clientes Cap. 02 Requisição de peças na oficina Cap. 03 Requisição de peças informando o mecânico Consultas Cap. 04 Consulta ordem

Leia mais

Contas a Receber. Índice: Geração de títulos. Faturamento de cheques. Baixa de títulos e estorno. Cap. 01 Cadastro de clientes

Contas a Receber. Índice: Geração de títulos. Faturamento de cheques. Baixa de títulos e estorno. Cap. 01 Cadastro de clientes Contas a Receber Índice: Geração de títulos Cap. 01 Cadastro de clientes Cap. 02 Geração do faturamento Cap. 03 Relação de faturas por data de emissão Cap. 04 Alteração do portador do título a receber

Leia mais

Contas a Pagar. Índice:

Contas a Pagar. Índice: Contas a Pagar Índice: Parâmetros Cap. 01 Cadastro de clientes Cap. 02 Tipos de títulos a pagar Cap. 03 Tipos de pagamento Cap. 04 Contabilizações de notas fiscais de entrada Memorando Cap. 05 Digitação

Leia mais

LinxMaq: ADMI_11_6. Acesso ao Sistema

LinxMaq: ADMI_11_6. Acesso ao Sistema Acesso ao Sistema O SISDIA Evolution é um sistema Web. Isso significa que ele não precisa de instalação local na máquina dos usuários. O acesso é feito através do navegador Firefox 4.0 ou superior. Para

Leia mais

Avaliador de Usados. Índice: Cadastro. Cap. 01 Cadastro de clientes. Cap. 02 Avaliação de veículos usados. Consultas. Cap. 03 Consulta a multas

Avaliador de Usados. Índice: Cadastro. Cap. 01 Cadastro de clientes. Cap. 02 Avaliação de veículos usados. Consultas. Cap. 03 Consulta a multas Avaliador de Usados Índice: Cadastro Cap. 01 Cadastro de clientes Cap. 02 Avaliação de veículos usados Consultas Cap. 03 Consulta a multas Cap. 04 Consulta avaliação Geral Capitulo 01 Cadastro de Pessoas

Leia mais

F&I. Índice: Cadastro. Cap. 01 Cadastro de financeiras. Cap. 02 Planos de financiamento. Cap. 03 Cadastro de taxas de financiamento.

F&I. Índice: Cadastro. Cap. 01 Cadastro de financeiras. Cap. 02 Planos de financiamento. Cap. 03 Cadastro de taxas de financiamento. F&I Índice: Cadastro Cap. 01 Cadastro de financeiras Cap. 02 Planos de financiamento Cap. 03 Cadastro de taxas de financiamento Parâmetros Cap. 04 Parâmetro de comissão de venda direta e retorno Cap. 05

Leia mais

Vendedor de Veículos

Vendedor de Veículos Vendedor de Veículos Índice: Cadastros Cap. 01 Cadastro de clientes Cap. 02 Venda de veículos do estoque Cap. 03 Venda de veículos com pedido na fabrica Cap. 04 Venda catálogo Manutenções Cap. 05 Reserva

Leia mais

Ativo. Índice: Parâmetros Cap. 01 Carga do arquivo de bens Cap. 02 Parâmetros da filial Cap. 03 Cadastro de bens Cap.

Ativo. Índice: Parâmetros Cap. 01 Carga do arquivo de bens Cap. 02 Parâmetros da filial Cap. 03 Cadastro de bens Cap. Ativo Índice: Parâmetros Cap. 01 Carga do arquivo de bens Cap. 02 Parâmetros da filial Cap. 03 Cadastro de bens Cap. 04 Tipos de bens Depreciação Cap. 05 Cálculo mensal ativo Cap. 06 Cálculo do estorno

Leia mais

Folha de Pagamento. Índice: Rescisão Contratual. Cap. 01 Calculo da rescisão. Cap. 02 Estorna cálculo rescisório definitivo

Folha de Pagamento. Índice: Rescisão Contratual. Cap. 01 Calculo da rescisão. Cap. 02 Estorna cálculo rescisório definitivo Folha de Pagamento Índice: Rescisão Contratual Cap. 01 Calculo da rescisão Cap. 02 Estorna cálculo rescisório definitivo Cap. 03 Lista informe de rescisão de contrato Cap. 04 Emite contrato trabalho aviso

Leia mais

Como Fazer Renegociação de Parcelas (Contas a Receber)? FS136

Como Fazer Renegociação de Parcelas (Contas a Receber)? FS136 Como Fazer Renegociação de Parcelas (Contas a Receber)? FS136 Sistema: Futura Server Caminho: Contas a Receber>Renegociação de Parcelas Referência: FS136 Versão: 2016.02.15 Como Funciona: Esta tela é utilizada

Leia mais

ERP BRASCOMM Sistema de Gestão Empresarias 100% Web. Manual do Usuário. Módulo de Contas a Pagar

ERP BRASCOMM Sistema de Gestão Empresarias 100% Web. Manual do Usuário. Módulo de Contas a Pagar ERP BRASCOMM Sistema de Gestão Empresarias 100% Web Manual do Usuário Módulo de Contas a Pagar O ERP Brascomm oferece toda ferramenta necessária para a perfeita gestão do departamento de contas a pagar.

Leia mais

Folha de Pagamento Índice: Dados Cadastrais Cap. 01 Cap. 02 Cap. 03 Gerando Adiantamentos Cap. 04 Cap. 05 Cap. 06 Cap. 07 Cap. 08 Cap. 09 Cap.

Folha de Pagamento Índice: Dados Cadastrais Cap. 01 Cap. 02 Cap. 03 Gerando Adiantamentos Cap. 04 Cap. 05 Cap. 06 Cap. 07 Cap. 08 Cap. 09 Cap. Folha de Pagamento Índice: Dados Cadastrais Cap. 01 Cadastro de pessoas Cap. 02 Dados cadastrais de funcionários Cap. 03 Lista contrato de trabalho Gerando Adiantamentos Cap. 04 Período de cálculo da folha

Leia mais

Guia de Implantação Bluesoft ERP Tesouraria Menu Rápido

Guia de Implantação Bluesoft ERP Tesouraria Menu Rápido Guia de Implantação Bluesoft ERP Tesouraria Menu Rápido O objetivo deste guia é fornecer um roteiro para a implantação módulo Menu Rápido do sistema Bluesoft ERP. O que é Tesouraria Menu Rápido? Tesouraria

Leia mais

GUIA DO AUXILIAR FINANCEIRO

GUIA DO AUXILIAR FINANCEIRO Fernanda Klein Both 26/08/2013 1/10 GUIA DO AUXILIAR FINANCEIRO Sumário 1. Comandos do ERP Solution... 3 2. Cadastro de cliente / fornecedor (7034)... 3 3. Dados financeiros de cliente / fornecedor (1177)...

Leia mais

GUIA DO MÓDULO CHEQUES

GUIA DO MÓDULO CHEQUES Fernanda Klein Both 26/08/2013 1/8 GUIA DO MÓDULO CHEQUES Sumário 1. Comandos do ERP Solution... 2 2. Lançamento de Cheques (4001)... 2 3. Contas para contabilização (4021)... 2 4. Depósito (4007)... 3

Leia mais

MANUAL DO SISTEMA. Versão 6.08

MANUAL DO SISTEMA. Versão 6.08 MANUAL DO SISTEMA Versão 6.08 Receber...3 Cadastro de Duplicatas...3 Aba Geral...4 Aba Duplicatas Vinculadas...6 Aba Configurações para o DRG...7 Aba Configurações Nota Promissória...8 Formas de Pagamentos...9

Leia mais

MANUAL FINANCEIRO Sumário

MANUAL FINANCEIRO Sumário MANUAL FINANCEIRO Sumário DESPESAS... 3 COMO CADASTRAR UMA DESPESA?... 3 COMO PAGO UMA DESPESA?... 5 COMO ALTERAR OS DADOS DE UMA DESPESA?... 6 COMO EXLUIR UMA DESPESA?... 7 COMO FAÇO PARA AGRUPAR AS DESPESAS?...

Leia mais

PAGA Baixa de Adiantamento p/ Pagamentos Diversos. PAGA Baixa de Adiantamento p/ Pagamentos Diversos 1 / 11

PAGA Baixa de Adiantamento p/ Pagamentos Diversos. PAGA Baixa de Adiantamento p/ Pagamentos Diversos 1 / 11 PAGA7010 - Baixa de Adiantamento p/ Pagamentos Diversos 1 / 11 O objetivo do programa é baixar os adiantamentos feitos a fornecedores PAGA7000 utilizados para pagamento despesas ou compras diversas. Para

Leia mais

OFIC1400 Requisição de Peças para Serviços. OFIC Requisição de Peças para Serviços 1 / 10

OFIC1400 Requisição de Peças para Serviços. OFIC Requisição de Peças para Serviços 1 / 10 OFIC1400 Requisição de Peças para Serviços 1 / 10 Este programa permite requisitar peças para uma determinada O.S. Como critério de filtro estarão disponíveis a seguintes opções Requisição, Estorno e Consulta

Leia mais

Manual do Ticket. Copyright Todos os direitos reservados. Control Informática. Parametrização, preparação de ambiente e utilização..

Manual do Ticket. Copyright Todos os direitos reservados. Control Informática. Parametrização, preparação de ambiente e utilização.. Copyright 2009. Todos os direitos reservados. Control Informática. Parametrização, preparação de ambiente e utilização.. Contents 2 Índice Corrente 1 Conta... 3 1 Parametrizações... 3 Objetivo... 3 Fluxo

Leia mais

Financeiro Controle de Cheque

Financeiro Controle de Cheque Financeiro Controle de Cheque 1 Objetivo O controle de cheques é importante para o controle financeiro da empresa. É possível também visualizar todas as situações que envolvem os cheques (depositado, devolvido,

Leia mais

Prosis Informática. Passo-a-passo do Emissor de Notas Fiscais Eletrônicas Prosis ABERTURA DO SISTEMA FINANCEIRO

Prosis Informática. Passo-a-passo do Emissor de Notas Fiscais Eletrônicas Prosis ABERTURA DO SISTEMA FINANCEIRO Prosis Informática Passo-a-passo do Emissor de Notas Fiscais Eletrônicas Prosis ABERTURA DO SISTEMA FINANCEIRO Digite o usuário ADM, digite a senha ADM e clique em entrar. TELA PRINCIPAL FINANCEIRO 1-

Leia mais

SUMÁRIO. 1. Conhecendo o sistema Certidões Negativas Cadastros das certidões... 6

SUMÁRIO. 1. Conhecendo o sistema Certidões Negativas Cadastros das certidões... 6 SUMÁRIO 1. Conhecendo o sistema... 3 2. Certidões Negativas... 5 2.1 Cadastros das certidões... 6 2.2 Exclusões de Negativas cadastradas com erro... 7 3. Geração de Anexo de Nota Fiscal... 8 3.1. Como

Leia mais

MANUAL SIGISS MÓDULO ORGÃOS PÚBLICOS

MANUAL SIGISS MÓDULO ORGÃOS PÚBLICOS MANUAL SIGISS MÓDULO ORGÃOS PÚBLICOS Índice Página Início/Login ------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------- 03

Leia mais

MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO MÓDULO DE ENTRADA DE NOTAS FISCAIS VIA B2B ONLINE

MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO MÓDULO DE ENTRADA DE NOTAS FISCAIS VIA B2B ONLINE MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO MÓDULO DE ENTRADA DE NOTAS FISCAIS VIA B2B ONLINE Versão 2.0 01/2006 ÍNDICE 1. Objetivo...3 2. Como acessar o Sistema...3 3. Cadastro de Notas...4 3.1. A digitação da Nota Fiscal

Leia mais

VEIC Consulta Parcelas de Pedidos de Veículos. VEIC Consulta Parcelas de Pedidos de Veículos 1 / 6

VEIC Consulta Parcelas de Pedidos de Veículos. VEIC Consulta Parcelas de Pedidos de Veículos 1 / 6 VEIC0408 - Consulta Parcelas de Pedidos de Veículos 1 / 6 O programa permite a consulta do efetivo recebimento dos valores envolvidos na venda de veículos e das Outras Vendas pelo programa VEIC0400. A

Leia mais

VEIC Estorno Parcela Veículo no Caixa/Banco

VEIC Estorno Parcela Veículo no Caixa/Banco VEIC0409 - Estorno Parcela Veículo no Caixa/Banco Este programa estorna a contabilização de parcelas recebidas oriundas da venda de veículos e Outras Vendas ( VEIC0407 ). A localização da parcela a ser

Leia mais

O fluxo de venda do Revisão na Medida funciona da seguinte maneira:

O fluxo de venda do Revisão na Medida funciona da seguinte maneira: 3 INTRODUÇÃO Para promover a melhor experiência de compra e de posse, a Toyota do Brasil lança mais um diferencial aos nossos clientes, o REVISÃO NA MEDIDA, onde o cliente pode comprar antecipadamente

Leia mais

BASCODE CLOUD BUSINESS APPLICATIONS

BASCODE CLOUD BUSINESS APPLICATIONS CLOUD BUSINESS APPLICATIONS Sistema de Gestão Empresarial Emissão Notas Fiscais Eletrônicas (Fornecedor/Consumidor) Controle de Estoque Emissão de Pedidos / Serviços Fluxo de Caixa / A Pagar e A Receber

Leia mais

. ISO - Exibe uma tela com a relação dos formulários ISO para impressão. . Iniciar - Retorna a tela iniciar. . Limpar - Limpa a tela superior.

. ISO - Exibe uma tela com a relação dos formulários ISO para impressão. . Iniciar - Retorna a tela iniciar. . Limpar - Limpa a tela superior. Guia de consulta rápida TELA INICIAR. Módulo Vendas - Tela de atendimento (PDV), Calcula preços e emite propostas comerciais, Manutenção de orçamentos e ordens de serviços, Agenda de contatos, Cadastro

Leia mais

Catalogo de Produtos FS154

Catalogo de Produtos FS154 Catalogo de Produtos FS154 Sistema: Futura Server Caminho: Impressos > Catálogo de Produtos Referência: FS154 Versão: 2016.04.11 Como Funciona: Esta tela é utilizada para imprimir catálogos de produtos

Leia mais

Minuta de Despacho? FS153

Minuta de Despacho? FS153 Como Imprimir Layout de Minuta de Despacho? FS153 Sistema: Futura Server Caminho: Impressos > Minuta de Despacho Referência: FS153 Versão: 2016.04.11 Como Funciona: Esta tela é utilizada para fazer a impressão

Leia mais

Processo: Compras. Acesso. Motivação. Parâmetros. Nome do Processo: Cotação de compras. Pendências Versão 2009 Release 2 Autor Francisca

Processo: Compras. Acesso. Motivação. Parâmetros. Nome do Processo: Cotação de compras. Pendências Versão 2009 Release 2 Autor Francisca Pendências 21675 Versão 2009 Release 2 Autor Francisca Processo: Compras Nome do Processo: Cotação de compras Acesso COMPRAS Pedido de Compra Motivação Tem como objetivo administrar todo o processo de

Leia mais

ERP BRASCOMM Sistema de Gestão Empresarial 100% Web. Manual do Usuário. Módulo de Contas a Receber

ERP BRASCOMM Sistema de Gestão Empresarial 100% Web. Manual do Usuário. Módulo de Contas a Receber ERP BRASCOMM Sistema de Gestão Empresarial 100% Web Manual do Usuário Módulo de Contas a Receber O ERP Brascomm oferece toda ferramenta necessária para a perfeita gestão do departamento de contas a receber

Leia mais

RECE7000 Emissão de recibos de Adiantamentos. RECE7000 Emissão de Recibos de Adiantamentos 1 / 12

RECE7000 Emissão de recibos de Adiantamentos. RECE7000 Emissão de Recibos de Adiantamentos 1 / 12 RECE7000 Emissão de recibos de Adiantamentos 1 / 12 Ao fechar um negócio, o cliente pode adiantar uma parte do pagamento combinado, mesmo antes da emissão da NF correspondente. O registro do recebimento

Leia mais

Manual do Financeiro

Manual do Financeiro Manual do Financeiro Sumário Introdução....3 Geral.....4 Resumo....5 Empresas.....6 Cobrança Automatizada....7 Detalhamento da Empresa...9 Dar baixa em Cobrança....10 Fechamento e Boleto....11 Contas a

Leia mais

Manual de Operacionalização do Módulo de Prestação de Contas PCS

Manual de Operacionalização do Módulo de Prestação de Contas PCS Manual de Operacionalização do Módulo de Prestação de Contas PCS Versão 30/07/2008 SRTVS 701 Bloco O Ed. MultiEmpresarial Sala 804 Brasília/DF CEP 70340-000 Fone/Fax: (061) 3212-6700 E-mail: implanta@conselhos.com.br

Leia mais

Gerente de Peças. Índice: Autorizações. Cap. 01 Cadastro de clientes. Cap. 02 Simulação de venda. Cap. 03 Liberação de desconto

Gerente de Peças. Índice: Autorizações. Cap. 01 Cadastro de clientes. Cap. 02 Simulação de venda. Cap. 03 Liberação de desconto Gerente de Peças Índice: Autorizações Cap. 01 Cadastro de clientes Cap. 02 Simulação de venda Cap. 03 Liberação de desconto Cap. 04 Consulta autorização de desconto Consultas e Relatórios Estoque Cap.

Leia mais

Fernanda Klein Both 26/08/2013 1/9 GUIA DO ESTOQUISTA. Sumário

Fernanda Klein Both 26/08/2013 1/9 GUIA DO ESTOQUISTA. Sumário Fernanda Klein Both 26/08/2013 1/9 GUIA DO ESTOQUISTA Sumário 1. Comandos do ERP Solution... 2 2. Cadastro de cliente / fornecedor (7034)... 2 3. Cadastro de produtos (1068)... 2 4. Cadastro de produtos

Leia mais

Como Gerar Instruções de Boletos? - FS133.2

Como Gerar Instruções de Boletos? - FS133.2 Como Gerar Instruções de Boletos? - FS133.2 Caminho: Contas a Receber>Boleto>Boleto Instrução Referência: FS133.2 Versão: 2017.01.16 Como Funciona: A tela de Instruções de Boletos permite gerar instruções

Leia mais

Ao clicar no menu Atendimento ao cliente, disponibilizará os seguintes módulos:

Ao clicar no menu Atendimento ao cliente, disponibilizará os seguintes módulos: Ao clicar no menu Atendimento ao cliente, disponibilizará os seguintes módulos: Atendimento/ Beneficiários Atendimento Avulso / Orçamento Atendentes Agenda de Atendimento Relatórios Menu ATENDIMENTO AO

Leia mais

MANUAL MÓDULO PESSOA FÍSICA

MANUAL MÓDULO PESSOA FÍSICA Sistema de Bilhetagem Eletrônica MANUAL MÓDULO PESSOA FÍSICA Revisão 03 / Outubro 2017 Índice "! #$% %&' (%! " ) " *$)$$, %+, -%& Introdução O Módulo Pessoa Física é um conjunto de páginas web que permitem

Leia mais

Processo: Financeiro. Acesso. Motivação. Parâmetros. Entrada. Nome do Processo Negociação de Títulos

Processo: Financeiro. Acesso. Motivação. Parâmetros. Entrada. Nome do Processo Negociação de Títulos Pendências 13382 Versão 2006 Release 1 Autor Francisca Processo: Financeiro Nome do Processo Negociação de Títulos Acesso Financeiro Receber Impressão de Documentos Motivação Esta opção foi incluída na

Leia mais

Para trabalhar com este módulo é necessário seguir os seguintes passos.

Para trabalhar com este módulo é necessário seguir os seguintes passos. Como trabalhar com o Contas a Pagar? O módulo Contas a Pagar permite registrar e identificar os principais gastos da escola. Permite também visualizar o fluxo de caixa e organizar um orçamento financeiro,

Leia mais

Procedimento para Gerar Pedido de Devolução

Procedimento para Gerar Pedido de Devolução Procedimento para Gerar Pedido de Devolução O procedimento a seguir irá demonstrar como gerar um pedido a partir de uma devolução do cliente e assim gerar também uma nota de crédito para o cliente. 1º

Leia mais

Nota Fiscal de Serviços

Nota Fiscal de Serviços Nota Fiscal de Serviços Para emitir ou gerenciar suas Notas Fiscais de Serviços acesse o menu: Serviços > Notas Fiscais. Em seguida clique no botão 1 / 13 Dados da Nota Fiscal No campo Cliente basta iniciar

Leia mais

COMO FAZER UM ACERTO DE CAIXA?

COMO FAZER UM ACERTO DE CAIXA? COMO FAZER UM ACERTO DE CAIXA? A-3 - OPERAÇÕES FINANCEIRO ACERTO DE CAIXA (RETAGUARDA) interno 01-Escolha a Filial 02-Digite o Nº do Documento, Nota ou do Lançamento que é gerado quando fazemos uma venda.

Leia mais

V E R S Ã O B O L E T I M DE N O V I D A D E S E M E L H O R I A S E A 10

V E R S Ã O B O L E T I M DE N O V I D A D E S E M E L H O R I A S E A 10 V E R S Ã O 0 9. 0 0 1 B O L E T I M DE N O V I D A D E S E M E L H O R I A S E 1 2 8 A 10 2 de 22 Novidades/Melhorias ERP Solution Versão 09.001 1. Visualização do detentor do imóvel na Consulta de Clientes....

Leia mais

O que é a Nota Fiscal Eletrônica?

O que é a Nota Fiscal Eletrônica? O que é a Nota Fiscal Eletrônica? A Nota Fiscal Eletrônica - NFS-e é um documento fiscal digital gerado e armazenado eletronicamente em tempo real, no site da própria Prefeitura, com o objetivo de registrar

Leia mais

SISTEMA NOVA CRED. Favor ler antes de fechar o enunciado. Caso precise ler novamente, clicar em Principal

SISTEMA NOVA CRED. Favor ler antes de fechar o enunciado. Caso precise ler novamente, clicar em Principal SISTEMA NOVA CRED -Notícias Favor ler antes de fechar o enunciado. Caso precise ler novamente, clicar em Principal -Relatórios -Relatório-Contratos por Cliente Após clicar neste campo, você poderá efetuar

Leia mais

O que é a Nota Fiscal Eletrônica?

O que é a Nota Fiscal Eletrônica? O que é a Nota Fiscal Eletrônica? A Nota Fiscal Eletrônica - NFS-e é um documento fiscal digital gerado e armazenado eletronicamente em tempo real, no site da própria Prefeitura, com o objetivo de registrar

Leia mais

Controle de Financiamentos. Sumário

Controle de Financiamentos. Sumário Fernanda Klein Both 02/04/2013 008.011.0035 B13 1/8 Controle de Financiamentos Sumário 1. Objetivo... 2 2. Cadastros... 2 2.1. Instituições Financeiras... 2 2.2. Conta Corrente... 2 2.3. Linhas de Crédito...

Leia mais

Manual. Sistema Venus 2.0. (Módulo Financeiro)

Manual. Sistema Venus 2.0. (Módulo Financeiro) Manual Do Sistema Venus 2.0 (Módulo Financeiro) 1 Tela Principal: Esta é a tela principal do módulo financeiro, aqui trabalhamos com: Contas a Receber, Contas a Pagar, Controle de cheques recebidos, vendas

Leia mais

Manual. Sistema Venus 2.0. (Faturamento)

Manual. Sistema Venus 2.0. (Faturamento) Manual Do Sistema Venus 2.0 (Faturamento) 1 O Objetivo do módulo Faturamento é cadastrar pedidos de venda, fazer orçamentos, emitir notas fiscais, faturar e controlar pedidos de clientes, enfim toda a

Leia mais

Manual Entrega Futura. 2 Requisitos. 1 Conceito. Sumário

Manual Entrega Futura. 2 Requisitos. 1 Conceito. Sumário Manual Entrega Futura 1 Conceito 2 Requisitos 3 Configurações 3.1 Plano de Contas 3.1.1 Duplicatas a Pagar 3.1.2 Faturamento Antecipado 3.1.3 Duplicatas a Receber 3.2 Natureza da Operação 3.2.1 Remessa

Leia mais

CONTAS A PAGAR CADASTRO DE TÍTULOS A PAGAR AVULSO 339

CONTAS A PAGAR CADASTRO DE TÍTULOS A PAGAR AVULSO 339 CONTAS A PAGAR Conforme a Regras de Negócio da Empresa o Contas a Pagar pode ter os títulos gerados a partir da entrada de Notas Fiscais de entrada nos seus programas específicos ou então pelo cadastramento

Leia mais

Descrição A finalidade do curso do módulo Domínio Protocolo é apresentar aos nossos usuários:

Descrição A finalidade do curso do módulo Domínio Protocolo é apresentar aos nossos usuários: O Domínio Protocolo foi desenvolvido para registrar e controlar toda a entrada e saída de documentos do escritório. Tem como objetivo evitar contradições entre clientes e escritórios e eliminar dúvidas

Leia mais

SISTEMA AUTOMÁTICO DE BILHETAGEM ELETRÔNICA PROCEDIMENTOS VTWEB CLIENT PROCEDIMENTOS

SISTEMA AUTOMÁTICO DE BILHETAGEM ELETRÔNICA PROCEDIMENTOS VTWEB CLIENT PROCEDIMENTOS SISTEMA AUTOMÁTICO DE BILHETAGEM ELETRÔNICA PROCEDIMENTOS VTWEB CLIENT PROCEDIMENTOS Origem: ProUrbano Data de Criação: 22/03/2010 Ultima alteração: Versão: 1.3 Tipo de documento: PRO-V1. 0 Autor: Adriano

Leia mais

Como Fazer o Fechamento de Caixa no PDV-PAF? - FPF05

Como Fazer o Fechamento de Caixa no PDV-PAF? - FPF05 Como Fazer o Fechamento de Caixa no PDV-PAF? - FPF05 Sistema: Futura PDV PAF Referencia: FPF05 Versão: 2015.2.20 Como funciona: O fechamento do caixa no PDV- PAF é um procedimento muito importante, pois

Leia mais

Título: Configuração para emissão das Certidões Negativas de Débito - CND.

Título: Configuração para emissão das Certidões Negativas de Débito - CND. Título: Configuração para emissão das Certidões Negativas de Débito - CND. 1 LIBERAÇÃO DE USUÁRIOS DO ESCRITÓRIO: 1.1- Acesse o menu ATENDIMENTO, opção CONTROLE, opção USUÁRIOS e clique em USUÁRIOS DO

Leia mais

MÓDULO DE CONTROLE DE COMISSÃO

MÓDULO DE CONTROLE DE COMISSÃO MANUAL DO SISTEMA Versão 6.08 Configurações Gerais...2 Configurações para Serviços...2 Configurações para Peças...5 Configurando o Módulo...7 Perfil de Comissões...7 Perfil de Comissão de Veículos...7

Leia mais

- Viabilizar o acompanhamento dos caixas de colaboradores individualmente;

- Viabilizar o acompanhamento dos caixas de colaboradores individualmente; Como trabalhar com o controle de caixas? 1. Conceitos básicos O Módulo controle de caixa permite que a escola controle seu fluxo de caixa: entradas e saídas. Com ele é possível registrar as movimentações

Leia mais

MANUAL OPERACIONAL AUTOR DATA PÁGINA. Andreia Teixeira 13/01/2015 1/13 MÓDULO PATRIMONIAL

MANUAL OPERACIONAL AUTOR DATA PÁGINA. Andreia Teixeira 13/01/2015 1/13 MÓDULO PATRIMONIAL Andreia Teixeira 13/01/2015 1/13 MÓDULO PATRIMONIAL Sumário Comandos do ERP Solution... 1 Conceito... 2 Configurações... 2 Parâmetros... 2 Centro de custo... 3 Contas sintéticas... 4 Cadastros de locais...

Leia mais

OFIC1260 MANUTENÇÃO AGENDAMENTO DE SERVIÇOS - PEUGEOT

OFIC1260 MANUTENÇÃO AGENDAMENTO DE SERVIÇOS - PEUGEOT OFIC1260 MANUTENÇÃO AGENDAMENTO DE SERVIÇOS - PEUGEOT Linx Sistemas Manutenção Agendamento de Serviços - Peugeot OFIT1260 O programa permite a manutenção na tabela CSAGEPGT - Agendamento de Serviços das

Leia mais

RECE Baixa de Duplicatas

RECE Baixa de Duplicatas RECE0930 - Baixa de Duplicatas O programa baixa e contabiliza os títulos a receber ( crrecbto ). Não permite informar duas baixas no mesmo dia, com o mesmo tipo de recebimento. Neste caso, estornar o pagamento

Leia mais

Gerente de Vendas. Índice: Cadastros Cap. 01 Cadastro de clientes Cap. 02 Tabela de bônus. Reservas

Gerente de Vendas. Índice: Cadastros Cap. 01 Cadastro de clientes Cap. 02 Tabela de bônus. Reservas Gerente de Vendas Índice: Cadastros Cap. 01 Cadastro de clientes Cap. 02 Tabela de bônus Reservas Cap. 03 Reserva de veículos CLIV3000 Cap. 04 Reserva de veículos VEIC0250 Autorizações e liberações Cap.

Leia mais

Sistema NFS-e. 03/2010 Versão 1.3. EDZA Planejamento, Consultoria e Informática S.A.

Sistema NFS-e. 03/2010 Versão 1.3. EDZA Planejamento, Consultoria e Informática S.A. Sistema NFS-e 03/2010 Versão 1.3 EDZA Planejamento, Consultoria e Informática S.A. Para emissão da Nota Fiscal Eletrônica, o usuário deverá acessar a aplicação através do site da prefeitura clicando no

Leia mais

MANUAL CDL CÂMARA DE DIRIGENTES LOJISTAS

MANUAL CDL CÂMARA DE DIRIGENTES LOJISTAS MANUAL CDL CÂMARA DE DIRIGENTES LOJISTAS MENU ADMINISTRATIVO Elaborado para cadastro de produtos, serviços, materiais de expediente, setores, controle de entrada e saída de materiais, controle do patrimônio

Leia mais

TUTORIAL DEVOLUÇÃO A FORNECEDOR

TUTORIAL DEVOLUÇÃO A FORNECEDOR Sumário Apresentação... 1 1. Procedimentos iniciais... 1 2. Devolução a Fornecedor Gerando Desconto na Duplicata... 2 3. Devolução a Fornecedor Gerando uma Verba... 4 4. Devolução a Fornecedor Gerando

Leia mais

Manual Patrimônio. Controle Histórico 22/05/2017

Manual Patrimônio. Controle Histórico 22/05/2017 Manual Patrimônio. Controle Histórico Revisão Data 000 22/05/2017 Página 1 de 50 Neste manual iremos demonstrar o fluxo do módulo patrimônio. O objetivo desse módulo é controlar todo o patrimônio da empresa

Leia mais

Índice. Parte I Informações Iniciais 1 Sobre o documento. Apresentação Home. Parte II. Nota Premiada. Cadastro. Entrar. Sorteio. Dúvidas.

Índice. Parte I Informações Iniciais 1 Sobre o documento. Apresentação Home. Parte II. Nota Premiada. Cadastro. Entrar. Sorteio. Dúvidas. Nota Premiada Índice Parte I Informações Iniciais 1 Sobre o documento Parte II 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 Apresentação Home Cadastro Entrar Sorteio Realizados A realizar Dúvidas Fale Conosco Legislação

Leia mais

Treinamento Fluxo de caixa

Treinamento Fluxo de caixa Bruna Almeida 1.0 30/04/2014 1 / 18 Treinamento Fluxo de caixa Bruna Almeida 1.0 30/04/2014 2 / 18 1. Índice 1. Índice... 2 2. Revisão... 4 3. Objetivos... 5 4. Definições... 5 5. Plano de Contas... 5

Leia mais

LINX POSTOS AUTOSYSTEM

LINX POSTOS AUTOSYSTEM LINX POSTOS AUTOSYSTEM Manual Abas Menu Caixa Sumário 1 CONCEITO... 3 2 REQUISITOS... 3 3 CONFIGURAÇÕES... 3 3.1 Abrir o Caixa... 3 3.2 Permissões... 3 3.3 Configurar Relatórios de Motivos de Movimentação...

Leia mais

Como Criar um Pedido de Venda? - FS72

Como Criar um Pedido de Venda? - FS72 Como Criar um Pedido de Venda? - FS72 Sistema: Futura Server Caminho: Vendas>Pedido de Vendas Referência: FS72 Versão: 2017.11.20 Como funciona: A tela de Pedido de Vendas é uma das ferramentas mais importante

Leia mais

Cheque Recebimentos com múltiplos cheques

Cheque Recebimentos com múltiplos cheques Conteúdo 1Introdução 2Comentários - Relatórios Fixos 3Natureza da Receita Produto 4Cheque 5Cancelamento de NFe 6O.S. no orçamento 7Devolução 8SNGPC Introdução Este artigo tem como objetivo tirar dúvidas

Leia mais

Incluir Documento no Financeiro

Incluir Documento no Financeiro Procedimentos para incluir documento diretamente no financeiro. Copyright 2010 flexlife todos direitos reservados www. flexlife.com.br Versão 1.1-19/08/15 1. Para Incluir um Documento 1.1 Selecione o menu

Leia mais

Gerabyte AFV (Automação de Força de Venda) Manual do Aplicativo

Gerabyte AFV (Automação de Força de Venda) Manual do Aplicativo Gerabyte AFV (Automação de Força de Venda) Manual do Aplicativo Versão do Manual: 2.4 Versão do Aplicativo: 2.17.2 Conteúdo 1. Instalação do AFV...03 2. Configurações...04 3. Recebendo as tabelas...05

Leia mais

Manual de Normas e Procedimentos

Manual de Normas e Procedimentos Manual de Processos do Eris Lojas Off-line - Acessar Eris_Offline - Acessar PDV Página 1 de 37 Emissão de Cupom Fiscal (venda) - Selecionar Emitir Cupom Fiscal (Pedido) Página 2 de 37 Abrirá a tela abaixo:

Leia mais

Treinamento Sistema Imobilis Módulo II

Treinamento Sistema Imobilis Módulo II Imobilis Módulo II Preparação de recibos Recibos> Reajuste Informe o mês para que o sistema verifique de acordo com o cadastro, quais são os contratos que serão reajustados. Maior índice p/ reajuste Para

Leia mais

Por Percentual Fixo = preço de venda X (percentual de comissão para empresa)

Por Percentual Fixo = preço de venda X (percentual de comissão para empresa) 1 VENDAS DIRETAS É comum varejistas no seguimento de materiais de construção realizarem vendas com participação do fornecedor. Essas vendas são realizadas pela loja, no entanto a responsabilidade de entrega

Leia mais

COMO FAZER UM PEDIDO PARA FORNECEDOR?

COMO FAZER UM PEDIDO PARA FORNECEDOR? COMO FAZER UM PEDIDO PARA FORNECEDOR? A-1 - OPERAÇÕES COMPRAS - PEDIDO DE COMPRA (RETAGUARDA) Como fazer um pedido para um fornecedor. Primeiro clique em NOVO. 03-Indique o nome do fornecedor, que já deve

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE PORTO FERREIRA

PREFEITURA MUNICIPAL DE PORTO FERREIRA PREFEITURA MUNICIPAL DE PORTO FERREIRA Prestadores de Serviços Tomadores de Serviços GUIA DO USUARIO FISCALIZAÇÃO DE RENDAS MUNICIPAIS 1 SUMÁRIO Pág. 1. INTRODUÇÃO 03 2. RECURSOS DO SISTEMA 03 2.1 Tela

Leia mais

Inventario Saldo Inicial FS111

Inventario Saldo Inicial FS111 Inventario Saldo Inicial FS111 Sistema: Futura Server Caminho: Fiscal>Inventario>Inventario Saldo Inicial Referência: FS111 Versão: 2015.12.2 Como Funciona: Esta tela é utilizada para inserir o saldo e

Leia mais

MANUAL DO PORTAL PÓS-VENDAS MUELLER

MANUAL DO PORTAL PÓS-VENDAS MUELLER MANUAL DO PORTAL PÓS-VENDAS MUELLER PREZADO AUTORIZADO, Estamos disponibilizando através deste manual um passo-a-passo para acesso ao Portal Mueller, que está sendo reformulado e devido a isso, seu visual

Leia mais

MANUAL RESTOS A PAGAR

MANUAL RESTOS A PAGAR MANUAL RESTOS A PAGAR Encerramento do Exercício Orçamentário SIPRO & Contabilização dos Restos a Pagar SISCONT Objetivo A finalidade deste manual é auxiliar o usuário nos procedimentos de encerramento

Leia mais

Como Funciona: Esta tela é utilizada para fazer o Cancelamento das Notas Fiscais que foram emitidas ou importadas para o sistema Futura Server.

Como Funciona: Esta tela é utilizada para fazer o Cancelamento das Notas Fiscais que foram emitidas ou importadas para o sistema Futura Server. Como Cancelar Fiscal? - FS93 uma Nota Sistema: Futura Server Caminho:Fiscal>NfeEventos>Cancelamento Referência: FS93 Versão: 2015.8.7 Como Funciona: Esta tela é utilizada para fazer o Cancelamento das

Leia mais

Incluir Boleto - Sicoobnet Empresarial

Incluir Boleto - Sicoobnet Empresarial Incluir Boleto - Sicoobnet Empresarial Essa funcionalidade permite a emissão de boletos pelo Sicoobnet Empresarial manualmente, para tanto, deverá preencher os campos a seguir: Acesse o Sicoobnet Empresarial

Leia mais

Prazos Sistema Elotech já liberado para acesso. Notas e declarações serão pré-convertidas para conferência de dados até dia 26/06. Ideal é que todos e

Prazos Sistema Elotech já liberado para acesso. Notas e declarações serão pré-convertidas para conferência de dados até dia 26/06. Ideal é que todos e Nota Eletrônica Prazos Sistema Elotech já liberado para acesso. Notas e declarações serão pré-convertidas para conferência de dados até dia 26/06. Ideal é que todos estejam cadastrados (usuário e atualização

Leia mais

CARTILHA DE UTILIZAÇÃO DO SIGISS E DO SIGIPM

CARTILHA DE UTILIZAÇÃO DO SIGISS E DO SIGIPM CARTILHA DE UTILIZAÇÃO DO SIGISS E DO SIGIPM SISTEMA INTEGRADO DE GERENCIAMENTO DO IMPOSTO SOBRE SERVIÇOS.::Perguntas Mais Frequentes::..::Help Desk::..::Download::. Licenciado para Prefeitura Municipal

Leia mais

Manual de Instruções. Emissão de Nota Fiscal de Serviço Eletrônica / NFS-e e emissão de boleto. SapiturISSQN Versão 1.0 1

Manual de Instruções. Emissão de Nota Fiscal de Serviço Eletrônica / NFS-e e emissão de boleto. SapiturISSQN Versão 1.0 1 Manual de Instruções Emissão de Nota Fiscal de Serviço Eletrônica / NFS-e e emissão de boleto 1 Neste Manual vamos entender os procedimentos necessários para a emissão de Nota Fiscal de Serviço Eletrônica

Leia mais

Carnê de Pagamento. Copyright ControleNaNet

Carnê de Pagamento. Copyright ControleNaNet Este manual é parte integrante do Software On-line Carnê de Pagamento Concebido pela equipe técnica de ControleNaNet. http://www.controlenanet.com.br Todos os direitos reservados. Copyright 2015-2017 ControleNaNet

Leia mais

Manual Programa 832 Cadastro de entrada de mercadoria sem ordem de compra

Manual Programa 832 Cadastro de entrada de mercadoria sem ordem de compra Manual Programa 832 Cadastro de entrada de mercadoria sem ordem de compra Guia Dados da Nota Quadro Nota Fiscal Código de aviso no momento que é gravado a nota de entrada o código do aviso é gerado automaticamente

Leia mais

Parametrização para Documentos Fiscais

Parametrização para Documentos Fiscais Parametrização para Documentos Fiscais O sistema da Ommega Data é interativo e permite realizar as configurações necessárias conforme a necessidade da sua empresa. É importante que as configurações sejam

Leia mais

Manual de Instruções. Cadastro de Contribuinte e Configuração de usuário para emissão de NFS-e. SapiturISSQN Versão 1.0 1

Manual de Instruções. Cadastro de Contribuinte e Configuração de usuário para emissão de NFS-e. SapiturISSQN Versão 1.0 1 Manual de Instruções Cadastro de Contribuinte e Configuração de usuário para emissão de NFS-e 1 1. Cadastro de Novo Prestador de Serviço. Quando o usuário acessar o sistema de NFS-e Sapitur ISSQN, vai

Leia mais