OCUPAÇÃO DOCENTE SEMESTRE 2015/2

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "OCUPAÇÃO DOCENTE SEMESTRE 2015/2"

Transcrição

1 Autorização: Portaria MEC nº 1.757/00 DOU nº 210E de 31/10/2000 Reconhecimento: Portaria do MEC nº 40, publicada no DOU de 15/02/2013. Curso: OCUPAÇÃO DOCENTE SEMESTRE 2015/2 O corpo docente da Faculdade Energia de Administração e Negócios apresenta experiência profissional e prática docente adequada aos cursos, com condições técnicas e pedagógicas para ministrar disciplinas e orientar projetos laboratoriais diversos. PARA ACESSAR A PÁGINA DO PROFESSOR CLIQUE NO NOME DESEJADO 1. ANDRÉ CHATEAUBRIAND BANDEIRA DE MELO ANDRÉ LUIZ SANTOS ANTONIO CARLOS GÜTLER BRUNO INDALÊNCIO DE CAMPOS CARLOS DAVI MATIUZZI DA SILVA CLÁUDIO SAUSEN MALLMANN DAVID PEREIRA NETO DANIEL RANZI WERLE GENILDA OLIVEIRA DE ARAÚJO ILDO FRANCISCO GOLFETTO INARA ANTUNES VIEIRA WILLERDING ISRAEL DE ALCÂNTARA BRAGLIA JOSEANE SOUZA MARTA CRISTINA GOULART BRAGA NELSON EDUARDO SCHEIDT SILVIA MARIA KNABBEN CORRÊA ZAPELINI... 17

2 1. ANDRÉ CHATEAUBRIAND BANDEIRA DE MELO Possui graduação em Direito pela Faculdade de Direito de São Carlos (1991) e mestrado em Administração pela Universidade do Estado de Santa Catarina (2004). Atualmente faz Doutorado em Derecho at Trabajo, na Universidad de Salamanca. Professor colaborador da Esag Senior. Professor convidado da Voxlegem Desenvolvimento Profissional. Advogado com experiência na área de Direito, com ênfase em Direito do Trabalho e Constitucional, atuando principalmente nos seguintes temas: direito do trabalho, processo do trabalho, direito civil (dano moral). Relator de processos éticos-disciplinares da Ordem dos Advogados do Brasil Seção Santa Catarina. Bacharelado em Administração. Bacharelado em Sistemas de Informação. Legislação, Normas e Ética Profissional 7ª Ciências Sociais Aplicadas Direito. Mestrado. Geração Concursos Centro de Estudos Jurídicos: Professor. Instituto do Saber: Professor. Instituto Superior da Grande Florianópolis: Professor. Esag Sênior: Colaborador. Ordem dos Advogados do Brasil Seção Santa Catarina: Relator da 1ª Comissão de Instrução de Processo Ético e res. Voxlegem Desenvolvimento Profissional: Professor. Universidade do Vale do Itajaí: Professor. Horista 04/08/2003.

3 2. ANDRÉ LUIZ SANTOS Possui graduação em História pela Universidade Federal de Santa Catarina (1998) e mestrado em Relações Internacionais para o Mercosul com Habilitação em Ciências Jurídicas pela Universidade do Sul de Santa Catarina (2004). Foi durante 8 anos professor titular da Universidade do Vale do Itajaí e em igual período professor e Coordenador do Curso de Graduação Bacharelado em Direito da Universidade do Sul de Santa Catarina. Professor do Departamento de História da Universidade do Contestado (Unidade Universitária de Mafra). Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Teoria do Direito, atuando principalmente nos seguintes temas: História do Mercosul, Pan-Americanismo, Movimentos Emancipacionistas, América Latina e Blocos Econômicos. Bacharelado em Administração. Bacharelado em Ciências Contábeis. Bacharelado em Sistemas de Informação. Núcleo Docente Estruturante Livre Sociedade e Informação 1ª Ciências Humanas História. Mestrado. Universidade do Vale do Itajaí: Professor. Universidade do Sul de Santa Catarina: Professor; Coordenador do Curso de Graduação de Direito. Fundação Universidade do Contestado: Professor. Integral. 25/02/2008.

4 3. ANTONIO CARLOS GÜTLER Possui graduação em História pela Universidade de Brasília (1983), graduação em Licenciatura em Educação Artística pela Fundação Universidade Regional de Blumenau (1977) e mestrado em História pela Universidade Federal de Santa Catarina (1994). Atualmente é professor da Sociedade Catarinense de Ensino LTDA e professor da Faculdade Energia de Administração e Negócios. História da Arte 1ª Ciências Humanas História e Educação Artística. Mestrado. Sociedade Catarinense de Ensino LTDA: professor. Faculdade Energia de Administração e Negócios: professor. Horista. 25/02/2008.

5 4. BRUNO INDALÊNCIO DE CAMPOS Atuando como professor em diferentes disciplinas na área do Design. Possui graduação em Design Gráfico pela Universidade do Estado de Santa Catarina (2009). Pós-graduado pelo curso de Especialização em Gestão do Design pela Universidade Federal de Santa Catarina (2011). Mestrando do programa de Mestrado em Design e Expressão Gráfica pela Universidade Federal de Santa Catarina. Experiência na área de Desenho Industrial, com ênfase em Programação Visual. Infografia 4ª Branding e Design Gráfico 6ª Ciências Sociais Aplicadas Design Gráfico. Mestrado. Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC): Professor Substituto. Faculdade Energia de Administração e Negócios (Fean): Professor. Universidade do Vale do Itajaí (Univali): professor do Curso de Design de Jogos. Instituto de Ensino Superior da Grande Florianópolis (IESGF): Professor. Sistema Barddal de Ensino: Professor. Softplan Planejamento e Sistemas: Designer de Interfaces. SG Comunicações: Designer Gráfico. PIXEL Impressão Digital: Estagiário de Design Gráfico. Döll Vida Saudável: Estagiário de Design Gráfico. Cheia de Graça Jóias e Acessórios: Estagiário de Design Gráfico. Horista. 01/03/2013.

6 5. CARLOS DAVI MATIUZZI DA SILVA Possui graduação em Design - ULBRA CARAZINHO (2006). Pós Graduação em Design Gráfico e Mídias - UPF, Mestrado em Projeto e Processos de Fabricação pela Universidade de Passo Fundo UPF. Núcleo Docente Estruturante Livre Composição e Teoria da Forma 1ª Metodologia de Projeto 2ª Produção Gráfica 4ª Materiais e Processos Industriais 7ª Ciências Sociais Aplicadas Design. Mestrado. Atualmente é Professor dos Cursos de Design da Faculdade Energia em Florianópolis e Univalli - Universidade do Vale do Itajaí em Balneário Camburiú. Coordenou o Curso de Design e Arquitetura & Urbanismo da Universidade Luterana do Brasil - Campus Carazinho por 3 anos.foi articulador e Fundador do Curso de Arquitetura & Urbanismo e CST em Design de Interiores da ULBRA Carazinho. Foi Professor do Curso de Design da UNOESC-XXE, atuou também como professor na UNC Campus de Canoinhas, Coordenando o Núcleo de Design UNC - Canoinhas - SC, desenvolveu atividades de extensão no Curso de Design da UNOESC Campus de Xanxerê-SC como palestras e workshops. Atua como docente nos seguintes temas: Materiais e Processos Gráficos, Design Editorial, Tipografia, Composição (Metodologia Visual), Design de Superfície (Processos Gráficos Aplicados em Superfícies Cerâmicas), Biônica, Ergonomia Cognitiva, Projeto de ambientes sob a interferência do design gráfico. Desenvolve voluntariamente estudos sobre as manifestações do design gráfico decorrente dentro da história e sua influência na contemporaneidade.na área das engenharias colabora com a intervenção do design no projeto conceitual de máquinas agrícolas. Parcial. 20/02/2014.

7 6. CLÁUDIO SAUSEN MALLMANN Possui graduação em Psicologia (2008) e mestrado em Psicologia (2012) pela Universidade Federal de Santa Catarina. Atualmente é gerente de projetos (Oficina do Aprendiz). Atuação ligada aos temas: jogos de tabuleiro, processo de ensino-aprendizagem, mediação, desenvolvimento cognitivo, memória de trabalho e TDAH. Processo Criativo 2ª Ciências Humanas Psicologia. Mestrado. Faculdade Energia de Administração e Negócios (Fean): Professor. Oficina do Aprendiz: Gerente de Desenvolvimento de Projetos. Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC): Monitor de de Psicologia Experimental I e Bolsista do Laboratório de Psicologia Experimental. Horista. 01/03/2013.

8 7. DAVID PEREIRA NETO Possui graduação em Design pela Universidade Federal de Santa Catarina (2010) e mestrado em Design pela Universidade do Estado de Santa Catarina (2013). Tem experiência na área de Design Gráfico, com ênfase em infografia, animação e design de movimento.. Introdução ao Design 5ª Computação Gráfica V 7ª Ciências Sociais Aplicadas Design. Mestrado. Fundação CERTI: Designer Gráfico. Universidade Federal de Santa Catarina: Designer Grafico para de animação e infografia para cursos de ensino e especialização a distância. RBS Participações S.A.: Produtor Gráfico de vinhetas eletrônicas, animações e infográficos animados para telejornalismo e programas de televisão. Horista. 20/02/2014.

9 8. DANIEL RANZI WERLE Possui graduação em Design - Habilitação em Design Gráfico pela Universidade Federal de Santa Catarina (2008), graduação em Administração pela Universidade do Estado de Santa Catarina (2012) e pós-graduação em Design de Interação pela Universidade do Contestado/Instituo Faber Ludens (2011). Atualmente é Sócio-administrador e Designer de Interação na Nextt, docente da Faculdade Energia de Administração e Negócios e membro do comitê CCE-126 da ABNT. Edição vetorial 2ª Ciências Sociais Aplicadas Design Gráfico e Administração. Especialização (mestrando). Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT): Membro de comitê assessor. Faculdade Energia de Administração e Negócios (Fean): Professor. Nextt: Sócio-administrador. Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Florianópolis (SEBRAE/SC): Consultor. Flieger Software (Alemanha): Designer. Suntech S/A: Designer de Interface. Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC): Bolsista do Departamento de Educação a Distância e Monitor da disciplina de Teoria da Luz e Cor. Horista. 01/03/2012.

10 9. G E N I L D AOLIVEIRA DE ARAÚJO Possui graduação em Design Gráfico pela Universidade do Estado de Santa Catarina (2007), graduação em Ciência da Computação pela Universidade Federal do Maranhão (2000) e mestrado em Ciências da Computação pela Universidade Federal de Santa Catarina (2003). Atualmente é sócia e diretora de criação da empresa Claren Design. Tem experiência nas áreas de Design de Interfaces, Webdesign e Identidade Corporativa, com ênfase em Design de Informação e Tipografia. Tipografia Aplicada 4ª Ciências Sociais Aplicadas Desenho Industrial e Ciências da Computação. Mestrado. Faculdades Barddal: professora de Tipografia. Instituto de Governo Eletrônico, Inteligências e Sistemas (IJURIS):pesquisadora em projetos de pesquisa do Núcleo de Apoio a Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia, do Sistema Inteligente para Busca de Informações sobre Legislação na Área de Propriedade Intelectual, Direito do Consumidor e Direito Eletrônico e do Sistema Inteligente de Monitoramento de Informações para Redução de Gases de Efeito Estufa do setor madeireiro do Planalto Norte Catarinense; Desenvolvimento da nova identidade visual do Instituto, que passou a se chamar i3g. Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC): bolsista em projetos de pesquisa de Modelos de Planejamento de Produção e de Geração de Relatório para o Sistema CRP-DA. Directa Automação: analista de sistemas. Universidade Federal do Maranhão (UFMA): bolsista de iniciação científica. Companhia Vale do Rio Doce (CVRD): estagiária para desenvolvimento de aplicações para a intranet. Horista. 01/03/2012.

11 10. ILDO FRANCISCO GOLFETTO Mestre do Programa de Pós-Graduação em Design e Expressão Gráfica da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), no Centro de Comunicação e Expressão, junto ao Departamento de Expressão Gráfica, classificado em primeiro lugar na seleção para a área de Hipermídia Aplicada ao Design Gráfico. É graduado em Jornalismo também pela UFSC (2002). Atualmente é professor e coordenador de graduação do curso de Design Faculdade Energia e também coordenador de criação - Gráfica Editora Energia. Tem experiência na área de Desenho Industrial, com ênfase em Programação Visual, atuando principalmente nos seguintes temas: webdesign, usabilidade, design, publicidade e projeto gráfico-editorial de revistas. Livre Livre Coordenação Núcleo Docente Estruturante Fotografia I 2ª Projeto Gráfico II 4ª Ciências Sociais Aplicadas Desenho Industrial. Mestrado (doutorando). Visão Gráfica & Design: Designer Gráfico Computavestibulares Cursos Computafísica: Diretor de Criação e Webmaster Gráfica e Editora Energia: Coordenador de Criação Faculdades Barddal Curso de Design: Professor Integral. 01/03/2010.

12 11. INARA ANTUNES VIEIRA WILLERDING Doutoranda em Engenharia e Gestão do Conhecimento (PPGEGC/UFSC), Conceito 5 CAPES. Mestre na área de Gestão do Conhecimento do Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento pela Universidade Federal de Santa Catarina UFSC (PPGEGC/UFSC). Bacharel em Administração, com habilitação em Marketing pela Faculdade Energia de Administração e Negócios FEAN. Membro do Grupo de Pesquisa de Inovação em Ciência e Tecnologia UFSC/CNPq. Atuante nas linhas de pesquisa referente à Empreendedorismo, Conhecimento e Inovação, e Tecnologias da Informação e Ensino/Aprendizagem. Professora do curso de Bacharelado em Administração e do curso de Design da Faculdade Energia de Administração e Negócios FEAN. Coordenadora do Setor Editorial da Gráfica Editora Energia, na qual desenvolve também atividades de designer editorial. Autora de capítulos de livros, artigos em periódicos especializados e em anais de eventos. Núcleo Docente Estruturante Livre Editoração Eletrônica 4ª Gestão do Design Gráfico 5ª Empreendedorismo 7ª Ciências Sociais Aplicadas Administração. Mestrado (doutoranda). Faculdade Energia de Administração e Negócios (Fean): Professora. Gráfica Editora Energia (Univali): Coordenadora de Produção. Horista. 01/08/2011.

13 12. ISRAEL DE ALCÂNTARA BRAGLIA É bacharel em Design Gráfico pela Universidade do Estado de Santa Catarina UDESC, possui o título de mestre em Design na linha de pesquisa Hipermídia aplicada ao design pelo Programa de Pós-graduação em Design e Expressão Gráfica da Universidade Federal de Santa Catarina UFSC e é doutorando em Engenharia e Gestão do Conhecimento na linha de pesquisa Mídias do Conhecimento na mesma instituição além de ser bacharelando em Teologia pela Faculdade de Teologia Filadélfia - FATEFI. É professor colaborador no departamento de Design na Universidade do Estado de Santa Catarina e na Faculdade Energia. Atua principalmente com: ensino do design, design para a EAD, design instrucional, editoração eletrônica, webdesign, diagramação editorial, interface, produção gráfica, processos criativos e teologia. Possui dois livros publicados sobre vida cristã. Núcleo Docente Estruturante Livre Layout 2ª Tipografia 3ª Metodologia da Pesquisa Científica 6ª Projeto Gráfico V 7ª Ciências Sociais Aplicadas Desenho Industrial. Doutorado. Universidade Federal de Santa Catarina: Professor substituto - Departamento de Design. SENAI-SC: Designer Instrucional. Universidade do Estado de Santa Catarina: Designer (Estagiário/Bolsista) - Centro de Artes Parcial. 28/02/2011.

14 13. JOSEANE SOUZA Possui graduação em Educação Artística - Habilitação em Desenho, Pós graduação em Design de Móveis e Pós Graduação em Moda (Produção e Criação) ambos pela Universidade do Estado de Santa Catarina -UDESC. Tem experiência de ensino superior nas áreas de Artes, Design, Arquitetura e Moda, coordenação e gestão de cursos de extensão. Desenho de Observação 1ª Ilustração 2ª Teorias das Cores 3ª Ciências Sociais Aplicadas Moda, Arquitetura e Educação Artísitca Especialização. Complexo de Ensino Superior de Santa Catarina: professora do curso Tecnólogo em Design de Interiores. Centro de Artes e Design: professora. Fundação Homeopática Benoit Mure: professora. Instituto Catarinense de Pós- Graduação (ICPG): professora da Pós-Graduação em Moda - Modelagem e Ergonomia. Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI-JOINVILLE): professora das disciplinas dos cursos Tecnólogo em Design de Calçados e Tecnólogo em Design Cerâmico. Centro Universitário de Brusque (UNIFEBE): professora do curso de Design de Moda. Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI): professora dos curso de Design de Moda, Tecnólogos de Design Gráfico e Produção Publicitária e Design de Interiores. Diário Catarinense: coordenadora e organizadora dos eventos da mostra CASA NOVA Horista. 01/03/2012.

15 14. MARTA CRISTINA GOULART BRAGA Possui graduação em Design de Interiores pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1982), mestrado (2007) e doutorado (2012) em Engenharia e Gestão do Conhecimento pela Universidade Federal de Santa Catarina. Pesquisas na área de Educação a Distância, com ênfase em Tecnologia Educacional, atuando principalmente nos seguintes temas: Design, Mídias para educação, Ambiente Virtual de Aprendizagem, Gestão de projeto para E-learning e T- learning, Design Instrucional, Hipermídia, Usabilidade, Arquitetura da Informação. História e Evolução do Design 2ª Semiótica 3ª Ergonomia 6ª Sustentabilidade e Gestão Ambiental 7ª Ciências Sociais Aplicadas Desenho Industrial. Doutorado. Qualificação docente: Design Gráfico, Design de Produto e Design de Animação - UFSC. Design Gráfico Faculdade SATC - Associação Beneficente da Indústria Carbonífera de Santa Catarina. Design Gráfico da UFSC. Centro Integrado de Cultura (CIC) FCC-SC. Seminários de formação de professores para a Secretaria de Educação do Município de Itajaí. Estágio de Docência - UFSC. Outras qualificações: Design gráfico, produção gráfica, gestão do design, produção fotográfica, Design Instrucional, Gerência de Marketing, Gerência de projeto: Banco Nacional, Fluxo Informática, Petrobrás, TVA Sistema de Televisão, Emulzint Alimentos, Madina Fotolito Eletrônico, Laboratórios LANTEC e HIPERLAB - UFSC e Centro de Referência em Modelagem Matemática (CREMM) FURB. Parcial 01/03/2010.

16 15. NELSON EDUARDO SCHEIDT Possui graduação em Educação Artística pela Universidade do Estado de Santa Catarina (1994), especialização em Gestão Educacional pela Faculdade Energia de Administração e Negócios (2014). Atualmente é professor do Centro Federal de Educação Tecnológica de Santa Catarina e professor - Sistema de Ensino Energia. Desenho Técnico 1ª Lingüística, Letras e Artes Desenho. Especialista. Sistema de Ensino Energia: Professor. Centro Federal de Educação Tecnológica de Santa Catarina: Professor. Horista 02/03/2015.

17 16. SILVIA MARIA KNABBEN CORRÊA ZAPELINI Possui graduação em Filosofia (Licenciatura) pela Universidade Federal de Santa Catarina (1990) e Mestrado Em Administração (Gestão Estratégica das Organizações) pela Universidade do Estado de Santa Catarina (2000). Atualmente é professora efetiva da Faculdade Energia de Administração e Negócios, ocupando também o cargo de Coordenadora de Estágios. Tem experiência na área de Filosofia, com ênfase em Filosofia, atuando principalmente nos seguintes temas: ética, ética empresarial, responsabilidade, responsabilidade moral e responsabilidade social. Bacharelado em Administração. Bacharelado em Ciências Contábeis. Bacharelado em Sistemas de Informação. Coordenadora de Estágios Livre Ciências Humanas Filosofia. Mestrado Faculdade Energia de Administração e Negócios (FEAN): professora dos curso de Administração, Ciências Contábeis, Sistemas de Informação e Design; coordenadora de estágios. Escola Técnica Federal de Santa Catarina (ETF- SC): professora do Ensino Médio. Colégio Anísio Teixeira: professora do Ensino Médio. Parcial. 04/08/2003.

OCUPAÇÃO DOCENTE SEMESTRE 2014/2

OCUPAÇÃO DOCENTE SEMESTRE 2014/2 Autorização: Portaria MEC nº 1.757/00 DOU nº 210E de 31/10/2000 Reconhecimento: Portaria do MEC nº 40, publicada no DOU de 15/02/2013. Curso: OCUPAÇÃO DOCENTE SEMESTRE 2014/2 O corpo docente da Faculdade

Leia mais

OCUPAÇÃO DOCENTE SEMESTRE 2012/2

OCUPAÇÃO DOCENTE SEMESTRE 2012/2 Autorização: Portaria MEC nº 1.757/00 DOU nº 210E de 31/10/2000 Curso: OCUPAÇÃO DOCENTE SEMESTRE 2012/2 O corpo docente da Faculdade Energia de Administração e Negócios apresenta experiência profissional

Leia mais

OCUPAÇÃO DOCENTE SEMESTRE 2013/2

OCUPAÇÃO DOCENTE SEMESTRE 2013/2 Autorização: Portaria MEC nº 1.757/00 DOU nº 210E de 31/10/2000 Reconhecimento: Portaria do MEC nº 40, publicada no DOU de 15/02/2013. Curso: OCUPAÇÃO DOCENTE SEMESTRE 2013/2 O corpo docente da Faculdade

Leia mais

OCUPAÇÃO DOCENTE SEMESTRE 2014/1

OCUPAÇÃO DOCENTE SEMESTRE 2014/1 Autorização: Portaria MEC nº 1.757/00 DOU nº 210E de 31/10/2000 Reconhecimento: Portaria do MEC nº 40, publicada no DOU de 15/02/2013. Curso: OCUPAÇÃO DOCENTE SEMESTRE 2014/1 O corpo docente da Faculdade

Leia mais

1. Gestão de Pessoas I e II (Administração Integrada ao Ensino Médio)

1. Gestão de Pessoas I e II (Administração Integrada ao Ensino Médio) 1. Gestão de Pessoas I e II (Administração Integrada ao Ensino Médio) Administração Administração (EII) Administração - Habilitação em Administração de Empresas Administração - Habilitação em Administração

Leia mais

Associação Catarinense das Fundações Educacionais - ACAFE VESTIBULAR DE VERÃO ACAFE 2015/1 Relatório de demanda de cursos - Preliminar

Associação Catarinense das Fundações Educacionais - ACAFE VESTIBULAR DE VERÃO ACAFE 2015/1 Relatório de demanda de cursos - Preliminar UNIPLAC - UNIVERSIDADE DO PLANALTO CATARINENSE Campus: UNIPLAC - Campus Lages 7091 ARQUITETURA E URBANISMO MATUTINO/VESPERTINO 36 45 1,25 1121 BIOMEDICINA INTEGRAL 36 36 1,00 0014 DIREITO MATUTINO 40 43

Leia mais

ACAFE - ASSOCIAÇÃO CATARINENSE DAS FUNDAÇÕES EDUCACIONAIS VESTIBULAR DE VERÃO 2016

ACAFE - ASSOCIAÇÃO CATARINENSE DAS FUNDAÇÕES EDUCACIONAIS VESTIBULAR DE VERÃO 2016 BOM JESUS-IELUSC - INSTITUTO SUPERIOR E CENTRO EDUCACIONAL LUTERANO BOM JESUS-IELUSC - Joinville ADMINISTRAÇÃO - NOTURNO 50 15 0,30 COMUNICAÇÃO SOCIAL - Jornalismo - NOTURNO 50 62 1,24 COMUNICAÇÃO SOCIAL

Leia mais

285 328 1,15 285 328 1,15. Total Campus: Total Instituição: ACAFE - Processamento de dados. segunda-feira, 7 de abril de 2014 Página 1 de 22

285 328 1,15 285 328 1,15. Total Campus: Total Instituição: ACAFE - Processamento de dados. segunda-feira, 7 de abril de 2014 Página 1 de 22 BOM JESUS-IELUSC - INSTITUTO SUPERIOR E CENTRO EDUCACIONAL LUTERANO BOM JESUS-IELUSC - Joinville COMUNICAÇÃO SOCIAL - Jornalismo NOTURNO 50 87 1,74 COMUNICAÇÃO SOCIAL - Publicidade e Propaganda NOTURNO

Leia mais

FURB Universidade Regional de Blumenau. FURB Campus Blumenau Informações gerais dos cursos a serem oferecidos

FURB Universidade Regional de Blumenau. FURB Campus Blumenau Informações gerais dos cursos a serem oferecidos FURB Universidade Regional de Blumenau FURB Campus Blumenau ADMINISTRAÇÃO Gestão Empresarial Matutino 25 ADMINISTRAÇÃO Gestão Empresarial Noturno 50 ARQUITETURA E URBANISMO Matutino 25 CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO

Leia mais

CORPO DOCENTE DO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM JOGOS DIGITAIS ANO 2015

CORPO DOCENTE DO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM JOGOS DIGITAIS ANO 2015 CORPO DOCENTE DO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM JOGOS DIGITAIS ANO 2015 Carla de Cássia Carvalho Cassado (Doutora) Regime de Trabalho: Tempo Parcial Área de Conhecimento: Ciências Humanas Qualificação

Leia mais

PÓS-GRADUAÇÃO EM INOVAÇÕES EDUCATIVAS E ENSINO VIRTUAL CORPO DOCENTE

PÓS-GRADUAÇÃO EM INOVAÇÕES EDUCATIVAS E ENSINO VIRTUAL CORPO DOCENTE PÓS-GRADUAÇÃO EM INOVAÇÕES EDUCATIVAS E ENSINO VIRTUAL CORPO DOCENTE Ana Christina Duarte Pires Engenheira Agrônoma formada pela Universidade Federal de Pelotas (1989), possui mestrado em Agronomia pela

Leia mais

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM DESIGN GRÁFICO

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM DESIGN GRÁFICO 1 CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM DESIGN GRÁFICO EMENTÁRIO DAS DISCIPLINAS BRUSQUE (SC) Consuni nº. 63/14, 2011 de 10 de dezembro de 2014. 2 SUMÁRIO 1ª FASE... 3 01 INTRODUÇÃO AO CONHECIMENTO TECNOLÓGICO...

Leia mais

COMPONENTES CURRICULARES POR TITULAÇÃO PROCESSO SELETIVO 7591/2013

COMPONENTES CURRICULARES POR TITULAÇÃO PROCESSO SELETIVO 7591/2013 COMPONENTES CURRICULARES POR TITULAÇÃO PROCESSO SELETIVO 7591/2013 1. Gestão Empresarial (EII) / Ciências Administrativas (qualquer modalidade) Geral Ciências Administrativas Ciências Contábeis Ciências

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO E CIÊNCIAS CONTÁBEIS

ADMINISTRAÇÃO E CIÊNCIAS CONTÁBEIS DATA DA APLICAÇÃO: 12.12.2015 GABARITOS MULTIDISCIPLINAR 2015.2 HUMANAS E EXATAS ADMINISTRAÇÃO E CIÊNCIAS CONTÁBEIS ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO A E D D E C A E A B ADMINISTRAÇÃO DE CUSTOS E PREÇOS ADMINISTRAÇÃO

Leia mais

OCUPAÇÃO DOCENTE DO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS - SEMESTRE 2015/2

OCUPAÇÃO DOCENTE DO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS - SEMESTRE 2015/2 Autorização: Portaria MEC nº 1.757/00 DOU nº 210E de 31/10/2000 Cursos: Administração Ciências Contábeis Sistemas de Informação Design Gráfico OCUPAÇÃO DOCENTE DO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS - SEMESTRE 2015/2

Leia mais

CORPO DOCENTE DO CURSO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL RELAÇÕES PÚBLICAS

CORPO DOCENTE DO CURSO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL RELAÇÕES PÚBLICAS CORPO DOCENTE DO CURSO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL RELAÇÕES PÚBLICAS Alcyr de Morisson Faria Neto (Especialista) Regime de Trabalho: Área de conhecimento: Engenharia Qualificação profissional: Arquitetura e

Leia mais

EDITAL EXAME DE PROFICIÊNCIA 2015.2 ANEXO 2 - DISCIPLINAS: ORDEM POR ESCOLA E CURSO ESCOLA CURSO ESTRUTURA SÉRIE DISCIPLINA

EDITAL EXAME DE PROFICIÊNCIA 2015.2 ANEXO 2 - DISCIPLINAS: ORDEM POR ESCOLA E CURSO ESCOLA CURSO ESTRUTURA SÉRIE DISCIPLINA ESCOLA CURSO ESTRUTURA SÉRIE DISCIPLINA CH CÓDIGO TIPO DE AVALIAÇÃO LOCAL TEÓRICA PRÁTICA COMUNICAÇÃO COS - HAB. PUBLICIDADE E PROPAGANDA 2012.1 6ª NOVAS ARENAS E MÍDIAS DIGITAIS 140 20451 - X NATAL COMUNICAÇÃO

Leia mais

CATÁLOGO DE REQUISITOS DE TITULAÇÃO PROCESSO SELETIVO 5628/2015

CATÁLOGO DE REQUISITOS DE TITULAÇÃO PROCESSO SELETIVO 5628/2015 CATÁLOGO DE REQUISITOS DE TITULAÇÃO PROCESSO SELETIVO 5628/2015 1. Biologia (Base Nacional Comum Ensino Médio; Automação Industrial Integrado ao Ensino Médio) Biologia (LP) Ciências Biológicas (LP) Ciências

Leia mais

CORPO DOCENTE DO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM MANUTENÇÃO INDUSTRIAL ANO 2015

CORPO DOCENTE DO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM MANUTENÇÃO INDUSTRIAL ANO 2015 CORPO DOCENTE DO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM MANUTENÇÃO INDUSTRIAL ANO 2015 Anderson José Costa Sena (Mestre) Regime de Trabalho: Tempo Integral Qualificação Profissional: Engenharia Elétrica Doutorando

Leia mais

Glaucia da Silva Brito. Coordenadora do Curso

Glaucia da Silva Brito. Coordenadora do Curso Glaucia da Silva Brito Coordenadora do Curso Glaucia da Silva Brito Possui Graduação em Bacharelado e Licenciatura Português Inglês pela Faculdade de Educação Ciências E Letras de Cascavel (1990), Especialização

Leia mais

ESCOLA TÉCNICA ESTADUAL DE ILHA SOLTEIRA ILHA SOLTEIRA

ESCOLA TÉCNICA ESTADUAL DE ILHA SOLTEIRA ILHA SOLTEIRA ILHA SOLTEIRA REQUISITOS PARA INSCRIÇÕES AO PROCESSO SELETIVO DE DOCENTES, OBJETIVANDO A FORMAÇÃO DE CADASTRO PARA CONTRATAÇÃO TEMPORÁRIA DE EXCEPCIONAL INTERESSE PÚBLICO, Nº 065/10/2015 de 19/10/2015.

Leia mais

Universidade Regional de Blumenau - FURB

Universidade Regional de Blumenau - FURB Universidade Regional de Blumenau - FURB FURB Campus Blumenau ADMINISTRAÇÃO Matutino 25 ADMINISTRAÇÃO Noturno 50 ARQUITETURA E URBANISMO Matutino 25 BIOMEDICINA Noturno 30 CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO Noturno

Leia mais

CORPO DOCENTE DO CURSO SUPERIOR DE ENGENHARIA CIVIL

CORPO DOCENTE DO CURSO SUPERIOR DE ENGENHARIA CIVIL CORPO DOCENTE DO CURSO SUPERIOR DE ENGENHARIA CIVIL Alcyr de Morisson Faria Neto (Especialista) Regime de Trabalho: Horista Área de conhecimento: Ciências Sociais Aplicadas Qualificação profissional: Arquitetura

Leia mais

ETEC DE ILHA SOLTEIRA ILHA SOLTEIRA CLASSE DESCENTRALIZADA DE ILHA SOLTEIRA E. E. DE URUBUPUNGÁ

ETEC DE ILHA SOLTEIRA ILHA SOLTEIRA CLASSE DESCENTRALIZADA DE ILHA SOLTEIRA E. E. DE URUBUPUNGÁ REQUISITOS PARA INSCRIÇÕES AO PROCESSO SELETIVO DE DOCENTES, OBJETIVANDO A FORMAÇÃO DE CADASTRO PARA CONTRATAÇÃO TEMPORÁRIA DE EXCEPCIONAL INTERESSE PÚBLICO, Nº 065/03/2013 de 16/05/2013. 1. Cálculo Financeiros

Leia mais

Requisitos de Titulação para Inscrição no Processo Seletivo de Docentes Aviso 064.03.2013 Processo /2013

Requisitos de Titulação para Inscrição no Processo Seletivo de Docentes Aviso 064.03.2013 Processo /2013 Etec Professor Horácio Augusto da Silveira Requisitos de Titulação para Inscrição no Processo Seletivo de Docentes Aviso 064.03.2013 Processo /2013 Para a Inscrição no Processo Seletivo, é necessário uma

Leia mais

Universidade Federal Fluminense IACS - Instituto de Arte e Comunicação Social Departamento de Comunicação Social Curso de Publicidade e Propaganda

Universidade Federal Fluminense IACS - Instituto de Arte e Comunicação Social Departamento de Comunicação Social Curso de Publicidade e Propaganda Universidade Federal Fluminense IACS - Instituto de Arte e Comunicação Social Departamento de Comunicação Social Curso de Publicidade e Propaganda Disciplinas Optativas Publicidade Carga horária total

Leia mais

QUADRO DE TITULAÇÃO VERIFIQUE NO QUADRO OS COMPONENTES POSSÍVEIS COM BASE NA SUA TITULAÇÃO ENSINO MÉDIO

QUADRO DE TITULAÇÃO VERIFIQUE NO QUADRO OS COMPONENTES POSSÍVEIS COM BASE NA SUA TITULAÇÃO ENSINO MÉDIO 1 QUADRO DE TITULAÇÃO VERIFIQUE NO QUADRO OS COMPONENTES POSSÍVEIS COM BASE NA SUA TITULAÇÃO ENSINO MÉDIO DISCIPLINAS Artes (Base Nacional Comum) Biologia (Ensino Médio) Matemática (Base Nacional Comum)

Leia mais

CURSO DE DESIGN DE MODA

CURSO DE DESIGN DE MODA 1 CURSO DE EMENTÁRIO DAS DISCIPLINAS 2011.1 BRUSQUE (SC) 2013 2 SUMÁRIO 1ª FASE... 3 01 CRIATIVIDADE... 3 02 HISTÓRIA DA ARTE E DO DESIGN... 3 03 INTRODUÇÃO AO... 3 04 LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTO... 3

Leia mais

Catálogo de Requisitos de Titulação. Habilitação: Recursos Humanos

Catálogo de Requisitos de Titulação. Habilitação: Recursos Humanos Habilitação: Recursos Humanos Aviso: Este catálogo é constantemente atualizado pelo Centro Paula Souza para obter informações atualizadas consulte o site: www.cpscetec.com.br/crt Recursos Humanos Aplicativos

Leia mais

CURSO DE DESIGN DE MODA

CURSO DE DESIGN DE MODA 1 CURSO DE MATRIZ CURRICULAR 2016.1 EMENTÁRIO DAS DISCIPLINAS BRUSQUE (SC) Consuni nº. 49/15, 2015 de 7 de outubro de 2015. SUMÁRIO 2 1ª FASE... 4 01 DESENHO DE MODA I... 4 02 HISTÓRIA: ARTE E INDUMENTÁRIA...

Leia mais

ANEXO I - EDITAL Nº 15/2015 QUADRO GERAL DE DISTRIBUIÇÃO DE VAGAS POR DISCIPLINA E CURSOS LICENCIATURA EM FÍSICA

ANEXO I - EDITAL Nº 15/2015 QUADRO GERAL DE DISTRIBUIÇÃO DE VAGAS POR DISCIPLINA E CURSOS LICENCIATURA EM FÍSICA INSTITUTO FEDERAL DO AMAZONAS PRÓ-REITORIA DE ENSINO PROCESSO SELETIVO DO 2º SEMESTRE 205 ANEXO I - EDITAL Nº 5/205 QUADRO GERAL DE DISTRIBUIÇÃO DE VAGAS POR DISCIPLINA E CURSOS LICENCIATURA EM FÍSICA

Leia mais

BOLETIM DE SERVIÇO - FIPAR ON LINE

BOLETIM DE SERVIÇO - FIPAR ON LINE BOLETIM DE SERVIÇO - FIPAR ON LINE ANO II Nº 003 Editado pela Secretaria Geral das FIPAR Faculdades Integradas de Paranaíba FIPAR Paranaíba, 08 de agosto de 2008. AVISO DE PUBLICAÇÃO E ADEQUAÇÃO DE MATRIZ

Leia mais

TOTAL DE VAGAS FURB 957

TOTAL DE VAGAS FURB 957 ANEXO I QUADRO DE CURSOS E VAGAS Universidade Regional de Blumenau - FURB FURB Campus Blumenau ADMINISTRAÇÃO Noturno 60 ARQUITETURA E URBANISMO Matutino 30 BIOMEDICINA Noturno 25 CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO

Leia mais

Pró-Reitoria de Extensão, Pesquisa e Inovação Diretoria de Extensão e Políticas de Inclusão Programa de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego - PRONATEC

Pró-Reitoria de Extensão, Pesquisa e Inovação Diretoria de Extensão e Políticas de Inclusão Programa de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego - PRONATEC Pró-Reitoria de Extensão, Pesquisa e Inovação Diretoria de Extensão e Políticas de Inclusão Programa de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego - PRONATEC Retificação do EDITAL Nº 002/2012 PRONATEC/IFPR PROCESSO

Leia mais

Programa Municipal de Ciência, Tecnologia & Inovação CURSO

Programa Municipal de Ciência, Tecnologia & Inovação CURSO CURSO Capacitação Empresarial em Gestão da Inovação, Inteligência de Negócios, Propriedade Intelectual e Internacionalização de Empresas Datas e Locais: 16 e 17 de abril: das 8:30 às 17:15 Endereço: Av.

Leia mais

AGUARDANDO HOMOLOGAÇÃO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO

AGUARDANDO HOMOLOGAÇÃO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO AGUARDANDO HOMOLOGAÇÃO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO INTERESSADO: CENECT Centro Integrado de Educação, Ciência e UF: PR Tecnologia S/C Ltda. ASSUNTO: Recredenciamento da Faculdade

Leia mais

ANEXO I QUADRO DE CURSOS E VAGAS

ANEXO I QUADRO DE CURSOS E VAGAS ANEXO I QUADRO DE CURSOS E VAGAS Universidade Regional de Blumenau FURB Campus I ADMINISTRAÇÃO Matutino 30 ADMINISTRAÇÃO Noturno 30 ARQUITETURA E URBANISMO Matutino 30 BIOMEDICINA Noturno 24 CIÊNCIA DA

Leia mais

ESCOLA TÉCNICA ESTADUAL DE ILHA SOLTEIRA ILHA SOLTEIRA

ESCOLA TÉCNICA ESTADUAL DE ILHA SOLTEIRA ILHA SOLTEIRA ILHA SOLTEIRA REQUISITOS PARA INSCRIÇÕES AO PROCESSO SELETIVO DE DOCENTES, OBJETIVANDO A FORMAÇÃO DE CADASTRO PARA CONTRATAÇÃO TEMPORÁRIA DE EXCEPCIONAL INTERESSE PÚBLICO, Nº 065/09/2015 de 19/10/2015.

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO/ MÓDULO I OFERTA ESPECIAL DE DISCIPLINAS DISCIPLINAS EQUIVALENTES POR TURMA E CURSO

ADMINISTRAÇÃO/ MÓDULO I OFERTA ESPECIAL DE DISCIPLINAS DISCIPLINAS EQUIVALENTES POR TURMA E CURSO DISCIPLINAS Matemática Aplicada - ADM Teoria e Gestão das Organizações Tecnologia da Informação e Comunicação/(Tecnologias Educacionais) - ADM Metodologia da Ciência e da Pesquisa(Fundamentos do Trabalho

Leia mais

Em atendimento ao art. 32 da Portaria MEC 40/2007, publicamos as condições de oferta do Curso de Bacharelado em Administração, conforme segue:

Em atendimento ao art. 32 da Portaria MEC 40/2007, publicamos as condições de oferta do Curso de Bacharelado em Administração, conforme segue: Em atendimento ao art. 32 da Portaria MEC 40/2007, publicamos as condições de oferta do Curso de Bacharelado em Administração, conforme segue: I Ato autorizativo, expedido pelo MEC, com a data de publicação

Leia mais

NOME TITULAÇÃO FORMAÇÃO DISCIPLINAS Possui Pós-Graduação Contabilidade

NOME TITULAÇÃO FORMAÇÃO DISCIPLINAS Possui Pós-Graduação Contabilidade FORMAÇÃO ACADÊMICA E PROFISSIONAL TITULAÇÃO NOME TITULAÇÃO FORMAÇÃO DISCIPLINAS Possui Pós-Graduação em Governamental Estratégica pela Laboratório Contábil Pernambuco(2004)possui II graduação em Ciencias

Leia mais

ANEXO 1 PERFIS DE PROFESSOR

ANEXO 1 PERFIS DE PROFESSOR ANEXO 1 PERFIS DE PROFESSOR EDITAL 162/2013 Curso Sem. Disciplina Perfil do Docente Administração 1º Teoria Geral da Administração Administração 1º Empreendedorismo Administração 1º Sociologia das Organizações

Leia mais

PROGRAMA UNIVERSIDADE PARA TODOS PROUNI EDITAL DE INSCRIÇÃO PARA TRANSFERÊNCIAS DE CURSO COM BOLSA PROUNI 2015/1

PROGRAMA UNIVERSIDADE PARA TODOS PROUNI EDITAL DE INSCRIÇÃO PARA TRANSFERÊNCIAS DE CURSO COM BOLSA PROUNI 2015/1 PROGRAMA UNIVERSIDADE PARA TODOS PROUNI EDITAL DE INSCRIÇÃO PARA TRANSFERÊNCIAS DE CURSO COM BOLSA PROUNI 2015/1 1. Abertura O Coordenador do PROUNI, da Universidade do Vale do Rio dos Sinos UNISINOS,

Leia mais

FURB Campus II Blumenau Informações gerais dos cursos a serem oferecidos. FURB Campus III Blumenau Informações gerais dos cursos a serem oferecidos

FURB Campus II Blumenau Informações gerais dos cursos a serem oferecidos. FURB Campus III Blumenau Informações gerais dos cursos a serem oferecidos ANEXO I QUADRO DE CURSOS E VAGAS FURB Universidade Regional de Blumenau FURB Campus I Blumenau ADMINISTRAÇÃO Comércio Exterior Noturno 35 ADMINISTRAÇÃO Gestão Empresarial Noturno 70 ADMINISTRAÇÃO Gestão

Leia mais

ESCOLA TÉCNICA ESTADUAL DE ILHA SOLTEIRA ILHA SOLTEIRA

ESCOLA TÉCNICA ESTADUAL DE ILHA SOLTEIRA ILHA SOLTEIRA ILHA SOLTEIRA REQUISITOS PARA INSCRIÇÕES AO PROCESSO SELETIVO DE DOCENTES, OBJETIVANDO A FORMAÇÃO DE CADASTRO PARA CONTRATAÇÃO TEMPORÁRIA DE EXCEPCIONAL INTERESSE PÚBLICO, Nº 065/08/2015 de 19/10/2015.

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E DO DESPORTO - UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO RESOLUÇÃO Nº 60/00-CEPE RESOLVE:

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E DO DESPORTO - UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO RESOLUÇÃO Nº 60/00-CEPE RESOLVE: RESOLUÇÃO Nº /00-CEPE 1 Fixa o Currículo Pleno do Curso de Comunicação Social, Habilitações em Jornalismo, Relações Públicas e Publicidade e Propaganda, do Setor de Ciências Humanas, Letras e Artes. O,

Leia mais

Associação Catarinense das Fundações Educacionais - ACAFE VESTIBULAR DE INVERNO 2015 2015/2 Relatório de demanda de cursos - Preliminar

Associação Catarinense das Fundações Educacionais - ACAFE VESTIBULAR DE INVERNO 2015 2015/2 Relatório de demanda de cursos - Preliminar UNIVILLE - UNIVERSIDADE DA REGIÃO DE JOINVILLE Campus: UNIVILLE - Campus Joinville 0112 MEDICINA INTEGRAL 34 1583 46,56 Total do campus: 34 1.583 Total da instituição: 34 1.583 Pag. 1/11 UNIFEBE - CENTRO

Leia mais

GESTÃO DA COMUNICAÇÃO NAS ATIVIDADES CRIATIVAS E CULTURAIS. Proposta de curso. Edição 2014.

GESTÃO DA COMUNICAÇÃO NAS ATIVIDADES CRIATIVAS E CULTURAIS. Proposta de curso. Edição 2014. GESTÃO DA COMUNICAÇÃO NAS ATIVIDADES CRIATIVAS E CULTURAIS Proposta de curso Edição 2014. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO Título: Gestão da Comunicação nas Atividades Criativas e Culturais Local de realização:

Leia mais

A EXO 2 - LISTA DE VAGAS - DOCE TES

A EXO 2 - LISTA DE VAGAS - DOCE TES A EXO 2 - LISTA DE VAGAS - DOCE TES Campus Graduação na área de Artes Ministrar aulas em disciplinas relacionadas à área de Artes em geral. Desenvolver projetos e atividades extra-curriculares nas Artes

Leia mais

26 Psicologia Aplicada à Administração - ADM 2 2 4 Relações Humanas no Trabalho - CTL 2 1 2 Psicologia da Comunicação - CS 3 1 3

26 Psicologia Aplicada à Administração - ADM 2 2 4 Relações Humanas no Trabalho - CTL 2 1 2 Psicologia da Comunicação - CS 3 1 3 1a vaga Vagas Regime trabalho semanal Disciplina Quadro I - Previsão para as designações/2011 1º Semestre 2º Semestre C/H semanal turma Nº turmas Total encargos disciplina Disciplina C/H semanal turma

Leia mais

COMPONENTE CURRICULAR (CURSO E/OU HABILITAÇÃO)

COMPONENTE CURRICULAR (CURSO E/OU HABILITAÇÃO) COMPONENTE CURRICULAR (CURSO E/OU HABILITAÇÃO) 1. Economia e Mercado (Contabilidade) Administração (EII) Relações Internacionais Tecnologia - Modalidade Tecnólogo Executivo Tecnologia em Planejamento Administrativo

Leia mais

TITULAÇÕES - VIRGINIA RAMALHO

TITULAÇÕES - VIRGINIA RAMALHO TITULAÇÕES - VIRGINIA RAMALHO LEGENDAS: LP (LICENCIATURA PLENA) EII (ESQUEMA II) 01 - Projeto de Redes I (Redes de Computadores) de Sistemas de Informação Análise de Sistemas Análise de Sistemas Administrativos

Leia mais

EDITAL Nº 001/2014 DED/PROEN/IFAM ANEXO I QUADRO GERAL DE DISTRIBUIÇÃO DE VAGAS POR DISCIPLINAS E CURSOS LICENCIATURA EM FÍSICA.

EDITAL Nº 001/2014 DED/PROEN/IFAM ANEXO I QUADRO GERAL DE DISTRIBUIÇÃO DE VAGAS POR DISCIPLINAS E CURSOS LICENCIATURA EM FÍSICA. EDITAL Nº 00/204 DED/PROEN/IFAM ANEXO I QUADRO GERAL DE DISTRIBUIÇÃO DE VAGAS POR DISCIPLINAS E CURSOS LICENCIATURA EM FÍSICA Módulo I Educação a Distância e Ambiente Virtual de Aprendizagem História e

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO PARECER HOMOLOGADO(*) (*) Despacho do Ministro, publicado no Diário Oficial da União de 15/03/2004 (*) Portaria/MEC nº 552, publicada no Diário Oficial da União de 15/03/2004 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO

Leia mais

E-mail: Currículo lattes:

E-mail: Currículo lattes: CORPO DOCENTE DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO COM LINHAS ESPECÍFICAS EM AGRONEGÓCIOS E GESTÃO AMBIENTAL Adalberto Wolmer do Nascimento Silva (Especialista) Regime de Trabalho: Tempo Parcial Área de Conhecimento:

Leia mais

OCUPAÇÃO DOCENTE DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO - SEMESTRE 2014/2

OCUPAÇÃO DOCENTE DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO - SEMESTRE 2014/2 Autorização: Portaria MEC nº 1.757/00 DOU nº 210E de 31/10/2000 Cursos: Administração Ciências Contábeis Sistemas de Informação C.S. de Tecnologia: Gestão Financeira e Negócios Imobiliários OCUPAÇÃO DOCENTE

Leia mais

Curso de Engenharia Formação Geral 1º e 2º anos

Curso de Engenharia Formação Geral 1º e 2º anos Curso de Engenharia Formação Geral 1º e 2º anos DISCIPLINA 1º Bimestre Introdução à Engenharia 40 Informática 40 Matemática 80 Produção de Textos 40 2º Bimestre Cálculo I 80 Física I 80 Inglês 20 Metodologia

Leia mais

GRADE CURRICULAR DO BACHARELADO INTERDISCIPLINAREM ARTES E DESIGN http://www.ufjf.br/biad/

GRADE CURRICULAR DO BACHARELADO INTERDISCIPLINAREM ARTES E DESIGN http://www.ufjf.br/biad/ GRADE CURRICULAR DO BACHARELADO INTERDISCIPLINAREM ARTES E DESIGN http://www.ufjf.br/biad/ ESTRUTURA CURRICULAR DO 1º CICLO Bacharelado interdisciplinar em Artes e Design 3 anos Componentes curriculares

Leia mais

Comportamento Humano: Liderança, Motivação e Gestão do Desempenho

Comportamento Humano: Liderança, Motivação e Gestão do Desempenho A Universidade Católica Dom Bosco - UCDB com mais de 50 anos de existência, é uma referência em educação salesiana no país, sendo reconhecida como a melhor universidade particular do Centro-Oeste (IGC/MEC).

Leia mais

PROGRAMA UNIVERSIDADE PARA TODOS PROUNI EDITAL DE INSCRIÇÃO PARA TRANSFERÊNCIAS DE CURSO COM BOLSA PROUNI 2015/2

PROGRAMA UNIVERSIDADE PARA TODOS PROUNI EDITAL DE INSCRIÇÃO PARA TRANSFERÊNCIAS DE CURSO COM BOLSA PROUNI 2015/2 PROGRAMA UNIVERSIDADE PARA TODOS PROUNI EDITAL DE INSCRIÇÃO PARA TRANSFERÊNCIAS DE CURSO COM BOLSA PROUNI 2015/2 1. Abertura O Coordenador do PROUNI, da Universidade do Vale do Rio dos Sinos UNISINOS,

Leia mais

Curso de Engenharia. Formação Geral 1º e 2º anos

Curso de Engenharia. Formação Geral 1º e 2º anos Curso de Engenharia Formação Geral 1º e 2º anos DISCIPLINA 1º Bimestre Introdução à Engenharia Informática Matemática Produção de Textos 2º Bimestre Cálculo I Física I Inglês Metodologia Científica 3º

Leia mais

EDITAL: EXAME DE PROFICIÊNCIA 2016.1 ANEXO 1. Página 1 de 13

EDITAL: EXAME DE PROFICIÊNCIA 2016.1 ANEXO 1. Página 1 de 13 TIPO DE AVALIAÇÃO ESCOLA CURSO ESTRUTURA SÉRIE DISCIPLINA CH CÓDIGO TEÓRICA PRÁTICA LOCAL COMUNICAÇÃO COMUN. SOCIAL - HABILIT. EM PUBLIC. E PROPAGANDA 2012.1 7ª MARKETING POLÍTICO E ESTRATÉGIAS ELEITORAIS

Leia mais

DISCIPLINAS DO PROCESSO DE RECUPERAÇÃO DE DISCIPLINAS 2015.1

DISCIPLINAS DO PROCESSO DE RECUPERAÇÃO DE DISCIPLINAS 2015.1 O presente quadro Processo de Recuperação 2015.1, indica as disciplinas que serão ofertadas nesse processo. O quadro especifica disciplina, período e o curso que a disciplina pertence. Fundamentos históricos

Leia mais

CURSO: DESIGN COM LINHA DE FORMAÇÃO EM COMUNICAÇÃO VISUAL OU EM MODA Reconhecido pela Portaria nº. 677, de 27-09-2006 - DOU de 28-09-2006

CURSO: DESIGN COM LINHA DE FORMAÇÃO EM COMUNICAÇÃO VISUAL OU EM MODA Reconhecido pela Portaria nº. 677, de 27-09-2006 - DOU de 28-09-2006 CURSO: DESIGN COM LINHA DE FORMAÇÃO EM COMUNICAÇÃO VISUAL OU EM MODA Reconhecido pela Portaria nº. 677, de 27-09-2006 - DOU de 28-09-2006 MATRIZ CURRICULAR 2013/1-8 semestres - período matutino 1 º Semestre

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO COLEGIADO: CES. IGC Faixa Contínuo 2007 3 256 2008 3 252 2009 3 200

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO COLEGIADO: CES. IGC Faixa Contínuo 2007 3 256 2008 3 252 2009 3 200 PARECER HOMOLOGADO Despacho do Ministro, publicado no D.O.U. de 11/5/2011, Seção 1, Pág. 20. Portaria n 529, publicada no D.O.U. de 11/5/2012, Seção 1, Pág. 19. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO NACIONAL

Leia mais

MENSALIDADES CAMPUS PARALELA

MENSALIDADES CAMPUS PARALELA 1 MENSALIDADES CAMPUS PARALELA Bacharelados Campus Paralela 10% 15% Administração R$ 834,92 R$ 789,00 R$ 705,51 R$ 663,76 Arquitetura e Urbanismo R$ 951,32 R$ 899,00 R$ 803,87 R$ 756,30 Ciências Contábeis

Leia mais

Regime de Trabalho: 20 ( vinte ) horas semanais. Requisitos: Graduação em Informática ou; Graduação em Sistemas de Informação ou; Graduação em

Regime de Trabalho: 20 ( vinte ) horas semanais. Requisitos: Graduação em Informática ou; Graduação em Sistemas de Informação ou; Graduação em A Diretora do Departamento de Desenvolvimento de Potencialização de Pessoas - DDPP, da Pró-Reitoria de Desenvolvimento Humano e Social, da Universidade Federal de Santa Catarina, no uso de suas atribuições,

Leia mais

CURSO DE PUBLICIDADE E PROPAGANDA

CURSO DE PUBLICIDADE E PROPAGANDA UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO UFPE CENTRO DE ARTES E COMUNICAÇÃO - CAC CURSO DE PUBLICIDADE E PROPAGANDA Coordenador do Curso: Prof. Dirceu Tavares de Carvalho Lima Filho IDENTIFICAÇÃO DO CURSO 1.

Leia mais

Catálogo de Requisitos de Titulação. Habilitação: Marketing

Catálogo de Requisitos de Titulação. Habilitação: Marketing Habilitação: Aviso: Este catálogo é constantemente atualizado pelo Centro Paula Souza para obter informações atualizadas consulte o site: www.cpscetec.com.br/crt Financeira (EII) - Ênfase em Análise de

Leia mais

CORPO DOCENTE DO CURSO SUPERIOR DE SISTEMAS DE INFOMAÇÕES

CORPO DOCENTE DO CURSO SUPERIOR DE SISTEMAS DE INFOMAÇÕES CORPO DOCENTE DO CURSO SUPERIOR DE SISTEMAS DE INFOMAÇÕES Carlos Natalino da Silva (Graduado) Regime de Trabalho: Horista Área de Conhecimento: Engenharias Qualificação Profissional: Engenharia da Computação

Leia mais

CORPO DOCENTE DO CURSO DE ARQUITETURA ANO - 2015

CORPO DOCENTE DO CURSO DE ARQUITETURA ANO - 2015 CORPO DOCENTE DO CURSO DE ARQUITETURA ANO - 2015 Alcyr de Morrisson Faria Neto (Graduado) Regime de Trabalho: Horista Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal do Pará (2001).

Leia mais

2º SEMESTRE CARGA HORÁRIA

2º SEMESTRE CARGA HORÁRIA ESTRUTURA CURRICULAR Universidade Estadual da Paraíba UEPB Campina Grande - Campus I DIURNO 1º SEMESTRE CARGA HORÁRIA História da Comunicação (básica) 30 02 Filosofia da Comunicação (complementar) 30 02

Leia mais

ESCOLA TÉCNICA ESTADUAL DE ILHA SOLTEIRA ILHA SOLTEIRA CLASSE DESCENTRALIZADA DE ILHA SOLTEIRA E. E. DE URUBUPUNGÁ

ESCOLA TÉCNICA ESTADUAL DE ILHA SOLTEIRA ILHA SOLTEIRA CLASSE DESCENTRALIZADA DE ILHA SOLTEIRA E. E. DE URUBUPUNGÁ REQUISITOS PARA INSCRIÇÕES AO PROCESSO SELETIVO DE DOCENTES, OBJETIVANDO A FORMAÇÃO DE CADASTRO PARA CONTRATAÇÃO TEMPORÁRIA DE EXCEPCIONAL INTERESSE PÚBLICO, Nº 065/06/2015 de 19/10/2015. 1. Gestão da

Leia mais

O Curso de Administração da ESAG. Prof. Dr. Nério Amboni (ESAG/UDESC) 2011.2

O Curso de Administração da ESAG. Prof. Dr. Nério Amboni (ESAG/UDESC) 2011.2 O Curso de Administração da ESAG Prof. Dr. Nério Amboni (ESAG/UDESC) 2011.2 Missão da ESAG A ESAG tem por missão realizar o ensino, a pesquisa, a extensão, de modo articulado, a fim de contribuir na formação

Leia mais

TECNOLOGIA EM SISTEMAS PARA INTERNET

TECNOLOGIA EM SISTEMAS PARA INTERNET TECNOLOGIA EM SISTEMAS PARA INTERNET SOBRE O CURSO Com o crescimento da internet, novos hábitos de consumo e inovadoras formas de negócio surgiram. A sociedade está cada vez mais conectada, acelerando

Leia mais

Associação Catarinense das Fundações Educacionais - ACAFE VESTIBULAR DE VERÃO 2013/1 Relatório de demanda de cursos - Preliminar

Associação Catarinense das Fundações Educacionais - ACAFE VESTIBULAR DE VERÃO 2013/1 Relatório de demanda de cursos - Preliminar UNIPLAC - UNIVERSIDADE DO PLANALTO CATARINENSE Campus: UNIPLAC - Campus Lages 0015 DIREITO NOTURNO 50 113 2,26 0992 ENGENHARIA CIVIL MATUTINO 40 81 2,03 3554 ENGENHARIA DE PRODUÇÃO NOTURNO 40 50 1,25 2002

Leia mais

CATÁLOGO DE REQUISITOS DE TITULAÇÃO PROCESSO SELETIVO 5627/2015

CATÁLOGO DE REQUISITOS DE TITULAÇÃO PROCESSO SELETIVO 5627/2015 CATÁLOGO DE REQUISITOS DE TITULAÇÃO PROCESSO SELETIVO 5627/2015 1. Aplicativos Informatizados () (EII) - Ênfase em Análise de Sistemas - Habilitação em de Empresas - Habilitação em Hoteleira - Habilitação

Leia mais

QUADRO I CURSO: ADMINISTRAÇÃO

QUADRO I CURSO: ADMINISTRAÇÃO QUADRO I CURSO: ADMINISTRAÇÃO Lages Estrutura 3 Graduado em Ciências Contábeis com pós-graduação na área de Ciências 3º 4 CONTABILIDADE Sociais Aplicadas. 4º 4 PROJETO DE ESTÁGIO E DE PESQUISA EM ADMINISTRAÇÃO

Leia mais

1 - Dos componentes da metodologia do Curso de Pedagogia a Distância CEAD/UAB

1 - Dos componentes da metodologia do Curso de Pedagogia a Distância CEAD/UAB RESOLUÇÃO INTERNA CEAD Nº 001/2013-CONCENTRO (ALTERADA RES.05/2014) Sistema de Educação a Distância Do CEAD para a oferta do Curso de Pedagogia a Distância/UAB Dispõe sobre a metodologia do Curso de Pedagogia

Leia mais

Universidade Federal de Santa Catarina - Código e-mec: 585. Cursos de Graduação

Universidade Federal de Santa Catarina - Código e-mec: 585. Cursos de Graduação Universidade Federal de Santa Catarina - Código e-mec: 585 Cursos de Graduação Curso Grau Campus Código e-mec Administração Bacharelado Florianópolis 14213 Agronomia Bacharelado Florianópolis 14214 Agronomia

Leia mais

Frederico Miglio Neiva (Mestre) Regime de Trabalho: Tempo Integral Área de conhecimento: Estatística Qualificação profissional: Metrologia Cientifica

Frederico Miglio Neiva (Mestre) Regime de Trabalho: Tempo Integral Área de conhecimento: Estatística Qualificação profissional: Metrologia Cientifica CORPO DOCENTE DO CURSO SUPERIOR DE SISTEMAS DE INFOMAÇÕES Carlos Natalino da Silva (Graduado) Regime de Trabalho: Horista Área de Conhecimento: Engenharia da Computação Qualificação Profissional: Engenharia

Leia mais

GRADUAÇÃO E PÓS-GRADUAÇÃO APRESENTAÇÃO E GRADE CURRICULAR DOS CURSOS

GRADUAÇÃO E PÓS-GRADUAÇÃO APRESENTAÇÃO E GRADE CURRICULAR DOS CURSOS GRADUAÇÃO E PÓS-GRADUAÇÃO APRESENTAÇÃO E GRADE CURRICULAR DOS CURSOS Graduação PROCESSOS GERENCIAIS 1.675 HORAS Prepara os estudantes para o empreendedorismo e para a gestão empresarial. Com foco nas tendências

Leia mais

MARKETING RECURSOS HUMANOS. 11 Ética e Responsabilidade social 11 Ética e Responsabilidade social 12 Monografia 12 Monografia

MARKETING RECURSOS HUMANOS. 11 Ética e Responsabilidade social 11 Ética e Responsabilidade social 12 Monografia 12 Monografia RECURSOS HUMANOS MARKETING Jacques Miranda Especialização em Criação Publicitária e Planejamento de Propaganda Daniel Serrano Especialização em Propaganda e Marketing 1. Metodologia da Pesquisa Científica

Leia mais

I Ato autorizativo, expedido pelo MEC, com a data de publicação no DOU: MODALIDADE AUTORIZAÇÃO RECONHECIMENTO RENOVAÇÃO DE RECONHECIMENTO

I Ato autorizativo, expedido pelo MEC, com a data de publicação no DOU: MODALIDADE AUTORIZAÇÃO RECONHECIMENTO RENOVAÇÃO DE RECONHECIMENTO Em atendimento ao art. 32 da Portaria MEC 40/2007, publicamos as condições de oferta do Curso de Bacharelado em Produção, conforme segue: I Ato autorizativo, expedido pelo MEC, com a data de publicação

Leia mais

TECNOLOGIA EM SISTEMAS PARA INTERNET

TECNOLOGIA EM SISTEMAS PARA INTERNET TECNOLOGIA EM SISTEMAS PARA INTERNET SOBRE O CURSO A internet possibilita novos hábitos de consumo e inovadoras formas de negócios. Essa evolução tende a modificar cada vez mais as estruturas da sociedade,

Leia mais

Catálogo de Requisitos de Titulação. Habilitação: Administração

Catálogo de Requisitos de Titulação. Habilitação: Administração Catálogo de Requisitos de Titulação Habilitação: 1-Aplicativos Informatizados (para a Habilitação ) (EII) - Ênfase em Análise de Sistemas - Habilitação em Hoteleira - Habilitação em Análise de Sistemas

Leia mais

BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS

BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS SOBRE O CURSO O administrador é um profissional com um mercado vasto, pois é um generalista por natureza e pode trabalhar nas mais diversas áreas. O profissional

Leia mais

ROLL DAS DISCIPLINAS DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

ROLL DAS DISCIPLINAS DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO ROLL DAS DISCIPLINAS DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO DISCIPLINAS CARGA HORÁRIA Linguagem e Interpretação de Texto 80 Contabilidade I 80 Economia 80 Matemática 80 Teoria Geral da Administração

Leia mais

Faculdade de Economia. Duração. Faculdade de Letras. N.º de ECTS. Duração. L 6 180 Ciência da Informação, Arquivística e Biblioteconómica

Faculdade de Economia. Duração. Faculdade de Letras. N.º de ECTS. Duração. L 6 180 Ciência da Informação, Arquivística e Biblioteconómica 13 590-(16) Diário da República, 2.ª série N.º 97 21 de Maio de 2007 Faculdade de Economia Ciclo Percursos Alternativos N.º de ECTS 1.º Economia Minores: Sociologia; Relações Internacionais; Direito Empresarial;

Leia mais

Escola de Administração UFRGS. Porto Alegre - RS

Escola de Administração UFRGS. Porto Alegre - RS Escola de Administração UFRGS Porto Alegre - RS 1 A Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS está localizada na cidade de Porto Alegre, com cerca de 1.5 milhões de habitantes. Localização 1 A

Leia mais

Núcleo de Empreendedorismo Senac São Paulo Daniel Garcia Correa. Centro Universitário Senac

Núcleo de Empreendedorismo Senac São Paulo Daniel Garcia Correa. Centro Universitário Senac Núcleo de Empreendedorismo Senac São Paulo Daniel Garcia Correa Centro Universitário Senac universo de atuação 106.950 alunos 7.517 GRADUAÇÃO 5.621 PÓS-GRADUAÇÃO 61.774 TÉCNICO 32.000 PROGRAMAS 38 REDES

Leia mais

Mais informações: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=k4787023h4

Mais informações: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=k4787023h4 Profª. Loussia Penha Musse Felix É Bacharel em Direito pela Universidade Católica de Petrópolis (UCP), mestre em Ciências Jurídicas pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) e doutora

Leia mais

SÍNTESE PROJETO PEDAGÓGICO. Missão. Objetivo Geral

SÍNTESE PROJETO PEDAGÓGICO. Missão. Objetivo Geral Curso: ENGENHARIA ELÉTRICA SÍNTESE PROJETO PEDAGÓGICO Missão O Curso de Engenharia Elétrica da Universidade Estácio de Sá tem por missão formar engenheiros com sólidos e atualizados conhecimentos científicos

Leia mais

DISTRIBUIÇÃO DE VAGAS PARA PROFESSOR E FORMAÇÃO NECESSÁRIA

DISTRIBUIÇÃO DE VAGAS PARA PROFESSOR E FORMAÇÃO NECESSÁRIA 06/ 05/ INSTITUTO FEDERAL DO AMAZONAS PRÓ-REITORIA DE ENSINO PROCESSO SELETIVO DO º SEMESTRE 05 ANEXO II EDITAL Nº 8/05 DISTRIBUIÇÃO DE VAGAS PARA PROFESSOR E FORMAÇÃO NECESSÁRIA Técnico em Redes de Computadores

Leia mais

Oficina. Conexão wi-fi Tela ou parede para projeção

Oficina. Conexão wi-fi Tela ou parede para projeção Oficina Dados básicos Titulo Autor Instituição Proposta (objetivo) Equipamentos Disponíveis Como ser um professor autor de jogos educativos em tablets, Windows e Linux com o Visual Class Luciana Allan,

Leia mais

EMENTAS DAS DISCIPLINAS

EMENTAS DAS DISCIPLINAS EMENTAS DAS DISCIPLINAS CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM DESIGN GRÁFICO 514502 INTRODUÇÃO AO DESIGN Conceituação e história do desenvolvimento do Design e sua influência nas sociedades contemporâneas no

Leia mais