RELATÓRIO SOCIAL 2006 SEU POTENCIAL. NOSSA INSPIRAÇÃO

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "RELATÓRIO SOCIAL 2006 SEU POTENCIAL. NOSSA INSPIRAÇÃO"

Transcrição

1 RELATÓRIO SOCIAL 2006 SEU POTENCIAL. NOSSA INSPIRAÇÃO

2

3

4

5 SUMÁRIO MICROSOFT BRASIL. CIDADANIA GLOBAL A união entre a iniciativa privada, a administração pública e as organizações não-governamentais produz resultados animadores para o Brasil Por Michel Levy BOAS-VINDAS DOS EXECUTIVOS Desde o início, os investimentos da Microsoft na comunidade foram inspirados por sua equipe de funcionários Por Bill Gates e Steven A. Ballmer A MICROSOFT E A RESPONSABILIDADE SOCIAL A companhia mantém em suas ações de cidadania o compromisso de ajudar pessoas e empresas a atingirem seu potencial pleno SOBRE A MICROSOFT A empresa quer criar produtos e soluções que alcancem a todos e contribuam para o desenvolvimento social e econômico FORTALECIMENTO DA SOCIEDADE DO CONHECIMENTO O objetivo é fazer crescer a indústria local de TI e permitir que cada vez mais pessoas possam usufruir dos benefícios da tecnologia POLÍTICA DE SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO E INTERNET A Microsoft trabalha para tornar a computação uma experiência mais segura e confiável para todos PRÁTICAS RESPONSÁVEIS DE NEGÓCIO A companhia adota padrões rígidos de integridade e transparência em todos os seus relacionamentos DOAÇÕES DE SOFTWARE Associações beneficiadas pela Microsoft durante o ano fiscal de 2006 Alunas da Escola de Inclusão Digital e Cidadania em Vera Cruz (RN)

6 BOAS-VINDAS MICROSOFT BRASIL. DOS EXECUTIVOS CIDADANIA GLOBAL Michel Levy Presidente da Microsoft Brasil A globalização e os avanços das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) têm dado a muitas empresas a oportunidade de fazer negócios e gerar inovação em um grande número de países. Esse é o caso da Microsoft. Criada há 31 anos nos Estados Unidos, desde o início optou pelo caminho da internacionalização. No Brasil, atua como subsidiária local há 17 anos. Ao mesmo tempo que se concentra em levar inovação aos clientes, ajudando-os a realizar plenamente seu potencial, a Microsoft preocupa-se em estabelecer fortes vínculos com as comunidades locais em cada um dos pontos em que atua. A esse esforço ou, mais do que isso, a esse compromisso damos o nome de Iniciativa de Cidadania Global. A Microsoft avalia seu sucesso olhando além das fronteiras dos produtos e serviços. Queremos ser reconhecidos como uma empresa ética nas relações comerciais, que se preocupa com a sustentabilidade e baseia seus negócios em práticas responsáveis e de respeito a funcionários, parceiros e clientes. Também queremos contribuir para solucionar as grandes questões relacionadas à indústria de TIC como a segurança da informação e a garantia de um ambiente on-line seguro para todos, especialmente as crianças.

7 A Microsoft atua no Brasil não apenas com propósitos comerciais mas também com o objetivo de dar a sua contribuição para o crescimento econômico e o progresso social do nosso país. E, por fim, queremos participar do progresso das comunidades que nos acolhem, ajudando a levar os benefícios da tecnologia a um número cada vez maior de pessoas. Este Relatório Social, o quarto produzido pela Microsoft Brasil, traz um balanço de nossas principais iniciativas. Os resultados são animadores e comprovam a força da união entre iniciativa privada, administração pública e organizações não-governamentais para enfrentar os problemas sociais do país. Nas próximas páginas, vocês conhecerão exemplos como as ações da iniciativa Parceiros na Aprendizagem, que atua por todo o país contando com o apoio de órgãos como o Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), com quem mantém acordo de cooperação. Também da iniciativa Potencial Ilimitado, que, entre outras frentes de atuação, colabora com o Programa Nacional de Estímulo ao Primeiro Emprego, do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), em busca do avanço da inclusão digital e da capacitação de jovens de classes menos favorecidas, para que eles sejam inseridos no mercado de trabalho. Por trás dessas e de outras dezenas de ações citadas nas próximas páginas há um fio condutor claro. A certeza de que a Microsoft atua no Brasil não apenas com propósitos comerciais mas também com o objetivo de dar a sua contribuição para o crescimento econômico e o progresso social do nosso país.

8 BOAS-VINDAS DOS EXECUTIVOS Bill Gates Presidente do Conselho Steven A. Ballmer A missão da Microsoft é possibilitar que as pessoas e as empresas realizem plenamente seu potencial. Uma forma de atingir nossa missão é desenvolver softwares inovadores que transformam o modo como as pessoas trabalham, aprendem e se comunicam. Outra maneira é usar nossos recursos e nossa experiência para ajudar a aumentar as oportunidades sociais e econômicas em comunidades de todo o mundo. A paixão, a criatividade e a dedicação de nossos funcionários e as parcerias duradouras com milhares de organizações privadas, públicas e comunitárias são a grande força da Microsoft. Nossa equipe e nossas parcerias impulsionam a inovação na empresa e também orientam nossos trabalhos de cidadania global. Há alguns anos, estabelecemos o objetivo de, até o fim desta década, levar os benefícios da tecnologia a cerca de 250 milhões de pessoas do mundo todo que não tinham acesso à tecnologia. Sabemos que não podemos fazer isso sozinhos. É por isso que as parcerias com governos, escolas, ONGs e organizações comunitárias são fundamentais para nossos dois programas mais importantes na área de inclusão digital: Parceiros na Aprendizagem e Potencial Ilimitado. Por meio deles, ajudamos a desenvolver as habilidades tecnológicas de professores e alunos e da comunidade em geral. Até agora mais de 135 milhões de pessoas foram beneficiadas. Conquistamos mais da metade do nosso objetivo. Nossa tecnologia e nossas parcerias também contribuem para superar alguns dos principais desafios da sociedade: colaboramos para o combate aos criminosos on-line usando o Sistema de Rastreamento de Exploração Infantil (Child Exploitation Tracking System, Cets) e ajudamos a indústria e o governo a proteger a privacidade e combater os spams e o roubo de informações pessoais pelo computador. Além disso, graças a ferramentas avançadas que tornam as tecnologias mais aces- Diretorpresidente

9 A paixão, a criatividade e a dedicação de nossos funcionários e as parcerias duradouras com milhares de organizações privadas, públicas e comunitárias são a grande força da Microsoft. Nossa equipe e nossas parcerias impulsionam a inovação na empresa e também orientam nossos trabalhos de cidadania global. síveis, também contribuímos para que pessoas com deficiências desenvolvam habilidades profissionais e vivam melhor. Desde o início, nossos investimentos na comunidade foram inspirados pela equipe de funcionários da Microsoft. Suas paixões e seu comprometimento nos estimulam a ajudar as pessoas menos favorecidas. O comprometimento de uma empresa com a cidadania corporativa também pode ser avaliado pela forma como conduz os negócios e pelo modo como trabalha com os stakeholders (grupos que se relacionam direta ou indiretamente com a companhia). Na Microsoft, tudo o que fazemos é orientado por um código de conduta e uma política abrangente de governança corporativa. Esses princípios asseguram, por exemplo, a diversidade, as práticas justas de negócio entre fornecedores e a proteção do meio ambiente na criação e embalagem dos produtos. Além disso, favorecem a cooperação com governos e com a indústria em questões tecnológicas importantes, como a interoperabilidade das soluções de TI e a segurança da informação e Internet. Estamos constantemente expandindo nossa visão sobre o que devemos fazer para ser um líder responsável e um cidadão corporativo exemplar. Estamos sempre buscando novas formas para que as parcerias e a inovação realmente façam a diferença. Nossos esforços de cidadania global representam a missão e os valores da Microsoft e ressaltam como a criatividade e o espírito inovador podem fazer a diferença não só nos produtos que criamos mas também nas ações sociais que realizamos nas comunidades em todo o mundo. Trabalhando junto com nossos inúmeros parceiros na solução de problemas desafiadores, acreditamos que a Microsoft pode continuar a contribuir com ações positivas e duradouras para a sociedade.

10 A MICROSOFT E A RESPONSABILIDADE SOCIAL A companhia mantém em suas ações de cidadania o compromisso de ajudar pessoas e empresas a atingirem seu potencial pleno Protagonista mundial da indústria de software, a Microsoft é parceira atuante de governos, empresas e organizações não-governamentais em todo o mundo mentos com governos, indústrias, parceiros de negócios e organizações sociais levam os benefícios da tecnologia a milhões de pessoas que a empresa não conseguiria alcançar sozinha. Dessa forma, a companhia fortalece as comunidades, desenvolvendo a mão-deobra e ajudando a construir economias locais baseadas no software. A Microsoft se orgulha de suas realizações como líder mundial da indústria de software, cidadã global e parceira ativa de milhares de governos, empresas e organizações comunitárias em todo o mundo. O sucesso nos negócios deu à companhia a oportunidade e a responsabilidade de usar seus recursos e sua influência para ajudar as pessoas a conquistar um mundo de prosperidade e desenvolvimento por meio da tecnologia. Até 2010, os projetos de investimento social da Microsoft beneficiarão direta e indiretamente 250 milhões de pessoas em todo o mundo. A Microsoft dedica à cidadania global o mesmo espírito de inovação que sempre aplicou nos negócios. A Iniciativa de Cidadania Global da empresa leva tecnologia inovadora a parcerias e programas que geram oportunidades econômicas, educacionais e sociais em comunidades no mundo inteiro. Além disso, ajuda a proporcionar uma experiência tecnológica mais segura a todas as pessoas. A companhia construiu sua trajetória de mais de 30 anos com base na missão de ajudar as pessoas e as empresas a atingirem o seu potencial pleno. A Microsoft acredita que a tecnologia pode ser uma ferramenta essencial para o crescimento individual e o desenvolvimento dos países. Por isso, cria softwares e serviços que possam ajudar a concretizar grandes realizações. Inovação faz parte do negócio da Microsoft. Está integrada à plataforma tecnológica da empresa, que investe na melhora do desempenho dos cidadãos e da indústria, ao mesmo tempo em que dá suporte à acessibilidade. Inovação também é a palavra que define as parcerias da Microsoft. Seus relaciona- A INICIATIVA DE CIDADANIA GLOBAL A Microsoft assumiu o compromisso de incentivar em todos os seus escritórios, no mundo inteiro, o espírito de inovação e de cidadania. Como cada país tem seus próprios desafios sociais, econômicos e ambientais, os programas de cidadania global da Microsoft são concebidos e adaptados conforme as necessidades específicas das pessoas e das comunidades atendidas. Três conceitos estra-

11 tégicos orientam os esforços da Iniciativa de Cidadania Global: 7 Fortalecimento da Sociedade do Conheci- soft aplica seu conhecimento tecnológico em ações conjuntas com a indústria, os governos, a comunidade e as agências reguladoras. e Criança da Casa do Menor (SP), entidade apoiada pelo mento Parcerias com governos e comunidades em todo o mundo ajudam a promover 7 Práticas Responsáveis de Negócio Para garantir a integridade, a transparência e a voluntariado da Microsoft a inclusão digital e a educação. O compromis- responsabilidade social das práticas comerci- so dessas iniciativas é tornar a tecnologia ais, a Microsoft adota códigos de conduta que acessível a mais cidadãos e estimular o cres- regulam suas atividades. A empresa se com- cimento pessoal, contribuindo para o desen- promete a cumprir a legislação dos países volvimento das economias locais. onde atua, apoiar as normas setoriais, aderir 7 Políticas de Segurança da Informação e In- às práticas éticas e ambientais e garantir a ternet As Tecnologias da Informação e interoperabilidade dos produtos e soluções Comunicação criaram desafios sociais como Microsoft com os de outras empresas, inclusi- a privacidade, a segurança das crianças na In- ve concorrentes. ternet e o combate ao cibercrime e ao spam. Para superar esses riscos e ameaças, a Micro- Mais informações sobre a estratégia de responsabilidade social corporativa da

12 A MICROSOFT E A RESPONSABILIDADE SOCIAL Microsoft Brasil em: brasil/cidadania. Mais informações sobre a estratégia mundial de responsabilidade social da Microsoft: www. microsoft.com/about/corporatecitizenship/ citizenship (em inglês). referem-se a esse período, exceto indicação em contrário. 7 Estrutura Este relatório foi organizado conforme a estrutura da Iniciativa de Cidadania Global da Microsoft. Está disponível no formato impresso e também para download integral no site SOBRE ESTE RELATÓRIO 7 Escopo Este relatório apresenta as principais iniciativas de cidadania que a Microsoft realiza no Brasil, destacando as ações mais significativas. Dados sobre a Microsoft Corporation, ou seja, da empresa em nível global, serão apresentados apenas quando No mesmo endereço, é possível também ter acesso a mais informações sobre os programas, relatos de seus resultados e notícias recentes. Além disso, o site coloca à disposição as versões anteriores do Relatório Social da Microsoft Brasil. 7 Moeda Todos os valores mencionados estão expressos em reais, salvo quando indicado. Os programas de cidadania global da Microsoft são concebidos e adaptados conforme as necessidades específicas das pessoas e das comunidades atendidas em cada país que a empresa atua 7 Terminologia Ao longo deste relatório, as expressões cidadania global e cidadania corporativa são usadas como sinônimos das terminologias responsabilidade social corporativa e sustentabilidade corporativa. 7 Indicadores e Global Reporting Initiative (GRI) As subsidiárias da Microsoft Corporation, incluindo a Microsoft Brasil, não divulgam dados sobre suas operações devido a restrições legais. O relatório social da Microsoft Corporati- forem relevantes para o tema em discussão. Para informações sobre as ações de responsabilidade social da empresa no mundo, consulte o Relatório de Cidadania Global da Microsoft Corporation em on (disponível, em inglês, no endereço www. com/about/corporatecitizenship/citizenship (documento em inglês). 7 Período Este quarto Relatório Social da Microsoft Brasil cobre o ano fiscal de 2006 (de 1º- de julho de 2005 a 30 de junho de 2006). Todos os dados apresentados no texto microsoft.com/about/corporatecitizenship/ citizenship) apresenta informações sobre resultados globais da companhia, incluindo referência aos indicadores de desempenho estabelecidos pela Global Reporting Initiative (GRI). Essa característica contribui para a revi-

13 e Guilherme Rodrigues, bolsista do Centro de Inovação da Microsoft na PUC do Rio Grande do Sul são e a avaliação da Iniciativa de Cidadania Global da Microsoft, pois os indicadores da GRI fornecem parâmetros para a avaliação dos relatórios sociais com base em impactos econômicos, ambientais e sociais das empresas. Mais informações sobre a GRI estão disponíveis em COMENTÁRIOS Para identificar as demandas da sociedade e atendê-las, é preciso haver uma relação construtiva entre a Microsoft e seus stakeholders (grupos que se relacionam direta ou indiretamente com a empresa). A participação de consumidores, parceiros, acionistas, organizações não-governamentais, governos e outros setores ajuda a antecipar as expectativas da sociedade em relação à tecnologia e à participação cidadã da empresa. E permite ter uma visão abrangente sobre as questões que afetam a Microsoft e a comunidade. 7

14 SOBRE A MICROSOFT A empresa quer criar produtos e soluções que alcancem a todos e contribuam para o desenvolvimento social e econômico Missão Corporativa Fundada em 1975 nos Estados Unidos e presente no Brasil desde 1989, a Microsoft construiu uma trajetória sólida de incentivo à inovação. Nesses mais de 30 anos, seus produtos e soluções contribuíram para desenvolver negócios mais inteligentes, agilizaram a comunicação, criaram soluções eficazes e processos eficientes em casa, no trabalho e no gerenciamento de rotinas. Além disso, a Microsoft procura contribuir para transformar a tecnologia em ferramenta de desenvolvimento social e econômico em todos os locais em que atua. ESTRUTURA DE OPERAÇÕES A Microsoft tem escritórios em mais de 100 países e realiza negócios em quase todo Capacitar pessoas e negócios para atingirem seu potencial pleno. VALORES Agir com integridade e honestidade. Ser apaixonada por clientes, parceiros e tecnologia. Ter abertura e respeito aos outros e ser dedicada a fazer o melhor para eles. Estar disposta a encarar grandes desafios. Ser autocrítica, questionadora e comprometida com o desenvolvimento e excelência pessoal. Ser responsável por honrar compromissos, apresentar resultados e entregar qualidade para clientes, acionistas, parceiros e empregados. o mundo. É uma empresa que trabalha no desenvolvimento, manufatura, licenciamento e suporte a produtos e serviços de software, tais como: 7 Sistemas operacionais para servidores, computadores pessoais (PCs) e dispositivos inteligentes (computadores de mão, telefones etc.). 7 Aplicações para servidores em ambientes computacionais distribuídos. 7 Aplicações para produtividade dos trabalhadores da informação. 7 Soluções de negócio. 7 Ferramentas de desenvolvimento. 7 Consultoria e serviços de suporte. 7 Treinamento e certificação para integradores de sistemas e desenvolvedores. 7 Jogos e consoles Xbox e Xbox 360, jogos para PC e periféricos. 7 Serviços de comunicação e informação on-line. A Microsoft investe constantemente em pesquisa e desenvolvimento de tecnologias avançadas para criar produtos e soluções cada vez mais criativos. Essa trajetória de busca contínua pela inovação fundamenta-se na responsabilidade social corporativa, que está integrada à estratégia e à cultura de negócios da companhia. Detalhes sobre a estrutura de operações podem ser acessados em com/about (em inglês).

15 e Alunos monitores da escola Compositor Antonio Maria, na periferia de Olinda (PE), integrante da iniciativa Parceiros na Aprendizagem INFORMAÇÕES FINANCEIRAS No ano fiscal de 2006, a Microsoft Corporation registrou faturamento de 44,28 bilhões de dólares, um crescimento de 11% em relação gos de conduta rigorosos que seus colaboradores em todo o mundo devem adotar com o objetivo de garantir a transparência das informações e a integridade dos procedimentos comerciais. ao ano anterior. Mais informações sobre o desempenho financeiro da empresa podem ser consultadas em (em inglês). GOVERNANÇA CORPORATIVA Para a Microsoft, o comportamento ético Para a Microsoft, o comportamento ético é essencial para o sucesso dos negócios. A empresa estabelece padrões e códigos de conduta rigorosos em todos os seus relacionamentos é essencial para o sucesso dos negócios. Por isso, a empresa estabelece padrões e códi- A política de governança corporativa da Microsoft também monitora os objetivos e o desempenho da empresa e fortalece a con ,84 Ano fiscal 2004 faturamento Microsoft Corporation* 39,79 Ano fiscal ,28 Ano fiscal 2006 *em bilhões de dólares fiança dos acionistas, ao considerar não só os interesses da Microsoft mas também os dos stakeholders, como funcionários, clientes, parceiros, fornecedores e as comunidades em que a empresa atua. Mais informações sobre governança corporativa em corpinfo. mspx (em inglês). 7

16

17 FORTALECIMENTO DA SOCIEDADE DO CONHECIMENTO A Microsoft trabalha para fazer crescer a indústria local de TI e permitir que cada vez mais pessoas possam usufruir dos benefícios da tecnologia Por meio de parcerias inovadoras com governos, educadores, organizações não-governamentais (ONGs) e setores da indústria, a Microsoft quer expandir cada vez mais a inclusão digital. O objetivo é garantir o acesso à tecnologia e a cursos de capacitação que permitam o bom uso dela pelo maior número possível de indivíduos, em diferentes circunstâncias de vida. Nos últimos três anos, a Microsoft investiu mais de R$ 40 milhões de reais em projetos de ação social no Brasil. Como os desenvolvidos pelas iniciativas Potencial Ilimitado e Parceiros na Aprendizagem, que trabalham em prol da inclusão digital e social e da integração da tecnologia nas práticas de gestão, ensino e aprendizagem em escolas públicas. A companhia também trabalha intensamente para o fortalecimento da indústria de tecnologia nacional e o desenvolvimento de projetos de pesquisa genuinamente brasileiros, que pensem soluções para problemas locais. Essas iniciativas se entrelaçam nos Centros de Inovação, laboratórios mantidos pela Microsoft em universidades e empresas. Em 2006, 12 mil estudantes passaram por esses centros e 125 empresas foram beneficiadas. e Shirley Delfino e Janiele da Silva, monitoras da Escola de Inclusão Digital e Cidadania de Vera Cruz (RN)

18 FORTALECIMENTO DA SOCIEDADE DO CONHECIMENTO POTENCIAL ILIMITADO A iniciativa Potencial Ilimitado foi criada pela Microsoft em 2003 para atender comunidades que não possuem acesso à Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC).Por meio de centros de capacitação localizados em organizações sociais, o programa é uma tradução fiel do objetivo central da companhia,propagado pelo mundo afora: fazer com que as pessoas desenvolvam plenamente seu potencial, independentemente de sua condição física, econômica ou social. A Microsoft investiu 13 milhões de reais no ano fiscal de 2006 por meio do Potencial Ilimitado, sendo 1,4 milhão em recursos financeiros e o restante em doações de software, no apoio a 1,2 mil centros comunitários espalhados pelo país. Cerca de 300 mil cidadãos foram beneficiados. Na América Latina, nesse mesmo período, foram destinados 36 milhões de dólares, beneficiando 17 países e aproximadamente 1 milhão de pessoas. O intuito da Microsoft é juntar forças para promover a inclusão digital do maior número de Impacto do investimento social No ano fiscal de 2006, a Microsoft apoiou 1,2 mil centros comunitários no país. A iniciativa Potencial Ilimitado beneficiou 300 mil pessoas pessoas possível e criar oportunidades econômicas para comunidades de baixa renda. A lógica é simples: ao estabelecer parcerias estratégicas com o Terceiro Setor e o poder público, é possível fazer mais e melhor. Isso porque cada um desses segmentos tem sua contribuição à proposta da companhia. As ONGs conhecem profundamente as necessidades das comunida- De volta para o futuro A cidade de Vera Cruz, no Rio Grande do Norte, fica a apenas 70 quilômetros da capital, Natal. Com economia basicamente agrícola, o município tem uma população de 8,8 mil habitantes. Até meados de 2006, não havia um único espaço público no qual os moradores pudessem estabelecer qualquer tipo de contato com um computador. Em junho de 2006, essa lacuna começou a ser preenchida com a inauguração da Escola de Inclusão Digital e Cidadania, um projeto do governo estadual em parceria com o governo federal, 70 prefeituras e a Microsoft Brasil. O objetivo é levar a tecnologia da informação a 70 cidades do estado, que apresentam os menores índices de desenvolvimento da região, por meio da construção de salas de aula equipadas e da capacitação da população realizada por monitores treinados. Só o conhecimento é capaz de transformar uma comunidade, avalia Luiz Cláudio Souza Macedo, diretor-geral do Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural do Rio Grande do Norte (Emater), órgão estadual responsável pelo projeto. O técnico em enfermagem José Carlos da Silva, por exemplo, nunca havia tocado em um computador. Como a maioria dos alunos da localidade, teve de aprender primeiro a ligar e a desligar a máquina, manusear o mouse e dedilhar o teclado. Só depois foi apresentado aos softwares. É uma oportunidade muito grande, comemora Silva. Antes da escola, se eu quisesse fazer um curso de informática, teria de ir até Natal. A jovem Janiele Fernandes da Silva, de 21 anos, trilhou esse caminho. Ela morou durante um ano na capital potiguar para estudar informática e outras técnicas profissionalizantes. De volta

19 des que se pretende atingir; a Microsoft contribui com recursos financeiros e a expertise tecnológica; e as instâncias de governo, por sua posta é prover o acesso à tecnologia para jovens de baixa renda de 16 a 24 anos e capacitá-los para que sejam inseridos no mercado de traba- e Aula de informática da Escola de Inclusão Digital e Cidadania de vez, têm amplo conhecimento na formulação e lho. O ponto de partida foi o treinamento de Vera Cruz (RN) execução de políticas públicas e podem ampli- agentes da ONG Oxigênio, organização não-go- ar o impacto dessas ações. vernamental de políticas públicas e sociais, No ano fiscal de 2006, a Microsoft Brasil ar- que, por sua vez, receberam a incumbência de ticulou e concretizou projetos em grande esca- repassar o conhecimento às 24 ONGs do Con- la com o Ministério do Trabalho e Emprego sórcio Social da Juventude. A partir daí, as 24 (MTE), por meio do Programa Nacional de Es- instituições multiplicaram essa ação com as or- tímulo ao Primeiro Emprego, em colaboração com organizações não-governamentais. A pro- ganizações de sua região, o que totalizou jovens de 16 estados brasileiros à cidade natal, tornou-se monitora da Escola de Inclusão Digital e Cidadania, após participar de um curso de formação. É incrível ensinar os mais diferentes tipos de pessoas e possibilitar que elas descubram um mundo novo, conta Janiele, que recebe uma bolsa de 300 reais mensais. A cada três meses, 160 idosos, funcionários públicos, produtores rurais e estudantes freqüentam as aulas de Janiele e Shirley Delfino, a outra monitora da cidade. A premissa do projeto é que todos têm direito à cidadania. Tanto que as escolas são administradas por um conselho gestor do qual participam representantes de diversos segmentos da sociedade. Para 2007 o objetivo é conectar as escolas à Internet, para que os agricultores, interligados aos centros comerciais agrícolas, tenham mais oportunidade de colocar seus produtos no mercado. Isso vai aumentar a nossa venda, estima Francisco Lima, pequeno produtor de mandioca que já planeja comprar um computador. Cada Escola de Inclusão Digital e Cidadania tem 12 computadores novos, equipados com softwares doados pela Microsoft. Até o final de 2006, 53 das 70 previstas já estavam instaladas e o plano é que todas estejam em funcionamento no primeiro trimestre de As salas de aula foram construídas especialmente para esse projeto, seguindo o mesmo padrão arquitetônico. As construções se situam ao lado de uma escola pública, para garantir a manutenção e a sustentabilidade do projeto. A intenção é oferecer um serviço de qualidade aos cidadãos e mostrar a eles como a tecnologia pode melhorar sua vida.

20 FORTALECIMENTO DA SOCIEDADE DO CONHECIMENTO capacitados. Desse total, conseguiram colocação no mercado de trabalho. O Potencial Ilimitado investiu 4 milhões de reais nessa iniciativa, entre recursos financeiros e doações de software, ao longo do ano de Outra ação estratégica colocada em prática no ano fiscal de 2006 foi o apoio às Escolas de Inclusão Digital e Cidadania (EIDCs) do Rio Grande do Norte (leia texto na pág. 14). Para que as escolas saíssem do papel, foi necessária uma série de articulações entre instâncias governamentais. Em nível federal, participam da parceria os Ministérios do Desenvolvimento Agrário, das Comunicações, da Educação, da Ciência e Tecnologia e do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior. As prefeituras do interior também foram envolvidas. A Microsoft Brasil cedeu 840 li- cenças de software, o equivalente a aproximadamente 1,7 milhão de reais, e forneceu o treinamento aos instrutores do projeto. A meta é que as EIDCs beneficiem anualmente 84 mil pessoas. Por ser um projeto de grande abrangência, o governo estadual teria dificuldades em atingir esse objetivo sozinho, diz Luiz Cláudio Souza Macedo, diretor- geral do Instituto de Assistência Técnica e Extensão Como superar barreiras e ajudar pessoas Em fevereiro de 2003, o policial Leonardo Caldas Penha, 35 anos, de São Paulo, sofreu um grave acidente que o deixou com seqüelas como a perda da fala e dos movimentos. Após uma série de tratamentos, e muita força de vontade, ele conseguiu superar os problemas de comunicação e locomoção e sentiu necessidade de desempenhar tarefas que exigissem mais de sua capacidade. Com esse objetivo, procurou, no final de 2004, o Instituto EFORT, uma organização sem fins lucrativos, com sede em São Paulo, que possibilita a inclusão digital de pessoas com necessidades especiais. Em abril de 2006, a Microsoft tornou-se parceira do Instituto EFORT, cuja sede está no bairro de Vila Mariana. O espaço atende em média 1,4 mil pessoas por semestre. A empresa também contribuiu com o EFORT na doação de software e na capacitação de instrutores para o Telecentro com Acessibilidade Total em Ermelino Matarazzo, bairro da periferia da capital paulista. O apoio da Microsoft possibilitou a instalação de softwares específicos e garantiu suporte financeiro para manter o apoio educacional, afirma Maria Regina Maciel, presidente da instituição. Além de proporcionar capacitação técnica, a integração ao EFORT ajudou Caldas Penha a superar o trauma do acidente. O principal benefício que o instituto me trouxe foi fazer com que eu me enxergasse como uma pessoa sem barreiras, diz. Em 2006, ele voltou ao trabalho na Polícia Militar, agora no setor administrativo. Os laboratórios do EFORT estão equipados com computadores adaptados, softwares de leitura para cegos, extensores para deficientes físicos, lupas eletrônicas para pessoas com baixa visão, língua de sinais para surdos e linguagem facilitada para alunos deficientes mentais. Rogério Matos é um dos instrutores capacitados pelo Instituto. Vítima de doença degenerativa que o deixou na cadeira de rodas, o ex-promotor de eventos decidiu procurar a entidade para ser capacitado como monitor de aulas de informática. Para o deficiente, a colocação no mercado de trabalho é muito complicada, diz. Mas, quando ele se capacita, pode competir em igualdade.

21 e Leonardo Caldas Penha e Rogério Matos, integrantes do EFORT, organização que garante acessibilidade às pessoas com deficiência Rural do Rio Grande do Norte (Emater), órgão do estado que gerencia o projeto. A Microsoft Brasil também apóia, desde 1999, o Comitê para Democratização da Informática (CDI), cuja missão é promover a inclusão social de populações menos favorecidas, utilizando as tecnologias da informação e a comunicação como um instrumento para a construção e o exercício da cidadania. Com sede no Rio de Janeiro, essa organização não-governamental tem unidades espalhadas por todas as regiões do Brasil e em diversos países. Cada comitê coordena um grupo de Escolas de Informática e Cidadania (EICs), espaços não-formais de ensino, criados por meio de parcerias com vários tipos de movimentos associativos. Atualmente, existem cerca de 880 EICs. No ano fiscal de 2006, a Microsoft Brasil, por meio do Potencial Ilimitado, contribuiu para o trabalho do CDI doando 310 mil reais em dinheiro e 1,2 milhão de reais em licenças de software. No Brasil, 7 mil jovens foram beneficiados. Um exemplo dessa ação é a Fábrica de Cidadania, um projeto desenvolvido pelo CDI de Minas Gerais. O projeto, realizado em parceria com a Microsoft e a Sociedade dos Usuários de Informática e Telecomunicações de Minas Gerais (Sucesu-MG), capacita jovens de baixa renda com idade entre 16 e 24 anos para trabalhar com montagem e manutenção de micros na região metropolitana de Belo Horizonte. Eles saem qualificados e têm mais oportunidades de conseguir um emprego, diz Edsmar Resende, coordenador regional do CDI-MG e da Fábrica. Entre junho de 2005 e o final de novembro de 2006, 120 jovens passaram pelo projeto. Só nesse período, 400 computadores foram recondicionados e 50 escolas beneficiadas com essas máquinas. Segundo o CDI, a idéia é que a Fábrica de Cidadania seja implementada também em outros estados. Acessibilidade A Microsoft trabalha para tornar a tecnologia acessível ao maior número de pessoas inclusive àquelas que, por alguma incapacidade física ou mental, possam encontrar dificuldade diante de um computador convencional. O objetivo é ajustar as máqui-

22 FORTALECIMENTO DA SOCIEDADE DO CONHECIMENTO nas para que elas sejam cada vez mais fáceis e confortáveis de usar. A companhia atua em conjunto com ONGs e poder público para pôr em prática o conceito de acessibilidade total. Na cidade de São Paulo, por exemplo, é parceira do Instituto EFORT desde março de 2006 (leia texto na pág. 16). O objetivo dessa organização sem fins lucrativos é tornar possível a inclusão digital de pessoas com necessidades especiais. Em sintonia com a proposta de promover parcerias estratégicas para aumentar o impacto social, a Microsoft trabalha nesse projeto com a prefeitura paulistana, que fornece ajuda técnica e financeira. Iniciativas como essa, do setor privado com o poder público, mostram a responsabilidade social das empresas e beneficiam toda a sociedade, comenta Douglas Gonzaga, coordenador-geral de Inclusão Digital da Prefeitura do Município de São Paulo. PARCEIROS NA APRENDIZAGEM A iniciativa da Microsoft que contribui para a melhoria da aprendizagem na rede pública de ensino alcançou, no ano fiscal de 2006, o número de 13 milhões de brasileiros beneficiados. Os programas desenvolvidos pelo Parceiros na Aprendizagem têm por finalidade capacitar alunos, professores e gestores no uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) para torná-las parte integrante da dinâmica escolar. O Parceiros na Aprendizagem está presente em 18 estados brasileiros e no Distrito Federal (veja mapa na pág. 21), onde a Microsoft Brasil mantém acordos de cooperação com os governos locais. Parcerias com organizações como o Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), o Instituto Ayrton Senna, a Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e a Fundação Bradesco ajudam a multiplicar a ação dos projetos. A tecnologia como agente transformador O cotidiano da escola estadual Compositor Antonio Maria, na periferia de Olinda (PE), foi muito intenso em A agenda da instituição esteve recheada de eventos como a reforma do laboratório de informática, projetos extraclasse e exposição em feira científica. Atividades que só se tornaram realidade graças a uma união promissora: alunos e gestores mobilizados para inserir a Tecnologia da Informação no colégio. Um dos agentes facilitadores para a entrada nesse universo da informática foram os programas Aluno Monitor e Gestão Escolar e Tecnologias. Eu não tinha grande conhecimento de informática, mal sabia mexer em um computador, diz Dulcilene Lira, diretora da Compositor Antonio Maria e participante do Gestão Escolar e Tecnologias. Além de se capacitar, a educadora fez questão de incorporar a tecnologia ao dia-a-dia da escola conseguiu máquinas novas para o laboratório e criou, ao lado de professores e alunos, a Biblioteca Virtual, uma comunidade na Internet com o objetivo de abrigar trabalhos realizados por estudantes. O primeiro estudo produzido especialmente para essa iniciativa foi o História do Abastecimento de Água na Região Metropolitana do Recife. Um total de 20 alunos realizou pesquisas virtuais e foi a campo observar as dificuldades da população por causa dos constantes racionamentos de água na região. Os resultados do trabalho foram divulgados em diversas frentes na própria Biblioteca Virtual, em cartazes espalhados pela escola e em uma feira estadual de ciência e tecnologia. E a idéia é que esse conhecimento continue a ser multiplicado. Eu não pretendo parar por aqui, diz Cristiane Moura, estudante do primeiro ano do Ensino Normal Médio,

23 Grupo de alunos monitores de Olinda (PE): agentes de transformação na escola e Os programas da iniciativa Parceiros na Aprendizagem são divididos em dois blocos: Recursos para Educação e Acesso. Recursos para Educação As ações dessa área foram criadas para trabalhar com os três agentes construtores de uma instituição de ensino: gestores (Gestão Escolar e Tecnologias), professores (Aprender em Parceria) e estudantes (Aluno Monitor). Quando todos esses lados funcionam bem, é possível resgatar o papel único e intransferível de uma escola como provocador de mudança social, que forma cidadãos críticos e fomentadores de mudanças. A tecnologia pode ser instrumento para essa transformação. Gestão Escolar e Tecnologias O intuito desse programa é preparar os administradores das escolas públicas para que eles usem da melhor maneira as TICs. Com isso, eles melhoram a gestão e incorporam os beque participou do trabalho. Quero passar o que aprendi para os meus futuros alunos. O professor Bartolomeu Braz do Nascimento, coordenador da iniciativa na escola de Olinda, conta que o sucesso do trabalho foi garantido por um grupo de estudantes muito especial: os alunos monitores. Como o estudo envolveu pesquisas na rede e utilização do laboratório de informática, precisávamos contar com o apoio deles, diz. Os seis jovens em questão são responsáveis por manter a boa utilização do laboratório de informática e orientar os outros colegas a fazer buscas e utilizar os aplicativos. E os educadores também usufruem desse apoio. Precisei muito da ajuda deles para utilizar os programas do Microsoft Office, diz Kátia Cristina Botelho, da disciplina de geografia. Eles estão se saindo ótimos professores. Esse ciclo virtuoso é possível também porque os estudantes capacitados passam a ser agentes de transformação na escola. Há um ano eu não entendia nada de computador, agora ensino as pessoas, diz a aluna monitora Ana Barbosa, de 16 anos. E é incrível ver como elas aprendem rápido se existe alguém para orientar. Benedito Parente, superintendente de Tecnologia e Informação da Secretaria de Educação de Pernambuco em 2006, afirma que a dinâmica que se estabeleceu na Compositor Antonio Maria é um bom exemplo do potencial transformador dos dois programas. A escola conseguiu unir alunos, professores e gestores em prol de um objetivo comum, diz. Quando esses três eixos se reúnem em torno da tecnologia, é impossível não haver melhoria na qualidade de ensino.

24 FORTALECIMENTO DA SOCIEDADE DO CONHECIMENTO Projeto Biblioteca Virtual em Olinda e 6 Mozart Neves Ramos, professor da Universidade Federal de Pernambuco, foi presidente do Consed na gestão Atualmente, é diretor executivo do movimento Compromisso Todos pela Educação Modernizar é a solução Mozart Neves Ramos O gestor escolar tem um papel fundamental para o bom desempenho de uma instituição de ensino. Afinal, é responsabilidade dele liderar os processos administrativos e pedagógicos. Para que suas tarefas sejam cumpridas com eficiência, é necessária a incorporação das Tecnologias de Informação como ferramentas básicas de gestão. Elas podem ser usadas nas mais diferentes situações numa prestação de contas ou na troca de informações entre escolas, por exemplo. Mas apenas informatizar não é suficiente. Se os educadores não souberem como usar as diversas soluções tecnológicas para resolver seus problemas, a presença de um computador não será muito útil. Nesse sentido, o programa Gestão Escolar e Tecnologias, parceria entre o Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), a Microsoft e a Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), realiza um ótimo trabalho. Ele capacita e qualifica gestores para lidar de forma prática e produtiva com as novas tecnologias e os torna multiplicadores desse conhecimento. A modernização da gestão tem impacto direto no desempenho da escola, aumentando a qualidade do ensino. Esse resultado, entretanto, só pode ser mensurado a longo prazo. Mas já é possível notar uma mudança cultural entre os gestores que participaram das atividades propostas. O programa é também um bom exemplo de articulação entre distintos setores da sociedade em prol de um bem comum. Sozinho, o Estado não vencerá o desafio de melhorar a qualidade de ensino. nefícios da tecnologia, inclusive como ferramenta pedagógica. O programa foi criado em 2004, fruto de uma parceria da Microsoft com a Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Em conjunto, foi elaborado um curso com módulos presenciais e via Internet (ou CD- ROM). A primeira secretaria estadual a firmar um acordo foi a paulista. Depois, em 2005, a goiana. No mesmo ano, o Consed enviou à Microsoft um pedido oficial de apresentação do programa a todos os estados do Brasil, dando início a um processo de expansão acelerada (leia artigo ao lado). O projeto inova na metodologia de ensino e aprendizado. Cada estado seleciona inicialmente quatro especialistas em gestão, que participam de um curso de dois dias ministrado por profissionais da PUC. Ao voltar para casa, cada um se compromete a ensinar mais três pessoas, com o apoio da universidade paulista. No momento seguinte, os 16 gestores já formados

25 convidam mais duas pessoas cada um. No total, 48 especialistas aprendem. Cada um, então, torna-se responsável por ensinar as práticas de gestão aliadas à tecnologia para 40 gestores. Ou seja: gestores se formam em um processo que dura cerca de oito meses. Em 2006 a Microsoft realizou, em parceria com a Fundação Carlos Chagas, uma pesquisa entre os gestores participantes. Uma das conclusões foi que o uso da tecnologia melhorou a gestão. Além disso, 87% dizem que houve crescimento pessoal e 89% também o profissional. O programa ajuda ainda a dar instrumentos de mobilização comunitária. Um Tecnologia pela educação A iniciativa Parceiros na Aprendizagem está presente em 18 estados brasileiros e no Distrito Federal, em uma união estratégica com os governos locais. O objetivo é melhorar a qualidade da educação na rede pública de ensino por meio da capacitação de professores, alunos e gestores em Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs). exemplo ocorreu na Escola Estadual Isaac Schraiber, localizada no Parque São Rafael, zona leste de São Paulo. A instituição de ensino desenvolve, desde 2004, um projeto em parceria com a comunidade local, ONGs e subprefeitura, entre outros, em prol da revitalização do córrego Cipoaba, que havia se tornado um depósito de lixo e esgoto a céu aberto. Edilamar Caoneto Zago, vice-diretora da escola, desenvolveu com seus alu- Mato Grosso Pará Paraná Rio Grande do Sul Tocantins Goiás DF São Paulo Maranhão Minas Gerais Santa Catarina Bahia Ceará Rio de Janeiro Rio Grande do Norte Paraíba Pernambuco Alagoas Sergipe

26 FORTALECIMENTO DA SOCIEDADE DO CONHECIMENTO e As professoras Tatiani Ferrari, Cristina Lopes e Juliana Fiore com seus alunos: reconhecimento internacional nos e outros professores um vídeo, com a ajuda do software Microsoft Windows Movie Maker, apontando o que poderia ser feito para despoluir o córrego. Essa iniciativa fez com que a Sabesp, órgão responsável pelo saneamento básico na capital paulista, antecipasse de 2012 para 2005 a data do início da construção de um tronco coletor que ajudaria a solucionar o problema. A Escola Estadual Isaac Schraiber é uma das beneficiadas pelo programa Gestão Escolar e Tecnologias. No total, gestores de 11 estados, além do Distrito Federal, foram atendidos em Esse contingente beneficia diretamente cerca de 4 milhões de alunos. Aprender em Parceria A missão desse programa é estimular o trabalho em dupla entre professores. Inspirado no modelo norte-america- Fórmula vencedora Para melhorar o desempenho escolar, tecnologia aliada a um programa pedagógico. Essa foi a receita utilizada pelas professoras Tatiani Ferrari, Cristina Aparecida Devecchi Lopes e Juliana Cristina Fiore, da Fundação Bradesco, Escola de Osasco (SP), no projeto Ler e Escrever? Com o Computador!, desenvolvido para crianças da 3ª- série do Ensino Fundamental. Uma fórmula que deu certo a ponto de vencer a etapa nacional do prêmio Educadores Inovadores, promovido pela Microsoft, e conquistar o segundo lugar na final mundial, em novembro de 2006, na Filadélfia. As educadoras da escola de Osasco optaram por usar as ferramentas tecnológicas nas dinâmicas de classe para motivar os alunos e melhorar o rendimento daqueles que precisavam de reforço escolar. Elas desenvolveram atividades na sala multimídia que ampliaram a capacidade de leitura e escrita dos estudantes. Realizadas uma vez por semana, as aulas do grupo de recuperação acontecem em horário oposto ao da grade curricular regular. Os alunos são motivados por atividades como a resolução de enigmas, pesquisas em sites na Internet, leitura de trechos de livros e produções de histórias em quadrinhos. Como resultado, as educadoras apontam avanços significativos de qualidade na produção de textos e o aumento da criatividade dos alunos. O foco do programa é o desenvolvimento da capacidade de leitura e escrita das crianças, diz Tatiani. Nesse sentido, a tecnologia colabora motivando os alunos e elevando a auto-estima deles. Seguindo o modelo de rede de colaboração de educadores proposto pela metodologia do Programa Microsoft Aprender em Parceria, no qual foi capacitada, Tatiani Ferrari orientou em 2005 um grupo de 12 professores da Fundação Bradesco Cidade de Deus (em Osasco,SP). Um deles foi Juliana Fiore,que,por sua vez,iniciou o trabalho com a responsável na época pelo grupo de recuperação paralela, a professora Cristina Lopes. A instituição formou, então, uma rede de colaboração envolvendo professores e alunos e o projeto se expandiu para toda a escola. Hoje alunos e 21 professores em 28 escolas participam da iniciativa.

27 no do Microsoft Peer Coaching (MPC), o Aprender em Parceria teve início no Brasil em A metodologia foi adaptada à realidade brasileira pela equipe pedagógica da Microsoft Brasil, em parceria com a PUC-SP, o Instituto Ayrton Senna e o Instituto Crescer, e membros do Fórum de Líderes Educacionais da Microsoft. O programa está presente em 18 estados brasileiros, por meio de parcerias com a Fundação Bradesco. Desde sua implantação, 243 professores de 25 escolas foram capacitados. No Aprender em Parceria, um professor multiplicador da metodologia escolhe um colega para desenvolver trabalhos com as soluções tecnológicas disponíveis na escola. Essa reunião de forças pode garantir prêmio. Foi o que aconteceu com as professoras Tatiani Ferrari, Cristina Aparecida Devecchi Lopes e Juliana Cristina Fiore, da Fundação Bradesco, Escola de Osasco (SP). Com o projeto Ler e Escrever? Com o Computador! (leia texto na pág. 22), elas conquistaram o segundo lugar na final mundial do prêmio Educadores Inovadores, na Filadélfia, em novembro de 2006, superando concorrentes de 39 países na categoria Inovação em Comunidade. Outros três finalistas da etapa brasileira representaram o país nos Estados Unidos. Aluno Monitor Esse programa abre as portas do laboratório para milhares de alunos brasileiros. Ao proporcionar a formação em conceitos básicos de tecnologia, gerenciamento de salas de informática e multiplicação de conhecimentos, o Aluno Monitor permi- 6 A química perfeita Viviane Senna Quando o Instituto Ayrton Senna foi procurado pela Microsoft para criar um programa voltado ao desenvolvimento de potenciais,por meio de uma educação que utilizasse a tecnologia digital,se deu o que chamamos de química: de um lado, a credibilidade e a competência da Microsoft na sua área de atuação. Do outro, a seriedade de nosso trabalho junto a crianças e jovens.de ambos,o desejo de mudar o cenário da educação brasileira e viabilizar a inserção tecnológica dos menos favorecidos. Em 1999,esses ideais geraram o Programa Sua Escola a 2000 por Hora. Só em 2006, meninos e meninas de escolas públicas de 11 estados tiveram contato com a tecnologia para abrir caminhos, ampliando as possibilidades de um aprendizado diferenciado. Experiências que são compartilhadas no uma grande rede de conhecimento e soluções. O sucesso da aliança levou-nos a sonhar de novo. Em 2005, o Programa Comunidade Conectada foi implementado em cinco ONGs de cinco estados com o objetivo de viabilizar a inclusão digital das comunidades pobres. Por meio de cursos e ferramentas tecnológicas, 50,5 mil pessoas foram beneficiadas pelo Programa em 2006 e estão mais capacitadas para encarar com sucesso o mundo do trabalho. Também no ano passado, a aliança se fortaleceu ainda mais com a campanha Navegue Protegido, desenvolvida pela Microsoft com o apoio do Instituto, e que utiliza o personagem Senninha para levar à criançada dicas importantes de como navegar na Internet sem correr riscos. Sabemos que, sem o know-how tecnológico e empresarial da Microsoft, não teríamos alcançado o patamar em que hoje estamos com esses programas. Essa aliança nos dá a certeza de que as novas gerações poderão, sim, ter um futuro promissor, de vitórias na escola, no trabalho... na vida! Viviane Senna é presidente do Instituto Ayrton Senna

28 FORTALECIMENTO DA SOCIEDADE DO CONHECIMENTO te que a comunidade passe a usufruir de uma tecnologia que muitas vezes já está disponível, mas é subutilizada até abandonada por falta de informação. O programa capacita estudantes do ensino fundamental e médio com aulas presenciais e remotas, por meio de um curso animado feito com o Centro de Pesquisas do Laboratório de Tecnologia da Informação Aplicada (LTIA) da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp), de Bauru. Desde que foi implantado no Brasil, em janeiro de 2004, até dezembro de 2006, participaram do programa escolas públicas, professores foram beneficiados e o exército de alunos monitores foi reforçado por jovens. A forma como o Aluno Monitor é desenvolvido em cada localidade está alinhada às orientações das secretarias estaduais e suas estratégias pedagógicas. Em Pernambuco, por exemplo, os 319 tutores capacitados em 2005 formaram 870 alunos monitores em As instituições que participam do programa se destacam com ações criativas e inovadoras. Em uma escola de Olinda (PE), por exemplo, esses jovens ajudaram a montar uma Biblioteca Virtual (leia texto na pág. 18). Acesso A iniciativa facilita o acesso à tecnologia por meio de dois programas. O Fresh Start apóia escolas públicas e particulares ao revalidar licenças de Microsoft Windows 2000 para computadores que as instituições tenham recebido em doação, sem o software instalado. Já foram licenciados computadores, beneficiando 830 escolas. O Contrato Escola oferece licenciamento dos produtos Microsoft a custo reduzido para escolas públicas e privadas, museus e bibliotecas. Câmera na mão, cidadania na cabeça Rogério Lacerda, 19 anos, sempre gostou de desenhar, mas nunca achou que pudesse fazer algo com sua habilidade. Até que lhe deram uma oportunidade. Morador da periferia de Guarulhos, na Grande São Paulo, ele produziu um filme de animação para participar da Imagine Cup Cidadania, competição que tem por objetivo oferecer a jovens de baixa renda a possibilidade de lidar com novas tecnologias de maneira agradável e divertida. A iniciativa da Microsoft contou com a parceria da Oxigênio, organização não-governamental para o desenvolvimento de políticas públicas e sociais para a formação profissional de adolescentes e jovens. Depois de participar, passei a ver o meu talento com outros olhos, diz Rogério, que agora aposta em seus desenhos como fonte de renda. Os resultados surpreenderam. Foram realizados 282 curtas-metragens, produzidos por grupos de dois a quatro jovens. Os autores dos três melhores filmes foram premiados com computadores, televisores 29 polegadas e máquinas digitais, respectivamente. Além disso, uma equipe foi escolhida para estagiar durante duas semanas na TV1, agência de comunicação parceira da Microsoft. O filme de animação de Rogério foi o vencedor. Estimulado pelo reconhecimento, o jovem deixou um emprego de auxiliargeral em uma fábrica e começou a estampar e vender camisetas para lojas da região de Guarulhos. A Imagine Cup Cidadania me fez descobrir que sou capaz, que posso fazer, diz. A partir daí, foi mais fácil tomar a decisão de investir nos meus desenhos. Segundo Martha Del Bello, diretora da Oxigênio, esse projeto ofereceu aos estudantes uma oportunidade de descobrir

Nome e contato do responsável pelo preenchimento deste formulário: Allyson Pacelli (83) 88252115 e Mariana Oliveira.

Nome e contato do responsável pelo preenchimento deste formulário: Allyson Pacelli (83) 88252115 e Mariana Oliveira. Dados da empresa PRÊMIO ABF- AFRAS DESTAQUE SUSTENTABILIDADE 2012 FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO Categoria Franqueado Razão Social: Capacita Empreendimentos Educacionais Nome Fantasia: SOS Educação Profissional

Leia mais

Comunidade Solidária: parcerias contra a pobreza

Comunidade Solidária: parcerias contra a pobreza Comunidade Solidária: parcerias contra a pobreza OConselho da Comunidade Solidária foi criado em 1995 com base na constatação de que a sociedade civil contemporânea se apresenta como parceira indispensável

Leia mais

1. Quem somos nós? A AGI Soluções nasceu em Belo Horizonte (BH), com a simples missão de entregar serviços de TI de forma rápida e com alta qualidade.

1. Quem somos nós? A AGI Soluções nasceu em Belo Horizonte (BH), com a simples missão de entregar serviços de TI de forma rápida e com alta qualidade. 1. Quem somos nós? A AGI Soluções nasceu em Belo Horizonte (BH), com a simples missão de entregar serviços de TI de forma rápida e com alta qualidade. Todos nós da AGI Soluções trabalhamos durante anos

Leia mais

POLÍTICAS DE GESTÃO PROCESSO DE SUSTENTABILIDADE

POLÍTICAS DE GESTÃO PROCESSO DE SUSTENTABILIDADE POLÍTICAS DE GESTÃO PROCESSO DE SUSTENTABILIDADE 1) OBJETIVOS - Apresentar de forma transparente as diretrizes de sustentabilidade que permeiam a estratégia e a gestão; - Fomentar e apoiar internamente

Leia mais

No Brasil, a Shell contratou a ONG Dialog para desenvolver e operar o Programa, que possui três objetivos principais:

No Brasil, a Shell contratou a ONG Dialog para desenvolver e operar o Programa, que possui três objetivos principais: PROJETO DA SHELL BRASIL LTDA: INICIATIVA JOVEM Apresentação O IniciativaJovem é um programa de empreendedorismo que oferece suporte e estrutura para que jovens empreendedores de 18 a 30 anos desenvolvam

Leia mais

UMA PROPOSTA INOVADORA PARA ENSINAR EMPREENDEDORISMO AOS JOVENS

UMA PROPOSTA INOVADORA PARA ENSINAR EMPREENDEDORISMO AOS JOVENS UMA PROPOSTA INOVADORA PARA ENSINAR EMPREENDEDORISMO AOS JOVENS www.empreende.com.br emp@empreende.com.br FAZENDO ACONTECER Programa de ensino de empreendedorismo inovador em nível mundial, desenvolvido

Leia mais

Promover um ambiente de trabalho inclusivo que ofereça igualdade de oportunidades;

Promover um ambiente de trabalho inclusivo que ofereça igualdade de oportunidades; POLÍTICA DE SUSTENTABILIDADE OBJETIVO Esta Política tem como objetivos: - Apresentar as diretrizes de sustentabilidade que permeiam a estratégia e a gestão; - Fomentar e apoiar internamente as inovações

Leia mais

O Projeto Casa Brasil de inclusão digital e social

O Projeto Casa Brasil de inclusão digital e social II Fórum de Informação em Saúde IV Encontro da Rede BiblioSUS O Projeto Casa Brasil de inclusão digital e social Maria de Fátima Ramos Brandão Outubro/2007 1 Apresentação O Projeto Casa Brasil Modelos

Leia mais

COMO SE TORNAR UM VOLUNTÁRIO?

COMO SE TORNAR UM VOLUNTÁRIO? COMO SE TORNAR UM VOLUNTÁRIO? Apresentação Ir para a escola, passar um tempo com a família e amigos, acompanhar as últimas novidades do mundo virtual, fazer um curso de inglês e praticar um esporte são

Leia mais

Princípios, valores e iniciativas de mobilização comunitária. Território do Bem - Vitória/ES

Princípios, valores e iniciativas de mobilização comunitária. Território do Bem - Vitória/ES Princípios, valores e iniciativas de mobilização comunitária. Território do Bem - Vitória/ES O Ateliê de Idéias é uma organização social, sem fins lucrativos, fundada em 2003, que tem como missão desenvolver

Leia mais

Projeto Você pede, eu registro.

Projeto Você pede, eu registro. Projeto Você pede, eu registro. 1) IDENTIFICAÇÃO 1.1) Título do Projeto: Você pede eu registro. 1.2) Equipe responsável pela coordenação do projeto: Pedro Paulo Braga Bolzani Subsecretario de TI Antonio

Leia mais

APRESENTAÇÃO DO PROJETO e-jovem

APRESENTAÇÃO DO PROJETO e-jovem APRESENTAÇÃO DO PROJETO e-jovem O Projeto e-jovem é uma iniciativa do Governo do Estado do Ceará, por meio da Secretaria da Educação SEDUC, cuja proposta visa oferecer formação em Tecnologia da Informação

Leia mais

PRÊMIO ABF-AFRAS DESTAQUE SUSTENTABILIDADE 2012 FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO Inscrição Prêmio ABF-AFRAS - Categoria Fornecedor

PRÊMIO ABF-AFRAS DESTAQUE SUSTENTABILIDADE 2012 FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO Inscrição Prêmio ABF-AFRAS - Categoria Fornecedor PRÊMIO ABF-AFRAS DESTAQUE SUSTENTABILIDADE 2012 FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO Inscrição Prêmio ABF-AFRAS - Categoria Fornecedor Dados da empresa Razão Social: Visa do Brasil Empreendimentos Ltda. Nome Fantasia:

Leia mais

RELATÓRIO DAS ATIVIDADES 2004

RELATÓRIO DAS ATIVIDADES 2004 RELATÓRIO DAS ATIVIDADES 2004 1. Palestras informativas O que é ser voluntário Objetivo: O voluntariado hoje, mais do que nunca, pressupõe responsabilidade e comprometimento e para que se alcancem os resultados

Leia mais

www.startercomunicacao.com startercomunic@gmail.com

www.startercomunicacao.com startercomunic@gmail.com 7 DICAS IMPERDÍVEIS QUE TODO COACH DEVE SABER PARA CONQUISTAR MAIS CLIENTES www.startercomunicacao.com startercomunic@gmail.com As 7 dicas imperdíveis 1 2 3 Identificando seu público Abordagem adequada

Leia mais

ESPORTE NÃO É SÓ PARA ALGUNS, É PARA TODOS! Esporte seguro e inclusivo. Nós queremos! Nós podemos!

ESPORTE NÃO É SÓ PARA ALGUNS, É PARA TODOS! Esporte seguro e inclusivo. Nós queremos! Nós podemos! ESPORTE NÃO É SÓ PARA ALGUNS, É PARA TODOS! Esporte seguro e inclusivo. Nós queremos! Nós podemos! Documento final aprovado por adolescentes dos Estados do Amazonas, da Bahia, do Ceará, do Mato Grosso,

Leia mais

Gestão 2013-2017. Plano de Trabalho. Colaboração, Renovação e Integração. Eduardo Simões de Albuquerque Diretor

Gestão 2013-2017. Plano de Trabalho. Colaboração, Renovação e Integração. Eduardo Simões de Albuquerque Diretor Gestão 2013-2017 Plano de Trabalho Colaboração, Renovação e Integração Eduardo Simões de Albuquerque Diretor Goiânia, maio de 2013 Introdução Este documento tem por finalidade apresentar o Plano de Trabalho

Leia mais

Atividade I Como podemos fortalecer o Núcleo na Região para garantir a continuidade dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio - ODMs?

Atividade I Como podemos fortalecer o Núcleo na Região para garantir a continuidade dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio - ODMs? QUATRO BARRAS 09/07/2007 Horário: das 13h às 17h30 Local: Atividade I Como podemos fortalecer o Núcleo na Região para garantir a continuidade dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio - ODMs? Grupo 01:

Leia mais

Empresário. Você curte moda? Gosta de cozinhar? Não existe sorte nos negócios. Há apenas esforço, determinação, e mais esforço.

Empresário. Você curte moda? Gosta de cozinhar? Não existe sorte nos negócios. Há apenas esforço, determinação, e mais esforço. Empresário Não existe sorte nos negócios. Há apenas esforço, determinação, e mais esforço. Sophie Kinsella, Jornalista Econômica e autora Você curte moda? Gosta de cozinhar? Ou talvez apenas goste de animais?

Leia mais

Área de Comunicação. Tecnologia em. Produção Multimídia

Área de Comunicação. Tecnologia em. Produção Multimídia Área de Comunicação Produção Multimídia Curta Duração Produção Multimídia Carreira em Produção Multimídia O curso superior de Produção Multimídia da FIAM FAAM forma profissionais preparados para o mercado

Leia mais

Trabalho em Equipe e Educação Permanente para o SUS: A Experiência do CDG-SUS-MT. Fátima Ticianel CDG-SUS/UFMT/ISC-NDS

Trabalho em Equipe e Educação Permanente para o SUS: A Experiência do CDG-SUS-MT. Fátima Ticianel CDG-SUS/UFMT/ISC-NDS Trabalho em Equipe e Educação Permanente para o SUS: A Experiência do CDG-SUS-MT Proposta do CDG-SUS Desenvolver pessoas e suas práticas de gestão e do cuidado em saúde. Perspectiva da ética e da integralidade

Leia mais

MBA IBMEC 30 anos. No Ibmec, proporcionamos a nossos alunos uma experiência singular de aprendizado. Aqui você encontra:

MBA IBMEC 30 anos. No Ibmec, proporcionamos a nossos alunos uma experiência singular de aprendizado. Aqui você encontra: MBA Pós - Graduação QUEM SOMOS Para pessoas que têm como objetivo de vida atuar local e globalmente, ser empreendedoras, conectadas e bem posicionadas no mercado, proporcionamos uma formação de excelência,

Leia mais

Edital de seleção para formação em gestão de Organizações da Sociedade Civil Fundação Tide Setubal 2011

Edital de seleção para formação em gestão de Organizações da Sociedade Civil Fundação Tide Setubal 2011 Edital de seleção para formação em gestão de Organizações da Sociedade Civil Fundação Tide Setubal 2011 INTRODUÇÃO A Fundação Tide Setubal nasce em 2005 para ressignificar e inovar o trabalho pioneiro

Leia mais

Rafael Vargas Presidente da SBEP.RO Gestor de Projetos Sociais do Instituto Ágora Secretário do Terceiro Setor da UGT.RO

Rafael Vargas Presidente da SBEP.RO Gestor de Projetos Sociais do Instituto Ágora Secretário do Terceiro Setor da UGT.RO Abril/2014 Porto Velho/Rondônia Rafael Vargas Presidente da SBEP.RO Gestor de Projetos Sociais do Instituto Ágora Secretário do Terceiro Setor da UGT.RO Terceiro Setor É uma terminologia sociológica que

Leia mais

Oi FUTURO ABRE INSCRIÇÕES PARA EDITAL DO PROGRAMA Oi NOVOS BRASIS 2012

Oi FUTURO ABRE INSCRIÇÕES PARA EDITAL DO PROGRAMA Oi NOVOS BRASIS 2012 Oi FUTURO ABRE INSCRIÇÕES PARA EDITAL DO PROGRAMA Oi NOVOS BRASIS 2012 Programa vai selecionar projetos socioambientais para receberem apoio técnico e financeiro Instituto de responsabilidade social da

Leia mais

Cadastro das Principais

Cadastro das Principais 46 Cenário Econômico Cadastro das Principais Corretoras de Seguros Primeiras conclusões Francisco Galiza O estudo ESECS (Estudo Socioeconômico das Corretoras de Seguros), divulgado pela Fenacor em 2013,

Leia mais

ANEXO 1 - QUESTIONÁRIO

ANEXO 1 - QUESTIONÁRIO ANEXO 1 - QUESTIONÁRIO 1. DIMENSÃO PEDAGÓGICA 1.a) ACESSIBILIDADE SEMPRE ÀS VEZES NUNCA Computadores, laptops e/ou tablets são recursos que estão inseridos na rotina de aprendizagem dos alunos, sendo possível

Leia mais

Relatório de Sustentabilidade 2014

Relatório de Sustentabilidade 2014 1 Relatório de Sustentabilidade 2014 2 Linha do Tempo TAM VIAGENS 3 Política de Sustentabilidade A TAM Viagens uma Operadora de Turismo preocupada com a sustentabilidade, visa fortalecer o mercado e prover

Leia mais

2012 RELATÓRIO DE ATIVIDADES

2012 RELATÓRIO DE ATIVIDADES 2012 RELATÓRIO DE ATIVIDADES Instituto Lojas Renner Instituto Lojas Renner Inserção de mulheres no mercado de trabalho, desenvolvimento da comunidade e formação de jovens fazem parte da história do Instituto.

Leia mais

ações de cidadania Atendimento direto ECE-SP recebe a comunidade com equipe qualificada e atividades orientadas Revista Linha Direta

ações de cidadania Atendimento direto ECE-SP recebe a comunidade com equipe qualificada e atividades orientadas Revista Linha Direta ações de cidadania Atendimento direto ECE-SP recebe a comunidade com equipe qualificada e atividades orientadas Valéria Araújo Quando crianças, adolescentes, jovens e familiares do distrito da Brasilândia

Leia mais

estão de Pessoas e Inovação

estão de Pessoas e Inovação estão de Pessoas e Inovação Luiz Ildebrando Pierry Secretário Executivo Programa Gaúcho da Qualidade e Produtividade Prosperidade e Qualidade de vida são nossos principais objetivos Qualidade de Vida (dicas)

Leia mais

REGULAMENTO DESAFIO CRIATIVOS DA ESCOLA

REGULAMENTO DESAFIO CRIATIVOS DA ESCOLA REGULAMENTO DESAFIO CRIATIVOS DA ESCOLA O Desafio Criativos da Escola é um concurso promovido pelo Instituto Alana com sede na Rua Fradique Coutinho, 50, 11 o. andar, Bairro Pinheiros São Paulo/SP, CEP

Leia mais

A Academia está alinhada também aos Princípios para Sustentabilidade em Seguros UNPSI, coordenados pelo UNEP/FI órgão da ONU dedicado às questões da

A Academia está alinhada também aos Princípios para Sustentabilidade em Seguros UNPSI, coordenados pelo UNEP/FI órgão da ONU dedicado às questões da - 1 - Prêmio CNSeg 2012 Empresa: Grupo Segurador BBMAPFRE Case: Academia de Sustentabilidade BBMAPFRE Introdução A Academia de Sustentabilidade BBMAPFRE foi concebida em 2009 para disseminar o conceito

Leia mais

Aprimoramento através da integração

Aprimoramento através da integração Aprimoramento através da integração Uma parceria para implementar uma solução de aprendizagem em tempo recorde Visão Geral Com mais de 70 anos de excelência na produção de conhecimento no Brasil, a Fundação

Leia mais

Área de Comunicação. Tecnologia em. Produção Publicitária

Área de Comunicação. Tecnologia em. Produção Publicitária Área de Comunicação Tecnologia em Produção Publicitária Curta Duração Tecnologia em Produção Publicitária CARREIRA EM PRODUÇÃO PUBLICITÁRIA Nos últimos anos, a globalização da economia e a estabilização

Leia mais

Atuando com responsabilidade para. colher um futuro melhor. Fábrica de São José dos Campos

Atuando com responsabilidade para. colher um futuro melhor. Fábrica de São José dos Campos Atuando com responsabilidade para colher um futuro melhor. Fábrica de São José dos Campos Compromisso com um futuro melhor. Com o nosso trabalho, somos parte da solução para uma agricultura mais sustentável.

Leia mais

Organizando Voluntariado na Escola. Aula 1 Ser Voluntário

Organizando Voluntariado na Escola. Aula 1 Ser Voluntário Organizando Voluntariado na Escola Aula 1 Ser Voluntário Objetivos 1 Entender o que é ser voluntário. 2 Conhecer os benefícios de ajudar. 3 Perceber as oportunidades proporcionadas pelo voluntariado. 4

Leia mais

DIRETRIZES PARA UM FORNECIMENTO SUSTENTÁVEL

DIRETRIZES PARA UM FORNECIMENTO SUSTENTÁVEL DIRETRIZES PARA UM FORNECIMENTO SUSTENTÁVEL APRESENTAÇÃO A White Martins representa na América do Sul a Praxair, uma das maiores companhias de gases industriais e medicinais do mundo, com operações em

Leia mais

O QUE É O SITE MUNÍCIPIOS?

O QUE É O SITE MUNÍCIPIOS? O QUE É O SITE MUNÍCIPIOS? Apresentação Histórico Estratégia de comunicação e políticas para promoção do municipalismo forte e atuante A atuação da Confederação Nacional de Municípios na comunicação pública

Leia mais

Sobre o Movimento é uma ação de responsabilidade social digital pais (família), filhos (jovem de 6 a 24 anos), escolas (professores e diretores)

Sobre o Movimento é uma ação de responsabilidade social digital pais (família), filhos (jovem de 6 a 24 anos), escolas (professores e diretores) 1 Sobre o Movimento O Movimento é uma ação de responsabilidade social digital; Visa a formação de usuários digitalmente corretos Cidadania Digital, através de uma campanha de conscientização direcionada

Leia mais

XVI Congresso Brasileiro de Biblioteconomia e Documentação 22 a 24 de julho de 2015

XVI Congresso Brasileiro de Biblioteconomia e Documentação 22 a 24 de julho de 2015 XVI Congresso Brasileiro de Biblioteconomia e Documentação 22 a 24 de julho de 2015 Modelo 2: resumo expandido de relato de experiência Resumo expandido O Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas de São

Leia mais

CURSO FERRAMENTAS DE GESTÃO IN COMPANY

CURSO FERRAMENTAS DE GESTÃO IN COMPANY CURSO FERRAMENTAS DE GESTÃO IN COMPANY Instrumental e modular, o Ferramentas de Gestão é uma oportunidade de aperfeiçoamento para quem busca conteúdo de qualidade ao gerenciar ações sociais de empresas

Leia mais

Escola de Políticas Públicas

Escola de Políticas Públicas Escola de Políticas Públicas Política pública na prática A construção de políticas públicas tem desafios em todas as suas etapas. Para resolver essas situações do dia a dia, é necessário ter conhecimentos

Leia mais

A estratégia do PGQP frente aos novos desafios. 40ª Reunião da Qualidade 09-10-2006 Eduardo Guaragna

A estratégia do PGQP frente aos novos desafios. 40ª Reunião da Qualidade 09-10-2006 Eduardo Guaragna A estratégia do PGQP frente aos novos desafios 40ª Reunião da Qualidade 09-10-2006 Eduardo Guaragna PROCESSO DE PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO MACROFLUXO ENTRADAS PARA O PROCESSO - Análise de cenários e conteúdos

Leia mais

PISAC: um modelo de aceleração de inovações na CPIC. Parque de Inovação e Sustentabilidade do Ambiente Construído

PISAC: um modelo de aceleração de inovações na CPIC. Parque de Inovação e Sustentabilidade do Ambiente Construído PISAC: um modelo de aceleração de inovações na CPIC Parque de Inovação e Sustentabilidade do Ambiente Construído Contexto do SC no Brasil O setor da construção no Brasil é cheio de paradoxos. De um lado,

Leia mais

Os desafios do Bradesco nas redes sociais

Os desafios do Bradesco nas redes sociais Os desafios do Bradesco nas redes sociais Atual gerente de redes sociais do Bradesco, Marcelo Salgado, de 31 anos, começou sua carreira no banco como operador de telemarketing em 2000. Ele foi um dos responsáveis

Leia mais

Coordenação Técnica. Iniciativa

Coordenação Técnica. Iniciativa Coordenação Técnica Iniciativa Características do programa Conjunto de ações de formação para jovens entre 16 a 21 anos moradores das periferias das grandes metrópoles. Objetivos compartilhados Coordenação

Leia mais

INVESTIMENTO SOCIAL. Agosto de 2014

INVESTIMENTO SOCIAL. Agosto de 2014 INVESTIMENTO SOCIAL Agosto de 2014 INVESTIMENTO SOCIAL Nós promovemos o desenvolvimento sustentável de diversas maneiras Uma delas é por meio do Investimento Social INVESTIMENTO INVESTIENTO SOCIAL - Estratégia

Leia mais

COMO FAZER A TRANSIÇÃO

COMO FAZER A TRANSIÇÃO ISO 9001:2015 COMO FAZER A TRANSIÇÃO Um guia para empresas certificadas Antes de começar A ISO 9001 mudou! A versão brasileira da norma foi publicada no dia 30/09/2015 e a partir desse dia, as empresas

Leia mais

CURSO REDES DE COMPUTADORES ALANA CAMILA ARICLÉCIO DOMINGOS EUDES JUNIOR HILDERLENE GOMES

CURSO REDES DE COMPUTADORES ALANA CAMILA ARICLÉCIO DOMINGOS EUDES JUNIOR HILDERLENE GOMES 1 CURSO REDES DE COMPUTADORES ALANA CAMILA ARICLÉCIO DOMINGOS EUDES JUNIOR HILDERLENE GOMES CANINDÉ 2013 2 ALANA CAMILA ARICLÉCIO DOMINGOS EUDES JUNIOR HILDERLENE GOMES Trabalho realizado como requisito

Leia mais

O futuro da educação já começou

O futuro da educação já começou O futuro da educação já começou Sua conexão com o futuro A 10 Escola Digital é uma solução inovadora para transformar a sua escola. A LeYa traz para a sua escola o que há de mais moderno em educação, a

Leia mais

AGENDA. Gestão Estratégia de Pessoas: A importância da gestão de pessoas nas organizações Tatiane Tiemi Shirazawa. GPTW Quem somos?

AGENDA. Gestão Estratégia de Pessoas: A importância da gestão de pessoas nas organizações Tatiane Tiemi Shirazawa. GPTW Quem somos? Gestão Estratégia de Pessoas: A importância da gestão de pessoas nas organizações Tatiane Tiemi Shirazawa 1 AGENDA 1 GPTW Quem somos? 2 Benefícios para o negócio 3 O que é uma empresa GPTW? 4 Sobre as

Leia mais

TAM: o espírito de servir no SAC 2.0

TAM: o espírito de servir no SAC 2.0 TAM: o espírito de servir no SAC 2.0 Os primeiros passos do SAC 2.0 da TAM A trajetória da TAM sempre foi guiada pela disponibilidade de servir seus clientes; nas redes sociais, essa filosofia não poderia

Leia mais

O caminho para o sucesso. Promovendo o desenvolvimento para além da universidade

O caminho para o sucesso. Promovendo o desenvolvimento para além da universidade O caminho para o sucesso Promovendo o desenvolvimento para além da universidade Visão geral Há mais de 40 anos, a Unigranrio investe em ensino diferenciado no Brasil para cumprir com seu principal objetivo

Leia mais

Questionário para Instituidoras

Questionário para Instituidoras Parte 1 - Identificação da Instituidora Base: Quando não houver orientação em contrário, a data-base é 31 de Dezembro, 2007. Dados Gerais Nome da instituidora: CNPJ: Endereço da sede: Cidade: Estado: Site:

Leia mais

Profissionais de Alta Performance

Profissionais de Alta Performance Profissionais de Alta Performance As transformações pelas quais o mundo passa exigem novos posicionamentos em todas as áreas e em especial na educação. A transferência pura simples de dados ou informações

Leia mais

Seção 2/E Monitoramento, Avaliação e Aprendizagem

Seção 2/E Monitoramento, Avaliação e Aprendizagem Seção 2/E Monitoramento, Avaliação e Aprendizagem www.bettercotton.org Orientação Text to go here O documento Monitoramento, Avaliação e Aprendizagem da BCI proporciona uma estrutura para medir as mudanças

Leia mais

1 Fórum de Educação a Distância do Poder Judiciário. Gestão de Projetos de EAD Conceber, Desenvolver e Entregar

1 Fórum de Educação a Distância do Poder Judiciário. Gestão de Projetos de EAD Conceber, Desenvolver e Entregar 1 Fórum de Educação a Distância do Poder Judiciário Gestão de Projetos de EAD Conceber, Desenvolver e Entregar Prof. Dr. Stavros Panagiotis Xanthopoylos stavros@fgv.br Brasília, 27 de novembro de 2009

Leia mais

CAMPANHA DE SUSTENTABILIDADE (mudança no título antes chamada de Campanha Indústria Farmacêutica & Iniciativas de Responsabilidade Corporativa)

CAMPANHA DE SUSTENTABILIDADE (mudança no título antes chamada de Campanha Indústria Farmacêutica & Iniciativas de Responsabilidade Corporativa) CAMPANHA DE SUSTENTABILIDADE (mudança no título antes chamada de Campanha Indústria Farmacêutica & Iniciativas de Responsabilidade Corporativa) A categoria SUSTENTABILIDADE é a antiga categoria Indústria

Leia mais

NOVA ATITUDE SOCIAL PARA A SUSTENTAÇÃO DO DESENVOLVIMENTO

NOVA ATITUDE SOCIAL PARA A SUSTENTAÇÃO DO DESENVOLVIMENTO Maio 2005 NOVA ATITUDE SOCIAL PARA A SUSTENTAÇÃO DO DESENVOLVIMENTO Uma empresa cidadã tem direitos e deveres, assim como qualquer indivíduo. Trata-se de uma consciência crítica que nasce a partir do respeito

Leia mais

RELATÓRIO DAS ATIVIDADES 2003

RELATÓRIO DAS ATIVIDADES 2003 RELATÓRIO DAS ATIVIDADES 2003 1. Palestras informativas O que é ser voluntário Objetivo: O voluntariado hoje, mais do que nunca, pressupõe responsabilidade e comprometimento e para que se alcancem os resultados

Leia mais

TERMO DE REFERÊNCIA (TR) GAUD 4.6.8 01 VAGA

TERMO DE REFERÊNCIA (TR) GAUD 4.6.8 01 VAGA INSTITUTO INTERAMERICANO DE COOPERAÇÃO PARA A AGRICULTURA TERMO DE REFERÊNCIA (TR) GAUD 4.6.8 01 VAGA 1 IDENTIFICAÇÃO DA CONSULTORIA Contratação de consultoria pessoa física para serviços de preparação

Leia mais

Projeto Pedagógico Institucional PPI FESPSP FUNDAÇÃO ESCOLA DE SOCIOLOGIA E POLÍTICA DE SÃO PAULO PROJETO PEDAGÓGICO INSTITUCIONAL PPI

Projeto Pedagógico Institucional PPI FESPSP FUNDAÇÃO ESCOLA DE SOCIOLOGIA E POLÍTICA DE SÃO PAULO PROJETO PEDAGÓGICO INSTITUCIONAL PPI FUNDAÇÃO ESCOLA DE SOCIOLOGIA E POLÍTICA DE SÃO PAULO PROJETO PEDAGÓGICO INSTITUCIONAL PPI Grupo Acadêmico Pedagógico - Agosto 2010 O Projeto Pedagógico Institucional (PPI) expressa os fundamentos filosóficos,

Leia mais

Índice O programa Os cursos A adaptação dos conteúdos O novo Convênio O novo programa Cronograma Parcerias locais Montagem das turmas

Índice O programa Os cursos A adaptação dos conteúdos O novo Convênio O novo programa Cronograma Parcerias locais Montagem das turmas Manual Índice 1. O programa 2. Os cursos 3. A adaptação dos conteúdos 4. O novo Convênio 5. O novo programa 6. Cronograma 7. Parcerias locais 8. Montagem das turmas 9. Definição dos cursos 10. Liberação

Leia mais

UMA PARCERIA DE SUCESSO!

UMA PARCERIA DE SUCESSO! RELATÓRIO DE ATIVIDADES 2013 Parceria Santa Dorotéia e Junior Achievement de Minas Gerais: UMA PARCERIA DE SUCESSO! 1 SUMÁRIO 1. Resultados Conquistados... 3 2. Resultados 2013... 4 3. Resultados Pesquisas...

Leia mais

Coletiva de Imprensa Apresentação de resultados São Paulo, 23 de maio de 2013

Coletiva de Imprensa Apresentação de resultados São Paulo, 23 de maio de 2013 Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação Pesquisa TIC Educação 2012 Pesquisa sobre o uso das TIC nas escolas brasileiras Coletiva de Imprensa Apresentação de resultados

Leia mais

RELATÓRIO DA PESQUISA ONLINE: Avaliação dos educadores Multiplicadores

RELATÓRIO DA PESQUISA ONLINE: Avaliação dos educadores Multiplicadores RELATÓRIO DA PESQUISA ONLINE: Avaliação dos educadores Multiplicadores APRESENTAÇÃO A SaferNet Brasil é uma associação civil de direito privado, com atuação nacional, sem fins lucrativos ou econômicos,

Leia mais

Opção. sites. A tua melhor opção!

Opção. sites. A tua melhor opção! Opção A tua melhor opção! Queremos te apresentar um negócio que vai te conduzir ao sucesso!!! O MUNDO... MUDOU! Todos sabemos que a internet tem ocupado um lugar relevante na vida das pessoas, e conseqüentemente,

Leia mais

O Grupo Gerdau incentiva o trabalho em equipe e o uso de ferramentas de gestão pela qualidade na busca de soluções para os problemas do dia-a-dia.

O Grupo Gerdau incentiva o trabalho em equipe e o uso de ferramentas de gestão pela qualidade na busca de soluções para os problemas do dia-a-dia. O Grupo Gerdau incentiva o trabalho em equipe e o uso de ferramentas de gestão pela qualidade na busca de soluções para os problemas do dia-a-dia. Rio Grande do Sul Brasil PESSOAS E EQUIPES Equipes que

Leia mais

RSC e Valor Compartilhado Uma nova forma de ver a relação com a comunidade.

RSC e Valor Compartilhado Uma nova forma de ver a relação com a comunidade. RSC e Valor Compartilhado Uma nova forma de ver a relação com a comunidade. SUSTENTABILIDADE Comportamento alinhado com os valores básicos da sustentabilidade. Ecológico Sustentável Social Sustentabilidade

Leia mais

Trabalhando em conjunto com os municípios pela melhoria da qualidade da educação pública brasileira

Trabalhando em conjunto com os municípios pela melhoria da qualidade da educação pública brasileira Trabalhando em conjunto com os municípios pela melhoria da qualidade da educação pública brasileira CONHECENDO O FNDE O FNDE é uma Autarquia Federal vinculada ao Ministério da Educação. Sua missão é prestar

Leia mais

APRESENTAÇÃO. Sua melhor opção em desenvolvimento de sites! Mais de 200 clientes em todo o Brasil. Totalmente compatível com Mobile

APRESENTAÇÃO. Sua melhor opção em desenvolvimento de sites! Mais de 200 clientes em todo o Brasil. Totalmente compatível com Mobile APRESENTAÇÃO Totalmente compatível com Mobile Sua melhor opção em desenvolvimento de sites! Mais de 200 clientes em todo o Brasil APRESENTAÇÃO Muito prazer! Somos uma empresa que presta serviços em soluções

Leia mais

Como fazer contato com pessoas importantes para sua carreira?

Como fazer contato com pessoas importantes para sua carreira? Como fazer contato com pessoas importantes para sua carreira? - Tem alguém com quem você gostaria de fazer contato? - Porque você não o fez até agora? - Por que é importante aprender a fazer esses contatos?

Leia mais

Universidade. Estácio de Sá. Informática e Telecomunicações

Universidade. Estácio de Sá. Informática e Telecomunicações Universidade Estácio de Sá Informática e Telecomunicações A Estácio Hoje reconhecida como a maior instituição particular de ensino superior do país, a Universidade Estácio de Sá iniciou suas atividades

Leia mais

AGENDA DE CURSOS E EVENTOS

AGENDA DE CURSOS E EVENTOS AGENDA DE S E EVENTOS 2015 AGENDA DE S E EVENTOS 2015 CATEGORIAS DE S Introdução à Governança Primeiro passo dentro da Governança Corporativa, os cursos de Introdução à Governança fornecem uma visão de

Leia mais

COMECE A TRABALHAR COM A INTERNET

COMECE A TRABALHAR COM A INTERNET COMECE A TRABALHAR COM A INTERNET Comece a trabalhar com a internet Trabalhar na internet se tornou um dos principais focos das pessoas nos dias atuais devido a possibilidade de operar em mercados distintos

Leia mais

Cinco principais qualidades dos melhores professores de Escolas de Negócios

Cinco principais qualidades dos melhores professores de Escolas de Negócios Cinco principais qualidades dos melhores professores de Escolas de Negócios Autor: Dominique Turpin Presidente do IMD - International Institute for Management Development www.imd.org Lausanne, Suíça Tradução:

Leia mais

MMX - Controladas e Coligadas

MMX - Controladas e Coligadas POLITICA CORPORATIVA PC. 1.16.01 Política de Meio Ambiente Emissão: 02/10/06 1 Objetivo: Estabelecer diretrizes visando proteger os recursos naturais e o meio ambiente em todas das unidades operacionais.

Leia mais

UM ROTEIRO PARA A EXECUÇÃO DE ATIVIDADES EM UM PROJETO DE INCLUSÃO DIGITAL

UM ROTEIRO PARA A EXECUÇÃO DE ATIVIDADES EM UM PROJETO DE INCLUSÃO DIGITAL UM ROTEIRO PARA A EXECUÇÃO DE ATIVIDADES EM UM PROJETO DE INCLUSÃO DIGITAL R.L. Stange *, A. A. Batista*. * Universidade Tecnológica federal do Paraná, Guarapuava, Brasil e-mail: rlgomes@utfpr.edu.br Resumo

Leia mais

POR QUE SER ASSOCIADO ABESE? CONHEÇA TODOS OS BENEFÍCIOS

POR QUE SER ASSOCIADO ABESE? CONHEÇA TODOS OS BENEFÍCIOS POR QUE SER ASSOCIADO ABESE? CONHEÇA TODOS OS BENEFÍCIOS Associação Brasileira das Empresas de Sistemas Eletrônicos de Segurança - ABESE Entidade que representa, nacionalmente, as empresas de sistemas

Leia mais

Objetivo: Relatar a experiência do desenvolvimento do software Participar. Wilson Veneziano Professor Orientador do projeto CIC/UnB

Objetivo: Relatar a experiência do desenvolvimento do software Participar. Wilson Veneziano Professor Orientador do projeto CIC/UnB Transcrição do vídeo Projeto Participar Duração: 10 minutos e 43 segundos Objetivo: Relatar a experiência do desenvolvimento do software Participar Wilson Veneziano Professor Orientador do projeto CIC/UnB

Leia mais

Como participar pequenos negócios Os parceiros O consumidor

Como participar pequenos negócios Os parceiros O consumidor Movimento incentiva a escolha pelos pequenos negócios na hora da compra A iniciativa visa conscientizar o consumidor que comprar dos pequenos é um ato de cidadania que contribui para gerar mais empregos,

Leia mais

MERITOR INVESTE EM AÇÕES DE RESPONSABILIDADE SOCIAL

MERITOR INVESTE EM AÇÕES DE RESPONSABILIDADE SOCIAL NOTÍCIAS Contato Paula Balduino SD&PRESS Consultoria Tel. 11 3759-1333 MERITOR INVESTE EM AÇÕES DE RESPONSABILIDADE SOCIAL Formare ganha reconhecimento internacional por conta de suas iniciativas voltadas

Leia mais

Gestão do Conhecimento A Chave para o Sucesso Empresarial. José Renato Sátiro Santiago Jr.

Gestão do Conhecimento A Chave para o Sucesso Empresarial. José Renato Sátiro Santiago Jr. A Chave para o Sucesso Empresarial José Renato Sátiro Santiago Jr. Capítulo 1 O Novo Cenário Corporativo O cenário organizacional, sem dúvida alguma, sofreu muitas alterações nos últimos anos. Estas mudanças

Leia mais

Se você acredita que as escolas são o único e provável destino dos profissionais formados em Pedagogia, então, está na hora de abrir os olhos

Se você acredita que as escolas são o único e provável destino dos profissionais formados em Pedagogia, então, está na hora de abrir os olhos Se você acredita que as escolas são o único e provável destino dos profissionais formados em Pedagogia, então, está na hora de abrir os olhos O pedagogo David Bomfin, 50 anos, deixou, há algum tempo, de

Leia mais

INTRODUÇÃO AO CURSO DE MARKETING ELEITORAL

INTRODUÇÃO AO CURSO DE MARKETING ELEITORAL INTRODUÇÃO AO CURSO DE MARKETING ELEITORAL FAÇA SUA CAMPANHA PARA PROJETO PODER P - Planejamento O - Organização D - Delegação E - Execução R - Realização Lance sua campanha para Vereador com o Projeto

Leia mais

Formação de Voluntários em Programas Corporativos. Trabalho em Grupo Encontro de 08/06/2011

Formação de Voluntários em Programas Corporativos. Trabalho em Grupo Encontro de 08/06/2011 Formação de Voluntários em Programas Corporativos Trabalho em Grupo Encontro de 08/06/2011 Questão 1 A empresa tem uma estratégia definida? A empresa planeja a formação dos voluntários? Se sim, qual o

Leia mais

Uma Experiência Empreendedora da Educação Cooperativa

Uma Experiência Empreendedora da Educação Cooperativa Uma Experiência Empreendedora da Educação Cooperativa Prá colher, temos que plantar, compadre, temos que pensar no futuro. José Dionízio Leite É TICA L IDERANÇA L IBERDADE O RGANIZAÇÃO S OLIDARIEDADE

Leia mais

RELATÓRIO DE ATIVIDADES 2013

RELATÓRIO DE ATIVIDADES 2013 RELATÓRIO DE ATIVIDADES 2013 Instituto Lojas Renner Instituto Lojas Renner Promover a inserção de mulheres no mercado de trabalho por meio de projetos de geração de renda é o objetivo do Instituto Lojas

Leia mais

Benchmark Internacional Usabilidade Prefeituras e Boas Práticas de Planejamento e Gestão. Marcelo Barbosa, M.Sc. José Cláudio C.

Benchmark Internacional Usabilidade Prefeituras e Boas Práticas de Planejamento e Gestão. Marcelo Barbosa, M.Sc. José Cláudio C. Benchmark Internacional Usabilidade Prefeituras e Boas Práticas de Planejamento e Gestão Marcelo Barbosa, M.Sc. José Cláudio C. Terra, PhD Brasília, 13 de setembro de 2005 Portais trazem inúmeros benefícios

Leia mais

Amcham Brasil Projeto Escola Legal 2008. Projeto Piloto

Amcham Brasil Projeto Escola Legal 2008. Projeto Piloto Amcham Brasil Projeto Escola Legal 2008 Projeto Piloto Apresentação Amcham Fundada em 1919, na capital paulista, a Câmara Americana de Comércio é uma organização não-governamental, sem fins lucrativos,

Leia mais

#10 PRODUZIR CONTEÚDO SUPER DICAS ATRATIVO DE PARA COMEÇAR A

#10 PRODUZIR CONTEÚDO SUPER DICAS ATRATIVO DE PARA COMEÇAR A #10 SUPER DICAS PARA COMEÇAR A Pantone 715 C 100% Black 80% Black C: 0 M: 55 Y: 95 K: 0 C: 0 M: 0 Y: 0 K: 100 C: 0 M: 0 Y: 0 K: 80 PRODUZIR CONTEÚDO ATRATIVO DE Confira estas super dicas para você produzir

Leia mais

Módulo 1. Introdução. 1.1 O que é EAD?

Módulo 1. Introdução. 1.1 O que é EAD? Módulo 1. Introdução Cada vez mais o mundo social e do trabalho necessitam de sujeitos capazes de fazer a diferença através de suas ações e atitudes. A utilização do ambiente virtual, como meio de interação

Leia mais

2. METODOLOGIA DO TRABALHO DESENVOLVIDO NA PASTORAL DO MENOR E DO ADOLESCENTE

2. METODOLOGIA DO TRABALHO DESENVOLVIDO NA PASTORAL DO MENOR E DO ADOLESCENTE TÍTULO: CURSO DE WORD E EXCEL NA PASTORAL DO MENOR E DO ADOLESCENTE DE OURO PRETO AUTORES: Márcia Veloso de Menezes e-mail: marcia@em.ufop.br INSTITUIÇÃO: Universidade Federal de Ouro Preto ÁREA TEMÁTICA:

Leia mais

Agosto. São Paulo Brasil. connectedsmartcities.com.br

Agosto. São Paulo Brasil. connectedsmartcities.com.br 03 a 05 Agosto 2015 São Paulo Brasil connectedsmartcities.com.br Por que Connected Smart Cities? As grandes e modernas cidades são, talvez, as mais importantes realizações do homem, por serem responsáveis,

Leia mais