Jurisdição e Competência

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Jurisdição e Competência"

Transcrição

1 CURSO Delegado de Polícia Civil do Estado do Pará Nº 07 DATA 31/08/2016 DISCIPLINA Direito Processual Penal PROFESSOR Rodrigo Bello MONITORA Marcela Macedo AULA 07 Jurisdição e Competência Jurisdição e Competência Jurisdição é um poder emanado do Estado para resolver eventuais conflitos. A primeira característica da jurisdição é a inércia. No sistema acusatório a jurisdição deve ser inerte, não podendo o juiz ajuizar demandas de ofício, como ocorreria no sistema inquisitório. A jurisdição una precisa de uma organização, distribuição organizada, sendo nesse aspecto que entra a competência, ou seja, uma forma que o Estado encontrou de organizar a jurisdição. Temos diversas competências, mas a que nos interessa é a competência criminal. O juiz ou Poder Judiciário tem a competência criminal. O Delegado de Polícia e o Ministério Público possuem atribuição. Observação: Quem possui atribuição para investigar um crime eleitoral, cuja competência é da justiça federal? Em regra será a polícia federal. Se caso não houver Delegado federal na localidade, a atribuição será da Polícia Civil. O local do crime não é um critério preponderante para a determinação da competência. O art. 6 do CP adotou a Teoria da Ubiquidade, que significa que o local do crime pode ser onde ocorreu os atos de execução ou o local da consumação do crime. Mas o CPP, no art. 70, adotou a Teoria do Resultado, definindo como local do crime o local da consumação. E o art. 63 da lei 9099/95 adotou a teoria da informalidade do JECRIM e determinou que o local do crime fosse o local da prática da conduta. Portanto, o CP adotou a Ubiquidade, o CPP adotou o Resultado e a Lei 9099/95 adotou a teoria da Informalidade gerando confusão. Ninguém sabe ao certo o que é o local do crime. Isso gera uma instabilidade para o aplicador do direito. Assim, conclui-se que o local do crime não pode ser um critério preponderante para determinar a competência.

2 A competência em razão do local é um critério de competência relativa, isto é, permite-se o deslocamento. O critério de competência esta definido no CPP, mas a CF trouxe outros critérios, como a prerrogativa de função e a natureza da infração. Havendo critérios constitucionais e critérios legais, prevalecem os constitucionais diante da supremacia. Exemplo: um Deputado Federal eleito pelo Amazonas. Tira férias. Vai passear no sul do Brasil. Na Serra Gaúcha se envolve em uma briga e é acusado de lesão corporal grave. Aonde o Deputado federal será julgado? O processo e julgamento ocorrerão no STF, pois o critério constitucional do foro privilegiado prevalece sobre o critério legal do local do crime. Concluindo, a competência processual penal esta dividida entre a competência definida na CF e a competência definida no CPP. Devemos dar preferência à competência definida na CF, pois a competência será constitucional criminal. Os crimes plurilocais são aqueles onde os atos de execução ocorrem em um lugar e a consumação ocorre em outro. Exemplo: vítima baleada em um local, mas falece em outro. Pelo art. 70 do CPP, o local da consumação seria o foro competente para apuração do delito. Entretanto, na maioria das vezes o local da execução contem as provas necessárias para a devida apuração. Sendo a competência em razão do local relativa, os tribunais permitem o processo e julgamento dos crimes plurilocais na localidade dos atos de execução, conferindo uma maleabilidade jurisprudencial da competência. Ademais, quando os efeitos preventivos da sentença penal ocorrem perante a sociedade que sofreu o delito, ou seja, onde ocorreram os atos de execução, a sensação de cumprimento das leis e de segurança publica se torna real e efetiva. 1. Análise do art. 69 do CPP Esse artigo foi elaborado em 1941, quando ainda não existia a CF, sendo necessário, portanto, constitucionalizá-lo, interpretando-o conforme a constituição. 1.1 Competência conforme o Local do Crime Art. 69, I e II, do CPP, trazem a competência em razão do local do crime ou do domicílio. É um critério infraconstitucional e relativo, permitindo o deslocamento. O inciso II é também um critério residual, visto que será aplicado apenas se não conhecido o local do crime. (art. 72 do CPP) 1.2 Competência em razão da Matéria O art. 69, III, do CPP dispõe sobre a natureza da infração, isto é, a competência em razão da matéria. Ocorre quando há a análise do crime ocorrido, com suas particularidades. Aqui não se preocupa com o autor ou com a vítima. É um critério de competência constitucional, ou seja, prevalece sobre a competência em razão do local. É uma competência absoluta, onde se evita o deslocamento, pois poderá existir uma regra mais especial que exigirá deslocar a competência.

3 Exemplos de competência material: Crime doloso contra a vida (consumados ou tentados). O Tribunal do Júri tem competência constitucional e pode julgar crimes conexos com os dolosos contra a vida. Crimes de Menor Potencial Ofensivo (IMPO) serão julgados pelo JECRIM, que tem competência constitucional, conforme art. 98, I, da CF e rito determinado pela Lei 9099/95. Crimes de competência da Justiça Federais. Conforme o art. 109 da CF, os crimes federais serão julgados pela justiça federal. Crimes eleitorais serão julgados pela Justiça Eleitoral, nos termos do art. 118 da CF. A competência em razão da matéria é geral, ou seja, aplica-se a todos, indistintamente. Exemplificando, qualquer pessoa pode cometer crime eleitoral e, se cometer, será processada e julgada pela Justiça Federal. 1.3 Distribuição Art. 69, IV, do CPP. É um critério de sorteio. O foro competente será determinado pela distribuição entre as varas igualmente competentes. 1.4 Continência e Conexão Art. 69, V, do CPP. Havendo concurso de pessoas e/ou de crimes, o objetivo principal do processo penal é a reunião processual. Mas essa regra tem exceções. Essa reunião ocorre para se buscar a segurança jurídica, a unidade de julgamento e a economia processual. 1.5 Prevenção Art. 69, VI, do CPP O primeiro juízo que toma conhecimento da causa fica prevento para o desenrolar da ação. 1.6 Prerrogativa de Função Art. 69, VII, do CPP. É um critério constitucional absoluto. É uma competência que evita o deslocamento. Trata-se de uma competência especial, pois é uma prerrogativa conferida apenas aos detentores de cargos públicos relevantes para a democracia. 2. Competência em razão da natureza O art. 69, III, do CPP. Competência em razão da matéria. É um critério de competência constitucional absoluta, onde se evita o deslocamento. Porém, poderá existir uma regra mais especial que exigirá deslocar a competência. Exemplo de competência material: 2.1 Crimes dolosos contra a vida (consumados ou tentados). Art. 5, XXXVIII, da CF e 406 do CPP. O Tribunal do Júri tem competência constitucional e pode julgar também os crimes conexos com os dolosos contra a vida. O Júri possui características

4 especificas como a plenitude de defesa, que consiste na possibilidade da defesa que extrapole os limites jurídicos; o sigilo das votações, diante da existência de sala especial para os jurados responder ao questionário feito pelo Juiz Presidente, mediante voto secreto. (havendo 4 votos semelhantes extingue-se a votação, mantendo o sigilo dos demais. A votação ocorre por maioria). Outra característica é a soberania dos veredictos, que impede o tribunal de segundo grau de reformar a decisão dos jurados. Assim, eventual recurso sobre o mérito da sentença do júri enseja novo julgamento por novos jurados, conforme art. 593 do CPP. E, por fim, tem-se a característica de julgar somente crimes dolosos contra a vida ou crimes conexos com este. 2.2 Crimes de Menor Potencial Ofensivo (IMPO): As IMPO serão julgadas pelo JECRIM, conforme art. 98, I, da CF, e rito determinado pela Lei 9099/95. Existe a possibilidade de uma IMPO ser julgada fora do JECRIM? Sim, nas hipóteses de concursos de crimes e outras. Exemplificando: a realização de crime de médio potencial ofensivo em concurso com IMPO, gera o julgamento de ambos na vara criminal. o cometimento de IMPO juntamente com um crime doloso contra a vida. Os dois delitos serão julgados pelo tribunal do júri, aplicando-se à IMPO as medidas despenalizadoras do art. 60, parágrafo único, da Lei 9099/95. presente a prerrogativa de função, o agente publico será julgado pelo foro especifico, mesmo quando cometida uma IMPO. Ex: quando um parlamentar, com foro no STF, comete uma IMPO, será julgado pelo STF. em casos de violência doméstica e familiar contra a mulher, mesmo sendo uma IMPO, a infração será julgada pelo Juizado de Violência Doméstica e familiar contra a Mulher. quando a citação pessoal do réu em IMPO não é eficaz, o processo será encaminhado para a vara criminal para oportunizar a citação ficta. art. 77, 2 da Lei 9099/95: se a IMPO for muito complexa, será enviada para a vara criminal. Observação: é possível que o procedimento da Lei 9099/95 seja aplicado às infrações que não são consideradas IMPO, ou seja, delitos com pena máxima superior a 2 anos. A possibilidade ocorre para o Estatuto do Idoso (em crimes com pena de até 4 anos), dando celeridade ao trâmite processual. Mas aplica-se apenas a rapidez do procedimento, não se permitindo prestigiar o agente do crime com as beneficies despenalizadoras da Lei. Portanto, os crime contra idosos seguirão o rito dos juizados tão somente nos aspectos procedimentais. (ADI ) 2.3 Crimes de competência da Justiça Federal: Conforme o art. 109 da CF, os crimes federais serão julgados pela justiça federal.

5 O inciso IV do artigo dispõe sobre os crimes políticos; infrações penais praticadas em detrimento de bens, serviços e interesses da União; crimes contra Autarquia e Empresa Pública, excluindo a contravenção. Sobre cada disposição deste inciso pode-se comentar: Os crimes políticos Os crimes políticos são os aqueles em que o autor possui uma intenção política, atacando o regime de governo. (versão de Heleno Fragoso) Exemplo: o livro de Fernando Gabeira, onde estudantes sequestraram o embaixador Norte Americano para desmoralizar os militares e atacar os Estados Unidos, que financiavam o regime ditatorial na época. Nos dias de hoje temos poucos crimes políticos, pois a população se afastou da consciência política, em regra geral. Os crimes políticos para o STF são os crimes previstos na Lei de Segurança Nacional - Lei 7170/83. Os bens, serviços e interesses da União Federal. O art. 21, VII, da CF dispõe sobre emitir papel moeda. Ao atacar um serviço da união, a competência será da Justiça Federal. Porém, cuidado com a súmula 73 do STJ afirma que a utilização de papel moeda grosseiramente falsificado configura o crime de estelionato da competência da justiça estadual. O art. 21, X, da CF determina que em casos de crime contra o serviço postal da União, a competência será da Justiça Federal (ex: crime patrimonial contra o carteiro, durante o serviço). O art. 22, XIV, da CF dispõe sobre a população indígena. A súmula 140 do STJ afirma que quando o índio for autor ou vítima de crime a competência será da justiça estadual, deslocando para a justiça federal somente quando o delito violar o interesse coletivo da população indígena (ex: um massacre de tribo indígena). Crimes contra Autarquia e Empresa Pública Crimes contra a Agência de Correios e Telégrafos. Há 3 tipos de agência, a de propriedade da União, a comunitária e a privada/particular. A competência da justiça federal apenas abrange as agências de correio da União e comunitária. A súmula 42 do STJ determina que delitos contra a Sociedade de Economia Mista não serão julgados pela Justiça Federal. E a súmula 122 do STJ dispõe que em caso de concurso de crimes entre crime federal e estadual, ambos serão julgados pela justiça federal. Contravenção A contravenção não será julgada pela justiça federal, salvo se ela for cometida por um detentor de foro privilegiado em âmbito federal. (ex: um juiz federal comete uma contravenção será julgado no TRF) O art. 109, V, da CF afirma que os crimes previstos em tratados ou convenções internacionais serão competência da Justiça Federal. Exemplo: pedofilia cometida pela internet.

6 O art. 109, V-A, da CF remete ao art. 109, 5 da CF prevendo as causas relativas a direitos humanos. Nas hipóteses de grave violação de direitos humanos, o PGR para assegurar o cumprimento de obrigações decorrentes de tratados internacionais de direitos humanos ratificados pelo Brasil, poderá suscitar perante o STJ, em qualquer fase do inquérito ou processo, o incidente de deslocamento de competência (IDC), para a justiça federal. Esse deslocamento denomina-se federalização. (Exemplo: assassinato brutal de um promotor de justiça que foi assassinado enquanto investigava venda de terras ilegais, foi proposto o IDC, federalizando o caso.) Há críticas a essa federalização por desmerecer a justiça estadual e ferir o princípio do juiz natural. Esse IDC foi criado com a EC 45/04. O art. 109, VII, da CF traz os crimes contra a organização do trabalho. O crime de redução à condição análoga a escravo não configura hipótese de delito contra a organização do trabalho, mas possui competência da justiça federal, conforme decisão dos tribunais. Crimes a bordo de navio e aeronave. É necessário que seja navio de grande embarcação, capaz de adentrar em mares internacionais e estar potencialmente apto a deslocamento. Avião pode ser qualquer um, não havendo restrições. (O art. 109, IX, da CF) Pergunta de prova: Se o autor mata um policial federal será julgado pela justiça federal, no tribunal do júri federal? Se o agente realiza o crime pelo fato de a vítima ser policial federal, como motivo determinante, será competência do tribunal do júri federal. Porém, se o agente mata um policial federal por outros motivos configura competência estadual, do júri estadual. 3. Prerrogativa de Função: Art. 69, VII, do CPP. É um critério constitucional absoluto. É uma competência que evita o deslocamento. Trata-se de uma competência especial, pois é uma prerrogativa conferida apenas aos detentores de cargos públicos relevantes para a democracia. A garantia consiste no fato de um determinado agente de cargo público, previsto na CF, cometer um crime comum (não precisa estar relacionado com a carreira), sendo investigado/processado pelo respectivo foro privilegiado. Quais são os detentores de cargo publico que possuem foro privilegiado? Art. 29, X da CF: o foro privilegiado dos prefeitos municipais é o TJ do Estado onde localizado o município da prefeitura. Ex: se o individuo é prefeito em Cabo Frio/RJ e comete crime em Belo Horizonte/MG, será competente o TJ do RJ. (Cuidado com a súmula 702 do STF: se o prefeito cometer crime federal a competência será do TRF, se crime eleitoral a competência será do TRE.) E se o prefeito cometer um crime doloso contra a vida? Há um aparente conflito entre o TJ e o Tribunal do Júri. O critério de prerrogativa de função é especial, aplicando-se apenas a quem tem prerrogativa, já a competência do júri é geral. Portanto, prevalece a competência especial. A

7 súmula vinculante 45 do STF (antiga súm. 721 do STF) dispõe que será competência do júri quando o foro privilegiado estiver definido exclusivamente na Constituição Estadual (CE), ex: chefe de polícia civil com foro privilegiado na CE. O art. 96, III, da CF confere ao juiz e ao promotor de justiça estadual o foro privilegiado. Estes serão julgados pelo TJ Estadual respectivo. Art. 102 da CF prevê o foro privilegiado para os Deputados Federais, Senadores e Ministros de Estado perante o STF. Art. 105 da CF prevê que os Governadores e Desembargadores serão julgados no STJ. E, por fim, o art. 108 da CF dispõe que os juízes federais e Procuradores da República, que atuem na 1ª instância, serão julgados no TRF. A súmula 704 do STF diz que não viola o juiz natural, o devido processo legal e a ampla defesa a atração do coréu ao foro privilegiado de um dos denunciados. Ex: há um senador e um advogado, segundo a súmula os dois seriam julgados pelo STF em caso de concurso. Mas o advogado perderia o direito ao duplo grau de jurisdição ao ser julgado diretamente no STF. No Caso do Mensalão eram 38 acusados. 35 pessoas comuns e 3 pessoas com foro privilegiado. Pelo fato dos privilegiados, todos foram julgados pelo STF. No Caso Lava Jato a súmula não tem sido aplicada, cingindo os processos, ou seja, quem tem foro fica no foro privilegiado e quem não tem responde perante a 1ª instância. O art. 84, 1 e 2 do CPP foram declarados inconstitucionais em Em 2002 houve transição presidencial. O PR editou Lei acrescentando esses parágrafos, para manter o foro privilegiado aos ex-detentores de cargo público e aos crimes de improbidade administrativa. Mas essa regra foi declarada inconstitucional, pois se o agente perdeu o cargo, perde-se também o foro. Observação: Houve uma discussão para definir como marco para a perpetuação da competência do foro privilegiado o ato de recebimento da denúncia pelo STF. Ou seja, mesmo perdendo o cargo, permaneceria no STF. Mas a discussão continua e para a prova temos que perdido o cargo perde-se também o foro privilegiado. O Caso do Mensalão foi julgado pelo plenário do STF. Logo após houve uma mudança no regimento interno do STF, competindo às turmas o julgamento dos detentores do foro privilegiado, para reduzir o número de julgadores. Salvo no caso de Presidente da Câmara, do Senado e da Republica.

Pós Penal e Processo Penal. Legale

Pós Penal e Processo Penal. Legale Pós Penal e Processo Penal Legale JURISDIÇÃO E COMPETÊNCIA Jurisdição * Jurisdição é a capacidade de dizer o Direito Jurisdição * Competência é a delimitação do poder jurisdicional. A competência determina-se:

Leia mais

Pós Penal e Processo Penal. Legale

Pós Penal e Processo Penal. Legale Pós Penal e Processo Penal Legale JURISDIÇÃO E COMPETÊNCIA Jurisdição * Jurisdição é a capacidade de dizer o Direito Jurisdição * é a delimitação do poder jurisdicional. A competência determina-se: Pelo

Leia mais

Professor Wisley Aula 10

Professor Wisley Aula 10 - Professor Wisley www.aprovaconcursos.com.br Página 1 de 7 COMPETÊNCIA: MATÉRIA 1. JUSTIÇA FEDERAL: A Justiça Federal NÃO JULGA CONTRAVENÇÕES

Leia mais

Apresentação Capítulo I

Apresentação Capítulo I Su m á r i o Apresentação... 13 Capítulo I Premissas Fundamentais e aspectos introdutórios... 15 1. A importância do exame da competência criminal... 15 2. Jurisdição e competência... 19 3. Princípio do

Leia mais

Direito Processual Penal

Direito Processual Penal JURISDIÇÃO E COMPETÊNCIA Jurisdição e competência: Jurisdição é o poder e a competência é a delimitação desse poder. 1 Competência em razão da matéria: 1) Competência da Justiça Especial: o Justiça Militar

Leia mais

MATERIAL DE APOIO MONITORIA

MATERIAL DE APOIO MONITORIA 1 EXTENSIVO OAB SEMANAL Disciplina: Direito Processual Penal Prof.: Nestor Távora Aula: 03 Monitora: Luana MATERIAL DE APOIO MONITORIA I. Anotações de aula II. Lousa I. Anotações de aula JURISDIÇÃO E COMPETÊNCIA

Leia mais

Pós Penal e Processo Penal. Legale

Pós Penal e Processo Penal. Legale Pós Penal e Processo Penal Legale COMPETÊNCIA (continuação) Competência Criação dos TRFs OBS: Resolução n.1, de 06/10/88, do Tribunal Federal de Recursos, que estabeleceu: a) o Tribunal Regional Federal

Leia mais

Professor Wisley Aula 09

Professor Wisley Aula 09 - Professor Wisley www.aprovaconcursos.com.br Página 1 de 5 FORRO POR PRERROGATIVA DE FUNÇÃO 1. OBSERVAÇÕES I Não se fala mais em manutenção

Leia mais

JURISDIÇÃO E COMPETÊNCIA IV

JURISDIÇÃO E COMPETÊNCIA IV JURISDIÇÃO E COMPETÊNCIA IV - FORO PRIVILEGIADO (POR PRERROGATIVA DA FUNÇÃO) é o direito de uma pessoa, ocupante de determinado cargo, ser julgada e processada criminalmente por órgãos jurisdicionais superiores,

Leia mais

COMPETÊNCIA EM RAZÃO DA NATUREZA DA INFRAÇÃO

COMPETÊNCIA EM RAZÃO DA NATUREZA DA INFRAÇÃO JURISDIÇÃO E COMPETÊNCIA III COMPETÊNCIA EM RAZÃO DA NATUREZA DA INFRAÇÃO FIXADA A COMARCA COMPETENTE (RATIONE LOCI), QUAL SERÁ A JUSTIÇA COMPETENTE EM RAZÃO DA NATUREZA DA INFRAÇÃO OU FATOS INCRIMINADORES

Leia mais

SUMÁRIO APRESENTAÇÃO À 2ª EDIÇÃO PREFÁCIO PREMISSAS FUNDAMENTAIS E ASPECTOS INTRODUTÓRIOS... 19

SUMÁRIO APRESENTAÇÃO À 2ª EDIÇÃO PREFÁCIO PREMISSAS FUNDAMENTAIS E ASPECTOS INTRODUTÓRIOS... 19 RENATO BRASILEIRO DE LIMA. SUMÁRIO APRESENTAÇÃO À 2ª EDIÇÃO... 15 PREFÁCIO... 17 CAPÍTULO I PREMISSAS FUNDAMENTAIS E ASPECTOS INTRODUTÓRIOS... 19 1. A importância do exame da competência criminal... 19

Leia mais

Conteúdo: Competência: Justiça Militar; Justiça Federal. Foro por Prerrogativa de Função: Prefeito. - Competência -

Conteúdo: Competência: Justiça Militar; Justiça Federal. Foro por Prerrogativa de Função: Prefeito. - Competência - Turma e Ano: Flex A (2014) Matéria / Aula: Processo Penal / Aula 10 Professor: Elisa Pittaro Conteúdo: Competência: Justiça Militar; Justiça Federal. Foro por Prerrogativa de Função: Prefeito. - Competência

Leia mais

Competência. Conceito: é a quantidade da jurisdição cujo exercício é atribuído por lei a cada órgão.

Competência. Conceito: é a quantidade da jurisdição cujo exercício é atribuído por lei a cada órgão. Competência Conceito: é a quantidade da jurisdição cujo exercício é atribuído por lei a cada órgão. 1. critérios: 1.2 ratione materiae (em razão da matéria) 1.3 ratione personae (em razão da pessoa) 1.4

Leia mais

DIREITO PROCESSUAL PENAL

DIREITO PROCESSUAL PENAL DIREITO PROCESSUAL PENAL Jurisdição e competência Competência em razão da pessoa: o foro por prerrogativa de função Parte 4 Prof. Thiago Almeida . E no caso da prática de homicídio doloso?. Tribunal do

Leia mais

Crime Circunstância Órgão competente Fundamento

Crime Circunstância Órgão competente Fundamento Crime Circunstância Órgão competente Fundamento Doloso contra a vida (Júri) Abuso de autoridade Crimes "Internacionais" Descaminho Militares Autor militar federal e vítima militar Justiça Militar art.

Leia mais

Professor Wisley Aula 08

Professor Wisley Aula 08 - Professor Wisley www.aprovaconcursos.com.br Página 1 de 7 COMPETÊNCIA 1. PRINCÍPIO DO JUIZ NATURAL Previsto na Constituição Federal no art.

Leia mais

Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo. Competência. Gustavo Badaró aulas de e

Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo. Competência. Gustavo Badaró aulas de e Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo Competência Gustavo Badaró aulas de 20.09.2016 e 04.10.2016 n 1. Noções Gerais PLANO DA AULA n 2. Organograma do Poder Judiciário n 3. Concretização da

Leia mais

DIREITO PROCESSUAL PENAL

DIREITO PROCESSUAL PENAL DIREITO PROCESSUAL PENAL Da competência Prof. Gisela Esposel - A primeira indagação a ser feita para que se determine a competência do órgão julgador, diz respeito à natureza do crime objeto de investigação,

Leia mais

PROCESSO PENAL ANTONIO DOS SANTOS JUNIOR.

PROCESSO PENAL ANTONIO DOS SANTOS JUNIOR. PROCESSO PENAL ANTONIO DOS SANTOS JUNIOR asjunior2004@uolcombr JURISDIÇÃO Poder Judiciário: garantir a realização dos direitos através de seus órgãos; Órgãos devem ter jurisdição (função de conhecer os

Leia mais

07/10/2012 PROCESSO PENAL I. Processo penal I

07/10/2012 PROCESSO PENAL I. Processo penal I I 14ª -Parte Professor: Rubens Correia Junior 1 Processo penal I 2 1 CONCEITO: Jurisdição X competência = poder X permissão para exercer o poder EX: TRIBUNAL DO JURI HOUVE UM CRIME DOLOSO IP + DENÚNCIA

Leia mais

Pós Penal e Processo Penal. Legale

Pós Penal e Processo Penal. Legale Pós Penal e Processo Penal Legale Competência SÚMULAS SOBRE COMPETÊNCIA Súmula Vinculante 45 A competência constitucional do Tribunal do Júri prevalece sobre o foro por prerrogativa de função estabelecido

Leia mais

- Jurisdição - Competência é o limite dentro do qual juízes e tribunais exercem jurisdição.

- Jurisdição - Competência é o limite dentro do qual juízes e tribunais exercem jurisdição. Turma e Ano: Flex A (2014) Matéria / Aula: Processo Penal / Aula 09 Professor: Elisa Pittaro Conteúdo: Princípios da Jurisdição: Aderência. Competência: Natureza Jurídica; Competência Absoluta x Relativa;

Leia mais

02/09/2012 PROCESSO PENAL II PROCESSO PENAL II

02/09/2012 PROCESSO PENAL II PROCESSO PENAL II II 8ª - Parte Professor: Rubens Correia Junior 1 II Acessem!!!!!! www.rubenscorreiajr.blogspot.com 2 1 PRELIMINAR 1º FASE PREPARO 2º FASE RESUMÃO DO PROF. RUBENS 2 CARACTERÍSTICAS E DEFINIÇÕES Acessem!!!!!!

Leia mais

Aula 36 PODER JUDICIÁRIO. Os Juizados especiais cíveis têm competência para as causas de menor complexidade.

Aula 36 PODER JUDICIÁRIO. Os Juizados especiais cíveis têm competência para as causas de menor complexidade. Página1 Curso/Disciplina: Noções de Direito Constitucional Aula: Poder Judiciário: Juizados Especiais. Órgão especial. Cláusula de reserva de plenário. Conselho Nacional de Justiça 36 Professor (a): Luis

Leia mais

Pós Penal e Processo Penal. Legale

Pós Penal e Processo Penal. Legale Pós Penal e Processo Penal Legale Ato Normativo 314 PGJ (SP) Ato Normativo 314 PGJ-SP o art. 26, I, da Lei Federal nº 8625, de 12 de fevereiro de 1993, e o art. 104, I, da Lei Complementar Estadual nº

Leia mais

DIREITO PROCESSUAL PENAL

DIREITO PROCESSUAL PENAL DIREITO PROCESSUAL PENAL Jurisdição e competência Competência em razão da pessoa: o foro por prerrogativa de função Parte 3 Prof. Thiago Almeida . Embargos de declaração na ADI 2.797: eficácia a partir

Leia mais

Juizados Especiais Criminais

Juizados Especiais Criminais Direito Processual Penal Juizados Especiais Criminais Constituição Federal Art. 98. A União, no Distrito Federal e nos Territórios, e os Estados criarão: I - juizados especiais, providos por juízes togados,

Leia mais

Direito Processual Penal

Direito Processual Penal Direito Processual Penal Jurisdição e Competência Professor Joerberth Nunes www.acasadoconcurseiro.com.br Direito Processual Penal JURISDIÇÃO E COMPETÊNCIA TÍTULO V Da Competência Art. 69. Determinará

Leia mais

Quadro Sinótico Competência por Prerrogativa de Função

Quadro Sinótico Competência por Prerrogativa de Função 2016 Quadro Sinótico Competência por Prerrogativa de Função Lucas Rodrigues de Ávila Prova da Ordem 2016 O que é competência por prerrogativa de função? "Um dos critérios determinadores da competência

Leia mais

Direito Constitucional

Direito Constitucional Direito Constitucional Dos Tribunais Regionais Federais e dos Juízes Federais (Art. 106 a 110) Professor André Vieira www.acasadoconcurseiro.com.br Direito Constitucional Seção IV DOS TRIBUNAIS REGIONAIS

Leia mais

1) A jurisdição é nacional ou internacional? 2) Qual a competência originária? 3) Qual a Justiça competente? 4) Qual o foro competente?

1) A jurisdição é nacional ou internacional? 2) Qual a competência originária? 3) Qual a Justiça competente? 4) Qual o foro competente? COMPETÊNCIA 1) A jurisdição é nacional ou internacional? 2) Qual a competência originária? 3) Qual a Justiça competente? 4) Qual o foro competente? 5) Qual a vara competente? 6) Qual a competência interna?

Leia mais

JURISDIÇÃO E COMPETÊNCIA

JURISDIÇÃO E COMPETÊNCIA PROCESSO PENAL JURISDIÇÃO E COMPETÊNCIA Continuação: Conexão e Continência contato@theuan.com.br 8.1. Prevenção Haverá prevenção quando mais de um juiz for competente ou quando houver dúvida razoável sobre

Leia mais

PRINCÍPIOS: b) Imparcialidade; c) Juiz natural; d) Indeclinabilidade da jurisdição; e) Indisponibilidade e tipicidade.

PRINCÍPIOS: b) Imparcialidade; c) Juiz natural; d) Indeclinabilidade da jurisdição; e) Indisponibilidade e tipicidade. Jurisdição e Competência Penal PRINCÍPIOS: a) Inércia da jurisdição (ne procedat iudex ex officio); b) Imparcialidade; c) Juiz natural; d) Indeclinabilidade da jurisdição; e) Indisponibilidade e tipicidade.

Leia mais

DIREITO CONSTITUCIONAL

DIREITO CONSTITUCIONAL DIREITO CONSTITUCIONAL Organização do Poder Judiciário Parte 1. Profª. Liz Rodrigues - Composta por, esta é a chamada justiça federal comum (a trabalhista, militar e eleitoral são as justiças federais

Leia mais

Aula 11. V-A as causas relativas a direitos humanos a que se refere o 5º deste artigo;

Aula 11. V-A as causas relativas a direitos humanos a que se refere o 5º deste artigo; Turma e Ano: Regular/2015 Matéria / Aula: Direito Processual Penal Professora: Elisa Pitarro Monitor: Raphael Santana Aula 11 Competência da Justiça Federal (continuação): Possibilidade de grave violação

Leia mais

LEI PENAL EM RELAÇÃO ÀS PESSOAS PROFESSOR: LEONARDO DE MORAES

LEI PENAL EM RELAÇÃO ÀS PESSOAS PROFESSOR: LEONARDO DE MORAES LEI PENAL EM RELAÇÃO ÀS PESSOAS PROFESSOR: LEONARDO DE MORAES 1 - Introdução Subdividem-se em imunidades diplomáticas e de chefes de governo estrangeiro e as imunidades parlamentares. 2 Imunidades diplomáticas

Leia mais

LEGISLAÇÃO Extravagante Jecrim

LEGISLAÇÃO Extravagante Jecrim LEGISLAÇÃO Extravagante Jecrim Professor Thalisson Faleiro LEI Nº 9.099/95 DISPÕE SOBRE OS JUIZADOS ESPECIAIS CRIMINAL. Infração penal: Crimes Reclusão Detenção Máximo da pena e de 30 anos. Multa Contravenção

Leia mais

Aula nº. 06. Art. 102 da C.F. (COMPETÊNCIAS DO SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL) Pontos de interseção com o

Aula nº. 06. Art. 102 da C.F. (COMPETÊNCIAS DO SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL) Pontos de interseção com o Curso/Disciplina: Direito Constitucional Penal Objetivo Aula: 06 Professor(a): Marcelo Leonardo Tavares Monitor(a): Ricardo Patrick Alvarenga de Melo Aula nº. 06 CURSO DE DIREITO CONSTITUCIONAL PENAL OBJETIVO

Leia mais

1) JUSTIÇA ESPECIAL. Prof. Ricardo Henrique Alves Giuliani - 1 JURISDIÇÃO e COMPETÊNCIA

1) JUSTIÇA ESPECIAL. Prof. Ricardo Henrique Alves Giuliani - 1 JURISDIÇÃO e COMPETÊNCIA 1 JURISDIÇÃO e COMPETÊNCIA Jurisdição 1 é a função estatal exercida com exclusividade pelo poder judiciário, consistente na aplicação de normas da ordem jurídica a um caso concreto, com a conseqüente solução

Leia mais

Pós Penal e Processo Penal. Legale

Pós Penal e Processo Penal. Legale Pós Penal e Processo Penal Legale Ações de Impugnação revisão criminal Órgão competente para julgar a revisão criminal: (art. 624, CPP) Ações de Impugnação revisão criminal STF TFR (???), TJ, TACRIM (???)

Leia mais

AULA 6 24/03/11 A COMPETÊNCIA PENAL

AULA 6 24/03/11 A COMPETÊNCIA PENAL AULA 6 24/03/11 A COMPETÊNCIA PENAL 1 A MODIFICAÇÃO DA COMPETÊNCIA A modificação da competência deve ser percebida como a mudança, a alteração, a variação, a transformação de uma certa competência em outra

Leia mais

DIREITO PROCESSUAL PENAL

DIREITO PROCESSUAL PENAL DIREITO PROCESSUAL PENAL Procedimento penal Procedimento Especial dos Crimes de Competência do Parte 1 Prof. Gisela Esposel - Previsão Constitucional: artigo 5º, inciso XXXVIII CR/88 - Previsão legal:

Leia mais

DA COMPETÊNCIA. 1 - Compete à justiça federal processar e julgar a contravenção penal praticada em detrimento de bens e serviços da União.

DA COMPETÊNCIA. 1 - Compete à justiça federal processar e julgar a contravenção penal praticada em detrimento de bens e serviços da União. DA COMPETÊNCIA Art. 69. Determinará a competência jurisdicional: I - o lugar da infração: II - o domicílio ou residência do réu; III - a natureza da infração; IV - a distribuição; V - a conexão ou continência;

Leia mais

DIREITO PROCESSUAL PENAL

DIREITO PROCESSUAL PENAL DIREITO PROCESSUAL PENAL Procedimento Penal Procedimento comum sumaríssimo - Lei nº 9.099 de 1995 - Lei Prof. Gisela Esposel - Procedimento Comum Sumaríssimo - Artigo 394 do CPP. O procedimento será comum

Leia mais

(TRT-RJ / TÉCNICO JUDICIÁRIO ÁREA ADMINISTRATIVA / CESPE / 2008) DIREITO CONSTITUCIONAL

(TRT-RJ / TÉCNICO JUDICIÁRIO ÁREA ADMINISTRATIVA / CESPE / 2008) DIREITO CONSTITUCIONAL DIREITO CONSTITUCIONAL 31. Acerca de competência legislativa, assinale a opção correta. (a) Compete aos estados legislar sobre direito agrário. (b) Segundo a teoria dos poderes remanescentes, hoje aplicada

Leia mais

DIREITO PROCESSUAL PENAL

DIREITO PROCESSUAL PENAL DIREITO PROCESSUAL PENAL Procedimento penal Outros Procedimentos Especiais Prof. Gisela Esposel - Procedimento da lei 11.340/06 Lei Maria da Penha - A Lei 11.340/06 dispõe sobre a criação de Juizados de

Leia mais

Autoritarismo do Código de Processo Penal de 1941 vs. Constituição Federal de Processo Penal...8. Sistema Acusatório...

Autoritarismo do Código de Processo Penal de 1941 vs. Constituição Federal de Processo Penal...8. Sistema Acusatório... Sumário Autoritarismo do Código de Processo Penal de 1941 vs. Constituição Federal de 1988...2 Contexto Político e Histórico... 2 Características da Constituição de 1937... 4 Código de Processo Penal de

Leia mais

DIREITO CONSTITUCIONAL

DIREITO CONSTITUCIONAL DIREITO CONSTITUCIONAL Poder Executivo Responsabilidade do Presidente da República e Lei nº 1.079 de 1950 (Crimes de Responsabilidade) Parte 2. Profª. Liz Rodrigues - Além do PR, podem ser processados

Leia mais

XXIII EXAME DE ORDEM PROCESSO PENAL PROF CHRISTIANO GONZAGA

XXIII EXAME DE ORDEM PROCESSO PENAL PROF CHRISTIANO GONZAGA XXIII EXAME DE ORDEM PROCESSO PENAL PROF CHRISTIANO GONZAGA Princípios Devido Processo Legal Juiz Natural PRINCÍPIOS IMPORTANTES Ampla Defesa Presunção de Inocência Aplicação da lei processual Art. 2º,

Leia mais

Prof. Raul de Mello Franco Jr. - UNIARA PODER EXECUTIVO. 3ª aula. Prof. Raul de Mello Franco Jr.

Prof. Raul de Mello Franco Jr. - UNIARA PODER EXECUTIVO. 3ª aula. Prof. Raul de Mello Franco Jr. PODER EXECUTIVO 3ª aula Prof. Raul de Mello Franco Jr. SUBSÍDIOS do PRESIDENTE, do VICE e dos MINISTROS São fixados pelo CN, por decreto-legislativo (art. 49, VIII, CF). Devem ser fixados em parcela única.

Leia mais

P ESSO ENAL ELEITORAL

P ESSO ENAL ELEITORAL Evânio Moura P ESSO ENAL ELEITORAL CRIMES ELEITORAIS, JURISDiÇÃO E COMPETÊNCIA Curitiba Juruá Editora 2014 Visite nossos sites na Internet www.jurua.com.br e www.editorialjurua.com e-mai1: editora@jurua.com.br

Leia mais

SENADO FEDERAL PROJETO DE LEI DO SENADO Nº 298, DE 2012

SENADO FEDERAL PROJETO DE LEI DO SENADO Nº 298, DE 2012 SENADO FEDERAL PROJETO DE LEI DO SENADO Nº 298, DE 2012 O CONGRESSO NACIONAL decreta: Institui a gratificação de representação dos juízes estaduais no exercício da jurisdição federal, por delegação. Art.

Leia mais

DIREITO CONSTITUCIONAL

DIREITO CONSTITUCIONAL DIREITO CONSTITUCIONAL Direitos Individuais - Remédios Constitucionais e Garantias Processuais Remédios Constitucionais habeas corpus, habeas data, mandado de segurança, mandado de injunção e ação popular

Leia mais

Direito Processual Civil Recursos

Direito Processual Civil Recursos ORGANIZAÇÃO E FUNCIONAMENTO DOS TRIBUNAIS ORGANIZAÇÃO E FUNCIONAMENTO DOS TRIBUNAIS Jurisdição quanto ao grau hierárquico dos seus órgãos é: 1) inferior; 2) superior. Essas espécies de jurisdições pressupõe

Leia mais

Conteúdo: Ação Penal nos Crimes contra a Honra: Pedido de explicações, audiência de conciliação, exceção da verdade. Jurisdição: Conceito, Princípios.

Conteúdo: Ação Penal nos Crimes contra a Honra: Pedido de explicações, audiência de conciliação, exceção da verdade. Jurisdição: Conceito, Princípios. Turma e Ano: Flex A (2014) Matéria / Aula: Processo Penal / Aula 08 Professor: Elisa Pittaro Conteúdo: Ação Penal nos Crimes contra a Honra: Pedido de explicações, audiência de conciliação, exceção da

Leia mais

Capítulo 1 Introdução...1. Capítulo 2 Inquérito Policial (IP)...5

Capítulo 1 Introdução...1. Capítulo 2 Inquérito Policial (IP)...5 S u m á r i o Capítulo 1 Introdução...1 Capítulo 2 Inquérito Policial (IP)...5 2.1. Início do IP... 17 2.2. Indiciamento... 24 2.3. Identificação Criminal a Nova Lei nº 12.037/2009... 27 2.4. Demais Providências...

Leia mais

Prof. Ricardo Henrique Alves Giuliani- 1

Prof. Ricardo Henrique Alves Giuliani- 1 Prof. Ricardo Henrique Alves Giuliani- giulianirha@yahoo.com.br 1 JURISDIÇÃO e COMPETÊNCIA Jurisdição 1 é a função estatal exercida com exclusividade pelo poder judiciário, consistente na aplicação de

Leia mais

Procedimento dos crimes dolosos contra a vida Tribunal do Júri I

Procedimento dos crimes dolosos contra a vida Tribunal do Júri I Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo Procedimento dos crimes dolosos contra a vida Tribunal do Júri I Gustavo Badaró aulas de 3, 10 e 17 de maio de 2017 PLANO DA AULA Tribunal do Júri 1. Noções

Leia mais

Aula 31. Crime de responsabilidade impróprio equipara-se ao crime comum (STF julga). I - a existência da União;

Aula 31. Crime de responsabilidade impróprio equipara-se ao crime comum (STF julga). I - a existência da União; Curso/Disciplina: Constitucional Aula: Constitucional - 31 Professor (a): Luis Alberto Monitor (a): Mônica Berçot El-Jaick Aula 31 PODER EXECUTIVO Crime de responsabilidade: Próprio: Infração político-

Leia mais

REINALDO ROSSANO LÉO MATOS INFORMÁTICA EXERCÍCIOS QUADRIX LINUX DIREITO PROCESSUAL PENAL

REINALDO ROSSANO LÉO MATOS INFORMÁTICA EXERCÍCIOS QUADRIX LINUX DIREITO PROCESSUAL PENAL REINALDO ROSSANO LÉO MATOS INFORMÁTICA EXERCÍCIOS QUADRIX LINUX DIREITO PROCESSUAL PENAL CARGOS: OFICIAL DE JUSTIÇA E ANALISTA JUDICIÁRIO FUNÇÃO JUDICIÁRIA PROVA OBJETIVA: 9.1.3. A Prova Objetiva será

Leia mais

DIREITO PROCESSUAL PENAL

DIREITO PROCESSUAL PENAL DIREITO PROCESSUAL PENAL Jurisdição e competência Competência criminal da Justiça Federal Parte 1 Prof. Thiago Almeida . Relevância do tema. Eixo normativo de definição: CR/88, art. 109 Art. 109. Aos juízes

Leia mais

Qual a consequência da violação de uma regra de prevenção? De acordo com a Súmula 706 do STF, a hipótese é de nulidade relativa.

Qual a consequência da violação de uma regra de prevenção? De acordo com a Súmula 706 do STF, a hipótese é de nulidade relativa. Turma e Ano: Flex A (2014) Matéria / Aula: Processo Penal / Aula 12 Professor: Elisa Pittaro Conteúdo: Competência: Conexão e Continência (cont.) 4. Conexão e Continência (cont.): Jurisdição de mesma categoria

Leia mais

CEM CADERNO DE EXERCÍCIOS MASTER. Direito Processual Penal

CEM CADERNO DE EXERCÍCIOS MASTER. Direito Processual Penal CEM CADERNO DE EXERCÍCIOS MASTER 1) FCC Defensor Público - DPE AM (2013) Em relação à competência em processo penal, é correto afirmar que a) será determinada pela continência quando a prova de uma infração

Leia mais

Índice Geral. Índice Sistemático do Código de Processo Penal

Índice Geral. Índice Sistemático do Código de Processo Penal Índice Geral Código de Processo Penal Decreto-lei 3.689, de 3 de outubro de 1941... 13 Súmulas Criminais do STF e do STJ Comentadas... 1645 Índice Alfabético-Remissivo... 1905 Bibliografia... 1923 Índice

Leia mais

Índice Geral. Índice Sistemático do Código de Processo Penal

Índice Geral. Índice Sistemático do Código de Processo Penal Índice Geral Código de Processo Penal Decreto-lei 3.689, de 3 de outubro de 1941... 13 Súmulas Criminais do STF e do STJ Comentadas... 1657 Índice Alfabético-Remissivo... 1929 Bibliografia... 1947 Índice

Leia mais

DIREITO PROCESSUAL PENAL

DIREITO PROCESSUAL PENAL DIREITO PROCESSUAL PENAL Da competência Prof. Gisela Esposel - Artigo 124 da CR À Justiça Militar compete processar e julgar os crimes militares definidos em lei. - Tal dispositivo trata da competência

Leia mais

Porém, no caso de afastamento do Presidente, seriam convocadas eleições indiretas (apenas os parlamentares votariam).

Porém, no caso de afastamento do Presidente, seriam convocadas eleições indiretas (apenas os parlamentares votariam). Indiretas Já! Como assim? Indiretas Já? O texto está errado? Não, infelizmente não. Com as recentes descobertas da operação Lava Jato que apontam a realização de crime comum pelo Presidente da República,

Leia mais

Aula 08. LEIS 9099/95 e LEI /01

Aula 08. LEIS 9099/95 e LEI /01 Turma e Ano: Tribcast 2016 Matéria / Aula: Leis Penais 2016 Professor: Marcelo Uzeda Monitor: Mário Alexandre de Oliveira Ferreira Aula 08 LEIS 9099/95 e LEI 10.259/01 Os Juizados Especiais têm fundamento

Leia mais

SENADO FEDERAL Gabinete do Senador ROBERTO ROCHA PSB/MA PARECER Nº, DE 2016

SENADO FEDERAL Gabinete do Senador ROBERTO ROCHA PSB/MA PARECER Nº, DE 2016 PARECER Nº, DE 2016 Da COMISSÃO DE CONSTITUIÇÃO, JUSTIÇA E CIDADANIA, sobre a Proposta de Emenda à Constituição nº 10, de 2013, do Senador Alvaro Dias e outros, que altera os arts. 102, 105, 108 e 125

Leia mais

PROFESSORA RAQUEL TINOCO

PROFESSORA RAQUEL TINOCO PROFESSORA RAQUEL TINOCO PODER JUDICIÁRIO - PRIMEIRA INSTÂNCIA Juízos de Direito Juizados Especiais e suas Turmas Recursais Tribunais do Júri Juizados da Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher

Leia mais

BuscaLegis.ccj.ufsc.br

BuscaLegis.ccj.ufsc.br BuscaLegis.ccj.ufsc.br Súmula 122 do Superior Tribunal de Justiça e competência para o julgamento de contravenções penais: uma análise à luz da jurisprudência dos Tribunais Superiores Alexandre Piccoli

Leia mais

LEGISLAÇÃO DO MPU. Lei Orgânica do MPU. Lei Complementar 75/1993 Garantias e Prerrogativas. Prof. Karina Jaques

LEGISLAÇÃO DO MPU. Lei Orgânica do MPU. Lei Complementar 75/1993 Garantias e Prerrogativas. Prof. Karina Jaques LEGISLAÇÃO DO MPU Lei Orgânica do MPU Lei Complementar 75/1993 Garantias e Prerrogativas Prof. Karina Jaques MPU Instituição permanente Essencial à função jurisdicional do Estado Defensora Ordem jurídica

Leia mais

Juizados Especiais Criminais Elisa Pittaro

Juizados Especiais Criminais Elisa Pittaro Juizados Especiais Criminais Elisa Pittaro www.masterjuris.com.br 1-Godofredo tem a obrigação legal de cuidar de determinado idoso, mas o abandonou em um hospital conduta prevista no art. 98, do Estatuto

Leia mais

Direito Processual Penal

Direito Processual Penal CEM CADERNO DE EXERCÍCIOS MASTER Direito Processual Penal Analista Judiciário - TRF 1) FCC Técnico Judiciário TRF2 (2012) Compete ao Supremo Tribunal Federal, dentre outras atribuições, processar e julgar

Leia mais

CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM DIREITO CONSTITUCIONAL

CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM DIREITO CONSTITUCIONAL CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM DIREITO CONSTITUCIONAL ESTÁCIO-CERS DIREITO CONSTITUCIONAL Prof. Edem Nápoli @edemnapoli www.edemnapoli.com.vc A República e a Responsabilidade dos Agentes Políticos # PRINCÍPIOS

Leia mais

Garantias do Poder Legislativo. Prof. Gilberto Júnior Curso Atualizado ( )

Garantias do Poder Legislativo. Prof. Gilberto Júnior Curso Atualizado ( ) Garantias do Poder Legislativo Prof. Gilberto Júnior Curso Atualizado (29.04.2018) Finalidade de Assegurar: INDEPENDÊNCIA LIBERDADE IRRENUNCIÁVEIS DIPLOMAÇÃO Momento que são atribuídas as garantias aos

Leia mais

Tribunais Regionais Federais e. Juízes Federais. Tribunais Regionais Federais e Juízes Federais. Tribunais Regionais Federais e Juízes Federais

Tribunais Regionais Federais e. Juízes Federais. Tribunais Regionais Federais e Juízes Federais. Tribunais Regionais Federais e Juízes Federais S Art. 106. São órgãos da Justiça Federal: I - os Tribunais Regionais Federais; II - os. 1 2 Art. 107. Os Tribunais Regionais Federais compõemse de, no mínimo, sete juízes, recrutados, quando possível,

Leia mais

Aula 04 EXERCÍCIOS. Nos termos do artigo 89 do Código Eleitoral (Lei 4.737/1965): Art. 89. Serão registrados:

Aula 04 EXERCÍCIOS. Nos termos do artigo 89 do Código Eleitoral (Lei 4.737/1965): Art. 89. Serão registrados: Curso/Disciplina: Direito Eleitoral Aula: Direito Eleitoral - Exercícios 04 Professor : André Marinho Monitor : Virgilio Aula 04 EXERCÍCIOS 1. Questões. Comentários Questão 8 (correta - E) Nos termos do

Leia mais

DIREITO CONSTITUCIONAL

DIREITO CONSTITUCIONAL SEFAZ DIREITO CONSTITUCIONAL Dos Deputados e dos Senadores Prof. Ubirajara Martell www.acasadoconcurseiro.com.br Direito Constitucional DOS DEPUTADOS E DOS SENADORES Seção V DOS DEPUTADOS E DOS SENADORES

Leia mais

Professor Wisley Aula 02

Professor Wisley Aula 02 - Professor Wisley www.aprovaconcursos.com.br Página 1 de 7 INQUÉRITO POLICIAL 1. CONCEITO É o procedimento administrativo inquisitivo e preparatório,

Leia mais

SUMÁRIO. Capítulo 5 Inquérito policial (arts. 4º a 23 do cpp) 5.1 Conceito

SUMÁRIO. Capítulo 5 Inquérito policial (arts. 4º a 23 do cpp) 5.1 Conceito SUMÁRIO Introdução Capítulo 1 PRINCÍPIOS INFORMADORES DO PROCESSO PENAL 1.1 Devido processo legal (due process of law) ou justo processo 1.2 Publicidade dos atos processuais 1.3 Presunção de inocência,

Leia mais

Organização dos Poderes Poder Legislativo

Organização dos Poderes Poder Legislativo CURSO Delegado de Polícia Civil do Estado do Pará Nº 09 DATA 16/09/2016 DISCIPLINA Direito Constitucional PROFESSOR Renata Abreu MONITORA Marcela Macedo AULA 09 Organização dos Poderes Poder Legislativo

Leia mais

- quanto as partes COMPETÊNCIA

- quanto as partes COMPETÊNCIA Aula 9 TGP Competência 1 - é o critério de distribuição entre os vários órgãos - Conceito jurídicos, das atribuições relativas ao desempenho da jurisdição (Humberto Theodoro Jr.) - distribuição - a soberania

Leia mais

DIREITO PROCESSUAL PENAL COMPETÊNCIAS

DIREITO PROCESSUAL PENAL COMPETÊNCIAS DIREITO PROCESSUAL PENAL COMPETÊNCIAS Atualizado em 03/11/2015 4. Competência Material Ratione Materiae: Divide-se em competência da Justiça Estadual, Federal, Eleitoral e Militar (não falamos da Justiça

Leia mais

Art. 70 CPP A competência será, de regra, determinada pelo lugar em que se consumar a infração, ou, no caso de tentativa, pelo lugar em que for

Art. 70 CPP A competência será, de regra, determinada pelo lugar em que se consumar a infração, ou, no caso de tentativa, pelo lugar em que for Competência Art. 70 CPP A competência será, de regra, determinada pelo lugar em que se consumar a infração, ou, no caso de tentativa, pelo lugar em que for praticado o último ato de execução E SE O CRIME

Leia mais

Instituições de Direito Profª Mestre Ideli Raimundo Di Tizio p 49

Instituições de Direito Profª Mestre Ideli Raimundo Di Tizio p 49 Instituições de Direito Profª Mestre Ideli Raimundo Di Tizio p 49 Divisão de Poderes Poder Executivo O Poder Executivo é exercido pelo Chefe de Governo que, no Brasil, é o Presidente da República, sua

Leia mais

4. AÇÃO CIVIL EX DELICTO 4.1 Questões

4. AÇÃO CIVIL EX DELICTO 4.1 Questões SUMÁRIO 1. APLICAÇÃO DO DIREITO PROCESSUAL PENAL 1.1 A lei processual no espaço 1.2 A lei processual no tempo (irretroatividade) 1.3 A lei processual em relação às pessoas 1.3.1 Imunidades 1.3.2 Imunidade

Leia mais

DIREITO PROCESSUAL PENAL. Jurisdição e competência Competência criminal da Justiça Federal Parte 6 Prof. Thiago Almeida

DIREITO PROCESSUAL PENAL. Jurisdição e competência Competência criminal da Justiça Federal Parte 6 Prof. Thiago Almeida DIREITO PROCESSUAL PENAL Jurisdição e competência Parte 6 Prof. Thiago Almeida Causas relativas a graves violações a direitos humanos. Emenda Constitucional 45, de 2004: Art. 109. Aos juízes federais compete

Leia mais

ENUNCIADOS VOTADOS DURANTE O I FÓRUM NACIONAL DE JUÍZES CRIMINAIS

ENUNCIADOS VOTADOS DURANTE O I FÓRUM NACIONAL DE JUÍZES CRIMINAIS ENUNCIADOS VOTADOS DURANTE O I FÓRUM NACIONAL DE JUÍZES CRIMINAIS ENUNCIADO N. 1 Para fins estatísticos, será considerado preso definitivo quem ostentar condenação, definitiva ou não, independentemente

Leia mais

Sumário. Decreto-lei nº 3.689, de 3 de outubro de 1941 Código de Processo Penal... 1

Sumário. Decreto-lei nº 3.689, de 3 de outubro de 1941 Código de Processo Penal... 1 Decreto-lei nº 3.689, de 3 de outubro de 1941 Código de Processo Penal... 1 Livro I Do Processo em Geral... 3 Título I Disposições Preliminares... 5 Título II Do Inquérito Policial... 13 Título III Da

Leia mais

TEMAS CENTRAIS DA LEI DO JUIZADO ESPECIAL CRIMINAL. JH MIZUNO Editora Distribuidora. Leme, 2006

TEMAS CENTRAIS DA LEI DO JUIZADO ESPECIAL CRIMINAL. JH MIZUNO Editora Distribuidora. Leme, 2006 FERNANDO CÉLIO DE BRITO NOGUEIRA Promotor de Justiça no Estado de São Paulo, lecionou na Faculdade de Direito da Fundação Educacional de Barretos e na Escola Superior de Advocacia de Barretos, é associado

Leia mais

DIREITO PROCESSUAL PENAL

DIREITO PROCESSUAL PENAL DIREITO PROCESSUAL PENAL Ação penal Ação penal (de iniciativa) pública: definição, princípios e espécies Parte 10 Prof. Thiago Almeida Requisição do Ministro da Justiça. Definição. Exemplo: contra a honra

Leia mais

Turma e Ano: Estado Federal Brasileiro 2016 Matéria / Aula: Estado Federal Brasileiro 05 Professor: Marcelo Tavares Monitor: Laura de Almeida Campos

Turma e Ano: Estado Federal Brasileiro 2016 Matéria / Aula: Estado Federal Brasileiro 05 Professor: Marcelo Tavares Monitor: Laura de Almeida Campos Turma e Ano: Estado Federal Brasileiro 2016 Matéria / Aula: Estado Federal Brasileiro 05 Professor: Marcelo Tavares Monitor: Laura de Almeida Campos Aula 05 Questões de provocação 1ª. QUESTÃO. Lei n 3438/2000,

Leia mais

Pós Penal e Processo Penal. Legale

Pós Penal e Processo Penal. Legale Pós Penal e Processo Penal Legale Inquérito Policial sequência de atos (Continuação Inquérito Policial) Inquérito Policial sequência de atos Deverá a autoridade policial : I dirigir-se ao local, providenciando

Leia mais

CEM CADERNO DE EXERCÍCIOS MASTER. Período

CEM CADERNO DE EXERCÍCIOS MASTER. Período CEM CADERNO DE EXERCÍCIOS MASTER Direito Processual Penal Jurisdição e Competência Promotor de Justiça Período 2006 2016 1) CESPE - PJ (MPE TO)/MPE TO/2012 Assunto: Jurisdição e competência A respeito

Leia mais

SUMÁRIO DECRETO-LEI 3.689, DE 3 DE OUTUBRO DE 1941 LIVRO I DO PROCESSO EM GERAL LIVRO I DO PROCESSO EM GERAL

SUMÁRIO DECRETO-LEI 3.689, DE 3 DE OUTUBRO DE 1941 LIVRO I DO PROCESSO EM GERAL LIVRO I DO PROCESSO EM GERAL SUMÁRIO DECRETO-LEI 3.689, DE 3 DE OUTUBRO DE 1941 LIVRO I DO PROCESSO EM GERAL TÍTULO I DISPOSIÇÕES PRELIMINARES (ARTS. 1º A 3º) Art. 1º... 25 Art. 2º... 27 Art. 3º... 33 LIVRO I DO PROCESSO EM GERAL

Leia mais

Direito Processual Penal. Aula demonstrativa. Prof. Aurélio Casali

Direito Processual Penal. Aula demonstrativa. Prof. Aurélio Casali Direito Processual Penal Aula demonstrativa Prof. Aurélio Casali 1 (SEJUS/PI 2017) Quanto a lei processual no tempo, marque a alternativa CORRETA. a) Um processo que tiver sido encerrado sob a vigência

Leia mais

Competência no Processo Penal

Competência no Processo Penal AULA AO VIVO Competência no Processo Penal Competência A competência é a medida e o limite da jurisdição, dentro dos quais o órgão judicial poderá dizer o direito. É a delimitação do poder jurisdicional

Leia mais

DIREITO ELEITORAL. Justiça Eleitoral Composição dos TRE s e competências dos TRE s, Juízes Eleitorais e Juntas Eleitorais

DIREITO ELEITORAL. Justiça Eleitoral Composição dos TRE s e competências dos TRE s, Juízes Eleitorais e Juntas Eleitorais DIREITO ELEITORAL Justiça Eleitoral Composição dos TRE s e competências dos TRE s, Juízes Eleitorais e Juntas Eleitorais Prof. Rodrigo Cavalheiro Rodrigues Composição dos TRE s Justiça Eleitoral Organização

Leia mais