14 Dicas para Acabar com a Ansiedade e Depressão Despertar do Amor

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1 14 Dicas para Acabar com a Ansiedade e Depressão Despertar do Amor

2 Este e-book é um dos BÔNUS que fazem parte do Processo Despertar do Amor. Para saber mais sobre este trabalho, acesse: INTRODUÇÃO O grande paradoxo para o tratamento da ansiedade e da depressão é que as coisas que mais ajudam podem ser consideradas difíceis pelas pessoas que sofrem com estes sintomas. Entretanto, é importante ter consciência da diferença entre o que é difícil e o que é impossível. Por isso, a dica é começar devagar, mas manter a CONSTÂNCIA. Escolha uma dica de cada vez e pratiquea o máximo que puder por 21 dias consecutivos que é o tempo médio para se criar um hábito. FATO: NENHUMA das dicas aqui compartilhadas é impossível, sendo que todas podem ser aplicadas por qualquer pessoa que deseja melhorar a qualidade de vida.

3 DICA #1: Mantenha uma atitude positiva. Manter-se positivo não tem a ver somente com desejar coisas positivas para sua vida, mas sim em perceber que TUDO que acontece em sua vida tem um lado positivo. Não temos como saber ou realmente controlar as consequências de nossas escolhas, mas podemos escolher COMO interpretar tais acontecimentos. Com relação aos acontecimentos passados, busque os aprendizados de cada situação. Com relação ao futuro, tenha consciência de que ele é aberto à infinitas possibilidades e, mesmo sem ter conhecimento garantido sobre o futuro, tenha a certeza que tudo acontece para o seu bem maior. DICA #2: Evite bebidas alcoólicas e cafeína. O álcool é um depressor do sistema nervoso, ou seja, diminui o nível de atividade no cérebro. Entre as diversas consequências do álcool estão a falta de coordenação motora, a breve euforia, a falta de atenção, os lapsos de memória e os pensamentos incoerentes. Já a cafeína é um estimulante do sistema nervoso, podendo causar e até aumentar os sintomas da ansiedade. Por isso, procure evitar estas bebidas o máximo possível. DICA #3: Exercite-se. Uma das soluções mais rápidas e mais eficazes contra a depressão e a ansiedade é a prática de exercícios físicos com média e alta intensidade.

4 Não importa qual atividade física você escolher. Basta praticar o exercício por no mínimo 30 minutos em média ou alta intensidade que você sentirá os seus efeitos benéficos. A atividade física tem a capacidade de mudar a estrutura do cérebro, além de aumentar a atividade química de importantes neurotransmissores como a dopamina e serotonina. DICA #4: Mantenha uma alimentação saudável. O que você come tem uma influência direta na forma como você se sente. Tenha uma dieta balanceada de proteínas, carboidratos complexos, frutas, vegetais e cereais. Evite comida processada e açúcar refinado, que podem dar uma breve sensação de bem estar, mas que baixam o seu nível de energia e alteram seu humor drasticamente. Também evite pular refeições. Ficar longos períodos sem comer pode fazer com que você se sinta irritado e cansado. Por isso, tenha em mente comer algo saudável pelo menos à cada 3 horas. DICA #5: Viva o agora. A causa da depressão está muitas vezes ligadas às mágoas e acontecimentos do passado. Já a ansiedade está associada às incertezas dos acontecimentos futuros. Quando você foca sua mente no presente você para de estimular os pensamentos que geram os sintomas da depressão e da ansiedade.

5 Uma forma de focar sua mente no agora é levar a sua atenção para as sensações do seu corpo. Diferente da sua mente que pode estar divagando entre passado e futuro, o seu corpo está SEMPRE no presente. Assim, ele funciona como uma âncora para o estado do aqui e agora. DICA #6: Não brigue com suas emoções. Não existem emoções positivas ou negativas. Existem apenas emoções, e é totalmente natural senti-las. Quando você tenta evitar uma emoção, você está resistindo à algo natural em você e, resistência gera tensão. Ao invés de resistir e tentar se esconder da emoção, experimente acolher todas os sentimentos e sensações que surgirem. Vivencie a emoção plenamente e conscientemente levando a sua atenção para as sensações físicas do seu corpo. Você notará que as sensações, que podem ser desagradáveis no começo, se dissolverão naturalmente, permanecendo apenas um estado de paz e serenidade. DICA #7: Conheça os seus sintomas. O que você chama de ansiedade ou depressão pode se apresentar de formas diferentes para outras pessoas. Cada pessoa é única e o sintoma para cada situação também pode ser diferente. Quando você conhece os sintomas no seu corpo, você tem uma referência palpável e real do que está realmente acontecendo com você. Dessa forma, fica mais fácil de lidar com tais sensações.

6 Lembre-se que os sintomas são reações físicas e são passageiros. Não tente interpretar a causa dos sintomas, pois sua interpretação pode estar equivocada, causando mais estresse, tensão, tristeza e ansiedade. Ao invés de interpretar os sintomas, apenas leve sua atenção para a parte do corpo onde eles estão se manifestando e acolha-os mantendo a respiração solta e fluída. DICA #8: Cultive relações saudáveis. Todos nós influenciamos e somos influenciados pelo meio e pelas pessoas à nossa volta. Essa influência acontece de maneira inconsciente e sutil. Por isso, é importante estar aberto à relacionamentos que lhe dão apoio e suporte. Isolamento pode fazer com que a depressão e a ansiedade piorem ainda mais caso você não saiba lidar com seus próprios pensamentos e sentimentos. Quando se está passando por esta fase é normal sentir vergonha, exaustão ou até mesmo culpa por fugir dos relacionamentos, mas lembre-se que estes são pensamentos causados pela depressão. Vá em busca de familiares e amigos que lhe dão apoio e suporte. Compartilhe os seus sentimentos e angústias com quem você ama e confia. Peça ajuda e apoio se você precisar. Procure também manter suas atividades sociais que lhe revigorem. Permita-se ser influenciado pela energia calma, tranquila ou alegre de certas pessoas.

7 DICA #9: Desafie pensamentos negativos. A ansiedade e a depressão podem colocar uma rótulo negativo em seus pensamentos, incluindo a maneira como você se vê, as situações que você encontra e as suas expectativas com relação ao futuro. Questione se você diria o que está pensando sobre você para uma outra pessoa. Se a resposta for não, então pare de ser tão duro com você mesmo. Pense em descrições mais realistas sobre você. Permita-se ser menos que perfeito. Muitas pessoas que se consideram ansiosas ou depressivas também são consideradas perfeccionistas, colocando metas e desafios grandes demais, e depois se torturando por não terem alcançados. DICA #10: Pratique meditação. Já existem inúmeras pesquisas atestando os benefícios da prática regular de meditação. Existem diversas técnicas que podem ser praticadas em qualquer lugar e em qualquer momento. A técnica mais simples consiste em apenas ficar observando a respiração e tudo que acontecer em seu corpo e mente, sem interpretar ou julgar. Comece com poucos minutos ao dia e aumente gradualmente até se tornar um hábito. Caso queira se aprofundar, busque informações no site:

8 DICA #11: Tenha horas regulares de sono. O sono é essencial para a saúde física e mental de qualquer animal. É durante o sono que o corpo produz hormônios essenciais para o seu crescimento e recuperação. Nessa fase a mente inconsciente também processa as diferentes informações que aconteceram durante o dia. Estabeleça uma rotina consistente e diária para o momento de dormir. Algumas outras dicas para um sono reparador são: Tome um banho quente 2 horas antes de dormir; Mantenha seu quarto arejado e ventilado; Durma em completa escuridão ou com o mínimo de iluminação possível; Não assista televisão antes de dormir. Prefira um livro que possui menos estímulos visuais e sonoros; Não tome bebidas que contenham cafeína até 4 horas antes de dormir. DICA #12: Faça algo que realmente gosta (ou gostava). Busque alguma atividade que lhe dê real prazer. Pode ser um hobby, uma dança, uma atividade física ou qualquer outra atividade na qual você se sinta bem. Talvez, você possa até mesmo voltar para alguma atividade na qual você já gostava. Expresse-se criativamente através da música, da arte ou da escrita. Saia com os amigos. Visite um museu, as montanhas, a praia ou um parque.

9 Você se surpreenderá com a sensação de bem estar gerada por estar participando da Vida. Se você estiver se sentindo depressivo, você gradualmente se sentirá com mais energia e com o astral em alta. Se você estiver se sentindo ansioso, canalize esta poderosa energia em alguma atividade que gosta que a tranquilidade será o resultado. DICA #13: Desenvolva suas capacidades. Todos temos capacidades intrínsecas fabulosas. Somos uma máquina de aprender. Escolha algo em que você queira ser bom e desenvolva esta capacidade. Estude, pesquise, experimente e se transforme. Não há limites para o aprendizado. Você descobrirá que quanto mais você se desenvolver, mais energia terá para seguir adiante se desenvolvendo ainda mais. É um ciclo vicioso positivo. Utilize também a energia da ansiedade para desenvolver algo novo e positivo para você. DICA #14: Parta para AÇÃO. Teoria sem prática não traz resultados, da mesma forma que pensamento sem ação não produz transformação. Esforce-se para fazer algo, mesmo que você não se sinta motivado no começo. A motivação vem com o resultado e a falta dela não deve ser desculpa para ficar parado. O segredo que muitas pessoas que agem não diz é que quanto mais elas agem, mais energia elas sentem para

10 continuar agindo. Da mesma forma, quanto menos você agir, menos energia terá para se movimentar. Escolha uma destas dicas e parta para ação agora mesmo. Com a frequência e a prática, estas dicas farão parte de você no seu dia a dia e você colherá os frutos gradualmente. CONCLUSÃO Cada uma dessas dicas é poderosa por si mesma. Por isso, foque em cada uma delas separadamente. Basta implementar apenas uma delas em sua vida que você já sentirá os efeitos positivos em sua vida. Dê passos pequenos para não se sobrecarregar. A direção é mais importante que a velocidade. Caso queira conhecer mais uma ferramenta que irá ajudálo ainda mais a alcançar plenitude e paz interior através de um processo simples e eficaz, assista o video que produzi no site abaixo: Um Carinhoso Abraço, Saulo Fong

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