SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM INDUSTRIAL. Departamento Regional de São Paulo. Gerência de Inovação e de Tecnologia

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM INDUSTRIAL. www.sp.senai.br. Departamento Regional de São Paulo. Gerência de Inovação e de Tecnologia"

Transcrição

1

2 SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM INDUSTRIAL Gerência de Inovação e de Tecnologia Departamento Regional de São Paulo

3 AGENDA Quem somos? Tecnologias de Infraestruturas Soluções em Serviços Técnicos e Tecnológicos Soluções em Inovação Soluções em Design Modelo SENAI de Gestão da Inovação

4 AGENDA Quem somos? Tecnologias de Infraestruturas Soluções em Serviços Técnicos e Tecnológicos Soluções em Inovação Soluções em Design Modelo SENAI de Gestão da Inovação

5 QUEM SOMOS Fundado em (70 anos) Organização privada, sem fins lucrativos e com estrutura federativa; Gerenciado e financiado pelas empresas dos setores industriais; Instituição que provê soluções educacionais e tecnológicas para a indústria.

6 MISSÃO Promover a educação profissional e tecnológica, a inovação e a transferência de tecnologias industriais, contribuindo para elevar a competitividade da indústria brasileira.

7 EDUCAÇÃO & TECNOLOGIA O SENAI São Paulo possui atualmente, 160 unidades de Educação Profissional, todas concebidas de acordo com necessidades específicas das indústrias locais, com cursos que vão desde a iniciação profissional, qualificação profissional, especialização e programas de certificação. Além disso, fornece serviços técnicos e tecnológicos, promove a inovação e a melhoria de processos industriais.

8 ESTRUTURA 4735 colaboradores; 3453 docentes; 265 mestres; 68 doutores. CONSELHO REGIONAL DIRETOR REGIONAL

9 UNIDADES DO SENAI SÃO PAULO 160 unidades escolares 90 escolas fixas 70 escolas móveis

10 UNIDADES DO SENAI SÃO PAULO 160 unidades escolares 90 escolas fixas 70 escolas móveis

11 UNIDADES DO SENAI SÃO PAULO 160 unidades escolares 90 escolas fixas 70 escolas móveis

12 Rede de Escolas com certificação ISO 9001.

13 CURSOS DE APRENDIZAGEM INDUSTRIAL - Ensino Gratuito 12 áreas tecnológicas (66 cursos): Alimentos e Bebidas, Automotiva (mecânica), Construção Civil, Couros e Calçados, Eletroeletrônica (eletricidade e eletrônica), Gestão (administração industrial), Gráfica e Editorial, Madeira e Mobiliário, Metalmecânica (mecânica e metalurgia), Refrigeração & Climatização, Tecnologia da Informação, Têxtil & Vestuário. Pré-requisitos: Ter de 14 a 24 anos; Ensino fundamental completo.

14 CURSOS TÉCNICOS - Ensino Gratuito 20 áreas tecnológicas (64 cursos): Alimentos e Bebidas, Automação Industrial, Automotiva, Construção Civil, Couro e Calçados, Eletroeletrônica (eletricidade e eletrônica), Energia, Gráficas e Editorial, Gestão, Logística, Madeira e Mobiliário, Metalmecânica (mecânica e metalurgia), Papel e Celulose, Plásticos, Química, Refrigeração e Climatização, Saúde e Segurança no Trabalho, Tecnologia da Informação, Telecomunicações, Têxtil & Vestuário. Pré-requisitos: Ensino médio.

15 CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA 8 áreas tecnológicas: (13 cursos) Automação Industrial, Eletroeletrônica, Gráfica e Editorial, Gestão, Meio-ambiente, Metalmecânica, Plásticos, Têxtil & Vestuário. Pré-requisitos: Ensino médio completo.

16 PÓS-GRADUAÇÃO (LATU SENSU) 8 áreas tecnológicas: (18 cursos) Automação Industrial, Eletroeletrônica, Gestão, Gráfica e Editorial, Meio-ambiente, Metalmecânica, Plástico, Têxtil & Vestuário. Pré-requisitos: Ensino superior completo.

17 FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA Cursos destinados a profissionais já atuantes ou que buscam uma nova oportunidade no mercado de trabalho. Cursos de curta duração (qualificação, atualização, aperfeiçoamento e especialização); Oferta sob medida para empresas ou para profissionais interessados.

18 MATRÍCULAS 2011 Matrículas Aprendizagem Industrial Educação Técnica de Nível Médio Educação Superior de Tecnologia - (Graduação + Extensão + Pós-Graduação) Educação Inicial e Continuada - (Escolas SENAI + Empresas) TOTAL Aperfeiçoamento Profissional - (Termo de Cooperação Técnica e Financeira) TOTAL GERAL Fonte: DITEC/GED - Estatística

19 EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA 9 áreas: Automação Industrial, Educação, Eletroeletrônica, Gráficas e Editorial, Metalmecânica, Refrigeração e Climatização, Saúde e Segurança no Trabalho, Tecnologia da Informação, Têxtil & Vestuário.

20 AGENDA Quem somos? Tecnologias de Infraestrutura Soluções em Serviços Técnicos e Tecnológicos Soluções em Inovação Soluções em Design Modelo SENAI de Gestão da Inovação

21 TECNOLOGIAS DE INFRAESTRUTURA As Tecnologias de Infraestrutura (Tecnologia Industrial Básica TIB) compreende: 1. Metrologia; 2. Normalização; 3. Regulamentação Técnica; 4. Avaliação da Conformidade (engloba: certificação, ensaios, inspeção); 5. Propriedade Intelectual (abrange: patentes, cultivares, topografia de circuitos integrados e direitos de autor); 6. Informação tecnológica e, 7. Tecnologias de gestão.

22 1. METROLOGIA A Metrologia é definida como a Ciência da Medição e tem como foco principal prover confiabilidade, credibilidade, universalidade e qualidade às medidas. Nos dias atuais, os sistemas de produção não podem operar sem medições sofisticadas e precisas. As medições imprecisas levam ao desperdício, altos custos e baixa qualidade. Não há como controlar se não for possível medir. Com o objetivo de atender a demanda de medições da indústria, o SENAI-SP possui uma Rede de Laboratórios de Serviços que realiza serviços de calibração, dosagem, ensaio e/ou teste de desempenho para a qualificação de produtos e processos.

23 REDE DE LABORATÓRIOS SENAI-SP A Rede de Laboratórios oferece 937 serviços sendo 896 tipos de ensaios e 41 serviços de calibração. Total = 35 laboratórios 19 laboratórios acreditados (17 de ensaios e 2 de calibração) 1 Organismo de Certificação de Produto (Cerâmica Vermelha Tijolo e Telha) 1 reconhecido pela Remesp

24 REDE DE LABORATÓRIOS SENAI-SP ÁREAS ATENDIDAS Cerâmica Alimentos e bebidas Meio ambiente Microbiologia Construção civil Couro e calçado Metalmecânica Tintas imobiliárias e automotiva Óleos lubrificantes e combustíveis Polímeros Têxtil e vestuário Acumuladores de Energia (Pilhas e Baterias) Madeira e mobiliário Instrumentos de medição de Pressão Calibração de vidraria, blocos padrão, paquímetro e micrômetro.

25 2. NORMALIZAÇÃO 3. REGULAMENTAÇÃO TÉCNICA 6. INFORMAÇÃO TECNOLÓGICA NORMA TÉCNICA As normas técnicas são de uso voluntário, isto é, não são obrigatórias por lei. Entretanto quando uma empresa pretende introduzir os seus produtos (ou serviços) num determinado mercado, deve procurar conhecer as normas e adequar o produto a elas, pois mesmo não sendo obrigatório, o não uso pode tornar se uma barreira técnica. REGULAMENTO TÉCNICO O regulamento técnico é um documento, adotado por uma autoridade com poder legal para tanto, que contém regras de caráter obrigatório e o qual estabelece requisitos técnicos, descumprimento de um regulamento técnico constitui uma ilegalidade com a correspondente punição.

26 REDE DE BIBLIOTECAS DO SENAI-SP A Rede de Bibliotecas do SENAI-SP possui 75 unidades, distribuídas no Estado de São Paulo, com um acervo técnico de mais de obras técnicas. Dispõem também de 83 pontos de acesso ao ABNT Coleção (serviço de pesquisa e acesso as normas técnicas ABNT, ISO e AMN-Mercosul via web, para disseminação do uso de Normas Técnicas nas empresas).

27 4. AVALIAÇÃO DE CONFORMIDADE Avaliação da Conformidade é definida como qualquer atividade com o objetivo de determinar, direta ou indiretamente, que um produto, processo, pessoa ou serviço atende aos requisitos técnicos especificados. A avaliação da conformidade a especificações, normas e/ou regulamentos técnicos pode ser realizada pelo uso de algumas ferramentas, tais como ensaios, inspeção, coleta de amostras no fornecedor e/ou no comércio e auditorias. No entanto, as formas usuais para a garantia da conformidade são a Declaração do Fornecedor (1ª Parte), Qualificação do Fornecedor (2ª Parte) e Certificação (3ª Parte).

28 OCP - ORGANISMO DE CERTIFICAÇÃO DE PRODUTO Certificação de produto é o procedimento ou sistemática segundo a qual um organismo de terceira parte, independente, atesta que um produto está em conformidade com os requisitos especificados em uma norma. O OCP-SENAI é um organismo sem fins lucrativos, vinculado ao Senai-SP, com direitos e responsabilidades pertinentes às suas atividades. É acreditado pelo Inmetro e atua na certificação de bloco cerâmico para alvenaria e telhas cerâmicas, na Escola SENAI Mario Amato São Bernardo do Campo SP.

29 6. TECNOLOGIAS DE GESTÃO Assessoria Técnica e Tecnológica Atividades voltadas para a implementação de solução de problemas em empresas e instituições, visando à melhoria de sua qualidade e produtividade. Abrangem trabalhos de diagnóstico, recomendações e soluções de problemas no campo da gestão, da produção de bens e da execução de serviços. Assessoria e Consultoria em Gestão Empresarial Conjunto de atividades relacionadas com diagnóstico, orientação e solução de problemas de gestão (exemplo: programa de qualificação de fornecedores, assessoria em implantação de sistemas de gestão pela qualidade total, assessoria em gestão de pessoas, assessoria em gestão estratégica e assessoria em gestão da logística). Assessoria e Consultoria em Processo Produtivo Atividades que abrangem trabalhos de diagnóstico, orientação e assessoria técnica, voltadas à implantação, otimização e melhoria de processos e produtos e realizadas, em geral, de forma personalizada (customizada).

30 6. TECNOLOGIAS DE GESTÃO Assessoria e Consultoria em Segurança no Trabalho Atividades relacionadas com diagnóstico, orientação e assessoria técnica, voltadas à implantação, otimização e melhoria de processos e produtos e realizadas na área de segurança no trabalho. Assessoria e Consultoria em Meio Ambiente Atividades que abrangem trabalhos de diagnóstico, orientação e solução de problemas na área do saneamento e do meio ambiente, tais como: apoio na utilização racional de recursos naturais e no uso de tecnologias de produção mais limpa, tratamento de efluentes, implantação de sistemas de gestão ambiental e soluções no que tange ao passivo ambiental.

31 6. TECNOLOGIAS DE GESTÃO SERVIÇOS GESTÃO LABORATORIAIS EMPRESARIAL SERVIÇOS LABORATORIAIS PROCESSO PRODUTIVO SERVIÇOS LABORATORIAIS SEGURANÇA NO TRABALHO Implantação de Boas Práticas de Fabricação - BPF Implantação de Analise de Perigos e Pontos Críticos de Controle APPCC Assessoria na implantação de sistema de Custos Assessoria de Implantação da ISO 9001:2000 Assessoria em programas de aumento de produtividade Implantação de Controle Estatístico do Processo CEP Balanceamento Produção da Implantação de sistema de células de manufatura Segurança na Operação de Caldeiras Assessoria em Segurança do Trabalho na Construção Civil Assessoria de Implantação da CIPA Analise e implantação de EPI e EPC

32 SERVIÇOS TÉCNICOS ESPECIALIZADOS USINAGEM DE CAIXA PARA CÂMARA FOTOGRÁFICA Escola SENAI Henrique Lupo Araraquara SP Peça usada como invólucro da câmara AWFI que será utilizada em satélite brasileiro. OPTO Eletrônica S/A

33 SERVIÇOS TÉCNICOS ESPECIALIZADOS PROTOTIPAGEM RÁPIDA Em todo o Estado de São Paulo o SENAI possui 26 máquinas de prototipagem rápida. Dimensão: 3 (grande porte) 23 (médio porte) Aplicação: 23 (termoplásticos) 2 (gesso e refratário) 1 (resinas)

34 ASSESSORIA TÉCNICA E TECNOLÓGICA LABORATÓRIO DE EFICIÊNCIA ENERGÉTICA Inspeção termográfica; Identificação de motores sem codificação; Serviços em Laboratório de Eficiência Energética (ênfase em Motores Rotativos). Assessoria e implantação da NBR 5410; Consultoria na contratação e análise de consumo de energia elétrica; Correção do fator de potência; Levantamento de pontos críticos de consumo de energia; Análise da Eficiência Energética em motores elétricos; Estudo de usos finais da energia na indústria; Estudo técnico das faturas de energia.

35 ASSESSORIA TÉCNICA E TECNOLÓGICA DIAGNÓSTICO EM EFICIÊNCIA ENERGÉTICA: AR COMPRIMIDO Exemplos: Controle em cascata e otimização do processo (instalação de pulmões com filtros coalescentes e secagem do sistema); CLIMATIZAÇÃO Exemplos: Substituição dos motores FAN COIL por motores de alto rendimento; ILUMINAÇÂO Exemplos: Trocar lâmpadas T12 para lâmpadas fluorescentes T5; Substituir reatores convencionais por reatores eletrônicos; Economia energética de até 40% (com espelhos refletores, até 60%).

36 AGENDA Quem somos? Tecnologias de Infraestruturas Soluções em Serviços Técnicos e Tecnológicos Soluções em Inovação Soluções em Design Modelo SENAI de Gestão da Inovação

37 PROGRAMA SENAI-SP DE INOVAÇÃO TECNOLÓGICA 1. Atendimento às empresas

38 PROGRAMA SENAI-SP DE INOVAÇÃO TECNOLÓGICA OBJETIVO: Apoiar o desenvolvimento de projetos de inovação tecnológica de produtos ou processos, em parceria com empresas do setor industrial. DURAÇÃO DOS PROJETOS: 20 meses. A QUEM SE DESTINA: Indústrias paulistas que se enquadrem nos critérios de avaliação do programa.

39 Recursos para 26 projetos = R$ ,75 RECURSOS SENAI-SP NÃO REEMBOLSÁVEL R$ ,00 (Material de consumo e matéria prima, contratação de serviços, despesas de viagens, etc.) R$ ,00 R$ ,00 (Contratação de 20 Analistas de Projetos, por prazo determinado de 20 meses) REEMBOLSÁVEL pela empresa (em até 36 parcelas, após 20 meses do término do projeto, corrigido anualmente pelo IGP-M) R$ ,10 TOTAL R$ ,10 RECURSOS EMPRESAS PARCEIRAS (investimento direto da empresa) R$ ,65

40 DISTRIBUIÇÃO 26 PROJETOS Franca Sertãozinho São Carlos Tambaú Rio Claro Jaguariúna Campinas Valinhos Jundiaí Guarulhos 9 PORTE Microempresa Ourinhos Pequena Média Grande São Paulo São José dos Campos

41 1. Atendimento às empresas

42 EDITAL SENAI SESI DE INOVAÇÃO 2012 Total: R$ 30 milhões. R$ 20 milhões para projetos desenvolvidos em parceria com o SENAI; + R$ 7,5 milhões para parcerias com o SESI; + R$ 2,5 milhões em bolsas do CNPq. O aporte de recursos do SENAI-DN por projeto pode chegar a R$ 300 mil. Foram desenvolvidos até o ano de 2011, 25 projetos de inovação. Na edição 2012, foram aprovados 10 novos projetos com início em janeiro/2013.

43 EDITAL SENAI SESI DE INOVAÇÃO 2005 Aguardando liberação pela Anvisa Empresa Parceira: INCOMEPE IND. COM. EXP. IMP. REP. E DISTRIB. MATERIAIS CIRÚRGICOS LTDA. Projeto: MÁQUINA DE ENSAIOS DE PRÓTESE

44 EDITAL SENAI SESI DE INOVAÇÃO 2008 Empresa Parceira: QUARK PRODUTOS MÉDICOS LTDA. Projeto: ELETRODO PARA REEDUCAÇÃO DO SISTEMA URINÁRIO

45 EDITAL SENAI SESI DE INOVAÇÃO 2009 Válvula Reguladora de Pressão Escola Senai "Roberto Mange" CFP Campinas BIOCAM - BIOCAM Equipamento Médico Hospitalar Ltda

46 Capacitação 2. INOVAÇÃO na Educação Profissional

47 CRIATIVIDADE: Desenvolvendo o pensamento criativo PROPRIEDADE INTELECTUAL: Propriedade Intelectual para a Inovação ELABORAÇÃO DE PROJETOS: Elaboração de Projetos para o Desenvolvimento de Processos e Produtos INOVAÇÃO: Inovação no SENAI e Impactos na Indústria

48 2. INOVAÇÃO na Educação Profissional

49 O INOVA SENAI é uma atividade técnico-cultural realizada por alunos e docentes dos cursos de educação profissional do SENAI-SP. Os alunos e docentes são motivados a elaborar projetos, de preferência em parceria com empresas, que demonstrem por meio de produtos e processos, a sua capacidade de inovação, criatividade, raciocínio lógico e evolução de conhecimentos no campo tecnológico.

50 GANHOS Espírito empreendedor; Soluções criativas e inovadoras; Cultura para o desenvolvimento de patentes; Trabalho em equipe; Prática para obtenção de ganhos com a melhoria da competitividade.

51 Pavilhão de Exposições do Anhembi São Paulo

52 Desde do seu início em 2005 até a edição atual (7ª edição) o INOVA SENAI contou com a elaboração de 1656 projetos de alunos e docentes. A 7ª edição do INOVA SENAI foi realizada no Parque de Exposições do Anhembi, no período de 7 a 9 de novembro de 2011 e contou com a exposição de 100 projetos selecionados a partir de 305 projetos inscritos.

53 Torneira eletrônica com medidor de fluxo Autoposicionador para Placas Coletoras de Energia Solar Gerador de energia embutido Confecção de placas de forro a partir da reciclagem de sacos de cimento vazios

54 PROPRIEDADE INTELECTUAL Evolução dos Pedidos de Patente e Registros de Desenho Industrial do SENAI/SP MODALIDADE DEPÓSITO INPI (ANO) Pedido Patente de Invenção Pedido Patente de Modelo de Utilidade Registro de Desenho Industrial TOTAL Total

55 2. INOVAÇÃO na Educação Profissional

56 Empresas parceiras O QUE É? Atividade técnico-cultural em formato de concurso, com a parceria de empresas, que apresentam um problema e/ou uma necessidade real às equipes participantes. Cabe às equipes desenvolver e apresentar soluções inovadoras para os desafios propostos. Objetivos Estimular a capacidade inventiva e criativa, bem como, o raciocínio lógico dos alunos do SENAI-SP, além de disseminar conceitos de Inovação e de Design entre docentes e alunos.

57

58 BENEFÍCIOS PARA AS EMPRESAS Recebimento das soluções apresentadas e materiais gerados pela atividade; Possibilidade de identificar e apropriar-se de metodologias utilizadas pelos grupos durante o desenvolvimento do desafio, para o desenvolvimento de novos produtos, processos e gestão; Identificação de novos talentos - pessoas criativas, empreendedoras e inovadoras, junto aos participantes; Associação de sua imagem a ações que incentivam a educação, o trabalho em equipe, a rica troca de experiências e a inovação; Possibilidade de estabelecer parcerias com o SENAI-SP para o desenvolvimento de plataformas tecnológicas ou para outros fins.

59 METODOLOGIA 10 equipes com 5 alunos cada, orientados por 12 docentes, desenvolverão soluções para os desafios apresentados pelas empresas parceiras. Haverá premiação para a melhor solução, segundo avaliação da empresa.

60 Programa de Educação Nanociência e Nanotecnologia 2. INOVAÇÃO na Educação Profissional

61 ESCOLA MÓVEL SENAI-SP DE NANOTECNOLOGIA

62 ESCOLA MÓVEL SENAI-SP DE NANOTECNOLOGIA

63 ESCOLA MÓVEL SENAI-SP DE NANOTECNOLOGIA

64 ESCOLA MÓVEL SENAI-SP DE NANOTECNOLOGIA

65 ESCOLA MÓVEL SENAI-SP DE NANOTECNOLOGIA

66 AGENDA Quem somos? Tecnologias de Infraestruturas Soluções em Serviços Técnicos e Tecnológicos Soluções em Inovação Soluções em Design Modelo SENAI de Gestão da Inovação

67 ELABORAÇÃO DO MODELO SENAI DA GESTÃO DA INOVAÇÃO E IMPLANTAÇÃO DO SISTEMA DE GESTÃO DA PESQUISA, DESENVOLVIMENTO E INOVAÇÃO (SGPDI)

68 GESTÃO DE PESQUISA, DESENVOLVIMENTO E INOVAÇÃO Norma ABNT NBR 16501: 2011 Diretrizes para sistemas de gestão da pesquisa, do desenvolvimento e da inovação (PD&I) Válida a partir de

69 MODELO DE GESTÃO DA INOVAÇÃO 2009 Iniciativa do SENAI-DN 2010 Diagnóstico do grau de maturidade em Inovação do Sistema SENAI Estratégia para inovação; Arquitetura organizacional; Pessoas; Processos; Ambiente; Cultura para inovação.

70 MODELO DE GESTÃO DA INOVAÇÃO 2011 Programa de Elaboração do Modelo de Gestão da Inovação Escola SENAI Mario Amato São Bernardo do Campo SP Referência: Norma ABNT NBR 16501:2011 Diretrizes para sistemas de gestão da pesquisa, do desenvolvimento e da inovação (PD&I)

71 MODELO DE GESTÃO DA INOVAÇÃO

72 MACROFLUXO DE REALIZAÇÃO DO SGPDI E AS PARTES INTERESSADAS RESPONSABILIDADES E COMPROMISSOS DA DIREÇÃO MEDIÇÃO, ANÁLISE E MELHORIA PROCESSOS DE REALIZAÇÃO DA PDI GESTÃO DE RECURSOS AUDITORIA PARTES INTERESSADAS

73 POLÍTICA DA QUALIDADE, MEIO AMBIENTE E INOVAÇÃO / INDICADORES Política de Gestão do SENAI-SP O SENAI-SP, no cumprimento da sua missão, promove o contínuo aprimoramento dos serviços educacionais e tecnológicos, o desenvolvimento de seus recursos humanos e o fortalecimento da relação com os clientes e partes interessadas, atuando na gestão dos sistemas: Qualidade e Meio Ambiente Atendimento à legislação aplicável aos seus processos e serviços Manutenção de ambientes de trabalho adequados e seguros Preservação do meio ambiente por meio da prevenção à poluição e do uso consciente de recursos

74 POLÍTICA DA QUALIDADE, MEIO AMBIENTE E INOVAÇÃO / INDICADORES Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação Desenvolvimento dos serviços técnicos e tecnológicos Produção de soluções técnicas e inovações para o mercado Atuação em rede e busca sistemática de referenciais externos Reconhecimento da inovação como um ativo valioso da organização Promoção de linguagem comum de inovação na instituição Indicadores: Nº de atendimentos e nº de empresas atendidas, Nº de propostas submetidas (INOVA e EDITAL) Nº projetos em desenvolvimento Horas de treinamento

75 IMPLANTAÇÃO DO SISTEMA DE GESTÃO DA INOVAÇÃO Vantagens: Criação do Observatório de Prospecção e Vigilância Tecnológica ; Capacitação das pessoas para a PD&I de maneira sistemática; Criação de um Banco de Talentos, onde os colaboradores cadastram seus conhecimentos e habilidades que demonstrem suas competências adquiridas com o passar do tempo; Elaboração do Procedimento para Geração, Avaliação e Priorização de Ideias em projetos de PD&I; Investimentos na Infraestrutura, específica para desenvolvimento de Projetos de Inovação; Aprovação da Política de Propriedade Intelectual.

76 IMPLANTAÇÃO DO SISTEMA DE GESTÃO DA INOVAÇÃO Auditoria (em junho de 2.012) : Implantação do SGPDI. Aprovação FNQ (em abril de 2.012): O SENAI-SP é escolhido pela Fundação Nacional da Qualidade (FNQ) como uma das empresas que utilizam Boas Práticas de Inovação no Brasil e é convidado a participar do Comitê de Gestão da Inovação FNQ.

77 Muito Obrigado! Gerência de Inovação e de Tecnologia Celso Scaranello scaranello@sp.senai.br (11) Ina Paola Rao ina@sp.senai.br (11) Ricardo Campos ricardo.campos@sp.senai.br (11) Teresa Gouvea teresa.gouvea@sp.senai.br (11)

REUNIÃO - Projeto NAGI

REUNIÃO - Projeto NAGI SERVIÇOS TECNOLÓGICOS REUNIÃO - Projeto NAGI Promover a educação profissional e tecnológica, a inovação e a transferência de tecnologias industriais, contribuindo para elevar a competitividade da Indústria

Leia mais

MISSÃO Promover a educação profissional e tecnológica, a inovação e a transferência de tecnologias industriais, contribuindo para elevar a

MISSÃO Promover a educação profissional e tecnológica, a inovação e a transferência de tecnologias industriais, contribuindo para elevar a 2014 MISSÃO Promover a educação profissional e tecnológica, a inovação e a transferência de tecnologias industriais, contribuindo para elevar a competitividade da indústria brasileira. São 165 unidades

Leia mais

METROLOGIA SENAI / SP

METROLOGIA SENAI / SP METROLOGIA SENAI / SP Rede de Laboratórios de Serviços Senai / SP Eduardo Ferreira Garcia GIT Metrologia Definição : Metrologia : Ciência da medição e suas aplicações Nota : A metrologia engloba todos

Leia mais

SENAI Paraná Alimentos e Bebidas. Eng. Ma. Amanda Peregrine Primo Coordenação Alimentos e Bebidas SENAI Toledo

SENAI Paraná Alimentos e Bebidas. Eng. Ma. Amanda Peregrine Primo Coordenação Alimentos e Bebidas SENAI Toledo SENAI Paraná Alimentos e Bebidas Eng. Ma. Amanda Peregrine Primo Coordenação Alimentos e Bebidas SENAI Toledo Áreas de atuação Automação Alimentos e Bebidas Celulose e Papel Gestão Mineração / Minerais

Leia mais

Conhecer o cenário de atuação de micro e pequenas empresas é fundamental para subsidiar estratégias de atuação do Sebrae junto a esses negócios.

Conhecer o cenário de atuação de micro e pequenas empresas é fundamental para subsidiar estratégias de atuação do Sebrae junto a esses negócios. Conhecer o cenário de atuação de micro e pequenas empresas é fundamental para subsidiar estratégias de atuação do Sebrae junto a esses negócios. Só assim é possível identificar oportunidades de melhorias

Leia mais

EDUCAÇÃO BÁSICA E PROFISSIONAL SENAI SESI

EDUCAÇÃO BÁSICA E PROFISSIONAL SENAI SESI EDUCAÇÃO BÁSICA E PROFISSIONAL SENAI SESI SENADO FEDERAL COMISSÃO DE EDUCAÇÃO, CULTURA E ESPORTE AUDIÊNCIA PÚBLICA: IDÉIAS E PROPOSTAS PARA A EDUCAÇÃO BRASILEIRA PLANO DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO SESI

Leia mais

SENAI - ALIMENTOS E BEBIDAS - BOAS PRÁTICAS PARA SERVIÇOS DE ALIMENTAÇÃO - RDC 216 ME EPP 80,00 CURSO

SENAI - ALIMENTOS E BEBIDAS - BOAS PRÁTICAS PARA SERVIÇOS DE ALIMENTAÇÃO - RDC 216 ME EPP 80,00 CURSO FORMATO EVENTO SINOPSE PÚBLICO CARGA- HORÁRIA PREÇO SENAI - ALIMENTOS E BEBIDAS - BOAS PRÁTICAS PARA SERVIÇOS DE ALIMENTAÇÃO - RDC 216 80,00 SENAI - AUTOMOTIVO - MECÂNICO DE TRANSMISSÃO AUTOMÁTICA 120

Leia mais

AUD. Audiência Pública: PRONATEC

AUD. Audiência Pública: PRONATEC AUD Audiência Pública: PRONATEC SENAI Missão Promover a educação profissional i e tecnológica, a inovação e a transferência de tecnologias industriais, contribuindo para elevar a competitividade da indústria

Leia mais

Política de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação

Política de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação Missão Promover a educação profissional e tecnológica, a inovação e a transferência de tecnologias industriais, contribuindo para elevar a competitividade da indústria brasileira. Políticas de Gestão do

Leia mais

Quer trilhar uma carreira de sucesso? Então esta é a oportunidade para dar o primeiro passo! PROGRAMA ALI AGENTES LOCAIS DE INOVAÇÃO 2012-2014

Quer trilhar uma carreira de sucesso? Então esta é a oportunidade para dar o primeiro passo! PROGRAMA ALI AGENTES LOCAIS DE INOVAÇÃO 2012-2014 Quer trilhar uma carreira de sucesso? Então esta é a oportunidade para dar o primeiro passo! PROGRAMA ALI AGENTES LOCAIS DE INOVAÇÃO 2012-2014 O Programa O SEBRAE, em parceria com o CNPq, desenvolveu o

Leia mais

FIESP - DECOMTEC INOVAÇÃO TECNOLÓGICA

FIESP - DECOMTEC INOVAÇÃO TECNOLÓGICA FIESP - DECOMTEC INOVAÇÃO TECNOLÓGICA Programa de Inovação Tecnologica FIESP CIESP - SENAI Sede Fiesp 2013 Chave para a competitividade das empresas e o desenvolvimento do país Determinante para o aumento

Leia mais

Alta Tecnologia em. Injeção de Termoplásticos

Alta Tecnologia em. Injeção de Termoplásticos Alta Tecnologia em Injeção de Termoplásticos História A Jaguar Embalagens é uma unidade de negócios da Jaguar Plásticos, empresa que tem uma história de inovação que prospera há mais de 30 anos. Iniciou

Leia mais

Índice. 3 Resultados da pesquisa. 17 Conclusão. 19 Questionário utilizado na pesquisa

Índice. 3 Resultados da pesquisa. 17 Conclusão. 19 Questionário utilizado na pesquisa Índice 3 Resultados da pesquisa 17 Conclusão 19 Questionário utilizado na pesquisa Esta pesquisa é uma das ações previstas no Plano de Sustentabilidade para a Competitividade da Indústria Catarinense,

Leia mais

PRIORIDADES E DESAFIOS PARA POLÍTICAS EM NÍVEL SUB-NACIONAL

PRIORIDADES E DESAFIOS PARA POLÍTICAS EM NÍVEL SUB-NACIONAL Políticas de Inovação para o Crescimento Inclusivo: Tendências, Políticas e Avaliação PRIORIDADES E DESAFIOS PARA POLÍTICAS EM NÍVEL SUB-NACIONAL Rafael Lucchesi Confederação Nacional da Indústria Rio

Leia mais

Painel Setorial Inmetro Desafios Atuais da Educação a Distância Módulo VI Educação a Distância: com parcerias se faz mais

Painel Setorial Inmetro Desafios Atuais da Educação a Distância Módulo VI Educação a Distância: com parcerias se faz mais Painel Setorial Inmetro Desafios Atuais da Educação a Distância Módulo VI Educação a Distância: com parcerias se faz mais Centro Operacional do Inmetro Xerém/RJ, 31 de julho de 2009 SENAI Grandes Números

Leia mais

A MARCA DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA

A MARCA DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA A MARCA DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA Rede SENAI de Educação Profissional e Tecnológica UNIGEPLAN O SENAI Ceará foi criado em 27 de novembro de 1943, organizado e administrado pela Federação das

Leia mais

Edital 1/2014. Chamada contínua para incubação de empresas e projetos de base tecnológica

Edital 1/2014. Chamada contínua para incubação de empresas e projetos de base tecnológica Edital 1/2014 Chamada contínua para incubação de empresas e projetos de base tecnológica A (PoloSul.org) torna pública a presente chamada e convida os interessados para apresentar propostas de incubação

Leia mais

PROGRAMA DE SUSTENTABILIDADE

PROGRAMA DE SUSTENTABILIDADE PROGRAMA DE SUSTENTABILIDADE CONTEXTO DO PROGRAMA O Texbrasil, Programa de Internacionalização da Indústria da Moda Brasileira, foi criado em 2000 pela Abit (Associação Brasileira da Indústria Têxtil e

Leia mais

Inovação Tecnológica e Transferência de Tecnologia SENAI-BA / CIMATEC

Inovação Tecnológica e Transferência de Tecnologia SENAI-BA / CIMATEC Núcleo de Inovação Tecnológica - NIT Inovação Tecnológica e Transferência de Tecnologia SENAI-BA / CIMATEC Profª. Maria do Carmo Oliveira Ribeiro, MSc. Coord. Núcleo de Inovação Tecnológica NIT SENAI-BA

Leia mais

Portaria Inep nº 249, de 02 de junho de 2014. Publicada no Diário Oficial da União em 04 de junho de 2014.

Portaria Inep nº 249, de 02 de junho de 2014. Publicada no Diário Oficial da União em 04 de junho de 2014. Portaria Inep nº 249, de 02 de junho de 2014. Publicada no Diário Oficial da União em 04 de junho de 2014. O Presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep),

Leia mais

EDITAL SENAI SESI DE INOVAÇÃO. Caráter inovador projeto cujo escopo ainda não possui. Complexidade das tecnologias critério de avaliação que

EDITAL SENAI SESI DE INOVAÇÃO. Caráter inovador projeto cujo escopo ainda não possui. Complexidade das tecnologias critério de avaliação que ANEXO II Caráter inovador projeto cujo escopo ainda não possui registro em base de patentes brasileira. Também serão considerados caráter inovador para este Edital os registros de patente de domínio público

Leia mais

PROGRAMA DE SUSTENTABILIDADE

PROGRAMA DE SUSTENTABILIDADE PROGRAMA DE SUSTENTABILIDADE CONTEXTO DO PROGRAMA O Texbrasil, Programa de Exportação da Indústria da Moda Brasileira, foi criado em 2000 pela Abit (Associação Brasileira da Indústria Têxtil e Confecção)

Leia mais

VISÃO DA EDUCAÇÃO SOBRE A CERTIFICAÇÃO DE PESSOAS

VISÃO DA EDUCAÇÃO SOBRE A CERTIFICAÇÃO DE PESSOAS Fórum Internacional de Certificação de Pessoas VISÃO DA EDUCAÇÃO SOBRE A CERTIFICAÇÃO DE PESSOAS Alberto B. Araújo Gerente Executivo de Educação Profissional SENAI/DN São Paulo, setembro 2007 Educação

Leia mais

CURSOS TÉCNICOS 1º SEMESTRE/2013

CURSOS TÉCNICOS 1º SEMESTRE/2013 CURSOS TÉCNICOS 1º SEMESTRE/2013 NOVEMBRO/2012 1) CURSOS OFERTADOS: Automação Industrial Eletrônica Eletrotécnica* Informática Informática para Internet* Mecânica* Química* Segurança do Trabalho* * Cursos

Leia mais

Organização dos Estados Ibero-americanos. Para a Educação, a Ciência e a Cultura

Organização dos Estados Ibero-americanos. Para a Educação, a Ciência e a Cultura Organização dos Estados Ibero-americanos Para a Educação, a Ciência e a Cultura TERMO DE REFERÊNCIA PARA CONTRATAÇÃO DE PESSOA FÍSICA CONSULTOR POR PRODUTO 1. Projeto: OEI/BRA/09/004 - Aprimoramento da

Leia mais

ESCOLA SENAI ÍTALO BOLOGNA. INOVAÇÃO Ítalo Bologna

ESCOLA SENAI ÍTALO BOLOGNA. INOVAÇÃO Ítalo Bologna ESCOLA SENAI ÍTALO BOLOGNA INOVAÇÃO Ítalo Bologna REGULAMENTO VERSÃO 01/2011 1 REGULAMENTO TÍTULO I DA DENOMINAÇÃO E FINALIDADES Capítulo I Das Finalidades e Objetivos Terá como principal objetivo desenvolver

Leia mais

Alta Tecnologia em Injeção de Termoplásticos

Alta Tecnologia em Injeção de Termoplásticos Alta Tecnologia em Injeção de Termoplásticos História A Jaguar Embalagens é uma unidade de negócios da Jaguar Plásticos, empresa que tem uma história de inovação que se prospera há mais de 36 anos. Iniciou

Leia mais

PÓS-GRADUAÇÃO CAIRU O QUE VOCÊ PRECISA SABER: Por que fazer uma pós-graduação?

PÓS-GRADUAÇÃO CAIRU O QUE VOCÊ PRECISA SABER: Por que fazer uma pós-graduação? PÓS-GRADUAÇÃO CAIRU O QUE VOCÊ PRECISA SABER: Por que fazer uma pós-graduação? O mercado do trabalho está cada vez mais exigente. Hoje em dia, um certificado de pós-graduação é imprescindível para garantia

Leia mais

Curso Superior de Tecnologia em Automação Industrial. Curso Superior de Tecnologia em Construção Naval

Curso Superior de Tecnologia em Automação Industrial. Curso Superior de Tecnologia em Construção Naval Automação Industrial Indústria O Tecnólogo em Automação Industrial é um profissional a serviço da modernização das técnicas de produção utilizadas no setor industrial, atuando na execução de projetos,

Leia mais

Sistema de Gestão Ambiental

Sistema de Gestão Ambiental Objetivos da Aula Sistema de Gestão Ambiental 1. Sistemas de gestão ambiental em pequenas empresas Universidade Federal do Espírito Santo UFES Centro Tecnológico Curso de Especialização em Gestão Ambiental

Leia mais

experiência Uma excelente alternativa em serviços de auditoria

experiência Uma excelente alternativa em serviços de auditoria experiência Uma excelente alternativa em serviços de auditoria A Íntegra é uma empresa de auditoria e consultoria, com 25 anos de experiência no mercado brasileiro. Cada serviço prestado nos diferentes

Leia mais

Plano de Ação e Programa de Formação de Recursos Humanos para PD&I

Plano de Ação e Programa de Formação de Recursos Humanos para PD&I Plano de Ação e Programa de Formação de Recursos Humanos para PD&I 1. Plano de Ação A seguir apresenta-se uma estrutura geral de Plano de Ação a ser adotado pelo Instituto Federal de Educação, Ciência

Leia mais

Carga Horária :144h (07/04 a 05/09/2014) 1. JUSTIFICATIVA: 2. OBJETIVO(S):

Carga Horária :144h (07/04 a 05/09/2014) 1. JUSTIFICATIVA: 2. OBJETIVO(S): Carga Horária :144h (07/04 a 05/09/2014) 1. JUSTIFICATIVA: Nos últimos anos, o cenário econômico mundial vem mudando significativamente em decorrência dos avanços tecnológicos, da globalização, das mega

Leia mais

Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial Departamento Regional de São Paulo

Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial Departamento Regional de São Paulo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial Departamento Regional de São Paulo Formação Inicial e Continuada de Trabalhadores (Resolução CNE/CEB 5154/04) PLANO DE CURSO Área Tecnológica: Metalmecânica

Leia mais

PORFOLIO DE SERVIÇOS. www.qualicall.com.br

PORFOLIO DE SERVIÇOS. www.qualicall.com.br PORFOLIO DE SERVIÇOS www.qualicall.com.br Visão O mercado industrial, de serviços e e-business reconhecerão a QUALICALL como uma empresa pequena, coesa e competitiva, porém muito grande na sua base de

Leia mais

MÓDULO 14 Sistema de Gestão da Qualidade (ISO 9000)

MÓDULO 14 Sistema de Gestão da Qualidade (ISO 9000) MÓDULO 14 Sistema de Gestão da Qualidade (ISO 9000) Ao longo do tempo as organizações sempre buscaram, ainda que empiricamente, caminhos para sua sobrevivência, manutenção e crescimento no mercado competitivo.

Leia mais

Histórico. Missão. Visão

Histórico. Missão. Visão Histórico Fundada em 1996 na cidade de Mossoró/RN, a Índice Consultores Associados atua em serviços de consultoria empresarial para os mais diversos segmentos (Comércio, Industria e Serviço) sendo pioneira

Leia mais

GESTÃO DA QUALIDADE TOTAL. Modelo da Série NBR ISO 9000

GESTÃO DA QUALIDADE TOTAL. Modelo da Série NBR ISO 9000 GESTÃO DA QUALIDADE TOTAL Modelo da Série NBR ISO 9000 Modelo da Série NBR ISO 9000 A Garantia da Qualidade requer uma ação coordenada de todo sistema produtivo da empresa, do fornecedor de insumos de

Leia mais

Tecnólogo em Manutenção Industrial Contexto do Curso

Tecnólogo em Manutenção Industrial Contexto do Curso Tecnólogo em Manutenção Industrial Contexto do Curso Diagramas que descrevem o contexto, objetivos e participantes dos projetos 1 Tecnólogo em Manutenção Industrial Missão: Formar tecnólogos de nível superior

Leia mais

ORIENTAÇÕES BÁSICAS PARA ELABORAÇÃO DE PROJETOS

ORIENTAÇÕES BÁSICAS PARA ELABORAÇÃO DE PROJETOS ORIENTAÇÕES BÁSICAS PARA ELABORAÇÃO DE PROJETOS CLÁUSULA DE INVESTIMENTOS EM P&D I. Aspectos gerais 1. Introdução O objetivo da cláusula de Investimentos em P&D é a geração de novas tecnologias, novos

Leia mais

TERMO DE REFERÊNCIA (TR) GAUD 4.6.8 01 VAGA

TERMO DE REFERÊNCIA (TR) GAUD 4.6.8 01 VAGA INSTITUTO INTERAMERICANO DE COOPERAÇÃO PARA A AGRICULTURA TERMO DE REFERÊNCIA (TR) GAUD 4.6.8 01 VAGA 1 IDENTIFICAÇÃO DA CONSULTORIA Contratação de consultoria pessoa física para serviços de preparação

Leia mais

Seminário Em Busca da Excelência 2008

Seminário Em Busca da Excelência 2008 Seminário Em Busca da Excelência 2008 IEL/SC - Implementação de sistema de gestão com base nos fundamentos da excelência Natalino Uggioni Maio, 2008 1 IEL em Santa Catarina Integrante da FIESC Federação

Leia mais

Portaria n.º 510, de 13 de outubro de 2015.

Portaria n.º 510, de 13 de outubro de 2015. Serviço Público Federal MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO, INDÚSTRIA E COMÉRCIO EXTERIOR INSTITUTO NACIONAL DE METROLOGIA, QUALIDADE E TECNOLOGIA-INMETRO Portaria n.º 510, de 13 de outubro de 2015. O PRESIDENTE

Leia mais

Conheça o que o SENAI EMPRESAS oferece para o seu negócio. Consultorias. Serviços Especializados. Eventos Técnicos. Serviços Laboratoriais

Conheça o que o SENAI EMPRESAS oferece para o seu negócio. Consultorias. Serviços Especializados. Eventos Técnicos. Serviços Laboratoriais Com o SENAI EMPRESAS, está mais fácil alcançar o desempenho e os resultados que você tanto deseja para o seu negócio. São consultorias com especialistas, serviços laboratoriais e eventos técnicos que vão

Leia mais

SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM INDUSTRIAL. 27 de março 2012

SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM INDUSTRIAL. 27 de março 2012 SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM INDUSTRIAL 27 de março 2012 QUEM SOMOS Fundado em 1942. Organização privada, sem fins lucrativos e com estrutura federativa; Gerenciado e financiado pelas empresas dos

Leia mais

Desenvolvimento de Novos Produtos e Serviços para a Área Social

Desenvolvimento de Novos Produtos e Serviços para a Área Social Programa 0465 SOCIEDADE DA INFORMAÇÃO - INTERNET II Objetivo Incrementar o grau de inserção do País na sociedade de informação e conhecimento globalizados. Público Alvo Empresas, usuários e comunidade

Leia mais

SERÁ ENCAMINHADO AO CONSELHO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO O NOVO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM MATERIAIS, COM INÍCIO PREVISTO PARA 2008

SERÁ ENCAMINHADO AO CONSELHO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO O NOVO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM MATERIAIS, COM INÍCIO PREVISTO PARA 2008 SERÁ ENCAMINHADO AO CONSELHO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO O NOVO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM MATERIAIS, COM INÍCIO PREVISTO PARA 2008 CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM MATERIAIS PROJETO PEDAGÓGICO I OBJETIVOS

Leia mais

POLOS DE INOVAÇÃO Institutos Federais Brasília, junho de 2013

POLOS DE INOVAÇÃO Institutos Federais Brasília, junho de 2013 Ministério da Educação POLOS DE INOVAÇÃO Institutos Federais Brasília, junho de 2013 ATIVIDADE ECONÔMICA (organizações empresariais e comunitárias) IMPACTOS: PD&I Aumento da competitividade industrial

Leia mais

INSTRUMENTOS DE DESENVOLVIMENTO DAS MPEs OFERTADOS PELO SEBRAE. Palestra para o Conselho Regional de Administração

INSTRUMENTOS DE DESENVOLVIMENTO DAS MPEs OFERTADOS PELO SEBRAE. Palestra para o Conselho Regional de Administração INSTRUMENTOS DE DESENVOLVIMENTO DAS MPEs OFERTADOS PELO SEBRAE Palestra para o Conselho Regional de Administração 1 O QUE É O SEBRAE? 2 O Sebrae O Serviço de Apoio às Micros e Pequenas Empresas da Bahia

Leia mais

Para a Educação, a Ciência e a Cultura TERMO DE REFERÊNCIA PARA CONTRATAÇÃO DE PESSOA FÍSICA CONSULTOR POR PRODUTO

Para a Educação, a Ciência e a Cultura TERMO DE REFERÊNCIA PARA CONTRATAÇÃO DE PESSOA FÍSICA CONSULTOR POR PRODUTO Organização dos Estados Ibero-americanos Para a Educação, a Ciência e a Cultura OEI/TOR/MEC/DTI nº 003/2009 TERMO DE REFERÊNCIA PARA CONTRATAÇÃO DE PESSOA FÍSICA CONSULTOR POR 1. Projeto: OEI/BRA/09/004

Leia mais

SENAI. Historia Criado em 1942, para apoiar o lançamento da indústria brasileira. Necessidade de mão-de-obra qualificada.

SENAI. Historia Criado em 1942, para apoiar o lançamento da indústria brasileira. Necessidade de mão-de-obra qualificada. SENAI Missão Promover a educação profissional e tecnológica, a inovação e a transferência de tecnologias industriais, contribuindo para elevar a competitividade da indústria brasileira. Historia Criado

Leia mais

MBA EM GESTÃO EMPRESARIAL E GESTÃO DE PESSOAS (396 hs)

MBA EM GESTÃO EMPRESARIAL E GESTÃO DE PESSOAS (396 hs) MBA ASSER RIO CLARO 2010 MBA EM GESTÃO EMPRESARIAL E GESTÃO DE PESSOAS (396 hs) Objetivos do curso: Capacitar os profissionais de gestão administrativa e de pessoas a refletir e agir na sua vida prática

Leia mais

Certificação de Pessoas. Danilo Stocco

Certificação de Pessoas. Danilo Stocco Certificação de Pessoas Danilo Stocco Entidade técnico-científica, sem fins lucrativos, de direito privado, com sede em São Paulo, fundada em 1979, com a finalidade de difundir as técnicas de Ensaios Não

Leia mais

CURSO FERRAMENTAS DE GESTÃO IN COMPANY

CURSO FERRAMENTAS DE GESTÃO IN COMPANY CURSO FERRAMENTAS DE GESTÃO IN COMPANY Instrumental e modular, o Ferramentas de Gestão é uma oportunidade de aperfeiçoamento para quem busca conteúdo de qualidade ao gerenciar ações sociais de empresas

Leia mais

INT VIDEO INSTITUCIONAL

INT VIDEO INSTITUCIONAL INT VIDEO INSTITUCIONAL Carlos Alberto Teixeira 16 de Fevereiro de 2011 Investimentos e Incentivos Fiscais - Projetos de Inovação em Ciência e Tecnologia Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha

Leia mais

PROCOMPI Programa de Apoio à Competitividade das Micro e Pequenas Indústrias. 6ª Conferência Brasileira de APLs Brasília - DF

PROCOMPI Programa de Apoio à Competitividade das Micro e Pequenas Indústrias. 6ª Conferência Brasileira de APLs Brasília - DF PROCOMPI Programa de Apoio à Competitividade das Micro e Pequenas Indústrias 6ª Conferência Brasileira de APLs Brasília - DF Dezembro de 2013 OBJETIVO Promover a competitividade das micro e pequenas empresas

Leia mais

Centro Internacional de Inovação. Ronald Dauscha

Centro Internacional de Inovação. Ronald Dauscha Centro Internacional de Inovação Ronald Dauscha V Encontro da Rota MM (24.11.2010, CIETEP) C2i Centro Internacional de Inovação Ronald M. Dauscha, Sistema FIEP Federação das Indústrias do Estado do Paraná

Leia mais

CONFERÊNCIA DAS NAÇÕES UNIDAS SOBRE MEIO AMBIENTE E DESENVOLVIMENTO CAPÍTULO 30 FORTALECIMENTO DO PAPEL DO COMÉRCIO E DA INDÚSTRIA INTRODUÇÃO

CONFERÊNCIA DAS NAÇÕES UNIDAS SOBRE MEIO AMBIENTE E DESENVOLVIMENTO CAPÍTULO 30 FORTALECIMENTO DO PAPEL DO COMÉRCIO E DA INDÚSTRIA INTRODUÇÃO CONFERÊNCIA DAS NAÇÕES UNIDAS SOBRE MEIO AMBIENTE E DESENVOLVIMENTO CAPÍTULO 30 FORTALECIMENTO DO PAPEL DO COMÉRCIO E DA INDÚSTRIA INTRODUÇÃO 30.1. O comércio e a indústria, inclusive as empresas transnacionais,

Leia mais

SÍNTESE PROJETO PEDAGÓGICO. Missão. Objetivo Geral

SÍNTESE PROJETO PEDAGÓGICO. Missão. Objetivo Geral Curso: ENGENHARIA ELÉTRICA SÍNTESE PROJETO PEDAGÓGICO Missão O Curso de Engenharia Elétrica da Universidade Estácio de Sá tem por missão formar engenheiros com sólidos e atualizados conhecimentos científicos

Leia mais

PLATAFORMAS EAD SOB MEDIDA

PLATAFORMAS EAD SOB MEDIDA PLATAFORMAS EAD SOB MEDIDA Soluções e-learning para a sua empresa, com foco real nos resultados A GPEC FORMA, sediada em São Paulo, atua há mais de sete anos no segmento EAD, e possui uma equipe de profissionais

Leia mais

O QUE SUA EMPRESA PODE FAZER PARA SER MAIS COMPETITIVA?

O QUE SUA EMPRESA PODE FAZER PARA SER MAIS COMPETITIVA? O QUE SUA EMPRESA PODE FAZER PARA SER MAIS COMPETITIVA? O IEL O Instituto Euvaldo Lodi é uma entidade vinculada à CNI - Confederação Nacional da Indústria. Com 101 unidades em 26 estados e no Distrito

Leia mais

POLÍTICA DE LOGÍSTICA DE SUPRIMENTO DO SISTEMA ELETROBRÁS. Sistema. Eletrobrás

POLÍTICA DE LOGÍSTICA DE SUPRIMENTO DO SISTEMA ELETROBRÁS. Sistema. Eletrobrás POLÍTICA DE LOGÍSTICA DE SUPRIMENTO DO SISTEMA ELETROBRÁS Sistema Eletrobrás Política de Logística de Suprimento do Sistema Eletrobrás POLÍTICA DE LOGÍSTICA DE SUPRIMENTO 4 POLÍTICA DE Logística de Suprimento

Leia mais

Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial Departamento Regional de São Paulo

Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial Departamento Regional de São Paulo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial Departamento Regional de São Paulo Formação Inicial e Continuada (Decreto Federal nº 5154/04 e Lei Federal nº 11.741/08) PLANO DE CURSO Área: Segurança do Trabalho

Leia mais

Parcerias Tecnológicas e Inovação nas PMEs

Parcerias Tecnológicas e Inovação nas PMEs Parcerias Tecnológicas e Inovação nas PMEs Eng. Fabián Yaksic Presidente do IPD Eletron Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico do Complexo Eletroeletrônico e Tecnologia da Informação Associação

Leia mais

CURSO: GESTÃO AMBIENTAL

CURSO: GESTÃO AMBIENTAL CURSO: GESTÃO AMBIENTAL OBJETIVOS DO CURSO Objetivos Gerais O Curso Superior de Tecnologia em Gestão Ambiental tem por objetivo formar profissionais capazes de propor, planejar, gerenciar e executar ações

Leia mais

Chamada Pública MCTI/FINEP - AT - PRÓ-INOVA. Núcleos de Apoio à Gestão da Inovação - 11/2010

Chamada Pública MCTI/FINEP - AT - PRÓ-INOVA. Núcleos de Apoio à Gestão da Inovação - 11/2010 NAGI Núcleos de Apoio à Gestão da Inovação Chamada Pública MCTI/FINEP - AT - PRÓ-INOVA Núcleos de Apoio à Gestão da Inovação - 11/2010 Objetivo Estruturação e operação de Núcleos de Apoio à Gestão da Inovação

Leia mais

Agregando valor ao seu resultado!

Agregando valor ao seu resultado! Agregando valor ao seu resultado! Porto Alegre - Avenida Protásio Alves, 3332, Sala 303 Tel: +55 51 3023 4200 São Leopoldo: Rua Bento Gonçalves, 806, Sala 203, Centro A empresa A empresa foi fundada em

Leia mais

Centro de Inovação e Tecnologia SENAI FIEMG - Campus CETEC

Centro de Inovação e Tecnologia SENAI FIEMG - Campus CETEC Centro de Inovação e Tecnologia SENAI FIEMG Campus CETEC O Centro de Inovação e Tecnologia SENAI FIEMG Campus CETEC, compõe-se por um conjunto de institutos de inovação e institutos de tecnologia capazes

Leia mais

Financiadora de Estudos e Projetos. Agência Brasileira de Inovação

Financiadora de Estudos e Projetos. Agência Brasileira de Inovação Financiadora de Estudos e Projetos Agência Brasileira de Inovação Missão da FINEP Promover e financiar a Inovação e a Pesquisa científica e tecnológica em: Empresas; Universidades; Centros de pesquisa;

Leia mais

BKM MONTAGENS ELÉTRICAS LTDA

BKM MONTAGENS ELÉTRICAS LTDA A Empresa. A BKM Montagens Elétricas é uma empresa que combina capacidade e experiência para oferecer com uma nova postura serviços de projetos, montagens, teste e administração de equipamentos eletro-eletrônicos

Leia mais

eletrônica: Parceria Inmetro com o desenvolvimento

eletrônica: Parceria Inmetro com o desenvolvimento Novos padrões para a medição eletrônica: Parceria Inmetro com o desenvolvimento Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial Inmetro Ditec Cgint - Incubadora Samuel Valle - Eng.º

Leia mais

MANUAL DE ESTÁGIO CIÊNCIAS CONTÁBEIS. Profa. LUCIANE ALVES FERNANDES. Coordenação de Estágio e Trabalho de Conclusão.

MANUAL DE ESTÁGIO CIÊNCIAS CONTÁBEIS. Profa. LUCIANE ALVES FERNANDES. Coordenação de Estágio e Trabalho de Conclusão. MANUAL DE ESTÁGIO CIÊNCIAS CONTÁBEIS Profa. LUCIANE ALVES FERNANDES Porto Alegre/RS 2014 ÍNDICE 1. INTRODUÇÃO... 3 2. O ESTÁGIO... 3 3. FUNDAMENTAÇÃO LEGAL DO ESTÁGIO... 3 4. OBJETIVOS DO ESTÁGIO... 3

Leia mais

www.habitusconsulting.com.br

www.habitusconsulting.com.br A Empresa A Habitus Consulting (Habitus Consultoria em Gestão Ambiental e Organizacional Ltda.) é uma empresa sediada em Curitiba PR BRASIL, com atuação nacional concentrada nas questões ambientais e de

Leia mais

PROGRAMA DE GESTÃO AMBIENTAL SEBRAE - SP

PROGRAMA DE GESTÃO AMBIENTAL SEBRAE - SP PROGRAMA DE GESTÃO AMBIENTAL SEBRAE - SP DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL desenvolvimento que satisfaz as necessidades do presente sem comprometer a capacidade das futuras gerações satisfazerem suas próprias

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO ESTÁCIO RADIAL DE SÃO PAULO SÍNTESE DO PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO 1 MISSÃO DO CURSO

CENTRO UNIVERSITÁRIO ESTÁCIO RADIAL DE SÃO PAULO SÍNTESE DO PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO 1 MISSÃO DO CURSO SÍNTESE DO PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO 1 CURSO: ENGENHARIA ELÉTRICA MISSÃO DO CURSO O Curso de Engenharia Elétrica tem por missão a graduação de Engenheiros Eletricistas com sólida formação técnica que

Leia mais

ATENÇÃO. Apresentação

ATENÇÃO. Apresentação Apresentação O tema logística reversa vem crescendo em importância entre as empresas desde a regulamentação da Política Nacional de Resíduos Sólidos. Com as novas exigências, as empresas precisam buscar

Leia mais

Soluções tecnológicas aplicadas a serviços laboratoriais no apoio aos pequenos negócios

Soluções tecnológicas aplicadas a serviços laboratoriais no apoio aos pequenos negócios Soluções tecnológicas aplicadas a serviços laboratoriais no apoio aos pequenos negócios Hulda O. Giesbrecht Enqualab 2013 Congresso da Qualidade em Metrologia São Paulo, 27 de agosto de 2013 Diretoria

Leia mais

Instituto de Pesquisas Tecnológicas. Soluções tecnológicas

Instituto de Pesquisas Tecnológicas. Soluções tecnológicas Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo Soluções tecnológicas O que é Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo S.A. Uma das primeiras instituições de P&D&I aplicados

Leia mais

Missão Institucional da REMEQ-PB Promover a difusão de conhecimentos científicos e tecnológicos nas áreas de metrologia e qualidade, apoiando o desenvolvimento de pessoal e de infra-estrutura laboratorial,

Leia mais

COMPETIR + Sistema de Incentivos para a Competitividade Empresarial

COMPETIR + Sistema de Incentivos para a Competitividade Empresarial Câmara do Comércio e Indústria de Ponta Delgada COMPETIR + Sistema de Incentivos para a Competitividade Empresarial Subsistemas Fomento da Base Económica de Exportação Desenvolvimento Local Empreendedorismo

Leia mais

Desenvolvimento de Pessoas na Administração Pública. Assembléia Legislativa do Estado de Säo Paulo 14 de outubro de 2008

Desenvolvimento de Pessoas na Administração Pública. Assembléia Legislativa do Estado de Säo Paulo 14 de outubro de 2008 Desenvolvimento de Pessoas na Administração Pública Assembléia Legislativa do Estado de Säo Paulo 14 de outubro de 2008 Roteiro 1. Contexto 2. Por que é preciso desenvolvimento de capacidades no setor

Leia mais

A estratégia do PGQP frente aos novos desafios. 40ª Reunião da Qualidade 09-10-2006 Eduardo Guaragna

A estratégia do PGQP frente aos novos desafios. 40ª Reunião da Qualidade 09-10-2006 Eduardo Guaragna A estratégia do PGQP frente aos novos desafios 40ª Reunião da Qualidade 09-10-2006 Eduardo Guaragna PROCESSO DE PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO MACROFLUXO ENTRADAS PARA O PROCESSO - Análise de cenários e conteúdos

Leia mais

VI-089 IMPLANTAÇÃO COMPARTILHADA DA ISO 14001 UMA NOVA OPÇÃO PARA PEQUENAS E MÉDIAS EMPRESAS

VI-089 IMPLANTAÇÃO COMPARTILHADA DA ISO 14001 UMA NOVA OPÇÃO PARA PEQUENAS E MÉDIAS EMPRESAS VI-089 IMPLANTAÇÃO COMPARTILHADA DA ISO 14001 UMA NOVA OPÇÃO PARA PEQUENAS E MÉDIAS EMPRESAS Manuel Victor da Silva Baptista (1) Engenheiro Químico, com pós-graduação em Engenharia Sanitária e Ambiental

Leia mais

Implantação e Implementação de um Sistema de Gestão da Qualidade no Processo de Produção de Materiais de Referência Certificados

Implantação e Implementação de um Sistema de Gestão da Qualidade no Processo de Produção de Materiais de Referência Certificados Implantação e Implementação de um Sistema de Gestão da Qualidade no Processo de Produção de Materiais de Referência Certificados Lívia Gebara Muraro Serrate Cordeiro Bolsista PCI/DTI, M.Sc. Maria Alice

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA 1. Número e Título do Projeto: OEI BRA09/004 - Aprimoramento da sistemática de gestão do Ministério da Educação

Leia mais

Sistema de Gestão da Qualidade

Sistema de Gestão da Qualidade Sistema de Gestão da Qualidade Coordenadora Responsável Mara Luck Mendes, Jaguariúna, SP, mara@cnpma.embrapa.br RESUMO Em abril de 2003 foi lançado oficialmente pela Chefia da Embrapa Meio Ambiente o Cronograma

Leia mais

Organização dos Estados Ibero-americanos. Para a Educação, a Ciência e a Cultura TERMO DE REFERÊNCIA PARA CONTRATAÇÃO DE PESSOA FÍSICA

Organização dos Estados Ibero-americanos. Para a Educação, a Ciência e a Cultura TERMO DE REFERÊNCIA PARA CONTRATAÇÃO DE PESSOA FÍSICA TERMO DE REFERÊNCIA PARA CONTRATAÇÃO DE PESSOA FÍSICA 1. Projeto: OEI/BRA/09/004 - Aprimoramento da sistemática de gestão do Ministério da Educação (MEC) em seus processos de formulação, implantação e

Leia mais

CURSO DE GRADUAÇÃO TECNOLÓGICA EM ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS. RECONHECIDO conforme PORTARIA nº 295, de 25 de Junho de 2008.

CURSO DE GRADUAÇÃO TECNOLÓGICA EM ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS. RECONHECIDO conforme PORTARIA nº 295, de 25 de Junho de 2008. CURSO DE GRADUAÇÃO TECNOLÓGICA EM ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS RECONHECIDO conforme PORTARIA nº 295, de 25 de Junho de 2008. Título: Tecnólogo em Análise e Desenvolvimento de Sistemas Turno: Noturno

Leia mais

EDITAL SENAI SESI DE INOVAÇÃO. 2) Qual é a vantagem para a indústria participar do Edital de Inovação?

EDITAL SENAI SESI DE INOVAÇÃO. 2) Qual é a vantagem para a indústria participar do Edital de Inovação? 1) O que é o Edital SENAI e SESI de Inovação? 2) Qual é a vantagem para a indústria participar do Edital de Inovação? 3) Qual é a vantagem para um Departamento Regional participar do Edital de Inovação?

Leia mais

Programa Brasileiro de Certificação em Responsabilidade Social

Programa Brasileiro de Certificação em Responsabilidade Social 1ª Reunião Extraordinária de 2012 do Fórum Governamental de Responsabilidade Social SEMINÁRIO BRASIL-HOLANDA SOBRE RESPONSABILIDADE SOCIAL GOVERNAMENTAL Programa Brasileiro de Certificação em Responsabilidade

Leia mais

MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE MMA

MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE MMA MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE MMA Política Nacional de Resíduos Sólidos Instituída pela Lei 12.305/2010 e regulamentada pelo Decreto 7.404/2010, após 21 anos de tramitação no Congresso nacional Tem interação

Leia mais

TERMO DE REFERÊNCIA PARA CONTRATAÇÃO DE CONSULTORIA ESPECIALIZADA (PESSOA FÍSICA)

TERMO DE REFERÊNCIA PARA CONTRATAÇÃO DE CONSULTORIA ESPECIALIZADA (PESSOA FÍSICA) TERMO DE REFERÊNCIA PARA CONTRATAÇÃO DE CONSULTORIA ESPECIALIZADA (PESSOA FÍSICA) Contrato por Produto Nacional CONSULTOR SÊNIOR Número e Título do Projeto: BRA/09/004 Fortalecimento da CAIXA no seu processo

Leia mais

Fostering the culture of innovation in the Brazilian Science and Technology Institutions and its ability to transfer knowledge to the business sector

Fostering the culture of innovation in the Brazilian Science and Technology Institutions and its ability to transfer knowledge to the business sector Promovendo a cultura de inovação nas Instituições Brasileiras de Ciência e Tecnologia e a sua capacidade de transferir conhecimento para o setor empresarial Fostering the culture of innovation in the Brazilian

Leia mais

Pequenas e Médias Empresas no Canadá. Pequenos Negócios Conceito e Principais instituições de Apoio aos Pequenos Negócios

Pequenas e Médias Empresas no Canadá. Pequenos Negócios Conceito e Principais instituições de Apoio aos Pequenos Negócios Pequenas e Médias Empresas no Canadá Pequenos Negócios Conceito e Principais instituições de Apoio aos Pequenos Negócios De acordo com a nomenclatura usada pelo Ministério da Indústria do Canadá, o porte

Leia mais

POLÍTICAS DE GESTÃO PROCESSO DE SUSTENTABILIDADE

POLÍTICAS DE GESTÃO PROCESSO DE SUSTENTABILIDADE POLÍTICAS DE GESTÃO PROCESSO DE SUSTENTABILIDADE 1) OBJETIVOS - Apresentar de forma transparente as diretrizes de sustentabilidade que permeiam a estratégia e a gestão; - Fomentar e apoiar internamente

Leia mais

Missão. Objetivos Específicos

Missão. Objetivos Específicos CURSO: Engenharia Ambiental e Sanitária Missão O Curso de Engenharia Ambiental e Sanitária da Universidade Estácio de Sá tem por missão formar profissionais com sólida formação técnico científica nas áreas

Leia mais

TERMO DE REFERÊNCIA Nº 4029 PARA CONTRATAÇÃO DE PESSOA FÍSICA PROCESSO DE SELEÇÃO - EDITAL Nº

TERMO DE REFERÊNCIA Nº 4029 PARA CONTRATAÇÃO DE PESSOA FÍSICA PROCESSO DE SELEÇÃO - EDITAL Nº Impresso por: RAFAEL DE SOUZA RODRIGUES DOS SANTOS Data da impressão: 10/08/2015-14:35:09 SIGOEI - Sistema de Informações Gerenciais da OEI TERMO DE REFERÊNCIA Nº 4029 PARA CONTRATAÇÃO DE PESSOA FÍSICA

Leia mais