b) Em meio a tantas variedades, é adequado dizer que existe uma única forma correta de expressão?

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "b) Em meio a tantas variedades, é adequado dizer que existe uma única forma correta de expressão?"

Transcrição

1 COLÉGIO SHALOM TRABALHO DE Ensino Fundamental 9º Ano RECUPERAÇÃO Profª: Margareth Rodrigues Dutra SEMESTRAL Valor:12,0 pontos Disciplina: Língua Portuguesa Data de entrega: 07/08/2017 Aluno(a): Apesar dos nossos defeitos, precisamos enxergar que somos pérolas únicas no teatro da vida e entender que não existem pessoas de sucesso ou pessoas fracassadas. O que existe são pessoas que lutam pelos seus sonhos ou desistem deles. Augusto Cury INSTRUÇÕES:. Faça seu trabalho com calma e atenção;. Leia e releia os enunciados quantas vezes for preciso;. Tenha bastante capricho, evite rasuras;. Faça uma letra legível. Bom trabalho!. Questão 1- Leia a anedota. Disponível em:< Acesso em: 04 de nov a) Explique a ocorrência de duas variedades linguísticas presentes na anedota. b) Em meio a tantas variedades, é adequado dizer que existe uma única forma correta de expressão?

2 Questão 2- Leia a tira. GALHARDO, Caco. Disponível em: < Acesso em: 02 nov Nessa tirinha, há passagens com marcas de linguagem coloquial, como a que ocorre em: A) comer um torrone! B) fazer uma sessão de shiatsu C) morder a língua D) traçar uma pizza de alho. Questão 3- Leia o texto. Todas as variedades linguísticas são estruturadas, e correspondem a sistemas e subsistemas adequados às necessidades de seus usuários. Mas o fato de estar a língua fortemente ligada à estrutura social e aos sistemas de valores da sociedade conduz a uma avaliação distinta das características das suas diversas modalidades regionais, sociais e estilísticas. A língua padrão, por exemplo, embora seja uma entre as muitas variedades de um idioma, é sempre a mais prestigiosa, porque atua como modelo, como norma, como ideal linguístico de uma comunidade. Do valor normativo decorre a sua função coercitiva sobre as outras variedades, com o que se torna uma ponderável força contrária à variação." Celso Cunha. Nova gramática do português contemporâneo. Adaptado. A partir da leitura do texto, podemos inferir que uma língua é a) conjunto de variedades linguísticas, dentre as quais uma alcança maior valor social e passa a ser considerada exemplar. b) sistema que não admite nenhum tipo de variação linguística, sob pena de empobrecimento do léxico. c) a modalidade oral alcança maior prestígio social, pois é o resultado das adaptações linguísticas produzidas pelos falantes. d) A língua padrão deve ser preservada na modalidade oral e escrita, pois toda modificação é prejudicial a um sistema linguístico. Questão 4- Leia a tira a seguir. Disponível em: < Acesso em: 01 nov

3 A) aceita desvios linguísticos decorrentes dos fatores socioculturais. B) contribui para modificar a linguagem escrita ao longo do tempo. C) evidencia o caráter depreciativo de algumas variações linguísticas. D) reconhece a condição dinâmica e o processo de evolução da língua. Questão 5- Leia a tira a seguir. Disponível em: < Acesso em: 31 out O diálogo intertextual na tirinha se estabelece por meio: A) da alteração da versão original, causando decepção ao antagonista. B) da manutenção de todos personagens criados na versão tradicional. C) da troca de papéis, em favor da caracterização do lobo como vítima. D) do rompimento da sequência da história original na segunda cena. Questão 6- Observe a charge. Disponível em: < Acesso em 02 nov a) Essa charge estabelece um diálogo intertextual com uma conhecida expressão idiomática. Qual é ela? b) O que ela significa? c) O que está subentendido na frase Não me chamo Maria!?

4 Questão 7- Observe o anúncio. Disponível em: < Acesso em: 02 nov Nessa campanha publicitária, empregam-se recursos verbais e não verbais com o objetivo de estabelecer um diálogo intertextual com uma história que povoa o imaginário de crianças e adultos, transmitindo valores morais, éticos e sociais. Essa estratégia cria um efeito de sentido que tem o propósito de A) alertar o doente sobre os perigos das contraindicações dos medicamentos. B) conscientizar o leitor em relação aos riscos da ingestão aleatória de remédios. C) estimular o consumidor a recusar os remédios conhecidos como genéricos. D) mostrar ao público alvo os aspectos positivos e negativos da automedicação. Questão 8- Leia a tirinha a seguir. Disponível em: < Acesso em: 05 nov A tirinha apresenta uma situação comum nas relações virtuais. Apesar de criticar o assédio, o personagem não se afasta das redes sociais. Explicite quais recursos multimodais mais enfatizam esse fato.

5 Questão 9- Leia a tira. BECK, Alexandre. Disponível em: < Acesso em: 21 nov Em inúmeras situações comunicativas, explora-se o duplo sentido da linguagem com a intencionalidade de criar os efeitos de sentidos pretendidos pelo produtor do texto. Nessa tirinha, por exemplo, a ironia é construída por meio do uso proposital da ambiguidade provocada pelos diferentes significados os quais determinada palavra adquire no contexto. Qual é essa palavra? A) O substantivo farra no primeiro quadrinho. B) O verbo maltratar no segundo quadrinho. C) O substantivo animais no segundo quadrinho. D) O adjetivo presos no terceiro quadrinho. Questão 10- Observe a tirinha. Há nessa tirinha uma frase nominal. Qual? A) É rapidinho. B) João fura fila na balada. C) Ninguém vê. D) Só um pouquinho! Disponível em: < Acesso em: 02 nov

6 Questão 11- Marque (N) para frase nominal e (O) para oração. a) ( ) Onze horas, nesta noite chuvosa, ninguém na rua. b) ( ) O relógio da matriz bateu onze horas. c) ( ) Faltam dez dias para a Páscoa. d) ( ) Atrás da vidraça, um rosto assustado. e) ( ) Puxa! Que chuva! f) ( ) Não saia sem agasalho! Questão 12- Verifique se o período é simples ou composto. Quando composto, identifique o número de orações. a) Fui ao cinema, mas perdi a sessão. b) Eles sabem tudo sobre o assunto. c) Apreciamos sua presença à última reunião da equipe. d) Aconselho que você volte para casa. e) O prédio da esquina está pegando fogo! f) É bom que ela venha amanhã e traga os livros. Questão 13- Leia a tira. GOMES, Clara. Disponível em: < Disponível em: 18 dez

7 O enunciado do segundo balão da tirinha se classifica como período simples ou composto? Justifique sua resposta. Questão 14- Leia a tira. BROWNE, Dick. Disponível em: < Acesso em: 02 dez Nos períodos compostos, as relações entre as orações podem ser subordinadas ou coordenadas. Qual é o processo por meio do qual as orações do último balão se relacionam? Questão 15- Leia o texto. Disponível em: < Acesso em: 10 nov Qual dos enunciados da tirinha apresenta um processo de encadeamento de orações composto por subordinação? A) Cobrir a cabeça mesmo que esteja muito calor. B) Ficar alerta a qualquer barulho a noite inteira. C) Jamais deixar os pés fora do cobertor. D) Manter a porta e a janela do quarto bem trancadas.

8 Questão 16- Leia a tira. Disponível em: Acesso em 10 nov a) Após conectar os enunciados do segundo quadrinho, há período simples ou composto? b) Qual é o processo de encadeamento entre a primeira e a segunda oração? Questão 17- Leia o texto. Observe: Disponível em: < Acesso em: 22 nov Se você respeita esta placa, por que não respeitar esta no trânsito? a) A união dos dois enunciados possibilita a construção de um período composto por coordenação ou por subordinação? _ b) Como se classificam as frases exibidas em cada uma das placas?

9 Questão 18- Leia o texto. Martha Medeiros não está à venda a) O texto que você leu é uma entrevista, um gênero representativo do domínio discursivo jornalístico. Considerando esses aspectos, quais marcas composicionais desse gênero podem ser percebidas no texto apresentado? _ b) No fragmento da entrevista, em meio às respostas de Martha Medeiros, há comentários entre parênteses. Qual é a função desses recursos linguísticos? c) Diferentemente da maioria dos gêneros textuais veiculados na mídia impressa, a entrevista, geralmente, apresenta traços típicos da linguagem coloquial. Retire do texto uma passagem que comprove essa afirmativa.

10 Questão 19- Marque CO para período composto por coordenação, SU para período composto por subordinação e CS para período composto por coordenação e subordinação. a) ( ) Ele gostaria de viajar pela manhã, no entanto só irá à noite. b) ( ) Eu precisava de alguém que me ajudasse, pois estava atrasada. c) ( ) A chuva lavou a calçada e deixou o ar agradável. d) ( ) Se você chegar mais cedo, não deixe de me avisar. e) ( ) É possível que você não encontre bons exemplos, mas não deixe de fazer o seu trabalho. f) ( ) Quando saí de casa ontem à noite, estava chovendo. g) ( ) Maria vai se casar no próximo ano, portanto não vai para a Índia conosco. Questão 20- (Marília-SP) Assinale a alternativa que contém uma coordenativa conclusiva: a) Sérgio foi bom filho; logo será um bom pai. b) Os meninos ora brigavam, ora brincavam. c) Jaime trabalha depressa, contudo produz pouco. d) Os cães mordem, não por maldade, mas por precisarem viver. e) Adão comeu a maçã, e nossos dentes até hoje doem. Questão 21- (UNlMEP-SP- adaptada) "Mauro não estudou nada e foi aprovado. Apesar do e, normalmente aditivo, a oração sublinhada é: a) adversativa, b) conclusiva. c) explicativa. d) alternativa. e) causal. Questão 22- Todas as orações abaixo são coordenadas assindéticas, exceto: A) Chegou, gostou, ficou para sempre. B) Hoje as lojas estão muito movimentadas. C) Fomos ao cinema ontem à tarde. D) Ou você faz a prova ou será reprovado.

11 Questão 23- Leia o texto. Revista Veja. Editora Abril, Edição 1386, ano 28, nº 14, 05 abr. 2015, p (Fragmento) a) Qual é o processo de encadeamento entre as orações do enunciado eu ligo, eu faço a festa e dou o show.? b) Como se classificam as orações que o compõem? Questão 24- Observe a tabela. (1,0) TABELA DO CAMPEONATO BRASILEIRO DE 2015 Disponível em: < Acesso em: 29 nov a) Se o Campeonato Brasileiro terminasse na 36ª rodada, quais seriam os times rebaixados para a série B, que é também conhecida como segunda divisão? b) Quais são as marcas textuais do gênero tabela?

12 Questão 25 Assinale a alternativa que apresenta um período composto por subordinação. a) Deve ter chovido à noite, pois o chão está molhado. b) Gostaria de ter viajado, mas não tive férias. c) Senti frio, porque estava sem agasalho. d) Renata gostava de cantar, todavia não agradava. e) Quero saber como você chegou aqui. Questão 26- Leia a tira. BROWNE, Chris. Hagar, o Horrível. Disponível em: < Acesso em: 02 dez Os elementos multimodais são fundamentais para a percepção do sentido global do texto. Ao atribuir sentido a esses elementos, na tirinha, percebe-se o uso do recurso linguístico da A) ambiguidade, uma vez que a fala de Hagar apresenta dupla significação. B) intertextualidade, já que o autor faz referência a outro texto pré-existente. C) ironia, porque a personagem Helga satiriza o comportamento do marido. D) variação linguística, pois os personagens utilizam a linguagem coloquial. Questão 27- Leia o anúncio. Disponível em: < Acesso em: 02 dez a) Por que o enunciado principal desse texto apresenta um processo de encadeamento de orações composto por subordinação.

13 b) Explique o sentido discursivo que a oração apositiva exerce em relação à oração que a antecede. Questão 28- Leia a tira. Disponível em: < Acesso em 20 nov Em relação ao período composto do segundo quadrinho Tenho certeza que de hoje não passa!, a oração em destaque, A) exerce função de predicativo da oração principal e exige o emprego de preposição. B) exige, de acordo com a norma-padrão, o emprego de preposição para introduzi-la. C) necessita de uma preposição para completar o sentido do verbo transitivo indireto. D) explica o sentido de uma palavra ou uma expressão presente na oração principal. Questão 29- Leia os períodos a seguir e classifique as orações subordinadas destacadas. a) É conveniente que sejamos responsáveis. b) Tentava lembrar-se de como tudo acontecera. c) Tinha esperança de que se salvaria. d) Ela é quem sempre quis ser. e) Meu pai sempre repetia aquele refrão, que todos são iguais. f) Entre nós há um código de honra: ninguém mente! g) Percebi que existia em mim uma força até então desconhecida. Feliz o homem que acha sabedoria, e o homem que adquire conhecimento. Pv. 3:13

Língua portuguesa. Professora Iara Martins. Exercícios. Período composto por coordenação e subordinação

Língua portuguesa. Professora Iara Martins. Exercícios. Período composto por coordenação e subordinação Língua portuguesa Professora Iara Martins Exercícios Período composto por coordenação e subordinação 1. O amor não só traz alegria como também alimenta. Neste período, a conjunção é: a. Subordinativa causal

Leia mais

LINGUAGEM VERBAL E NÃO VERBAL. Professora Maria Tereza Faria

LINGUAGEM VERBAL E NÃO VERBAL. Professora Maria Tereza Faria LINGUAGEM VERBAL E NÃO VERBAL Professora Maria Tereza Faria Linguagem verbal: língua escrita e oral. O termo "verbal" tem origem no latim "verbale", provenientede"verbu",que quer dizer palavra. Linguagem

Leia mais

GOIÂNIA, / / PROFESSOR: Daniel. Antes de iniciar a lista de exercícios leia atentamente as seguintes orientações:

GOIÂNIA, / / PROFESSOR: Daniel. Antes de iniciar a lista de exercícios leia atentamente as seguintes orientações: GOIÂNIA, / / 2015 PROFESSOR: Daniel DISCIPLINA: Português SÉRIE: 8 ano ALUNO(a): No Anhanguera você é + Enem Antes de iniciar a lista de exercícios leia atentamente as seguintes orientações: - É fundamental

Leia mais

Ano: 9 Turma: 9.1 / 9.2

Ano: 9 Turma: 9.1 / 9.2 COLÉGIO NOSSA SENHORA DA PIEDADE Programa de Recuperação Paralela 1ª Etapa 2013 Disciplina: Português Professor (a): Cris Souto Ano: 9 Turma: 9.1 / 9.2 Caro aluno, você está recebendo o conteúdo de recuperação.

Leia mais

Língua Portuguesa. 2. (UE PONTA GROSSA-PR) Em "É possível que comunicassem sobre políticos", a segunda oração é:

Língua Portuguesa. 2. (UE PONTA GROSSA-PR) Em É possível que comunicassem sobre políticos, a segunda oração é: Lista de Exercícios Pré Universitário Uni-Anhanguera Aluno(a): Nº. Professor: Patrícia Série: 3º Ano Disciplina: Português Data da prova: 1.Leia com atenção o texto abaixo: Língua Portuguesa Como podemos

Leia mais

Língua Portuguesa. (Adaptado de "O Estado de São Paulo", 22/08/93)

Língua Portuguesa. (Adaptado de O Estado de São Paulo, 22/08/93) Lista de Exercícios Pré Universitário Uni-Anhanguera Aluno(a): Nº. Professor: Patrícia Série: 2º Ano Disciplina: Português Data da prova: 1.Leia com atenção o enunciado: Língua Portuguesa "A Polícia Federal

Leia mais

PORTUGUÊS. Leia o poema e responda às questões que seguem: QUESTÕES OBJETIVAS

PORTUGUÊS. Leia o poema e responda às questões que seguem: QUESTÕES OBJETIVAS PROFESSOR(A): FERNANDA MACHADO ALUNO(A): Nº SÉRIE: 7º ANO TURMA: TURNO: MANHÃ / /2018 PORTUGUÊS Leia o poema e responda às questões que seguem: No ano que vem vou fazer um check-up, reformar os meus ternos,

Leia mais

Programa de Retomada de Conteúdo

Programa de Retomada de Conteúdo Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio, Rua Cantagalo 305, 313, 325, 337 e 339 Tatuapé Fones: 2293-9166 Diretoria de Ensino Região LESTE 5 Programa de Retomada de Conteúdo Nome: nº.: Ano:

Leia mais

3ºtrimestre AT-PORTUGUÊS Ensino Fundamental 7º ano classe:

3ºtrimestre AT-PORTUGUÊS Ensino Fundamental 7º ano classe: . 3ºtrimestre AT-PORTUGUÊS Ensino Fundamental 7º ano classe: Profª. Marta 1-Observe a propaganda abaixo: a- Qual é a predicação da forma verbal vote? b- Identifique e classifique o seu complemento. c-

Leia mais

Lista 6 - Língua Portuguesa 1

Lista 6 - Língua Portuguesa 1 Lista 6 - Língua Portuguesa 1 Períodos compostos LISTA 6 - LP 1 - PERÍODOS COMPOSTOS Períodos compostos Em listas anteriores, vimos alguns conceitos sintáticos importantes para o domínio da norma culta

Leia mais

Preparatório - Concurso Bombeiro Militar do Pará Língua Portuguesa

Preparatório - Concurso Bombeiro Militar do Pará Língua Portuguesa Preparatório - Concurso Bombeiro Militar do Pará Língua Portuguesa Aula IV Conhecimentos Linguísticos: Período Composto por Coordenação Período Composto por Subordinação PERÍODO COMPOSTO O período composto

Leia mais

Leia a tira para responder às questões.

Leia a tira para responder às questões. GOIÂNIA, / / 2017. PROFESSOR: Daniel DISCIPLINA: Gramática SÉRIE: 2 ano ALUNO(a): No Anhanguera você é + Enem Antes de iniciar a lista de exercícios leia atentamente as seguintes orientações: - É fundamental

Leia mais

Programação Anual. 7 ọ ano (Regime 9 anos) 6 ạ série (Regime 8 anos) VOLUME VOLUME

Programação Anual. 7 ọ ano (Regime 9 anos) 6 ạ série (Regime 8 anos) VOLUME VOLUME Programação Anual 7 ọ ano (Regime 9 anos) 6 ạ série (Regime 8 anos) 1 ọ 2 ọ 1. Amarrando as idéias COESÃO Introdução ao conceito de coesão Introdução aos mecanismos básicos de coesão Ordem das palavras

Leia mais

As questões a seguir referem-se à leitura e interpretação da obra Sherlock Holmes: Casos extraordinários.

As questões a seguir referem-se à leitura e interpretação da obra Sherlock Holmes: Casos extraordinários. COLÉGIO SHALOM TRABALHO DE Ensino Fundamental 8º Ano RECUPERAÇÃO Profª: Margareth Rodrigues Dutra SEMESTRAL Valor: 12,0 pontos Disciplina: Língua Portuguesa Data de entrega: 03/08/2018 Aluno(a): Apesar

Leia mais

Questão 01. Preencha as tabelas abaixo, conjugando os verbos nos tempos do modo indicativo. Verbo: AMAR

Questão 01. Preencha as tabelas abaixo, conjugando os verbos nos tempos do modo indicativo. Verbo: AMAR NOME: DATA: / /2017 TRABALHO DE RECUPERAÇÃO / 2º TRIMESTRE ANO: 7º TURMA: TURNO: Matutino Vespertino Assinatura do Responsável: PROFESSORA: ROSANA NOTA: VALOR: 12,0 pontos Questão 01. Preencha as tabelas

Leia mais

COLÉGIO ALEXANDER FLEMING Aluno(a) Nº Campo Grande, de de º ano Gramática Profª. NATÁLIA TIEZZI

COLÉGIO ALEXANDER FLEMING Aluno(a) Nº Campo Grande, de de º ano Gramática Profª. NATÁLIA TIEZZI COLÉGIO ALEXANDER FLEMING Aluno(a) Nº Campo Grande, de de 2013. 6º ano Gramática Profª. NATÁLIA TIEZZI Nota/ Visto Bateria de Gramática 2º Bimestre OBSERVAÇÕES: I. O cabeçalho deve ser preenchido por extenso.

Leia mais

01- Por que não podemos classificar o texto acima como uma campanha comunitária? R.:

01- Por que não podemos classificar o texto acima como uma campanha comunitária? R.: PROFESSOR: EQUIPE DE PORTUGUÊS BANCO DE QUESTÕES - PRODUÇÃO TEXTUAL - 6º ANO - ENSINO FUNDAMENTAL ============================================================================================= No decorrer

Leia mais

PORTUGUÊS CIDA BISPO

PORTUGUÊS CIDA BISPO TIPO 2 PORTUGUÊS CIDA BISPO 7º UNIDADE IV Orientações: Não será aceita a utilização de corretivo; não será permitido o empréstimo de material durante a avaliação; use somente caneta esferográfica azul

Leia mais

As questões a seguir referem-se à leitura e interpretação da obra Detetive Siqueira em O Rapto da primavera.

As questões a seguir referem-se à leitura e interpretação da obra Detetive Siqueira em O Rapto da primavera. COLÉGIO SHALOM TRABALHO DE Ensino Fundamental 7º Ano RECUPERAÇÃO Profª: Margareth Rodrigues Dutra SEMESTRAL Valor: 12,0 pontos Disciplina: Língua Portuguesa Data de entrega: 03/08/2018 Aluno(a): Apesar

Leia mais

COLÉGIO SANTA TERESINHA

COLÉGIO SANTA TERESINHA PROFESSORA: Christiane Miranda Buthers de Almeida TURMA: 6º Ano PERÍODO DA ETAPA: 05/02/2018 a 18/05/2018 DISCIPLINA: Língua Portuguesa 1- QUE SERÃO TRABALHADOS DURANTE A ETAPA: 1. Gêneros: 1.1 Romance

Leia mais

ÍNDICE TEXTO E DISCURSO 4 CLASSES DE PALAVRAS 20 FUNÇÕES SINTÁTICAS 66

ÍNDICE TEXTO E DISCURSO 4 CLASSES DE PALAVRAS 20 FUNÇÕES SINTÁTICAS 66 ÍNDICE 1 TEXTO E DISCURSO 4 1.1. Coesão e coerência textual organização de parágrafos 4 1.2. Pontuação 7 1.3. Discurso direto / discurso indireto 10 1.4. Frase ativa / frase passiva 13 CONSOLIDAÇÃO: EXERCÍCIOS

Leia mais

As orações subordinadas substantivas exercem funções próprias dos substantivos (sujeito, objeto direto, objeto indireto, predicativo, complemento

As orações subordinadas substantivas exercem funções próprias dos substantivos (sujeito, objeto direto, objeto indireto, predicativo, complemento As orações subordinadas substantivas exercem funções próprias dos substantivos (sujeito, objeto direto, objeto indireto, predicativo, complemento nominal, aposto) (CEGALLA, 2008, p.379) SUBJETIVAS: Exercem

Leia mais

LÍNGUA PORTUGUESA PROFESSOR EDUARDO BELMONTE 1º ANO E. M.

LÍNGUA PORTUGUESA PROFESSOR EDUARDO BELMONTE 1º ANO E. M. LÍNGUA PORTUGUESA PROFESSOR EDUARDO BELMONTE 1º ANO E. M. FRASE NOMINAL: enunciado sem verbo. Pois não, senhor... ; senhoras e senhores,... FRASE VERBAL/ORAÇÃO: enunciado COM verbo. Ivo viu a uva.... O

Leia mais

Revisão para a P2 9º ANO

Revisão para a P2 9º ANO Revisão para a P2 9º ANO Gênero textual: CRÔNICA A crônica é uma gênero textual que tem por base fatos que acontecem em nosso cotidiano. Como se estivesse em uma conversa informal, o cronista tende a dialogar

Leia mais

LISTA DE EXERCÍCIOS 8º ANO ORAÇÕES COORDENADAS E ORAÇÕES SUBORDINADAS ADJETIVAS

LISTA DE EXERCÍCIOS 8º ANO ORAÇÕES COORDENADAS E ORAÇÕES SUBORDINADAS ADJETIVAS LISTA DE EXERCÍCIOS 8º ANO ORAÇÕES COORDENADAS E ORAÇÕES SUBORDINADAS ADJETIVAS Classifique as Orações Coordenadas Sindéticas: 01 - Não tenha receio, pois eu a protegerei. 02 - Saía, mas evitava a Rua

Leia mais

A produção de texto será feita, sob orientação, na aula de regulação, conforme calendário divulgado.

A produção de texto será feita, sob orientação, na aula de regulação, conforme calendário divulgado. TRABALHO 3 bim. 2017 Disciplina: P - TEXTO Ano: 6 ano Ensino: F. II Professor: Valdeci Lopes O trabalho será composto por duas partes: A primeira parte do trabalho será composta por análise sintática e

Leia mais

Descrição da Escala Língua Portuguesa - 5 o ano EF

Descrição da Escala Língua Portuguesa - 5 o ano EF Os alunos do 5º ano do Ensino Fundamental < 125 identificam o sentido de expressão típica da fala coloquial utilizada em segmento de história em quadrinhos; e o local em que se desenrola o enredo, em anedota.

Leia mais

01- Esse texto pode ser classificado como anúncio publicitário ou campanha comunitária? Justifique. R.: a) anunciante: b) público-alvo: c) objetivo:

01- Esse texto pode ser classificado como anúncio publicitário ou campanha comunitária? Justifique. R.: a) anunciante: b) público-alvo: c) objetivo: PROFESSOR: EQUIPE DE PORTUGUÊS BANCO DE QUESTÕES - PRODUÇÃO TEXTUAL - 6º ANO - ENSINO FUNDAMENTAL ============================================================================= Nesta etapa, estudamos os

Leia mais

In: TAVARES, Ulisses. O eu entre nós. São Paulo: Núcleo Pindaíba Edições e Debates, (Coleção PF)

In: TAVARES, Ulisses. O eu entre nós. São Paulo: Núcleo Pindaíba Edições e Debates, (Coleção PF) PROFESSOR: EQUIPE DE PORTUGUÊS BANCO DE QUESTÕES - PORTUGUÊS - 7º ANO - ENSINO FUNDAMENTAL ============================================================================================== Leia o poema abaixo

Leia mais

Período composto por coordenação

Período composto por coordenação Período composto por coordenação É o período composto por duas ou mais orações independentes. Estas orações podem ser assindéticas ou sindéticas. Orações coordenadas assindéticas Não apresentam conectivos

Leia mais

Recursos para Estudo / Atividades

Recursos para Estudo / Atividades COLÉGIO NOSSA SENHORA DA PIEDADE Programa de Recuperação Paralela 1ª Etapa 2013 Disciplina: Língua Portuguesa Ano: 2013 Professor (a): Felipe Amaral Turma:3º ano FG/ADM Caro aluno, você está recebendo

Leia mais

ORAÇÕES SUBORDINADAS SUBSTANTIVAS. Exerce a função de sujeito do verbo da oração principal.

ORAÇÕES SUBORDINADAS SUBSTANTIVAS. Exerce a função de sujeito do verbo da oração principal. ORAÇÕES SUBORDINADAS SUBSTANTIVAS ORAÇÃO SUBORDINADA SUBSTANTIVA SUBJETIVA Exerce a função de sujeito do verbo da oração principal. É necessário que você se apresente ao serviço amanhã. Foi anunciado que

Leia mais

Exercícios: Oração Subordinada Substantiva

Exercícios: Oração Subordinada Substantiva (FCE-SP) "Os homens sempre se esquecem de que somos todos mortais." A oração destacada é: a) substantiva completiva nominal b) substantiva objetiva indireta c) substantiva predicativa d) substantiva objetiva

Leia mais

Odilei França. Este material é parte integrante do acervo do IESDE BRASIL S.A., mais informações

Odilei França. Este material é parte integrante do acervo do IESDE BRASIL S.A., mais informações Odilei França Graduado em Letras pela Fafipar. Graduado em Teologia pela Faculdade Batista. Professor de Língua Portuguesa para concursos públicos há 22 anos. Sintaxe do período composto: parte I Conceitos

Leia mais

Apresentação 11 Lista de abreviações 13. Parte I: NATUREZA, ESTRUTURA E FUNCIONAMENTO DA LINGUAGEM

Apresentação 11 Lista de abreviações 13. Parte I: NATUREZA, ESTRUTURA E FUNCIONAMENTO DA LINGUAGEM Sumário Apresentação 11 Lista de abreviações 13 Parte I: NATUREZA, ESTRUTURA E FUNCIONAMENTO DA LINGUAGEM O homem, a linguagem e o conhecimento ( 1-6) O processo da comunicação humana ( 7-11) Funções da

Leia mais

Aluno: Data: / / C3EF.8 LÍNGUA PORTUGUESA Profs.: Ana Paula. Atividade E

Aluno: Data: / / C3EF.8 LÍNGUA PORTUGUESA Profs.: Ana Paula. Atividade E COOPERATIVA EDUCACIONAL DE PORTO SEGURO Aluno: Data: / / C3EF.8 LÍNGUA PORTUGUESA Profs.: Ana Paula Atividade E Período composto por coordenação Observa a fala de Filipe: A preguiça é a mãe de todos os

Leia mais

c) Na manhã infinita as nuvens surgiram como a loucura numa alma. (Vinícius de Moraes).

c) Na manhã infinita as nuvens surgiram como a loucura numa alma. (Vinícius de Moraes). Estudante: Educador: Suzana Borges 7ºAno/Turma: C.Curricular: Português 1-Circule e classifique o predicado das orações abaixo: a- Para os filhos reservava os melhores livros. b- Vai redonda e alta a lua.

Leia mais

LINGUAGENS, SEUS CÓDIGOS E SUAS TECNOLOGIAS

LINGUAGENS, SEUS CÓDIGOS E SUAS TECNOLOGIAS LINGUAGENS, SEUS CÓDIGOS E SUAS TECNOLOGIAS LÍNGUA PORTUGUESA DAILY MARQUES ATIVIDADE DE RECUPERAÇÃO FINAL 3ª 35,0 22,8 12 18 7º Querido(a) aluno(a). Com base no livro didático, nas folha de exercícios

Leia mais

LISTA DE RECUPERAÇÃO FINAL DE GRAMÁTICA - CARLA 8º ANO

LISTA DE RECUPERAÇÃO FINAL DE GRAMÁTICA - CARLA 8º ANO LISTA DE RECUPERAÇÃO FINAL DE GRAMÁTICA - CARLA 8º ANO Leia para responder às questões propostas. O sistema educativo tem por missão preparar as pessoas para um papel social. É de fato no dia a dia, na

Leia mais

LÍNGUA PORTUGUESA 7º Ano Ensino Fundamental

LÍNGUA PORTUGUESA 7º Ano Ensino Fundamental Leia o texto a seguir e responda ao que se pede. A professora passou a lição de casa: fazer uma redação com o tema Mãe só tem uma. No dia seguinte, cada aluno leu a sua redação. Todas mais ou menos dizendo

Leia mais

LINGUAGENS, SEUS CÓDIGOS E SUAS TECNOLOGIAS

LINGUAGENS, SEUS CÓDIGOS E SUAS TECNOLOGIAS LINGUAGENS, SEUS CÓDIGOS E SUAS TECNOLOGIAS LÍNGUA PORTUGUESA DAILY MARQUES APOSTILA DE RECUPERAÇÃO 1ª 10 pts 6,5 pts 05 18 9º Caro aluno, o conteúdo da recuperação está registrado no caderno e também

Leia mais

LÍNGUA PORTUGUESA PROFESSOR EDUARDO BELMONTE 2º ANO E. M.

LÍNGUA PORTUGUESA PROFESSOR EDUARDO BELMONTE 2º ANO E. M. LÍNGUA PORTUGUESA PROFESSOR EDUARDO BELMONTE 2º ANO E. M. PERÍODO COMPOSTO POR COORDENAÇÃO Cheguei atrasado, PORQUE o trânsito estava caótico. Oração assindética Conjunção coordenativa Oração coordenada

Leia mais

PERÍODO SIMPLES. Observe alguns exemplos de períodos simples e compostos e veja a diferença entre eles:

PERÍODO SIMPLES. Observe alguns exemplos de períodos simples e compostos e veja a diferença entre eles: PERÍODO SIMPLES Período simples é um enunciado de sentido completo construído com uma oração absoluta, ou seja, apenas um verbo. O período é um enunciado de sentido completo formado por duas ou mais orações.

Leia mais

ATIVIDADE DE ESTUDO 3º PERÍODO: Concordância do verbo com o Sujeito; Tipos de Predicado; Verbo de Ligação e Predicativo do Sujeito

ATIVIDADE DE ESTUDO 3º PERÍODO: Concordância do verbo com o Sujeito; Tipos de Predicado; Verbo de Ligação e Predicativo do Sujeito Ensino Fundamental Nível II LÍNGUA PORTUGUESA NOME: NÚMERO: / /2012 GRAMÁTICA F-7 ATIVIDADE DE ESTUDO 3º PERÍODO: Concordância do verbo com o Sujeito; Tipos de Predicado; Verbo de Ligação e Predicativo

Leia mais

TP - GRAMÁTICA - 3º BIMESTRE - ENSINO FUNDAMENTAL II. Nome: Nº: Prof.: Márcia Mello 6º Ano /Turma :

TP - GRAMÁTICA - 3º BIMESTRE - ENSINO FUNDAMENTAL II. Nome: Nº: Prof.: Márcia Mello 6º Ano /Turma : TP - GRAMÁTICA - 3º BIMESTRE - ENSINO FUNDAMENTAL II Nome: Nº: Prof.: Márcia Mello 6º Ano /Turma : Data da entrega: 13/09/2017 Leia, inicialmente, todas as questões. Leia, inicialmente, todas as questões.

Leia mais

Concurseiro. Espaço do. Português Prof. Joaquim Bispo. Sinta-se a vontade para estudar conosco. O seu espaço de preparação para concursos públicos

Concurseiro. Espaço do. Português Prof. Joaquim Bispo. Sinta-se a vontade para estudar conosco. O seu espaço de preparação para concursos públicos Espaço do Concurseiro Sinta-se a vontade para estudar conosco Português Prof. Joaquim Bispo O seu espaço de preparação para concursos públicos 1 Aulas Aula Conteúdo Página 1 Emprego das classes e palavras

Leia mais

PORTUGUÊS EXERCÍCIO DE REVISÃO FICHA 1. Canção da América

PORTUGUÊS EXERCÍCIO DE REVISÃO FICHA 1. Canção da América PROFESSOR(A): FERNANDA MACHADO ALUNO(A): Nº SÉRIE: 7º ANO TURMA: TURNO: MANHÃ / /2018 EXERCÍCIO DE REVISÃO FICHA 1 Canção da América PORTUGUÊS Amigo é coisa pra se guardar debaixo de sete chaves, dentro

Leia mais

PERÍODO COMPOSTO POR COORDENAÇÃO

PERÍODO COMPOSTO POR COORDENAÇÃO PERÍODO COMPOSTO POR COORDENAÇÃO O período composto por coordenação é constituído por orações coordenadas. Chamamos oração coordenada por não exercer nenhuma função sintática em outra oração, daí ser chamada

Leia mais

DATA: 05 / 05 / 2016 I ETAPA AVALIAÇÃO ESPECIAL DE LÍNGUA PORTUGUESA 8.º ANO/EF ALUNO(A): N.º: TURMA:

DATA: 05 / 05 / 2016 I ETAPA AVALIAÇÃO ESPECIAL DE LÍNGUA PORTUGUESA 8.º ANO/EF ALUNO(A): N.º: TURMA: SOCIEDADE MINEIRA DE CULTURA Mantenedora da PUC Minas e do COLÉGIO SANTA MARIA DATA: 05 / 05 / 2016 UNIDADE: I ETAPA AVALIAÇÃO ESPECIAL DE LÍNGUA PORTUGUESA 8.º ANO/EF ALUNO(A): N.º: TURMA: PROFESSOR(A):

Leia mais

Jimboê. Português. Avaliação. Projeto. 4 o ano. 1 o bimestre

Jimboê. Português. Avaliação. Projeto. 4 o ano. 1 o bimestre Professor, esta sugestão de avaliação corresponde ao primeiro bimestre escolar ou às Unidades 1 e 2 do Livro do Aluno. Projeto Jimboê Português 4 o ano Avaliação 1 o bimestre 1 Avaliação Português NOME:

Leia mais

Antes de iniciar a lista de exercícios leia atentamente as seguintes orientações:

Antes de iniciar a lista de exercícios leia atentamente as seguintes orientações: GOIÂNIA, / / 2017. PROFESSOR: Daniel DISCIPLINA: Gramática SÉRIE: 2 ano ALUNO(a): No Anhanguera você é + Enem Antes de iniciar a lista de exercícios leia atentamente as seguintes orientações: - É fundamental

Leia mais

Análise de Texto e Fenômenos Linguísticos - Ambiguidade, Polissemia, Tipos de Discurso e Intertextualidade.

Análise de Texto e Fenômenos Linguísticos - Ambiguidade, Polissemia, Tipos de Discurso e Intertextualidade. Análise de Texto e Fenômenos Linguísticos - Ambiguidade, Polissemia, Tipos de Discurso e Intertextualidade. 1. a) O sentido do texto se faz com base na polissemia de uma palavra. Identifique essa palavra

Leia mais

ORIENTAÇÃO DE ESTUDOS

ORIENTAÇÃO DE ESTUDOS ORIENTAÇÃO DE ESTUDOS R RECUPERAÇÃO SEMESTRAL 6º Ano do Ensino Fundamental Disciplina: Português TEXTO I 1) O anúncio de telefone celular acima apresenta a palavra dancei em situações diferentes. Leia

Leia mais

Orações subordinadas substantivas: objetiva direta, objetiva indireta e predicativa

Orações subordinadas substantivas: objetiva direta, objetiva indireta e predicativa Orações subordinadas substantivas: objetiva direta, objetiva indireta e predicativa Objetivos Compreender a relação sintática na construção do texto: orações subordinadas substantivas Conteúdos Oração

Leia mais

Bárbara da Silva. Português. Aula 39 Conjunções I

Bárbara da Silva. Português. Aula 39 Conjunções I Bárbara da Silva Português Aula 39 Conjunções I Conjunção Além da preposição, há outra palavra que, na frase, é usada como elemento de ligação: a conjunção. Por exemplo: A menina segurou a bola e mostrou

Leia mais

Língua Portuguesa. Professor Valber Freitas

Língua Portuguesa. Professor Valber Freitas Língua Portuguesa Professor Valber Freitas Conteúdo Programático Ementa: Banca: FGV LÍNGUA PORTUGUESA: Interpretação de textos argumentativos, com destaque para métodos de raciocínio e tipologia argumentativa;

Leia mais

2. É um gênero textual narrativo que começa de uma maneira inesperada e termina de uma maneira mais inesperada ainda.

2. É um gênero textual narrativo que começa de uma maneira inesperada e termina de uma maneira mais inesperada ainda. COLÉGIO SHALOM TRABALHO DE Ensino Fundamental 9º Ano RECUPERAÇÃO Profª: Margareth Rodrigues Dutra SEMESTRAL Valor: 12,0 pontos Disciplina: Língua Portuguesa Data de entrega: 03/08/2018 Aluno(a): Apesar

Leia mais

Ano: 8 Turma: 8.1 e 8.2

Ano: 8 Turma: 8.1 e 8.2 COLÉGIO NOSSA SENHORA DA PIEDADE Programa de Recuperação Final 3ª Etapa 2013 Disciplina:Português Professor (a): Cris Souto Ano: 8 Turma: 8.1 e 8.2 Caro aluno, você está recebendo o conteúdo de recuperação.

Leia mais

Sumário. Apresentação. Parte 1 Período simples 1 Quadro geral dos termos da oração 3 Frase, oração e período 3

Sumário. Apresentação. Parte 1 Período simples 1 Quadro geral dos termos da oração 3 Frase, oração e período 3 Sumário Prefácio Apresentação XIII XV Parte 1 Período simples 1 Quadro geral dos termos da oração 3 Frase, oração e período 3 1. Tipologia do sujeito 6 Método para identificar o sujeito 6 Sujeito simples

Leia mais

REVISÃO DE ANÁLISE SINTÁTICA Período composto

REVISÃO DE ANÁLISE SINTÁTICA Período composto REVISÃO DE ANÁLISE SINTÁTICA Período composto Professora Melina 9º. Ano Relembrando... ORAÇÃO Enunciado organizado em torno de um verbo. Você abre a janela. PERÍODO SIMPLES frase formada por uma só oração.

Leia mais

Lista de exercícios Aluno (a): Turma: 2 ANO

Lista de exercícios Aluno (a): Turma: 2 ANO Lista de exercícios Aluno (a): Turma: 2 ANO Professor: Daniel Antes de iniciar a lista de exercícios, leia atentamente as seguintes orientações: É fundamental a apresentação de uma lista legível, limpa

Leia mais

2ºtrimestre AT-PORTUGUÊS DATA: 13/08/2018 Ensino Fundamental 7º ano classe: Profª. Marta Nome: nº

2ºtrimestre AT-PORTUGUÊS DATA: 13/08/2018 Ensino Fundamental 7º ano classe: Profª. Marta Nome: nº . 2ºtrimestre AT-PORTUGUÊS DATA: 13/08/2018 Ensino Fundamental 7º ano classe: Profª. Marta Nome: nº 1 - Leia a tira: Em relação à oração do último balão, qual é o sujeito? E o predicado? Sujeito: Predicado:

Leia mais

COLÉGIO MAGNUM BURITIS

COLÉGIO MAGNUM BURITIS COLÉGIO MAGNUM BURITIS PROGRAMAÇÃO DE 1ª ETAPA 2ª SÉRIE PROFESSORA: Elise Avelar DISCIPLINA: Língua Portuguesa TEMA TRANSVERSAL: A ESCOLA E AS HABILIDADES PARA A VIDA NO SÉCULO XXI DIMENSÕES E DESENVOLVIMENTO

Leia mais

LISTA DE EXERCÍCIOS GRAMÁTICA

LISTA DE EXERCÍCIOS GRAMÁTICA LISTA DE EXERCÍCIOS GRAMÁTICA P1-2º BIMESTRE 6º ANO FUNDAMENTAL II Aluno (a): Turno: Turma: Unidade Data: / HABILIDADES E COMPETÊNCIAS /2016 Saber o conceito de substantivo e adjetivo; Identificar e classificar

Leia mais

LISTA DE RECUPERAÇÃO DE LINGUAGENS CARLA 9º ANO

LISTA DE RECUPERAÇÃO DE LINGUAGENS CARLA 9º ANO LISTA DE RECUPERAÇÃO DE LINGUAGENS CARLA 9º ANO 1. Os verbos destacados no poema a seguir classificam-se quanto à predicação, como (0,5) Não quero aparelhos para navegar. Ando naufragado, Ando sem destino.

Leia mais

Questão 1 Leia a tira e julgue os itens abaixo, marcando (C) para certo e (E) para errado. (Valor: 0,2)

Questão 1 Leia a tira e julgue os itens abaixo, marcando (C) para certo e (E) para errado. (Valor: 0,2) REC. 1 SEM HABILIDADES COMPETÊNCIAS E Aluno (a): Professor: Turma: Turno: Data: / / Unidade: ( ) Asa Norte ( ) Águas Lindas ( ) Ceilândia ( ) Gama ( )Guará ( ) Pistão Norte ( ) Recanto das Emas ( ) Vicente

Leia mais

5º ano. Atividade de Estudo de Português - 21/10/2016

5º ano. Atividade de Estudo de Português - 21/10/2016 4 Atividade de Estudo de Português - 21/10/2016 5º ano Leia o texto abaixo, em seguida responda. PECHADA O apelido foi instantâneo. No primeiro dia de aula, o aluno novo já estava sendo chamado de Gaúcho.

Leia mais

Lista de Revisão - 1º trimestre

Lista de Revisão - 1º trimestre Estudante: Educador: Patrícia Carla 6º Ano/Turma: C. Curricular: Língua Portuguesa Lista de Revisão - 1º trimestre Questão 1 - Leia esta tira e responda: a) A fala de Hagar não foi bem entendida por Eddie.

Leia mais

Exercícios sobre tipos de predicado

Exercícios sobre tipos de predicado Exercícios sobre tipos de predicado Exercício 1: Identifique a alternativa em que aparece um predicado verbo-nominal: Os viajantes chegaram cedo ao destino. Demitiram o secretário da instituição. Nomearam

Leia mais

Colégio Mauricio Salles de Mello

Colégio Mauricio Salles de Mello Colégio Mauricio Salles de Mello Brasília, de de 20 Professor(a): Aluno(a): Ano: Turma: PLANO SEMANAL 4º ANO Semana de 08/11 a 28/11/2016 O mundo fica mais bonito com a sua presença. Você é o que há de

Leia mais

Estude a revisão do 1º simulado mais as orações subordinadas substantivas

Estude a revisão do 1º simulado mais as orações subordinadas substantivas Revisão para o Simulado da 2ª bimestral Estude a revisão do 1º simulado mais as orações subordinadas substantivas 1) ORAÇÕES SUBORDINADAS SUBSTANTIVAS A oração subordinada substantiva tem valor de substantivo

Leia mais

Lista: 01. p s PORTUGUÊS. 2 o Ano. Data: 07 / 03 / Aluno (a): Nº. Colégio Flamboyant Fone (62) Setor Alto da Glória Goiânia - Go

Lista: 01. p s PORTUGUÊS. 2 o Ano. Data: 07 / 03 / Aluno (a): Nº. Colégio Flamboyant Fone (62) Setor Alto da Glória Goiânia - Go p s PORTUGUÊS 2 o Ano Lista: 01 Data: 07 / 03 / 2018 Aluno (a): Nº Colégio Flamboyant Fone (62) 3281-1544 Setor Alto da Glória Goiânia - Go 01- Identifique os verbos e locuções verbais dos períodos a seguir

Leia mais

Coordenação e subordinação

Coordenação e subordinação Coordenação e subordinação As frases complexas podem relacionar-se por coordenação ou por subordinação. A coordenação consiste numa relação entre duas orações da mesma categoria por meio de conjunções

Leia mais

A produção de texto será feita, sob orientação, na aula de regulação, conforme calendário divulgado.

A produção de texto será feita, sob orientação, na aula de regulação, conforme calendário divulgado. TRABALHO 4 bim. 2017 Disciplina: P - TEXTO Ano: 6 ano Ensino: F. II Professor: Valdeci Lopes O trabalho será composto por duas partes: A primeira parte do trabalho será composta por análise sintática e

Leia mais

UNIDADE: DATA: 28 / 11 / 2015 III ETAPA AVALIAÇÃO ESPECIAL DE LÍNGUA PORTUGUESA 2.º ANO/EF ALUNO(A): N.º: TURMA:

UNIDADE: DATA: 28 / 11 / 2015 III ETAPA AVALIAÇÃO ESPECIAL DE LÍNGUA PORTUGUESA 2.º ANO/EF ALUNO(A): N.º: TURMA: SOCIEDADE MINEIRA DE CULTURA Mantenedora da PUC Minas e do COLÉGIO SANTA MARIA UNIDADE: DATA: 28 / / 205 III ETAPA AVALIAÇÃO ESPECIAL DE LÍNGUA PORTUGUESA 2.º ANO/EF ALUNO(A): N.º: TURMA: PROFESSOR(A):

Leia mais

COERÊNCIA. Harmonia entre situações, acontecimentos ou ideias dentro de um texto. É fator determinante para seu total entendimento.

COERÊNCIA. Harmonia entre situações, acontecimentos ou ideias dentro de um texto. É fator determinante para seu total entendimento. COERÊNCIA Harmonia entre situações, acontecimentos ou ideias dentro de um texto. É fator determinante para seu total entendimento. Subi a porta e fechei a escada. Tirei minhas orações e recitei meus sapatos.

Leia mais

AFUGANCHO UNIDADE: DATA: 19 / 08 / 2017 II ETAPA AVALIAÇÃO ESPECIAL DE LÍNGUA PORTUGUESA 3.º ANO/EF TEXTO I

AFUGANCHO UNIDADE: DATA: 19 / 08 / 2017 II ETAPA AVALIAÇÃO ESPECIAL DE LÍNGUA PORTUGUESA 3.º ANO/EF TEXTO I SOCIEDADE MINEIRA DE CULTURA Mantenedora da PUC Minas e do COLÉGIO SANTA MARIA DATA: 9 / 08 / 207 UNIDADE: II ETAPA AVALIAÇÃO ESPECIAL DE LÍNGUA PORTUGUESA 3.º ANO/EF ALUNO(A): N.º: TURMA: PROFESSOR(A):

Leia mais

Aluno(a): nº: Turma: Data: / / Matéria: Português. O diamante

Aluno(a): nº: Turma: Data: / / Matéria: Português. O diamante Aluno(a): nº: Turma: Nota Ano: 6º Ano EF Data: / / 2018 Trabalho Recuperação Semestral Professor(a): Regiane Matéria: Português VALOR: O diamante Um dia, Maria chegou em casa da escola, muito triste. O

Leia mais

Os alunos fizeram uma visita ao zoológico, onde puderam observar várias espécies de animais.

Os alunos fizeram uma visita ao zoológico, onde puderam observar várias espécies de animais. Uso do onde e aonde O advérbio é uma classe de palavras cuja função gramatical é acompanhar e modificar um verbo, exprimindo a circunstância da ação verbal, por isso o nome ad-vérbio, ou seja, a palavra

Leia mais

Lista de exercícios de recuperação Aluno (a):

Lista de exercícios de recuperação Aluno (a): Lista de exercícios de recuperação Aluno (a): Turma: 3ª série: Professor: Leandro (Ensino médio) Disciplina: Português Antes de iniciar a lista de exercícios leia atentamente as seguintes orientações:

Leia mais

BATERIA DE EXERCÍCIOS - PORTUGUÊS I

BATERIA DE EXERCÍCIOS - PORTUGUÊS I Nome: Professor(a): Ano: 7º Data: / /2014 nº Turma: Sem limite para crescer BATERIA DE EXERCÍCIOS - PORTUGUÊS I 1º Trimestre Leia o poema a seguir. À primeira vista corpo de Capela Cristina, com menos

Leia mais

UNIDADE: DATA: 02 / III ETAPA AVALIAÇÃO ESPECIAL DE LÍNGUA PORTUGUESA 6.º ANO/EF ALUNO(A): Nº: TURMA:

UNIDADE: DATA: 02 / III ETAPA AVALIAÇÃO ESPECIAL DE LÍNGUA PORTUGUESA 6.º ANO/EF ALUNO(A): Nº: TURMA: SOCIEDADE MINEIRA DE CULTURA Mantenedora da PUC Minas e do COLÉGIO SANTA MARIA UNIDADE: DATA: / III ETAPA AVALIAÇÃO ESPECIAL DE LÍNGUA PORTUGUESA 6.º ANO/EF ALUNO(A): Nº: TURMA: PROFESSOR(A): VALOR:, MÉDIA:

Leia mais

Colégio Santa Dorotéia

Colégio Santa Dorotéia Colégio Santa Dorotéia Tema Transversal: Casa comum, nossa responsabilidade. Disciplina: Geografia / ORIENTAÇÃO DE ESTUDOS - RECUPERAÇÃO Série: 3ª - Ensino Fundamental Aluno(a): N o : Turma: Professora:

Leia mais

EXERCÍCIOS DE ANÁLISE SINTÁTICA (PERÍODO SIMPLES) adnominal;

EXERCÍCIOS DE ANÁLISE SINTÁTICA (PERÍODO SIMPLES) adnominal; EXERCÍCIOS DE ANÁLISE SINTÁTICA (PERÍODO SIMPLES) 1. Considere a frase Ele andava triste porque não encontrava a companheira os verbos grifados são a) transitivo direto de ligação; b) de ligação intransitivo;

Leia mais

CENTRO EDUCACIONAL NOVO MUNDO Língua portuguesa

CENTRO EDUCACIONAL NOVO MUNDO  Língua portuguesa Desafio de Português 4 ano EF 3D 2016 1/ 6 1. Leia o texto a seguir CENTRO EDUCACIONAL NOVO MUNDO www.cenm.com.br 3 o DESAFIO CENM - 2016 Língua portuguesa Direção: Ano : 4 Ef a) Agora, indique o gênero

Leia mais

Língua Portuguesa Material de apoio Professor Douglas Wisniewski

Língua Portuguesa Material de apoio Professor Douglas Wisniewski 1. Considere a frase Ele andava triste porque não encontrava a companheira os verbos grifados são respectivamente: a) transitivo direto de ligação; b) de ligação intransitivo; c) de ligação transitivo

Leia mais

QUESTÕES DE PORTUGUÊS BANCA : EPL - CONCURSOS

QUESTÕES DE PORTUGUÊS BANCA : EPL - CONCURSOS QUESTÕES DE PORTUGUÊS BANCA : EPL - CONCURSOS 1. Leia o texto abaixo para responder a questão - Em "Estima-se que os jogos das 32 seleções serão vistos por três milhões de torcedores nos 12 estádios que

Leia mais

1- Verifique o código em evidência, empregando-o corretamente de acordo com os casos expressos pelas orações a seguir:

1- Verifique o código em evidência, empregando-o corretamente de acordo com os casos expressos pelas orações a seguir: BATERIA 1 1- Verifique o código em evidência, empregando-o corretamente de acordo com os casos expressos pelas orações a seguir: A coordenada aditiva B coordenada adversativa C coordenada alternativa D

Leia mais

Coordenação e subordinação

Coordenação e subordinação Coordenação e subordinação As frases complexas podem relacionar-se por coordenação ou por subordinação. A coordenação consiste numa relação entre duas orações da mesma categoria por meio de conjunções

Leia mais

ENTREGAR JUNTO COM A RESPECTIVA PROVA DE RECUPERAÇÃO NO DIA 14/12/2018.

ENTREGAR JUNTO COM A RESPECTIVA PROVA DE RECUPERAÇÃO NO DIA 14/12/2018. DISCIPLINA: LÍNGUA PORTUGUESA Data: 14 /12 /2018 Segmento: FUNDAMENTAL II Série: 6º ano Turma: Valor: 20,0 PONTOS Assunto: ROTEIRO DE ESTUDO PARA A RECUPERAÇÃO FINAL Aluno (a): Nº: Nota: Professora: Eliane

Leia mais

c) Releia este período e separe as orações. Lembre-se: você nunca mais terá a pele tão sadia (esqueça as espinhas) como a tem hoje.

c) Releia este período e separe as orações. Lembre-se: você nunca mais terá a pele tão sadia (esqueça as espinhas) como a tem hoje. Estudante: Educador: Suzana Borges 8ºAno/Turma: C.Curricular: Português 1-Leia este fragmento. a) Com que a autora parece dialogar? Justifique-se. b) Transcreva do texto uma oração que expresse ideia de

Leia mais

DEFENSORIA PÚBLICA DA UNIÃO Em Teresina - Estado: Piauí I PROCESSO SELETIVO PARA ESTÁGIO NA AREA DE APOIO ÁREA: LETRAS PORTUGUÊS 1ª ETAPA

DEFENSORIA PÚBLICA DA UNIÃO Em Teresina - Estado: Piauí I PROCESSO SELETIVO PARA ESTÁGIO NA AREA DE APOIO ÁREA: LETRAS PORTUGUÊS 1ª ETAPA I PROCESSO SELETIVO PARA ESTÁGIO NA AREA DE APOIO ÁREA: LETRAS PORTUGUÊS ª ETAPA NÚMERO DE IDENTIFICAÇÃO: INSTRUÇÕES: - O candidato deverá comparecer ao local designado, munido de caneta esferográfica

Leia mais

Soldado Polícia Militar do Estado de São Paulo Língua Portuguesa

Soldado Polícia Militar do Estado de São Paulo Língua Portuguesa Soldado Polícia Militar do Estado de São Paulo Língua Portuguesa Questões 1 a 20 1. Alternativa E Comentário único: Devido à falta de emprego, o personagem se tornou miserável; por isso, a letra e é a

Leia mais

3- Nas orações a seguir, substitua os adjuntos adnominais destacados por outros de sentido semelhantes.

3- Nas orações a seguir, substitua os adjuntos adnominais destacados por outros de sentido semelhantes. Nome: nº Professor (a): Ano: 8º Data: / /2014 Desconto Ortográfico: Sem limite para crescer BATERIA DE PORTUGUÊS I 1º trimestre 1- Identifique os adjuntos adnominais e indique os núcleos a que se referem.

Leia mais

Data de entrega : Entregar no dia da avaliação. A produção de texto será feita, sob orientação, na aula de regulação, conforme calendário divulgado.

Data de entrega : Entregar no dia da avaliação. A produção de texto será feita, sob orientação, na aula de regulação, conforme calendário divulgado. TRABALHO 3 bim. 2017 Disciplina: P. TEXTO Ano: 8 ano Ensino: F. II Professor: Valdeci Lopes Data de entrega : Entregar no dia da avaliação O trabalho será composto por duas partes: A primeira parte do

Leia mais

CENTRO EDUCACIONAL NOVO MUNDO LÍNGUA PORTUGUESA

CENTRO EDUCACIONAL NOVO MUNDO  LÍNGUA PORTUGUESA CENTRO EDUCACIONAL NOVO MUNDO www.cenm.com.br 3 o DESAFIO CENM - 2013 LÍNGUA PORTUGUESA Direção: ANO: 4 EF 1. Leia a história a seguir. A) O que deixa este texto engraçado é: (a) o fato do supermercado

Leia mais

TP - GRAMÁTICA - 2º BIMESTRE - ENSINO FUNDAMENTAL II. Prof.: Márcia Mello 6º Ano /Turma :

TP - GRAMÁTICA - 2º BIMESTRE - ENSINO FUNDAMENTAL II. Prof.: Márcia Mello 6º Ano /Turma : TP - GRAMÁTICA - 2º BIMESTRE - ENSINO FUNDAMENTAL II Nome: Nº: Prof.: Márcia Mello 6º Ano /Turma : Data da entrega: 31/05/2017 Leia, inicialmente, todas as questões. Leia, inicialmente, todas as questões.

Leia mais

Termos relacionados ao nome: vocativo, complemento nominal

Termos relacionados ao nome: vocativo, complemento nominal Colégio Magno Gramática 2.o ano Termos relacionados ao nome: vocativo, complemento nominal a) Vocativo Vocativo é o termo sintático que, representando um nome, um apelido ou uma característica, é empregado

Leia mais

Língua Portuguesa. Mara Rúbia

Língua Portuguesa. Mara Rúbia Língua Portuguesa Mara Rúbia Atenção! Pare! Um vulto cresce na escuridão. Clarissa se encolhe. É Vasco. Convém que te apresses. Período Composto por Coordenação - Orações sintaticamente independentes.

Leia mais