Carlos Pinheiro, 2013 Escola Secundária de Leal da Câmara

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Carlos Pinheiro, 2013 Escola Secundária de Leal da Câmara"

Transcrição

1 Carlos Pinheiro, 2013 Escola Secundária de Leal da Câmara

2 1. Escolha do tema 1.1. Proposto pelo professor 1.2. Escolhido pelo aluno. Fatores a considerar Capacidade individual não deve escolher tarefas superiores às suas capacidades; Fontes de consulta é necessária a existência de documentação para consulta; se está ou não acessível, se sabe ou não trabalhar com ela. Tempo disponível se o tempo for curto, há necessidade de limitar a investigação.

3 2. Recolha da informação 2.1. Fontes de informação Identificar as fontes de informação que tratam o tema e onde se encontram disponíveis (bibliotecas, livrarias, internet, bases de dados, especialistas no tema, etc...). Fontes impressas (livros, enciclopédias, revistas, jornais, dossiês temáticos ); Internet (motores de pesquisa, bases de dados, repositórios, diretórios); Material audiovisual (CD, DVD...); Entrevistas/inquéritos; Visitas de estudo.

4 2. Recolha da informação 2.2. Recolha da informação Cópia/impressão de documentos Resumos Anotação de palavras-chave ou ideias principais Esquemas/mapas Registo de som e/ou imagem Adicionar páginas de Internet aos favoritos ou a um sítio de marcadores sociais (exemplos: https//

5 2. Recolha da informação 2.3. Metodologia Definir uma estratégia de pesquisa; Estabelecer um plano de trabalho e definir o tempo máximo para completar cada um dos passos; Definir um conjunto de palavras-chave sobre o tema; Selecionar os documentos para evitar o excesso de informação.

6 2. Recolha da informação 2.3. Metodologia Anotar a bibliografia à medida que se vai usando os documentos; Avaliar a qualidade da informação encontrada em fontes online (consultar ).

7 3. Plano de trabalho Depois de reunida a informação, deve-se elaborar um plano de trabalho para evitar que este seja vago e confuso porque não existiu uma ordenação das ideias. Deste plano resultará: A definição das ideias-chave que vão ser apresentadas; A eliminação da informação supérflua; A ordenação da informação numa sequência lógica; A divisão do trabalho em capítulos e/ou subcapítulos; O estabelecimento de metas temporais.

8 4.1. Orientações Estilo coerente Pessoal: procurei, concluí Impessoal: procurou-se, conclui-se Não utilizar termos sem os conhecer ou investigar o seu significado; Utilizar frases afirmativas e em vez de negativas Construir frases curtas Procurar que cada parágrafo corresponda a apenas uma ideia;

9 4.1. Orientações Utilizar o itálico em títulos de livros, poesias, filmes, canções, peças de teatro e obras de arte e palavras estrangeiras; Utilizar o negrito para evidenciar palavras ou frases.

10 4.2. Estrutura formal Capa; Página de rosto; Dedicatória (eventual); Agradecimentos (eventuais); Índice de capítulos/subcapítulos; Lista de abreviaturas e siglas (eventual); Introdução; Corpo do trabalho; Conclusão Anexos (eventuais); Bibliografia; Índices (eventuais);

11 Capa Nome da instituição; Escola Secundária Leal da Câmara O Barroco em Portugal Título do trabalho; Imagem (eventual) Nome do aluno; turma Local, ano letivo Ana Martins 12.º C1 Rio de Mouro 2013/14

12 Página de rosto Nome da instituição; Título do trabalho; Nome do aluno, turma, n.º Tipo de trabalho Nome do professor Local, ano letivo Escola Secundária Leal da Câmara O Barroco em Portugal Ana Martins n.º 3, 12.º C1 Trabalho para a disciplina de História da Cultura e das Artes Professor Carlos Pinheiro Rio de Mouro 2013/14

13 Dedicatória Eventual; Deve ocupar uma página própria, sem ornamentos gráficos, com a maior sobriedade possível.

14 Agradecimentos Eventuais; Devem ocupar uma página própria; Devem ser objetivos, mencionando diretamente todos os indivíduos ou entidades que contribuíram, de alguma forma, para o bom êxito do trabalho.

15 Índice Enumeração das partes do trabalho capítulos e subcapítulos apresentadas pela ordem em que que aparecem no trabalho e com a indicação do número de página em que cada uma dessas partes começa.

16 Índice Usar o Word para criar índices: É possível usar o processador de texto Microsoft Word para criar índices automáticos. Basta catalogar todos os títulos do trabalho e inserir o índice. Como catalogar os títulos? Selecionar o título ou subtítulo e, em Base, na secção Títulos, clica em Título 1 (ou título 2). Atenção: Pode-se fazer o mesmo com imagens, tabelas ou quadros se se pretender fazer um índice diferente para estes.

17 Índice Como inserir o índice automático? Na página de índice, clicar em Índice (secção Referências)

18 Lista de abreviaturas e siglas (eventual) Se durante o trabalho se recorrer muito a abreviaturas, é necessário elaborar uma lista das mesmas; A primeira vez que se utiliza no texto uma abreviatura, deve-se remeter o leitor para a lista de abreviaturas, que, eventualmente se elaborou; Se não foi elaborada uma lista, e mesmo que utilizemos apenas uma sigla, esta deve ser sempre descodificada a 1.ª vez que é citada, colocando entre parêntesis a sigla que a partir daí se usará. Exemplo: Organização das Nações Unidas (ONU)

19 Introdução Regra geral é redigida apenas após a realização do trabalho ou continuamente reescrita à medida que o trabalho avança; Deve conter informação global sobre o trabalho: Tema tratado Objetivos do trabalho Motivos de escolha do tema Metodologia utilizada Dificuldades encontradas Forma como está organizado

20 Corpo do trabalho O desenvolvimento ou corpo do trabalho é a sua parte central. Deve ser redigido em texto e não por tópicos e pode ser ilustrado por imagens ou gráficos/esquemas. Pode dividir-se em várias partes (capítulos ou subcapítulos). Este texto é escrito tendo por base as informações recolhidas. Podem ser feitas citações dos autores consultados. As citações devem ser curtas e devem estar bem destacadas entre aspas. Exemplo: «As armas e os barões assinalados/ Que da ocidental praia Lusitana...».

21 Corpo do trabalho Se retirarmos uma parte da citação, devemos assinalá-lo com parêntesis curvos ou retos, ou seja, assim (...) ou assim [...]. Teremos depois de referir o autor e a obra de onde se retirou a citação. Evitar a tentação de copiar texto de outros documentos. Deve acrescentar-se algo ao que já foi escrito sobre o tema, uma reinterpretação dos factos. Todo o texto copiado deve ser colocado entre aspas e devidamente citado.

22 Conclusão Deve ser nítida, clara e relativamente breve; É uma síntese do conteúdo do trabalho, principalmente as conclusões a que se chegou; Poderá também incluir observações críticas, julgadas necessárias ou convenientes, ou perspetivas de investigação futura; Geralmente não tem citações nem referências bibliográficas.

23 Anexos São documentos que completam o texto, mas que se colocados no corpo do trabalho perturbariam a sua apresentação lógica e ordenada; Podem formar uma parte separada do trabalho; Devem ser identificados pelas letras do alfabeto (Anexo A ; Anexo B).

24 Bibliografia É a lista de documentos que foram consultados para a elaboração do trabalho. É apresentada pela ordem alfabética do apelido do autor. Na bibliografia deve indicar-se, por esta ordem, os seguintes elementos, separados por vírgulas: último nome do autor, isto é o apelido, em maiúsculas, seguido de vírgula e do nome próprio (CAMÕES, Luís de); título da obra em itálico; número do volume; nome da editora; local da edição; data da edição (se não tiver data de edição, escreve-se s/d, que significa sem data). Exemplo: CAMÕES, Luís de, Os Lusíadas, Figueirinhas, Porto, 1978.

25 Bibliografia Se o documento não tiver autor definido, o título deve ser escrito em maiúsculas. Exemplo: NOVA ENCICLOPÉDIA VERBO JUVENIL, volume V, Editorial Verbo, Lisboa, 1977.

26 Bibliografia Para documentos online, utiliza-se a seguinte convenção: Autor (data). Título da obra. Data de acesso. URL. Exemplo Bryant, P. (1999). Biodiversity and Conservation. Acedido em 10 de Outubro, Disponível em Para mais informações sobre referências bibliográficas, consultar:

27 Índices (eventuais) São guias que se colocam no fim do trabalho para facilitar a procura de um nome, uma palavra, um assunto, uma ilustração,... Os índices mais comuns são os de autores e assuntos; Exemplo: Índice de Autores ou Índice Onomástico Índice de Autores SARAMAGO, José: 2, 3, 6 CAMÕES, Luís: 14, 17, 19 TORGA, Miguel: 18, 29, 36 PESSOA, Fernando: 13, 15, 16, 28

28 Pedir a orientação do professor nas várias etapas do trabalho.

29 5. Apresentação do trabalho Apresentação formal Texto datilografado a 1,5 espaços; Deixar margens suficientes para qualquer tipo de encadernação; Usar sempre o mesmo tipo de letra e manter coerência nos tamanhos (exemplo: legendas: 10; texto: 12; subcapítulo: 14; capítulo 16; Todas as imagens devem estar relacionadas com o texto e deverão ser colocadas próximo do assunto que ilustram. Deverão ser numeradas e ter sempre uma legenda explicativa. Avançar a 1.ª linha de cada parágrafo recorrendo ao <Tab>;

30 5. Apresentação do trabalho Apresentação formal Não é necessário o recurso a uma página inteira para nomear os capítulos; O início de cada capítulo deve ocorrer em nova página; A capa não entra na numeração; A numeração só se coloca a partir da introdução (inclusive)

31 5. Apresentação do trabalho Cabeçalho e rodapé Estes elementos são utilizados para identificar as páginas do trabalho. Geralmente, no cabeçalho coloca-se o nome da escola e o nome do trabalho e no rodapé coloca-se o nome dos autores do trabalho, a data e o n.º da página.

32 5. Apresentação do trabalho Notas de Rodapé São muito úteis para chamar a atenção do leitor para determinado facto. Geralmente utiliza-se para associar Anexos ao texto ou para fazer uma referência bibliográfica a uma citação utilizada no texto.

33 6. Antes de entregar o trabalho Recomenda-se uma última leitura para: Corrigir gralhas/erros ortográficos Identificar frases mal estruturadas Substituir palavras que se repetem muitas vezes Verificar se o que foi escrito corresponde ao plano ou se falta alguma coisa.

34 Bibliografia AZEVEDO, Ana Gonçalves de e AZEVEDO, Carlos A. Moreira de, Metodologia Cientifica. Contributos Práticos para a Elaboração de Trabalhos Académicos, 9.ª Edição, Universidade Católica Editora, Lisboa, CARVALHO, J. Eduardo, Metodologia do Trabalho Cientifico. Saber Fazer da Investigação para Dissertações e Teses, Escolar Editora, Lisboa, 2009 CEIA, Carlos, Normas para Apresentação de Trabalhos Científicos, 7.ª Edição, Editorial Presença, Lisboa, 1997 GOMES, Isabel e outros, Eu vou fazer um trabalho, Porto Editora, Porto, POUPA, Carlos e PEREIRA, Alexandre, Como Escrever uma Tese, Monografia ou Livro Científico Usando o Word, 5ª Edição, Edições Silabo, Lisboa, 2012 SOUSA, Maria José e BAPTISTA, Cristina Sales,Como Fazer Investigação, Dissertações, Tese e Relatórios Segundo Bolonha, Pactor, Lisboa, 2011

Como fazer um trabalho escrito

Como fazer um trabalho escrito Como fazer um trabalho escrito 1.Escolha do tema 1.1. Proposto pelo professor 1.2. Escolhido pelo aluno. Fatores a considerar Capacidade individual não deve escolher tarefas superiores às suas capacidades;

Leia mais

Como fazer um trabalho escrito. Retirado com algumas modificações de, Pinheiro (2013)

Como fazer um trabalho escrito. Retirado com algumas modificações de, Pinheiro (2013) Como fazer um trabalho escrito Retirado com algumas modificações de, Pinheiro (2013) Relatório? Artigo Pesquisa Projeto Dissertação Biografia Apresentação Recolha da informação: Fontes Identificar as fontes

Leia mais

Carlos Pinheiro, 2017 Biblioteca da Escola Secundária de Leal da Câmara

Carlos Pinheiro, 2017 Biblioteca da Escola Secundária de Leal da Câmara Como realizar um trabalho escrito Biblioteca da Escola Secundária de Leal da Câmara 1. Escolha do tema 1.1. Proposto pelo professor 1.2. Escolhido pelo aluno. Fatores a considerar: Capacidade individual

Leia mais

Realizar um trabalho escrito é pegar num tema, clarificá-lo e tomar uma posição sobre o mesmo. Para isso, deve-se utilizar bibliografia adequada.

Realizar um trabalho escrito é pegar num tema, clarificá-lo e tomar uma posição sobre o mesmo. Para isso, deve-se utilizar bibliografia adequada. COMO REALIZAR UM TRABALHO ESCRITO Realizar um trabalho escrito é pegar num tema, clarificá-lo e tomar uma posição sobre o mesmo. Para isso, deve-se utilizar bibliografia adequada. Quando é pedido a um

Leia mais

APRESENTAÇÃO DE UM TRABALHO ESCRITO

APRESENTAÇÃO DE UM TRABALHO ESCRITO Este guia pretende servir de orientação das normas de elaboração/orientação dos trabalhos. Trata-se de apresentar um modelo de uniformização das regras para a elaboração de trabalhos escritos. Para preparar

Leia mais

1- Como realizar um trabalho de pesquisa no Secundário

1- Como realizar um trabalho de pesquisa no Secundário Biblioteca Escolar CT Ano letivo 2015/16 1- Como realizar um trabalho de pesquisa no Secundário 1. Escolha do tema 1.1. Proposto pelo Professor; 1.2. Escolhido pelo aluno. Fatores a considerar : Capacidade

Leia mais

ESCOLA SECUNDÁRIA DE CANEÇAS GUIÃO PARA ELABORAÇÃO DE TRABALHOS ESCRITOS

ESCOLA SECUNDÁRIA DE CANEÇAS GUIÃO PARA ELABORAÇÃO DE TRABALHOS ESCRITOS ESCOLA SECUNDÁRIA DE CANEÇAS GUIÃO PARA ELABORAÇÃO DE TRABALHOS ESCRITOS 2017 Abstract / Resumo Apresenta-se um conjunto de regras orientadoras para a realização de trabalhos escolares na nossa escola.

Leia mais

TRABALHOS ESCRITOS L.S.

TRABALHOS ESCRITOS L.S. TRABALHOS ESCRITOS TRABALHOS ESCRITOS Como faz os seus trabalhos escritos? Método 1 Vai à internet, recolhe informação, copia-a, cola-a num novo documento, imprime-o e já está! Como faz os seus trabalhos

Leia mais

MANUAL DE ESTILO DA PROVA DE APTIDÃO PROFISSIONAL

MANUAL DE ESTILO DA PROVA DE APTIDÃO PROFISSIONAL OUTUBRO DE 2014 MANUAL DE ESTILO DA PROVA DE APTIDÃO PROFISSIONAL 1 ÍNDICE 1. Norma de referências Scripto... 3 1.1 Tipo de fonte... 3 1.2 Tamanho de fonte... 3 1.3 Margens... 3 1.4 Espaçamento... 3 1.5

Leia mais

GUIÃO DE REDACÇÃO E APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS

GUIÃO DE REDACÇÃO E APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS ESCOLA SECUNDÁRIA C/3º CICLO ALEXANDRE HERCULANO GUIÃO DE REDACÇÃO E APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS Realizar trabalhos escritos é uma das tarefas mais comuns que ais ser conidado a realizar ao longo do teu

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE MONTALEGRE

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE MONTALEGRE AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE MONTALEGRE Biblioteca Escolar Centro de Recursos Educativos A Biblioteca Escolar no processo de ensino-aprendizagem- Apresentação de um trabalho escrito Equipa da BE Eduardo Santos

Leia mais

COMO ELABORAR UM TRABALHO CIENTÍFICO PROF. LUÍS AREZES

COMO ELABORAR UM TRABALHO CIENTÍFICO PROF. LUÍS AREZES COMO ELABORAR UM TRABALHO CIENTÍFICO PROF. LUÍS AREZES Etapas: COMO ELABORAR UM TRABALHO CIENTÍFICO Definir o tema; Definir os objetivos do trabalho; Elaborar o esboço com os subtemas a tratar; Localizar

Leia mais

Como Realizar um Trabalho

Como Realizar um Trabalho Como Realizar um Trabalho Agrupamento de Escolas de Alcabideche Escola Básica de Alcabideche Ficha Técnica Trabalho Escrito Apresentação Electrónica Primeira Etapa - Escolha do tema Segunda Etapa - Recolha

Leia mais

O relatório do Projecto deverá obedecer à seguinte estrutura:

O relatório do Projecto deverá obedecer à seguinte estrutura: O relatório do Projecto deverá obedecer à seguinte estrutura: A. Folha de rosto - capa. B. Contracapa. C. Página de dedicatória facultativa. D. Indicação do Director de Curso e do Professor responsável

Leia mais

ESCOLA SECUNDÁRIA DANIEL FARIA BALTAR

ESCOLA SECUNDÁRIA DANIEL FARIA BALTAR Biblioteca Escolar Centro de Recursos Ano letivo: 2011/2012 Disciplina: Professor: Orientações para a realização de um trabalho escrito Biblioteca Escolar Centro de Recursos Baltar, 17 de novembro de 2011

Leia mais

Pós-Graduação em Engenharia de Materiais - POSMAT

Pós-Graduação em Engenharia de Materiais - POSMAT CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE MINAS GERAIS Pós-Graduação em Engenharia de Materiais - POSMAT NORMAS DOS TRABALHOS ESCRITOS baseados na ABNT 14724, de17 de março de 2011. FORMATAÇÃO I. Deve-se

Leia mais

INFORMÁTICA APLICADA ÀS ORGANIZAÇÕES. Gabriel Soares de Vasconcelos

INFORMÁTICA APLICADA ÀS ORGANIZAÇÕES. Gabriel Soares de Vasconcelos INFORMÁTICA APLICADA ÀS ORGANIZAÇÕES Roteiro Redação de textos ABNT Editores de textos MS Word Configuração ABNT no MS Word Redação de textos Definição É todo ato normativo e toda comunicação através da

Leia mais

BIOCIÊNCIA ANIMAL ORIENTAÇÕES GERAIS

BIOCIÊNCIA ANIMAL ORIENTAÇÕES GERAIS BIOCIÊNCIA ANIMAL ORIENTAÇÕES GERAIS A Tese de doutorado, dissertação de mestrado ou exames de qualificação deverão seguir o mesmo modelo. O exemplar deve apresentar os seguintes itens: 1. Capa 2. Folha

Leia mais

LITERACIA DA INFORMAÇÃO

LITERACIA DA INFORMAÇÃO ESCOLA SECUNDÁRIA DE SANTA MARIA DA FEIRA LITERACIA DA INFORMAÇÃO Como organizar um trabalho de pesquisa? Na organização de um trabalho deves ter em conta os aspectos apontados pelo professor como o número

Leia mais

2.º Ciclo de Estudos Dissertações e Relatórios de Estágio

2.º Ciclo de Estudos Dissertações e Relatórios de Estágio 2.º Ciclo de Estudos Dissertações e Relatórios de Estágio 1. Documentação a entregar para admissão à dissertação/ trabalho de projeto/relatório de estágio de natureza profissional Modelo de admissão à

Leia mais

Site: https://bibliotecaescolaraemc.wordpress.com

Site: https://bibliotecaescolaraemc.wordpress.com ORIENTAÇÕES PARA A ELBORAÇÃO DE UM TRABALHO DE PESQUISA A realização de trabalhos de pesquisa é uma das tarefas que vais ter de fazer ao longo da tua vida escolar, tem um peso importante na tua avaliação

Leia mais

REGRAS GERAIS DE APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS ACADÊMICOS. A ABNT NBR 14724:2011 estabelece algumas regras para a apresentação gráfica de um trabalho.

REGRAS GERAIS DE APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS ACADÊMICOS. A ABNT NBR 14724:2011 estabelece algumas regras para a apresentação gráfica de um trabalho. REGRAS GERAIS DE APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS ACADÊMICOS A ABNT NBR 14724:2011 estabelece algumas regras para a apresentação gráfica de um trabalho. PAPEL MARGENS FONTE TEXTO TÍTULO DAS SEÇÕES TÍTULO DAS

Leia mais

Normalizaçã. ção o de Trabalhos Acadêmicos (ABNT)

Normalizaçã. ção o de Trabalhos Acadêmicos (ABNT) Seção Técnica de Referência e Atendimento ao Usuário e Documentação STRAUD bibl-refere@marilia.unesp.br Normalizaçã ção o de Trabalhos Acadêmicos (ABNT) Marília 2017 NBR 14724:2011 Apresentação de trabalhos

Leia mais

Antes de iniciares, lembra-te que um trabalho não é:

Antes de iniciares, lembra-te que um trabalho não é: Como posso fazer um trabalho com qualidade? Antes de iniciares, lembra-te que um trabalho não é: Copiar textos de um livro ou da Internet; Apresentar fotocópias de um livro ou texto retirado da Internet;

Leia mais

Como estruturar um trabalho de pesquisa

Como estruturar um trabalho de pesquisa Como estruturar um trabalho de pesquisa Ensino secundário A estrutura de um trabalho Capa; Índice de capítulos/subcapítulos; Introdução; Corpo do trabalho; Conclusão Glossário /Anexos (eventuais); Bibliografia;

Leia mais

É escolher um tema, clarificá-lo nos seus diversos aspectos, e tomar uma posição sobre o assunto. Não é necessariamente inventar algo.

É escolher um tema, clarificá-lo nos seus diversos aspectos, e tomar uma posição sobre o assunto. Não é necessariamente inventar algo. Elaborar um trabalho de pesquisa 1 É escolher um tema, clarificá-lo nos seus diversos aspectos, e tomar uma posição sobre o assunto. Não é necessariamente inventar algo. 2 1º - ESCOLHER o tema 2º - PROCURAR

Leia mais

Como estruturar um trabalho de pesquisa

Como estruturar um trabalho de pesquisa Como estruturar um trabalho de pesquisa ensino básico A estrutura de um trabalho Capa; Índice de capítulos/subcapítulos; Introdução; Corpo do trabalho; Conclusão Glossário /Anexos (eventuais); Bibliografia;

Leia mais

Normas para a realização de trabalhos escritos

Normas para a realização de trabalhos escritos Normas para a realização de trabalhos escritos A organização deste guião ocorre em função da necessidade de se estabelecer um referencial teórico-metodológico para a elaboração dos vários tipos de trabalhos

Leia mais

INFORMAÇÃO E DOCUMENTAÇÃO - TRABALHOS ACADÊMICOS APRESENTAÇÃO A5 BIBLIOTECA CENTRAL PROF. EURICO BACK

INFORMAÇÃO E DOCUMENTAÇÃO - TRABALHOS ACADÊMICOS APRESENTAÇÃO A5 BIBLIOTECA CENTRAL PROF. EURICO BACK INFORMAÇÃO E DOCUMENTAÇÃO - TRABALHOS ACADÊMICOS APRESENTAÇÃO A5 BIBLIOTECA CENTRAL PROF. EURICO BACK ESCOPO Especifica os princípios gerais para a elaboração de teses e dissertações, visando apresentação

Leia mais

FKB Biblioteca Padre Lambert Prins Tutorial de formatação MS-Word Agary Veiga Graf CRB/8-3809

FKB Biblioteca Padre Lambert Prins Tutorial de formatação MS-Word Agary Veiga Graf CRB/8-3809 1 2 INTRODUÇÃO Tutorial é um programa ou texto, contendo ou não imagens, que ensina passo a passo, didaticamente, como um aplicativo funciona. Regra geral, a maioria dos educandos já conhece o Microsoft

Leia mais

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO DESPORTIVA E DE LAZER ROTEIRO PARA APRESENTAÇÃO TEXTUAL DO TRABALHO FINAL

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO DESPORTIVA E DE LAZER ROTEIRO PARA APRESENTAÇÃO TEXTUAL DO TRABALHO FINAL CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO DESPORTIVA E DE LAZER ROTEIRO PARA APRESENTAÇÃO TEXTUAL DO TRABALHO FINAL Porf.a Paulina Gomes 1 INTRODUÇÃO Este roteiro apresenta, de forma resumida, os passos a

Leia mais

ANEXO II PROCEDIMENTOS PARA ELABORAÇÃO DA MONOGRAFIA

ANEXO II PROCEDIMENTOS PARA ELABORAÇÃO DA MONOGRAFIA ANEXO II PROCEDIMENTOS PARA ELABORAÇÃO DA MONOGRAFIA A elaboração da monografia deve ter como referência a ABNT NBR 14724:2011, disponível no Portal BU/UFSC (http://portalbu.ufsc.br/normalizacao-de-trabalhos-2/),

Leia mais

Tam. da figura: 4,0 x 10 cm NORMAS PARA REDAÇÃO DO PROJETO FINAL DE CURSO PFC

Tam. da figura: 4,0 x 10 cm NORMAS PARA REDAÇÃO DO PROJETO FINAL DE CURSO PFC Tam. da figura: 4,0 x 10 cm NORMAS PARA REDAÇÃO DO PROJETO FINAL DE CURSO PFC INCONFIDENTES-MG 2014 Este documento tem por finalidade disciplinar a apresentação de trabalhos científicos (Projeto Final

Leia mais

NORMAS GERAIS PARA REDAÇÃO DA DISSERTAÇÃO OU TESE

NORMAS GERAIS PARA REDAÇÃO DA DISSERTAÇÃO OU TESE NORMAS GERAIS PARA REDAÇÃO DA DISSERTAÇÃO OU TESE O PPGO admite que as dissertações e teses sejam apresentadas nas modalidades clássica, artigo ou mista. A modalidade clássica refere-se à estrutura de

Leia mais

ORIENTAÇÕES PARA ELABORAÇÃO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO - TCC

ORIENTAÇÕES PARA ELABORAÇÃO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO - TCC 1 ORIENTAÇÕES PARA ELABORAÇÃO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO - TCC 1 Estrutura de apresentação 1.1 Pré-textuais Capa (obrigatório) Lombada (obrigatório) Folha de rosto (obrigatório) Folha de aprovação

Leia mais

PROVA DE APTIDÃO PROFISSIONAL (NORMAS DE APRESENTAÇÃO DO RELATÓRIO)

PROVA DE APTIDÃO PROFISSIONAL (NORMAS DE APRESENTAÇÃO DO RELATÓRIO) PROVA DE APTIDÃO PROFISSIONAL (NORMAS DE APRESENTAÇÃO DO RELATÓRIO) Mealhada, Outubro 2015 A ESCOLA DOS PROFISSIONAIS Índice APRESENTAÇÃO... 3 APRESENTAÇÃO GRÁFICA DA PROVA DE APTIDÃO PROFISSIONAL... 3

Leia mais

O PROJETO DE PESQUISA ELEMENTOS PRÉ-TEXTUAIS, TEXTUAIS E PÓS-TEXTUAIS

O PROJETO DE PESQUISA ELEMENTOS PRÉ-TEXTUAIS, TEXTUAIS E PÓS-TEXTUAIS O PROJETO DE PESQUISA ELEMENTOS PRÉ-TEXTUAIS, TEXTUAIS E PÓS-TEXTUAIS COMPOSIÇÃO DO TRABALHO: OBRIGATÓRIO Capa Folha de rosto Sumário Introdução Desenvolvimento Conclusão bibliografia OPCIONAL Dedicatória

Leia mais

Formatação de trabalhos acadêmicos. Segundo as normas da ABNT

Formatação de trabalhos acadêmicos. Segundo as normas da ABNT Formatação de trabalhos acadêmicos Segundo as normas da ABNT ABNT - Associação Brasileira de Normas Técnicas ABNT/CB-001 - Comitê Brasileiro de Mineração e Metalurgia ABNT/CB-005 - Comitê Brasileiro Automotivo

Leia mais

FUNDAÇÃO PEDRO LEOPOLDO

FUNDAÇÃO PEDRO LEOPOLDO FUNDAÇÃO PEDRO LEOPOLDO MANUAL DE NORMALIZAÇÃO Trabalhos Acadêmicos (De acordo com as normas da ABNT) Pedro Leopoldo 2011 Catarina Capella Fabrício Veiga Costa Eloísa Helena Rodrigues Guimarães Letícia

Leia mais

NORMAS ABNT PARA ELABORAÇÃO DE TRABALHOS CIENTÍFICOS

NORMAS ABNT PARA ELABORAÇÃO DE TRABALHOS CIENTÍFICOS NORMAS ABNT PARA ELABORAÇÃO DE TRABALHOS CIENTÍFICOS Gláucia Maria Saia Cristianini Biblioteca Prof. Achille Bassi Fontes: Diretrizes para apresentação de dissertações e teses da USP: documento eletrônico

Leia mais

FORMULÁRIO ÚNICO DE PROJETO I - IDENTIFICAÇÃO PARTE ADMINISTRATIVA

FORMULÁRIO ÚNICO DE PROJETO I - IDENTIFICAÇÃO PARTE ADMINISTRATIVA FORMULÁRIO ÚNICO DE PROJETO I - IDENTIFICAÇÃO PARTE ADMINISTRATIVA 1 TÍTULO 2 VIGÊNCIA: (o prazo máximo apresentado inicialmente para a execução do projeto é 24 meses) Início (mês/ano): Término Previsto

Leia mais

1 Apresentação gráfica Formato do papel: A4 (210 x 297mm); Margens: esquerda e superior: 3cm, direita e inferior: 2cm;

1 Apresentação gráfica Formato do papel: A4 (210 x 297mm); Margens: esquerda e superior: 3cm, direita e inferior: 2cm; Breve orientação para formatação das 6 (seis) primeiras páginas de teses e dissertações, condição obrigatória para que os textos sejam divulgados pela Biblioteca Digital. Em caso de dúvida, consulte o

Leia mais

MANUAL DE FORMATAÇÃO DE TRABALHOS ACADÊMICOS

MANUAL DE FORMATAÇÃO DE TRABALHOS ACADÊMICOS MANUAL DE FORMATAÇÃO DE TRABALHOS ACADÊMICOS Elaborado por: Carmen Torresan Atualizado por: Andreza A. de Oliveira MARINGÁ 2018 Bibliotecária / CRB9 n o 629 Mestre em Educação. Bibliotecária / CRB9 n o

Leia mais

ANEXO I DA RESOLUÇÃO Nº 15 CONSEPE, DE 21 DE MAIO DE NORMAS PARA REDAÇÃO E APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS ACADÊMICOS

ANEXO I DA RESOLUÇÃO Nº 15 CONSEPE, DE 21 DE MAIO DE NORMAS PARA REDAÇÃO E APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS ACADÊMICOS ANEXO I DA RESOLUÇÃO Nº 15 CONSEPE, DE 21 DE MAIO DE 2010. NORMAS PARA REDAÇÃO E APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS ACADÊMICOS Trabalhos acadêmicos: trabalho de conclusão de curso (TCC), trabalho de graduação interdisciplinar

Leia mais

COMO ELABORAR UM TRABALHO ESCRITO, ACADÉMICO E CIENTÍFICO

COMO ELABORAR UM TRABALHO ESCRITO, ACADÉMICO E CIENTÍFICO 14-01-2016 COMO ELABORAR UM TRABALHO ESCRITO, ACADÉMICO E CIENTÍFICO NORMAS PARA A SUA ESTRUTURAÇÃO E ESCRITA 1 ÍNDICE 1 Introdução... 2 2 Estrutura do trabalho... 2 2.1 Capa... 3 2.2 Epígrafe, Dedicatória,

Leia mais

COMO ELABORAR UM TRABALHO ESCRITO

COMO ELABORAR UM TRABALHO ESCRITO COMO ELABORAR UM TRABALHO ESCRITO 1-IDENTIFICAR COM CLAREZA O TEMA DO TRABALHO Responder às questões: * Qual é o tema do trabalho? * A que questões gostaria de responder com este trabalho? 2- PESQUISAR

Leia mais

Apresentação de citações em documentos. Numeração progressiva das seções de documento. Apresentação de trabalhos acadêmicos

Apresentação de citações em documentos. Numeração progressiva das seções de documento. Apresentação de trabalhos acadêmicos ESTRUTURAÇÃO DAS DISSERTAÇÕES DO MESTRADO EM SAÚDE E MEIO AMBIENTE Fevereiro/2013 O presente guia tem como objetivo fornecer orientações para a estruturação das dissertações e teses do Mestrado em Saúde

Leia mais

ESTRUTURA DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

ESTRUTURA DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO ESTRUTURA DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO O trabalho científico deverá ser organizado de acordo com a estrutura abaixo, NBR 14724/2006: capa; folha de rosto; verso da folha de rosto (ficha catalográfica)

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO CULTURA E SOCIEDADE - PGCULT MESTRADO INTERDISCIPLINAR

UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO CULTURA E SOCIEDADE - PGCULT MESTRADO INTERDISCIPLINAR UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO CULTURA E SOCIEDADE - PGCULT MESTRADO INTERDISCIPLINAR NORMALIZAÇÃO DE TRABALHOS ACADÊMICOS QUALIFICAÇÃO E DISSERTAÇÃO

Leia mais

NORMAS PARA REDAÇÃO DO RELATÓRIO DE ESTÁGIO

NORMAS PARA REDAÇÃO DO RELATÓRIO DE ESTÁGIO Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro Instituto de Tecnologia Departamento de Tecnologia de Alimentos Curso de Engenharia de Alimentos IT 226 Estágio Supervisionado NORMAS PARA REDAÇÃO DO RELATÓRIO

Leia mais

SOCIEDADE DE ENSINO SUPERIOR DE MANHUAÇU FACULDADE DO FUTURO

SOCIEDADE DE ENSINO SUPERIOR DE MANHUAÇU FACULDADE DO FUTURO SOCIEDADE DE ENSINO SUPERIOR DE MANHUAÇU FACULDADE DO FUTURO NORMAS TÉCNICAS PARA APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO Manhuaçu 2015 Elaboração Juliana dos Santos Paiva e Santos Fabio Fortes

Leia mais

Trabalho escrito de Educação Física

Trabalho escrito de Educação Física Trabalho escrito de Tema: Dança - O que é dançar? Subtema: Escolha de uma dança tradicional: - Nome da dança; - Enquadramento histórico e local da dança; - Descrição da coreografia; Data de entrega do

Leia mais

TÍTULO DO ARTIGO: Subtítulo do Artigo

TÍTULO DO ARTIGO: Subtítulo do Artigo TÍTULO DO ARTIGO: Subtítulo do Artigo Nome do autor(a) 1 Nome do(a) professor(a) orientador(a) 2 RESUMO Este modelo permite a visualização da estrutura geral de um artigo científico e apresenta orientações

Leia mais

Como é que se faz um trabalho? Vamos à biblioteca consultar o guião!

Como é que se faz um trabalho? Vamos à biblioteca consultar o guião! Guia para a elaboração de um trabalho escrito Índice Estrutura do trabalho Partes essenciais de um trabalho escrito: A Capa Folha de rosto Índice Introdução Desenvolvimento Conclusão Como apresentar uma

Leia mais

Roteiro com Orientações para Elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso

Roteiro com Orientações para Elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso Roteiro com Orientações para Elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso Disciplina (EST APS) Curso de Tecnologia em Processamento de Dados Professora Responsável em 2011 : Vânia Franciscon Vieira 1 ÍNDICE

Leia mais

MESTRADO EM CIÊNCIAS MÉDICAS

MESTRADO EM CIÊNCIAS MÉDICAS FUNDAÇÃO EDSON QUEIROZ UNIVERSIDADE DE FORTALEZA ENSINANDO E APRENDENDO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS MÉDICAS MESTRADO EM CIÊNCIAS MÉDICAS MANUAL FORMATAÇÃO DA DISSERTAÇÃO Fortaleza Ceará 2017

Leia mais

2 SUMÁRIO LISTA DE FIGURAS... 3 INTRODUÇÃO RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO INTRODUÇÃO ESTRUTURA BÁSICA DO RELATÓRIO

2 SUMÁRIO LISTA DE FIGURAS... 3 INTRODUÇÃO RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO INTRODUÇÃO ESTRUTURA BÁSICA DO RELATÓRIO Colegiado do curso Bacharelado em Ciência da Computação Guia para Normalização de Relatórios de Estágio Supervisionado Uberlândia - MG 2002 2 SUMÁRIO LISTA DE FIGURAS... 3 INTRODUÇÃO... 4 1 RELATÓRIO DE

Leia mais

COMO ORGANIZAR UM TRABALHO

COMO ORGANIZAR UM TRABALHO COMO ORGANIZAR UM TRABALHO 1 Sempre que os professores te pedirem um trabalho, convém que saibas as partes que o constituem: Capa / Página de rosto Sumário ou índice Introdução Corpo do trabalho Conclusão

Leia mais

ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DE TRABALHOS ACADÊMICOS

ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DE TRABALHOS ACADÊMICOS ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DE TRABALHOS ACADÊMICOS 1- PARA REALIZAR UM TRABALHO CIENTÍFICO, É NECESSÁRIO: definir um tema; elaborar o projeto delimitando o assunto, os objetivos e o cronograma de atividades.

Leia mais

NORMAS PARA A REDAÇÃO DE TESES E DISSERTAÇÕES DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SAÚDE COLETIVA FACULDADE DE CIÊNCIAS DA SAÚDE UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA

NORMAS PARA A REDAÇÃO DE TESES E DISSERTAÇÕES DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SAÚDE COLETIVA FACULDADE DE CIÊNCIAS DA SAÚDE UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA NORMAS PARA A REDAÇÃO DE TESES E DISSERTAÇÕES DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SAÚDE COLETIVA FACULDADE DE CIÊNCIAS DA SAÚDE UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA O projeto gráfico é de responsabilidade do autor do

Leia mais

CURSO DE... Letra maiúscula, fonte Times ou Arial, tamanho 12, negrito. NOME DO AUTOR Letra maiúscula, fonte Times ou Arial, tamanho 12, negrito

CURSO DE... Letra maiúscula, fonte Times ou Arial, tamanho 12, negrito. NOME DO AUTOR Letra maiúscula, fonte Times ou Arial, tamanho 12, negrito CURSO DE... NOME DO AUTOR TÍTULO: SUBTÍTULO MARINGÁ ANO NOME DO AUTOR TÍTULO: SUBTÍTULO Recuo de 7 cm, fonte 12, espaço simples Trabalho de Conclusão de Curso apresentado à Faculdade Metropolitana de Maringá

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA CAMPUS DE RIO CLARO BIBLIOTECA. Trabalhos Acadêmicos. Segundo a ABNT/NBR 14724:2005

UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA CAMPUS DE RIO CLARO BIBLIOTECA. Trabalhos Acadêmicos. Segundo a ABNT/NBR 14724:2005 UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA CAMPUS DE RIO CLARO BIBLIOTECA Trabalhos Acadêmicos Segundo a ABNT/NBR 14724:2005 Rio Claro- SP 2010 A estrutura de uma tese, dissertação ou trabalho acadêmico compreende:

Leia mais

INSTRUÇÕES AOS AUTORES

INSTRUÇÕES AOS AUTORES V@rvItu Revista de Ciência, Tecnologia e Cultura da FATEC Itu NORMAS GERAIS INSTRUÇÕES AOS AUTORES 1. Os trabalhos (artigo, resenha e relato de experiência/pesquisa) devem ser enviados digitalmente, com

Leia mais

NORMAS PARA FORMATAR TEXTOS ACADÊMICOS

NORMAS PARA FORMATAR TEXTOS ACADÊMICOS NORMAS PARA FORMATAR TEXTOS ACADÊMICOS Texto organizado a partir das normas vigentes da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) AUTORAS: Emilce Maria Diniz e Luciana Cristina de Souza REVISÃO:

Leia mais

UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA CENTRO DE CIÊNCIAS TECNOLÓGICAS DEPARTAMENTO DE FÍSICA

UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA CENTRO DE CIÊNCIAS TECNOLÓGICAS DEPARTAMENTO DE FÍSICA ORIENTAÇÕES PARA A ELABORAÇÃO DO RELATÓRIO DE ESTÁGIO ( ) - Os documentos originais, tais como plano de estágio, termo de compromisso, etc., devem ser incluídos na cópia final do relatório que ficará arquivada

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL FACULDADE DE AGRONOMIA BIBLIOTECA PROF. ANTÔNIO TAVARES QUINTAS MANUAL DE NORMAS PARA TRABALHOS ACADÊMICOS

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL FACULDADE DE AGRONOMIA BIBLIOTECA PROF. ANTÔNIO TAVARES QUINTAS MANUAL DE NORMAS PARA TRABALHOS ACADÊMICOS 0 UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL FACULDADE DE AGRONOMIA BIBLIOTECA PROF. ANTÔNIO TAVARES QUINTAS MANUAL DE NORMAS PARA TRABALHOS ACADÊMICOS Porto Alegre 2013 1 SUMÁRIO 1 ESTRUTURA... 2 2 ELEMENTOS

Leia mais

NBR 14724:2011 INFORMAÇÃO E DOCUMENTAÇÃO - TRABALHOS ACADÊMICOS - APRESENTAÇÃO BIBLIOTECA CENTRAL PROF. EURICO BACK

NBR 14724:2011 INFORMAÇÃO E DOCUMENTAÇÃO - TRABALHOS ACADÊMICOS - APRESENTAÇÃO BIBLIOTECA CENTRAL PROF. EURICO BACK NBR 14724:2011 INFORMAÇÃO E DOCUMENTAÇÃO - TRABALHOS ACADÊMICOS - APRESENTAÇÃO BIBLIOTECA CENTRAL PROF. EURICO BACK ESCOPO Especifica os princípios gerais para a elaboração de trabalhos acadêmicos (teses,

Leia mais

Resolução PEF 02/2009

Resolução PEF 02/2009 UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física Mestrado Profissional em Ensino de Física Resolução PEF 02/2009 Dispõe sobre as dissertações de mestrado e sua formatação

Leia mais

Normas para a produção de textos

Normas para a produção de textos Normas para a produção de textos O presente documento tem como objetivo fornecer as normas básicas de edição de textos (artigos, comunicações ou outros) a serem publicados pelo CIDEHUS. Pede-se aos autores

Leia mais

NORMAS PARA FORMATAR TRABALHOS ACADÊMICOS

NORMAS PARA FORMATAR TRABALHOS ACADÊMICOS Faculdades Milton Campos (FMC) NORMAS PARA FORMATAR TRABALHOS ACADÊMICOS Texto organizado a partir das normas vigentes da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) Emilce Maria Diniz Bibliotecária

Leia mais

Artigo científico. Orientações básicas. Prof. Walkiria Martinez Heinrich Ferrer

Artigo científico. Orientações básicas. Prof. Walkiria Martinez Heinrich Ferrer 1 Artigo científico Orientações básicas Prof. Walkiria Martinez Heinrich Ferrer 2018 2 Artigo científico Orientações básicas Prof. Walkiria Martinez Heinrich Ferrer MARÍLIA 2018 3 SUMÁRIO 1 ARTIGO CIENTÍFICO......

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM FARMÁCIA NORMAS PARA ELABORAÇÃO DA DISSERTAÇÃO

UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM FARMÁCIA NORMAS PARA ELABORAÇÃO DA DISSERTAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM FARMÁCIA NORMAS PARA ELABORAÇÃO DA DISSERTAÇÃO 2 ELEMENTOS PRÉ-TEXTUAIS CAPA LOMBADA (para a encadernação com capa dura) FOLHA DE ROSTO DEDICATÓRIA

Leia mais

MANUAL PARA ELABORAÇÃO DE ARTIGO

MANUAL PARA ELABORAÇÃO DE ARTIGO ESCOLA DE CIÊNCIAS JURÍDICAS E SOCIAIS NÚCLEO DE PESQUISA E PRODUÇÃO CIENTÍFICA MANUAL PARA ELABORAÇÃO DE ARTIGO De acordo com a NBR 6022:2003 da ABNT Brasília/DF 2015 SUMÁRIO 1. APRESENTAÇÃO... 3 2. MODALIDADES

Leia mais

Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Sistema integrado de Bibliotecas SIBI/PUCPR. Normalização de Trabalhos Acadêmicos. Formatação Word 2003

Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Sistema integrado de Bibliotecas SIBI/PUCPR. Normalização de Trabalhos Acadêmicos. Formatação Word 2003 Pontifícia Universidade Católica do Paraná Sistema integrado de Bibliotecas SIBI/PUCPR Normalização de Trabalhos Acadêmicos Formatação Word 2003 FONTE Utiliza-se folha branca, de formato A4 (210 X 297

Leia mais

NORMATIZAÇÃO DE TRABALHOS CIENTÍFICOS

NORMATIZAÇÃO DE TRABALHOS CIENTÍFICOS NORMATIZAÇÃO DE TRABALHOS CIENTÍFICOS 1. ARTIGO CIENTÍFICO A ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) conceitua artigo científico como Parte de uma publicação com autoria declarada, que apresenta

Leia mais

NORMAS DE ELABORAÇÃO DO RELATÓRIO DE ACTIVIDADES DO ESTÁGIO

NORMAS DE ELABORAÇÃO DO RELATÓRIO DE ACTIVIDADES DO ESTÁGIO NORMAS DE ELABORAÇÃO DO RELATÓRIO DE ACTIVIDADES DO ESTÁGIO O relatório de actividades será essencialmente um relatório de actividades desenvolvidas no local de estágio. Este relatório deverá conter os

Leia mais

CONSIDERAÇÕES GERAIS NORMAS DA ABNT

CONSIDERAÇÕES GERAIS NORMAS DA ABNT CONSIDERAÇÕES GERAIS NORMAS DA ABNT Aglaé de Lima Fierli Biblioteca Profª. Marcia Cristina dos Reis Núcleo de Apoio à Pesquisa e à Produção Acadêmica 2. ed. CONTEÚDO DESTE MATERIAL CONFIGURAÇÃO BÁSICA

Leia mais

Normas para elaboração de Relatório de Estágio Curricular. Supervisionado. AGR Planejamento de Estágio Curricular. Supervisionado e TCC

Normas para elaboração de Relatório de Estágio Curricular. Supervisionado. AGR Planejamento de Estágio Curricular. Supervisionado e TCC UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS CURSO DE GRADUAÇÃO EM AGRONOMIA Normas para elaboração de Relatório de Estágio Curricular Supervisionado AGR 5801 - Planejamento de Estágio

Leia mais

MANUAL DE NORMATIZAÇÃO PARA ELABORAÇÃO DE DISSERTAÇÃO NO FORMATO PADRÃO

MANUAL DE NORMATIZAÇÃO PARA ELABORAÇÃO DE DISSERTAÇÃO NO FORMATO PADRÃO MANUAL DE NORMATIZAÇÃO PARA ELABORAÇÃO DE DISSERTAÇÃO NO FORMATO PADRÃO Passo Fundo 2015 APRESENTAÇÃO De acordo com a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT, 2011), uma dissertação é um documento

Leia mais

Bons estudos! Profa. Simone Z. Proetti

Bons estudos! Profa. Simone Z. Proetti O presente material foi desenvolvido com o objetivo de auxiliá-lo na construção de trabalhos acadêmicos. Vale ressaltar que a ideia foi mostrar de maneira formal (mais do que textual) como deve ser a construção

Leia mais

Programa de Pós-graduação em Biofotônica Aplicada às Ciências da Saúde Universidade Nove de Julho - UNINOVE

Programa de Pós-graduação em Biofotônica Aplicada às Ciências da Saúde Universidade Nove de Julho - UNINOVE Programa de Pós-graduação em Biofotônica Aplicada às Ciências da Saúde Universidade Nove de Julho - UNINOVE Normas para Redação de Dissertações/Teses 1. Estrutura A estrutura de uma dissertação, tese ou

Leia mais

Normas Técnicas para Trabalhos Científicos Artigo 1º. Parágrafo único. Artigo 2º. 1º. 2º. 3º. 4º. 5º. 6º. 7º. Artigo 3º. 1º. 2º.

Normas Técnicas para Trabalhos Científicos Artigo 1º. Parágrafo único. Artigo 2º. 1º. 2º. 3º. 4º. 5º. 6º. 7º. Artigo 3º. 1º. 2º. Normas Técnicas para Trabalhos Científicos Normaliza a apresentação de trabalhos científicos (trabalhos de conclusão, monografias, dissertações, teses, trabalhos individuais, relatórios, etc), produzidos

Leia mais

COMO ELABORAR UM ARTIGO CIENTÍFICO

COMO ELABORAR UM ARTIGO CIENTÍFICO 1 Modelo de Artigo de periódico baseado na NBR 6022, 2003. Título do artigo, centralizado. COMO ELABORAR UM ARTIGO CIENTÍFICO Maria Bernardete Martins Alves * Susana Margaret de Arruda ** Nome do (s) autor

Leia mais

Biblioteca Escolar da EB2 Dr. Manuel de Oliveira Perpétua. Como fazer citações e referências bibliográficas num trabalho de pesquisa

Biblioteca Escolar da EB2 Dr. Manuel de Oliveira Perpétua. Como fazer citações e referências bibliográficas num trabalho de pesquisa Biblioteca Escolar da EB2 Dr. Manuel de Oliveira Perpétua Como fazer citações e referências bibliográficas num trabalho de pesquisa INTRODUÇÃO (1) Quando realizamos um trabalho escolar é muito importante

Leia mais

DOUTORADO EM ENGENHARIA BIOMÉDICA / PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU

DOUTORADO EM ENGENHARIA BIOMÉDICA / PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU UNIVERSIDADE ANHEMBI MORUMBI LAUREATE INTERNATIONAL UNIVERSITIES REITORIA DOUTORADO EM ENGENHARIA BIOMÉDICA / PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU NORMA-REGULAMENTO: TESE Para agendar a Banca de Defesa, o aluno

Leia mais

NORMAS PARA REDAÇÃO DO PROJETO

NORMAS PARA REDAÇÃO DO PROJETO Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro Instituto de Tecnologia Departamento de Tecnologia de Alimentos Curso de Engenharia de Alimentos Projetos de Indústria de Alimentos NORMAS PARA REDAÇÃO DO PROJETO

Leia mais

DIRETRIZES PARA A APRESENTAÇÃO DO TGI Guia para consulta rápida. Escola de Engenharia

DIRETRIZES PARA A APRESENTAÇÃO DO TGI Guia para consulta rápida. Escola de Engenharia DIRETRIZES PARA A APRESENTAÇÃO DO TGI Guia para consulta rápida Escola de Engenharia Bibliografia Básica: UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE. Apresentação de Trabalhos Acadêmicos: guia para alunos da

Leia mais

ESCOLA SECUNDÁRIA DE FELGUEIRAS BIBLIOTECA ESCOLAR

ESCOLA SECUNDÁRIA DE FELGUEIRAS BIBLIOTECA ESCOLAR ESCOLA SECUNDÁRIA DE FELGUEIRAS BIBLIOTECA ESCOLAR Literacia da Informação 14-04-2009 1 Índice Indice 2 O que é a Literacia da Informação? 3 Qual a importância da Literacia da Informação? 4 Diversidade

Leia mais

NORMAS PARA APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS ACADÊMICOS APRESENTAÇÃO

NORMAS PARA APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS ACADÊMICOS APRESENTAÇÃO NORMAS PARA APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS ACADÊMICOS APRESENTAÇÃO O trabalho deve ser digitado e impresso em papel branco ou reciclado no formato A4. O texto pode ser digitado no anverso e verso das folhas,

Leia mais

UNIVERSIDADE LUSÍADA DE LISBOA. Programa da Unidade Curricular MÉTODOS DE INVESTIGAÇÃO Ano Lectivo 2013/2014

UNIVERSIDADE LUSÍADA DE LISBOA. Programa da Unidade Curricular MÉTODOS DE INVESTIGAÇÃO Ano Lectivo 2013/2014 Programa da Unidade Curricular MÉTODOS DE INVESTIGAÇÃO Ano Lectivo 2013/2014 1. Unidade Orgânica Ciências Humanas e Sociais (2º Ciclo) 2. Curso Mestrado em Psicologia do Trabalho e das Organizações 3.

Leia mais

TECNOLOGIA: dados, materiais e processos

TECNOLOGIA: dados, materiais e processos 1. INSCRIÇÃO 1.1 O autor deverá preencher os formulários Ficha de Inscrição (Anexo A) e Resumo do Trabalho (Anexo B) e entregá-los na Recepção da UNDB, em UMA VIA DIGITAL GRAVADA EM CD-ROM, EXTENSÃO DOC,

Leia mais

Manual de normalização de trabalhos acadêmicos

Manual de normalização de trabalhos acadêmicos 1 Manual de normalização de trabalhos acadêmicos (Formato Artigo) Alexandre Medeiros Correia de Sousa Rio de Janeiro 2016 2 Ministério da Saúde Ministro Alexandre Padilha Fundação Oswaldo Cruz Presidente

Leia mais

ESCOLHA SUA REALIDADE!

ESCOLHA SUA REALIDADE! ESCOLHA SUA REALIDADE! X TCC SEM DRAMA (Material Complementar e de Reforço) Por: Amilton Quintela Breno Halabi Diego Gonçalves Gisele Sathler Jeanine Águia SUMÁRIO 1 CONFIGURAÇÃO DE PÁGINAS... 3 1.1 Trabalhos

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL BIBLIOTECA CENTRAL

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL BIBLIOTECA CENTRAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL BIBLIOTECA CENTRAL Treinamento Sobre Uso da NBR 14724 da ABNT : apresentação de trabalhos acadêmicos Maria Amazilia Penna de Moraes Ferlini Bibliotecária-Documentalista

Leia mais

NOME DO ALUNO. TÍTULO DO TRABALHO: subtítulo se houver

NOME DO ALUNO. TÍTULO DO TRABALHO: subtítulo se houver UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS CENTRO [AO QUAL O PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO ESTÁ VINCULADO] DEPARTAMENTO [AO QUAL O PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO ESTÁ VINCULADO] NOME DO ALUNO TÍTULO DO TRABALHO: subtítulo

Leia mais

GUIA PARA ELABORAÇÃO DE TRABALHOS ACADÊMICOS (COM BASE NA ABNT-NBR e REGIMENTO GERAL DO PMBqBM)

GUIA PARA ELABORAÇÃO DE TRABALHOS ACADÊMICOS (COM BASE NA ABNT-NBR e REGIMENTO GERAL DO PMBqBM) UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA Campus DE VITÓRIA DA CONQUISTA PROGRAMA MULTICÊNTRICO EM BIOQUÍMICA E BIOLOGIA MOLECULAR GUIA PARA ELABORAÇÃO DE TRABALHOS ACADÊMICOS (COM BASE NA ABNT-NBR 14724

Leia mais

MESTRADO EM ENGENHARIA BIOMÉDICA/ PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU

MESTRADO EM ENGENHARIA BIOMÉDICA/ PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU UNIVERSIDADE ANHEMBI MORUMBI LAUREATE INTERNATIONAL UNIVERSITIES REITORIA MESTRADO EM ENGENHARIA BIOMÉDICA/ PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU NORMA-REGULAMENTO: DISSERTAÇÃO Para agendar a Banca de Defesa, o

Leia mais