SISTEMAS DE PROJEÇÃO

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "SISTEMAS DE PROJEÇÃO"

Transcrição

1 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO - UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ SETOR DE CIÊNCIAS EXATAS - DEPARTAMENTO DE EXPRESSÃO GRÁFICA Professora Deise Maria Bertholdi Costa - Disciplina CD020 Geometria Descritiva Curso de Engenharia de Produção Turma PA Apostila GD - Parte 1 1. Operações fundamentais no desenho projetivo 1.1 Conceito de projetar SISTEMAS DE PROJEÇÃO a) Projetar um ponto A a partir de um outro ponto O, distinto de A, significa determinar a reta pertencente aos dois pontos. A reta OA é denominada projetante do ponto A e o ponto O é denominado de centro de projeção (Figura 1). FIGURA 1 PROJEÇÃO DO PONTO A b) Projetar uma reta r partir de um ponto O, não pertencente a essa reta, significa determinar o plano pertencente ao ponto e à reta. Esse plano,, é denominado plano projetante da reta r (Figura 2). FIGURA 2 PROJEÇÃO DA RETA R, A PARTIR DO PONTO O c) Projetar um objeto a partir de um ponto significa determinar as projetantes de todos os pontos desse objeto. Quando se quer projetar um objeto, normalmente são projetados somente os elementos necessários e suficientes que o determinam (Figura 3). FIGURA 3 PROJEÇÃO DE UM OBJETO A PARTIR DO PONTO O Observação: Sejam uma reta a e um ponto A fixos e b uma reta móvel passando por A, que rotaciona em torno do ponto A (Figura 4): FIGURA 4 CONCEITO DE PONTO IMPRÓPRIO

2 2 1.2 Conceito de cortar a) Cortar uma reta a por outra b, significa obter o ponto (ab) comum às duas retas. O ponto considerado pode ser próprio ou impróprio, conforme as retas sejam concorrentes ou paralelas (Figura 5). FIGURA 5 CORTE DA RETA a NA RETA b b) Cortar um plano por uma reta a, ou uma reta a por um plano, significa obter o ponto (a ) comum à reta e ao plano (Figura 6). FIGURA 6 CORTE DA RETA a NO PLANO c) Cortar um plano outro significa encontrar a reta comum a ambos os planos (Figura 7). FIGURA 7 CORTE DO PLANO NO PLANO d) Cortar um objeto por um plano significa encontrar a seção plana produzida por este plano no sólido considerado (Figura 8). FIGURA 8 CORTE DO PLANO NA SUPERFÍCIE Observação: o ponto ou a reta ou a curva quando determinados por cortes chamam-se traços.

3 3 2. Conceito de projeção cônica (ou central) Considere um plano e um ponto fixo O não pertencente ao plano considerado. Denomina-se projeção central ou cônica, no plano, de um ponto A, distinto de O, ao traço A, produzido sobre o plano, pela reta projetante do ponto A a partir do ponto O (Figura 9). FIGURA 9 PROJEÇÃO CÔNICA DO PONTO A O plano é denominado plano de projeção e o ponto O é denominado centro, pólo ou vértice de projeção. A projeção central ou cônica é também denominada perspectiva cônica, ou perspectiva linear exata do ponto A. Plano de projeção não é o mesmo que plano projetante. O sistema é chamado de projeção cônica, pois as projetantes descrevem uma superfície cônica. 3. Conceito de projeção cilíndrica (oblíqua ou ortogonal) Denomina-se projeção cilíndrica de um ponto A, no plano a partir de O, ao traço A produzido sobre, pela reta projetante do ponto A a partir do ponto O (Figura 10). FIGURA 10 PROJEÇÃO CILÍNDRICA DO PONTO A Observações: Dado o ponto A, A é único, porém dado somente A sabe-se que o ponto A pertence a sua reta projetante; O sistema é denominado projeção cilíndrica, pois as projetantes descrevem uma superfície cilíndrica; Os pontos do plano de projeção coincidem com suas projeções; Se a direção das projetantes for oblíqua ao plano de projeções tem-se o sistema de projeção Cilíndrica Oblíqua; Se a direção das projetantes for perpendicular ao plano de projeções tem-se o Sistema de Projeção Cilíndrica Ortogonal.

4 4 3.1 Propriedades das projeções cilíndricas (oblíquas ou ortogonais) Propriedade 1: A projeção cilíndrica de uma reta não paralela à direção das projetantes é uma reta (Figura 11). A projeção cilíndrica de uma reta paralela à direção das projetantes é um ponto (Figura 12). FIGURA 11 PROJEÇÃO CILÍNDRICA DA RETA R Observações: FIGURA 12 PROJEÇÃO CILÍNDRICA DA RETA R a) Se a projeção cilíndrica de uma reta é uma reta, então a reta objetiva não é paralela a direção das projetantes; b) Se a projeção cilíndrica de uma reta é um ponto, então a reta é paralela à direção das projetantes; c) Se uma reta é perpendicular ao plano de projeção, sua projeção cilíndrica-ortogonal sobre o mesmo será o seu traço no plano de projeção considerado. Reciprocamente, se a projeção ortogonal de uma reta sobre um plano reduzir-se a um ponto, então a reta será perpendicular ao plano de projeção, ou o que é equivalente, a reta será paralela à direção das projetantes. d) Uma reta r, não paralela à direção das projetantes, e sua projeção cilíndrica r são coplanares; logo, pode ocorrer entre a reta e sua projeção uma das seguintes condições: r e r são concorrentes, neste caso a reta corta o plano de projeção (Figura 11); São paralelas, neste caso a reta será paralela ao plano de projeção; São coincidentes, neste caso a reta estará contida no plano de projeção.

5 5 Propriedade 2: Se duas retas r e s são paralelas, então as suas projeções cilíndricas ou são paralelas (Figura 13), ou são coincidentes (Figura 14) ou são pontuais (Figura 15). FIGURA 13 PROJEÇÕES PARALELAS =s FIGURA 14 PROJEÇÕES COINCIDENTES FIGURA 15 PROJEÇÕES PONTUAIS Observação: A recíproca da propriedade 2 não é verdadeira (Figura 16). Ou seja, se t //s não implica que t//s. =t FIGURA 16 CONTRA EXEMPLO DA RECÍPROCA DA PROPRIEDADE 2

6 6 Propriedade 3: Se dois segmentos são paralelos ou são colineares, então a razão entre eles no espaço conserva-se na projeção cilíndrica, desde que a direção dos segmentos não seja paralela à direção das projetantes (Figuras 17 e 18). a) AB//CD AB // CD Se ou colineares AB A B e não paralelos a d CD C D b) AB e CD colineares FIGURA 17 RAZÃO ENTRE AS PROJEÇÕES DE SEGMENTOS PARALELOS FIGURA 18 RAZÃO ENTRE AS PROJEÇÕES DE SEGMENTOS COLINEARES Conseqüência: Se M é ponto médio do segmento AB então M é ponto médio da projeção do segmento AB (A B ). Observação: A recíproca não é verdadeira. Ou seja, se AB/CD=A B /C D não implica que AB//CD ou colineares (Figura 19). FIGURA 19 CONTRA-EXEMPLO PARA A RECÍPROCA DA PROPRIEDADE 3

7 7 Propriedade 4: Se uma figura está contida num plano paralelo ao plano de projeção, então essa figura será congruente à sua projeção cilíndrica, isto é, a projeção cilíndrica desta figura está em verdadeira grandeza (VG) (Figura 20). FIGURA 20 PROPRIEDADE 4 Observação: A recíproca não é verdadeira em projeção oblíqua, porém é verdadeira em projeção ortogonal (Figura 21). =C =D FIGURA 21 CONTRA-EXEMPLO PARA A RECÍPROCA DA PROPRIEDADE 4 Propriedade 5: Qualquer figura contida num plano paralelo à direção das projetantes tem para projeção um segmento que está contido no traço do plano dessa figura sobre o plano de projeção (Figura 22). FIGURA 22 PROPRIEDADE 5 Observação: A recíproca da Propriedade 5 é verdadeira.

8 8 3.2 Propriedades das projeções cilíndricas ortogonais Propriedade 6: Se um segmento é oblíquo ao plano de projeção ortogonal é menor que a sua verdadeira grandeza (Figura 23)., então sua projeção FIGURA 23 PROPRIEDADE 6 Observação: A recíproca da Propriedade 6 é verdadeira. Propriedade 7: Se duas retas são perpendiculares ou ortogonais entre si, sendo uma delas paralela ou pertencente ao plano de projeção e a outra não perpendicular a esse plano, então as projeções ortogonais dessas retas são perpendiculares entre si (Figura 24). Resumindo: Se r s ou r s (1) r // ou r (2) r s (4) s (3) FIGURA 24 PROPRIEDADE 7 Observação: As recíprocas da propriedade 7 são verdadeiras. São elas: Recíproca 1: (2) + (3) +(4) (1) Recíproca 2: (1) + (4) (2) + (3)

9 9 Exercícios: Considere um sistema de projeção cilíndrica com somente um plano de projeção. Escrever ao lado de cada exercício as propriedades geométricas e as propriedades das projeções cilíndricas utilizadas. 1. Representar o ponto médio M do segmento dado AB. a) b) 2. Representar o paralelogramo ABCD sendo dados os três vértices. a) b) c) d)

10 10 3. Representar o paralelogramo ABCD sendo dados os pontos A e B e o ponto M de interseção das diagonais. a) b) c) 4. Representar o triângulo ABC sendo dados os vértices A e B e o baricentro G. a) b) c)

11 11 5. Representar o hexágono regular ABCDEF sendo dados dois vértices e o centro O da circunferência circunscrita. a) b) c) 6. Representar o hexágono regular ABCDEF sendo dados A, B e C a) b) c)

12 12 O MÉTODO DAS DUPLAS PROJEÇÕES ORTOGONAIS O Método das Duplas Projeções Ortogonais (ou Método de Monge) é utilizada para representar os objetos do espaço tridimensional no espaço bidimensional, mediante a utilização de projeções e resolver os problemas relativos a esses objetos através da Geometria Plana e do Desenho Geométrico. São utilizados pelo menos dois planos de projeção. 1. Planos fundamentais de referência (PFR) I REPRESENTAÇÃO DO PONTO Consideremos e π dois planos perpendiculares entre si, denominados Planos Fundamentais de Referência (PFR) ou Planos de Fundamentais de Projeção (PFP). Denominamos: - 1º PFR ou 1º PFP ou Plano Horizontal de Projeção. π - 2º PFR ou 2º PFP ou Plano Vertical de Projeção. A interseção de e π chama-se Linha de Terra. Esta divide nas partes: anterior e posterior e π em superior e inferior. Estes dois planos dividem o espaço em 4 porções, chamadas de diedros: 1º diedro entre a parte anterior de e a superior de π 2º diedro entre a parte posterior de e a superior de π 3º diedro entre a parte posterior de e a inferior de π 4º diedro entre a parte anterior de e a inferior de π Considerando uma origem O sobre a Linha de Terra temos os eixos x, y e z. No 1º diedro temos os valores para x y e z No 2º diedro temos os valores para x y e z No 3º diedro temos os valores para x y e z No 4º diedro temos os valores para x y e z Consideremos um 3º PFR (ou 3º PFP ou 3º PDP ou Plano Lateral de Projeção) π que contém os eixos y e z. Estes 3 planos dividem o espaço em octantes.

13 13 2. Representação do ponto Seja A um ponto. Consideremos as três projeções cilíndricas ortogonais: A, A e A sobre os planos, π e π, respectivamente. Temos as distâncias de A até os 3PFR: Cota distância de A até = segmento AA Afastamento distância de A até π = segmento AA Abscissa distância de A até π = segmento AA Estas distâncias também nos fornecem as coordenadas (x,y,z) do ponto A: x = abscissa y = afastamento z = cota Fixamos um dos PFR e rebatemos os outros sobre o primeiro escolhido, temos a representação plana do ponto, chamada de épura do ponto A:

14 14 Um ponto pode pertencer a qualquer diedro: a) A pertence ao 1º diedro b) B pertence ao 2º diedro c) C pertence ao 3º diedro d) D pertence ao 4º diedro

15 15 3. Pontos pertencentes aos PFR Espaço: Épura: a) é o lugar geométrico (LG) dos pontos de nulas. Se A LT. b) π é o lugar geométrico (LG) dos pontos de nulos. Se B π LT. c) π é o lugar geométrico (LG) dos pontos de nulas. Se C π. 4. Pontos pertencentes aos eixos Espaço: Épura: a) A LT (eixo x) é o LG dos pontos de nulas. Se A LT. b) O eixo y é o LG dos pontos de nulos. Se B y. c) O eixo z é o LG dos pontos de nulas. Se C z.

16 16 5. Obtenção da 3 a projeção Para obtermos a representação do ponto na 3ª projeção, podemos rebater o 3º PFP sobre o 1º ou 2º PFP. Rebatimento sobre π : Consideremos o 2º PFP fixo. Ao rebatermos o 3º plano sobre o 2º, a 3ª projeção do ponto descreverá um arco de circunferência com centro no eixo z e raio o seu afastamento. Este arco está contido num plano paralelo a e, portanto está em VG na 1ª projeção. A 3ª projeção rebatida do ponto pertence a uma reta que passa pela segunda projeção do ponto e é paralela à linha de terra. Espaço Épura

17 17 Exercícios A unidade utilizada é o milímetro. 1. Representar os pontos dados. a) A(30,20,40) b) B(20,-10,40) c) C(30,-20,-40) d) D(20,30,-20)

18 18 2. Localizar os pontos dados nos diedros. A B C D E 3. Representar os pontos dados (as primeiras e segundas projeções). Identificar a posição do ponto em relação aos diedros ou aos planos de projeção. A(20,30,10) B(50,-20,40) C(30,-40,-20) D(40,50,-10) E(10,0,30) F(60,20,0) G(-20,40,50) O

19 19 4. Representar os pontos dados e obter as terceiras projeções. A(20,50,20) B(40,-10,-20) C(50,-20,10) D(60,30,-40) E(10,40,?) F(-10,-20,-30) G(-40,30,-10) H(-20,0,20) O 5. Representar um quadrado contido em sendo dados A e B.

20 20 6. Representar um quadrado contido num plano paralelo a sendo dados A e B. A(20,20,10) B(40,30,?) 7. Representar o paralelogramo ABCD, sendo dados os vértices A e B, e o ponto M de interseção das diagonais. A(10,60,50) B(30,20,20) M(40,40,30)

21 21 8. Representar um hexágono regular ABCDEF, contido em sendo dados dois vértices. a) A(20,?,20) e B(40,?,10) b) A(30,?,50) e C(60,?,30)

22 22 9. Representar o triângulo ABC sendo dados M, N e P, pontos médios dos lados AB, BC e CA, respectivamente. M(20,15,30) N(40,40,20) P(60,30,10) 10. Representar o triângulo ABC sendo dados os vértices A e B e o baricentro G. A(30,10,20) B(20,50,40) G(50,30,30).

23 Representar um quadrado contido em sendo dados A(20,40,?) e sabendo-se que o lado AB mede 30 e é paralelo à LT. 12. Representar os pontos A e B de conhecendo A(10,30,?) e B(x,50,?) sabendo-se que AB=30.

24 24 II REPRESENTAÇÃO DA RETA 1. Representação da reta Propriedade já vista: Se r é uma reta então r ou é uma reta (se r não for paralela à direção das projetantes d) ou um ponto (se r for paralela à direção das projetantes d). Para obtemos a projeção de uma reta consideramos: - ou dois pontos A e B pertencentes a r - ou o seu plano projetante Como temos 3 PFR então há 3 projeções e portanto 3 planos projetantes. Normalmente, consideramos apenas a 1ª e a 2ª projeções da reta, pois são suficientes para determinar a 3ª projeção (exceto para a reta de perfil que veremos mais tarde). Espaço Épura 2. Ponto pertencente à reta Propriedade: P r P r e P r Mas se r// π e r então também deve ser verificado se P r. Exemplos:

25 25 3. Posições da reta em relação aos PFR A reta pode ocupar posições distintas em relação aos 3 PFR, podendo ser: - r perpendicular a um dos PFR: reta vertical reta de topo reta fronto-horizontal - r paralela a um dos PFR e oblíqua em relação aos outros dois PFR: r' reta horizontal reta frontal reta de perfil - r oblíqua em relação a todos os 3 PFR: reta qualquer

26 Reta vertical Essa reta é perpendicular ao Plano Horizontal de Projeção e paralela em relação ao Plano Vertical de Projeção. a) Característica espacial: b) Épura: c) Diedros: d) Ângulos: com com π com π e) Tem alguma projeção em VG? f) Quantidade de pontos necessários para representá-la: g) Traços: H, V, L

27 Reta de topo Essa reta é paralela ao Plano Horizontal de Projeção e perpendicular em relação ao Plano Vertical de Projeção. a) Característica espacial: b) Épura c) Diedros: d) Ângulos: com com π com π e) Tem alguma projeção em VG? f) Quantidade de pontos necessários para representá-la: g) Traços: H, V, L

28 Reta fronto-horizontal Essa reta é paralela ao Plano Horizontal de Projeção e paralela em relação ao Plano Vertical de Projeção. a) Característica espacial: b) Épura: c) Diedros: d) Ângulos: com com π com π e) Tem alguma projeção em VG? f) Quantidade de pontos necessários para representá-la: g) Traços: H, V, L

29 Reta horizontal Essa reta é paralela ao Plano Horizontal de Projeção e inclinada em relação ao Plano Vertical de Projeção. a) Característica espacial: b) épura c) Diedros: d) Ângulos: com com π com π e) Tem alguma projeção em VG? f) Quantidade de pontos necessários para representá-la: g) Traços: H, V, L

30 Reta frontal Essa reta é inclinada em relação ao Plano Horizontal de Projeção e paralela em relação ao Plano Vertical de Projeção. a) Característica espacial: b) Épura: c) Diedros: d) Ângulos: com com π com π e) Tem alguma projeção em VG? f) Quantidade de pontos necessários para representá-la: g) Traços: H, V, L

31 Reta de perfil Essa reta é inclinada em relação ao Plano Horizontal de Projeção e ao Plano Vertical de Projeção e paralela ao Plano Lateral de Projeção. a) Característica espacial: b) Épura: c) Diedros: d) Ângulos: com com π com π e) Tem alguma projeção em VG? f) Quantidade de pontos necessários para representá-la: g) Traços: H, V, L

32 Reta qualquer Essa reta é inclinada em relação ao Plano Horizontal de Projeção, ao Plano Vertical de Projeção e ao Plano Lateral de Projeção. a) Característica espacial: b) Épura z c) Diedros: d) Ângulos: com com π com π r r" x e) Tem alguma projeção em VG? y r' f) Quantidade de pontos necessários para representá-la: g) Traços: H, V, L

33 33 Exercícios 1. Na reta r, definida pelos pontos A(20,40,10) e B(60,10,-40) representar os pontos: C(40,?,?) D(?,50,?) E(?,?,-10) F(?,-10,?) G(?,?,0) H(-10,?,?) I(0,?,?) O 2. Na reta r, definida pelos pontos A(40,30,10) e B(40,10,30) representar os pontos: C(?,35,?) D(?,?,20) E(?,?,-10) F(?,-10,?) G(?,?,0) H(?,0,?) O

34 34 3. Seja a reta r definida pelos pontos A e B. Representá-la, identificar o nome da reta e sua posição em relação aos PFR (paralela, oblíqua ou perpendicular). a) A(30,20,10), B(60,50,20) b) A(20,30,20), B(20,40,20) c) A(10,20,30), B(40,20,50) d) A(40,50,10), B(40,20,30)

35 35 4. Seja a reta r definida pelos pontos A e B. Representar os traços H, V e L sobre os PFR(, π e π ). Identificar os diedros pelos quais a reta atravessa. a) A(30,20,10), B(50,10,40) b) A(20,30,10), B(40,20,10) c) A(30,20,20), B(30,20,40) d) A(30,30,10), B(30,20,30)

36 36 5. Seja a reta r definida pelos pontos A e B. Identificar o nome da reta. Encontrar os ângulos que a reta forma com os PFR, bem como a VG do segmento AB. a) A(10,20,30) B(40,20,10) b) A(30,-10,40), B(30,20,40) c) A(20,20,10), B(40,30,40) d) A(30,-30,-10), B(30,-30,20)

37 37 e) A(20,-20,-30), B(50,-20,-30) f) A(30,10,50), B(30,-20,-15) g) A(20,10,0), B(40,10,30) h) A(0,-20,-10), B(50,20,-10)

38 38 6. Representar as retas horizontais que passem pelo ponto dado A e que formem ângulo dado com um dos PFR. a) A(20,30,40) 3 =30 o b) A(30,40,20) 2 =15 o 7. Representar as retas frontais que passem pelo ponto dado A e que formem ângulo dado com um dos PFR. a) A(30,30,40) 1 =30 o b) A(30,30,40) 3 =15 o

39 39 8. Representar as retas de perfil que passem pelo ponto dado A e que formem ângulo dado com um dos PFR. a) A(20,30,10), 1 = 60 0 b) A(30,20,40), 2 = 15 0

40 40 9. Representar uma reta horizontal que passe pelo ponto dado A(30,40,30) sabendo-se que qualquer segmento da mesma tem a sua segunda projeção reduzida a metade desse segmento. 10. Representar as retas quaisquer que passam pelo ponto dado A(30,20,40) e formam ângulo θ 1 =30º com e θ 2 = 45º com π.

41 41 4. Posição relativa de duas retas Duas retas r e s podem ser: paralelas coplanares concorrentes coincidentes não coplanares ou reversas Observação: sejam r, s, P r e (P,s) então - se (P,s) possuir em comum com r apenas o ponto P então r e s são reversas e P (r ); - ou se r estiver contida em então as retas r e s são coplanares Condições de paralelismo 1º) Retas não de perfil Vimos propriedade 2: Se r//s então r //s ou r s ou são pontuais. Como trabalhamos com pelo menos duas projeções então: r' //s' e r" //s" r//s r' s' e r" //s" (ou r" s" e r' // s' ) r' e s' são pontuais e r" //s" ( ou r" e s" são pontuais Se r s e r s e r e s são não de perfil então r s 2º) Retas de perfil e r //s ) a) as retas pertencem a um mesmo plano projetante em 1ª e 2ª projeções paralelas se r //s r e s podem ser coincidentes se r s concorrentes se r xs b) as retas pertencem a planos projetantes distintos em 1ª e 2ª projeções paralelas se r //s ou r s r e s podem ser reversas se r xs 4.2. Condições de incidência 1º) Retas não de perfil r x s em P e r x s em P e P P mesma LC r x s r x s e r s (ou r x s e r s ) r x s,r é um ponto e a s (ou r x s, r é um ponto e a s ) 2º) Uma reta é de perfil e a outra não Além das condições anteriores deve ser verificada também a 3ª projeção. 3º) Retas de perfil Duas retas de perfil somente poderão ser concorrentes se pertencem ao mesmo plano projetante em 1ª projeção e suas 3 as projeções são concorrentes.

42 42 Exercícios de posição relativa de duas retas 1. Representar a reta r pertencente ao ponto A(10,20,30) e paralela a reta s(p,q): a) P(40,10,30) Q(40,20,30) b) P(40,30,10) Q(40,30,20) c) P(30,30,20) Q(50,30,20) d) P(30,10,20) Q(50,30,20) e) P(30,30,20) Q(50,30,30) f) P(30,40,10) Q(60,30,-10)

43 43 2. Representar a reta r, pertencente ao ponto dado A e paralela a reta s(p,q) a) A(30,50,20) P(30,40,50) Q(30,20,30) b) A(60,40,10) P(40,30,40) Q(40,10,20)

44 44 3. São dadas duas retas r(a,b) e s(p,q), verificar se são coincidentes, paralelas, concorrentes ou reversas. Caso sejam concorrentes, determinar o ponto X em comum. 3.1 As retas dadas são não de perfil a) b) c) d)

45 45 e) f) g) h)

46 As retas dadas são de perfil i) A(30,30,40) B(30,40,20) P(30,10,30) Q(30,20,40) j) A(30,20,10) B(30,10,20) P(30,30,30) Q(30,40,40)

47 47 k) A(20,30,40) B(20,40,50) P(40,40,20) Q(40,10,30) l) A(20,30,40) B(20,40,50) P(40,40,20) Q(40,50,30)

48 Uma das retas dadas é de perfil e a outra é não de perfil m) A(30,-10,40) B(30,0,40) P(30,10,20) Q(30,20,30) n) A(40,10,20) B(40,30,10) P(20,10,10) Q(60,30,50)

49 49 4. Representar a reta horizontal r pertencente ao ponto dado A e concorrente com uma reta qualquer s(p,q) dada. Representar o ponto X de interseção. A(10,20,10) P(30,30,30) Q(50,20,40) 5. Representar a reta frontal r pertencente ao ponto dado A e concorrente com uma reta qualquer s(p,q) dada. Representar o ponto X de interseção. A(10,20,50) P(30,30,30) Q(50,10,40)

50 50 6. Representar a reta de perfil r pertencente ao ponto dado A e concorrente com uma reta qualquer s(p,q) dada. Representar o ponto X de interseção. A(10,20,10) P(30,20,30) Q(50,10,40) 7. Representar a reta horizontal r pertencente ao ponto dado A e concorrente com uma reta de perfil s(p,q) dada. Representar o ponto X de interseção. A(10,20,20) P(30,30,40) Q(30,10,10)

51 51 8. Representar a reta de topo r pertencente ao ponto dado A e concorrente com uma reta de perfil s(p,q) dada. Representar o ponto X de interseção. A(30,-10,30) P(30,30,20) Q(30,50,10) 9. Representar a reta vertical r pertencente ao ponto dado A e concorrente com uma reta de perfil s(p,q) dada. Representar o ponto X de interseção. A(30,15,50) P(30,30,20) Q(30,50,10)

52 Representar a reta fronto-horizontal r pertencente ao ponto dado A e concorrente com uma reta de perfil s(p,q) dada. Representar o ponto X de interseção. A(20,30,?) P(30,10,20) Q(30,40,10) 11. Representar uma reta r(a,b) qualquer concorrente com uma reta de perfil s(p,q) dada. Representar o ponto X de interseção. A(10,30,30) B(30,20,?) P(40,30,40) Q(40,10,10)

53 53 5. Perpendicularidade e ortogonalidade de retas Relembrando a Propriedade 7 para somente uma projeção: (1) r s ( ou r s ) Se (2) r // ( ou r ) (4) r s (3) s Recíprocas são válidas: (2) r // ( ou r ) Se (3) s (1) r s ( ou r s ) (4) r s Se (1) r s ( ou r s ) (3) s (4) r s (2) r // ( ou r ) Na projeção cilíndrica ortogonal tem-se que um ângulo não reto somente se projeta em VG quando os dois lados forem paralelos ao plano de projeção. Porém, se o ângulo for reto, basta um só lado ser paralelo (ou estar contido) e o outro ser não perpendicular ao plano de projeção para que ele tenha projeção ortogonal em VG. Exercícios de perpendicularidade e ortogonalidade de retas 1. Representar a reta s que passe pelo ponto dado P e seja perpendicular a uma reta dada r. a) r é horizontal b) r é frontal

54 54 c) r é de perfil d) r é fronto-horizontal e) r é qualquer

55 55 2. Representar pelo ponto dado P uma reta s ortogonal a reta dada r, sabendo-se que: a) s é horizontal b) s é frontal c) s é de perfil d) s é qualquer

56 56 3. Representar a distância do ponto dado P a uma reta dada r. Obter a verdadeira grandeza dessa distância. a) r é horizontal b) r é frontal c) r é de perfil d) r é fronto-horizontal e) r é qualquer

57 57 4. Representar o losango ABCD, de diagonal BD horizontal, sendo dados os vértices A e C, e o comprimento da diagonal BD. A(20,35,10) C(50,15,30) BD=30 5. Representar o losango ABCD, de diagonal BD horizontal, sendo dados os vértices A e C e sabendo-se que a primeira projeção do mesmo deve ser um quadrado. A(20,35,10) C(50,15,30)

58 58 6. Representar um triângulo ABC isósceles, de base AB horizontal dada, sendo dados o afastamento e a cota do vértice C. A(20,40,20) B(50,50,20) C(x,20,40) 7. Representar um retângulo ABCD, sendo dados os vértices A e C, e sabendo-se que o lado AB é frontal e tem comprimento dado. A(20,20,25) C(50,40,45) AB=20

SISTEMAS DE PROJEÇÃO. 1. Conceito de projeção cônica (ou central)

SISTEMAS DE PROJEÇÃO. 1. Conceito de projeção cônica (ou central) MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO - UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ SETOR DE CIÊNCIAS EXATAS - DEPARTAMENTO DE EXPRESSÃO GRÁFICA Professora Deise Maria Bertholdi Costa - Disciplina CD028 Expressão Gráfica II Curso

Leia mais

O MÉTODO DAS DUPLAS PROJEÇÕES ORTOGONAIS

O MÉTODO DAS DUPLAS PROJEÇÕES ORTOGONAIS MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO - UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ SETOR DE CIÊNCIAS EXATAS - DEPARTAMENTO DE EXPRESSÃO GRÁFICA Professora Deise Maria Bertholdi Costa - Disciplina CD028 Expressão Gráfica II Curso

Leia mais

O MÉTODO DAS DUPLAS PROJEÇÕES ORTOGONAIS

O MÉTODO DAS DUPLAS PROJEÇÕES ORTOGONAIS MINISTÉRI DA EDUCAÇÃ UNIVERSIDADE FEDERAL D PARANÁ SETR DE CIÊNCIAS EXATAS DEPARTAMENT DE EXPRESSÃ GRÁFICA Professora Elen Andrea Janzen Lor 1. Planos fundamentais de referência (PFR) MÉTD DAS DUPLAS PRJEÇÕES

Leia mais

PARTE I - INTRODUÇÃO

PARTE I - INTRODUÇÃO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ SETOR DE CIÊNCIAS EXATAS DEPARTAMENTO DE EXPRESSÃO GRÁFICA Professores: Luzia Vidal de Souza e Paulo Henrique Siqueira Disciplina: Geometria Descritiva

Leia mais

INTRODUÇÃO - GEOMETRIA DESCRITIVA

INTRODUÇÃO - GEOMETRIA DESCRITIVA GEOMETRIA DESCRITIVA - DUPLA PROJEÇÃO ORTOGONAL 1 UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ DEPARTAMENTO DE EXPRESSÃO GRÁFICA DISCIPLINA: Geometria Descritiva I CURSO: Engenharia Química AUTORES: Luzia Vidal de Souza

Leia mais

O MÉTODO DAS DUPLAS PROJEÇÕES ORTOGONAIS

O MÉTODO DAS DUPLAS PROJEÇÕES ORTOGONAIS MINISTÉRI DA EDUCAÇÃ UNIVERSIDADE FEDERAL D PARANÁ SETR DE CIÊNCIAS EXATAS DEPARTAMENT DE EXPRESSÃ GRÁFICA Professora: Bárbara de Cássia Xavier Cassins Aguiar MÉTD DAS DUPLAS PRJEÇÕES RTGNAIS PARTE I REPRESENTAÇÃ

Leia mais

SISTEMAS DE PROJEÇÃO

SISTEMAS DE PROJEÇÃO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ SETOR DE CIÊNCIAS EXATAS DEPARTAMENTO DE EXPRESSÃO GRÁFICA Professora Deise Maria Bertholdi Costa Disciplina CD028 Expressão Gráfica II Curso de Engenharia

Leia mais

INTRODUÇÃO. 1. Desenho e Geometria. Desenho Artístico Desenho de Resolução Desenho Técnico. 2. Geometria Descritiva

INTRODUÇÃO. 1. Desenho e Geometria. Desenho Artístico Desenho de Resolução Desenho Técnico. 2. Geometria Descritiva MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ SETOR DE CIÊNCIAS EXATAS DEPARTAMENTO DE EXPRESSÃO GRÁFICA Professora Deise Maria Bertholdi Costa Disciplina CD020 Geometria Descritiva Curso de Engenharia

Leia mais

CAPÍTULO I - INTRODUÇÃO - GEOMETRIA DESCRITIVA

CAPÍTULO I - INTRODUÇÃO - GEOMETRIA DESCRITIVA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ DEPARTAMENTO DE EXPRESSÃO GRÁFICA DISCIPLINA: Geometria Descritiva I CURSO: Engenharia Química AUTORES: Luzia Vidal de Souza Deise Maria Bertholdi Costa Paulo Henrique Siqueira

Leia mais

O MÉTODO DAS DUPLAS PROJEÇÕES ORTOGONAIS

O MÉTODO DAS DUPLAS PROJEÇÕES ORTOGONAIS Expressão Gráfica II Geometria Descritiva Engenharia Civil - 2014 13 MÉTD DAS DUPLAS PRJEÇÕES RTGNAIS PARTE I REPRESENTAÇÃ D PNT 1. Planos fundamentais de referência (PFR) Consideremos π e π dois planos

Leia mais

PARTE I - INTRODUÇÃO

PARTE I - INTRODUÇÃO MINISTÉRI DA EDUCAÇÃ UNIVERSIDADE FEDERAL D PARANÁ SETR DE CIÊNCIAS EXATAS DEPARTAMENT DE EXPRESSÃ GRÁFICA Professores: Deise Maria Bertholdi Costa Luzia Vidal de Souza e Paulo Henrique Siqueira Disciplina:

Leia mais

PARTE I - INTRODUÇÃO

PARTE I - INTRODUÇÃO MINISTÉRI DA EDUCAÇÃ UNIVERSIDADE FEDERAL D PARANÁ SETR DE CIÊNCIAS EXATAS DEPARTAMENT DE EXPRESSÃ GRÁFICA Professores: Deise Maria Bertholdi Costa e Paulo Henrique Siqueira Disciplina: Geometria Descritiva

Leia mais

PARTE I - INTRODUÇÃO

PARTE I - INTRODUÇÃO MINISTÉRI DA EDUCAÇÃ UNIVERSIDADE FEDERAL D PARANÁ SETR DE CIÊNCIAS EXATAS DEPARTAMENT DE EXPRESSÃ GRÁFICA Professores: Deise Maria Bertholdi Costa e Paulo Henrique Siqueira Disciplina: Geometria Descritiva

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO - UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ SETOR DE CIÊNCIAS EXATAS DEPARTAMENTO DE EXPRESSÃO GRÁFICA

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO - UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ SETOR DE CIÊNCIAS EXATAS DEPARTAMENTO DE EXPRESSÃO GRÁFICA MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO - UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ SETOR DE CIÊNCIAS EXATAS DEPARTAMENTO DE EXPRESSÃO GRÁFICA Disciplina CD027 Expressão Gráfica I Conteúdo II: Projeção Cotada Curso Engenharia Civil

Leia mais

III REPRESENTAÇÃO DO PLANO. 1. Representação do plano Um plano pode ser determinado por: a) três pontos não colineares

III REPRESENTAÇÃO DO PLANO. 1. Representação do plano Um plano pode ser determinado por: a) três pontos não colineares 59 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO - UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ SETOR DE CIÊNCIAS EXATAS - DEPARTAMENTO DE EXPRESSÃO GRÁFICA Professora Deise Maria Bertholdi Costa Disciplina CD020 Geometria Descritiva Curso

Leia mais

Capítulo I - Introdução

Capítulo I - Introdução UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ DEPARTAMENTO DE EXPRESSÃO GRÁFICA DISCIPLINA: EXPRESSÃO GRÁFICA I CURSO: ENGENHARIA CIVIL AUTORES: Luzia Vidal de Souza Deise Maria Bertholdi Costa Paulo Henrique Siqueira

Leia mais

Capítulo I - Introdução

Capítulo I - Introdução UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ DEPARTAMENTO DE EXPRESSÃO GRÁFICA DISCIPLINA: EXPRESSÃO GRÁFICA I CURSO: ENGENHARIAA CIVIL AUTORES: Luzia Vidal de Souza Deise Mariaa Bertholdi Costa Paulo Henrique Siqueira

Leia mais

Capítulo I - Construções Fundamentais - Desenho Básico

Capítulo I - Construções Fundamentais - Desenho Básico UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ DEPARTAMENTO DE EXPRESSÃO GRÁFICA DISCIPLINA: EXPRESSÃO GRÁFICA I CURSO: ENGENHARIA FLORESTAL AUTORES: Luzia Vidal de Souza Simone da Silva Soria Medina Capítulo I - Construções

Leia mais

Dupla Projeção Ortogonal. PARTE III REPRESENTAÇÃO DO PLANO 1. Representação do plano Um plano pode ser determinado por: a) três pontos não colineares

Dupla Projeção Ortogonal. PARTE III REPRESENTAÇÃO DO PLANO 1. Representação do plano Um plano pode ser determinado por: a) três pontos não colineares 31 PARTE III REPRESENTAÇÃ D PLAN 1. Representação do plano Um plano pode ser determinado por: a) três pontos não colineares b) um ponto e uma reta que não se pertencem 32 c) duas retas concorrentes d)

Leia mais

A projeção de uma reta sobre um plano é o lugar das projeções de todos os seus pontos sobre este plano. (D) (C)

A projeção de uma reta sobre um plano é o lugar das projeções de todos os seus pontos sobre este plano. (D) (C) ESTUDO DA RETA A projeção de uma reta sobre um plano é o lugar das projeções de todos os seus pontos sobre este plano. (A) (C) (D) (B) (a) B (p) A C D Baixando de todos os pontos da reta perpendiculares

Leia mais

FAMEBLU Arquitetura e Urbanismo

FAMEBLU Arquitetura e Urbanismo FAMEBLU Arquitetura e Urbanismo Disciplina GEOMETRIA DESCRITIVA APLICADA A ARQUITETURA 1 Aula 8: Revisão Geral Exercícios Professor: Eng. Daniel Funchal, Esp. Revisão PLANOS Um plano pode ser determinado

Leia mais

Expressão Gráfica II EXPRESSÃOGRÁFICA. Departamento de. Unidade I - GEOMETRIA DESCRITIVA

Expressão Gráfica II EXPRESSÃOGRÁFICA. Departamento de. Unidade I - GEOMETRIA DESCRITIVA Expressão Gráfica II Unidade I - GEOMETRIA DESCRITIVA Departamento de EXPRESSÃOGRÁFICA Material elaborado por: Profª MSc.Andrea Faria Andrade Curitiba, PR / 2011 I Introdução A Geometria Descritiva (também

Leia mais

Capítulo 1 - O Ponto. Capítulo 2 - A Reta

Capítulo 1 - O Ponto. Capítulo 2 - A Reta Capítulo 1 - O Ponto Lista de Exercícios de GD0159 O Ponto, A Reta, O Plano e Métodos Descritivos Professor: Anderson Mayrink da Cunha 1. Represente os pontos (A),..., (F ) em épura, onde (A)[1; 2; 3],

Leia mais

Um plano fica definido por duas retas paralelas ou concorrentes.

Um plano fica definido por duas retas paralelas ou concorrentes. 1 3 - ESTUDO DOS PLANOS Um plano fica definido por duas retas paralelas ou concorrentes. 3.1. Traços do plano São as retas de interseção de um plano com os planos de projeção. απ' - traço vertical de (α)

Leia mais

Prof. Rafael Saraiva Campos CEFET/RJ UnED Nova Iguaçu 2011

Prof. Rafael Saraiva Campos CEFET/RJ UnED Nova Iguaçu 2011 Introdução à Geometria Descritiva Aula 01 Prof. Rafael Saraiva Campos CEFET/RJ UnED Nova Iguaçu 2011 Resumo O que é Geometria Descritiva? Projeção Ortogonal de um Ponto Método da Dupla Projeção de Monge

Leia mais

LISTA DE EXERCÍCIOS COMPLEMENTAR 1ª PROVA

LISTA DE EXERCÍCIOS COMPLEMENTAR 1ª PROVA MINISTÉRI DA EDUCAÇÃ UNIVERSIDADE FEDERAL D PARANÁ SETR DE CIÊNCIAS EXATAS DEPARTAMENT DE EXPRESSÃ GRÁFICA Professora Elen Andrea Janzen Lor Representação de Retas LISTA DE EXERCÍCIS CMPLEMENTAR 1ª PRVA

Leia mais

1. SISTEMA DE PROJEÇÕES

1. SISTEMA DE PROJEÇÕES Expressão Gráfica I 1 Desde a pré-história o homem já defrontou-se com o problema de representar em um só plano. O desenho assumiu a função simbólica, mística (os povos primitivos representavam em cavernas

Leia mais

Estas notas de aulas são destinadas a todos aqueles que desejam ter. estudo mais profundo.

Estas notas de aulas são destinadas a todos aqueles que desejam ter. estudo mais profundo. Geometria Descritiva Prof. Sérgio Viana Estas notas de aulas são destinadas a todos aqueles que desejam ter um conhecimento básico de Geometria Descritiva, para um posterior estudo mais profundo. GEOMETRIA

Leia mais

Projeções de entidades geométricas elementares condicionadas por relações de pertença (incidência) 8

Projeções de entidades geométricas elementares condicionadas por relações de pertença (incidência) 8 Índice Item Representação diédrica Projeções de entidades geométricas elementares condicionadas por relações de pertença (incidência) 8 Reta e plano 8 Ponto pertencente a uma reta 8 Traços de uma reta

Leia mais

APOSTILA GEOMETRIA DESCRITIVA

APOSTILA GEOMETRIA DESCRITIVA APOSTILA GEOMETRIA DESCRITIVA 1 GEOMETRIA MÉTRICA E ESPACIAL 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 SISTEMAS DE PROJEÇÃO Conforme o que foi exposto anteriormente, o estudo da Geometria Descritiva está

Leia mais

FAMEBLU Arquitetura e Urbanismo

FAMEBLU Arquitetura e Urbanismo FAMEBLU Arquitetura e Urbanismo Disciplina GEOMETRIA DESCRITIVA APLICADA A ARQUITETURA 1 Aula 2: Conceitos Básicos Sistemas de Projeção Método da Dupla Projeção de Monge Professor: Eng. Daniel Funchal,

Leia mais

Expressão Gráfica Projeção Cotada 32

Expressão Gráfica Projeção Cotada 32 Expressão Gráfica Projeção Cotada 32 CAPÍTULO I - INTRODUÇÃO O MÉTODO DAS PROJEÇÕES COTADAS O método foi idealizado por Fellipe Buache em 1737 para o levantamento da carta hidrográfica do Canal da Mancha.

Leia mais

1. POSTULADOS DO DESENHO GEOMÉTRICO

1. POSTULADOS DO DESENHO GEOMÉTRICO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ DEPARTAMENTO DE EXPRESSÃO GRÁFICA DISCIPLINA: EXPRESSÃO GRÁFICA I CURSO: Engenharia Florestal AUTORES: Luzia Vidal de Souza Deise Maria Bertholdi Costa 1. POSTULADOS DO DESENHO

Leia mais

1. POSTULADOS DO DESENHO GEOMÉTRICO

1. POSTULADOS DO DESENHO GEOMÉTRICO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ DEPARTAMENTO DE EXPRESSÃO GRÁFICA DISCIPLINA: EXPRESSÃO GRÁFICA I CURSO: Engenharia Florestal AUTORES: Luzia Vidal de Souza Deise Maria Bertholdi Costa Paulo Henrique Siqueira

Leia mais

Aula 2-ARQ-011 Desenho Técnico 1:

Aula 2-ARQ-011 Desenho Técnico 1: Aula 2-ARQ-011 Desenho Técnico 1: Revisão de Geometria Descritiva: Vistas Ortográficas Antonio Pedro Carvalho Aula baseada em: CARVALHO, A. P. A.; FONSECA, A. A. S. E.; PEDROSO, G. M. (orgs) Geometria

Leia mais

DESENHO TÉCNICO II EXERCÍCIOS

DESENHO TÉCNICO II EXERCÍCIOS DESENHO TÉCNICO II EXERCÍCIOS Desenhar a épura das seguintes retas. RETA HORIZONTAL Z A A B B X Y Estudo da Reta RETA FRONTAL 1 Z B B A A X Y RETA VERTICAL Z B B A A X Y RETA DE TOPO Estudo da Reta 2 Z

Leia mais

PHA ( ) PHP ( ) Iº DIEDRO: PVI ( ) IIIº DIEDRO:

PHA ( ) PHP ( ) Iº DIEDRO: PVI ( ) IIIº DIEDRO: GEOMETRIA DESCRITIVA UNIDADE 01 GEOMETRIA DESCRITIVA PLANO DE PROJEÇÃO PHA ( ) PHP ( ) Iº DIEDRO: PVS ( ) IIº DIEDRO: PVI ( ) IIIº DIEDRO: LT ( ) IVº DIEDRO: 1 GEOMETRIA DESCRITIVA UNIDADE 01 Linha Terra

Leia mais

. f3 = 4 e 1 3 e 2. f2 = e 1 e 3, g 1 = e 1 + e 2 + e 3, 2 g 2 = e 1 + e 2,

. f3 = 4 e 1 3 e 2. f2 = e 1 e 3, g 1 = e 1 + e 2 + e 3, 2 g 2 = e 1 + e 2, INSTITUTO DE MATEMÁTICA E ESTATÍSTICA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO MAT-457 Álgebra Linear para Engenharia I Segunda Lista de Exercícios - Professor: Equipe da Disciplina EXERCÍCIOS 1. Dê a matriz de mudança

Leia mais

NOTAS DE AULAS GEOMETRIA DESCRITIVA

NOTAS DE AULAS GEOMETRIA DESCRITIVA NOTAS DE AULAS DE GEOMETRIA DESCRITIVA O A B C D E F 2º diedro P 2 PVS P 1º diedro PHA P 0 PHP P 1 PVI 3º diedro 4º diedro PROF. LUIZ ANTONIO DE MORAIS 2003 1) Introdução A Geometria descritiva foi criada

Leia mais

AULA SISTEMA DE PROJEÇÃO

AULA SISTEMA DE PROJEÇÃO 1 É a parte da matemática aplicada que tem por finalidade representar sobre um plano as figuras do espaço de modo que seja possível resolver por geometria os problemas de três dimensões SISTEMAS PROJETIVOS

Leia mais

Sumário. Mudança de planos. Rebatimento. Rotação. Estudo do ponto. Estudo do ponto. Estudo da reta. Estudo da reta. Estudo do plano.

Sumário. Mudança de planos. Rebatimento. Rotação. Estudo do ponto. Estudo do ponto. Estudo da reta. Estudo da reta. Estudo do plano. Prof. Jair Sumário Mudança de planos Estudo do ponto Estudo da reta Estudo do plano Rotação Estudo do ponto Estudo da reta Rebatimento Estudo do ponto Estudo da reta Estudo do plano Porções úteis de um

Leia mais

9.3 REPRESENTAÇÃO DO PLANO

9.3 REPRESENTAÇÃO DO PLANO 75 9.3 REPRESENTAÇÃO DO PLANO 9.3.1 REPRESENTAÇÃO DO PLANO Um plano fica determinado por: Três pontos não colineares; Um ponto e uma reta que não se pertencem; Duas retas concorrentes ou paralelas. 9.3.2

Leia mais

Geometria Descritiva Básica (Versão preliminar)

Geometria Descritiva Básica (Versão preliminar) Geometria Descritiva Básica (Versão preliminar) Prof. Carlos Kleber 5 de novembro de 2008 1 Introdução O universo é essencialmente tridimensonal. Mas nossa percepção é bidimensional: vemos o que está à

Leia mais

Apostila de Geometria Descritiva. Anderson Mayrink da Cunha GGM - IME - UFF

Apostila de Geometria Descritiva. Anderson Mayrink da Cunha GGM - IME - UFF Apostila de Geometria Descritiva Anderson Mayrink da Cunha GGM - IME - UFF Novembro de 2013 Sumário Sumário i 1 Poliedros e sua Representação 1 1.1 Tipos de Poliedros.............................. 1 1.1.1

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA - UNESP.

UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA - UNESP. UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA - UNESP. CAMPUS DE PRESIDENTE PRUDENTE FACULDADE DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA - FCT. CURSO: Matemática DISCIPLINA: Desenho Geométrico e Geometria Descritiva ALUNO (A):... Profª.:

Leia mais

12. TEORIA ELEMENTAR DO DESENHO PROJETIVO

12. TEORIA ELEMENTAR DO DESENHO PROJETIVO 12. TEORIA ELEMENTAR DO DESENHO PROJETIVO Generalidades A Geometria Descritiva tem por finalidade representar no plano as figuras do espaço, de modo a podermos, com o auxílio da geometria plana, estudar

Leia mais

FICHA FORMATIVA. Represente, pelas suas projecções, a recta p, perpendicular ao plano alfa.

FICHA FORMATIVA. Represente, pelas suas projecções, a recta p, perpendicular ao plano alfa. Curso Cientifico- Humanístico de Ciências e Tecnologias Artes Visuais Geometria Descritiva A Ano Lectivo 2010/11 FICHA FORMATIVA Prof.Emilia Peixoto PARALELISMO DE RECTAS E PLANOS 1. Exame de 2008, 2ª

Leia mais

1. POSTULADOS DO DESENHO GEOMÉTRICO

1. POSTULADOS DO DESENHO GEOMÉTRICO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ DEPARTAMENTO DE EXPRESSÃO GRÁFICA DISCIPLINA: EXPRESSÃO GRÁFICA I CURSO: ENGENHARIA FLORESTAL AUTORES: Luzia Vidal de Souza Deise Maria Bertholdi Costa Paulo Henrique Siqueira

Leia mais

I - INTRODUÇÃO II LUGARES GEOMÉTRICOS, ÂNGULOS E SEGMENTOS 1. POSTULADOS DO DESENHO GEOMÉTRICO

I - INTRODUÇÃO II LUGARES GEOMÉTRICOS, ÂNGULOS E SEGMENTOS 1. POSTULADOS DO DESENHO GEOMÉTRICO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ SETOR DE CIÊNCIAS EXATAS DEPARTAMENTO DE EXPRESSÃO GRÁFICA Professores: Deise Maria Bertholdi Costa, Luzia Vidal de Souza, Paulo Henrique Siqueira,

Leia mais

APOSTILA DE GEOMETRIA DESCRITIVA

APOSTILA DE GEOMETRIA DESCRITIVA Dennis Coelho Cruz Luís Gustavo Henriques do Amaral Barreiras, BA Novembro de 2012 SUMÁRIO APRESENTAÇÃO... 3 UNIDADE 1 INTRODUÇÃO... 4 1.1 HISTÓRICO... 4 1.2 CONCEITOS BÁSICOS... 4 1.3 SISTEMAS DE PROJEÇÃO...

Leia mais

Conceitos básicos de Geometria:

Conceitos básicos de Geometria: Conceitos básicos de Geometria: Os conceitos de ponto, reta e plano não são definidos. Compreendemos estes conceitos a partir de um entendimento comum utilizado cotidianamente dentro e fora do ambiente

Leia mais

Curso de Engenharia Naval

Curso de Engenharia Naval Curso de Engenharia Naval Enviar via email, no formato CAD [formato DXF ou AutoCAD DWG (versão menos recente que a 2013) ], as duas épuras seguintes com a legenda indicando o autor do exercício. A margem

Leia mais

PARTE II LUGARES GEOMÉTRICOS E ÂNGULOS

PARTE II LUGARES GEOMÉTRICOS E ÂNGULOS MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ SETOR DE CIÊNCIAS EXATAS DEPARTAMENTO DE EXPRESSÃO GRÁFICA Professores: Deise Maria Bertholdi Costa, Luzia Vidal de Souza e Paulo Henrique Siqueira.

Leia mais

PARTE II LUGARES GEOMÉTRICOS E ÂNGULOS

PARTE II LUGARES GEOMÉTRICOS E ÂNGULOS MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ SETOR DE CIÊNCIAS EXATAS DEPARTAMENTO DE EXPRESSÃO GRÁFICA Professores: Deise Maria Bertholdi Costa, Luzia Vidal de Souza e Paulo Henrique Siqueira.

Leia mais

2 a Lista de Exercícios de MAT2457 Escola Politécnica 1 o semestre de 2014

2 a Lista de Exercícios de MAT2457 Escola Politécnica 1 o semestre de 2014 a Lista de Eercícios de MAT4 Escola Politécnica o semestre de 4. Determine u tal que u = e u é ortogonal a v = (,, ) e a w = (, 4, 6). Dos u s encontrados, qual é o que forma um ângulo agudo com o vetor

Leia mais

MATEMÁTICA MÓDULO 13 FUNDAMENTOS. Professor Matheus Secco

MATEMÁTICA MÓDULO 13 FUNDAMENTOS. Professor Matheus Secco MATEMÁTICA Professor Matheus Secco MÓDULO 13 FUNDAMENTOS 1. FUNDAMENTOS Conceitos primitivos: ponto, reta e plano. Dois pontos distintos determinam uma única reta que pasa por eles.reta. Três pontos não

Leia mais

MAT2457 ÁLGEBRA LINEAR PARA ENGENHARIA I 2 a Lista de Exercícios - 1 o semestre de f 1 = 2 e 1 e 2 e 3,

MAT2457 ÁLGEBRA LINEAR PARA ENGENHARIA I 2 a Lista de Exercícios - 1 o semestre de f 1 = 2 e 1 e 2 e 3, MAT2457 ÁLGEBRA LINEAR PARA ENGENHARIA I 2 a Lista de Exercícios - 1 o semestre de 2015 1 Sendo E = { e 1 e 2 e 3 } F = { f 1 f 2 f 3 } bases com: f 1 = 2 e 1 e 3 f 2 = e 2 + 2 e 3 f 3 = 7 e 3 e w = e

Leia mais

IG-UNICAMP. Fonte : PRINCIPE JR, A.R., Noções de Geometria Descritiva V. 1, 36. ed., Sao Paulo : Nobel, 1983.

IG-UNICAMP. Fonte : PRINCIPE JR, A.R., Noções de Geometria Descritiva V. 1, 36. ed., Sao Paulo : Nobel, 1983. Fonte : PRINCIPE JR, A.R., Noções de Geometria Descritiva V. 1, 36. ed., Sao Paulo : Nobel, 1983. Tal como vimos no estudos das retas, um plano pode ocupar várias posições em relação aos planos de projeção,

Leia mais

Geometria Descritiva. Desenho de Sólidos. Departamento de EXPRESSÃO GRÁFICA

Geometria Descritiva. Desenho de Sólidos. Departamento de EXPRESSÃO GRÁFICA Geometria Descritiva Desenho de Sólidos Departamento de EXPRESSÃO GRÁFICA Material elaborado para Disciplina CD014 - Geometria Descritiva do curso de Agronomia pelo Prof Dr. Rossano Silva em março de 2014

Leia mais

Notas de Aula de Geometria Descritiva - GGM - IME - UFF

Notas de Aula de Geometria Descritiva - GGM - IME - UFF Aula 01: O Ponto O objetivo da Geometria Descritiva é representar no plano as figuras do espaço, possibilitando o estudo de suas propriedades e a resolução de problemas espaciais através da Geometria Plana.

Leia mais

Aula 24 mtm B GEOMETRIA ESPACIAL

Aula 24 mtm B GEOMETRIA ESPACIAL Aula 24 mtm B GEOMETRIA ESPACIAL Entes Geométricos Ponto A T Reta r s Plano Espaço y α z x Entes Geométricos Postulados ou Axiomas Teorema a 2 = b 2 + c 2 S i =180 Determinação de uma reta Posições relativas

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ Departamento de Expressão Gráfica

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ Departamento de Expressão Gráfica UNIVERSIDADE FEDERAL DO NÁ Departamento de Expressão Gráfica Projeto de Extensão: Produção de material de apoio para o ensino na área de projetos gráficos tridimensionais. Disciplina: Geometria Descritiva

Leia mais

GEOMETRIA DESCRITIVA A

GEOMETRIA DESCRITIVA A GEOMETRIA DESCRITIVA A 0.º Ano Métodos Geométricos Auiliares I Mudança de Diedros de Projecção antónio de campos, 00 GENERALIDADES Quando se utiliza o método da mudança do diedro de projecção é necessário

Leia mais

Metas/Objetivos Descritores/Conteúdos Aulas previstas

Metas/Objetivos Descritores/Conteúdos Aulas previstas 1º Período Apresentação Levar os alunos a descobrir conceitos essenciais ao programa da disciplina através da Metodologia de Resolução de Problemas. Despertar nos alunos a curiosidade, o prazer da aprendizagem

Leia mais

Escola Politécnica UFRJ Departamento de Expressão Gráfica DEG. Sistemas Projetivos. Representação de Retas no Sistema Mongeano NOTAS DE AULA

Escola Politécnica UFRJ Departamento de Expressão Gráfica DEG. Sistemas Projetivos. Representação de Retas no Sistema Mongeano NOTAS DE AULA Escola Politécnica UFRJ Departamento de Expressão Gráfica DEG Sistemas Projetivos Representação de Retas no Sistema Mongeano NOTAS DE AULA Prof. Julio Cesar B. Torres (juliotorres@ufrj.br) REPRESENTAÇÃO

Leia mais

3. São dadas as coordenadas de u e v em relação a uma base ortonormal fixada. Calcule a medida angular entre u e v.

3. São dadas as coordenadas de u e v em relação a uma base ortonormal fixada. Calcule a medida angular entre u e v. 1 a Produto escalar, produto vetorial 2 a Lista de Exercícios MAT 105 1. Sendo ABCD um tetraedro regular de aresta unitária, calcule AB, DA. 2. Determine x de modo que u e v sejam ortogonais. (a) u = (x

Leia mais

Bacharelado em Ciência e Tecnologia 2ª Lista de Exercícios - Geometria Analítica

Bacharelado em Ciência e Tecnologia 2ª Lista de Exercícios - Geometria Analítica MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMI-ÁRIDO DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS AMBIENTAIS Bacharelado em Ciência e Tecnologia ª Lista de Exercícios - Geometria Analítica 008. ) São dados os pontos

Leia mais

Geometria Descritiva 28/08/2012. Elementos Primitivos da Geometria

Geometria Descritiva 28/08/2012. Elementos Primitivos da Geometria Geometria Descritiva Prof. Luiz Antonio do Nascimento ladnascimento@gmail.com www.lnascimento.com.br A Geometria, como qualquer outra ciência, fundamenta-se em observações e experiências para estabelecer

Leia mais

Geometria Espacial de Posição

Geometria Espacial de Posição Geometria Espacial de Posição Prof.: Paulo Cesar Costa www.pcdamatematica.com Noções primitivas POSTULADOS Postulados da existência Numa reta e fora dela existem infinitos pontos. Num plano e fora dele

Leia mais

PROPOSTAS DE RESOLUÇÃO

PROPOSTAS DE RESOLUÇÃO Exame Nacional de 2010 (2.ª Fase) 1. Em primeiro lugar representaram-se as retas a e b, bem como o ponto P, pelas respetivas projeções. As projeções da reta a desenharam-se em função dos respetivos ângulos

Leia mais

AULA 03 I GD: Ponto e Reta

AULA 03 I GD: Ponto e Reta AULA 03 I GD: Ponto e Reta Universidade Federal de Juiz de Fora I Faculdade de Arquitetura e Urbanismo Profa. Dra. Juliane Figueiredo Fonseca I Representação Manual Técnica 1 01 OBJETIVOS Abordar o conteúdo

Leia mais

COLÉGIO PEDRO II U. E. ENGENHO NOVO II

COLÉGIO PEDRO II U. E. ENGENHO NOVO II COLÉGIO PEDRO II U. E. ENGENO NOVO II Terceira projeção da reta de perfil Determinação dos traços Pertinência de ponto à reta de perfil - 2º no do Ensino Médio Prof a. Soraya Coord. Prof. JORGE MRCELO

Leia mais

básicos da geometria descritiva, destacando os tipos Inicia se pelo estudo do ponto e depois estende se

básicos da geometria descritiva, destacando os tipos Inicia se pelo estudo do ponto e depois estende se Teoria das Projeções Prof. Cristiano Arbex 2012 Introdução O objetivo desta aula é apresentaros conceitos básicos da geometria descritiva, destacando os tipos principais de projeção. Inicia se pelo estudo

Leia mais

Elementos Principais de Geometria Descritiva. 13 de Agosto de 2000

Elementos Principais de Geometria Descritiva. 13 de Agosto de 2000 Elementos Principais de Geometria Descritiva Alexandre Kawano João Petreche 3 de Agosto de 000 Conteúdo Introdução à Geometria Descritiva. Objetivos.... Sistemas de Projeção....3 Elementos principais da

Leia mais

Item 1. Item 2. (Intersecções e Paralelismo) Hipótese A

Item 1. Item 2. (Intersecções e Paralelismo) Hipótese A Item 1 (Intersecções e Paralelismo) Hipótese A 2. Pelos pontos que definem o plano (R, S e T), conduzir duas rectas auxiliares (h é horizontal e f é frontal); 3. Pelo ponto R da recta f, traçar a projecção

Leia mais

EXERCÍCIOS COMPLEMENTARES

EXERCÍCIOS COMPLEMENTARES Questão 01) EXERCÍCIOS COMPLEMENTARES GEOMETRIA ESPACIAL PROF.: GILSON DUARTE d) Se e são perpendiculares entre-si, então é perpendicular a todas as retas contidas em. Todas as afirmações abaixo estão

Leia mais

Na forma reduzida, temos: (r) y = 3x + 1 (s) y = ax + b. a) a = 3, b, b R. b) a = 3 e b = 1. c) a = 3 e b 1. d) a 3

Na forma reduzida, temos: (r) y = 3x + 1 (s) y = ax + b. a) a = 3, b, b R. b) a = 3 e b = 1. c) a = 3 e b 1. d) a 3 01 Na forma reduzida, temos: (r) y = 3x + 1 (s) y = ax + b a) a = 3, b, b R b) a = 3 e b = 1 c) a = 3 e b 1 d) a 3 1 0 y = 3x + 1 m = 3 A equação que apresenta uma reta com o mesmo coeficiente angular

Leia mais

DESENHO GEOMÉTRICO E GEOMETRIA DESCRITIVA

DESENHO GEOMÉTRICO E GEOMETRIA DESCRITIVA DESENHO GEOMÉTRICO E GEOMETRIA DESCRITIVA CURSO: Licenciatura em Matemática PROFESSOR: Katia Arcaro E-mail: katia.arcaro@caxias.ifrs.edu.br 2017/2 1 Definições Preliminares 1. Desenho Geométrico: figura

Leia mais

Coordenadas Cartesianas

Coordenadas Cartesianas 1 Coordenadas Cartesianas 1.1 O produto cartesiano Para compreender algumas notações utilizadas ao longo deste texto, é necessário entender o conceito de produto cartesiano, um produto entre conjuntos

Leia mais

REBATIMENTOS 3- OS REBATIMENTOS E A MUDANÇA DE DIEDROS DE PROJECÇÃO

REBATIMENTOS 3- OS REBATIMENTOS E A MUDANÇA DE DIEDROS DE PROJECÇÃO REBATIMENTOS 1- NOÇÃO Sabemos que dois planos se intersectam segundo uma recta. Quando temos dois planos, se fizermos um deles rodar em torno da recta de intersecção até ficar coincidente com o outro,

Leia mais

GGM /11/2010 Dirce Uesu Pesco Geometria Espacial

GGM /11/2010 Dirce Uesu Pesco Geometria Espacial GGM00161-06/11/2010 Turma M2 Dirce Uesu Pesco Geometria Espacial Postulados : - Por dois pontos distintos passa uma e somente uma reta - Três pontos não colineares determinam um único plano. - Qualquer

Leia mais

Aula 3-ARQ-013 Geometria Descritiva 1A: Introdução à Geometria Descritiva Elementos e pontos

Aula 3-ARQ-013 Geometria Descritiva 1A: Introdução à Geometria Descritiva Elementos e pontos Aula 3-ARQ-013 Geometria Descritiva 1A: Introdução à Geometria Descritiva Elementos e pontos Antonio Pedro Carvalho Aula baseada em: CARVALHO, A. P. A.; FONSECA, A. A. S. E.; PEDROSO, G. M. (orgs) Geometria

Leia mais

Geometria Descritiva. Alfabeto do Plano:

Geometria Descritiva. Alfabeto do Plano: Geometria Descritiva Alfabeto do Plano: Posição de um plano em relação aos: Planos projectantes - Paralelo - perpendicular a um só plano - perpendicular aos dois planos Planos não projectantes: Retas contidas

Leia mais

Escola Secundária de Alberto Sampaio - Braga Julho de Proposta de correcção do exame nacional de Geometria Descritiva A (prova 708) 2ª fase

Escola Secundária de Alberto Sampaio - Braga Julho de Proposta de correcção do exame nacional de Geometria Descritiva A (prova 708) 2ª fase Exercício 1 (escala 1:1) Jorge Marques e Estefânio Lemos 1 9 Exercício 2-1ª hipótese de resolução (escala 1:1) Jorge Marques e Estefânio Lemos 2 9 Exercício 2-2ª hipótese de resolução (escala 1:1) Jorge

Leia mais

Notas sobre Geometria Espacial e Descritiva

Notas sobre Geometria Espacial e Descritiva 1 Notas sobre Geometria Espacial e Descritiva 0.1 Preliminares sobre Geometria Espacial e Descritiva Considerando a geometria do plano e o desenho geométrico plano totalmente conhecidos e explorados, passaremos

Leia mais

A perspectiva geométrica é uma projeção que resulta numa imagem semelhante aquela vista pelo nosso sentido da visão.

A perspectiva geométrica é uma projeção que resulta numa imagem semelhante aquela vista pelo nosso sentido da visão. PERSPECTIVA GEOMÉTRICA OU EXATA A. Introdução B. Elementos C. Tipos: paralela ou axonométrica / cônica D. Projeção paralela: isométrica, militar, cavaleira. A. Na perspectiva geométrica Utilizamos os sistemas

Leia mais

Conceitos Primitivos: são conceitos adotados sem definição.

Conceitos Primitivos: são conceitos adotados sem definição. Geometria Plana Geometria Espacial Conceitos Primitivos: são conceitos adotados sem definição. 1. Ponto P Características: Não possui dimensão Sua representação geométrica é indicada por letra maiúscula

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ Departamento de Expressão Gráfica

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ Departamento de Expressão Gráfica UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ Departamento de Expressão Gráfica Projeto de Extensão: Produção de material de apoio para o ensino na área de projetos gráficos tridimensionais. Disciplina: Geometria Descritiva

Leia mais

Projeção de Pontos. Unesp Campus de Rio Claro Prof. Dr. George Luiz Luvizotto

Projeção de Pontos. Unesp Campus de Rio Claro Prof. Dr. George Luiz Luvizotto Geometria Descritiva Projeção de Pontos Unesp Campus de Rio Claro Prof. Dr. George Luiz Luvizotto Programação GD - 2018 6 Introdução. Projeção mongeana e projeção de ponto Março 13 Revisão pontos e atitude

Leia mais

P L A N I F I C A Ç Ã O A N U A L 1 º A N O

P L A N I F I C A Ç Ã O A N U A L 1 º A N O P L A N I F I C A Ç Ã O A N U A L 1 º A N O DEPARTAMENTO: EXPRESSÕES ÁREA DISCIPLINAR: 600 - ARTES VISUAIS DISCIPLINA: GEOMETRIA DESCRITIVA CURSO PROFISSIONAL: Técnico de Design ANO: 1.º - ANO LETIVO:

Leia mais

Polígonos PROFESSOR RANILDO LOPES 11.1

Polígonos PROFESSOR RANILDO LOPES 11.1 Polígonos PROFESSOR RANILDO LOPES 11.1 Polígonos Polígono é uma figura geométrica plana e fechada formada apenas por segmentos de reta que não se cruzam no mesmo plano. Exemplos 11.1 Elementos de um polígono

Leia mais

Geometria Analítica - AFA

Geometria Analítica - AFA Geometria Analítica - AFA x = v + (AFA) Considerando no plano cartesiano ortogonal as retas r, s e t, tais que (r) :, (s) : mx + y + m = 0 e (t) : x = 0, y = v analise as proposições abaixo, classificando-

Leia mais

Geometria Descritiva

Geometria Descritiva Geometria Descritiva Projeção de retas situados nos planos de projeção: Plano Horizontal de projeção Plano Frontal de projeção Planos Bissetores: ß 1/3 ; ß 2/4 Alfabeto da Reta - Revisões Reta Horizontal

Leia mais

SÓLIDOS DE BASE(S) HORIZONTAL(AIS) OU FRONTAL(AIS)

SÓLIDOS DE BASE(S) HORIZONTAL(AIS) OU FRONTAL(AIS) SÓLIDOS DE BASE(S) HORIZONTAL(AIS) OU FRONTAL(AIS) 56. Exame de 1998 Prova Modelo (código 109) Represente, no sistema de dupla projecção ortogonal, dois segmentos de recta concorrentes, [AE] e [AI]. Os

Leia mais

1 Geometria Analítica Plana

1 Geometria Analítica Plana UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PARANÁ CAMPUS DE CAMPO MOURÃO Curso: Matemática, 1º ano Disciplina: Geometria Analítica e Álgebra Linear Professora: Gislaine Aparecida Periçaro 1 Geometria Analítica Plana A Geometria

Leia mais

Reta Fronto-Horizontal: simultaneamente paralela ao PHA e PVS.

Reta Fronto-Horizontal: simultaneamente paralela ao PHA e PVS. 1 Geometria Descritiva 1 Aula 03/04 Retas e planos auxiliares - Prof. Luciano POSIÇÕES DE RETAS Os posicionamentos de reta são caracterizados pelo sentido horizontal, vertical e inclinado da reta em relação

Leia mais

2ª série Ensino Médio. Aluno(a): N o Turma: Disciplina: DESENHO Coordenação: Prof. Jorge Marcelo Prof.ª: Soraya Izar

2ª série Ensino Médio. Aluno(a): N o Turma: Disciplina: DESENHO Coordenação: Prof. Jorge Marcelo Prof.ª: Soraya Izar COLÉGIO PEDRO II U E EN II 2ª série Ensino Médio Estudo do Ponto Março/ 2011 Aluno(a): N o Turma: Disciplina: DESENHO Coordenação: Prof. Jorge Marcelo Prof.ª: Soraya Izar Apostila extra 2 ESTUDO DO PONTO

Leia mais