Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download ""

Transcrição

1 Portal CAPES Treinamento no uso do Portal de Periódicos

2 Busca rápida Na página inicial estão disponíveis 4 tipos de busca rápida: Buscar assunto, Buscar periódico, Buscar livro e Buscar base. O objetivo destas opções é levar o usuário rapidamente ao conteúdo desejado.

3 O acesso realizado a partir de computadores não autorizados permitirá apenas a consulta ao conteúdo gratuito disponível no Portal.

4 Identificando-se 4

5 Dica: Uso de nome de usuário e senha Para realizar pesquisas no Portal.periodicos. CAPES não é necessário o uso de nome de usuário e senha e nenhum tipo de registro ou cadastro. Entretanto, isso será necessário para a utilização de serviços personalizados oferecidos pelo Portal. Esta identificação NÃO está relacionada ao serviço de acesso remoto. 5

6 A identificação no Portal pode ser feita a partir do link MEU ESPAÇO localizado no topo da página.

7 A identificação permite o uso de serviços adicionais como o armazenamento para bases preferidas para pesquisa, periódicos e artigos prediletos, criação de alertas de pesquisa, inscrição em treinamentos e obtenção de certificados, etc. NÃO É NECESSÁRIO O USO DE SENHA PARA ACESSO AO PORTAL

8 O serviço de acesso remoto ao Portal de Periódicos é de responsabilidade EXCLUSIVA das instituições participantes. Pensando em uma alternativa para instituições que não podem prover este serviço a seus usuários, a CAPES, em parceria com a RNP, oferece uma identificação pela CAFe. A Comunidade Acadêmica Federada (CAFe) é uma federação de identidade que reúne instituições de ensino e pesquisa brasileiras. A relação de confiança entre instituições participantes da Federação permite que o usuário se autentique unicamente em sua instituição de origem, que fornece as garantias de autenticidade e credibilidade necessárias às demais. Instituições interessadas em participar devem entrar em contato pelo cafe@rnp.br. 8

9 Após a identificação, uma saudação aparece com seu nome, a opção de editar informações de seu perfil e a opção de logoff. Após essa identificação, você será direcionado novamente para a página inicial afim de iniciar suas pesquisas. Para acessar o Meus Espaço, basta clicar novamente no link relacionado.

10 Buscar Assunto O Portal de Periódicos oferece facilidades para o usuário realizar levantamentos sobre a produção científica gerada por pesquisadores em todo o mundo. Dispõe de ferramenta de busca que permite identificar artigos e documentos que tratam sobre os termos utilizados na busca. Recupera os assuntos de interesse do usuário. A busca é realizada em diferentes fontes de informação e os resultados podem ser analisados com filtros, referentes aos conteúdos recuperados. 10

11 Na busca, sugere-se que o usuário utilize termos em inglês para recuperar a literatura científica dos periódicos do Portal. Exemplos: Interesse sobre mudanças climáticas use: Climate change; Trabalhos que tratem sobre fumo, nicotina, tabaco use: Smoking OR nicotin* OR tobaco Documentos sobre floresta tropical e desmatamento use: Tropical forestry AND (defor?station OR devastation) Agricultura orgânica use: organic agriculture OR organic farm Energias renováveis que estão sendo estudadas além dos biocombustíveis, use: renewable energy NOT biofuel

12 Buscando por uma expressão - Uso de termos simples e compostos: O uso de aspas no termo composto recupera os registros que contenham as palavras juntas. Global warming O termo composto, sem aspas, o sistema localiza registros que contenham as palavras, não importando a posição. Uso de booleanos: Buscar Assunto simples ou Os operadores devem ser digitados em letras maiúsculas, caso contrário será considerado como parte da expressão de busca. AND OR avançada NOT Se nenhum operador for incluído a busca é realizada procurando todas as palavras.

13 Buscar Assunto simples ou Uso de caracteres curinga: avançada? Use o sinal de interrogação no lugar de uma letra para que a ferramenta de busca encontre as variações da grafia da palavra. Wom?n para recuperar woman e women * Use o sinal de asterisco no final da palavra para recuperar as variações dos sufixos Behavio* para recuperar behavior, behaviour Sustain* para recuperar sustainable, sustainability Develop* para recuperar development, developing, developmental

14 Buscar Assunto simples ou avançada Agrupando termos dentro de uma expressão de busca energy (biofuel OR renewable energy) climate (hurricane OR storm damage)

15 Resultado da busca, informações e recursos disponíveis. As informações são documentos recuperados em várias bases.

16 Resultados das buscas: ordenação dos registros recuperados Relevância o ranking de um registro no Primo leva vários fatores em consideração. Pesos diferentes atribuídos à existência do termo de busca em locais diferentes, bem como a quantidade de vezes que os termos aparecem (exemplo: existência do termo de busca nos metadados Versus o mesmo termo dentro do texto completo do documento) A relevância considera a ordem dos termos de busca e a sua proximidade tanto nos metadados quanto no texto completo ( search-wise distance ) A relevância do recurso leva em consideração medidas de utilização do texto da citação por usuários do Primo em todo o mundo Datas de publicação

17 Resultados das buscas: ordenação dos registros recuperados Data mais recente ordenação dos registros dos anos mais recentes, para os anos mais antigos. Mais acessados o cálculo é baseado nas ações de acesso ao texto completo. Na quantidade de vezes que usuários do Primo Central Index (PCI) no mundo todo, incluindo a Capes, fizeram uma das seguintes ações: envio do registro para o Meu Espaço, clique no Ícone de acesso ao texto completo, clique no link Título do documento, clique na aba Detalhes, clique em Exibir online. Autor ordenação dos registros pelo autor do documento. Título ordenação do registro pelo título do documento.

18 Clique no ícone para acessar o texto completo

19 O texto completo será exibido em uma nova janela

20 Adicionar ao Meu Espaço

21 Visão detalhada do registro.

22 Em Recomendações são apresentados artigos que foram utilizados por usuários e indicados por padrões de uso associativo. = usuário que pediu este artigo A também pediu os artigos B e o C.

23 Em Todas Versões apresenta o registro em diferentes fontes. Para retornar ao resultado da busca clique no X em Refinado por :

24 Facetas de filtros na recuperação dos registros Todos os registros recuperados são ranqueados (recebem uma nota) e são exibidos. Uma vez feito o ranqueamento, o sistema pega os registros de nota mais alta, extrai os metadados relevantes e cria as facetas. A contagem de resultados ao lado de cada faceta se refere ao conjunto recuperado. Quando se clica numa faceta, os resultados são filtrados por ela e assim são recalculados, de acordo com o novo conjunto recuperado. No filtro, se selecionar o link Mais opções, é possível escolher mais de um item para gerar o filtro do resultado.

25 Na tela de resultado da busca é possível filtrar registros a partir das facetas disponíveis. Basta selecionar um item para filtrar conteúdos. OU No link Mais opções selecionar vários itens para filtrar o resultado dos documentos recuperados.

26 Nesta opção você pode incluir ou excluir itens para refinar sua busca.

27 Resultado refinado pelos assuntos escolhidos. Outra opção de busca é realizar Busca avançada.

28 Mais opções para criar estratégias de busca

29 É possível guardar temporariamente artigos no Meu Espaço, mesmo sem o usuário estar identificado. Para enviar por ou imprimir a referência do(s) artigo(s) desejado(s), basta selecioná-lo(s) e clicar na opção desejada.

30 Também é possível salvar as referências desejadas para envio a sistemas gerenciadores de referências.

31 Mais opções: incluir observações aos artigos.

32 Acesso às estratégias de buscas realizadas na sessão. Essas informações ficam localizadas na aba Buscas em Meu espaço. Se desejar salvar permanentemente as estratégias de busca e os artigos... Identifique-se

33

34 Após a identificação, são apresentadas as antigas estratégias de buscas salvas. Para ver as buscas realizadas na sessão, clique o link As consultas desta sessão.

35 Para salvar as buscas realizadas durante a sessão, quando não estava identificado, refaça a busca. Basta clicar na estratégia da busca.

36 A busca é refeita e os resultados são apresentados. Para salvá-la, clique no link Salvar busca localizado no final da coluna esquerda.

37

38 Neste momento, é possível salvar a estratégia de busca para refazê-la posteriormente, OU Salvar a estratégia da busca e criar um serviço de alerta.

39 Quando salvar a Busca e o Alerta, a estratégia apresenta a indicação . Quando salvar só a Busca é apresentada a indicação 0. Para reutilizar a estratégia clique no link.

40 A seguir, exemplos de buscas com filtros. Pode utilizar esse recurso e criar ALERTA de estratégias mais específicas. Pode ir acrescentando filtros e no final salvar a estratégia. Exemplo de filtro só pelos periódicos revisados. Os itens das facetas correspondem aos registros selecionados.

41 Todos os filtros utilizados são destacados no topo da página.

42 O usuário tem a opção de salvar os artigos de interesse, um a um, marcando o ícone Estrela OU Salvar todos os artigos da página dando um clique no link Adicionar página ao Meu Espaço.

43 Exemplo de Alerta recebido por . Dar um clique no link do artigo de interesse.

44

45 Pastas para organizar os artigos salvos Registros de artigos salvos

46 O usuário identificado pode configurar suas preferências com relação ao cadastrado e a quantidade de registros a serem apresentados nos resultados das buscas.

47 Em Minhas bases de dados, o usuário identificado pode criar conjuntos de bases para buscar determinado assunto. Para isso: 1.Selecione a base desejada para busca e 2.Crie um novo conjunto de bases ou adicione a um conjunto existente. 47

48 É possível selecionar uma base realizando uma busca pelo nome, editor responsável, palavras-chave, tipo de conteúdo disponível na base, área e subárea do conhecimento. No exemplo, a base foi recuperada digitando seu nome no respectivo campo e clicando no botão Bases de dados. Ao marcar a base desejada, ela será imediatamente adicionada à seleção atual do conjunto de bases.

49 É possível criar outros conjuntos de bases, basta clicar no link Adicionar ao conjunto. Será aberta a opção de criar um novo conjunto.

50 1 - O conjunto de bases Novo conjunto foi criado com 7 bases e fica disponível para uso. Seu nome pode ser editado ou mesmo uma nota pode ser adicionada. 2 - As bases podem ser retiradas dos conjuntos desmarcando a seleção. 3 - Os conjuntos podem ser eliminados com um clique no X localizado à direita do nome do conjunto. 4 Para realizar a busca nas bases, selecionar o conjunto desejado e dar um clique no botão Ir para a busca

51 Selecione a opção Busca avançada para que a busca seja realizada apenas nas bases selecionadas.

52 52

53 53

54 1 - A recuperação foi realizada nas bases selecionadas. 2 - Os filtros podem ser utilizados normalmente. 3 - Se desejar fazer nova busca nesse mesmo conjunto de bases, incluir o novo termo no espaço de busca. 4 - Não usar o link Nova Busca que volta para a busca em todo o conteúdo do Portal.

55 É possível realizar quaisquer buscas no conjunto selecionado, basta incluir novos termos para busca. Caso deseje selecionar outras buscas, clique no link Selecione bases de dados para busca. Para verificar os resultados por base selecionada, basta clicar no link mais informações ao lado do filtro Coleção.

56 Bases de dados escolhidas pelo usuário O usuário pode marcar até 11 bases para fazer as buscas. Se o usuário estiver identificado, as bases permanecem salvas para uso futuro. Para fazer a busca dos assuntos, o usuário preenche os termos de interesse e realiza as pesquisas nas bases selecionadas. Se desejar fazer outras buscas nas bases selecionadas, não clique no link Nova busca. Apague os termos e digite novos termos para a busca. O link Nova busca volta para a pesquisa em todo o conteúdo.

57 É possível combinar os filtros para a seleção das bases de dados desejadas (nome da base, editor responsável, tipo de documento disponível na base). Após preencher ou selecionar os itens desejados, clique no botão Bases de dados para executar a seleção.

58 As bases buscadas são apresentadas na aba: Resultados das bases de dados. É possível selecionar até 11 bases que são listadas na última aba Bases de dados selecionadas. A busca por bases de dados pode ser repetida quantas vezes for necessário. Algumas bases de dados listadas não apresentarão a possibilidade de marcação. Estas bases devem ser pesquisadas em sua própria interface de pesquisa. Basta clicar no nome da base para acessá-la.

59 Para realizar a pesquisa na própria interface de pesquisa da base desejada, basta clicar no nome da base para acessá-la.

60 É possível obter mais informações sobre a base desejada, basta clicar no link Mostrar informações.

61 Ao terminar a seleção, basta clicar no botão Ir para a busca. Você será redirecionado para a tela de pesquisa inicial. 61

62 Também é possível realizar uma busca nas bases disponíveis por área do conhecimento e subárea. Essa busca não permite a combinação com outras opções de busca.

63 As bases selecionadas pelo usuário ficam na aba Minhas bases de dados. Se o usuário estiver identificado, as bases permanecem selecionadas para buscas futuras. Para executar a busca apenas na seleção das bases feita, clique no botão Ir para a busca

64 Após a seleção das bases desejadas, inclua os termos de busca e clique no botão Buscar. Os termos serão pesquisados nas bases selecionadas.

65

66 Resultado da busca nas bases selecionadas pelo usuário.

67 Buscar base Permite identificar as bases disponíveis no Portal por palavras do título ou ordem alfabética; Permite identificar as bases por área/subárea com opções de exibição de todo o conteúdo do portal ou apenas bases de livre acesso.

68 Na página inicial é possível pesquisar a base pelo título ou letra inicial.

69 A mesma opção aparece na aba Busca, menu Buscar base.

70 O resultado desta pesquisa apresentará o número de bases localizadas. Nesta tela, é possível verificar o nome da base, o tipo de publicação que oferece e verificar informações sobre a base (ícone em azul) ou realizar uma pesquisa nela (clicando no nome da base).

71

72 Também é possível verificar as bases de dados disponíveis por área do conhecimento.

73 IMPORTANTE O acesso à informação em meio eletrônico possibilita não somente ler, salvar e imprimir textos, mas também assistir vídeos, ouvir entrevistas, visualizar e importar imagens, uma vez que incorpora vários tipos de formatos.

74 Buscar Livros Permite ao usuário localizar livros, capítulos, anais, relatórios dentre outros tipos de publicações não seriadas. A opção avançada permite ao usuário pesquisar por: título; ISBN; autor; editor/fornecedor. 74

75 É possível combinar os campos de pesquisa disponíveis, palavra no título, autor e editor/fornecedor. Ou ainda realizar uma pesquisa por número de ISBN.

76 O resultado desta busca seguirá o mesmo padrão da opção Buscar Periódico.

77 O clique no ícone em forma de folha de papel com sinal de soma em laranja abrirá uma nova janela para exibir o conteúdo selecionado.

78 Buscar Periódicos Permite ao usuário identificar os periódicos por palavras do título ou por ordem alfabética. A opção avançada permite ao usuário pesquisar periódicos por: título; ISSN; editor/fornecedor; área(s)/subáreas do conhecimento. Permite localizar periódicos ou artigos a partir de itens de uma citação bibliográfica conhecida. Permite ao usuário selecionar os periódicos preferidos e salvá-los em Meu Espaço, quando identificado.

79 A opção de BUSCAR PERIÓDICO, disponível na página inicial, permite uma pesquisa pelo título da publicação ou pela letra inicial, entretanto a opção Busca avançada permite a pesquisa por outros campos (ISSN, editor/fornecedor e área) ou ainda a combinação de campos para a pesquisa. * Para localizar periódicos nacionais selecione no campo Editor/Fornecedor essa opção.

80 Para verificar informações sobre o periódico basta clicar no ícone de informação em azul.

81 Pelo ícone de informação é possível consultar a disponibilidade de acesso para usuários do portal, áreas do conhecimento a qual atende e ainda verificar o histórico do periódico.

82 As informações de acesso também podem ser verificadas pela opção Exibir menu quando o acesso à página do periódico for feita pelo ícone de folha com sinal de soma em laranja.

83 Nestas informações de acesso é possível escolher ainda a forma de acesso ao periódico desejado, se houver mais de uma forma de acesso e verificar informações sobre o fator de impacto das publicações, dentre outras informações.

84 Para verificar os títulos de periódicos por área do conhecimento, selecione a opção Buscar por área do conhecimento.

85 A informação desejada será exibida logo abaixo da opção de pesquisa, permitindo que a pesquisa seja realizada novamente de forma mais rápida, caso seja de interesse.

86 Existem duas formas de visualizar os dados recuperados: Lista de resultados ou Lista detalhada de resultados. Sempre que uma for selecionada, a outra opção se torna visível.

87 A opção Buscar referências permite localizar periódicos ou artigos a partir de itens de uma citação bibliográfica conhecida.

88 Caso o conteúdo esteja disponível no Portal, ele será apresentado em uma nova janela.

89 Meu Espaço Por meio da identificação do usuário é possível: Criar uma lista de artigos preferidos; Criar uma lista com os periódicos; Salvar bases de dados de interesse do usuário para buscas futuras; Gerar alertas para pesquisas já realizadas no acervo do Portal de Periódicos. LEMBRETE: Este serviço NÃO permite o acesso remoto ao conteúdo assinado pelo Portal.

90 Para acessar este serviço é necessário fazer a identificação no Portal. Para se tornar um usuário identificado é necessário preencher um cadastro disponível pela opção Novo usuário. Após o preenchimento e envio dos dados, um com um link de confirmação será encaminhado para o cadastrado. Caso o não chegue, é possível solicitar novo envio por meio da opção Não recebi meu e- mail de confirmação de cadastro.

91 Para acessar os artigos e buscas salvas basta clicar no link MEU ESPAÇO, localizado no topo da página. Nesta área, todo o conteúdo guardado será exibido. IMPORTANTE: os artigos podem ser incluídos durante uma busca realizada e nesse espaço serem organizados

92 A opção de salvar os periódicos favoritos, permite acessar rapidamente os títulos salvos.

93 Usuários que participaram de treinamentos oferecidos pelo Portal de Periódicos e se inscreveram no Portal, poderão obter seu certificado no Meu Espaço. Para utilizar essa funcionalidade é necessário o cadastramento prévio no Portal de Periódicos.

94 Para imprimir o certificado desejado, basta clicar no treinamento com link disponível. Você será encaminhado a uma tela com opção de também avaliar o treinamento recebido ou somente emitir o certificado desejado.

95 Suporte

96

97 Estão à disposição os materiais didáticos de todo o conteúdo assinado pelo Portal.

98 Nesta área também está disponível este guia do Portal. 98

99 Durante toda a busca, fica disponível um link para Ajuda sobre as funcionalidades disponíveis no Portal.

100 É possível verificar os treinamentos agendados e solicitar inscrição.

101 Dúvidas mais frequentes podem ser esclarecidas pelo menu correspondente na aba Suporte.

102 O Portal de Periódicos conta com bibliotecárias que atuam voluntariamente auxiliando os usuários. É possível verificar a informação por região.

103 Institucional

104 Para obter mais informações sobre o que é o, sua missão, objetivo, quem participa, seu histórico, dentre outros, verifique a aba Institucional.

105 Estão disponíveis modelos de documentos utilizados pelo Portal além de portarias, normas e termos de uso para consulta na aba Institucional, menu Documentos.

106 106

107 Notícias 107

108 O Portal coloca à disposição uma área de notícias para informes sobre o que está sendo desenvolvido e eventos na qual participa. Também oferece uma área de clippings para divulgação de notícias relacionadas. É possível assinar seu RSS.

109 Acervo

110 Para consultar todo o conteúdo disponível no Portal, acesse a aba Acervo, menu Coleções. Nesta área é possível localizar as coleções disponíveis no Portal por título ou área do conhecimento, verificar desde quando está disponível no Portal, quais são os critérios utilizados para a inclusão no Portal e coleções em destaque.

111 Também podem ser verificados conteúdos que estão em avaliação pela equipe do Portal. Esses conteúdos ficam disponíveis para acesso gratuito por um período limitado. Você pode contribuir encaminhando sua opinião sobre o conteúdo pelo Fale Conosco.

112 Estamos à disposição para mais informações! Julho 2013

Portal de Periódicos Capes

Portal de Periódicos Capes Portal de Periódicos Capes Setembro de 2014 1 O que é o Portal de Periódicos? A maior biblioteca virtual de informação científica do mundo: Mais de 36.000 títulos de revistas acadêmicas (periódicos) disponíveis

Leia mais

BIBLIOTECA CENTRAL Portal de Periódicos da CAPES

BIBLIOTECA CENTRAL Portal de Periódicos da CAPES Portal CAPES www.periodicos.capes.gov.br BIBLIOTECA CENTRAL Portal de Periódicos da CAPES 1 Conteúdo Portal Periódicos CAPES Fator de Impacto FI Índice H Portal de Periódicos da CAPES 2 Portal de Periódicos

Leia mais

Portal de Periódicos Capes

Portal de Periódicos Capes Portal de Periódicos Capes Setembro de 2014 O que é o Portal de Periódicos? A maior biblioteca virtual de informação científica do mundo: Mais de 36.000 títulos de revistas acadêmicas (periódicos) disponíveis

Leia mais

COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR - CAPES MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO - MEC

COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR - CAPES MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO - MEC Portal de Periódicos Capes Maio de 2015 5 O que é o Portal de Periódicos? A maior biblioteca virtual de informação científica do mundo: Mais de 37.000 títulos de revistas acadêmicas (periódicos) disponíveis

Leia mais

Portal de Periódicos da CAPES

Portal de Periódicos da CAPES Portal CAPES www.periodicos.capes.gov.br Portal de Periódicos da CAPES 1 Acesso ao Portal de Periódicos permite acesso à produção científica atualizada de qualquer terminal conectado à Internet localizado

Leia mais

Portal de Periódicos Capes

Portal de Periódicos Capes FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA (UNIR) SISTEMA INTEGRADO DE BIBLIOTECAS UNIVERSITÁRIAS (SIBI) Portal de Periódicos Capes Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior O que é o

Leia mais

Portal de Periódicos Capes

Portal de Periódicos Capes Portal de Periódicos Capes Dezembro de 2014 1 O que é o Portal de Periódicos? A maior biblioteca virtual de informação científica do mundo: Mais de 36.000 títulos de revistas acadêmicas (periódicos) disponíveis

Leia mais

Guia Portal de Periódicos CAPES

Guia Portal de Periódicos CAPES Guia Portal de Periódicos CAPES Manual de Acesso Externo via Rede CAFe Novembro de 2016 1 O que é o Portal de Periódicos? A maior biblioteca virtual de informação científica do mundo: Mais de 37.000 títulos

Leia mais

DIRETORIA DE ENSINO BIBLIOTECA RACHEL DE QUEIROZ. Tutorial de acesso Portal de Periódicos Capes

DIRETORIA DE ENSINO BIBLIOTECA RACHEL DE QUEIROZ. Tutorial de acesso Portal de Periódicos Capes DIRETORIA DE ENSINO BIBLIOTECA RACHEL DE QUEIROZ Tutorial de acesso Portal de Periódicos Capes Portal de Periódicos da Capes? A maior biblioteca virtual de informação científica do mundo: Mais de 37.000

Leia mais

www.periodicos.capes.gov.br Treinamento no uso do Portal de Periódicos Março de 2013

www.periodicos.capes.gov.br Treinamento no uso do Portal de Periódicos Março de 2013 Portal CAPES www.periodicos.capes.gov.br Treinamento no uso do Portal de Periódicos Março de 2013 1 Buscar Assunto O Portal de Periódicos oferece facilidades para o usuário realizar levantamentos sobre

Leia mais

Portal de Busca Integrada USP

Portal de Busca Integrada USP Portal de Busca Integrada USP Ago./2019 PORTAL DE BUSCA INTEGRADA Acesso: http://www.buscaintegrada.usp.br Portal de Busca Integrada Busca simultaneamente os materiais impressos disponíveis nas Bibliotecas

Leia mais

Na busca, sugere-se que o usuário utilize termos em inglês para recuperar a literatura científica dos periódicos do Portal.

Na busca, sugere-se que o usuário utilize termos em inglês para recuperar a literatura científica dos periódicos do Portal. Na busca, sugere-se que o usuário utilize termos em inglês para recuperar a literatura científica dos periódicos do Portal. A busca é realizada em diferentes fontes de informação e os resultados podem

Leia mais

Josiane Costa. Porto Alegre, 2017

Josiane Costa. Porto Alegre, 2017 Josiane Costa Bibliotecária Fabico UFRGS Especialista em Gestão de Bibliotecas Universitárias UFRGS Mestre em Comunicação e Informação UFRGS Porto Alegre, 2017 Conhecendo o Portal de Periódicos da Capes

Leia mais

Portal de Periódicos Capes

Portal de Periódicos Capes Portal de Periódicos Capes www.periodicos.capes.gov.br/ O que é o Portal de Periódicos? A maior biblioteca virtual de informação científica do mundo: Mais de 36.000 títulos de revistas acadêmicas (periódicos)

Leia mais

PORTAL CAPES. Josiane Gonçalves da Costa Bibliotecária / CBR-10/1544 Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação

PORTAL CAPES. Josiane Gonçalves da Costa Bibliotecária / CBR-10/1544 Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação PORTAL CAPES Josiane Gonçalves da Costa Bibliotecária / CBR-10/1544 Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação Introdução O Portal de Periódicos da Capes tem a função de promover democratização do acesso

Leia mais

Portal de periódicos CAPES

Portal de periódicos CAPES Portal de periódicos CAPES Programa de capacitação da Biblioteca Universitária (BU) Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) Florianópolis, março 2011 Portal Capes Novo Layout Implementação de um

Leia mais

Portal de Periódicos Capes

Portal de Periódicos Capes Portal de Periódicos Capes Dezembro de 2014 1 O que é o Portal de Periódicos? A maior biblioteca virtual de informação científica do mundo: Mais de 36.000 títulos de revistas acadêmicas (periódicos) disponíveis

Leia mais

TUTORIAL DO PORTAL DE BUSCA INTEGRADA

TUTORIAL DO PORTAL DE BUSCA INTEGRADA 1 TUTORIAL DO PORTAL DE BUSCA INTEGRADA EXLIBRIS PRIMO VERSÃO 3.1.1 (versão preliminar) São Paulo 2012 2 Ficha catalográfica elaborada pelo Departamento Técnico do Sistema Integrado de Bibliotecas da USP

Leia mais

ferramenta de busca integrada

ferramenta de busca integrada : ferramenta de busca integrada Ferramenta de busca integrada Interface que oferece acesso a materiais disponibilizados na Rede de Bibliotecas da Unesp e coleções digitais Fontes disponíveis: - coleção

Leia mais

Portal Capes www.periodicos.capes.gov.br Universidade Federal do Rio Grande do Sul Pró-Reitoria de Pesquisa Seminário Temático Portal de Periódicos da CAPES Porto Alegre, 25 de maio de 2011 O Portal Capes

Leia mais

Seu guia para obter o melhor da plataforma Emerald Insight

Seu guia para obter o melhor da plataforma Emerald Insight Seu guia para obter o melhor da plataforma Emerald Insight Guia passo-a-passo para: Criar uma conta - criando sua própria conta de usuário Emerald Insight Pesquisar e navegar - acessando os conteúdos da

Leia mais

Sibele Loss Edimara Heis

Sibele Loss Edimara Heis Sibele Loss Edimara Heis 2016 TUTORIAL ETC Tela Inicial É a primeira tela que aparece ao se logar no sistema. Nesta tela encontram se as funcionalidades do ETC (Notificações, Documentos, Biblioteca, Mensagens,

Leia mais

MANUAL DE NAVEGAÇÃO UNICURITIBA VIRTUAL PROFESSOR

MANUAL DE NAVEGAÇÃO UNICURITIBA VIRTUAL PROFESSOR MANUAL DE NAVEGAÇÃO UNICURITIBA VIRTUAL PROFESSOR ACESSANDO O UNICURITIBA VIRTUAL Acesse o site do UNICURITIBA: http://unicuritiba.edu.br Clique no link Portal do Professor, que fica no canto superior

Leia mais

Sobre o Portal de Periódicos da Capes

Sobre o Portal de Periódicos da Capes Sobre o Portal de Periódicos da Capes http://www.periodicos.capes.gov.br/ Uma das maiores bases científicas do mundo: Criado em 2000 para democratizar o acesso ao conhecimento científicodopaísedomundo.

Leia mais

Manual Sistema de Automação de Pedidos Data C

Manual Sistema de Automação de Pedidos Data C Manual Sistema de Automação de Pedidos Data C Ubá 2011 Sumário 1- Acesso... 3 2- Acesso do Representante... 3 2.1- Menu... 7 2.1.1- Arquivo > Sair... 10 2.1.2- Meus Pedidos> Lançamentos... 10 2.1.3- Meus

Leia mais

Introdução ao Portal de Periódicos da Capes

Introdução ao Portal de Periódicos da Capes CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIVATES BIBLIOTECA DO CENTRO CULTURAL UNIVATES Introdução ao Portal de Periódicos da Capes Módulo I: Conhecendo o Portal Bibliotecária Nalin F. Silveira CRB 10/2186 nalin.silveira@univates.br

Leia mais

Universidade Federal do Rio Grande do Sul UFRGS Pró-reitoria de Pesquisa Seminário Temático Portal de Periódicos da Capes

Universidade Federal do Rio Grande do Sul UFRGS Pró-reitoria de Pesquisa Seminário Temático Portal de Periódicos da Capes Portal Capes www.periodicos.capes.gov.br Universidade Federal do Rio Grande do Sul UFRGS Pró-reitoria de Pesquisa Seminário Temático Portal de Periódicos da Capes Porto Alegre, 28 de maio de 2012 O Portal

Leia mais

Manual Autorizador TOTVS

Manual Autorizador TOTVS Manual Autorizador TOTVS APRESENTAÇÃO Com o objetivo de melhorar e facilitar o processo de utilização do sistema de registros e solicitações, a Unimed Pelotas/RS implantará o Autorizador, um novo sistema

Leia mais

Portal de Periódicos CAPES/MEC. Thiago Giordano Siqueira

Portal de Periódicos CAPES/MEC. Thiago Giordano Siqueira Portal de Periódicos CAPES/MEC Thiago Giordano Siqueira Portal de Periódicos CAPES Oi, eu sou Wally. O que é? A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) é uma agência de fomento

Leia mais

TUTORIAL Comissão Julgadora Municipal

TUTORIAL Comissão Julgadora Municipal TUTORIAL Comissão Julgadora Municipal Na 4ª edição da Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro, os textos selecionados pela Comissão Julgadora Municipal deverão ser enviados para a etapa estadual

Leia mais

GUIA DO USUÁRIO HEPATITE

GUIA DO USUÁRIO HEPATITE IBILCE UNESP 2012 GUIA DO USUÁRIO HEPATITE Coordenação: Prof. Dr. Carlos Roberto Valêncio IBILCE - UNESP2012 Controle do Documento Título GBD Guia do Usuário HEPATITE Informações Gerais Nome do Arquivo

Leia mais

MIDISUL (48) (48) CEP CNPJ:

MIDISUL (48) (48) CEP CNPJ: Conteúdo Introdução... 3 Tópicos... 3 Abrangência... 3 1. Acessar o Consulti... 4 2. Selecionar os Módulos do Consulti... 5 3. Selecionar as Empresas no Consulti... 5 4. Executar os Programas do Consulti...

Leia mais

MANUAL. Certificado de Origem Digital PERFIL PRODUTOR. Versão

MANUAL. Certificado de Origem Digital PERFIL PRODUTOR. Versão MANUAL Certificado de Origem Digital PERFIL PRODUTOR Versão 2.2.15 Sumário 1. INICIALIZANDO NO SISTEMA... 2 2. ACESSANDO O SISTEMA... 3 3. MENSAGEM ENCAMINHADA PELO SISTEMA.... 4 4. CADASTRANDO SUAS MERCADORIAS...

Leia mais

Código POPSEC ACESSO PÁGINA PRINCIPAL Botões Logoff MENU GERAL Dados Cadastrais...

Código POPSEC ACESSO PÁGINA PRINCIPAL Botões Logoff MENU GERAL Dados Cadastrais... Página 1 de 20 SUMÁRIO 1. ACESSO... 3 2. PÁGINA PRINCIPAL... 4 2.1 Botões... 4 2.2 Logoff... 4 3. MENU GERAL... 5 3.1 Dados Cadastrais... 5 2.2 Consulta Financeira... 5 3.3 Parcelas... 5 3.4 Comprovante

Leia mais

1. ACESSO PÁGINA PRINCIPAL Botões Logoff MENU GERAL Dados Cadastrais Consulta Financeira...

1. ACESSO PÁGINA PRINCIPAL Botões Logoff MENU GERAL Dados Cadastrais Consulta Financeira... Página 1 de 19 SUMÁRIO 1. ACESSO... 3 2. PÁGINA PRINCIPAL... 4 2.1 Botões... 4 2.2 Logoff... 4 3. MENU GERAL... 5 3.1 Dados Cadastrais... 5 2.2 Consulta Financeira... 5 3.3 Parcelas... 5 3.4 Comprovante

Leia mais

SISTEMA DE BIBLIOTECAS DO IFRS. Manual do Usuário

SISTEMA DE BIBLIOTECAS DO IFRS. Manual do Usuário SISTEMA DE BIBLIOTECAS DO IFRS Manual do Usuário Acesso Rápido Apresentação 2 Consulta ao Catálogo do SiBIFRS 3 Pesquisa geral 5 Opções de consulta 7 Detalhamento da obra 8 Detalhamento da obra Guia Exemplares

Leia mais

SISTEMA DE BIBLIOTECAS DO IFRS. Manual do Usuário

SISTEMA DE BIBLIOTECAS DO IFRS. Manual do Usuário SISTEMA DE BIBLIOTECAS DO IFRS Manual do Usuário Acesso Rápido Apresentação 2 Consulta ao Catálogo do SiBIFRS 3 Pesquisa geral 5 Opções de consulta 7 Detalhamento da obra 8 Detalhamento da obra Guia Exemplares

Leia mais

1- INTRODUÇÃO LOGIN Esqueceu a senha? AMBIENTE DO PROFESSOR Ajuda Sair Menu Principal...

1- INTRODUÇÃO LOGIN Esqueceu a senha? AMBIENTE DO PROFESSOR Ajuda Sair Menu Principal... 1 Sumário 1- INTRODUÇÃO... 3 2- LOGIN... 4 2.1 Esqueceu a senha?... 5 3- AMBIENTE DO PROFESSOR... 6 3.1 Ajuda... 6 3.2 Sair... 7 3.3 Menu Principal... 7 4- PIT PLANO INDIVIDUAL DE TRABALHO... 8 4.1 Alterar

Leia mais

Manual Coleção Interativa Papel Professor Versão 2.5.3

Manual Coleção Interativa Papel Professor Versão 2.5.3 Manual Coleção Interativa Papel Professor / 33 Manual Coleção Interativa Papel Professor Versão 2.5.3 Manual Coleção Interativa Papel Professor 2/ 33 Manual Coleção Interativa ACESSAR A COLEÇÃO INTERATIVA...

Leia mais

Gestão Unificada de Recursos Institucionais GURI

Gestão Unificada de Recursos Institucionais GURI Documentação de Sistemas Gestão Unificada de Recursos Institucionais GURI Módulo de Processo Seletivo Acadêmico Versão 2.1.5 Última revisão: 18/12/2017 2017 Versão: 1.0 Documentação: André L. M. C. Revisão:

Leia mais

MANUAL DO ADMINISTRATOR

MANUAL DO ADMINISTRATOR MANUAL DO ADMINISTRATOR Sumário Introdução... 3 Estrutura e sua função... 3 Conceituação de itens do cabeçalho... 3 Acessibilidade... 4 Menu de Administração... 4 Criação de artigos... 6 Criação de Menu...

Leia mais

O que é o Sistema G-VIEW? Bem vindo ao G-VIEW

O que é o Sistema G-VIEW? Bem vindo ao G-VIEW Bem vindo ao G-VIEW O que é o Sistema G-VIEW? Clique em ENTRAR para acessar o G-VIEW com seu e- mail e senha cadastrados. Não esqueça de clicar no link de Confirmação Enviado ao e-mail no momento do Cadastro.

Leia mais

Biblioteca PECEGE. Manual para utilização da Biblioteca PECEGE

Biblioteca PECEGE. Manual para utilização da Biblioteca PECEGE Biblioteca PECEGE Manual para utilização da Biblioteca PECEGE Piracicaba/SP 2018 Sumário 1. Como Realizar Buscas... 3 2. Acesso ao conteúdo Digital.... 6 3. Acesso à Bibliografia do Curso.... 8 4. Circulação

Leia mais

MANUAL DE UTILIZAÇÃO PORTAL DO CLIENTE MAN ATD 001 VERSÃO 07

MANUAL DE UTILIZAÇÃO PORTAL DO CLIENTE MAN ATD 001 VERSÃO 07 MANUAL DE UTILIZAÇÃO PORTAL DO CLIENTE MAN ATD 001 VERSÃO 07 ÍNDICE PORTAL DE CLIENTES Selecione o tópico desejado para obter ajuda Esqueci minha senha Alterar idioma Alterar senha Acessar portal Como

Leia mais

MANUAL DO USUÁRIO Cadastros Básicos

MANUAL DO USUÁRIO Cadastros Básicos MANUAL DO USUÁRIO Cadastros Básicos Índice CADASTROS INICIAIS... 3 Cadastro de CURSOS... 3 Novo curso... 3 Alterar um curso... 3 Cadastro de MÓDULOS... 4 Novo módulo... 4 Alterar um módulo... 5 Cadastro

Leia mais

LIVROS ELETRÔNICOS. Tutorial. Fortaleza 2016

LIVROS ELETRÔNICOS. Tutorial. Fortaleza 2016 LIVROS ELETRÔNICOS Tutorial Fortaleza 2016 LIVROS ELETRÔNICOS A Biblioteca Universitária da UFC disponibiliza atualmente um total de 8.494 livros eletrônicos, em todas as áreas do conhecimento, em texto

Leia mais

PubMed. Tutorial de utilização. Sistema Einstein Integrado de Bibliotecas / SEIB 2016

PubMed. Tutorial de utilização. Sistema Einstein Integrado de Bibliotecas / SEIB 2016 PubMed Tutorial de utilização Sistema Einstein Integrado de Bibliotecas / SEIB 2016 Sobre a PubMed Base da dados científica que abrange as áreas de Ciências da Saúde e Ciências Biológicas. Desenvolvida

Leia mais

Guia para testes AfixInv (Demonstração)

Guia para testes AfixInv (Demonstração) Guia para testes AfixInv (Demonstração) INTRODUÇÃO Esse guia foi criado para auxiliar a demonstração da solução para inventários do Ativo Imobilizado utilizando o aplicativo AfixInv. AfixInv aplicativo

Leia mais

As possibilidades de pesquisa disponíveis no Portal de Periódicos. Thiago Giordano Siqueira Bibliotecário CRB 11/878

As possibilidades de pesquisa disponíveis no Portal de Periódicos. Thiago Giordano Siqueira Bibliotecário CRB 11/878 As possibilidades de pesquisa disponíveis no Portal de Periódicos Thiago Giordano Siqueira Bibliotecário CRB 11/878 Oi, eu sou Wally. O que é? A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior

Leia mais

Unimed de Araraquara Coop. De Trabalho Médico Manual XML TISS Unimedara

Unimed de Araraquara Coop. De Trabalho Médico Manual XML TISS Unimedara 1. Acesso ao Sistema Em seu navegador web digite: http://www.unimedara.com.br e clique no ícone do portal TISS como segue a imagem abaixo ou acesse http://tiss.unimedara.com.br:28081/htz/pages/welcome/welcome.jsf.

Leia mais

Manual do Usuário. Versão 1.0. Página 1 de 73

Manual do Usuário. Versão 1.0. Página 1 de 73 Manual do Usuário Versão 1.0 Página 1 de 73 1 Apresentação O Ondamailing é a nova plataforma do Onda para envio de campanhas de e-mail marketing de forma eficiente e intuitiva e que cumpre com os padrões

Leia mais

O uainov é uma plataforma de gerenciamento de ideias que permite que todas as pessoas de

O uainov é uma plataforma de gerenciamento de ideias que permite que todas as pessoas de Apresentação O uainov é uma plataforma de gerenciamento de ideias que permite que todas as pessoas de sua organização criem e aprimorem iniciativas de inovação de maneira colaborativa para as mais variadas

Leia mais

Fale Conosco MT Última Atualização 23/07/2015

Fale Conosco MT Última Atualização 23/07/2015 Fale Conosco MT-611-00002-7 Última Atualização 23/07/2015 I. Objetivos Após este módulo de capacitação você será capaz de: 1. Abrir um chamado para relacionamento com o Cadastro de Fornecedores através

Leia mais

Informação para Internacionalistas. Rosane Taruhn Biblioteca Digital

Informação para Internacionalistas. Rosane Taruhn Biblioteca Digital Informação para Internacionalistas Rosane Taruhn Biblioteca Digital http://www.iri.usp.br/biblioteca A Humanidade Nós, seres humanos, buscamos desde sempre o suporte que permita registrar, armazenar idéias

Leia mais

Manual. Portal de Seminovos

Manual. Portal de Seminovos Manual Portal de Seminovos Administração Versão 1.0 Sumário Introdução... 3 1. Menu Meu perfil... 3 1.1. Editar meu perfil... 3 1.2. Editar minha senha... 3 2. Usuários... 4 2.1. Cadastrar Usuário... 4

Leia mais

SAO-WEB Manual do Usuário

SAO-WEB Manual do Usuário Documento SAO-WEB Manual do Usuário 1 Referência: SAO-WEB Sistema SAO-WEB Módulo Geral Responsável Trion Data 05/2010 Objetivo Descrever o funcionamento do SAO WEB. O SAO-WEB é uma forma de acesso ao SAO-ERP

Leia mais

Guia de Consulta Rápida

Guia de Consulta Rápida Como acessar Como buscar Guia de Consulta Rápida A ferramenta de busca O acesso é através do site da Biblioteca: www.pucrs.br/biblioteca ou diretamente através do endereço http:// ATENÇÃO: O acesso a todos

Leia mais

Orientações Básicas para Análise e Tramitação de Projetos de Pesquisa pela Plataforma Brasil pelos Comitês de Ética em Pesquisa

Orientações Básicas para Análise e Tramitação de Projetos de Pesquisa pela Plataforma Brasil pelos Comitês de Ética em Pesquisa Orientações Básicas para Análise e Tramitação de Projetos de Pesquisa pela Plataforma Brasil pelos Comitês de Ética em Pesquisa Versão 1.1 2 Histórico de revisão Versão Autor Data Descrição 1.0 Equipe

Leia mais

Faculdade de Medicina da UFMG

Faculdade de Medicina da UFMG Núcleo de Telessaúde da Faculdade de Medicina da UFMG Endereço eletrônico para acesso as teleconsultorias www.medicina.ufmg.br/cetes Clicar na opção Teleconsultoria disponível no menu ao lado esquerdo

Leia mais

MANUAL. Certificado de Origem Digital PERFIL EXPORTADOR. Versão

MANUAL. Certificado de Origem Digital PERFIL EXPORTADOR. Versão MANUAL Certificado de Origem Digital PERFIL EXPORTADOR Versão 2.2.15 Sumário 1. Inicializando no sistema... 3 2. Acessando o sistema... 4 3. Mensagem encaminhada pelo sistema.... 4 4. Emitindo um novo

Leia mais

Manual Gerenciador de Aprendizagem Papel Professor Versão 2.5.3

Manual Gerenciador de Aprendizagem Papel Professor Versão 2.5.3 Manual GA, Papel Professor / 37 Manual Gerenciador de Aprendizagem Papel Professor Versão 2.5.3 Manual GA, Papel Professor 2/ 37 Manual Gerenciador de Aprendizagem ACESSAR O GERENCIADOR DE APRENDIZAGEM...

Leia mais

1. ACESSO PÁGINA PRINCIPAL Botões Logoff MENU GERAL Dados Cadastrais Consulta Financeira...

1. ACESSO PÁGINA PRINCIPAL Botões Logoff MENU GERAL Dados Cadastrais Consulta Financeira... Página 1 de 16 SUMÁRIO 1. ACESSO... 3 2. PÁGINA PRINCIPAL... 4 2.1 Botões... 4 2.2 Logoff... 4 3. MENU GERAL... 5 3.1 Dados Cadastrais... 5 2.2 Consulta Financeira... 5 3.3 Parcelas... 5 3.4 Comprovante

Leia mais

MANUAL OFICIAL DE JUSTIÇA 1º GRAU

MANUAL OFICIAL DE JUSTIÇA 1º GRAU MANUAL OFICIAL DE JUSTIÇA 1º GRAU PROCESSO JUDICIAL ELETRÔNICO MANUAL OFICIAL DE JUSTIÇA ATRIBUIÇÕES DO OFICIAL DE JUSTIÇA OFICIAL DE JUSTIÇA Sumário 1 Acesso ao Sistema...4 1.1 Configurações do Sistema...5

Leia mais

Pesquisando temas de Ciências Sociais.

Pesquisando temas de Ciências Sociais. Tutorial de uso EBSCOhost: Pesquisando temas de Ciências Sociais Sumário Revisão da interface Pesquisa básica Pesquisa avançada Página de resultados Página do resultado Meu EBSCOhost Revisão da interface

Leia mais

Manual de Utilização - FacGTO

Manual de Utilização - FacGTO Manual de Utilização - FacGTO Nesta parte, iremos disponibilizar um manual de utilização do FacGTO. 1 Objetivo: O módulo FacGTO, objetiva simplificar o processo de autorização de tratamentos odontológicos,

Leia mais

PRIMEIRO ACESSO. www. COMO REALIZAR O. Existem três maneiras de realizar o acesso: Pelo endereço da Biblioteca Virtual;

PRIMEIRO ACESSO. www. COMO REALIZAR O. Existem três maneiras de realizar o acesso: Pelo endereço da Biblioteca Virtual; MANUAL DE USO Sumário Meios de acesso à Biblioteca Virtual... 3 Definição de interesses... 7 Exploração de conteúdo por categorias... 8 Progresso de leitura... 9 Listas de leitura... 10 Inclusão de títulos

Leia mais

SISTEMA ADM ERP - MANUAL DO USUÁRIO. Conceitos Básicos

SISTEMA ADM ERP - MANUAL DO USUÁRIO. Conceitos Básicos SISTEMA ADM ERP - MANUAL DO USUÁRIO Conceitos Básicos Sumário Introdução... 3 Acessando o sistema e fazendo Login... 3 Elementos do Sistema... 5 Abas/Guias... 5 Barra de Ferramentas... 5 Cabeçalhos de

Leia mais

MANUAL PBE - FOGÕES. Sistema PBE On Line (CONPET) Fogões SPBE. Manual Operacional. Versão 1.0. Pág 1/47

MANUAL PBE - FOGÕES. Sistema PBE On Line (CONPET) Fogões SPBE. Manual Operacional. Versão 1.0. Pág 1/47 MANUAL PBE - FOGÕES Sistema PBE On Line (CONPET) Fogões SPBE Versão 1.0 Manual Operacional Pág 1/47 1.0 - INTRODUÇÃO Este documento tem por finalidade orientar os usuários do sistema na melhor utilização

Leia mais

Manual do Usuário. MedLink Dental

Manual do Usuário. MedLink Dental Manual do Usuário MedLink Dental Índice 1. Acessando o Medlink Dental:... 3 2. Menu Horizontal:... 4 3. Paciente:... 5 3.1. Cadastrando o paciente:... 6 3.2. Cadastrando o Convênio do Paciente:... 7 4.

Leia mais

Online. Guia de Utilização do Produto

Online. Guia de Utilização do Produto Online Guia de Utilização do Produto 4 Abas Temáticas e Submenu 1 Outros Produtos 2 Menu Principal 3 Menu Superior 5 Busca Geral 6 Notícias 7 Legislação 8 Procedimentos mais acessados 9 Busca por Ato IOB

Leia mais

SIMAR UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA. Centro de Informática CPD. SIMAR Sistema de Compras de Materiais

SIMAR UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA. Centro de Informática CPD. SIMAR Sistema de Compras de Materiais SIMAR UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA Centro de Informática CPD SIMAR Sistema de Compras de Materiais SISTEMA DE COMPRAS DE MATERIAIS Manual de Funcionalidades do Sistema SIMAR. SUMÁRIO SISTEMA DE COMPRAS DE

Leia mais

Detalhamento dos lançamentos do Caixa

Detalhamento dos lançamentos do Caixa PROCEDIMENTO OPERACIONAL PADRÃO - POP Nº 1603.0028 DIRECTA SISTEMAS INTELIGENTES SISTEMA APLWEB DEPARTAMENTO(S) Lojas/PDV MÓDULO/MENU Bancos/Caixa/PDV Versão do Documento Nº 2.0 Data da Revisão 12/05/2016

Leia mais

GUIA DO USUÁRIO GEP Sistema de Gestão de Evolução de Prontuários Médicos

GUIA DO USUÁRIO GEP Sistema de Gestão de Evolução de Prontuários Médicos IBILCE UNESP 2014 GUIA DO USUÁRIO GEP Sistema de Gestão de Evolução de Prontuários Médicos Coordenação: Prof. Dr. Carlos Roberto Valêncio Resumo de Alterações Alteração Feita Responsável Data Documento

Leia mais

Manual. Portal de Seminovos

Manual. Portal de Seminovos Manual Portal de Seminovos Administração Versão 1.0 Sumário Introdução... 4 1. Menu Concessionárias... 4 1.1. Cadastrar Concessionária... 4 1.2. Listar Concessionária... 5 1.3. Editar Concessionária...

Leia mais

Lato Sensu SIGAA. Manual Completo

Lato Sensu SIGAA. Manual Completo Lato Sensu SIGAA Manual Completo 1 Sumário PARTE I INSTRUÇÕES GERAIS...3 RECOMENDAÇÕES...3 ACESSANDO O SISTEMA...3 Acesse o SIGAA...3 Acesse o módulo...3 PARTE II SUBMETENDO UMA PROPOSTA DE CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO...4

Leia mais

Acesso ao Portal Discente do SIGAA

Acesso ao Portal Discente do SIGAA Acesse o sistema no link: https://sig.ifrs.edu.br/sigaa Acesso ao Portal Discente do SIGAA Na primeira tela temos algumas opções de recuperação de informações acerca de sua conta, caso tenha alguma dificuldade

Leia mais

GUIA DO USUÁRIO Avaliaext Avaliação Externa

GUIA DO USUÁRIO Avaliaext Avaliação Externa Grupo de Banco de Dados IBILCE UNESP 2010 GUIA DO USUÁRIO Avaliaext Avaliação Externa Coordenação: Prof. Dr. Carlos Roberto Valêncio Controle do Documento Grupo de Banco de Dados Título Nome do Arquivo

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO Av. Prof. Moraes Rego, 1235, Cidade Universitária, Recife PE, CEP: Fone: (81)

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO Av. Prof. Moraes Rego, 1235, Cidade Universitária, Recife PE, CEP: Fone: (81) Sistema Módulo Perfil Papel CONSULTAR DOCUMENTOS Esta funcionalidade permite que o usuário realize uma consulta por um determinado documento previamente cadastrado no sistema da Instituição. CAMINHO Para

Leia mais

PROGRAMA ESPECIAL DE FORMAÇÃO PEDAGÓGICA DE PROFESSORES PARA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL MANUAL DO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM (AVA) TUTOR

PROGRAMA ESPECIAL DE FORMAÇÃO PEDAGÓGICA DE PROFESSORES PARA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL MANUAL DO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM (AVA) TUTOR PROGRAMA ESPECIAL DE FORMAÇÃO PEDAGÓGICA DE PROFESSORES PARA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL 2016 MANUAL DO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM (AVA) TUTOR Neste manual você encontrará tutoriais para as ferramentas

Leia mais

Gerenciador de Processos

Gerenciador de Processos IBILCE UNESP 2012 GUIA DO USUÁRIO Gerenciador de Processos Coordenação: Prof. Dr. Carlos Roberto Valêncio IBILCE - UNESP2012 Controle do Documento Título Nome do Arquivo Autor(es) GBD Guia do Usuário GePrOC

Leia mais

Identificação da Empresa

Identificação da Empresa Identificação da Empresa I. Objetivos Após este módulo de capacitação você será capaz de: 1. Preencher em Identificação os dados básicos, itens e as localidades para as quais a sua empresa deseja fornecer;

Leia mais

Manual Pedido Eletrônico Orgafarma

Manual Pedido Eletrônico Orgafarma Manual Pedido Eletrônico Orgafarma Versão do manual: 1.0 Data: 15/12/2017 Autor: Vitor Souza Sumário Apresentação... 3 Primeiro acesso... 3 Tela principal... 6 Inclusão de pedidos... 6 Importação de pedidos...

Leia mais

Índice. Parte I Informações Iniciais 1 Sobre o documento. Apresentação Home. Parte II. Nota Premiada. Cadastro. Entrar. Sorteio. Dúvidas.

Índice. Parte I Informações Iniciais 1 Sobre o documento. Apresentação Home. Parte II. Nota Premiada. Cadastro. Entrar. Sorteio. Dúvidas. Nota Premiada Índice Parte I Informações Iniciais 1 Sobre o documento Parte II 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 Apresentação Home Cadastro Entrar Sorteio Realizados A realizar Dúvidas Fale Conosco Legislação

Leia mais

1. ACESSO MENU PRINCIPAL Página Inicial Botões no Topo da Tela Campos para Exibição... 4

1. ACESSO MENU PRINCIPAL Página Inicial Botões no Topo da Tela Campos para Exibição... 4 Página 1 de 17 SUMÁRIO 1. ACESSO... 2 2. MENU PRINCIPAL... 3 2.1 Página Inicial... 3 2.2 Botões no Topo da Tela... 4 2.3 Campos para Exibição... 4 2.4 Página da Turma... 5 3. MENU USUÁRIO... 5 3.1 Central

Leia mais

MANUAL DE OPERAÇÃO PROFESSOR. Página Inicial

MANUAL DE OPERAÇÃO PROFESSOR. Página Inicial MANUAL DE OPERAÇÃO Página Inicial O Sistema Acadêmico online é um portal onde o professor poderá realizar diversos serviços. A Figura 1 a seguir demonstra a página inicial do sistema. Figura 1 - Página

Leia mais

GUIA DO USUÁRIO ADMINISTRADOR SASD Sistema de apoio a secretaria departamental

GUIA DO USUÁRIO ADMINISTRADOR SASD Sistema de apoio a secretaria departamental IBILCE UNESP 2010 GUIA DO USUÁRIO ADMINISTRADOR SASD Sistema de apoio a secretaria departamental Coordenação: Prof. Dr. Carlos Roberto Valêncio Controle do Documento Informações Gerais Título GBD Guia

Leia mais

SIEX UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA. Centro de Informática CPD. SIEX Sistema de Extensão. [SISTEMA DE EXTENSÃO] Manual de Funcionalidades do Sistema SIEX.

SIEX UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA. Centro de Informática CPD. SIEX Sistema de Extensão. [SISTEMA DE EXTENSÃO] Manual de Funcionalidades do Sistema SIEX. SIEX UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA Centro de Informática CPD SIEX Sistema de Extensão [SISTEMA DE EXTENSÃO] Manual de Funcionalidades do Sistema SIEX. SUMÁRIO INTRODUÇÃO... 5 1. Primeiros passos... 6 1.1 Acessar

Leia mais

Schaeffler Online. Manual de Operação

Schaeffler Online. Manual de Operação Schaeffler Online Manual de Operação 1 Índice 1. Solicitação de Novo Usuário...3 2. Recuperação de Senha...4 3. Login...5 4. Tela Inicial do Schaeffler Online...6 5. Cadastro de Pedidos...7 5.1. Cabeçalho

Leia mais

Manual do Usuário SinFAT Web

Manual do Usuário SinFAT Web Manual do Usuário SinFAT Web Manual do Usuário SinFAT Web Versão 1.1 Última atualização: 26/04/2014 Sumário 1.0 O que é o SinFAT Web?...4 1.1 Quem pode usar?...4 2.0 Como acessar?...4 2.1 Como se cadastrar?...5

Leia mais

CONCAFÉ. Manual do Usuário Dúvidas frequentes

CONCAFÉ. Manual do Usuário Dúvidas frequentes CONCAFÉ Manual do Usuário Dúvidas frequentes SUMÁRIO 1. Introdução...3 2. Funcionalidades do Sistema...3 2.1. Autenticação...3 2.1.1. Como acessar o sistema...3 2.2. Como solicitar acesso ao sistema...4

Leia mais

Manual do Usuário - Produtor. Plataforma de Qualidade CNA Agri Trace Rastreabilidade Vegetal Manual perfil Produtor

Manual do Usuário - Produtor. Plataforma de Qualidade CNA Agri Trace Rastreabilidade Vegetal Manual perfil Produtor Manual do Usuário - Produtor 1 2 Material de Treinamento AgriTrace Rastreabilidade Vegetal Produtor: Cadastro e Expedição. Versão 1.1 3 4 1. OBJETIVO... 6 2. APLICAÇÕES/ LOCALIDADES... 6 3. MATRIZ DE RESPONSABILIDADES...

Leia mais

Acesso de Pessoa Física

Acesso de Pessoa Física Manual e-crq Acesso de Pessoa Física Aqui, os profissionais registrados no CRQ-III poderão acessar seus dados para conferência, consultar os pagamentos realizados, consultar e gerar boletos para pagamentos,

Leia mais

Na seqüência, será aberta uma página de login de acesso ao ambiente de gerenciamento do portal, conforme ilustrado na figura 01, abaixo: Figura 01

Na seqüência, será aberta uma página de login de acesso ao ambiente de gerenciamento do portal, conforme ilustrado na figura 01, abaixo: Figura 01 Tutorial Versão1.0 O Manual Tutorial do Apae em Rede pretende orientá-los no gerenciamento de conteúdos do portal. Para darmos início a essa orientação, é preciso acessá-lo. Para tanto, basta digitar intranet.apaebrasil.org.br

Leia mais

Pró-Reitoria de Ensino Básico, Técnico e Técnológico (PROEN)

Pró-Reitoria de Ensino Básico, Técnico e Técnológico (PROEN) Pró-Reitoria de Ensino Básico, Técnico e Técnológico (PROEN) DGA Orientação Específica: uso do SIPAC (Módulo Protocolo) para abertura dos processos de expedição certificados, de diploma e históricos. Versão

Leia mais

SFA Sistema de Fortalecimento das Aprendizagens - SFA Manual Módulo do Professor Versão 01

SFA Sistema de Fortalecimento das Aprendizagens - SFA Manual Módulo do Professor Versão 01 Secretaria de Educação do Estado de Pernambuco Secretaria Executiva de Gestão da Rede Gerência Geral de Tecnologia da Informação e Comunicação SFA Sistema de Fortalecimento das Aprendizagens - SFA Manual

Leia mais

MANUAL DE UTILIZAÇÃO PORTAL DO CLIENTE MAN ATD 001 VERSÃO 09

MANUAL DE UTILIZAÇÃO PORTAL DO CLIENTE MAN ATD 001 VERSÃO 09 MANUAL DE UTILIZAÇÃO PORTAL DO CLIENTE MAN ATD 001 VERSÃO 09 ÍNDICE PORTAL DE CLIENTES Selecione o tópico desejado para obter ajuda Esqueci minha senha Alterar idioma Alterar senha Acessar portal Como

Leia mais

Proposta Online Passo a Passo

Proposta Online Passo a Passo Proposta Online Passo a Passo Índice 1. Introdução 03 2. Como acessar 06 3. Visão Geral 09 4. Nova Cotação 12 5. Preenchimento de Proposta 26 6. Proposta em Análise 44 7. Corrigindo uma Proposta 47 8.

Leia mais

Agendamento de Entregas

Agendamento de Entregas Agendamento de Entregas MT-212-00143 - 2 Última Atualização 24/11/2014 I. Objetivos Após este módulo de capacitação você será capaz de: Solicitar um Agendamento de Entregas de Materiais; Acompanhar o andamento

Leia mais

O que é Sistema de Mensagem?

O que é Sistema de Mensagem? O que é Sistema de Mensagem? O Sistema de Mensagens da Unopar é um serviço completo de gerenciamento interno e de uso institucional de mensagens que permite a leitura e envio das mesmas, o armazenamento

Leia mais