Laboratório de Física Manual de Equipamentos Multímetro, Fonte e Proto-board

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Laboratório de Física Manual de Equipamentos Multímetro, Fonte e Proto-board"

Transcrição

1 Laboratório de Física Manual de Equipamentos Multímetro, Fonte e Proto-board Centro Universitário de Vila Velha PROF. RUDSON RIBEIRO ALVES

2 TABELA DE CONTEÚDOS 1. Multímetro Minipa ET TERMINAIS (1) ESCALAS (2 a 8) Ω Resistência Elétrica (2) DCV Voltagem DC (tensão contínua) (3) OFF Multímetro Desligado (4) ACV Voltagem AC (tensão alternada) (5) DCA Corrente DC (corrente contínua) (6) A 10A DC (corrente contínua com 10A de fundo de escala) (7) hfe hfe de transistores (8) Diodo (9) Fonte DC Minipa MPS 303D TERMINAIS (7, 8 e 9) POWER (12) MOSTRADOR (10) Ajuste de Voltagem (3 e 4) Ajuste de Corrente (5 e 6) Correntes acima de 3A: A/20V: Tensões acima de 30V: ,5A/50V: ProtoBoard Montando Circuitos Resistores em série Resistores em paralelo Circuito com fonte DC Alguns Cuidados Experimento

3 1. MULTÍMETRO MINIPA ET-1001 Este texto é um resumo do manual de operação do Multímetro Digital Minipa ET Para maiores informações solicite o manual ao seu professor TERMINAIS (1) O Multímetro ET 1001 possui três terminais de entrada de sinal: A) 10ADC terminal para a medida de corrente elétrica até 10A DC (corrente contínua) B) VΩmA terminal para a medida de Volts (tensão), Ohms (resistência elétrica) e mili Ampères (corrente elétrica) C) COM comum, utilizado em todas as medições. Os terminal devem ser usados aos pares sempre com o terminal COM. Figura 1: Multímetro ET ESCALAS (2 a 8) Existem vinte possíveis escalas para a utilização do multímetro ET Estas escalas estão separadas por linhas coloridas com a respectiva grandeza elétrica a ser medida destacada das possíveis escalas. Todas as escalas são utilizadas com os terminais B e C comentados acima, com exceção da escala 10A que utiliza os terminais A e C. Segue abaixo uma breve descrição de cada intervalo de escala Ω - Resistência Elétrica (2) Para a medida de resistência elétrica é necessário usar os terminais B e C. As escalas possíveis estão em VERDE com o símbolo Ω abaixo. Os fundos de escala possíveis são: 200Ω, 2000Ω, 20kΩ, 200kΩ e 2000kΩ. Um número UM, no extremo esquerdo do visor, irá aparecer sempre que a escala selecionada for insuficiente para medir o valor da resistência testada. Neste caso será necessário aumentar a escala para medir o valor da resistência DCV - Voltagem DC (tensão contínua) (3) Para a medida de tensão contínua (DC) utilize os terminais B e C. As escalas possíveis estão em BRANCO com DCV ao lado.

4 Os fundo de escala possíveis são: 200mV, 2000mV (ou 2,000V), 20V, 200V e 1000V. Observe que estas escalas medem apenas tensão contínua, não serve para media a tensão da rede elétrica ou mesmo a tensão que sai dos terminais de um transformador, as quais são alternadas OFF - Multímetro Desligado (4) Mantenha o multímetro sempre desligado, enquanto não estiver em uso. Isto não apenas economizará a bateria como também é uma medida de segurança ACV - Voltagem AC (tensão alternada) (5) Para medir tensão alternada (AC) utilize os terminais B e C. As escalas possíveis estão em BRANCO com ACV acima. Os fundo de escala possíveis são: 750V e 200V DCA - Corrente DC (corrente contínua) (6) Para medir corrente contínua (DC) utilize os terminais B e C. As escalas possíveis estão em VERDE com DCA à direita. Os fundo de escala possíveis são: 200µA, 2000µA (ou 2,000mA), 20mA e 200mA. A medida de corrente é sempre uma operação crítica, devendo se tomar algumas precauções para se evitar danos pessoais e aos equipamentos: a) Antes de ligar o circuito, calcule o valor da corrente que irá passar pelo amperímetro e escolha uma escala sempre superior ao máximo de corrente esperado. b) Nunca ligue o experimento sem a aprovação do professor A - 10A DC (corrente contínua com 10A de fundo de escala) (7) Para medir corrente contínua acima de 200mA é necessário utilizar esta escala. Os terminais utilizados nesta medida são A e C (10A). Cabe aqui os mesmos cuidados observados no item DCA, acima hfe - hfe de transistores (8) Para medir hfe de transistores. Esta escala não será trabalhada no laboratório Diodo (9) Para medir estado de operação de diodos. Esta escala serve para testar o estado em que se encontra um diodo (condução ou não). Utilize os terminais B e C, para a conexão do diodo.

5 2. FONTE DC MINIPA MPS-303D Este texto é um resumo de operação da Fonte de Alimentação Minipa MPS 303D. Para maiores informações solicite o manual ao seu professor. Esta Fonte pode fornecer de 0 a 30V DC (tensão contínua) com até 3A de corrente elétrica. Associações de Fontes são possíveis para se conseguir correntes superiores a 3A ou tensões superiores a 30V, veja abaixo. Figura 2: Fonte DC Minipa MPS 3003D Descrição: 1. Led indicador de sub tensão; 2. Led indicador de sub corrente; 3. Ajuste grosso de tensão; 4. Ajuste fino de tensão; 5. Ajuste grosso de corrente; 6. Ajuste fino de corrente; 7. Saída positiva da fonte; 8. Terra da fonte; 9. Saída negativa da fonte; 10. Mostrador da fonte (corrente/tensão, dependendo da posição da chave 13) 11. Leds indicadores do modo de operação dos Mostrador 10; 12. Botão liga/desliga; 13. Chave para seleção do modo do mostrador: corrente/tensão; 14. Compartimento do fusível de proteção; 15. Tomada; 16. Chave de seleção 110V/220V. (ATENÇÃO! OBSERVE A POSIÇÃO DESTA CHAVE ANTES DE LIGAR O EQUIPAMENTO A TOMADA).

6 2.1. TERMINAIS (7, 8 e 9) A Fonte MPS 303D possui três terminais: + positivo, com borda vermelha. GND terra (ground), com borda verde. negativo, com borda preta. Geralmente os terminais GND e ( ) estarão curto circuitados por uma chapa metálica, uma vez que o laboratório dispõem de terra nas tomadas POWER (12) A Fonte pode ser ligada e desligada através do botão abaixo, à esquerda (ON/OFF) MOSTRADOR (10) O mostrador na parte superior da Fonte possui duas escalas possíveis de trabalho, para o monitoramento do aparelho, selecionadas por uma pequena chave a sua esquerda. Estas escala permitem o operador conhecer a tensão (chave para cima VOLTS) ou a corrente (chave para baixo AMPS) fornecidas pela Fonte em tempo de operação Ajuste de Voltagem (3 e 4) A tensão na fonte é ajustada através dos botões de ajuste no quadro VOLTAGE no meio do aparelho, à direita. Com o MOSTRADOR na posição VOLTS, utilize o botão FINE para o ajuste fino da tensão e COARSE para o ajuste grosso. A tensão regulada aparecerá no MOSTRADOR acima Ajuste de Corrente (5 e 6) Em vários experimentos é necessário garantir que a corrente no circuito não ultrapasse a certos valores. Para limitar a corrente a ser fornecida na fonte proceda como segue: 1. Com os terminais da Fonte livres, ligue a e posicione o MOSTRADOR inicialmente em VOLTS; 2. Regule uma tensão de aproximadamente 2,5V (veja Ajuste de Voltagem); 3. Mude o MOSTRADOR para AMPS; 4. Com um cabo banana banana feche os terminais (+) e ( ) em curto. Uma valor de corrente deverá aparecer no MOSTRADOR neste momento. 5. Regule a corrente com os botões FINE e COARSE em CURRENT. 6. Uma vez terminado o ajuste, retire os cabos banana banana e mude o MOSTRADOR para VOLTS novamente.

7 Após este ajuste de corrente a tensão pode ser ajustada em qualquer valor desejado. O ajuste na tensão, em geral, não interferirá no ajuste de corrente e vise versa. Desta forma você pode garantir que a corrente no circuito não ultrapassará ao valor regulado. Se por algum motivo, durante o experimento for solicitado da fonte mais corrente do que o regulado nesta etapa, ela simplesmente não fornecerá, travando também o avanço da tensão na fonte se necessário Correntes acima de 3A: Para experimentos que necessite de corrente acima de 3A devemos associar Fontes MPS 303D em paralelo, de forma a suprir a demanda de corrente. Abaixo está descrito o procedimento para se associar duas fontes em paralelo para uma corrente de 5A e uma tensão de 20V. Para demandas superiores a 6A utilize mais Fontes em paralelo seguindo o mesmo procedimento apresentado abaixo A/20V: a) Pegue duas Fontes Minipa MPS 303D e regule as correntes máximas em 2,5A máxima, conforme o Ajuste de Corrente acima; b) Regule a tensão nas Fontes em aproximadamente 20V; c) Com um cabo banana banana conecte os terminais ( ) das duas Fontes; d) Conecte um multímetro Minipa ET 1001 na escala de 2000mV (2V) entre os terminais (+) das duas Fontes, veja esquema abaixo; e) Regule as tensões nas Fontes (ajuste fino) até que a diferença de tensão medida do Multímetro seja zero; f) Retire o Multímetro e conecte os dois terminais (+) das Fontes. Agora você possui uma Fonte DC de 20V a 5A. ATENÇÃO: Os botões de ajuste não poderão mais serem mexidos durante a operação das Fonte nesta configuração. De outra forma você poderá desbalancear o fornecimento de carga das Fontes, e eventualmente causar queima dos equipamentos Tensões acima de 30V: Para experimentos que necessite de tensões acima de 30V devemos associar Fontes MPS 303D em série, de forma a suprir a demanda potencial elétrico. Abaixo está descrito o procedimento para se associar duas fontes em série para uma corrente de 2,5A e uma tensão de 50V. Para demandas superiores a 6A utilize mais Fontes em série seguindo o mesmo procedimento apresentado abaixo.

8 ,5A/50V: a) Pegue duas Fontes Minipa MPS 303D e regule as correntes máximas em 2,5A máxima, conforme o Ajuste de Corrente acima; b) Regule a tensão nas Fontes em aproximadamente 25V; c) Com um cabo banana banana conecte os terminais ( ) das duas Fontes; d) Conecte um multímetro Minipa ET 1001 na escala de 2000mV (2V) entre os terminais (+) das duas Fontes, veja esquema abaixo; e) Regule as tensões nas Fontes (ajuste fino) até que a diferença de tensão medida do Multímetro seja zero; f) Retire o Multímetro e desconecte os dois terminais ( ) das Fontes. g) Agora conecte um terminal (+) de uma Fonte ao ( ) de outra. h) Através dor terminais (+) e ( ) restantes você terá 50V a 2,5A. Agora você possui uma Fonte DC de 50V a 2,5A. 3. PROTOBOARD O protoboard utilizado no laboratório é composto de dois tipos de elementos, distintos, marcados como A e B, e quatro bornes coloridos, identificados no protoboard como terra, V 1, V 2 e V 3, veja a Figura 3. Estes elementos não possuem conexões entre si, sendo necessário a utilização de fios e cabos para conectá los eletricamente. Figura 3: Protoboard Minipa MP 2420 (2420 pontos) O protoboard possui três elementos do tipo A. Estes elementos possuem 64 trilhas com 5 pontos conectados, arranjados em duas linhas independentes, Figura 4. As trilhas são apresentadas como a linha verde na Figura 4.

9 Figura 4: Elemento A: 64 trilhas duplas de 5 pontos conectados. Do tipo B, são 5 elementos dispostos pelo protoboard em quatro elementos paralelos, nas bordas e entre os elementos tipo A, e um transversal. Estes elementos possuem quatro trilhas com 25 pontos conectados, representados em verde na Figura 5. Figura 5: Elemento B: 4 trihas de 25 pontos conectados 3.1. Montando Circuitos Em geral, a montagem de um circuito ocorre mais confortavelmente nos elementos do tipo A, dado a sua disposição. Os elementos do tipo B são mais utilizados para levar um potencial elétrico a pontos extremos do protoboard. Isto não significa que os elementos do tipo B não possam ser usados na montagem do circuito, apenas não são menos convenientes para tal serviço. Nas seções a seguir são apresentados algumas montagens simples e o seu respectivo circuito Resistores em série Resistores em série podem ser arranjadas de diversas formas no protoboard. Para o circuito de quatro resistores em série da Figura 6, um possível arranjo dos resistores é apresentado na Figura 7. O detalhe em verde representa o caminho da corrente elétrica pelo protoboard. O ponto A, ligado ao pólo positivo da fonte e ao resistor R 1, e o ponto B, ligado ao pólo negativo da fonte e ao final do resistor R 4, são os fios sinuosos A e B na montagem no protoboard. Figura 6: Circuito em série.

10 Figura 7: Quatro resistores em série Resistores em paralelo Para o circuito em paralelo, com quatro resistores, da Figura 8, uma montagem possível sobre o protoboard é apresentado na Figura 9. Figura 8: Circuito em paralelo Figura 9: Montagem em protoboard de um circuito em paralelo. 4. ALGUNS CUIDADOS Para uma operação segura dos equipamentos do laboratório, é conveniente observar alguns cuidados fundamentais: Nunca ligue um equipamento à tomada sem antes consultar a opinião de todos os colegas da mesa. Em caso de dúvidas, consulte o seu professor; Monte os circuitos sempre com a fonte de alimentação desligada; Nunca ligue um circuito sem a aprovação do seu professor; Não gire a escala dos multímetro com o equipamento conectado ao circuito. Isto poderá evitar curtos circuitos indesejados ou aplicação de

11 potencial elétrico em escalas indevidas;

12 5. EXPERIMENTO Escolha cinco resistores de mesma ordem de grandeza e meça as tuas resistências (veja a Tabela 01 de código de cores abaixo): R 1 : (Ω) R 2 : (Ω) R 3 : (Ω) R 4 : (Ω) R 5 : (Ω) Monte o circuito abaixo com os resistores escolhidos; Determine a resistência equivalente do circuito, vista pelos terminais da fonte (A e B): R eq Calculada : (Ω) Retire a fonte e meça a resistência dos circuito vista pelos terminais A e B. Compare este resultado com o anterior. R eq Medida : (Ω) A R 1 R 3 12V + - R 2 R 4 B R 5 COR 1ªFaixa 2ªFaixa 3ªFaixa 4ªFaixa Preto Marrom Vermelho Laranja Amarelo Verde Azul Violeta Cinza Branco Dourado % Prateado % Tabela 01. Código de cores para resistores. Determine a corrente total do circuito, corrente em cada malha e a tensão sobre cada resistor;

13 i 1C : (A) i 2C : (A) i 3C : (A) V 1C : (V) V 2C : (V) V 3C : (V) V 4C : (V) V 5C : (V) Meça a corrente total do circuito, corrente em cada malha e a tensão sobre cada resistor; i 1M : (A) i 2M : (A) i 3M : (A) V 1M : (V) V 2M : (V) V 3M : (V) V 4M : (V) V 5M : (V)

Laboratório de Física Experimental I

Laboratório de Física Experimental I Laboratório de Física Experimental I Centro Universitário de Vila Velha Multímetro e Fonte DC Laboratório de Física Prof. Rudson R. Alves 2012 2/10 Sumário Multímetro Minipa ET-1001...3 TERMINAIS (1)...3

Leia mais

PRÁTICA 8: CONHECENDO O MULTÍMETRO. OBJETIVOS: Aprender a correta forma de utilização do multímetro e a importância de seu uso.

PRÁTICA 8: CONHECENDO O MULTÍMETRO. OBJETIVOS: Aprender a correta forma de utilização do multímetro e a importância de seu uso. PRÁTICA 8: CONHECENDO O MULTÍMETRO OBJETIVOS: Aprender a correta forma de utilização do multímetro e a importância de seu uso. MATERIAL: Um multímetro; Uma bateria de 9V; Um resistor de 1000Ω; Um diodo

Leia mais

Laboratório de Física

Laboratório de Física Laboratório de Física Experimento 01: Associação de Resistores Disciplina: Laboratório de Física Experimental II Professor: Turma: Data: / /20 Alunos (nomes completos e em ordem alfabética): 1: 2: 3: 4:

Leia mais

Identificação do Valor Nominal do Resistor

Identificação do Valor Nominal do Resistor Conteúdo complementar 1: Identificação do Valor Nominal do Resistor Os resistores são identificados por um código de cores ou por um carimbo de identificação impresso no seu corpo. O código de cores consiste

Leia mais

INSTRUMENTOS DE MEDIDAS ELÉTRICAS

INSTRUMENTOS DE MEDIDAS ELÉTRICAS INSTRUMENTOS DE MEDIDAS ELÉTRICAS Introdução Durante todo o curso de Laboratório de Física B, o aluno manuseará instrumentos de medidas elétricas e fontes de tensão elétrica. O instrumento de medida elétrica

Leia mais

Física Geral - Laboratório (2015/2) Propagação de erros e medida de resistores em série e em paralelo

Física Geral - Laboratório (2015/2) Propagação de erros e medida de resistores em série e em paralelo Física Geral - Laboratório (2015/2) Propagação de erros e medida de resistores em série e em paralelo 1 Medidas indiretas - Propagação de erros Propagação de erros u = f (x, y) Estimativa da grandeza associada

Leia mais

MANUAL DE OPERAÇÃO MULTÍMETRO VMD 1015

MANUAL DE OPERAÇÃO MULTÍMETRO VMD 1015 MANUAL DE OPERAÇÃO MULTÍMETRO VMD 1015 1. INTRODUÇÃO O VMD1015 é um Multímetro digital de 3 ½ dígitos (2.000 contagens), desenvolvido com o que existe de mais moderno em tecnologia de semicondutores. As

Leia mais

Multímetro digital. manual de instruções AU325

Multímetro digital. manual de instruções AU325 Multímetro digital manual de instruções AU325 Índice Atenção...3 1. Especificações gerais...5 2. Especificações técnicas...6 3. Instruções de uso...8 4. Troca de bateria e fusível...10 2 ATENÇÃO Falhas

Leia mais

Física Geral - Laboratório (2014/1) Propagação de erros e medida de resistores em série e em paralelo

Física Geral - Laboratório (2014/1) Propagação de erros e medida de resistores em série e em paralelo Física Geral - Laboratório (2014/1) Propagação de erros e medida de resistores em série e em paralelo 1 Medidas indiretas - Propagação de erros Propagação de erros u = f (x, y) Estimativa da grandeza associada

Leia mais

Instrumentos de Medição - Elétrica

Instrumentos de Medição - Elétrica Instrumentos de Medição - Elétrica Cesar Canhoni Multímetro Introdução O multímetro é um instrumento de medição utilizado pelo profissional eletricista destinado a medir grandezas elétricas. Multímetro

Leia mais

Como funciona o multímetro analógico

Como funciona o multímetro analógico O multímetro analógico também conhecido como multiteste analógico, é um instrumento indispensável para quem deseja realizar experimentos no segmento da eletroeletrônica. Com este instrumento de medição

Leia mais

Física Geral - Laboratório. Erros sistemáticos Limites de erro em instrumentos de medida (multímetros analógicos e digitais)

Física Geral - Laboratório. Erros sistemáticos Limites de erro em instrumentos de medida (multímetros analógicos e digitais) Física Geral - Laboratório Erros sistemáticos Limites de erro em instrumentos de medida (multímetros analógicos e digitais) 1 Incertezas do Tipo A e incertezas do Tipo B Até agora, nos preocupamos em estimar

Leia mais

ESCOLA POLITÉCNICA DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO Departamento de Engenharia de Sistemas Eletrônicos PSI - EPUSP

ESCOLA POLITÉCNICA DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO Departamento de Engenharia de Sistemas Eletrônicos PSI - EPUSP ESCOLA POLITÉCNICA DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO Departamento de Engenharia de Sistemas Eletrônicos PSI - EPUSP PSI 3212 LABORATÓRIO DE CIRCUITOS ELÉTRICOS GUIA EXPERIMENTAL EXPERIÊNCIA 1: INSTRUMENTAÇÃO

Leia mais

GUIA DE EXPERIMENTOS

GUIA DE EXPERIMENTOS ESCOLA POLITÉCNICA DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO Departamento de Engenharia de Sistemas Eletrônicos PSI - EPUSP PSI 3212 LABORATÓRIO DE CIRCUITOS ELÉTRICOS GUIA DE EXPERIMENTOS EXPERIÊNCIA 1: INSTRUMENTAÇÃO

Leia mais

Relatório: Experimento 1

Relatório: Experimento 1 Relatório: Experimento 1 Nome 1: Assinatura 1: Nome 2: Assinatura 2: Nome 3: Assinatura 3: Nome 4: Assinatura 4: Turma: Procedimento I: Lei de Ohm Q1 (0,5 ponto) Monte o circuito indicado na Figura 1.11

Leia mais

MULTITESTE. Objetivo. Conhecer o funcionamento do multiteste (multímetro) básico. 8.1 Introdução

MULTITESTE. Objetivo. Conhecer o funcionamento do multiteste (multímetro) básico. 8.1 Introdução 8aula Multiteste 43 8aula MULTITESTE Objetivo Conhecer o funcionamento do multiteste (multímetro) básico. 8.1 Introdução O Multímetro básico permite fazer medidas de resistência elétrica, diferença de

Leia mais

MANUAL DE INSTRUÇÕES DA FONTE DE ALIMENTAÇÃO MODELO PS-4000

MANUAL DE INSTRUÇÕES DA FONTE DE ALIMENTAÇÃO MODELO PS-4000 MANUAL DE INSTRUÇÕES DA FONTE DE ALIMENTAÇÃO MODELO PS-4000 Leia atentamente as instruções contidas neste manual antes de iniciar o uso da fonte ÍNDICE 1. Introdução... 01 2. Especificações... 02 2.1.

Leia mais

6.1 Relatório 1 74 CAPÍTULO 6. PRÉ-RELATÓRIOS E RELATÓRIOS. Nome 1: Assinatura 1: Nome 2: Assinatura 2: Nome 3: Assinatura 3: Turma:

6.1 Relatório 1 74 CAPÍTULO 6. PRÉ-RELATÓRIOS E RELATÓRIOS. Nome 1: Assinatura 1: Nome 2: Assinatura 2: Nome 3: Assinatura 3: Turma: 74 CAPÍTULO 6. PRÉ-RELATÓRIOS E RELATÓRIOS 6.1 Relatório 1 Nome 1: Assinatura 1: Nome 2: Assinatura 2: Nome 3: Assinatura 3: Turma: Procedimento I: Lei de Ohm Q1 (0,5 ponto) Monte o circuito indicado na

Leia mais

LEIA ATENTAMENTE AS INSTRUÇÕES ABAIXO:

LEIA ATENTAMENTE AS INSTRUÇÕES ABAIXO: OLIMPÍADA BRASILEIRA DE FÍSICA 2016 3ª FASE 08 DE OUTUBRO DE 2016 PROVA EXPERIMENTAL NÍVEL I Ensino Fundamental 8 o e 9 o anos LEIA ATENTAMENTE AS INSTRUÇÕES ABAIXO: 01 - Esta prova destina-se exclusivamente

Leia mais

GUIA DE EXPERIMENTOS

GUIA DE EXPERIMENTOS ESCOLA POLITÉCNICA DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO Departamento de Engenharia de Sistemas Eletrônicos PSI - EPUSP PSI 3031 LABORATÓRIO DE CIRCUITOS ELÉTRICOS GUIA DE EXPERIMENTOS EXPERIÊNCIA 1: INSTRUMENTAÇÃO

Leia mais

ESCOLA POLITÉCNICA DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO Departamento de Engenharia de Sistemas Eletrônicos. 1. Introdução

ESCOLA POLITÉCNICA DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO Departamento de Engenharia de Sistemas Eletrônicos. 1. Introdução ESCOLA POLITÉCNICA DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO Departamento de Engenharia de Sistemas Eletrônicos 1. Introdução O experimento Fontes de Tensão tem como principais objetivos: estudo do funcionamento do

Leia mais

GUIA DE EXPERIMENTOS

GUIA DE EXPERIMENTOS ESCOLA POLITÉCNICA DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO Departamento de Engenharia de Sistemas Eletrônicos PSI - EPUSP PSI 3212 LABORATÓRIO DE CIRCUITOS ELÉTRICOS GUIA DE EXPERIMENTOS EXPERIÊNCIA 1: INSTRUMENTAÇÃO

Leia mais

Aluno Matrícula 4º período - º semestre de 200

Aluno Matrícula 4º período - º semestre de 200 UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO FACULDADE DE ENGENHARIA DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA ELETRICA 2º RELATÓRIO DE ELETRICIDADE II Circuitos com energia elétrica contínua. A potência Aluno Matrícula

Leia mais

LABORATÓRIO EDIFÍCIOS/PROJETOS/PROC. PRODUÇÃO ELETRO I EXPERIÊNCIA 3

LABORATÓRIO EDIFÍCIOS/PROJETOS/PROC. PRODUÇÃO ELETRO I EXPERIÊNCIA 3 TÍTULO: MULTÍMETRO II I - OBJETIVOS: a) Conhecimento do multímetro como instrumento para medida elétrica; b) Multímetro digital; c) Medida de tensão contínua (DC) e alternada (AC) com o multímetro digital

Leia mais

3) Cite 2 exemplos de fontes de Alimentação em Corrente Continua e 2 exemplos em Corrente Alternada.

3) Cite 2 exemplos de fontes de Alimentação em Corrente Continua e 2 exemplos em Corrente Alternada. Lista de exercícios Disciplina: Eletricidade Aplicada Curso: Engenharia da Computação Turma: N30 1 -) Assinale a alternativa correta. Descreva o que é tensão elétrica. a - A diferença de potencial elétrico

Leia mais

Roteiro para experiências de laboratório. AULA 1: Tensão elétrica

Roteiro para experiências de laboratório. AULA 1: Tensão elétrica Roteiro para experiências de laboratório AULA 1: Tensão elétrica Alunos: 1-2- 3-4- 5- Turma: Data: / / Objetivos: - Conhecer as principais fontes de tensão contínua - Efetuar medidas de tensões elétricas.

Leia mais

Experiência 01 Identificação e Medição de Resistores e suas Associações

Experiência 01 Identificação e Medição de Resistores e suas Associações 1 Experiência 01 Identificação e Medição de Resistores e suas Associações Aluno: Data: / / 1 Objetivos de Aprendizagem deste Experimento A experiência 1 trata dos capítulos 1 e 2 do livro texto. Os objetivos

Leia mais

Experiência 04: TEOREMA DE THEVENIN

Experiência 04: TEOREMA DE THEVENIN ( ) Prova ( ) Prova Semestral ( ) Exercícios ( ) Prova Modular ( ) Segunda Chamada ( ) Exame Final ( ) Prática de Laboratório ( ) Aproveitamento Extraordinário de Estudos Nota: Disciplina: Turma: Aluno

Leia mais

Aula Prática: Uso de aparelhos de medidas elétricas, parte teórica

Aula Prática: Uso de aparelhos de medidas elétricas, parte teórica Aula Prática: Uso de aparelhos de medidas elétricas, parte teórica Introdução A operação e utilização corretas de equipamentos elétricos e dispositivos eletrônicos em um circuito dependem do conhecimento

Leia mais

Noções básicas de circuitos elétricos: Lei de Ohm e Leis de Kirchhoff

Noções básicas de circuitos elétricos: Lei de Ohm e Leis de Kirchhoff Noções básicas de circuitos elétricos: Lei de Ohm e Leis de Kirchhoff Material 2 Resistores de 3.3kΩ; 2 Resistores de 10kΩ; Fonte de alimentação; Multímetro digital; Amperímetro; Introdução Existem duas

Leia mais

ANÁLISE DE CIRCUITOS I ( AULA 01)

ANÁLISE DE CIRCUITOS I ( AULA 01) ANÁLISE DE CIRCUITOS I ( AULA 01) 1.0 Instrumentos e Medições: O MULTITESTE O multiteste é um instrumento de medida elétrica que, geralmente, permite executar medidas de diversas grandezas elétricas: tensão,

Leia mais

EXPERIMENTO 3: CIRCUITOS DE CORRENTE CONTÍNUA

EXPERIMENTO 3: CIRCUITOS DE CORRENTE CONTÍNUA EXPERIMENTO 3: CIRCUITOS DE CORRENTE CONTÍNUA 3.1 OBJETIVOS Verificar experimentalmente as Leis de Kirchhoff 3.2 INTRODUÇÃO Para a resolução de um circuito de corrente contínua (cc), com várias malhas,

Leia mais

EXPERIMENTO 1: MEDIDAS ELÉTRICAS

EXPERIMENTO 1: MEDIDAS ELÉTRICAS EXPERIMENTO 1: MEDIDAS ELÉTRICAS 1.1 OBJETIVOS Familiarização com instrumentos de medidas e circuitos elétricos. Utilização do voltímetro, amperímetro e do multímetro na função ohmímetro. Avaliação dos

Leia mais

LEIA ATENTAMENTE AS INSTRUÇÕES ABAIXO:

LEIA ATENTAMENTE AS INSTRUÇÕES ABAIXO: OLIMPÍADA BRASILEIRA DE FÍSICA 2016 3ª FASE 08 DE OUTUBRO DE 2016 PROVA EXPERIMENTAL NÍVEL II Ensino Médio 1ª e 2ª série. LEIA ATENTAMENTE AS INSTRUÇÕES ABAIXO: 01 - Esta prova destina-se exclusivamente

Leia mais

Roteiro-Relatório da Experiência N o 01 RESISTORES E A LEI DE OHM

Roteiro-Relatório da Experiência N o 01 RESISTORES E A LEI DE OHM Roteiro-Relatório da Experiência N o 01 RESISTORES E A LEI DE OHM COMPONENTES DA EQUIPE: ALUNOS NOTA 1 2 3 Data: / / : h OBJETIVOS: Ler o valor nominal de cada resistor através do código de cores. Conhecer

Leia mais

MANUAL DE INSTRUÇÕES DO MULTÍMETRO DIGITAL MODELO MD-1600

MANUAL DE INSTRUÇÕES DO MULTÍMETRO DIGITAL MODELO MD-1600 MANUAL DE INSTRUÇÕES DO MULTÍMETRO DIGITAL MODELO MD-1600 revisão fevereiro de 2010 Leia atentamente as instruções contidas neste manual antes de iniciar o uso do instrumento ÍNDICE 1. INTRODUÇÃO... 1

Leia mais

MANUAL DE INSTRUÇÕES DO MULTÍMETRO DIGITAL

MANUAL DE INSTRUÇÕES DO MULTÍMETRO DIGITAL MANUAL DE INSTRUÇÕES DO MULTÍMETRO DIGITAL Agosto de 2016 Leia atentamente as instruções contidas neste manual antes de iniciar o uso do instrumento ÍNDICE 1. INTRODUÇÃO... 1 2. REGRAS DE SEGURANÇA...

Leia mais

Experiência 1 INSTRUMENTAÇÃO LABORATORIAL. Relatório. No. USP Nome Nota Bancada

Experiência 1 INSTRUMENTAÇÃO LABORATORIAL. Relatório. No. USP Nome Nota Bancada ESCOLA POLITÉCNICA DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO Departamento de Engenharia de Sistemas Eletrônicos - PSI - EPUSP PSI 3031 - LABORATÓRIO DE CIRCUITOS ELÉTRICOS 1º quadrimestre de 2017 Experiência 1 INSTRUMENTAÇÃO

Leia mais

LABORATÓRIO DE ELETRÔNICA DIGITAL Experiência 1: Medidas Elétricas. Realização de medidas elétricas de tensão e corrente em circuitos resistivos.

LABORATÓRIO DE ELETRÔNICA DIGITAL Experiência 1: Medidas Elétricas. Realização de medidas elétricas de tensão e corrente em circuitos resistivos. 1 1. Objetivos Realização de medidas elétricas de tensão e corrente em circuitos resistivos. 2. Conceito 2.1 Matriz de contatos Uma grande parte dos circuitos eletrônicos, especialmente os digitais, quando

Leia mais

Laboratório de Física UVV

Laboratório de Física UVV Resistividade em Fios Metálicos Nome: Turma: Data: / /20 Objetivos Determinar a resistividade de fios metálicos por meio da medida da resistência e da Lei de Ohm; Equipamentos Painel DiasBlanco para lei

Leia mais

Laboratório de Circuitos Elétricos I

Laboratório de Circuitos Elétricos I Laboratório de Circuitos Elétricos I 5 a Aula Prática: Medição de Resistência Elétrica utilizando a Ponte de Wheatstone 1 Objetivos: Empregar as Leis de Kirchhoff e a Lei de Ohm para projetar uma Ponte

Leia mais

MANUAL DE OPERAÇÃO MULTÍMETRO/ALICATE VAM/A 100

MANUAL DE OPERAÇÃO MULTÍMETRO/ALICATE VAM/A 100 MANUAL DE OPERAÇÃO MULTÍMETRO/ALICATE VAM/A 100 1. INTRODUÇÃO É de fundamental importância a completa leitura do manual e a obediência às instruções aqui contidas, para evitar possíveis danos ao alicate,

Leia mais

Associação de Resistores

Associação de Resistores Associação de Resistores Objetivo: Medir a corrente elétrica e a diferença de potencial em vários ramos e pontos de um circuito elétrico resistivo. Materiais: (a) Três resistências nominadas R 1, R 2 e

Leia mais

MANUAL DE INSTRUÇÕES DO MULTÍMETRO ANALÓGICO MODELO SK-20

MANUAL DE INSTRUÇÕES DO MULTÍMETRO ANALÓGICO MODELO SK-20 MANUAL DE INSTRUÇÕES DO MULTÍMETRO ANALÓGICO MODELO SK-20 agosto de 2012 Leia atentamente as instruções contidas neste manual antes de iniciar o uso do instrumento ÍNDICE 1. INTRODUÇÃO... 1 2. REGRAS DE

Leia mais

MANUAL DE INSTRUÇÕES DO MULTÍMETRO DIGITAL MODELO IK-1500

MANUAL DE INSTRUÇÕES DO MULTÍMETRO DIGITAL MODELO IK-1500 MANUAL DE INSTRUÇÕES DO MULTÍMETRO DIGITAL MODELO IK-1500 Leia atentamente as instruções contidas neste manual antes de iniciar o uso do instrumento ÍNDICE 1. Introdução...01 2. Regras de segurança...01

Leia mais

EXPERIMENTO 2: ASSOCIAÇÃO DE RESISTORES E A LEI DE OHM

EXPERIMENTO 2: ASSOCIAÇÃO DE RESISTORES E A LEI DE OHM EXPERIMENTO 2: ASSOCIAÇÃO DE RESISTORES E A LEI DE OHM 2.1 OBJETIVOS Ler o valor nominal de cada resistor através do código de cores. Medir as resistências equivalentes das associações Verificar o comportamento

Leia mais

1- Módulo KL AC SOURCE Fonte CA (corrente alternada) LABORATÓRIO DE ELETRO-ELETRÔNICA

1- Módulo KL AC SOURCE Fonte CA (corrente alternada) LABORATÓRIO DE ELETRO-ELETRÔNICA 1- Módulo KL21001 LBORTÓRIO DE ELETRO-ELETRÔNIC O módulo KL21001 de eletro-eletrônica, consiste de um sistema versátil com fontes de alimentação contínuas fixas e ajustáveis, medidores elétricos, fontes

Leia mais

Laboratório de Física

Laboratório de Física Laboratório de Física Experimento 03: Resistividade Disciplina: Laboratório de Física Experimental II Professor: Turma: Data: / /20 Alunos (nomes completos e em ordem alfabética): 1: 2: 3: 4: 5: 2/10 1.1.

Leia mais

Ressonância Circuito RLC (AC)

Ressonância Circuito RLC (AC) Ressonância Circuito RLC (AC) Objetivo: Medir a frequência de ressonância de um circuito RLC em série de corrente alternada (AC). Materiais: (a) Um resistor R; (b) Um capacitor C; (c) Um indutor L; (d)

Leia mais

Filtros Passa alta e passa baixa

Filtros Passa alta e passa baixa Filtros Passa alta e passa baixa Objetivo: Medir a corrente elétrica sobre o indutor e o capacitor em um circuito em paralelo de corrente alternada (AC). Materiais: (a) Dois resistores de igual resistência

Leia mais

Laboratório de Física

Laboratório de Física Laboratório de Física Experimento 03: Resistividade Disciplina: Laboratório de Física Experimental II Professor: Turma: Data: / /20 Alunos (nomes completos e em ordem alfabética): 1: 2: 3: 4: 5: 2/10 Resistividade

Leia mais

Associação de resistores em série e em paralelo

Associação de resistores em série e em paralelo Aula Prática: Associação de resistores em série e em paralelo Introdução Suponha que você possua duas lâmpadas, cujas resistências elétricas sejam R 1 e R 2, e uma bateria cuja FEM (Força Eletro Motriz,

Leia mais

SINAIS E SISTEMAS MECATRÓNICOS

SINAIS E SISTEMAS MECATRÓNICOS SINAIS E SISTEMAS MECATRÓNICOS Laboratório #1: Introdução à utilização de aparelhos de medida e geração de sinal: multímetro, osciloscópio e gerador de sinais Mestrado Integrado em Engenharia Mecânica

Leia mais

Aula I Introdução aos equipamentos. Prof. Paulo Vitor de Morais

Aula I Introdução aos equipamentos. Prof. Paulo Vitor de Morais Aula I Introdução aos equipamentos Prof. Paulo Vitor de Morais Materiais iniciais Fonte da placa de circuito; Placa de circuito; Multímetro; Procedimentos com a placa de circuito Não ficar pegando a placa

Leia mais

QUESTÕES 27e 27f 27g 27h 27i 27j 28a 28b 28c 29A RESPOSTAS

QUESTÕES 27e 27f 27g 27h 27i 27j 28a 28b 28c 29A RESPOSTAS Diagnóstico: Iniciação a Prática Profissional TURMA: 1ME3 CARTÃO RESPOSTAS Prova de Recuperação Final - DATA: 30 de dezembro de 2016 NOME: Nº QUESTÕES 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 RESPOSTAS D C A C B C C C B D

Leia mais

MANUAL DE OPERAÇÃO MULTÍMETRO/ALICATE VMA-1010

MANUAL DE OPERAÇÃO MULTÍMETRO/ALICATE VMA-1010 MANUAL DE OPERAÇÃO MULTÍMETRO/ALICATE VMA-1010 1. INTRODUÇÃO Este multímetro tem uma alta sensibilidade (20kΩ/VDC - 9kΩ/VAC), e o galvanômetro é protegido através do uso de diodos. Este multímetro é um

Leia mais

Física II. Laboratório 1 Instrumentação electrónica

Física II. Laboratório 1 Instrumentação electrónica Física II Laboratório 1 Instrumentação electrónica OBJECTIVO Utilizar instrumentos electrónicos: osciloscópios, geradores de sinais, fontes de corrente e tensão, multímetros. 1. INTRODUÇÃO Com o multímetro

Leia mais

Laboratório de Física UVV

Laboratório de Física UVV /9 Carga e Descarga de Capacitores Professor: Alunos: Turma: Data: / /20 : 2: 3: 4: 5:.. Objetivos: Levantar as curvas características de carga e descarga de capacitores; Determinar a capacitância através

Leia mais

ELETROTÉCNICA ELM ROTEIRO DA AULA PRÁTICA 01 A LEI DE OHM e AS LEIS DE KIRCHHOFF

ELETROTÉCNICA ELM ROTEIRO DA AULA PRÁTICA 01 A LEI DE OHM e AS LEIS DE KIRCHHOFF ELETROTÉCNICA ELM ROTEIRO DA AULA PRÁTICA 01 A LEI DE OHM e AS LEIS DE KIRCHHOFF NOME: TURMA: DATA: / / OBJETIVOS: Ler o valor nominal de cada resistor através do código de cores. Conhecer os tipos de

Leia mais

ESCOLA POLITÉCNICA DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO. Departamento de Engenharia de Sistemas Eletrônicos PSI - EPUSP. Experiência 01

ESCOLA POLITÉCNICA DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO. Departamento de Engenharia de Sistemas Eletrônicos PSI - EPUSP. Experiência 01 ESCOLA POLITÉCNICA DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO Departamento de Engenharia de Sistemas Eletrônicos PSI - EPUSP PSI 3031 LABORATÓRIO DE CIRCUITOS ELÉTRICOS Experiência 01 Profa. Elisabete Galeazzo Prof.

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA FACULDADE DE CIÊNCIAS INTEGRADAS DO PONTAL

UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA FACULDADE DE CIÊNCIAS INTEGRADAS DO PONTAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA FACULDADE DE CIÊNCIAS INTEGRADAS DO PONTAL Laboratório de Física Moderna I Efeito Fotoelétrico Medida da Relação Corrente-Voltagem Característica das linhas Espectrais

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA FACULDADE DE CIÊNCIAS INTEGRADAS DO PONTAL

UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA FACULDADE DE CIÊNCIAS INTEGRADAS DO PONTAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA FACULDADE DE CIÊNCIAS INTEGRADAS DO PONTAL Laboratório de Física Moderna I Efeito Fotoelétrico Medida da Relação Corrente-Voltagem Característica das linhas Espectrais

Leia mais

MANUAL DE INSTRUÇÕES DO MULTÍMETRO DIGITAL MODELO MD-1301

MANUAL DE INSTRUÇÕES DO MULTÍMETRO DIGITAL MODELO MD-1301 MANUAL DE INSTRUÇÕES DO MULTÍMETRO DIGITAL MODELO MD-1301 abril de 2010 Leia atentamente as instruções contidas neste manual antes de iniciar o uso do instrumento ÍNDICE 1. INTRODUÇÃO... 1 2. REGRAS DE

Leia mais

MANUAL DE INSTRUÇÕES MULTÍMETRO AUTO RANGING ITMD-920

MANUAL DE INSTRUÇÕES MULTÍMETRO AUTO RANGING ITMD-920 MANUAL DE INSTRUÇÕES MULTÍMETRO AUTO RANGING ITMD-920 ÍNDICE Página Instruções Sobre Segurança 3 Símbolos de Segurança 4 Controle e Conectores 5 Símbolos e Anunciadores 6 Especificações 7 Instalação da

Leia mais

Caracterização de uma Lâmpada

Caracterização de uma Lâmpada Caracterização de uma Lâmpada Laboratório de Eletricidade e Magnetismo Introdução Resistores não-lineares são dispositivos que não seguem a lei de Ohm quando submetidos a uma tensão ou corrente. Quando

Leia mais

FUNDAMENTOS DE ELETRICIDADE

FUNDAMENTOS DE ELETRICIDADE FUNDAMENTOS DE ELETRICIDADE Laboratório 1 MEDIÇÃO DE PARÂMETROS ELÉTRICOS INSTALAÇÕES ELÉTRICAS DE INTERIORES MEDIÇÃO DE PARÂMETROS ELÉTRICOS OBJETIVO: Medir parâmetros elétricos de tensão, corrente, potência,

Leia mais

No circuito abaixo, a resistência total é especificada. Determine as resistências de valores desconhecidos e a correntr I para o circuito.

No circuito abaixo, a resistência total é especificada. Determine as resistências de valores desconhecidos e a correntr I para o circuito. Acertos: 2,0 de 2,0 Data: 07/09/2018 22:51:29 (Finalizada) 1 a Questão (Ref.:201705887329) Acerto: 0,2 / 0,2 A forma de onda da tensão nas instalações elétricas residências é senoidal com frequência de

Leia mais

AULA 03 Exercícios Lista 01 Lista 02 Lista 03 Resolução de exercícios em sala

AULA 03 Exercícios Lista 01 Lista 02 Lista 03 Resolução de exercícios em sala AULA 03 Exercícios Lista 01 Lista 02 Lista 03 Resolução de exercícios em sala AULA 04 Tensão e Corrente alternada Ondas senoidais Ondas quadradas Ondas triangulares Frequência e período Amplitude e valor

Leia mais

. Medição de tensões contínuas (DC) : Volt [V]. Medição de tensões alternas (AC)

. Medição de tensões contínuas (DC) : Volt [V]. Medição de tensões alternas (AC) Medição de Tensões e de Correntes Eléctricas. Leis de Ohm e de Kirchoff 1. Objectivo: Aprender a medir tensões e correntes eléctricas com um osci1oscópio e um multímetro digital. Conceito de resistência

Leia mais

ALFAKITS A-10

ALFAKITS  A-10 KIT PLACA AMPLIFICADOR 10 W RMS MONO Primeiramente queremos agradecer a aquisição do KIT PLACA AMPLIFICADOR 10W RMS Mod. A-10 da ALFAKITS. Este manual procura detalhar todo o processo de montagem desse

Leia mais

Laboratório de Física

Laboratório de Física Laboratório de Física Experimento 05: Carga e Descarga de Capacitores Disciplina: Laboratório de Física Experimental II Professor: Turma: Data: / /20 Alunos (nomes completos e em ordem alfabética): 1:

Leia mais

Ministério da Educação Universidade Tecnológica Federal do Paraná Pró-Reitoria de Graduação Departamento Acadêmico de Eletrônica

Ministério da Educação Universidade Tecnológica Federal do Paraná Pró-Reitoria de Graduação Departamento Acadêmico de Eletrônica 1 Ministério da Educação Universidade Tecnológica Federal do Paraná Pró-Reitoria de Graduação Departamento Acadêmico de Eletrônica PR UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ Aula de Laboratório 02 (22

Leia mais

Circuito RC Constante de tempo

Circuito RC Constante de tempo Circuito RC Constante de tempo Objetivo: Medir as funções de carga e descarga de um capacitor e calcular a constante de tempo do processo. Materiais: (a) Resistor elétrico R; (b) Capacitor eletrolítico

Leia mais

MANUAL DE INSTRUÇÕES DO MULTÍMETRO DIGITAL MODELO MD-1400

MANUAL DE INSTRUÇÕES DO MULTÍMETRO DIGITAL MODELO MD-1400 MANUAL DE INSTRUÇÕES DO MULTÍMETRO DIGITAL MODELO MD-1400 Leia atentamente as instruções contidas neste manual antes de iniciar o uso do instrumento ÍNDICE 1. INTRODUÇÃO...3 2. REGRAS DE SEGURANÇA...3

Leia mais

Experimento 4. Resistência interna

Experimento 4. Resistência interna Experimento 4 Resistência interna Objetivos a - Determinar a resistência interna de uma fonte de tensão. b - Obter a curva característica para a fonte de tensão. c - Determinar a resistência da carga para

Leia mais

Notas de Aula. Laboratório de Sistemas Digitais

Notas de Aula. Laboratório de Sistemas Digitais Notas de Aula Laboratório de Sistemas Digitais Sumário 1.Introdução...1 2.Tensão, Corrente, Resistência e LEDs...1 3.Protoboards...4 1 1. Introdução Esta apostila possui o conteúdo relacionado aos conceitos

Leia mais

ROTEIRO OFICIAL 04 Circuito Retificador de Onda Completa

ROTEIRO OFICIAL 04 Circuito Retificador de Onda Completa - UTFPR Departamento Acadêmico de Eletrotécnica DAELT Engenharia Elétrica e/ou Controle e Automação Disciplina: Laboratório de Eletrônica ET74C Prof.ª Elisabete Nakoneczny Moraes ROTEIRO OFICIAL 04 Circuito

Leia mais

CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE SANTA CATARINA DEPARTAMENTO DE ELETRÔNICA Eletrônica Básica e Projetos Eletrônicos

CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE SANTA CATARINA DEPARTAMENTO DE ELETRÔNICA Eletrônica Básica e Projetos Eletrônicos CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE SANTA CATARINA DEPARTAMENTO DE ELETRÔNICA Eletrônica Básica e Projetos Eletrônicos AULA LAB 04 DIODOS ZENER, LEDS E TRANSISTORES BIPOLARES 1 INTRODUÇÃO Os componentes

Leia mais

Curso Técnico em Eletrotécnica

Curso Técnico em Eletrotécnica ELETRICIDADE EM REGIME CC Sumário Curso Técnico em Eletrotécnica Eletricidade básica em Regime de Corrente Contínua 8-FONTE CC - SIMÉTRICA Introdução 6 Fonte de CC 7 Características das fontes CC 7 Tensão

Leia mais

Universidade Estadual de Maringá. Centro de Ciências Exatas. Departamento de Física NOÇÕES BÁSICAS PARA A UTILIZAÇÃO DO OSCILOSCÓPIO DIGITAL

Universidade Estadual de Maringá. Centro de Ciências Exatas. Departamento de Física NOÇÕES BÁSICAS PARA A UTILIZAÇÃO DO OSCILOSCÓPIO DIGITAL Universidade Estadual de Maringá Centro de Ciências Exatas Departamento de Física Material Didático para Física Experimental IV NOÇÕES BÁSICAS PARA A UTILIZAÇÃO DO OSCILOSCÓPIO DIGITAL Tektronix TBS 1022

Leia mais

RELATÓRIO DE AULA PRÁTICA

RELATÓRIO DE AULA PRÁTICA SENAI sc Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial Universidade do sul de Santa Catarina - UNISUL Curso de Graduação Eletrotécnica Geral 3ª Fase RELATÓRIO DE AULA PRÁTICA PRÁTICA 1: Medições e comparações

Leia mais

Medição de Tensões e Correntes Eléctricas. Leis de Ohm e de Kirchhoff

Medição de Tensões e Correntes Eléctricas. Leis de Ohm e de Kirchhoff Ano lectivo: 2010 2011 Medição de Tensões e Correntes Eléctricas. Leis de Ohm e de Kirchhoff 1. OBJECTIVO Aprender a utilizar um osciloscópio e um multímetro digital. Medição de grandezas AC e DC. Conceito

Leia mais

AULA EXPERIMENTAL 03 ERRO EM MEDIDAS ELÉTRICAS

AULA EXPERIMENTAL 03 ERRO EM MEDIDAS ELÉTRICAS 1 INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SANTA CATARINA DEPARTAMENTO ACADÊMICO DE ELETRÔNICA CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM SISTEMAS ELETRÔNICOS Métodos e Técnicas de Laboratório em Eletrônica

Leia mais

Roteiro para aula experimental

Roteiro para aula experimental Roteiro para aula experimental 4. Introdução aos circuitos de Corrente Contínua. Resistores lineares e não lineares. A lei de Ohm. Resumo Nesta aula prática vamos iniciar nosso estudo dos circuitos de

Leia mais

Aula Prática 6. Carga e Descarga de Capacitores. Depto Química e Física - CCENS/UFES

Aula Prática 6. Carga e Descarga de Capacitores. Depto Química e Física - CCENS/UFES Aula Prática 6 Carga e Descarga de Capacitores Depto Química e Física - CCENS/UFES Estratégia: Montagem e operação de circuitos elétricos visando ao estudo de leis fundamentais de análises de circuitos.

Leia mais

MANUAL DE INSTRUÇÕES DO MULTÍMETRO DIGITAL MODELO MD-1300

MANUAL DE INSTRUÇÕES DO MULTÍMETRO DIGITAL MODELO MD-1300 MANUAL DE INSTRUÇÕES DO MULTÍMETRO DIGITAL MODELO MD-1300 Leia atentamente as instruções contidas neste manual antes de iniciar o uso do instrumento ÍNDICE 1. INTRODUÇÃO...1 2. REGRAS DE SEGURANÇA...1

Leia mais

Laboratório de Física

Laboratório de Física Laboratório de Física Experimento 02: Corrente, Tensão Lei das Malhas e dos Nós Disciplina: Laboratório de Física Experimental II Professor: Turma: Data: / /20 Alunos (nomes completos e em ordem alfabética):

Leia mais

ROTEIRO DA PRÁTICA I Resistência e Lei de Ohm

ROTEIRO DA PRÁTICA I Resistência e Lei de Ohm UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO INSTITUTO DE QUÍMICA LABORATÓRIO DE FÍSICA III CURSO DE ENGENHARIA QUÍMICA Prof. Paulo Vitor de Morais ROTEIRO DA PRÁTICA I Resistência e Lei de Ohm

Leia mais

1 INTRODUÇÃO 2 GRANDEZAS FUNDAMENTAIS 3 GRANDEZAS DERIVADAS 4 SIMBOLOGIA 5 PRINCIPAIS ELEMENTOS 6 INSTRUMENTOS DE MEDIDA 7 GALVANÔMETRO 8 AMPERÍMETRO

1 INTRODUÇÃO 2 GRANDEZAS FUNDAMENTAIS 3 GRANDEZAS DERIVADAS 4 SIMBOLOGIA 5 PRINCIPAIS ELEMENTOS 6 INSTRUMENTOS DE MEDIDA 7 GALVANÔMETRO 8 AMPERÍMETRO 1 INTRODUÇÃO 2 GRANDEZAS FUNDAMENTAIS 3 GRANDEZAS DERIVADAS 4 SIMBOLOGIA 5 PRINCIPAIS ELEMENTOS 6 INSTRUMENTOS DE MEDIDA 7 GALVANÔMETRO 8 AMPERÍMETRO 9 VOLTÍMETRO 10 PONTE DE WHEATSTONE 11 SIMULADOR (PONTE

Leia mais

MANUAL DE INSTRUÇÕES DO MULTÍMETRO ANALÓGICO MA-60

MANUAL DE INSTRUÇÕES DO MULTÍMETRO ANALÓGICO MA-60 MANUAL DE INSTRUÇÕES DO MULTÍMETRO ANALÓGICO MA-60 Leia atentamente as instruções contidas neste manual antes de iniciar o uso do multímetro ÍNDICE 1. Introdução... 01 2. Regras de segurança... 01 3. Especificações...

Leia mais