POLICIAMENTO DE PROXIMIDADE

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "POLICIAMENTO DE PROXIMIDADE"

Transcrição

1 Polícia de Segurança Pública - COMANDO METROPOLITANO DE LISBOA - 2ª Divisão Boletim Informativo da 34ª Esquadra Olivais - 2ª Divisão MAIO / JUNHO 2013 E X I S T I M POLICIAMENTO DE PROXIMIDADE REVIVER O PASSADO - Cinema na ADCEO O Programa Integrado de Policiamento de Proximidade (PIPP) da 34ª Esquadra dos Olivais continua atento aos mais idosos, lado a lado O com as instituições S lhes prestam os cui- que diretamente dados diários. Vem assim propor e P A proporcionar uma mais iniciativa REVIVER O PAS- R SADO, em parceria A (Associação Despor- com a ADCEO tiva e Cultural da Encarnação O e Oli- vais), a Farmácia Reis e a Junta de Freguesia de Santa Maria dos Olivais, endereçando convite à presença de todos os idosos dos Olivais. São propostas seis matines quinzenais, que irão decorrer no Antigo Cinema da S Encarnação, nas tardes de 4ªs feiras, com inicio em 12 de junho de 2013 e a E divulgação. R V I R VOLUME 5- EDIÇÃO 3 prolongar durante os meses de junho, julho e agosto, conforme o cartaz de Têm inicio previsto pelas 14h00, coma possibilidade de realizarem rastreio de saúde gratuito, disponibilizado pela Farmácia Reis Oliveira e com a presença de técnicas da mesma. Haverá ainda algum aconselhamento para as questões de segurança pelos elementos da Proximidade da Esquadra dos Olivais. A entrada é gratuita! Por isso, não falte. Nesta Edição: REVIVER O PASSADO - Cinema na ADCEO Atividades do PIPP Workshop s: Mental Care Violência Juvenil Cuidados com Dinheiro Diferentes formas de violência. Conselhos de segurança: Novas notas Ações e atividades realizadas: Dia do bebé Dia da criança Ações e atividades com as escolas: Programa Escola Segura: Rede L&M - Dia do vizinho VERÃO SEGURO: Operação ferias Programa Estou Aqui Tenha atenção às Burlas Conselhos de segurança: deixe a sua casa bem fechada nas férias Ações desenvolvidas pelas EPAV s Cias - Aula de Tai-Chi e rastreio de saúde Confraternização entre elementos da 34ª Esq CAMPANHA SOLIDÁRIA: Vamos guardar tampinhas durante o verão CONSELHOS DE SEGURANÇA: Riscos de incêndios e ondas de calor. Agradecimentos : ADCEO Farmácia Reis Oliveira.

2 Página 2 Atividades do PIPP: WORKSHOPs Para Técnicos, na Casa da Cultura No âmbito do serviço e das ações planeadas pelo Programa Integrado de Policiamento de Proximidade da 34ª, foi planeado levar a cabo a realização de uma jornada de ações e encontros de partilhas de boas práticas em parceria, com temáticas pertinentes e de interesse para a intervenção sócio institucional, junto da comunidade local. São, numa primeira fase, dirigidas a técnicos de instituições que intervêm diretamente com/e junto da comunidade local. Numa segunda fase, poderão ser extensivas quer a remanescentes pedidos de participação, quer a demais interessados, ou no mesmo local ou Mental Care - decorreu em 03 de maio de 2013 O Workshop sobre Saúde Mental e as boas práticas a junto das instituições a que pertençam. Violência Doméstica/ Violência no Namoro, realizado já em 15/03/2013, entre as 14h00/17h30, na Casa da Cultura, sita na Rua Conselheiro Mariano de Carvalho. Mental Care, realizado em 03/05/2013, entre as 14h00/17h30, na mesma Casa da Cultura. Violência/ Violência Juvenil, a realizar em 27/09/2013, entre as 14h00/17h30, na Casa da Cultura. Intervenção Social, a realizar em novembro de 2013 (dia ainda a confirmar), entre as 14h00/17h30, na Casa da Cultura. Dra. Maria Farçadas, Assistente Social do Centro de Saú- ela associadas, em termos de intervenção prática e de de dos Olivais; a Dra Filomena Nabais, Médica Psiquiatra forma multidisciplinar, foi dirigido a três dezenas de técnicos que participaram e interagiram Delegada de Saúde dos Olivais. da Associação Entrementes; e a Dra Mafalda Castro, na Casa da Cultura da Junta de O resultado e a opinião geral, a Freguesia dos Olivais. julgar pela ação e pela análise dos Aberta a sessão pelo anfitrião da questionários de satisfação devolvidos, foi muito positivo, no enriquecimento pela partilha casa, Prof. Francisco Queiroz, os oradores granjearam o grupo dos técnicos ali presentes: o Chefe Carlos Rodrigues, supervisor do PIPP da 34ª Esquadra da PSP; a de saúde de experiencias profissionais e de intervenção em casos mental. Violência/ Violência Juvenil - previsto para 27 de setembro de 2013 Irá realizar-se em 27 de setembro de 2013, mais um workshop dirigido a técnicos, na Casa da Cultura dos Olivais, sita na Rua Conselheiro Mariano de Carvalho. Prevista está para a constituição da mesa: os Agentes Miguel Lobão e Belmira Duarte das EPES/ PIPP da 34ª Esq.ª da PSP; a Dra Joana Rasquilho da Equipa de Apoio às Famílias da SCML/ DiASL - Oriental e representante da CPCJ de Lisboa oriental; a Dra. Patrícia Almeida, do Programa Desafios da JFSM e em representação desta e das escolas dos Olivais; a Dra. Sónia Valente do IAC. Pretende-se mais uma partilha de boas praticas de inter- venção multidisciplinar e uma interação esclarecedora entre oradores e participantes, traduzida em mais valias para os técnicos interessados na temática. Estão abertas as inscrições.

3 Página 3 WORKSHOP Cuidados com o dinheiro Na sequência da ação preventiva a que a PSP se propõe junto da comunidade e dos mais idosos, o Programa Integrado de Policiamento de Proximidade da 34ª Esquadra vem, desta forma e mais uma vez, desenvolver ações que visam a promoção do sentimento de segurança. Pretende atentar e sensibilizar para uma das questões mais sensíveis e relacionada com a insegurança: o dinheiro. Os idosos foram escolhidos como principal público alvo. E dois foram os sub temas da apresentação: a GESTÃO FINANCEIRA, pela Dra. Rute Lima, Técnica Superior de Contabilidade da Junta de Freguesia de Santa Maria dos Olivais; e a SEGURANÇA COM O DINHEIRO, pelos Agentes da Equipa de Proximidade e Apoio à Vítima, do PIPP, da 34ª Esquadra dos Olivais. Pela pertinência da ação e sobretudo da importância que traduz junto deste grupo populacional mais sensível, a pedido de Centros de Dia, foram realizados desde março d e s e i s w o r k s h o p s, nomeadamente em 15 de maio no Centro de Dia do Espaço Crescer-ava, entre as 15h00 e as 16h30. Previstas ainda outras repetições do mesmo workshop, com agenda por acertar. DIFERENTES FORMAS DE VIOLENCIA - Sessão de diálogo aberto com os Idosos No centro de dia da Fundação Cardeal Cerejeira e a pedido da Dra. Nélia Ferreira, foi realizada uma 2ª sessão, no passado dia 09 de maio, num continuum da temática, sob a forma de diálogo aberto e esclarecedor com os idosos, sobre as diferentes formas de violências que atingem os mesmos. CONSELHOS DE SEGURANÇA - NOVAS NOTAS ENTRADA EM CIRCULAÇÃO DE NOVAS NOTAS Entraram em circulação no passado dia 02 de maio de 2013, as novas notas de 5 (cinco euros). As antigas continuam a circular normalmente. Gradualmente irão ser introduzidas novas notas para substituir as de maior valor. Posteriormente irão sair de circulação as notas atuais. A PSP aconselha: Tenha muita atenção aos burlões! Trocas de notas, somente em instituições bancárias ou CTT! Nunca à porta ou na rua. Não se deixe enganar! E lembre-se: O seu dinheiro não saiu de circulação. Qualquer dúvida, consulte o seu balcão de atendimento bancário.

4 VOLUME 5- EDIÇÃO 3 ESQUADRA DA PSP DOS OLIVAIS Página 4 AÇÕES E ATIVIDADES REALIZADAS moto e o carro da Escola Segura. Foi permitido, às crianças, o DIA DO BEBE Decorreu no dia 18 contacto com o material por nós apresentado, com o intuito de de maio de 2013, na as aproximar ainda mais da PSP e das questões de segurança, Quinta Pedagógica dos pela confiança estabelecida. Ao mesmo tempo foi proporciona- Olivais, o Dia do Bebé, do um sentimento de segurança no interior da Quinta, para mais todos que aderiram ao evento. uma iniciativa comunitária do Subgru- Como público-alvo tivemos algumas centenas de bebés e po de Infância de San- crianças, os quais tiveram a oportunidade de participar em ta Maria dos Olivais Estamos a criar e cujo tema escolhido todas as iniciativas e aproveitar um dia a eles dedicado, com muita alegria e diversão. foi Momentos em família. O objetivo desta ação foi alcançado, no tocante à adesão por Este Subgrupo é cons- parte de crianças e bebés e às expectativas do grupo de traba- tituído lho, nas quais foi bem visível a participação e a elevada satisfa- por algumas instituições que inter- ção. vêm de forma integra- Sem dúvida, uma iniciativa a repetir. da, junto de famílias, DIA DA CRIANÇA crianças e jovens desta No dia 01 de junho de 2013 freguesia dos Olivais: Santa Casa da Misericórdia de Lisboa (Acolhimento Social, Creche das Laranjeiras e Equipa de Apoio às Famílias), PSP dos Olivais, Projeto Entrelaços, és capaz!, Centro Infantil Olivais Sul (Fundação Aga Khan), Agrupamento de Escolas das Piscinas, Agrupamento Fernando Pessoa, Fundação D. Pedro IV, Fundação Cardeal Cerejeira, e o Projecto Desafios da Junta de Freguesia dos Oli- da Criança, no qual o PIPP da 34ª Esquadra esteve inserido numa mega festa realizada na Quinta Pedagógica e onde durante o dia compareceram cerca de 1000 visitantes, entre crianças e os seus familiares. A organização esteve a cargo da Junta de Freguesia de Santa Maria dos Olivais e contou com a participação de várias instituições vais). Muitas atividades práticas foram apresentadas pelas instituições parceiras, como: contos comemorou-se mais um Dia infantis, massa- gens para bebés, gincana, pinturas faciais, brincadeiras com plasticina, trabalhos com balões, jogos tradicionais, Takendoo, mostras e manuseamentos de materiais diversos, etc, bem como a Quinta pedagógica toda ela à disposição para desfrutar na visita. Os elementos do PIPP da 34ª Esquadra estiveram presentes com uma exposição de materiais de ordem pública, de uma da freguesia. Durante o dia houve diversas atrações para a pequenada, desde insufláveis, contos, demonstração de artes marciais, jogos tradicionais, capoeira, além de atividades de canto e dança. Os elementos do PIPP da 34ª Esquadra estiveram presente com uma exposição estática e as crianças e seus familiares puderam experimentar os materiais de ordem pública ou simplesmente disfrutar da moto ou do carro da Escola Segura. A PSP garantiu ainda a segurança no interior da Quinta e nas artérias circundantes.

5 ESQUADRA DA PSP DOS OLIVAIS VOLUME 5- EDIÇÃO 3 Página 5 AÇÕES E ATIVIDADES COM AS ESCOLAS Programa Escola Segura - EPES S. Miguel Arcanjo. 23 de maio de 2013: Durante os meses de maio e junho de 2013, foram previstas e A ç ã o realizadas diversas ações de sensibilização pelos Agentes do sensibilização Programa Escola Segura, nas escolas dos Olivais: subordinada tema 2 de maio de 2013: Ação de sensibilização subordinada ao tema Prevenção r o d o vi á r i a no d e ao Fiscalização rodoviária, junto de diversas escolas. 28 de maio de 2013: Ação de sensibilização subordinada ao Externato S. Miguel tema Violência no namoro, na Escola de Comércio Arcanjo. Lisboa. 7 de maio de 2013: A ç ã o d e sensibilização subordinada ao tema Violência no namoro, na Escola do Comércio de de 7 de junho de 2013: Encerramento do ano lectivo com atividades escolares, aos alunos do 6º, 9º, 11º e 12º anos. 14 de junho de 2013: Encerramento do ano lectivo com atividades escolares, aos alunos do 1º ciclo, e 5º, 7º e 8º anos. Lisboa. 9 de maio de 2013: Ação de sensibilização subordinada ao Ainda os exames tema Prevenção rodoviária, na Escola E B 1 Infante D. nacionais têm contado com o empenho da Henrique (nº55), aos alunos do 2º e 3º anos. 20 de maio de 2013: Ação de sensibilização subordinada ao Equipa da Escola tema Bullying, na Escola E B 1 Adriana Correia de Oliveira Segura nas entregas e recolhas dos mesmos, (nº181), aos alunos do 3º e 4º anos. 21 de maio de 2013: Ação de sensibilização subordinada ao em tempo e segurança, tema Medidas de prevenção e auto proteção, no Externato nas escolas dos agrupamentos dos Olivais. REDE L&M (Laranjeiras e Machados) - DIA DO VIZINHO No pretérito dia 31 de maio de 2013, celebrou-se mais uma atividade do Dia do Vizinho, prevista no plano de atividades da Rede L&M (Laranjeiras e Machados), grupo de parceiros do qual a 34ª Esquadra faz parte integrante, tendo como principal atividade, a construção de uma maquete dos Bairros Casal dos Machados, Quinta das Laranjeiras e Bairro do Oriente, em material reciclável. A 34ª Esquadra também colaborou com a construção de um carro patrulha, a partir de um pacote de leite com chocolate, para integrar a maquete e desta forma contribuir para a imagem do patrulhamento preventivo e próximo da população naqueles bairros. O objetivo foi cada parceiro construir uma parte do conjunto dos três bairros, onde se encontram sedeadas a maioria das instituições da rede e que culminou na sua exposição na Escola Infante Dom Henrique e, num segundo momento, na Associação dos Amigos e Idosos da Quinta das Laranjeiras. Para o efeito foram utilizados diversos materiais recicláveis, como pacotes de leite, tampas de garrafas de plástico, etc., com o propósito de sensibilizar e congregar os moradores nesta festa do vizinho, uma tarde de confraternização, reforçada por algumas atuações dinamizadas por instituições e jovens /idosos do Bairro, como o grupo de capoeira da Pastoral Diocesana..

6 Página 6 VERÃO SEGURO: Operação Férias (15 de julho a 15 de setembro) =Chave Direta= Não deixe a sua casa abandonada! Se for de férias neste Verão: Desloque-se previamente à Esquadra mais próxima Faça-se acompanhar de documento de identificação e comprovativo de morada Preencher um formulário; Faça referencia a quem tenha acesso à residencia durante a sua ausencia Deixe contactos diponiveis Ou ainda: Aceda online em ou no site do MAI e preencha o formulário eletronico em Verão seguro - chave direta, assim que disponível. A PSP efetua: A Vigilância das residências (verifica o exterior, a inviolabilidade do domicílio...) E alerta de imediato, o proprietário da habitação ou o seu representante, em caso de anomalia. No entanto aconselhamos: Dê uma aparência de atividade à sua residência; Não comente perante estranhos que vai de férias; Confirme se deixou o gás e a água fechados; Confirme se fechou bem portas e janelas; Peça a alguém da sua confiança: Que abra regularmente as persianas ou cortinas durante o dia; Que ligue a iluminação interior algumas noites; Que recolha a correspondêcia para não acumular; Faça uma relação de bens pessoais de maior valor E vá de férias descansado! Programa Estou Aqui Decorre de 12 de Junho a 27 de Setembro de 2013, o Programa Estou Aqui. Se tem filhos, preferencialmente com idades a partir dos 2 anos, o Programa Estou Aqui foi feito para si (esteja atento à Página da PSP no Facebook e no Website). A Polícia de Segurança Pública, a Fundação PT e a RFM uniram-se e criaram a pulseira ESTOU AQUI! para o seu filho. Disponibilizamos gratuitamente a todos os pais esta pulseira numa das Esquadras da PSP. (Poderá ainda encontrá-la em alguns eventos da responsabilidade da PT ou da RFM); Coloque a pulseira no seu filho, faça um bom nó duplo e boas férias. Se o seu filho se perder nestas férias, será mais fácil chegar ao seu contato e dizer: ESTÁ AQUI! Para mais informações sobre este Programa consulte o site do Programa ou escreva-nos para contacto@psp.pt Depois é só registar o número alfanumérico inscrito na pulseira e ativar o seu uso. Para isso consulte o site da PSP em ou do MAI em e preencha os campos solicitados. No entanto, este programa é uma ajuda suplementar e não deve nem pode substituir-se à responsabilidade que os pais e encarregados de educação deverão naturalmente assumir. A pulseira EA é gratuita! - Pode ser solicitada nas Esquadras da PSP a partir do início de Julho e em eventos promovidos pela Fundação PT e a RFM. Este Programa é para si e pelo sorriso do seu filho! TENHA ATENÇÃO ÀS BURLAS Burlas no arrendamento de casas de férias... Veja alguns conselhos úteis em Pages/programasespeciais/ferias.aspx?menu=3 A 34ª Esquadra da 2ª Divisão da Polícia de Segurança Pública de Lisboa deseja-lhe, a si e à sua família, uma boa viagem e umas boas férias.

7 Página 7 CONSELHOS DE SEGURANÇA - Deixe a sua casa bem fechada nas férias

8 Página 8 AÇÕES DESENVOLVIDAS pelas EPAVs As Equipas de Proximidade e Apoio à Vitima, designadas por EPAV, surgem enquadradas no Programa Integrado de Policiamento de Proximidade (PIPP), a par do Programa Escola Segura (EPES), com objetivo de dar respostas a inúmeros problemas de cariz social, policial e em outras vertentes, lado a lado com outras instituições sociais de intervenção comunitária. Neste âmbito, as EPAV da 34ª Esquadra têm desenvolvido inúmeras ações tendentes a dar resposta a esses problemas e outras de cariz mais lúdico, sem desligar das parcerias enriquecedoras da sua ação policial preventiva. E os meses de maio e junho foram disso exemplo, nas diversas iniciativas promovidas junto das instituições e da população. Nomeadamente: Ações de comércio seguro e prevenção junto dos CTT; Ações de prevenção rodoviária e ações conjuntas com fiscais da RL; Acompanhamentos conjuntos com técnicas de apoio social; Acompanhamentos e apoio a procissões religiosas; Ações de proximidade em espaços abertos ao público como a Quinta Pedagógica dos Olivais e os Centros de Dia; Sinalização de insalubridades; Encaminhamento de idosos isolados; Estreitamento de parcerias. Reviver o passado ; Dia do idoso Diversão Sénior ; Workshops Temáticos. CIAS - Aula de Tai Shi e Rastreio de Saúde A 34ª Esquadra, através dos elementos afetos ao Programa Integrado de Policiamento de Proximidade (PIPP), no passado dia 22 de maio de 2013, durante a manhã, em parceria com o Centro Integrado dos Serviços Sociais da PSP e a Farmácia Reis Oliveira, levaram a cabo uma aula de Tai Shi e uma sessão de rastreio de saúde, para os utentes daquele espaço. Desta forma, e com a colaboração da instrutora de Tai Shi, Dra Nélia Ferreira, do Centro de Dia da Fundação Cardeal Cerejeira, foi possível exercitar o corpo e a mente durante cerca de uma hora. Paralelamente, foram sendo realizando rastreios de saúde, pelas Técnicas da Farmácia Reis Oliveira, a fim de apurar o estado da glicemia e tensão arterial dos utentes e utilizadores do CIAS. Confraternização entre os elementos da 34ª Esquadra No pretérito dia 20 de maio de 2013, realizou-se mais um jantar de confraternização entre os elementos da 34ª Esquadra. Compareceu uma boa parte do efetivo, sendo certo que por razões de serviço, alguns não puderam comparecer. Estes encontros têm vindo a ser realizados de forma assídua, com o objetivo de contribuir para reforçar os laços de amizade e espirito de corpo entre todo o efetivo. Entre os pratos e copos que se foram esvaziando, houve tempo para por a conversa em dia, ouvir histórias de serviço, futebol e o estado da nação. No final ficou a satisfação de mais um serão bem passado e fortalecido o espirito de camaradagem, que se pretende sempre presente entre todos.

9 Página 9 CAMPANHA SOLIDÁRIA: Vamos guardar tampinhas durante o Verão A 34ª Esquadra, em parceria com outras instituições, vai levar a cabo recolha de tampas de plástico durante as férias de Verão. Apesar de esta iniciativa se destinar prioritariamente aos estabelecimentos de ensino, através do Projeto Desafios e aos utentes da Farmácia Reis Oliveira, não faria sentido os elementos desta Esquadra e da 2ª Divisão ficarem alheios. De igual modo, os Centros de Dia e demais instituições, são convidados a participarem nesta recolha de tampinhas e contribuírem para o êxito da campanha solidária. Não está ainda definida a instituição ou pessoa(s) a quem será(ão) entregues as tampinhas, mas as mesmas reverterão para um caso a ser sinalizado na nossa área.

10 Página 10 CONSELHOS DE SEGURANÇA: RISCO DE INCÊNDIOS E ONDAS DE CALOR Aproxima-se o verão, as férias, as viagens... o calor já se faz sentir e com ele o perigo de incêndios. Estes advêm muitas vezes do descuido humano. Nesse sentido a PSP alerta toda a população para o contributo na prevenção de incêndios: Se for de viagem, não projete lixo nem beatas pela janela; Não deite lixo nas florestas nem faça fogueiras; No verão tenha ainda cuidados especiais devido aos efeitos de calor. Qualquer pessoa pode ser susceptivel desse efeito, especialmente as crianças e os idosos. Para evitar situações de desidratação ou aumento da temperatura corporal a PSP aconselha: Ingira líquidos (mesmo que não tenha sede); Faça refeições ligeiras; Use roupas leves de algodão e claras; Em casa, abra as janelas e mantenha as persianas fechadas (não esqueça de as fechar quando sair); Faça uso dos seus equipamentos de ventilação; Na rua, use sempre chapéu ou lenço; Não esteja muito tempo em pé, em especial ao sol; Na praia, evite exposição nas horas de maior incidência do sol - prefira as primeiras horas da manhã ou o final do dia e use sempre protetor solar. AGRADECIMENTOS: As parcerias têm sido um garante do seviço preventivo que a P.S.P. presta à comunidade. ASSOCIAÇÃO DESPORTIVA E CULTURAL DA ENCARNAÇÃO E OLIVAIS A Associação Desportiva e Cultural da Encarnação e Olivais (ADCEO) tem por fins a promoção dos associados através da cultura, da educação, do desporto e do recreio, tendo em vista a sua formação humana e integral. Ler mais: No âmbito das iniciativas e atividade propostas pelo PIPP da 34º esquadra para os Olivais, este espaço surgiu como uma resposta pronta e adequada para a realização de algumas atividades em parceria, nomeadamente a realização de sessões de cinema antigo para a população idosa. Proporcionar momentos de lazer e sentimentos de segurança, levam a PSP mais uma vez ao encontro de respostas para os problema que mais inflige os idosos: a solidão. E a ADCEO soube imbuir-se neste espírito em prol de quem tanto deu e agora carece de algo muito simples como ser levado pela mão a um passado de memorias e recordações, tão cheias de alegrias. Algumas já esquecidas. Mais uma vez, o ADCEO responde prontamente às iniciativas da PSP para causas desinteressadas em prol dos cidadãos dos Olivais e abre as suas portas de sua casa, sem reservas. Desta vez para dar lugar a um reacender do Antigo Cinema da Encarnação, onde muitos dos nossos idosos foram os jovens mais ou menos rebeldes da altura. A 34ª Esquadra pretende, desta forma, agradecer publicamente à Associação Desportiva e Cultural da Encarnação e Olivais (ADCEO), a disponibilidade e a colaboração mais uma vez disponibilizada, na certeza dos resultados positivos desta boa e útil parceria, sempre em prol dos Olivais.

11 Página 11 34ª ESQUADRA DOS OLIVAIS Av. Cidade de Lourenço Marques Praceta A, s/n Olivais Sul 1800 Lisboa AGRADECIMENTOS: As parcerias têm sido um garante do seviço preventivo que a P.S.P. presta à comunidade. CONTACTOS: Tel: Fax: esquadra.lisboa@psp.pt GESTOR: Subcomissário André Serra aoserra@psp.pt SUPERVISOR: Chefe Carlos Rodrigues camrodrigues@psp.pt EPAV: Agente Ricardo Lima rmlima@psp.pt Agente Albino Pinto aljspinto@psp.pt Agente Filipa Costa fmmcosta@psp.pt Agente Eduardo Fernandes edmfernandes@psp.pt EPES Agente Miguel Lobão mjlobão@psp.pt Agente Belmira Duarte bgduarte@psp.pt FARMÁCIA REIS A Farmácia Reis Oliveira, situada nos Olivais em Lisboa, foi fundada em 1982, privilegia um conceito de cuidados farmacêuticos centrado nas suas necessidades e nas suas expectativas. Os nossos farmacêuticos e técnicos especializados, altamente qualificados oferecem aos nossos clientes o melhor serviço possível. A sua saúde é a nossa prioridade. In Mas a farmácia Reis Oliveira não se fica pelos seus clientes e procura alargar a sua ação aos demais moradores dos Olivais e a quantos participam nas ações e iniciativas em que se têm vindo a envolver. E neste espírito, entrando nas parcerias com a PSP, têm vindo a iniciar um leque de boas práticas, nomeadamente a cedência de materiais essenciais para a sala de apoio à vítima da Esquadra dos Olivais, para resposta às necessidades básicas das crianças vitimadas ou retiradas (biberons, cremes, fraldas, primeiros socorros, etc.) e ainda a realização de ações de rastreio gratuito e ações, como a reciclagem de medicamentos, a destacar: em 22 de maio levaram a cabo no Centro Integrado de Ação Social da PSP nos Olivais (CIAS) uma ação de rastreio de saúde; e previstas para já: a iniciativa do PIPP da Esquadra dos Olivais Reviver o Passado, na ADCEO, com novos rastreios nos seis dias previstos; o Dia do Idoso que irá decorrer em 10 de Setembro na Quinta Pedagógica, por iniciativa do PIPP, em parceria com diversas instituições em prol dos idosos; ainda pensada a possibilidade de percorrerem os Centros de Dia dos Olivais para permitir o acesso ao rastreio aos idosos com menor mobilidade, aproveitando para realizar ações de sensibilização. Por tudo isto, já vista pela Esquadra dos Olivais como boa parceira comunitária, a Farmácia Reis Oliveira transposto a sua conduta além do sentido comercial e conseguido praticar a solidariedade humanitária, dando assim resposta a muitas necessidades que em conjunto com as demais valências institucionais sediadas nos Olivais. À Farmácia Reis Oliveira, a Esquadra dos Olivais agradece a disponibilidade e a colaboração, recíproca, na esperança de esta se vir a revelar uma parceria de sucesso, a perpetuar.

Programa de Educação para a Sustentabilidade 2014/2015

Programa de Educação para a Sustentabilidade 2014/2015 Programa de Educação para a Sustentabilidade 2014/2015 Plano de Atividades Programa de Educação para a Sustentabilidade O Programa de Educação para a Sustentabilidade para o ano letivo 2014/2015 integra

Leia mais

Relatório de Autoavaliação dos Planos de Ação

Relatório de Autoavaliação dos Planos de Ação AGRUPAMENTO DE ESCOLAS POETA JOAQUIM SERRA Relatório de Autoavaliação dos Planos de Ação Ano letivo 2014/2015 EB1 Afonsoeiro Índice INTRODUÇÃO 2 I - ENQUADRAMENTO 1. Caracterização da Escola 2 II AVALIAÇÃO

Leia mais

Área de Intervenção IV: Qualidade de vida do idoso

Área de Intervenção IV: Qualidade de vida do idoso Área de Intervenção IV: Qualidade de vida do idoso 64 ÁREA DE INTERVENÇÃO IV: QUALIDADE DE VIDA DO IDOSO 1 Síntese do Problemas Prioritários Antes de serem apresentadas as estratégias e objectivos para

Leia mais

Programa Olivais em Férias

Programa Olivais em Férias Capítulo 90 Programa Olivais em Férias Ano 2015 MR.003.01.Vers.1.0.a Página 1 de 8 Conteúdo 1. Introdução... 3 2. Planeamento e Organização... 3 3. Inscrição... 3 3.1. Valor a pagar... 3 3.2. Fichas de

Leia mais

REGULAMENTO DO PROGRAMA OLIVAIS EM FÉRIAS ANO 2015

REGULAMENTO DO PROGRAMA OLIVAIS EM FÉRIAS ANO 2015 REGULAMENTO DO PROGRAMA OLIVAIS EM FÉRIAS ANO 2015 Contactos da Junta de Freguesia Morada: Rua General Silva Freire, Lote C 1849-029 Lisboa Telefone: 21 854 06 90 Fax: 21 852 06 87 / 21 248 79 25 E-mail:

Leia mais

GUIA PRÁTICO APOIOS SOCIAIS FAMÍLIA E COMUNIDADE EM GERAL

GUIA PRÁTICO APOIOS SOCIAIS FAMÍLIA E COMUNIDADE EM GERAL Manual de GUIA PRÁTICO APOIOS SOCIAIS FAMÍLIA E COMUNIDADE EM GERAL INSTITUTO DA SEGURANÇA SOCIAL, I.P INSTITUTO DA SEGURANÇA SOCIAL, I.P ISS, I.P. Departamento/Gabinete Pág. 1/9 FICHA TÉCNICA TÍTULO Guia

Leia mais

COMO SE TORNAR UM VOLUNTÁRIO?

COMO SE TORNAR UM VOLUNTÁRIO? COMO SE TORNAR UM VOLUNTÁRIO? Apresentação Ir para a escola, passar um tempo com a família e amigos, acompanhar as últimas novidades do mundo virtual, fazer um curso de inglês e praticar um esporte são

Leia mais

Associação de Estudantes da Faculdade de Ciências Médicas Campo Mártires da Pátria, 130 1169-056 Lisboa Tel.: (..351) 21 880 30 95

Associação de Estudantes da Faculdade de Ciências Médicas Campo Mártires da Pátria, 130 1169-056 Lisboa Tel.: (..351) 21 880 30 95 Associação de Estudantes da Faculdade de Ciências Médicas Campo Mártires da Pátria, 130 1169-056 Lisboa Tel.: (..351) 21 880 30 95 bonecada Praça Central. Colombo 27 de abril a 3 de maio Somos estudantes

Leia mais

Comunicar em segurança protecção de menores na utitilização das TIC

Comunicar em segurança protecção de menores na utitilização das TIC Comunicar em segurança protecção de menores na utitilização das TIC Sustentabilidade social This document is intellectual property of PT and its use or dissemination is forbidden without explicit written

Leia mais

Relatório das Ações de Sensibilização do Projeto De Igual para Igual Numa Intervenção em Rede do Concelho de Cuba

Relatório das Ações de Sensibilização do Projeto De Igual para Igual Numa Intervenção em Rede do Concelho de Cuba Relatório das Ações de Sensibilização do Projeto De Igual para Igual Numa Intervenção em Rede do Concelho de Cuba 1 A dignidade do ser humano é inviolável. Deve ser respeitada e protegida Artigo 1º da

Leia mais

Programa de Responsabilidade Socioambiental

Programa de Responsabilidade Socioambiental Programa de Responsabilidade Socioambiental Conheça o Programa de Responsabilidade Socioambiental da BAESA e da ENERCAN e saiba como ajudar sua comunidade Você já deve ter ouvido falar da BAESA e da ENERCAN.

Leia mais

PROJETO ANUAL DA LUDOTECA

PROJETO ANUAL DA LUDOTECA O FAZ DE CONTA PROJETO ANUAL DA LUDOTECA ANO LECTIVO 2014/2015 Inês Matos ÍNDICE I- INTRODUÇÃO 3 II- PROJETOS 5 2.1. Semana da Alimentação 4 2.2. Formação Técnica 6 2.3. Acompanhamento às famílias 6 2.4.

Leia mais

Organizando Voluntariado na Escola. Aula 1 Ser Voluntário

Organizando Voluntariado na Escola. Aula 1 Ser Voluntário Organizando Voluntariado na Escola Aula 1 Ser Voluntário Objetivos 1 Entender o que é ser voluntário. 2 Conhecer os benefícios de ajudar. 3 Perceber as oportunidades proporcionadas pelo voluntariado. 4

Leia mais

O GRUPO DE EMRC E OS FRUTOS DO PROJETO DE RESPONSABILIDADE SOCIAL COLÉGIO AMIGO (2013.2014)

O GRUPO DE EMRC E OS FRUTOS DO PROJETO DE RESPONSABILIDADE SOCIAL COLÉGIO AMIGO (2013.2014) O GRUPO DE EMRC E OS FRUTOS DO PROJETO DE RESPONSABILIDADE SOCIAL COLÉGIO AMIGO (2013.2014) Recolha de Alimentos: Dia Mundial para a Erradicação da Pobreza (mês de outubro) No ano letivo que se encerra,

Leia mais

O Projeto Ações Sociais AMO-RS nasceu do desejo de mudar realidades, incentivar, potencializar e criar multiplicadores.

O Projeto Ações Sociais AMO-RS nasceu do desejo de mudar realidades, incentivar, potencializar e criar multiplicadores. O Projeto Ações Sociais AMO-RS nasceu do desejo de mudar realidades, incentivar, potencializar e criar multiplicadores. Estamos desenvolvendo um exercício de cidadania, pois envolve as pessoas para além

Leia mais

AGRUPAMENTO VERTICAL DE ESCOLAS DE FRAGOSO. Projeto do. CLUBE É-TE=igual? Equipa Dinamizadora: Elisa Neiva Cruz

AGRUPAMENTO VERTICAL DE ESCOLAS DE FRAGOSO. Projeto do. CLUBE É-TE=igual? Equipa Dinamizadora: Elisa Neiva Cruz AGRUPAMENTO VERTICAL DE ESCOLAS DE FRAGOSO Projeto do CLUBE É-TE=igual? Equipa Dinamizadora: Elisa Neiva Cruz Uma ação educativa de abertura para a comunidade Ano letivo 2014/2015 Índice 1. Introdução

Leia mais

Mais e Melhor no Desenvolvimento Comunitário

Mais e Melhor no Desenvolvimento Comunitário Mais e Melhor no Desenvolvimento Comunitário Responsabilidade Social Como estratégia de Sustentabilidade a Responsabilidade Social das Organizações, tornou-se de vital importância para o Terceiro Sector,

Leia mais

Projecto. M3 - Mais Encontro: Mais Participação: Mais Ação. Candidatura Orçamento Tu Decides 2015 Município de Braga

Projecto. M3 - Mais Encontro: Mais Participação: Mais Ação. Candidatura Orçamento Tu Decides 2015 Município de Braga Candidatura Orçamento Tu Decides 2015 Município de Braga Projecto M3 - Mais Encontro: Mais Participação: Mais Ação 1. IDENTIFICAÇÃO 2. CONTEXTUALIZAÇÃO E PROBLEMÁTICA 3. PROPOSTA 4. OBJECTIVOS E RESULTADOS

Leia mais

do Voluntário Guia Quem são e o que fazem os voluntários Quem são Funções e atribuições dos voluntários

do Voluntário Guia Quem são e o que fazem os voluntários Quem são Funções e atribuições dos voluntários Quem são e o que fazem os voluntários As Comunidades de Aprendizagem contam com o envolvimento ativo de muitas pessoas que contribuem, com seu tempo e vontade, para levar a cabo as Atuações Educativas

Leia mais

Proteção Civil de Odivelas

Proteção Civil de Odivelas Proteção Civil de Odivelas 1 1 Introdução Tem sido apanágio deste Serviço apostar numa aculturação da população em termos de segurança e de Proteção Civil. Cremos por isso que cada indivíduo, como membro

Leia mais

Para facilitar a realização do

Para facilitar a realização do Para facilitar a realização do sugerimos 10 passos que consideramos primordiais para o sucesso da ação. Este livreto traz um resumo desse percurso. A versão completa da Cartilha dos 10 passos está disponível

Leia mais

Entidades Promotoras de Voluntariado Lourinhã

Entidades Promotoras de Voluntariado Lourinhã Entidades Promotoras de Voluntariado Câmara Municipal da Casa do Povo da Casa Pia de Lisboa Centro Social e Paroquial da ADAPECIL Associação Juvenil Tá a Mexer GEAL Junta de Freguesia de Ribamar LOURAMBI

Leia mais

2015 Regulamento Interno

2015 Regulamento Interno Regulamento Interno 2015 LIGA DE AMIGOS DA UNIDADE DE SAÚDE FAMILIAR BUARCOS Introdução REGULAMENTO INTERNO A Liga de Amigos da USF Buarcos, está empenhada em contribuir para que os utentes da USF Buarcos

Leia mais

«Sê voluntário! Isso faz a diferença»: Comissão Europeia lança o Ano Europeu do Voluntariado em 2011

«Sê voluntário! Isso faz a diferença»: Comissão Europeia lança o Ano Europeu do Voluntariado em 2011 «Sê voluntário! Isso faz a diferença»: Comissão Europeia lança o Ano Europeu do Voluntariado em 2011 «Para que as nossas esperanças de construir um mundo melhor e mais seguros não se limitem às boas intenções,

Leia mais

GUIA PRÁTICO ARRENDAMENTO DE IMÓVEIS POR AJUSTE DIRETO

GUIA PRÁTICO ARRENDAMENTO DE IMÓVEIS POR AJUSTE DIRETO GUIA PRÁTICO ARRENDAMENTO DE IMÓVEIS POR AJUSTE DIRETO INSTITUTO DE GESTÃO FINANCEIRA DA SEGURANÇA SOCIAL, I.P. Pág. 1/13 FICHA TÉCNICA TÍTULO Guia Prático Arrendamento de Imóveis por Ajuste Direto PROPRIEDADE

Leia mais

A Ponte entre a Escola e a Ciência Azul

A Ponte entre a Escola e a Ciência Azul Projeto educativo A Ponte entre a Escola e a Ciência Azul A Ponte Entre a Escola e a Ciência Azul é um projeto educativo cujo principal objetivo é a integração ativa de estudantes do ensino secundário

Leia mais

Grupo de Trabalho para as Questões da Pessoa Idosa, Dependente ou Deficiente de Grândola REGULAMENTO INTERNO

Grupo de Trabalho para as Questões da Pessoa Idosa, Dependente ou Deficiente de Grândola REGULAMENTO INTERNO Grupo de Trabalho para as Questões da Pessoa Idosa, Dependente ou Deficiente de Grândola REGULAMENTO INTERNO Maio de 2011 Preâmbulo As alterações demográficas que se têm verificado na população portuguesa

Leia mais

CENTRO SOCIAL DA PAROQUIA DE RIO TINTO

CENTRO SOCIAL DA PAROQUIA DE RIO TINTO CENTRO SOCIAL DA PAROQUIA DE RIO TINTO Os nossos objectivos Entre outros, são: acolher e tratar, com todo respeito, as pessoas que connosco querem passar a última etapa da sua peregrinação em paz e alegria.

Leia mais

COMISSÃO EUROPEIA. o reforço de capacidades das organizações de acolhimento e a assistência técnica às organizações de envio,

COMISSÃO EUROPEIA. o reforço de capacidades das organizações de acolhimento e a assistência técnica às organizações de envio, C 249/8 PT Jornal Oficial da União Europeia 30.7.2015 COMISSÃO EUROPEIA CONVITE À APRESENTAÇÃO DE PROPOSTAS EACEA 25/15 Iniciativa Voluntários para a Ajuda da UE: Destacamento de Voluntários para a Ajuda

Leia mais

SEMEAR Serviço Médico Educacional de Atendimento em Reabilitação, uma entidade considerada de utilidade Pública Federal, com data de fundação em 12 de Outubro de 1985, foi registrado como Associação Civil

Leia mais

GUIA PRÁTICO LINHA NACIONAL DE EMERGÊNCIA SOCIAL

GUIA PRÁTICO LINHA NACIONAL DE EMERGÊNCIA SOCIAL Manual de GUIA PRÁTICO LINHA NACIONAL DE EMERGÊNCIA SOCIAL INSTITUTO DA SEGURANÇA SOCIAL, I.P ISS, I.P. Departamento/Gabinete Pág. 1/6 FICHA TÉCNICA TÍTULO Guia Prático Linha Nacional de Emergência Social

Leia mais

RELATÓRIO DE AVALIAÇÃO

RELATÓRIO DE AVALIAÇÃO RELATÓRIO DE AVALIAÇÃO ACÇÕES CONJUNTAS INSTITUIÇÕES PARTICULARES DE SOLIDARIEDADE SOCIAL DO SEIXAL NA ÁREA DA INFÂNCIA 2009 Elaborado por: Isabel Rosinha Seixal, 28 de Setembro de 2009 Página 1 de 19

Leia mais

PROJETO ARTE NOS HOSPITAIS CANTO CIDADÃO EDITAL DE CONTRATAÇÃO DE GRUPOS TEATRAIS

PROJETO ARTE NOS HOSPITAIS CANTO CIDADÃO EDITAL DE CONTRATAÇÃO DE GRUPOS TEATRAIS 1. APRESENTAÇÃO PROJETO ARTE NOS HOSPITAIS CANTO CIDADÃO EDITAL DE CONTRATAÇÃO DE GRUPOS TEATRAIS O Canto Cidadão, por meio deste Edital de Contratação de Grupos Teatrais, oferece à sociedade brasileira

Leia mais

PROMOÇÃO DA SAÚDE ESCOLAR. Anabela Martins. Bragança, de 20 setembro de 2014

PROMOÇÃO DA SAÚDE ESCOLAR. Anabela Martins. Bragança, de 20 setembro de 2014 PROMOÇÃO DA SAÚDE ESCOLAR Anabela Martins Bragança, de 20 setembro de 2014 PROMOÇÃO DA SAÚDE ESCOLAR Sumário Nota prévia Objetivos da Saúde Escolar Literacia em saúde Eixo estratégicos Exemplos de Boas

Leia mais

1. Nota Introdutória. Caros Associados,

1. Nota Introdutória. Caros Associados, PROGRAMA DE ACTIVIDADES PARA O ANO DE 2016 1 7 1. Nota Introdutória Caros Associados, O Plano Anual de Atividades é um instrumento de organização e gestão, contextualizando as diversas atividades a desenvolver

Leia mais

1 Fique atento ao entrar ou sair de sua casa ou apartamento

1 Fique atento ao entrar ou sair de sua casa ou apartamento 1 Fique atento ao entrar ou sair de sua casa ou apartamento O momento em que entramos ou saímos de nossas residências, costuma oferecer grande risco, pois normalmente estamos distraídos, além de abrirmos,

Leia mais

A Maior Triagem Odontológica do Mundo. Tá, entendi. Agora, como eu vou fazer isso?

A Maior Triagem Odontológica do Mundo. Tá, entendi. Agora, como eu vou fazer isso? A Maior Triagem Odontológica do Mundo. Em 18 de Março de 2013, o mundo inteiro vai sorrir mais bonito. Neste dia, realizaremos juntos em todo o Brasil, 10 países da América Latina e Portugal a MAIOR TRIAGEM

Leia mais

REGULAMENTO DE PRÉMIO Linka-te aos Outros

REGULAMENTO DE PRÉMIO Linka-te aos Outros REGULAMENTO DE PRÉMIO Linka-te aos Outros 1. Apresentação O presente concurso é uma iniciativa promovida pela, no âmbito do Ano Europeu das Atividades Voluntárias que promovam uma Cidadania Ativa proclamado

Leia mais

REGULAMENTO DESAFIO CRIATIVOS DA ESCOLA

REGULAMENTO DESAFIO CRIATIVOS DA ESCOLA REGULAMENTO DESAFIO CRIATIVOS DA ESCOLA O Desafio Criativos da Escola é um concurso promovido pelo Instituto Alana com sede na Rua Fradique Coutinho, 50, 11 o. andar, Bairro Pinheiros São Paulo/SP, CEP

Leia mais

O Que São os Serviços de Psicologia e Orientação (SPO)?

O Que São os Serviços de Psicologia e Orientação (SPO)? O Que São os Serviços de Psicologia e Orientação (SPO)? São unidades especializadas de apoio educativo multidisciplinares que asseguram o acompanhamento do aluno, individualmente ou em grupo, ao longo

Leia mais

UNIÃO EUROPEIA Fundo Social Europeu

UNIÃO EUROPEIA Fundo Social Europeu UNIÃO EUROPEIA Fundo Social Europeu Rede Social de Aljezur Plano de Acção (2009) Equipa de Elaboração do Plano de Acção de 2009 / Parceiros do Núcleo Executivo do CLAS/Aljezur Ana Pinela Centro Distrital

Leia mais

Escola Profissional de Pedagogia Social (EPPS)

Escola Profissional de Pedagogia Social (EPPS) Escola Profissional de Pedagogia Social (EPPS) Relatório de Actividades do ano letivo 2014/15 A Escola Profissional de Pedagogia Social (EPPS), tutelada pela API e apoiada pelo Ministério da Educação,

Leia mais

Acesso à Educação para Filhos de Imigrantes Folheto Informativo

Acesso à Educação para Filhos de Imigrantes Folheto Informativo Acesso à Educação para Filhos de Imigrantes Folheto Informativo 1 INTRODUÇÃO O Alto Comissariado para a Imigração e Minorias Étnicas em colaboração com o Secretariado Entreculturas elaborou esta brochura

Leia mais

CALENDÁRIO 2014 MATERIAIS COMPLEMENTARES DIA 1 DE AGOSTO DIA DO ESTUDANTE

CALENDÁRIO 2014 MATERIAIS COMPLEMENTARES DIA 1 DE AGOSTO DIA DO ESTUDANTE DIA 1 DE AGOSTO DIA DO ESTUDANTE ATIVIDADE 1: GINCANA ESTUDANTIL 1. RESUMO DA AÇÃO 1.1 Proposta Organizar uma gincana para que os estudantes de diferentes salas possam participar e competir, com provas

Leia mais

Porto Escondido. Cuidados de saúde a pessoas sem-abrigo

Porto Escondido. Cuidados de saúde a pessoas sem-abrigo 47 Porto Escondido Cuidados de saúde a pessoas sem-abrigo 51 Na cidade do Porto, voluntários de Médicos do Mundo - Portugal percorrem a pé, duas noites por semana, as ruas da cidade. Fazem-no durante

Leia mais

RELATÓRIO DA OFICINA: COMO AGIR NA COMUNIDADE E NO DIA A DIA DO SEU TRABALHO. Facilitadoras: Liliane Lott Pires e Maria Inês Castanha de Queiroz

RELATÓRIO DA OFICINA: COMO AGIR NA COMUNIDADE E NO DIA A DIA DO SEU TRABALHO. Facilitadoras: Liliane Lott Pires e Maria Inês Castanha de Queiroz 1 RELATÓRIO DA OFICINA: COMO AGIR NA COMUNIDADE E NO DIA A DIA DO SEU TRABALHO Facilitadoras: Liliane Lott Pires e Maria Inês Castanha de Queiroz Empresa: SENSOTECH ASSESSORAMENTO E REPRESENTAÇÕES LTDA

Leia mais

ACTIVIDADES DE ENRIQUECIMENTO CURRICULAR ANO LECTIVO 2011 / 2012 TIC@CIDADANIA. Proposta de planos anuais. 1.º Ciclo do Ensino Básico

ACTIVIDADES DE ENRIQUECIMENTO CURRICULAR ANO LECTIVO 2011 / 2012 TIC@CIDADANIA. Proposta de planos anuais. 1.º Ciclo do Ensino Básico ACTIVIDADES DE ENRIQUECIMENTO CURRICULAR ANO LECTIVO 2011 / 2012 TIC@CIDADANIA Proposta de planos anuais 1.º Ciclo do Ensino Básico Introdução O objetivo principal deste projeto é promover e estimular

Leia mais

ÁREA A DESENVOLVER. Formação Comercial Gratuita para Desempregados

ÁREA A DESENVOLVER. Formação Comercial Gratuita para Desempregados ÁREA A DESENVOLVER Formação Comercial Gratuita para Desempregados Índice 8. Sobre nós 7. Como pode apoiar-nos 6. Datas de realização e inscrição 5. Conteúdos Programáticos 4. Objectivos 3. O Workshop de

Leia mais

Teambuilding (Habitat for Humanity Portugal)

Teambuilding (Habitat for Humanity Portugal) Teambuilding (Habitat for Humanity Portugal) A Habitat for Humanity Portugal é uma organização não governamental sem fins lucrativos de base cristã e ecuménica e procura lutar contra o problema da pobreza

Leia mais

Convívio de Adultos- Centro Comunitário António Aleixo

Convívio de Adultos- Centro Comunitário António Aleixo Convívio de Adultos- Centro Comunitário António Aleixo A Horta da AVÓ No inicio de Fevereiro, o Grupo de Convívio de Adultos do Centro Comunitário António Aleixo começou os trabalhos de limpeza de um canteiro

Leia mais

Apoio Institucional:

Apoio Institucional: Apoio Institucional: YA ENTREPRENEURSHIP SCHOOL Enquadramento Os Parceiros A YA Entrepreneurship School é um projeto fruto de uma parceria entre o Audax e a UPAJE que pretende fomentar o empreendedorismo

Leia mais

APRESENTAÇÃO CINANIMA JÚNIOR. Programas: Crianças, Adolescentes e Jovens

APRESENTAÇÃO CINANIMA JÚNIOR. Programas: Crianças, Adolescentes e Jovens APRESENTAÇÃO CINANIMA JÚNIOR Programas: Crianças, Adolescentes e Jovens O CINANIMA JÚNIOR é uma iniciativa que decorre anualmente na sequência do Festival Internacional de Cinema de Animação de Espinho

Leia mais

COMO PARTICIPAR EM UMA RODADA DE NEGÓCIOS: Sugestões para as comunidades e associações

COMO PARTICIPAR EM UMA RODADA DE NEGÓCIOS: Sugestões para as comunidades e associações COMO PARTICIPAR EM UMA RODADA DE NEGÓCIOS: Sugestões para as comunidades e associações R E A L I Z A Ç Ã O A P O I O COMO PARTICIPAR EM UMA RODADA DE NEGÓCIOS: Sugestões para as comunidades e associações

Leia mais

Flash RH Responsabilidade Social

Flash RH Responsabilidade Social Flash RH Responsabilidade Social No seguimento da nossa campanha de recolha de bens interna, inserida no âmbito da responsabilidade social, a SPIE conseguiu recolher bens para chegar a 8 instituições de

Leia mais

Escola Sénior do Mundo Rural - 2006

Escola Sénior do Mundo Rural - 2006 Escola Sénior do Mundo Rural - 2006 A Escola Sénior do Mundo Rural (ESMR), insere-se no âmbito da actividade 6 - "Apoio ao Movimento Associativo", do projecto ParticipAR. Tendo como objectivo principal

Leia mais

PROGRAMA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL PARQUE VILLA LOBOS

PROGRAMA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL PARQUE VILLA LOBOS PROGRAMA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL PARQUE VILLA LOBOS OBJETIVO Proporcionar atividades de campo visando sensibilização, conhecimento e conscientização de crianças, adolescentes, adultos e idosos sobre questões

Leia mais

Modelo de Avaliação da Biblioteca Escolar Domínio B. Leitura e Literacia QEE1: Questionário aos pais e encarregados de educação Amostragem 2012/2013

Modelo de Avaliação da Biblioteca Escolar Domínio B. Leitura e Literacia QEE1: Questionário aos pais e encarregados de educação Amostragem 2012/2013 Modelo de Avaliação da Biblioteca Escolar Domínio B. Leitura e Literacia QEE1: Questionário aos pais e encarregados de educação Amostragem 2012/2013 À comunidade leitora O presente questionário foi entregue

Leia mais

LINHAS ORIENTADORAS DO PLANEAMENTO E EXECUÇÃO, PELA DIRETORA, DAS ATIVIDADES NO DOMÍNIO DA AÇÃO SOCIAL ESCOLAR PARA

LINHAS ORIENTADORAS DO PLANEAMENTO E EXECUÇÃO, PELA DIRETORA, DAS ATIVIDADES NO DOMÍNIO DA AÇÃO SOCIAL ESCOLAR PARA CONSELHO GERAL LINHAS ORIENTADORAS DO PLANEAMENTO E EXECUÇÃO, PELA DIRETORA, DAS ATIVIDADES NO DOMÍNIO DA AÇÃO SOCIAL ESCOLAR PARA 2015 O regime jurídico dos apoios concedidos pelo Estado no âmbito da

Leia mais

PROGRAMA DE AÇÃO E ORÇAMENTO 2015. Servir a comunidade; educar para a cidadania e incluir os mais vulneráveis

PROGRAMA DE AÇÃO E ORÇAMENTO 2015. Servir a comunidade; educar para a cidadania e incluir os mais vulneráveis PROGRAMA DE AÇÃO E ORÇAMENTO 2015 Servir a comunidade; educar para a cidadania e incluir os mais vulneráveis CAPÍTULO I AETP: A INSTITUIÇÃO 1. Introdução No decorrer do ano de 2015 prevê-se que a AETP

Leia mais

ALGUMAS RESPOSTAS A PERGUNTAS FREQUENTES

ALGUMAS RESPOSTAS A PERGUNTAS FREQUENTES ALGUMAS RESPOSTAS A PERGUNTAS FREQUENTES O que é a semestralidade? É o valor que deve ser pago por cada aluno durante os 6 (seis) meses de cada período letivo. Este valor depende da faixa de créditos (isto

Leia mais

O trabalho voluntário é uma atitude, e esta, numa visão transdisciplinar é:

O trabalho voluntário é uma atitude, e esta, numa visão transdisciplinar é: O trabalho voluntário é uma atitude, e esta, numa visão transdisciplinar é: a capacidade individual ou social para manter uma orientação constante, imutável, qualquer que seja a complexidade de uma situação

Leia mais

Viva Rio lança trabalho socioambiental que contempla Nova Friburgo

Viva Rio lança trabalho socioambiental que contempla Nova Friburgo Início Notícias Viva Rio lança trabalho socioambiental que contempla Nova Friburgo Iniciativa é parte do projeto Rios da Serra. Sede provisória da organização é montada no Prado TERÇA FEIRA, 19 DE MAIO

Leia mais

Convívio. Para terminar convido-vos a participar na próxima festa dos Santos Populares e das Maravilhas de Manique que se realiza a 13 de Junho.

Convívio. Para terminar convido-vos a participar na próxima festa dos Santos Populares e das Maravilhas de Manique que se realiza a 13 de Junho. Boletim Informativo nº 37 - Maio 2010 Convívio André Leite Convívio nº 37 - Maio 2010 Presidente da Direcção Associação de Apoio Social Nossa Senhora das Neves Instituição Particular de Solidariedade Social

Leia mais

Díli Terça-feira, 26 de Novembro

Díli Terça-feira, 26 de Novembro ALOCUÇÃO DE SUA EXCELÊNCIA O PRIMEIRO-MINISTRO DA REPÚBLICA DEMOCRÁTICA DE TIMOR-LESTE, KAY RALA XANANA GUSMÃO, POR OCASIÃO DO SEMINÁRIO INTERNACIONAL PARA DENTISTAS E ENFERMEIROS ODONTOLÓGICOS SOBRE O

Leia mais

Acta da Reunião de dia 13 de Maio de 2009

Acta da Reunião de dia 13 de Maio de 2009 1 Comissão Social de Interfreguesias S.João da / Santa Iria de Acta da Reunião de dia 13 de Maio de 2009 Aos treze dias de Maio de dois mil e nove, pelas quinze horas e quinze minutos, a Comissão Social

Leia mais

MINISTÉRIO PÚBLICO PELA EDUCAÇÃO - MPEDUC ESCOLA COM PARTICIPAÇÃO

MINISTÉRIO PÚBLICO PELA EDUCAÇÃO - MPEDUC ESCOLA COM PARTICIPAÇÃO MINISTÉRIO PÚBLICO PELA EDUCAÇÃO - MPEDUC ESCOLA COM PARTICIPAÇÃO APRESENTAÇÃO O Ministério Público pela Educação MPEDUC é um projeto que foi desenvolvido em parceria pelo Ministério Público Federal/Procuradoria

Leia mais

Transporte compartilhado (a carona solidária)

Transporte compartilhado (a carona solidária) Quer participar da Semana de Economia Colaborativa, mas você não sabe qual atividade organizar? Este guia fornece algumas sugestões de atividades e informações gerais sobre como participar neste espaço

Leia mais

COMPRE DO PEQUENO NEGÓCIO

COMPRE DO PEQUENO NEGÓCIO COMPRE DO PEQUENO NEGÓCIO ALAVANQUE SUA EMPRESA EM TEMPOS DE INCERTEZA 2015 tem se mostrado um ano de grandes desafios. Sua empresa está passando por este período com resultados inferiores aos planejados?

Leia mais

Programa Portugal no Coração

Programa Portugal no Coração Programa Portugal no Coração REGULAMENTO - 2011 Atento à situação das Comunidades Portuguesas no estrangeiro e a situações de menor prosperidade que atingem alguns dos seus membros mais idosos, impedindo-os

Leia mais

Perguntas frequentes. 20142015 Rede de Bibliotecas Escolares Plano Nacional de Leitura Direção Geral da Saúde

Perguntas frequentes. 20142015 Rede de Bibliotecas Escolares Plano Nacional de Leitura Direção Geral da Saúde Perguntas frequentes 20142015 Rede de Bibliotecas Escolares Plano Nacional de Leitura Direção Geral da Saúde lista de perguntas Projeto SOBE Trabalhar no projeto Saúde Oral, Bibliotecas Escolares (SOBE)

Leia mais

Créateur d échanges. Dossiê de Patrocínio

Créateur d échanges. Dossiê de Patrocínio Créateur d échanges + Dossiê de Patrocínio Apresentação Rio Accueil: Integração Rio Accueil é uma associação sem fins lucrativos cujo principal objetivo é acolher os recém-chegados de língua francesa no

Leia mais

Projeto Intervir em Marvila Responsável do Executivo: Jorge Máximo (Secretário e Responsável do Pelouro da Economia e Sociedade)

Projeto Intervir em Marvila Responsável do Executivo: Jorge Máximo (Secretário e Responsável do Pelouro da Economia e Sociedade) Projeto Intervir em Marvila Responsável do Executivo: Jorge Máximo (Secretário e Responsável do Pelouro da Economia e Sociedade) Coordenadora: Joana Gonçalves Equipa Técnica: David Rodrigues Marina Fernandes;

Leia mais

USANDO A REDE SOCIAL (FACEBOOK) COMO FERRAMENTA DE APRENDIZAGEM

USANDO A REDE SOCIAL (FACEBOOK) COMO FERRAMENTA DE APRENDIZAGEM Introdução USANDO A REDE SOCIAL (FACEBOOK) COMO FERRAMENTA DE APRENDIZAGEM Paula Priscila Gomes do Nascimento Pina EEEFM José Soares de Carvalho EEEFM Agenor Clemente dos Santos paulapgnascimento@yahoo.com.br

Leia mais

REGULAMENTO DO BANCO DE EMPRÉSTIMO DE MANUAIS ESCOLARES

REGULAMENTO DO BANCO DE EMPRÉSTIMO DE MANUAIS ESCOLARES REGULAMENTO DO BANCO DE EMPRÉSTIMO DE MANUAIS ESCOLARES 1 PREÂMBULO Sendo a aposta na educação uma estratégia fundamental para o desenvolvimento do concelho de Vendas Novas, é lançado o Banco de Empréstimo

Leia mais

Programa para a Inclusão e Desenvolvimento Progride. ParticipAR Inovação para a Inclusão em Arraiolos"

Programa para a Inclusão e Desenvolvimento Progride. ParticipAR Inovação para a Inclusão em Arraiolos Programa para a Inclusão e Desenvolvimento Progride ParticipAR Inovação para a Inclusão em Arraiolos" Relatório de Avaliação SEGURANÇA NA INTERNET (SESSÕES PARA ALUNOS) Arraiolos 12\04\ 07 O Agrupamento

Leia mais

Com-Vida. Comissão de Meio Ambiente e Qualidade de Vida

Com-Vida. Comissão de Meio Ambiente e Qualidade de Vida Com-Vida Comissão de Meio Ambiente e Qualidade de Vida Com-Vida Comissao de Meio Ambiente e Qualidade de Vida Depois de realizar a Conferência... Realizada a Conferência em sua Escola ou Comunidade, é

Leia mais

MANUAL DE UTILIZADOR/A. mwba.montemor.jeec an.pt mwba.viseu.jeec an.pt

MANUAL DE UTILIZADOR/A. mwba.montemor.jeec an.pt mwba.viseu.jeec an.pt MANUAL DE UTILIZADOR/A mwba.montemor.jeec an.pt mwba.viseu.jeec an.pt Síntese Este manual está estruturado tendo em conta, numa primeira fase, o acesso às redes interempresariais criadas, nomeadamente

Leia mais

Workshop Estratégias para Vencer Mostra de Oportunidades de Emprego

Workshop Estratégias para Vencer Mostra de Oportunidades de Emprego Workshop Estratégias para Vencer Mostra de Oportunidades de Emprego Allegro Alfragide - FNAC 26/10 às 17H00 AJUDE Associação Juvenil para o Desenvolvimento Patrícia Campaniço I&D Social Manager inovacaosocial@ajude.pt

Leia mais

PROGRAMA DE AÇÃO 2015. Respostas sociais: O GAS-SVP define, para 2015, como objectivos gerais:

PROGRAMA DE AÇÃO 2015. Respostas sociais: O GAS-SVP define, para 2015, como objectivos gerais: PROGRAMA AÇÃO 2015 O GAS-SVP define, para 2015, como objectivos gerais: - Preservar a identidade da Instituição, de modo especial no que respeita a sua preferencial ação junto das pessoas, famílias e grupos

Leia mais

Curso: Diagnóstico Comunitário Participativo.

Curso: Diagnóstico Comunitário Participativo. Curso: Diagnóstico Comunitário Participativo. Material referente ao texto do Módulo 3: Ações Básicas de Mobilização. O conhecimento da realidade é a base fundamental ao desenvolvimento social, que visa

Leia mais

D6. Documento de suporte à Implementação das Iniciativas Piloto REDE INTERMUNICIPAL DE PARCERIAS DE APOIO AO DESENVOLVIMENTO ECONÓMICO E SOCIAL

D6. Documento de suporte à Implementação das Iniciativas Piloto REDE INTERMUNICIPAL DE PARCERIAS DE APOIO AO DESENVOLVIMENTO ECONÓMICO E SOCIAL ÍNDICE 1. OBJETIVOS E METODOLOGIA 1.1. Objetivos 1.2. Metodologia de Trabalho 2. IDENTIFICAÇÃO DAS INICIATIVAS PILOTO 3. INICIATIVAS PILOTO 4. IMPLEMENTAÇÃO DE INICIATIVAS PILOTO - MATERIAIS DE SUPORTE

Leia mais

Regulamento. Foremor

Regulamento. Foremor Regulamento Foremor Preâmbulo O presente projeto decorre de uma candidatura realizada pela MARCA ADL ao programa ERASMUS+, no âmbito da KA1 Learning Mobility for Individuals e está integrada numa iniciativa

Leia mais

Faculdade de Direito Ipatinga Núcleo de Investigação Científica e Extensão NICE Coordenadoria de Extensão. Identificação da Ação Proposta

Faculdade de Direito Ipatinga Núcleo de Investigação Científica e Extensão NICE Coordenadoria de Extensão. Identificação da Ação Proposta Faculdade de Direito Ipatinga Núcleo de Investigação Científica e Extensão NICE Coordenadoria de Extensão Identificação da Ação Proposta Área do Conhecimento: Ciências Sociais Aplicadas Área Temática:

Leia mais

PROGRAMA PORTUGAL NO CORAÇÃO REGULAMENTO

PROGRAMA PORTUGAL NO CORAÇÃO REGULAMENTO PROGRAMA PORTUGAL NO CORAÇÃO REGULAMENTO Promovido por: Ministério dos Negócios Estrangeiros (GSECP), Ministério da Solidariedade, Emprego e Segurança Social (Fundação INATEL) e TAP Portugal Organizado

Leia mais

Idosos de Ontário: Como preparar se para uma emergência

Idosos de Ontário: Como preparar se para uma emergência Idosos de Ontário: Como preparar se para uma emergência Os cidadãos de Ontário têm enfrentado todo tipo de emergência, quer sejam tempestades de gelo, falta de energia elétrica até tornados e acidentes

Leia mais

1) Breve apresentação do AEV 2011

1) Breve apresentação do AEV 2011 1) Breve apresentação do AEV 2011 O Ano Europeu do Voluntariado 2011 constitui, ao mesmo tempo, uma celebração e um desafio: É uma celebração do compromisso de 94 milhões de voluntários europeus que, nos

Leia mais

EU SOU VOLUNTÁRIO! EU SOU CIDADÃO SOLIDÁRIO! Ser voluntário é um ato de cidadania ativa e responsável.

EU SOU VOLUNTÁRIO! EU SOU CIDADÃO SOLIDÁRIO! Ser voluntário é um ato de cidadania ativa e responsável. Mais informações em www.cm-leiria.pt/pages/431, através do email accao.social@cm-leiria.pt ou nos Serviços de ação social do Município de Leiria EU SOU VOLUNTÁRIO! EU SOU CIDADÃO SOLIDÁRIO! Ser voluntário

Leia mais

REGULAMENTO DO PROJECTO ACONCHEGO NO ÂMBITO DO SERVIÇO DE APOIO DOMICILIÁRIO DA FUNDAÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO SOCIAL DO PORTO

REGULAMENTO DO PROJECTO ACONCHEGO NO ÂMBITO DO SERVIÇO DE APOIO DOMICILIÁRIO DA FUNDAÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO SOCIAL DO PORTO REGULAMENTO DO PROJECTO ACONCHEGO NO ÂMBITO DO SERVIÇO DE APOIO DOMICILIÁRIO DA FUNDAÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO SOCIAL DO PORTO No quadro do protocolo celebrado em 27 de Março de 2003 entre a Fundação

Leia mais

PEDIDOS DE AUTORIZAÇÃO PARA RETIRADA DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES ACOLHIDAS DAS ENTIDADES ORIENTAÇÕES TÉCNICAS DO CAOPCAE/PR

PEDIDOS DE AUTORIZAÇÃO PARA RETIRADA DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES ACOLHIDAS DAS ENTIDADES ORIENTAÇÕES TÉCNICAS DO CAOPCAE/PR PEDIDOS DE AUTORIZAÇÃO PARA RETIRADA DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES ACOLHIDAS DAS ENTIDADES ORIENTAÇÕES TÉCNICAS DO CAOPCAE/PR 1 - A autorização para que crianças e adolescentes passem as festas de final de

Leia mais

Newsletter. Temos uma nova imagem! Número I Abril 2015

Newsletter. Temos uma nova imagem! Número I Abril 2015 Número I Abril 2015 Temos uma nova imagem! Um coração colorido é agora o novo logotipo e representa o amor da CERCIAMA e de todos os nossos profissionais pelo próximo, a dedicação de alma e coração, a

Leia mais

REGULAMENTO INTERNO VOLUNTARIADO

REGULAMENTO INTERNO VOLUNTARIADO REGULAMENTO INTERNO DO VOLUNTARIADO REGULAMENTO Artigo 1.º Âmbito O presente regulamento visa definir as linhas orientadoras do grupo de voluntariado Marvila Voluntária, o qual tem como entidade promotora

Leia mais

PLANO DE ATIVIDADES 2015/2016. Associação Sénior de Odivelas

PLANO DE ATIVIDADES 2015/2016. Associação Sénior de Odivelas PLANO DE ATIVIDADES 2015/2016 Associação Sénior de Odivelas A Universidade Sénior de Odivelas é um projecto inovador que tem por base a promoção da qualidade de vida dos seniores de Odivelas, fomentando

Leia mais

PROGRAMA CRIANÇA ESPERANÇA PROCESSO SELETIVO 2011

PROGRAMA CRIANÇA ESPERANÇA PROCESSO SELETIVO 2011 PROGRAMA CRIANÇA ESPERANÇA PROCESSO SELETIVO 2011 Junho/2011 SUMÁRIO 1. APRESENTAÇÃO... 3 2. QUEM PODERÁ CONCORRER... 3 3. QUE TIPOS DE PROJETO PODERÃO SER APOIADOS... 4 4. QUAIS SÃO OS CRITÉRIOS DE SELEÇÃO...

Leia mais

Normas de Funcionamento do Projeto FÉRIAS ATIVAS OBJECTIVO E ÂMBITO DE APLICAÇÃO

Normas de Funcionamento do Projeto FÉRIAS ATIVAS OBJECTIVO E ÂMBITO DE APLICAÇÃO Normas de Funcionamento do Projeto FÉRIAS ATIVAS OBJECTIVO E ÂMBITO DE APLICAÇÃO As presentes Normas têm por objetivo regulamentar as questões de funcionamento das Atividades a realizar nos períodos de

Leia mais