Tecnologias da Informação e Comunicação

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Tecnologias da Informação e Comunicação"

Transcrição

1 Tecnologias da Informação e Comunicação A1 - LINUX

2 O sistema operativo Linux O sistema operativo é um programa (software) que: controla a atividade do processador (CPU); gere as memórias; assegura a interação com os periféricos. Responsável também pela organização da informação nos discos rígidos e nos demais meios de armazenamento. Exerce ainda a função de intermediário (interface) entre o utilizador e todo o hardware e software.

3 O sistema operativo Linux O Linux é um sistema operativo criado na Finlândia no início dos anos 90. O seu criador foi Linus Torvalds, um jovem estudante da Universidade de Helsinque, que tinha como objetivo criar um sistema operativo que se assemelhasse ao Unix (que ele usava na universidade) e que fosse livre, ou seja, um sistema operativo que pudesse ser gratuito e fosse distribuído sem estar dependente de nenhum tipo de licença.

4 O sistema operativo Linux O Linux tem o seu código disponível para quem o quiser consultar e melhorar. Desta forma, além de ser um software livre, também é considerado um software aberto, o que faz com que esteja sempre em permanente mudança e evolução.

5 O sistema operativo Linux Por vezes, chama-se Linux ao conjunto total de «programas + núcleo». Nestas condições, é mais correto chamar-lhe distribuição de Linux. Quando nos referimos ao Linux como o núcleo, ou kernel do sistema, estamos a referir o software que agrega apenas as funções básicas essenciais ao correto funcionamento do sistema operativo.

6 O sistema operativo Linux Uma distribuição Linux é então, uma designação mais abrangente que inclui não só o núcleo desenvolvido por Linus Torvalds (e hoje mantido por uma comunidade mundial de desenvolvedores, que inclui programadores individuais e empresas como a IBM, a HP e a Hitachi, coordenada pelo mesmo Linus), mas também programas, como editores de texto ou jogos, desenvolvidos por outros programadores.

7 O sistema operativo Linux Quando se instala um CD Linux, na verdade, está-se a instalar uma «distribuição de Linux». Exemplos de distribuições Linux: Ubuntu, Fedora, Suse, Debian, Slackware, Caixa Mágica, entre outros.

8 O sistema operativo Linux O Linux tem como principais características: Flexibilidade: como o seu código fonte é aberto, permite que qualquer pessoa possa consultar e modificar esse mesmo código. Justamente por isso, é um sistema fácil de ser alterado, o que permite que possa ser utilizado em várias arquiteturas de modo simples e rápido; Economia: por ser livre, não é necessário pagar uma licença para o instalar e utilizar num computador. Isto torna-o mais económico para quem o utiliza em casa ou nas empresas.

9 O sistema operativo Linux Fiabilidade: como o código-fonte está disponível para todos, os erros de programação do sistema operativo são descobertos mais depressa e as suas atualizações são imediatamente disponibilizadas na Internet.

10 Acesso ao Linux O Linux é um sistema operativo que começou por ganhar admiradores devido aos seus elevados níveis de segurança, de gestão da informação e de utilizadores. É um sistema muito eficaz ao nível do controlo de acessos, porque faz um controlo efetivo de utilizadores e garante a independência dos seus documentos, prevenindo assim acessos interditos e delineando áreas restritas.

11 Acesso ao Linux É ainda um sistema multiutilizador, ou seja, suporta e gere os acessos de vários utilizadores simultaneamente. Para uma melhor organização do sistema, o Linux tem uma estrutura hierárquica definida por dois perfis de utilizadores: o utilizador normal e o superutilizador.

12 Acesso ao Linux O utilizador normal apenas tem permissões para aceder às suas pastas e às pastas públicas, podendo ainda executar algumas tarefas consideradas de baixo risco. O superutilizador (root) tem acesso a todas as pastas e ficheiros do sistema, conseguindo realizar qualquer operação sobre o sistema.

13 Acesso ao Linux Este tipo de divisão é uma das razões da sua estabilidade e segurança, bem como da existência de poucos vírus em Linux, pois o utilizador normal não pode danificar propositadamente ou acidentalmente o funcionamento normal do sistema. Desta forma, devemos trabalhar como utilizador normal para prevenir desastres e entrar no sistema como superutilizador apenas quando necessário.

14 Acesso ao Linux Um elemento básico de segurança de qualquer sistema é o login (nome ou sigla identificativa do utilizador) e a password (senha de acesso). Ao entrarmos no sistema, acedemos à nossa área específica de trabalho, a qual é dado o nome de diretório Home (Home Directory), criado automaticamente a partir do momento em que é adicionado um login ao sistema.

15 Ambientes gráficos do Linux Uma distribuição do sistema Linux é formada por uma série de programas. Além do Kernel em si (que é a alma do sistema), temos várias aplicações. Dentre os programas que acompanham o Linux há uma categoria muito especial e bastante necessária para os utilizadores leigos no sistema: os Gestor de Janelas (também conhecidos como Ambientes Gráficos). Um Ambiente Gráfico é um programa que permite que o Linux se apresente de forma amigável, como o Windows, através de janelas, ícones, menus e botões. Uma distribuição do Linux pode conter diversos Ambientes Gráficos diferentes, mas os dois mais famosos são, sem dúvida, o KDE e o Gnome.

16 Ambientes gráficos do Linux KDE

17 Ambientes gráficos do Linux Gnome

18 Ambiente de Trabalho Ubuntu (Gnome) Área de Trabalho 2 Área de notificações 3 Botão para encerrar a sessão/desligar/reiniciar 4 Lixeira 5 Áreas de Trabalho disponíveis 6 Barra de Tarefas 4

19 Ambiente de Trabalho Barra de ferramentas O meu Computador Relógio Manipulação de janelas de trabalho Gestor de Janelas Gnome

20 Principais combinações de teclas do Gnome Alt + Tab: alterna entre as aplicações abertas Alt + F2: executar um comando Ctrl + Alt + Del: Terminar sessão Alt + F10: Maximizar a janela Alt + F9: Minimiza a janela Alt + F4: Fecha uma janela

21 Configuração do ambiente de trabalho

22 Exercícios 1.Entre no sistema operativo Linux e personalize o ambiente de trabalho ao seu gosto.

23 Gestor de Ficheiros

24 Gestor de Ficheiros Criação de diretorias Remoção de diretorias e ficheiros Cópia de diretorias e ficheiros Procura de diretorias e ficheiros Compactação e descompactação de ficheiros Repor itens e esvaziar o lixo Remover pen com segurança

25 Gestor de Ficheiros Permissões de ficheiros e diretorias (Propriedades)

26 Gestor de Ficheiros Permissões de ficheiros e diretorias (Propriedades) r-read w-write e-execute -rw-rw-r-- Outros Grupo Proprietário (Dono) Ficheiro drwxr-xr-x Diretoria

27 Principais aplicações do Linux Painel inicial

28 Principais aplicações do Linux Gestor de arquivos (Acessórios) Ferramenta de compactação e extração de dados que permite comprimir e descomprimir ficheiros

29 Calculadora (Acessórios) Principais aplicações do Linux

30 Principais aplicações do Linux Editor de texto gedit (Acessórios) Editor de texto muito simples e com funcionalidades básicas.

31 Principais aplicações do Linux Utilitário de disco (Acessórios) Permite configurar e fazer a manutenção das unidades de disco presentes no sistema.

32 Visualizador de Imagens (Gráficos) Linux Principais aplicações do Linux

33 Principais aplicações do Linux Cliente de Thunderbird (Internet)

34 Principais aplicações do Linux Navegador «browser» de Internet Mozilla Firefox (Internet)

35 Principais aplicações do Linux Brasero Gravador de Discos (Media) permite a gravação de CDs e DVDs.

36 Principais aplicações do Linux Reprodutor de Música - Rhythmbox (Media)

37 Principais aplicações do Linux Centro de Software Ubuntu (Personalização)

38 Folha de cálculo Calc (Escritório) Linux Principais aplicações do Linux

39 Principais aplicações do Linux Ferramenta de desenho Draw (Escritório)

40 Principais aplicações do Linux Ferramenta de criação de apresentações eletrónicas Impress (Escritório)

41 Principais aplicações do Linux Processador de Texto Writer (Escritório)

42 Principais aplicações do Linux Outras aplicações: Jogos etc.

43 Comandos O Linux possui uma estrutura de diretórios organizada por temas, onde cada diretório contém ficheiros relacionados com uma área específica. O seu diretório raiz denomina-se, como o próprio nome sugere, Root, e é representado por /. Principais diretórios do sistema:

44 Comandos A Consola serve como interpretador de comandos para efetuar as mais variadas tarefas, desde configuração do sistema, gestão de utilizadores, gestão de ficheiros e diretórios, etc.

45 Comandos Principais comandos para gestão de diretórios: mkdir <diretório> - permite a criação de diretórios (makedirectory) rmdir <diretório> - permite a remoção de diretórios vazios (remove directory) cd <diretório> - permite mudar de diretório. Se não especificar nenhum diretório vai para o diretório home do utilizador (change directory) cd / - vai para a raiz cd.. sobe um nível, vai para o diretório anterior pwd indica o diretório corrente (print working directory) ls <diretório> - ver o conteúdo de um diretório (list) ls l fornece várias informações acerca do conteúdo de cada ficheiro ou diretório como permissões, dono, grupo, tamanho,

46 Comandos Principais comandos para gestão de ficheiros: cp </diretório de origem/ficheiro1> </diretório/destino> - copiar ficheiros (copy) mv </diretório de origem/ficheiro 1> </diretório/destino> - mover ficheiros, alterar o nome de ficheiros ou diretórios (move) cat <ficheiro> - ver o conteúdo de um ficheiro (catalog) rm <ficheiro> - remover ficheiros (remove) cmp <ficheiro1> <ficheiro2> compara dois ficheiros; no caso destes serem diferentes, devolve a primeira posição em que eles diferem (compare)

47 Comandos Principais comandos de uso geral: passwd permite alterar a password do utilizador (password) date visualiza a data e hora do sistema who <opção> - mostra-nos os utilizadores ligados ao sistema cal <mês> <ano> - visualiza calendário; se não inserirmos nenhum parâmetro, devolve o mês atual, se inerirmos apenas um determinado ano, devolve todo o calendário desse ano (calendar) time <comando> informa quanto tempo demora a executar um comando

M4 SO Open Source LINUX. Técnico de Gestão e Programação de Sistemas Informáticos

M4 SO Open Source LINUX. Técnico de Gestão e Programação de Sistemas Informáticos M4 SO Open Source LINUX SO Open Source O sistema operativo é um programa (software) que: controla a atividade do processador (CPU); gere as memórias; assegura a interação com os periféricos. Responsável

Leia mais

Tecnologias da Informação e Comunicação

Tecnologias da Informação e Comunicação Tecnologias da Informação e Comunicação A1 - LINUX O sistema operativo Linux O sistema operativo é um programa (software) que: controla a atividade do processador (CPU); gere as memórias; assegura a interação

Leia mais

Introdução à Informática

Introdução à Informática Introdução à Informática Professor: Jailson Torquato Sistema Operacional - Linux Conhecimentos básicos em informática O que é Linux? Sistema operacional: é o componente de software que faz a interface

Leia mais

Introdução à Informática

Introdução à Informática Introdução à Informática Professor: Jailson Torquato Sistema Operacional - Linux Conhecimentos básicos em informática O que é Linux? Sistema operacional: é o componente de software que faz a interface

Leia mais

Apresentar de forma resumida a evolução histórica do Sistema Operativo Linux;

Apresentar de forma resumida a evolução histórica do Sistema Operativo Linux; PLANIFICAÇÃO A MÉDIO PRAZO DISCIPLINA TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO Unidade de Ensino Aprendizage m Sistema Operativo Linux 10ºAn o - Total de 20-1º PERÍODO Objectivos Conteúdos Metodologias

Leia mais

DISCIPLINA TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO GUIÃO PROGRAMÁTICO Unidade de Ensino Aprendizagem SISTEMA OPERATIVO LINUX 1º PERÍODO

DISCIPLINA TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO GUIÃO PROGRAMÁTICO Unidade de Ensino Aprendizagem SISTEMA OPERATIVO LINUX 1º PERÍODO DISCIPLINA TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO GUIÃO PROGRAMÁTICO Unidade de Ensino Aprendizagem SISTEMA OPERATIVO LINUX 1º PERÍODO Aula nº 1 (90 minutos) do sistema operativo Linux Característica:

Leia mais

Introdução ao Linux. Marcelo Gomes de Paula

Introdução ao Linux. Marcelo Gomes de Paula Introdução ao Linux Marcelo Gomes de Paula O que é Linux??? Definição: Linux é um sistema operacional de código aberto distribuído gratuitamento pela internet, criado em 1991 por Linus Torvalds na universidade

Leia mais

Sistema Operacional. Disciplina: Softwares, Aplicativos e Sistema Operacional. Professor: Thiago Silva Prates

Sistema Operacional. Disciplina: Softwares, Aplicativos e Sistema Operacional. Professor: Thiago Silva Prates Sistema Operacional Disciplina: Softwares, Aplicativos e Sistema Operacional Professor: Thiago Silva Prates Software e aplicativos Software é uma sequência de instruções à serem seguidas e executadas.

Leia mais

ALGORITMOS E TÉCNICAS DE PROGRAMAÇÃO

ALGORITMOS E TÉCNICAS DE PROGRAMAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE ALGORITMOS E TÉCNICAS DE PROGRAMAÇÃO Docente: Éberton da Silva Marinho e-mail: ebertonsm@gmail.com eberton.marinho@ifrn.edu.br

Leia mais

Conceito de programação

Conceito de programação Sumário Conceito de programação Introdução ao Sistema Operativo Componentes do Computador - Hardware/ Software Sistema Operativo, algumas características Noção de Sistemas de Ficheiros Comandos, exemplificação

Leia mais

Moisés Souto docente.ifrn.edu.br/moisessouto

Moisés Souto docente.ifrn.edu.br/moisessouto Moisés Souto docente.ifrn.edu.br/moisessouto moises.souto@ifrn.edu.br Aula 02 Acesso ao sistema e comandos básicos Software O que torna o computador reutilizável para diferentes propósitos Sem software,

Leia mais

Conta de utilizador: root

Conta de utilizador: root Conta de utilizador: root A maior arte dos sistemas operativos Linux incluem uma conta de utilizador chamada root Este utilizador tem privilégios especiais e é chamado algumas vezes por Superuser (Superutilizador)

Leia mais

Listagens de ficheiros e directorias

Listagens de ficheiros e directorias Listagens de ficheiros e directorias Listagens de ficheiros e directorias Para além do tipo dos ficheiros, o modo possui nove caracteres que representam as permissões (ou protecções) associadas aos ficheiros

Leia mais

Agrupamento Campo Aberto - Beiriz. Tecnologias da Informação e Comunicação. Unidade 1: Tecnologias da Informação e Comunicação. 1.2.

Agrupamento Campo Aberto - Beiriz. Tecnologias da Informação e Comunicação. Unidade 1: Tecnologias da Informação e Comunicação. 1.2. Agrupamento Campo Aberto - Beiriz Tecnologias da Informação e Comunicação Unidade 1: Tecnologias da Informação e Comunicação Conteúdos Tecnologias da Informação e Comunicação - 9º ano n n n Ambiente gráfico

Leia mais

Ficha de Revisão do Módulo 4 - Sistema Operativo Open Source

Ficha de Revisão do Módulo 4 - Sistema Operativo Open Source UNIÃO EUROPEIA FUNDO SOCIAL EUROPEU Ficha de Revisão do Módulo 4 - Sistema Operativo Open Source História do Linux Refira dois antecessores do Linux. Como se chama a fundação que tem o objetivo de proteger

Leia mais

ALGUMAS CARACTERÍSTICAS

ALGUMAS CARACTERÍSTICAS ALGUMAS CARACTERÍSTICAS Software Livre: Código Fonte Aberto; Freeware: Gratuito; POSIX: sistema usado pelo UNIX. Convive sem conflito com outros sistemas operacionais; Multitarefa real; Multiusuário; Suporte

Leia mais

Planeamento de Unidade Linux no programa de TIC do 9º e 10º ano

Planeamento de Unidade Linux no programa de TIC do 9º e 10º ano Planeamento de Unidade Linux no programa de do 9º e 10º ano Tecnologias da Informação e Comunicação Versão Date: Pages: Issue: State: Access: Reference: 23/9/2004 14 Draft Public i Approved Version: RR

Leia mais

Informática. Linux. Professor Márcio Hunecke.

Informática. Linux. Professor Márcio Hunecke. Informática Linux Professor Márcio Hunecke www.acasadoconcurseiro.com.br Informática O SISTEMA OPERACIONAL GNU/LINUX Características Gerais O Linux surgiu por meio do Projeto GNU (GNU s Not Unix) e é

Leia mais

SO Conceitos Básicos. Gerência. Objetivos do SO 07/05/2011. Qual sistema operacional escolher? Qual sistema operacional escolher?

SO Conceitos Básicos. Gerência. Objetivos do SO 07/05/2011. Qual sistema operacional escolher? Qual sistema operacional escolher? INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA PARAÍBA CAMPUS CAMPINA GRANDE 1 2 SO Conceitos Básicos UNIDADE I INTRODUÇÃO À INFORMÁTICA: SISTEMA OPERACIONAL USO E OPERAÇÃO Em torno do computador

Leia mais

Aula 3 O SISTEMA OPERACIONAL LINUX E ANDROID 04/02/2016 1

Aula 3 O SISTEMA OPERACIONAL LINUX E ANDROID 04/02/2016 1 Aula 3 O SISTEMA OPERACIONAL LINUX E ANDROID 04/02/2016 DIEGOQUIRINO@GMAIL.COM 1 Agenda Nesta aula iremos aprender: Operações básicas Gerenciamento de pastas e arquivos Navegadores Editores de notas e

Leia mais

Administração de Sistemas Operacionais Prof.: Marlon Marcon

Administração de Sistemas Operacionais Prof.: Marlon Marcon Instituto Federal de Minas Gerais Campus Bambuí Administração de Sistemas Operacionais Prof.: Marlon Marcon Estrutura de diretórios Diretório Local utilizado para armazenar arquivos e outros diretórios

Leia mais

Agrupamento Campo Aberto - Beiriz. Tecnologias da Informação e Comunicação. Unidade 1: Tecnologias da Informação e Comunicação. 1.2.

Agrupamento Campo Aberto - Beiriz. Tecnologias da Informação e Comunicação. Unidade 1: Tecnologias da Informação e Comunicação. 1.2. Agrupamento Campo Aberto - Beiriz Tecnologias da Informação e Comunicação Unidade 1: Tecnologias da Informação e Comunicação Tecnologias da Informação e Comunicação - 9º ano Operações Básicas do SO de

Leia mais

Sistemas Operacionais e Introdução à Programação. Módulo 1 Sistemas Operacionais

Sistemas Operacionais e Introdução à Programação. Módulo 1 Sistemas Operacionais Sistemas Operacionais e Introdução à Programação Módulo 1 Sistemas Operacionais 1 Objetivos: Laboratório 1 1. Conhecer o sistema operacional Linux 2. Usar a interface de linha de comando (shell) arquivos

Leia mais

Marcelo Gomes de Paula

Marcelo Gomes de Paula NOVA GERAÇÃO DE SEQUENCIADORES: IDENTIFICAÇÃO DE MUTAÇÕES GENÔMICAS EM LARGA ESCALA Marcelo Gomes de Paula Definição: Linux é um sistema operacional de código aberto distribuído gratuitamento pela internet,

Leia mais

Técnico de Gestão e Programação de Sistemas Informáticos

Técnico de Gestão e Programação de Sistemas Informáticos Técnico de Gestão e Programação de Sistemas Informáticos MÓDULO 2 Sistema Operativo Cliente Instalação e configuração de um Sistema Operativo: Particionamento; Formatação; Opções de instalação; Otimização

Leia mais

Nesta aula... 1 Funcionamento da disciplina, objectivos e avaliação. 2 Introdução aos computadores

Nesta aula... 1 Funcionamento da disciplina, objectivos e avaliação. 2 Introdução aos computadores Nesta aula... 1 Funcionamento da disciplina, objectivos e avaliação 2 Funcionamento da disciplina Docente: João Pedro Pedroso http://www.dcc.fc.up.pt/~jpp Página da disciplina: http://www.dcc.fc.up.pt/~jpp/ip

Leia mais

Windows - Definição. Windows (pronuncia-se úindôus) é um sistema operacional.

Windows - Definição. Windows (pronuncia-se úindôus) é um sistema operacional. Windows SISTEMA OPERACIONAL Programa que faz comunicação entre o hardware e os demais softwares. Exemplo: Dos, Windows É o Software principal, controla e gerencia o computador traduzindo suas instruções

Leia mais

Apresentação de SISTEMAS OPERATIVOS

Apresentação de SISTEMAS OPERATIVOS Apresentação de SISTEMAS OPERATIVOS Curso Profissional de Técnico de Gestão e Programação de Sistemas Informáticos Módulo IV - Sistema Operativo Open Source Duração: 30 tempos Conteúdos (1) 2 História.

Leia mais

Prof. Esp. Fabiano Taguchi SOFTWARES

Prof. Esp. Fabiano Taguchi  SOFTWARES 1 ELEMENTOS DE COMPUTADORES Prof. Esp. Fabiano Taguchi fabianotaguchi@gmail.com http://fabianotaguchi.wordpress.com SOFTWARES 2 2 SOFTWARES CONCEITO Conjunto alterável de instruções ordenadas e lógicas

Leia mais

CPU. Memória. Periféricos, dispositivos de entrada, saída 07/04/2017

CPU. Memória. Periféricos, dispositivos de entrada, saída 07/04/2017 SUSEPE Informática Rodrigo Schaeffer Pré Prova Fundamentos da Computação: conceitos básicos de informática, componentes hardware e software dos computadores, Periféricos, dispositivos de entrada, saída

Leia mais

Capacitação Sistema Operacional Linux Semana V

Capacitação Sistema Operacional Linux Semana V Capacitação Sistema Operacional Linux Semana V www.centropaulasouza.sp.gov.br Rua dos Andradas, 140 Santa Ifigênia 01208-000 São Paulo SP Tel.: (11) 3324.3300 Terminal, conhecendo e trabalhando com comandos.

Leia mais

Linux. Linux é um núcleo (kernel) para sistemas operacionais baseados no conceito de software livre.

Linux. Linux é um núcleo (kernel) para sistemas operacionais baseados no conceito de software livre. Linux Linux Linux é um núcleo (kernel) para sistemas operacionais baseados no conceito de software livre. Linux Linux Distribuição Linux é um sistema operacional incluindo o kernel Linux e outros softwares

Leia mais

O Sistema Operativo (SO) é o conjunto de programas fundamentais que permitem que o computador funcione e comunique com o exterior.

O Sistema Operativo (SO) é o conjunto de programas fundamentais que permitem que o computador funcione e comunique com o exterior. O Sistema Operativo (SO) é o conjunto de programas fundamentais que permitem que o computador funcione e comunique com o exterior. Um Sistema Operativo com ambiente gráfico, como o Windows Vista, por exemplo,

Leia mais

Comandos Básicos Sistema Operacional GNU Linux

Comandos Básicos Sistema Operacional GNU Linux Básicos Sistema Operacional GNU Linux Leonardo Cabral da Rocha Soares 4 de junho de 2018 Leonardo Soares Linux 4 de junho de 2018 1 / 7 Conteúdo 1 Introdução 2 Acessando o servidor remoto 3 Miscelânea

Leia mais

Sistemas Operacionais II. Linux - Introdução

Sistemas Operacionais II. Linux - Introdução Sistemas Operacionais II Linux - Introdução 2 Histórico Em 1991, um estudante de computação da Finlândia chamado Linus Torvalds desenvolveu um kernel compatível com o Unix para um processador 80386 que

Leia mais

2-Introdução e Conceitos Básicos das TIC

2-Introdução e Conceitos Básicos das TIC 2-Introdução e Conceitos Básicos das TIC Procedimentos para instalar e aceder a um programa Sistema Operativo em Ambiente Gráfico Windows Prof.: Alexandra Matias Sumário Conhecer os procedimentos associados

Leia mais

IFSC - SJ CURSO DE TELECOMUNICAÇÕES DISCIPLINA: ICO

IFSC - SJ CURSO DE TELECOMUNICAÇÕES DISCIPLINA: ICO IFSC - SJ CURSO DE TELECOMUNICAÇÕES DISCIPLINA: ICO Conceitos relativos a um Sistema Operacional Sistema Operacional O Sistema Operacional é um programa que gerencia todos os recursos da máquina, tais

Leia mais

INFORMÁTICA. 04. Pode-se dizer que tanto o Windows, quanto o Linux possuem o kernel aberto, podendo ser facilmente customizados pelos usuários.

INFORMÁTICA. 04. Pode-se dizer que tanto o Windows, quanto o Linux possuem o kernel aberto, podendo ser facilmente customizados pelos usuários. INFORMÁTICA 01. Ao contrário de um software proprietário, o software livre, ou de código aberto, permite que o usuário tenha acesso ao código-fonte do programa, o que torna possível estudar sua estrutura

Leia mais

1.1-Digitar o comando abaixo para entrar no manual on-line do sistema para buscar informações sobre o comando pwd. man pwd

1.1-Digitar o comando abaixo para entrar no manual on-line do sistema para buscar informações sobre o comando pwd. man pwd Universidade Federal do ABC Disciplina: Software LIvre Prática: Ambiente Linux Laboratório Conteúdo Objetivo...1 1. Comandos de Ajuda...1 2. Comandos de Navegação...2 3. Comandos de Localização de Arquivo...2

Leia mais

Sistemas Operacionais II. Prof. Gleison Batista de Sousa Aula 01

Sistemas Operacionais II. Prof. Gleison Batista de Sousa Aula 01 Sistemas Operacionais II Prof. Gleison Batista de Sousa Aula 01 Sistemas Operacionais Livres Prof. Gleison Batista de Sousa Aula 01 Objetivos - Ter conhecimento sobre os diversos módulos que compõem um

Leia mais

Sistema Operativo em Ambiente Gráfico. Área de trabalho

Sistema Operativo em Ambiente Gráfico. Área de trabalho Sistema Operativo em Ambiente Gráfico A interação com o utilizador surge sob a forma de uma interface gráfica. O ambiente de trabalho do Windows 7 é uma área de trabalho no ecrã onde aparecem janelas,

Leia mais

Manipulação de directorias

Manipulação de directorias Manipulação de directorias Outra forma de voltarmos para a directoria curso é: > cd ~/curso > pwd > ls -la Manipulação de directorias Os dois exemplos são equivalentes No primeiro exemplo, o comando «cd»

Leia mais

Técnico de Gestão e Programação de Sistemas Informáticos. Sistemas Operativos 10º ano

Técnico de Gestão e Programação de Sistemas Informáticos. Sistemas Operativos 10º ano Técnico de Gestão e Programação de Sistemas Informáticos Sistemas Operativos 10º ano Ao computadores dos anos 50 não tinham SO. O operador trabalhava diretamente com o hardware, o que obrigava a um grande

Leia mais

Síntese da Planificação da Disciplina de TIC - 9º Ano

Síntese da Planificação da Disciplina de TIC - 9º Ano Síntese da Planificação da Disciplina de TIC - 9º Ano Dias de aulas previstos Período 2.ª 3.ª 4.ª 5.ª 6.ª 1.º período 13 13 13 12 13 2.º período 9 9 9 11 11 9 * / 10 * 9 * / 9 * / 10 * 3.º período 9 /11

Leia mais

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2016 Ensino Técnico Plano de Curso nº 160 aprovado pela portaria Cetec nº 138 de 04 / 10 /2012 Etec Professora Ermelinda Giannini Teixeira Código: 187 Município: Santana de Parnaíba

Leia mais

Introdução a Sistemas Abertos. Ambiente shell

Introdução a Sistemas Abertos. Ambiente shell Introdução a Sistemas Abertos Ambiente shell Conteúdo Programático Login e Logout Iniciando e Desligando o Sistema Tipos de arquivo Texto Binário Arquivos e Diretório Manipulação de arquivos e diretório

Leia mais

CÓDIGO FONTE CÓDIGO FONTE DO BOLO DE CHOCOLATE MOLHADINHO

CÓDIGO FONTE CÓDIGO FONTE DO BOLO DE CHOCOLATE MOLHADINHO SOFTWARE LIVRE CÓDIGO FONTE CÓDIGO FONTE DO BOLO DE CHOCOLATE MOLHADINHO 2 XÍCARAS DE FARINHA DE TRIGO 2 XÍCARAS DE AÇÚCAR 1 XÍCARA DE LEITE 6 COLHERES DE SOPA CHEIAS DE CHOCOLATE EM PÓ 1 COLHER DE SOPA

Leia mais

Linux. Departamento de Ciência de Computadores da FCUP IC Aula 1 1

Linux. Departamento de Ciência de Computadores da FCUP IC Aula 1 1 Linux 1991 Linus Torvalds desenvolve um núcleo de UNIX para PCs que, juntamente com programas mantidos por milhares de pessoas em todo o mundo via Internet, constitui um sistema de operação UNIX livre

Leia mais

CESPE/UNB ANÁLISE DE LEGISLAÇÃO PREVIDENCIÁRIA MPS 2010 1) Em um computador em que se use o sistema operacional Linux, os arquivos referentes ao monitor, ao disco rígido, às unidades de CD, à porta de

Leia mais

Sistemas Operativos 10º ano

Sistemas Operativos 10º ano Técnico de Gestão e Programação de Sistemas Informáticos Sistemas Operativos 10º ano Módulo II- Sistema Operativo Cliente Sistema Operativo Cliente Existem vários Sistemas Operativos Cliente Para o Windows

Leia mais

Linux Introdução. Walter Fetter Lages

Linux Introdução. Walter Fetter Lages Linux Introdução Walter Fetter Lages fetter@ece.ufrgs.br Universidade Federal do Rio Grande do Sul Escola de Engenharia Departamento de Sistemas Elétricos de Automação e Energia ENG10032 Microcontroladores

Leia mais

Programação para Servidores. Cassio Diego

Programação para Servidores. Cassio Diego Programação para Servidores Cassio Diego contato@cassiodiego.com 1 Unidade 1 1. INTRODUÇÃO 1.1. Definição de shell script 1.2. Programação script 1.3. Scripts versus linguagens compiladas 1.4. Caracteres

Leia mais

Linux - comando essenciais

Linux - comando essenciais Linux - comando essenciais João Medeiros (joao.fatern@gmail.com) 1 / 22 http://wiki.ubuntu-br.org/comandosbasicos http://www.uniriotec.br/ morganna/guia/introd guia.html Um guia de referência rápida em

Leia mais

Informática. Windows 7 e Linux. Professor Marcelo Leal.

Informática. Windows 7 e Linux. Professor Marcelo Leal. Informática Windows 7 e Linux Professor Marcelo Leal www.acasadoconcurseiro.com.br Informática SISTEMAS OPERACIONAIS É o Software responsável por manter o computador em funcionamento. Não é possível um

Leia mais

G N U / L I N U X (Básico) Utilizando GNU/Linux Ubuntu/Kubuntu

G N U / L I N U X (Básico) Utilizando GNU/Linux Ubuntu/Kubuntu G N U / L I N U X (Básico) Utilizando GNU/Linux Ubuntu/Kubuntu CONSIDERAÇÕES IMPORTANTES: 1ª - Qual é o objetivo? O objetivo deste material é o treinamento básico de funcionários (que não pertencem ao

Leia mais

Objetivos. Sistema Operativo em Ambiente Gráfico. Introdução às Tecnologias de Informação e Comunicação

Objetivos. Sistema Operativo em Ambiente Gráfico. Introdução às Tecnologias de Informação e Comunicação Objetivos Definir o conceito de Sistema Operativo Caracterizar os diferentes elementos do Ambiente de trabalho Explicar a finalidade da barra de tarefas Trabalhar ao mesmo tempo com várias janelas Definir

Leia mais

Informática. Linux ubuntu. Professor Márcio Hunecke.

Informática. Linux ubuntu. Professor Márcio Hunecke. Informática Linux ubuntu Professor Márcio Hunecke www.acasadoconcurseiro.com.br Informática LINUX UBUNTU Ubuntu é um sistema operacional baseado em Software Livre 1, construído a partir do núcleo Linux,

Leia mais

Minicurso Básico de Linux

Minicurso Básico de Linux Minicurso Básico de Linux PET Computação 15 de março de 2017 GNU/Linux (a) Linux (b) GNU Linux: Kernel GNU/Linux: Sistema Operacional Distro (c) Arch (d) Debian (e) Fedora (f) Gentoo (g) Manjaro (h) opensuse

Leia mais

1.2 Sistema Operativo em Ambiente Gráfico

1.2 Sistema Operativo em Ambiente Gráfico Marco Soares 1 1.2 Sistema Operativo em Ambiente Gráfico O Sistema operativo é o software que faz arrancar o computador e que serve de interface entre o utilizador e o computador Tendo um papel tão importante,

Leia mais

Curso de Programação MINISTRADO POR LUCAS CATON. Comandos para o Terminal

Curso de Programação MINISTRADO POR LUCAS CATON. Comandos para o Terminal Curso de Programação MINISTRADO POR LUCAS CATON Comandos para o Terminal Conteúdo Introdução... 3 Terminal... 3 Como executar os comandos... 4 Case-sensitive... 4 Comandos para Windows... 5 Abrindo o terminal

Leia mais

A CASA DO SIMULADO DESAFIO QUESTÕES MINISSIMULADO 104/360

A CASA DO SIMULADO DESAFIO QUESTÕES MINISSIMULADO 104/360 1 DEMAIS SIMULADOS NO LINK ABAIXO CLIQUE AQUI REDE SOCIAL SIMULADO 104/360 INFORMÁTICA INSTRUÇÕES TEMPO: 30 MINUTOS MODALIDADE: CERTO OU ERRADO 30 QUESTÕES CURTA NOSSA PÁGINA MATERIAL LIVRE Este material

Leia mais

Aula 6 Introdução ao Linux

Aula 6 Introdução ao Linux Aula 6 Introdução ao Linux DIM0103 Introdução à Informática Profº Pedro Alexandre Nessa aula você verá... Introdução ao Linux Distribuições Interfaces Gráficas Operações básicas Sistema de Arquivos Introdução

Leia mais

Linux para seres humanos... Finalmente, o Linux ficou fácil de usar. Rápido. Fácil. Seguro. E LIVRE!

Linux para seres humanos... Finalmente, o Linux ficou fácil de usar. Rápido. Fácil. Seguro. E LIVRE! Linux para seres humanos... Finalmente, o Linux ficou fácil de usar. Rápido. Fácil. Seguro. E LIVRE! Porque migrar para o Linux? É muito seguro. Por ter milhares de desenvolvedores pelo mundo, qualquer

Leia mais

Linux Diretórios. /opt. Aplicativos adicionais (opcionais). Não oficiais da distribuição.

Linux Diretórios. /opt. Aplicativos adicionais (opcionais). Não oficiais da distribuição. Linux Diretórios /opt Aplicativos adicionais (opcionais). Não oficiais da distribuição. Linux Diretórios /proc Diretório virtual de informações do sistema. Linux Diretórios /root Diretório home do superusuário.

Leia mais

Informática básica SOFTWARE.

Informática básica SOFTWARE. Informática básica SOFTWARE isabeladamke@hotmail.com Software Formado por um conjunto de instruções (algoritmos) e suas representações para o computador (programas) Instruções codificadas necessárias para

Leia mais

Sistema operacional. Linux Debian 8 Windows 7

Sistema operacional. Linux Debian 8 Windows 7 Sistema operacional Linux Debian 8 Windows 7 Sistema operacional Linux Debian 8 Linux Software Livre Linux Software Livre - Liberdades Executar como você desejar Estudar Redistribuir cópias Modificar

Leia mais

Estudo de Caso II: LINUX. Flávia Maristela

Estudo de Caso II: LINUX. Flávia Maristela Estudo de Caso II: LINUX Flávia Maristela (flavia@flaviamaristela.com) Na aula passada... Particionamento de Disco Sistema de Arquivos Estrutura de Diretórios ( básicos Terminal (comandos Manipulação

Leia mais

Instalação do IBM SPSS Modeler Entity Analytics

Instalação do IBM SPSS Modeler Entity Analytics Instalação do IBM SPSS Modeler Entity Analytics Índice IBM SPSS Modeler Entity Analytics Instalação.............. 1 IBM SPSS Modeler Entity Analytics (Lado do Cliente) 1 Requisitos de sistema..........

Leia mais

Sistema Operacional. Operação de Computadores e Sistemas

Sistema Operacional. Operação de Computadores e Sistemas Sistema Operacional Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro Prof. Edwar Saliba Júnior Março de 2017 1/23 Introdução O que é Sistema Operacional (SO) para você? 2/23 Introdução

Leia mais

Campus Samambaia INFORMÁTICA PROFESSOR ALESSANDRO

Campus Samambaia INFORMÁTICA PROFESSOR ALESSANDRO SOFTWARE TIPOS DE SISTEMA OPERACIONAIS Para os computadores: MAcOX Linux Windows Presente nos computadores da Apple conhecidos como Mac. O Linux possui varias distribuições gratuitas desse sistema operacional,

Leia mais

IFSC - SJ CURSO TÉCNICO DE TELECOMUNICAÇÕES DISCIPLINA: MAN / SOP

IFSC - SJ CURSO TÉCNICO DE TELECOMUNICAÇÕES DISCIPLINA: MAN / SOP IFSC - SJ CURSO TÉCNICO DE TELECOMUNICAÇÕES DISCIPLINA: MAN / SOP Conceitos relativos a um Sistema Operacional Sistema Operacional O Sistema Operacional é um programa especial que gerencia todos os recursos

Leia mais

Programação para Servidores. Cassio Diego

Programação para Servidores. Cassio Diego Programação para Servidores Cassio Diego contato@cassiodiego.com Unidade 1 1. INTRODUÇÃO 1.1. Definição de shell script 1.2. Programação script 1.3. Scripts versus linguagens compiladas 1.4. Caracteres

Leia mais

S.O.R. A Interface de comando

S.O.R. A Interface de comando S.O.R. A Interface de comando Interface de linha de comando Também conhecida como CLI, modo texto ou shell Praticamente qualquer tarefa administrativa pode ser realizada usando apenas este tipo de interface

Leia mais

AGRUPAMENTO de ESCOLAS Nº1 de SANTIAGO do CACÉM Ano Letivo 2013/2014 PLANIFICAÇÃO ANUAL

AGRUPAMENTO de ESCOLAS Nº1 de SANTIAGO do CACÉM Ano Letivo 2013/2014 PLANIFICAÇÃO ANUAL AGRUPAMENTO de ESCOLAS Nº1 de SANTIAGO do CACÉM Ano Letivo 2013/2014 PLANIFICAÇÃO ANUAL Documento(s) Orientador(es): Programa da disciplina da Direção-Geral de Formação Vocacional 3º CICLO CEF T2E/T2I

Leia mais

Técnico Subsequente em Redes de Computadores Introdução a Sistemas Abertos (ISA)

Técnico Subsequente em Redes de Computadores Introdução a Sistemas Abertos (ISA) Técnico Subsequente em Redes de Computadores Introdução a Sistemas Abertos (ISA) Aula 02 Introdução ao Linux Objetivos Conhecer a história do sistema operacional Linux; Ver a importância do software livre

Leia mais

a) direito do mouse e clicando em Excluir. b) direito do mouse e o arrastando para a Lixeira. c) esquerdo do mouse e pressionando Shift+Delete.

a) direito do mouse e clicando em Excluir. b) direito do mouse e o arrastando para a Lixeira. c) esquerdo do mouse e pressionando Shift+Delete. Verbo Jurídico Prof. Júlio César Ramos Pág.1 1. No MS Windows 7 é possível excluir um arquivo ou pasta permanentemente do disco rígido principal da máquina selecionando o arquivo com o botão: a) direito

Leia mais

2.3.1 Software de Sistema

2.3.1 Software de Sistema 2.3. Software Os programas de computadores podem ser categorizados como software de sistema e software de aplicativo. O primeiro é aquele que roda em segundo plano gerenciando o hardware e dando suporte

Leia mais

Windows 95/98/Me/2000

Windows 95/98/Me/2000 Windows 95/98/Me/2000 Mais que um Sistema Operativo, o MS-Windows é um ambiente de trabalho que simula no ecrã o trabalho diário sobre uma secretária. A ideia base do MS-Windows foi a de esconder a organização

Leia mais

O Linux Possui varias características que diferenciam dos outros sistemas operacionais e que aproximam do UNIX, sendo um dos motivos da sua escolha

O Linux Possui varias características que diferenciam dos outros sistemas operacionais e que aproximam do UNIX, sendo um dos motivos da sua escolha O Linux Possui varias características que diferenciam dos outros sistemas operacionais e que aproximam do UNIX, sendo um dos motivos da sua escolha em várias aplicações nas quais são necessárias estabilidade

Leia mais

PLANIFICAÇÃO ANUAL. Documento(s) Orientador(es): Programa da disciplina da Direção-Geral de Formação Vocacional

PLANIFICAÇÃO ANUAL. Documento(s) Orientador(es): Programa da disciplina da Direção-Geral de Formação Vocacional AGRUPAMENTO de ESCOLAS de SANTIAGO do CACÉM CEF Tipo 2 - Técnico Hotelaria e Restauração Ano Letivo2016-2017 Ciclo de Formação: 2016-2018 Tecnologias da Informação e Comunicação PLANIFICAÇÃO ANUAL Documento(s)

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO DE SISTEMAS UNIX Aula Prática 01 Sistemas Operacionais Gil Eduardo de Andrade

ADMINISTRAÇÃO DE SISTEMAS UNIX Aula Prática 01 Sistemas Operacionais Gil Eduardo de Andrade ADMINISTRAÇÃO DE SISTEMAS UNIX Aula Prática 01 Sistemas Operacionais Gil Eduardo de Andrade Introdução Os sistemas UNIX/Linux são caracterizados por serem: Interativo usuário requisita os comandos e obtém

Leia mais

Entraremos em sistema linux para realizar algumas tarefas e aprender alguns comandos.

Entraremos em sistema linux para realizar algumas tarefas e aprender alguns comandos. Entraremos em sistema linux para realizar algumas tarefas e aprender alguns comandos. Como se conectar a partir do sistema Windows: Conexão direta SSH: Putty (download) Entrando numa conta no servidor:

Leia mais

Histórico e conceitos básicos. GSO I Gestão de Sistemas Operacionais

Histórico e conceitos básicos. GSO I Gestão de Sistemas Operacionais Histórico e conceitos básicos GSO I Gestão de Sistemas Operacionais História do Linux Em 1991, Linus Benedict Torvalds, um estudante Filandês, pela necessidade de estudar melhor sistemas operacionais desenvolve

Leia mais

MÓDULO 01 INTRODUÇÃO AO LINUX

MÓDULO 01 INTRODUÇÃO AO LINUX MÓDULO 01 INTRODUÇÃO AO LINUX TÓPICO 21 TÓPICO 22 TÓPICO 23 COMANDOS GERAIS ARQUIVOS E DIRETÓRIOS USUÁRIOS TÓPICO 21 COMANDOS GERAIS man date df -h arch clear logout echo login sudo TEORIA O comando man

Leia mais

LINUX. Uma visão geral

LINUX. Uma visão geral LINUX Uma visão geral O QUE É? Sistema Operacional Código aberto Criado por Linus Torvalds em 1991 Estudante de computação, 20 anos Linguagem C Variação do Minix Criado por Andrew S. Tanenbaum em 1987

Leia mais

de Redes de Computadores Linux

de Redes de Computadores Linux Curso de Formação Continuada de Configuração de Redes de Computadores Linux Prof. Emerson Ribeiro de Mello Instituto Federal de Santa Catarina IFSC campus São José mello@ifsc.edu.br http://docente.ifsc.edu.br/mello

Leia mais

A CASA DO SIMULADO DESAFIO QUESTÕES MINISSIMULADO 58/360

A CASA DO SIMULADO DESAFIO QUESTÕES MINISSIMULADO 58/360 1 DEMAIS SIMULADOS NO LINK ABAIXO CLIQUE AQUI REDE SOCIAL SIMULADO 58/360 INFORMÁTICA INSTRUÇÕES TEMPO: 30 MINUTOS MODALIDADE: CERTO OU ERRADO 30 QUESTÕES CURTA NOSSA PÁGINA MATERIAL LIVRE Este material

Leia mais

CONCURSO. IGP-RS Banca FUNDATEC

CONCURSO. IGP-RS Banca FUNDATEC CONCURSO 2017 IGP-RS Banca FUNDATEC CONCURSO 2017 IGP-RS Concurso Técnico em Perícias Conhecimentos Gerais 05 Questões Informática CONCURSO 2017 IGP-RS INFORMÁTICA Conhecimentos do sistema operacional

Leia mais

Apresentando o Desktop

Apresentando o Desktop Apresentando o Desktop Janela de Início de Sessão 1. Campo de Login de usuário: para usar o sistema o usuário deve esta devidamente cadastrado ou ser o Administrador do sistema: Digite aqui seu Login e

Leia mais

Instalação e Configuração de Servidores Linux Server. Prof. Alex Furtunato

Instalação e Configuração de Servidores Linux Server. Prof. Alex Furtunato Instalação e Configuração de Servidores Linux Server Prof. Alex Furtunato alex.furtunato@academico.ifrn.edu.br Roteiro Definições Histórico Características Principais Distribuições Shell Partições Sistemas

Leia mais

O Manual do K3b. Esta documentação foi convertida a partir da Base de Utilizadores do KDE para o K3b. Tradução: José Pires

O Manual do K3b. Esta documentação foi convertida a partir da Base de Utilizadores do KDE para o K3b. Tradução: José Pires Esta documentação foi convertida a partir da Base de Utilizadores do KDE para o K3b. Tradução: José Pires 2 Conteúdo 1 Introdução 5 2 Pré-configuração 6 3 Configurar a Interface do Utilizador 7 4 Configurar

Leia mais

Introdução aos Sistemas Informáticos

Introdução aos Sistemas Informáticos Introdução aos Sistemas Informáticos O Sistema Operativo MS-DOS Autor: Reis Lima Quarteu Licenciaturas em Engenharia Informática, Engenharia Mecânica, Engenharia Química, e Gestão e Engenharia Industrial

Leia mais

1.2.5 As operações básicas do sistema operativo de interface gráfico

1.2.5 As operações básicas do sistema operativo de interface gráfico Marco Soares 1 Um sistema operativo de interface gráfico, como o Windows XP, inclui inúmeras formas de ajudar o utilizador sempre que lhe surjam dúvidas sobre como executar determinada tarefa Marco Soares

Leia mais

Introdução a Tecnologia da Informação

Introdução a Tecnologia da Informação Introdução a Tecnologia da Informação Informática Básica Sistema Operacional Prof. Jonatas Bastos Sistema Operacional p Principal software do computador; p Viabiliza o funcionamento do hardware do computador

Leia mais

Sistemas Operacionais. Laboratório 1 (Ambiente de Aprendizado)

Sistemas Operacionais. Laboratório 1 (Ambiente de Aprendizado) Sistemas Operacionais Laboratório 1 () Roteiro Linux em modo texto Acesso Interpretador de comandos Comandos Básicos Tratamento de Arquivos e Diretórios (Pasta*) Permissões Processos Editor de Texto Criação

Leia mais

Informática Sistemas Operacionais Aula 5. Cleverton Hentz

Informática Sistemas Operacionais Aula 5. Cleverton Hentz Informática Sistemas Operacionais Aula 5 Cleverton Hentz Sumário Introdução Fundamentos sobre Sistemas Operacionais Gerenciamento de Recursos Interface Com Usuário Principais Sistemas Operacionais 2 Introdução

Leia mais