Interessados: Interessado: Sr. Sérgio Cutolo dos Santos, ex-ministro da Previdência e Assistência Social

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Interessados: Interessado: Sr. Sérgio Cutolo dos Santos, ex-ministro da Previdência e Assistência Social"

Transcrição

1 Tribunal de Contas da União Número do documento: DC /00-P Identidade do documento: Decisão 178/ Plenário Ementa: Auditoria Operacional. INSS. DATAPREV. Avaliação do sistema de arrecadação de receitas previdenciárias e suas interfaces com o sistema de benefícios. Relatório já submetido a julgamento pelo TCU. Interrupção do projeto Base de Informações e Arrecadação. Justificativas consideradas satisfatórias. Descaracterização da prática de ato antieconômico ou ocorrência de omissão ou negligência. Remessa dos autos à 5ª SECEX. Grupo/Classe/Colegiado: Grupo I - CLASSE V - Plenário Processo: / Natureza: Relatório de Auditoria Operacional Entidade: Instituto Nacional do Seguro Social - INSS e Empresa de Processamento de Dados da Previdência Social - DATAPREV Interessados: Interessado: Sr. Sérgio Cutolo dos Santos, ex-ministro da Previdência e Assistência Social Dados materiais: ATA 10/2000 DOU de 07/04/2000 INDEXAÇÃO Auditoria Operacional; INSS; DATAPREV; Arrecadação; Receita; Despesa; Benefício Previdenciário; Previdência Social; Administração Federal; Acompanhamento; Fiscalização; Projeto; Informação; Outra Unidade Técnica: SECON c/6 volumes anexos

2 Apenso: TC / Representação Sumário: Audiência prévia do Sr. Sérgio Cutolo (Of. nº 040/99, da SECON), a respeito da interrupção do Projeto BIA (Base de Informações e Arrecadação: DATAPREV e INSS), resultado do exame das informações prestadas pela Unidade Setorial da SFC do MPAS, em resposta à determinação contida na alínea b do item 8.4 da Decisão n.º 286/98-TCU-Plenário. Considerar satisfatórias as alegações de defesa apresentadas pelo interessado; envio dos autos à 5ª SECEX para dar continuidade à verificação do cumprimento das determinações contidas na Decisão Plenária nº 286/98, de 20.05/1998, Ata n.º 18/98, DOU de ; encaminhamento ao interessado de cópia do inteiro teor da Decisão do Tribunal bem como o Relatório e Voto que a fundamentam. Relatório: Trata-se de Auditoria Operacional realizada no INSS e na DATAPREV com o objetivo de avaliar o sistema de arrecadação de receitas previdenciárias e suas interfaces com o sistema de benefícios. 02.O trabalho de Auditoria Operacional em questão foi realizado em duas etapas. 03.O Relatório referente à etapa preliminar foi submetido ao julgamento desta Corte de Contas em Sessão Plenária realizada em quando, pela Decisão nº 181/95, foram feitas inúmeras determinações ao Ministério da Previdência e Assistência Social. 04.Posteriormente, em Sessão Plenária de , ao apreciar o Relatório de Auditoria Operacional em sua fase complementar, o Tribunal determinou, dentre outras providências, o seguinte: " determinar a Unidade Setorial da Secretaria Federal de Controle junto ao Ministério da Previdência e Assistência Social - MPAS que: a) (...); b) adote providências junto ao INSS e à DATAPREV para, se for o caso, instauração de Tomada de Contas Especial com vistas à identificação dos responsáveis pela interrupção do Projeto BIA e a quantificação dos custos incorridos, nos termos da Lei n.º 8.443/92 (art. 8º), do Regimento Interno do TCU (art. 148) e IN TCU n.º 013/96;"

3 05.Cientificada da deliberação acima referida, a CISET/COAUD enviou, à guisa de atendimento da respectiva determinação, o Ofício n.º 350, acompanhado do Relatório de Auditoria n.º 16/98, documentos que mereceram cuidadoso exame da 5ª SECEX (fls.376 a 389). 06.O AFCE Roberto Donizete da Silva, depois de apresentar considerações a respeito das justificativas e esclarecimentos enviados pelo órgão de controle interno do Ministério da Previdência e Assistência Social quanto à extensão do entendimento do TCU acerca da determinação em tela, ressaltou o seguinte: "Esse, integralmente o arcabouço normativo disponível ao Tribunal de Contas, quanto à tipificação de atos tidos como antieconômicos e, especialmente, o elenco de sanções e responsabilizações aplicáveis a cada caso. Feita essa remissão quanto à dogmática normativa do ato antieconômico e suas responsabilizações no âmbito da Lei de Regência (Lei nº 8.443/95) e, em face das questões objeto dos presentes comentários - possibilidade de instauração de tomada de contas em razão da interrupção do projeto BIA, sua responsabilidade e incorrência de custos -, aliadas às considerações supra, são expendidas as seguintes conclusões: a) não ocorrem os pressupostos fáticos e legais do art. 8º, da Lei nº 8.443/92 para se instaurar tomada de contas especial pela interrupção do Projeto BIA; b) segundo dados e informações constantes dos autos e acima minudentemente transcritos, a responsabilidade pela interrupção do Projeto BIA é do Senhor Sérgio Cutolo, então Ministro da Previdência e Assistência Social MPAS, quando da determinação da interrupção, em junho de 1994; c) na conformidade das considerações já colacionadas aos autos e acima referenciadas é impossível quantificar os 'custos incorridos' com interrupção do Projeto BIA; d) a determinação para interrupção do 'Projeto BIA' caracterizou-se como ato de gestão antieconômico, portanto, irregular e sem economicidade, tipificado no inciso II, do art. 43, da Lei 8.443/92 e pode sujeitar-se à multa estabelecida no inciso III, do art. 58, do mesmo diploma legal, acaso inocorrentes os pressupostos do parágrafo único, do mencionado artigo 43 após a audiência do responsável.

4 e) em consequência, ante o disposto na parte final do inciso II, do art. 43, da Lei 8.443/92 impõe-se a audiência do Senhor Sérgio Cutolo, então Ministro de Estado da Previdência e Assistência Social e responsável pelo ato irregular e antieconômico da interrupção do Projeto BIA para apresentar suas razões de justificativas pelo cometimento do ato, no prazo de quinze dias, conforme estabelece o inciso III, do art. 194 do RITCU". 07.O Diretor da 2ª DT e o Secretário da 5ª SECEX manifestaram-se de acordo com a proposta do informante. 08.Determinei, por Despacho de fl. 391, a audiência do Sr. Sérgio Cutolo, ex-ministro da Previdência e Assistência Social. 09.Assim, considerando os termos da Port. TCU n.º 61, de 29/01/1999, que definiu a clientela das Secretarias de Controle Externo/SEGECEX, o Titular da 5ª SECEX encaminhou os autos à SECON para que aquela Unidade técnica adotasse as providências cabíveis. 10.Pelo Ofício de n.º 40/99 (fl. 397) a SECON promoveu a audiência prévia do Sr. Sérgio Cutolo para que apresentasse razões de justificativa quanto à interrupção, em junho de 1994, do Projeto Base de Informações e Arrecadação - BIA, decorrente de ato assinado pelo referido Ministro, quando estava à frente do MPAS. 11.Em resposta à correspondência acima referida, o Sr. Sérgio Cutolo dos Santos, atualmente Secretário de Estado de Desenvolvimento Urbano, solicitou autorização desta Corte de Contas para que, em seu nome, o Sr. João Bosco Serra e Gurgel tivesse vista dos autos e cópia das folhas indicadas, a fim de possibilitar-lhe o cumprimento da solicitação do Tribunal, no que foi devidamente atendido. 12.Assim, por intermédio do Ofício n.º 045/99 - SEDU/PR, acompanhado das informações de fls. 403 a 408, o interessado alegou o seguinte: "Em atenção à solicitação contida no Ofício nº 040/99, de , relativa à Audiência Pública no Processo TC nº /1995-8, encaminho, anexo, as informações que são do meu conhecimento, nos exatos termos de minha competência e responsabilidade de então. Por oportuno, julgo necessário que as pesquisas desta Secretaria para objeto de julgamento da causa sejam estendidas à Diretoria de Arrecadação e Fiscalização do Instituto Nacional do Seguro Social INSS.

5 O INSS dispõe de informações e dados que confirmam à exaustão que foi providencial a interrupção do projeto Base de Informações e Arrecadação BIA, ainda que com base em decisão informal e verbal. Com a decisão, ao invés de prejuízos, o Erário Público teve ganhos de oportunidade não dimensionados, considerando-se que a Empresa de Processamento de Dados da Previdência Social DATAPREV não dominava a tecnologia que contratara para o desenvolvimento e implantação do sistema." 13.Ao analisar as novas peças juntadas ao presente processo, o Analista da 3ª Divisão Técnica da SECON Melchior Sawaya Neto achou por bem destacar, da resposta do Sr. Sérgio Cutolo, os seguintes trechos: "Razões de Justificativa: 1 - O fato objetivo é que o BIA foi suspenso. 2 - A decisão não decorreu de uma decisão unilateral do Ministro de Estado. Não houve omissão nem negligência, nem incúria administrativa. Muito pelo contrário. O grau de incertezas em relação ao BIA era muito grande. Os testes de consistência desnudaram e revelaram a inviabilidade do sistema BIA. Na mesma ordem verbal de suspensão, em junho de 94, após o fracasso de apresentação teste de maio de 94, em Belo Horizonte, determinei que a DATAPREV abrisse sindicância para apurar os motivos e responsabilidades pelo não cumprimento dos prazos relativos ao projeto, o que efetivamente ocorreu a partir de julho de 94. A decisão foi tomada para evitar justamente que a Previdência Social, especialmente o INSS, continuasse investindo em um projeto sem perspectivas e horizontes. 3 - Não houve ato formal de suspensão, não encontrando a CISET/MPAS e a DATAPREV nas suas pesquisas e sindicâncias, inclusive junto ao Gabinete do Ministro, qualquer documento que tratasse do assunto. Da mesma forma, não foi encontrado ato formal de solicitação do Ministro de abertura da sindicância pela DATAPREV. 4 - Certamente, há um dado ainda mais contundente que travou o BIA: o desconhecimento pelos técnicos da DATAPREV da plataforma e da linguagem utilizadas pelos que desenvolveram o novo Sistema. 5 - Não constam do processo informações substantivas do INSS, especificamente da área de Arrecadação e Fiscalização, relativas ao desenvolvimento e implantação do BIA.

6 6 - Não foram efetivamente quantificados pela CISET/MPAS e DATAPREV dados de custos do projeto. As contas da DATAPREV apresentadas ao INSS não eram segregadas ou discriminadas. 7 - As 'conclusões', da Comissão de Sindicância da DATAPREV, certamente, não são conclusivas, apenas repetindo generalizações de efeito, sem qualquer caracterização econômico-financeira, como a de que "a Previdência pagou um custo elevadíssimo, prejudicando a receita previdenciária". Isto é uma falácia, uma farsa sem limites, atribuída a ninguém. 8 - Em realidade a decisão informal e verbal do Ministro sustando o BIA impediu que continuassem os gastos no Projeto, com dificuldades estruturais de performance. 9 - A DATAPREV, que avançara significativamente, na implantação dos programas para a área de Benefícios, com o SUB-Sistema Único de Benefícios, não tivera o mesmo desempenho para os programas de Arrecadação e Fiscalização, fato de secular e notório reconhecimento O que agravou, de certo modo, foi o fato de que os sistemas e programas básicos do INSS na área de Arrecadação e Fiscalização, relativos a cadastros, controle de arrecadação, fiscalização e débitos, formulados e gerenciados por diferentes pessoas da DATAPREV, não estavam interligados e não se comunicavam entre si, inibindo a eficiência, eficácia, modernização e automação das ações de Arrecadação e Fiscalização. 11- O INSS contava então com o ATARE, o GIRAFA e o sistema de débitos, todos pesados, lentos, com complicada entrada de dados, sem falar na baixa credibilidade dos dados produzidos. Observava-se uma tortuosa e dolorosa lentidão nos lançamentos, nas depurações e nos cruzamentos de dados O BIA, que seria um passo à frente no processo de informatização e da automação da Arrecadação e Fiscalização, foi proposto pela DATAPREV ao INSS, em 90, tendo sido retomado em 92. O projeto visava oferecer dados e informações "on line" integrando os sistemas de Arrecadação e Fiscalização Todos os prazos dados pelo Ministro de Estado da Previdência e Assistência Social à DATAPREV para implantação do BIA deixaram de ser observados. Em inúmeras reuniões com dirigentes da DATAPREV e do INSS cobrei providências para que se acelerasse a implantação do BIA. A DATAPREV utilizava-se das mais variadas desculpas para retardar o

7 processo. Alegações de ordem legal, de cálculo monetário, de falha de preenchimento de guia, etc O BIA apresentou os seguintes problemas: a) falhas de planejamento; b) erros na execução; c) atraso tecnológico Em maio de 1994, fui convidado a assistir a uma apresentação do BIA em Belo Horizonte. Para minha surpresa, o BIA só tinha telas que não tinham funções. Um vazio. Isto foi o sinal para sustar o Sistema e solicitar providências à DATAPREV Dos 308 programas definidos para o sistema foram concluídos apenas 60, da seguinte forma: a) Programas de "Alta Complexidade": 107/32 concluídos; b) Programas de "Média Complexidade": 128/16 concluídos; c) Programas de "Baixa Complexidade": 73/12 concluídos. Além de terem sido concluídos apenas parte dos programas, os mesmos ainda apresentavam problemas que não foram solucionados tais como: 1 - Não houve conversão do Banco de Dados de Débito para a base do Banco de Dados do BIA; 2 - Efetuado o "Backup" da base local da GRAF com erro; 3 - Tabela de atualização de débitos (UFIR) errada; 4 - Tela de entrada de dados incompatível com o documento de cadastramento; 5 - Apresentando erro de cadastramento da Matrícula; 6 - Informações conflitantes da base de dados central com a base local: 7 - lncompatibilidade do menu do GIRAF (cadastramento de empresa) com o IBISA (cadastramento dos contribuintes);

8 8 - Falta de identificação se o cadastramento/consulta está sendo realizado na fase central ou na base local; 9 - Programação de fiscalização, seleção de empresas para fiscalização, cadastramento de vistas, alocação de fiscais, emissão de documentos e encerramento de fiscalização apresentando vários erros; 10 - Aceitando cadastramento de débitos com DEBCAD duplicado; 11 - Entrada de dados e transmissão para o banco de dados com problemas; 12 - Conta corrente apresentando vários problemas. (...) 17 - Em nenhum momento, as dificuldades gerenciais do BIA, do GIRAFA, do ATARE e do sistema de débitos foram, entretanto, obstáculos paro o Ministério da Previdência e Assistência Social se descuidasse da arrecadação previdênciária.", 14.Em análise cuidadosa das alegações de defesa apresentadas pelo então Ministro da Previdência e Assistência Social Sr. Sérgio Cutolo, o informante chegou à seguinte conclusão: "Os esclarecimentos prestados pelo Sr. Sérgio Cutolo dos Santos indicam que o ato considerado antieconômico de interrupção do BIA, com imputação de prejuízos ao erário foi segundo sua opinião um ato econômico, tendo em vista os 'itens 2, 8, 9, 10, 13, 14, 15, 16 de suas justificativas apontarem falhas e inconsistências nas diversas etapas e partes do projeto que ensejariam sua interrupção Como não foi instaurada pela Secretaria de Controle Interno do Ministério da Previdência e Assistência Social Tomada de Contas Especial que teria a finalidade de aferir o dano e comprovar a existência ou não de ato antieconômico, não existem nos autos nenhum documento, prova ou análise que certifiquem que o ato de interrupção do projeto BIA tenha sido antieconômico, existem apenas referências isoladas sem a devida fundamentação, e nem muito menos que tenha causado dano ao erário. As informações presentes na Sindicância acima citada referem-se a atos e acontecimentos relativos a implantação e desenvolvimento do projeto e não ao ato de interrupção do mesmo. Dessa forma, o entendimento contrário ao do Sr. Sérgio Cutolo dos Santos de que o ato de interrupção do projeto BIA teria sido

9 antieconômico não apresenta nos autos documentos, provas ou análises que sustentassem tal tese. Logo, não possuindo elementos de convicção necessários para considerar antieconômico o ato praticado pelo então Ministro da Previdência e Assistência Social, Sr. Sérgio Cutolo dos Santos, e tendo em vista suas explicações de que o ato não incorreu em omissão, negligência, nem incúria administrativa, entendo como aceitas suas razões de justificava. Diante do exposto, considera-se saneada a questão." 15.No mesmo sentido foram as manifestações do Sr. Diretor de Divisão e do Sr. Secretário da SECON. É o Relatório. Voto: 16.De acordo com o Relatório que acabo de apresentar a este Egrégio Plenário, verifica-se que os presentes processos já foram submetidos a dois julgamentos desta Corte de Contas, oportunidades em que as principais questões apontadas pela Auditoria Operacional realizada no INSS e na DATAPREV mereceram atenção especial do Tribunal, ensejando determinações aos citados órgãos e audiência dos responsáveis. 17.Nesta assentada, a questão que trago ao conhecimento dos meus eminentes Pares diz respeito à interrupção do Projeto BIA - Base de Informações e Arrecadação, envolvendo o MPAS, a DATAPREV e o INSS, ocorrência essa que levou o Tribunal a determinar ao órgão de controle interno competente que adotasse providências com vistas à instauração, se fosse o caso, de Tomada de Contas Especial com a finalidade de identificar responsáveis e quantificar os custos incorridos em face do ato administrativo sob enfoque, nos termos da Lei n.º 8.443/92 (art. 8º), do Regimento Interno do TCU (art. 148) e da IN TCU n.º 013/ Conforme ficou evidenciado nos autos, o assunto em apreço referia-se a um projeto estrutural que visava a Reformulação da Base de Dados da Arrecadação, constando, originalmente, do Plano de Ação do Departamento de Sistemas de Arrecadação - DEARP, divulgado em 3 de agosto de 1990, o qual previa a implantação de um projeto em prazo de 18 meses, que posteriormente denominou-se Projeto de Informação e Arrecadação - BIA. 19.Após serem examinadas as informações e justificativas apresentadas pela Secretaria de Controle Interno no Ministério da Previdência e Assistência Social em decorrência da determinação do Tribunal, o

10 presente processo foi baixado em diligência para ouvir, preliminarmente, o Sr. Sérgio Cutolo dos Santos, tendo em vista que S. Exª, como Ministro de Estado da Previdência e Assistência Social à época dos fatos aqui examinados, determinou a interrupção do mencionado Projeto. 20.O detalhado pronunciamento do ex-ministro acerca da matéria em apreço (expediente de fls. 403 a 408), trouxe também em seu bojo informações obtidas junto à DATAPREV, restando esclarecida a impossibilidade de se prosseguir na implantação do Projeto BIA, uma vez que esteve o mesmo sempre cercado de inúmeros entraves e desencontros. A sua interrupção resultou, na realidade, de uma decisão informal e verbal do alegante, então Ministro da Previdência, não existindo, assim, nenhum ato administrativo determinando a questionada paralisação. 21.O Sr. Sérgio Cutolo concluiu seu arrazoado afirmando que recebeu informação no sentido de que somente em abril de 1999 o INSS e a DATAPREV implantaram um novo sistema de reformulação da Base de Dados de Arrecadação, chamado SISDEB, que incorporou seus sistemas antigos e arquivou, definitivamente, o BIA. 22.Ante todo o exposto, verifica-se que os elementos constantes dos autos foram insuficientes para caracterizar a decisão do ex-ministro da Previdência como um ato antieconômico ou para comprovar que houve, da parte dele, omissão, negligência ou incúria administrativa ou, ainda, para quantificar prejuízo ao Erário em conseqüência da interrupção do multicitado Projeto. Assim, de acordo com a proposta da Unidade Técnica, Voto no sentido de que o Tribunal adote a Decisão que ora submeto a este Egrégio Plenário. TCU, Sala das Sessões, em 22 de março de VALMIR CAMPELO Ministro-Relator Assunto: V - Relatório de Auditoria Operacional realizada no INSS e na DATAPREV, em face de exame da audiência prévia do Sr. Sérgio Cutolo dos Santos a respeito da interrupção do Projeto BIA. Relator: VALMIR CAMPELO

11 Unidade técnica: 5ª SECEX Quórum: Ministros presentes: Iram Saraiva (Presidente), Marcos Vinicios Rodrigues Vilaça, Humberto Guimarães Souto, Valmir Campelo (Relator), Adylson Motta, Walton Alencar Rodrigues, Guilherme Palmeira e os Ministros-Substitutos José Antonio Barreto de Macedo e Lincoln Magalhães da Rocha. Sessão: T.C.U., Sala de Sessões, em 22 de março de 2000 Decisão: O Tribunal Pleno, diante das razões expostas pelo Relator, DECIDE: 8.1. considerar satisfatórios as justificativas e esclarecimentos apresentados pelo Sr. Sérgio Cutolo dos Santos a respeito da interrupção do Projeto BIA, tendo em vista que os elementos constantes dos autos foram insuficientes para caracterizar a respectiva decisão como um ato antieconômico ou para comprovar que houve, da parte dele, omissão, negligência ou incúria administrativa ou, ainda, para quantificar prejuízo ao Erário; 8.2. enviar os autos à 5ª SECEX para dar continuidade à verificação do cumprimento das determinações contidas na Decisão Plenária nº 286/98, de 20.05/1998, Ata n.º 18/98, DOU de ; 8.3. encaminhar cópia do inteiro teor desta Decisão, bem como do Relatório e Voto que a fundamentam, ao interessado, ex-ministro da Previdência e Assistência Social - MPAS.

Entidade: Unidade: Coordenação de Serviços Gerais da Secretaria de Administração-Geral do Ministério da Educação e do Desporto

Entidade: Unidade: Coordenação de Serviços Gerais da Secretaria de Administração-Geral do Ministério da Educação e do Desporto Tribunal de Contas da União Número do documento: AC-0237-21/99-1 Identidade do documento: Acórdão 237/1999 - Primeira Câmara Ementa: Tomada de Contas. Coordenação de Serviços Gerais da Secretaria de Administração-Geral

Leia mais

Tribunal de Contas da União. Número do documento: DC-0122-08/00-P. Identidade do documento: Decisão 122/2000 - Plenário

Tribunal de Contas da União. Número do documento: DC-0122-08/00-P. Identidade do documento: Decisão 122/2000 - Plenário Tribunal de Contas da União Número do documento: DC-0122-08/00-P Identidade do documento: Decisão 122/2000 - Plenário Ementa: Auditoria. CBTU. Obra de implantação do metrô de Belo Horizonte, trecho Calafate-Barreiro.

Leia mais

Interessados: Interessado: Ministério das Comunicações, Agência Nacional de Telecomunicações - ANATEL

Interessados: Interessado: Ministério das Comunicações, Agência Nacional de Telecomunicações - ANATEL Tribunal de Contas da União Número do documento: DC-0483-30/01-P Identidade do documento: Decisão 483/2001 - Plenário Ementa: Acompanhamento. ANATEL. Licitação. Outorga de direito de concessão para a exploração

Leia mais

INDEXAÇÃO Representação; MRE; Contrato; Pagamento Antecipado; Auditoria; Diárias; Passagem Aérea;

INDEXAÇÃO Representação; MRE; Contrato; Pagamento Antecipado; Auditoria; Diárias; Passagem Aérea; Tribunal de Contas da União Número do documento: DC-0245-12/00-P Identidade do documento: Decisão 245/2000 - Plenário Ementa: Representação formulada por Equipe de Auditoria do TCU. Possíveis irregularidades

Leia mais

Tribunal de Contas da União. Número do documento: AC-0397-24/01-2. Identidade do documento: Acórdão 397/2001 - Segunda Câmara

Tribunal de Contas da União. Número do documento: AC-0397-24/01-2. Identidade do documento: Acórdão 397/2001 - Segunda Câmara Tribunal de Contas da União Número do documento: AC-0397-24/01-2 Identidade do documento: Acórdão 397/2001 - Segunda Câmara Ementa: Tomada de Contas Especial. CEF. Ilícito praticado por ex-servidor. Responsável

Leia mais

INDEXAÇÃO Representação; Licitação; INPI; Concorrência; Edital; Capacidade Técnica; Atestado; Prestação de Serviços; Assistência Médica;

INDEXAÇÃO Representação; Licitação; INPI; Concorrência; Edital; Capacidade Técnica; Atestado; Prestação de Serviços; Assistência Médica; Tribunal de Contas da União Número do documento: DC-1027-47/00-P Identidade do documento: Decisão 1027/2000 - Plenário Ementa: Representação formulada por licitante. Possíveis irregularidades praticadas

Leia mais

Tribunal de Contas da União. Número do documento: DC-0180-15/99-P. Identidade do documento: Decisão 180/1999 - Plenário

Tribunal de Contas da União. Número do documento: DC-0180-15/99-P. Identidade do documento: Decisão 180/1999 - Plenário Tribunal de Contas da União Número do documento: DC-0180-15/99-P Identidade do documento: Decisão 180/1999 - Plenário Ementa: Representação formulada por parlamentar. Possíveis irregularidades na FUNAI.

Leia mais

Tribunal de Contas da União. Número do documento: DC-0230-12/00-P. Identidade do documento: Decisão 230/2000 - Plenário

Tribunal de Contas da União. Número do documento: DC-0230-12/00-P. Identidade do documento: Decisão 230/2000 - Plenário Tribunal de Contas da União Número do documento: DC-0230-12/00-P Identidade do documento: Decisão 230/2000 - Plenário Ementa: Acompanhamento. Programa Nacional de Desestatização. Outorga de concessões

Leia mais

Tribunal de Contas da União

Tribunal de Contas da União Tribunal de Contas da União Dados Materiais: Decisão 563/97 - Plenário - Ata 35/97 Processo nº TC 003.561/94-1 Interessado: Murílio de Avellar Hingel, Ministro de Estado da Educação e do Desporto Órgão:

Leia mais

Interessados: INTERESSADA: ELESERVICE do Brasil - Componentes Eletrônicos Ltda.

Interessados: INTERESSADA: ELESERVICE do Brasil - Componentes Eletrônicos Ltda. Tribunal de Contas da União Número do documento: DC-0255-19/99-P Identidade do documento: Decisão 255/1999 - Plenário Ementa: Representação formulada por licitante. Possíveis irregularidades praticadas

Leia mais

Assunto: Tomada de Contas Especial instaurada em decorrência da omissão no dever de prestar contas de recursos federais recebidos mediante convênio.

Assunto: Tomada de Contas Especial instaurada em decorrência da omissão no dever de prestar contas de recursos federais recebidos mediante convênio. Tribunal de Contas da União Dados Materiais: Decisão 130/96 - Primeira Câmara - Ata 21/96 Processo nº TC 499.074/92-0 Responsável: José Felix de Brito (ex-prefeito). Entidade: Prefeitura Municipal de Itapororoca/PB.

Leia mais

Entidade: Órgão de Origem: Secretaria do Estado da Justiça e Cidadania de Santa Catarina

Entidade: Órgão de Origem: Secretaria do Estado da Justiça e Cidadania de Santa Catarina Tribunal de Contas da União Número do documento: DC-0776-48/99-P Identidade do documento: Decisão 776/1999 - Plenário Ementa: Inspeção. Secretaria de Justiça de Santa Catarina. Pedido de reexame de decisão

Leia mais

Outros Representantes do Ministério Público: Dra. Maria Alzira Ferreira e Dr. Paulo Soares Bugarin.

Outros Representantes do Ministério Público: Dra. Maria Alzira Ferreira e Dr. Paulo Soares Bugarin. Tribunal de Contas da União Número do documento: AC-0569-42/00-1 Identidade do documento: Acórdão 569/2000 - Primeira Câmara Ementa: Tomada de Contas Especial. Convênio. FNDE. Prefeitura Municipal de Bom

Leia mais

Tribunal de Contas da União

Tribunal de Contas da União Tribunal de Contas da União Dados Materiais: Decisão 41/96 - Plenário - Ata 05/96 Processo nº TC 010.652/95-7 Interessado: Promotor de Justiça do Ministério Público do Estado do Rio Grande do Sul - Dr.

Leia mais

Assunto: Consulta sobre pagamento de despesas não empenhadas nem contratadas e sem crédito orçamentário.

Assunto: Consulta sobre pagamento de despesas não empenhadas nem contratadas e sem crédito orçamentário. Tribunal de Contas da União Dados Materiais: Decisão 321/95 - Plenário - Ata 30/95 Processo nº TC 325.129/95-9. Interessada (consulente): Maria José Santos de Santana, Assessora de Auditoria e Controle

Leia mais

Tribunal de Contas da União. Número do documento: AC-0538-44/99-2. Identidade do documento: Acórdão 538/1999 - Segunda Câmara

Tribunal de Contas da União. Número do documento: AC-0538-44/99-2. Identidade do documento: Acórdão 538/1999 - Segunda Câmara Tribunal de Contas da União Número do documento: AC-0538-44/99-2 Identidade do documento: Acórdão 538/1999 - Segunda Câmara Ementa: Tomada de Contas Especial. Convênio. MAS. Prefeitura Municipal de Jardim

Leia mais

Interessados: Responsável: Antonio Dernival Queiroz Dantas, ex-prefeito. CPF: 220.512.014-04

Interessados: Responsável: Antonio Dernival Queiroz Dantas, ex-prefeito. CPF: 220.512.014-04 Tribunal de Contas da União Número do documento: AC-0330-30/99-1 Identidade do documento: Acórdão 330/1999 - Primeira Câmara Ementa: Tomada de Contas Especial. Transferência de Recursos. MAS. Prefeitura

Leia mais

Tribunal de Contas da União. Dados Materiais: Apenso: TC-009.212/1999-0. Assunto: Representação. Colegiado: Plenário. Classe: Classe VII

Tribunal de Contas da União. Dados Materiais: Apenso: TC-009.212/1999-0. Assunto: Representação. Colegiado: Plenário. Classe: Classe VII Tribunal de Contas da União Dados Materiais: Apenso: TC-009.212/1999-0 Assunto: Representação. Colegiado: Plenário Classe: Classe VII Sumário: Representação formulada pelo Ministério Público Federal. Inquérito

Leia mais

Interessados: Responsável: Francisco de Sousa Filho, ex-secretário Municipal de Turismo e Desporto

Interessados: Responsável: Francisco de Sousa Filho, ex-secretário Municipal de Turismo e Desporto Tribunal de Contas da União Número do documento: AC-0198-47/99-P Identidade do documento: Acórdão 198/1999 - Plenário Ementa: Tomada de Contas Especial. Prefeitura Municipal de Aquiraz CE. Desvio de recursos

Leia mais

Interessados: Interessada: CompuAdd do Brasil Importadora e Distribuidora Ltda.

Interessados: Interessada: CompuAdd do Brasil Importadora e Distribuidora Ltda. Tribunal de Contas da União Número do documento: DC-0152-09/00-P Identidade do documento: Decisão 152/2000 - Plenário Ementa: Representação formulada por licitante. Possíveis irregularidades praticadas

Leia mais

Entidade: Superintendência Regional da Receita Federal da 10ª Região Fiscal

Entidade: Superintendência Regional da Receita Federal da 10ª Região Fiscal Tribunal de Contas da União Número do documento: DC-0285-19/01-P Identidade do documento: Decisão 285/2001 - Plenário Ementa: Acompanhamento. Outorga de permissão da Estação Aduaneira em Novo Hamburgo

Leia mais

INDEXAÇÃO Tomada de Contas Especial; CEF; Adiantamento a Título de Empréstimo; Alegações de Defesa Rejeitadas; Prazo; Recolhimento; Débito;

INDEXAÇÃO Tomada de Contas Especial; CEF; Adiantamento a Título de Empréstimo; Alegações de Defesa Rejeitadas; Prazo; Recolhimento; Débito; Tribunal de Contas da União Número do documento: DC-0029-06/01-2 Identidade do documento: Decisão 29/2001 - Segunda Câmara Ementa: Tomada de Contas Especial. CEF. Concessão irregular de crédito e adiantamento

Leia mais

Tribunal de Contas da União. Assunto: Levantamento de Auditoria. Colegiado: Plenário. Classe: Classe V

Tribunal de Contas da União. Assunto: Levantamento de Auditoria. Colegiado: Plenário. Classe: Classe V Tribunal de Contas da União Assunto: Levantamento de Auditoria Colegiado: Plenário Classe: Classe V Sumário: Fiscobras 2001. Obras de construção de contornos rodoviários no corredor Leste/BR- 259/ES. Irregularidades.

Leia mais

Tribunal de Contas da União. Número do documento: DC-0103-13/00-1. Identidade do documento: Decisão 103/2000 - Primeira Câmara

Tribunal de Contas da União. Número do documento: DC-0103-13/00-1. Identidade do documento: Decisão 103/2000 - Primeira Câmara Tribunal de Contas da União Número do documento: DC-0103-13/00-1 Identidade do documento: Decisão 103/2000 - Primeira Câmara Ementa: Tomada de Contas Especial. Royalties. Prefeitura Municipal de Planalto

Leia mais

Tribunal de Contas da União. Número do documento: AC-0208-34/00-P. Identidade do documento: Acórdão 208/2000 - Plenário

Tribunal de Contas da União. Número do documento: AC-0208-34/00-P. Identidade do documento: Acórdão 208/2000 - Plenário Tribunal de Contas da União Número do documento: AC-0208-34/00-P Identidade do documento: Acórdão 208/2000 - Plenário Ementa: Representação formulada por Equipe de Auditoria do TCU. Possíveis irregularidades

Leia mais

Tribunal de Contas da União. Assunto: Solicitação do Congresso Nacional. Colegiado: Plenário. Classe: Classe II

Tribunal de Contas da União. Assunto: Solicitação do Congresso Nacional. Colegiado: Plenário. Classe: Classe II Tribunal de Contas da União Assunto: Solicitação do Congresso Nacional. Colegiado: Plenário Classe: Classe II Sumário: Solicitação de Auditoria na Prefeitura Municipal de Cajuri - MG, para esclarecer questões

Leia mais

Interessados: RESPONSÁVEIS: João Paulo Bastos Hildebrandt e Paulo Macedo de Carvalho Mesquita

Interessados: RESPONSÁVEIS: João Paulo Bastos Hildebrandt e Paulo Macedo de Carvalho Mesquita Tribunal de Contas da União Número do documento: AC-0054-06/99-1 Identidade do documento: Acórdão 54/1999 - Primeira Câmara Ementa: Tomada de Contas. Centro Psiquiátrico Pedro II. Exercício de 1997. Garantias

Leia mais

ACÓRDÃO N.º 147 /2008 TCE Pleno

ACÓRDÃO N.º 147 /2008 TCE Pleno ACÓRDÃO N.º 147 /2008 TCE Pleno 1. Processo nº: 02050/2008 2. Classe de Assunto: II - Prestações de Contas de Ordenador de Despesas 3. Responsável: Doris de Miranda Coutinho Presidente 4. Entidade: Tribunal

Leia mais

Assunto: Tomada de Contas Especial instaurada em razão da omissão no dever de prestar contas.

Assunto: Tomada de Contas Especial instaurada em razão da omissão no dever de prestar contas. Tribunal de Contas da União Dados Materiais: Acórdão 309/96 - Primeira Câmara - Ata 31/96 Processo nº TC 450.133/95-8 Responsável: Raimundo Pereira Barbosa, Prefeito. Unidade: Prefeitura Municipal de Palestina

Leia mais

Assunto: Representação acerca de possível "afronta ao princípio constitucional da economicidade".

Assunto: Representação acerca de possível afronta ao princípio constitucional da economicidade. Tribunal de Contas da União Dados Materiais: Decisão 98/97 - Plenário - Ata 09/97 Processo nº TC 004.946/95-2 Interessado: Walton Alencar Rodrigues - Procurador-Geral, em substituição, do Ministério Público

Leia mais

Tribunal de Contas da União. Número do documento: AC-0337-31/99-1. Identidade do documento: Acórdão 337/1999 - Primeira Câmara

Tribunal de Contas da União. Número do documento: AC-0337-31/99-1. Identidade do documento: Acórdão 337/1999 - Primeira Câmara Tribunal de Contas da União Número do documento: AC-0337-31/99-1 Identidade do documento: Acórdão 337/1999 - Primeira Câmara Ementa: Tomada de Contas Especial. Convênio. FAE. Prefeitura Municipal de Magé

Leia mais

Tribunal de Contas da União. Número do documento: DC-0554-34/98-P. Identidade do documento: Decisão 554/1998 - Plenário

Tribunal de Contas da União. Número do documento: DC-0554-34/98-P. Identidade do documento: Decisão 554/1998 - Plenário Tribunal de Contas da União Número do documento: DC-0554-34/98-P Identidade do documento: Decisão 554/1998 - Plenário Ementa: Representação formulada por Parlamentar. Possíveis irregularidades nas operações

Leia mais

Representante do Ministério Público: MARINUS EDUARDO DE VRIES MARSICO

Representante do Ministério Público: MARINUS EDUARDO DE VRIES MARSICO Tribunal de Contas da União Representante do Ministério Público: MARINUS EDUARDO DE VRIES MARSICO Assunto: Tomada de Contas Especial Acórdão: Vistos, relatados e discutidos estes autos de Tomada de Contas

Leia mais

Tribunal de Contas da União

Tribunal de Contas da União Tribunal de Contas da União Dados Materiais: Acórdão 212/98 - Segunda Câmara - Ata 19/98 Processo TC nº 375.248/97-8. Responsáveis: Léa Lúcia Cecílio Braga, Vânia Ferreira dos Santos, Aparecida dos Santos,

Leia mais

Assunto: Representação acerca de procedimento licitatório - inexigibilidade.

Assunto: Representação acerca de procedimento licitatório - inexigibilidade. Tribunal de Contas da União Dados Materiais: Decisão 323/94 - Segunda Câmara - Ata 44/94 Processo nº TC 625.141/94-6 Responsável: Dra. Marga Inge Barth Tessler, Juiza Federal Diretora do Foro. Órgão: Justiça

Leia mais

INDEXAÇÃO Levantamentos de Auditoria; CEFET; RJ; Obra Pública; Execução Parcial de Obras e Serviços; Pagamento Antecipado;

INDEXAÇÃO Levantamentos de Auditoria; CEFET; RJ; Obra Pública; Execução Parcial de Obras e Serviços; Pagamento Antecipado; Tribunal de Contas da União Número do documento: DC-0065-09/00-1 Identidade do documento: Decisão 65/2000 - Primeira Câmara Ementa: Levantamento de Auditoria. Centro Federal de Educação Tecnológica RJ.

Leia mais

Representante do Ministério Público: MARIA ALZIRA FERREIRA;

Representante do Ministério Público: MARIA ALZIRA FERREIRA; Tribunal de Contas da União Representante do Ministério Público: MARIA ALZIRA FERREIRA; Assunto: Consulta Colegiado: Plenário Classe: Classe III Sumário: Consulta formulada pela Presidência do Tribunal

Leia mais

ACÓRDÃO Nº 095/2009 TCE/TO 2ª Câmara

ACÓRDÃO Nº 095/2009 TCE/TO 2ª Câmara ACÓRDÃO Nº 095/2009 TCE/TO 2ª Câmara 1. Processo nº: 1686/2007 2. Classe de Assunto: II Prestação de Contas de ordenador de despesas referente ao exercício de 2006 3. Responsável: Valquíria Moreira Rezende

Leia mais

Tribunal de Contas da União

Tribunal de Contas da União Tribunal de Contas da União Dados Materiais: Decisão 307/98 - Plenário - Ata 19/98 Processo TC nº 014.188/97-0 Interessado: Comissão de Fiscalização Financeira e Controle da Câmara dos Deputados. Entidade:

Leia mais

Representante do Ministério Público: UBALDO ALVES CALDAS;

Representante do Ministério Público: UBALDO ALVES CALDAS; Tribunal de Contas da União Representante do Ministério Público: UBALDO ALVES CALDAS; Assunto: Aposentadoria Colegiado: Primeira Câmara Classe: Classe V Sumário: Aposentadoria. Erro na apuração do tempo

Leia mais

Entidade: Sociedade de Proteção à Infância e Maternidade de Bom Jesus de Itabapoana - SPIM/RJ

Entidade: Sociedade de Proteção à Infância e Maternidade de Bom Jesus de Itabapoana - SPIM/RJ Tribunal de Contas da União Número do documento: AC-0376-36/99-1 Identidade do documento: Acórdão 376/1999 - Primeira Câmara Ementa: Tomada de Contas Especial. Subvenção Social. MBES. Sociedade de Proteção

Leia mais

Representante do Ministério Público: UBALDO ALVES CALDAS;

Representante do Ministério Público: UBALDO ALVES CALDAS; Tribunal de Contas da União Representante do Ministério Público: UBALDO ALVES CALDAS; Dados Materiais: c/ 01 volume Assunto: Recurso de Reconsideração Acórdão: VISTOS, relatados e discutidos estes autos

Leia mais

Em exame as contas anuais do Instituto de Previdência Municipal de Mogi das Cruzes, relativas ao exercício de 2010.

Em exame as contas anuais do Instituto de Previdência Municipal de Mogi das Cruzes, relativas ao exercício de 2010. 46 Processo: TC 001392/026/10. Acompanham: TC 001392/126/10 (Acessório 1 Acompanhamento da Gestão Fiscal); TC-6067/026/11, TC-11821/026/11 e 11822/026/11 (Expedientes). Interessado: Instituto de Previdência

Leia mais

Assunto: Denúncia sobre possíveis irregularidades na doação de aparas de papel.

Assunto: Denúncia sobre possíveis irregularidades na doação de aparas de papel. Tribunal de Contas da União Dados Materiais: Decisão 74/97 - Plenário - Ata 06/97 Processo nº TC 016.626/94-0 (Sigiloso) Responsável: Ary Cícero de Moraes Ribeiro, ex-diretor-geral. Interessado: Antônio

Leia mais

Tribunal de Contas da União

Tribunal de Contas da União Tribunal de Contas da União Dados Materiais: Acórdão 236/97 - Plenário - Ata 42/97 Processo nº TC 299.048/93-4. Interessados: Byron Costa Queiroz, Presidente, e Osmundo Evangelista Rebouças, Presidente

Leia mais

PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA CONTROLADORIA-GERAL DA UNIÃO SECRETARIA FEDERAL DE CONTROLE INTERNO

PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA CONTROLADORIA-GERAL DA UNIÃO SECRETARIA FEDERAL DE CONTROLE INTERNO RELATÓRIO DE AUDITORIA ANUAL DE CONTAS TIPO DE AUDITORIA : AUDITORIA DE GESTÃO UNIDADE AUDITADA : SECRETARIA NACIONAL DE ESPORTE DE ALTO RENDIMENTO CÓDIGO UG : 180009 RELATÓRIO Nº : 209307 UCI EXECUTORA

Leia mais

ACÓRDÃO Nº 1.081/2004 - TCU - Plenário

ACÓRDÃO Nº 1.081/2004 - TCU - Plenário ACÓRDÃO Nº 1.081/004 - TCU - Plenário 1. Processo TC-006.936/004-.. Grupo I - Classe V: Levantamento. 3. Entidade: Companhia Energética do Amazonas CEAM. 4. Interessado: Congresso Nacional. 5. Relator:

Leia mais

Entidade: Fundação Nacional de Saúde - Distrito Técnico Administrativo de Nortelândia - MT

Entidade: Fundação Nacional de Saúde - Distrito Técnico Administrativo de Nortelândia - MT Tribunal de Contas da União Número do documento: DC-0097-06/00-P Identidade do documento: Decisão 97/2000 - Plenário Ementa: Denúncia. Possíveis irregularidades praticadas pela Fundação Nacional de Saúde

Leia mais

Tribunal de Contas da União

Tribunal de Contas da União Tribunal de Contas da União Dados Materiais: Decisão 167/96 - Segunda Câmara - Ata 20/96 Processo nº TC 004.813/95-2 Responsável: Demósthenes Madureira de Pinho Filho Entidade: Instituto de Resseguros

Leia mais

PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA CONTROLADORIA-GERAL DA UNIÃO SECRETARIA FEDERAL DE CONTROLE INTERNO

PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA CONTROLADORIA-GERAL DA UNIÃO SECRETARIA FEDERAL DE CONTROLE INTERNO PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA CONTROLADORIA-GERAL DA UNIÃO SECRETARIA FEDERAL DE CONTROLE INTERNO TIPO DE AUDITORIA : AUDITORIA DE GESTÃO EXERCÍCIO : 2006 PROCESSO Nº : 54150.000243/2007-38 UNIDADE AUDITADA

Leia mais

Tribunal de Contas da União

Tribunal de Contas da União Tribunal de Contas da União Dados Materiais: Decisão 92/96 - Plenário - Ata 08/96 Processo nº TC 016.033/94-9 Entidade: Companhia Brasileira de Trens Urbanos - CBTU. Interessado: Presidente da 50ª JCJ/RJ.

Leia mais

PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA CONTROLADORIA-GERAL DA UNIÃO SECRETARIA FEDERAL DE CONTROLE INTERNO

PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA CONTROLADORIA-GERAL DA UNIÃO SECRETARIA FEDERAL DE CONTROLE INTERNO PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA CONTROLADORIA-GERAL DA UNIÃO SECRETARIA FEDERAL DE CONTROLE INTERNO TIPO DE AUDITORIA : AUDITORIA DE GESTÃO EXERCÍCIO : 2006 PROCESSO Nº : 23087.000109/2007-14 UNIDADE AUDITADA

Leia mais

ASSOCIAÇÃO DOS INTEGRANTES DAS AUDITORIAS INTERNAS DAS ENTIDADES VINCULADAS AO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

ASSOCIAÇÃO DOS INTEGRANTES DAS AUDITORIAS INTERNAS DAS ENTIDADES VINCULADAS AO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO ASSOCIAÇÃO DOS INTEGRANTES DAS AUDITORIAS INTERNAS DAS ENTIDADES VINCULADAS AO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO ROTEIRO DE VERIFICAÇÃO TOMADA DE CONTAS ESPECIAL GT - 8 O QUE É De acordo com o art. 3º da Instrução

Leia mais

INDEXAÇÃO Tomada de Contas Especial; CEF; Responsável em Débito; Ato Ilícito; Crime; Fraude;

INDEXAÇÃO Tomada de Contas Especial; CEF; Responsável em Débito; Ato Ilícito; Crime; Fraude; Tribunal de Contas da União Número do documento: AC-0664-44/00-2 Identidade do documento: Acórdão 664/2000 - Segunda Câmara Ementa: Tomada de Contas Especial. CEF. Prática de ilícitos em operações bancárias

Leia mais

PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA CONTROLADORIA-GERAL DA UNIÃO SECRETARIA FEDERAL DE CONTROLE INTERNO RELATÓRIO DE AUDITORIA

PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA CONTROLADORIA-GERAL DA UNIÃO SECRETARIA FEDERAL DE CONTROLE INTERNO RELATÓRIO DE AUDITORIA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA CONTROLADORIA-GERAL DA UNIÃO SECRETARIA FEDERAL DE CONTROLE INTERNO TIPO DE AUDITORIA : AUDITORIA DE GESTÃO EXERCÍCIO : 2007 PROCESSO Nº : 04600.001267/2008-71 UNIDADE AUDITADA

Leia mais

Tribunal de Contas da União

Tribunal de Contas da União Tribunal de Contas da União Dados Materiais: Acórdão 56/96 - Plenário - Ata 16/96 Processo nº TC 279.153/93-7. Responsável: Manoel Enedino Gomes. Entidade: Associação Beneficente e Cultural de Caldeirão

Leia mais

Tribunal de Contas da União. Assunto: Representação. Colegiado: Plenário. Classe: Classe VII

Tribunal de Contas da União. Assunto: Representação. Colegiado: Plenário. Classe: Classe VII Tribunal de Contas da União Assunto: Representação Colegiado: Plenário Classe: Classe VII Sumário: Representação formulada pelo Tribunal de Contas do Espado de Pernambuco versando sobre possíveis irregularidades

Leia mais

INSTRUÇÃO NORMATIVA - TCU Nº 56, DE 5 DEZEMBRO DE 2007

INSTRUÇÃO NORMATIVA - TCU Nº 56, DE 5 DEZEMBRO DE 2007 INSTRUÇÃO NORMATIVA - TCU Nº 56, DE 5 DEZEMBRO DE 2007 Dispõe sobre instauração e organização de processo de tomada de contas especial e dá outras providências. O TRIBUNAL DE CONTAS DA UNIÃO, no uso do

Leia mais

PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA CONTROLADORIA-GERAL DA UNIÃO SECRETARIA FEDERAL DE CONTROLE INTERNO

PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA CONTROLADORIA-GERAL DA UNIÃO SECRETARIA FEDERAL DE CONTROLE INTERNO TIPO DE AUDITORIA : AUDITORIA DE GESTÃO UNIDADE AUDITADA : NÚCLEO ESTADUAL DO MINISTÉRIO DA SAÚDE/PE CÓDIGO UG : 250029 RELATÓRIO Nº : 189831 UCI EXECUTORA : 170063 Chefe da CGU-Regional/PE, RELATÓRIO

Leia mais

Publicado no Diário Oficial n o 4.412, de 10 de julho de 2015 1

Publicado no Diário Oficial n o 4.412, de 10 de julho de 2015 1 Publicado no Diário Oficial n o 4.412, de 10 de julho de 2015 1 ACÓRDÃO N o : 074/2015 REEXAME NECESSÁRIO N o : 3.393 PROCESSO N o : 2013/6860/501499 AUTO DE INFRAÇÃO N o : 2013/002475 SUJEITO PASSIVO:

Leia mais

EXEMPLO DE RELATÓRIO DO TOMADOR DE CONTAS ESPECIAL

EXEMPLO DE RELATÓRIO DO TOMADOR DE CONTAS ESPECIAL ANEXO II EXEMPLO DE RELATÓRIO DO TOMADOR DE CONTAS ESPECIAL (PARA CONVÊNIO OU INSTRUMENTOS CONGÊNERES) RELATÓRIO DE TCE Nº XX/2013 DADOS DO CONVÊNIO PROCESSO ORIGINAL 90000.000050/2009-99 INSTRUMENTO ORIGINAL

Leia mais

Assunto: Tomada de Contas Anual da Delegacia Regional da SUCAM no Rio Grande do Sul, exercício de 1987.

Assunto: Tomada de Contas Anual da Delegacia Regional da SUCAM no Rio Grande do Sul, exercício de 1987. Tribunal de Contas da União Dados Materiais: Decisão 196/92 - Plenário - Ata 20/92 Processo nº TC-649.016/88-2, Apensos: TC-006.834/88-4; TC-625.028/88-0; TC-625.402/87-1 e TC-625.407/87-3 Responsáveis:

Leia mais

Tribunal de Contas da União

Tribunal de Contas da União Tribunal de Contas da União Dados Materiais: Acórdão 271/97 - Segunda Câmara - Ata 16/97 Processo TC nº 012.895/94-6. Responsável: Júlio Maito Filho, Presidente. Entidade: Conselho Regional dos Representantes

Leia mais

Representante do Ministério Público: JATIR BATISTA DA CUNHA;

Representante do Ministério Público: JATIR BATISTA DA CUNHA; Tribunal de Contas da União Representante do Ministério Público: JATIR BATISTA DA CUNHA; Assunto: Recurso de Reconsideração. Acórdão: VISTOS, relatados e discutidos estes autos de recurso de reconsideração

Leia mais

Ministro-Relator José Antonio Barreto de Macedo RELATÓRIO. Grupo II Classe II 1ª Câmara

Ministro-Relator José Antonio Barreto de Macedo RELATÓRIO. Grupo II Classe II 1ª Câmara MUNICÍPIO DE SANTOS DUMONT/MG - DOAÇÃO À ENTIDADE PÚBLICA DE DIREITO PRIVADO DE PRÉDIO CONSTRUÍDO COM RECURSOS FEDERAIS REPASSADOS A PREFEITURA MUNICIPAL MEDIANTE CONVÊNIOS Tomada de Contas Especial Grupo

Leia mais

Entidade: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq

Entidade: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq Tribunal de Contas da União Número do documento: AC-0348-20/01-2 Identidade do documento: Acórdão 348/2001 - Segunda Câmara Ementa: Tomada de Contas Especial. Pessoa física. CNPq. Concessão de bolsa de

Leia mais

Tribunal de Contas da União. Número do documento: AC-0145-41/98-P. Identidade do documento: Acórdão 145/1998 - Plenário

Tribunal de Contas da União. Número do documento: AC-0145-41/98-P. Identidade do documento: Acórdão 145/1998 - Plenário Tribunal de Contas da União Número do documento: AC-0145-41/98-P Identidade do documento: Acórdão 145/1998 - Plenário Ementa: Tomada de Contas Especial. Convênio. MINTER. Prefeitura Municipal de Cravolândia

Leia mais

Tribunal de Contas da União

Tribunal de Contas da União Tribunal de Contas da União Dados Materiais: Decisão 243/95 - Primeira Câmara - Ata 36/95 Processo nº TC 625.046/94-3 Responsáveis: José Alcides Marques Menezes, Antonio Carlos Menna Barreto Filho, Cléber

Leia mais

PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA CONTROLADORIA-GERAL DA UNIÃO SECRETARIA FEDERAL DE CONTROLE INTERNO RELATÓRIO DE AUDITORIA DE CONTAS EXTRAORDINÁRIAS

PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA CONTROLADORIA-GERAL DA UNIÃO SECRETARIA FEDERAL DE CONTROLE INTERNO RELATÓRIO DE AUDITORIA DE CONTAS EXTRAORDINÁRIAS PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA CONTROLADORIA-GERAL DA UNIÃO SECRETARIA FEDERAL DE CONTROLE INTERNO RELATÓRIO DE AUDITORIA DE CONTAS EXTRAORDINÁRIAS TIPO DE AUDITORIA : AUDITORIA DE GESTÃO EXERCÍCIO : 2010 PROCESSO

Leia mais

Responsável (CPF): Nelson Monteiro da Rocha (549.133.147-34)

Responsável (CPF): Nelson Monteiro da Rocha (549.133.147-34) Tribunal de Contas da União Data DOU: 19/07/2004 Colegiado: Segunda Câmara Número da Ata: 25/2004 Texto do Documento: RELAÇÃO Nº 58/2004 - Segunda Câmara - TCU Gabinete do Ministro Benjamin Zymler Relação

Leia mais

TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO DE SANTA CATARINA DIRETORIA DE CONTROLE DE ATOS DE PESSOAL Inspetoria 1 DIVISÃO 1

TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO DE SANTA CATARINA DIRETORIA DE CONTROLE DE ATOS DE PESSOAL Inspetoria 1 DIVISÃO 1 TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO DE SANTA CATARINA DIRETORIA DE CONTROLE DE ATOS DE PESSOAL Inspetoria 1 DIVISÃO 1 PROCESSO Nº: REP 11/00278840 UNIDADE GESTORA: PREFEITURA MUNICIPAL DE TIJUCAS INTERESSADO:

Leia mais

Tribunal de Contas da União

Tribunal de Contas da União Tribunal de Contas da União Dados Materiais: Decisão 6/96 - Segunda Câmara - Ata 02/96 Processo nº TC 011.074/94-9 Responsáveis : Francisco das Chagas Alves (Diretor) e Raimundo Ivanildo de Sena Entidade:

Leia mais

Número: 00213.000123/2010-25 Unidade Examinada: Município de Bujaru/PA

Número: 00213.000123/2010-25 Unidade Examinada: Município de Bujaru/PA Número: 00213.000123/2010-25 Unidade Examinada: Município de Bujaru/PA Relatório de Demandas Externas n 00213.000123/2010-25 Sumário Executivo Este Relatório apresenta os resultados das ações de controle

Leia mais

Tribunal de Contas da União

Tribunal de Contas da União Tribunal de Contas da União Dados Materiais: Decisão 470/93 - Plenário - Ata 53/93 Processo nº TC 014.861/93-3 Entidade: Ministério da Justiça Relator: Ministra Élvia L. Castello Branco Redator da Decisão

Leia mais

Assunto: Acompanhamento da publicação de extratos de contratos e dispensas de licitação no D.O.U.

Assunto: Acompanhamento da publicação de extratos de contratos e dispensas de licitação no D.O.U. Tribunal de Contas da União Dados Materiais: Decisão 503/96 - Plenário - Ata 32/96 Processo nº TC 625.062/96-5 Responsável: Ricardo Leônidas Ribas Entidade: Banco Meridional S/A Relator: Ministro Humberto

Leia mais

Tribunal de Contas da União

Tribunal de Contas da União Tribunal de Contas da União Dados Materiais: Decisão 374/94 - Plenário - Ata 24/94 Processo nº TC 014.243/93-8 Interessado: Laboratório Universal - Pesquisas e Análises Clínicas Ltda. Órgão: Secretaria

Leia mais

Tribunal de Contas da União. Número do documento: AC-0317-18/01-2. Identidade do documento: Acórdão 317/2001 - Segunda Câmara

Tribunal de Contas da União. Número do documento: AC-0317-18/01-2. Identidade do documento: Acórdão 317/2001 - Segunda Câmara Tribunal de Contas da União Número do documento: AC-0317-18/01-2 Identidade do documento: Acórdão 317/2001 - Segunda Câmara Ementa: Tomada de Contas Especial. Fundação Nacional de Saúde - Distrito Sanitário

Leia mais

PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA CONTROLADORIA-GERAL DA UNIÃO SECRETARIA FEDERAL DE CONTROLE INTERNO CONTROLADORIA-REGIONAL DA UNIÃO NO ESTADO DE RORAIMA

PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA CONTROLADORIA-GERAL DA UNIÃO SECRETARIA FEDERAL DE CONTROLE INTERNO CONTROLADORIA-REGIONAL DA UNIÃO NO ESTADO DE RORAIMA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA CONTROLADORIA-GERAL DA UNIÃO SECRETARIA FEDERAL DE CONTROLE INTERNO CONTROLADORIA-REGIONAL DA UNIÃO NO ESTADO DE RORAIMA TIPO DE AUDITORIA : AUDITORIA DE GESTÃO EXERCÍCIO : 2006

Leia mais

Assunto: Inspeção realizada por solicitação de Senador, aprovada pelo Senado Federal (Ofício nº 1.451-SF, de 23/10/96).

Assunto: Inspeção realizada por solicitação de Senador, aprovada pelo Senado Federal (Ofício nº 1.451-SF, de 23/10/96). Tribunal de Contas da União Dados Materiais: Decisão 126/97 - Plenário - Ata 10/97 Processo nº TC 016.583/96-5 Interessado: Senador Teotonio Vilela Filho, Primeiro Vice-Presidente do Senado Federal, no

Leia mais

PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA CONTROLADORIA-GERAL DA UNIÃO SECRETARIA FEDERAL DE CONTROLE INTERNO

PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA CONTROLADORIA-GERAL DA UNIÃO SECRETARIA FEDERAL DE CONTROLE INTERNO TIPO DE AUDITORIA : AUDITORIA DE GESTÃO PROCESSO Nº : 23000086135/2007-34 UNIDADE AUDITADA : CEFET/BAMBUI CÓDIGO UG : 153195 : BAMBUI RELATÓRIO Nº : 189721 UCI EXECUTORA : 170099 RELATÓRIO DE AUDITORIA

Leia mais

Tribunal de Contas da União. Número do documento: DC-0054-04/00-P. Identidade do documento: Decisão 54/2000 - Plenário

Tribunal de Contas da União. Número do documento: DC-0054-04/00-P. Identidade do documento: Decisão 54/2000 - Plenário Tribunal de Contas da União Número do documento: DC-0054-04/00-P Identidade do documento: Decisão 54/2000 - Plenário Ementa: Representação formulada por licitante. Possíveis irregularidades praticadas

Leia mais

Assunto: Solicitação para procedimento de baixa contábil em bem patrimonial roubado.

Assunto: Solicitação para procedimento de baixa contábil em bem patrimonial roubado. Tribunal de Contas da União Dados Materiais: Decisão 539/92 - Plenário - Ata 52/92 Processo nº TC-015.497/91-7 Responsável: Rubens Puppin (Chefe da Residência de Vitória - 9º-D/DNPM) Unidade: Departamento

Leia mais

ACÓRDÃO N. 368/2008, TCE 1ª Câmara

ACÓRDÃO N. 368/2008, TCE 1ª Câmara ACÓRDÃO N. 368/2008, TCE 1ª Câmara 1. Processo n: 1905/2006 2. Processo Auxiliar Apenso: 5461/2005 Auditoria Programada 3. Classe de Assunto: 04 Prestação de Contas 3.1. Assunto: 05 Prestação de Contas

Leia mais

Tribunal de Contas da União

Tribunal de Contas da União Tribunal de Contas da União Dados Materiais: Decisão 111/97 - Plenário - Ata 09/97 Processo nº TC 0l5.766/96-9. Interessado: Identidade preservada. Entidade: Superintendência da Zona Franca de Manaus -

Leia mais

PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA CONTROLADORIA-GERAL DA UNIÃO SECRETARIA FEDERAL DE CONTROLE INTERNO

PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA CONTROLADORIA-GERAL DA UNIÃO SECRETARIA FEDERAL DE CONTROLE INTERNO TIPO DE AUDITORIA : AUDITORIA DE GESTÃO UNIDADE AUDITADA : 16A.SPRF/MJ/CE CÓDIGO UG : 200112 RELATÓRIO Nº : 208291 UCI EXECUTORA : 170044 RELATÓRIO DE AUDITORIA Senhor Chefe da CGU-Regional/CE, Em atendimento

Leia mais

PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA CONTROLADORIA-GERAL DA UNIÃO SECRETARIA FEDERAL DE CONTROLE INTERNO

PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA CONTROLADORIA-GERAL DA UNIÃO SECRETARIA FEDERAL DE CONTROLE INTERNO TIPO DE AUDITORIA : AUDITORIA DE GESTÃO UNIDADE AUDITADA : MAPA/CONAB SUREG/PE CÓDIGO UG : 135285 RELATÓRIO Nº : 208220 UCI EXECUTORA : 170063 RELATÓRIO DE AUDITORIA Senhor Chefe da CGU - Regional/PE,

Leia mais

GRUPO I - CLASSE VII - PLENÁRIO TC-002.612/2015-1 Natureza: Administrativo Interessado: Tribunal de Contas da União

GRUPO I - CLASSE VII - PLENÁRIO TC-002.612/2015-1 Natureza: Administrativo Interessado: Tribunal de Contas da União TRIBUNAL DE CONTAS DA UNIÃO TC 002.62/205- GRUPO I - CLASSE VII - PLENÁRIO TC-002.62/205- Natureza: Administrativo Interessado: Tribunal de Contas da União SUMÁRIO: ADMINISTRATIVO. PROJETO DE INSTRUÇÃO

Leia mais

Tribunal de Contas da União

Tribunal de Contas da União Tribunal de Contas da União Dados Materiais: Decisão 446/95 - Plenário - Ata 40/95 Processo nº TC 020.528/94-9 Interessado: Representante da empresa Lynch Representações e Participações Ltda. Entidade:

Leia mais

Relação de processos submetidos ao Plenário, para votação, na forma do art. 143 do Regimento Interno.

Relação de processos submetidos ao Plenário, para votação, na forma do art. 143 do Regimento Interno. Tribunal de Contas da União Data DOU: 10/03/2005 Colegiado: Plenário Número da Ata: 06/2005 Texto do Documento: RELAÇÃO Nº 01/2005 - Plenário Gabinete do Ministro Marcos Vinicios Vilaça Relação de processos

Leia mais

PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA CONTROLADORIA-GERAL DA UNIÃO SECRETARIA FEDERAL DE CONTROLE INTERNO RELATÓRIO DE AUDITORIA ANUAL DE CONTAS

PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA CONTROLADORIA-GERAL DA UNIÃO SECRETARIA FEDERAL DE CONTROLE INTERNO RELATÓRIO DE AUDITORIA ANUAL DE CONTAS PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA CONTROLADORIA-GERAL DA UNIÃO SECRETARIA FEDERAL DE CONTROLE INTERNO RELATÓRIO DE AUDITORIA ANUAL DE CONTAS TIPO DE AUDITORIA : AUDITORIA DE GESTÃO EXERCÍCIO : 2007 PROCESSO Nº

Leia mais

Assunto: Representação relativa a irregularidades na execução de obras públicas

Assunto: Representação relativa a irregularidades na execução de obras públicas Tribunal de Contas da União Dados Materiais: Decisão 246/95 - Plenário - Ata 23/95 Processo nº TC 400.080-94-0 Responsável: Juvêncio César da Fonseca Entidade: Prefeitura Municipal de Campo Grande - MS

Leia mais

RELATÓRIO DO CONSELHEIRO ANTONIO ROQUE CITADINI 10ª SESSÃO ORDINÁRIA DA SEGUNDA CÂMARA, DIA 22/4/2003 PROCESSO: TC-022.843/026/99 PRESTAÇÃO DE CONTAS

RELATÓRIO DO CONSELHEIRO ANTONIO ROQUE CITADINI 10ª SESSÃO ORDINÁRIA DA SEGUNDA CÂMARA, DIA 22/4/2003 PROCESSO: TC-022.843/026/99 PRESTAÇÃO DE CONTAS ITEM 21 PROCESSO: TC-022.843/026/99 PRESTAÇÃO DE CONTAS ENTIDADE: ORGANIZAÇÃO SOCIAL CASA DE SAUDE SANTA MARCELINA. EXERCÍCIO: 1998. VALOR: R$ 2.500.000,00. Senhor Presidente, Senhor Conselheiro, Senhor

Leia mais

- Obrigatoriedade do órgão público realizar licitação para contratação de seguros nas operações com garantia de bens de terceiros. Considerações.

- Obrigatoriedade do órgão público realizar licitação para contratação de seguros nas operações com garantia de bens de terceiros. Considerações. Tribunal de Contas da União Número do documento: DC-0587-36/98-P Identidade do documento: Decisão 587/1998 - Plenário Ementa: Representação formulada por licitante contra o Banco do Brasil. Contratação

Leia mais

Tribunal de Contas da União

Tribunal de Contas da União Tribunal de Contas da União Dados Materiais: Decisão 492/92 - Segunda Câmara - Ata 37/92 Processo nº TC 005.648/88-2 Responsáveis: JOÃO JOSÉ LAMARQUE e IVANEI CANHOLA DE SOUZA Órgão: Superintendência Regional

Leia mais

PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA CONTROLADORIA-GERAL DA UNIÃO SECRETARIA FEDERAL DE CONTROLE INTERNO

PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA CONTROLADORIA-GERAL DA UNIÃO SECRETARIA FEDERAL DE CONTROLE INTERNO TIPO DE AUDITORIA : AUDITORIA DE GESTÃO CÓDIGO UG : 170106 RELATÓRIO Nº : 208865 UCI EXECUTORA : 170113 RELATÓRIO DE AUDITORIA Chefe da CGU-Regional/MS, Em atendimento à determinação contida na Ordem de

Leia mais

Tribunal de Contas da União. Assunto: Representação. Colegiado: Plenário. Classe: Classe VII

Tribunal de Contas da União. Assunto: Representação. Colegiado: Plenário. Classe: Classe VII Tribunal de Contas da União Assunto: Representação Colegiado: Plenário Classe: Classe VII Sumário: Representação contra dispensa de licitação fundamentada no inciso XIII do art. 24 da Lei nº 8.666/93.

Leia mais

INSTRUÇÃO CONJUNTA Nº 1, DE 18 DE DEZEMBRO DE 2008

INSTRUÇÃO CONJUNTA Nº 1, DE 18 DE DEZEMBRO DE 2008 SECRETARIA DE PREVIDÊNCIA COMPLEMENTAR INSTRUÇÃO CONJUNTA Nº 1, DE 18 DE DEZEMBRO DE 2008 Estabelece critérios para a execução das atribuições legais da Secretaria de Previdência Complementar - SPC e da

Leia mais

RESOLUÇÃO N. TC-0109/2015

RESOLUÇÃO N. TC-0109/2015 RESOLUÇÃO N. TC-0109/2015 Dispõe sobre o procedimento de reconstituição e restauração dos autos de processos do Tribunal de Contas do Estado de Santa Catarina e dá outras providências. O TRIBUNAL DE CONTAS

Leia mais

INSTRUÇÃO NORMATIVA TCE-TO Nº 003, DE 23 DE SETEMBRO DE 2009. Consolidada pela IN nº 03/2012 de 02/05/2012.

INSTRUÇÃO NORMATIVA TCE-TO Nº 003, DE 23 DE SETEMBRO DE 2009. Consolidada pela IN nº 03/2012 de 02/05/2012. INSTRUÇÃO NORMATIVA TCE-TO Nº 003, DE 23 DE SETEMBRO DE 2009. Consolidada pela IN nº 03/2012 de 02/05/2012. Acresce o 7 ao artigo 9º da Instrução Normativa nº 003, de 23 de setembro de 2009, que estabelece

Leia mais

TOMADA DE CONTAS ESPECIAL

TOMADA DE CONTAS ESPECIAL TOMADA DE CONTAS ESPECIAL COMPARATIVO ENTRE A IN TCU Nº 13/1996 E A IN TCU Nº 56/2007 IN TCU Nº 13/1996 IN TCU Nº 56/2007 Art. 1º Diante da omissão no dever de prestar contas, da não comprovação da Aplicação

Leia mais