NORMA DE PROCEDIMENTO Credenciamento de Agentes Arrecadadores Alternativos

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "NORMA DE PROCEDIMENTO Credenciamento de Agentes Arrecadadores Alternativos"

Transcrição

1 NORMA DE PROCEDIMENTO Credenciamento de Agentes Arrecadadores Alternativos Nº.: /0 Pág.: 1/5 Subst.:96-014/0 1 Objetivo 1.1 Estabelecer critérios e procedimentos para a arrecadação dos valores das Notas Fiscais/Faturas dos serviços prestados pela Empresa, bem como padronizar a forma para credenciamento dos agentes arrecadadores alternativos no âmbito do Estado de Minas Gerais. 1.2 Aplica-se a todas as Unidades Organizacionais envolvidas na sistemática de arrecadação de contas da COPASA MG. 2 Definições Para os efeitos desta Norma são adotadas as definições 2.1 a 2.4:. 2.1 Arrecadação: ato de recebimento de Notas Fiscais/Faturas referentes a fornecimento de água, coleta de esgoto e outros serviços prestados pela Empresa. 2.2 Agentes arrecadadores alternativos: estabelecimentos comerciais credenciados existentes na localidade. 2.3 Empregado autorizado - empregado da COPASA MG previamente autorizado a arrecadar contas e efetuar a transferência dos valores nas localidades onde não exista agente arrecadador credenciado. 2.4 Termo de credenciamento - documento formal acordado pelas partes (COPASA MG e Agente Arrecadador), que estabelece os critérios para arrecadação. 3 Competências 3.1 Compete aos Distritos Operacionais da COPASA MG: a) avaliar a idoneidade do estabelecimento comercial a ser credenciado, bem como se o mesmo oferece condições para arrecadar contas, visando evitar transtornos administrativos/financeiros à Empresa; b) indicar os estabelecimentos a serem credenciados à Unidade de Tesouraria, emitindo parecer formal da necessidade do credenciamento, anexando cópia do Registro de Propriedade de Imóvel, conforme disposto em 3.4 desta N.P.; c) informar aos agentes arrecadadores os procedimentos a serem adotados no processo de arrecadação e transferência de valores; d) acompanhar os serviços prestados pelos agentes arrecadadores, de forma a permitir a sua continuidade, ou solicitar à Unidade de Tesouraria o descredenciamento dos mesmos; e) acompanhar diariamente o processo de arrecadação dos Agentes Arrecadadores Alternativos, acionando os Escritórios Locais no cumprimento dos procedimentos previstos nesta Norma, caso o Agente Arrecadador não repasse os documentos e/ou recibo de depósito nos prazos estabelecidos no Termo de Credenciamento. f) autorizar o empregado do Escritório Local onde não exista agente arrecadador, a arrecadar as contas da Empresa e efetuar a transferência dos valores; g) conferir a arrecadação e os depósitos efetuados na conta da COPASA MG, identificando as divergências porventura existentes, entre os documentos e as respectivas capas de lotes e emitir as mensagens de erro.

2 NORMA DE PROCEDIMENTO Credenciamento de Agentes Arrecadadores Alternativos Nº.: /0 Pág.: 2/5 Subst.:96-014/0 3.2 Compete aos Escritórios Locais: a) fazer advertência verbal ao Agente Arrecadador quando ocorrer a primeira irregularidade no Processo de Arrecadação com relação aos seguintes procedimentos: - depósito total ou parcial efetuado fora do prazo estabelecido; - não envio do Recibo de Depósito no prazo estabelecido; - envio dos documentos de arrecadação fora do prazo estabelecido. b) entregar ao Agente Arrecadador a Notificação - Irregularidade no Processo de Arrecadação, conforme modelo anexo, quando ocorrer a segunda irregularidade no Processo de Arrecadação, consecutiva ou não, com relação aos procedimentos descritos na alínea a deste item; c) comunicar ao Distrito, para as providências previstas nesta Norma, a ocorrência da terceira irregularidade no Processo de Arrecadação, conforme observada nas alíneas a e b deste item. 3.3 Compete à Unidade de Arrecadação: a) estabelecer os critérios para arrecadação das contas dos serviços de água e esgotamento sanitário da Empresa, garantindo a eficiência na cobrança desses serviços; b) efetuar o controle da arrecadação por Agente Arrecadador; c) identificar as divergências porventura encontradas entre o valor arrecadado e o valor transferido, e emitir as mensagens de erros para acertos; d) encaminhar à Unidade de Tesouraria relação das mensagens de erros pendentes para cobrança junto aos agentes arrecadadores na RMBH. 3.4 Compete à Unidade de Tesouraria: a) credenciar e descredenciar Agentes Arrecadadores no âmbito do Estado de Minas Gerais; b) controlar o cadastro dos Agentes Arrecadadores; c) efetuar o controle e cobrança de cheques devolvidos para pagamento das contas; d) fixar, em conjunto com a Unidade de Arrecadação, o valor da remuneração dos Agentes Arrecadadores; e) estabelecer em conjunto com a Unidade Jurídica as Cláusulas do Termo de Credenciamento ; f) efetuar cobrança das mensagens de erros junto aos agentes arrecadadores na RMBH. 4 Condições gerais 4.1 Condições para credenciamento dos Agentes Arrecadadores: a) possuir outro imóvel além do destinado à sua residência, caso contrário, indicar um fiador que o tenha; b) fornecer cópia do Registro do Imóvel ; c) cumprir as Normas da COPASA MG e as cláusulas do Termo de Credenciamento. 4.2 Os critérios e procedimentos a serem seguidos pelos agentes arrecadadores constarão do Termo de Credenciamento, conforme modelos anexos desta N.P.

3 NORMA DE PROCEDIMENTO Credenciamento de Agentes Arrecadadores Alternativos Nº.: /0 Pág.: 3/5 Subst.:96-014/0 4.3 Diretrizes para credenciamento de estabelecimentos comerciais: Efetuar os credenciamentos na localidade preferencialmente de forma descentralizada, visando facilitar o pagamento das contas pelos clientes, observando o seguinte: a) credenciar estabelecimentos comerciais nos bairros afastados dos centros urbanos; b) quantidade de contas na localidade, conforme abaixo: Contas Agentes Arrecadadores Alternativos até de a de a de a de a acima de ou mais Documentos exigidos para credenciamento de agentes arrecadadores: a) carta do estabelecimento manifestando o interesse em arrecadar para a COPASA MG; b) comunicação formal do Distrito indicando e justificando a necessidade do credenciamento; c) cópias autenticadas do estatuto e contrato social, cartão C.G.C., Registro de propriedade de imóvel, carteira de identidade e C.P.F dos proprietários e dos fiadores Poderá ser rescindido o credenciamento por qualquer das partes, desde que a comunicação seja efetuada por escrito, conforme prazo estipulado no termo de credenciamento. 5 Condições específicas 5.1 Nas localidades onde não exista agência bancária, o Agente Arrecadador deverá efetuar o depósito dos valores em agência localizada em outra cidade, conforme estabelecido no Termo de Credenciamento. 5.2 Na impossibilidade de se credenciar Agente Arrecadador na localidade, o Distrito poderá autorizar o empregado encarregado do sistema local a arrecadar as Notas Fiscais/Faturas da Empresa O empregado autorizado deverá efetuar a transferência do numerário recebido através de Vale Postal, pela Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos - E.B.C.T., para a agência credenciada em Belo Horizonte, em nome da COPASA MG e anexar cópia do recibo à documentação de arrecadação, enviando-a à Unidade de Tesouraria, via Distrito, no mesmo dia ou dia seguinte ao da arrecadação. 5.3 O Agente Arrecadador não poderá efetuar seleção de clientes, para recebimento das Notas Fiscais/Faturas. 5.4 Quando da existência de Agente Arrecadador credenciado na localidade, o empregado da COPASA MG não poderá arrecadar as Notas Fiscais/Faturas. 5.5 As Unidades Organizacionais envolvidas no processo de arrecadação não poderão utilizar nenhum valor arrecadado para cobrir gastos, devendo portanto efetuar a transferência dos valores para as contas indicadas pela Unidade de Tesouraria.

4 NORMA DE PROCEDIMENTO Credenciamento de Agentes Arrecadadores Alternativos Nº.: /0 Pág.: 4/5 Subst.:96-014/ Somente a Unidade de Tesouraria efetuará a movimentação de saque nas contas destinadas à arrecadação. 5.6 Não poderão ser credenciados órgãos públicos, cartórios, prefeituras, escolas, entidades assistenciais, associações, igrejas e hospitais. 5.7 Os procedimentos para arrecadação através de instituições financeiras (Bancos) e Correios, serão tratados em contrato específico. 6 Disposições Finais 6.1 Anexos: I) Modelo do Termo de Credenciamento. II) Formulários a serem utilizados no processo de arrecadação. ACA - Aviso de Crédito de Arrecadação; ACAI - Aviso de Crédito de Arrecadação do Interior; ME - Mensagem de Erro; RDB - Recibo de Depósito Bancário III) Notificação - Irregularidade no processo de Arrecadação. 6.2 Esta Norma de Procedimento entra em vigor a partir desta data, revogadas a NP Credenciamento para Arrecadação das Contas dos serviços prestados pela COPASA MG, de nº96-014/0 e demais disposições em contrário. Antônio Massara Filho Valter Zschaber Júnior Superintendente de Administração Superintendente de Planejamento e Financeira Controle Délia Duarte Dornas Superintendente Comercial Fernando Moreira Soares Diretor Financeiro e Administrativo Ruy José Vianna Lage Presidente Analista Responsável: John Kennedy Campolina Arquivamento: Data de Aprovação: 11/12/98 Manual Financeiro do Distrito

5 TERMO DE CREDENCIAMENTO TERMO DE CREDENCIAMENTO QUE ENTRE SI FIRMAM A COMPANHIA DE SANEAMENTO DE MINAS GERAIS - COPASA MG, SOCIEDADE DE ECONOMIA MISTA, COM ENDEREÇO À RUA MAR DE ESPANHA, 525-3º ANDAR - BELO HORIZONTE- MG, INSCRITA NO CGC DO MINISTÉRIO DA FAZENDA SOB O Nº / , NESTE ATO REPRESENTADA POR SEU PRESIDENTE, RUY JOSÉ VIANNA LAGE E PELO SEU DIRETOR FINANCEIRO E ADMINISTRATIVO, FERNANDO MOREIRA SOARES, E...NESTE ATO REPRESENTADA POR...DENOMINANDO-SE AS PARTES NESTE INSTRUMENTO, RESPECTIVAMENTE, COPASA-MG E CREDENCIADO, MEDIANTE AS CLÁUSULAS E CONDIÇÕES ABAIXO: CLÁUSULA PRIMEIRA - OBJETO O objeto do presente credenciamento é o recebimento pelo credenciado de todos os documentos de arrecadação emitidos pela COPASA MG aos seus clientes (Notas Fiscais/Faturas, Recibos de Diversos) relativos à cobrança dos serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário na cidade de... PARÁGRAFO PRIMEIRO O recebimento de que trata o caput desta cláusula deverá ser efetuado indistintamente, sendo vedada ao credenciado a recusa ou seleção de clientes. PARÁGRAFO SEGUNDO Os formulários anexos ACA - Aviso de Crédito da Arrecadação e ME - Mensagem de Erro rubricados pelas partes, integram o presente instrumento, para todos os efeitos. CLÁUSULA SEGUNDA O credenciado fica autorizado a receber cheques de emissão do próprio cliente ou de terceiros, nominais à COPASA MG, para quitação dos documentos, objeto deste Termo de Credenciamento, desde que obedecidos os seguintes critérios: a) o valor do cheque deverá coincidir com o valor do documento pago; b) que conste no verso do cheque o número da matrícula, ou da fatura, ou do recibo de diversos (RD) e telefone para contato; c) carimbo do credenciado, conforme modelo anexo. PARÁGRAFO ÚNICO O credenciado será responsável pelo pagamento do cheque devolvido quando deixar de observar o disposto nas letras a,b e c do caput desta cláusula. CLÁUSULA TERCEIRA

6 TERMO DE CREDENCIAMENTO Por ocasião de cada recebimento, o credenciado autenticará, mecanicamente, todas as vias das Notas Fiscais/Faturas/Recibos Diversos, cujos destinos serão previstos nos documentos. PARÁGRAFO ÚNICO Fica vedado ao credenciado dar recibo com a autenticação a carimbo. A autenticação mecânica deverá ser feita no campo próprio. CLÁUSULA QUARTA O recebimento de que trata a cláusula primeira será processado mediante a apresentação ao credenciado pelo cliente, das Notas Fiscais/Faturas/Recibo Diversos emitidos pela COPASA MG. PARÁGRAFO ÚNICO O credenciado não poderá receber documentos de arrecadação que contenham qualquer rasura. CLÁUSULA QUINTA O credenciado não assumirá qualquer responsabilidade pela inexatidão dos elementos apostos nos documentos de arrecadação, limitando-se, apenas, a receber seu valor, nos termos deste Termo de Credenciamento. PARÁGRAFO PRIMEIRO Os documentos poderão ser recebidos pelo credenciado independente de seus prazos de vencimento, desde que expressos em moeda corrente. PARÁGRAFO SEGUNDO Os documentos poderão ser recebidos pelo CREDENCIADO aos sábados e domingos e entregues na segunda-feira juntamente com os recebimentos efetuados na sexta-feira, em um único Aviso de Crédito da Arrecadação. Os recebimentos efetuados em feriados deverão ser entregues juntamente com os do dia útil anterior em um só Aviso de Crédito da Arrecadação. CLÁUSULA SEXTA O credenciado será remunerado pelo valor de R$ ( ) por documento arrecadado, sem erro, que deverá vir expresso pelo seu total no Aviso de Crédito da Arrecadação e deduzido do valor bruto arrecadado. PARÁGRAFO ÚNICO Nos casos de documentos recebidos com erro, a COPASA MG emitirá mensagem de erro (modelo anexo) para estorno da despesa de arrecadação e acerto do crédito divergente e a encaminhará ao credenciado que terá o prazo de 5(cinco)dias da data de entrega da Mensagem de Erro para acerto, que deverá ocorrer através do Aviso de Crédito da Arrecadação. CLÁUSULA SÉTIMA O CREDENCIADO depositará os valores da arrecadação em conta corrente da COPASA MG, em banco conveniado conforme relação abaixo, de acordo com o estipulado nos parágrafos 1º e 2º desta cláusula e encaminhará o recibo de depósito à COPASA MG no dia seguinte ao dia do depósito,

7 TERMO DE CREDENCIAMENTO juntamente com os documentos da arrecadação, conforme local e horário estabelecidos nas alíneas a e b da cláusula oitava. Banco do Brasil S/A - Agência Agência Centro - Belo Horizonte - conta nº Bemge S/A - Agência Agência Central - Belo Horizonte - conta nº Caixa Econômica Federal - Agência Gutierrez - Belo Horizonte - conta nº Bradesco S/A - Agência Central - Belo Horizonte - Conta nº Banco Real S/A - Agência Savassi - Belo Horizonte - Conta nº Banco Mercantil do Brasil S/A - Agência Matriz - Belo Horizonte - Conta nº Banco HSBC Bamerindus S/A-Agência Centro Belo Horizonte - Conta nº PARÁGRAFO PRIMEIRO Em cidade que possui agência bancária, o credenciado fica obrigado a depositar o valor arrecadado para a COPASA MG no 2º (segundo) dia útil após a data da arrecadação. EXEMPLO: Arrecadado na 2ª feira repasse na 4ª feira Arrecadado na 3ª feira repasse na 5ª feira Arrecadado na 4ª feira repasse na 6ª feira Arrecadado na 5ª feira repasse na 2ª feira Arrecadado na 6ª feira repasse na 3ª feira PARÁGRAFO SEGUNDO Em cidade que não possui agência bancária, o credenciado deverá depositar em banco conveniado da cidade mais próxima, semanalmente, todas as sextas feiras, salvo quando ocorrer feriado na cidade em que for efetuar o depósito, quando o mesmo deverá ser efetuado no 1º (primeiro) dia útil subsequente. EXEMPLO: Arrecadado na 2ª feira repasse na 6ª feira Arrecadado na 3ª feira repasse na 6ª feira Arrecadado na 4ª feira repasse na 6ª feira Arrecadado na 5ª feira repasse na 6ª feira Arrecadado na 6ª feira repasse na próxima 6ª feira PARÁGRAFO TERCEIRO Os depósitos totais ou parciais não efetuados pelo CREDENCIADO dentro do prazo estabelecido nos parágrafos 1º e 2º desta cláusula serão corrigidos pela taxa de CDI - Certificado de Depósito Interbancário, no período em que ocorrer o atraso. No caso de extinção desta taxa, será utilizado outro indexador, a critério da COPASA MG.

8 TERMO DE CREDENCIAMENTO PARÁGRAFO QUARTO A falta de repasse do produto da arrecadação( canhotos das faturas e/ou recibo de depósito) nos prazos estabelecidos, por três vezes consecutivas ou não, dará à COPASA MG o direito de cancelar o credenciamento, sem prejuízo das sanções legais cabíveis. CLÁUSULA OITAVA O credenciado deverá emitir diariamente o Aviso de Crédito da Arrecadação - ACA, em três vias, rubricadas no campo assinatura do agente, e entregar duas vias à COPASA MG, junto com a documentação de arrecadação, da seguinte forma: a) no interior do Estado de Minas Gerais, o ACA e os documentos de Arrecadação deverão ser entregues diariamente no Escritório Local da COPASA MG, até as 10 (dez) horas do dia seguinte ao que efetivou a arrecadação. b) na Região Metropolitana de Belo Horizonte, compreendendo as cidades de Belo Horizonte, Betim, Contagem, Ibirité, Lagoa Santa, Nova Lima, Pedro Leopoldo, Ribeirão das Neves, Sabará, Santa Luzia, Igarapé, São Joaquim de Bicas, Mateus Leme, Juatuba, Brumadinho, Vespasiano, São José da Lapa, Raposos, Mário Campos, Sarzedo, Confins, Esmeraldas, Florestal e Rio Manso, o ACA e os Documentos de Arrecadação deverão ser entregues diariamente na Sede da COPASA MG em Belo Horizonte, até as 17 (dezessete) horas do dia seguinte ao que efetivou a arrecadação.. PARÁGRAFO PRIMEIRO Mesmo não tendo arrecadado no dia, o credenciado deverá emitir o Aviso de Crédito da Arrecadação, colocando no campo de quantidade de documentos e valor a observação não houve arrecadação. PARÁGRAFO SEGUNDO Nos casos de documentos enviados com atraso, ou seja, fora do prazo estabelecido na cláusula oitava, o credenciado perderá o direito à remuneração citada na cláusula sexta, devendo a COPASA MG emitir mensagem de erro para estorno. CLÁUSULA NONA O CREDENCIADO se responsabilizará pela ação e/ou omissão de seus prepostos no processo de arrecadação e recolhimento, bem como pela segurança dos documentos entre o ato do recebimento e o de sua entrega no escritório local da COPASA MG. CLÁUSULA DÉCIMA Toda e qualquer comunicação, instrução ou alteração relativa aos serviços de arrecadação, ora credenciados, deverá ser obrigatoriamente, repassada ao CREDENCIADO. CLÁUSULA DÉCIMA PRIMEIRA A prestação dos serviços pelo CREDENCIADO far-se-á livre de outras despesas para a COPASA MG que cuidará somente da impressão e distribuição do material necessário à execução (Aviso de Crédito da Arrecadação).

9 TERMO DE CREDENCIAMENTO CLÁUSULA DÉCIMA SEGUNDA O CREDENCIADO apresenta como seu fiador a pessoa infra indicada e que também subscreve este instrumento que, nesta qualidade de fiador, responderá pelo pagamento dos valores arrecadados na forma deste instrumento que não forem repassados à COPASA MG nas condições ajustadas no presente TERMO DE CREDENCIAMENTO. CLÁUSULA DÉCIMA TERCEIRA O presente credenciamento entrará em vigor a partir da data de sua assinatura, vigorando pelo prazo de 01 (um) ano, ficando automaticamente renovado na falta de comunicação escrita de qualquer uma das partes. CLÁUSULA DÉCIMA QUARTA Às partes é facultado, a qualquer tempo, solicitar o cancelamento do presente credenciamento, sem que o uso dessa faculdade dê direitos a indenizações de qualquer natureza a qualquer delas. O cancelamento se fará por escrito e produzirá efeito 30(trinta) dias após a data comprovada do recebimento de comunicação expressa nesse sentido. CLÁUSULA DÉCIMA QUINTA Fica eleito o foro de Belo horizonte - MG para dirimir quaisquer questões decorrentes do presente credenciamento, com renúncia expressa de qualquer outro, por mais privilegiada que seja. E, por assim estarem acordados, assinam o presente termo em 03 (três) vias de igual teor, e para o mesmo efeito legal, assinam na presença das testemunhas abaixo. Belo Horizonte, RUY JOSÉ VIANA LAGE PRESIDENTE CREDENCIADO FERNANDO MOREIRA SOARES DORETOR FINANCEIRO E ADMINISTRATIVO CREDENCIADO FIADOR NOME: CPF: TESTEMUNHAS: 1-2-

10 NOTIFICÃO IRREGULARIDADE NO PROCESSO DE ARRECADAÇÃO Ao Credenciado: Nome: Endereço: Prezado Credenciado, Nesta data, constatamos que esse estabelecimento arrecadador deixou de cumprir, pela segunda vez, a exemplo da advertência verbal feita a V.Sa. quando da primeira ocorrência, o(s) procedimentos(s) abaixo identificado(s), previsto(s) no Termo de Credenciamento: Depósito total ou parcial efetuado fora do prazo estabelecido Não envio do recibo de Depósito no prazo estabelecido Envio dos documentos de arrecadação fora do prazo estabelecido. De acordo com o previsto no Termo de Credenciamento assinado entre as partes, o não cumprimento do(s) citado(s) procedimentos(s) por (três) vezes consecutivas ou não, dará à COPASA MG o direito de cancelar o credenciamento, sem prejuízo das sanções legais cabíveis. Assim sendo, visando manter o bom andamento e a preservação de nossa parceria, solicitamos a atenção de V.sa. no sentido de evitar que a(s) ocorrência(s) citada(s) se repita(m). Atenciosamente, COPASA MG Escritório Local de...,.../.../... Visto do Encarregado Ciente do Credenciado

11 NORMA DE PROCEDIMENTO Credenciamento de Agentes Arrecadadores Alternativos DOCUMENTOS REVOGADOS Nº.: /0 Pág.: 1/1 Subst.:96-014/0 Documentos Revogados por essa NP em 1998, conforme item 6.2: Transferência de Arrecadação das localidades que não possuem agência bancária NP /0. Conta Arrecadação do Interior NP /1 Da Arrecadação das Contas de Água e Esgoto NP /0 Da Eficiência dos Agentes Arrecadadores NP /0 Da Conta Arrecadação /0

Financiamento de Serviços e Parcelamentos de Débitos

Financiamento de Serviços e Parcelamentos de Débitos Financiamento de Serviços e Parcelamentos de Débitos Pág.: 1/3 1 Objetivo 1.1 Esta Norma de Procedimentos define as políticas e procedimentos básicos para o Parcelamento de Débitos e Financiamento de Serviços

Leia mais

1.7 O valor do cheque acolhido pelo BANCO e eventualmente não honrado, será debitado na conta de livre movimentação da COPASA MG, mantida no BANCO.

1.7 O valor do cheque acolhido pelo BANCO e eventualmente não honrado, será debitado na conta de livre movimentação da COPASA MG, mantida no BANCO. NORMA DE CREDENCIAMENTO DE AGENTES ARRECADADORES PARA A COMPANHIA DE SANEAMENTO DE MINAS GERAIS - COPASA MG OBJETO - Constitui objeto deste instrumento a prestação de serviço destinada ao recebimento e

Leia mais

NORMA DE PROCEDIMENTOS. Locação de imóveis

NORMA DE PROCEDIMENTOS. Locação de imóveis Pág.: 1/6 1 Objetivo Esta Norma estabelece os procedimentos referentes à celebração, renovação e rescisão dos contratos de locação de imóveis efetuados pela COPASA MG, exclusivamente para o exercício de

Leia mais

ESTADO DE MATO GROSSO CÂMARA MUNICIPAL DE CUIABÁ

ESTADO DE MATO GROSSO CÂMARA MUNICIPAL DE CUIABÁ INSTRUÇÃO NORMATIVA SGA Nº. 007/2011 DISPÕE SOBRE OS PROCEDIMENTOS DE RECEBIMENTO, REGISTRO, TRAMITAÇÃO, CONTROLE E EXPEDIÇÃO DE DOCUMENTOS NA. Versão: 01 Aprovação: 13/06/2011 Ato de aprovação: 13/06/2011

Leia mais

Estado do Rio Grande do Sul Municipal de Venâncio Aires

Estado do Rio Grande do Sul Municipal de Venâncio Aires LEI Nº 5.372, DE 12 DE SETEMBRO DE 2013 Autoriza o Poder Executivo a conceder repasse de recursos financeiros, constituído de Contribuição, à Associação Nego Foot Ball Club, e celebrar convênio. AIRTON

Leia mais

PROGRAMA DE CRÉDITO EDUCATIVO - INVESTCREDE REGULAMENTO

PROGRAMA DE CRÉDITO EDUCATIVO - INVESTCREDE REGULAMENTO PROGRAMA DE CRÉDITO EDUCATIVO - INVESTCREDE 1. DAS INFORMAÇÕES GERAIS REGULAMENTO 1.1 - O presente regulamento objetiva a concessão de Crédito Educativo para estudantes devidamente Matriculados nos cursos

Leia mais

CONTRATO DE ACREDITAÇÃO DO SISTEMA DE GESTÃO DA QUALIDADE DE LABORATÓRIOS CLÍNICOS

CONTRATO DE ACREDITAÇÃO DO SISTEMA DE GESTÃO DA QUALIDADE DE LABORATÓRIOS CLÍNICOS CONTRATO DE ACREDITAÇÃO DO SISTEMA DE GESTÃO DA QUALIDADE CONTRATO DICQ Nº / (à ser preenchido pelo DICQ) DE LABORATÓRIOS CLÍNICOS CONTRATO DE ACREDITAÇÃO DO SISTEMA DE GESTÃO DA QUALI- DADE DE LABORATÓRIO

Leia mais

PROJETO DE LEI Nº 004/2015, 12 de Janeiro de 2015

PROJETO DE LEI Nº 004/2015, 12 de Janeiro de 2015 PROJETO DE LEI Nº 004/2015, 12 de Janeiro de 2015 Autoriza firmar convênio com a Associação dos Estabelecimentos de Hotéis Restaurantes e Similares. O Prefeito Municipal de Piratuba, Estado de Santa Catarina,

Leia mais

CONTRATO Nº 104/2014

CONTRATO Nº 104/2014 CONTRATO Nº 104/2014 TERMO DE CONTRATO DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS, QUE CELEBRAM O MUNICÍPIO DE SANTANA DA BOA VISTA/RS E A EMPRESA POLYTEK COMERCIO E SERVIÇOS DE INFORMATICA LTDA. O MUNICÍPIO DE SANTANA

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE BRUMADO ESTADO DA BAHIA CNPJ/MF Nº 14.105.704/0001-33 Praça Cel. Zeca Leite, nº 415 Centro CEP: 46100-000 Brumado-BA

PREFEITURA MUNICIPAL DE BRUMADO ESTADO DA BAHIA CNPJ/MF Nº 14.105.704/0001-33 Praça Cel. Zeca Leite, nº 415 Centro CEP: 46100-000 Brumado-BA DECRETO Nº 4.496, DE 22 DE JULHO DE 2011 Regulamenta os procedimentos para Escrituração Fiscal e Recolhimento de Tributos Municipais de forma Eletrônica no Município de Brumado, e dá outras providências.

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO TERMO DE COMPROMISSO Termo de Compromisso que entre si celebram e o(a) (Pessoa Jurídica)... e o(a) estudante... com a interveniência da Universidade

Leia mais

ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL PREFEITURA MUNICIPAL DE SANT ANA DO LIVRAMENTO Palácio Moysés Vianna Unidade Central de Controle Interno

ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL PREFEITURA MUNICIPAL DE SANT ANA DO LIVRAMENTO Palácio Moysés Vianna Unidade Central de Controle Interno PREFEITURA MUNICIPAL DE SANT ANA DO LIVRAMENTO Palácio Moysés Vianna Unidade Central de Controle Interno INSTRUÇÃO NORMATIVA UCCI Nº 005/2012 VERSÃO 01 ASSUNTO: PROCEDIMENTOS A SEREM CUMPRIDOS NAS ROTINAS

Leia mais

CONVÊNIO Nº 004/2011-TJAP

CONVÊNIO Nº 004/2011-TJAP CONVÊNIO Nº 004/2011-TJAP CONVÊNIO DE PARCERIA PARA CONSIGNAÇÃO EM FOLHA DE PAGAMENTO QUE ENTRE SI CELEBRAM O TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DO AMAPÁ E O BANCO GERADOR S.A. O, com sede em Macapá, Capital

Leia mais

Bairro Cidade CEP UF. Agência Nome da Agência Operação Conta Dígito. Bairro Cidade CEP UF. Bairro Cidade CEP UF

Bairro Cidade CEP UF. Agência Nome da Agência Operação Conta Dígito. Bairro Cidade CEP UF. Bairro Cidade CEP UF SACADO ELETRÔNICO ADESÃO EXCLUSÃO Nome ou Razão Social Agência Nome da Agência Operação Conta Dígito AGREGADOS Nome ou Razão Social (I) Nome ou Razão Social (II) 1 Pelo presente instrumento, a CAIXA ECONÔMICA

Leia mais

CONVÊNIO (PREENCHER NOME FANTASIA OU SIGLA DA EMPRESA CONVENIADA)

CONVÊNIO (PREENCHER NOME FANTASIA OU SIGLA DA EMPRESA CONVENIADA) CONVÊNIO (PREENCHER NOME FANTASIA OU SIGLA DA EMPRESA CONVENIADA) Nº : (Para uso exclusivo do COREN-AM) Instrumento Particular de Parceria e Outras Avenças Por este instrumento e na melhor forma de direito,

Leia mais

TERMO DE CONVÊNIO. PARÁGRAFO PRIMEIRO: A partir do ano de 2007 permanecerão na Escola apenas crianças até 5 anos e 9 meses.

TERMO DE CONVÊNIO. PARÁGRAFO PRIMEIRO: A partir do ano de 2007 permanecerão na Escola apenas crianças até 5 anos e 9 meses. TERMO DE CONVÊNIO CONVÊNIO para prestação, de mútua colaboração que fazem entre si, de um lado o MUNICÍPIO DE TAQUARI (RS), Pessoa Jurídica de Direito Público, inscrito no CNPJ sob o n 88.067.780/0001-38,

Leia mais

DECRETO Nº 30.090, DE 20 DE FEVEREIRO DE 2009.

DECRETO Nº 30.090, DE 20 DE FEVEREIRO DE 2009. DECRETO Nº 30.090, DE 20 DE FEVEREIRO DE 2009. Regulamenta o Capítulo VII da Lei nº 4.257, de 02 de dezembro de 2008 e dá outras providências. O GOVERNADOR DO DISTRITO FEDERAL, no uso das atribuições que

Leia mais

CONTRATO DE CREDENCIAMENTO DE FORNECEDORES

CONTRATO DE CREDENCIAMENTO DE FORNECEDORES CONTRATO DE CREDENCIAMENTO DE FORNECEDORES São partes neste Contrato: 1. PROCIDADES COMÉRCIO E SERVIÇOS DE APOIO LTDA, pessoa jurídica de direito privado inscrita no Cadastro Nacional de Pessoa Jurídicas

Leia mais

NORMA DE PROCEDIMENTOS. Fundo fixo. Estabelecer critérios e procedimentos para utilização de fundo fixo na COPASA MG.

NORMA DE PROCEDIMENTOS. Fundo fixo. Estabelecer critérios e procedimentos para utilização de fundo fixo na COPASA MG. Pág. 1/5 1 Objetivo Estabelecer critérios e procedimentos para utilização de fundo fixo na COPASA MG. 2 Definições Para melhor entendimento desta norma, aplicam-se as seguintes definições: a) fundo fixo

Leia mais

CONTRATO n 002/2015. PARÁGRAFO ÚNICO - São as seguintes as modalidades de Ordens Bancárias, a serem processadas pelo Sistema OBN:

CONTRATO n 002/2015. PARÁGRAFO ÚNICO - São as seguintes as modalidades de Ordens Bancárias, a serem processadas pelo Sistema OBN: CONTRATO n 002/2015. CONTRATO DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS DE PAGAMENTO A FORNECEDORES DE BENS E SERVIÇOS E DE SERVIDORES, QUE ENTRE SI CELEBRAM O MUNICÍPIO DE CANDELÁRIA (RS) E O BANCO DO BRASIL S.A. O MUNICÍPIO

Leia mais

REGULAMENTO. Capítulo 1º. Definições:

REGULAMENTO. Capítulo 1º. Definições: REGULAMENTO A OPERADORA E AGÊNCIA DE VIAGENS CVC TUR LTDA., o Presenteador e o Presenteado do VALE-VIAGEM CVC, a primeira, na qualidade de prestadora de serviços de turismo, e o segundo, aderindo às condições

Leia mais

SUPERINTENDÊNCIA DE SEGUROS PRIVADOS

SUPERINTENDÊNCIA DE SEGUROS PRIVADOS SUPERINTENDÊNCIA DE SEGUROS PRIVADOS CIRCULAR SUSEP N o 429, DE 15 DE FEVEREIRO DE 2012. Dispõe sobre o registro de corretor e de sociedade corretora de seguros, sobre a atividade de corretagem de seguros

Leia mais

CONTRATO 035/2014 CLÁUSULA PRIMEIRA DO OBJETO

CONTRATO 035/2014 CLÁUSULA PRIMEIRA DO OBJETO CONTRATO 035/2014 A Fundação de Apoio à Tecnologia e Ciência (FATEC), inscrita no CNPJ n.º 89.252.431/0001-59, sediada na Cidade Universitária, em Santa Maria /RS, neste ato representada pelo Diretor Presidente,

Leia mais

O mútuo, objeto deste contrato, será concedido conforme condições que se seguem:

O mútuo, objeto deste contrato, será concedido conforme condições que se seguem: SÃO PARTES DESTE CONTRATO: CONTRATO DE EMPRÉSTIMO FUNCEF NA MODALIDADE DE CREDINÂMICO FUNCEF 13º SALÁRIO QUE ENTRE SI FAZEM AS PARTES ABAIXO IDENTIFICADAS, NAS CONDIÇÕES QUE SE SEGUEM: A FUNDAÇÃO DOS ECONOMIÁRIOS

Leia mais

RESOLUÇÃO CGSN 11, DE 23 DE JULHO DE 2007

RESOLUÇÃO CGSN 11, DE 23 DE JULHO DE 2007 RESOLUÇÃO CGSN 11, DE 23 DE JULHO DE 2007 Dispõe sobre a arrecadação do Regime Especial Unificado de Arrecadação de Tributos e Contribuições devidos pelas Microempresas e Empresas de Pequeno Porte (Simples

Leia mais

TRIBUNAL REGIONAL ELEITORAL DE MINAS GERAIS

TRIBUNAL REGIONAL ELEITORAL DE MINAS GERAIS MINUTA Processo nº... TERMO DE COMPROMISSO n.º.... RELATIVO À PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS PUBLICITÁRIOS NÃO REMUNERADOS QUE ENTRE SI CELEBRAM A ESCOLA/FACULDADE... - E O TRIBUNAL REGIONAL ELEITORAL DE MINAS

Leia mais

ESTADO DE SANTA CATARINA PREFEITURA MUNICIPAL DE PIRATUBA ESTÂNCIA HIDROMINERAL E CLIMÁTICA

ESTADO DE SANTA CATARINA PREFEITURA MUNICIPAL DE PIRATUBA ESTÂNCIA HIDROMINERAL E CLIMÁTICA PROJETO DE LEI N 055/2014, de 24 de Novembro de 2014 Autoriza firmar convênio com a entidade Associação dos Estabelecimentos de Hotéis Restaurantes e Similares. O Prefeito Municipal de Piratuba, Estado

Leia mais

REGISTRO DE ATIVIDADES DO PROCESSO - RAP

REGISTRO DE ATIVIDADES DO PROCESSO - RAP UNIDADE 2.6.15.1 Atender cliente Atender o cliente e analisar a solicitação para identificar se é restituição por pagamento indevido (erro de leitura, erro de cadastro, faturamento indevido), pagamento

Leia mais

O presente Contrato fica vinculado a Apólice apresentada pela CONTRATADA.

O presente Contrato fica vinculado a Apólice apresentada pela CONTRATADA. CONTRATO Nº 003/2013 - PARANACIDADE CONTRATO DE SEGURO, POR PREÇO GLOBAL FIXO QUE ENTRE SI CELEBRAM O SERVIÇO SOCIAL AUTÔNOMO PARANACIDADE E A EMPRESA MARÍTIMA SEGUROS S/A, NA FORMA ABAIXO: O Serviço Social

Leia mais

Contrato de Repasse de Bônus

Contrato de Repasse de Bônus Contrato de Repasse de Bônus Cooperativa de Consumidores Global Brasil, com sede na Avenida Getúlio Vargas, 239N, Sala 08, na cidade de Chapecó, Santa Catarina, inscrita no CNPJ sob número 03.550.003/0001-97,

Leia mais

Sociedade de Abastecimento de Água e Saneamento S/A ISO 9001:2000

Sociedade de Abastecimento de Água e Saneamento S/A ISO 9001:2000 CONTRATO ESPECIAL DE FIDELIDADE PARA FORNECIMENTO DE ÁGUA POTÁVEL, COLETA/ AFASTAMENTO E TRATAMENTO DE ESGOTO, QUE ENTRE SI CELEBRAM A SOCIEDADE DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA E SANEAMENTO - SANASA CAMPINAS

Leia mais

TERMO DE ADESÃO A ANTECIPAÇÃO DE PREMIAÇÃO PARA INVESTIMENTO EM MÍDIA

TERMO DE ADESÃO A ANTECIPAÇÃO DE PREMIAÇÃO PARA INVESTIMENTO EM MÍDIA TERMO DE ADESÃO A ANTECIPAÇÃO DE PREMIAÇÃO PARA INVESTIMENTO EM MÍDIA A FAEL E O POLO (NOME FANTASIA) CELEBRAM O PRESENTE TERMO VISANDO A ANTECIPAÇÃO DE VALORES, PARA UTILIZAÇÃO EXCLUSIVA EM MÍDIA, COMO

Leia mais

ORIENTAÇÕES PARA CADASTRAMENTO DE CONVÊNIO

ORIENTAÇÕES PARA CADASTRAMENTO DE CONVÊNIO ORIENTAÇÕES PARA CADASTRAMENTO DE CONVÊNIO Prezado parceiro, Agradecemos o seu interesse em se tornar uma empresa conveniada à Universidade Castelo Branco. Para prosseguirmos com o cadastramento, serão

Leia mais

O Contrato basicamente estipula prioridade no atendimento de suas necessidades de atendimento e cobre os seguintes ítens:

O Contrato basicamente estipula prioridade no atendimento de suas necessidades de atendimento e cobre os seguintes ítens: Descrição do Serviço A Manutenção Preventiva de Equipamentos e Software Básico é um serviço que evita ao máximo que os nossos clientes venham a ter contratempos e problemas com os equipamentos e com o

Leia mais

DEPARTAMENTO DO MERCADO DE CAPITAIS Iran Siqueira Lima - Chefe. Este texto não substitui o publicado no DOU e no Sisbacen.

DEPARTAMENTO DO MERCADO DE CAPITAIS Iran Siqueira Lima - Chefe. Este texto não substitui o publicado no DOU e no Sisbacen. CARTA-CIRCULAR N 626 Comunicamos a instituição do Capítulo 7 do Título 4 do Manual de Normas e Instruções (MNI), que consolida as disposições das Resoluções n 238, de 24.11.72, e 367, de 09.04.76, e das

Leia mais

RESOLUÇÃO N 2.025. II - endereços residencial e comercial completos; (Redação dada pela Resolução nº 2.747, de 28/6/2000.)

RESOLUÇÃO N 2.025. II - endereços residencial e comercial completos; (Redação dada pela Resolução nº 2.747, de 28/6/2000.) RESOLUÇÃO N 2.025 Altera e consolida as normas relativas à abertura, manutenção e movimentação de contas de depósitos. O BANCO CENTRAL DO BRASIL, na forma do art. 9º da Lei nº 4.595, de 31.12.64, torna

Leia mais

CONDIÇÕES GERAIS DO PROGRAMA DE SUBVENÇÃO E APADRINHAMENTO DE ENTIDADE FILANTRÓPICA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL

CONDIÇÕES GERAIS DO PROGRAMA DE SUBVENÇÃO E APADRINHAMENTO DE ENTIDADE FILANTRÓPICA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL CONDIÇÕES GERAIS DO PROGRAMA DE SUBVENÇÃO E APADRINHAMENTO DE ENTIDADE FILANTRÓPICA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL Documento registrado no Cartório do 2º Ofício de Registro de Títulos e Documentos de Belo Horizonte,

Leia mais

CONTRATO DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS JURÍDICOS

CONTRATO DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS JURÍDICOS CONTRATO DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS JURÍDICOS Pelo presente instrumento particular de Contrato de Prestação de Serviços Jurídicos, a empresa... (razão social da empresa), inscrita do CNPJ/MF sob o nº...,

Leia mais

REGULAMENTO. Presenteador: É a pessoa física ou jurídica que adquire o VALE-VIAGEM CVC, mediante a compra direta de cargas de valores.

REGULAMENTO. Presenteador: É a pessoa física ou jurídica que adquire o VALE-VIAGEM CVC, mediante a compra direta de cargas de valores. REGULAMENTO A CVC BRASIL OPERADORA E AGÊNCIA DE VIAGENS S.A., o Presenteador e o Presenteado do VALE-VIAGEM CVC, a primeira, na qualidade de prestadora de serviços de turismo, e o segundo, aderindo às

Leia mais

PUBLICADO NO ÓRGÃO OFICIAL DO MUNICÍPIO Nº 1750 DO DIA 06/08/2012.

PUBLICADO NO ÓRGÃO OFICIAL DO MUNICÍPIO Nº 1750 DO DIA 06/08/2012. PUBLICADO NO ÓRGÃO OFICIAL DO MUNICÍPIO Nº 1750 DO DIA 06/08/2012. DECRETO N 1426/2012 Regulamenta a entrega da Declaração Mensal de Serviços Eletrônica por prestadores e tomadores de serviços e dá outras

Leia mais

Cobrança Itaú. Conheça como funciona o serviço de protesto de títulos.

Cobrança Itaú. Conheça como funciona o serviço de protesto de títulos. Cobrança Itaú Conheça como funciona o serviço de protesto de títulos. Para garantir uma gestão de Cobrança ainda mais eficiente, é preciso que você saiba como funciona o serviço de protesto de títulos

Leia mais

EXPOSIÇÃO DE MOTIVOS E DEFINIÇÕES

EXPOSIÇÃO DE MOTIVOS E DEFINIÇÕES CONTRATO DE LICENÇA PARA USO DE MARCA Entre as partes de um lado UNIPSICO DE SÃO PAULO COOPERATIVA DE SAÚDE E DE TRABALHO EM PSICOLOGIA, com sede na Avenida Brigadeiro Luis Antônio, n.º 878 8º andar -

Leia mais

Secretaria da Fazenda

Secretaria da Fazenda Secretaria da Fazenda PORTARIA Nº 022 DE 21 DE JANEIRO DE 2015 Salvador, Bahia Quinta-feira 22 de janeiro de 2015 Ano XCIX N o 21.622 Dispõe sobre o pagamento dos servidores públicos estaduais ativos ou

Leia mais

ESTADO DE SANTA CATARINA

ESTADO DE SANTA CATARINA CONTRATO DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS N. 0144/2013; O MUNICÍPIO DE XAXIM, Estado de Santa Catarina, pessoa jurídica de direito público interno, com sede na Rua Rui Barbosa, 347, neste ato representado pelo

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE MONTES CLAROS

PREFEITURA MUNICIPAL DE MONTES CLAROS ANEXO IV MINUTA CONTRATO DE FORNECIMENTO DE HORTALIÇAS E FRUTAS DA AGRICULTURA FAMILIAR PARA A ALIMENTAÇÃO ESCOLAR. O MUNICÍPIO DE MONTES CLAROS, pessoa jurídica de direito público interno, inscrito no

Leia mais

Termo Aditivo ao Contrato de Abertura, Movimentação e Manutenção de Conta de Depósito à Vista Adesão a Serviços de Liquidação Cetip

Termo Aditivo ao Contrato de Abertura, Movimentação e Manutenção de Conta de Depósito à Vista Adesão a Serviços de Liquidação Cetip Termo Aditivo ao Contrato de Abertura, Movimentação e Manutenção de Conta de Depósito à Vista Adesão a Serviços de Liquidação Cetip CONTA CORRENTE (uso exclusivo do banco) Razão Social do Titular Endereço

Leia mais

ACORDO COLETIVO DE TRABALHO 2011/2012

ACORDO COLETIVO DE TRABALHO 2011/2012 ACORDO COLETIVO DE TRABALHO 2011/2012 NÚMERO DE REGISTRO NO MTE: AL000123/2011 DATA DE REGISTRO NO MTE: 23/05/2011 NÚMERO DA SOLICITAÇÃO: MR023370/2011 NÚMERO DO PROCESSO: 46201.002929/2011-79 DATA DO

Leia mais

VALECARDLOGÍSTICA. Contrato para Geração Gratuita do Código Identificador da Operação de Transporte CIOT

VALECARDLOGÍSTICA. Contrato para Geração Gratuita do Código Identificador da Operação de Transporte CIOT VALECARDLOGÍSTICA Contrato para Geração Gratuita do Código Identificador da Operação de Transporte CIOT Por este instrumento particular, as PARTES, de um lado como CONTRATADA, a Empresa autorizada a utilizar

Leia mais

MUNICÍPIO DE PASSO FUNDO

MUNICÍPIO DE PASSO FUNDO CONVÊNIO DE COLABORAÇÃO ENTRE O MUNICÍPIO DE PASSO FUNDO E A ESCOLA DE SAMBA BAMBAS DA ORGIA 006/2007-SEPLAN MUNICÍPIO DE PASSO FUNDO, pessoa jurídica de direito público, inscrito no CNPJ/MF sob o n 87.612.537/0001-90

Leia mais

INFORMATIVO EDUCAR PROCEDIMENTOS PARA NOVOS CONTRATOS E ADITAMENTOS

INFORMATIVO EDUCAR PROCEDIMENTOS PARA NOVOS CONTRATOS E ADITAMENTOS INFORMATIVO EDUCAR PROCEDIMENTOS PARA NOVOS CONTRATOS E ADITAMENTOS Programação 1. Depois de efetuada a matrícula, a Faculdade informará ao Instituto Educar, a relação dos alunos novos que fizeram adesão

Leia mais

MANUAL DE PRESTAÇÃO DE CONTAS

MANUAL DE PRESTAÇÃO DE CONTAS MANUAL DE PRESTAÇÃO DE CONTAS LEI MURILO MENDES - EDIÇÃO 2010 Instruções para movimentação e prestação de contas de recursos recebidos Os responsáveis pelos projetos aprovados pela Lei Municipal de Incentivo

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE CANOAS Gabinete do Prefeito

PREFEITURA MUNICIPAL DE CANOAS Gabinete do Prefeito MINUTA DE CONVÊNIO Convênio que celebram entre si o Município de Canoas e o Centro Integração Empresa Escola (CIEE/RS). O MUNICÍPIO DE CANOAS, pessoa jurídica de direito público interno, com sede na Rua

Leia mais

CONTRATO DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS

CONTRATO DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS CONTRATO DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS Pelo presente instrumento, de um lado, Avatar Soluções para Internet Ltda., empresa da área de informática, com sede à Av. Paulista, 509 cj. 711, CEP 01311-910, São Paulo,

Leia mais

ANEXO 3 CONDIÇÕES DE COMPARTILHAMENTO DE INFRA-ESTRUTURA PARA INTERCONEXÃO

ANEXO 3 CONDIÇÕES DE COMPARTILHAMENTO DE INFRA-ESTRUTURA PARA INTERCONEXÃO ANEXO 3 CONDIÇÕES DE COMPARTILHAMENTO DE INFRA-ESTRUTURA PARA INTERCONEXÃO 1. CLÁUSULA PRIMEIRA - CONDIÇÕES GERAIS 1.1. A PARTE proprietária dos itens de infra-estrutura cedidos e a PARTE a qual será feita

Leia mais

LEI Nº 2.437, DE 11 DE FEVEREIRO DE 2015.

LEI Nº 2.437, DE 11 DE FEVEREIRO DE 2015. LEI Nº 2.437, DE 11 DE FEVEREIRO DE 2015. Autoriza o Executivo Municipal a repassar recursos financeiros mediante convênio às APM'S - Associações de Pais e Mestres das Escolas e CEMEIS da Rede Municipal

Leia mais

CONTRATO DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS QUE ENTRE SI CELEBRAM A ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE MUNICÍPIOS ABM E A EMPRESA VOX SOLUÇÕES TECNOLÓGICAS LTDA - ME

CONTRATO DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS QUE ENTRE SI CELEBRAM A ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE MUNICÍPIOS ABM E A EMPRESA VOX SOLUÇÕES TECNOLÓGICAS LTDA - ME CONTRATO DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS QUE ENTRE SI CELEBRAM A ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE MUNICÍPIOS ABM E A EMPRESA VOX SOLUÇÕES TECNOLÓGICAS LTDA - ME A ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE MUNICÍPIOS, com sede situada

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 031/2009 CONSUNI (Alterado pela Resolução 006/2014 CONSUNI)

RESOLUÇÃO Nº 031/2009 CONSUNI (Alterado pela Resolução 006/2014 CONSUNI) RESOLUÇÃO Nº 031/2009 CONSUNI (Alterado pela Resolução 006/2014 CONSUNI) Cria o Programa Institucional de Serviços Voluntários da Fundação Universidade do Estado de Santa Catarina UDESC, e dá outras providências.

Leia mais

ORDEM DE SERVIÇO Nº 03/2003-GAB

ORDEM DE SERVIÇO Nº 03/2003-GAB ORDEM DE SERVIÇO Nº 03/2003-GAB Fixa normas e procedimentos administrativos relativos ao controle patrimonial do ativo imobilizado da FFFCMPA. O Diretor da Fundação Faculdade Federal de Ciências Médicas

Leia mais

CONTRATO PARA PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS DE ARRECADAÇÃO

CONTRATO PARA PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS DE ARRECADAÇÃO CONTRATO PARA PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS DE ARRECADAÇÃO BANCO: CNPJ: ENDEREÇO: ENTIDADE CONTRATANTE: CNPJ: ENDEREÇO: OBJETO DO CONTRATO: Recebimento de: ÁREA DE ABRANGÊNCIA: Entre as partes acima qualificadas,

Leia mais

PREFEITURA DO ALEGRETE-RS ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL SECRETARIA DE GOVERNO SEÇÃO DE LEGISLAÇÃO

PREFEITURA DO ALEGRETE-RS ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL SECRETARIA DE GOVERNO SEÇÃO DE LEGISLAÇÃO LEI Nº 5.485, DE 10 DE MARÇO DE 2015. Autoriza o Poder Executivo a firmar convênio com o Lar Santa Terezinha de Alegrete Creche Menino Jesus. O PREFEITO MUNICIPAL Faz saber, em cumprimento ao disposto

Leia mais

I - DO PÚBLICO DO DNS E DA CARACTERIZAÇÃO DO PROGRAMA

I - DO PÚBLICO DO DNS E DA CARACTERIZAÇÃO DO PROGRAMA REGIMENTO DO PROGRAMA DE TREINAMENTO PARA APRIMORAMENTO PROFISSIONAL NÍVEL SUPERIOR DO DEPARTAMENTO DE NUTRIÇÃO E SAÚDE PTAP-NS/DNS (ATIVIDADE DE EDUCAÇÃO CONTINUADA DO DEPARTAMENTO DE NUTRIÇÃO E SAÚDE)

Leia mais

Movimentação de bens patrimoniais

Movimentação de bens patrimoniais pág.: 1/3 1 Objetivo Estabelecer critérios e procedimentos a serem observados pelos empregados quando da movimentação de bens patrimoniais móveis no âmbito da COPASA MG. 2 Referências Para aplicação desta

Leia mais

Coordenadoria Geral do Sistema de Infra-estrutura e Logística DECRETO Nº 25.077 DE 24 DE FEVEREIRO DE 2005

Coordenadoria Geral do Sistema de Infra-estrutura e Logística DECRETO Nº 25.077 DE 24 DE FEVEREIRO DE 2005 DECRETO Nº 25.077 DE 24 DE FEVEREIRO DE 2005 Consolida as normas sobre a concessão de diárias e passagens na Administração Municipal Direta e Indireta e dá outras providências. O PREFEITO DA CIDADE DO

Leia mais

Art. 3º Para concretização do disposto nesta Lei fica o Poder Executivo autorizado a suplementar a seguinte dotação orçamentária:

Art. 3º Para concretização do disposto nesta Lei fica o Poder Executivo autorizado a suplementar a seguinte dotação orçamentária: LEI Nº 3570/2014, DE 16 DE DEZEMBRO DE 2014. AUTORIZA O MUNICÍPIO CONCEDER CONTRIBUIÇÃO À ASSOCIAÇÃO DOS MORADORES DO BAIRRO SÃO CRISTÓVÃO, SUPLEMENTAR DOTAÇÃO ORÇAMENTÁRIA, FIRMAR CONVÊNIO E DÁ OUTRAS

Leia mais

LEI Nº 1.265 DE 25 DE JUNHO DE 2014

LEI Nº 1.265 DE 25 DE JUNHO DE 2014 Dispõe sobre a campanha de fiscalização e melhoria da arrecadação de tributos, mediante o sorteio de prêmios e dá outras providências. O PREFEITO DO MUNICÍPIO DE JACOBINA-BA, no uso de suas atribuições

Leia mais

LEI MUNICIPAL Nº 4.567, DE 29 DE JULHO DE 2011

LEI MUNICIPAL Nº 4.567, DE 29 DE JULHO DE 2011 - Autoriza o Poder Executivo Municipal, a Câmara Municipal, o TATUIPREV e a Fundação Manoel Guedes a celebrarem convênio com o Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Tatuí e Região e dá outras

Leia mais

Manual de Reembolso. Para ter acesso a este benefício, fique atento às dicas a seguir. 2ª edição

Manual de Reembolso. Para ter acesso a este benefício, fique atento às dicas a seguir. 2ª edição Manual de Reembolso 2ª edição Você sabia que quando não utiliza os serviços da rede credenciada do Agros, seja por estar fora da área de cobertura do plano de saúde ou por opção, pode solicitar o reembolso

Leia mais

CONTRATO DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS DE ASSISTÊNCIA ODONTOLÓGICA

CONTRATO DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS DE ASSISTÊNCIA ODONTOLÓGICA CONTRATO DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS DE ASSISTÊNCIA ODONTOLÓGICA Modelo de contrato Protegido pela Lei nº 9.610, de 19/02/1998 - Lei de Direitos Autorais IDENTIFICAÇÃO DAS PARTES CONTRATANTES CONTRATANTE:(Nome

Leia mais

CÂMARA MUNICIPAL DE BELA VISTA DE MINAS ESTADO DE MINAS GERAIS

CÂMARA MUNICIPAL DE BELA VISTA DE MINAS ESTADO DE MINAS GERAIS Contrato de Prestação de Serviços Dispensa nº. 003/2014 OBJETO: Contratação de empresa especializada para a prestação de serviço de manutenção preventiva e corretiva em computadores, manutenção de impressoras

Leia mais

2.4. Só será permitida uma única inscrição por participante (CPF), sendo que, em caso de duplicidade, uma das inscrições será cancelada.

2.4. Só será permitida uma única inscrição por participante (CPF), sendo que, em caso de duplicidade, uma das inscrições será cancelada. Regulamento: O presente regulamento estabelece os termos e as condições do Programa Club Red Brasil, bem como a concessão e utilização de créditos através de cartões de débito. Todos os participantes,

Leia mais

1. OBJETIVO Prestar atendimento ao cidadão de maneira rápida, eficiente e eficaz, de acordo com os requisitos especificados pelo cliente.

1. OBJETIVO Prestar atendimento ao cidadão de maneira rápida, eficiente e eficaz, de acordo com os requisitos especificados pelo cliente. Sistema de Gestão da Qualidade SUPERINTENDÊNCIA DE VAPT VUPT E ATENDIMENTO AO PÚBLICO INSTRUÇÃO DE TRABALHO DE ATENDIMENTO AO CIDADÃO - DEPARTAMENTO DE ÁGUA E ESGOTO DE CALDAS NOVAS - DEMAE Responsável:

Leia mais

Nestes termos, P.Deferimento,

Nestes termos, P.Deferimento, Ao Sindicato dos Oficiais Alfaiates, Costureiras e Trabalhadores nas Indústrias de Confecção de Roupas e de Chapéus de Senhoras de São Paulo e Osasco. Rua dos Bandeirantes, 388 Bom Retiro - São Paulo/SP

Leia mais

Manual Cartão Pesquisa /CNPq. Atualizado em 25/08/2014

Manual Cartão Pesquisa /CNPq. Atualizado em 25/08/2014 Manual Cartão Pesquisa /CNPq Atualizado em 25/08/2014 Sumário Introdução... 3 Cartão BB Pesquisa... 4 Passo a Passo... 8 Perguntas e Respostas.... 14 Cartão BB Pesquisa O Cartão BB Pesquisa éresultado

Leia mais

MANUAL BÁSICO DE NORMAR E ROTINAS DEPARTAMENTO FINANCEIRO. Contamos com o comprometimento e colaboração de todos.

MANUAL BÁSICO DE NORMAR E ROTINAS DEPARTAMENTO FINANCEIRO. Contamos com o comprometimento e colaboração de todos. MANUAL BÁSICO DE NORMAR E ROTINAS DEPARTAMENTO FINANCEIRO DISPOSIÇÕES INICIAIS O manual trás um resumo de algumas normas e rotinas que devem ser seguidas para o bom desempenho das tarefas necessárias para

Leia mais

D O N D O M Ê N I C O

D O N D O M Ê N I C O FACULDADE DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIAS E LETRAS DON DOMÊNICO. REGULAMENTO PARA CONCESSÃO E RENOVAÇÃO DE BOLSAS 2014-1 Art. 1º - Fica instituído o Regulamento para concessão de bolsas de estudo aos alunos da Don

Leia mais

CONTRATO Nº 006/2013

CONTRATO Nº 006/2013 1 CONTRATO Nº 006/2013 CONTRATANTE: CÂMARA DE VEREADORES DO MUNICÍPIO DE ITAPEMA, pessoa jurídica de direito publico, inscrita no CNPJ sob nº 82.702.259/0001-49, com sede na Rua 120, nº 423, Centro, Itapema/SC,

Leia mais

SUA EMPRESA CONVÊNIADA COM A UNICAMPO

SUA EMPRESA CONVÊNIADA COM A UNICAMPO SUA EMPRESA CONVÊNIADA COM A UNICAMPO Objetivo: Incentivar a busca do ensino superior através de descontos ofertados pelo convênio estudantil UNICAMPO, que objetiva conveniar empresas, independente de

Leia mais

TERMO DE CONVÊNIO Nº 003/2015

TERMO DE CONVÊNIO Nº 003/2015 TERMO DE CONVÊNIO Nº 003/2015 TERMO DE CONVÊNIO QUE ENTRE SI CELEBRAM O MUNICÍPIO DE ALTO GARÇAS/MT E O CONSÓRCIO REGIONAL DE SAÚDE SUL DE MATO GROSSO - CORESS/MT, PARA OS FINS QUE ESPECIFICAM. O MUNICÍPIO

Leia mais

ATO CONVOCATÓRIO 001 2013. OBJETO: Credenciamento de Consultores

ATO CONVOCATÓRIO 001 2013. OBJETO: Credenciamento de Consultores ATO CONVOCATÓRIO 001 2013 OBJETO: Credenciamento de Consultores O INSTITUTO QUALIDADE MINAS, pessoa jurídica de Direito privado sem fins lucrativos, qualificada como Organização da Sociedade Civil de Interesse

Leia mais

ANEXO 5 TERMO DE CONSTITUIÇÃO DE CONSÓRCIO

ANEXO 5 TERMO DE CONSTITUIÇÃO DE CONSÓRCIO ANEXO 5 TERMO DE CONSTITUIÇÃO DE CONSÓRCIO Termo de Constituição de Consórcio 1 As Partes: A empresa (Nome da Empresa)..., com sede na cidade de..., (Endereço)..., com CNPJ n o..., Inscrição Estadual...,

Leia mais

MATO GROSSO PREFEITURA MUNICIPAL DE LUCAS DO RIO VERDE CONTROLE INTERNO

MATO GROSSO PREFEITURA MUNICIPAL DE LUCAS DO RIO VERDE CONTROLE INTERNO 1/8 1) DOS OBJETIVOS: 1.1) Disciplinar e normatizar os procedimentos operacionais na administração de recursos humanos; 1.2) Garantir maior segurança na admissão e exoneração de pessoal; 1.3) Manter atualizado

Leia mais

OBSERVATÓRIO NACIONAL ON COORDENAÇÃO DE GEOFÍSICA COGE PROGRAMA DE CAPACITAÇÃO INSTITUCIONAL PCI/MCTI CHAMADA 01/2013

OBSERVATÓRIO NACIONAL ON COORDENAÇÃO DE GEOFÍSICA COGE PROGRAMA DE CAPACITAÇÃO INSTITUCIONAL PCI/MCTI CHAMADA 01/2013 OBSERVATÓRIO NACIONAL ON COORDENAÇÃO DE GEOFÍSICA COGE PROGRAMA DE CAPACITAÇÃO INSTITUCIONAL PCI/MCTI CHAMADA 01/2013 A Coordenação de Geofísica (COGE) do Observatório Nacional torna pública a abertura

Leia mais

Estado do Rio Grande do Sul Município de Venâncio Aires

Estado do Rio Grande do Sul Município de Venâncio Aires PROJETO-DE-LEI Nº 006, DE 09 DE JANEIRO DE 2013 Poder Executivo Autoriza o Poder Executivo a conceder repasse de subvenção social à ASBERV ASSOCIAÇÃO BENEFICENTE EVANGÉLICA RESTAURANDO VIDAS. Art. 1º Fica

Leia mais

Cota de sorteio. carregamento (%) capitalização (%) 1º a 3º 2,20 87,80 10,00 4º 2,20 67,80 30,00 5º a 60º 2,20 6,39 91,41

Cota de sorteio. carregamento (%) capitalização (%) 1º a 3º 2,20 87,80 10,00 4º 2,20 67,80 30,00 5º a 60º 2,20 6,39 91,41 HIPERPLIN Processo SUSEP: 15414.003979/2006-87 Período de Comercialização: desde agosto/07 CONDIÇÕES GERAIS GLOSSÁRIO Subscritor é a pessoa que subscreve a proposta de aquisição do Título, assumindo o

Leia mais

DECRETO Nº 092, DE 1º DE DEZEMBRO DE 2009.

DECRETO Nº 092, DE 1º DE DEZEMBRO DE 2009. DECRETO Nº 092, DE 1º DE DEZEMBRO DE 2009. Dispõe sobre a Instituição do Regime Especial de Es-crituração Fiscal Eletrônica - REFE, aos prestadores e tomadores de serviços, sujeitos à tributação do Im-posto

Leia mais

INSTRUÇÕES - RESCISÃO DE CONTRATO DE ARRENDAMENTO MERCANTIL

INSTRUÇÕES - RESCISÃO DE CONTRATO DE ARRENDAMENTO MERCANTIL V.02-abr.07 INSTRUÇÕES - RESCISÃO DE CONTRATO DE ARRENDAMENTO MERCANTIL 1. RESCISÃO DE CONTRATO Para dar início ao processo de Rescisão é necessário entrar em contato com a Central de Atendimento e solicitar

Leia mais

ASSOCIAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DE LOGÍSTICA DA AMAZÔNIA

ASSOCIAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DE LOGÍSTICA DA AMAZÔNIA ASSOCIAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DE LOGÍSTICA DA AMAZÔNIA CONTRATO PARTICULAR DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS PESSOA JURÍDICA Categoria A Mais de 300 Colaboradores Pelo presente instrumento particular, as partes

Leia mais

CONDIÇÕES GERAIS DE ASSISTÊNCIA PROTEÇÃO A CARTÕES PLANO 1

CONDIÇÕES GERAIS DE ASSISTÊNCIA PROTEÇÃO A CARTÕES PLANO 1 CONDIÇÕES GERAIS DE ASSISTÊNCIA PROTEÇÃO A CARTÕES PLANO 1 1. QUADRO RESUMO DE SERVIÇOS ITEM SERVIÇOS LIMITES DO SERVIÇO 1 Assistência Global de Proteção a Cartões e Serviço de Solicitação de Cartão Substituto

Leia mais

Contrato de Parceria FAPAN- Faculdade do Pantanal e Sindicato dos Servidores Públicos Municipais.

Contrato de Parceria FAPAN- Faculdade do Pantanal e Sindicato dos Servidores Públicos Municipais. Contrato de Parceria FAPAN- Faculdade do Pantanal e Sindicato dos Servidores Públicos Municipais. São Partes no presente instrumento Particular: I - FACULDADE DO PANTANAL FAPAN, regularmente inscrita no

Leia mais

INSTRUÇÃO NORMATIVA N 02/2009

INSTRUÇÃO NORMATIVA N 02/2009 INSTRUÇÃO NORMATIVA N 02/2009 Regulamenta os procedimentos relativos à certificação digital, para garantir a segurança das transações eletrônicas realizadas por meio dos sistemas, das aplicações e dos

Leia mais

AVISO DE EDITAL EDITAL Nº 47/2011 CREDENCIAMENTO PARA PSIQUIATRA

AVISO DE EDITAL EDITAL Nº 47/2011 CREDENCIAMENTO PARA PSIQUIATRA AVISO DE EDITAL EDITAL Nº 47/2011 CREDENCIAMENTO PARA PSIQUIATRA O INSTITUTO DE PREVIDÊNCIA E ASSISTÊNCIA DOS SERVIDORES MUNICIPAIS DE NOVO HAMBURGO IPASEM, torna público que, pelo prazo de 60 (sessenta)

Leia mais

Faculdade Decisão Faculdade Decisão FADEC - CNPJ. 82.103.292/0001-52 Credenciada Pela Portaria MEC Nº 1029/2000 DOU: 21.07.2000

Faculdade Decisão Faculdade Decisão FADEC - CNPJ. 82.103.292/0001-52 Credenciada Pela Portaria MEC Nº 1029/2000 DOU: 21.07.2000 TERMO DE CONVÊNIO PARA ESTÁGIO CURRICULAR FADEC/EMPRESA TERMO DE CONVÊNIO PARA ESTÁGIO CURRICULAR QUE ENTRE SI CELEBRAM, DE UM LADO A FACULDADE DECISÃO E DE OUTRO LADO, A EMPRESA, VISANDO À REALIZAÇÃO

Leia mais