EFEITO DO SUBSTRATO E DO ÁCIDO INDOLBUTÍRICO NO ENRAIZAMENTO DE MINIESTACAS DE Cabralea canjerana (VELL.) MARTIUS¹

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "EFEITO DO SUBSTRATO E DO ÁCIDO INDOLBUTÍRICO NO ENRAIZAMENTO DE MINIESTACAS DE Cabralea canjerana (VELL.) MARTIUS¹"

Transcrição

1 EFEITO DO SUBSTRATO E DO ÁCIDO INDOLBUTÍRICO NO ENRAIZAMENTO DE MINIESTACAS DE Cabralea canjerana (VELL.) MARTIUS¹ GIMENES, E. S. 2, KIELSE, P. 3, LENCINA, K. H. 2, HEBERLE, M. 2, PIMENTEL, N. 2, QUADROS, K. M. 2, SCHWALBERT, R. 4, BISOGNIN, D. A. 4 1 Trabalho de Pesquisa _UFSM 2 Curso de Engenharia Florestal (UFSM), Santa Maria, RS, Brasil ³ Dr. Engenheira Florestal, Pós-doutoranda do Laboratório de Melhoramento e Propagação Vegetativa de Plantas (UFSM); 4 Curso de Agronomia (UFSM), Santa Maria, RS, Brasil eliseoiii@hotmail.com; RESUMO O objetivo do trabalho foi avaliar o enraizamento de miniestacas de canjerana em função do substrato, do ácido indolbutírico (AIB) e do tempo de permanência em câmara de nebulização. No primeiro experimento, as miniestacas foram tratadas com 2000 ppm de AIB e cultivadas em: S 1 substrato orgânico HF, S 2 substrato orgânico HF, areia grossa e casca de arroz carbonizada, S 3 areia grossa e S 4 casca de arroz carbonizada. No segundo experimento, as miniestacas foram tratadas com 0, 1000 e 2000 ppm de AIB e cultivadas no substrato S 2. As porcentagens de enraizamento e sobrevivência das miniestacas foram avaliadas aos 30 e 60 dias. O tratamento constituído de substrato orgânico, areia e casca de arroz carbonizada forneceu as melhores respostas de enraizamento e sobrevivência das miniestacas. A aplicação de 2000 ppm de AIB, bem como a permanência das miniestacas em câmara úmida por 60 dias, favoreceu o enraizamento adventício de canjerana. Palavras chave: Canjerana, miniestaquia, AIB 1. INTRODUÇÃO Cabralea canjerana (Vell.) Martius, conhecida popularmente por canjerana, é espécie arbórea que pertence a família Meliaceae. A madeira é considerada uma das mais valiosas do sul do Brasil, por apresentar excelente qualidade e resistência contra o ataque de insetos xilófagos. Da casca do caule da canjerana pode-se extrair corante, que tem sido empregado na indústria de tinturaria, especialmente para tingir pelegos. Além disso, a casca do caule e das raízes da árvore apresenta propriedades medicinais, podendo ser utilizada como purgativo, febrífugo, abortivo, antidispéptico, adstringente e emético. No Rio Grande do Sul, a floração de canjerana ocorre de fevereiro a março e a frutificação de julho a dezembro (CARVALHO, 2006). As sementes apresentam comportamento recalcitrante ao armazenamento, o que tem dificultado a produção de mudas em virtude da rápida perda da viabilidade das sementes durante a secagem. Este processo é iniciado quando a semente é

2 separada do fruto, sendo observada redução do poder germinativo após 10 dias do beneficiamento (LONGHI et al., 1984). Por essa razão, a sementes de canjerana devem ser colocadas para germinar logo após a maturação. A propagação vegetativa é indicada para espécies que apresentam dificuldade de reprodução via seminal, seja pela dificuldade de germinação ou pelo fato da semente ser insumo limitante (KRAMER; KOWLOWSKI, 1960). Outra vantagem da propagação vegetativa é a redução do tempo da cultura, pois as plantas formadas são capazes de florescer mais rápido se comparadas àquelas de origem seminal, uma vez que não passam pela fase de plântula (HARTMANN et al., 2010). Além disso, o uso da propagação vegetativa é indispensável quando se deseja multiplicar genótipos com características desejáveis, pois, normalmente, os indivíduos formados são geneticamente idênticos à planta que os originou (PAIVA; GOMES, 2005), o que é de relevante importância em programas de melhoramento florestal. Entre os principais métodos de propagação vegetativa destacam-se a estaquia, a miniestaquia e a micropropagação. A estaquia é um importante instrumento em programas de melhoramento genético, considerando que o processo de seleção de genótipos desejáveis ocorre na fase adulta, pelo enraizamento de estacas para a obtenção dos clones (WENDLING; XAVIER, 2003). Entretanto, o uso dessa técnica tem sido limitado pelo baixo potencial de enraizamento de propágulos obtidos de árvores adultas (HARTMANN et al., 2010). A miniestaquia é uma técnica recente que surgiu a partir do aprimoramento da estaquia, visando contornar as dificuldades de enraizamento de alguns clones adultos de Eucalyptus. Semelhante à técnica de estaquia, a miniestaquia baseia-se no conceito da juvenilidade, característica determinante no enraizamento de espécies lenhosas (HARTMANN et al., 2010). O uso dessa técnica tem possibilitado ganhos no processo de produção de mudas de espécies do gênero Eucalyptus, pois o maior grau de juvenilidade das miniestacas confere maior potencial de enraizamento adventício. Além disso, miniestacas têm apresentado sistema radicular mais vigoroso, favorecendo o desempenho da muda no campo (WENDLING; XAVIER, 2005). No entanto, pouco se conhece sobre o uso da miniestaquia para a propagação vegetativa de espécies arbóreas nativas, sendo necessária a realização de trabalhos que elucidem os fatores que podem estar envolvidos no enraizamento adventício dessas espécies. Na propagação vegetativa, o substrato tem papel fundamental no enraizamento, pois permite a fixação da estaca e o crescimento radicular. Contudo, é difícil encontrar todas as características ideais em um único componente, sendo normalmente recomendada a mistura de materiais para a elaboração do substrato. O estímulo hormonal também é fator determinante ao enraizamento (SMART et al., 2003), sendo o ácido indolbutírico (AIB)

3 comumente utilizado para auxiliar a formação de raízes adventícias. Em cedro-australiano (Toona ciliata M. Roemer), não foi necessária a aplicação de auxina para a formação de raízes nas miniestacas (SOUZA et al., 2009). Em estudo de miniestaquia de leiteiro (Sapium glandulotum Vell.), também foi verificado que as doses de AIB não influenciaram as respostas de enraizamento das miniestacas (FERREIRA et al., 2010). O objetivo deste trabalho foi avaliar a influência da composição do substrato e das doses de ácido indolbutírico no enraizamento de miniestacas de canjerana. 2. MATERIAL E MÉTODOS O presente trabalho foi desenvolvido no Núcleo de Melhoramento e Propagação Vegetativa de Plantas (MPVP), Departamento de Fitotecnia da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), nos meses de março e abril de Para a realização dos experimentos, mudas de canjerana acondicionadas em potes plásticos contendo 300 cm 3 de substrato orgânico foram submetidas à poda drástica para formar as minicepas, que após 30 dias emitiram os brotos utilizados para o preparo das miniestacas (Figura 1A). No primeiro experimento, miniestacas de gema única, com 1,5 a 2,0 cm de comprimento e uma folha reduzida pela metade, foram tratadas em solução com 2000 ppm de ácido indolbutírico (AIB), por 10 segundos, e cultivadas na posição vertical em bandejas de polietileno (55 x 34 x 15 cm) contendo os seguintes substratos: substrato 1 substrato orgânico HF, substrato 2 substrato orgânico HF, areia de granulometria grossa e casca de arroz carbonizada (1:1:1 v/v), substrato 3 areia grossa, e substrato 4 casca de arroz carbonizada. A solução de AIB foi previamente dissolvida em 50% de álcool etílico (98 GL) e diluída em 50% de água destilada. Os cultivos foram mantidos em câmara de nebulização, com temperatura de 25 C e umidade relativa do ar de 80%. O delineamento experimental foi inteiramente casualizado, com cinco repetições de quatro miniestacas por tratamento. Foram avaliados a porcentagem de enraizamento e de sobrevivência das miniestacas, aos 60 dias da instalação do experimento. No segundo experimento, miniestacas de gema única, com 1,0 a 1,5 cm de comprimento e uma folha reduzida pela metade, foram tratadas em solução de 0, 1000 e 2000 ppm de AIB, por 10 segundos, e cultivadas em bandejas de polietileno contendo substrato orgânico HF, areia de granulometria grossa e casca de arroz carbonizada (1:1:1). Os cultivos foram mantidos em câmara de nebulização com temperatura de 25 C e umidade relativa do ar de 80%. As porcentagens de enraizamento e sobrevivência das miniestacas foram avaliadas aos 30 e 60 dias de permanência na câmara de nebulização. O experimento foi um fatorial 2 x 3 (tempo de permanência na câmara e doses de AIB) no delineamento inteiramente casualizado, com cinco repetições de quatro miniestacas por tratamento.

4 Em ambos os experimentos, os dados foram submetidos à análise de variância, com médias dos tratamentos comparadas pelo teste de Tukey a 5% de probabilidade de erro. 3. RESULTADOS E DISCUSSÃO No primeiro experimento, foi verificada influência do substrato no enraizamento e sobrevivência das miniestacas de canjerana (p 0,05). O tratamento constituído pela mistura de substrato orgânico, areia e casca de arroz carbonizada (1:1:1 v/v) forneceu as melhores respostas de enraizamento e sobrevivência (Tabela 1). Resultado similar foi obtido em miniestacas de erva-mate (Ilex paraguariensis Saint Hill.), no qual foi observado que a mistura de substratos (casca de arroz carbonizada, substrato comercial à base de pinus e vermiculita) possibilitou maior porcentagem de enraizamento (BRONDANI et al., 2007). Por outro lado, em estudo de miniestaquia de espinheira-santa (Maytenus ilicifolia Mart. ex Reissek), observou-se maior capacidade de enraizamento das miniestacas cultivadas em substrato orgânico puro (LIMA et al., 2009), discordando dos resultados obtidos no presente estudo (Tabela 1). Segundo Wendling e Gatto (2002), a escolha da composição do substrato deve ser realizada em função da espécie e das condições de enraizamento, sendo este último variável de acordo com o manejo adotado na produção de mudas. Tabela 1. Porcentagens de enraizamento e sobrevivência de miniestacas de canjerana (Cabralea canjerana) tratadas com 2000 ppm de ácido indolbutírico e cultivadas em diferentes substratos, avaliadas aos 60 dias em câmara de nebulização. Santa Maria, RS, Fonte de variação Porcentagem de enraizamento Porcentagem de sobrevivência Substrato 1 15 b * 70 b Substrato 2 75 a 100 a Substrato 3 45 b 30 c Substrato 4 30 b 15 c Média 41,25 53,75 CV (%) 39,44 14,13 * Médias seguidas de mesma letra não diferem entre si pelo teste de Tukey ao nível de 5 % de probabilidade de erro. Substrato 1 - substrato orgânico, Substrato 2 - substrato orgânico, areia e casca de arroz carbonizada (1:1:1 v/v), Substrato 3 - areia e Substrato 4 - casca de arroz carbonizada. No segundo experimento, não foi observada interação significativa entre as doses de AIB e o tempo de permanência das miniestacas na câmara úmida (p 0,05), sendo os fatores avaliados de forma independente. As miniestacas de canjerana tratadas com 2000 ppm de

5 AIB (Figura 1B) apresentaram maior porcentagem de enraizamento (52,5%), diferindo significativamente dos demais tratamentos (Tabela 2). A permanência das miniestacas em câmara úmida por 60 dias favoreceu o enraizamento. Em ambos os tempos de permanência, observou-se boas respostas de sobrevivência das miniestacas, indicando que as condições do ambiente foram adequadas para a manutenção do material vegetal, tanto aos 30 quanto aos 60 dias de cultivo. Em miniestacas de leiteiro (Sapium glandulatum Vell.) tratadas com 2000 ppm foi observado 68,5% de enraizamento, mas esse tratamento promoveu as piores respostas de sobrevivência (7,45%), justificada por possível efeito tóxico da auxina (FERREIRA et al., 2010). Fachinello et al. (2005) mencionam que o uso de auxina favorece o enraizamento adventício até uma dose máxima, a partir da qual provoca efeito fitotóxico. Neste experimento, a dose de 2000 ppm não se mostrou tóxica às miniestacas de canjerana. A B Figura 1. Brotos em minicepa de canjerana (Cabralea canjerana) (A) e raízes em miniestaca de canjerana tratada com 2000 ppm de ácido indolbutírico A (AIB), aos 60 dias de avaliação (B). Barra = 1,0 cm. Santa Maria, RS, Na propagação vegetativa, o curto período de enraizamento e uma adequada aclimatização das plantas são fatores de relevante importância para a eficiência do processo de produção de mudas. No caso da canjerana, estudos têm mostrado que miniestacas mantidas em ambiente de enraizamento, por 30 dias, não apresentam bom desenvolvimento durante a fase de aclimatização (dados não publicados). Por outro lado, miniestacas

6 mantidas por 60 dias em câmara apresentaram satisfatório vigor vegetativo durante a fase de aclimatização, indicando que o maior período de permanência do material vegetal no ambiente de enraizamento favorece o posterior desenvolvimento das plantas, apesar de aumentar o tempo para a produção de mudas. Tabela 2. Porcentagens de enraizamento e sobrevivência de miniestacas de canjerana (Cabralea canjerana) em função das doses de ácido indolbutírico (AIB) e do tempo de permanência na câmara de nebulização. Santa Maria, RS, Doses de AIB (ppm) Porcentagem de enraizamento Porcentagem de sobrevivência ,5 a * 100 a ,0 b 85 b 0 7,5 b 80 b Tempo de permanência (dias) a 86 a b 90 a CV (%) 51,15 14,98 * Médias seguidas pela mesma letra na coluna, não diferem entre si pelo teste de Tukey ao nível de 5 % de probabilidade de erro. Estudos adicionais estão sendo desenvolvidos no Núcleo de Melhoramento e Propagação Vegetativa de Plantas, para avaliar o comportamento das miniestacas em função do tempo de permanência em câmara de nebulização, visando à obtenção de plantas que apresentem maior vigor vegetativo durante a aclimatização e um eficiente processo de produção de mudas. 4. CONCLUSÕES Miniestacas de canjerana cultivadas em substrato comercial à base de casca de pinus, areia e casca de arroz carbonizada (1:1:1 v/v) apresentam maior capacidade de enraizamento e sobrevivência. O uso de 2000 ppm de AIB favorece a indução de raízes em miniestacas de canjerana. REFERÊNCIAS

7 BRONDANI, G.E. et al. Ambiente de enraizamento e substrato na miniestaquia de ervamate. Scientia Agraria, Curitiba, v. 8, n. 3, p , CARVALHO, P. E. R. Espécies arbóreas brasileiras. Brasília: Embrapa Informação Tecnológica; Colombo: Embrapa Florestas, v. 2, 2006, 628 p. FACHINELLO, J. C.; HOFFMANN, A.; NACHTIGAL, J. C. (Eds). Propagação de plantas frutíferas. Brasília: Embrapa Informações Tecnológicas p. FERREIRA, B. G. A.; ZUFFELLATO-RIBAS, K. C.; WENDLING, I.; KOEHLER, H. S.; NOGUEIRA, A. C. Miniestaquia de Sapium glandulatum (Vell.) Pax com o uso de ácido indolbutírico e ácido naftaleno acético. Ciência Florestal, Santa Maria, v. 20, n. 1, p , HARTMANN, H. T.; KESTER, D. E.; DAVIES, F. T.; GENEVE, R. L. Plant propagation: principles and practices. New Jersey: Prentice Hall, p. KRAMER, P. J.; KOSLOWSKI, T. T. Fisiologia das árvores. 1 ed. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, p. LIMA, D. M. de; TANNO, G.N.; PURCINO, M.; BIASI, L.A.; ZUFFELLATO-RIBAS, K.; ZANETTE, F. Enraizamento de miniestacas de espinheira-santa (Maytenus ilicifolia Mart. ex Reissek) em diferentes substratos. Ciência Agrotécnica, Lavras, v. 33, n. 2, p , LONGHI, R. A.; MARQUES, S. E.; BISSANI, V. Época de colheita, tratamento de sementes e métodos de semeadura utilizados no viveiro florestal de Nova Prata. In: CONGRESSO FLORESTAL ESTADUAL, 5., 1984, Nova Prata. Anais... Nova Prata: v.2, p PAIVA, H. N.; GOMES, J. M. Propagação vegetativa de espécies florestais. 3. ed. Viçosa: UFV, p. (Caderno didático, 83) SMART, D. R.; KOCSIS, L.; WALKER, A.M.; STOCKERT, C. Dormant buds and adventitious root formation by Vitis and other woody plants. Journal of Plant Growth Regulation, New York, v. 21, p , 2003.

8 SOUZA, J. C. A. V.; BARROSO, D.G.; CARNEIRO, J.G.A.; TEIXEIRA, S.L.; BALBINOT, E. Propagação vegetativa de cedro-australiano (Toona ciliata M. Roemer) por miniestaquia. Revista Árvore, Viçosa, v. 3, n. 2, p , WENDLING, I.; GATTO, A. Substrato, adubação e irrigação na produção de mudas. Viçosa: Aprenda Fácil, p. WENDLING, I; XAVIER, A. Miniestaquia seriada no rejuvenescimento de clones de Eucalyptus. Pesquisa Agropecuária Brasileira, Brasília, v. 38, n. 4, p , WENDLING, I.; XAVIER, A. Influência da miniestaquia seriada no vigor radicular de clones de Eucalyptus grandis. Revista Árvore, Viçosa, v. 29, n. 5, p , 2005.

Anais do Seminário de Bolsistas de Pós-Graduação da Embrapa Amazônia Ocidental

Anais do Seminário de Bolsistas de Pós-Graduação da Embrapa Amazônia Ocidental Anais do Seminário de Bolsistas de Pós-Graduação da Embrapa Amazônia Ocidental Anais do Seminário de Bolsistas de Pós-Graduação da Embrapa Amazônia Ocidental Propagação Vegetativa de Piper hispidum Sw.

Leia mais

PRODUÇÃO DE MINIESTACAS E MICROESTACAS EM JARDIM CLONAL E VIGOR E SOBREVIVÊNCIA DAS MINICEPAS E MICROCEPAS DE ERVA-MATE 1

PRODUÇÃO DE MINIESTACAS E MICROESTACAS EM JARDIM CLONAL E VIGOR E SOBREVIVÊNCIA DAS MINICEPAS E MICROCEPAS DE ERVA-MATE 1 PRODUÇÃO DE MINIESTACAS E MICROESTACAS EM JARDIM CLONAL E VIGOR E SOBREVIVÊNCIA DAS MINICEPAS E MICROCEPAS DE ERVA-MATE 1 QUADROS, Kenia Michele de 2 ; COMIRAN, Mariane 3 ; BISOGNIN, Dilson Antônio 4 ;

Leia mais

ENRAIZAMENTO DE ESTACAS DE ERVA-MATE COLETADAS EM DIFERENTES POSIÇÕES DE RAMOS EPICÓRMICOS DE ERVA-MATE 1

ENRAIZAMENTO DE ESTACAS DE ERVA-MATE COLETADAS EM DIFERENTES POSIÇÕES DE RAMOS EPICÓRMICOS DE ERVA-MATE 1 ENRAIZAMENTO DE ESTACAS DE ERVA-MATE COLETADAS EM DIFERENTES POSIÇÕES DE RAMOS EPICÓRMICOS DE ERVA-MATE 1 COMIRAN, Mariane 2 ; QUADROS, Kenia Michele de 3 ;FISCHER, Hardi 2 ; SCHWALBERT, Raíssa 2 ; BISOGNIN,

Leia mais

ENRAIZAMENTO DE ESTACAS SEMI-LENHOSAS DE CEREJEIRA-DO-RIO- GRANDE (EUGENIA INVOLUCRATA DC.) TRATADAS COM ANTIOXIDANTE, FLOROGLUCINOL E AIB

ENRAIZAMENTO DE ESTACAS SEMI-LENHOSAS DE CEREJEIRA-DO-RIO- GRANDE (EUGENIA INVOLUCRATA DC.) TRATADAS COM ANTIOXIDANTE, FLOROGLUCINOL E AIB ENRAIZAMENTO DE ESTACAS SEMI-LENHOSAS DE CEREJEIRA-DO-RIO- GRANDE (EUGENIA INVOLUCRATA DC.) TRATADAS COM ANTIOXIDANTE, FLOROGLUCINOL E AIB Rafaelle da Silva Soares 1 ; Leonardo Cury da Silva 2 ; Paulo

Leia mais

Experimentos. Fisiologia Vegetal x Anatomia

Experimentos. Fisiologia Vegetal x Anatomia AULA 5 Experimentos Fisiologia Vegetal x Anatomia Katia Christina Zuffellato-Ribas Tibouchina pulchra (quaresmeira) ÁRVORES NATIVAS DA FLORESTA ATLÂNTICA (SÃO JOSÉ DOS PINHAIS - PR) Tibouchina pulchra

Leia mais

Título da Pesquisa: Palavras-chave: Campus: Tipo Bolsa Financiador Bolsista (as): Professor Orientador: Área de Conhecimento: Resumo

Título da Pesquisa: Palavras-chave: Campus: Tipo Bolsa Financiador Bolsista (as): Professor Orientador: Área de Conhecimento: Resumo Título da Pesquisa: Produção de mudas de figo em hidroponia Palavras-chave: Fruticultura, Estacas, Enraizamento, Propagação. Campus: Bambuí Tipo de Bolsa: PIBITI Financiador: CNPq Bolsista (as): William

Leia mais

PRODUÇÃO DE MUDAS DE RESEDÁ POR ESTAQUIA COM DIFERENTES RECIPIENTES E HORMÔNIO AIB

PRODUÇÃO DE MUDAS DE RESEDÁ POR ESTAQUIA COM DIFERENTES RECIPIENTES E HORMÔNIO AIB PRODUÇÃO DE MUDAS DE RESEDÁ POR ESTAQUIA COM DIFERENTES RECIPIENTES E HORMÔNIO AIB Bruno E. de OLIVEIRA 1 ; Danilo E. L. SILVA 2 ; Everton MARTINS 3 ; Ricardo A. da SILVA 4 ; Ariana V. SILVA 5 ; Juliano

Leia mais

XIX CONGRESSO DE PÓS-GRADUAÇÃO DA UFLA 27 de setembro a 01 de outubro de 2010

XIX CONGRESSO DE PÓS-GRADUAÇÃO DA UFLA 27 de setembro a 01 de outubro de 2010 7 de setembro a 1 de outubro de 1 TIPO DE RAMO E CONCENTRAÇÕES DE ÁCIDO INDOLBUTÍRICO E STIMULATE NA PROPAGAÇÃO DA LICHIEIRA RESUMO ANA CLAUDIA COSTA 1, JOSÉ DARLAN RAMOS, ANTÔNIO DECARLOS NETO 3, DANIELLA

Leia mais

Resumo Expandido. Resumo:

Resumo Expandido. Resumo: Resumo Expandido Título da Pesquisa: Avaliação de diferentes enraizadores em mini estacas de clones de Eucalyptus urophylla no período de inverno. Palavras-chave: Enraizadores alternativos; Clonagem; Eucalyptus

Leia mais

RESGATE VEGETATIVO POR SEMIANELAMENTO E ESTAQUIA DE ÁRVORES ADULTAS DE IMBUIA (Ocotea porosa)

RESGATE VEGETATIVO POR SEMIANELAMENTO E ESTAQUIA DE ÁRVORES ADULTAS DE IMBUIA (Ocotea porosa) RESGATE VEGETATIVO POR SEMIANELAMENTO E ESTAQUIA DE ÁRVORES ADULTAS DE IMBUIA (Ocotea porosa) Carolina Busanello 1 ; Marceli Buss 2 ; Gilson Ribeiro Nachtigall 3 ; Alan Schreiner Padilha 4 ; Ricardo de

Leia mais

IV Congresso Brasileiro de Mamona e I Simpósio Internacional de Oleaginosas Energéticas, João Pessoa, PB 2010 Página 294

IV Congresso Brasileiro de Mamona e I Simpósio Internacional de Oleaginosas Energéticas, João Pessoa, PB 2010 Página 294 Página 294 USO DE ÁCIDO INDOL BUTÍRICO NA MINIESTAQUIA DE PINHÃO MANSO (Jatropha curcas L.) * Mateus Cassol Tagliani 1 ; Katia Christina Zuffellato-Ribas 2 ; Bruno Galvêas Laviola 3 ; Ivar Wendling 4 1

Leia mais

SUBSTRATOS E AIB NO ENRAIZAMENTO DE ESTACAS DE AMOREIRA-PRETA XAVANTE

SUBSTRATOS E AIB NO ENRAIZAMENTO DE ESTACAS DE AMOREIRA-PRETA XAVANTE SUBSTRATOS E AIB NO ENRAIZAMENTO DE ESTACAS DE AMOREIRA-PRETA XAVANTE LILIAN YUKARI YAMAMOTO 1 ; RENATA KOYAMA 1 ; WELLINGTON FERNANDO SILVA BORGES 2 ; LUÍS EDUARDO CORRÊA ANTUNES 3 ; ADRIANE MARINHO DE

Leia mais

Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária Embrapa Amazônia Oriental Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento

Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária Embrapa Amazônia Oriental Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária Embrapa Amazônia Oriental Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento Embrapa Amazônia Oriental Belém, PA 2015 ENRAIZAMENTO IN VITRO DA PATAQUEIRA Marly

Leia mais

MÉTODOS DE RESGATE E IDADES CRONOLÓGICAS DE PLANTAS-MATRIZES NO ENRAIZAMENTO DE BROTAÇÕES EPICÓRMICAS DE

MÉTODOS DE RESGATE E IDADES CRONOLÓGICAS DE PLANTAS-MATRIZES NO ENRAIZAMENTO DE BROTAÇÕES EPICÓRMICAS DE Ciência Florestal, Santa Maria, v. 27, n. 4, p. 1409-1413, out.-dez., 2017 ISSN 1980-5098 MÉTODOS DE RESGATE E IDADES CRONOLÓGICAS DE PLANTAS-MATRIZES NO ENRAIZAMENTO DE BROTAÇÕES EPICÓRMICAS DE Ilex paraguariensis

Leia mais

EFEITO DO USO DE EXTRATO AQUOSO DE TIRIRICA (Cyperus rotundus) NA FISIOLOGIA DE PLANTAS

EFEITO DO USO DE EXTRATO AQUOSO DE TIRIRICA (Cyperus rotundus) NA FISIOLOGIA DE PLANTAS MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ PRÓ-REITORIA DE PESQUISA- PROPESQ COORDENAÇÃO DE INOVAÇÃO TECNOLÓGICA CITEC Programa Institucional de Bolsa em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação

Leia mais

Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária Embrapa Amazônia Oriental Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento

Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária Embrapa Amazônia Oriental Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária Embrapa Amazônia Oriental Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento Embrapa Amazônia Oriental Belém, PA 2015 EFEITO DE SUBSTRATOS NA PROPAGAÇÃO VEGETATIVA

Leia mais

Enraizamento de estacas de mini-ixora (Ixora coccinea Compacta) sob diferentes substratos e reguladores de enraizamento

Enraizamento de estacas de mini-ixora (Ixora coccinea Compacta) sob diferentes substratos e reguladores de enraizamento Enraizamento de estacas de mini-ixora (Ixora coccinea Compacta) sob diferentes substratos e reguladores de enraizamento Marcelo Dumont Moura ; Sheila Isabel do Carmo Pinto (2) Estudante de Agronomia. Instituto

Leia mais

Anais do Seminário de Bolsistas de Pós-Graduação da Embrapa Amazônia Ocidental

Anais do Seminário de Bolsistas de Pós-Graduação da Embrapa Amazônia Ocidental Anais do Seminário de Bolsistas de Pós-Graduação da Embrapa Amazônia Ocidental Anais do Seminário de Bolsistas de Pós-Graduação da Embrapa Amazônia Ocidental Enraizamento Adventício em Estacas de Sacha-Inchi

Leia mais

ENRAIZAMENTO DE HORTÊNSIA (Hidrangea macrophylla) EM DIFERENTES RECIPIENTES COM E SEM APLICAÇÃO DE HORMÔNIO AIB

ENRAIZAMENTO DE HORTÊNSIA (Hidrangea macrophylla) EM DIFERENTES RECIPIENTES COM E SEM APLICAÇÃO DE HORMÔNIO AIB ENRAIZAMENTO DE HORTÊNSIA (Hidrangea macrophylla) EM DIFERENTES RECIPIENTES COM E SEM APLICAÇÃO DE HORMÔNIO AIB Maryana M. de SOUZA 1 ; Ariana V. SILVA 2 ; Fernando de P. MARIANO 3 ; Madelene G. SOUSA

Leia mais

INFLUÊNCIA DAS FOLHAS NO ENRAIZAMENTO DE MINIESTACAS DE HÍBRIDOS DE EUCALIPTO INFLUENCE OF LEAVES IN ROOTING OF MINICUTTINGS OF EUCALYPTUS HYBRIDS

INFLUÊNCIA DAS FOLHAS NO ENRAIZAMENTO DE MINIESTACAS DE HÍBRIDOS DE EUCALIPTO INFLUENCE OF LEAVES IN ROOTING OF MINICUTTINGS OF EUCALYPTUS HYBRIDS INFLUÊNCIA DAS FOLHAS NO ENRAIZAMENTO DE MINIESTACAS DE HÍBRIDOS DE EUCALIPTO 101 MORAES, Carlos Eduardo 1 FONSECA, Roberto Carlos de Melo 2 RUI, Miliana 3 Recebido em: 2013.10.10 Aprovado em: 2014.04.

Leia mais

Análise do balanço hídrico e nutricional em Cedrela fissilis Vell. em diferentes substratos e lâminas de água

Análise do balanço hídrico e nutricional em Cedrela fissilis Vell. em diferentes substratos e lâminas de água EIXO TEMÁTICO: Ciências Ambientais e da Terra Análise do balanço hídrico e nutricional em Cedrela fissilis Vell. em diferentes substratos e lâminas de água Francineide Morais de Araújo 1 Bruna Tavares

Leia mais

I SEMINÁRIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA EMBRAPA ACRE

I SEMINÁRIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA EMBRAPA ACRE USO DE DIFERENTES SUBSTRATOS E RECIPIENTES NA PRODUÇÃO DE MUDAS DE ANDIROBA (CARAPA GUIANENSES AUBL.) Simone Holanda Leite 1, Rute de Oliveira Freire 2, Jéssika Fyama Batista de Mesquita 3, Francisco de

Leia mais

Aclimatização ex vitro de Aechmea setigera, bromélia endêmica da Amazônia, Acre, Brasil

Aclimatização ex vitro de Aechmea setigera, bromélia endêmica da Amazônia, Acre, Brasil http://dx.doi.org/10.12702/viii.simposfloresta.2014.53-643-1 Aclimatização ex vitro de Aechmea setigera, bromélia endêmica da Amazônia, Acre, Brasil João R. A. Leão 1, Janaína M. Vasconcelos 2, Andrea

Leia mais

PROPAGAÇÃO VEGETATIVA DE CEDRO-ROSA POR MINIESTAQUIA 1

PROPAGAÇÃO VEGETATIVA DE CEDRO-ROSA POR MINIESTAQUIA 1 Trab-7- (5 páginas) Propagação Vegetativa de Cedro-Rosa por Miniestaquia 39 PROPAGAÇÃO VEGETATIVA DE CEDRO-ROSA POR MINIESTAQUIA Aloisio Xavier, Glêison Augusto dos Santos, Ivar Wendling e Marcelo Lelis

Leia mais

ENRAIZAMENTO IN VITRO E ACLIMATIZAÇAO EM VERMICULITA DE PIMENTA- DO-REINO (Piper nigrum L.)

ENRAIZAMENTO IN VITRO E ACLIMATIZAÇAO EM VERMICULITA DE PIMENTA- DO-REINO (Piper nigrum L.) ENRAIZAMENTO IN VITRO E ACLIMATIZAÇAO EM VERMICULITA DE PIMENTA- DO-REINO (Piper nigrum L.) AMARAL, Leila Márcia Souza ; LEMOS, Oriel Filgueira de ; MELO, Elane Cristina Amoras, ALVES, Sérgio Augusto Oliveira,

Leia mais

Tecnologias para produção de mudas de pequenas frutas e frutas nativas. Márcia Wulff Schuch Prof Titular Fruticultura FAEM/UFPel P PP

Tecnologias para produção de mudas de pequenas frutas e frutas nativas. Márcia Wulff Schuch Prof Titular Fruticultura FAEM/UFPel P PP Tecnologias para produção de mudas de pequenas frutas e frutas nativas Márcia Wulff Schuch Prof Titular Fruticultura FAEM/UFPel P PP Introdução o Pequenas frutas e Frutas nativas Alto potencial econômico

Leia mais

SOBREVIVÊNCIA DE ESTACAS DE ESPÉCIES ARBÓREAS EM SUBSTRATOS COM DIFERENTES DOSES DE AIB PLANTADAS EM TUBETE

SOBREVIVÊNCIA DE ESTACAS DE ESPÉCIES ARBÓREAS EM SUBSTRATOS COM DIFERENTES DOSES DE AIB PLANTADAS EM TUBETE 5ª Jornada Científica e Tecnológica e 2º Simpósio de Pós-Graduação do IFSULDEMINAS 06 a 09 de novembro de 2013, Inconfidentes/MG SOBREVIVÊNCIA DE ESTACAS DE ESPÉCIES ARBÓREAS EM SUBSTRATOS COM DIFERENTES

Leia mais

Ciência Florestal ISSN: Universidade Federal de Santa Maria Brasil

Ciência Florestal ISSN: Universidade Federal de Santa Maria Brasil Ciência Florestal ISSN: 0103-9954 cf@ccr.ufsm.br Universidade Federal de Santa Maria Brasil de Souza Junior, Levi; Quoirin, Marguerite; Wendling, Ivar MINIESTAQUIA DE Grevillea robusta A. Cunn. A PARTIR

Leia mais

Indução de enraizamento adventício de Hibiscus sabdariffa L. sob diferentes concentrações de Ácido Indol-Butírico (AIB). (1)

Indução de enraizamento adventício de Hibiscus sabdariffa L. sob diferentes concentrações de Ácido Indol-Butírico (AIB). (1) Indução de enraizamento adventício de Hibiscus sabdariffa L. sob diferentes concentrações de Ácido Indol-Butírico (AIB). (1) Bruna Regina Ferreira Neves (2) ; Adriano Alvim Rocha (2) ; Rosária da Costa

Leia mais

INFLUÊNCIA DA ÉPOCA DO ANO NO SUCESSO DA ENXERTIA NAS VARIEDADES DE ABACATEIRO: HASS E FORTUNA

INFLUÊNCIA DA ÉPOCA DO ANO NO SUCESSO DA ENXERTIA NAS VARIEDADES DE ABACATEIRO: HASS E FORTUNA INFLUÊNCIA DA ÉPOCA DO ANO NO SUCESSO DA ENXERTIA NAS VARIEDADES DE ABACATEIRO: HASS E FORTUNA Inez Vilar de Morais Oliveira 1 ; Ítalo Herbert Lucena Cavalcante 2 ; Danilo Franco 3 ; Antonio Baldo Geraldo

Leia mais

Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária Embrapa Florestas Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento Propagação e nutrição de erva-mate

Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária Embrapa Florestas Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento Propagação e nutrição de erva-mate Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento Propagação e nutrição de erva-mate Ivar Wendling Delmar Santin Editores Técnicos Embrapa Brasília, DF 2014

Leia mais

Curso de Engenharia Florestal da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Santa Maria, RS, Brasil 8

Curso de Engenharia Florestal da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Santa Maria, RS, Brasil 8 PROPAGAÇÃO DE DOIS TIPOS DE ESTACAS HERBÁCEAS DO PORTA- ENXERTO DE VIDEIRA PAULSEN 1103 SUBMETIDAS A DIFERENTES CONCENTRAÇÕES DE ÁCIDO INDÓLBUTÍRICO. 1 HAMANN, Jonas Janner 2 ; FRONZA, Diniz 3 ; MEYER,

Leia mais

Ciência Florestal, Santa Maria, v. 20, n. 1, p , jan.-mar., 2010 ISSN

Ciência Florestal, Santa Maria, v. 20, n. 1, p , jan.-mar., 2010 ISSN Ciência Florestal, Santa Maria, v. 20, n. 1, p. 19-31, jan.-mar., 2010 ISSN 0103-9954 19 MINIESTAQUIA DE Sapium glandulatum (Vell.) PAX COM O USO DE ÁCIDO INDOL BUTÍRICO E ÁCIDO NAFTALENO ACÉTICO MINI-CUTTING

Leia mais

Ácido Indolilacético (AIA) no Enraizamento de Estacas de Eucalipto Citriodora

Ácido Indolilacético (AIA) no Enraizamento de Estacas de Eucalipto Citriodora Ácido Indolilacético (AIA) no Enraizamento de Estacas de Eucalipto Citriodora Máira Beatriz Teixeira da Costa (1) ; Jordana de Paula Cândido (2) ; Ingrid Borges de Lima (3) ; Carla Mariane Machado dos

Leia mais

PROPAGAÇÃO VEGETATIVA DE ABACATEIRO (Persea sp.), POR ESTAQUIA(1)

PROPAGAÇÃO VEGETATIVA DE ABACATEIRO (Persea sp.), POR ESTAQUIA(1) PROPAGAÇÃO VEGETATIVA DE ABACATEIRO (Persea sp.), POR ESTAQUIA(1) Samar Velho da Silveira(2) Paulo Vítor Dutra de Souza(3) Otto Carlos KoIler(4) (1) Estudo financiado pela FINEP. (2) Eng. Agr., aluno do

Leia mais

Palavras-chave: Eucalyptus sp., fósforo-agrícola. enraizamento. substrato, miniestaquia.

Palavras-chave: Eucalyptus sp., fósforo-agrícola. enraizamento. substrato, miniestaquia. PRUDUÇÃO INICIAL DE MUDAS CLONADAS DE EUCALIPTO Mennes Vieira da Silva 1 ; Wilson Itamar Maruyama 2 1 Bolsista UEMS UEMS/UUC; E-mail: mennesvs@yahoo.com.br 2 Professor Orientador UEMS/UUC; E-mail: wilsonmaruyama@yahoo.com.br

Leia mais

INSTALAÇÃO E MANEJO DE MINIJARDIM E MICROJARDIM CLONAL DE ERVA-MATE EM SISTEMA DE CULTIVO SEM SOLO 1

INSTALAÇÃO E MANEJO DE MINIJARDIM E MICROJARDIM CLONAL DE ERVA-MATE EM SISTEMA DE CULTIVO SEM SOLO 1 INSTALAÇÃO E MANEJO DE MINIJARDIM E MICROJARDIM CLONAL DE ERVA-MATE EM SISTEMA DE CULTIVO SEM SOLO 1 QUADROS, Kenia Michele de 2 ; COMIRAN, Mariane 3 ; BISOGNIN, Dilson Antônio 4 ; FISCHER, Hardi 5 ; RAUBER,

Leia mais

Uso de Ácido Indol Butírico na Miniestaquia de Pinhão-manso (Jatropha curcas L.) *

Uso de Ácido Indol Butírico na Miniestaquia de Pinhão-manso (Jatropha curcas L.) * Comunicado Técnico Julho, 04 ISSN 2177-4447 Brasília, DF 2010 Uso de Ácido Indol Butírico na Miniestaquia de Pinhão-manso (Jatropha curcas L.) * Mateus Cassol Tagliani 1 Katia Christina Zuffellato-Ribas

Leia mais

PROPAGAÇÃO VEGETATIVA

PROPAGAÇÃO VEGETATIVA PROPAGAÇÃO VEGETATIVA Propagação vegetativa em espécies florestais: Enxertia Estaquia Microestaquia Enxertia União de partes de uma planta em outra, de forma que as duas partes de plantas diferentes passem

Leia mais

Substratos, concentrações de ácido indolbutírico e tipos de miniestacas no enraizamento de melaleuca (Melaleuca alternifolia Cheel)

Substratos, concentrações de ácido indolbutírico e tipos de miniestacas no enraizamento de melaleuca (Melaleuca alternifolia Cheel) 611, concentrações de ácido indolbutírico e tipos de miniestacas no enraizamento de melaleuca (Melaleuca alternifolia Cheel) OLIVEIRA, Y. 1 *; ALCANTARA, G.B. 1 ; GUEDES, I. 1 ; PINTO, F. 1 ; QUOIRIN,

Leia mais

INFLUÊNCIA DA ESTAÇÃO DA PRIMAVERA E DO EXTRATO DE TIRIRICA NO ENRAIZAMENTO DE ESTACAS DE AZALÉIA

INFLUÊNCIA DA ESTAÇÃO DA PRIMAVERA E DO EXTRATO DE TIRIRICA NO ENRAIZAMENTO DE ESTACAS DE AZALÉIA 6ª Jornada Científica e Tecnológica e 3º Simpósio de Pós-Graduação do IFSULDEMINAS 04 e 05 de novembro de 2014, Pouso Alegre/MG INFLUÊNCIA DA ESTAÇÃO DA PRIMAVERA E DO EXTRATO DE TIRIRICA NO ENRAIZAMENTO

Leia mais

MACROPROPAGAÇÃO DO MIRTILO SOB EFEITO DO ÁCIDO INDOLBUTÍRICO (AIB) EM DIFERENTES CONCENTRAÇÕES E TEMPOS DE IMERSÃO

MACROPROPAGAÇÃO DO MIRTILO SOB EFEITO DO ÁCIDO INDOLBUTÍRICO (AIB) EM DIFERENTES CONCENTRAÇÕES E TEMPOS DE IMERSÃO MACROPROPAGAÇÃO DO MIRTILO SOB EFEITO DO ÁCIDO INDOLBUTÍRICO (AIB) EM DIFERENTES CONCENTRAÇÕES E TEMPOS DE IMERSÃO Giovanna CERQUEIRA 1 ; Renata A. MOREIRA 2 ; Lucas P. S. SANTOS 3 ; Paula C. BORGES 4

Leia mais

DESENVOLVIMENTO DE PORTA ENXERTOS DE Eugenia uniflora L. (MYRTACEAE) EM DIFERENTES SUBSTRATOS

DESENVOLVIMENTO DE PORTA ENXERTOS DE Eugenia uniflora L. (MYRTACEAE) EM DIFERENTES SUBSTRATOS DESENVOLVIMENTO DE PORTA ENXERTOS DE Eugenia uniflora L. (MYRTACEAE) EM DIFERENTES SUBSTRATOS BRUNA SANTANA MORAIS 1 ; OSCAR JOSÉ SMIDERLE 2 ; EDVAN ALVES CHAGAS 2 ; CHRISTINNY GISELLY BACELAR-LIMA 3 ;

Leia mais

Biofertilizante de origem Suína na formação inicial de Mudas de Graviola (annomamuricata l.) e matéria seca da raiz.

Biofertilizante de origem Suína na formação inicial de Mudas de Graviola (annomamuricata l.) e matéria seca da raiz. Biofertilizante de origem Suína na formação inicial de Mudas de Graviola (annomamuricata l.) e matéria seca da raiz. Apresentação: Pôster Railany Brito de Lucena 1 ; Patricya Lorenna de Brito Rodrigues

Leia mais

INFLUÊNCIA DA PERMANÊNCIA DA FOLHA PRIMÁRIA NO ENRAIZAMENTO DE ESTACAS DE RAMOS ADULTOS DE ERVA-MATE 1

INFLUÊNCIA DA PERMANÊNCIA DA FOLHA PRIMÁRIA NO ENRAIZAMENTO DE ESTACAS DE RAMOS ADULTOS DE ERVA-MATE 1 INFLUÊNCIA DA PERMANÊNCIA DA FOLHA PRIMÁRIA NO ENRAIZAMENTO DE ESTACAS DE RAMOS ADULTOS DE ERVA-MATE 1 QUADROS, Kenia Michele de 2 ; COMIRAM, Mariane 3 ; LENCINA, Kelen Haygert 2 ; FISCHER Hardi 3 ; RAUBER

Leia mais

EFEITO DO AIB NO ENRAIZAMENTO DE MINIESTACAS E MICROESTACAS DE CLONES DE Eucalyptus grandis W. Hill ex Maiden 1

EFEITO DO AIB NO ENRAIZAMENTO DE MINIESTACAS E MICROESTACAS DE CLONES DE Eucalyptus grandis W. Hill ex Maiden 1 Trab-78- (7 páginas) PROVA GRÁFICA Efeito do AIB no Enraizamento de Miniestacas e Microestacas... EFEITO DO AIB NO ENRAIZAMENTO DE MINIESTACAS E MICROESTACAS DE CLONES DE Eucalyptus grandis W. Hill ex

Leia mais

CIRCULAR TÉCNICA N o 18 ISSN Abril, 1988 ESTAQUIA DE ERVA-MATE

CIRCULAR TÉCNICA N o 18 ISSN Abril, 1988 ESTAQUIA DE ERVA-MATE CIRCULAR TÉCNICA N o 18 ISSN 0101-1847 Abril, 1988 ESTAQUIA DE ERVA-MATE Maria Elisa Cortezzi Graça Marcos Antonio Cooper Fernando Rodrigues Tavares Antonio Aparecido Carpanezzi Exemplares desta publicação

Leia mais

INFLUÊNCIA DOS MEIOS DE CULTURA NA TAXA DE MULTIPLICAÇÃO DE EXPLANTES DE Gypsophila cv. Golan

INFLUÊNCIA DOS MEIOS DE CULTURA NA TAXA DE MULTIPLICAÇÃO DE EXPLANTES DE Gypsophila cv. Golan INFLUÊNCIA DOS MEIOS DE CULTURA NA TAXA DE MULTIPLICAÇÃO DE EXPLANTES DE Gypsophila cv. Golan Marque a opção do tipo de trabalho que está inscrevendo: (X ) Resumo ( ) Relato de Caso AUTOR PRINCIPAL: Chirlene

Leia mais

PROPAGAÇÃO DE AMOREIRA-PRETA UTILIZANDO ESTACAS LENHOSAS E TRÊS TIPOS DE SUBSTRATOS

PROPAGAÇÃO DE AMOREIRA-PRETA UTILIZANDO ESTACAS LENHOSAS E TRÊS TIPOS DE SUBSTRATOS PROPAGAÇÃO DE AMOREIRA-PRETA UTILIZANDO ESTACAS LENHOSAS E TRÊS TIPOS DE SUBSTRATOS MARCELA DE MELO TORCHELSEN¹; OTAVIANO MACIEL CARVALHO SILVA¹; LUCIANO PICOLOTTO 2 ; LUIS EDUARDO CORRÊA ANTUNES 2 ¹ Universidade

Leia mais

PRODUÇÃO DE MUDAS DE MAMONEIRA

PRODUÇÃO DE MUDAS DE MAMONEIRA PRODUÇÃO DE MUDAS DE MAMONEIRA (Ricinus communis L.) A PARTIR DA ESTIMULAÇÃO DE ESTACAS PELO ÁCIDO 3-INDOLACÉTICO (AIA) E PELO ÁCIDO INDOL BUTÍRICO (AIB) Francynês C. O. Macedo 1 ; Máira Milani 2 ; Julita

Leia mais

Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária Embrapa Amazônia Oriental Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento

Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária Embrapa Amazônia Oriental Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária Embrapa Amazônia Oriental Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento Embrapa Belém, PA 2014 ÁCIDO NAFTALENOACÉTICO PROMOVEM ENRAIZAMENTO IN VITRO DE

Leia mais

PROPAGAÇÃO VEGETATIVA

PROPAGAÇÃO VEGETATIVA PROPAGAÇÃO VEGETATIVA Ivar Wendling 1 A propagação vegetativa consiste em multiplicar assexuadamente partes de plantas (células, tecidos, órgãos ou propágulos), originando indivíduos geralmente idênticos

Leia mais

AVALIAÇÃO DAS ESTACAS DE C. urucurana E M. tinctoria EM TUBETE E EM SACOLA PLÁSTICA

AVALIAÇÃO DAS ESTACAS DE C. urucurana E M. tinctoria EM TUBETE E EM SACOLA PLÁSTICA 5ª Jornada Científica e Tecnológica e 2º Simpósio de Pós-Graduação do IFSULDEMINAS 06 a 09 de novembro de 2013, Inconfidentes/MG AVALIAÇÃO DAS ESTACAS DE C. urucurana E M. tinctoria EM TUBETE E EM SACOLA

Leia mais

Franca, Mariana Almeida Micropropagação de cana-de-açúcar cultivar RB Mariana Almeida Franca. Curitiba: f. il.

Franca, Mariana Almeida Micropropagação de cana-de-açúcar cultivar RB Mariana Almeida Franca. Curitiba: f. il. F814 Franca, Mariana Almeida Micropropagação de cana-de-açúcar cultivar RB966928. Mariana Almeida Franca. Curitiba: 2016. 64 f. il. Orientador: João Carlos Bespalhok Filho Dissertação (Mestrado) Universidade

Leia mais

Ciência Rural ISSN: Universidade Federal de Santa Maria Brasil

Ciência Rural ISSN: Universidade Federal de Santa Maria Brasil Ciência Rural ISSN: 0103-8478 cienciarural@mail.ufsm.br Universidade Federal de Santa Maria Brasil Altoé Freitas, Jalille Amim; Sales Marinho, Cláudia; de Jesus Freitas, Ismael Lourenço Goiabeiras Paluma,

Leia mais

Notas Científicas Enraizamento de estacas de Luehea divaricata sob diferentes concentrações de ácido indolbutírico. (1)

Notas Científicas Enraizamento de estacas de Luehea divaricata sob diferentes concentrações de ácido indolbutírico. (1) Notas Científicas Enraizamento de estacas de Luehea divaricata sob diferentes concentrações de ácido indolbutírico. (1) Patrícia Nazário (2), Ivar Wendling (3), Letícia Penno de Sousa (3) (1) Trabalho

Leia mais

Produção de mudas de hortelã (Mentha arvensis L.) em função de tipos e idade de estacas

Produção de mudas de hortelã (Mentha arvensis L.) em função de tipos e idade de estacas Produção de mudas de hortelã (Mentha arvensis L.) em função de tipos e idade de estacas Magda Araújo Brito 1 ; Valéria Gomes Momenté²; Ildon Rodrigues do Nascimento 3 1 Aluna do Curso de Engenharia de

Leia mais

Prof. Lucas Amaral de Melo Departamento de Ciências Florestais UFLA. Produção de mudas florestais de eucalipto

Prof. Lucas Amaral de Melo Departamento de Ciências Florestais UFLA. Produção de mudas florestais de eucalipto Prof. Lucas Amaral de Melo Departamento de Ciências Florestais UFLA Produção de mudas florestais de eucalipto Distribuição da área de plantios florestais no Brasil por gênero. ABRAF (2013). Distribuição

Leia mais

INFLUÊNCIA DA ÁREA FOLIAR E ACONDICIONAMENTO DE MINIESTACAS NA ALTURA E SOBREVIVÊNCIA DO Eucalyptus urophylla x E. grandis

INFLUÊNCIA DA ÁREA FOLIAR E ACONDICIONAMENTO DE MINIESTACAS NA ALTURA E SOBREVIVÊNCIA DO Eucalyptus urophylla x E. grandis Associação Cultural e Educacional de Garça ACEG / Faculdade de Ensino Superior e Formação Integral FAEF Revista Científica Eletrônica de Engenharia Florestal Re.C.E.F. ISSN: 1678-3867 Ano XI - Volume 21

Leia mais

AULA 4. Auxinas. Rejuvenescimento Formas de Aplicação Substratos Condições do ambiente de enraizamento Casa de vegetação

AULA 4. Auxinas. Rejuvenescimento Formas de Aplicação Substratos Condições do ambiente de enraizamento Casa de vegetação AULA 4 Auxinas Rejuvenescimento Formas de Aplicação Substratos Condições do ambiente de enraizamento Casa de vegetação Katia Christina Zuffellato-Ribas REJUVENESCIMENTO JUVENILIDADE (REVERSÃO DA MATURIDADE

Leia mais

Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária Embrapa Amazônia Oriental Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento

Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária Embrapa Amazônia Oriental Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária Embrapa Amazônia Oriental Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento Embrapa Belém, PA 2014 GERMINAÇÃO DE SEMENTES DE BACURIZINHO RUGOSO (Garcinia acuminata

Leia mais

EFEITO DE DIFERENTES SUBSTRATOS NA PRODUÇÃO DE MUDAS DE Myrsine ferruginea SPRENGE 1

EFEITO DE DIFERENTES SUBSTRATOS NA PRODUÇÃO DE MUDAS DE Myrsine ferruginea SPRENGE 1 II EVENTO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA Embrapa Florestas Colombo 9 a 11 de dezembro de 23 26 EFEITO DE DIFERENTES SUBSTRATOS NA PRODUÇÃO DE MUDAS DE Myrsine ferruginea SPRENGE 1 Ana Catarina M. C. M. da

Leia mais

Efeito do esterco no crescimento inicial de mudas de Sterculia foetida L.

Efeito do esterco no crescimento inicial de mudas de Sterculia foetida L. http://dx.doi.org/10.12702/viii.simposfloresta.2014.19-647-1 Efeito do esterco no crescimento inicial de mudas de Sterculia foetida L. Luan H. B. de Araújo 1, Camila C. da Nóbrega 1, Mary A. B. de Carvalho

Leia mais

Comunicado 385 Técnico

Comunicado 385 Técnico Comunicado 385 Técnico ISSN 1980-3982 Colombo, PR Setembro, 2016 Resgate vegetativo por anelamento e decepa e estaquia de árvores adultas de erva-mate Ivar Wendling1 Carlos André Stuepp2 Juliany de Bitencourt3

Leia mais

SUBSTRATOS ALTERNATIVOS AO ÁGAR NO ENRAIZAMENTO IN VITRO DE FRAMBOESEIRA E AMOREIRA-PRETA

SUBSTRATOS ALTERNATIVOS AO ÁGAR NO ENRAIZAMENTO IN VITRO DE FRAMBOESEIRA E AMOREIRA-PRETA SUBSTRATOS ALTERNATIVOS AO ÁGAR NO ENRAIZAMENTO IN VITRO DE FRAMBOESEIRA E AMOREIRA-PRETA Juliana Padilha da Silva 1 ; Mariana Larrondo Bicca 1 ; Laura Reisdörfer Sommer 1 ; Zeni Fonseca Pinto Tomaz 1

Leia mais

TRATAMENTOS PARA SUPERAÇÃO DE DORMÊNCIA DE SEMENTES DE AROEIRA PIRIQUITA (Schinus molle L.) E AROEIRA BRANCA (Lithraea molleioides (Vell.

TRATAMENTOS PARA SUPERAÇÃO DE DORMÊNCIA DE SEMENTES DE AROEIRA PIRIQUITA (Schinus molle L.) E AROEIRA BRANCA (Lithraea molleioides (Vell. TRATAMENTOS PARA SUPERAÇÃO DE DORMÊNCIA DE SEMENTES DE AROEIRA PIRIQUITA (Schinus molle L.) E AROEIRA BRANCA (Lithraea molleioides (Vell.) MATTOS, Letícia Cantiliano Perez 1 ; DELFIM, Tamíris Franco 1

Leia mais

NOTA CIENTÍFICA COMPRIMENTO DAS ESTACAS NO ENRAIZAMENTO DE MELALEUCA EFFECT OF CUTTING LENGTH IN ROOTING OF TEA TREE

NOTA CIENTÍFICA COMPRIMENTO DAS ESTACAS NO ENRAIZAMENTO DE MELALEUCA EFFECT OF CUTTING LENGTH IN ROOTING OF TEA TREE OLIVEIRA, Y. et al, Comprimento das estacas... NOTA CIENTÍFICA COMPRIMENTO DAS ESTACAS NO ENRAIZAMENTO DE MELALEUCA EFFECT OF CUTTING LENGTH IN ROOTING OF TEA TREE Yohana de OLIVEIRA 1 André Luís Lopes

Leia mais

EFEITO DO AIB NO DESENVOLVIMENTO DE MUDAS CLONAIS EM GENÓTIPOS DE ERVA-MATE

EFEITO DO AIB NO DESENVOLVIMENTO DE MUDAS CLONAIS EM GENÓTIPOS DE ERVA-MATE EFEITO DO AIB NO DESENVOLVIMENTO DE MUDAS CLONAIS EM GENÓTIPOS DE ERVA-MATE Raíssa Eiko Nagaoka 1 ; Fabiana Schmidt Bandeira Peres 2 ; Ana Lídia Moura Carmo 3 ; Flávio Augusto de Oliveira Garcia 4. 1.

Leia mais

Enraizamento de estacas de erva-mate (Ilex paraguariensis A. St.-Hill.) provenientes de brotações rejuvenescidas

Enraizamento de estacas de erva-mate (Ilex paraguariensis A. St.-Hill.) provenientes de brotações rejuvenescidas Enraizamento de estacas de erva-mate (Ilex paraguariensis A. St.-Hill.) provenientes de brotações rejuvenescidas 277 BITENCOURT, J. 1 ; ZUFFELLATO-RIBAS, K.C. 1* ; WENDLING, I. 2 ; KOEHLER, H.S. 3 2 Departamento

Leia mais

PROPAGAÇÃO VEGETATIVA DE CAMU-CAMU (Myrciaria dúbia (H.B.K.) McVaugh) POR MEIO DE ESTAQUIA: EFEITO DA CONSISTÊNCIA, TAMANHO E FITORREGULADOR

PROPAGAÇÃO VEGETATIVA DE CAMU-CAMU (Myrciaria dúbia (H.B.K.) McVaugh) POR MEIO DE ESTAQUIA: EFEITO DA CONSISTÊNCIA, TAMANHO E FITORREGULADOR PROPAGAÇÃO VEGETATIVA DE CAMU-CAMU (Myrciaria dúbia (H.B.K.) McVaugh) POR MEIO DE ESTAQUIA: EFEITO DA CONSISTÊNCIA, TAMANHO E FITORREGULADOR Auriane da Conceição Dutra da Silva 1, Cirano Cruz Melville

Leia mais

CIRCULAR TÉCNICA N o 12 ISSN Julho, PERSPECTIVAS PARA A MAXIMIZAÇÃO DE ENRAIZAMENTO DE ESTACAS DE Eucalyptus dunnii MAID.

CIRCULAR TÉCNICA N o 12 ISSN Julho, PERSPECTIVAS PARA A MAXIMIZAÇÃO DE ENRAIZAMENTO DE ESTACAS DE Eucalyptus dunnii MAID. CIRCULAR TÉCNICA N o 12 ISSN 0101-1847 Julho, 1987 PERSPECTIVAS PARA A MAXIMIZAÇÃO DE ENRAIZAMENTO DE ESTACAS DE Eucalyptus dunnii MAID. Marcos Antonio Cooper Maria Elisa C. Graça Exemplares desta publicação

Leia mais

TOLERÂNCIA DE CULTIVARES DE MAMONEIRA À TOXICIDADE DE ALUMÍNIO EM SOLUÇÃO NUTRITIVA.

TOLERÂNCIA DE CULTIVARES DE MAMONEIRA À TOXICIDADE DE ALUMÍNIO EM SOLUÇÃO NUTRITIVA. TOLERÂNCIA DE CULTIVARES DE MAMONEIRA À TOXICIDADE DE ALUMÍNIO EM SOLUÇÃO NUTRITIVA Adriana Rodrigues Passos 1, Simone Alves Silva 1, Fernando Irajá Félix de Carvalho 2, Irineu Hartwig 2, Maraísa Crestani

Leia mais

EFEITO DOS EXTRATOS DE Cyperus rotundus (TIRIRICA), PIROLENHOSO E VITAMINA B1 NO ENRAIZAMENTO DE ESTACAS DE Paubrasilia echinata (PAU-BRASIL)

EFEITO DOS EXTRATOS DE Cyperus rotundus (TIRIRICA), PIROLENHOSO E VITAMINA B1 NO ENRAIZAMENTO DE ESTACAS DE Paubrasilia echinata (PAU-BRASIL) EFEITO DOS EXTRATOS DE Cyperus rotundus (TIRIRICA), PIROLENHOSO E VITAMINA B1 NO ENRAIZAMENTO DE ESTACAS DE Paubrasilia echinata (PAU-BRASIL) Amanda Brito da Silva 1, Alex Nascimento de Souza 1, Túlio

Leia mais

APLICAÇÕES BIOTECNOLÓGICAS NA PROPAGAÇÃO CLONAL DE Eucalyptus

APLICAÇÕES BIOTECNOLÓGICAS NA PROPAGAÇÃO CLONAL DE Eucalyptus APLICAÇÕES BIOTECNOLÓGICAS NA PROPAGAÇÃO CLONAL DE Eucalyptus ALOISIO XAVIER Professor Associado Departamento de Engenharia Florestal Universidade Federal de Viçosa BRASIL E-mail: xavier@ufv.br Santa Maria

Leia mais

Avaliação da altura do Cedro Australiano (Toona ciliata var. australis) após diferentes níveis de adubação de plantio

Avaliação da altura do Cedro Australiano (Toona ciliata var. australis) após diferentes níveis de adubação de plantio Avaliação da altura do Cedro Australiano (Toona ciliata var. australis) após diferentes níveis de adubação de plantio Josimar Rodrigues OLIVEIRA 1** ; Josiane Rodrigues OLIVEIRA²; Urbano Teixeira Guimarães

Leia mais

AVALIAÇÃO DO DESENVOLVIMENTO DE MUDAS DE Araucaria angustifolia (Bert) O. Ktze, EM DIFERENTES TIPOS DE SUBSTRATOS

AVALIAÇÃO DO DESENVOLVIMENTO DE MUDAS DE Araucaria angustifolia (Bert) O. Ktze, EM DIFERENTES TIPOS DE SUBSTRATOS AVALIAÇÃO DO DESENVOLVIMENTO DE MUDAS DE Araucaria angustifolia (Bert) O. Ktze, EM DIFERENTES TIPOS DE SUBSTRATOS Larisse Cristina do Vale 1, Ricardo Tayarol Marques 2, Rejane de Fátima Coelho 3, Vania

Leia mais

ENRAIZAMENTO DE MINIESTACAS APICAIS, INTERMEDIÁRIAS E BASAIS EM CLONES DE Eucalyptus benthamii

ENRAIZAMENTO DE MINIESTACAS APICAIS, INTERMEDIÁRIAS E BASAIS EM CLONES DE Eucalyptus benthamii ENRAIZAMENTO DE MINIESTACAS APICAIS, INTERMEDIÁRIAS E BASAIS EM CLONES DE Eucalyptus benthamii Cristiane Carla Benin 1, Fabiana Schmidt Bandeira Peres 2, Flávio Augusto de Oliveira Garcia 3 1 Eng a. Florestal,

Leia mais

EFEITO DE HERBICIDAS PRÉ-EMERGENTES NA GERMINAÇÃO E VIGOR DE SEMENTES DE Phaseolus vulgaris L.

EFEITO DE HERBICIDAS PRÉ-EMERGENTES NA GERMINAÇÃO E VIGOR DE SEMENTES DE Phaseolus vulgaris L. EFEITO DE HERBICIDAS PRÉ-EMERGENTES NA GERMINAÇÃO E VIGOR DE SEMENTES DE Phaseolus vulgaris L. Autor(es): Apresentador: Orientador: Revisor 1: Revisor 2: Instituição: TIMM, Fabiana Carrett; BERVALD, Clauber

Leia mais

CEP: Acadêmico do Curso de Agronomia, Unochapecó, Av. Senador Atílio Fontana, 591 E, Caixa Postal: 1141,

CEP: Acadêmico do Curso de Agronomia, Unochapecó, Av. Senador Atílio Fontana, 591 E, Caixa Postal: 1141, INFLUÊNCIA DE DIFERENTES FITOHORMÔNIOS (AIA, AIB E AUXINA NATURAL) SOBRE O ENRAIZAMENTO DE MINIESTACAS DE EUCALIPTO (Eucalyptus benthamii Maiden & Cambage) Camilla Weber Langhinotti 2, Cristiano Reschke

Leia mais

Avaliação do desenvolvimento inicial de milho crioulo cultivados na região do Cariri Cearense através de teste de germinação

Avaliação do desenvolvimento inicial de milho crioulo cultivados na região do Cariri Cearense através de teste de germinação Juazeiro do Norte-CE, 17 a 19 de Dezembro de Avaliação do desenvolvimento inicial de milho crioulo cultivados na região do Cariri Cearense através de teste de germinação Rubens Rangel Rolim 1 Silvério

Leia mais

ESTUDO DE DIFERENTES MÉTODOS NA PRODUÇÃO DE MUDAS DE EUCALIPTO (Eucalyptus benthamii Maiden & Cambage) VIA PROPAGAÇÃO ASSEXUAL POR ESTAQUIA

ESTUDO DE DIFERENTES MÉTODOS NA PRODUÇÃO DE MUDAS DE EUCALIPTO (Eucalyptus benthamii Maiden & Cambage) VIA PROPAGAÇÃO ASSEXUAL POR ESTAQUIA ESTUDO DE DIFERENTES MÉTODOS NA PRODUÇÃO DE MUDAS DE EUCALIPTO (Eucalyptus benthamii Maiden & Cambage) VIA PROPAGAÇÃO ASSEXUAL POR ESTAQUIA Matheus Collet Tambosi 2, Cristiano Reschke Lajús 1, Ernandes

Leia mais

Efeito de Diferentes Substratos na Aclimatação de Plântulas de Cambuizeiro

Efeito de Diferentes Substratos na Aclimatação de Plântulas de Cambuizeiro 52 Efeito de Diferentes Substratos na Aclimatação de Plântulas de Cambuizeiro Luciana Borin Barin¹, Ana da Silva Lédo², Ana Veruska Cruz da Silva³ Resumo O objetivo do trabalho foi de avaliar o efeito

Leia mais

Enraizamento in vitro de Aechmea setigera, bromélia endêmica da Amazônia, Acre, Brasil

Enraizamento in vitro de Aechmea setigera, bromélia endêmica da Amazônia, Acre, Brasil http://dx.doi.org/10.12702/viii.simposfloresta.2014.58-644-1 Enraizamento in vitro de Aechmea setigera, bromélia endêmica da Amazônia, Acre, Brasil João R. A. Leão 1, Janaína M. Vasconcelos 2, Andrea Raposo

Leia mais

Comunicado 386 Técnico

Comunicado 386 Técnico Comunicado 386 Técnico ISSN 1980-3982 Colombo, PR Setembro, 2016 Resgate vegetativo e miniestaquia de quiri (Paulownia fortunei) Carlos André Stuepp1 Ivar Wendling2 Katia Christina Zuffellato-Ribas3 Paulownia

Leia mais

Enriquecimento de substrato com adubação NPK para produção de mudas de tomate

Enriquecimento de substrato com adubação NPK para produção de mudas de tomate Enriquecimento de substrato com adubação NPK para produção de mudas de tomate Paulo Ricardo Cambraia (1) ; Sheila Isabel do Carmo Pinto (2) (1) Estudante de Agronomia do IFMG-Bambuí. (2) Professor Orientador

Leia mais

Produção de Mudas de Abacaxizeiro Pérola Utilizando a Técnica do Estiolamento In Vitro

Produção de Mudas de Abacaxizeiro Pérola Utilizando a Técnica do Estiolamento In Vitro 61 Produção de Mudas de Abacaxizeiro Pérola Utilizando a Técnica do Estiolamento In Vitro Aparecida Gomes de Araujo¹, Milena M. de J. Ribeiro 2, Zilna B. de R. Quirino 3, Ana da S. Lédo 4, Jaci L. Vilanova-Neta

Leia mais

EFEITO DA POSIÇÃO DE COLETA DE EXPLANTES NO ESTABELECIMENTO IN VITRO DE Araucaria angustifolia (BERTOL.) KUNTZE

EFEITO DA POSIÇÃO DE COLETA DE EXPLANTES NO ESTABELECIMENTO IN VITRO DE Araucaria angustifolia (BERTOL.) KUNTZE 1 EFEITO DA POSIÇÃO DE COLETA DE EXPLANTES NO ESTABELECIMENTO IN VITRO DE Araucaria angustifolia (BERTOL.) KUNTZE Mariane de Oliveira Pereira 1 *, Lia Rejane Silveira Reiniger 2 [orientador], Marcio Carlos

Leia mais

V Semana de Ciência e Tecnologia IFMG - campus Bambuí V Jornada Científica 19 a 24 de Novembro de 2012

V Semana de Ciência e Tecnologia IFMG - campus Bambuí V Jornada Científica 19 a 24 de Novembro de 2012 Propagação vegetativa de marmelo (Cydonia oblonga Mill.) e lichia (Litchi chinensis Sonn.) por meio de estaquia utilizando diferentes extratos com potencial fitohormonal Gustavo Martins da CRUZ 1 ; Sheila

Leia mais

EFEITO DE SUBSTRATOS E RECIPIENTES NA ACLIMATIZAÇÃO DE GOIABEIRAS PALUMA MULTIPLICADAS IN VITRO

EFEITO DE SUBSTRATOS E RECIPIENTES NA ACLIMATIZAÇÃO DE GOIABEIRAS PALUMA MULTIPLICADAS IN VITRO EFEITO DE SUBSTRATOS E RECIPIENTES NA ACLIMATIZAÇÃO DE GOIABEIRAS PALUMA MULTIPLICADAS IN VITRO Débora Costa Bastos 1 ; Juliana Martins Ribeiro 1 ; Luiz Ronaldo Nali 2 1 Pesquisadora da Embrapa Semi-Árido,

Leia mais

LONGEVIDADE DE SEMENTES DE Crotalaria juncea L. e Crotalaria spectabilis Roth EM CONDIÇÕES NATURAIS DE ARMAZENAMENTO

LONGEVIDADE DE SEMENTES DE Crotalaria juncea L. e Crotalaria spectabilis Roth EM CONDIÇÕES NATURAIS DE ARMAZENAMENTO LONGEVIDADE DE SEMENTES DE Crotalaria juncea L. e Crotalaria spectabilis Roth EM CONDIÇÕES NATURAIS DE ARMAZENAMENTO Odilon Peixoto de Morais Júnior 1, Vladimir Sperandio Porto 1, Daniela Cleide Azevedo

Leia mais

EFEITO DA COBERTURA E SUBSTRATO NA EMERGÊNCIA DE CAMU-CAMU E CRESCIMENTO DE PORTA-ENXERTOS

EFEITO DA COBERTURA E SUBSTRATO NA EMERGÊNCIA DE CAMU-CAMU E CRESCIMENTO DE PORTA-ENXERTOS EFEITO DA COBERTURA E SUBSTRATO NA EMERGÊNCIA DE CAMU-CAMU E CRESCIMENTO DE PORTA-ENXERTOS MARIA ISABEL GARCIA RIBEIRO 1 ; EDVAN ALVES CHAGAS 2 ; VERÔNICA ANDRADE DOS SANTOS 3 ; RICARDO MANOEL BARDALES

Leia mais

AVALIAÇÃO DE PLANTAS MATRIZES DE UMBUZEIRO EM CONDIÇÕES IRRIGADAS PARA FORNECIMENTO DE PROPÁGULOS VEGETATIVOS

AVALIAÇÃO DE PLANTAS MATRIZES DE UMBUZEIRO EM CONDIÇÕES IRRIGADAS PARA FORNECIMENTO DE PROPÁGULOS VEGETATIVOS AVALIAÇÃO DE PLANTAS MATRIZES DE UMBUZEIRO EM CONDIÇÕES IRRIGADAS PARA FORNECIMENTO DE PROPÁGULOS VEGETATIVOS Francisco Pinheiro de Araújo Carlos Antonio F.Santos Everaldo Rocha Porto Embrapa Semi-Árido

Leia mais

AÇÃO DA DESINFESTAÇÃO DE SUBSTRATOS COMERCIAIS SOBRE A EMERGÊNCIA E DESENVOLVIMENTO DE PORTA-ENXERTOS CÍTRICOS INTRODUÇÃO

AÇÃO DA DESINFESTAÇÃO DE SUBSTRATOS COMERCIAIS SOBRE A EMERGÊNCIA E DESENVOLVIMENTO DE PORTA-ENXERTOS CÍTRICOS INTRODUÇÃO 1 AÇÃO DA DESINFESTAÇÃO DE SUBSTRATOS COMERCIAIS SOBRE A EMERGÊNCIA E DESENVOLVIMENTO DE PORTA-ENXERTOS CÍTRICOS SANDRA RIETH 1, WAGNER SOARES², MARINA BACK 3, GIL VICENTE LOUROSA 3, PAULO VITOR DUTRA

Leia mais

INFLUÊNCIA DA CONCENTRAÇÃO E TEMPO DE EXPOSIÇÃO AO AIB NA RIZOGÊNISE DO Eucalyptus urograndis

INFLUÊNCIA DA CONCENTRAÇÃO E TEMPO DE EXPOSIÇÃO AO AIB NA RIZOGÊNISE DO Eucalyptus urograndis INFLUÊNCIA DA CONCENTRAÇÃO E TEMPO DE EXPOSIÇÃO AO AIB NA RIZOGÊNISE DO Eucalyptus urograndis Valeria Peres Lobo 1, Felipe Diogo Rodrigues 2, Selma Divina de Sousa 3, Camila Barbosa de Oliveira Madruga

Leia mais

USO DE AIB EM ESTACAS DE HIBISCO (Hibiscus rosa-sinensis L.) UTILIZANDO DIFERENTES RECIPIENTES

USO DE AIB EM ESTACAS DE HIBISCO (Hibiscus rosa-sinensis L.) UTILIZANDO DIFERENTES RECIPIENTES USO DE AIB EM ESTACAS DE HIBISCO (Hibiscus rosa-sinensis L.) UTILIZANDO DIFERENTES RECIPIENTES Ariana V. SILVA 1 ; Juliano F. RANGEL 2 ; Otavio D. GIUNTI 3 ; Amanda MORAES 4 ; Amanda P. HONÓRIO 5 ; Victor

Leia mais

MICROESTAQUIA SERIADA IN VITRO DE ERVA-MATE 1

MICROESTAQUIA SERIADA IN VITRO DE ERVA-MATE 1 MICROESTAQUIA SERIADA IN VITRO DE ERVA-MATE 1 COMIRAN, Mariane 2 ; QUADROS, Kenia Michele de 3 ;BISOGNIN, Dilson Antônio 4 ; FISCHER, Hardi 5 ;RAUBER, Marcelo 6 ;PIMENTEL, Nathália 7 1 Trabalho de Pesquisa

Leia mais

DIFERENTES SUBSTRATOS, AMBIENTE E PRESENÇA DA GEMA APICAL NO ENRAIZAMENTO DE ESTACAS DE FIGUEIRA

DIFERENTES SUBSTRATOS, AMBIENTE E PRESENÇA DA GEMA APICAL NO ENRAIZAMENTO DE ESTACAS DE FIGUEIRA DIFERENTES SUBSTRATOS, AMBIENTE E PRESENÇA DA GEMA APICAL NO ENRAIZAMENTO DE ESTACAS DE FIGUEIRA DIFFERENTS SUBSTRATES, ENVIRONMENT AND THE PRESENCE OF APICAL BUD FOR ROOTING OF CUTTINGS FROM FIG TREE

Leia mais

ADEQUAÇÃO DO PROTOCOLO DE PROPAGAÇÃO RÁPIDA PARA CULTIVARES TRADICIONAIS DE MANDIOCA DO ALTO JACUÍ

ADEQUAÇÃO DO PROTOCOLO DE PROPAGAÇÃO RÁPIDA PARA CULTIVARES TRADICIONAIS DE MANDIOCA DO ALTO JACUÍ ADEQUAÇÃO DO PROTOCOLO DE PROPAGAÇÃO RÁPIDA PARA CULTIVARES TRADICIONAIS DE MANDIOCA DO ALTO JACUÍ ROSSATO, Luciana 1 ; DAMBRÓZ, Alice P. B 1 ;GOLLE, Diego Pascoal 2, KOEFENDER, Jana 3 ; MANFIO, Candida

Leia mais

EFEITO DA REPICAGEM EM RESPOSTA AO DESENVOLVIMENTO DE PORTA- ENXERTOS DE UMBUZEIRO

EFEITO DA REPICAGEM EM RESPOSTA AO DESENVOLVIMENTO DE PORTA- ENXERTOS DE UMBUZEIRO EFEITO DA REPICAGEM EM RESPOSTA AO DESENVOLVIMENTO DE PORTA- ENXERTOS DE UMBUZEIRO Francisco Pinheiro de Araújo 1 ; Visêldo Ribeiro de Oliveira 2 ; Alberto Soares de Melo 3 1 Engenheiro Agrônomo, Doutor

Leia mais

SELETIVIDADE DO SORGO SACARINO A HERBICIDAS E O TRATAMENTO DE SEMENTES COM O BIOATIVADOR THIAMETHOXAM

SELETIVIDADE DO SORGO SACARINO A HERBICIDAS E O TRATAMENTO DE SEMENTES COM O BIOATIVADOR THIAMETHOXAM SELETIVIDADE DO SORGO SACARINO A HERBICIDAS E O TRATAMENTO DE SEMENTES COM O BIOATIVADOR THIAMETHOXAM GOMES, L. J. P. (FCAV - UNESP, Câmpus de Jaboticabal/SP - leo_pgomes@hotmail.com), CORREIA, N. M. (EMBRAPA,

Leia mais