FORMAÇÃO ACADÊMICA E OUTRAS PARTICIPAÇÕES PROFISSIONAIS

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "FORMAÇÃO ACADÊMICA E OUTRAS PARTICIPAÇÕES PROFISSIONAIS"

Transcrição

1 Dr. Vinícius Coral Ghanem, PhD - CRM 9479/SC FORMAÇÃO ACADÊMICA E OUTRAS PARTICIPAÇÕES PROFISSIONAIS Graduação em Medicina pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Especialista em Oftalmologia com Residência na UNICAMP SP. Fellow em Cirurgia Refrativa e Córnea na Universidade da Califórnia, Davis EUA. Doutorado (PhD) em Cirurgia Refrativa pela Universidade de São Paulo (USP) - São Paulo. Certificado pela Harvard Postgraduate Association of Continuing Medical Education (Harvard Medical School - EUA). Estágio no Moorfields Eye Hospital Londres, Inglaterra. Estágio em Cirurgia Refrativa e Córnea no Bochner Eye Institute - Toronto, Canadá. Aprovação no Basic Science Assessment in Ophthalmology including Optics and Refraction of the International Council of Ophthalmology. Oftalmologista do Hospital de Olhos Sadalla Amin Ghanem, Joinville Santa Catarina. Presidente da Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH) do Hospital de Olhos Sadalla Amin Ghanem. Vice-Presidente Regional da Sociedade Catarinense de Oftalmologia (SCO). Revisor Científico do American Journal of Ophthalmology - EUA. Revisor Científico dos Arquivos Brasileiros de Oftalmologia. Revisor Científico do European Journal of Dermatology em 2007 Europa. Editor Convidado da Revista Científica Acta Ophthalmologica em 2006 Europa. Membro o Membro do Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO) o Membro da Sociedade Brasileira de Lentes de Contato e Córnea (SOBLEC) o Membro da American Society of Cataract and Refractive Surgery (ASCRS) o Membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia de Catarata e Implantes Intra-oculares (SBCIO) o Membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Refrativa (SBCR) o Membro da Sociedade Catarinense de Oftalmologia (SCO) o Membro da Sociedade Joinvillense de Medicina (SJM) o Membro da Comissão de Cirurgia Refrativa da Sociedade Brasileira de Lentes de Contato e Córnea (SOBLEC) RECONHECIMENTO - Considerado o Melhor Residente (do correspondente ano) do Departamento de Oftalmologia da Universidade de Campinas - UNICAMP por 3 anos consecutivos (1999 a 2001). - Homenageado pela Universidade da Califórnia, Davis, em 2007, Durante Cerimônia de Reconhecimento aos Fellows

2 Americanos e Estrangeiros do Setor de Córnea e Cirurgia Refrativa. - Reconhecido pela Publicação Americana Marquis Who s Who in the World, como Referência em Oftalmologia Internacional, com Publicação Curricular e Distribuição Mundial CERTIFICAÇÃO - Aprovado no Basic Science Assessment in Ophthalmology including Optics and Refraction do Conselho Mundial de Oftalmologia Maio "Curso RESTOR Certificado Alcon Cirurgião Apto para Implante da Lente Intra-ocular Acrysof Restor" - Abril "Coordenador Intra-Hospitalar de Transplantes" - Formação pelo Ministério da Saúde. Novembro OUTRAS PUBLICAÇÕES - Preserve a Saúde de seus Olhos. Escrito em conjunto com Coral-Ghanem C, MD e Ghanem RC. 2000, 2002, 2003, 2004 e 2008 ( cópias) PROFESSOR CONVIDADO - Cirurgia Refrativa, Doenças Palpebrais e do Aparelho Lacrimal - Curso de Medicina da Universidade de Joinville 2003 a Olho Seco, Esclerites e Uveítes Anteriores, Intermediárias e Difusas Curso de Medicina da Universidade de Joinville 2003 a Conjuntivites Curso de Medicina da Universidade de Joinville Membro da Comissão Julgadora dos Trabalhos Científicos do V Congresso dos Centros de Ensino de Oftalmologia do Paraná e Santa Catarina. Curitiba/PR. Outubro NOVAS TÉCNICAS CIRÚRGICAS PUBLICADAS - Iridectomy of the Anterior Iris Stroma During Phacoemulsification in Patients with Iridoschisis Using the Vitreocutter Ghanem VC, Ghanem EA Publicado no Journal of Cataract and Refractive Surgery J Cataract Refract Surg 2003; 29(11):

3 - Monoscleral Fixation of IOL After Extracapsular Extraction of Subluxated Lenses in Patients with Marfan Syndrome Ghanem VC, Ghanem EA, Ghanem RC, Arieta CEL Publicado nos Arquivos Brasileiros de Oftalmologia Arq Bras Oftalmol 2004;67(5): Nova Técnica para Implante da Lente de Artisan-Worst na Afacia Ghanem EA, Ghanem VC Publicado na Revista Oftalmologia em Foco 2005: Ceratectomia Fotorrefrativa Baseada em Topografia para Correção da Hipermetropia Secundária à Ceratotomia Radial. Ghanem VC, Ghanem RC, Ghanem EA, Souza DC, Souza GC Aceito para publicação nos Arquivos Brasileiros de Oftalmologia em julho (5): Topography-guided Photorefractive Keratectomy with Mitomicin-C to Correct Hyperopia after Radial Keratotomy Ghanem RC, Ghanem VC, Souza DC, Ghanem EA, Kara-José N. J Refract Surg In Press. PALESTRAS EM CONGRESSOS NACIONAIS E INTERNACIONAIS - "Multifocal vs. Bifocal: O que o Paciente Precisa Saber" III Congresso de Oftalmologia de Universidade de São Paulo, USP 26 de Novembro Medindo a Visão e O que o Auxiliar Deve Saber Sobre Catarata 14º Encontro Brasileiro de Prevenção da Cegueira e Reabilitação Visual 6 a 9 de Setembro "Hipertensão Arterial: O que é/ Consequências para o Olho/ e Tratamento" IX Simpósio Internacional de Córnea e Lentes de Contato 23 e 24 de Março "Por quê o Núcleo de Prevenção à Cegueira" III Curso de Urgências em Oftalmologia da Unicamp 25 a 27 de Abril "Limpeza e Manutenção dos Diversos Tipos de Lentes de Contato"

4 VIII Simpósio Internacional de Catarata e Lente Intra-Ocular, São Paulo 17 de Março "Cirurgia de Catarata: O que o Auxiliar de Oftalmologia Precisa Saber" Congresso de Oftalmologia de Universidade de São Paulo, USP 30 de Novembro a 2 de Dezembro "Cirurgia de Catarata: Noções Básicas" Congresso Brasileiro de Prevenção da Cegueira, Curitiba, PR 31 de Agosto a 3 de Setembro "Técnica Cirúrgica no LASIK" Congresso Brasileiro de Prevenção da Cegueira, Curitiba, PR 31 de Agosto a 3 de Setembro "Capsulotomia Posterior Laser em Oftalmologia" Florianópolis, SC - 23 de Novembro "Lentes de Contato Terapêuticas" 5º Congresso de Oftalmologia da USP, São Paulo, SP 29 de Novembro a 01 de Dezembro "Olho Seco: Técnicas para Diagnóstico e Orientações aos Pacientes" IX Simpósio Internacional de Catarata e Lente Intra-Ocular, São Paulo, SP 21 e 22 de Março "Complicações em Lentes de Contato" IX Simpósio Internacional de Catarata e Lente Intra-Ocular, São Paulo, SP 21 e 22 de Março "Orientações aos Pacientes Sobre Limpeza e Manutenção das Lentes de Contato" IX Simpósio Internacional de Catarata e Lente Intra-Ocular, São Paulo, SP 21 e 22 de Março "Seleção dos Pacientes e Cuidados Pré-Operatórios no LASIK, PRK, LASEK" XII Simpósio de Atualização em Oftalmologia, Blumenau, SC 28 e 29 de Março "Cirurgia Refrativa: Como Aprender LASIK" XXXII Congresso Brasileiro de Oftalmologia, Salvador, BA 10 a 13 de Setembro "Como Agem os Colírios para Glaucoma? Por que Alguns Necessitam de Geladeira?" 6º Congresso de Oftalmologia e 5o Congresso de Auxiliar de Oftalmologia da USP, São Paulo, SP 29 e 30 de Novembro "Curso Doenças Externas: Apresentação de Caso" 6º Congresso de Oftalmologia da USP, São Paulo, SP 29 e 30 de Novembro "Casos Instrutivos em Facoemulsificação: Facoemulsificação na Síndrome de Weill-Marchesani" 6º Congresso de Oftalmologia da USP, São Paulo, SP 29 e 30 de Novembro "Apresentação de Caso Clínico: Transplante de Córnea"

5 Simpósio Catarinense de Banco de Olhos e Transplante de Córnea, Joinville, SC 5 e 6 de Dezembro "Apresentação de Caso Clínico: Clube de Córnea" XXVII SIMASP, São Paulo, SP 12 a 14 de Fevereiro "Apresentação de Caso Clínico: Doenças Externas e Infecção Ocular" Jornada Científica Atualização em Doenças Externas e Infecção Ocular, Florianópolis, SC 13 de Março "Infecções em Cirurgia Refrativa no Curso Bases da Cirurgia Refrativa XI Simpósio Internacional de Córnea e Lentes de Contato, São Paulo, SP 26 e 27 de Março "Apresentação de Caso Clínico: Clube de Córnea" XI Simpósio Internacional de Córnea e Lentes de Contato, São Paulo, SP 26 e 27 de Março "Apresentação de Caso Clínico" e "Discussão de Casos de Refração" XI Simpósio Internacional de Córnea e Lentes de Contato, São Paulo, SP 26 e 27 de Março "Infecções e Resistência Bacteriana" XXIX Congresso da Sociedade Brasileira de Retina e Vítreo, Florianópolis, SC 1 a 3 de Abril "Apresentação de Caso Clínico: Córnea e Doenças Externas" 3º Congresso de Reciclagem em Oftalmologia da Universidade de São Paulo. São Paulo/SP. Maio "Olho Seco" Atualidades em Doenças Externas e Córnea. Curitiba/PR. Julho "Apresentação de Caso Clínico: Córnea e Doenças Externas" XVI Congresso Brasileiro de Prevenção da Cegueira e Reabilitação Visual, Rio de Janeiro/RJ. Setembro "Catarata: O que é/causas/tipos/sintomas" XVI Congresso Brasileiro de Prevenção da Cegueira e Reabilitação Visual, Rio de Janeiro/RJ. Setembro "Discutidor: Simpósio da Sociedade Brasileira de Trauma Ocular" XVI Congresso Brasileiro de Prevenção da Cegueira e Reabilitação Visual, Rio de Janeiro/RJ. Setembro 2004.

6 - "Apresentação de Caso Clínico: Córnea e Doenças Externas" II Congresso dos Centros de Ensino de Oftalmologia do Paraná. Curitiba/PR. Novembro "Cirurgia Refrativa e Lentes de Contato no Paciente de Olho Seco" II Congresso dos Centros de Ensino de Oftalmologia do Paraná. Curitiba/PR. Novembro "Lentes de Worst para Afacia" II Congresso dos Centros de Ensino de Oftalmologia do Paraná. Curitiba/PR. Novembro "Catarata: O que é/causas/tipos/sintomas" 7º Congresso de Oftalmologia da Universidade de São Paulo. São Paulo/SP. Novembro "Apresentação de Caso Clínico: Córnea e Doenças Externas" 7º Congresso de Oftalmologia da Universidade de São Paulo. São Paulo/SP. Novembro "Casos Instrutivos em Facoemulsificação: Facoemulsificação na Síndrome de Marfan 7º Congresso de Oftalmologia da Universidade de São Paulo. São Paulo/SP. Novembro "Efeitos das Novas Fluoroquinolonas de 4 a Geração Sobre o Tamanho Pupilar, Conjuntiva e na Toxicicidade Epitelial Corneana" 7º Congresso de Oftalmologia da Universidade de São Paulo. São Paulo/SP. Novembro "Apresentação de Caso Clínico no Clube Córnea" X Simpósio Internacional de Catarata e Lente Intra-Ocular. São Paulo/SP. Março "Diagnóstico e Perspectivas no Tratamento do Olho Seco" Simpósio Satélite Alcon - X Simpósio Internacional de Catarata e Lente Intra-Ocular. São Paulo/SP. Março "Conjuntivites Infecciosas e Alérgicas" XIII Simpósio de Atualização em Oftalmologia. Florianópolis/SC. Abril "Toxicidade Corneana e Cicatrização Pós-Cirúrgica" XIII Simpósio de Atualização em Oftalmologia. Florianópolis/SC. Abril "Hipermetropia e Miopia" Programa Varilux-SOBLEC de Educação Médica Continuada em Refração. Joinville/SC. Maio "Debatedor do Curso Córnea Cirúrgica" XXX Congresso da Associação Paranaense de Oftalmologia e I Encontro Sul Brasileiro com Conselho Argentino de Oftalmologia. Curitiba/PR. Junho 2005.

7 - "Debatedor do Curso Atualidades em Olho Seco" XXX Congresso da Associação Paranaense de Oftalmologia e I Encontro Sul Brasileiro com Conselho Argentino de Oftalmologia. Curitiba/PR. Junho "Fluorquinolonas de Quarta Geração no Tratamento e Profilaxia de Infecções Oculares" Atualidades em Glaucoma e Infecções Oculares. Joinville/SC. Junho "Reoperações em Cirurgia Refrativa" 4º Congresso de Reciclagem em Oftalmologia da USP. São Paulo/SP. Julho "LASEK - Laser Subepithelial Keratectomy" 4º Congresso de Reciclagem em Oftalmologia da USP. São Paulo/SP. Julho "Conjuntivites Cicatriciais" 4º Congresso de Reciclagem em Oftalmologia da USP. São Paulo/SP. Julho "O Que Fazer para Minimizar o Astigmatismo Pós-Transplante" XXXIII Congresso Brasileiro de Oftalmologia. Fortaleza/CE. Setembro "Úlcera de Córnea" XXXIII Congresso Brasileiro de Oftalmologia. Fortaleza/CE. Setembro "Reoperações em Cirurgia Refrativa" 8º Congresso de Oftalmologia da USP. São Paulo/SP. Novembro "LASEK - Laser Subepithelial Keratectomy" 8º Congresso de Oftalmologia da USP. São Paulo/SP. Novembro "Queimaduras Químicas" 8º Congresso de Oftalmologia da USP. São Paulo/SP. Novembro "Lentes de Contato X Cirurgia Refrativa: Argumentações para o Paciente que Não tem a Indicação Cirúrgica" 8º Congresso de Oftalmologia da USP. São Paulo/SP. Novembro "Cirurgia do Pterígio Recidivado" 8º Congresso de Oftalmologia da USP. São Paulo/SP. Novembro "Stevens-Sjohnson e Membrana Amniótica" 8º Congresso de Oftalmologia da USP. São Paulo/SP. Novembro "Atualidades no Tratamento do Olho Seco" 8º Congresso de Oftalmologia da USP. São Paulo/SP. Novembro "Discussão: Casos Instrutivos em Facoemulsificação" 8º Congresso de Oftalmologia da USP. São Paulo/SP. Novembro "Discutidor: Curso de Olho Seco" 8º Congresso de Oftalmologia da USP. São Paulo/SP. Novembro 2005.

8 - "Tratamento das Queimaduras Químicas" Congresso Mundial de Oftalmologia. São Paulo/SP. Fevereiro "Post-Keratoplasty Infectious Keratitis" Congresso Mundial de Oftalmologia. São Paulo/SP. Fevereiro "Curso Restor Certificado Alcon Cirurgião Apto para Implante de Lente Intra-ocular Acrysof Restor" Curitiba/PR. Abril "Epidemiologia das Infecções Bacterianas" XII Sinclec (Simpósio Internacional de Córnea e Lentes de Contato) - São Paulo/SP. Maio "Clube de Córnea" XII Sinclec (Simpósio Internacional de Córnea e Lentes de Contato) - São Paulo/SP. Maio "Classificação e Clínica das Aberrações Oculares, Aberrometria e Enfoque Atual" Congresso da Associação Paranaense de Oftalmologia. Curitiba/PR. Junho "Evolução Diagnóstica e Terapêutica do Olho Seco" Congresso da Associação Paranaense de Oftalmologia. Curitiba/PR. Junho "EPILASIK X LASIK" V Congresso de Oftalmologia da USP Curso de Cirurgia Refrativa. São Paulo/SP. Julho "PRK x LASEK x EPiLASIK: Qual Escolher?" V Congresso de Oftalmologia da USP São Paulo/SP. Julho "Ceratite Intersticial" V Congresso de Oftalmologia da USP São Paulo/SP. Julho "Queimaduras Químicas" V Congresso de Oftalmologia da USP São Paulo/SP. Julho "Ceratite Neurotrófica - Discutidor" V Congresso de Oftalmologia da USP São Paulo/SP. Julho "Ceratite por Amoeba e Micobactéria - Discutidor" V Congresso de Oftalmologia da USP São Paulo/SP. Julho "Estratégias Terapêuticas no Pré e Pós-Operatório" Simpósio Atualização em doenças Externas Oculares Alcon Agosto "LASEK x PRK" III Congreso Alaccsa del Cono Sur. Buenos Aires Setembro "Estratégias Terapêuticas no Pré e Pós-Operatório" Simpósio Atualização em doenças Externas Oculares Alcon Agosto "Casos Onde Optei por PRK + Mitomicina à LASIK"

9 II Encontro McGill Alumni. Balneário Camboriú Outubro "Facoemulsificação no Núcleo Duro" 9º Congresso de Oftalmologia da USP. São Paulo/SP. Novembro "Queimaduras Químicas" 9º Congresso de Oftalmologia da USP. São Paulo/SP. Novembro "Olho Seco" 9º Congresso de Oftalmologia da USP. São Paulo/SP. Novembro "Refrativa - Como é a Cirurgia e Cuidados Pós-operatórios" 9º Congresso de Oftalmologia da USP. São Paulo/SP. Novembro "Uso de Membrana Amniótica em Stevens-Johnson" 9º Congresso de Oftalmologia da USP. São Paulo/SP. Novembro "Tratamento Cirúrgico no Ceratocone" 9º Congresso de Oftalmologia da USP. São Paulo/SP. Novembro "Tratamento de Complicações no Pterígio" 9º Congresso de Oftalmologia da USP. São Paulo/SP. Novembro "Lentes de Artisan-Worst para Afacia" XXX Simpósio de Oftalmologia da UNIFESP São Paulo/SP. Março "Tratamento Cirúrgico do Ceratocone" Encontro Científico Hospital de Olhos Sadalla Amin Ghanem Joinville/SC. Março "Conjutivites e Ceratites: Diagnóstico e Tratamento" XIV Simpósio de Atualização em Oftalmologia - SCO Florianópolis/SC. Março "Apresentador e Discutidor de Casos Clínicos: Catarata, Situações Especiais" Congresso de Oftalmologia da Unicamp São Paulo/SC. Abril "Discutidor do Clube da Córnea" Congresso de Oftalmologia da Unicamp Campinas/SP. Abril "Lentes de Contato Terapêuticas" Encontro Científico Hospital de Olhos Sadala Amin Ghanem Joinville/SC. Abril "Catarata: Situações especiais" Congresso de Oftalmologia Unicamp Simpósio de Catarata e Refrativa/XI Sinclio. Campinas/SP. Abril "Seleção de Pacientes para Cirurgia Refrativa" Encontro Científico Hospital de Olhos Sadalla Amin Ghanem Joinville/SC. Maio 2007.

10 - "Cirurgia Refrativa a Laser para Principiantes: Escolha da Técnica e Preparo do Paciente" Congresso da Associação Paranaense de Oftalmologia Curitiba/PR. Junho "Complicações da Refrativa, Diagnóstico e Tratamento: Invaginação epitelial, Melting de Flap e Buttonhole" Congresso da Associação Paranaense de Oftalmologia Curitiba/PR. Junho "Cirurgia Refrativa Perspectivas para a Correção da Presbiopia" VI Congresso de Reciclagem em Oftalmologia USP. São Paulo/SP. Julho "Ceratite por Acanthamoeba" VI Congresso de Reciclagem em Oftalmologia USP - São Paulo/SP. Julho "Discutidor: Queimaduras Químicas" VI Congresso de Reciclagem em Oftalmologia USP São Paulo/SP. Julho "Ceratites" VI Congresso de Reciclagem em Oftalmologia USP São Paulo/SP. Julho "Ablação Avançada de Superfície PRK com Mitomicina x LASEK x EPILASIK" Encontro Científico Hospital de Olhos Sadalla Amin Ghanem Joinville/SC. Agosto "Como Prevenir Endoftalmite nos Pós-operatórios" Encontro Científico Hospital de Olhos Sadalla Amin Ghanem Joinville/SC. Agosto "Tratamento do Ceratocone: Óculos x Lentes de Contato x Anel de Ferrara x Transplante Penetrante" XXXIV Congresso Brasileiro Oftalmologia Brasília/DF. Setembro "Catarata Traumática: Reconstruindo o Segmento Anterior XXXIV Congresso Brasileiro Oftalmologia - Brasília/DF. Setembro Olho Seco Intolerância a Lentes de Contato por Olho Seco" XXXIV Congresso Brasileiro Oftalmologia Brasília/DF. Setembro "Catarata Casos Desafiadores em Facoemulsificação em Pacientes com Iridochisis" XXXIV Congresso Brasileiro Oftalmologia Brasília/DF. Setembro "Cirurgia FacoRefrativa" V Congresso dos Centros de Ensino de Oftalmologia do Paraná e Santa Catarina. Curitiba/PR. Outubro "Perspectiva no Tratamento da Presbiopia" Encontro Científico Hospital de Olhos Sadalla Amin Ghanem Joinville/SC. Outubro "Wavefront e Limites da Visão Humana" Encontro Científico do Hospital de Olhos Sadalla Amin Ghanem Joinville/SC. Outubro 2007.

11 - "Seleção de Pacientes para Cirurgia Refrativa" I Curso de Refrativa Hospital de Olhos Sadalla Amin Ghanem. Joinville/SC. Outubro "Ablação Avançada de Superfície: PRK com Mitomicina, LASEK, EPILASIK" I Curso de Refrativa Hospital de Olhos Sadalla Amin Ghanem. Joinville/SC. Outubro "WAVEFRONT e os Limites da Visão Humana" I Curso de Refrativa Hospital de Olhos Sadalla Amin Ghanem. Joinville/SC. Outubro "Tratamento Cirúrgico do Ceratocone. Quando Indicar?" X Congresso de Oftalmologia USP São Paulo/SP. Dezembrou "Cirurgia Refrativa: LASEK" X Congresso de Oftalmologia USP São Paulo/SP. Dezembro "Catarata Polar Posterior Associada a Núcleo Duro" X Congresso de Oftalmologia USP. São Paulo/SP. Dezembro "Urgências e Trauma: Queimaduras Químicas" X Congresso de Oftalmologia USP São Paulo/SP. Dezembro "Queimaduras Químicas" X Congresso de Oftalmologia USP Urgências e Traumas. São Paulo/SP. Dezembro "Ceratite por Acanthamoeba - Diagnóstico Diferencial e Conduta" Congresso Comerativo aos 65 anos do Hospital de Olhos Sadalla Amin Ghanem - Joinville/SC. Março "Cross-Linking: Técnica e Indicações" Congresso Comerativo aos 65 anos do Hospital de Olhos Sadalla Amin Ghanem. Joinville/SC. Março "Síndrome Tóxica do Segmento Anterior X Endoftalmite" Congresso da Associação Paranaense de Oftalmologia Curitiba/PR. Junho "Queimaduras Químicas" Encontro Científico do Hospital de Olhos Sadalla Amin Ghanem Joinville/SC. Maio "Casos Clínicos de Cirurgia Refrativa - Apresentador" XIII Simpósio Internacional de Córnea e Lentes de Contato - Congresso de Oftalmologia da UNICAMP. São Paulo/SP. Maio "Profilaxia Cirúrgica"

12 Excellence in Ophthalmology. XIII Simpósio Internacional de Córnea e Lentes de Contato - Congresso de Oftalmologia da UNICAMP. São Paulo/SP. Maio Complicações em Cirurgia de Catarata: Sessão de Vídeos X Congresso Internacional de Catarata e Cirurgia Refrativa Goiania/GO. Maio Correção de Alto Astigmatismo Pós-Transplante de Córnea X Congresso Internacional de Catarata e Cirurgia Refrativa Goiania/GO. Maio "Cirurgias ao Vivo - (Infinity Incisão 2,75 Restor) Discutidor" II Curso de Facoemulsificação Curitiba/PR. Junho "Conjutivites - Discutidor" VII Congresso de Reciclagem em Oftalmologia da USP. São Paulo/SP. Agosto "Ceratites" VII Congresso de Reciclagem em Oftalmologia da USP. São Paulo/SP. Agosto "Atualidades no Tratamento Cirúrgico do Ceratocone" III Encontro Científico do Hospital de Olhos Sadalla Amin Ghanem. Joinville/SC. Outubro "Cirurgia Refrativa - Cirurgia Refrativa em Infiltrados Adenovirais" Palestrante 11º Congresso de Oftalmologia USP São Paulo/SP. Novembro "Conjuntiva Cirúrgica - Apresentação de Casos Clínicos com Discussão" Discutidor 11º Congresso de Oftalmologia USP São Paulo/SP. Novembro "Urgências e Trauma - Complicações de Cirurgia Refrativa no PS ou Consultório:Como Identificar e o Que Fazer" Discutidor 11º Congresso de Oftalmologia USP São Paulo/SP. Novembro "Urgências e Trauma - Queimaduras Químicas: Como Conduzir" Apresentador 11º Congresso de Oftalmologia USP São Paulo/SP. Novembro "Catarata" Apresentador 11º Congresso de Oftalmologia USP São Paulo/SP. Novembro "Córnea e Doenças Externas: Atualizações em Ceratites Fúngicas" Comentador 11º Congresso de Oftalmologia USP São Paulo/SP. Novembro "Conjuntiva Cirúrgica: Tratamento Cirúrgico dos Tumores Conjuntivais" Palestrante 11º Congresso de Oftalmologia USP São Paulo/SP. Novembro "Ablações Personalizadas:Asféricas x Personalizada e frente de Onda x Guiada pela Topografia ou Pentacam" Palestrante XI Simpósio Internacional de Atualização em Oftalmologia.Maringá/PR. Março 2009.

13 - "Córnea, Refrativa e Plástica: Indicações e Limites do Cross-Linking" Palestrante IX Congresso Sul-Brasileiro de Oftalmologia. Bombinhas/SC. Abril "Córnea - Complicações das Ceratites Infecciosas: Caso Clínico" Palestrante IV Congresso Brasileiro da SOBLEC.São Paulo/SP. Maio "Córnea -Disfunção do Filme Lacrimal: Arsenal Terapêutico Disponível do Clínico ao Cirúrgico " Palestrante IV Congresso Brasileiro da SOBLEC.São Paulo/SP. Maio "Córnea:Complicações das Ceratites Infecciosas " Coordenador IV Congresso Brasileiro da SOBLEC.São Paulo/SP. Maio Organização e Coordenação de Cursos - Congresso Internacional da Sociedade Brasileira de Retina e Vítreo Colaborador, Curitiba/PR 17 a 19 de Abril Curso de Extensão Universitária Oftalmologia para o Médico Geral - UFPR Organizador, Curitiba/PR 14 a 17 de Outubro III Curso de Emergências em Oftalmologia - UNICAMP Organizador, Campina/SP 25,26 e 27 de Abril Curso de Oftalmologia para o Clínico Geral - UNICAMP Organizador, Campinas/SP - 5,6 e 7 de Junho A Sociedade e a Educação do Deficiente Visual - UNICAMP Organizador, Campinas/SP - 23 de Junho Curso de Reciclagem para Oftalmologistas VIII Simpósio Internacional de Catarata e Lente Intra-Ocular Organizador, São Paulo/SP 17 de Março I Fórum dos Residentes no XXXI Congresso Brasileiro de Oftalmologia Membro do Comitê Organizador, São Paulo/SP - Setembro I Encontro Científico do Hospital de Olhos Sadalla Amin Ghanem Organizador Joinville/SC - Agosto a Dezembro II Encontro Científico do Hospital de Olhos Sadalla Amin Ghanem Organizador Joinville/SC - Janeiro a Julho I Curso de Cirurgia Refrativa do Hospital de Olhos Sadalla Amin Ghanem Organizador - Joinville/SC - Agosto a Dezembro Congresso Comemorativo aos 65 anos do Hospital de Olhos Sadalla Amin Ghanem Membro da Comissão Executiva Membro da Comissão Organizadora dos Cursos de Cirurgia Refrativa e Cirurgia de Catarata,

14 Joinville/SC - Março III Encontro Científico do Hospital de Olhos Sadalla Amin Ghanem Organizador - Joinville/SC - Janeiro a Julho "Córnea: Ectasias da Córnea " Coordenador IV Congresso Brasileiro da SOBLEC.São Paulo/SP. Maio TRABALHOS CIENTÍFICOS PUBLICADOS: - Lasik: Resultados e Complicações nos 50 Primeiros Procedimentos. Ghanem EA, Ghanem VC Publicado na Revista Brasileira de Oftalmologia Rev Bras Oftalmol 1998;57(11): Eficácia da Ropivacaína 1% Quando Associada ou Não à Hialuronidase na Anestesia Peribulbar na Cirurgia de Catarata. Shiroma HF, Ferreira EM, Isaac DL, Ghanem VC, Arieta CEL Apresentado no XXXI Congresso Brasileiro de Oftalmologia, Setembro Publicado nos Arquivos Brasileiros de Oftalmologia Arq Bras Oftalmol 2002;65(5): O Professor e o Estudante na Facoemulsificação. Os 10 Princípios para o Sucesso Ghanem VC, Mannis MJ Publicado na seção Atualização Continuada dos Arquivos Brasileiros de Oftalmologia Arq Bras Oftalmol 2003;66: The Prevalence of Ocular Signs in Acne Rosacea Comparing Patients from Ophthalmology and Dermatology Clinics Ghanem VC, Mehra N, Wong S, Mannis MJ Publicado no Cornea Journal Cornea 2003;22(3): Sudden Decrease of Vision Due to a Liquefied Aftercataract. Ghanem VC, Ghanem EA Publicado no Journal of Cataract and Refractive Surgery J Cataract Refract Surg 2003; 29:210-2.

15 - Ceratocone: Correlação entre Graus de Severidade e Padrão Topográfico com os Tipos de Lentes de Contato Adaptadas. Ghanem VC, Coral-Ghanem C, Ghanem RC, Larinho C Publicado nos Arquivos Brasileiros de Oftalmologia - Arq Bras Oftalmol 2003;66: Eficácia na Utilização de Córneas no Transplante Penetrante Ghanem VC, Isaac DL, Nascimento MA, Castro RS, Kara-Jose N Apresentado no XXXI Congresso Brasileiro de Oftalmologia, Setembro Publicado nos Arquivos Brasileiros de Oftalmologia Arq Bras Oftalmol 2003;66: Iridectomy of the Anterior Iris Stroma During Phacoemulsification in Patients with Iridoschisis Using the Vitreocutter Ghanem VC, Ghanem EA Publicado no Journal of Cataract and Refractive Surgery J Cataract Refract Surg 2003; 29(11): Prognostic Factors in Open Globe Injuries. Cruvinel Isaac DL, Ghanem VC, Nascimento MA, Torigoe M, Kara-Jose N. Publicado na Revista Ophthalmologica. 2003;217(6): Ablação Corneana Baseada em Topografia para a Correção das Descentralizações Pós-Lasik Ghanem VC Publicado na Revista Oftalmologia em Foco 2004: Importância da Ultra-Sonografia Ocular na Avaliação Pré-Operatória de Pacientes com Catarata Total Lupinacci APC, Vanini R, Isaac DLC, Ghanem VC, Arieta CEL Apresentado no 5º Congresso de Oftalmologia da USP, Novembro Publicado nos Arquivos Brasileiros de Oftalmologia Arq Bras Oftalmol 2004;67:33-6.

16 - Catarata Polar Anterior Piramidal Deslocada para a Câmara Anterior Causando Edema de Córnea Relato de Caso Ghanem RC, Ghanem VC, Ghanem EA Publicado nos Arquivos Brasileiros de Oftalmologia Arq Bras Oftalmol 2004;67(4): Ablação Corneana Baseada em Topografia para Correção de Astigmatismo Irregular Ghanem VC Publicado na Revista da Sociedade Catarinense de Oftalmologia 2004; Monoscleral Fixation of IOL After Extracapsular Extraction of Subluxated Lenses in Patients with Marfan Syndrome Ghanem VC, Ghanem EA, Ghanem RC, Arieta CEL Publicado nos Arquivos Brasileiros de Oftalmologia Arq Bras Oftalmol 2004;67(5): Nova Técnica para Implante da Lente de Artisan-Worst na Afacia Ghanem EA, Ghanem VC Publicado na Revista Oftalmologia em Foco 2005: Síndrome Ectrodactilia-Displasia Ectodérmica-fenda Labial e/ou Palatina (Síndrome EEC) Relato de 3 casos de uma mesma família. Souza GC, Souza DC, Salmória L, Nunes RP, Ghanem VC Apresentado na forma de Pôster no VII Congresso de Oftalmologia da Universidade de São Paulo. São Paulo/SP.Nov Aceito para publicação nos Arquivos Brasileiros de Oftalmologia. Março Ablação Corneana Baseada em Topografia para Correção das Descentralizações Pós-laser in Situ Keratomileusis: Relato de Três Casos.

17 Ghanem VC, Ghanem EA, Ghanem RC, Souza DC, Souza GC Apresentado na forma de Pôster no Congresso Mundial de Oftalmologia. São Paulo/SP. Fevereiro Aceito para publicação nos Arquivos Brasileiros de Oftalmologia Ceratectomia Fotorrefrativa Baseada em Topografia para Correção da Hipermetropia Secundária à Ceratotomia Radial. Ghanem VC, Ghanem RC, Ghanem EA, Souza DC, Souza GC Aceito para publicação nos Arquivos Brasileiros de Oftalmologia em julho (5): Implante de Lentes Bifocais Difrativas Apodizadas: Nível de Satisfação dos Pacientes. Ghanem RC, Ghanem VC, Ghanem EA Publicado na Oftalmologia em Foco, Maio/Junho 2008, PRK and Butterfly LASEK: Prospective, Randomized, Contralateral Eye Comparison of Epithelial Healing and Ocular Discomfort Ghanem VC, Souza GC, Souza DC, Viese JM, Weber SL, Kara-José N Publicado no Journal of Refractive Surgery, Junho 2008,(24), Topography-guided Photorefractive Keratectomy with Mitomicin-C to Correct Hyperopia after Radial Keratotomy Ghanem RC, Ghanem VC, Souza DC, Ghanem EA, Kara-José N. J Refract Surg In Press. - Photorefractive Keratectomy (PRK) and Butterfly Laser Subephitelial Keratomileusis (BUTTERFLY LASEK): A Prospective, Bilateral Study. Ghanem VC, Kara-José N, Ghanem RC, Coral SA J Refract Surg In Press.

18 APRESENTADOS EM CONGRESSOS: - Avaliação Oftalmológica dos Taxistas na Cidade de Curitiba Paraná. Ramos ARB, Maia M, Arrata KM, Vicente LS, Maia EM, Ghanem VC, Carneiro WB, Moreira H. Apresentado no XXII Encontro da Associação Oftalmológica Paranaense, Novembro Meduloepitelioma do Corpo Ciliar Diagnosticado 11 Anos após Cirurgia de Catarata e Glaucoma Congênito Unilateral. Ghanem VC, Isaac DL, Meirelles LR, Metze K, Caldato R Apresentado na forma de Pôster no Congresso Brasileiro de Prevenção da Cegueira. Setembro Custo/Benefício do Uso de Meios de Conservação de Córneas com Diferentes Tempos de Preservação em um Hospital Universitário. Ghanem VC, Suga F, Isaac DL, Castro RS, Kara-Jose N Apresentado na forma de Pôster no Congresso Brasileiro de Prevenção da Cegueira. Setembro Ceratite por Acantamoeba: Diagnóstico Laboratorial e Relato de 3 casos. Fioriti, LS, Ghanem VC, Teixeira ATLS, Dias LCS Apresentado no Congresso Acadêmico de Botucatu. Setembro Apresentado na forma de Pôster no X Congresso Médico Acadêmico da Unicamp. Setembro Síndrome Ectrodactilia-Displasia Ectodérmica-Fenda Labial e/ou Palatina (Síndrome EEC) Relato de 3 casos de uma mesma família Souza GC, Souza DC, Salmória L, Nunes RP, Ghanem VC Apresentado na forma de Pôster no 7o Congresso de Oftalmologia da Universidade de São Paulo. São Paulo/SP. Novembro 2004.

19 - Monoscleral Fixation of IOL After Extracapsular Extraction of Subluxated Lenses in Patients with Marfan Syndrome Ghanem VC, Ghanem EA, Ghanem RC, Arieta CEL Apresentado na forma de Pôster no Congresso Mundial de Oftalmologia. São Paulo/SP. Fevereiro Causas de Cegueira Legal em Hospital de Olhos Privado no Sul do Brasil Souza DC, Souza GC, Ferradoza MT, Bornholdt GC, Ghanem VC Apresentado na forma de Pôster no Congresso Mundial de Oftalmologia. São Paulo/SP. Fevereiro Previsibilidade Refracional Pós-operatória na Facectomia: Comparação entre a Interferometria de Coerência Parcial e a Biometria Ultra-Sônica Apresentado na forma de Pôster no Congresso Mundial de Oftalmologia. São Paulo/SP. Fevereiro Ablação Corneana Baseada em Topografia para Correção das Descentralizações Pós-laser in Situ Keratomileusis: Relato de Três Casos Apresentado na forma de Pôster no Congresso Mundial de Oftalmologia. São Paulo/SP. Fevereiro Ceratectomia Fotorrefrativa Baseada em Topografia para Correção da Hipermetropia Secundária a Ceratotomia Radial Apresentado na forma de Pôster no Congresso Mundial de Oftalmologia. São Paulo/SP. Fevereiro Ceratectomia Fotorrefrativa Baseada em Topografia para Correção da Hipermetropia Secundária a Ceratotomia Radial com uso de Mitomicina C na Região Corneana Central

20 Apresentado na forma de Pôster no Congresso Mundial de Oftalmologia. São Paulo/SP. Fevereiro Reepitelização Corneana e Desconforto Ocular Pós-operatório na Ceratectomia Fotorrefrativa e na Ceratectomia Subepitelial Borboleta Assistida à Laser" Ghanem VC, Souza GC, Souza DC, Viesi JMZ, Weber SP, Kara-José N. Apresentado no 9 Congresso de Oftalmologia da USP São Paulo/SP. Novembro Taxa de Recidiva após Excisão de Pterígio com Auto-Transplante de Conjuntiva e Uso de Cola de Fibrina. Berti T, Furlaneto E, Coral S, Ghanem VC, Ghanem RC. Apresentado no Congresso da Associação Paranaense de Oftalmologia. Curitiba/PR. Maio Customized Topography-guided Photorefractive Keratectomy with Mitomycin-C to Correct Hyperopia after Radial Keratotomy Ghanem RC, Ghanem VC, Souza DC, Ghanem EA, Kara-José N. Apresentado na ISRS/AAO Refractive Surgery Subspecialty Day New Orleans, USA LIVROS E CAPÍTULOS PUBLICADOS NO BRASIL E NO EXTERIOR: - Coral-Ghanem C, Kara-José N, Ghanem VC. Lentes de Contato Pós-Cirurgia Ceratorrefrativa. In: Alves MR, Chamon W, Nosé W. Cirurgia Refrativa. Rio de Janeiro: Cultura Médica; 2003.p Ghanem VC, Mannis MJ. Ocular Rosacea. In: Roy FH, Fraunfelder FT, Fraunfelder FW. Current Ocular Therapy. Saunders -Elsevier; 2008.p

FORMAÇÃO ACADÊMICA E OUTRAS PARTICIPAÇÕES PROFISSIONAIS

FORMAÇÃO ACADÊMICA E OUTRAS PARTICIPAÇÕES PROFISSIONAIS DR. VINÍCIUS CORAL GHANEM FORMAÇÃO ACADÊMICA E OUTRAS PARTICIPAÇÕES PROFISSIONAIS Graduação em Medicina pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Especialista em Oftalmologia com Residência na UNICAMP

Leia mais

DRA. PAOLA GRECHI CRM 16594 RQE 8487

DRA. PAOLA GRECHI CRM 16594 RQE 8487 DRA. PAOLA GRECHI CRM 16594 RQE 8487 APRESENTAÇÃO PROFISSIONAL Graduação em Medicina - Universidade Estadual de Campinas UNICAMP (1998 2003). Prêmio de Melhor Aluna de Oftalmologia e Prêmio de Melhor Aluna

Leia mais

DR. PAOLA GRECHI ROMERO CASTRO CRM 16594 RQE 8487

DR. PAOLA GRECHI ROMERO CASTRO CRM 16594 RQE 8487 DR. PAOLA GRECHI ROMERO CASTRO CRM 16594 RQE 8487 APRESENTAÇÃO PROFISSIONAL Graduação em Medicina - Universidade Estadual de Campinas UNICAMP (1998 2003). Prêmio de Melhor Aluna de Oftalmologia e Prêmio

Leia mais

DR. PAOLA GRECHI ROMERO CASTRO CRM 16594

DR. PAOLA GRECHI ROMERO CASTRO CRM 16594 DR. PAOLA GRECHI ROMERO CASTRO CRM 16594 FORMAÇÃO Graduação em Medicina - Universidade Estadual de Campinas UNICAMP (1998 2003). Prêmio de Melhor Aluna de Oftalmologia e Prêmio de Melhor Aluna de Pediatria.

Leia mais

DR. EMIR AMIN GHANEM CRM 1076 RQE 793

DR. EMIR AMIN GHANEM CRM 1076 RQE 793 DR. EMIR AMIN GHANEM CRM 1076 RQE 793 APRESENTAÇÃO PROFISSIONAL Fez o curso primário no Grupo escolar Rui Barbosa, em Joinville, de 1952 a 1955. Fez seu curso colegial, 1º ciclo no Colégio e Internato

Leia mais

DR. EMIR AMIN GHANEM CRM 1076

DR. EMIR AMIN GHANEM CRM 1076 DR. EMIR AMIN GHANEM CRM 1076 FORMAÇÃO Fez o curso primário no Grupo escolar Rui Barbosa, em Joinville, de 1952 a 1955. Fez seu curso colegial, 1º ciclo no Colégio e Internato Paranaense, em Curitiba,

Leia mais

Objetivo: O objetivo deste trabalho é estabelecer diretrizes baseadas em evidências científicas para Cirurgia Refrativa.

Objetivo: O objetivo deste trabalho é estabelecer diretrizes baseadas em evidências científicas para Cirurgia Refrativa. Diretriz de Cirurgia Refrativa Autoria: Conselho Brasileiro de Oftalmologia, Associação Médica Brasileira e Associação Brasileira de Catarata e Cirurgia Refrativa (ABCCR). Participantes: Dr Renato Ambrosio

Leia mais

DR. EMIR AMIN GHANEM CRM: 1076

DR. EMIR AMIN GHANEM CRM: 1076 DR. EMIR AMIN GHANEM CRM: 1076 FORMAÇÃO Fez o curso primário no Grupo escolar Rui Barbosa, em Joinville, de 1952 a 1955. Fez seu curso colegial, 1º ciclo no Colégio e Internato Paranaense, em Curitiba,

Leia mais

DRA. CLEUSA CORAL-GHANEM CRM: 1234. Curso Médico na Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Santa Catarina.

DRA. CLEUSA CORAL-GHANEM CRM: 1234. Curso Médico na Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Santa Catarina. DRA. CLEUSA CORAL-GHANEM CRM: 1234 FORMAÇÃO Curso Médico na Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Santa Catarina. Especialista em Oftalmologia - Título concedido pelo Conselho Brasileiro de

Leia mais

Dr. Evandro Luís Rosa CRM-SC 5957

Dr. Evandro Luís Rosa CRM-SC 5957 Dr. Evandro Luís Rosa CRM-SC 5957 Graduado em Medicina pela Universidade Federal de Santa Catarina 1992. Especializado em Oftalmologia no Hospital de Olhos Sadalla Amin Ghanem. Oftalmologista pelo Conselho

Leia mais

PARECER CREMEB Nº 05/09

PARECER CREMEB Nº 05/09 Expediente Consulta n o 147.353/08 PARECER CREMEB Nº 05/09 (Aprovado em Sessão da 2ª Câmara de 05/03/2009) Assunto: Indicação de cirurgia refrativa para trabalhador que necessite de utilizar equipamento

Leia mais

Autoria: Conselho Brasileiro de Oftalmologia, Associação Médica Brasileira e Associação Brasileira de Catarata e Cirurgia Refrativa (ABCCR).

Autoria: Conselho Brasileiro de Oftalmologia, Associação Médica Brasileira e Associação Brasileira de Catarata e Cirurgia Refrativa (ABCCR). Diretriz de tratamento da Catarata Autoria: Conselho Brasileiro de Oftalmologia, Associação Médica Brasileira e Associação Brasileira de Catarata e Cirurgia Refrativa (ABCCR). Participantes: Dr. Armando

Leia mais

DRA. CLEUSA CORAL-GHANEM CRM 1234 RQE 1975

DRA. CLEUSA CORAL-GHANEM CRM 1234 RQE 1975 DRA. CLEUSA CORAL-GHANEM CRM 1234 RQE 1975 APRESENTAÇÃO PROFISSIONAL Curso Médico na Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Santa Catarina (1967-1972). Estágio no serviço de lentes de contato

Leia mais

DESENHO PRISMÁTICO KERARING SEGMENTOS DE ARCOS E ESPESSURAS VARIÁVEIS EXCLUSIVO

DESENHO PRISMÁTICO KERARING SEGMENTOS DE ARCOS E ESPESSURAS VARIÁVEIS EXCLUSIVO KERARING, segmento de anel corneano intraestromal, é um dispositivo de precisão implantado para correção de irregularidades da superfície corneana e redução de erros refracionais associados ao Ceratocone

Leia mais

Protocolos para exames complementares em oftalmologia

Protocolos para exames complementares em oftalmologia Protocolos para exames complementares em oftalmologia Regulamentar as indicações absolutas para a requisição dos 31 exames complementares oftalmológicos. É necessário entender que cada profissional poderá

Leia mais

O que é Avançada técnica cirúrgica com excimer laser que possibilita a correção refrativa da visão.

O que é Avançada técnica cirúrgica com excimer laser que possibilita a correção refrativa da visão. PRK O que é Avançada técnica cirúrgica com excimer laser que possibilita a correção refrativa da visão. Técnica Cirurgia realizada na superfície da córnea, sem a necessidade de corte. Indicação Correção

Leia mais

DRA. VERALUCIA ROSA FERREIRA OLIVEIRA CRM 4160

DRA. VERALUCIA ROSA FERREIRA OLIVEIRA CRM 4160 DRA. VERALUCIA ROSA FERREIRA OLIVEIRA CRM 4160 FORMAÇÃO Graduação em Medicina pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro Curso de Medicina Uberaba / MG. Especialização em Oftalmologia e Fellow em Plástica

Leia mais

DRA. VERALUCIA ROSA FERREIRA OLIVEIRA CRM 4160

DRA. VERALUCIA ROSA FERREIRA OLIVEIRA CRM 4160 DRA. VERALUCIA ROSA FERREIRA OLIVEIRA CRM 4160 FORMAÇÃO Graduação em Medicina pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro Curso de Medicina Uberaba / MG. Especialização em Oftalmologia e Fellow em Plástica

Leia mais

DRª. VERALUCIA ROSA FERREIRA OLIVEIRA CRM 4160. Graduação pela Universidade Federal de Medicina do Triângulo Mineiro, Uberaba / MG.

DRª. VERALUCIA ROSA FERREIRA OLIVEIRA CRM 4160. Graduação pela Universidade Federal de Medicina do Triângulo Mineiro, Uberaba / MG. DRª. VERALUCIA ROSA FERREIRA OLIVEIRA CRM 4160 FORMAÇÃO Graduação pela Universidade Federal de Medicina do Triângulo Mineiro, Uberaba / MG. Especialização em Oftalmologia e Fellow em Plástica Ocular e

Leia mais

DR. FERNANDO JOSÉ DE NOVELLI CRM 12289

DR. FERNANDO JOSÉ DE NOVELLI CRM 12289 DR. FERNANDO JOSÉ DE NOVELLI CRM 12289 FORMAÇÃO Graduado em Medicina pela Universidade de São Paulo (USP) (1990-1995). Residência médica no Hospital das Clínicas de São Paulo pela Universidade de São Paulo

Leia mais

DR. FERNANDO JOSÉ DE NOVELLI CRM 12289 RQE 6098

DR. FERNANDO JOSÉ DE NOVELLI CRM 12289 RQE 6098 DR. FERNANDO JOSÉ DE NOVELLI CRM 12289 RQE 6098 APRESENTAÇÃO PROFISSIONAL Graduado em Medicina pela Universidade de São Paulo (USP) (1990-1995). Residência médica no Hospital das Clínicas de São Paulo

Leia mais

DR. FERNANDO TRENCH DE OLIVEIRA KOMATSU CRM 19688

DR. FERNANDO TRENCH DE OLIVEIRA KOMATSU CRM 19688 DR. FERNANDO TRENCH DE OLIVEIRA KOMATSU CRM 19688 FORMAÇÃO Fellow Córnea, Lentes de Contato, Doenças Externas e Cirurgia RefrativanoWillsEyeHospial, Filadélfia, EEUU (2003-2004). Estágio Cirurgia Refrativa

Leia mais

DR. FERNANDO TRENCH DE OLIVEIRA KOMATSU CRM 19688 RQE 11219

DR. FERNANDO TRENCH DE OLIVEIRA KOMATSU CRM 19688 RQE 11219 DR. FERNANDO TRENCH DE OLIVEIRA KOMATSU CRM 19688 RQE 11219 APRESENTAÇÃO PROFISSIONAL Fellow Córnea, Lentes de Contato, Doenças Externas e Cirurgia RefrativanoWillsEyeHospial, Filadélfia, EEUU (2003-2004).

Leia mais

DRA. CLEUSA CORAL-GHANEM CRM 1234 RQE 1975

DRA. CLEUSA CORAL-GHANEM CRM 1234 RQE 1975 APRESENTAÇÃO PROFISSIONAL DRA. CLEUSA CORAL-GHANEM CRM 1234 RQE 1975 Curso Médico na Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Santa Catarina (1967-1972). Estágio no serviço de lentes de contato

Leia mais

Graduação pela Universidade Federal de Medicina do Triângulo Mineiro,

Graduação pela Universidade Federal de Medicina do Triângulo Mineiro, Dr. Veralucia Rosa Ferreira Oliveira CRM 4160 Graduação pela Universidade Federal de Medicina do Triângulo Mineiro, - Especialização em Oftalmologia e Fellow em Plástica Ocular e Vias Lacrimais pela Universidade

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO COMISSÃO DE EXAMES DE RESIDÊNCIA MÉDICA. Nome do Candidato Caderno de Prova 25, PROVA DISSERTATIVA

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO COMISSÃO DE EXAMES DE RESIDÊNCIA MÉDICA. Nome do Candidato Caderno de Prova 25, PROVA DISSERTATIVA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO COMISSÃO DE EXAMES DE RESIDÊNCIA MÉDICA Novembro/2010 Processo Seletivo para Residência Médica - 2011 25 - Ano Opcional em Oftalmologia Nome do Candidato Caderno de Prova

Leia mais

Local de trabalho: Hospital de Olhos Sadalla Amin Ghanem, Joinville-SC

Local de trabalho: Hospital de Olhos Sadalla Amin Ghanem, Joinville-SC Lineu Oto Shiroma CRM 12348 1- Informacoes pessoais Nome completo: Lineu Oto Shiroma Local de trabalho: Hospital de Olhos Sadalla Amin Ghanem, Joinville-SC Fone: 55 47-3481-5333 E-mail: lineu@sadalla.com.br

Leia mais

DR. RAMON CORAL GHANEM CRM 12887

DR. RAMON CORAL GHANEM CRM 12887 DR. RAMON CORAL GHANEM CRM 12887 FORMAÇÃO Doutorado (PhD) em Cirurgia Refrativa pelo Departamento de Oftalmologia da Universidade de São Paulo (USP) (2007-2010). Especialização em Córnea e Cirurgia Refrativa

Leia mais

PARECER CREMEC nº 27/2007 01/12/2007

PARECER CREMEC nº 27/2007 01/12/2007 1 PARECER CREMEC nº 27/2007 01/12/2007 PROCESSO CONSULTA Protocolo CREMEC nº 003962/06 ASSUNTO Solicitações de exames pós-operatórios em cirurgia refrativa. INTERESSADO Dr. José Luciano Leitão de Alencar,

Leia mais

DR. LINEU OTO SHIROMA CRM 12348

DR. LINEU OTO SHIROMA CRM 12348 DR. LINEU OTO SHIROMA CRM 12348 FORMAÇÃO Um ano de Glaucoma Research Fellowship com Dr. Mark Brian Sherwood Universidade da Florida EUA (2005). Um ano de Estágio em Glaucoma com Dr. Vital Paulino Costa

Leia mais

DRA. CLEUSA CORAL-GHANEM CRM:

DRA. CLEUSA CORAL-GHANEM CRM: DRA. CLEUSA CORAL-GHANEM CRM: 1234 Responsável pelo Departamento de Lentes de Contato do Hospital de Olhos Sadalla Amin Ghanem - Joinville - Santa Catarina. Doutora em Ciências - área de concentração Oftalmologia

Leia mais

DRA. CLEUSA CORAL-GHANEM CRM 1234

DRA. CLEUSA CORAL-GHANEM CRM 1234 DRA. CLEUSA CORAL-GHANEM CRM 1234 FORMAÇÃO Curso Médico na Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Santa Catarina (1967-1972). Estágio no serviço de lentes de contato e glaucoma, como visitante,

Leia mais

Posição Atual: Pós- Graduando em nível de Doutorado pela USP / São Paulo. Oftalmologista do Hospital de Olhos Sadalla Amin Ghanem

Posição Atual: Pós- Graduando em nível de Doutorado pela USP / São Paulo. Oftalmologista do Hospital de Olhos Sadalla Amin Ghanem Nome: Dr. Ramon Coral Ghanem Posição Atual: Pós- Graduando em nível de Doutorado pela USP / São Paulo. Oftalmologista do Posição Acadêmica Anterior: Fellow em Córnea e Cirurgia Refrativa Massachusetts

Leia mais

Dr. Ramon Coral Ghanem CRM 12887

Dr. Ramon Coral Ghanem CRM 12887 Dr. Ramon Coral Ghanem CRM 12887 Formação Acadêmica: 2007-2010 Doutorado (PhD) em Cirurgia Refrativa pelo Departamento de Oftalmologia da Universidade de São Paulo (USP), SP Brasil. 2005-2006 Especialização

Leia mais

CARTILHA DE ORIENTAÇÕES PARA PREENCHIMENTO DE GUIAS DE REFERÊNCIA EM OFTALMOLOGIA. Área de abrangência do DRS XIII

CARTILHA DE ORIENTAÇÕES PARA PREENCHIMENTO DE GUIAS DE REFERÊNCIA EM OFTALMOLOGIA. Área de abrangência do DRS XIII CARTILHA DE ORIENTAÇÕES PARA PREENCHIMENTO DE GUIAS DE REFERÊNCIA EM OFTALMOLOGIA Área de abrangência do DRS XIII HOSPITAL DAS CLINICAS DA FACULDADE DE MEDICINA DE RIBEIRÃO PRETO UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO

Leia mais

NOVA ZONA ÓPTICA VARIÁVEL LÍDER MUNDIAL NO TRATAMENTO DO CERATOCONE

NOVA ZONA ÓPTICA VARIÁVEL LÍDER MUNDIAL NO TRATAMENTO DO CERATOCONE NOVA ZONA ÓPTICA VARIÁVEL LÍDER MUNDIAL NO TRATAMENTO DO CERATOCONE O mais completo e versátil sistema para remodelamento corneano existente no mercado mundial. Keraring, segmento de anel corneano intraestromal,

Leia mais

A consulta foi analisada pela Câmara Técnica de Oftalmologia do CFM, que emitiu seu parecer, o qual adoto na íntegra:

A consulta foi analisada pela Câmara Técnica de Oftalmologia do CFM, que emitiu seu parecer, o qual adoto na íntegra: PROCESSO-CONSULTA CFM nº 24/13 PARECER CFM nº 17/13 INTERESSADO: Dr. F.J.M.C ASSUNTO: Cirurgia bilateral no mesmo ato cirúrgico RELATOR: Cons. José Fernando Maia Vinagre EMENTA: Não há elementos definitivos

Leia mais

DR. NEWTON RODRIGUES SALERNO CRM 1406

DR. NEWTON RODRIGUES SALERNO CRM 1406 DR. NEWTON RODRIGUES SALERNO CRM 1406 FORMAÇÃO Graduação na Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, curso iniciado em 1966 e concluído em 1971, em Porto Alegre, Rio Grande do

Leia mais

ANELISE DUTRA WALLAU ANÁLISE DOS RESULTADOS DE CERATECTOMIA FOTORREFRATIVA COM MITOMICINA C E LASIK PARA CORREÇÃO MIÓPICA

ANELISE DUTRA WALLAU ANÁLISE DOS RESULTADOS DE CERATECTOMIA FOTORREFRATIVA COM MITOMICINA C E LASIK PARA CORREÇÃO MIÓPICA ANELISE DUTRA WALLAU ANÁLISE DOS RESULTADOS DE CERATECTOMIA FOTORREFRATIVA COM MITOMICINA C E LASIK PARA CORREÇÃO MIÓPICA Tese apresentada à Universidade Federal de São Paulo Escola Paulista de Medicina

Leia mais

DR. EVANDRO LUÍS ROSA CRM-SC 5957 RQE 2245

DR. EVANDRO LUÍS ROSA CRM-SC 5957 RQE 2245 DR. EVANDRO LUÍS ROSA CRM-SC 5957 RQE 2245 APRESENTAÇÃO PROFISSIONAL Graduado em Medicina pela Universidade Federal de Santa Catarina 1992. Especializado em Oftalmologia no Hospital de Olhos Sadalla Amin

Leia mais

Dr. Renato Neves CATARATA

Dr. Renato Neves CATARATA Dr. Renato Neves CATARATA O cristalino é uma lente natural localizada no interior dos olhos, atrás da íris, e, juntamente com a córnea, é responsável pela convergência dos raios de luz para retina, formando

Leia mais

Novos Aspectos do Pré Operatório de Cirurgia Refrativa: A importância da Análise da Frente de Onda. Dr. Renato Ambrósio Jr

Novos Aspectos do Pré Operatório de Cirurgia Refrativa: A importância da Análise da Frente de Onda. Dr. Renato Ambrósio Jr - 1 - Novos Aspectos do Pré Operatório de Cirurgia Refrativa: A importância da Análise da Frente de Onda Dr. Renato Ambrósio Jr O Dr. Renato Ambrósio Jr é pós graduando em nível de Doutorado na Universidade

Leia mais

DR. LINEU OTO SHIROMA CRM 12348

DR. LINEU OTO SHIROMA CRM 12348 DR. LINEU OTO SHIROMA CRM 12348 APRESENTAÇÃO PROFISSIONAL 2006-atual: Médico oftalmologista do Hospital de Olhos Sadalla Amin Ghanem Setor de Glaucoma. 2005: Um ano de Glaucoma Research Fellowship com

Leia mais

Avaliação do nível de conhecimento quanto ao uso de lentes de contato entre os estudantes de medicina da Faculdade de Medicina do ABC

Avaliação do nível de conhecimento quanto ao uso de lentes de contato entre os estudantes de medicina da Faculdade de Medicina do ABC ARTIGO ORIGINAL 361 Avaliação do nível de conhecimento quanto ao uso de lentes de contato entre os estudantes de medicina da Faculdade de Medicina do ABC Knowledge level evaluation as a contact lenses

Leia mais

DEPARTAMENTO DE OFTALMOLOGIA DA SANTA CASA DE SÃO PAULO PROGRAMA DE EDUCAÇÃO MÉDICA CONTINUADA 2013

DEPARTAMENTO DE OFTALMOLOGIA DA SANTA CASA DE SÃO PAULO PROGRAMA DE EDUCAÇÃO MÉDICA CONTINUADA 2013 Organização: Departamento de Oftalmologia e Centro de Estudos Jacques Tupinambá Objetivo: Atualização continuada em oftalmologia clínica e cirúrgica. Obrigatória para residentes, especializandos, fellows

Leia mais

CEGUEIRA E CATARATA. Perguntas e respostas

CEGUEIRA E CATARATA. Perguntas e respostas CEGUEIRA E CATARATA Perguntas e respostas Texto de apoio ao curso de Especialização Atividade física adaptada e saúde Prof. Dr. Luzimar Teixeira 14. O que torna a pessoa cega? Somado aos acidentes e defeitos

Leia mais

VALOR REFERENCIAL PROCEDIMENTO: CIRURGIA REFRATIVA JUNHO DE 2013

VALOR REFERENCIAL PROCEDIMENTO: CIRURGIA REFRATIVA JUNHO DE 2013 VALOR REFERENCIAL PROCEDIMENTO: CIRURGIA REFRATIVA JUNHO DE 2013 VALOR REFERENCIAL PROCEDIMENTO: CIRURGIA REFRATIVA REVISÃO JUNHO/ 2013 Governador do Estado JAQUES WAGNER Secretário da Administração MANOEL

Leia mais

PARECER CFM nº 33/15 INTERESSADO: Sr. M.A.G. Dupla sutura corneana para correção de hipermetropia pósceratotomia

PARECER CFM nº 33/15 INTERESSADO: Sr. M.A.G. Dupla sutura corneana para correção de hipermetropia pósceratotomia PARECER CFM nº 33/15 INTERESSADO: Sr. M.A.G. ASSUNTO: Dupla sutura corneana para correção de hipermetropia pósceratotomia radial RELATOR: Cons. José Fernando Vinagre EMENTA: A aplicação de sutura corneana

Leia mais

1Oftalmologista, mestranda do Programa de Ciências da Saúde da Universidade Federal de Goiás

1Oftalmologista, mestranda do Programa de Ciências da Saúde da Universidade Federal de Goiás Análise das causas de atendimento e prevalência das doenças oculares no serviço de urgência do Centro de Referência em Oftalmologia da Universidade Federal de Goiás Maria Nice Araujo Moraes Rocha1, Marcos

Leia mais

PADRÃO DE RESPOSTA. Resposta: Diagnóstico 1. Coriorretinopatia Serosa Central. Exames 1. Angiografia fluoresceínica 2. Tomografia de coerência óptica

PADRÃO DE RESPOSTA. Resposta: Diagnóstico 1. Coriorretinopatia Serosa Central. Exames 1. Angiografia fluoresceínica 2. Tomografia de coerência óptica PADRÃO DE RESPOSTA Questão 1: Paciente feminino de 35 anos com queixa súbita de baixa visual no OD. Sem comorbidades sistêmicas. Ao exame a acuidade visual era sem correção OD 20/60 com metamorfopsia e

Leia mais

3ª Edição. Você usa Óculos? Conheça. Lentes de Contato.

3ª Edição. Você usa Óculos? Conheça. Lentes de Contato. 3ª Edição Você usa Óculos? Conheça Lentes de Contato. Uma maneira confortável de enxergar Se você está pensando em usar Lentes de Contato, saiba que não está sozinho. Em torno de 2 milhões de brasileiros,

Leia mais

www.saudedireta.com.br

www.saudedireta.com.br H00-H59 CAPÍTULO VII : Doenças do olho e anexos H00-H06 Transtornos da pálpebra, do aparelho lacrimal e da órbita H10-H13 Transtornos da conjuntiva H15-H19 Transtornos da esclera e da córnea H20-H22 Transtornos

Leia mais

CRESEMS, CISCOPAR e 20ª. Regional de Saúde Toledo PR PROTOCOLOS CLÍNICOS ESPECIALIZADOS

CRESEMS, CISCOPAR e 20ª. Regional de Saúde Toledo PR PROTOCOLOS CLÍNICOS ESPECIALIZADOS CRESEMS, CISCOPAR e 20ª. Regional de Saúde PROTOCOLOS CLÍNICOS ESPECIALIZADOS OFTALMOLOGIA Pré-requisitos: História clínica detalhada; Exame físico completo; Exames complementares essenciais conforme o

Leia mais

PRINCÍPIOS BÁSICOS. Histórico:

PRINCÍPIOS BÁSICOS. Histórico: REFRAÇÃO Histórico: PRINCÍPIOS BÁSICOS Lei básica da reflexão era conhecida por Euclides, o mais famoso matemático da Antigüidade viveu entre 325 e 265 AC. De forma experimental, o princípio básico da

Leia mais

Rio de Janeiro Edição 01 CIRURGIA FOTORREFRATIVA PARA A CORREÇÃO DE MIOPIA, HIPERMETROPIA E ASTIGMATISMO

Rio de Janeiro Edição 01 CIRURGIA FOTORREFRATIVA PARA A CORREÇÃO DE MIOPIA, HIPERMETROPIA E ASTIGMATISMO Rio de Janeiro Edição 01 CIRURGIA FOTORREFRATIVA PARA A CORREÇÃO DE MIOPIA, HIPERMETROPIA E ASTIGMATISMO PREFÁCIO Em sintonia com a proposta de Política Nacional de Gestão de Tecnologias em Saúde, levada

Leia mais

16 XVIII CONGRESSO BRASILEIRO DE PREVENÇÃO DA CEGUEIRA E REABILITAÇÃO VISUAL Florianópolis 03 a 06 de setembro de 2008

16 XVIII CONGRESSO BRASILEIRO DE PREVENÇÃO DA CEGUEIRA E REABILITAÇÃO VISUAL Florianópolis 03 a 06 de setembro de 2008 16 XVIII CONGRESSO BRASILEIRO DE PREVENÇÃO DA CEGUEIRA E REABILITAÇÃO VISUAL Florianópolis 03 a 06 de setembro de 2008 17 revenção dos Anos de Vida com Cegueira P O Congresso de setembro, em Florianópolis,

Leia mais

Informe ATS Nº 1. Avaliação de Tecnologia em Saúde CIRURGIA A LASER PARA A CORREÇÃO DE MIOPIA, HIPERMETROPIA E ASTIGMATISMO

Informe ATS Nº 1. Avaliação de Tecnologia em Saúde CIRURGIA A LASER PARA A CORREÇÃO DE MIOPIA, HIPERMETROPIA E ASTIGMATISMO Informe ATS Avaliação de Tecnologia em Saúde Nº 1 CIRURGIA A LASER PARA A CORREÇÃO DE MIOPIA, HIPERMETROPIA E ASTIGMATISMO Em sintonia com a proposta de Política Nacional de Gestão de Tecnologias em Saúde,

Leia mais

PROGRAMAÇÃO CIENTÍFICA REFRAÇÃO. Sexta, dia 05 de novembro Das 08h00 às 12h00 Sala 02

PROGRAMAÇÃO CIENTÍFICA REFRAÇÃO. Sexta, dia 05 de novembro Das 08h00 às 12h00 Sala 02 PROGRAMAÇÃO CIENTÍFICA REFRAÇÃO Sexta, dia 05 de novembro Das 08h00 às 11h30 Sala 01 Casos clínicos desafiadores Apresentações de casos clínicos de 10 minutos e 20 minutos de discussão com a platéia. 08h00

Leia mais

DEPARTAMENTO DE OFTALMOLOGIA DA SANTA CASA DE SÃO PAULO PROGRAMA DE EDUCAÇÃO MÉDICA CONTINUADA 2014

DEPARTAMENTO DE OFTALMOLOGIA DA SANTA CASA DE SÃO PAULO PROGRAMA DE EDUCAÇÃO MÉDICA CONTINUADA 2014 Organização: Departamento de Oftalmologia e Centro de Estudos Jacques Tupinambá Objetivo: Atualização continuada em oftalmologia clínica e cirúrgica. Obrigatória para residentes, especializandos, fellows

Leia mais

O descolamento de retina pode começar em uma pequena área, mas, quando não tratado, pode ocorrer descolamento de toda a retina.

O descolamento de retina pode começar em uma pequena área, mas, quando não tratado, pode ocorrer descolamento de toda a retina. PRINCIPAIS DOENÇAS OCULARES DESCOLAMENTO DE RETINA Definição O descolamento de retina é a separação da retina da parte subjacente que a sustenta. A malha de nervos que constitui a parte sensível à luz

Leia mais

Aprovado no CONGRAD: 14.02.06 Vigência: ingressos a partir de 2006/2 CÓD. 1548 CURSO DE MEDICINA

Aprovado no CONGRAD: 14.02.06 Vigência: ingressos a partir de 2006/2 CÓD. 1548 CURSO DE MEDICINA Aprovado no CONGRAD: 14..06 Vigência: ingressos a partir de 2006/2 CÓD. 48 CURSO DE MEDICINA EIXOS TRANSVERSAIS E ÁREAS DO CONHECIMENTO DO CURRÍCULO PLENO ACADÊMI COS I FUNDAMENTOS CONCEITUAIS DO CURSO

Leia mais

Percepções de oftalmologistas referentes ao modelo de ensino aplicado a lentes de contato

Percepções de oftalmologistas referentes ao modelo de ensino aplicado a lentes de contato ATUALIZAÇÃO CONTINUADA Percepções de oftalmologistas referentes ao modelo de ensino aplicado a lentes de contato Perceptions of ophthalmologists regarding teaching models applied to contact lenses Regina

Leia mais

Comissão de Ensino. Conselho Brasileiro de Oftalmologia. Currículo Mínimo - Refratometria

Comissão de Ensino. Conselho Brasileiro de Oftalmologia. Currículo Mínimo - Refratometria Comissão de Ensino Conselho Brasileiro de Oftalmologia Currículo Mínimo - Refratometria * O presente currículo mínimo foi embasado no Manual do CBO de Óptica, Refração e Visão Subnormal e no currículo

Leia mais

Adaptação de lentes de contato após cirurgia refrativa

Adaptação de lentes de contato após cirurgia refrativa Adaptação de lentes de contato após cirurgia refrativa Contact lens fitting after refractive surgery Adimara da Candelária Renesto 1 César Lipener 2 RESUMO Objetivo: Avaliar a adaptação e o uso de lente

Leia mais

O que você precisa saber sobre...

O que você precisa saber sobre... O que você precisa saber sobre... CATARATA Prezado paciente, caso tenha indicação para cirurgia de catarata, informamos que a moderna tecnologia da cirurgia oferece hoje a possibilidade de corrigir defeitos

Leia mais

ENDOFTALMITE uma complicação grave da cirurgia de catarata

ENDOFTALMITE uma complicação grave da cirurgia de catarata MANUELA BERNARDO ENDOFTALMITE uma complicação grave da cirurgia de catarata A perda de visão pode ser severa e irreversível Este trabalho foi elaborado seguindo as recomendações da ESCRS 2013 INCIDÊNCIA

Leia mais

A Moderna Cirurgia de Catarata

A Moderna Cirurgia de Catarata A Moderna Cirurgia de Catarata Catarata é o nome que se dá a qualquer opacidade do cristalino que atrapalhe a entrada de luz nos olhos, acarretando diminuição da visão. Se o olho fosse uma máquina fotográfica,

Leia mais

Córnea em debate. VII Reunião Temática do Serviço de Oftalmologia do Hospital de SãoSebastião

Córnea em debate. VII Reunião Temática do Serviço de Oftalmologia do Hospital de SãoSebastião Reportagem VII Reunião Temática do Serviço de Oftalmologia do Hospital de SãoSebastião Córnea em debate Serviço de Oftalmologia do Hospital S. Sebastião reuniu mais de 200 especialistas num encontro onde

Leia mais

PLANO DE TRABALHO OBJETO

PLANO DE TRABALHO OBJETO PLANO DE TRABALHO RAZÃO SOCIAL: CLINICA DE OLHOS AVENIDA RIO BRANCO NOME FANTASIA: CLINICA DE OLHOS AVENIDA RIO BRANCO MATRIZ CNPJ: 01.397.085 0001/56 CNES: 7165765 OBJETO O presente Plano de Trabalho

Leia mais

CATARATA. Causas da catarata. Apresentação. Entendendo a catarata. Sintomas mais comuns da catarata

CATARATA. Causas da catarata. Apresentação. Entendendo a catarata. Sintomas mais comuns da catarata CTRT presentação N osso principal objetivo com o texto e as imagens que você vai acompanhar a seguir é informar porque a catarata ocorre, quais seus fatores de risco, como detectá-la, quais as opções de

Leia mais

VISÃO: MITOS E VERDADES

VISÃO: MITOS E VERDADES Texto de apoio ao curso de Especialização Atividade física adaptada e saúde Prof. Dr. Luzimar Teixeira VISÃO: MITOS E VERDADES Quem usa óculos enxerga pior à noite? Os míopes enxergam menos à noite, mesmo

Leia mais

TÍTULO: RELATO DE CASO - OCT de segmento anterior na avaliação de edema de córnea

TÍTULO: RELATO DE CASO - OCT de segmento anterior na avaliação de edema de córnea NÚMERO: 18 TÍTULO: RELATO DE CASO - OCT de segmento anterior na avaliação de edema de córnea AUTORES: Nayara Nakamura Hirota¹, Eduardo Buzolin Barbosa¹, Renata Tiemi Kashiwabuchi² 1 Residente do terceiro

Leia mais

TERMO DE CONSENTIMENTO LIVRE E ESCLARECIDO

TERMO DE CONSENTIMENTO LIVRE E ESCLARECIDO TERMO DE CONSENTIMENTO LIVRE E ESCLARECIDO O(A) paciente, ou seu responsável, declara, para todos os fins legais, especialmente do disposto no artigo 39, VI, da Lei, 8.078/90 que dá plena autorização ao

Leia mais

GLAUCOMA APÓS CIRURGIA DE CATARATA CONGÉNITA

GLAUCOMA APÓS CIRURGIA DE CATARATA CONGÉNITA GLAUCOMA APÓS CIRURGIA DE CATARATA CONGÉNITA Catarina Pedrosa, Inês Coutinho, Cristina Santos, Mário Ramalho, Susana Pina, Isabel Prieto Estágio de Glaucoma Dr. Esperancinha, Dr. Fernando Vaz, Dr. Paulo

Leia mais

Trabeculectomia. Informação para Pacientes. Keith Barton. Maio 2008

Trabeculectomia. Informação para Pacientes. Keith Barton. Maio 2008 Trabeculectomia Informação para Pacientes Keith Barton Maio 2008 Índice Pagina 1. Introdução O que é a Trabeculectomia? 3 2. Qual a aparência do olho após a Trabeculectomia? 4 3. A cirurgia em si 4 4.

Leia mais

XXXVI Congresso Brasileiro de

XXXVI Congresso Brasileiro de 24 XXXVI Congresso Brasileiro de Um grande diferencial será a realização de Sessões Nobres, que abordarão temas da vanguarda da Ciência Médica e da Oftalmologia. Walace Chamon Assessor especial da Comissão

Leia mais

1º Ten Al EDUARDO RIBEIRO DE VIANNA BANDEIRA

1º Ten Al EDUARDO RIBEIRO DE VIANNA BANDEIRA 1º Ten Al EDUARDO RIBEIRO DE VIANNA BANDEIRA IMPORTÂNCIA DA CIRURGIA REFRATIVA NA CORREÇÃO DE AMETROPIAS EM MILITARES COMBATENTES RIO DE JANEIRO 2010 1º Ten Al ALINE BATISTA DE CASTRO 1º Ten Al EDUARDO

Leia mais

Estudo das modificações oculares induzidas pelo implante estromal do anel de Ferrara em portadores de ceratocone

Estudo das modificações oculares induzidas pelo implante estromal do anel de Ferrara em portadores de ceratocone Estudo das modificações oculares induzidas pelo implante estromal do anel de Ferrara em portadores de ceratocone Study of the ocular changes after stromal Ferrara ring implantation in patients with keratoconus

Leia mais

PROGRAMAÇÃO CIENTÍFICA PRELIMINAR

PROGRAMAÇÃO CIENTÍFICA PRELIMINAR PROGRAMAÇÃO CIENTÍFICA PRELIMINAR 07/07/2016 09:00-10:30 h Mesa Redonda CATARATA O papel das novas tecnologias na cirurgia de catarata (I) SALA 1 (QUELUZ 2 E 5) 09:00-09:10 Recursos diagnósticos (UBM,

Leia mais

NOVA ZONA ÓPTICA VARIÁVEL LÍDER MUNDIAL NO TRATAMENTO DO CERATOCONE

NOVA ZONA ÓPTICA VARIÁVEL LÍDER MUNDIAL NO TRATAMENTO DO CERATOCONE NOVA ZONA ÓPTICA VARIÁVEL LÍDER MUNDIAL NO TRATAMENTO DO CERATOCONE O MAIS COMPLETO E VERSÁTIL SISTEMA PARA REMODELAMENTO CORNEANO EXISTENTE NO MERCADO MUNDIAL. Keraring, segmento de anel corneano intra-estromal,

Leia mais

PLANO DE TRABALHO RAZÃO SOCIAL: Centro de Estudos e Pesquisas Oculistas Associados NOME FANTASIA: CEPOA CNPJ: 42.161.307/0001-14 CNES: 2270498 OBJETO

PLANO DE TRABALHO RAZÃO SOCIAL: Centro de Estudos e Pesquisas Oculistas Associados NOME FANTASIA: CEPOA CNPJ: 42.161.307/0001-14 CNES: 2270498 OBJETO PLANO DE TRABALHO RAZÃO SOCIAL: Centro de Estudos e Pesquisas Oculistas Associados NOME FANTASIA: CEPOA CNPJ: 42.161.307/0001-14 CNES: 2270498 OBJETO O presente Plano de Trabalho acordado entre o Gestor

Leia mais

Portaria nº 339 de 08 de Maio de 2002.

Portaria nº 339 de 08 de Maio de 2002. Portaria nº 339 de 08 de Maio de 2002. O Secretário de Assistência à Saúde, no uso de suas atribuições legais, Considerando a Portaria GM/MS nº 866, de 09 de maio de 2002, que cria os mecanismos para organização

Leia mais

Eventos da área da Saúde no Brasil no ano de 2012

Eventos da área da Saúde no Brasil no ano de 2012 Eventos da área da Saúde no Brasil no ano de 2012 Evento Data Local Congresso Latino Americano de 29 a Hotelaria Hospitalar 31/03/12 Seminário Avaliação da Lesão Crônica e Indicação de Curativo 30/03/2012

Leia mais

EVITANDO ACIDENTES. Como evitar acidentes com os olhos. Cozinhando. Produtos de limpeza. Objetos e crianças. Plantas

EVITANDO ACIDENTES. Como evitar acidentes com os olhos. Cozinhando. Produtos de limpeza. Objetos e crianças. Plantas EVITANDO ACIDENTES Como evitar acidentes com os olhos Quando se trata de acidentes com os olhos, o melhor remédio é a prevenção, pois algumas lesões podem causar desde a perda da qualidade da visão até

Leia mais

PRK versus LASIK para correção de miopia baixa e moderada

PRK versus LASIK para correção de miopia baixa e moderada PRK versus LASIK para correção de miopia baixa e moderada PRK versus LASIK for correction of low and moderate myopia Adriana dos Santos Forseto (1) Regina Aidar Menon Nosé (1) (1, 2, 3) Walton Nosé RESUMO

Leia mais

LENTES DE CONTACTO EM IDADE PEDIÁTRICA

LENTES DE CONTACTO EM IDADE PEDIÁTRICA LENTES DE CONTACTO EM IDADE PEDIÁTRICA Serviço de Oftalmologia do Hospital Prof. Dr. Fernando Fonseca,EPE Director do Serviço: Dr. António Melo Coordenadora Contactologia: Dr.ª Cristina Vendrell Mafalda

Leia mais

PROCESSO SELETIVO FUNCAMP Nº 137/2009

PROCESSO SELETIVO FUNCAMP Nº 137/2009 PROCESSO SELETIVO FUNCAMP Nº 137/2009 EDITAL DE PROCESSO SELETIVO PARA A CONTRATAÇÃO DE PESSOAL PARA O HOSPITAL ESTADUAL SUMARÉ HES OU AME - UNIDADE DE CIRURGIA AMBULATORIAL SANTA BÁRBARA D OESTE A Fundação

Leia mais

Informativo trimestral 1

Informativo trimestral 1 Informativo trimestral 1 Anápolis, dezembro de 2015 a fevereiro de 2016 www.hoa.med.br Av. Fayad Hanna, 235 Cidade Jardim Anápolis GO Design: www.gouramani.com NESTA EDIÇÃO CIRURGIA REFRATIVA Uma entrevista

Leia mais

CURRICULUM VITAE FORMAÇÃO ACADÊMICA. Residência Ortopedia e Traumatologia IOT Instituto de Ortopedia e Traumatologia Passo Fundo RS 1992 a 1995

CURRICULUM VITAE FORMAÇÃO ACADÊMICA. Residência Ortopedia e Traumatologia IOT Instituto de Ortopedia e Traumatologia Passo Fundo RS 1992 a 1995 CURRICULUM VITAE Luiz Henrique Penteado da Silva CRM: 19805 Quadril Pelve Trauma IOT Instituto de Ortopedia e Traumatologia - www.iotrs.com.br Rua Uruguai, 2050 CEP: 99010-112 Passo Fundo RS quadril@iotrs.com.br

Leia mais

Mini Glossário. B Blefarite Inflamação das pálpebras.

Mini Glossário. B Blefarite Inflamação das pálpebras. A Acomodação Capacidade do olho em focar a várias distâncias, desde o perto ao longe, por alteração da potência dióptrica do cristalino. Acuidade Visual Capacidade de discriminar dois pontos próximos como

Leia mais

Dra. Christine Graf Guimarães CRM 16538

Dra. Christine Graf Guimarães CRM 16538 Dra. Christine Graf Guimarães CRM 16538 Médica graduada pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) em dezembro de 1998. Fez residência médica em Dermatologia no Hospital de Clínicas de Curitiba (UFPR)

Leia mais

8:00h. INSCRIÇÕES E ENTREGA DE MATERIAL. COORDENADORES: Ubirajara Moulin De Moraes (ES) Fabio Braga Soares (ES)

8:00h. INSCRIÇÕES E ENTREGA DE MATERIAL. COORDENADORES: Ubirajara Moulin De Moraes (ES) Fabio Braga Soares (ES) 8:00h. INSCRIÇÕES E ENTREGA DE MATERIAL. Ubirajara Moulin De Moraes (ES) Fabio Braga Soares (ES) 8:40-8:50h. ABERTURA Dr. Fabio Braga Soares (ES) MODULO 1: DEBATEDORES : Dr. Ari De Souza Pena (RJ) Dra.

Leia mais

Desempenho visual de lentes de contato gelatinosas de diferentes tipos baseado na análise de frentes de onda

Desempenho visual de lentes de contato gelatinosas de diferentes tipos baseado na análise de frentes de onda Desempenho visual de lentes de contato gelatinosas de diferentes tipos baseado na análise de frentes de onda Optical performance of different soft contact lenses based on wavefront analysis Roberta Fagnani

Leia mais

CERATOCONE. De acordo com a topografia detectada na vídeoceratoscopia, podemos ter 2 tipos de morfologia da ectasia corneana:

CERATOCONE. De acordo com a topografia detectada na vídeoceratoscopia, podemos ter 2 tipos de morfologia da ectasia corneana: Texto de apoio ao curso de Especialização Atividade Física Adaptada e Saúde Prof. Dr. Luzimar Teixeira CERATOCONE O ceratocone é uma distrofia da córnea em que ocorrem protusão e afinamento progressivos

Leia mais

Análise Comparativa Entre Duas Técnicas de Facectomias Realizadas em um Hospital de Referência de Florianópolis

Análise Comparativa Entre Duas Técnicas de Facectomias Realizadas em um Hospital de Referência de Florianópolis 90 Arquivos Catarinenses de Medicina V. 32. n o. 4 de 2003 0004-2773/03/32-04/90 Arquivos Catarinenses de Medicina ARTIGO ORIGINAL Ernani Luiz Garcia 1, Augusto Adam Netto 2, Rodrigo Cavalheiro 3 Resumo

Leia mais