I. estará se aproximando do meridiano de Greenwich. estará modificando sua latitude, mas permanecendo sempre na mesma longitude.

Save this PDF as:
 WORD  PNG  TXT  JPG

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "I. estará se aproximando do meridiano de Greenwich. estará modificando sua latitude, mas permanecendo sempre na mesma longitude."

Transcrição

1 Questão 01) Um transatlântico, navegando pelo Oceano Índico, cruza o Trópico de Capricórnio e segue do Sul para o Norte. Observando a trajetória percorrida, verifica-se que ela é representada por uma reta. O percurso desse transatlântico revela que ele I. estará se aproximando do meridiano de Greenwich. II. estará modificando sua latitude, mas permanecendo sempre na mesma longitude. III. estará se afastando do Círculo Polar Antártico. IV. estará navegando nas águas do hemisfério ocidental. Das afirmativas acima, pode-se dizer que a) apenas I e II estão corretas. b) apenas III está correta. c) apenas II e III estão corretas. d) apenas IV está correta. e) I, II e III estão corretas. Questão 02) As coordenadas geográficas baseiam-se em linhas imaginárias traçadas sobre o globo terrestre, com a finalidade de estabelecer, com precisão, a localização de qualquer ponto da superfície. Com respeito a essas linhas e ao sistema de localização geográfica, é correto afirmar-se que: a) Os meridianos são semicírculos, isto é, linhas de 180º que vão do Polo Norte Magnético até o Polo Sul Magnético, cruzando os paralelos. b) Os paralelos são linhas imaginárias, circulares e paralelas ao Equador, portanto o Equador não constitui um paralelo. c) Longitude é a distância, em graus (de 0º até 180º), que vai de um ponto qualquer na superfície da terra até o meridiano de Greenwich. d) Greenwich representa um meridiano intermediário, cujo valor corresponde a 90º.

2 e) Em termos de localização geográfica, a cidade de João Pessoa situa-se aproximadamente a 7º de latitude norte e a 34º de longitude a leste de Greenwich. Questão 03) Não é verdadeira a frase sobre o Território Brasileiro: a) Estamos totamente localizado no Hemisfério Meridional. b) Estamos totalmente localizado no Hemisfério Ocidental. c) Somos cortado ao norte pelo paralelo do equador. d) Estamos na parte mais oriental da América do Sul. e) A região sul é a de maior identificação européia no Brasil. Questão 04) Sobre a localização do Brasil no mundo, marque a alternativa INCORRETA. a) A maior parte das terras do Brasil localiza-se no hemisfério meridional, isto é, ao sul do Equador. b) O Brasil localiza-se inteiramente no hemisfério ocidental, isto é, a oeste de Greenwich. c) Ao sul, o Brasil é cortado pelo trópico de Câncer. d) Apenas uma pequena porção do Brasil localiza-se no hemisfério setentrional, isto é ao norte do Equador. e) O Brasil possui terras nos hemisférios norte, sul e oeste. Questão 05) Observe atentamente o mapa PLANISFÉRIO FUSOS HORÁRIOS. Entre as cidades localizadas no mapa, assinale a alternativa que apresente as que estão localizadas nos hemisférios meridional e ocidental:

3 a) Brasília e Santiago. b) Sydney e Tóquio. c) Nova York e Los Angeles. d) Londres e Cairo. Questão 06) Analise o mapa BRASIl POLÍTICO abaixo: Considerando a posição geográfica das cidades registradas no mapa, assinale a que está localizada nas coordenadas de 3º Lat. Sul e 60º Long. Oeste: a) Boa Vista b) Manaus c) Rio de Janeiro d) Porto Alegre Questão 07) Assinale a alternativa correta: Dezenas de cidades paranaenses como Loanda, Paranavaí, Porecatu, Londrina e Jacarezinho estão na Zona Intertropical da Terra, portanto ao norte do (a): a) Zona Temperada Norte b) Trópico de Câncer c) Círculo Polar Ártico d) Equador

4 e) Trópico de Capricôrnio Questão 08) A distância, em graus, do meridiano inicial ao qualquer ponto da superfície terrestre, chama-se: a) longitude b) latitude c) escala d) grau e) paralelo Questão 09) INSTRUÇÃO: Considere o gráfico, que representa parte das coordenadas geográficas. As coordenadas geográficas dos pontos A e C são, respectivamente, a) 2 de latitude Sul e 4 de longitude Leste 4 e 30 de latitude Sul e 2 de longitude Leste. b) 4 de latitude Leste e 2 de longitude Sul 2 de latitude Leste e 3 e 30 de longitude Norte. c) 2 de latitude Sul e 4 de longitude Leste 3 e 30 de latitude Sul e 2 de longitude Leste. d) 2 de longitude Leste e 4 de latitude Norte 3 e 30 de longitude Leste e 2 de latitude Norte. e) 4 de longitude Oeste e 2 de latitude Norte 2 de longitude Oeste e 4 e 30 de latitude Norte.

5 Questão 10) INSTRUÇÃO: Considere o gráfico, que representa parte das coordenadas geográficas. A direção do ponto C em relação ao ponto A É: a) Sul Sudoeste b) Oeste c) Sudeste d) Leste Sudeste e) Sudoeste Questão 11) As alternativas abaixo apresentam elementos constitutivos tanto da Orientação Geográfica quanto da Cartografia, EXCETO: a) Medições de tempo e sistema de fusos horários. b) Coordenadas geográficas e seus paralelos e meridianos. c) Estudos de demografia. d) Pontos cardeais, colaterais e subcolaterais. e) Escalas cartográficas. Questão 12) Observe o mapa a seguir e identifique os ponto A, B, C, D e F.

6 Tendo por base a localização geográfica dos pontos assinalados no mapa e seus conhecimentos, é correto afirmar que a) os pontos C e E estão no Hemisfério Sul, em zona subtropical; possuem a mesma longitude (40 ), mas estão em latitudes diferentes e fazem parte da área de dispersão dos ventos Alíseos de sudeste. b) o ponto F está localizado em uma região de ventos polares por causa da alta pressão, típica das zonas de baixa latitude, como no caso do Círculo Polar Antártico. c) o ponto D é mais setentrional do que o ponto E; ambos estão localizados no Hemisfério Oriental, a leste de Greenwich, e possuem a mesma longitude (20 ), mas as latitude são diferentes. d) no ponto A, os raios solares nunca incidem perpendicularmente à superfície terrestre; apesar de o ponto A estar no mesmo hemisfério do ponto B, tem sua hora adiantada em relação a este ponto. e) na latitude do ponto D, as temperaturas tendem a ser menores do que na latitude do ponto B, apesar de ambos estarem no hemisfério meridional, em diferentes zonas climáticas. Questão 13) Observe o mapa-múndi a seguir.

7 Fonte: Trabalhando com mapas: o mundo desenvolvido. São Paulo: Ática, 2003 (adaptado). Todas as alternativas estão corretas, exceto a: a) Os brasileiros estão localizados totalmente no hemisfério ocidental, ficando suas horas atrasadas em relação a Greenwich, o que obrigou os admiradores do esporte olímpico a levantar um pouco mais cedo para ver os jogos de Atenas. b) O Brasil ocupa a porção centro-oriental da América Latina, não fazendo fronteiras com o Chile e o Equador, dois países atravessados pela Cordilheira dos Andes, um dos dobramentos modernos do globo. c) A maior parte do território nacional localiza-se entre o Trópico de Câncer, n 0 3, e o Trópico de Capricórnio, n 0 2, ficando por isso caracterizada a sua tropicalidade. d) O Brasil é cortado pelo Equador, n 0 1, razão pela qual tem uma pequena porção de suas terras situadas no hemisfério setentrional e a maior parte no hemisfério meridional. e) A localização geográfica brasileira, predominantemente na região intertropical, resultou em paisagens naturais que, ao longo do processo histórico, foram bastante alteradas pelo homem. Questão 14) Observe o planisfério apresentado abaixo. Considerando o Equador e Greenwich, é possível afirmar que a Inglaterra e a Austrália têm, respectivamente, a maioria de suas terras nos hemisférios: a) Inglaterra: Norte e Ocidental Austrália: Sul e Oriental b) Inglaterra: Norte e oriental Austrália: Sul e Ocidental c) Inglaterra: Ocidental e Norte Austrália: Oriental e Sul d) Inglaterra: Oriental e Norte Austrália: Ocidental e Sul e) Inglaterra: Oriental e Ocidental Austrália: Ocidental e Oriental

8 Questão 15) Um avião decola do Acre (AC) com destino ao Rio de Janeiro (RJ). Utilizando os seus conhecimentos, indique qual a direção geral da aeronave. a) nordeste b) sudeste c) sudoeste d) norte Questão 16) Assinale verdadeiro (V) ou (F). ( ) A rede de coordenadas geográficas consiste em um conjunto de linhas imaginárias chamadas paralelos e meridianos que nos dão as medidas de latitude e longitude de qualquer ponto na superfície terrestre. ( ) Para os pontos cardeais podemos dizer que Leste é o mesmo que Oriental ou Nascente, enquanto que o Oeste pode ser chamado de Ocidental ou Poente. ( ) Os pólos se localizam na latitude de 0 graus, enquanto o paralelo de Equador se localiza na latitude de 90 graus. ( ) O Brasil está totalmente localizado no Hemisfério Sul e a Leste do Meridiano de Greenwich. ( ) De certo modo, podemos dizer que Norte é o mesmo que Setentrional e que o Sul é o mesmo que meridional. A seqüência correta é: a) VFFVV b) VVFFV c) FVFVV d) FFVFF e) VFVVF Questão 17)

9 Observe a representação abaixo: Analisando as curvas de nível e a hidrografia, podemos concluir que, no local assinalado pela letra A, temos: a) uma depressão; b) altitudes abaixo de 300 metros; c) altitudes acima de 500 metros; d) maiores altitudes e nascentes de córregos; e) um lago. Questão 18) A partir do ponto X, desloque-se 3 (três) quadras a leste. Em seguida, a partir da nova localização, desloque-se 2 (duas) quadras ao sul. Depois, desloque-se 5 (cinco) quadras a oeste. Em que quadra você estará após esses deslocamentos? a) I; b) II; c) III;

10 d) IV; e) V. Questão 19) Sobre a posição geográfica do Brasil assinale a alternativa incorreta. a) Cerca de 7% de suas terras encontra-se no hemisfério setentrional. b) É cortado, ao norte pelo trópico de Capricórnio. c) Localiza-se a oeste do meridiano de Greenwich. d) Mais de 90% de suas terras está situada no hemisfério meridional. e) Ocupa a porção centro-oriental do continente sul-americano. Questão 20) A latitude e a longitude são determinadas, respectivamente, pelo: a) Círculo Polar Ártico e Trópico de Capricórnio b) Equador e Meridiano de Greenwich c) Meridiano de Greenwich e Trópico de Câncer d) Trópico de Câncer Paralelo do Equador. e) Trópico de Capricórnio e Círculo Polar Ártico. GABARITO: 1) Gab: C 2) Gab: C 3) Gab: A 4) Gab: C

11 5) Gab: A 6) Gab: B 7) Gab: E 8) Gab: A 9) Gab: C 10) Gab: E 11) Gab: C 12) Gab: C 13) Gab: B 14) Gab: A 15) Gab: B 16) Gab: B 17) Gab: D

12 18) Gab: B 19) Gab: B 20) Gab: B

Material de apoio para o exame final

Material de apoio para o exame final Professor Rui Piassini Geografia 1ºEM Material de apoio para o exame final Questão 01) Uma cidade localizada a 70º de longitude está adiantada em quantas horas do meridiano de Greenwich? a) 3 horas b)

Leia mais

AULA O4 COORDENADAS GEOGRÁFICAS E FUSOS HORÁRIOS

AULA O4 COORDENADAS GEOGRÁFICAS E FUSOS HORÁRIOS AULA O4 COORDENADAS GEOGRÁFICAS E FUSOS HORÁRIOS As coordenadas geográficas são de suma importância pra Geografia, pois a partir delas é possível localizar qualquer ponto na superfície terrestre. Devemos

Leia mais

Observe o mapa múndi e responda.

Observe o mapa múndi e responda. EXERCÍCIOS DE REVISÃO COM RESPOSTAS PARA O EXAME FINAL GEOGRAFIA 5ª SÉRIE 1) Escreva V para verdadeiro e F para falso: ( V ) No globo terrestre, no planisfério e em outros mapas são traçadas linhas que

Leia mais

A Humanidade em evolução

A Humanidade em evolução A Humanidade em evolução Há milênios o homem se preocupa em se localizar no espaço. Durante muito tempo os astros foram utilizados como maneira de localização, o problema que eles apresentavam era a indicação

Leia mais

CURSO PREPARATÓRIO CFSd- SOLDADO- BATERIA DE EXERCÍCIOS GEOGRAFIA PROF: ANDERSON

CURSO PREPARATÓRIO CFSd- SOLDADO- BATERIA DE EXERCÍCIOS GEOGRAFIA PROF: ANDERSON CURSO PREPARATÓRIO CFSd- SOLDADO- BATERIA DE EXERCÍCIOS GEOGRAFIA PROF: ANDERSON faleconosco@fatimasoares.com.br 1 (UNESP) Sobre um mapa, na escala de 1:500 000, tenciona-se demarcar uma reserva florestal

Leia mais

COLÉGIO JOÃO PAULO I GEOGRAFIA - EXERCÍCIOS PARA TRIMESTRAL 1

COLÉGIO JOÃO PAULO I GEOGRAFIA - EXERCÍCIOS PARA TRIMESTRAL 1 COLÉGIO JOÃO PAULO I GEOGRAFIA - EXERCÍCIOS PARA TRIMESTRAL 1 Professor(a): Richard 1) Sobre as coordenadas geográficas, assinale a alternativa correta. a) A longitude é determinada pelo ângulo formado

Leia mais

Para ajudá-los nos estudos, após resolver o exercício de revisão faça a correção a partir deste documento. Bons Estudos!

Para ajudá-los nos estudos, após resolver o exercício de revisão faça a correção a partir deste documento. Bons Estudos! EXERCÍCIO DE REVISÃO - GEOGRAFIA 6º ano Profª. Ms. Graziella Fernandes de Castro Queridos alunos, Para ajudá-los nos estudos, após resolver o exercício de revisão faça a correção a partir deste documento.

Leia mais

COLÉGIO JOÃO PAULO I GEOGRAFIA - EXERCÍCIOS 1ª PARCIAL V2 1ª SÉRIE

COLÉGIO JOÃO PAULO I GEOGRAFIA - EXERCÍCIOS 1ª PARCIAL V2 1ª SÉRIE COLÉGIO JOÃO PAULO I GEOGRAFIA - EXERCÍCIOS 1ª PARCIAL V2 1ª SÉRIE Professor(a): Richard QUESTÃO 1 Considere a reprodução da obra intitulada La Escuela del Sur de autoria de Joaquin Torres García, artista

Leia mais

Atividade Geografia 5º ano Unidade 1

Atividade Geografia 5º ano Unidade 1 1. Encontre no caça palavras alguns astros do sistema solar. A S D F G B N J R M E R C U R I O E W G Y U I O P W T E R R A H X Z Y O C A D G H J E W T Y U E R T Y U I S P A F E R B A R A I E D S F R G

Leia mais

FORMAS E MOVIMENTOS DA TERRA - COORDENADAS GEOGRAFICAS - 50 QUESTÕES

FORMAS E MOVIMENTOS DA TERRA - COORDENADAS GEOGRAFICAS - 50 QUESTÕES FORMAS E MOVIMENTOS DA TERRA - COORDENADAS GEOGRAFICAS - 50 QUESTÕES WWW.PROFESSORLOBAO.WEBNODE.COM.BR 01 - (Acafe SC/1998) Sobre os movimentos da Terra, a alternativa FALSA é: a) O tempo necessário para

Leia mais

Encontrando o seu lugar na Terra

Encontrando o seu lugar na Terra Encontrando o seu lugar na Terra A UU L AL A Nesta aula vamos aprender que a Terra tem a forma de uma esfera, e que é possível indicar e localizar qualquer lugar em sua superfície utilizando suas coordenadas

Leia mais

Recuperação - 1ª Etapa Ensino Fundamental II

Recuperação - 1ª Etapa Ensino Fundamental II 1 GEOGRAFIA 6º ANO ENS. FUNDAMENTAL II PROFESSOR (A): GRAZIELLA FERNANDES NOME: Nº Querido(a) aluno(a), para que eu possa lhe ajudar neste momento de recuperação será importante que estude o conteúdo listado

Leia mais

Questão 01) A linha imaginária que circula a Terra a 23 27 de latitude norte denomina-se:

Questão 01) A linha imaginária que circula a Terra a 23 27 de latitude norte denomina-se: Lista de Exercícios Pré Universitário Uni-Anhanguera Aluno(a): Nº. Professor: Anderson José Soares Série: 1º Disciplina: GEOGRAFIA Data da prova: 22/02/14 Questão 01) A linha imaginária que circula a Terra

Leia mais

EXERCÍCIOS DE FIXAÇÃO GEOGRAFIA 1º ANO DO ENSINO MÉDIO CARTOGRAFIA 1ª Rodada de Exercícios ALUNO: TURMA: GRUPO 1 ORIENTAÇÃO E LOCALIZAÇÃO

EXERCÍCIOS DE FIXAÇÃO GEOGRAFIA 1º ANO DO ENSINO MÉDIO CARTOGRAFIA 1ª Rodada de Exercícios ALUNO: TURMA: GRUPO 1 ORIENTAÇÃO E LOCALIZAÇÃO EXERCÍCIOS DE FIXAÇÃO GEOGRAFIA 1º ANO DO ENSINO MÉDIO CARTOGRAFIA 1ª Rodada de Exercícios ALUNO: TURMA: GRUPO 1 ORIENTAÇÃO E LOCALIZAÇÃO QUESTÃO 1 - Na rosa-dos-ventos ao lado, os pontos sub-colaterais

Leia mais

LATITUDE, LONGITUDE E GPS

LATITUDE, LONGITUDE E GPS LATITUDE, LONGITUDE E GPS Anselmo Lazaro Branco* ENTENDA O QUE É LATITUDE, LONGITUDE, E COMO FUNCIONA UM APARELHO DE GPS. GPS O GPS é um aparelho digital de localização, que determinada a posição exata

Leia mais

FUSOS HORÁRIOS 65 QUESTÕES

FUSOS HORÁRIOS 65 QUESTÕES 01 - (Furg RS) Uma cidade localizada a 70º de longitude está adiantada em quantas horas do meridiano de Greenwich? a) 3 horas b) 4 horas c) 5 horas d) 6 horas e) 7 horas FUSOS HORÁRIOS 65 QUESTÕES WWW.PROFESSORLOBAO.WEBNODE.COM.BR

Leia mais

Exercícios de Cartografia II

Exercícios de Cartografia II Exercícios de Cartografia II 1. (UFRN) Um estudante australiano, ao realizar pesquisas sobre o Brasil, considerou importante saber a localização exata de sua capital, a cidade de Brasília. Para isso, consultou

Leia mais

NOÇÕES DE ORIENTAÇÃO E LOCALIZAÇÃO. ROSA-DOS- VENTOS ou RUMOS

NOÇÕES DE ORIENTAÇÃO E LOCALIZAÇÃO. ROSA-DOS- VENTOS ou RUMOS NOÇÕES ESPACIAIS NOÇÕES DE ORIENTAÇÃO E LOCALIZAÇÃO ROSA-DOS- VENTOS ou ROSA-DOS- RUMOS HEMISFÉRIOS: ( Metade da esfera terrestre) Há QUATRO hemisférios SINÔNIMOS NORTE: SETENTRIONAL ou BOREAL SINÔNIMOS

Leia mais

Fusos Horários do Brasil

Fusos Horários do Brasil CARTOGRAFIA Fusos Horários do Brasil Por causa de seu movimento de rotação, a Terra apresenta dias e noites. Como consequência, vários pontos da superfície do planeta apresentam diferença de horários.

Leia mais

LISTA PARA REVISÃO CARTOGRAFIA PROF. SUMARÉ

LISTA PARA REVISÃO CARTOGRAFIA PROF. SUMARÉ LISTA PARA REVISÃO CARTOGRAFIA PROF. SUMARÉ 1. (Ufrn 2001) Os mapas a seguir expressam a visão de mundo de quem os construiu, possibilitando uma leitura ideológica. Observe atentamente os mapas e explique

Leia mais

GABARITO EXERCÍCIOS. Questão 06 (UFPE) De acordo com o mapa, afirma-se que:

GABARITO EXERCÍCIOS. Questão 06 (UFPE) De acordo com o mapa, afirma-se que: GABARITO EXERCÍCIOS Questão 01 (PUC/02) O perfil geomorfológico a baixo possui quatro pontos, numerados de 1 a 4, e representa um corte leste-oeste no continente sul-americano, em torno de 200 lat. Sul,

Leia mais

A que horas, em Londrina, o representante recebeu o comunicado? (Apresente o desenvolvimento dos cálculos.)

A que horas, em Londrina, o representante recebeu o comunicado? (Apresente o desenvolvimento dos cálculos.) EXERCICIOS DE FUSOS HORÁRIOS ORGANIZADOR: JÚLIO CEZAR 1. (UEL) Às 16h30 em Pequim (capital da China), localizada nas coordenadas 39 50 N e 116 20 E, em uma reunião de empresários, foi tomada a decisão

Leia mais

OFICINA PEDAGÓGICA ORIENTAÇÃO NO MAPA E PELO MAPA 1

OFICINA PEDAGÓGICA ORIENTAÇÃO NO MAPA E PELO MAPA 1 151 OFICINA PEDAGÓGICA ORIENTAÇÃO NO MAPA E PELO MAPA 1 Mirian Vizintim Fernandes Barros 2 Rosely Sampaio Archela 3 Marquiana de Freitas Vilas Boas Gomes 4 INTRODUÇÃO Saber se localizar no espaço é muito

Leia mais

GEOGRAFIA QUESTÕES DISCURSIVAS DE GEOGRAFIA

GEOGRAFIA QUESTÕES DISCURSIVAS DE GEOGRAFIA GEOGRAFIA Prof. Rodrigo Zidane QUESTÕES DISCURSIVAS DE GEOGRAFIA SÉRIE SALA 1. (UFRN) Parte considerável da energia que atinge a Terra é proveniente do Sol. A distribuição da insolação na superfície é

Leia mais

www.concursovirtual.com.br

www.concursovirtual.com.br Geografia Professor Marcelo saraiva Principais Temas: Noções básicas de cartografia Natureza e meio ambiente no Brasil As atividades econômicas e a organização do espaço Formação Territorial e Divisão

Leia mais

ENSINO MÉDIO. Data :23/05/2012 Etapa: 1ª Professor: MARCIA C. Nome do (a) aluno (a): Ano:1 º Turma: FG Nº

ENSINO MÉDIO. Data :23/05/2012 Etapa: 1ª Professor: MARCIA C. Nome do (a) aluno (a): Ano:1 º Turma: FG Nº Rede de Educação Missionárias Servas do Espírito Santo Colégio Nossa Senhora da Piedade Av. Amaro Cavalcanti, 2591 Encantado Rio de Janeiro / RJ CEP: 20735042 Tel: 2594-5043 Fax: 2269-3409 E-mail: cnsp@terra.com.br

Leia mais

LISTA DE RECUPERAÇÃO 1ª SÉRIE EM

LISTA DE RECUPERAÇÃO 1ª SÉRIE EM COLÉGIO FRANCO-BRASILEIRO NOME: N : TURMA: PROFESSOR(A): ANO: 9º DATA: / / 2014 LISTA DE RECUPERAÇÃO 1ª SÉRIE EM 1. Analise a figura e o texto apresentados a seguir. Atualmente existem três categorias

Leia mais

Rotação. Movimentos da Terra. Translação. Estações do Ano. Movimento aparente do Sol. Trópicos: limites da trajetória do Sol

Rotação. Movimentos da Terra. Translação. Estações do Ano. Movimento aparente do Sol. Trópicos: limites da trajetória do Sol Movimentos da Terra Rotação 14 movimentos; Rotação; Translação. Sucessão de dias e noites; Desvio das correntes marítimas; Atração gravitacional; Necessidade de fusos horários. Translação Estações do Ano

Leia mais

Ano: 6º Turma: 6.1 / 6.2

Ano: 6º Turma: 6.1 / 6.2 COLÉGIO NOSSA SENHORA DA PIEDADE Programa de Recuperação Paralela 2ª Etapa 2014 Disciplina: Geografia Professor (a): Fernando Parente Ano: 6º Turma: 6.1 / 6.2 Caro aluno, você está recebendo o conteúdo

Leia mais

A Terra gira... Nesta aula vamos aprender um pouco mais. sobre o movimento que a Terra realiza em torno do seu eixo: o movimento de

A Terra gira... Nesta aula vamos aprender um pouco mais. sobre o movimento que a Terra realiza em torno do seu eixo: o movimento de A U A U L L A A Terra gira... Nesta aula vamos aprender um pouco mais sobre o movimento que a Terra realiza em torno do seu eixo: o movimento de rotação. É esse movimento que dá origem à sucessão dos dias

Leia mais

Geografia Prof. Rose Rodrigues. Força Total módulo zero

Geografia Prof. Rose Rodrigues. Força Total módulo zero 1-(UNESP) Observe o mapa do Brasil. Geografia Prof. Rose Rodrigues Força Total módulo zero Faça o que se pede. a) Sabendo-se que o segmento AB possui 2 cm no mapa e equivale a 1112 km, qual a escala do

Leia mais

QUAL É A CIDADE MAIS DISTANTE DO MAR?

QUAL É A CIDADE MAIS DISTANTE DO MAR? SOCIEDADE MINEIRA DE CULTURA Mantenedora da PUC Minas e do COLÉGIO SANTA MARIA DATA: 03 / 2 / 203 UNIDADE III ETAPA AVALIAÇÃO ESPECIAL DE GEOGRAFIA 6.º ANO/EF ALUNO(A): N.º: TURMA: PROFESSOR(A): VALOR:

Leia mais

REVISÃO UDESC GAIA GEOGRAFIA GEOGRAFIA FÍSICA PROF. GROTH

REVISÃO UDESC GAIA GEOGRAFIA GEOGRAFIA FÍSICA PROF. GROTH REVISÃO UDESC GAIA GEOGRAFIA GEOGRAFIA FÍSICA PROF. GROTH 01. (UDESC_2011_2) Segundo a Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), existem no Brasil oito Bacias Hidrográficas. Assinale a alternativa

Leia mais

CADERNO DE ATIVIDADES

CADERNO DE ATIVIDADES COLÉGIO ARNALDO 2014 CADERNO DE ATIVIDADES GEOGRAFIA Aluno (a): 4º ano Turma: Professor (a): Valor: 20 pontos Conteúdo de Recuperação Sistema Solar. Mapa político do Brasil: Estados e capitais. Regiões

Leia mais

Os principais tipos climáticos mundiais

Os principais tipos climáticos mundiais Os principais tipos climáticos mundiais Os principais tipos climáticos mundiais 1 massas de ar -Definição - Origens - Tipos - Frentes (fria e quente) 2 Climas -O que define os climas? - Tipos de climas

Leia mais

Plano Curricular de Geografia- 3º Ciclo -7ºAno 2014/2015

Plano Curricular de Geografia- 3º Ciclo -7ºAno 2014/2015 Terra: Estudos e Representações Plano Curricular de Geografia- 3º Ciclo -7ºAno 2014/2015 Domínio Subdomínios /Objetivos Gerais Descritores Nº de Aulas Previstas 1- A Geografia e o Território 1.1-Compreender

Leia mais

GEOGRAFIA. Professores: Marcus, Ronaldo

GEOGRAFIA. Professores: Marcus, Ronaldo GEOGRAFIA Professores: Marcus, Ronaldo Questão que trabalha conceitos de cálculo de escala, um tema comum nas provas da UFPR. O tema foi trabalhado no Módulo 05 da apostila II de Geografia I. Para melhor

Leia mais

CLIMA E DOMÍNIOS MORFOCLIMÁTICOS DO BRASIL

CLIMA E DOMÍNIOS MORFOCLIMÁTICOS DO BRASIL CLIMA E DOMÍNIOS MORFOCLIMÁTICOS DO BRASIL Essa aula vai permitir que você conheça elementos e fatores do clima, as relações entre eles, os tipos de climas do Brasil e as características dos domínios morfoclimáticos

Leia mais

aula Localização: coordenadas geográficas Leituras Cartográficas e Interpretações Estatísticas I Autores Edilson Alves de Carvalho

aula Localização: coordenadas geográficas Leituras Cartográficas e Interpretações Estatísticas I Autores Edilson Alves de Carvalho D I S C I P L I N A Leituras Cartográficas e Interpretações Estatísticas I Localização: coordenadas geográficas Autores Edilson Alves de Carvalho Paulo César de Araújo aula 08 Governo Federal Presidente

Leia mais

I Seminário SIGCidades: Cadastro Territorial Multifinalitário. Fundamentos de Cartografia aplicados aos SIGs

I Seminário SIGCidades: Cadastro Territorial Multifinalitário. Fundamentos de Cartografia aplicados aos SIGs I Seminário SIGCidades: Cadastro Territorial Multifinalitário Fundamentos de Cartografia aplicados aos SIGs 1. FORMA DA TERRA Geóide Elipsóide Esfera Modelos de representação da Terra O modelo que mais

Leia mais

As aventuras do Geodetetive 5: Como viajar e chegar no dia anterior. Série Matemática na Escola

As aventuras do Geodetetive 5: Como viajar e chegar no dia anterior. Série Matemática na Escola As aventuras do Geodetetive 5: Como viajar e chegar no dia anterior. Série Matemática na Escola Objetivos 1. Mostrar como são estabelecidos os fusos horários e fatos a estes relacionados. 2. Apresentar

Leia mais

AULA 4 SISTEMAS DE REFERÊNCIA

AULA 4 SISTEMAS DE REFERÊNCIA AULA 4 SISTEMAS DE REFERÊNCIA Objetivos TOPOGRAFIA Gerais Visão geral de Sistemas de Referência Específicos Sistemas de Coordenadas; Sistema de Referência; Datum Geodésico; Sistemas de Referência De acordo

Leia mais

PROVA DE GEOGRAFIA 3 o TRIMESTRE DE 2012

PROVA DE GEOGRAFIA 3 o TRIMESTRE DE 2012 PROVA DE GEOGRAFIA 3 o TRIMESTRE DE 2012 PROFa. JULIANA NOME N o 8 o ANO A compreensão do enunciado faz parte da questão. Não faça perguntas ao examinador. A prova deve ser feita com caneta azul ou preta.

Leia mais

SUMÁRIO DO VOLUME. Geografia GEOGRAFIA A CARTOGRAFIA COMO INSTRUMENTO DE APROXIMAÇÃO DOS LUGARES 5

SUMÁRIO DO VOLUME. Geografia GEOGRAFIA A CARTOGRAFIA COMO INSTRUMENTO DE APROXIMAÇÃO DOS LUGARES 5 2 Geografia SUMÁRIO DO VOLUME GEOGRAFIA A CARTOGRAFIA COMO INSTRUMENTO DE APROXIMAÇÃO DOS LUGARES 5 1. Da alfabetização cartográfica à leitura crítica e ao mapeamento consciente 5 1.1 Situando o Brasil

Leia mais

QUESTÕES DE CARTOGRAFIA

QUESTÕES DE CARTOGRAFIA QUESTÕES DE CARTOGRAFIA Introdução a cartografia - ficha de aula nº 3 (Questões de1-6) 1. Considere as afirmações sobre os mapas. (Prefeitura do Município de São Paulo / 2004) I. Os mapas resultam da redução

Leia mais

CAPÍTULO 13 OS CLIMAS DO E DO MUNDOBRASIL

CAPÍTULO 13 OS CLIMAS DO E DO MUNDOBRASIL CAPÍTULO 13 OS CLIMAS DO E DO MUNDOBRASIL 1.0. Clima no Mundo A grande diversidade verificada na conjugação dos fatores climáticos pela superfície do planeta dá origem a vários tipos de clima. Os principais

Leia mais

A Geometria no Globo Terrestre.

A Geometria no Globo Terrestre. A Geometria no Globo Terrestre. 1. Introdução. Neste trabalho pretendemos desenvolver o estudo da esfera e seus elementos explorando sua associação com o globo terrestre. O estudo da posição relativa de

Leia mais

PLANO DE ESTUDOS DE GEOGRAFIA 7.º ANO

PLANO DE ESTUDOS DE GEOGRAFIA 7.º ANO DE GEOGRAFIA 7.º ANO Ano Letivo 2015 2016 PERFIL DO ALUNO Dentro do domínio da geografia e o território, o aluno deve compreender o objeto e o método da Geografia. No dominio da representação da superfície

Leia mais

Geografia Fascículo 12 Fernanda Zuquim Guilherme De Benedictis

Geografia Fascículo 12 Fernanda Zuquim Guilherme De Benedictis Geografia Fascículo 12 Fernanda Zuquim Guilherme De Benedictis Índice Noções de Cartografia e Astronomia Resumo Teórico...1 Exercícios...6 Gabarito...9 Noções de Cartografia e Astronomia Resumo Teórico

Leia mais

Introdução à Geodésia

Introdução à Geodésia UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E DA NATUREZA DEPARTAMENTO DE GEOCIÊNCIAS Disciplina: Leitura e Interpretação de Cartas Introdução à Geodésia Prof. Dr. Richarde Marques richarde@geociencias.ufpb.br

Leia mais

Colégio Santa Dorotéia

Colégio Santa Dorotéia Colégio Santa Dorotéia Área de Ciências Humanas Disciplina: Geografia Série: 8ª Ensino Fundamental Professores: Carlos Afonso e Daniel Geografia Atividades para Estudos Autônomos GABARITO Data: 28 / 9

Leia mais

Domínio - A Terra: Estudos e Representações

Domínio - A Terra: Estudos e Representações Agrupamento de Escolas de Moura Planificação Anual Geografia 7. Ano 2014-2015 Domínio - A Terra: Estudos e Representações Conteúdos Metas Curriculares Estratégias/ Calendarização 1. Compreender o objeto

Leia mais

PROVA OBJETIVA 3ª SÉRIE - ENSINO MÉDIO. Dia: 19/04 - Das 14h às 15h40min GEOGRAFIA /MATEMÁTICA / SOCIOLOGIA

PROVA OBJETIVA 3ª SÉRIE - ENSINO MÉDIO. Dia: 19/04 - Das 14h às 15h40min GEOGRAFIA /MATEMÁTICA / SOCIOLOGIA 2013 PROVA OBJETIVA 3ª SÉRIE - ENSINO MÉDIO GEOGRAFIA /MATEMÁTICA / SOCIOLOGIA Dia: 19/04 - Das 14h às 15h40min GEOGRAFIA 1. Leia a tira a seguir. QUINO. Toda Mafalda. São Paulo: Martins Fontes, 1993.

Leia mais

Escola Básica e Secundária da Graciosa

Escola Básica e Secundária da Graciosa Escola Básica e Secundária da Graciosa Disciplina: Geografia Ano letivo 2014/2015 Planificação Anual Longo Prazo 7º Ano Conteúdos Metas Curriculares Avaliação TEMA 1: A TERRA: ESTUDOS E REPRESENTAÇÕES

Leia mais

CARTOGRAFIA APLICADA AO E SI O DE HISTÓRIA. Ivison de Souza Silva 1, Universidade Federal de Alagoas.

CARTOGRAFIA APLICADA AO E SI O DE HISTÓRIA. Ivison de Souza Silva 1, Universidade Federal de Alagoas. CARTOGRAFIA APLICADA AO E SI O DE HISTÓRIA Ivison de Souza Silva 1, Universidade Federal de Alagoas. Resumo: Esse trabalho trata da necessidade do uso da Ciência Cartográfica para o entendimento da História,

Leia mais

RESUMO O trabalho apresenta resultados de um estudo sobre o texto A Geometria do Globo Terrestre

RESUMO O trabalho apresenta resultados de um estudo sobre o texto A Geometria do Globo Terrestre Encontro de Ensino, Pesquisa e Extensão, Presidente Prudente, 22 a 25 de outubro, 2012 43 O ÂNGULO DE ELEVAÇÃO DO SOL E A ENERGIA SOLAR Antonio da Silva Gomes Júnior 1, José Paulo Rodrigues da Silveira,

Leia mais

Disponível em: <http://apaginaff1.blogspot.com.br/2010/03/dias-mais-curtos-climas- -mais-acentuados.html>. Acesso em: 08 ago. 2012. Adaptado.

Disponível em: <http://apaginaff1.blogspot.com.br/2010/03/dias-mais-curtos-climas- -mais-acentuados.html>. Acesso em: 08 ago. 2012. Adaptado. Revisão de Cartografia Professor: Jair 01 - (PUC RJ/2013) Disponível em: . Acesso em: 08 ago. 2012. Adaptado. Levando-se

Leia mais

Exercícios de Cartografia I

Exercícios de Cartografia I Exercícios de Cartografia I 1. Veja os mapas a seguir: As diferentes representações cartográficas, como as apresentadas acima, são definidas a partir de: a) Um momento histórico-geográfico b) Uma orientação

Leia mais

ENSINO MÉDIO 01 - PLANETA TERRA FORMA E MOVIMENTO

ENSINO MÉDIO 01 - PLANETA TERRA FORMA E MOVIMENTO ENSINO MÉDIO 01 - PLANETA TERRA FORMA E MOVIMENTO QUESTÃO 01 - Sobre as características gerais dos movimentos terrestres, julgue os itens: a) É incorreto dizer que o Sol nasce a leste e se põe a oeste,

Leia mais

NOÇÕES DE COSMOGRAFIA RELAÇÕES ASTRONÔMICAS ENTRE A TERRA E O SOL

NOÇÕES DE COSMOGRAFIA RELAÇÕES ASTRONÔMICAS ENTRE A TERRA E O SOL UIVERIDADE FEDERAL DE LAVRA DEPARTAMETO DE EGEHARIA ÚCLEO DE AGROMETEOROLOGIA E CLIMATOLOGIA GE109 Agrometeorologia OÇÕE DE COMOGRAFIA RELAÇÕE ATROÔMICA ETRE A TERRA E O OL Prof. Antônio Augusto Aguilar

Leia mais

Colóquio APMG 201405. Um Inverno particular. Pedro Viterbo Instituto Português do Mar e da Atmosfera. Agradecimentos: Julia Slingo, UK Metoffice

Colóquio APMG 201405. Um Inverno particular. Pedro Viterbo Instituto Português do Mar e da Atmosfera. Agradecimentos: Julia Slingo, UK Metoffice Colóquio APMG 201405 Um Inverno particular Pedro Viterbo Instituto Português do Mar e da Atmosfera Agradecimentos: Julia Slingo, UK Metoffice APMG 201405 Colóquio APMG 201405 Com as devidas desculpas a

Leia mais

Exercícios Tipos de Chuvas e Circulação Atmosférica

Exercícios Tipos de Chuvas e Circulação Atmosférica Exercícios Tipos de Chuvas e Circulação Atmosférica 1. De acordo com as condições atmosféricas, a precipitação pode ocorrer de várias formas: chuva, neve e granizo. Nas regiões de clima tropical ocorrem

Leia mais

Colégio SOTER - Caderno de Atividades - 6º Ano - Geografia - 1º e 2º Bimestre

Colégio SOTER - Caderno de Atividades - 6º Ano - Geografia - 1º e 2º Bimestre 1- Os inventos e descobertas são inseparáveis da ciência, já que para o desenvolvimento da indústria a burguesia necessitava de uma ciência que investigasse as forças da natureza para, dominando-as usá-las

Leia mais

As grandes paisagens naturais

As grandes paisagens naturais As grandes paisagens naturais Prof. Jutorides Regiões Polares Dividem-se em Ártica e Antártica; Ártica: Norte da Europa, Rússia, Canadá e Groenlândia; Clima: mínima -35oC e máxima 10oC; Vegetação: Tundra

Leia mais

Geografia. A partir da análise do mapa e dos conhecimentos em Geografia, é possível concluir que. Questões 26 a 50

Geografia. A partir da análise do mapa e dos conhecimentos em Geografia, é possível concluir que. Questões 26 a 50 Questões 26 a 50 26. Observe o mapa abaixo e marque a alternativa (A) As cidades de Uruguaiana e Santa Maria pertencem à mesma mesorregião do estado do Rio Grande do Sul. (B) A cidade de Rio Grande está

Leia mais

2012 1ª PROVA PARCIAL DE GEOGRAFIA

2012 1ª PROVA PARCIAL DE GEOGRAFIA COLÉGIO XIX DE MARÇO excelência em educação 2012 1ª PROVA PARCIAL DE GEOGRAFIA Aluno(a): Nº Ano: 7º Turma: Data: 24/03/2012 Nota: Professor(a): Valor da Prova: 40 pontos Orientações gerais: 1) Número de

Leia mais

GABARITO PROVA DO NÍVEL 3 (Para alunos do 6 º ao 9 º ano do Ensino Fundamental) XVII OBA - 2014

GABARITO PROVA DO NÍVEL 3 (Para alunos do 6 º ao 9 º ano do Ensino Fundamental) XVII OBA - 2014 GABARITO PROVA DO NÍVEL 3 (Para alunos do 6 º ao 9 º ano do Ensino Fundamental) XVII OBA - 2014 Nota de Astronomia: Nota de Astronáutica: Nota Final: Observação: A Nota Final é a soma das notas de Astronomia

Leia mais

UNIP UNIVERSIDADE PAULISTA CURSO : ENGENHARIA CIVIL GEODÉSIA AULA 04. Professora : Thaís Prado Avancini

UNIP UNIVERSIDADE PAULISTA CURSO : ENGENHARIA CIVIL GEODÉSIA AULA 04. Professora : Thaís Prado Avancini UNIP UNIVERSIDADE PAULISTA CURSO : ENGENHARIA CIVIL GEODÉSIA AULA 04 Professora : Thaís Prado Avancini Base Astronômica dos Calendários Desde a antiguidade movimento aparente dos astros serviu de referência

Leia mais

GEOGRAFIA. INSTRUÇÃO: Responder à questão 18 com base no gráfico e nas afirmativas.

GEOGRAFIA. INSTRUÇÃO: Responder à questão 18 com base no gráfico e nas afirmativas. GEOGRAFIA 16) No dia 28 de março de 2004, parte do litoral catarinense e do gaúcho foram atingidos por um fenômeno inicialmente classificado pelos especialistas de ciclone extratropical, e denominado Catarina,

Leia mais

Resoluções de Exercícios

Resoluções de Exercícios Resoluções de Exercícios EA EXERCÍCIOS DE APRENDIZAGEM EH EXERCITANDO HABILIDADES TC TAREFA DE CASA CIÊNCIAS HUMANAS VI DARWIN Capítulo 01 EA BLOCO 01 REPRESENTAÇÃO ESPACIAL Projeções Cartográficas O Brasil

Leia mais

Onde estás? Materiais para Observar e Experimentar

Onde estás? Materiais para Observar e Experimentar Onde estás? Materiais para Observar e Experimentar ão propostas algumas experiências e actividades de observação dirigidas a crianças a partir dos oito anos de idade. Estas actividades poderão ser utilizadas

Leia mais

Aluno(a) Nº. Série: Turma: Ensino Médio Trimestre [ ] Data: / / Disciplina: Professor:

Aluno(a) Nº. Série: Turma: Ensino Médio Trimestre [ ] Data: / / Disciplina: Professor: Aluno(a) Nº. Série: Turma: Ensino Médio Trimestre [ ] Data: / / Disciplina: Professor: TESTES 1 MECÂNICA CELESTE 3º ANO Questão 01) Sobre o movimento de rotação, pode-se afirmar que: I. consiste na volta

Leia mais

Qual o motivo das estações do ano?

Qual o motivo das estações do ano? Qual o motivo das estações do ano? Estações do Ano: W Início da Primavera 23 set Hemisfério Sul Início do Inverno 22 jun Início do Verão 22 dez g Início do Outono 21 mar Estações do Ano: Hemisfério Norte

Leia mais

Latitudes e Longitudes

Latitudes e Longitudes Latitudes e Longitudes este caderno continuam-se as experiências e actividades introduzidas em Onde estás? Materiais para Observar e Experimentar, dirigindo-se a crianças a partir dos dez anos de idade.

Leia mais

América Latina: quadro natural e exploração dos recursos naturais

América Latina: quadro natural e exploração dos recursos naturais Yiannos1/ Dreamstime.com América Latina: quadro natural e exploração dos recursos naturais Imagem de satélite do continente americano. Allmaps Allmaps Divisão Política (por localização) América do Norte

Leia mais

Quadro natural e humano da Europa

Quadro natural e humano da Europa Quadro natural e humano da Europa Nessa aula vamos iniciar o estudo sobre o Continente Europeu. Esse continente possui uma área de 10.349.915 Km_ o que representa 7% da superfície de todos os continentes.

Leia mais

Climas em Relação ao Mapa Mundi

Climas em Relação ao Mapa Mundi Climas em Relação ao Mapa Mundi A Terra é inclinada a o Sol e sua t ranslação compõe oval. em direção um m ovimento Quanto mais perto do equador menor a amplitude térmica O Sol incide c om maior intensidade

Leia mais

COLÉGIO SÃO JOSÉ PROF. JOÃO PAULO PACHECO GEOGRAFIA 1 EM 2011. Correntes marítimas

COLÉGIO SÃO JOSÉ PROF. JOÃO PAULO PACHECO GEOGRAFIA 1 EM 2011. Correntes marítimas COLÉGIO SÃO JOSÉ PROF. JOÃO PAULO PACHECO GEOGRAFIA 1 EM 2011 Correntes marítimas Correntes marítimas Nas aulas anteriores aprendemos sobre a importância do Sol em nossas vidas. Revimos os movimentos da

Leia mais

VARIAÇÃO DA RADIAÇÃO SOLAR AO LONGO DO ANO EM PORTUGAL

VARIAÇÃO DA RADIAÇÃO SOLAR AO LONGO DO ANO EM PORTUGAL VARIAÇÃO DA RADIAÇÃO SOLAR AO LONGO DO ANO EM PORTUGAL O regime térmico de Portugal acompanha a variação da radiação solar global ao longo do ano. Ao longo do ano, os valores da temperatura média mensal

Leia mais

A GEOMETRIA DO GLOBO TERRESTRE

A GEOMETRIA DO GLOBO TERRESTRE A GEOMETRIA DO GLOBO TERRESTRE Sérgio Alves IME/USP 1. INTRODUÇÃO Neste curso pretendemos desenvolver o estudo da esfera e seus elementos explorando sua associação com o globo terrestre. Conceitos geográficos

Leia mais

MARCUS CAVALCANTE GEOGRAFIA DO BRASIL. 1ª Edição OUT 2012

MARCUS CAVALCANTE GEOGRAFIA DO BRASIL. 1ª Edição OUT 2012 MARCUS CAVALCANTE GEOGRAFIA DO BRASIL TEORIA 89 QUESTÕES DE PROVAS DE CONCURSOS GABARITADAS Teoria e Seleção das Questões: Prof. Marcus Cavalcante Organização e Diagramação: Mariane dos Reis 1ª Edição

Leia mais

CADERNO DE EXERCÍCIOS. Resolvidos. (Exercício de Apoio à Disciplina de Geomática)

CADERNO DE EXERCÍCIOS. Resolvidos. (Exercício de Apoio à Disciplina de Geomática) CADERNO DE EXERCÍCIOS Resolvidos (Exercício de Apoio à Disciplina de Geomática) Recolhido e Adaptado de diversas fontes por: Prof. Rodolfo Moreira de Castro Junior Profa. Fabiola Ângela Ferrari Vitória

Leia mais

RESUMO TEÓRICO (CLIMA E FORMAÇÕES VEGETAIS)

RESUMO TEÓRICO (CLIMA E FORMAÇÕES VEGETAIS) RESUMO TEÓRICO (CLIMA E FORMAÇÕES VEGETAIS) 1. QUAL A DIFERENÇA ENTRE ESTADO DO TEMPO E CLIMA? Estado do tempo É o conjunto de condições atmosféricas que se verificam num determinado lugar, num curto período

Leia mais

EXERCÍCIOS DE MONITORIA 2º PERÍODO JULHO GEOGRAFIA - ENEM

EXERCÍCIOS DE MONITORIA 2º PERÍODO JULHO GEOGRAFIA - ENEM 1ª série Ens. Médio EXERCÍCIOS DE MONITORIA 2º PERÍODO JULHO GEOGRAFIA - ENEM 1. Fenômeno astronômico marca início do inverno no hemisfério sul A figura abaixo ajuda a compreender o fenômeno. Para dar

Leia mais

Simulado de Geografia Professor: Jair

Simulado de Geografia Professor: Jair Simulado de Geografia Professor: Jair Questão 01) Em um mapa com escala de 1: 70.000.000, foi traçada uma rota de navegação aérea entre dois pontos, A e B. O ponto A, está a 45 oeste de Greenwich, enquanto

Leia mais

Massa de ar é um grande volume de ar atmosférico com características semelhantes de temperatura,pressão e umidade.suas características correspondem

Massa de ar é um grande volume de ar atmosférico com características semelhantes de temperatura,pressão e umidade.suas características correspondem Massa de ar é um grande volume de ar atmosférico com características semelhantes de temperatura,pressão e umidade.suas características correspondem às das áreas nas quais elas se formam,seja sobre oceanos,seja

Leia mais

GEOGRAFIA Questões de 35 a 42

GEOGRAFIA Questões de 35 a 42 GEOGRAFIA Questões de 35 a 42 35. Observe os mapas abaixo. Acerca das escalas apresentadas, é incorreto afirmar: A) O mapa 1 apresenta a menor escala e o maior nível de detalhamento. B) Os mapas 1 e 2

Leia mais

CARTOGRAFIA TEMÁTICA e GPS

CARTOGRAFIA TEMÁTICA e GPS CARTOGRAFIA TEMÁTICA e GPS Orientação e Forma Diversidade = A visibilidade é variável Ordem = As categorias se ordenam espontaneamente Proporcionalidade = relação de proporção visual Cores convencionais

Leia mais

Atividade extra. Fascículo 2 Geografia Unidade 3 Espaço e Fronteiras. Questão 1. Ciências Humanas e suas Tecnologias Filosofia

Atividade extra. Fascículo 2 Geografia Unidade 3 Espaço e Fronteiras. Questão 1. Ciências Humanas e suas Tecnologias Filosofia Atividade extra Fascículo 2 Geografia Unidade 3 Espaço e Fronteiras Questão 1 Localize, no mapa do Brasil, os Estados que fazem limite com o Estado do Rio de Janeiro e escreva seus nomes abaixo: Fonte:

Leia mais

Exercícios com Gabarito de Geografia Astronomia

Exercícios com Gabarito de Geografia Astronomia Exercícios com Gabarito de Geografia Astronomia 1) (Mack-2005) A primavera começa hoje às 13h30min no hemisfério sul. É quando ocorre o equinócio, momento astronômico em que o Sol cruza a linha do Equador.

Leia mais

MIGRAÇÃO DA ZONA DE CONVERGÊNCIA INTER-TROPICAL (ZCIT): UM ESTUDO COM UM MODELO CLIMÁTICO SIMPLES. por

MIGRAÇÃO DA ZONA DE CONVERGÊNCIA INTER-TROPICAL (ZCIT): UM ESTUDO COM UM MODELO CLIMÁTICO SIMPLES. por MIGRAÇÃO DA ZONA DE CONVERGÊNCIA INTER-TROPICAL (ZCIT): UM ESTUDO COM UM MODELO CLIMÁTICO SIMPLES. por Julio Pablo Reyes Fernandez, Sergio H. Franchito e V. Brahmananda Rao Instituto Nacional de Pesquisas

Leia mais

O CLIMA PORTUGUÊS: Noções básicas e fatores geográficos Regiões climáticas portuguesas

O CLIMA PORTUGUÊS: Noções básicas e fatores geográficos Regiões climáticas portuguesas UC História e Geografia de Portugal II Geografia de Portugal 3. O CLIMA PORTUGUÊS: Noções básicas e fatores geográficos Regiões climáticas portuguesas IPS-ESE ME12C André Silva O Clima Português: Elementos

Leia mais

A atmosfera terrestre, a precipitação e respectivos factores geográficos

A atmosfera terrestre, a precipitação e respectivos factores geográficos A atmosfera terrestre, a precipitação e respectivos factores geográficos 1. Estrutura da atmosfera 1. Estrutura da atmosfera 2. Composição química Dióxido de carbono D i ó x i d o Árgon Outros gases Oxigénio

Leia mais

SESSÃO 5: DECLINAÇÃO SOLAR AO LONGO DO ANO

SESSÃO 5: DECLINAÇÃO SOLAR AO LONGO DO ANO SESSÃO 5: DECLINAÇÃO SOLAR AO LONGO DO ANO Respostas breves: 1.1) 9,063 N 1.2) norte, pois é positiva. 1.3) São José (Costa Rica). 2) Não, porque Santa Maria não está localizada sobre ou entre os dois

Leia mais

ANÁLISE E PREVISÃO DO TEMPO

ANÁLISE E PREVISÃO DO TEMPO ANÁLISE E PREVISÃO DO TEMPO Observações Meteorológicas Em latitudes médias, o tempo está quase sempre associado a frentes que se deslocam para leste. Assim, se fôr conhecido o comportamento dessas frentes,

Leia mais

COLÉGIO MARQUES RODRIGUES - SIMULADO

COLÉGIO MARQUES RODRIGUES - SIMULADO COLÉGIO MARQUES RODRIGUES - SIMULADO PROFESSOR JULIO BESSA DISCIPLINA GEOGRAFIA SIMULADO: P3 Estrada da Água Branca, 2551 Realengo RJ Tel: (21) 3462-7520 www.colegiomr.com.br ALUNO TURMA 801 Questão 1

Leia mais

18 a OBA GABARITO DA PROVA DO NÍVEL 3-2015 -

18 a OBA GABARITO DA PROVA DO NÍVEL 3-2015 - 18 a OBA GABARITO DA PROVA DO NÍVEL 3-2015 - Veja o gabarito em nossa home page www.oba.org.br Nota de Astronomia: Nota de Astronáutica: Nota Final: Observação: A Nota Final é a soma das notas de Astronomia

Leia mais

A HORA PELO MUNDO. Inicial

A HORA PELO MUNDO. Inicial Inicial Até o final do século XIX, cada cidade utilizava um sistema de horas exclusivo, baseado no momento em que o Sol atingia o ponto mais alto no céu. Nesse instante, era meio-dia na cidade. A marcação

Leia mais

P L A N I F I C A Ç Ã O A M É D I O P R A Z O

P L A N I F I C A Ç Ã O A M É D I O P R A Z O DISCIPLINA: Geografia ANO: 7ºano TURMAS: B, C ed ANO LECTIVO: 2011/2012 P L A N I F I C A Ç Ã O A M É D I O P R A Z O UNIDADE DIDÁTICA 1: A Terra: Estudos e Representações (1º Período) AULAS PREVISTAS:

Leia mais

Insígnia de Competência de Astrónomo Alguns apontamentos para Exploradores

Insígnia de Competência de Astrónomo Alguns apontamentos para Exploradores Insígnia de Competência de Astrónomo Alguns apontamentos para Exploradores 1 Conhecer a influência do sol, terra e lua nas estações do ano (exs: culturas, flores, frutos, árvores, entre outros) 2 Conhecer

Leia mais