MANUAL DE ORIENTAÇÕES DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MÚSICA DA UFRGS: INFORMAÇÕES E PROCEDIMENTOS ACADÊMICOS

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "MANUAL DE ORIENTAÇÕES DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MÚSICA DA UFRGS: INFORMAÇÕES E PROCEDIMENTOS ACADÊMICOS"

Transcrição

1 MANUAL DE ORIENTAÇÕES DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MÚSICA DA UFRGS: INFORMAÇÕES E PROCEDIMENTOS ACADÊMICOS Neste manual você encontra informações que irão auxiliar procedimentos e solicitações durante os cursos de Mestrado e Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Música da UFRGS. As orientações aqui contidas podem sofrer modificações e atualizações e estão subordinadas às normas da Pós-Graduação na UFRGS, ao regimento do Programa de Pós-Graduação em Música da UFRGS, às resoluções da Câmara de Pós-Graduação e ao regimento geral da UFRGS.

2 ÍNDICE 1. Matrícula 2. Duração dos cursos 3. Revalidação de créditos 4. Trancamento de matrícula 5. Cancelamento de disciplina 6. Frequência e aproveitamento no curso 7. Bolsas 8. Sistema de constituição de bancas eletrônicas ( defesas de trabalho conclusivo, tese e dissertação ) 9. Solicitações de auxílio para discentes 10. Exame de proficiência em língua estrangeira 11. Colóquios e entrega do Projeto de Pesquisa (Mestrado) 12. Exame de Qualificação (Doutorado) 13. Constituição de bancas de recital (Mestrado e Doutorado) 14. Programas de cópias de teses e dissertações 15. Emissão de diploma 16. Formulários para declaração de Produção Bibliográfica, Técnica e Artística. 17. Formulários: previsão de conclusão de curso, aluno estrangeiro, declaração de conclusão de curso.

3 APRESENTAÇÃO INSTITUTO DE ARTES DA UFRGS DIRETORA Profª. Drª. Lúcia Carpena VICE-DIRETOR Prof. Dr. Raimundo Rajobac PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MÚSICA COORDENADOR Prof. Dr. Daniel Wolff COORDENADOR SUBSTITUTO Prof. Dr. Leonardo Loureiro Winter COMISSÃO DE PÓS-GRADUAÇÃO Prof. Dr. Daniel Wolff Prof. Dr. Leonardo Loureiro Winter Profª. Drª. Maria Elizabeth da Silva Lucas Profª. Drª. Any Raquel de Carvalho

4 INFORMAÇÕES IMPORTANTES É obrigação do aluno manter seus dados cadastrais atualizados ( , endereços e telefones), responder prontamente as solicitações do seu orientador e da secretaria do Programa. É obrigação do aluno declarar em tempo hábil, quando solicitado pela Coordenação do Programa, a produção bibliográfica, técnica e/ou artística desenvolvida para fins de inserção de dados na plataforma Sucupira da CAPES. As produções devem ser declaradas em formulários específicos e com dados completos (confira item 15: Formulários para declaração da Produção Bibliográfica, Técnica e Artística).

5 4 1. MATRÍCULA O ano acadêmico é constituído por dois períodos letivos regulares (02 semestres), com realização de matrículas em cada semestre letivo. A primeira matrícula de ingressantes deverá ser realizada presencialmente pelo aluno na secretaria do Programa. As matrículas subsequentes serão realizadas on-line através do Portal do Aluno da UFRGS no período divulgado antecipadamente pela secretaria para matrículas. Para realizar a matrícula cada aluno deverá se informar das disciplinas a serem oferecidas no próximo semestre na secretaria do Programa e contatar seu orientador. Após este procedimento, o aluno deverá acessar o Portal do Aluno com número de cartão UFRGS e senha. Na aba "GERAL" deverão ser abertas as seguintes pastas: ENSINO PÓS-GRADUAÇÃO > ALUNO > ALUNO STRICTO SENSO O sistema de matrícula ficará disponível conforme data do calendário do PPG Música UFRGS, sendo divulgada com antecedência pela secretaria do Programa. ( É obrigação do aluno realizar matrículas semestrais no prazo previamente informado pela secretaria do Programa. A readmissão de aluno nos casos de perda de matrícula, caracteriza abandono de curso, ficará condicionada ao pronunciamento da Comissão de Pós- Graduação, ouvido o orientador. Dúvidas e/ou problemas na realização da matrícula devem ser encaminhadas para o seguinte ppgmus@ufrgs.br ou através do telefone (Secretaria do PPG Música).

6 5 2. DURAÇÃO DO CURSO E VALIDADE DOS CRÉDITOS O curso de Mestrado tem duração de 24 (vinte e quatro) meses, exigindo a realização de, no mínimo, 24 créditos. O prazo mínimo de duração do curso de Mestrado é 12 (doze) meses e o prazo máximo é de 30 (trinta meses) após o qual o aluno será desligado do Programa. O aluno de Mestrado desligado do Programa por decurso de prazo poderá solicitar o certificado de especialização, conforme normas vigentes na UFRGS. O curso de Doutorado tem duração de 48 (quarenta e oito) meses, exigindo a realização de, no mínimo, 36 créditos. O prazo mínimo de duração do curso de Doutorado é de 24 (vinte e quatro) meses e o prazo máximo é de 54 (cinquenta e quatro) meses. 3. REVALIDAÇÃO DE CRÉDITOS As solicitações de revalidações de créditos para o Mestrado e Doutorado deverão ser encaminhadas através de requerimento assinado pelo discente à Comissão de Pós-Graduação e devidamente documentadas com histórico escolar, súmula das disciplinas, conteúdo programático e carga horária de cada disciplina cursada.

7 6 4. TRANCAMENTO DE MATRÍCULA O aluno poderá solicitar trancamento de matrícula no curso através de documento encaminhado à Comissão de Pós-Graduação. A Comissão de Pós- Graduação poderá chancelar ou recusar o pedido após estudo das justificativas que deverão estar documentadas. O trancamento da matrícula não prorroga o prazo máximo de duração do curso de Mestrado ou Doutorado. 5. CANCELAMENTO DE DISCIPLINA Para efetuar o cancelamento em uma disciplina no corrente semestre, o aluno deverá encaminhar um requerimento contendo justificativa e concordância do orientador à Coordenação do Programa no prazo máximo de 30 (trinta) dias após a realização da matrícula. 6. FREQUÊNCIA E APROVEITAMENTO NO CURSO O abandono por dois períodos letivos regulares e consecutivos, ou por três períodos intercalados, acarretará o desligamento definitivo do aluno, sem direito à readmissão. A Comissão de Pós-Graduação deliberará, embasada no regimento do Programa, sobre o desligamento de alunos em caso de desempenho insuficiente, ouvido o professor orientador. O aluno tem obrigação de apresentar regularmente a seu professor orientador o andamento de seus trabalhos de pesquisa. Qualquer modificação no regime de dedicação do aluno deverá ser solicitada autorização devidamente documentada e justificada à Comissão de Pós- Graduação.

8 7 7. BOLSAS Os alunos do curso de Pós-Graduação em Música poderão receber bolsas de estudos, dependendo da disponibilidade das agencias de fomento (CAPES, CNPq). O programa recebe quotas de bolsas de cada agência e as distribui entre os alunos de acordo com critérios estabelecidos pela Comissão de Pós-Graduação. Alunos do programa somente podem receber bolsas das agências governamentais com dedicação exclusiva ao Programa, não exercendo outra atividade remunerada, salvo exceções previstas em lei. Recomendamos consultar a legislação de cada agência de fomento sobre direitos e deveres dos bolsistas. Documentos necessários para implementação da bolsa CAPES (a ser entregue na secretaria do Programa): - Cadastro de Pessoa Física (CPF). - Dados bancários do bolsista (número da agência do Banco do Brasil e número da conta corrente). O bolsista deverá ter conta corrente do Banco do Brasil em seu nome. Documentos necessários para IMPLEMENTAÇÃO da bolsa CNPq (a ser realizado pelo aluno no site do CNPq após confirmação da bolsa): - Cadastro de Pessoa Física (CPF). - Dados bancários do bolsista (número da agência do Banco do Brasil e número da conta corrente). O bolsista deverá ter conta corrente do Banco do Brasil em seu nome. - Preenchimento e assinatura do termo de compromisso do CNPq. - atualizado. A bolsa poderá sofrer suspensão ou cancelamento definitivo caso o desempenho do aluno durante o curso não seja considerado satisfatório, consultado o professor orientador e a Comissão de Pós-Graduação. CAPES: CNPQ:

9 8 8. SISTEMA DE CONSTITUIÇÃO DE BANCAS ELETRÔNICAS (tese, dissertação e trabalho conclusivo) O aluno, antes de iniciar o processo eletrônico de bancas, deverá certificar-se de ter obtido aprovação nos créditos necessários e em exame(s) de proficiência em língua(s) estrangeira(s), ter sido aprovado nos recitais obrigatórios e exame de qualificação (quando for o caso). Após certificar-se do cumprimento das obrigações acima listadas, o aluno deverá enviar o título do trabalho para ser inserido pela secretaria do programa no sistema POSGRAD. Após inserção do título do trabalho no sistema POSGRAD pela secretaria, o aluno deverá dar prosseguimento ao processo de banca com consulta a seu orientador sobre constituição da banca e preenchimento das informações constantes no Portal do Aluno da UFRGS na aba Tutoriais / Pós Graduação / Diplomação PG Stricto Sensu, consultando o manual de uso do sistema, disponível em: /banca.htm

10 9 09. SOLICITAÇÃO DE AUXÍLIO A DISCENTES (auxílio para apresentação de trabalho/ participação em eventos, auxílio de campo, auxílio para pianista acompanhador) PARA APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS/PARTICIPAÇÃO EM EVENTOS: O discente deverá preencher o formulário de auxílio ( com comprovante de aceitação de trabalho e carta convite para apresentação de trabalho. A coordenação analisará a solicitação e reserva-se o direito de, após análise junto a Comissão de Pós Graduação, estabelecer a modalidade de apoio possível do Programa. Alunos de Mestrado somente poderão receber auxílio para apresentação de trabalhos no país. A produção advinda do auxílio deverá ser declarada, conjuntamente com toda produção bibliográfica/ técnica ou artística junto à Coordenação do Programa para inserção de dados na plataforma Sucupira. AUXÍLIO DE CAMPO: somente para trabalhos vinculados a projetos de pesquisa desenvolvidos no país devidamente documentado e justificado com ciência e concordância do professor orientador. Deverá ser apresentado plano de atividades detalhado com cronograma e preenchido formulário correspondente e encaminhado para análise e aprovação da Comissão de Pós-Graduação. ( AUXÍLIO FINANCEIRO PARA PIANISTA ACOMPANHADOR: Este auxílio somente será concedido para a eventualidade de não haverem alunos-pianistas disponíveis para colaboração nos recital (is) obrigatório (s) do aluno. Alunos-pianistas do programa não podem receber auxílio-financeiro. O aluno responsável pelo recital deve solicitar à coordenação auxílio em nome do pianista acompanhador somente após a realização do mesmo, preenchendo os dados constantes no formulário anexo ( com comprovação do programa executado. O valor do auxilio será determinada pelo Coordenador (a) do Programa.

11 EXAME DE PROFICIÊNCIA EM LÍNGUA ESTRANGEIRA Os alunos deverão demonstrar proficiência em língua estrangeira, sendo exigida aprovação em exame de língua inglesa (Mestrado). Para o Doutorado, o aluno deverá ser aprovado em exames de proficiência em língua inglesa e língua alemã ou francesa. Em casos em que o trabalho de pesquisa do Doutorado envolva outro idioma não supracitado, este poderá ser aceito como segundo idioma, mediante consulta e aprovação da Comissão de Pós-Graduação, ouvido o orientador. O aluno deverá ser aprovado nas provas de proficiência ANTES do processo de constituição da banca de defesa, devendo constituir processo para inserção no sistema. Não é possível defender dissertação ou tese sem aprovação em exame(s) de proficiência(s) em língua(s) estrangeira(s). Os exames de proficiência são oferecidos pelo Instituto de Letras da UFRGS, duas vezes no ano, cuja data de inscrição e horário da realização das provas serão divulgados pela Secretaria do PPG Música e pela PROPG. É aconselhável realizar o exame na primeira oportunidade em que for oferecido. No caso de realização de exame de proficiência em outra universidade brasileira, o aluno deverá solicitar equivalência do exame realizado no Protocolo Geral da UFRGS, juntando os seguintes documentos: Solicitação de Equivalência devidamente preenchida e assinada pelo requerente e pela secretaria do PPG (se for o caso); Comprovante de recolhimento da taxa de R$ 45,00 (quarenta e cinco reais) no Banco do Brasil, agência , na conta , Código do Projeto: Nome do Projeto: LET/PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS- CAPLLE; Cópia autenticada do comprovante de proficiência ou cópia simples com o carimbo Confere com Original (solicitar na secretaria de seu PPG, neste caso o requerimento deverá conter o carimbo e assinatura da secretaria/coordenação do PPG). Somente serão aceitos os certificados/atestados relacionados no site da CAPLLE

12 COLÓQUIOS E ENTREGA DO PROJETO DE PESQUISA (MESTRADO) Os alunos de Mestrado deverão obrigatoriamente apresentar ao final do primeiro ano de estudo, comunicação e pré-projeto de pesquisa impresso para apresentação nos colóquios de pesquisa do Programa. A data de realização dos colóquios será divulgada com antecedência pela secretaria do Programa. Os alunos de mestrado deverão apresentar à Comissão de Pós-Graduação projeto de pesquisa para a elaboração do trabalho final até o final do mês do curso, com ciência e concordância do orientador. Em casos excepcionais, por solicitação do orientador, a Comissão de Pós- Graduação prorrogação da entrega do projeto, não podendo ultrapassar o 14 mês do curso. 12. EXAME DE QUALIFICAÇÃO (DOUTORADO) O exame de qualificação de Doutorado deve ser realizado até o final do trigésimo (30) mês do curso. O aluno deverá obter a aprovação no Exame que evidencie a amplitude e profundidade de conhecimento do candidato. Em casos excepcionais, por solicitação do orientador, a Comissão de Pós- Graduação deliberará sobre pedidos de prorrogação da realização do exame de qualificação, não podendo a prorrogação ultrapassar o trigésimo terceiro (33) mês do curso. Em caso de reprovação no exame de qualificação será concedida ao aluno uma nova e única oportunidade de banca no prazo máximo de noventa (90) dias corridos a contar da data do exame em que o aluno não obteve aprovação.

13 CONSTITUIÇÃO DE BANCAS DE RECITAL (Mestrado e Doutorado) As Bancas Examinadoras de Recitais de Mestrado e de Doutorado são constituídas de, no mínimo, 03 (três) professores doutores, sendo que em um dos recitais deverá haver, no mínimo, 01 (um) examinador externo ao Programa. Além dos membros referidos, o orientador deve presidir a Banca Examinadora sem direito a julgamento. A aprovação ou reprovação do recital deverá ser baseada em pareceres individuais dados pelos membros da Banca Examinadora, sendo a aprovação condicionada à maioria dos votos. Recitais: o discente deve encaminhar para a secretaria num período de, no mínimo, 20 dias antes da data do referido recital os seguintes dados: obras a serem tocadas; ano de nascimento e morte de cada compositor das respectivas peças; horário, data e local do recital, bem como ordem das peças e do intervalo (caso houver); breve currículo do discente para ser incluído no programa; banca completa formada pelos nomes dos professores; nome do pianista acompanhador, caso necessário. Tais documentos são necessários para que a secretaria possa fazer o cartaz e programa com antecedência. 14. PROGRAMA DE CÓPIAS DE TESES E DISSERTAÇÕES O aluno deverá imprimir e preencher o formulário Requisição de cópias ( em duas vias, solicitando carimbo e assinatura na secretaria do Programa bem como o termo de responsabilidade ( que deverá ser assinado pelo autor da tese/dissertação ou seu representante. Após imprimir e preencher os formulários, o aluno ou seu representante legal deverá se dirigir à Pró-Reitoria de Pós-Graduação (PROPG) para coletar autorização (assinatura e carimbo ). As cópias subsidiadas pela PROPG são em impressão preto/branco. Páginas coloridas e mapas são de responsabilidade do aluno e devem ser especificadas no Termo de Responsabilidade para pagamento à Gráfica da UFRGS.

14 EMISSÃO DE DIPLOMA Os diplomas de Doutor e Mestre serão emitidos após verificação de que todos os requisitos exigidos: obtenção do número mínimo dos créditos; aprovação em proficiência em língua(s) estrangeira(s); aprovação na defesa do trabalho e realização das correções /sugestões propostas, aprovação em apresentações artísticas obrigatórias (quando for o caso) foram cumpridos. Após a realização das correções e sugestões sugeridas pela banca examinadora (com anuência do orientador), o aluno deverá providenciar duas cópias do trabalho em CD ou DVD para entrega junto à secretaria do Programa e da Biblioteca do Instituto de Artes da UFRGS. No momento da entrega do trabalho final na Biblioteca deverá ser impresso e preenchido o termo de autorização para disponibilidade da tese/dissertação/trabalho conclusivo no LUME (com assinatura do orientador). Somente após a realização de todos os procedimentos acima descritos, o trabalho deverá ser homologado pela Comissão de Pós- Graduação. No caso de mudança de nível (Mestrado para Doutorado no Programa), o trabalho final deverá homologado pela Comissão de Pós-Graduação antes da primeira matrícula. P.S.: A ficha catalográfica do trabalho de conclusão deve ser solicitada diretamente para a Biblioteca do Instituto de Artes. Telefones: Atendimento (51) e Chefia (51) bibart@ufrgs.br

15 FORMULÁRIOS PARA DECLARAÇÃO DE PRODUÇÃO BIBLIOGRÁFICA, TÉCNICA E ARTÍSTICA NA PLATAFORMA SUCUPIRA Cada produção (artística, técnica e bibliográfica) deve ser inserida no seu formulário correspondente com preenchimento de todos os campos solicitados na plataforma Sucupira. Uma produção bibliográfica (por exemplo, livro, capítulo de livro, artigo em periódico, anais de congressos, etc) tem entradas e campos diferentes, motivo pelo qual recomendamos consultar o documento PDF antes de cada entrada de produção no formulário word. A mesma consulta ao documento PDF deve ser utilizada para produções técnicas e artísticas: a cada produção consultar os campos necessários para preenchimento correto das informações. Lembramos-vos da importância na clareza, precisão e informações completas de cada produção para correta avaliação pela CAPES. As informações detalhadas sobre cada tipo de produção são encontradas no PDF abaixo: Formulário para PRODUÇÃO BIBLIOGRÁFICA Formulário para PRODUÇÃO TÉCNICA Formulário para PRODUÇÃO ARTÍSTICA

16 FORMULÁRIOS DE PREVISÃO DE CONCLUSÃO DE CURSO, ALUNO ESTRANGEIRO E DECLARAÇÃO DE CONCLUSÃO DE CURSO. Declaração de previsão de conclusão de curso: Declaração para aluno estrangeiro no Programa: Declaração de conclusão de curso:

Manual de Orientações do Programa de Pós Graduação em Música da UFRGS: informações e procedimentos acadêmicos

Manual de Orientações do Programa de Pós Graduação em Música da UFRGS: informações e procedimentos acadêmicos Manual de Orientações do Programa de Pós Graduação em Música da UFRGS: informações e procedimentos acadêmicos Neste manual você encontra informações que irão auxiliar procedimentos e solicitações durante

Leia mais

Normas para a realização do Exame de Qualificação de Mestrado do Programa de Pós-Graduação Multicêntrico em Química PPGMQ/UFSJ

Normas para a realização do Exame de Qualificação de Mestrado do Programa de Pós-Graduação Multicêntrico em Química PPGMQ/UFSJ Normas para a realização do Exame de Qualificação de Mestrado do Programa de Pós-Graduação Multicêntrico em Química PPGMQ/UFSJ O aluno do Curso de Mestrado deverá realizar o Exame de Qualificação de Mestrado

Leia mais

MANUAL DO PÓS-GRADUANDO DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA EFETIVAÇÃO DA MATRÍCULA

MANUAL DO PÓS-GRADUANDO DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA EFETIVAÇÃO DA MATRÍCULA MANUAL DO PÓS-GRADUANDO DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA EFETIVAÇÃO DA MATRÍCULA a) Ficha de matrícula preenchida e assinada pelo Pós-Graduando, Orientador e Coorientador (se houver); b) Cópia do diploma de

Leia mais

CARTILHA PARA OS ESTUDANTES DO PROTEN

CARTILHA PARA OS ESTUDANTES DO PROTEN Universidade Federal de Pernambuco Comissão Nacional de Energia Nuclear Departamento de Energia Nuclear Programa de Pós-Graduação em Tecnologias Energéticas e Nucleares P R O T E N / U F P E CRCN- N E

Leia mais

REGULAMENTAÇÃO COMPLEMENTAR PARA OS ALUNOS DE DOUTORADO

REGULAMENTAÇÃO COMPLEMENTAR PARA OS ALUNOS DE DOUTORADO PEMM/COPPE/UFRJ 2012 REGULAMENTAÇÃO COMPLEMENTAR PARA OS ALUNOS DE DOUTORADO Programa de Engenharia Metalúrgica e de Materiais - PEMM Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS DA SAÚDE: GINECOLOGIA E OBSTETRÍCIA GUIA DO ALUNO

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS DA SAÚDE: GINECOLOGIA E OBSTETRÍCIA GUIA DO ALUNO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS DA SAÚDE: GINECOLOGIA E OBSTETRÍCIA GUIA DO ALUNO Mestrado & Doutorado 2017 2 INSTRUÇÕES BÁSICAS Este guia destina-se a fornecer

Leia mais

Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática Regulamento

Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática Regulamento Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática Regulamento Capítulo I Da Atribuição e Organização Geral Art. 1 - O Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática (PPGEDUCEM),

Leia mais

Universidade de São Paulo Escola de Engenharia de Lorena

Universidade de São Paulo Escola de Engenharia de Lorena Regulamento do Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional Projetos Educacionais de Ciências I - COMPOSIÇÃO DA COMISSÃO COORDENADORA DE PROGRAMA (CCP) A CCP terá como membros titulares 3 (três) orientadores

Leia mais

GUIA ACADÊMICO DISCENTE. Instruções aos estudantes

GUIA ACADÊMICO DISCENTE. Instruções aos estudantes UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL INSTITUTO DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM HISTÓRIA GUIA ACADÊMICO DISCENTE Instruções aos estudantes atualizado em jan. de 2013 A

Leia mais

EDITAL N.º 001/ DA COTA INSTITUCIONAL PARA O PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (MPEJA) MESTRADO PROFISSIONAL

EDITAL N.º 001/ DA COTA INSTITUCIONAL PARA O PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (MPEJA) MESTRADO PROFISSIONAL EDITAL N.º 001/2017 O COORDENADOR DO (MPEJA), no uso de suas atribuições, legais e regimentais, torna pública a abertura das inscrições para o processo seletivo de bolsistas da Fundação de Amparo à Pesquisa

Leia mais

MANUAL DO PÓS-GRADUANDO DO PROGRAMA DE CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO

MANUAL DO PÓS-GRADUANDO DO PROGRAMA DE CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO MANUAL DO PÓS-GRADUANDO DO PROGRAMA DE CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO ORIENTADOR A definição de orientador durante o processo seletivo é feita em função da afinidade de tema de pesquisa entre orientador e orientando,

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS DA SAÚDE: GINECOLOGIA E OBSTETRÍCIA GUIA DO ALUNO

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS DA SAÚDE: GINECOLOGIA E OBSTETRÍCIA GUIA DO ALUNO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS DA SAÚDE: GINECOLOGIA E OBSTETRÍCIA GUIA DO ALUNO Mestrado & Doutorado 2019 2 INSTRUÇÕES BÁSICAS Este guia destina-se a fornecer

Leia mais

NORMA REGIMENTAL N. 3

NORMA REGIMENTAL N. 3 UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM POLÍTICAS PÚBLICAS E FORMAÇÃO HUMANA NORMA REGIMENTAL N. 3 Rio de Janeiro, 01 de março de 2007. Regulamentação das defesas de Dissertações,

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 001/2015, DE 02 DE MARÇO DE 2015.

RESOLUÇÃO Nº 001/2015, DE 02 DE MARÇO DE 2015. RESOLUÇÃO Nº 001/2015, DE 02 DE MARÇO DE 2015. ALTERA PORTARIA Nº 009/2013, DE 04 DE NOVEMBRO DE 2013 QUE DISPÕE SOBRE CRITÉRIOS PARA COMPOSIÇÃO DE BANCAS DE QUALIFICAÇÃO E DEFESAS DE DISSERTAÇÃO E TESE

Leia mais

Programa de Pós-Graduação em Filosofia Regulamento

Programa de Pós-Graduação em Filosofia Regulamento Programa de Pós-Graduação em Filosofia Regulamento Capítulo I Da Atribuição e Organização Geral Art. 1 - O Programa de Pós-Graduação em Filosofia (PGFilo), vinculado à Escola de Humanidades da Pontifícia

Leia mais

MANUAL DO ALUNO 1. MATRÍCULA

MANUAL DO ALUNO 1. MATRÍCULA MANUAL DO ALUNO 1. MATRÍCULA 1.1. Os candidatos aprovados no exame de seleção deverão efetuar matrícula conforme instruções e calendário vigentes na Instituição. O aluno deverá renovar a matrícula a cada

Leia mais

Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul ESCOLA DE HUMANIDADES PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS SOCIAIS

Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul ESCOLA DE HUMANIDADES PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS SOCIAIS REGULAMENTO Capítulo I Da Atribuição e Organização Geral Art. 1 - O Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais - (PGCS), vinculado à Escola de Humanidades (EH) da Pontifícia Universidade Católica do

Leia mais

MANUAL DO ALUNO MATRÍCULA

MANUAL DO ALUNO MATRÍCULA MANUAL DO ALUNO MATRÍCULA 1) Os candidatos aprovados no exame de seleção deverão efetuar matrícula conforme instruções e calendário vigentes na Instituição. O aluno deverá renovar a matrícula a cada semestre

Leia mais

Normas e Procedimentos Internos de Funcionamento do PPGE 2017

Normas e Procedimentos Internos de Funcionamento do PPGE 2017 Normas e Procedimentos Internos de Funcionamento do PPGE 2017 As Normas e procedimentos a seguir visam complementar o Regulamento interno do programa em vigor a partir de 2017. Omissões e alterações serão

Leia mais

EDITAL Nº 79/UNOESC-R/2018

EDITAL Nº 79/UNOESC-R/2018 EDITAL Nº 79/UNOESC-R/2018 Dispõe sobre os critérios de concessão de bolsas parciais de estudos para estudantes regularmente matriculados no Programa de Pós-Graduação stricto sensu- Mestrado Profissional

Leia mais

Seleção Bolsistas PPGEduC 2018 Programa de Bolsa FAPESB Cota Institucional

Seleção Bolsistas PPGEduC 2018 Programa de Bolsa FAPESB Cota Institucional UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA PROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÂO PPG DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO CAMPUS I PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO E CONTEMPORANEIDADE Seleção Bolsistas PPGEduC 2018 Programa de Bolsa

Leia mais

MATRÍCULA ALUNOS INGRESSANTES PROGRAMA EM BIOCIÊNCIA ANIMAL DOCUMENTAÇÃO NECESSÁRIA

MATRÍCULA ALUNOS INGRESSANTES PROGRAMA EM BIOCIÊNCIA ANIMAL DOCUMENTAÇÃO NECESSÁRIA MATRÍCULA ALUNOS INGRESSANTES PROGRAMA EM BIOCIÊNCIA ANIMAL ATENÇÃO: - O da FZEA solicita um prazo de 5 (cinco) dias úteis após a entrega da documentação da matrícula para que as informações sejam cadastradas

Leia mais

Escola de Engenharia de São Carlos - USP

Escola de Engenharia de São Carlos - USP Escola de Engenharia de São Carlos - USP Programa de Pós-Graduação em Geotecnia NORMAS INTERNAS VIGENTES DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GEOTECNIA DA ESCOLA DE ENGENHARIA DE SÃO CARLOS USP. MESTRADO E

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMI-ÁRIDO PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM COGNIÇÃO, TECNOLOGIAS E INSTITUIÇÕES

UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMI-ÁRIDO PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM COGNIÇÃO, TECNOLOGIAS E INSTITUIÇÕES UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMI-ÁRIDO PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM COGNIÇÃO, TECNOLOGIAS E INSTITUIÇÕES EDITAL DE BOLSAS PPGCTI/PROPPG Nº 01/2018 SELEÇÃO INTERNA

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Fundação Universidade Federal do ABC Pró-Reitoria de Pós-Graduação Coordenadoria Acadêmica Avenida dos Estados, 5001 Bairro Bangu Santo André - SP CEP 09210-580 PROCEDIMENTO ADMINISTRATIVO

Leia mais

Normas do Doutorado. * Prova da Cultura Inglesa - mínimo de 60% de acerto. * TOEFL 70 pontos * IELTS 5,5 pontos * ITP-TOEFL 500 pontos

Normas do Doutorado. * Prova da Cultura Inglesa - mínimo de 60% de acerto. * TOEFL 70 pontos * IELTS 5,5 pontos * ITP-TOEFL 500 pontos Normas do Doutorado 1. Matrícula: A matrícula no PPG-BIOLOGIA QUÍMICA é dividida em duas etapas. A primeira, denominada pré-matrícula, consiste na entrega da documentação e do projeto de pesquisa. Após

Leia mais

UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA UNEB DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS HUMANAS - CAMPUS IV/JACOBINA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO E DIVERSIDADE

UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA UNEB DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS HUMANAS - CAMPUS IV/JACOBINA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO E DIVERSIDADE PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM. EDITAL Nº. 003/2017 O COORDENADOR DO MESTRADO PROFISSIONAL EM EDUCAÇÃO E DIVERSIDADE- (MPED), no uso de suas atribuições, legais e regimentais, torna pública a abertura das

Leia mais

MANUAL DO ALUNO MATRÍCULA

MANUAL DO ALUNO MATRÍCULA MANUAL DO ALUNO MATRÍCULA 1) Os candidatos aprovados no exame de seleção deverão efetuar matrícula conforme instruções e calendário vigentes na Instituição. O aluno deverá renovar a matrícula a cada semestre

Leia mais

Programa de Pós-Graduação em Medicina e Ciências da Saúde

Programa de Pós-Graduação em Medicina e Ciências da Saúde Programa de Pós-Graduação em Medicina e Ciências da Saúde Regulamento Capítulo I Da Atribuição e Organização Geral Art. 1 O Programa de Pós-Graduação em Medicina e Ciências da Saúde (PPGMCS), vinculado

Leia mais

EDITAL DE BOLSAS PPGCTI/PROPPG Nº 01/2017 SELEÇÃO INTERNA DE BOLSISTAS DE MESTRADO

EDITAL DE BOLSAS PPGCTI/PROPPG Nº 01/2017 SELEÇÃO INTERNA DE BOLSISTAS DE MESTRADO EDITAL DE BOLSAS PPGCTI/PROPPG Nº 01/2017 SELEÇÃO INTERNA DE BOLSISTAS DE MESTRADO O Colegiado do Programa de Pós-Graduação em Cognição, Tecnologias e Instituições da UFERSA no uso de suas atribuições

Leia mais

PROGRAMA DE INCENTIVO DE MESTRADO E DOUTORADO

PROGRAMA DE INCENTIVO DE MESTRADO E DOUTORADO PROGRAMA DE INCENTIVO DE MESTRADO E DOUTORADO EDITAL nº 011/2018 ABERTURA DE INSCRIÇÕES PROGRAMA DE INCENTIVOS DE ESTUDO FATENEMODALIDADE MESTRADO E DOUTORADO O Diretor-Geral da Faculdade Terra Nordeste

Leia mais

EDITAL Nº 01/2014 SELEÇÃO DE ALUNO ESPECIAL

EDITAL Nº 01/2014 SELEÇÃO DE ALUNO ESPECIAL Universidade Federal do Tocantins Programa de Pós-Graduação em Educação PPGE Mestrado em Educação Campus Universitário de Palmas Av. NS 15, ACLNO 14 Sala 24 Bloco III Fone: (63) 3232-8201 e-mail: ppgedu@uft.edu.br

Leia mais

NORMAS E PROCEDIMENTOS Programa de Pós-Graduação em Sociologia

NORMAS E PROCEDIMENTOS Programa de Pós-Graduação em Sociologia NORMAS E PROCEDIMENTOS Programa de Pós-Graduação em Sociologia Matrícula A matrícula é semestral via SIG@. - A não renovação da matrícula será considerada como abandono de curso, ficando o aluno sujeito

Leia mais

Faculdade de Administração, Contabilidade e Economia Programa de Pós-Graduação em Administração Regulamento

Faculdade de Administração, Contabilidade e Economia Programa de Pós-Graduação em Administração Regulamento Faculdade de Administração, Contabilidade e Economia Programa de Pós-Graduação em Administração Regulamento Capítulo I Da Atribuição e Organização Geral Art. 1 - O Programa de Pós-Graduação em Administração

Leia mais

2.1. Serão disponibilizadas oito vagas para discentes especiais, distribuídas de acordo com o Quadro abaixo:

2.1. Serão disponibilizadas oito vagas para discentes especiais, distribuídas de acordo com o Quadro abaixo: UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA ANIMAL TROPICAL PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO Campus Universitário de Araguaína BR 153, Km 112, Zona Rural, Araguaína TO

Leia mais

EDITAL 02/2013 SELEÇÃO DE ALUNO ESPECIAL

EDITAL 02/2013 SELEÇÃO DE ALUNO ESPECIAL Universidade Federal do Tocantins Programa de Pós-Graduação em Educação PPGE Mestrado em Educação Campus Universitário de Palmas Av. NS 15, ACLNO 14 Sala 24 Bloco III Fone: (63) 3232-8201 e-mail: ppgedu@uft.edu.br

Leia mais

NORMAS DO PROGRAMA DE MESTRADO PROFISSIONAL DA FACULDADE DE ECONOMIA, ADMINISTRAÇÃO E CONTABILIDADE DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO

NORMAS DO PROGRAMA DE MESTRADO PROFISSIONAL DA FACULDADE DE ECONOMIA, ADMINISTRAÇÃO E CONTABILIDADE DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO NORMAS DO PROGRAMA DE MESTRADO PROFISSIONAL DA FACULDADE DE ECONOMIA, ADMINISTRAÇÃO E CONTABILIDADE DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO I II - COMPOSIÇÃO DA COMISSÃO COORDENADORA DO PROGRAMA (CCP) 1 - A CCP será

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS PRÓ-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO RESOLUÇÃO PRPG Nº 089 DE 26 DE SETEMBRO DE 2016.

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS PRÓ-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO RESOLUÇÃO PRPG Nº 089 DE 26 DE SETEMBRO DE 2016. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS PRÓ-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO RESOLUÇÃO PRPG Nº 089 DE 26 DE SETEMBRO DE 2016. Regulamenta a tramitação pós-defesa de trabalhos de conclusão de curso,

Leia mais

MANUAL DO PÓS-GRADUANDO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MEDICINA E CIÊNCIAS DA SAÚDE (PPGMCS)

MANUAL DO PÓS-GRADUANDO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MEDICINA E CIÊNCIAS DA SAÚDE (PPGMCS) MANUAL DO PÓS-GRADUANDO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MEDICINA E CIÊNCIAS DA SAÚDE (PPGMCS) MANUAL DO PÓS-GRADUANDO PPGMCS Tem por objetivo orientar os alunos que realizam curso de Mestrado ou Doutorado

Leia mais

UNIVERSIDADE COMUNITÁRIA DA REGIÃO DE CHAPECÓ PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS E ADMINISTRAÇÃO CURSO DE MESTRADO

UNIVERSIDADE COMUNITÁRIA DA REGIÃO DE CHAPECÓ PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS E ADMINISTRAÇÃO CURSO DE MESTRADO UNIVERSIDADE COMUNITÁRIA DA REGIÃO DE CHAPECÓ PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS E ADMINISTRAÇÃO CURSO DE MESTRADO NORMATIZAÇÃO ATIVIDADES ACADÊMICAS 1 DAS ATIVIDADES EQUIVALENTES

Leia mais

RESOLUÇÃO ESPECÍFICA Nº 06/2018 PPGEA

RESOLUÇÃO ESPECÍFICA Nº 06/2018 PPGEA RESOLUÇÃO ESPECÍFICA Nº 06/2018 PPGEA Estabelece procedimentos para Defesa da Dissertação de Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Ambiental -. O Colegiado do (PPGEA) da,, no uso de suas

Leia mais

MANUAL - ALUNO REGULAR DO PPGEA

MANUAL - ALUNO REGULAR DO PPGEA MANUAL - ALUNO REGULAR DO PPGEA Prezados alunos, este manual foi elaborado para ajudá-los a sanar as dúvidas mais frequentes em relação aos procedimentos utilizados no PPGEA. As orientações apresentadas

Leia mais

Escola de Humanidades. Programa de Pós-Graduação em História. Regulamento

Escola de Humanidades. Programa de Pós-Graduação em História. Regulamento Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul ESCOLA DE HUMANIDADES PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM HISTÓRIA Escola de Humanidades Programa de Pós-Graduação em História Regulamento Capítulo I Da Atribuição

Leia mais

EDITAL 05/2019 PPGLC SELEÇÃO DE BOLSISTAS DE MESTRADO DO PROGRAMA DE DEMANDA SOCIAL CAPES PARA O MESTRADO EM LITERATURA COMPARADA - PPGLC/UNILA

EDITAL 05/2019 PPGLC SELEÇÃO DE BOLSISTAS DE MESTRADO DO PROGRAMA DE DEMANDA SOCIAL CAPES PARA O MESTRADO EM LITERATURA COMPARADA - PPGLC/UNILA EDITAL 05/2019 PPGLC SELEÇÃO DE BOLSISTAS DE MESTRADO DO PROGRAMA DE DEMANDA SOCIAL CAPES PARA O MESTRADO EM LITERATURA COMPARADA - PPGLC/UNILA O coordenador do Programa de Pós-Graduação em Literatura

Leia mais

UNIVERSIDADE DA REGIÃO DE JOINVILLE UNIVILLE REGIMENTO INTERNO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO

UNIVERSIDADE DA REGIÃO DE JOINVILLE UNIVILLE REGIMENTO INTERNO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE DA REGIÃO DE JOINVILLE UNIVILLE REGIMENTO INTERNO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO Campus I Joinville 2018 SUMÁRIO CAPÍTULO I... 3 DOS OBJETIVOS... 3 CAPÍTULO II... 3 DA ORGANIZAÇÃO

Leia mais

1. PROCESSO DE PREPARAÇÃO PARA DEFESA DE DISSERTAÇÃO OU TESE

1. PROCESSO DE PREPARAÇÃO PARA DEFESA DE DISSERTAÇÃO OU TESE PROCEDIMENTOS PARA DEFESA DE DISSERTAÇÃO/TESE E DIPLOMAÇÃO STRICTO SENSU 1. PROCESSO DE PREPARAÇÃO PARA DEFESA DE DISSERTAÇÃO OU TESE Aluno: Após integralizar os requisitos necessários para obtenção do

Leia mais

INSTRUÇÃO NORMATIVA N.º 005 PPGDC DEFESA DE DISSERTAÇÃO DE MESTRADO

INSTRUÇÃO NORMATIVA N.º 005 PPGDC DEFESA DE DISSERTAÇÃO DE MESTRADO INSTRUÇÃO NORMATIVA N.º 005 PPGDC DEFESA DE DISSERTAÇÃO DE MESTRADO Estabelece Normas para a defesa de Dissertação de Mestrado no âmbito do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Desenvolvimento

Leia mais

1. APÊNDICE A Normas do Programa

1. APÊNDICE A Normas do Programa 1. APÊNDICE A Normas do Programa I. Composição da Comissão Coordenadora do Programa (CCP) II. Critérios de Seleção III. Prazos IV. Créditos Mínimos V. Língua Estrangeira VI. Disciplinas VII. Cancelamento

Leia mais

EDITAL DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO DIREITO EMPRESARIAL 1º Semestre de 2018

EDITAL DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO DIREITO EMPRESARIAL 1º Semestre de 2018 EDITAL DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO DIREITO EMPRESARIAL 1º Semestre de 2018 As FACULDADES INTEGRADAS RIO BRANCO, na forma regimental torna público o presente Edital, estabelecendo as normas para inscrição

Leia mais

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MÚSICA

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MÚSICA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MÚSICA Edital PPG-Música n. 02/2017 Edital de Seleção para bolsa do Programa Nacional de Pós-Doutorado - PNPD/CAPES O Programa de Pós-Graduação em Música do Instituto de Artes

Leia mais

CAPÍTLULO I OBJETIVOS DO PAIC

CAPÍTLULO I OBJETIVOS DO PAIC RESOLUÇÃO CEPE N 02/2017 O Presidente do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão CEPE, no uso da atribuição que lhe confere o inciso X do artigo 13 do Estatuto, conforme Processo CEPE 02/2017, baixa a

Leia mais

EDITAL PROGRAMA INSTITUCIONAL DE DOUTORADO SANDUÍCHE NO EXTERIOR PDSE/CAPES

EDITAL PROGRAMA INSTITUCIONAL DE DOUTORADO SANDUÍCHE NO EXTERIOR PDSE/CAPES Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação Stricto Sensu Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Práticas de Consumo PPGCOM Programa de Pós-Graduação em Administração - PPGA EDITAL PROGRAMA INSTITUCIONAL

Leia mais

REGIMENTO DO CURSO DE PÓS GRADUAÇÃO EM COMPUTAÇÃO APLICADA

REGIMENTO DO CURSO DE PÓS GRADUAÇÃO EM COMPUTAÇÃO APLICADA REGIMENTO DO CURSO DE PÓS GRADUAÇÃO EM COMPUTAÇÃO APLICADA TÍTULO I DOS OBJETIVOS E FINALIDADES Art. 1 o O Curso de pós graduação em Computação Aplicada, doravante referido como Curso, mantém programas

Leia mais

Faculdade de Serviço Social Programa de Pós-Graduação em Serviço Social Regulamento

Faculdade de Serviço Social Programa de Pós-Graduação em Serviço Social Regulamento Faculdade de Serviço Social Programa de Pós-Graduação em Serviço Social Regulamento Capítulo I Da Atribuição e Organização Geral Art. 1 - O Programa de Pós-Graduação em Serviço Social (PPGSS), vinculado

Leia mais

FACULDADE IESM EDITAL PIBIC 2018 B

FACULDADE IESM EDITAL PIBIC 2018 B EDITAL PIBIC 2018 B O Instituto de Ensino Superior Múltiplo IESM, através da Coordenação de Pesquisa e Extensão torna pública a abertura das inscrições para o seu Programa de Iniciação Científica e convoca

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS INSTITUTO DE FÍSICA REGULAMENTO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM FÍSICA

UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS INSTITUTO DE FÍSICA REGULAMENTO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM FÍSICA UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS INSTITUTO DE FÍSICA REGULAMENTO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM FÍSICA TÍTULO I DA NATUREZA E DOS OBJETIVOS Capítulo I Das Disposições Preliminares Art. 1º O Programa de Pós-Graduação

Leia mais

Programa de Pós-Graduação em Medicina Preventiva Área de Concentração: Medicina Preventiva MANUAL DE ORIENTAÇÃO

Programa de Pós-Graduação em Medicina Preventiva Área de Concentração: Medicina Preventiva MANUAL DE ORIENTAÇÃO Programa de Pós-Graduação em Medicina Preventiva Área de Concentração: Medicina Preventiva Faculdade de Medicina / USP Departamento de Medicina Preventiva Secretaria de Pós-Graduação Av. Dr. Arnaldo, 455-2º

Leia mais

REGULAMENTO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE MATERIAIS DA UNESP (POSMAT)

REGULAMENTO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE MATERIAIS DA UNESP (POSMAT) REGULAMENTO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE MATERIAIS DA UNESP (POSMAT) Dos objetivos Artigo 1º O Programa de Pós-graduação em Ciência e Tecnologia de Materiais da UNESP (POSMAT),

Leia mais

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO DA ESDHC PROCEDIMENTO PARA DEFESA DE DISSERTAÇÃO DE MESTRADO

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO DA ESDHC PROCEDIMENTO PARA DEFESA DE DISSERTAÇÃO DE MESTRADO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO DA ESDHC PROCEDIMENTO PARA DEFESA DE DISSERTAÇÃO DE MESTRADO O Coordenador do Curso de Mestrado da Escola Superior Dom Helder Câmara ESDHC, Prof. Dr. Elcio Nacur Rezende,

Leia mais

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO FACULDADE DE SAÚDE PÚBLICA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO PROGRAMA NUTRIÇÃO EM SAÚDE PÚBLICA 2017

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO FACULDADE DE SAÚDE PÚBLICA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO PROGRAMA NUTRIÇÃO EM SAÚDE PÚBLICA 2017 UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO FACULDADE DE SAÚDE PÚBLICA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO PROGRAMA NUTRIÇÃO EM SAÚDE PÚBLICA 2017 NORMAS PARA CONCESSÃO DE BOLSAS - CAPES/CNPq Todos os pedidos de concessão de bolsas

Leia mais

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS AMBIENTAIS PPGCAMB

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS AMBIENTAIS PPGCAMB PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS AMBIENTAIS PPGCAMB RESOLUÇÃO Nº 05/2015 - PPGCAMB Estabelece o regime didático para o Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ciências Ambientais PPGCAMB. O Colegiado

Leia mais

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO NORMAS DO PROGRAMA DE PÓS-DOUTORADO EM ADMINISTRAÇÃO

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO NORMAS DO PROGRAMA DE PÓS-DOUTORADO EM ADMINISTRAÇÃO UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO FACULDADE DE ECONOMIA, ADMINISTRAÇÃO E CONTABILIDADE DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO NORMAS DO PROGRAMA DE PÓS-DOUTORADO EM ADMINISTRAÇÃO Aprovadas no CEAD de 10.12.2015 DEZEMBRO

Leia mais

EDITAL Nº 67/UNOESC-R/2016

EDITAL Nº 67/UNOESC-R/2016 EDITAL Nº 67/UNOESC-R/2016 Dispõe sobre os critérios de seleção de mestrandos em Administração da turma 5-2017, para concessão de quatro bolsas de estudo institucionais de 50%. O Reitor da Universidade

Leia mais

à Resolução UDESC/CONSEPE nº 14/2017, de 13 de março de 2017; à Portaria Normativa MEC Nº 22, de 13 de dezembro de 2016,

à Resolução UDESC/CONSEPE nº 14/2017, de 13 de março de 2017; à Portaria Normativa MEC Nº 22, de 13 de dezembro de 2016, INSTRUÇÃO NORMATIVA N.º 003, de 06 de fevereiro de 2018. PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO PROPPG Estabelece procedimentos para requerimentos de reconhecimento de diplomas nível: pós-graduação stricto-sensu.

Leia mais

Faculdade de Teologia Programa de Pós-Graduação em Teologia Regulamento

Faculdade de Teologia Programa de Pós-Graduação em Teologia Regulamento Faculdade de Teologia Programa de Pós-Graduação em Teologia Regulamento Capítulo I Da Atribuição e Organização Geral Art. 1 - O Programa de Pós-Graduação em Teologia, vinculado à Faculdade de Teologia

Leia mais

NORMAS DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS DA ENGENHARIA AMBIENTAL DA ESCOLA DE ENGENHARIA DE SÃO CARLOS - PPG SEA -

NORMAS DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS DA ENGENHARIA AMBIENTAL DA ESCOLA DE ENGENHARIA DE SÃO CARLOS - PPG SEA - NORMAS DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS DA ENGENHARIA AMBIENTAL DA ESCOLA DE ENGENHARIA DE SÃO CARLOS - PPG SEA - I COMPOSIÇÃO DA COMISSÃO COORDENADORA DO PROGRAMA (CCP) A Comissão Coordenadora

Leia mais

EDITAL DE BOLSA Nº 004/ PÓS-DOUTORADO PROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS DO MOVIMENTO HUMANO

EDITAL DE BOLSA Nº 004/ PÓS-DOUTORADO PROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS DO MOVIMENTO HUMANO EDITAL DE BOLSA Nº 004/2016 - PÓS-DOUTORADO PROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS DO MOVIMENTO HUMANO O Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ciências do Movimento Humano (PPGCMH), do Centro de Ciências

Leia mais

EDITAL PIBIC O PROGRAMA CONFERE

EDITAL PIBIC O PROGRAMA CONFERE EDITAL PIBIC 2018 O Instituto de Ensino Superior Múltiplo IESM, através da Coordenação de Pesquisa e Extensão torna pública a abertura das inscrições para o seu Programa de Iniciação Científica e convoca

Leia mais

Edital para concessão e utilização de Bolsas de Mestrado por quota - CAPES e CNPq

Edital para concessão e utilização de Bolsas de Mestrado por quota - CAPES e CNPq Pró-Reitoria para Assuntos de Pesquisa e Pós-Graduação Centro de Ciências da Saúde Programa de Pós-Graduação em Neuropsiquiatria e Ciências do Comportamento Comissão de bolsas Recife, 15 de março de 2018.

Leia mais

EDITAL PARA SELEÇÃO DE BOLSISTA PNPD/CAPES 2019

EDITAL PARA SELEÇÃO DE BOLSISTA PNPD/CAPES 2019 EDITAL PARA SELEÇÃO DE BOLSISTA PNPD/CAPES 2019 A ESPM, por meio da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação stricto sensu e do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Práticas de Consumo (PPGCOM),

Leia mais

EDITAL DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO MBA EM GESTÃO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO 2º Semestre de 2017

EDITAL DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO MBA EM GESTÃO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO 2º Semestre de 2017 EDITAL DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO MBA EM GESTÃO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO 2º Semestre de 2017 As FACULDADES INTEGRADAS RIO BRANCO, na forma regimental torna público o presente Edital, estabelecendo as

Leia mais

OBS-3: Na ficha catalográfica, ( CDD) deverá constar as 05 palavras indicadas quando da solicitação da Banca.

OBS-3: Na ficha catalográfica, ( CDD) deverá constar as 05 palavras indicadas quando da solicitação da Banca. PROCEDIMENTOS APÓS A DEFESA ( Alunos) O aluno deverá acessar o link da Biblioteca http://www2.unifesp.br/home_diadema/biblio_prod_servicos.html ( Orientação e normalização de trabalhos acadêmicos segundo

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS UFAL INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS ICS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ANTROPOLOGIA SOCIAL - PPGAS

UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS UFAL INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS ICS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ANTROPOLOGIA SOCIAL - PPGAS PROCEDIMENTO PARA A DEFESA DE DISSERTAÇÃO DE MESTRADO E PARA OBTENÇÃO DO DIPLOMA ATUALIZAÇÃO EM 12/01/2018 I DA CONSTITUIÇÃO DA BANCA EXAMINADORA: 1. A Banca Examinadora será constituída por, no mínimo,

Leia mais

4º EDITAL PARA SELEÇÃO DE BOLSISTAS AO PROGRAMA DE DOUTORADO SANDUÍCHE NO EXTERIOR PDSE/Capes 2018

4º EDITAL PARA SELEÇÃO DE BOLSISTAS AO PROGRAMA DE DOUTORADO SANDUÍCHE NO EXTERIOR PDSE/Capes 2018 4º EDITAL PARA SELEÇÃO DE BOLSISTAS AO PROGRAMA DE DOUTORADO SANDUÍCHE NO EXTERIOR PDSE/Capes 2018 EMENTA: Normatiza os procedimentos para inscrição e seleção de alunos do PPGE-UFJF interessados na candidatura

Leia mais

REGULAMENTO DA DEFESA DA DISSERTAÇÃO DE MESTRADO E DA TESE DE DOUTORADO DOS ALUNOS MATRICULADOS NO PPGCTS/UFSCAR

REGULAMENTO DA DEFESA DA DISSERTAÇÃO DE MESTRADO E DA TESE DE DOUTORADO DOS ALUNOS MATRICULADOS NO PPGCTS/UFSCAR REGULAMENTO DA DEFESA DA DISSERTAÇÃO DE MESTRADO E DA TESE DE DOUTORADO DOS ALUNOS MATRICULADOS NO PPGCTS/UFSCAR De acordo com o Regimento Interno (RI) do PPGCTS e o Regimento Geral da Pós-Graduação da

Leia mais

EDITAL DO PROCESSO SELETIVO PARA CADASTRO DE RESERVA DE BOLSAS DEMANDA SOCIAL/2017 PARA DOUTORADO

EDITAL DO PROCESSO SELETIVO PARA CADASTRO DE RESERVA DE BOLSAS DEMANDA SOCIAL/2017 PARA DOUTORADO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS CENTRO DE EDUCAÇÃO E CIÊNCIAS HUMANAS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO ESPECIAL EDITAL DO PROCESSO SELETIVO PARA CADASTRO DE RESERVA DE BOLSAS DEMANDA SOCIAL/2017

Leia mais

a) PRE-TOEFL (PRE- Test of English as a Foreign Laguage): Pontuação igual ou superior a 332 pontos;

a) PRE-TOEFL (PRE- Test of English as a Foreign Laguage): Pontuação igual ou superior a 332 pontos; Instrução Normativa nº 01/2012 Dispõe sobre a proficiência em idioma estrangeiro para os cursos de Mestrado e Doutorado do Programa de Pós-graduação em Ciências Biológicas (Biologia Celular e Molecular)

Leia mais

EDITAL DO PROCESSO SELETIVO PARA BOLSAS DEMANDA SOCIAL/2017

EDITAL DO PROCESSO SELETIVO PARA BOLSAS DEMANDA SOCIAL/2017 UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS CENTRO DE EDUCAÇÃO E CIÊNCIAS HUMANAS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO ESPECIAL EDITAL DO PROCESSO SELETIVO PARA BOLSAS DEMANDA SOCIAL/2017 O Programa de Pós-Graduação

Leia mais

Regulamento Programa de Pós-Graduação em Biologia Celular e Molecular

Regulamento Programa de Pós-Graduação em Biologia Celular e Molecular Regulamento Programa de Pós-Graduação em Biologia Celular e Molecular Capítulo I Da Atribuição e Organização Geral Art. 1 - O Programa de Pós-Graduação em Biologia Celular e Molecular (PPGBCM), vinculado

Leia mais

PROCEDIMENTOS PARA ORGANIZAÇÃO DO EXAME DE DEFESA PELO MESTRANDO (PRÉ-DEFESA)

PROCEDIMENTOS PARA ORGANIZAÇÃO DO EXAME DE DEFESA PELO MESTRANDO (PRÉ-DEFESA) PROCEDIMENTOS PARA ORGANIZAÇÃO DO EXAME DE DEFESA PELO MESTRANDO (PRÉ-DEFESA) Este roteiro não dispensa a leitura da Norma Complementar Nº007 (05/09/2012) e do Regimento Interno do PPGEP-S 1. Sobre os

Leia mais

REGIMENTO INTERNO DOS CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU EM CIÊNCIAS SOCIAIS DA PUC-RIO

REGIMENTO INTERNO DOS CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU EM CIÊNCIAS SOCIAIS DA PUC-RIO REGIMENTO INTERNO DOS CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU EM CIÊNCIAS SOCIAIS DA PUC-RIO Este regimento é complementar ao Regulamento Geral da PUC-Rio, descrito no documento Regulamento dos Cursos de

Leia mais

CHAMADA PÚBLICA DE SELEÇÃO Nº32/ CMAAd

CHAMADA PÚBLICA DE SELEÇÃO Nº32/ CMAAd UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ CHAMADA PÚBLICA DE SELEÇÃO Nº32/2013 - CMAAd O Reitor da Universidade Estadual do Ceará UECE, Prof. Dr. Hidelbrando dos Santos Soares, no uso de suas atribuições estatutárias

Leia mais

3. Dos requisitos e condições para a inscrição do candidato

3. Dos requisitos e condições para a inscrição do candidato EDITAL 002/16-PPGE A Coordenação do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação da Pontifícia Universidade Católica de Goiás torna público, por meio do presente Edital, que se encontram abertas

Leia mais

CHAMADA EMERGENCIAL INTERNA PARA CANDIDATURA A BOLSISTAS DE DOUTORADO CAPES/FAPEMAT 2016

CHAMADA EMERGENCIAL INTERNA PARA CANDIDATURA A BOLSISTAS DE DOUTORADO CAPES/FAPEMAT 2016 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO FACULDADE DE COMUNICAÇÃO E ARTES PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ESTUDOS DE CULTURA CONTEMPORÂNEA CHAMADA EMERGENCIAL INTERNA PARA CANDIDATURA A

Leia mais

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ETNOBIOLOGIA E CONSERVAÇÃO DA NATUREZA -Mestrado e Doutorado-

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ETNOBIOLOGIA E CONSERVAÇÃO DA NATUREZA -Mestrado e Doutorado- PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ETNOBIOLOGIA E CONSERVAÇÃO DA NATUREZA -Mestrado e Doutorado- URCA UEPB MANUAL DO PPGEtno Recife, 2016 1 O que é o PPGEtno? O Programa de Pós-Graduação em Etnobiologia e Conservação

Leia mais

EDITAL DO PROCESSO SELETIVO PARA BOLSAS DEMANDA SOCIAL/2018

EDITAL DO PROCESSO SELETIVO PARA BOLSAS DEMANDA SOCIAL/2018 UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS CENTRO DE EDUCAÇÃO E CIÊNCIAS HUMANAS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO ESPECIAL EDITAL DO PROCESSO SELETIVO PARA BOLSAS DEMANDA SOCIAL/2018 O Programa de Pós-Graduação

Leia mais

1. DAS DISPOSIÇÕES GERAIS

1. DAS DISPOSIÇÕES GERAIS INSTITUTO DE CIÊNCIAS MATEMÁTICAS E DE COMPUTAÇÃO - UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO DEPARTAMENTO DE ESTATÍSTICA - UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS EDITAL DE ABERTURA DE INSCRIÇÕES AOS PROCESSOS SELETIVOS nº

Leia mais

DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA MATRÍCULA NA PÓS-GRADUAÇÃO EM COMPUTAÇÃO APLICADA

DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA MATRÍCULA NA PÓS-GRADUAÇÃO EM COMPUTAÇÃO APLICADA DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA MATRÍCULA NA PÓS-GRADUAÇÃO EM COMPUTAÇÃO APLICADA 1 foto 3x4 Formulários de Inscrição/Matrícula (abaixo) Cópia da Certidão de Nascimento/Casamento Cópia do RG Cópia do CPF Cópia

Leia mais

Serviço Público Federal Universidade Federal de Goiás UFG Regional Catalão Unidade Acadêmica Especial de Engenharia

Serviço Público Federal Universidade Federal de Goiás UFG Regional Catalão Unidade Acadêmica Especial de Engenharia Norma Interna PPGEP No 05/2017 Regulamenta as regras para a redação e a Defesa do Trabalho de Conclusão do Mestrado Modalidade Dissertação, e para a obtenção do título de Mestre. A Coordenadoria Colegiada

Leia mais

Normas para procedimentos de Exame de Qualificação e Defesa de Dissertação de Mestrado do PPGCC.

Normas para procedimentos de Exame de Qualificação e Defesa de Dissertação de Mestrado do PPGCC. Ministério da Educação Universidade Tecnológica Federal do Paraná Câmpus Ponta Grossa Diretoria de Pesquisa e Pós Graduação Programa de Pós Graduação em Ciência da Computação INSTRUÇÃO NORMATIVA 02/2017

Leia mais

REGULAMENTO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS FCL UNESP/ASSIS. Resolução UNESP nº 52 de 28/03/2012. TÍTULO I Do Programa

REGULAMENTO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS FCL UNESP/ASSIS. Resolução UNESP nº 52 de 28/03/2012. TÍTULO I Do Programa REGULAMENTO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS FCL UNESP/ASSIS Resolução UNESP nº 52 de 28/03/2012 TÍTULO I Do Programa Artigo 1º - O Programa de Pós-graduação em Letras, Cursos de Mestrado Acadêmico

Leia mais

Programa de Pós-Graduação em Ecologia e Evolução da Biodiversidade

Programa de Pós-Graduação em Ecologia e Evolução da Biodiversidade Programa de Pós-Graduação em Ecologia e Evolução da Biodiversidade Regulamento Capítulo I Da Atribuição e Organização Geral Art. 1 - O Programa de Pós-Graduação em Ecologia e Evolução da Biodiversidade

Leia mais

Edital Programa de Doutorado Sanduíche no Exterior PDSE/CAPES

Edital Programa de Doutorado Sanduíche no Exterior PDSE/CAPES Edital Programa de Doutorado Sanduíche no Exterior PDSE/CAPES Dezembro/2017 EDITAL PARA SELEÇÃO DE CANDIDATOS A ESPM, por meio da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação stricto sensu e dos Programas

Leia mais

MANUAL PARA DEPÓSITO E DEFESA DA DISSERTAÇÃO 1

MANUAL PARA DEPÓSITO E DEFESA DA DISSERTAÇÃO 1 MANUAL PARA DEPÓSITO E DEFESA DA DISSERTAÇÃO 1 INSTRUÇÕES PARA DEPÓSITO A data limite para depósito da dissertação deve ser observada na Ficha do Aluno. Para formatar sua dissertação, os alunos devem observar

Leia mais

EDITAL Nº 090/ DAS DISPOSIÇÕES GERAIS

EDITAL Nº 090/ DAS DISPOSIÇÕES GERAIS MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Fundação Universidade Federal do ABC Pró-Reitoria de Pós-Graduação Programa de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia - Química Avenida dos Estados, 5001 Bairro Bangu Santo André

Leia mais