Mortalidade infantil: Uma análise do município de Imaculada na Paraíba entre os anos de 2005 e Resumo:

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Mortalidade infantil: Uma análise do município de Imaculada na Paraíba entre os anos de 2005 e Resumo:"

Transcrição

1 UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAIBA CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS DEPARTAMENTO DE ECONOMIA CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO PÚBLICA MUNICIPAL MODALIDADE A DISTÂNCIA TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO Mortalidade infantil: Uma análise do município de Imaculada na Paraíba entre os anos de 2005 e 2010 Ana Maria Vasconcelos de Araújo 1 Pós-graduando lato sensu em Gestão Pública Municipal - UFPB Shirley Pereira de Mesquita 2 Professor Assistente do Departamento de Economia - UFPB Resumo: Este estudo analisa o perfil da mortalidade infantil dos recém-nascidos no município de Imaculada, Paraíba, Brasil, entre 2005 a 2010, a partir dos dados das declarações de nascidos vivos e óbitos. Para isto foi realizada uma comparação entre os bancos de dados do SIM (Sistema de Informação de Mortalidade) e SINASC (Sistema de Informação de Nascidos Vivos). A taxa de mortalidade infantil se apresenta maior em crianças nascidas com baixo peso. A mortalidade neonatal tardia esta mais relacionada à condição de vida das famílias e as falhas na assistência a saúde da criança. A redução da mortalidade infantil segue um padrão uniforme, mas acontece com maior rapidez onde são concentrados investimento sociais, medidas de saneamento e serviços de saúde de qualidade. Palavra-chave: Mortalidade infantil; Mortalidade e Saúde Pública. 1 Pós-graduando lato sensu em Gestão Pública Municipal UFPB. am.va@hotmail.com. Telefone: (83) Doutoranda em Economia na Universidade Federal da Paraíba PPGE/UFPB. Professora Assistente do Departamento de Economia - UFPB/Campus I. shirley_mesquita@yahoo.com.br. Telefone: (83)

2 2 1 - INTRODUÇÃO A mortalidade infantil é considerada um importante indicador de qualidade de vida e bem estar social de uma população. Os principais condicionantes desse problema, principalmente nos primeiros anos de vidas das crianças, são fatores biológicos, socioeconômicos e assistencias, sendo o último relacionado ao acompanhamento à gestante e ao recém-nascido. Nos últimos anos, o Brasil tem apresentado uma redução significativa nas taxas de mortalidade infantil, embora os números ainda sejam considerados preocupantes. Segundo informações do DATASUS, em 2005 o Brasil apresentava uma taxa de mortalidade infantil de 16,98/1000 nascidos vivos, enquanto em 2010 este número cai para 10,76/1000 nascidos vivos. Para a região Nordeste, em 2005 os números eram de 20,40/1000 nascidos vivos e em 2010 de 15,57/1000 nascidos vivos, acima da média nacional. Já na Paraíba em 2005 os números eram de 18,86/1000, chegando a 14,44/1000 em O município de Imaculado, foco de análise desse estudo, apresenta uma média superior ao Brasil, Nordeste e Paraíba, chegando a 2010 com 17,75/1000, redução de apenas 0,36/1000, em relação a O declínio da mortalidade infantil segue um padrão uniforme, mas acontece com maior rapidez onde são concentrados investimentos sociais, medidas de saneamento e serviços de saúde segundo o manual de vigilância de óbito infantil e fetal e do comitê de prevenção de óbito infantil e fetal do Ministério da Saúde. Um forte aliado para as políticas de redução da mortalidade infantil é o sistema de informação da atenção básica (SIAB) de responsabilidade da secretaria municipal de saúde e do Ministério da Saúde, que consegue detectar os fatores de risco, disponibilizando dados socioeconômicos que identificam as populações mais carentes, possibilitando o direcionamento correto dos serviços de assistência à saúde. A escolha do município de Imaculada na Paraíba, como foco de análise para este estudo deve-se, principalmente, ao histórico de índices elevados desse município. Em 1997, por exemplo, os dados eram de 86/1000 nascidos vivos, segundo o DATASUS. Observando os dados recentes citados acima é possível observar uma mudança significativa nesses números. Alguns fatores responsáveis por essa mudança seriam a implantação de programas de saúde da família e pré-natal, segundo informações do SUS (Sistema Único de Saúde), SISPRENATAL (Sistema de Informação do Pré-natal); do SINASC (Sistema de Informações de Nascidos Vivos) e do SIM (Sistema de Informações de Mortalidade).

3 3 O objetivo principal deste trabalho é descrever o comportamento de variáveis relacionadas à taxa de mortalidade infantil no município de Imaculada na Paraíba, entre os anos de 2005 e 2010, com o fim de realizar um plano de ação para manter em queda os indicadores e melhorar a qualidade de vida da população através da assistência à saúde. Os resultados obtidos deverão servir de base para auxiliar e planejar ações dos serviços de saúde no nível de gestão local a realizar analise das informações e orientar ações que venham a tornar estas mortes evitáveis. A busca da intersetorialidade no auxilio ao combate desse importante problema social. 2 - FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA A redução da mortalidade infantil é um grande desafio para os serviços de saúde, como também para a sociedade. As mortes prematuras podem ser evitadas na sua grande maioria, mas para que isso seja possível, é necessário garantir o acesso, à informação e a serviços de saúde. Grande parcela dos óbitos é decorrente de fatores biológicos, externos e falhas na assistência prestada pelos serviços de saúde. Cerca de 70% dos óbitos de recémnascidos poderiam ser evitados se os serviços de saúde realizassem pré-natal com qualidade orientando as mulheres para o parto, segundo informações do Portal Brasil (scielo/2010). A mortalidade fetal 3, por exemplo, apresenta características semelhantes às da mortalidade neonatal precoce 4, podendo ser evitada, como exposto na citação a seguir, através da introdução de rotinas de trabalho dentro dos centros de serviços de saúde, que busquem avaliar estas ocorrências. A mortalidade neonatal também está vinculada a causa preveníeis, relacionadas ao acesso e utilização dos serviços de saúde, alem da qualidade da assistência pré-natal, ao parto e ao recém-nascido. As afecções perinatais respondem atualmente por cerca de 60% das mortes infantis e 80% das mortes neonatais, além de ser a primeira causa de morte em menores de cinco anos. (Manual de Vigilância do Óbito Infantil e Fetal e do Comitê de Prevenção do Óbito Infantil e Fetal, 2009). Outro agravante é o fato das estatísticas sobre morte de crianças, em alguns casos, serem subnotificações e que, na sua grande maioria, ocorre por falhas nos serviços de saúde e 3 Mortalidade fetal é aquela que ocorre antes que o concepto seja expulso ou extraído completamente do organismo materno independente da duração da gestação. 4 Mortalidade neonatal precoce é a ocorrência do óbito até o sétimo dia de vida.

4 4 por falta de informação, destacando que estas ocorrências são mais frequente nas regiões Norte e Nordeste do país, onde a omissão dos registros de óbitos em cartórios, dificuldade de acesso, falta de orientação e existência de cemitérios irregulares é uma constante, de acordo com a Revista do SUS. Para melhorar este quadro é necessário mobilizar gestores e profissionais de saúde para que ocorra uma identificação dos óbitos infantis e fetais, possibilitando uma melhora na qualidade das informações. A participação dos óbitos neonatais na taxa de mortalidade infantil no Brasil vem crescendo nas últimas décadas, comparativamente ao comportamento pós-neonatal(óbitos ocorridos do vigésimo oitavo dia até menos de um ano de idade). (Revista do Sistema Único de Saúde do Brasil. Vol16, 2007) A partir de 2009 foi ampliada a vigilância do óbito infantil e fetal, com orientações e vários instrumentos que seguem um processo, iniciando com a identificação do óbito, seguido pela coleta de dados em diversas fontes, como entrevistas com a família e registro dos serviços de saúde, através dos formulários de investigação de óbito. Esses dados permitem aos órgãos responsáveis, vigilância de óbitos e comitês de gestão, realizar análises, produzir informações e desenvolver de forma mais eficaz ações de cunho preventivo. O manual de vigilância do óbito infantil (2009) apresenta novos instrumentos para coleta e análise de dados, melhorando a qualidade das informações de óbitos, as tornando assim mais confiáveis. A mortalidade infantil no Brasil alcançou uma taxa anual de 4,8% de 1970 a Para a ONU seria necessária uma redução anual em torno de 4,4% entre 1990 e 2015, para que o país consiga cumprir a meta do milênio que é reduzir a mortalidade infantil em dois terços até Apesar dos esforços o Brasil está no 90º lugar, apresentando um número de morte na faixa etária de 0 a 5 anos, bem acima do encontrado em países desenvolvidos. Segundo o DATASUS, a mortalidade infantil no Brasil caiu de 120/1000 (cento e vinte por mil) nascidos vivos em 1970 para 19,88/1000 (dezenove vírgula oitenta e oito por mil) nascidos vivos em Segundo o Portal Brasil a previsão é que em 2012 o Brasil consiga atingir a quarta meta estabelecida pela ONU para a redução da mortalidade infantil, segundo o manual de vigilância de óbito infantil e fetal de Nos últimos anos o Brasil tem desenvolvido algumas ações de conscientização e prevenção da mortalidade infantil. Em 2004 foi lançado o Pacto para redução da mortalidade materna e neonatal, está iniciativa envolveu gestores das esferas Federal, Estadual e

5 5 Municipal, como também sociedade civil, universidades e sociedade médica. O governo brasileiro publicou uma lei que garante a gestante o direito de acompanhamento do cônjuge durante o parto no âmbito do SUS; existem incentivos ao parto normal; ações para eliminação da sífilis na gestante, sífilis congênita e a redução da transmissão do HIV. O governo assumiu o compromisso de reduzir a mortalidade infantil em no mínimo de 5% ao ano no Nordeste. O número maior de consultas no pré-natal como fator protetor para óbito neonatal, indica a importância dos cuidados durante a gestação, assim, um acompanhamento gestacional mais acido pode identificar precocemente e prevenir ocorrências lesivas para o recém-nascido. (Revista do Sistema Único do Brasil, Vol 19, 2010) Segundo o manual de vigilância de óbito infantil e fetal de 2009, a Paraíba está entre os estados da região Nordeste que tem desenvolvido ações contidas no pacto para redução da mortalidade infantil. Entre estas destacam-se melhorias na saúde da criança e da saúde da mulher, redução do analfabetismo e fortalecimento da agricultura familiar. A Paraíba ocupou o quarto lugar na taxa de mortalidade infantil, número superior à média nacional, 23,3%, os dados são referentes a Em 2008 a cada mil crianças nascidas vivas na Paraíba, 36,50% delas morrem antes mesmo de completar um ano de vida. Em 1995 o município de Imaculada apresentou uma mortalidade infantil em torno de 16 óbitos infantil ao ano, dez anos depois, em 2005 a mortalidade infantil apresentou uma redução de 11 óbitos ao ano, em relação a Em relação aos óbitos fetais houve uma inversão, em 1995 foi registrado apenas 01 (um) óbito, enquanto em 2005, foram registrados 05 (cinco) óbitos fetais. Nesse período as mães tiveram acesso à assistência ao parto, um serviço disponível no município de Teixeira, localizado na vizinhança da cidade. O hospital como lócus de atenção ao parto e ao recém-nascido, expressa a importância de estudos de base hospitalar. Em um hospital, a identificação dos recém-nascidos de risco pode auxiliar na atenção clinica, viabilizando a adoção de medidas em tempo adequado para a redução da mortalidade, segundo a revista do sistema único de saúde no seu volume 16 em O aleitamento materno traz muitos benefícios para mães e seus bebês, incluindo a diminuição da incidência de doenças diarréicas e de mortalidade infantil. Em conseqüência da política nacional de aleitamento materno, a prevalência do aleitamento materno vem aumentando de forma significativa principalmente, a prevalência de[...]

6 6 [...]aleitamento materno exclusivo. (Revista do Sistema Único de Saúde vol.20, 2011) 3 - PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS O trabalho realizado é uma pesquisa qualitativa de cunho exploratório, que utilizou artigos, sistema de informação, documentos existentes na secretaria de saúde do município e documentos técnicos do ministério da saúde para a coleta de dados, onde foi feita uma análise descritiva dos dados sobre mortalidade infantil do município de Imaculada no estado da Paraíba, no período de 2005 a Os dados que servirão de base para o presente artigo foram coletados no Sistema de informação sobre nascidos vivos (SINASC) e o Sistema de informação sobre mortalidade (SIM), alimentados a partir das declarações de nascidos vivos (DN) e das declarações de óbitos (DO); investigações dos óbitos realizadas pelo setor de epidemiologia da Secretária de Saúde do Município de Imaculada. Procura-se trabalhar um período relativamente longo, juntando os nascimentos de cinco anos, para evitar as inconsistências dos pequenos números. A partir da agregação ao banco de dados final, definiram-se as variáveis para a análise do perfil do objeto de estudo. A classificação das variáveis deu-se da seguinte forma: Sócio-demográfico idade, situação conjugal e grau de instrução da mãe; Relação gestação ao parto número de consultas no pré-natal, idade gestacional, tipo de gravidez e tipo de parto; Nascidos vivos (peso ao nascer, raça e cor); Óbitos observar a causa morte. Para o estudo das variáveis citadas utilizou-se a declaração de nascidos vivos, com exceção da causa básica que foi extraída da declaração de óbito. Para o cálculo da taxa de mortalidade infantil utilizou-se como numerador os óbitos ocorridos entre 0 (zero) e 11 (onze) meses e 29 (vinte e nove) dias de vida e como denominador os nascidos vivos no mesmo local e período. 4 - ANÁLISE DE RESULTADOS Entre os anos de 2005 e 2010 ocorreram no município de Imaculada nascimentos e 26 óbitos. Fazendo uma análise das estatísticas (tabela 1) é possível verificar

7 7 que existe uma oscilação nas ocorrências dos óbitos, mas a maior redução ocorreu em 2009, com um percentual de 0,52 de óbitos em relação aos nascimentos. Tabela 1. Nascimentos e óbitos por ano de ocorrência no município de Imaculada Paraíba, Brasil no período de 2005 a 2010 Ano Nº Nascimentos Nº Óbitos % , , , , , ,77 Total ,97 Fonte: DATASUS/2011 As maiores incidências aconteceram em 2007 com um percentual em torno de 3,08 óbitos para os nascidos vivos no mesmo local e período. Destaca-se que todas as crianças que nasceram com menos de 1.500g foram a óbito, indicando o baixo peso ao nascer como um fator de alto risco para a ocorrência de óbitos em recém-nascidos (Tabela 2). O Ministério da Saúde elaborou a norma de atenção humanizada ao recém-nascido de baixo peso, método canguru, incluindo na tabela de procedimentos do sistema único de saúde (SUS) e caracterizada pela mudança na forma do cuidado neonatal, com quatro fundamentos básicos; acolhimento ao bebê e sua família; respeito às singularidades; promoção do contato pele-a-pele mais precoce possível; e envolvimento da mãe nos cuidados do bebê. Estudos com mães de prematuros demonstram insegurança e desconhecimento do papel materno nos cuidados com o filho, acentuados pela ausência ou inadequação de informação a ser oferecida pelos profissionais de saúde, a ponto de algumas mães desenvolverem quadro depressivo. (Revista do Sistema único de Saúde do Brasil. Vol20, 2011)

8 8 Tabela 2. Óbitos infantis por faixa de peso ocorridos no município de Imaculada, Paraíba, Brasil de 2005 a Faixa de Peso (g) Óbitos p/ Ano e Faixa de Peso a a a a a ou mais Ignorada Total Fonte: DATASUS/2011 A tabela 3 destaca as características sócio-demográficas das mães dos recém-nascidos do município de Imaculada. Os dados mostram que cinco crianças nascidas de mães com menos de 19 anos foram a óbito, no entanto a faixa etária das mães com maior ocorrência de óbitos em recém-nascidos está entre 20 e 34 anos. Outro condicionamento esta relacionado com a raça e cor, onde 50% dos óbitos ocorrem em filhos de mães de cor parda, uma terceira variável socioeconômica é a escolaridade das mães, onde a maior ocorrência dos óbitos está entre as crianças nascidas de mães que tem entre zero e três anos de escolaridade (Tabela 3). Tabela 3. Características sócio-demográficas das mães dos recém-nascidos que foram a óbito no município de Imaculada, Paraíba, Brasil no período de 2005 a Variáveis Nº Idade da mãe (anos) Raça/Cor Branca 05 Parda 13 Ignorada 08 Escolaridade (anos de estudo) Ignorado 11 Fonte: DATASUS/2011

9 9 É possível avaliar a obstetrícia observando a Tabela 4 onde o maior número de óbitos se verifica em crianças nascidas entre 37 e 41 semanas, no entanto o percentual mais elevado está entre os nascidos entre 32 e 36 semanas, pois nesta faixa ocorrem apenas 3,25 dos nascimentos enquanto a faixa anterior corresponde a 91,93 dos nascimentos, evidenciando que a prematuridade é fator de risco para a ocorrência de óbitos em recém-nascidos. Tabela 4. Histórico obstétrico dos recém-nascidos que foram a óbitos antes de completar um ano de vida no município de Imaculada, Paraíba, Brasil no período de 2005 a Variáveis Nº Idade da gestacional (semanas) Ignorado 06 Tipo de gravidez Única 26 Dupla 00 Tipo de parto Vaginal 20 Cesário 06 Ocorrência do parto Domiciliar 06 Hospitalar 20 Fonte: DATASUS/2011 Com a implantação da estratégia de saúde da família em 2000 e o pré-natal humanizado em 2001, teve início a redução da mortalidade infantil. Partindo de observações realizadas no DATASUS, em 1995 verificou-se que a mortalidade infantil do município de Imaculada se encontrava em 16 óbitos ao ano. Em 2005, após 05 anos da implantação da ESF (Estratégias saúde da família) estes óbitos caíram para 05 óbitos ao ano. Para melhorar os resultados, em 2004 foi implantado o programa Bolsa Família e com ele um maior reforço para manter em queda o fantasma da mortalidade infantil, mas, no inicio, o programa oferecia uma pequena cobertura, só em 2006 foi ampliada atingindo assim um maior numero de famílias em extrema pobreza, com isto em 2009 o município registrou apenas óbitos em menores de um ano. Um problema que persiste nos dias atuais, e que é fator condicionante para a mortalidade infantil é a inexistência de hospital ou maternidade no município. Das 26 mães

10 10 entrevistadas, todas alegaram as dificuldades que enfrentaram com o deslocamento para outras cidades na hora do parto, 09 enfrentaram falta de vagas em hospitais, tendo que ser deslocadas para outro município. Outro momento relatado pelas mães é que quando a criança necessita de internação hospitalar são muitas as dificuldades enfrentadas até receber assistência. Tabela 5: Mães que realizaram consultas de pré-natal distribuído por ano de ocorrência no município de Imaculada, Paraíba, Brasil no período de 2005 a 2010 Pré-natal (consulta) a a mais Ignorada Total Fonte: DATASUS/2011 Os dados apontam como possíveis condicionantes da mortalidade infantil as condições de vida das famílias e a assistência pré-natal e assistência a crianças. Portanto, mais mortes poderiam ser evitadas com o empenho do Estado na implantação de políticas públicas que venham melhorar a condição de vida das famílias e com a implementação da assistência à mãe durante o pré-natal e à criança nos primeiros meses de vida. No entanto, para um estudo mais completo é necessária á análise dos dados por meio de instrumentais estatísticos e econométricos, que definam de forma mais clara a relação de causalidade entre as variáveis em estudo e a taxa de mortalidade infantil. 5 - CONCLUSÕES É necessário que esforços sejam empreendidos para garantir a cobertura de ações que se estendam a todo o ciclo gestacional, dando oportunidade para que todas as grávidas recebam assistência de qualidade no pré-natal, durante o trabalho de parto as assistências ao recém-nascidos. É inaceitável a ocorrência de óbitos detectados neste estudo quando a maioria poderia ser evitado, bastando para isto melhorar a qualidade dos serviços. A pesquisa mostra que a assistência ao pré-natal ganhou uma melhor qualidade nos últimos anos, garantindo um mínimo de seis consultas sendo quatro com a enfermeira e no mínimo duas com o médico,

11 11 imunização, exames básicos além da testagem rápida para HIV e sífilis, mas só um pré-natal de qualidade não basta, é necessário muito mais. Percebe-se uma grande falha na organização da assistência perinatal, onde o atendimento ao parto, está localizado nas grandes cidades, desta forma penalizando as gestantes residentes em localidades mais distantes. Outro fator importante é que durante a gestação a mãe seja orientada quanto ao cuidado, fortalecendo o vinculo mãe e bebê, nesta linha de cuidado, devem estar contemplados o incentivo ao aleitamento materno. O atendimento humanizado tem grande importância para a mãe durante o trabalho de parto e para o recém-nascido, quando este necessita de assistência hospitalar. Após toda pesquisa verifica-se que o serviço de imunização realizado pelo atenção básica em saúde, está sendo ampliado com a oferta de novas vacinas e cada dia tem prestado uma grande contribuição para a redução da mortalidade infantil. As vacinas contra influenza, rotavirus, sarampo, rubéola, tétano neonatal, entre outras, reduziram as mortes de menores de um ano que na sua grande maioria ocorria por doenças do sistema respiratório e por doenças infecciosas intestinais. Para que está realidade mude com maior rapidez, é necessário que gestores se mobilizem para realizar em todos os níveis de gestão mudanças no que se refere a assistência hospitalar para os municípios de pequeno porte, desde das mudanças ocorridas em 2006, vem sofrendo com a restrição da assistência de média complexidade em seus territórios, provocando grandes transtornos para as famílias que necessitam deslocar seus filhos para outras cidades, ficando relegados a própria sorte. Reimplantação do serviço de maternidade e pediatria na sede dos municípios ira causar um grande impacto na redução da mortalidade infantil dando maior segurança as famílias que iram receber assistência próximo de suas residências, evitando assim óbitos por demora de atendimento. Infant mortality: An analysis of the Immaculate in the municipality of Paraíba between 2005 and ABSTRACT: This study analyzes the profile of infant mortality of newborns in the city of Mary Immaculate, Paraiba, Brazil, from 2005 to 2010, from the data declarations of live births and deaths. For this was made a comparison between the databases SIM (Mortality Information System) and SINASC (Information System on Live Births). The infant mortality rate appears

12 12 higher in children with low birth weight. The late neonatal mortality is more related to living conditions of families and gaps in the health care of the child. The reduction of child mortality follows a uniform pattern, but it happens more quickly where they are concentrated social investment, reorganization measures and quality health services. KEYWORD: Infant mortality, Mortality and Public Health REFERÊNCIAS BOLSA FAMILÍA. Disponível em: DATASUS. Datasus. Disponível em: Acessado em: 17/10/2011 DIÁRIO DA SAÚDE. Mortalidade infantil. Disponível em: Acessado em: 26/11/2011 as 16h45 MESA_REDONDA. Epi2008. Disponível em: Giugliani.pdf Acessado em: 22/10/2011 MINISTÉRIO DA SAÚDE. Agenda de compromísso para a saúde integral da criança e redução da mortalidade infantil. 1ª Ed. Série A. Normas e manuais técnicos, Brasília DF, MINISTÉRIO DA SAÚDE. Manual dos comitês de prevenção do óbito infantil e fetal. 1º ed, 2ª reimpressão, série A. Normas técnicas, Brasília DF, MINISTÉRIO DA SAÚDE. Manual de vigilância do óbito infantil e fetal e do comitê de prevenção do óbito infantil e fetal. 2ª Ed. Brasília DF, PORTAL BRASIL. Estimativa de impacto da amamentação sobre a mortalidade infantil. Disponível em: Acessado em: 30/10/2010 as 18h19 PORTAL BRASIL. Textos acadêmicos fatores de risco para menores. Disponível em: Acessado em: 30/10/2010 as 18h10 REVISTA DO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE DO BRASIL. A percepção materna sobre vivência e aprendizado de cuidado de um bebê prematuro. Revista do Sistema Único de Saúde do Brasil. Volume 20, nº01, janeiro/março de 2011.

13 13 REVISTA DO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE DO BRASIL. Fatores associados à mortalidade noenatal precoce: ANÁLISE DE SITUAÇÃO NO NÍVEL LOCAL. Revista do Sistema Único de Saúde do Brasil. Volume 19, nº01, janeiro/março de REVISTA DO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE DO BRASIL. Fatores de risco para mortalidade neonatal em coorte hospitalar de nascidos vivos. Revista do Sistema Único de Saúde do Brasil. Volume 16, nº03, julho/setembro de REVISTA DO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE DO BRASIL. Mortalidade neonatal hospitalar na coorte de nascidos vivos em maternidade-escola na região nordeste do brasil. Revista do Sistema Único de Saúde do Brasil. Volume 15, nº04, outubro/dezembro de SECRETÁRIA DE SAÚDE DO MUNICÍPIO DE IMACULADA. Declarações de óbitos, declarações de nascidos vivos e investigação e monitoramento de óbitos em menores de 01 ano. Arquivos da Secretária de Saúde do Município de Imaculada a 2010.

COMPORTAMENTO TEMPORAL DA MORTALIDADE NEONATAL PRECOCE EM SERGIPE DE : um estudo descritivo RESUMO

COMPORTAMENTO TEMPORAL DA MORTALIDADE NEONATAL PRECOCE EM SERGIPE DE : um estudo descritivo RESUMO COMPORTAMENTO TEMPORAL DA MORTALIDADE NEONATAL PRECOCE EM SERGIPE DE 2010-2015: um estudo descritivo Lucas Correia Santos (Graduando em Enfermagem, Universidade Tiradentes)* Axcel Silva Alves (Graduando

Leia mais

LEVANTAMENTO DAS CAUSAS DE MORTE NEONATAL EM UM HOSPITAL DA REGIÃO DO VALE DO IVAÍ PR.

LEVANTAMENTO DAS CAUSAS DE MORTE NEONATAL EM UM HOSPITAL DA REGIÃO DO VALE DO IVAÍ PR. LEVANTAMENTO DAS CAUSAS DE MORTE NEONATAL EM UM HOSPITAL DA REGIÃO DO VALE DO IVAÍ PR. CAMPOS, Maiara Aparecida de 1 ; RAVELLI, Rita de Cassia Rosiney 2 RESUMO Objetivo: Levantar no período de 2015 a 2017,

Leia mais

10º FÓRUM DE EXTENSÃO E CULTURA DA UEM

10º FÓRUM DE EXTENSÃO E CULTURA DA UEM 10º FÓRUM DE EXTENSÃO E CULTURA DA UEM ANALISE DAS INFORMAÇÕES E QUALIDADE DAS FICHAS DE INVESTIGAÇÃO DE ÓBITOS INFANTIS DA 15ª REGIONAL DE SAÚDE DO PARANÁ Jéssica Teixeira Lourenço 1 Vivianne Peters da

Leia mais

B O L E T I M EPIDEMIOLÓGICO SÍFILIS ano I nº 01

B O L E T I M EPIDEMIOLÓGICO SÍFILIS ano I nº 01 B O L E T I M EPIDEMIOLÓGICO SÍFILIS 2 012 ano I nº 01 2012. Ministério da Saúde É permitida a reprodução parcial ou total desta obra, desde que citada a fonte. Expediente Boletim Epidemiológico - Sífilis

Leia mais

Coordenação de Epidemiologia e Informação

Coordenação de Epidemiologia e Informação Ano 1, Boletim 2 Maio de 2010 UM RETRATO DA COBERTURA DE PRÉ-NATAL NA CIDADE DE SÃO PAULO À LUZ DO SISTEMA DE INFORMAÇÃO SOBRE NASCIDOS VIVOS Apresentação O principal objetivo do pré-natal é que a gravidez

Leia mais

PRÁ-SABER: Informações de Interesse à Saúde SINASC Porto Alegre Equipe de Vigilância de Eventos Vitais, Doenças e Agravos não Transmissíveis

PRÁ-SABER: Informações de Interesse à Saúde SINASC Porto Alegre Equipe de Vigilância de Eventos Vitais, Doenças e Agravos não Transmissíveis 1 SINASC RELATÓRIO 2015 Geral 2 Prefeitura Municipal de Porto Alegre Prefeito Nelson Marchezan Junior Secretaria Municipal da Saúde Secretário Erno Harzheim Coordenadoria Geral de Vigilância em Saúde Coordenador

Leia mais

POLÍTICA DE ATENÇÃO INTEGRAL À SAÚDE DA CRIANÇA. Material de Base para Seminários PNASII

POLÍTICA DE ATENÇÃO INTEGRAL À SAÚDE DA CRIANÇA. Material de Base para Seminários PNASII POLÍTICA DE ATENÇÃO INTEGRAL À SAÚDE DA CRIANÇA Material de Base para Seminários PNASII Promoção, Proteção e Apoio ao Aleitamento Materno Histórico da Situação de saúde 1976 Criação do II Programa Nacional

Leia mais

Panorama da Saúde Materna no Estado do Pará

Panorama da Saúde Materna no Estado do Pará Panorama da Saúde Materna no Estado do Pará Ana Cristina Álvares Guzzo Coordenação Estadual de Saúde da Criança/DASE/DPAIS/SESPA Grupo Condutor da Rede Cegonha do Pará Comitê Estadual de Mortalidade Materna,

Leia mais

Alta Mortalidade Perinatal

Alta Mortalidade Perinatal Alta Mortalidade Perinatal SMS de Piripiri CONASEMS Conselho Consultivo EVIPNet Brasil OFICINA Produzindo, avaliando e disseminando sínteses de evidências para a tomada de decisão em saúde no Brasil -

Leia mais

PALAVRAS-CHAVE Morte Fetal. Indicadores de Saúde. Assistência Perinatal. Epidemiologia.

PALAVRAS-CHAVE Morte Fetal. Indicadores de Saúde. Assistência Perinatal. Epidemiologia. 14. CONEX Apresentação Oral Resumo Expandido - ISSN 2238-9113 1 ISSN 2238-9113 ÁREA TEMÁTICA: (marque uma das opções) ( ) COMUNICAÇÃO ( ) CULTURA ( ) DIREITOS HUMANOS E JUSTIÇA ( ) EDUCAÇÃO ( ) MEIO AMBIENTE

Leia mais

Foto: Alejandra Martins Em apenas 35% das cidades a totalidade das crianças de 0 a 6 anos estão imunizadas (vacinadas) contra sarampo e DTP.

Foto: Alejandra Martins Em apenas 35% das cidades a totalidade das crianças de 0 a 6 anos estão imunizadas (vacinadas) contra sarampo e DTP. 23 Para a maioria dos que nascem no Semi-árido brasileiro, vencer a primeira etapa da vida não é tarefa fácil. Na região, existem poucas condições de infra-estrutura social que garantam às mães uma gestação

Leia mais

DESCRIÇÃO DA MORTALIDADE INFANTIL EM PELOTAS A INTRODUÇÃO

DESCRIÇÃO DA MORTALIDADE INFANTIL EM PELOTAS A INTRODUÇÃO DESCRIÇÃO DA MORTALIDADE INFANTIL EM PELOTAS - 2005 A 2008 SILVA, Vera Lucia Schmidt 1 ; MATIJASEVICH, Alícia 2 1 Programa de Pós- Graduação em Epidemiologia - Mestrado Profissional de Saúde Pública baseada

Leia mais

Estratégias de Combate a Sífilis

Estratégias de Combate a Sífilis Estratégias de Combate a Sífilis Sífilis A prevenção da transmissão vertical da sífilis é uma prioridade das Instituições: SESAB Ministério da Saúde OMS OPAS E visa assegurar o direito à atenção humanizada

Leia mais

Perfil dos nascidos vivos de mães residentes na área programática 2.2 no Município do Rio de Janeiro

Perfil dos nascidos vivos de mães residentes na área programática 2.2 no Município do Rio de Janeiro Perfil dos nascidos vivos de mães residentes na área programática 2.2 no Município do Rio de Janeiro Ana Lucia A. de Toledo Carla R. Fernandes 1 Ana Claudia S. Amaral -NESC/UFRJ-SMS/RJ) Vania da S. Cardoso

Leia mais

A Atenção Básica na Vigilância dos Óbitos Materno, Infantil e Fetal

A Atenção Básica na Vigilância dos Óbitos Materno, Infantil e Fetal A Atenção Básica na Vigilância dos Óbitos Materno, Infantil e Fetal Halei Cruz Coordenador da Área Técnica de Saúde da Criança e do Comitê Estadual de Prevenção dos Óbitos Maternos, Infantis e Fetais INTRODUÇÃO

Leia mais

MINISTÉRIO DA SAÚDE/SPS/CONSULTORIA PROGRAMA DE REDUÇÃO DA MORTALIDADE INFANTIL E MATERNA NO NORDESTE BRASILEIRO

MINISTÉRIO DA SAÚDE/SPS/CONSULTORIA PROGRAMA DE REDUÇÃO DA MORTALIDADE INFANTIL E MATERNA NO NORDESTE BRASILEIRO MINISTÉRIO DA SAÚDE/SPS/CONSULTORIA PROGRAMA DE REDUÇÃO DA MORTALIDADE INFANTIL E MATERNA NO NORDESTE BRASILEIRO AÇÃO COMPLEMENTAR II para o PRMIM USO DOS SISTEMAS DE INFORMAÇÃO EM SAÚDE PARA ACOMPANHAMENTO

Leia mais

EPIDEMIOLOGIA. Profª Ms. Karla Prado de Souza Cruvinel

EPIDEMIOLOGIA. Profª Ms. Karla Prado de Souza Cruvinel EPIDEMIOLOGIA Profª Ms. Karla Prado de Souza Cruvinel O QUE É EPIDEMIOLOGIA? Compreende: Estudo dos determinantes de saúdedoença: contribuindo para o avanço no conhecimento etiológico-clínico Análise das

Leia mais

INCIDÊNCIA E FATORES DE RISCO PARA A SÍFILIS CONGÊNITA NO ESTADO DA PARAÍBA

INCIDÊNCIA E FATORES DE RISCO PARA A SÍFILIS CONGÊNITA NO ESTADO DA PARAÍBA INCIDÊNCIA E FATORES DE RISCO PARA A SÍFILIS CONGÊNITA NO ESTADO DA PARAÍBA Ana Beatriz Gondim (1), Gustavo Vasconcelos (1), Marcelo Italiano Peixoto (1) e Mariana Segundo Medeiros (1), Ezymar Gomes Cayana

Leia mais

16/4/2010 SISTEMAS DE INFORMAÇÃO EM SAÚDE

16/4/2010 SISTEMAS DE INFORMAÇÃO EM SAÚDE EPIDEMIOLOGIA Parte - 03 PROFa. MSc. MARISE RAMOS DE SOUZA SISTEMAS DE INFORMAÇÃO EM SAÚDE Os cinco maiores sistemas : SINAN, SIM, SINASC, SIH, SIA. Sistema de Informação de Mortalidade - SIM Criado pelo

Leia mais

Mortalidade Infantil: Afecções do Período Perinatal

Mortalidade Infantil: Afecções do Período Perinatal Mortalidade Infantil: Afecções do Período Perinatal Samuel Kilsztajn, Dorivaldo Francisco da Silva, André da Cunha Michelin, Aissa Rendall de Carvalho, Ivan Lopes Bezerra Ferraz Marcelo Bozzini da Camara

Leia mais

SMS, que representasse os projetos e ações, unificando os serviços e construindo uma imagem positiva

SMS, que representasse os projetos e ações, unificando os serviços e construindo uma imagem positiva Rede Cegonha PORTARIA No- 1.459, DE 24 DE JUNHO DE 2011 Institui, no âmbito do Sistema Único de Saúde - SUS - a Rede Cegonha Com objetivo de assegurar: APRESENTAÇÃO - Organizar a Rede de Atenção à Saúde

Leia mais

PERCEPÇÕES DE ENFERMEIROS SOBRE O IMPACTO DA ESTRATÉGIA DE SAÚDE DA FAMÍLIA NO INDICADOR DE MORTALIDADE INFANTIL EM RIO GRANDE

PERCEPÇÕES DE ENFERMEIROS SOBRE O IMPACTO DA ESTRATÉGIA DE SAÚDE DA FAMÍLIA NO INDICADOR DE MORTALIDADE INFANTIL EM RIO GRANDE PERCEPÇÕES DE ENFERMEIROS SOBRE O IMPACTO DA ESTRATÉGIA DE SAÚDE DA FAMÍLIA NO INDICADOR DE MORTALIDADE INFANTIL EM RIO GRANDE Patrícia Peres Bitencourt ¹ Geani Farias Machado Fernandes ² Introdução: Mortalidade

Leia mais

O QUE REPRESENTA O ACOMPANHAMENTO DAS CONDICIONALIDADES DE SAÚDE DO PROGRAMA BOLSA FAMÍLIA PARA O SUS?

O QUE REPRESENTA O ACOMPANHAMENTO DAS CONDICIONALIDADES DE SAÚDE DO PROGRAMA BOLSA FAMÍLIA PARA O SUS? O QUE REPRESENTA O ACOMPANHAMENTO DAS CONDICIONALIDADES DE SAÚDE DO PROGRAMA BOLSA FAMÍLIA PARA O SUS? Coordenação-Geral de Saúde das Mulheres CONDICIONALIDADES DE SAÚDE Mulheres entre 14 e 44 anos: Pré-natal

Leia mais

POLÍTICA DE SAÚDE DA MULHER

POLÍTICA DE SAÚDE DA MULHER POLÍTICA DE SAÚDE DA MULHER 1 OBJETIVOS Conceitos de epidemiologia e Indicadores epidemiológicos; Entender o senário em saúde da mulher; Conhecer e identificar os principais indicadores; Identificar medidas

Leia mais

ANEXO I FICHA DE INVESTIGAÇÃO DO ÓBITO INFANTIL E FETAL - SÍNTESE, CONCLUSÕES E RECOMENDAÇÕES

ANEXO I FICHA DE INVESTIGAÇÃO DO ÓBITO INFANTIL E FETAL - SÍNTESE, CONCLUSÕES E RECOMENDAÇÕES ANEXO I FICHA DE INVESTIGAÇÃO DO ÓBITO INFANTIL E FETAL - SÍNTESE, CONCLUSÕES E RECOMENDAÇÕES Formulário padrão com a síntese da investigação de óbito infantil e fetal a ser adotado obrigatoriamente como

Leia mais

A taxa ou coeficiente de mortalidade representa a intensidade com que os óbitos por uma determinada doença ocorrem em dada população.

A taxa ou coeficiente de mortalidade representa a intensidade com que os óbitos por uma determinada doença ocorrem em dada população. Mortalidade Mortalidade é uma propriedade natural das comunidades dos seres vivos. Refere-se ao conjunto dos indivíduos que morrem em um dado intervalo de tempo e em certo espaço. A taxa ou coeficiente

Leia mais

Acesso ao pré-natal garantido segundo os critérios de qualidade do Ministério da Saúde

Acesso ao pré-natal garantido segundo os critérios de qualidade do Ministério da Saúde Guia de Dicas de Políticas Públicas 65 RESULTADO SISTÊMICO 5 Acesso ao pré-natal garantido segundo os critérios de qualidade do Ministério da Saúde Garantir a oferta de um pré-natal de qualidade é uma

Leia mais

DESIGUALDADES RACIAIS NA NATALIDADE DE RESIDENTES NO RECIFE,

DESIGUALDADES RACIAIS NA NATALIDADE DE RESIDENTES NO RECIFE, DESIGUALDADES RACIAIS NA NATALIDADE DE RESIDENTES NO RECIFE, 2001-2006 Autores: Terezinha de A. Aquino, Maria José B. Guimarães, Sony M a Santos Instituição: Secretaria de Saúde do Recife Diretoria de

Leia mais

ESTRUTURA DESTA APRESENTAÇÃO

ESTRUTURA DESTA APRESENTAÇÃO ESTRUTURA DESTA APRESENTAÇÃO A TAXA DE MORTALIDADE INFANTIL A MORTALIDADE INFANTIL NO BRASIL POLÍTICAS, PACTOS, PROGRAMAS E ESTRATÉGIAS DO SUS O PROGRAMA BOLSA FAMILIA AGENDA 2030 E OS DESAFIOS A ENFRENTAR

Leia mais

INDICADORES DE MORTALIDADE

INDICADORES DE MORTALIDADE INDICADORES DE MORTALIDADE Usualmente a análise dos dados de mortalidade na população baseia-se na enumeração total de sua ocorrência e na distribuição pelas características demográficas e epidemiológicas

Leia mais

PRÁ-SABER: Informações de Interesse à Saúde SINASC Porto Alegre Equipe de Vigilância de Eventos Vitais, Doenças e Agravos não Transmissíveis

PRÁ-SABER: Informações de Interesse à Saúde SINASC Porto Alegre Equipe de Vigilância de Eventos Vitais, Doenças e Agravos não Transmissíveis 1 SINASC RELATÓRIO 2007 Parte I 2 Prefeitura Municipal de Porto Prefeito José Fogaça Secretaria Municipal da Saúde Secretário Eliseu Santos Coordenadoria Geral de Vigilância em Saúde Coordenador José Ângelo

Leia mais

4. NATALIDADE E MORTALIDADE INFANTIL

4. NATALIDADE E MORTALIDADE INFANTIL . NATALIDADE E MORTALIDADE INFANTIL .. Introdução A taxa de natalidade e a taxa de mortalidade infantil são indicadores frequentemente utilizados na caracterização da população. O estudo da taxa de natalidade,

Leia mais

ANÁLISE DA MORTALIDADE DE NEONATOS EM UMA UTI NEONATAL DE UM HOSPITAL DO VALE DO PARAÍBA

ANÁLISE DA MORTALIDADE DE NEONATOS EM UMA UTI NEONATAL DE UM HOSPITAL DO VALE DO PARAÍBA ANÁLISE DA MORTALIDADE DE NEONATOS EM UMA UTI NEONATAL DE UM HOSPITAL DO VALE DO PARAÍBA SOUZA, Luciana Santana de¹; CARVALHO, Maria das Neves de Oliveira¹; MARTINS, Selma de Oliveira¹; LANCIA, Maria da

Leia mais

TÍTULO: PERFIL SÓCIO DEMOGRÁFICO E EPIDEMIOLÓGICO DO COEFICIENTE DE MORTALIDADE INFANTIL DA REGIÃO DA BAIXADA SANTISTA ENTRE OS ANOS DE 1998 A 2013

TÍTULO: PERFIL SÓCIO DEMOGRÁFICO E EPIDEMIOLÓGICO DO COEFICIENTE DE MORTALIDADE INFANTIL DA REGIÃO DA BAIXADA SANTISTA ENTRE OS ANOS DE 1998 A 2013 16 TÍTULO: PERFIL SÓCIO DEMOGRÁFICO E EPIDEMIOLÓGICO DO COEFICIENTE DE MORTALIDADE INFANTIL DA REGIÃO DA BAIXADA SANTISTA ENTRE OS ANOS DE 1998 A 2013 CATEGORIA: CONCLUÍDO ÁREA: CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E SAÚDE

Leia mais

Panorama da Atenção Básica no Estado da Bahia. Salvador, Julho de 2018

Panorama da Atenção Básica no Estado da Bahia. Salvador, Julho de 2018 Panorama da Atenção Básica no Estado da Bahia Salvador, Julho de 2018 Bahia População: 15.344.447 hab. % da população SUS dependente: 89,66 (Setembro/ 2017) Equipes de Saúde da Família: 3.626 (Maio/2018)

Leia mais

DESIGUALDADES SOCIAIS E MORTALIDADE INFANTIL NA POPULAÇÃO INDÍGENA, MATO GROSSO DO SUL. Renata PalópoliPícoli

DESIGUALDADES SOCIAIS E MORTALIDADE INFANTIL NA POPULAÇÃO INDÍGENA, MATO GROSSO DO SUL. Renata PalópoliPícoli DESIGUALDADES SOCIAIS E MORTALIDADE INFANTIL NA POPULAÇÃO INDÍGENA, MATO GROSSO DO SUL. Renata PalópoliPícoli Fundação Oswaldo Cruz de Mato Grosso do Sul Luiza Helena de Oliveira Cazola Universidade Anhanguera-Uniderp

Leia mais

Vigilância no prénatal, puerpério 2017

Vigilância no prénatal, puerpério 2017 Vigilância no prénatal, parto e puerpério 2017 Doenças de transmissão vertical Outras: HTLV Tuberculose Malária Chagas Dengue Zika Chikungunya Principais Doenças de Transmissão Vertical no Brasil Sífilis

Leia mais

SEMINÁRIO INTEGRADO DO PARANÁ 20 ANOS DO COMITÊ DE PREVENÇÃO DE MORTALIDADE MATERNA 10 ANOS DE MORTALIDADE INFANTIL. 24, 25 e 26 de novembro de 2.

SEMINÁRIO INTEGRADO DO PARANÁ 20 ANOS DO COMITÊ DE PREVENÇÃO DE MORTALIDADE MATERNA 10 ANOS DE MORTALIDADE INFANTIL. 24, 25 e 26 de novembro de 2. SEMINÁRIO INTEGRADO DO PARANÁ 20 ANOS DO COMITÊ DE PREVENÇÃO DE MORTALIDADE MATERNA 10 ANOS DE MORTALIDADE INFANTIL 24, 25 e 26 de novembro de 2.009 Superintendência de Vigilância em Saúde SVS Departamento

Leia mais

PROJETO DE LEI Nº, DE 2005

PROJETO DE LEI Nº, DE 2005 PROJETO DE LEI Nº, DE 2005 (Do Sr. Geraldo Resende) Institui o ano de 2007 como Ano de Combate à Mortalidade Materna. O Congresso Nacional decreta: Art. 1º. Fica Instituído o ano de 2007 como Ano de Combate

Leia mais

TÍTULO: ANÁLISE DA SÉRIE HISTÓRICA DA MORTALIDADE INFANTIL NA BAIXADA SANTISTA ENTRE 1998 A 2013

TÍTULO: ANÁLISE DA SÉRIE HISTÓRICA DA MORTALIDADE INFANTIL NA BAIXADA SANTISTA ENTRE 1998 A 2013 TÍTULO: ANÁLISE DA SÉRIE HISTÓRICA DA MORTALIDADE INFANTIL NA BAIXADA SANTISTA ENTRE 1998 A 2013 CATEGORIA: CONCLUÍDO ÁREA: CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E SAÚDE SUBÁREA: NUTRIÇÃO INSTITUIÇÃO: UNIVERSIDADE CATÓLICA

Leia mais

ENFERMAGEM NA ATENÇÃO BÁSICA

ENFERMAGEM NA ATENÇÃO BÁSICA ENFERMAGEM NA ATENÇÃO BÁSICA Saúde da Mulher Profa. Dra. Ana Luiza Vilela Borges Como é o perfil epidemiológico das mulheres brasileiras? Do que adoecem e morrem? Expectativa média de vida das mulheres:

Leia mais

Vigilância no prénatal, puerpério 2017

Vigilância no prénatal, puerpério 2017 Vigilância no prénatal, parto e puerpério 2017 Doenças de transmissão vertical Outras: HTLV Tuberculose Malária Chagas Dengue Zika Chikungunya Principais Doenças de Transmissão Vertical no Brasil Sífilis

Leia mais

PERFIL EPIDEMIOLÓGICO DE ANOMALIAS CONGÊNITAS: UM ESTUDO DA MACRORREGIÃO SUL DO ESTADO DE SANTA CATARINA

PERFIL EPIDEMIOLÓGICO DE ANOMALIAS CONGÊNITAS: UM ESTUDO DA MACRORREGIÃO SUL DO ESTADO DE SANTA CATARINA As anomalias congênitas, usualmente conhecidas como malformação, perturbação e deformação, é todo defeito funcional ou estrutural prehttp://dx.doi.org/10.18616/gcsaude21 PERFIL EPIDEMIOLÓGICO DE ANOMALIAS

Leia mais

COMITÊ MUNICIPAL DE ESTUDOS E PREVENÇÃO DAS MORTES MATERNAS DE PORTO ALEGRE (CMEPMM) Relatório da Mortalidade Materna de Porto Alegre 2007

COMITÊ MUNICIPAL DE ESTUDOS E PREVENÇÃO DAS MORTES MATERNAS DE PORTO ALEGRE (CMEPMM) Relatório da Mortalidade Materna de Porto Alegre 2007 COMITÊ MUNICIPAL DE ESTUDOS E PREVENÇÃO DAS MORTES MATERNAS DE PORTO ALEGRE (CMEPMM) Relatório da Mortalidade Materna de Porto Alegre 27 A Organização Mundial da Saúde OMS estima que, no mundo, 585mil

Leia mais

O Projeto Presidente Amigo da Criança tem como objetivo apoiar a implementação e monitorar as

O Projeto Presidente Amigo da Criança tem como objetivo apoiar a implementação e monitorar as Objetivo do projeto: O Projeto Presidente Amigo da Criança tem como objetivo apoiar a implementação e monitorar as políticas públicas do governo federal em prol da melhoria das condições de vida de crianças

Leia mais

Marianne Saldanha Nery. Wladimir Lopes

Marianne Saldanha Nery. Wladimir Lopes Marianne Saldanha Nery Wladimir Lopes Fatores de risco para Mortalidade Infantil entre os nascidos vivos no município de Curitiba no ano de 2006: uma aplicação da análise de sobrevida Projeto apresentado

Leia mais

ESTUDO TÉCNICO N.º 05/ 2012

ESTUDO TÉCNICO N.º 05/ 2012 ESTUDO TÉCNICO N.º 05/ 2012 Taxas de mortalidade infantil por região e faixa de renda domiciliar per capita entre os censos de 2000 e 2010. MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO SOCIAL E COMBATE À FOME SECRETARIA

Leia mais

COMUNICAÇÃO COORDENADA - ENFERMAGEM OBSTÉTRICA E NEONATAL FAZENDO A DIFERENÇA NO CENÁRIO NACIONAL

COMUNICAÇÃO COORDENADA - ENFERMAGEM OBSTÉTRICA E NEONATAL FAZENDO A DIFERENÇA NO CENÁRIO NACIONAL COMUNICAÇÃO COORDENADA - ENFERMAGEM OBSTÉTRICA E NEONATAL FAZENDO A DIFERENÇA NO CENÁRIO NACIONAL ATUAÇÃO DO ENFERMEIRO NA EQUIPE MULTIDISCIPLINAR NO SERVIÇO DE PRÉ-NATAL DE ALTO RISCO EM UMA MATERNIDADE

Leia mais

Vigilância = vigiar= olhar= observar= conhecer.

Vigilância = vigiar= olhar= observar= conhecer. Vigilância Epidemiológica Histórico: Antes da primeira metade da década de 60. Observação sistemática e ativa de casos suspeitos ou confirmados de Doenças Transmissíveis. Tratava-se da vigilância de pessoas,

Leia mais

Resultados do Programa Prá-Nenê

Resultados do Programa Prá-Nenê 2 Prefeitura Municipal de Porto Alegre Secretaria Municipal de Saúde Coordenadoria Geral de Vigilância da Saúde Equipe de Informação Resultados do Programa Prá-Nenê 2000-2003 Este relatório apresenta os

Leia mais

IMPLANTAÇÃO DO TESTE RÁPIDO PARA HIV COMO ESTRATÉGIA PARA VIABILIZAÇÃO DO ALEITAMENTO MATERNO PRECOCE EM SALA DE PARTO

IMPLANTAÇÃO DO TESTE RÁPIDO PARA HIV COMO ESTRATÉGIA PARA VIABILIZAÇÃO DO ALEITAMENTO MATERNO PRECOCE EM SALA DE PARTO IMPLANTAÇÃO DO TESTE RÁPIDO PARA HIV COMO ESTRATÉGIA PARA VIABILIZAÇÃO DO ALEITAMENTO MATERNO PRECOCE EM SALA DE PARTO Materno Infantil/Obstétrico Hospitalar PDCA Fase 01 Planejar Identificação do problema

Leia mais

Vigilância e prevenção das Doenças de transmissão vertical 2016/2017

Vigilância e prevenção das Doenças de transmissão vertical 2016/2017 Vigilância e prevenção das Doenças de transmissão vertical 2016/2017 Principais Doenças de Transmissão Vertical no Brasil Sífilis congênita HIV-AIDS Hepatites B e C Rubéola congênita Toxoplasmose congênita

Leia mais

Cenário da Saúde da Criança e Aleitamento Materno no Brasil

Cenário da Saúde da Criança e Aleitamento Materno no Brasil Cenário da Saúde da Criança e Aleitamento Materno no Brasil Tatiana Coimbra Coordenadora Adjunta da Coordenação Geral de Saúde da Criança e Aleitamento Materno Taxa de Mortalidade Infantil. Brasil e regiões,

Leia mais

Indicadores Municipais Belo Horizonte - ODM

Indicadores Municipais Belo Horizonte - ODM Proporção de pessoas abaixo da linha da pobreza e indigência - 2000 Fonte: Atlas do Desenvolvimento Humano do Brasil Neste município, de 1991 a 2000, houve redução da pobreza em 25%; para alcançar a meta

Leia mais

Prefeitura Municipal de Porto Alegre / PMPA Secretaria Municipal de Saúde / SMS Coordenadoria Geral de Vigilância em Saúde / CGVS Equipe de

Prefeitura Municipal de Porto Alegre / PMPA Secretaria Municipal de Saúde / SMS Coordenadoria Geral de Vigilância em Saúde / CGVS Equipe de RELATÓRIO 2006 1 Prefeitura Municipal de Porto Alegre Prefeito José Fogaça Secretaria Municipal da Saúde Secretário Eliseu Santos Coordenadoria Geral de Vigilância em Saúde Coordenador José Ângelo Moren

Leia mais

RS Texto de Referência 5. Situação da Saúde no RS 1

RS Texto de Referência 5. Situação da Saúde no RS 1 RS 2030 - Texto de Referência 5 Situação da Saúde no RS 1 A situação epidemiológica do Estado é complexa, influenciada por fatores demográficos, econômicos e socioculturais. O Rio Grande do Sul vem passando

Leia mais

INDICADORES SOCIAIS (AULA 3)

INDICADORES SOCIAIS (AULA 3) 1 INDICADORES SOCIAIS (AULA 3) Ernesto Friedrich de Lima Amaral Universidade Federal de Minas Gerais Faculdade de Ciências Humanas e Filosofia ESTRUTURA DO CURSO 2 1. Conceitos básicos relacionados a indicadores

Leia mais

OS DIREITOS DAS GESTANTES. Maria Angélica Rezende Silveira

OS DIREITOS DAS GESTANTES. Maria Angélica Rezende Silveira 1 OS DIREITOS DAS GESTANTES Maria Angélica Rezende Silveira 2 17,10 Somos simples servos, fizemos apenas o que devíamos fazer Lc. APRESENTAÇÃO O objetivo deste pequeno trabalho é esclarecer as gestantes

Leia mais

OS FATORES DE RISCOS PARA NÃO REALIZAÇÃO DO PARTO NORMAL

OS FATORES DE RISCOS PARA NÃO REALIZAÇÃO DO PARTO NORMAL OS FATORES DE RISCOS PARA NÃO REALIZAÇÃO DO PARTO NORMAL Amanda Florêncio da Silva* Rosemeire do Carmo Martelo** JUSTIFICATIVA No Brasil vem aumentando o número de partos cesarianos, sem base científica

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL FACULDADE DE MEDICINA DEPARTAMENTO DE MEDICINA SOCIAL ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE PÚBLICA

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL FACULDADE DE MEDICINA DEPARTAMENTO DE MEDICINA SOCIAL ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE PÚBLICA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL FACULDADE DE MEDICINA DEPARTAMENTO DE MEDICINA SOCIAL ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE PÚBLICA PATRÍCIA ANELISE SILVA DA SILVA PERFIL EPIDEMIOLÓGICO DA MORTALIDADE INFANTIL

Leia mais

MINISTÉRIO DA SAÚDE SECRETARIA DE ATENÇÃO À SAÚDE DEPARTAMENTO DE AÇÕES PROGRAMÁTICAS ESTRATÉGICAS

MINISTÉRIO DA SAÚDE SECRETARIA DE ATENÇÃO À SAÚDE DEPARTAMENTO DE AÇÕES PROGRAMÁTICAS ESTRATÉGICAS MINISTÉRIO DA SAÚDE SECRETARIA DE ATENÇÃO À SAÚDE DEPARTAMENTO DE AÇÕES PROGRAMÁTICAS ESTRATÉGICAS (Versão aprovada na reunião da Comissão Intergestores TRIPARTITE realizada em 18/03/04) BRASÍLIA 2004

Leia mais

MORTALIDADE INFANTIL NO MUNICÍPIO DO RIO DE JANEIRO. Child Mortality in Rio de Janeiro City

MORTALIDADE INFANTIL NO MUNICÍPIO DO RIO DE JANEIRO. Child Mortality in Rio de Janeiro City MORTALIDADE INFANTIL NO MUNICÍPIO DO RIO DE JANEIRO Child Mortality in Rio de Janeiro City Bruna Zorzan Lobassi brunazl@id.uff.br Carolina Tanimoto carolinatanimoto@gmail.com Cristina Letícia Passos Souza

Leia mais

ÍNDICE DE INFECÇÃO POR SÍFILIS EM MULHERES NO MUNICÍPIO DE VIÇOSA M.G. Introdução

ÍNDICE DE INFECÇÃO POR SÍFILIS EM MULHERES NO MUNICÍPIO DE VIÇOSA M.G. Introdução ANAIS IX SIMPAC 239 ÍNDICE DE INFECÇÃO POR SÍFILIS EM MULHERES NO MUNICÍPIO DE VIÇOSA M.G Fernanda Maria Brandão 2, Carla Alcon Tranin 3 Resumo: Este estudo objetivou demonstrar os índices de sífilis em

Leia mais

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO Epidemiologia Geral HEP 143 Cassia Maria Buchalla 2017 Sistemas de Informação Sistema: conjunto de partes que se articulam para uma finalidade comum Sistema de informações: conjunto

Leia mais

INDICADOR DE MORTALIDADE ESTATISTICAS VITAIS SISTEMA DE INFORMAÇÃO PRINCIPAIS INDICADORES

INDICADOR DE MORTALIDADE ESTATISTICAS VITAIS SISTEMA DE INFORMAÇÃO PRINCIPAIS INDICADORES INDICADOR DE MORTALIDADE ESTATISTICAS VITAIS SISTEMA DE INFORMAÇÃO PRINCIPAIS INDICADORES ESTATISTICAS VITAIS Compreende o estudo de eventos vitais : Nascimentos Óbitos Devem ser de boa qualidade No Brasil

Leia mais

Profa. Débora Gobbi 1

Profa. Débora Gobbi 1 Profa. Débora Gobbi 1 A atenção ao pré-natal de qualidade é fundamental para a saúde materna e neonatal acolher a mulher desde o início da gravidez = ao final da gestação =nascimento de uma criança saudável.

Leia mais

Mulheres Negras e a Mortalidade Materna no Brasil

Mulheres Negras e a Mortalidade Materna no Brasil Mulheres Negras e a Mortalidade Materna no Brasil Mário F G Monteiro (IMS-UERJ) Leila Adesse (IPAS - Brasil) Jacques Levin (IMS-UERJ) TRABALHO APRESENTADO NO SEMINÁRIO MORTALIDADE MATERNA E DIREITOS HUMANOS

Leia mais

Sífilis Congênita no Recife

Sífilis Congênita no Recife Secretaria de Saúde do Recife Diretoria Executiva de Vigilância à Saúde Unidade de Vigilância Epidemiológica Setor de Infecções Sexualmente Transmissíveis/HIV/AIDS e HV Boletim Epidemiológico N 1/ Jan

Leia mais

SENTIMENTOS DE MÃES AO VIVENCIAREM O MÉTODO MÃE CANGURU¹

SENTIMENTOS DE MÃES AO VIVENCIAREM O MÉTODO MÃE CANGURU¹ SENTIMENTOS DE MÃES AO VIVENCIAREM O MÉTODO MÃE CANGURU¹ Joana D arc Dantas Soares 2 Rosineide Santana de Brito 3 Bertha Cruz Enders 4 Introdução: O Método Mãe Canguru (MMC) é uma estratégia de assistência

Leia mais

REDE BRASILEIRA DE PESQUISAS NEONATAIS

REDE BRASILEIRA DE PESQUISAS NEONATAIS REDE BRASILEIRA DE PESQUISAS NEONATAIS RELATÓRIO ANUAL 2008 2 Relatório referente ao ano de 2008 INTRODUÇÃO Os dados apresentados se referem ao ano de 2008, são dados descritivos, foram coletados na base

Leia mais

DIÁRIO OFICIAL DO MUNICIPIO DO RIO DE JANEIRO SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE ATOS DO SECRETÁRIO RESOLUÇÃO SMS Nº 1257 DE 12 DE FEVEREIRO DE 2007

DIÁRIO OFICIAL DO MUNICIPIO DO RIO DE JANEIRO SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE ATOS DO SECRETÁRIO RESOLUÇÃO SMS Nº 1257 DE 12 DE FEVEREIRO DE 2007 DIÁRIO OFICIAL DO MUNICIPIO DO RIO DE JANEIRO SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE ATOS DO SECRETÁRIO RESOLUÇÃO SMS Nº 1257 DE 12 DE FEVEREIRO DE 2007 Institui o Sistema Municipal de Vigilância Epidemiológica

Leia mais

Vigilância no pré-natal, parto e puerpério 2018

Vigilância no pré-natal, parto e puerpério 2018 Vigilância no pré-natal, parto e puerpério 2018 Doenças de transmissão vertical Principais patógenos e formas de transmissão Outras: HTLV Tuberculose Malária Chagas Dengue Chikungunya ZIKA Gilbert, 2004

Leia mais

Amanda Camilo Silva Lemos *

Amanda Camilo Silva Lemos * Relatos de Pesquisa INCIDÊNCIA DE SÍFILIS CONGÊNITA NO ESTADO DA BAHIA: ESTUDO DESCRITIVO, DE 2007 A 2013 Amanda Camilo Silva Lemos * RESUMO A sífilis congênita (SC) é uma infecção causada pelo agente

Leia mais

NASCER PREMATURO EM PORTUGAL Epidemiologia. Organização

NASCER PREMATURO EM PORTUGAL Epidemiologia. Organização NASCER PREMATURO EM PORTUGAL Epidemiologia. Organização Em 2005 nasceram em Portugal 109 399 nados vivos, dos quais 6,6 % (7260) foram prematuros (idade gestacional abaixo das 37 semanas), 7,5% (8200)

Leia mais

SAÚDE DA CRIANÇA: PERFIL E LINHAS DO CUIDADO

SAÚDE DA CRIANÇA: PERFIL E LINHAS DO CUIDADO SAÚDE DA CRIANÇA: PERFIL E LINHAS DO CUIDADO NADJA DE SÁ PINTO DANTAS ROCHA Prof Pediatria UFRN Encontro Italo-brasileiro Abril, 2010. Saúde da Criança e Aleitamento Materno (MS SES-SMS) Dois Focos: Perfil

Leia mais

PROJETO DE EXTENSÃO CEPP: INDICE CONTRASTIVO ENTRE PARTO CESÁREA E PARTO NORMAL

PROJETO DE EXTENSÃO CEPP: INDICE CONTRASTIVO ENTRE PARTO CESÁREA E PARTO NORMAL PROJETO DE EXTENSÃO CEPP: INDICE CONTRASTIVO ENTRE Área temática: Saúde PARTO CESÁREA E PARTO NORMAL Camila Batista Woicizack¹; Cláudia Felczak 2 ; Larissa do Col Dalazoana Bayer 3 ; Ana Paula Xavier Ravelli

Leia mais

SISTEMA DE INFORMAÇÃO SOBRE NASCIDOS VIVOS (SINASC)

SISTEMA DE INFORMAÇÃO SOBRE NASCIDOS VIVOS (SINASC) PREFEITURA MUNICIPAL DE PORTO ALEGRE- PMPA SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE - SMS CENTRO DE DOCUMENTAÇÃO E INFORMAÇÃO EM SAÚDE - CEDIS NÚCLEO DE INFORMAÇÃO EM SAÚDE - NIS SISTEMA DE INFORMAÇÃO SOBRE NASCIDOS

Leia mais

Sistemas de Informação em Saúde

Sistemas de Informação em Saúde Sistemas de Informação em Saúde Profa. Larissa Praça de Oliveira Doutora em Saúde Coletiva/ UFRN Conceituando a Epidemiologia O que é epidemiologia? 1 Estudos epidemiológicos Indicadores de Saúde Indicadores

Leia mais

PERFIL DOS ÓBITOS FETAIS E ÓBITOS NEONATAIS PRECOCES NA REGIÃO DE SAÚDE DE LAGUNA ( )

PERFIL DOS ÓBITOS FETAIS E ÓBITOS NEONATAIS PRECOCES NA REGIÃO DE SAÚDE DE LAGUNA ( ) http://dx.doi.org/10.18616/gcsaude20 PERFIL DOS ÓBITOS FETAIS E ÓBITOS NEONATAIS PRECOCES NA REGIÃO DE SAÚDE DE LAGUNA (2010-2014) Jully Anne Wiggers Duessmann jullyannew_17@hotmail.com Silvia Salvador

Leia mais

Agenda de pesquisa em Saúde Materna e Perinatal

Agenda de pesquisa em Saúde Materna e Perinatal Agenda de pesquisa em Saúde Materna e Perinatal Contexto da saúde no Brasil Transição demográfica Transição epidemiológica Transição nutricional Transição obstétrica Transição demográfica Transição epidemiológica

Leia mais

ISSN ÁREA TEMÁTICA: (marque uma das opções)

ISSN ÁREA TEMÁTICA: (marque uma das opções) 13. CONEX Apresentação Oral Resumo Expandido 1 ISSN 2238-9113 ÁREA TEMÁTICA: (marque uma das opções) ( ) COMUNICAÇÃO ( ) CULTURA ( ) DIREITOS HUMANOS E JUSTIÇA ( ) EDUCAÇÃO ( ) MEIO AMBIENTE ( X ) SAÚDE

Leia mais

Vigilância do RN de Risco

Vigilância do RN de Risco Vigilância do RN de Risco Área Técnica de Saúde da Criança e do Adolescente Objetivo principal: propor e implantar programas e projetos relacionados à melhoria da saúde da criança e do adolescente, conforme

Leia mais

GT: 04 Políticas Públicas de Seguridade Social PARANÁ

GT: 04 Políticas Públicas de Seguridade Social PARANÁ GT: 04 Políticas Públicas de Seguridade Social GRAVIDEZ NA ADOLESCÊNCIA: ANÁLISE COMPARATIVA NO TRIÊNIO 2014 A 2016 NO MUNICÍPIO DE PONTA GROSSA - PARANÁ Jacqueline Simone Barbosa Lopes (UEPG); Email:

Leia mais

ANÁLISE DA SITUAÇÃO DE SAÚDE DA COMUNIDADE. Etapas. Delimitação 11/4/2012. Diagnóstico de Saúde da Comunidade. Informações Gerais sobre a Área

ANÁLISE DA SITUAÇÃO DE SAÚDE DA COMUNIDADE. Etapas. Delimitação 11/4/2012. Diagnóstico de Saúde da Comunidade. Informações Gerais sobre a Área ANÁLISE DA SITUAÇÃO DE SAÚDE DA COMUNIDADE Diagnóstico de da Comunidade Faculdade de Pública Zilda Pereira da Silva 2012 Delimitação São muitos os aspectos e alternativas a considerar na elaboração de

Leia mais

ESTRATÉGIAS PARA AMPLIAÇÃO DO ACESSO DAS CRIANÇAS AOS SERVIÇOS DE ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE

ESTRATÉGIAS PARA AMPLIAÇÃO DO ACESSO DAS CRIANÇAS AOS SERVIÇOS DE ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE ESTRATÉGIAS PARA AMPLIAÇÃO DO ACESSO DAS CRIANÇAS AOS SERVIÇOS DE ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE Lívia de Almeida Faller Vice-Presidente IMESF Especialista em Saúde da Família e Comunidade Cel- (51) 81726506

Leia mais

CARATERIZAÇÃO DAS GESTANTES DE UMA UNIDADE DE SAÚDE DE PONTA GROSSA PR

CARATERIZAÇÃO DAS GESTANTES DE UMA UNIDADE DE SAÚDE DE PONTA GROSSA PR 11. CONEX Apresentação Oral Resumo Expandido 1 ÁREA TEMÁTICA: ( ) COMUNICAÇÃO ( ) CULTURA ( ) DIREITOS HUMANOS E JUSTIÇA ( ) EDUCAÇÃO ( ) MEIO AMBIENTE ( x ) SAÚDE ( ) TRABALHO ( ) TECNOLOGIA CARATERIZAÇÃO

Leia mais

PERFIL EPIDEMIOLÓGICO DA MORTALIDADE INFANTIL EM UM MUNICÍPIO DO ESTADO DA BAHIA

PERFIL EPIDEMIOLÓGICO DA MORTALIDADE INFANTIL EM UM MUNICÍPIO DO ESTADO DA BAHIA PERFIL EPIDEMIOLÓGICO DA MORTALIDADE INFANTIL EM UM MUNICÍPIO DO ESTADO DA BAHIA EPIDEMIOLOGICAL PROFILE OF INFANT MORTALITY IN A MUNICIPALITY OF THE STATE OF BAHIA Liane Oliveira Souza Gomes¹ Adélia Pita

Leia mais

IDADE GESTACIONAL, ESTADO NUTRICIONAL E GANHO DE PESO DURANTE A GESTAÇÃO DE PARTURIENTES DO HOSPITAL SANTA CASA DE MISERICÓRDIA DE PELOTAS RS

IDADE GESTACIONAL, ESTADO NUTRICIONAL E GANHO DE PESO DURANTE A GESTAÇÃO DE PARTURIENTES DO HOSPITAL SANTA CASA DE MISERICÓRDIA DE PELOTAS RS IDADE GESTACIONAL, ESTADO NUTRICIONAL E GANHO DE PESO DURANTE A GESTAÇÃO DE PARTURIENTES DO HOSPITAL SANTA CASA DE MISERICÓRDIA DE PELOTAS RS Autor(es): LEIVAS, Vanessa Isquierdo; GONÇALVES, Juliana Macedo;

Leia mais

Qualificação da Atenção ao Pré-Natal e Puerpério na UBS Naudar Vicente Konsen, Jari / RS

Qualificação da Atenção ao Pré-Natal e Puerpério na UBS Naudar Vicente Konsen, Jari / RS Universidade Aberta do SUS - UNASUS Universidade Federal de Pelotas Especialização em Saúde da Família Modalidade à Distância Turma 9 Qualificação da Atenção ao Pré-Natal e Puerpério na UBS Naudar Vicente

Leia mais

IDENTIFICANDO E PREVENINDO A OCORRÊNCIA DE TRAUMA MAMILAR EM PUÉRPERAS ATENDIDAS NO PROJETO CPP

IDENTIFICANDO E PREVENINDO A OCORRÊNCIA DE TRAUMA MAMILAR EM PUÉRPERAS ATENDIDAS NO PROJETO CPP 15. CONEX Resumo Expandido - ISSN 2238-9113 1 ÁREA TEMÁTICA: (marque uma das opções) ( ) COMUNICAÇÃO ( ) CULTURA ( ) DIREITOS HUMANOS E JUSTIÇA ( ) EDUCAÇÃO ( ) MEIO AMBIENTE ( x ) SAÚDE ( ) TECNOLOGIA

Leia mais

PALAVRAS-CHAVE ENFERMAGEM MATERNO-INFANTIL. PERÍODO PÓS- PARTO. PESQUISA EM ENFERMAGEM.

PALAVRAS-CHAVE ENFERMAGEM MATERNO-INFANTIL. PERÍODO PÓS- PARTO. PESQUISA EM ENFERMAGEM. 13. CONEX Apresentação Oral Resumo Expandido 1 ISSN 2238-9113 ÁREA TEMÁTICA: (marque uma das opções) ( ) COMUNICAÇÃO ( ) CULTURA ( ) DIREITOS HUMANOS E JUSTIÇA ( ) EDUCAÇÃO ( ) MEIO AMBIENTE ( x ) SAÚDE

Leia mais

C.15 Taxa de mortalidade específica por afecções originadas no período perinatal

C.15 Taxa de mortalidade específica por afecções originadas no período perinatal C. Taxa de mortalidade específica por afecções originadas no período perinatal O indicador mede o número de óbitos de menores de um ano de idade causados por afecções originadas no período perinatal, por

Leia mais

Enfermagem da Criança: Portaria 1.130/ Institui a Política Nacional de Atenção Integral à Saúde da Criança. Prof.

Enfermagem da Criança: Portaria 1.130/ Institui a Política Nacional de Atenção Integral à Saúde da Criança. Prof. Enfermagem da Criança: Portaria 1.130/ 2015 - Institui a Política Nacional de Atenção Integral à Saúde da Criança. Prof. Fernanda Barboza Curso Completo de Enfermagem para Concursos Públicos A PNAISC tem

Leia mais

PALAVRAS-CHAVE: Amamentação. Amamentação exclusiva. Enfermagem.

PALAVRAS-CHAVE: Amamentação. Amamentação exclusiva. Enfermagem. A IMPORTÂNCIA DA ENFERMAGEM NO PROCESSO DE AMAMENTAÇÃO EXCLUSIVA Sarah de Moura e Silva Rodrigues 1 Elisângelo Aparecido Costa 2 Marília Cordeiro de Sousa 3 RESUMO: A amamentação é um ato de amor, uma

Leia mais

PERFIL DAS MÃES DE RECÉM-NASCIDOS PREMATUROS DO HOSPITAL MATERNO INFANTIL DA CIDADE DE APUCARANA

PERFIL DAS MÃES DE RECÉM-NASCIDOS PREMATUROS DO HOSPITAL MATERNO INFANTIL DA CIDADE DE APUCARANA PERFIL DAS MÃES DE RECÉM-NASCIDOS PREMATUROS DO HOSPITAL MATERNO INFANTIL DA CIDADE DE APUCARANA TAVARES, V. A. 1 ; PEÇANHA, D. S. 2 ; PESENTI, F. B. 3 RESUMO O objetivo do estudo foi analisar o perfil

Leia mais

REDE BRASILEIRA DE PESQUISAS NEONATAIS

REDE BRASILEIRA DE PESQUISAS NEONATAIS REDE BRASILEIRA DE PESQUISAS NEONATAIS RELATÓRIO ANUAL 2009 2 Relatório referente ao ano de 2009 INTRODUÇÃO Os dados apresentados se referem ao ano de 2009, são dados descritivos, foram coletados na base

Leia mais

ASPECTOS PSICOSSOCIAIS QUE ACOMPANHARAM UMA SÉRIE DE PARTOS PREMATUROS ACONTECIDOS NO HOSPITAL DAS CLÍNICAS DE TERESÓPOLIS CONSTANTINO OTTAVIANO

ASPECTOS PSICOSSOCIAIS QUE ACOMPANHARAM UMA SÉRIE DE PARTOS PREMATUROS ACONTECIDOS NO HOSPITAL DAS CLÍNICAS DE TERESÓPOLIS CONSTANTINO OTTAVIANO ASPECTOS PSICOSSOCIAIS QUE ACOMPANHARAM UMA SÉRIE DE PARTOS PREMATUROS ACONTECIDOS NO HOSPITAL DAS CLÍNICAS DE TERESÓPOLIS CONSTANTINO OTTAVIANO VASCONCELLOS, Marcus José do Amaral. Docente do Curso de

Leia mais

13. CONEX Apresentação Oral Resumo Expandido 1. Perfil epidemiológico da sífilis gestacional em residentes de Ponta Grossa, 2010 a 2014

13. CONEX Apresentação Oral Resumo Expandido 1. Perfil epidemiológico da sífilis gestacional em residentes de Ponta Grossa, 2010 a 2014 13. CONEX Apresentação Oral Resumo Expandido 1 ISSN 2238-9113 ÁREA TEMÁTICA: ( ) COMUNICAÇÃO ( ) CULTURA ( ) DIREITOS HUMANOS E JUSTIÇA ( ) EDUCAÇÃO ( ) MEIO AMBIENTE (X) SAÚDE ( ) TRABALHO ( ) TECNOLOGIA

Leia mais

AVALIAÇÃO DO ESTADO NUTRICIONAL DE GESTANTES ATENDIDAS NOS ESF DO MUNICÍPIO DE SÃO LUDGERO NO ANO DE 2007

AVALIAÇÃO DO ESTADO NUTRICIONAL DE GESTANTES ATENDIDAS NOS ESF DO MUNICÍPIO DE SÃO LUDGERO NO ANO DE 2007 AVALIAÇÃO DO ESTADO NUTRICIONAL DE GESTANTES ATENDIDAS NOS ESF DO MUNICÍPIO DE SÃO LUDGERO NO ANO DE 2007 Morgana Prá 1 Maria Helena Marin 2 RESUMO Vários fatores influenciam no progresso e no resultado

Leia mais

PUBLICADA NO D.O. DE SECRETARIA DE ESTADO DE SAÚDE ATO DO SECRETÁRIO RESOLUÇÃO SES Nº 3088 DE 31 DE JULHO 2006.

PUBLICADA NO D.O. DE SECRETARIA DE ESTADO DE SAÚDE ATO DO SECRETÁRIO RESOLUÇÃO SES Nº 3088 DE 31 DE JULHO 2006. PUBLICADA NO D.O. DE 02.08.2006 SECRETARIA DE ESTADO DE SAÚDE ATO DO SECRETÁRIO RESOLUÇÃO SES Nº 3088 DE 31 DE JULHO 2006. DISPÕE SOBRE A OBRIGATORIEDADE DE INVESTIGAÇÃO EPIDEMIOLÓGICA DE TODOS OS ÓBITOS

Leia mais