Pantoprazol Panbrabrene 20 mg, é um medicamento que reduz a produção de ácido no estômago (inibidor selectivo da bomba de protões).

Save this PDF as:
 WORD  PNG  TXT  JPG

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Pantoprazol Panbrabrene 20 mg, é um medicamento que reduz a produção de ácido no estômago (inibidor selectivo da bomba de protões)."

Transcrição

1 FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Pantoprazol Panbrabene 20 mg comprimidos gastrorresistentes Pantoprazol Leia atentamente este folheto antes de tomar este medicamento. -Conserve este folheto. Pode ter necessidade de o reler. -Caso ainda tenha dúvidas, fale com o seu médico ou farmacêutico. -Este medicamento foi receitado para si. Não deve dá-lo a outros; o medicamento pode ser-lhes prejudicial mesmo que apresentem os mesmos sintomas. -Se algum dos efeitos secundários se agravar ou se detectar quaisquer efeitos secundários não mencionados neste folheto, informe o seu médico ou farmacêutico. Neste folheto: 1. O que é Pantoprazol Panbrabene e para que é utilizado 2. Antes de tomar Pantoprazol Panbrabene 3. Como tomar Pantoprazol Panbrabene 4. Efeitos secundários possíveis 5. Como conservar Pantoprazol Panbrabene 6. Outras informações 1. O QUE É PANTOPRAZOL PANBRABENE E PARA QUE É UTILIZADO Pantoprazol Panbrabrene 20 mg, é um medicamento que reduz a produção de ácido no estômago (inibidor selectivo da bomba de protões). Pantoprazol Panbrabene 20mg, é utilizado em: Tratamento da doença de refluxo de grau ligeiro (perturbação do esófago causada pelo retorno do ácido do estômago) e dos sintomas associados (ex: azia, regurgitação ácida, dor à deglutição); Tratamento de manutenção e prevenção das recidivas da esofagite de refluxo (inflamação do esófago) Prevenção de úlceras gástricas e duodenais em doentes com necessidade de tratamento contínuo para o tratamento da dor (com anti-inflamatórios não esteróides não selectivos (AINEs)). 2. ANTES DE TOMAR PANTOPRAZOL PANBRABENE Não tome Pantoprazol Panbrabene, 20mg -se tem alergia (hipersensibilidade) ao pantoprazol ou a qualquer outro componente de Pantoprazol Panbrabene, 20mg. -se estiver a tomar medicamentos com um componente chamado atazanavir (para tratar infecções por VIH) Tome especial cuidado com Pantoprazol Panbrabene se sofre de uma doença grave do fígado. Por favor informe o seu médico que irá decidir se a dose necessita de ser ajustada. se toma Pantoprazol Panbrabene, 20 mg num tratamento de manutenção (ex, que se prolonga por mais de um ano) o seu médico poderá vigiar seu tratamento

2 regularmente. Informe o seu médico acerca de quaisquer novos sintomas ou de quaisquer outras circunstâncias excepcionais. se alguma vez teve uma deficiência da vitamina B12, informe o seu médico que poderá analisar os seus níveis de vitamina B 12. se sofre de alguma doença reumática ou, se por outras razões, toma algum medicamento anti-reumático e se sofre sofreu de alguma úlcera gástrica ou duodenal durante a toma destes medicamentos. O seu médico avaliará se pertence a grupo denominado de grupo de risco. se perdeu peso recentemente ou teve vómitos recorrentes, dores a engolir ou vomitou sangue, ou se detectou sangue nas fezes ou fezes muito escuras, informe o seu médico. O seu médico poderá realizar exames complementares de diagnóstico adicionais (por exemplo, gastroscopia = inspecção visual da garganta, estômago e duodeno). Informe o seu médico caso os sintomas persistam apesar do tratamento adequado com este medicamento. Crianças com idade inferior a 12 anos: Não administre Pantoprazol Panbrabene, 20mg a crianças com idade inferior a 12 anos visto não existir qualquer experiência com Pantoprazol Panbrabene em crianças com idade inferior a 12anos. Tomar Pantoprazol Panbrabene com outros medicamentos Informe o seu médico ou farmacêutico se estiver a tomar ou tiver tomado recentemente outros medicamentos, incluindo medicamentos obtidos sem receita médica. Informe o seu médico se estiver a tomar algum dos seguintes medicamentos: Medicamentos para tratar infecções fúngicas (por exemplo, cetoconazol ou itraconazol) e outros medicamentos cujos níveis no sangue se sabe dependerem da secreção de ácido no estômago. Medicamentos para diluir o sangue (os chamados derivados da cumarina, como fenprocoumon ou varfarina), nesses casos, o médico terá de controlar as propriedades de aglutinação do seu sangue. Atazanavir para o tratamento de infecção por VIH, que não pode tomar conjuntamente com Pantoprazol Panbrabene 20mg. Gravidez e aleitamento Consulte o seu médico ou farmacêutico antes de tomar qualquer medicamento. Não existem dados suficientes sobre a utilização de pantoprazol em mulheres grávidas. Não se sabe se a substância activa passa para o leite materno. Por essa razão, durante todo o período de gravidez e aleitamento, só deve usar Pantoprazol Panbrabene 20 mg caso o seu médico esteja convicto de que os benefícios do tratamento para si ultrapassam os riscos para o feto/bebé. Condução de veículos e utilização de máquinas Os efeitos de Pantoprazol Panbrabene, 20mg sobre a capacidade de conduzir e utilizar máquinas são nulos. No entanto, o aparecimento de alguns efeitos secundários como tonturas e visão desfocada podem afectar a sua capacidade de reacção, o que, por sua vez, pode diminuir a sua capacidade para conduzir e utilizar máquinas.

3 Informações importantes sobre alguns componentes de Pantoprazol Panbrabene, 20mg Se foi informado pelo seu médico que tem qualquer intolerância a alguns açúcares, contacte-o antes de tomar este medicamento. 3. COMO TOMAR PANTOPRAZOL PANBRABENE Tomar Pantoprazol Panbrabene, 20 mg sempre de acordo com as indicações do médico. Fale com o seu médico ou farmacêutico se tiver dúvidas. Instruções de utilização: Engula os comprimidos de Pantoprazol Panbrabene, 20 mg inteiros (nem mastigados nem esmagados) com um copo de água. Excepto quando prescrita de outra forma pelo seu médico, a posologia habitual é: Adultos e adolescentes com idade superior a 12 anos Tratamento da doença de refluxo de grau ligeiro e sintomas associados (ex: azia, regurgitação ácida, dor à deglutição) Um comprimido gastrorresistente (equivalente a 20mg de pantoprazol). O alívio dos sintomas é geralmente conseguido dentro de 2-4 semanas, sendo necessário, habitualmente, um período de tratamento de 4 semanas para a cura da eventual esofagite. Se não for suficiente, a cura é geralmente alcançada num período adicional de 4 semanas Se sintomas reaparecerem, podem ser tratados após consulta com o seu médico com um comprimido gastrorresistente por dia se os sintomas reaparecerem (equivalente a 20 mg de pantoprazol). Isto é designado como tratamento "ondemand". Caso este tratamento não proporcione uma melhoria adequada no controle dos sintomas, o seu médico poderá considerara necessária a mudança para um tratamento de manutenção. Tratamento de manutenção e prevenção das recidivas da esofagite de refluxo (prevenção das recidivas da esofagite de refluxo) No tratamento de manutenção, a dose recomendada nos adultos é um comprimido gastrorresistente por dia (equivalente a 20mg de pantoprazol por dia). Em caso de ocorrência de recidivas de esofagite de refluxo, a dose poderá ser aumentada para 2 comprimidos gastrorresistentes por dia (equivalente a 40mg de pantoprazol). Nestes casos está disponível Pantoprazol Panbrabene, 40mg comprimidos gastrorresistentes. Após a cura da recidiva, a dosagem pode ser reduzida novamente para 1 comprimidos gastrorresistente (equivalente a 20 mg de pantoprazol). Adultos Prevenção de úlceras gastroduodenais em doentes em doentes que seguem uma terapêutica contínua para o tratamento da dor (anti-inflamatórios não esteróides não seelctivos AINEs) A posologia oral recomendada é um comprimido gastrorresistente de Pantoprazol ratiopharm 20mg por dia.

4 Doentes com insuficiência hepática grave Se pertence a este grupo de doentes, informe o seu médico que irá decidir se é necessário efectuar uma redução da dose. Como regra, estes doentes não devem exceder uma posologia diária de um comprimido gastrorresistente por dia (equivalente a 20mg de pantoprazol). Doentes idosos e doentes com insuficiência renal Se pertence a este grupo de doentes, informe o seu médico. No entanto, geralmente não é necessário qualquer ajuste ou modificação da posologia. Crianças com idade inferior a 12 anos: Não existe qualquer experiência no tratamento de crianças com idade inferior a 12 anos de idade. Se não responder ao tratamento após 4 semanas, deve falar com o seu médico que irá decidir se é necessário o prolongamento do tratamento. Se tomar mais Pantoprazol Panbrabene, 20 mg do que deveria Não existe qualquer informação disponível sobre os efeitos da sobredosagem em humanos. No entanto, caso detecte sinais de intoxicação, informe um médico. Consoante a quantidade da dose tomada e/ou dos sintomas manifestados, o médico irá decidir quais as medidas a tomar. Caso se tenha esquecido de tomar Pantoprazol Panbrabene, 20 mg Não tome uma dose a dobrar para compensar uma dose que se esqueceu de tomar. Continue simplesmente com a posologia normal no horário de toma seguinte. Se parar de tomar Pantoprazol Panbrabene, 20 mg Fale sempre com o seu médico antes de parar o tratamento com Pantoprazol Panbrabene, 20 mg por sua própria iniciativa, ou antes de parar o tratamento antes do que deveria. Caso ainda tenha dúvidas sobre a utilização deste medicamento, fale com o seu médico ou farmacêutico. 4. EFEITOS SECUNDÁRIOS POSSÍVEIS Como todos os medicamentos, Pantoprazol Panbrabene, 20 mg pode causar efeitos secundários, no entanto estes não se manifestam em todas as pessoas. A avaliação dos efeitos secundários baseia-se nas seguintes frequências: Frequentes:menos de um em 10, mas mais de um em 100 doentes tratados Pouco frequentes:menos de um em 100, mas mais de um em doentes tratados Raros: menos de um em 1.000, mas mais de um em doentes tratados Muito raros:menos de um em doentes tratados, desconhecido (não pode ser calculado a partir dos dados disponíveis) Efeitos secundários significativos Pare imediatamente de tomar Pantoprazol Panbrabene, 20 mg e consulte o seu médico caso detecte algum dos seguintes sintomas: Inchaço da face, língua, e garganta Dificuldade em engolir

5 Reacções cutâneas com formação de bolhas ou ulceração, e urticária. Dificuldade em respirar Tonturas graves com aumento da taxa cardíaca e suores Outros efeitos secundários possíveis Efeitos secundários frequentes Dor de cabeça, queixas da zona abdominal superior, diarreia, obstipação e flatulência. Efeitos secundários pouco comuns Tonturas e afecções visuais tais como, visão turva, náuseas e vómitos, reacções alérgicas, por exemplo, comichão e erupções cutâneas. Efeitos secundários raros Boca seca, dor nas articulações, depressão, alucinação, desorientação e confusão, especialmente em doentes com tendência para estes sintomas, bem como o agravamento destes sintomas no caso de existência prévia. Efeitos secundários muito raros Diminuição de glóbulos brancos (que aumenta o risco de infecções), diminuição de plaquetas (que aumenta o risco de ferimentos e hemorragia), inflamação dos rins (nefrite intersticial), formação de vergões, inchaço da pele ou das membranas mucosas (angioedema), reacções graves da pele e das membranas mucosas acompanhadas pela formação de bolhas (síndrome de Stevens-Johnson, eritema multiforme), síndrome de Lyell ( síndroma da pele escaldada ), aumento da sensibilidade à luz (fotossensibilidade), dor muscular, inchaço dos antebraços e das pernas (edema periférico), aumento da temperatura corporal, hipernatrémia nos idosos, reacções alérgicas graves que se manifestam como sintomas gerais agudos tais como pulso rápido, transpiração excessiva e queda significativa da tensão arterial, lesões graves do fígado, provocando icterícia com ou sem falência hepática, aumento dos valores hepáticos, aumento dos lípidos séricos, ginecomastia. Se algum dos efeitos secundários se agravar ou se detectar quaisquer efeitos secundários não mencionados neste folheto, informe o seu médico ou farmacêutico. 5. COMO CONSERVAR PANTOPRAZOL PANBRABENE Manter fora do alcance e da vista das crianças. Não utilize Pantoprazol Panbrabene, 20 mg após o prazo de validade impresso na embalagem blister e na embalagem exterior, após (VAL:). O prazo de validade corresponde ao último dia do mês indicado. Para comprimidos embalados em frascos de plástico: Pantoprazol Panbrabene, 20 mg pode ser utilizado durante um período de três meses após a primeira abertura da embalagem. Este medicamento não necessita de medidas especiais de conservação.

6 Os medicamentos não devem ser eliminados na canalização ou no lixo doméstico. Pergunte ao seu farmacêutico como eliminar os medicamentos de que já não necessita. Estas medidas irão ajudar a proteger o ambiente. 6. OUTRAS INFORMAÇÕES Qual a composição de Pantoprazol Panbrabene, 20 mg A substância activa é o pantoprazol. Cada comprimido gastrorresistente contém 20mg de pantoprazol (como pantoprazol sesqui-hidratado sódico). Os outros componentes são Núcleo do comprimido Maltitol (E 965), crospovidona tipo B, carmelose sódica, carbonato de sódio anidro (E 500), estearato de cálcio. Revestimento do comprimido Álcool poli (vinílico), talco (E 553b), dióxido de titânio (E171), macrogol 3350, lecitina de soja (E 322), óxido de ferro amarelo (E172), carbonato de sódio anidro (E 500), copolímero de ácido metacrílico/ etilacrilato (1:1), citrato de trietilo (E 1505) Qual o aspecto de Pantoprazol Panbrabene, 20mg e conteúdo da embalagem Os comprimidos de Pantoprazol Panbrabene, 20mg são ovais, amarelos e gastrorresistentes. Pantoprazol Panbrabene, 20mg estão disponíveis em embalagens de 7, 14, 15, 20, 28, 30, 30x1, 50, 56, 60, 100 e 120 comprimidos. Este medicamento encontra-se autorizado nos Estados Membros do Espaço Económico Europeu (EEE) sob as seguintes denominações: Alemanha: Pantoprazol-ratiopharm 20 mg magensaftresistente Tabletten Áustria: Panprabene 20 mg magensaftresistente Tabletten Dinamarca: Pantoprazol ratiopharm 20 mg enterotablet Estónia: Panbrabene 20 mg gastroresistentne tablett Espanha: Pantoprazol Tiefenbacher 20 mg comprimidos gastroresistente EFG Finlândia: Pantomed 20 mg enterotabletti França: Pantoprazole ratiopharm 20 mg comprimé gastro-résistant Hungria: Panto-ratiopharm 20 mg gyomornedvellenálló tabletta Itália: Pantoprazolo ratiopharm 20 mg compressa gastroresistente Lituânia: Pantomed 20 mg skrandyje neirios tabletė Luxemburgo: Pantoprazol-ratiopharm 20 mg comprimé gastro-résistant Letónia: Pantomed 20 mg zarnās šķīstošā tablete Países Baixos: Pantoprazol ratiopharm 20 mg maagsapresistente tablet Polónia: Pantomed Portugal: Pantoprazol Panbrabene Suécia: Pantoprazol ratiopharm 20 mg enterotablett Reino Unido: Pantoprazole 20mg gastro-resistant tablets

7 Titular da Autorização de Introdução no Mercado ratiopharm Edifício Tejo, 6ºPiso Rua Quinta do Pinheiro Carnaxide Fabricante Jelfa SA 21 Wincentego Pola Str Jelenia Gora, Polónia Farma APS Produtos Farmacêuticos S.A. Rua João de Deus, nº19, Venda Nova Este folheto foi aprovado pela última vez em

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Lansoprazol Jaba 30 mg Cápsulas gastrorresistentes 30 mg Cápsulas gastrorresistentes Lansoprazol Leia atentamente este folheto antes de tomar este medicamento

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR dormidina 25 mg comprimidos revestidos por película Succinato de doxilamina Este folheto contém informações importantes para si. Leia-o atentamente. Este

Leia mais

APROVADO EM 21-07-2014 INFARMED. Folheto informativo: Informação para o utilizador. Omeprazol Jaba 20 mg cápsulas gastrorresistentes Omeprazol

APROVADO EM 21-07-2014 INFARMED. Folheto informativo: Informação para o utilizador. Omeprazol Jaba 20 mg cápsulas gastrorresistentes Omeprazol Folheto informativo: Informação para o utilizador Omeprazol Jaba 20 mg cápsulas gastrorresistentes Omeprazol Leia com atenção todo este folheto antes de começar a tomar este medicamento pois contém informação

Leia mais

APROVADO EM 31-01-2009 INFARMED

APROVADO EM 31-01-2009 INFARMED FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Lercanidipina Jaba 10 mg Comprimidos revestidos por película Lercanidipina Jaba 20 mg Comprimidos revestidos por película Cloridrato de Lercanidipina Leia

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Laxido Laranja, pó para solução oral

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Laxido Laranja, pó para solução oral FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Laxido Laranja, pó para solução oral Este folheto contém informações importantes para si. Leia-o atentamente. Este medicamento pode ser adquirido sem receita

Leia mais

APROVADO EM 06-08-2010 INFARMED. FOLHETO INFORMATIVO: Informação para o Utilizador. STREPFEN 8,75 mg Pastilhas. Flurbiprofeno

APROVADO EM 06-08-2010 INFARMED. FOLHETO INFORMATIVO: Informação para o Utilizador. STREPFEN 8,75 mg Pastilhas. Flurbiprofeno FOLHETO INFORMATIVO: Informação para o Utilizador STREPFEN 8,75 mg Pastilhas Flurbiprofeno Este folheto contém informações importantes para si. Leia-o atentamente. - Este medicamento pode ser adquirido

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR. Betamox Plus 875 mg + 125 mg Comprimidos revestidos (Amoxicilina + Ácido clavulânico)

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR. Betamox Plus 875 mg + 125 mg Comprimidos revestidos (Amoxicilina + Ácido clavulânico) FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Betamox Plus 875 mg + 125 mg Comprimidos revestidos (Amoxicilina + Ácido clavulânico) Leia atentamente este folheto antes de tomar este medicamento. -

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR. SERACTIL 200 mg, comprimido revestido por película Dexibuprofeno

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR. SERACTIL 200 mg, comprimido revestido por película Dexibuprofeno FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR SERACTIL 200 mg, comprimido revestido por película Dexibuprofeno Leia com atenção todo este folheto antes de começar a tomar este medicamento pois contém

Leia mais

Gino-Canesten 1 Comprimido Vaginal contém a substância ativa clotrimazol pertencente a um grupo de substâncias conhecido como "antifúngicos".

Gino-Canesten 1 Comprimido Vaginal contém a substância ativa clotrimazol pertencente a um grupo de substâncias conhecido como antifúngicos. Folheto informativo: Informação para o utilizador Gino-Canesten 1, 500 mg, Comprimido Vaginal Clotrimazol Leia com atenção todo este folheto antes de começar a utilizar este medicamento, pois contém informação

Leia mais

omeprazol sódico Pó liófilo injetável 40mg Cristália Prod. Quím. Farm. Ltda. MODELO DE BULA PARA O PACIENTE

omeprazol sódico Pó liófilo injetável 40mg Cristália Prod. Quím. Farm. Ltda. MODELO DE BULA PARA O PACIENTE omeprazol sódico Pó liófilo injetável 40mg Cristália Prod. Quím. Farm. Ltda. MODELO DE BULA PARA O PACIENTE 1 IDENTIFICAÇÃO DO MEDICAMENTO omeprazol sódico 40mg Medicamento Genérico Lei nº 9.787, de 1999

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO. Folheto informativo: Informação para o utilizador

FOLHETO INFORMATIVO. Folheto informativo: Informação para o utilizador FOLHETO INFORMATIVO Folheto informativo: Informação para o utilizador Azel 250 mg comprimidos revestidos por película Azel 500 mg comprimidos revestidos por película Azel 1000 mg comprimidos revestidos

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Clavepen, comprimidos revestidos Amoxicilina 500 mg + Ácido clavulânico 125 mg Leia atentamente este folheto antes de dar este medicamento à sua criança.

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Gino-Canesten 1, 500 mg, Comprimido Vaginal Clotrimazol Este folheto contém informações importantes para si. Leia-o atentamente. Este medicamento pode

Leia mais

Forma farmacêutica e apresentação: Comprimido revestido. Display contendo 25 blísteres com 6 comprimidos revestidos.

Forma farmacêutica e apresentação: Comprimido revestido. Display contendo 25 blísteres com 6 comprimidos revestidos. LACTO-PURGA bisacodil 5mg Forma farmacêutica e apresentação: Comprimido revestido. Display contendo 25 blísteres com 6 comprimidos revestidos. USO ADULTO E PEDIÁTRICO (crianças acima de 4 anos) USO ORAL

Leia mais

MONTELUCASTE DE SÓDIO. Biosintética Farmacêutica Ltda. Comprimidos revestidos 10mg

MONTELUCASTE DE SÓDIO. Biosintética Farmacêutica Ltda. Comprimidos revestidos 10mg MONTELUCASTE DE SÓDIO Biosintética Farmacêutica Ltda. Comprimidos revestidos 10mg BULA PARA PACIENTE Bula de acordo com a Resolução-RDC nº 47/2009 montelucaste de sódio Medicamento genérico Lei nº 9.787,

Leia mais

Abcd. BUSCOFEM Ibuprofeno. APRESENTAÇÕES Cápsulas de 400 mg: embalagens com 10 e 50 cápsulas. USO ORAL USO ADULTO ACIMA DE 12 ANOS

Abcd. BUSCOFEM Ibuprofeno. APRESENTAÇÕES Cápsulas de 400 mg: embalagens com 10 e 50 cápsulas. USO ORAL USO ADULTO ACIMA DE 12 ANOS BUSCOFEM Ibuprofeno APRESENTAÇÕES Cápsulas de 400 mg: embalagens com 10 e 50 cápsulas. USO ORAL USO ADULTO ACIMA DE 12 ANOS COMPOSIÇÃO Cada cápsula contém 400 mg de ibuprofeno. Excipientes: macrogol, hidróxido

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR. Gutron 2,5 mg Comprimido. Cloridrato de midodrina

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR. Gutron 2,5 mg Comprimido. Cloridrato de midodrina FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Gutron 2,5 mg Comprimido Cloridrato de midodrina Leia atentamente este folheto antes de tomar este medicamento. - Conserve este folheto. Pode ter necessidade

Leia mais

MODELO DE BULA PACIENTE RDC 47/09

MODELO DE BULA PACIENTE RDC 47/09 MODELO DE BULA PACIENTE RDC 47/09 pantoprazol sódico sesqui-hidratado Medicamento genérico Lei n 9.787, de 1999 APRESENTAÇÕES Pó para solução injetável. Embalagens contendo 1, 5, 20 ou 50 frasco(s)-ampola(s)

Leia mais

OMENAX. Geolab Indústria Farmacêutica S/A Cápsula 20mg e 40mg

OMENAX. Geolab Indústria Farmacêutica S/A Cápsula 20mg e 40mg OMENAX Geolab Indústria Farmacêutica S/A Cápsula 20mg e 40mg tratar dispepsia, condição que causa acidez, azia, arrotos ou indigestão. Pode ser usado também para evitar sangramento do trato gastrintestinal

Leia mais

Esomeprazol Magnésio Triidratado Pellets 8,5%

Esomeprazol Magnésio Triidratado Pellets 8,5% Esomeprazol Magnésio Triidratado Pellets 8,5% Desaparecimento dos sintomas de azia, dor epigástrica e de regurgitação ácida. Cicatrização das úlceras pépticas. Fórmula Estrutural: Fórmula Molecular: (C

Leia mais

Betaserc dicloridrato de betaistina

Betaserc dicloridrato de betaistina Betaserc dicloridrato de betaistina MODELO DE BULA PARA O PACIENTE FORMA FARMACÊUTICA E APRESENTAÇÕES BETASERC (dicloridrato de betaistina) 16 mg: cartuchos com 30 comprimidos. BETASERC (dicloridrato de

Leia mais

Betaserc dicloridrato de betaistina

Betaserc dicloridrato de betaistina MODELO DE BULA PARA O PACIENTE I) IDENTIFICAÇÃO DO MEDICAMENTO Betaserc dicloridrato de betaistina FORMA FARMACÊUTICA E APRESENTAÇÕES BETASERC (dicloridrato de betaistina) 16 mg: cartuchos com 30 comprimidos.

Leia mais

CONDROFLEX. sulfato de glicosamina + sulfato de condroitina. Cápsula. 500mg + 400mg

CONDROFLEX. sulfato de glicosamina + sulfato de condroitina. Cápsula. 500mg + 400mg CONDROFLEX sulfato de glicosamina + sulfato de condroitina Cápsula 500mg + 400mg CONDROFLEX sulfato de glicosamina + sulfato sódico de condroitina APRESENTAÇÕES Condroflex 500mg + 400mg. Embalagem com

Leia mais

Arcoxia. Merck Sharp & Dohme Farmacêutica Ltda. Comprimidos revestidos. 60 e 90 mg

Arcoxia. Merck Sharp & Dohme Farmacêutica Ltda. Comprimidos revestidos. 60 e 90 mg Arcoxia Merck Sharp & Dohme Farmacêutica Ltda. Comprimidos revestidos 60 e 90 mg IDENTIFICAÇÃO DO MEDICAMENTO ARCOXIA (etoricoxibe), MSD APRESENTAÇÕES ARCOXIA comprimidos revestidos: caixas com 7 ou 14

Leia mais

APROVADO EM 05-12-2007 INFARMED FOLHETO INFORMATIVO. ZOVIRAX 50 mg/g Creme Aciclovir

APROVADO EM 05-12-2007 INFARMED FOLHETO INFORMATIVO. ZOVIRAX 50 mg/g Creme Aciclovir FOLHETO INFORMATIVO ZOVIRAX 50 mg/g Creme Aciclovir Este folheto contém informações importantes para si. Leia-o atentamente. Este medicamento pode ser adquirido sem receita médica. No entanto é necessário

Leia mais

MENELAT. mirtazapina. Comprimidos revestidos - 30 mg e 45 mg INDRAD

MENELAT. mirtazapina. Comprimidos revestidos - 30 mg e 45 mg INDRAD MENELAT - 30 mg e 45 mg INDRAD BULA PARA PACIENTE Bula de acordo com a Resolução-RDC nº 47/2009 MENELAT I- IDENTIFICAÇÃO DO MEDICAMENTO MENELAT APRESENTAÇÕES 30 mg: embalagens com 10 e 30 comprimidos.

Leia mais

CETIRIZINA HISTACET 10 mg COMPRIMIDOS REVESTIDOS

CETIRIZINA HISTACET 10 mg COMPRIMIDOS REVESTIDOS FOLHETO INFORMATIVO Leia atentamente este folheto antes de tomar o medicamento -Conserve este folheto: Pode ter necessidade de o reler. -Caso tenha dúvidas, consulte o seu médico ou farmacêutico. -Este

Leia mais

MENELAT. mirtazapina. Comprimidos revestidos - 30 mg e 45 mg

MENELAT. mirtazapina. Comprimidos revestidos - 30 mg e 45 mg MENELAT mirtazapina - 30 mg e 45 mg BULA PARA PACIENTE Bula de acordo com a Resolução-RDC nº 47/2009 MENELAT mirtazapina I- IDENTIFICAÇÃO DO MEDICAMENTO MENELAT mirtazapina MEDICAMENTO SIMILAR EQUIVALENTE

Leia mais

Ministério da Saúde Consultoria Jurídica/Advocacia Geral da União

Ministério da Saúde Consultoria Jurídica/Advocacia Geral da União Nota Brasília, Técnica maio N de 18 2012. /2012 Nome Princípio Comercial Ativo: esomeprazol. Medicamentos Genéricos: e de referência1: esomeprazol Nexium. Sumário sódico. 1. 2. que é o esomeprazol? 3.

Leia mais

dicloridrato de betaistina

dicloridrato de betaistina dicloridrato de betaistina Althaia S.A. Indústria Farmacêutica. Comprimidos 16 mg dicloridrato de betaistina Medicamento Genérico, Lei n o 9.787, de 1999. APRESENTAÇÕES: Comprimidos simples: embalagem

Leia mais

UROVIT (cloridrato de fenazopiridina)

UROVIT (cloridrato de fenazopiridina) UROVIT (cloridrato de fenazopiridina) União Química Farmacêutica Nacional S.A Drágea 100 mg e 200 mg UROVIT cloridrato de fenazopiridina Drágea IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO FORMA FARMACÊUTICA E APRESENTAÇÃO

Leia mais

Dulcolax bisacodil. LAXANTE DE AÇÃO PREVISÍVEL Estimula o movimento intestinal Alivia a prisão de ventre

Dulcolax bisacodil. LAXANTE DE AÇÃO PREVISÍVEL Estimula o movimento intestinal Alivia a prisão de ventre Dulcolax bisacodil LAXANTE DE AÇÃO PREVISÍVEL Estimula o movimento intestinal Alivia a prisão de ventre Esta bula é atualizada continuamente. Por favor, proceda à sua leitura antes de utilizar o medicamento.

Leia mais

LOSEC MUPS omeprazol magnésico

LOSEC MUPS omeprazol magnésico LOSEC MUPS omeprazol magnésico I) IDENTIFICAÇÃO DO MEDICAMENTO LOSEC MUPS omeprazol magnésico APRESENTAÇÕES Comprimidos revestidos de 10 mg em embalagens com 14 ou 28 comprimidos. Comprimidos revestidos

Leia mais

APRESENTAÇÕES Embalagem contendo 30 ou 60 comprimidos revestidos de liberação prolongada.

APRESENTAÇÕES Embalagem contendo 30 ou 60 comprimidos revestidos de liberação prolongada. Bula Paciente 1 IDENTIFICAÇÃO DO MEDICAMENTO VASTAREL MR trimetazidina 35mg APRESENTAÇÕES Embalagem contendo 30 ou 60 comprimidos revestidos liberação prolongada. USO ORAL USO ADULTO COMPOSIÇÃO: Cada comprimido

Leia mais

NEXIUM esomeprazol magnésico tri-hidratado

NEXIUM esomeprazol magnésico tri-hidratado NEXIUM esomeprazol magnésico tri-hidratado I) IDENTIFICAÇÃO DO MEDICAMENTO NEXIUM esomeprazol magnésico tri-hidratado APRESENTAÇÕES Comprimidos revestidos de liberação retardada de 20 mg em embalagens

Leia mais

Este medicamento contém testosterona, uma hormona masculina naturalmente produzida no organismo.

Este medicamento contém testosterona, uma hormona masculina naturalmente produzida no organismo. Leia atentamente este folheto antes de utilizar o medicamento. Conserve este folheto. Pode ter necessidade de o reler. Caso ainda tenha dúvidas, fale com o seu médico ou farmacêutico. Este medicamento

Leia mais

Folheto informativo: Informação para o utilizador. TIENAM IV 500 mg + 500 mg Pó para solução para perfusão Imipenem + Cilastatina

Folheto informativo: Informação para o utilizador. TIENAM IV 500 mg + 500 mg Pó para solução para perfusão Imipenem + Cilastatina Folheto informativo: Informação para o utilizador TIENAM IV 500 mg + 500 mg Pó para solução para perfusão Imipenem + Cilastatina Leia atentamente este folheto antes de utilizar este medicamento. - Conserve

Leia mais

loratadina Merck S/A Comprimidos revestidos 10 mg

loratadina Merck S/A Comprimidos revestidos 10 mg loratadina Merck S/A revestidos 10 mg loratadina Medicamento genérico Lei nº 9.797, de 1999 APRESENTAÇÕES revestidos de 10 mg em embalagem com 12 comprimidos. USO ORAL USO ADULTO E PEDIÁTRICO ACIMA DE

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Clavepen Forte, pó para suspensão oral Amoxicilina 250 mg /5 ml + Ácido clavulânico 62,5 mg/5 ml Leia atentamente este folheto antes de dar este medicamento

Leia mais

Folheto informativo: Informação para o doente. FOSAMAX 70 mg, comprimidos Ácido alendrónico

Folheto informativo: Informação para o doente. FOSAMAX 70 mg, comprimidos Ácido alendrónico Folheto informativo: Informação para o doente FOSAMAX 70 mg, comprimidos Ácido alendrónico Leia com atenção todo este folheto antes de começar a tomar este medicamento pois contém informação importante

Leia mais

Folheto informativo: Informação para o utilizador. Androcur 10 mg comprimidos Acetato de ciproterona

Folheto informativo: Informação para o utilizador. Androcur 10 mg comprimidos Acetato de ciproterona Folheto informativo: Informação para o utilizador Androcur 10 mg comprimidos Acetato de ciproterona Leia com atenção todo este folheto antes de começar a tomar este medicamento pois contém informação importante

Leia mais

IDENTIFICAÇÃO DO MEDICAMENTO. Pantelmin mebendazol. suspensão. Anti-helmíntico de amplo espectro

IDENTIFICAÇÃO DO MEDICAMENTO. Pantelmin mebendazol. suspensão. Anti-helmíntico de amplo espectro IDENTIFICAÇÃO DO MEDICAMENTO Pantelmin mebendazol suspensão Anti-helmíntico de amplo espectro APRESENTAÇÃO Suspensão de 100 mg de mebendazol por 5 ml do copo-medida que acompanha o medicamento (20 mg/ml

Leia mais

Funtyl. cloridrato de terbinafina. comprimidos (sulcados) 250 mg. Cristália Prod. Quím. Farm. Ltda. MODELO DE BULA PARA O PACIENTE

Funtyl. cloridrato de terbinafina. comprimidos (sulcados) 250 mg. Cristália Prod. Quím. Farm. Ltda. MODELO DE BULA PARA O PACIENTE Funtyl cloridrato de terbinafina comprimidos (sulcados) 250 mg Cristália Prod. Quím. Farm. Ltda. MODELO DE BULA PARA O PACIENTE 1 IDENTIFICAÇÃO DO MEDICAMENTO Funtyl cloridrato de terbinafina APRESENTAÇÕES

Leia mais

Bosentana. Actelion Pharmaceuticals do Brasil Comprimidos revestidos 62,5 mg e 125 mg

Bosentana. Actelion Pharmaceuticals do Brasil Comprimidos revestidos 62,5 mg e 125 mg Bosentana Actelion Pharmaceuticals do Brasil Comprimidos revestidos 62,5 mg e 125 mg BULA PARA O PACIENTE Bosentana Medicamento Genérico Lei nº 9787 de 1999 Apresentação: Comprimidos 62,5 mg em embalagem

Leia mais

EPÉZ. cloridrato de donepezila. Comprimido revestido - 5 mg Comprimido revestido - 10 mg

EPÉZ. cloridrato de donepezila. Comprimido revestido - 5 mg Comprimido revestido - 10 mg EPÉZ cloridrato de donepezila Comprimido revestido - 5 mg Comprimido revestido - 10 mg BULA PARA PACIENTE Bula de acordo com a Resolução-RDC nº 47/2009 EPÉZ cloridrato de donepezila I- IDENTIFICAÇÃO DO

Leia mais

O que é a asma? A asma é uma doença crónica do pulmão que, embora não tenha cura, pode ser controlada.

O que é a asma? A asma é uma doença crónica do pulmão que, embora não tenha cura, pode ser controlada. FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Lukair 10 mg comprimido revestido por película Montelucaste Leia com atenção todo este folheto antes de começar a tomar este medicamento pois contém informação

Leia mais

Cromoglicato de sódio

Cromoglicato de sódio FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR CROMABAK 20 mg/ml, colírio, solução Cromoglicato de sódio Este folheto contém informações importantes para si. Leia-o atentamente. Este medicamento pode

Leia mais

Cobavital cobamamida cloridrato de ciproeptadina

Cobavital cobamamida cloridrato de ciproeptadina MODELO DE BULA DO PACIENTE I) IDENTIFICAÇÃO DO MEDICAMENTO Cobavital cobamamida cloridrato de ciproeptadina APRESENTAÇÕES Microcomprimidos COBAVITAL (1 mg cobamamida + 4 mg cloridrato de ciproeptadina):

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO. Nitro-Dur, Sistema transdérmico Trinitrato de glicerilo (nitroglicerina)

FOLHETO INFORMATIVO. Nitro-Dur, Sistema transdérmico Trinitrato de glicerilo (nitroglicerina) FOLHETO INFORMATIVO Leia atentamente este folheto antes de utilizar o medicamento. - Conserve este folheto. Pode ter necessidade de o reler. - Caso tenha dúvidas, consulte o seu médico ou farmacêutico.

Leia mais

maleato de trimebutina

maleato de trimebutina maleato de trimebutina Althaia S.A. Indústria Farmacêutica Cápsulas Gelatinosas Mole 200 mg maleato de trimebutina Medicamento genérico Lei n o 9.787, de 1999. I IDENTIFICAÇÃO DO MEDICAMENTO APRESENTAÇÃO:

Leia mais

Dulcolax bisacodil. LAXANTE DE AÇÃO PREVISÍVEL Estimula o movimento intestinal Alivia a prisão de ventre

Dulcolax bisacodil. LAXANTE DE AÇÃO PREVISÍVEL Estimula o movimento intestinal Alivia a prisão de ventre bisacodil LAXANTE DE AÇÃO PREVISÍVEL Estimula o movimento intestinal Alivia a prisão de ventre Esta bula é atualizada continuamente. Por favor, proceda à sua leitura antes de utilizar o medicamento. Forma

Leia mais

MARAX. Comprimidos. 10 mg + 25 mg + 130 mg

MARAX. Comprimidos. 10 mg + 25 mg + 130 mg MARAX Comprimidos 10 mg + 25 mg + 130 mg Marax dicloridrato de hidroxizina, sulfato de efedrina, teofilina anidra I - IDENTIFICAÇÃO DO MEDICAMENTO Nome: Marax Nome genérico: dicloridrato de hidroxizina,

Leia mais

Piemonte (montelucaste de sódio) Eurofarma Laboratórios S.A. Comprimidos mastigáveis 4 mg e 5 mg

Piemonte (montelucaste de sódio) Eurofarma Laboratórios S.A. Comprimidos mastigáveis 4 mg e 5 mg Piemonte (montelucaste de sódio) Eurofarma Laboratórios S.A. Comprimidos mastigáveis 4 mg e 5 mg Piemonte montelucaste de sódio Oral Comprimido mastigável 4 mg - USO PEDIÁTRICO DE 2 A 5 ANOS DE IDADE.

Leia mais

BUDECORT Aqua budesonida. Suspensão spray nasal de 32 mcg/dose em embalagens com um frasco contendo 120 doses.

BUDECORT Aqua budesonida. Suspensão spray nasal de 32 mcg/dose em embalagens com um frasco contendo 120 doses. BUDECORT Aqua budesonida I) IDENTIFICAÇÃO DO MEDICAMENTO BUDECORT Aqua budesonida APRESENTAÇÕES Suspensão spray nasal de 32 mcg/dose em embalagens com um frasco contendo 120 doses. Suspensão spray nasal

Leia mais

MINI BULA ESOMEPRAZOL MAGNÉSIO

MINI BULA ESOMEPRAZOL MAGNÉSIO MINI BULA ESOMEPRAZOL MAGNÉSIO Medicamento Genérico Lei nº 9.787, de 1999. APRESENTAÇÕES: Comprimidos revestidos de 20 e 40mg. Embalagem contendo 7, 14, 28 e 56* comprimidos revestidos *embalagem hospitalar

Leia mais

olmesartana medoxomila Comprimido revestido - 20 mg Comprimido revestido - 40 mg

olmesartana medoxomila Comprimido revestido - 20 mg Comprimido revestido - 40 mg olmesartana medoxomila Comprimido revestido - 20 mg Comprimido revestido - 40 mg BULA PARA PACIENTE Bula de acordo com a Resolução-RDC nº 47/2009 olmesartana medoxomila Medicamento genérico Lei nº 9.787,

Leia mais

APRESENTAÇÕES Comprimidos revestidos de 500 mg em embalagens que contêm 10 ou 42 comprimidos.

APRESENTAÇÕES Comprimidos revestidos de 500 mg em embalagens que contêm 10 ou 42 comprimidos. LEIA ATENTAMENTE ESTA BULA ANTES DE INICIAR O TRATAMENTO I - IDENTIFICAÇÃO DO MEDICAMENTO Valtrex cloridrato de valaciclovir APRESENTAÇÕES Comprimidos revestidos de 500 mg em embalagens que contêm 10 ou

Leia mais

Naratrin EMS S/A. Comprimido revestido. 2,5mg

Naratrin EMS S/A. Comprimido revestido. 2,5mg Naratrin EMS S/A Comprimido revestido 2,5mg Naratrin comprimido revestido bula do paciente I - IDENTIFICAÇÃO DO MEDICAMENTO Naratrin Cloridrato de naratriptana APRESENTAÇÕES Cloridrato de naratriptana

Leia mais

DOENÇAS CARDÍACAS NA INSUFICIÊNCIA RENAL

DOENÇAS CARDÍACAS NA INSUFICIÊNCIA RENAL DOENÇAS CARDÍACAS NA INSUFICIÊNCIA RENAL As doenças do coração são muito freqüentes em pacientes com insuficiência renal. Assim, um cuidado especial deve ser tomado, principalmente, na prevenção e no controle

Leia mais

VASCLIN mononitrato de isossorbida + ácido acetilsalicílico Cápsulas

VASCLIN mononitrato de isossorbida + ácido acetilsalicílico Cápsulas VASCLIN mononitrato de isossorbida + ácido acetilsalicílico Cápsulas USO ORAL USO ADULTO FORMA FARMACÊUTICA E APRESENTAÇÕES Cápsulas com 40 mg de mononitrato de isossorbida e 100 mg de ácido acetilsalicílico.

Leia mais

IRESSA gefitinibe I) IDENTIFICAÇÃO DO MEDICAMENTO. IRESSA gefitinibe APRESENTAÇÕES. Comprimidos revestidos de 250 mg, em embalagem com 30 comprimidos.

IRESSA gefitinibe I) IDENTIFICAÇÃO DO MEDICAMENTO. IRESSA gefitinibe APRESENTAÇÕES. Comprimidos revestidos de 250 mg, em embalagem com 30 comprimidos. IRESSA gefitinibe I) IDENTIFICAÇÃO DO MEDICAMENTO IRESSA gefitinibe APRESENTAÇÕES Comprimidos revestidos de 250 mg, em embalagem com 30 comprimidos. VIA ORAL USO ADULTO ACIMA DE 18 ANOS COMPOSIÇÃO Cada

Leia mais

ENOXALOW enoxaparina sódica. Forma farmacêutica e apresentações Solução injetável. Via de administração: IV/SC

ENOXALOW enoxaparina sódica. Forma farmacêutica e apresentações Solução injetável. Via de administração: IV/SC ENOXALOW enoxaparina sódica Forma farmacêutica e apresentações Solução injetável. Via de administração: IV/SC 20 mg/0,2 ml cartucho com 1 ou 10 seringas. 40 mg/0,4 ml cartucho com 1 ou 10 seringas. 60

Leia mais

NAXOGIN COMPRIMIDOS. 500 mg

NAXOGIN COMPRIMIDOS. 500 mg NAXOGIN COMPRIMIDOS 500 mg Naxogin nimorazol I - IDENTIFICAÇÃO DO MEDICAMENTO Nome comercial: Naxogin Nome genérico: nimorazol APRESENTAÇÕES Naxogin comprimidos de 500 mg em embalagens contendo 8 comprimidos.

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR. Rapydan 70mg/70mg, emplastro medicamentoso. Lidocaína/Tetracaína

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR. Rapydan 70mg/70mg, emplastro medicamentoso. Lidocaína/Tetracaína FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Rapydan 70mg/70mg, emplastro medicamentoso Lidocaína/Tetracaína Leia atentamente este folheto antes de utilizar o medicamento. - Conserve este folheto.

Leia mais

Bonviva (ibandronato de sódio) Produtos Roche Químicos e Farmacêuticos S.A. Comprimido revestido 150 mg

Bonviva (ibandronato de sódio) Produtos Roche Químicos e Farmacêuticos S.A. Comprimido revestido 150 mg Bonviva (ibandronato de sódio) Produtos Roche Químicos e Farmacêuticos S.A. Comprimido revestido 150 mg Bonviva ibandronato de sódio Roche Drogas para o tratamento de doenças ósseas APRESENTAÇÕES Comprimidos

Leia mais

TRILEPTAL oxcarbazepina

TRILEPTAL oxcarbazepina TRILEPTAL oxcarbazepina APRESENTAÇÕES Trileptal 300 mg embalagens contendo 10, 20 ou 60 comprimidos revestidos. Trileptal 600 mg embalagens contendo 20 ou 60 comprimidos revestidos. VIA ORAL USO ADULTO

Leia mais

BULA PARA O PACIENTE MICOSTATIN (nistatina) SUSPENSÃO ORAL

BULA PARA O PACIENTE MICOSTATIN (nistatina) SUSPENSÃO ORAL BULA PARA O PACIENTE MICOSTATIN (nistatina) SUSPENSÃO ORAL MICOSTATIN nistatina USO ORAL APRESENTAÇÃO MICOSTATIN 100.000 UI/mL é apresentado em cartuchos com frasco de vidro âmbar contendo 60 ml, com conta-gotas

Leia mais

SALIPIRIN INFANTIL. Geolab Indústria Farmacêutica S/A Comprimido 100mg

SALIPIRIN INFANTIL. Geolab Indústria Farmacêutica S/A Comprimido 100mg SALIPIRIN INFANTIL Geolab Indústria Farmacêutica S/A Comprimido 100mg MODELO DE BULA PARA O PACIENTE Esta bula é continuamente atualizada. Favor proceder a sua leitura antes de utilizar o medicamento.

Leia mais

Dispepsia Resumo de diretriz NHG M36 (terceira revisão, janeiro 2013)

Dispepsia Resumo de diretriz NHG M36 (terceira revisão, janeiro 2013) Dispepsia Resumo de diretriz NHG M36 (terceira revisão, janeiro 2013) Mattijs Numans, Niek de Wit, Jos Dirven, Corien Heemstra-Borst, Gerard Hurenkamp, Mieke Scheele, Jako Burgers, Roeland Geijer, Egbert

Leia mais

AAS Infantil ácido acetilsalicílico. APRESENTAÇÕES Comprimidos de 100 mg: embalagem contendo 30, 120 ou 200 comprimidos. USO ORAL USO PEDIÁTRICO

AAS Infantil ácido acetilsalicílico. APRESENTAÇÕES Comprimidos de 100 mg: embalagem contendo 30, 120 ou 200 comprimidos. USO ORAL USO PEDIÁTRICO Esta bula sofreu aumento de tamanho para adequação a legislação vigente da ANVISA. Esta bula é continuamente atualizada. Favor proceder a sua leitura antes de utilizar o medicamento. AAS Infantil ácido

Leia mais

Foliron. Marjan Indústria e Comércio Ltda. Comprimidos revestidos Ácido fólico (5,0 mg/comp) + bisglicinato quelato ferroso (150,00 mg/comp)

Foliron. Marjan Indústria e Comércio Ltda. Comprimidos revestidos Ácido fólico (5,0 mg/comp) + bisglicinato quelato ferroso (150,00 mg/comp) Foliron Marjan Indústria e Comércio Ltda. Comprimidos revestidos Ácido fólico (5,0 mg/comp) + bisglicinato quelato ferroso (150,00 mg/comp) Foliron Ácido fólico + bisglicinato quelato ferroso APRESENTAÇÃO

Leia mais

COMPOSIÇÃO Cada 100 ml de solução contém: fusafungina (DCB 04367)...500 mg excipientes q.s.p...100 ml de solução

COMPOSIÇÃO Cada 100 ml de solução contém: fusafungina (DCB 04367)...500 mg excipientes q.s.p...100 ml de solução IDENTIFICAÇÃO DO MEDICAMENTO: LOCABIOTAL fusafungina 5,0 mg/ml APRESENTAÇÕES: Aerossol contendo 5,0 mg/ml de fusafungina. Embalagem contendo gerador portátil dosificador de 10 ml de solução e dois inaladores

Leia mais

Doralgina. (dipirona + mucato de isometepteno + cafeína) Brainfarma Indústria Química e Farmacêutica S.A. Drágeas. dipirona 300mg

Doralgina. (dipirona + mucato de isometepteno + cafeína) Brainfarma Indústria Química e Farmacêutica S.A. Drágeas. dipirona 300mg Doralgina (dipirona + mucato de isometepteno + cafeína) Brainfarma Indústria Química e Farmacêutica S.A. Drágeas dipirona 300mg mucato de isometepteno 30mg cafeína 30mg I - IDENTIFICAÇÃO DO MEDICAMENTO:

Leia mais

Transamin Ácido Tranexâmico

Transamin Ácido Tranexâmico Transamin Ácido Tranexâmico 250 mg Zydus Nikkho Farmacêutica Ltda Comprimidos Bula do Paciente I- IDENTIFICAÇÃO DO MEDICAMENTO TRANSAMIN ácido tranexâmico APRESENTAÇÕES Comprimidos de 250 mg. Embalagem

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO. RHINOSPRAY, 1,18 mg/ml, solução para pulverização nasal Tramazolina HCl. Descongestionante nasal

FOLHETO INFORMATIVO. RHINOSPRAY, 1,18 mg/ml, solução para pulverização nasal Tramazolina HCl. Descongestionante nasal FOLHETO INFORMATIVO RHINOSPRAY, 1,18 mg/ml, solução para pulverização nasal Tramazolina HCl Descongestionante nasal Este folheto contém informações importantes para si. Leia-o atentamente. Este medicamento

Leia mais

esomeprazol magnésio

esomeprazol magnésio esomeprazol magnésio Althaia S.A. Indústria Farmacêutica. Comprimidos revestidos de liberação retardada 20mg e 40 mg esomeprazol magnésio Medicamento Genérico Lei nº 9.787, de 1999. I IDENTIFICAÇÃO DO

Leia mais

RESFENOL. Kley Hertz S/A Indústria e Comércio Cápsulas 400mg paracetamol + 4mg maleato de clorfeniramina + 4mg cloridrato de fenilefrina

RESFENOL. Kley Hertz S/A Indústria e Comércio Cápsulas 400mg paracetamol + 4mg maleato de clorfeniramina + 4mg cloridrato de fenilefrina Kley Hertz S/A Indústria e Comércio Cápsulas 400mg paracetamol + 4mg maleato de clorfeniramina + 4mg cloridrato de fenilefrina paracetamol maleato de clorfeniramina cloridrato de fenilefrina APRESENTAÇÃO

Leia mais

GALVUS MET TM vildagliptina + cloridrato de metformina

GALVUS MET TM vildagliptina + cloridrato de metformina GALVUS MET TM vildagliptina + cloridrato de metformina APRESENTAÇÕES Galvus Met TM 50 mg/500 mg, 50 mg/850 mg ou 50 mg/1.000 mg embalagens contendo 14 ou 56 comprimidos revestidos. VIA ORAL USO ADULTO

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO. Folheto informativo: Informação para o utilizador

FOLHETO INFORMATIVO. Folheto informativo: Informação para o utilizador FOLHETO INFORMATIVO Folheto informativo: Informação para o utilizador Latanoprost Edol 0,05 mg/ml colírio, solução Latanoprost Leia com atenção todo este folheto antes de começar a utilizar este medicamento

Leia mais

Fansidar. (sulfadoxina + pirimetamina) Produtos Roche Químicos e Farmacêuticos S.A. Comprimidos - 500 mg + 25mg

Fansidar. (sulfadoxina + pirimetamina) Produtos Roche Químicos e Farmacêuticos S.A. Comprimidos - 500 mg + 25mg Fansidar (sulfadoxina + pirimetamina) Produtos Roche Químicos e Farmacêuticos S.A. Comprimidos - 500 mg + 25mg Fansidar sulfadoxina + pirimetamina Roche Antiprotozoário APRESENTAÇÕES Comprimidos de 500

Leia mais

Modelo de bula Paciente Ezobloc 20 mg & 40mg. Ezobloc (esomeprazol magnésico) comprimidos revestidos 20 mg & 40mg

Modelo de bula Paciente Ezobloc 20 mg & 40mg. Ezobloc (esomeprazol magnésico) comprimidos revestidos 20 mg & 40mg Ezobloc (esomeprazol magnésico) comprimidos revestidos 20 mg & 40mg I) IDENTIFICAÇÃO DO MEDICAMENTO Ezobloc esomeprazol magnésico FORMA FARMACÊUTICA E APRESENTAÇÕES Ezobloc (esomeprazol magnésico) 20 mg

Leia mais

ALOIS. cloridrato de memantina APSEN. APRESENTAÇÕES Comprimidos de 10 mg. Caixas contendo 15, 30, 50, 60 e 120 comprimidos revestidos.

ALOIS. cloridrato de memantina APSEN. APRESENTAÇÕES Comprimidos de 10 mg. Caixas contendo 15, 30, 50, 60 e 120 comprimidos revestidos. ALOIS cloridrato de memantina APSEN FORMA FARMACÊUTICA Comprimidos revestidos. APRESENTAÇÕES Comprimidos de 10 mg. Caixas contendo 15, 30, 50, 60 e 120 comprimidos revestidos. USO ORAL USO ADULTO COMPOSIÇÃO

Leia mais

MODELO DE TEXTO DE BULA. Pepsamar comprimidos mastigáveis cartucho contendo 50 ou 200 comprimidos mastigáveis.

MODELO DE TEXTO DE BULA. Pepsamar comprimidos mastigáveis cartucho contendo 50 ou 200 comprimidos mastigáveis. MODELO DE TEXTO DE BULA PEPSAMAR hidróxido de alumínio Formas farmacêuticas e apresentações Pepsamar comprimidos mastigáveis cartucho contendo 50 ou 200 comprimidos mastigáveis. Via oral USO ADULTO Composição

Leia mais

OS-CAL 500 + D carbonato de cálcio 500 mg colecalciferol (vit. D) 200 UI

OS-CAL 500 + D carbonato de cálcio 500 mg colecalciferol (vit. D) 200 UI ESTA BULA É CONTINUAMENTE ATUALIZADA. FAVOR PROCEDER A SUA LEITURA ANTES DE UTILIZAR O MEDICAMENTO OS-CAL 500 + D carbonato de cálcio 500 mg colecalciferol (vit. D) 200 UI Uso adulto e pediátrico Uso oral

Leia mais

Gotas (solução oral): frasco de vidro âmbar, com conta-gotas, contendo 20 ml. Cada 1 ml (20 gotas) contém 5,0 mg de dicloridrato de levocetirizina.

Gotas (solução oral): frasco de vidro âmbar, com conta-gotas, contendo 20 ml. Cada 1 ml (20 gotas) contém 5,0 mg de dicloridrato de levocetirizina. IDENTIFICAÇÃO DO MEDICAMENTO Zyxem dicloridrato de levocetirizina APRESENTAÇÕES Gotas (solução oral): frasco de vidro âmbar, com conta-gotas, contendo 20 ml. Cada 1 ml (20 gotas) contém 5,0 mg de dicloridrato

Leia mais

Folheto informativo: Informação para o utilizador. Nasomet 50 microgramas/pulverização, suspensão para pulverização nasal Furoato de mometasona

Folheto informativo: Informação para o utilizador. Nasomet 50 microgramas/pulverização, suspensão para pulverização nasal Furoato de mometasona Folheto informativo: Informação para o utilizador Nasomet 50 microgramas/pulverização, suspensão para pulverização nasal Furoato de mometasona Leia com atenção todo este folheto antes de começar a utilizar

Leia mais

OSTEOTEC ibandronato de sódio

OSTEOTEC ibandronato de sódio OSTEOTEC ibandronato de sódio APRESENTAÇÕES Comprimidos revestidos 150 mg: embalagem com 1 ou 2 comprimidos. USO ORAL. USO ADULTO. COMPOSIÇÃO Princípio ativo: Ibandronato de sódio monoidratado...168,75

Leia mais

ENGOV maleato de mepiramina 15,0 mg - hidróxido de alumínio 150,0 mg - ácido acetilsalicílico 150,0 mg cafeína 50,0 mg

ENGOV maleato de mepiramina 15,0 mg - hidróxido de alumínio 150,0 mg - ácido acetilsalicílico 150,0 mg cafeína 50,0 mg 1/5 IDENTIFICAÇÃO DO MEDICAMENTO ENGOV maleato de mepiramina 15,0 mg - hidróxido de alumínio 150,0 mg - ácido acetilsalicílico 150,0 mg cafeína 50,0 mg APRESENTAÇÃO Comprimido Display contendo 25 envelopes

Leia mais

Nausefe 10 mg + 10 mg + 10 mg Comprimidos Revestidos Succinato de doxilamina, Cloridrato de diciclomina, Cloridrato de piridoxina

Nausefe 10 mg + 10 mg + 10 mg Comprimidos Revestidos Succinato de doxilamina, Cloridrato de diciclomina, Cloridrato de piridoxina FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Nausefe 10 mg + 10 mg + 10 mg Comprimidos Revestidos Succinato de doxilamina, Cloridrato de diciclomina, Cloridrato de piridoxina - Leia atentamente este

Leia mais

Uplyso TM alfataliglicerase. Cartucho com 1 frasco-ampola contendo 200 unidades de pó para solução para infusão.

Uplyso TM alfataliglicerase. Cartucho com 1 frasco-ampola contendo 200 unidades de pó para solução para infusão. Uplyso TM alfataliglicerase I) IDENTIFICAÇÃO DO MEDICAMENTO Nome comercial: Uplyso TM Nome genérico: alfataliglicerase APRESENTAÇÕES Cartucho com 1 frasco-ampola contendo 200 unidades de pó para solução

Leia mais

Slow-K cloreto de potássio

Slow-K cloreto de potássio Slow-K cloreto de potássio Formas Farmacêuticas e Apresentações Drágeas. Embalagens com 10 ou 20 drágeas. USO ADULTO Composição Cada drágea de Slow-K contém: Cloreto de potássio (equivalente a 315 mg de

Leia mais

Carbonato de Cálcio, Vitamina D com Bifosfonados ou Raloxifeno ou Calcitonina

Carbonato de Cálcio, Vitamina D com Bifosfonados ou Raloxifeno ou Calcitonina Termo de Esclarecimento e Responsabilidade Carbonato de Cálcio, Vitamina D com Bifosfonados ou Raloxifeno ou Calcitonina Eu, (nome do paciente(a) abaixo identificado(a) e firmado(a)), declaro ter sido

Leia mais

APROVADO EM 31-07-2006 INFARMED. Folheto Informativo: Informação para o utilizador. Betadine 40mg/ml Espuma cutânea Iodopovidona

APROVADO EM 31-07-2006 INFARMED. Folheto Informativo: Informação para o utilizador. Betadine 40mg/ml Espuma cutânea Iodopovidona Folheto Informativo: Informação para o utilizador Betadine 40mg/ml Espuma cutânea Iodopovidona Este folheto contém informações importantes para si. Leia-o atentamente Este medicamento pode ser adquirido

Leia mais

PROCTO-GLYVENOL tribenosídeo + lidocaína

PROCTO-GLYVENOL tribenosídeo + lidocaína MODELO DE TEXTO DE BULA PROCTO-GLYVENOL tribenosídeo + lidocaína TRATAMENTO LOCAL DAS HEMORRÓIDAS Formas farmacêuticas, via de administração e apresentações: Supositórios. Embalagens com 5 ou 10 supositórios.

Leia mais

Buscopan Composto. butilbrometo de escopolamina dipirona sódica

Buscopan Composto. butilbrometo de escopolamina dipirona sódica IDENTIFICAÇÃO DO MEDICAMENTO Abcd Buscopan Composto butilbrometo de escopolamina dipirona sódica FORMAS FARMACÊUTICAS E APRESENTAÇÕES Comprimidos revestidos: embalagem com 20 comprimidos revestidos. Via

Leia mais