SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS: 3º ano do ensino médio 2015

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS: 3º ano do ensino médio 2015"

Transcrição

1 UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA - PIBID - SUBPROJETO: Geografia E. E. E. M. SEVERINO CABRAL SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS: 3º ano do ensino médio 2015 BOLSISTA: JOÃO RODRIGUES BRAGA DA SILVA - ID 1 PROFESSORA SUPERVISORA: ÉRICKA ARAÚJO SANTOS PROFESSORA COORDENADORA: JOSANDRA ARAÚJO BARRETO DE MELO CAMPINA GRANDE PB OUTUBRO DE ID iniciação à docência

2 3ª SEQUÊNCIA DIDÁTICA CONTEÚDO: Blocos Econômicos e Jogo de tabuleiro WAR OBJETIVOS: Problematizar os conceitos de Globalização e Desenvolvimento; Compreender o papel dos blocos econômicos no mundo atual; Conhecer os principais blocos e as diferenças existentes entre eles; Representar informações do texto de forma cartográfica; Utilizar o Jogo de tabuleiro WAR para dinamizar o ensino sobre os blocos econômicos. CONTEÚDOS: Níveis de interação econômica e comercial; União Europeia; Nafta; Da URSS à CEI; Apec; Blocos econômicos da América Latina; Blocos econômicos da África. SÉRIE: 3º ano do Ensino Médio, turmas A e B MATERIAL UTILIZADO: Cartolinas; Livro didático; Pincel; Jogo de tabuleiro WAR.

3 DESENVOLVIMENTO: 1ª Etapa (2 Aula) 09/07/2015: Inicio do 3º Bimestre Blocos Econômicos Com o fim da segunda Guerra Mundial, os países europeus se encontravam com suas economias arruinadas e a união entre os países com ideologias políticas parecidas favoreceu a formação de Blocos Econômicos. A partir da leitura e analise de mapas, gráficos e tabelas contidas no livro didático, os alunos começaram a questionar sobre os interesses dos blocos, essas mudanças geraram novas configurações geográficas e favoreceram o avanço da Globalização. 2ª Etapa (2 Aula) 14/07/2015: Blocos Econômicos: União Europeia Antes de falar sobre Bloco Econômico da União Europeia os alunos analisaram uma tabela sobre: Níveis de integração econômica e comercial, com os campos: Níveis de integração; Características e objetivos; e Exemplo. Dentre os níveis de integração foram analisados a Zona de Preferências Tarifárias, Zona de Livre- Comércio, União Aduaneira, Mercado Comum, União Política, Econômica e Monetária. A União Europeia é considerada um Bloco Econômico constituído por 27 países e considerado o mais fluente do mundo, inclusive se enquadrando numa classificação diferente de Bloco Econômico, sendo uma supranacional econômica e política. Sua união vai além de áreas econômicas, a União Europeia forma uma união econômica, política e social. Com as explicações sobre a formação do bloco da UE, os alunos começaram indagar sobre livre circulação de mercadoria e pessoas, e se isso ocorria também entre outros blocos econômicos. 3ª Etapa (2 Aula) 17/07/2015: Conclusão Blocos Econômicos: União Europeia Os alunos entenderam que o processe de pós-guerra, deixou grande parte da Europa numa situação muito frágil economicamente e que a união dos países europeus ajudaria na renovação da economia e a manutenção da paz.

4 O fim da bipolaridade entre capitalistas e socialistas, transformaram a Europa do campo de batalha teórico e prático, que vão da primeira guerra mundial à multipolaridade, após a dissolução da URSS na década de 90 e o surgimento da Nova Ordem Mundial. 4ª Etapa (2 Aula) 21/07/2015: A partir de leitura de textos e mapas do livro didático será contextualizado a formação do bloco econômico NAFTA O NAFTA (North American Free Trade Agreement ou Tratado Norte-Americano de Livre Comércio) é um bloco econômico formado por Estados Unidos, Canadá e México. Os alunos perceberam o grande poder político dos Estados Unidos nesse bloco, ao analisarem as relações geopolíticas desse estado em grande parte do mundo e que sua posição geográfica favorece o acesso tanto para Europa, quanto para Ásia. Os alunos perceberam essa influência global dos Estados Unidos aqui no Brasil a partir do mercado de consumo roupas, calçados, equipamentos eletrônicos, etc., enquanto o Brasil exporta basicamente matéria prima. 5ª Etapa (2 Aula) 24/07/2015: Os alunos deverão resolver a atividade do livro nas páginas 164 e 165, trata-se de um momento de tirar duvidas e de fixação do conteúdo estuda em sala. Grande parte dos alunos não se mostrou muito interessado em resolver a atividade do livro, parte desse problema foi identificado no diagnóstico da turma: baixo nível de leitura, que acaba desmotiva a leitura da questão e consequentemente a interpretação da questão, sejam elas, apenas texto ou informação em gráficos. Outro problema é que o aluno na busca de facilitar seu percurso copia do colega, desperdiçando a oportunidade de adquirir mais informação e desenvolver seu raciocino lógico, o jeitinho brasileiro.

5 6ª Etapa (2 Aula) 31/07/2015: Conhecer os blocos econômicos: CEI, Apec e Asean. Os alunos perceberam com maior amplidão como os acontecimentos do Pós- Guerra transformaram as relações políticas, econômicas e sociais em todo mundo e que para se ajustar as novas realidades econômicas, novas formas de internações tinham que surgi. A partir da leitura de um gráfico sobre os Tigres Asiáticos, pode-se perceber como foi rápido o processo de transformações de exportados de produtos primários, para exportadores de produtos industrializados, sobre forte influência do Japão. 7ª Etapa (2 Aula) 04/08/2015: Compreender como se deu as articulações geopolíticas que auxiliaram na formação dos blocos na América do Sul (MERCOSUL) e na África. Estabelece uma integração, inicialmente, econômica configurada atualmente em uma união aduaneira, na qual há livre-comércio intrazona e política comercial comum entre seus membros. Esse foi o econômico mais fácil de analisar por se tratar de um bloco no qual os alunos estão inseridos, o conhecimento geográfico, da linguagem, as informações locais, acabam facilitando o entendimento do bloco e acompanhar as mudanças que ocorrem com mais facilidade, apesar da complexibilidade política. Os alunos perceberam o quanto a África é rica naturalmente e culturalmente, além das várias jazidas mineral é também considerado o berço da humanidade, mas que mesmo assim os meios de comunicação criaram uma identidade de pobreza e miséria, isso pode esta ligada ao fator preconceitual de alguns. 8ª Etapa (2 Aula) 11/08/2015: Conclusão dos estudos sobre os blocos: Mercosul, Alca e Blocos da África, e realizar a divisão dos alunos em grupos. Após a conclusão das apresentações dos blocos econômicos do livro, os alunos foram divididos em seis grupos cada um representando um dos continentes (América no Norte, América no Sul, Europa, África, Ásia e Oceania), cada grupo apresentará um cartaz contendo informações sobre os blocos econômicos contidos naquele país.

6 Após a apresentação dos cartazes realizaremos uma disputada entre os territórios utilizando para isso o jogo de tabuleiro WAR. 9ª Etapa (2 Aula) 14/08/2015: Simulação do Jogo WAR para apresentar as regras do jogo para os alunos do 3º B Nesse dia realizamos uma simulação do jogo WAR apresentando as regras do jogo que envolve estratégias geopolíticas do jogo nos combates que envolvem ataques e devesas, na busca de manter seus territórios e conseguir atingir o objetivo no jogo que é distinto para cada grupo. Os alunos se mostraram muito interessado no jogo, ali poderam perceber a importância estratégica de se trabalhar em grupos, para manter territórios e conquistar novos, os ataque e devesas dependem também do arranjo espacial que se comporta outros jogadores. Um ponto interessante do jogo é formato do tabuleiro que simula um mapa mundi, mas com divisões geográficas que favoreçam a jogabilidade. 10ª Etapa (2 Aula) 18/08/2015: Apresentação dos Cartazes sobre os Blocos Econômicos, distribuídos pelos continentes Americanos, Africano, Asiático, Europeu e Oceania, apresentados pelos alunos do 3º B Nesse dia os alunos apresentaram os cartazes descrevendo o comportamento dos blocos econômicos dos continentes que cada um representa no jogo WAR. Os alunos além de falar sobre os blocos econômicos associaram a outros elementos como o social e cultural, dessa forma a compreensão entre os alunos tornam-se mais dinâmicas e complementarem. 11ª Etapa (2 Aula) 20/08/2015: Simulação do Jogo War para apresentar as regras do jogo para os alunos do 3º A Nesse dia realizamos uma simulação do jogo WAR apresentando as regras do jogo que envolve estratégias geopolíticas do jogo nos combates que envolvem ataques e devesas, na busca de manter seus territórios e conseguir atingir o objetivo no jogo que é distinto para cada grupo.

7 Os alunos se mostraram muito interessado no jogo, ali poderam perceber a importância estratégica de se trabalhar em grupos, para manter territórios e conquistar novos, os ataque e devesas dependem também do arranjo espacial que se comporta outros jogadores. Um ponto interessante do jogo é formato do tabuleiro que simula um mapa mundi, mas com divisões geográficas que favoreçam a jogabilidade. 12ª Etapa (2 Aula) 21/08/2015: Correção e Debate sobre os Cartazes Os alunos escutaram e falaram sobre as apresentações dos cartazes, corrigimos alguns equívocos e mostramos caminhos para melhorar a compreensão. Alguns alunos apresentam baixo rendimento escolar, isso é reflexo do baixo nível da escolaridade brasileira, da falta de investimento dos governantes e do descaso dado pela própria sociedade. 13ª Etapa (2 Aula) 25/08/2015: Partida do jogo WAR, com os alunos do 3º B Nessa aula os alunos se mostraram bem participativos, a concentração nas estratégias e objetivos deu a aula um ambiente de disputa espacial, onde, os interesses antagônicos davam o ar geopolítico do jogo. Aulas que fogem do tradicionalismo envolvem os alunos com mais facilidade tornando o processo de ensino-aprendizagem mais eficiente. 14ª Etapa (2 Aula) 25/08/2015: Partida do jogo WAR, com os alunos do 3º B 13ª Etapa (2 Aula) 27/08/2015: Apresentação dos Cartazes sobre os Blocos Econômicos, distribuídos pelos continentes Americanos, Africano, Asiático, Europeu e Oceania, apresentados pelos alunos do 3º A Nos 3º A, os alunos se mostraram mais empenhados em desenvolver as atividades pedidas antes de realizarmos o jogo,

8 Nesse dia os alunos apresentaram os cartazes descrevendo o comportamento dos blocos econômicos dos continentes que cada um representa no jogo WAR. Os alunos além de falar sobre os blocos econômicos associaram a outros elementos como o social e cultural, dessa forma a compreensão entre os alunos tornam-se mais dinâmicas e complementarem. 13ª Etapa (2 Aula) 03/09/2015: Partida do jogo WAR, com os alunos do 3º A Nessa aula os alunos se mostraram bem participativos, a concentração nas estratégias e objetivos deram a aula um ambiente de disputa espacial, onde, os interesses antagônicos dava o ar geopolítico do jogo. Aulas que fogem do tradicionalismo envolvem os alunos com mais facilidade tornando o processo de ensino-aprendizagem mais eficiente. 13ª Etapa (2 Aula) 08/09/2015: Café geográfico com os alunos do 3º B No café geográfico realizamos uma atividade como funciona mais como dinâmica onde um aluno é questionado e pode escolher um amigo de sala para responder uma questão referente aos assuntos estudado em aulas passadas, após a rodada de perguntas e respostas é servido um café aos alunos. O clima de alegria dos alunos contagiam todo a sala, mas sem perder o foco da aula, momentos como esse ajudam os alunos a estudarem e descontraírem um pouco, já que aproxima-se data realização do exame do ENEM e a mente dos adolescentes passam por grandes pressões. AVALIAÇÃO: A forma de avaliação nessa sequência forma realizada de forma continuada, com as participações nas aulas, o desenvolvimento e apresentação de cartazes sobre os blocos econômicos, a participação no jogo WAR e no Café Geográfico.

Aulas 04,05,06 Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência Bolsistas: Dayan Muniz e Marlúcio Neto Escola Estadual Imperial Marinheiro

Aulas 04,05,06 Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência Bolsistas: Dayan Muniz e Marlúcio Neto Escola Estadual Imperial Marinheiro Aulas 04,05,06 Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência Bolsistas: Dayan Muniz e Marlúcio Neto Escola Estadual Imperial Marinheiro Turma 8º ano A Professor (a)/supervisor (a): Inês Pacheco

Leia mais

SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS: 3º ano do ensino médio 2015

SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS: 3º ano do ensino médio 2015 UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA - PIBID - SUBPROJETO: Geografia E. E. E. M. SEVERINO CABRAL SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS: 3º ano do ensino médio 2015 BOLSISTA:

Leia mais

GLOBALIZAÇÃO Profº Gustavo Silva

GLOBALIZAÇÃO Profº Gustavo Silva GLOBALIZAÇÃO Profº Gustavo Silva A Globalização não é um fenômeno novo. É só lembramos das Grande Navegações realizadas por portugueses e espanhóis e veremos que até mesmo a descoberta do Brasil já faz

Leia mais

ÁREA: Ciências Econômicas

ÁREA: Ciências Econômicas ÁREA: Ciências Econômicas COMÉRCIO EXTERIOR DO BRASIL COM A UNIÃO EUROPEIA: análise por fator agregado e principais produtos, no período de 2010 a 2014 ROSA, Tatiana Diair Lourenzi Franco 1 O final do

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS, LETRAS E ARTES

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS, LETRAS E ARTES UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS, LETRAS E ARTES. DEPARTAMENTO DE GEOGRAFIA PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) I. Plano de Aula: Data:

Leia mais

1.(Unicamp 2014) O cartaz abaixo foi usado pela propaganda soviética contra o capitalismo ocidental, durante o período da Guerra Fria.

1.(Unicamp 2014) O cartaz abaixo foi usado pela propaganda soviética contra o capitalismo ocidental, durante o período da Guerra Fria. 1.(Unicamp 2014) O cartaz abaixo foi usado pela propaganda soviética contra o capitalismo ocidental, durante o período da Guerra Fria. O texto diz: Duas infâncias. Na URSS (parte superior) crianças são

Leia mais

1º Trimestre (19/02/2018 até 25/05/2018) CONTEÚDOS ESTRUTURANTES

1º Trimestre (19/02/2018 até 25/05/2018) CONTEÚDOS ESTRUTURANTES Colégio Estadual Tatuquara Ensino Fundamental e Médio Professor: Msc. Ramon de Oliveira Bieco Braga Disciplina: Geografia Curso: Ensino Fundamental Ano Letivo: 2018 Carga Horária: 120 horas Ano: 8 Turmas:

Leia mais

A GLOBALIZAÇÃO. Esse processo se torna mais forte a partir de 1989 com o fim do socialismo na URSS.

A GLOBALIZAÇÃO. Esse processo se torna mais forte a partir de 1989 com o fim do socialismo na URSS. A A A globalização é um fenômeno pelo qual ocorre uma influência estrangeira nos hábitos de consumo, na vida social, econômica, serviços e informações. Esse processo se torna mais forte a partir de 1989

Leia mais

SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS: 3º ano do ensino médio 2015

SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS: 3º ano do ensino médio 2015 UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA - PIBID - SUBPROJETO: Geografia E. E. E. M. SEVERINO CABRAL SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS: 3º ano do ensino médio 2015 BOLSISTA:

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS, LETRAS E ARTES

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS, LETRAS E ARTES UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS, LETRAS E ARTES. DEPARTAMENTO DE GEOGRAFIA PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) PLANO DE AULA I. I. Plano

Leia mais

ORGANIZAÇÕES SUPRANACIONAIS PROFESSOR LUIZ FERNANDO L SILVA

ORGANIZAÇÕES SUPRANACIONAIS PROFESSOR LUIZ FERNANDO L SILVA ORGANIZAÇÕES SUPRANACIONAIS PROFESSOR LUIZ FERNANDO L SILVA BLOCOS ECONÔMICOS NO CONTEXTO ATUAL Pós Guerra Fria Dispersão de multinacionais pelo mundo Intercâmbio mundial de mercadorias e serviços Influência

Leia mais

CONSTRUÇÃO/DESCONSTRUÇÃO: REELABORANDO NOÇÕES CARTOGRÁFICAS NO ENSINO DE GEOGRAFIA NO NÍVEL MÉDIO.

CONSTRUÇÃO/DESCONSTRUÇÃO: REELABORANDO NOÇÕES CARTOGRÁFICAS NO ENSINO DE GEOGRAFIA NO NÍVEL MÉDIO. CONSTRUÇÃO/DESCONSTRUÇÃO: REELABORANDO NOÇÕES CARTOGRÁFICAS NO ENSINO DE GEOGRAFIA NO NÍVEL MÉDIO. Vanessa Da Silva Freitas-ID 1 Giusepp Cassimiro Da Silva². Josandra Araújo Barreto de Melo³. Fernando

Leia mais

Módulo 11 Setor 171. Blocos econômicos I Prof. Lucas Guide 3º ano EM

Módulo 11 Setor 171. Blocos econômicos I Prof. Lucas Guide 3º ano EM Módulo 11 Setor 171 Blocos econômicos I Prof. Lucas Guide 3º ano EM O que são Blocos Econômicos? Os blocos econômicos são grupos de países que se unem com interesses mútuos e com objetivo de garantir o

Leia mais

PLANEJAMENTO BIMESTRAL QUARTO BIMESTRE 2012 (01/10 a 20/12)

PLANEJAMENTO BIMESTRAL QUARTO BIMESTRE 2012 (01/10 a 20/12) PLANEJAMENTO BIMESTRAL QUARTO BIMESTRE 2012 (01/10 a 20/12) PROFESSORA: Bianca de Souza 8ª SÉRIE - TURMAS: 81 e 82 ÁREA DE CONHECIMENTO: Geografia SEQUÊNCIA DIDÁTICA: Estudo dos continentes (Europa, Ásia,

Leia mais

MUNDO A PRODUÇÃO DO ESPAÇO GLOBAL ( NO MATERIAL PÁGINAS 51 A 55

MUNDO A PRODUÇÃO DO ESPAÇO GLOBAL ( NO MATERIAL PÁGINAS 51 A 55 MUNDO A PRODUÇÃO DO ESPAÇO GLOBAL ( NO MATERIAL PÁGINAS 51 A 55 Pós-Segunda Guerra Mundial A regionalização do mundo em países capitalistas e socialistas Critério: organização econômica, social e política

Leia mais

Para quê classificar?

Para quê classificar? Para quê classificar? Em Geografia, a classificação que utilizamos é a regionalização, ou seja, a classificação dos países de acordo com alguma característica em comum. Regionalizamos para estudar os lugares

Leia mais

COLÉGIO XIX DE MARÇO excelência em educação

COLÉGIO XIX DE MARÇO excelência em educação COLÉGIO XIX DE MARÇO excelência em educação 1ª PROVA DE RECUPERAÇÃO DE GEOGRAFIA Aluno: Nº Série: 8º Turma: Data: Nota: Professora: Edvaldo Valor da Prova: 50 pontos Assinatura do responsável: Orientações

Leia mais

PLANO DE ENSINO 2º TRIMESTRE

PLANO DE ENSINO 2º TRIMESTRE Componente Geografia Professor: Talita, Renata, Gilberto E Caio. Curricular: Segmento: Anos Finais Ano/Série: 8º Ano Apresentação da disciplina A disciplina de geografia para o 8º ano contempla o estudo

Leia mais

RESPOSTAS DAS SUGESTÕES DE AVALIAÇÃO GEOGRAFIA 9 o ANO

RESPOSTAS DAS SUGESTÕES DE AVALIAÇÃO GEOGRAFIA 9 o ANO RESPOSTAS DAS SUGESTÕES DE AVALIAÇÃO GEOGRAFIA 9 o ANO 1. 2. 3. 4. Unidade 2 a) A globalização pode ser entendida como o conjunto de transformações recentes na economia do planeta. (V) b) O processo de

Leia mais

Para quê classificar?

Para quê classificar? Para quê classificar? Em geografia, a classificação que utilizamos é a regionalização, ou seja, a classificação dos países de acordo com alguma característica em comum. Regionalizamos para estudar em os

Leia mais

OFICINA DE PRODUÇÃO DE MAPAS NO ENSINO DE GEOGRAFIA

OFICINA DE PRODUÇÃO DE MAPAS NO ENSINO DE GEOGRAFIA OFICINA DE PRODUÇÃO DE MAPAS NO ENSINO DE GEOGRAFIA Dioclécio dos Santos Araújo (1); Andrey Thalisson Cavalcante Ribeiro (1); Maria do Socorro dos Santos Lima (2); Cléoma Maria Toscano Henriques (3) Universidade

Leia mais

ESCOLA NOVA PEDAGOGIA. ALUNO: TURMA POFESSORA: ADRIANA SOARES TAREFÃO AM1

ESCOLA NOVA PEDAGOGIA. ALUNO: TURMA POFESSORA: ADRIANA SOARES TAREFÃO AM1 ESCOLA NOVA PEDAGOGIA. ALUNO: TURMA POFESSORA: ADRIANA SOARES C O N C E I T O AC (Atividade Complementa r) TAREFÃO AM1 QUESTÃO 1- Uma das principais relações entre o ser humano e a superfície terrestre

Leia mais

IBES. Disciplina: Geopolítica Professora: Fernanda Tapioca Ministrada dia INTEGRAÇÃO ECONOMICA

IBES. Disciplina: Geopolítica Professora: Fernanda Tapioca Ministrada dia INTEGRAÇÃO ECONOMICA IBES Disciplina: Geopolítica Professora: Fernanda Tapioca Ministrada dia 08.04.14 INTEGRAÇÃO ECONOMICA Sumário: 1. Conceito/ Significado 2. Espécies: nacional, internacional e mundial 3. Integração econômica

Leia mais

Geo. Geo. Monitor: Marcus Oliveira

Geo. Geo. Monitor: Marcus Oliveira Geo. Professor: Claudio Hansen Monitor: Marcus Oliveira Território e Região RESUMO Território e Conceitos Território é um espaço que possui seus limites delimitados por e a partir de relações de poder

Leia mais

UNIVERSIDADE LUSÍADA DE LISBOA. Programa da Unidade Curricular ECONOMIA MUNDIAL E COMÉRCIO EXTERNO Ano Lectivo 2013/2014

UNIVERSIDADE LUSÍADA DE LISBOA. Programa da Unidade Curricular ECONOMIA MUNDIAL E COMÉRCIO EXTERNO Ano Lectivo 2013/2014 Programa da Unidade Curricular ECONOMIA MUNDIAL E COMÉRCIO EXTERNO Ano Lectivo 2013/2014 1. Unidade Orgânica Ciências Humanas e Sociais (1º Ciclo) 2. Curso Políticas de Segurança 3. Ciclo de Estudos 1º

Leia mais

No caso específico da disciplina de Geografia C, do 12ºano de escolaridade, a avaliação incidirá ainda ao nível de desempenho nas seguintes áreas:

No caso específico da disciplina de Geografia C, do 12ºano de escolaridade, a avaliação incidirá ainda ao nível de desempenho nas seguintes áreas: CRITÉRIOS ESPECÍFICOS DE AVALIAÇÃO (Aprovados em Conselho Pedagógico de 25 de outubro de 2016) No caso específico da disciplina de Geografia C, do 12ºano de escolaridade, a avaliação incidirá ainda ao

Leia mais

DIAGNÓSTICO DA TURMA 3º ANO B ESCOLA: SEVERINO CABRAL DO ENSINO MÉDIO. João Rodrigues Braga

DIAGNÓSTICO DA TURMA 3º ANO B ESCOLA: SEVERINO CABRAL DO ENSINO MÉDIO. João Rodrigues Braga DIAGNÓSTICO DA TURMA 3º ANO B DO ENSINO MÉDIO ESCOLA: SEVERINO CABRAL João Rodrigues Braga 01. QUAL A SUA OPINIÃO A RESPEITO DA DISCIPLINA DE GEOGRAFIA? Todos os alunos gostam da disciplina Geografia embora

Leia mais

A CONCEPÇÃO DOS MAPAS MENTAIS NO ENSINO DE GEOGRAFIA, O CONHECIMENTO DO LUGAR ATRAVÉS DA VIVÊNCIA DO ALUNO

A CONCEPÇÃO DOS MAPAS MENTAIS NO ENSINO DE GEOGRAFIA, O CONHECIMENTO DO LUGAR ATRAVÉS DA VIVÊNCIA DO ALUNO A CONCEPÇÃO DOS MAPAS MENTAIS NO ENSINO DE GEOGRAFIA, O CONHECIMENTO DO LUGAR ATRAVÉS DA VIVÊNCIA DO ALUNO Autor (1): Tatiana Oliveira Ramos; Co autor (1): Giusepp Cassimiro da Silva; Orientadora (2) Josandra

Leia mais

GLOBALIZAÇÃO E BLOCOS ECONÔMICOS

GLOBALIZAÇÃO E BLOCOS ECONÔMICOS GLOBALIZAÇÃO E BLOCOS ECONÔMICOS O mundo sofreu importantes transformações durante o século XX. O pós-segunda Guerra foi marcado pela bipolarização mundial. A crise do socialismo, a partir de 1980, mudou

Leia mais

A LINGUAGEM CARTOGRÁFICA NO ENSINO MÉDIO: intervenção do PIBID Geografia UEPB, na escola Severino Cabral Campina Grande PB.

A LINGUAGEM CARTOGRÁFICA NO ENSINO MÉDIO: intervenção do PIBID Geografia UEPB, na escola Severino Cabral Campina Grande PB. A LINGUAGEM CARTOGRÁFICA NO ENSINO MÉDIO: intervenção do PIBID Geografia UEPB, na escola Severino Cabral Campina Grande PB. João Rodrigues Braga da Silva Universidade Estadual da Paraíba UEPB joaobragacg@gmail.com

Leia mais

A FORMAÇÃO DOS BLOCOS ECONÔMICOS

A FORMAÇÃO DOS BLOCOS ECONÔMICOS A FORMAÇÃO DOS BLOCOS ECONÔMICOS PROF. DE GEOGRAFIA: BIANCA 1º TRIM - GEOGRAFIA 2016 INTRODUÇÃO Para a formação dos blocos econômicos, os países firmam acordos comerciais, estabelecendo medidas que visam

Leia mais

PLANIFICAÇÃO A MÉDIO / LONGO PRAZO Geografia C 12.º Ano /2016

PLANIFICAÇÃO A MÉDIO / LONGO PRAZO Geografia C 12.º Ano /2016 Geografia C 2.º Ano - 205/206 205/206 - º Período DISCIPLINA: Geografia C ANO: 2º Total de Previstas : 39 Mês Unidades Temáticas Conteúdos Competências / Objectivos Nº Estratégias Avaliação Set Out. Nov.

Leia mais

PLANEJAMENTO ANUAL / TRIMESTRAL 2013 Conteúdos Habilidades Avaliação

PLANEJAMENTO ANUAL / TRIMESTRAL 2013 Conteúdos Habilidades Avaliação COLÉGIO LA SALLE BRASÍLIA Disciplina: Geografia Trimestre: 1º PLANEJAMENTO ANUAL / TRIMESTRAL 2013 1. Mundo contemporâneo: economia e geopolítica: - Processo de desenvolvimento do capitalismo - Geopolítica

Leia mais

Apontamentos das obras LeYa em relação ao Currículo de Referência da Rede Estadual de Educação de GOIÁS. Geografia Leituras e Interação

Apontamentos das obras LeYa em relação ao Currículo de Referência da Rede Estadual de Educação de GOIÁS. Geografia Leituras e Interação Apontamentos das obras LeYa em relação ao Currículo de Referência da Rede Estadual de Educação de GOIÁS Geografia Leituras e Interação 2 Caro professor, Este guia foi desenvolvido para ser uma ferramenta

Leia mais

PROFESSOR: ANDERSON JOSÉ SOARES. Antes de iniciar a lista de exercícios leia atentamente as seguintes orientações:

PROFESSOR: ANDERSON JOSÉ SOARES. Antes de iniciar a lista de exercícios leia atentamente as seguintes orientações: GOIÂNIA, 06 / 05/ 2016 PROFESSOR: ANDERSON JOSÉ SOARES DISCIPLINA: GEOGRAFIA SÉRIE:9º ALUNO(a): No Anhanguera você é + Enem Antes de iniciar a lista de exercícios leia atentamente as seguintes orientações:

Leia mais

UNIVERSIDADE LUSÍADA DE LISBOA. Programa da Unidade Curricular OPÇÃO II - DIREITO INTERNACIONAL ECONÓMICO Ano Lectivo 2011/2012

UNIVERSIDADE LUSÍADA DE LISBOA. Programa da Unidade Curricular OPÇÃO II - DIREITO INTERNACIONAL ECONÓMICO Ano Lectivo 2011/2012 Programa da Unidade Curricular OPÇÃO II - DIREITO INTERNACIONAL ECONÓMICO Ano Lectivo 2011/2012 1. Unidade Orgânica Direito (1º Ciclo) 2. Curso Direito 3. Ciclo de Estudos 1º 4. Unidade Curricular OPÇÃO

Leia mais

Ensino Técnico Integrado ao Médio

Ensino Técnico Integrado ao Médio Ensino Técnico Integrado ao Médio FORMAÇÃO GERAL Ensino Médio Etec Plano de Curso nº 187 aprovado pela portaria Cetec nº 107 de 18 / 10 /2011 Etec: Tiquatira Código: 208 Município: São Paulo Eixo Tecnológico:

Leia mais

Atualidades. Os anos 2000, a Globalização Informacional e Instantânea. Professor Thomás Teixeira.

Atualidades. Os anos 2000, a Globalização Informacional e Instantânea. Professor Thomás Teixeira. Atualidades Os anos 2000, a Globalização Informacional e Instantânea Professor Thomás Teixeira www.acasadoconcurseiro.com.br Atualidades OS ANOS 2000, A GLOBALIZAÇÃO INFORMACIONAL E INSTANTÂNEA A nova

Leia mais

Subprojeto: Geografia

Subprojeto: Geografia A PRODUÇÃO DE MAQUETES ENQUANTO MATERIAIS DIDÁTICOS NO ENSINO DE GEOGRAFIA: PRÁTICA DESENVOLVIDA EM TURMAS DO ENSINO MÉDIO DA ESCOLA POLIVALENTE, CAMPINA GRANDE, PB Nathália Rocha Morais; Daniela Santana

Leia mais

Sumário. Os lugares, as paisagens e o espaço geográfico. Localização dos espaços na superfície terrestre

Sumário. Os lugares, as paisagens e o espaço geográfico. Localização dos espaços na superfície terrestre Geografia Sumários Sumário 1 Os lugares, as paisagens e o espaço geográfico 10 16 22 24 32 33 34 2 Localização dos espaços na superfície terrestre 4 A importância da localização para a Geografia 5 Como

Leia mais

Ano: 8º Turma: 8.1 e 8.2

Ano: 8º Turma: 8.1 e 8.2 COLÉGIO NOSSA SENHORA DA PIEDADE Programa de Recuperação Paralela 2ª Etapa 2014 Disciplina: Geografia Professor (a): Fernando Parente Ano: 8º Turma: 8.1 e 8.2 Caro aluno, você está recebendo o conteúdo

Leia mais

Programação anual. 6.ºa n o

Programação anual. 6.ºa n o Programação anual 6.ºa n o 1. A melhor forma de entender o mundo 2. O planeta Terra no Universo 3. Cartografia: localizar e orientar 4. Cartografia e as diversas formas de representar o espaço 5. Atmosfera

Leia mais

ATIVIDADES ONLINE 9º ANO 3

ATIVIDADES ONLINE 9º ANO 3 ATIVIDADES ONLINE 9º ANO 3 1) Considerando todo o histórico da União Europeia, Em que ano houve a maior ampliação do bloco, com a entrada de 10 novos membros? a) 2001 b) 2006 c) 2004 d) 2007 2) Folha de

Leia mais

Revisão para Prova Dissertativa P-4. 3 Bimestre. Prof.Ms: Heleno Ferreira dos Santos. Instituto Santa Úrsula Ribeirão Preto

Revisão para Prova Dissertativa P-4. 3 Bimestre. Prof.Ms: Heleno Ferreira dos Santos. Instituto Santa Úrsula Ribeirão Preto Revisão para Prova Dissertativa P-4. 3 Bimestre Prof.Ms: Heleno Ferreira dos Santos Instituto Santa Úrsula Ribeirão Preto 2016 Percurso-15. Página 134. Estado Unidos: População e megalópoles 1. A distribuição

Leia mais

Recursos para Estudo / Atividades

Recursos para Estudo / Atividades COLÉGIO NOSSA SENHORA DA PIEDADE Programa de Recuperação Paralela 1ª Etapa 2014 Disciplina: Geografia Série: 3ª Professor: Carlos Alexandre Turma: FG Caro aluno, você está recebendo o conteúdo de recuperação.

Leia mais

Instituição: Colégio Mauá Professor: Marcelo Tatsch Disciplina: Geografia

Instituição: Colégio Mauá Professor: Marcelo Tatsch Disciplina: Geografia Otawa - Canadá Washington D.C Cidade do México - México Instituição: Colégio Mauá Professor: Marcelo Tatsch Disciplina: Geografia ESTADOS UNIDOS DA AMÉRICA URBANIZAÇÃO E POPULAÇÃO - formação das metrópoles

Leia mais

COLÉGIO SANTA TERESINHA R. Madre Beatriz 135 centro Tel. (33)

COLÉGIO SANTA TERESINHA R. Madre Beatriz 135 centro Tel. (33) PROFESSOR (A): Fábio de Souza Marçal TURMA: 6 Ano Ensino Fundamental II 1 - A cartografia e a representação do espaço. 2 - A dinâmica da atmosfera e as paisagens naturais da terra. Utilizar de modo simples

Leia mais

CARTOGRAFIA E ENSINO: PERSPECTIVAS DA REALIDADE

CARTOGRAFIA E ENSINO: PERSPECTIVAS DA REALIDADE CARTOGRAFIA E ENSINO: PERSPECTIVAS DA REALIDADE Edmar Martins de Oliveira 1, Cleidson Reginaldo Ferreira Ribeiro 2, Renata de Melo Paulino 3, Divino Ordones 4. 1 Graduando no Curso de Licenciatura Plena

Leia mais

Plano de Recuperação Semestral EF2

Plano de Recuperação Semestral EF2 Série/Ano: 8º Ano Geografia Objetivo: Proporcionar ao aluno a oportunidade de rever os conteúdos trabalhados durante o semestre nos quais apresentou dificuldade e que servirão como pré-requisitos para

Leia mais

PLANEJAMENTO ANUAL / TRIMESTRAL 2014 Conteúdos Habilidades Avaliação

PLANEJAMENTO ANUAL / TRIMESTRAL 2014 Conteúdos Habilidades Avaliação Disciplina: Geografia Trimestre: 1º PLANEJAMENTO ANUAL / TRIMESTRAL 2014 1. Mundo contemporâneo: economia e geopolítica: - Processo de desenvolvimento do capitalismo - Geopolítica e economia do pós-segunda

Leia mais

O MEIO LÚDICO COMO ESTRATÉGIA EM SALA DE AULA: JOGO EDUCATIVO SOBRE FONTES DE ENERGIA NO COTIDIANO

O MEIO LÚDICO COMO ESTRATÉGIA EM SALA DE AULA: JOGO EDUCATIVO SOBRE FONTES DE ENERGIA NO COTIDIANO O MEIO LÚDICO COMO ESTRATÉGIA EM SALA DE AULA: JOGO EDUCATIVO SOBRE FONTES DE ENERGIA NO COTIDIANO Maria Paula de Morais Silva maria.paula.demorais@gmail.com Valter Costa de Vasconcelos valteruepb@hotmail.com

Leia mais

A ORDEM GEOPOLÍTICA BIPOLAR E.U.A:

A ORDEM GEOPOLÍTICA BIPOLAR E.U.A: A ORDEM GEOPOLÍTICA BIPOLAR E.U.A: Capitalismo U.R.S.S: Socialismo Antecedentes Panorama geopolítico (2ª Guerra Mundial); Choque entre as potências europeias (Inglaterra, França, Alemanha); Formação de

Leia mais

A GEOPOLÍTICA NA SALA DE AULA: REFLETINDO SOBRE AS CONTRIBUIÇÕES DO PIBID PARA A FORMAÇÃO DOCENTE

A GEOPOLÍTICA NA SALA DE AULA: REFLETINDO SOBRE AS CONTRIBUIÇÕES DO PIBID PARA A FORMAÇÃO DOCENTE A GEOPOLÍTICA NA SALA DE AULA: REFLETINDO SOBRE AS CONTRIBUIÇÕES DO PIBID PARA A FORMAÇÃO DOCENTE Gislayne Aparecida Barbosa Miranda PIBID/UEPB (Bolsista do PIBID de Geografia) gislayne2012.1@hotmail.com

Leia mais

PLANO DE ENSINO 2º TRIMESTRE

PLANO DE ENSINO 2º TRIMESTRE Componente Geografia Professor: Talita, Renata, Gilberto, Paulo e Caio. Curricular: Segmento: Anos Finais Ano/Série : 9º Ano Apresentação da disciplina O conteúdo do segundo trimestre do ano letivo ambiciona

Leia mais

A Globalização e a Nova Ordem Mundial. A Geografia Levada a Sério

A Globalização e a Nova Ordem Mundial.   A Geografia Levada a Sério A Quais são as modificações ocorridas no cenário mundial com a Nova Ordem imposta no final do século XX? Será uma Nova Ordem ou desordem? Características da nova ordem mundial As alianças entre nações

Leia mais

GEOGRAFIA ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO

GEOGRAFIA ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO GEOGRAFIA ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO ENSINO FUNDAMENTAL ANO: 8º TURMAS:A/B/C/D/E ETAPA: 1ª ANO: 2017 PROFESSOR(A): JUAREZ TORRES DE OLIVEIRA ALUNO(A): Nº: I INTRODUÇÃO Este roteiro tem como objetivo orientá-lo

Leia mais

Considerando que o pôr do Sol se dá ao Oeste, responda as seguintes questões:

Considerando que o pôr do Sol se dá ao Oeste, responda as seguintes questões: ATIVIDADE INDICADOR 34 UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS, LETRAS E ARTES. DEPARTAMENTO DE GEOGRAFIA PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID)

Leia mais

Geopolítica. Profa Rachel

Geopolítica. Profa Rachel Geopolítica Profa Rachel Dividem povos Separam nações Distanciam culturas Essas barreiras imaginárias já foram cenário de batalhas sangrentas, em que pessoas se confrontavam com um único objetivo de ampliar

Leia mais

GUIA DE AULAS - GEOGRAFIA SITE: EDUCADORES.GEEKIELAB.COM.BR

GUIA DE AULAS - GEOGRAFIA SITE: EDUCADORES.GEEKIELAB.COM.BR GUIA DE AULAS - GEOGRAFIA SITE: EDUCADORES.GEEKIELAB.COM.BR Olá, Professor! Assim como você, a Geekie também quer ajudar os alunos a atingir todo seu potencial e a realizar seus sonhos. Por isso, oferecemos

Leia mais

Pensando por este lado, o trabalho tem objetivo principal de contribuir na formação desses alunos de uma forma que chame mais a atenção e lhe traga

Pensando por este lado, o trabalho tem objetivo principal de contribuir na formação desses alunos de uma forma que chame mais a atenção e lhe traga O USO DE APLICATIVOS COMO RECURSO PEDAGÓGICO PARA ENSINO DE GEOGRAFIA Alex Lourenço dos Santos Odelfa Rosa Universidade Federal de Goiás/Regional Catalão alexlourenco1@hotmail.com rosaodelfa@gmail.com

Leia mais

PLANO DE ENSINO DE GEOGRAFIA /2014

PLANO DE ENSINO DE GEOGRAFIA /2014 UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO CENTRO DE ENSINO E PESQUISA APLICADA À EDUCAÇÃO ÁREA DE CIÊNCIAS HUMANAS E FILOSOFIA SUBÁREA DE GEOGRAFIA PLANO DE ENSINO DE GEOGRAFIA /2014 Ensino

Leia mais

Organização Politica e Econômica Global

Organização Politica e Econômica Global Organização Politica e Econômica Global Ordem da Revolução Industrial Geopolítica Multipolaridade Europa e ampliação para outros continentes Relações internacionais ampliação capitalismo imperialismo Política

Leia mais

GOVERNO DO ESTADO DO PIAUÍ MEMORIAL DE ATIVIDADES

GOVERNO DO ESTADO DO PIAUÍ MEMORIAL DE ATIVIDADES MEMORIAL DE ATIVIDADES 2015.2 I SUB-PROJETO: GEOGRAFIA/CAMPUS POETA TORQUATO NETO II TIPO DA BOLSA: ( ) Supervisão ( X ) Iniciação à Docência III QUALIFICAÇÃO Nome: Adriana Silva dos Santos Data de Nascimento:

Leia mais

O que você deve saber sobre GLOBALIZAÇÃO E BLOCOS ECONÔMICOS

O que você deve saber sobre GLOBALIZAÇÃO E BLOCOS ECONÔMICOS O que você deve saber sobre GLOBALIZAÇÃO E BLOCOS ECONÔMICOS O mundo sofreu importantes transformações durante o século XX. O pós-segunda Guerra foi marcado pela bipolarização mundial. A crise do socialismo,

Leia mais

BANDEIRA, Ana Maria Canuto- UEPB MELO, Josandra Araújo Barreto de - UEPB Subprojeto: Geografia

BANDEIRA, Ana Maria Canuto- UEPB MELO, Josandra Araújo Barreto de - UEPB Subprojeto: Geografia O SIGNIFICADO DA FORMAÇÃO CONTINUADA PARA O PROCESSO ENSINO- APRENDIZAGEM EM GEOGRAFIA: A EXPERIÊNCIA VIVENCIADA ATRAVÉS DO PIBID NA ESCOLA POLIVALENTE, CAMPINA GRANDE, PB BANDEIRA, Ana Maria Canuto- UEPB

Leia mais

O que é uma Ordem Geopolítica?

O que é uma Ordem Geopolítica? O que é uma Ordem Geopolítica? Potência Mundial: país com capacidade de intervir no espaço mundial devido à força política, econômica, militar e tecnológica Equilíbrio temporário das relações políticas,

Leia mais

DIRETRIZES CURRICULARES do estado do PNLD

DIRETRIZES CURRICULARES do estado do PNLD DIRETRIZES CURRICULARES do estado do PNLD GEOGRAFIA: PARANÁ LEITURAS E INTERAÇÃO 2018 OBRAS APROVADAS MATERIAL DE DIVULGAÇÃO ESCALA E LEYA EDUCAÇÃO O conteúdo deste fascículo foi desenvolvido pela Escala

Leia mais

BLOCOS ECONÔMICOS União Europeia(E.U.), MERCOSUL, NAFTA e ALCA. GeoDANIEL Colégio Salesiano São José

BLOCOS ECONÔMICOS União Europeia(E.U.), MERCOSUL, NAFTA e ALCA. GeoDANIEL Colégio Salesiano São José BLOCOS ECONÔMICOS União Europeia(E.U.), MERCOSUL, NAFTA e ALCA GeoDANIEL Colégio Salesiano São José Índice 1.O que são blocos econômicos 2. União Europeia 3. MERCOSUL 4. NAFTA 5. O caso do México 6. ALCA

Leia mais

O PIBID-FÍSICA NA VISÃO DOS ALUNOS DA ESCOLA DE EDUCAÇÃO BÁSICA PAULO ZIMMERMANN

O PIBID-FÍSICA NA VISÃO DOS ALUNOS DA ESCOLA DE EDUCAÇÃO BÁSICA PAULO ZIMMERMANN O PIBID-FÍSICA NA VISÃO DOS ALUNOS DA ESCOLA DE EDUCAÇÃO BÁSICA PAULO ZIMMERMANN Larissa Esser 1, Bruna Tholl 2, Rodrigo José Rosa 3, Iraci Symczacka 4, Otávio Bocheco 5 RESUMO Diante das dificuldades

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL GOIANO - CAMPUS TRINDADE

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL GOIANO - CAMPUS TRINDADE 1. Identificação Instituição Docente Curso Unidade Curricular Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano - Campus Trindade Alex Tristão de Santana Técnico Integrado em Informática para

Leia mais

Durante. Utilize os conteúdos multimídia para ilustrar a matéria de outras formas.

Durante. Utilize os conteúdos multimídia para ilustrar a matéria de outras formas. Olá, Professor! Assim como você, a Geekie também tem a missão de ajudar os alunos a atingir todo seu potencial e a realizar seus sonhos. Para isso, oferecemos recomendações personalizadas de estudo, para

Leia mais

GEOGRAFIA - 2 o ANO MÓDULO 49 NAFTA, ALCA E CAFTA- DR

GEOGRAFIA - 2 o ANO MÓDULO 49 NAFTA, ALCA E CAFTA- DR GEOGRAFIA - 2 o ANO MÓDULO 49 NAFTA, ALCA E CAFTA- DR Como pode cair no enem (UERJ) O comércio externo constitui um dos aspectos mais importantes da economia nacional em tempos de globalização. Observe,

Leia mais

PROFESSOR: ADRIANO RAMALHO DISCIPLINA: GEOGRAFIA CONTEÚDO: FASES DO CAPITALISMO TEMA GERADOR: ARTE NA ESCOLA

PROFESSOR: ADRIANO RAMALHO DISCIPLINA: GEOGRAFIA CONTEÚDO: FASES DO CAPITALISMO TEMA GERADOR: ARTE NA ESCOLA PROFESSOR: ADRIANO RAMALHO DISCIPLINA: GEOGRAFIA CONTEÚDO: FASES DO CAPITALISMO TEMA GERADOR: ARTE NA ESCOLA CAPITALISMO Substituiu a propriedade feudal, Trabalho assalariado, que substituiu o trabalho

Leia mais

São associações de países que estabelecem relações econômicas privilegiadas entre si.

São associações de países que estabelecem relações econômicas privilegiadas entre si. Blocos econômicos São associações de países que estabelecem relações econômicas privilegiadas entre si. Classificação: Zona de livre comércio; União Aduaneira; Mercado Comum; União Econômica e Monetária.

Leia mais

Geografia - 6º AO 9º ANO

Geografia - 6º AO 9º ANO 5ª Série / 6º Ano Eixos norteadores Temas Conteúdo Habilidades Competências A Geografia como uma - Definição de Geografia - Noções de tempo e -Compreender processos - Identificar diferentes formas de representação

Leia mais

Europa. 2º Bimestre 2018 Geografia/João Victor CONTEÚDO DO BIMESTRE CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO TÓPICOS DO CONTEÚDO CONTEÚDO DO BIMESTRE.

Europa. 2º Bimestre 2018 Geografia/João Victor CONTEÚDO DO BIMESTRE CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO TÓPICOS DO CONTEÚDO CONTEÚDO DO BIMESTRE. CONTEÚDO DO BIMESTRE Quadro Físico Localização e Regionalização Europa População União Europeia CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO Prova 5 pontos Conteúdo do bimestre. Avaliação Parcial 2 pontos Conteúdo: Europa.

Leia mais

Regionalização dos Aspectos Econômicos do estado do Rio Grande do Norte.

Regionalização dos Aspectos Econômicos do estado do Rio Grande do Norte. UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE. ESCOLA ESTADUAL DESEMBARGADOR FLORIANO CAVALCANTI. PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA. DEPARTAMENTO DE GEOGRAFIA. Bolsistas: Roberto Junior

Leia mais

COLÉGIO SANTA TERESINHA R. Madre Beatriz 135 centro Tel. (33)

COLÉGIO SANTA TERESINHA R. Madre Beatriz 135 centro Tel. (33) TURMA: 6 Ano Ensino Fundamental II 1 S QUE SERÃO TRABALHADOS DURANTE A ETAPA: 1 - A CARTOGRAFIA E A REPRESENTAÇÃO DO ESPAÇO. 2 - A DINÂMICA DA ATMOSFERA E AS PAISAGENS NATURAIS DA TERRA. Utilizar de modo

Leia mais

EUROPA. o velho continente. Professora: Rilvania Flôr.

EUROPA. o velho continente. Professora: Rilvania Flôr. EUROPA o velho continente. Professora: Rilvania Flôr. http://noticias.universia.com.br/carreira/noticia/2015/04/30/1124394/profissionais-iberoamericanos-preferem-trabalhareuropa-aponta-pesquisa.html Ocupação

Leia mais

Ensino Técnico Integrado ao Médio

Ensino Técnico Integrado ao Médio Ensino Técnico Integrado ao Médio FORMAÇÃO GERAL Ensino Médio Plano de Trabalho Docente - 2018 PLANO DE CURSO Nº, APROVADO PELA PORTARIA CETEC - 747, DE 10-9-2015, PUBLICADA NO DIÁRIO OFICIAL DE 11-9-2015

Leia mais

Ano: 8º Turma: 8.1 e 8.2

Ano: 8º Turma: 8.1 e 8.2 COLÉGIO NOSSA SENHORA DA PIEDADE Programa de Recuperação Paralela 1ª Etapa 2014 Disciplina: Geografia Professor (a): Fernando Parente Ano: 8º Turma: 8.1 e 8.2 Caro aluno, você está recebendo o conteúdo

Leia mais

O que é uma Ordem Geopolítica?

O que é uma Ordem Geopolítica? Regionalizações do Espaço Mundial O que é uma Ordem Geopolítica? Potência Mundial: país com capacidade de intervir no espaço mundial devido à força política, econômica, militar e tecnológica Equilíbrio

Leia mais

ESTUDO DIRIGIDO. Questão 2 Quais os agentes responsáveis pelo processo de globalização?

ESTUDO DIRIGIDO. Questão 2 Quais os agentes responsáveis pelo processo de globalização? MODALIDADE: EJA Ensino Médio PERÍODO 3º Período Disciplina: Geografia Gabarito do estudo dirigido Professor (a): Kátia Silene Data: 17/11/2015 Nome do Aluno: Questão 1 O que é globalização? ESTUDO DIRIGIDO

Leia mais

A IMPLANTAÇÃO DO LÚDICO AO ENSINO DA TABELA PERIÓDICA (TP)

A IMPLANTAÇÃO DO LÚDICO AO ENSINO DA TABELA PERIÓDICA (TP) A IMPLANTAÇÃO DO LÚDICO AO ENSINO DA TABELA PERIÓDICA (TP) ALMEIDA, Cristine Nachari Moura 1 - UEPB Subprojeto: Química Resumo Este trabalho tem como objetivo apresentar, detalhar e discutir o projeto

Leia mais

Plano de Recuperação Semestral EF2

Plano de Recuperação Semestral EF2 Série/Ano: 9º ANO Geografia Objetivo: Proporcionar ao aluno a oportunidade de rever os conteúdos trabalhados durante o semestre nos quais apresentou dificuldade e que servirão como pré-requisitos para

Leia mais

DPH1226 JOGOS NA SALA DE AULA: MANCALA E SUPER TRUNFO NO ENSINO DE HISTORIA

DPH1226 JOGOS NA SALA DE AULA: MANCALA E SUPER TRUNFO NO ENSINO DE HISTORIA III Congresso Internacional de Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento 20 a 22 de outubro de 2014 CIÊNCIA E TECNOLOGIA PARA O DESENVOLVIMENTO SOCIAL DPH1226 JOGOS NA SALA DE AULA: MANCALA E SUPER TRUNFO

Leia mais

IDH e Globalização. Uma longa viagem começa com um único passo (Lao Tsé).

IDH e Globalização. Uma longa viagem começa com um único passo (Lao Tsé). IDH e Globalização. Uma longa viagem começa com um único passo (Lao Tsé). O termo está vinculado à situação econômica e social das nações ricas ; Para atingir este estado, um país precisa de: 1. Controle

Leia mais

Ensino Técnico Integrado ao Médio ETIM. Formação Geral. Plano de Trabalho Docente

Ensino Técnico Integrado ao Médio ETIM. Formação Geral. Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico Integrado ao Médio ETIM Formação Geral Plano de Trabalho Docente - 205 ETEC Monsenhor Antônio Magliano Código: 088 Município: Garça SP Área de conhecimento: Ciências Humanas e suas Tecnologias

Leia mais

Emergência de novos centros de poder

Emergência de novos centros de poder Emergência de novos centros de poder 1) Novo mapa político Até finais da década de 80, a situação internacional de relativa paz e segurança mantém-se inalterada: As duas superpotências continuaram a exercer

Leia mais

Informação Prova de Equivalência à Frequência

Informação Prova de Equivalência à Frequência Informação Prova de Equivalência à Frequência 319 - Geografia C 2019 12.º Ano de Escolaridade Decreto-Lei n.º 139/2012, de 5 de julho, na redação atual. Regulamento de Exames. O presente documento divulga

Leia mais

ÁREA: CIÊNCIAS ECONÔMICAS EVOLUÇÃO DO COMÉRCIO EXTERIOR DO BRASIL COM OS DEMAIS PAÍSES DO BRICS, NO PERÍODO DE 2008 A 2014

ÁREA: CIÊNCIAS ECONÔMICAS EVOLUÇÃO DO COMÉRCIO EXTERIOR DO BRASIL COM OS DEMAIS PAÍSES DO BRICS, NO PERÍODO DE 2008 A 2014 ÁREA: CIÊNCIAS ECONÔMICAS EVOLUÇÃO DO COMÉRCIO EXTERIOR DO BRASIL COM OS DEMAIS PAÍSES DO BRICS, NO PERÍODO DE 2008 A 2014 OLIVEIRA, Luiz Henrique 1 ROSA, Tatiana Diair L. Franco 2 As relações entre os

Leia mais

ENSINO DE GEOGRAFIA: POSSIBILIDADES DE FORMAÇÃO DO LEITOR CONSCIENTE A PARTIR DA CORRELAÇÃO ENTRE MAPAS FÍSICOS E POLÍTICOS DO BRASIL

ENSINO DE GEOGRAFIA: POSSIBILIDADES DE FORMAÇÃO DO LEITOR CONSCIENTE A PARTIR DA CORRELAÇÃO ENTRE MAPAS FÍSICOS E POLÍTICOS DO BRASIL ENSINO DE GEOGRAFIA: POSSIBILIDADES DE FORMAÇÃO DO LEITOR CONSCIENTE A PARTIR DA CORRELAÇÃO ENTRE MAPAS FÍSICOS E POLÍTICOS DO BRASIL Autora: Natália Farias de Barros Orientadora: Josandra Araújo Barreto

Leia mais

O USO DE METODOLOGIAS ALTERNATIVAS NAS AULAS DE GEOGRAFIA COMO INSTRUMENTO DE COMPREENSÃO DO ESPAÇO URBANO

O USO DE METODOLOGIAS ALTERNATIVAS NAS AULAS DE GEOGRAFIA COMO INSTRUMENTO DE COMPREENSÃO DO ESPAÇO URBANO O USO DE METODOLOGIAS ALTERNATIVAS NAS AULAS DE GEOGRAFIA COMO INSTRUMENTO DE COMPREENSÃO DO ESPAÇO URBANO Autora: Giovana Tavares Lopes - ID (Bolsista do PIBID de Geografia, CAPES UEPB) giovanatavareslp@gmail.com

Leia mais

Dossier Informativo NOTA IMPORTANTE: A consulta deste documento não substitui a leitura INTEGRAL do MANUAL

Dossier Informativo NOTA IMPORTANTE: A consulta deste documento não substitui a leitura INTEGRAL do MANUAL Dossier Informativo NOTA IMPORTANTE: A consulta deste documento não substitui a leitura INTEGRAL do MANUAL Em que consiste o TOPAZ Management Simulation? Consiste numa simulação empresarial em que cada

Leia mais

O USO DOS JOGOS COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO DE SOCIOLOGIA NA ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO MÉDIO E PROFISSIONALIZANTE DR. ELPÍDIO DE ALMEIDA

O USO DOS JOGOS COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO DE SOCIOLOGIA NA ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO MÉDIO E PROFISSIONALIZANTE DR. ELPÍDIO DE ALMEIDA O USO DOS JOGOS COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO DE SOCIOLOGIA NA ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO MÉDIO E PROFISSIONALIZANTE DR. ELPÍDIO DE ALMEIDA Josemário da Silva Sousa (UFCG); Eliete Alves de Sousa (UFCG); Mary

Leia mais

Apontamentos das obras LeYa em relação ao Currículo Mínimo para o Ensino Médio do estado do RIO DE JANEIRO. Geografia Leituras e Interação

Apontamentos das obras LeYa em relação ao Currículo Mínimo para o Ensino Médio do estado do RIO DE JANEIRO. Geografia Leituras e Interação Apontamentos das obras LeYa em relação ao Currículo Mínimo para o Ensino Médio do estado do RIO DE JANEIRO Geografia Leituras e Interação 2 Caro professor, Este guia foi desenvolvido para ser uma ferramenta

Leia mais

MATRIZ DE PROVA DE AVALIAÇÃO - ENSINO SECUNDÁRIO RECORRENTE (Portaria 242/2013) ÉPOCA DE JANEIRO/2017

MATRIZ DE PROVA DE AVALIAÇÃO - ENSINO SECUNDÁRIO RECORRENTE (Portaria 242/2013) ÉPOCA DE JANEIRO/2017 MATRIZ DE PROVA DE AVALIAÇÃO - ENSINO SECUNDÁRIO RECORRENTE (Portaria 242/2013) ÉPOCA DE JANEIRO/2017 DISCIPLINA DE GEOGRAFIA C Módulos 1, 2, 3 Duração: 135 minutos CONTEÚDOS OBJETIVOS ESTRUTURA DA PROVA

Leia mais

Exportação Passo a Passo

Exportação Passo a Passo Sumário 3 4 5 6 1. INTRODUÇÃO 7 2. IMPORTÂNCIA DA ATIVIDADE EXPORTADORA POR QUE EXPORTAR? 9 2.1. A internacionalização da empresa 10 2.2. Etapas da internacionalização da empresa 2.3. Considerações importantes

Leia mais