BRUCELOSE EM PEQUENOS RUMINANTES

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "BRUCELOSE EM PEQUENOS RUMINANTES"

Transcrição

1 BRUCELOSE EM PEQUENOS RUMINANTES Juan García Díez 1*, DVM, MSc * CECAV, Centro de Ciência Animal e Veterinária, Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Quinta de Prados, , Vila Real. Portugal. juangarciadiez@gmail.com Introdução A brucelose é uma doença infecciosa causada por microrganismos gram-negativos do género Brucella e que afeta espécies pecuárias, animais selváticos e o homem. Esta doença é causadora de uma elevada morbilidade, sendo responsável por elevadas percas económicas associado a abortos, mortes perinatais, aumento da taxa de refugo, diminuição da fertilidade e baixas por abate sanitário dos animais serologicamente positivos apresentando, no entanto, uma baixa mortalidade. Brucela spp. pode apresentar-se em forma cocoide, cocobacilar ou em forma bacilar. É uma bactéria imóvel, sem flagelos e sem capacidade de esporulação. Geralmente, encontra-se isolada embora possa aparecer formando pares ou pequenos grupos. Etiologia Atualmente são reconhecidas e classificadas dez espécies de Brucella spp, sendo que as mais conhecidas são B. mellitensis, B. suis, B. ovis, B. Abortus, B. canis e B. neotomae. Atualmente são reconhecidas quatro espécies novas: B.Ceti, B. pinnipedialis, B.microti e B. inopinata. Estas espécies têm hospedeiros preferenciais, sendo B. melitensis a espécie com menos especificidade. B. melitensis é o principal agente etiológico da brucelose em ovinos e caprinos, apesar da B. ovis ser também um importante agente etiológico. De forma muito rara, têm sido descritos casos de brucelose em pequenos ruminantes causados por B. abortus ou por B. suis. B. abortus é o agente etiológico responsável pela brucelose em bovinos, B. suis responsável pela brucelose nos suínos, B. canis pela brucelose nos cães e B. neotomae pela brucelose nos ratos do deserto. 1 Juan García Díez tem financiamento da FCT (SFRH/BD/85118/2012)

2 Transmissão As vias de excreção mais importantes de B. melitensis são através da placenta, fetos, líquidos fetais ou descargas vaginais de animais infectados, secreções do úbere, sémen e fezes. A infecção acontece geralmente por ingestão de pastagens, água contaminada ou através das mucosas da orofaringe, por inalação, por via conjuntival, contaminação do úbere ou feridas da pele e contato sexual. A transmissão transplacentaria tem sido também referida. A partilha de caminhos e pastos por rebanhos de explorações diferentes, assim como a partilha de machos reprodutores, contribuem para a transmissão da doença entre as explorações. B. melitensis pode permanecer infectante em condições de baixa temperatura, elevada humidade, em água, restos de placentas, estrume, lã ou feno entre outros. Sendo resistente à desidratação, pode ainda sobreviver no pó e no solo, principalmente em condições de baixa temperatura. Epidemiologia Brucella spp. pode afetar a bovinos, ovinos, caprinos, suínos, cavalos, mulas, cães, gatos, coelhos, alces, búfalos, veados, corços, renas, lamas, javalis, raposas, doninhas, gazelas, lebres, ratos, hamsters, ursos, lobos. Também pode afetar a aves como perdizes, codornizes ou aves migratórias. B. melitensis poder afetar a maioria dos animais de estimação, porem afeta principalmente ovinos e caprinos. Os ovinos, ao contrário dos caprinos, apresentam uma susceptibilidade variável em função das raças. Embora os ovinos são principalmente sensíveis a B. melitensis, também são sensíveis a B. ovis. Os cães de rebanhos infectados podem encontram-se infectados com B. melitensis, atuando como disseminadores mecânicos. Os suínos também são sensíveis a B. melitensis, com importância em produção extensiva das duas espécies em conjunto. Ainda, qualquer ruminante selvagem em contato direto ou indireto com ovinos e/ou caprinos infectados, poderão infectar-se com B. melitensis mantendo a infecção no ambiente.

3 Distribuição da brucelose A brucelose é uma doença de distribuição mundial, no entanto, a sua prevalência é variável entre os diferentes países. Na Europa, países como a Bélgica, Republica Checa, Dinamarca, Alemanha, Irlanda Luxemburgo, Hungria, Holanda, Áustria, Polónia, Romania, Eslovénia, Eslováquia, Finlândia Suécia ou Reino Unido são tradicionalmente considerados oficialmente indemnes. Na península ibérica, a brucelose dos pequenos ruminantes tem diminuído nos últimos anos. No caso de Espanha, a prevalência em rebanhos tem diminuído desde um 29% em 1991 até 1,5% em 2009 enquanto a prevalência animal diminuiu de 2.35% até 0.11% no mesmo período. Em Portugal, de acordo com os dados oficiais, a prevalência em rebanhos da brucelose em pequenos ruminantes diminuiu desde o 2,29% em 2006 ate o 1,27% em 2010 enquanto a prevalência animal diminuiu desde o 0,54% em 2006 até um 0,40% em Trás-os-Montes, junto com a região do Algarve, apresenta elevadas prevalências de brucelose devido às características produtivas da região (sistemas semi-extensivos maioritariamente orientados para a produção de carne, maneio dos rebanhos a nível da aldeia e movimentação animal intenso) Desta forma, a prevalência em rebanho situava-se nos 43,1% em 2000 diminuindo até um 3,01% em 2012 enquanto a prevalência animal diminuiu de 8.91% em 2000 até 0,94% em Profilaxia e controlo O tratamento da brucelose em Portugal é proibido por lei. No entanto, os protocolos terapêuticos referidos na literatura caracterizam-se por apresentar uma eficácia limitada dada a localização intracelular de B. melitensis. O controlo da brucelose é efetuado através do rastreio serológico da totalidade do efetivo de pequenos ruminantes, sendo este efetuado pelas organizações de produtores pecuários (OPPs). Os detentores são obrigados a apresentar a totalidade dos animais elegíveis para rastreio. O diagnóstico da brucelose é efectuado mediante a realização das provas de Rosa de Bengala (RB) e Fixação de Complemento (FC). A realização de ambas provas deve-se à elevada sensibilidade da prova do RB e à elevada especificidade da prova de FC.

4 Assim, um ovino ou caprino é considerado positivo à brucelose quando apresenta um resultado positivo às duas provas, procedendo-se a o seu abate sanitário e posterior indemnização do detentor. Em caso de existirem animais positivos, os Serviços Oficiais (SO) determinam a imposição do sequestro sanitário da exploração, ficando interditas todas as movimentações de animais em vida, sendo apenas permitido como destino o abate. Posteriormente a totalidade do efetivo, é sujeita a sucessivas reinspeções periódicas devendo apresentar resultados negativos ao RB e FC em 4 reinspeções consecutivas para o restabelecimento do estatuto de indemne à brucelose. Ainda, os SO efetuam em cada exploração positiva, um inquérito epidemiológico com o objectivo de determinar as possíveis causas da infeção. Juntamente com o rastreio serológico, todos os pequenos ruminantes (desde o ano 2010) são sujeitos à identificação mediante aposição de marca auricular individual de cor laranja-amarelo junto da colocação de identificação electrónica em forma de bolo reticular. Ainda, em determinadas zonas de Portugal (ex: Trás-os-Montes) devido à elevada prevalência da brucelose, existem planos específicos de vacinação antibrucelar com Rev-1. A vacina Rev-1 tem sido considerada como a vacina de referência na prevenção da brucelose causada por B.melitensis. Esta vacina caracteriza-se por ser uma suspensão liofilizadada de B. melitensis viva, biótipo 1, estirpe Rev-1 sendo aplicada em cordeiros e cabritos entre os 3 e os 6 meses de idade. Com uma dose standard de 0,5x10 9 e 1*10 9 microrganismos viáveis. A vacinação induz uma forte interferência nas provas serológicas de diagnósitico (RB e FC) pelo que em Portugal, a sua aplicação é realizada por via conjuntival já que garante uma proteção similar sem induzir uma resposta de anticorpos persistente, facilitando assim a aplicação do plano nacional de erradicação. A utilização da vacina Rev-1 deve ser cautelosa pelo fato de causar infecção em humanos. Sabe-se que a vacina Rev-1 é abortiva e produz excreção do microrganismo em leite quando os animais são vacinados durante a gestação. No entanto, estes sintomas são reduzidos na aplicação por via conjuntival antes do cio ou no último mês de gestação.

5 Atualmente, a região de Trás-os-Montes e alto Douro é contemplada pelo plano de vacinação com Rev-1 onde todos os pequenos ruminantes com idades compreendidas entre os 3 meses e 6 meses devem ser obrigatoriamente vacinados. O pequenos ruminantes vacinados com Rev-1 são identificados (1) por uma tatuagem aposta no meio da face interna do pavilhão auricular esquerdo ou, na face interna da prega da virilha esquerda para os animais sem orelha esquerda, (2) com marca auricular verdeamarela e (3) através da colocação de identificação electrónica em forma de bolo reticular. No entanto, em pequenos ruminantes de pequeno porte onde se verifica a impossibilidade de identificação mediante bolo reticular, esta é efetuada através da aposição de brinco electrónico de cor verde. Fatores de risco da brucelose A diminuição da prevalência da brucelose dos pequenos ruminantes ao longo dos anos resulta dos esforços efetuados pelas OPPs tanto a nível do controlo serológico dos efectivos de pequenos ruminantes como a nível da sensibilização dos detentores. No entanto, a persistência de elevadas prevalências em determinadas zonas de Portugal, nomeadamente Algarve e Trás-os-Montes, indica que a profilaxia, controlo e policia sanitária desta doença não depende exclusivamente do controlo serológico e/ou vacinação antibrucelar. Estudos realizados em Trás-os-Montes evidenciaram uma associação entre a presença de brucelose e fatores como o tamanho do rebanho, presença de pontos de agua limpa, a idade dos detentores, a frequência na retirada do estrume ou a introdução no efetivo de animais com estatuto sanitário desconhecido são fatores de risco de brucelose. Verificou-se que a prevalência da brucelose é superior em rebanhos com elevado número de cabeças (>150 cabeças). Em rebanhos de pequeno tamanho com animais positivos, a maioria dos detentores opta pelo envio da totalidade do efetivo para abate para evitar a imposição do sequestro sanitário e as reinspecções subsequentes. Contrariamente, em rebanhos de grande tamanho, a inviabilidade económica de um vazio sanitário voluntário pode explicar a maior prevalência da brucelose neste tipo de rebanhos.

6 A contaminação da água com fezes ou urina pode atuar como fonte de infecção dos animais. Associado a este fator, observou-se que uma baixa frequência na limpeza dos estábulos e/ou retirada de estrume é um fator de risco de infecção pela capacidade de sobrevivência de B. melitensis como anteriormente explicado. A introdução de animais sem estatuto sanitário conhecido é um dos maiores fatores de risco da brucelose, pelo que compra e/ou alienação de animais deve ser efetuada de animais previamente testados e corretamente identificados. Relativamente à idade do detentor, observou-se a existência de uma menor probabilidade de brucelose em rebanhos cujos detentores apresentam uma idade superior a 55 anos. Embora seja difícil de explicar, poderá estar associado a uma maior experiência no maneio dos animais. Conclusão A brucelose dos pequenos ruminantes é uma doença infecciosa de grande importância devido tanto às elevadas percas económicas como pelo seu potencial zoonótico. Em Portugal, a profilaxia e controlo da brucelose é efetuada pelas organizações de produtores pecuários através do rastreio serológico de toda a população de pequenos ruminantes. Em áreas como Trás-os-Montes, apesar dos esforços efetuados pelas OPPs tanto nos rastreios serológicos como na vacinação com Rev-1 dos animais jovens, a prevalência permanece superior à media nacional o que indica que a brucelose dos pequenos ruminantes apresenta uma etiologia multifatorial. Bibliografia Coelho, A. M., Coelho, A. C., Roboredo, M., & Rodrigues, J. (2007). A case control study of risk factors for brucellosis seropositivity in Portuguese small ruminants herds. Preventive veterinary medicine, 82(3), Coelho, A., García-Díez, J., & Coelho, A. C Brucelosis en pequeños rumiantes: etiológia, epidemiología, sintomatología, diagnóstico, prevención y control. Revista Electrónica de Veterinaria, 5 (15), 1-31

L 338/64 Jornal Oficial da União Europeia

L 338/64 Jornal Oficial da União Europeia L 338/64 Jornal Oficial da União Europeia 21.12.2011 DECISÃO DE EXECUÇÃO DA COMISSÃO de 19 de Dezembro de 2011 que aprova determinados programas alterados de erradicação e vigilância de doenças dos animais

Leia mais

05/03/2017. Zoonose. Cocobacilos gram (-) Colônias Lisas B. suis (A e M) B. abortus (A) B. melitensis (M)

05/03/2017. Zoonose. Cocobacilos gram (-) Colônias Lisas B. suis (A e M) B. abortus (A) B. melitensis (M) Doença infectocontagiosa crônica provocada por bactérias do Gênero Brucellasp. Impacto econômico Queda na produção e aborto Repetição de cio / retenção de placenta Zoonose Cocobacilos gram (-) Colônias

Leia mais

BRUCELOSE DOS PEQUENOS RUMINANTES PROGRAMA DE ERRADICAÇÃO PARA O ANO 2012

BRUCELOSE DOS PEQUENOS RUMINANTES PROGRAMA DE ERRADICAÇÃO PARA O ANO 2012 BRUCELOSE DOS PEQUENOS RUMINANTES PROGRAMA DE ERRADICAÇÃO PARA O ANO 2012 DIRECÇÃO DE SERVIÇOS DE VETERINÁRIA DA REGIÃO DO NORTE DIRECÇÃO GERAL DE VETERINÁRIA PORTUGAL Página 1 de 26 1. Identificação do

Leia mais

ZAFRA, 20 E 22 DE SETEMBRO DE 2007 D.S.VETERINÁRIA

ZAFRA, 20 E 22 DE SETEMBRO DE 2007 D.S.VETERINÁRIA ZAFRA, 20 E 22 DE SETEMBRO DE 2007 D.S.VETERINÁRIA Governo dos Açores A POPULAÇÃO (milhares de habitantes) GRUPO ORIENTAL S.Miguel - 125.915 St.ª Maria - 5.922 GRUPO OCIDENTAL GRUPO CENTRAL Terceira -

Leia mais

BRUCELOSE DOS PEQUENOS RUMINANTES PROGRAMA DE ERRADICAÇÃO PARA O ANO 2011

BRUCELOSE DOS PEQUENOS RUMINANTES PROGRAMA DE ERRADICAÇÃO PARA O ANO 2011 BRUCELOSE DOS PEQUENOS RUMINANTES PROGRAMA DE ERRADICAÇÃO PARA O ANO 2011 DIRECÇÃO DE SERVIÇOS DE VETERINÁRIA DA REGIÃO DO NORTE DIRECÇÃO GERAL DE VETERINÁRIA PORTUGAL Página 1 de 26 1. Identificação do

Leia mais

Curitiba, 05/05/2016

Curitiba, 05/05/2016 Curitiba, 05/05/2016 Brucelose Tuberculose Animal Consideradas zoonoses, De interesse para a Saúde Pública, De interesse econômico, Endêmicas mundialmente, com raras exceções, 18 paises/regiões são consideradas

Leia mais

CAPRA LIVRO DE ATAS. 12, 13 e 14 novembro de 2015 Centro Cultural Municipal de Mirandela REUNIÃO NACIONAL DE CAPRINICULTURA E OVINICULTURA ACOB

CAPRA LIVRO DE ATAS. 12, 13 e 14 novembro de 2015 Centro Cultural Municipal de Mirandela REUNIÃO NACIONAL DE CAPRINICULTURA E OVINICULTURA ACOB CAPRA 2015 REUNIÃO NACIONAL DE CAPRINICULTURA E OVINICULTURA 12, 13 e 14 novembro de 2015 Centro Cultural Municipal de Mirandela LIVRO DE ATAS ACOB Título: CAPRA 2015 Reunião Nacional de Caprinicultura

Leia mais

BRUCELOSE PEQUENOS RUMINANTES

BRUCELOSE PEQUENOS RUMINANTES Direcção Geral BRUCELOSE PEQUENOS RUMINANTES PROGRAMA ESPECIAL DE CONTROLO E ERRADICAÇÃO PARA O ANO 2011 PARA A REGIÃO DO ALGARVE DIRECÇÃO DE SERVIÇOS VETERINÁRIOS DA REGIÃO DO ALGARVE DIRECÇÃO GERAL DE

Leia mais

RESSALVA. Atendendo solicitação do autor, o texto completo desta tese será disponibilizado somente a partir de 04/04/2016.

RESSALVA. Atendendo solicitação do autor, o texto completo desta tese será disponibilizado somente a partir de 04/04/2016. RESSALVA Atendendo solicitação do autor, o texto completo desta tese será disponibilizado somente a partir de 04/04/2016. UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA UNESP CÂMPUS DE JABOTICABAL CARACTERIZAÇÃO EPIDEMIOLÓGICA

Leia mais

XVIII Jornadas APB. 27 e 28 de maio de 2016, Figueira da Foz, Portugal. Sandra Branco Leonor Orge Ana Rita Simões

XVIII Jornadas APB. 27 e 28 de maio de 2016, Figueira da Foz, Portugal. Sandra Branco Leonor Orge Ana Rita Simões Programa de vigilância ativa de abortos em explorações de pequenos ruminantes - OviCapAB Sandra Branco Leonor Orge Ana Rita Simões Implementação de um sistema de monitorização para o diagnóstico de aborto

Leia mais

Eco new farmers. Módulo 4 Produção animal. Sessão 1 A produção animal em explorações biológicas

Eco new farmers. Módulo 4 Produção animal. Sessão 1 A produção animal em explorações biológicas Eco new farmers Módulo 4 Produção animal Sessão 1 A produção animal em explorações biológicas Modulo 4 Produção Animal Secção 1 A produção animal em explorações biológicas www.econewfarmers.eu 1. Introdução

Leia mais

EUROPEAN COMMISSION HEALTH & CONSUMERS DIRECTORATE-GENERAL. Unit G5 - Veterinary Programmes

EUROPEAN COMMISSION HEALTH & CONSUMERS DIRECTORATE-GENERAL. Unit G5 - Veterinary Programmes EUROPEAN COMMISSION HEALTH & CONSUMERS DIRECTORATE-GENERAL Unit G5 - Veterinary Programmes SANCO/10857/2012 Programmes for the eradication, control and monitoring of certain animal diseases and zoonoses

Leia mais

N. o de Setembro de 2000 DIÁRIO DA REPÚBLICA I SÉRIE-A 5207

N. o de Setembro de 2000 DIÁRIO DA REPÚBLICA I SÉRIE-A 5207 N. o 224 27 de Setembro de 2000 DIÁRIO DA REPÚBLICA I SÉRIE-A 5207 Decreto-Lei n. o 244/2000 de 27 de Setembro Portugal, à semelhança de outros Estados membros da Comunidade Europeia e de alguns países

Leia mais

PROGRAMA DE ERRADICAÇÃO PLURIANUAL DA LEUCOSE ENZOÓTICA BOVINA (LEB) DIVISÃO DE INTERVENÇÃO VETERINÁRIA DO PORTO

PROGRAMA DE ERRADICAÇÃO PLURIANUAL DA LEUCOSE ENZOÓTICA BOVINA (LEB) DIVISÃO DE INTERVENÇÃO VETERINÁRIA DO PORTO PROGRAMA DE ERRADICAÇÃO PLURIANUAL DA LEUCOSE ENZOÓTICA BOVINA (LEB) DIVISÃO DE INTERVENÇÃO VETERINÁRIA DO PORTO 2012-2016 PORTUGAL DIREÇÃO DE SERVIÇOS DE SAÚDE E PROTEÇÃO ANIMAL DIREÇÃO GERAL DE ALIMENTAÇÃO

Leia mais

PECUÁRIA BIOLÓGICA. (Reg. 2082/91, modificado)

PECUÁRIA BIOLÓGICA. (Reg. 2082/91, modificado) PECUÁRIA BIOLÓGICA (Reg. 2082/91, modificado) SATIVA Controlo e Certificação de Produtos Av. Visconde de Valmor, 11, 3º. 1000-289 Lisboa sativa@sativa.pt www.sativa.pt Introdução consumidores - preocupações

Leia mais

L 309/18 Jornal Oficial da União Europeia

L 309/18 Jornal Oficial da União Europeia L 309/18 Jornal Oficial da União Europeia 25.11.2010 DECISÃO DA COMISSÃO de 23 de Novembro de 2010 que aprova programas anuais e plurianuais para erradicação, controlo e vigilância de determinadas doenças

Leia mais

Sílvia Lopes/Laboratório Veterinário da Coprapec Évora 26 de Maio de 2017

Sílvia Lopes/Laboratório Veterinário da Coprapec Évora 26 de Maio de 2017 Sílvia Lopes/Laboratório Veterinário da Coprapec Évora 26 de Maio de 2017 Nova PAC: Consciencializou os produtores para os problemas de fertilidade das explorações. Produtores: mais alerta, mais informados

Leia mais

BRUCELOSE BOVINA: REVISÃO DE LITERATURA

BRUCELOSE BOVINA: REVISÃO DE LITERATURA BRUCELOSE BOVINA: REVISÃO DE LITERATURA LORENZÃO, Caio José 1 ; FELDKIRCHER, Iago Luis 1 ; ARALDI, Daniele Furian 2 Palavras-chave: Brucella. Aborto. Bovinos. Introdução A brucelose é uma antropozoonose,

Leia mais

EDITAL N. º 34 FEBRE CATARRAL OVINA LÍNGUA AZUL

EDITAL N. º 34 FEBRE CATARRAL OVINA LÍNGUA AZUL EDITAL N. º 34 FEBRE CATARRAL OVINA LÍNGUA AZUL Maria Teresa da Costa Mendes Vítor Villa de Brito, Diretora-Geral de Alimentação e Veterinária, na qualidade de Autoridade Sanitária Veterinária Nacional,

Leia mais

Jornal Oficial da União Europeia L 328/101

Jornal Oficial da União Europeia L 328/101 7.12.2013 Jornal Oficial da União Europeia L 328/101 DECISÃO DE EXECUÇÃO DA COMISSÃO de 29 de novembro de 2013 que aprova programas anuais e plurianuais de erradicação, controlo e vigilância de determinadas

Leia mais

BRUCELOSE BOVINA, REVISÃO BIBLIOGRÁFICA.

BRUCELOSE BOVINA, REVISÃO BIBLIOGRÁFICA. BRUCELOSE BOVINA, REVISÃO BIBLIOGRÁFICA. SCHMITT, Cléderson Idênio 1, JORGENS, Elbio Nallen 2. Introdução A Brucelose é uma enfermidade infecto-contagiosa de caráter crônico, causada por bactéria do gênero

Leia mais

EDITAL N. º 41 FEBRE CATARRAL OVINA LÍNGUA AZUL

EDITAL N. º 41 FEBRE CATARRAL OVINA LÍNGUA AZUL EDITAL N. º 41 FEBRE CATARRAL OVINA LÍNGUA AZUL Fernando Bernardo, Diretor-Geral de Alimentação e Veterinária, na qualidade de Autoridade Sanitária Veterinária Nacional, torna público que: A língua azul

Leia mais

Avaliação da Ocorrência de Anticorpos Anti-Brucella abortus em Caprinos da Região Semiárida do Estado de Pernambuco

Avaliação da Ocorrência de Anticorpos Anti-Brucella abortus em Caprinos da Região Semiárida do Estado de Pernambuco 268 Avaliação da Ocorrência de Anticorpos Anti-Brucella Abortus em Caprinos da Região Avaliação da Ocorrência de Anticorpos Anti-Brucella abortus em Caprinos da Região Semiárida do Estado de Pernambuco

Leia mais

Revisão do PNCEBT O que muda? Diego Leonardo Rodrigues Fiscal Federal Agropecuário Serviço de Saúde Animal SFA/PR

Revisão do PNCEBT O que muda? Diego Leonardo Rodrigues Fiscal Federal Agropecuário Serviço de Saúde Animal SFA/PR Revisão do PNCEBT O que muda? Diego Leonardo Rodrigues Fiscal Federal Agropecuário Serviço de Saúde Animal SFA/PR Curitiba, 30 de outubro de 2015 Necessidade de um Programa Sanitário Melhorar a eficácia

Leia mais

EDITAL N. º 40 FEBRE CATARRAL OVINA LÍNGUA AZUL

EDITAL N. º 40 FEBRE CATARRAL OVINA LÍNGUA AZUL EDITAL N. º 40 FEBRE CATARRAL OVINA LÍNGUA AZUL Álvaro Pegado Lemos de Mendonça, Diretor-Geral de Alimentação e Veterinária, na qualidade de Autoridade Sanitária Veterinária Nacional, torna público que:

Leia mais

BRUCELOSE BOVINA PNCEBT

BRUCELOSE BOVINA PNCEBT BRUCELOSE BOVINA PNCEBT INTRODUÇÃO As primeiras tentativas de controle da brucelose no Brasil datam das décadas de 1940-1950. As medidas propostas se restringiam ao exame sorológico de vacas que abortaram,

Leia mais

Controlo de algumas causas infecciosas de infertilidade

Controlo de algumas causas infecciosas de infertilidade Controlo de algumas causas infecciosas de infertilidade Miguel Matos, Pfizer Saúde Animal Portalegre, 05 de Dezembro de 2008 http://autoctones.ruralbit.com Fertilidade e objectivos produtivos Fertilidade:

Leia mais

Toxoplasmose. Zoonoses e Administração em Saúde Pública. Prof. Fábio Raphael Pascoti Bruhn

Toxoplasmose. Zoonoses e Administração em Saúde Pública. Prof. Fábio Raphael Pascoti Bruhn Universidade Federal de Pelotas Departamento de Veterinária Preventiva Toxoplasmose Zoonoses e Administração em Saúde Pública Prof. Fábio Raphael Pascoti Bruhn Por que estudar a toxoplasmose Zoonose Soroprevalência

Leia mais

Eco new farmers. Módulo 4 Produção animal. Sessão 3 Saúde e bemestar

Eco new farmers. Módulo 4 Produção animal. Sessão 3 Saúde e bemestar Eco new farmers Módulo 4 Produção animal Sessão 3 Saúde e bemestar animal Módulo 4 Produção Animal Secção 3 Saúde e bem-estar animal www.econewfarmers.eu 1. Introdução No que diz respeito à saúde animal,

Leia mais

DIAGNÓSTICOS REPRODUTIVOS A CAMPO. Andressa da Silva Curtinaz Dante Ferrari Frigotto

DIAGNÓSTICOS REPRODUTIVOS A CAMPO. Andressa da Silva Curtinaz Dante Ferrari Frigotto DIAGNÓSTICOS REPRODUTIVOS A CAMPO Andressa da Silva Curtinaz Dante Ferrari Frigotto O QUE DEVEMOS QUESTIONAR EM UMA PROPRIEDADE PARA AVALIAR A CAUSA DO PROBLEMA? As principais perguntas a serem respondidas

Leia mais

ANÁLISE EPIDEMIOLÓGICA DA INFECÇÃO PELO VÍRUS DA DIARREIA VIRAL BOVINA EM REBANHOS DA AGRICULTURA FAMILIAR, NA MICRORREGIÃO DO BREJO PERNAMBUCANO

ANÁLISE EPIDEMIOLÓGICA DA INFECÇÃO PELO VÍRUS DA DIARREIA VIRAL BOVINA EM REBANHOS DA AGRICULTURA FAMILIAR, NA MICRORREGIÃO DO BREJO PERNAMBUCANO II CICLO DE PALESTRAS DO IPA EM 2017 MESTRADO REALIZADO PELO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SANIDADE E REPRODUÇÃO DE RUMINANTES - UFRPE ANÁLISE EPIDEMIOLÓGICA DA INFECÇÃO PELO VÍRUS DA DIARREIA VIRAL BOVINA

Leia mais

Tipos de estudos epidemiológicos

Tipos de estudos epidemiológicos Tipos de estudos epidemiológicos Vítor Salvador Picão Gonçalves Universidade de Brasília Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária Laboratório de Epidemiologia Veterinária - EpiPlan Objetivos da aula

Leia mais

Ano VII Número 12 Janeiro de 2009 Periódicos Semestral. Brucelose Bovina

Ano VII Número 12 Janeiro de 2009 Periódicos Semestral. Brucelose Bovina Brucelose Bovina BATAIER NETO, Miguel SANTOS, William Ribeiro Martins dos INFORZATO, Guilherme Repas TOZZETTI, Danilo Soares will_the_doctor@hotmail.com Discentes da Faculdade de Medicina Veterinária de

Leia mais

DIRECÇÃO DE SERVIÇOS DE ALIMENTAÇÃO E VETERINÁRIA DA REGIÃO CENTRO

DIRECÇÃO DE SERVIÇOS DE ALIMENTAÇÃO E VETERINÁRIA DA REGIÃO CENTRO Regulamento Sanitário e da Admissão de animais de várias espécies à Feira Anual de Gado do Concelho de Carregal do Sal, sito em Carvalhais, dia 17 de Julho de 2015. A entrada de animais e sua admissão

Leia mais

Universidade Federal de Pelotas Departamento de Veterinária Preventiva Toxoplasmose Zoonoses e Administração em Saúde Pública

Universidade Federal de Pelotas Departamento de Veterinária Preventiva Toxoplasmose Zoonoses e Administração em Saúde Pública Universidade Federal de Pelotas Departamento de Veterinária Preventiva Toxoplasmose Zoonoses e Administração em Saúde Pública Fábio Raphael Pascoti Bruhn Por que estudar a toxoplasmose Zoonose Nos EUA,

Leia mais

ANÁLISE EXPLORATÓRIA DOS DADOS DE ABATE DE UNGULADOS PARA CONSUMO HUMANO EM PORTUGAL ENTRE JANEIRO DE 2011 E DEZEMBRO DE 2013

ANÁLISE EXPLORATÓRIA DOS DADOS DE ABATE DE UNGULADOS PARA CONSUMO HUMANO EM PORTUGAL ENTRE JANEIRO DE 2011 E DEZEMBRO DE 2013 CONGRESSO NACIONAL DA INDÚSTRIA PORTUGUESA DE CARNES ANÁLISE EXPLORATÓRIA DOS DADOS DE ABATE DE UNGULADOS PARA CONSUMO HUMANO EM PORTUGAL ENTRE JANEIRO DE 2011 E DEZEMBRO DE 2013 6 de Maio de 2014 Universidade

Leia mais

ANEXO V I. Média da semana Variação % Semana Anterior. EUR/Kg Peso. P. Carcaça

ANEXO V I. Média da semana Variação % Semana Anterior. EUR/Kg Peso. P. Carcaça Período de Referência 31/12/2007 a 06/01/2008 BOVINOS Cotações Médias Nacionais Média da semana Variação % EUR/Kg Peso Semana Anterior Novilho 12-18 meses cruzado Charolês 3.35 0.0-10.4 Novilho 12-18 meses

Leia mais

COMISSÃO EUROPEIA DIREÇÃO-GERAL DA SAÚDE E DA SEGURANÇA DOS ALIMENTOS

COMISSÃO EUROPEIA DIREÇÃO-GERAL DA SAÚDE E DA SEGURANÇA DOS ALIMENTOS Ref. Ares(2015)3070953-22/07/2015 COMISSÃO EUROPEIA DIREÇÃO-GERAL DA SAÚDE E DA SEGURANÇA DOS ALIMENTOS Direção F Serviço Alimentar e Veterinário DG(SANTE) 2014-7250 - MR RELATÓRIO FINAL DE UMA AUDITORIA

Leia mais

BRUCELOSE EM PEQUENOS RUMINANTES REGIÃO DE TRÁS-OS-MONTES E ALTO DOURO. Luís Pedro Baptista Pereira

BRUCELOSE EM PEQUENOS RUMINANTES REGIÃO DE TRÁS-OS-MONTES E ALTO DOURO. Luís Pedro Baptista Pereira Relatório Final de Estágio Mestrado Integrado em Medicina Veterinária BRUCELOSE EM PEQUENOS RUMINANTES REGIÃO DE TRÁS-OS-MONTES E ALTO DOURO Luís Pedro Baptista Pereira Orientador Professor Doutor João

Leia mais

Calendarização, por países, da obrigatoriedade da formação contínua para obtenção do CAM/CQM (prazos limite para frequência do primeiro curso)

Calendarização, por países, da obrigatoriedade da formação contínua para obtenção do CAM/CQM (prazos limite para frequência do primeiro curso) Calendarização, por países, da obrigatoriedade da formação contínua para obtenção do CAM/CQM (prazos limite para frequência do primeiro curso) Áustria Bélgica Carta de condução da categoria D: 2015 Carta

Leia mais

Newsletter Informação Semanal a

Newsletter Informação Semanal a EUR / Kg Peso Carcaça CONJUNTURA SEMANAL Newsletter Informação Semanal 16-05 a 22-05- As Newsletter do SIMA podem também ser consultadas no facebook em: https://www.facebook.com/sima.portugal Na semana

Leia mais

Newsletter Informação Semanal a

Newsletter Informação Semanal a EUR / Kg Peso Carcaça CONJUNTURA SEMANAL Newsletter Informação Semanal 05-12 a 11-12- As Newsletter do SIMA podem também ser consultadas no facebook em: https://www.facebook.com/sima.portugal Na semana

Leia mais

Newsletter Informação Semanal a

Newsletter Informação Semanal a EUR / Kg Peso Carcaça 3 CONJUNTURA SEMANAL Newsletter Informação Semanal 25-12 a 31-12-2017 As Newsletter do SIMA podem também ser consultadas no facebook em: https://www.facebook.com/sima.portugal Na

Leia mais

Newsletter Informação Semanal a

Newsletter Informação Semanal a EUR / Kg Peso Carcaça 3 CONJUNTURA SEMANAL COTAÇÕES MÉDIAS NACIONAIS - SEMANAIS Produto Porco classe E (57% *) EUR / Kg P.C. Entrada Matadouro 1,51 0,0 4,9 2,7 Porco classe S EUR / Kg P.C. Entrada Matadouro

Leia mais

Síntese do Documento. The European Union summary report on trends and sources of zoonoses, zoonotic agents and food-borne outbreaks in 2015

Síntese do Documento. The European Union summary report on trends and sources of zoonoses, zoonotic agents and food-borne outbreaks in 2015 Síntese do Documento The European Union summary report on trends and sources of zoonoses, zoonotic agents and food-borne outbreaks in 2015 A EFSA e o Centro Europeu de Prevenção e Controlo de Doenças apresentaram

Leia mais

Newsletter Informação Semanal a

Newsletter Informação Semanal a EUR / Kg Peso Carcaça CONJUNTURA SEMANAL Newsletter Informação Semanal 14-09 a 20-09- As Newsletter do SIMA podem também ser consultadas no facebook em: https://www.facebook.com/sima.portugal Na semana

Leia mais

Eco new farmers. Módulo 4 Produção animal. Sessão 2 Origem e conversão em produção animal

Eco new farmers. Módulo 4 Produção animal. Sessão 2 Origem e conversão em produção animal Eco new farmers Módulo 4 Produção animal Sessão 2 Origem e conversão em produção animal Module 4 Produção Animal Secção 2 Origem e conversão em produção animal www.econewfarmers.eu 1. Introdução Há regras

Leia mais

Newsletter Informação Semanal a

Newsletter Informação Semanal a EUR / Kg Peso Carcaça 3 CONJUNTURA SEMANAL Newsletter Informação Semanal 15-01 a 21-01-2018 As Newsletter do SIMA podem também ser consultadas no facebook em: https://www.facebook.com/sima.portugal Na

Leia mais

One Health Portugal : Plano Nacional de Combate às Resistências aos Antimicrobianos (PNCRAM) Isabel Neves PPCIRA-DGS

One Health Portugal : Plano Nacional de Combate às Resistências aos Antimicrobianos (PNCRAM) Isabel Neves PPCIRA-DGS One Health Portugal : Plano Nacional de Combate às Resistências aos Antimicrobianos (PNCRAM) Isabel Neves PPCIRA-DGS A extensão do problema das RAM 2 A extensão do problema das RAM A emergência da resistência

Leia mais

CONTROLE SANITÁRIO PARA EFICIÊNCIA DOS SISTEMAS DE PRODUÇÃO: REBANHOS COMERCIAIS E DE SELEÇÃO. Dra. DANILA FERNANDA R. FRIAS

CONTROLE SANITÁRIO PARA EFICIÊNCIA DOS SISTEMAS DE PRODUÇÃO: REBANHOS COMERCIAIS E DE SELEÇÃO. Dra. DANILA FERNANDA R. FRIAS CONTROLE SANITÁRIO PARA EFICIÊNCIA DOS SISTEMAS DE PRODUÇÃO: REBANHOS COMERCIAIS E DE SELEÇÃO Dra. DANILA FERNANDA R. FRIAS INTRODUÇÃO BRASIL 5º MAIOR PAÍS EXTENSÃO TERRITORIAL 20% ÁREA PASTAGENS VARIEDADE

Leia mais

Carbúnculo ou antraz Bacillus anthracis

Carbúnculo ou antraz Bacillus anthracis Carbúnculo ou antraz Bacillus anthracis CARBÚNCULO OU ANTRAZ (EM INGLÊS, ANTHRAX) É UMA DOENÇA INFECCIOSA AGUDA PROVOCADA PELA BACTÉRIA BACILLUS ANTHRACIS O NOME DA DOENÇA VEM DO GREGO, ANTHRAX, QUE QUER

Leia mais

Newsletter Informação Semanal a

Newsletter Informação Semanal a CONJUNTURA SEMANAL - OVINOS Newsletter Informação Semanal 22-08 a 28-08- As Newsletter do SIMA podem também ser consultadas no facebook em: https://www.facebook.com/sima.portugal Na semana em análise as

Leia mais

Relatório mensal sobre combustíveis

Relatório mensal sobre combustíveis Relatório mensal sobre combustíveis MARÇO DE 2015 Índice I Principais destaques 3 II Introduções ao Consumo 4 Consumo mensal de gasóleo e gasolina 4 Consumo anual acumulado de gasóleo e gasolina 5 Consumo

Leia mais

Newsletter Informação Semanal a

Newsletter Informação Semanal a EUR / Kg Peso Carcaça CONJUNTURA SEMANAL Newsletter Informação Semanal 02-05 a 08-05- As Newsletter do SIMA podem também ser consultadas no facebook em: https://www.facebook.com/sima.portugal Na semana

Leia mais

Congresso de Ciências Veterinárias [Proceedings of the Veterinary Sciences Congress, 2002], SPCV, Oeiras, Out., pp

Congresso de Ciências Veterinárias [Proceedings of the Veterinary Sciences Congress, 2002], SPCV, Oeiras, Out., pp Epidemiologia Brucella melitensis em pequenos ruminantes erradicação e certificação sanitária [Brucella melitensis in small ruminants eradication and sanitary certification] Martins, M. 1 e Vaz, Y. 2 1

Leia mais

REGULAMENTO DE EXECUÇÃO (UE) 2016/699 DA COMISSÃO

REGULAMENTO DE EXECUÇÃO (UE) 2016/699 DA COMISSÃO 11.5.2016 L 121/11 REGULAMENTO DE EXECUÇÃO (UE) 2016/699 DA COMISSÃO de 10 de maio de 2016 que estabelece os limites máximos orçamentais aplicáveis em 2016 a certos regimes de apoio direto previstos no

Leia mais

UNIÃO GERAL DE TRABALHADORES

UNIÃO GERAL DE TRABALHADORES UNIÃO GERAL DE TRABALHADORES Boletim de Conjuntura 4º Trimestre de 2017 Nº 01/2018 Março 2018 Reino Unido Dinamarca Itália Noruega Luxemburgo Grécia Bélgica Suiça Croácia Finlândia UE28 Alemanha Portugal

Leia mais

Nova Estratégia de Combate à Brucelose Bovina em Mato Grosso

Nova Estratégia de Combate à Brucelose Bovina em Mato Grosso Nova Estratégia de Combate à Brucelose Bovina em Mato Grosso Marcos Carvalho Analista de pecuária AGROtic gado de corte Cuiabá 24 de maio de 2018 pecuaria@famato.org.br CARTILHA DO PRODUTOR 1 INFORMAÇÕES

Leia mais

Relatório mensal sobre combustíveis

Relatório mensal sobre combustíveis Relatório mensal sobre combustíveis ABRIL DE 2015 Índice I Principais destaques 3 II Introduções ao Consumo 4 Consumo mensal de gasóleo e gasolina 4 Consumo anual acumulado de gasóleo e gasolina 5 Consumo

Leia mais

Newsletter Informação Semanal a

Newsletter Informação Semanal a CONJUNTURA SEMANAL - OVINOS Newsletter Informação Semanal 28-09 a 04-10- As Newsletter do SIMA podem também ser consultadas no facebook em: https://www.facebook.com/sima.portugal Na semana em análise verificou-se

Leia mais

Jornal Oficial da União Europeia

Jornal Oficial da União Europeia L 30/6 2.2.2018 REGULAMENTO DELEGADO (UE) 2018/162 DA COMISSÃO de 23 de novembro de 2017 que altera o anexo I do Regulamento (UE) n. o 1305/2013 do Parlamento Europeu e do Conselho e os anexos II e III

Leia mais

REGULAMENTO DELEGADO (UE) 2016/1613 DA COMISSÃO

REGULAMENTO DELEGADO (UE) 2016/1613 DA COMISSÃO L 242/10 REGULAMENTO DELEGADO (UE) 2016/1613 DA COMISSÃO de 8 de setembro de 2016 que prevê uma ajuda de adaptação excecional aos produtores de leite e aos agricultores noutros setores da pecuária A COMISSÃO

Leia mais

Newsletter Informação Semanal a

Newsletter Informação Semanal a EUR / Kg Peso Vivo CONJUNTURA SEMANAL - AVES Newsletter Informação Semanal 05-02 a 11-02- As Newsletter do SIMA podem também ser consultadas no facebook em: https://www.facebook.com/sima.portugal Na semana

Leia mais

Newsletter Informação Semanal a

Newsletter Informação Semanal a EUR / Kg Peso Vivo CONJUNTURA SEMANAL - AVES Newsletter Informação Semanal 16-10 a 22-10- As Newsletter do SIMA podem também ser consultadas no facebook em: https://www.facebook.com/sima.portugal Na semana

Leia mais

Newsletter Informação Semanal a

Newsletter Informação Semanal a CONJUNTURA SEMANAL - OVINOS Newsletter Informação Semanal 22-05 a 28-05- As Newsletter do SIMA podem também ser consultadas no facebook em: https://www.facebook.com/sima.portugal Na semana em análise as

Leia mais

Agente etiológico. Leishmania brasiliensis

Agente etiológico. Leishmania brasiliensis Leishmaniose Agente etiológico A leishmaniose é causada por protozoários flagelados chamados Leishmania brasiliensis e Leishmania chagasi, que invadem e se reproduzem dentro das células que fazem parte

Leia mais

Newsletter Informação Semanal a

Newsletter Informação Semanal a EUR / Kg Peso Carcaça CONJUNTURA SEMANAL Newsletter Informação Semanal 04-01 a 10-01- As Newsletter do SIMA podem também ser consultadas no facebook em: https://www.facebook.com/sima.portugal Na semana

Leia mais

DIRECCÃO GERAL DE VETERINÁRIA QUADRO 1 - NÚMERO DE ANIMAIS UTILIZADOS EM RELAçÃO COM O SEU LOCAL DE ORIGEM Origem versus Espécies Ano: 2005

DIRECCÃO GERAL DE VETERINÁRIA QUADRO 1 - NÚMERO DE ANIMAIS UTILIZADOS EM RELAçÃO COM O SEU LOCAL DE ORIGEM Origem versus Espécies Ano: 2005 DIRECCÃO GERAL DE VETERINÁRIA QUADRO 1 - NÚMERO DE ANIMAIS UTILIZADOS EM RELAçÃO COM O SEU LOCAL DE ORIGEM Origem versus Espécies Ano: 2005 1.1 Espécies 1.2 Total 1.3 Animais provenientes de produtores

Leia mais

Instituto Nacional de Estatística. stica. Procedimento dos Défices Excessivos (PDE)

Instituto Nacional de Estatística. stica. Procedimento dos Défices Excessivos (PDE) Instituto Nacional de Estatística stica Procedimento dos Défices Excessivos () Acordo Institucional Notificação de Setembro/Outubro de 2009 Comparação com outros EM Acordo Institucional Acordo Institucional

Leia mais

Newsletter Informação Semanal a

Newsletter Informação Semanal a EUR / Kg Peso Vivo CONJUNTURA SEMANAL - AVES Newsletter Informação Semanal 20-08 a 26-08- As Newsletter do SIMA podem também ser consultadas no facebook em: https://www.facebook.com/sima.portugal Na semana

Leia mais

Newsletter Informação Semanal a

Newsletter Informação Semanal a EUR / Kg Peso Carcaça CONJUNTURA SEMANAL Newsletter Informação Semanal 19-10 a 25-10- COTAÇÕES MÉDIAS NACIONAIS - SEMANAIS As Newsletter do SIMA podem também ser consultadas no facebook em: https://www.facebook.com/sima.portugal

Leia mais

DIRECCÃO GERAL DE VETERINÁRIA QUADRO 1 - NÚMERO DE ANIMAIS UTILIZADOS EM RELAÇÃO COM O SEU LOCAL DE ORIGEM Origem versus Espécies Ano: 2001

DIRECCÃO GERAL DE VETERINÁRIA QUADRO 1 - NÚMERO DE ANIMAIS UTILIZADOS EM RELAÇÃO COM O SEU LOCAL DE ORIGEM Origem versus Espécies Ano: 2001 DIRECCÃO GERAL DE VETERINÁRIA QUADRO 1 - NÚMERO DE ANIMAIS UTILIZADOS EM RELAÇÃO COM O SEU LOCAL DE ORIGEM Origem versus Espécies Ano: 2001 1.1 Espécies 1.2 Total 1.3 Animais provenientes de produtores

Leia mais

DIRECCÃO GERAL DE VETERINÁRIA QUADRO 1 - NÚMERO DE ANIMAIS UTILIZADOS EM RELAÇÃO COM O SEU LOCAL DE ORIGEM Origem versus Espécies Ano: 2000

DIRECCÃO GERAL DE VETERINÁRIA QUADRO 1 - NÚMERO DE ANIMAIS UTILIZADOS EM RELAÇÃO COM O SEU LOCAL DE ORIGEM Origem versus Espécies Ano: 2000 DIRECCÃO GERAL DE VETERINÁRIA QUADRO 1 - NÚMERO DE ANIMAIS UTILIZADOS EM RELAÇÃO COM O SEU LOCAL DE ORIGEM Origem versus Espécies Ano: 2000 1.1 Espécies 1.2 Total 1.3 Animais provenientes de produtores

Leia mais

Enfermidades Infecciosas em Bubalinos. Prof. Raul Franzolin Neto FZEA/USP Bubalinocultura 1

Enfermidades Infecciosas em Bubalinos. Prof. Raul Franzolin Neto FZEA/USP Bubalinocultura 1 Enfermidades Infecciosas em Bubalinos Prof. Raul Franzolin Neto FZEA/USP Bubalinocultura 1 Doenças Infecciosas Grupo I Problemas Reprodutivos Brucelose, Leptospirose, Rinotraqueíte Infecciosa (IBR) e Metrites

Leia mais

Newsletter Informação Semanal a

Newsletter Informação Semanal a Newsletter Informação Semanal 11-02 a 17-02- As Newsletter do SIMA podem também ser consultadas no facebook em: https://www.facebook.com/sima.portugal CONJUNTURA SEMANAL - OVINOS Na semana em análise as

Leia mais

Infecções causadas por microrganismos multi-resistentes: medidas de prevenção e controle.

Infecções causadas por microrganismos multi-resistentes: medidas de prevenção e controle. INFORME TÉCNICO XXXVII Outubro 2010 Infecções causadas por microrganismos multi-resistentes: medidas de prevenção e controle. Definição de microorganismos multi-resistentes: São microrganismos resistentes

Leia mais

A r g avo v s o s Ep E i p de d m e i m ol o óg ó i g co c s CON O CEI E T I OS DOE O N E ÇA

A r g avo v s o s Ep E i p de d m e i m ol o óg ó i g co c s CON O CEI E T I OS DOE O N E ÇA Agravos Epidemiológicos Parte - 01 PROFa. MSc. MARISE RAMOS CONCEITOS DOENÇA Desajustamento ou uma falha nos mecanismos de adaptação do organismo ou uma ausência de reação aos estímulos a cuja ação está

Leia mais

DIRECCÃO GERAL DE VETERINÁRIA QUADRO 1 - NÚMERO DE ANIMAIS UTILIZADOS EM RELAçÃO COM O SEU LOCAL DE ORIGEM Origem versus Espécies Ano: 2006

DIRECCÃO GERAL DE VETERINÁRIA QUADRO 1 - NÚMERO DE ANIMAIS UTILIZADOS EM RELAçÃO COM O SEU LOCAL DE ORIGEM Origem versus Espécies Ano: 2006 DIRECCÃO GERAL DE VETERINÁRIA QUADRO 1 - NÚMERO DE ANIMAIS UTILIZADOS EM RELAçÃO COM O SEU LOCAL DE ORIGEM Origem versus Espécies Ano: 2006 1.1 Espécies 1.2 Total 1.3 Animais provenientes de produtores

Leia mais

Manual de procedimentos Averbamentos sanitários em passaportes de bovinos

Manual de procedimentos Averbamentos sanitários em passaportes de bovinos Manual de procedimentos Averbamentos sanitários em passaportes de bovinos Direção de Serviços de Saúde e Proteção Animal Direção Geral de Alimentação e Veterinária Julho 2012 - Pág. 1 de 18 Índice Pág.

Leia mais

Newsletter Informação Semanal a

Newsletter Informação Semanal a CONJUNTURA SEMANAL - OVINOS Newsletter Informação Semanal 14-09 a 20-09- As Newsletter do SIMA podem também ser consultadas no facebook em: https://www.facebook.com/sima.portugal Na semana em análise verificou-se

Leia mais

Newsletter Informação Semanal a

Newsletter Informação Semanal a EUR / Kg Peso Carcaça CONJUNTURA SEMANAL Newsletter Informação Semanal 27-06 a 03-07- As Newsletter do SIMA podem também ser consultadas no facebook em: https://www.facebook.com/sima.portugal TEMPORARIAMENTE

Leia mais

DIRECCÃO GERAL DE VETERINÁRIA QUADRO 1 - NÚMERO DE ANIMAIS UTILIZADOS EM RELAÇÃO COM O SEU LOCAL DE ORIGEM

DIRECCÃO GERAL DE VETERINÁRIA QUADRO 1 - NÚMERO DE ANIMAIS UTILIZADOS EM RELAÇÃO COM O SEU LOCAL DE ORIGEM DIRECCÃO GERAL DE VETERINÁRIA QUADRO 1 - NÚMERO DE ANIMAIS UTILIZADOS EM RELAÇÃO COM O SEU LOCAL DE ORIGEM 1.1 Espécies 1.2 Total Origem versus Espécies 1.3 Animais provenientes de produtores ou fornecedores

Leia mais

DIRECCÃO GERAL DE VETERINÁRIA QUADRO 1 - NÚMERO DE ANIMAIS UTILIZADOS EM RELAÇÃO COM O SEU LOCAL DE ORIGEM

DIRECCÃO GERAL DE VETERINÁRIA QUADRO 1 - NÚMERO DE ANIMAIS UTILIZADOS EM RELAÇÃO COM O SEU LOCAL DE ORIGEM 1.1 Espécies 1.2 Total 1.3 Animais provenientes de produtores ou fornecedores registados no país notificador 1.4 Animais provenientes de outros países da CE 1.5 Animais provenientes de países membros do

Leia mais

Relatório Final de Estágio Mestrado Integrado em Medicina Veterinária

Relatório Final de Estágio Mestrado Integrado em Medicina Veterinária Relatório Final de Estágio Mestrado Integrado em Medicina Veterinária O PAPEL DA GEORREFERENCIAÇÃO EM PLANOS DE ERRADICAÇÃO DA BRUCELOSE DE PEQUENOS RUMINANTES O CONCELHO DE LAMEGO COMO MODELO Eva Guimarães

Leia mais

DIRECCÃO GERAL DE ALIMENTAÇÃO E VETERINÁRIA QUADRO 1 - NÚMERO DE ANIMAIS UTILIZADOS EM RELAÇÃO COM O SEU LOCAL DE ORIGEM

DIRECCÃO GERAL DE ALIMENTAÇÃO E VETERINÁRIA QUADRO 1 - NÚMERO DE ANIMAIS UTILIZADOS EM RELAÇÃO COM O SEU LOCAL DE ORIGEM 1.1 Espécies 1.2 Total 1.3 Animais provenientes de produtores ou fornecedores registados no país notificador 1.4 Animais provenientes de outros países da CE 1.5 Animais provenientes de países membros do

Leia mais

DIRECCÃO GERAL DE VETERINÁRIA QUADRO 1 - NÚMERO DE ANIMAIS UTILIZADOS EM RELAçÃO COM O SEU LOCAL DE ORIGEM Origem versus Espécies Ano: 2002

DIRECCÃO GERAL DE VETERINÁRIA QUADRO 1 - NÚMERO DE ANIMAIS UTILIZADOS EM RELAçÃO COM O SEU LOCAL DE ORIGEM Origem versus Espécies Ano: 2002 DIRECCÃO GERAL DE VETERINÁRIA QUADRO 1 - NÚMERO DE ANIMAIS UTILIZADOS EM RELAçÃO COM O SEU LOCAL DE ORIGEM Origem versus Espécies Ano: 2002 1.1 Espécies 1.2 Total 1.3 Animais provenientes de produtores

Leia mais

Newsletter Informação Semanal a

Newsletter Informação Semanal a EUR / Kg Peso Vivo CONJUNTURA SEMANAL - AVES Newsletter Informação Semanal 19-03 a 25-03- COTAÇÕES MÉDIAS NACIONAIS - SEMANAIS PRODUTO MÉDIA DA SEMANA Semana Anterior VARIAÇÃO PERCENTUAL Semana Homóloga

Leia mais

Toxocara canis Toxocara cati

Toxocara canis Toxocara cati UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS INSTITUTO DE BIOLOGIA DEPARTAMENTO DE MICROBIOLOGIA E PARASITOLOGIA DISCIPLINA DE PARASITOLOGIA INTRODUÇÃO Toxocara canis Toxocara cati Toxocara canis - Parasito de cães

Leia mais

ANEXO I. EMEA/CVMP/495339/2007-PT Novembro de /10

ANEXO I. EMEA/CVMP/495339/2007-PT Novembro de /10 ANEXO I DENOMINAÇÃO, FORMA FARMACÊUTICA, DOSAGEM DOS MEDICAMENTOS, ESPÉCIES ANIMAIS, VIAS DE ADMINISTRAÇÃO E TITULAR (TITULARES)/REQUERENTE(S) DAS AUTORIZAÇÕES DE INTRODUÇÃO NO MERCADO EMEA/CVMP/495339/2007-PT

Leia mais

Maneio do gado bovino em áreas de presença de lobo no noroeste de Portugal: problemas e soluções

Maneio do gado bovino em áreas de presença de lobo no noroeste de Portugal: problemas e soluções Acção-Piloto: A criação de gado bovino em regime extensivo na Península Ibérica: métodos de protecção contra ataques de lobo Maneio do gado bovino em áreas de presença de lobo no noroeste de Portugal:

Leia mais

IV Inquérito Nacional ao Consumo de Substâncias Psicoativas na População Geral

IV Inquérito Nacional ao Consumo de Substâncias Psicoativas na População Geral IV Inquérito Nacional ao Consumo de Substâncias Psicoativas na População Geral Portugal 216/17 Casimiro Balsa Clara Vital Cláudia Urbano 21 217 4 Aplicações do estudo SICAD/INPG 21, 27, 212 e 216/217 Um

Leia mais

Newsletter Informação Semanal a

Newsletter Informação Semanal a EUR / Kg Peso Vivo CONJUNTURA SEMANAL - AVES Newsletter Informação Semanal 01-05 a 07-05- As Newsletter do SIMA podem também ser consultadas no facebook em: https://www.facebook.com/sima.portugal Na semana

Leia mais

Newsletter Informação Semanal a

Newsletter Informação Semanal a EUR / Kg Peso Carcaça CONJUNTURA SEMANAL Newsletter Informação Semanal 08-01 a 14-01- As Newsletter do SIMA podem também ser consultadas no facebook em: https://www.facebook.com/sima.portugal Na semana

Leia mais

PRODUTIVIDADE E QUALIDADE NA CABRADA. Indicação Geográfica Protegida

PRODUTIVIDADE E QUALIDADE NA CABRADA. Indicação Geográfica Protegida PRODUTIVIDADE E QUALIDADE NA CABRADA Indicação Geográfica Protegida A RAÇA SERPENTINA: Tipologia da produção e características produtivas da raça. Distribuição do efectivo caprino de raça Serpentina REGIÃO

Leia mais

Identificação animal e registos

Identificação animal e registos Identificação animal e registos Instrumentos de melhoramento do maneio alimentar, higienosanitário e reprodutivo Registos Individuais Genealogia, Reprodução, Produção, Sanidade, Terefas Identificação dos

Leia mais

CRYPTOSPORIDIUM PARVUM/CRIPTOSPORIDIOSE

CRYPTOSPORIDIUM PARVUM/CRIPTOSPORIDIOSE INFORME-NET DTA Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo Coordenadoria dos Institutos de Pesquisa - CIP Centro de Vigilância Epidemiológica - CVE MANUAL DAS DOENÇAS TRANSMITIDAS POR ALIMENTOS CRYPTOSPORIDIUM

Leia mais

A8-0321/78. Texto da Comissão

A8-0321/78. Texto da Comissão 17.10.2018 A8-0321/78 Alteração 78 Keith Taylor em nome do Grupo Verts/ALE Relatório A8-0321/2018 Andrzej Grzyb Promoção de veículos de transporte rodoviário não poluentes e energeticamente eficientes

Leia mais

Raça Serrana. Introdução. Características produtivas e reprodutivas. Parâmetros reprodutivos

Raça Serrana. Introdução. Características produtivas e reprodutivas. Parâmetros reprodutivos Raça Serrana Introdução Fonte: DGP, 1987 A actividade agro-pecuária com base na raça caprina Serrana tem um papel importante na fixação das populações ao meio rural, contribuindo para o desenvolvimento

Leia mais