Liderança Ética Aula 11

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Liderança Ética Aula 11"

Transcrição

1 Liderança Ética Aula 11

2 Liderança Ética Pontos Principais. - LIDERANÇA - ÉTICA - RESPEITO - CONFIANÇA

3 Liderança Ética Liderança é o processo de conduzir um grupo de pessoas. É a habilidade de motivar e influenciar os liderados para que contribuam, voluntariamente, da melhor forma com os objectivos do grupo ou da instituição.!

4 Liderança Ética A palavra Ética é originada do grego ethos, que significa modo de ser, carácter. Através do latim mos (ou no plural mores), que significa costumes, derivou-se a palavra moral. Em Filosofia, Ética significa o que é bom para o indivíduo e para a sociedade, e o seu estudo contribui para estabelecer a natureza de deveres no relacionamento indivíduo - sociedade. Define-se Moral como um conjunto de normas, princípios, preceitos, costumes, valores que norteiam o comportamento do indivíduo no seu grupo social

5 Liderança Ética Respeito é o apreço por, ou o sentido do valor e excelência de, uma pessoa, qualidade pessoal, talento, ou a manifestação de uma qualidade pessoal ou talento.

6 Liderança Ética Confiança é o ato de deixar de analisar se um fato é ou não verdadeiro, entregando essa análise à fonte de onde provém a informação e absorvendo-a simplesmente. Confiar noutro é muitas vezes considerado ato de amizade ou de amor entre os humanos, que costumam dar provas dessa confiança.

7 Visão Geral Liderança Ética na Empresa A capacidade de competir de uma empresa depende da qualidade de seus funcionários e do ambiente de confiança que é estabelecido no seio da organização pelo Executivo resultando em valor para todos. Para atrair e reter os talentos existentes na empresa e criar o "círculo da confiança", devemos proporcionar a oportunidade que eles percebam que podem fazer a grande diferença dentro da empresa e que esta passa a fazer a grande diferença na sociedade e no mercado onde atua.

8 Liderança Ética na Empresa Para que se alcance uma competitividade e diferenciação é essencial que a ética seja parte de suas relações com todos os públicos envolvidos - interno e externo - visto que é cada vez maior o questionamento dos consumidores com relação às empresas. Para construir uma cultura organizacional devemos saber responder as seguintes perguntas: Qual o papel de uma empresa? Qual o papel da nossa empresa no mercado? Qual é o nosso objetivo? Qual é o sentido da empresa em nossas vidas? O que oferecemos para a sociedade?

9 Como implantar uma cultura organizacional O ponto fundamental para implantar uma cultura na empresa é o comportamento da liderança junto aos funcionários. Se não houver um comprometimento total com os valores divulgados, nada acontecerá. É necessário reforçar os sistemas internos que movimentam a empresa e a condutas de todos. A organização tem a grande tarefa de garantir que toda a atividade ocorra dentro da normalidade e o papel da liderança é ampliar a chamada "área de sobreposição", ou seja, a zona de ação sustentável entre a ética e a economia.

10 Como ensinar a Liderança Ética Os valores éticos claramente identificados constituem valiosa ferramenta para que o líder-empresário e os funcionários tomem as decisões necessárias de acordo com as metas e valores da empresa. A declaração de valores da empresa deve refletir a sua forma de agir frente ao mercado e clientes internos. Quando falamos em ética no trabalho as pessoas geralmente mencionam a honestidade, o compromisso, a lealdade, a solidariedade, a integridade e o respeito ao próximo.

11 Como ensinar a Liderança Ética Transmitir os valores da empresa pode ser feito com o auxílio de palestras ou de discussões em grupo para que exista melhor absorção dos princípios pelos colaboradores. Com as diversas ocorrências no mercado de finanças nos últimos anos, existe em todo mercado um grande interesse ético nas operações comerciais. De forma geral, são os valores que definem o que é ou não é ético. Deve ser lembrado pelo Executivo que o seu comportamento em relação aos procedimentos éticos da empresa definirão, sem dúvida, a atitude dos funcionários de todos os níveis inferiores.

12 Como ensinar a Liderança Ética O Executivo deve não só deixar claro o apoio aos valores declarados como também atuar de forma marcante na prática e não apenas no discurso. A sua atitude firme e constante é que dá o tom para a atitude de seus funcionários. Se houver o seu apoio irrestrito e as suas ações mostrarem exatamente esta verdade, os funcionários com certeza levarão a sério o assunto: caso contrário dá a entender que o "código de valores" não é um documento válido e sério e não o seguirão.

13 Onde estão os perigos nos processos organizacionais Algumas áreas são mais sensíveis a quebra de ética. Exemplos são: Comunicação interna = deve ser conduzida de forma clara e direta visando conseguir alto grau de produtividade e idoniedade dos funcionários; Comunicação com outras empresas = deve seguir os princípios estabelecidos para que desenvolva uma mútua confiança e parceria; Comunicação com os clientes = de forma ética para desenvolver um número tal de clientes que proporcionem lucros constantes em longo prazo;

14 Onde estão os perigos nos processos organizacionais Comunicação com a comunidade = atuando de forma ética conseguirá o apoio e a boa vontade para a sobrevivência, sem a ocorrência de problemas; Relação com funcionários = é fundamental que haja um comportamento ético desde a contratação até a demissão; Propaganda = transmitir mensagem de forma cuidadosa para não causar a ultrapassagem dos limites de conduta socialmente aceitável; Produtos = fornecer produtos e serviços seguros para o consumidor desde a rotulagem até o consumo; Concorrentes = é normal no mundo dos negócios tentar ganhar clientes, mas quando a competição deixa de ser justa torna-se antiética.

15 Cuidado com as listas! Não faça uma lista de condutas antiéticas por não ser possível relacionar todas as variáveis. Isto poderá causar confusão entre os funcionários que poderão entender que tudo o que não está na lista é legítimo e ético.

16 Quais são as fases da implantação O código de procedimento deve ser implantado por: Informar todos na empresa sobre o programa de forma fácil e clara; Deixar claro que o Executivo apóia o programa; Como o programa afeta a vida de cada um. A liderança ética deve fazer com que o funcionário acredite nos preceitos trabalhando com confiança na empresa e nos outros participantes, todos unidos em torno do mesmo ideal.

17 Como exercer a Liderança Ética Crie um ambiente que possibilite a discussões das questões; Esteja sempre aberto às sugestões e também para as possíveis alterações que possam ser feitas; Esclareça como as decisões tomadas estão condizentes com os valores da empresa; Lembre aos funcionários da responsabilidade ao executar as tarefas; Facilite o acesso dos funcionários para ser consultado em caso de dúvida; Estabeleça um acordo de expectativa e respeito mútuo como forma de estreitar e facilitar o relacionamento Líder/Liderado;.

18 Como exercer a Liderança Ética A liderança reflete em toda a empresa dando ritmo e energia ao trabalho. Nas empresas com líderes eficientes observamos: O colaborador sente - se mais importante; As pessoas pertencem a uma comunidade; O trabalho torna-se mais excitante. Devemos considerar que a qualidade muitas vezes não é mensurada e sim, apreciada de forma intuitiva - é uma forma de sentir muito pessoal. A dedicação ao trabalho é a maior força que resulta em um alto desempenho em função da liderança adequada.

19 Qual a missão do Empresário - líder? É de formular, explicitar e colocar em prática a missão da empresa que exige a participação de todos; Deve refletir se o projeto atinge aos fins nobres da empresa ou de apenas ganhar dinheiro; Definir qual o tipo de relação que deve ser praticada com os colaboradores; Ser franco e honesto definindo antecipadamente as regras do jogo; Conseguir que os colaboradores aceitem o seu projeto de desafio de trabalho;

20 Qual a missão do Empresário - líder? Dar possibilidade de crescimento a líderes no escalão intermediário; Permitir que os colaboradores tomem decisões e ser compreensivo com os erros; Dar capacitação e informação necessária para crescerem na empresa; Avaliar a capacidade da qualidade humana disponível - seu nível de comprometimento com a empresa;

21 Concluindo: Empresário-Líder: os líderes devem adotar sempre uma atitude de solucionar os conflitos, dúvidas, explicar e examinar as falhas e assegurar o apoio de todos ao objetivo maior da Empresa para atingir o sucesso. A ética facilita ao líder atingir a direção escolhida evitando que ele se desvie da rota que poderá levar ao fracasso.

22 Concluindo: Empresário-Líder: os líderes devem adotar sempre uma atitude de solucionar os conflitos, dúvidas, explicar e examinar as falhas e assegurar o apoio de todos ao objetivo maior da Empresa para atingir o sucesso. A ética facilita ao líder atingir a direção escolhida evitando que ele se desvie da rota que poderá levar ao fracasso.

23 Estudo de Caso 1. Quando o líder comete um erro deve ou não pedir perdão? O reconhecimento do erro ajuda na recuperação da dignidade e na mudança de atitude? 2. Quem pretende ser um vencedor na vida, como deve encarar seus erros? 3. Os erros dos subordinados justificam o erro do líder? 4. Como evitar a reação por impulso e refletir sobre a solução mais adequada, com a cabeça fria? 5. Como motivar os subordinados? Como prestigiá-los e desafiá-los? 6. Como corrigir os erros dos subordinados?

Aula n.º 26 06/11/2012. Módulo 5 - Ética e Deontologia no Desporto 8. Exigências em relação ao público externo, em termos de

Aula n.º 26 06/11/2012. Módulo 5 - Ética e Deontologia no Desporto 8. Exigências em relação ao público externo, em termos de PÚBLICO EXTERNO Como ser lembrado pelo público externo? Para que o público externo lembre de sua empresa, você precisa antes de mais nada fazer valer a sua confiança. O público externo são os consumidores

Leia mais

RELAÇÕES HUMANAS E LIDERANÇA

RELAÇÕES HUMANAS E LIDERANÇA RELAÇÕES HUMANAS E LIDERANÇA WWW.CONCURSOVIRTUAL.COM.BR 1 Relações Humanas e Liderança Introdução Chefia e Liderança Aspectos Fundamentais da Liderança Estilos de Liderança Seleção de Estilos de Liderança

Leia mais

COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL. Prof. Saravalli OBJETIVOS 08/03/2016

COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL. Prof. Saravalli OBJETIVOS 08/03/2016 COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL Prof. Saravalli ademir_saravalli@yahoo.com.br O comportamento organizacional é um campo de estudos que investiga o impacto que indivíduos, grupos e a estrutura têm sobre o

Leia mais

COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL O comportamento organizacional é um campo de estudos que investiga o impacto que indivíduos, grupos e a estrutura têm sobre o comportamento dentro das organizações, com o propósito

Leia mais

07/03/2015 MKI 1. Tópicos. O Conjunto formado pela Missão, Visão e Valores representam a identidade Organizacional de uma empresa.

07/03/2015 MKI 1. Tópicos. O Conjunto formado pela Missão, Visão e Valores representam a identidade Organizacional de uma empresa. Tópicos pg 1. Missão, Visão e Valores 2 2. Missão 3 3. Entendendo a Missão 4 4. Pensamentos 6 5. Escrevendo a Missão 7 6. Exemplos de Missão 8 7. Visão 10 8. Visão da Organização 13 9. Exemplos de Visão

Leia mais

MANUAL DE CONTROLES INTERNOS CÓDIGOS DE ÉTICA E CONDUTA PROFISSIONAL

MANUAL DE CONTROLES INTERNOS CÓDIGOS DE ÉTICA E CONDUTA PROFISSIONAL 4 Códigos de Ética e Conduta Profissional 4.1 - Apresentação O presente código de ética e de conduta profissional estabelece padrões de comportamento e de valores que devem ser seguidos, os quais estão

Leia mais

Lidere sua equipe para ter melhores resultados

Lidere sua equipe para ter melhores resultados Lidere sua equipe para ter melhores resultados Lidere sua equipe para ter melhores resultados Objetivo: Sensibilizar os empresários das micro e pequenas empresas sobre a importância da liderança eficaz

Leia mais

Portanto, ética e moral, pela própria etimologia, diz respeito a uma realidade. socialmente a partir das relações coletivas dos seres humanos nas

Portanto, ética e moral, pela própria etimologia, diz respeito a uma realidade. socialmente a partir das relações coletivas dos seres humanos nas ÉTICA Definição A origem da palavra ÉTICA vem do grego ethos, que quer dizer o modo de ser, o caráter. Os romanos traduziram o ethos grego, para o latim mos (ou no plural mores ), que quer dizer costume,

Leia mais

Personal & Executive Coaching e Leader Coaching

Personal & Executive Coaching e Leader Coaching Personal & Executive Coaching e Leader Coaching Coaching é uma palavra vinda do Inglês que significa: "treinar ou ensinar algo a alguém". O Objetivo do Coaching é desenvolver no indivíduo as habilidades

Leia mais

Codigo de Conduta e Etica das empresas do GRUPO PARCERIA: PARCERIA CONSULTORIA EMPRESARIAL LTDA. CNPJ /

Codigo de Conduta e Etica das empresas do GRUPO PARCERIA: PARCERIA CONSULTORIA EMPRESARIAL LTDA. CNPJ / Codigo de Conduta e Etica das empresas do GRUPO PARCERIA: PARCERIA CONSULTORIA EMPRESARIAL LTDA. CNPJ 01194833/0001-01 PARCERIA SERVIÇOS TEMPORARIOS LTDA. CNPJ: 01253339/0001-01 1. Introdução do Codigo

Leia mais

CÓDIGO DE ÉTICA São Gonçalo, RJ Janeiro,

CÓDIGO DE ÉTICA São Gonçalo, RJ Janeiro, CÓDIGO DE ÉTICA São Gonçalo, RJ Janeiro, 2017 1 INTRODUÇÃO Os princípios éticos que orientam nossa atuação também fundamentam nossa imagem de empresa sólida e confiável. Esse CÓDIGO DE ÉTICA reúne as diretrizes

Leia mais

Índice. Missão e Visão. Regras de conduta ética. Conformidade com leis e regulamentações. Relacionamento no ambiente interno

Índice. Missão e Visão. Regras de conduta ética. Conformidade com leis e regulamentações. Relacionamento no ambiente interno Índice Missão e Visão Regras de conduta ética Conformidade com leis e regulamentações Relacionamento no ambiente interno Relacionamento no ambiente externo Conflito de interesses Ambiente de trabalho Concorrência

Leia mais

HOTEL AVALON CÓDIGO DE ÉTICA VALORES EMPRESARIAIS E PRINCÍPIOS ÉTICOS NORTEADORES

HOTEL AVALON CÓDIGO DE ÉTICA VALORES EMPRESARIAIS E PRINCÍPIOS ÉTICOS NORTEADORES HOTEL AVALON CÓDIGO DE ÉTICA VALORES EMPRESARIAIS E PRINCÍPIOS ÉTICOS NORTEADORES Este código de ética tem por objetivo estabelecer os princípios éticos e normas de conduta que orientaram as relações internas

Leia mais

Resizing aula 2 segunda parte

Resizing aula 2 segunda parte Resizing aula 2 segunda parte Professor Douglas Pereira da Silva 1 Revisão da Estratégia A revisão deve ser precedida de uma análise no ambiente interno e externo à empresa. Mudanças bruscas no ambiente

Leia mais

FACULDADE DE TECNOLOGIA SENAC-GO. Projeto Integrador

FACULDADE DE TECNOLOGIA SENAC-GO. Projeto Integrador FACULDADE DE TECNOLOGIA SENAC-GO Projeto Integrador Curso: Gestão de Tecnologia da Informação Módulo I Matutino Disciplina: Tópicos Especiais em Administração Prof.: Itair Pereria Alunos: Valdivino de

Leia mais

O papel do líder no engajamento dos profissionais

O papel do líder no engajamento dos profissionais O papel do líder no engajamento dos profissionais O que é engajamento e para que serve? O comprometimento de um empregado e sua vontade para trabalhar além das expectativas, ou seja, o seu engajamento

Leia mais

Programa Sebrae Mais EMPRESAS DE PEQUENO PORTE - EPP. Oficina do MEG PARA EMPRESAS DE PEQUENO PORTE - EPP. Competências Gerais. Formato.

Programa Sebrae Mais EMPRESAS DE PEQUENO PORTE - EPP. Oficina do MEG PARA EMPRESAS DE PEQUENO PORTE - EPP. Competências Gerais. Formato. Programa Sebrae Mais PARA EMPRESAS DE PEQUENO PORTE - EPP Oficina do MEG Compreender a importância da aplicação do Modelo de Excelência em Gestão (MEG) para a estruturação da gestão da empresa. Oficina.

Leia mais

VENCEU, e dale... PASSA OU REPASSA com... BENVINDOS À REVISÃO DA DISCIPLINA DE GESTÃO EMPRESARIAL 17/04/17. Dinâmica:

VENCEU, e dale... PASSA OU REPASSA com... BENVINDOS À REVISÃO DA DISCIPLINA DE GESTÃO EMPRESARIAL 17/04/17. Dinâmica: BENVINDOS À REVISÃO DA DISCIPLINA DE GESTÃO EMPRESARIAL Dinâmica:! Dividir a sala em dois grandes grupos (a tia vai dividir);! Serão 6 rodadas, cada rodada com 1 questão aberta; VENCEU, e dale...! Em cada

Leia mais

O profissional certo No cargo certo. O profissional certo no cargo certo

O profissional certo No cargo certo. O profissional certo no cargo certo O profissional certo No cargo certo O profissional certo no cargo certo Quem Somos? A Expertisi é uma empresa de consultoria e assessoria em recursos humanos e capacitação de pessoas com foco em Resultados

Leia mais

Importância do Feedback

Importância do Feedback FEEDBACK O que é Feedback? Técnica utilizada para dar um parecer sobre uma pessoa ou grupo de pessoas na realização de um trabalho com o intuito de avaliar o seu desempenho. É uma ação que revela os pontos

Leia mais

para ideias de todos os tamanhos Código de Ética para ideias de todos os tamanhos

para ideias de todos os tamanhos Código de Ética para ideias de todos os tamanhos Código de Ética Código de Ética O Código de Ética da Neoband w reflete seus princípios, seus valores e sua cultura através de um conjunto de normas de conduta incorporado por dirigentes e funcionários

Leia mais

Saiba tudo sobre sua carreira na empresa.

Saiba tudo sobre sua carreira na empresa. Saiba tudo sobre sua carreira na empresa. DSM & Você Você pode acessar o vídeo DSM&Você por meio do hotsite da campanha: www.tortuga.com.br/ dsm-e-voce Esse material diz muito sobre a DSM e você. Conheça

Leia mais

Como Transformar o Corretor em um Empresário de Sucesso

Como Transformar o Corretor em um Empresário de Sucesso Como Transformar o Corretor em um Empresário de Sucesso Rodrigo Maia 2011 Apresentação Formado em Comunicação e pós graduado em Gestão e Recursos Humanos, com 12 anos de experiência em treinamento, tendo

Leia mais

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE CAMPINAS CENTRO DE LINGUAGEM E COMUNICAÇÃO FACULDADE DE PUBLICIDADE E PROPAGANDA AGNES AZEVEDO ANA CLAUDIA JARDIM

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE CAMPINAS CENTRO DE LINGUAGEM E COMUNICAÇÃO FACULDADE DE PUBLICIDADE E PROPAGANDA AGNES AZEVEDO ANA CLAUDIA JARDIM PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE CAMPINAS CENTRO DE LINGUAGEM E COMUNICAÇÃO FACULDADE DE PUBLICIDADE E PROPAGANDA AGNES AZEVEDO ANA CLAUDIA JARDIM BRUNA RUBIN PAULO CÉZAR BRANCO VALÉRIA BLANCO COMINI

Leia mais

TREINAMENTO ONLINE PARA DIRETORES. Diretora Nacional

TREINAMENTO ONLINE PARA DIRETORES. Diretora Nacional TREINAMENTO ONLINE PARA DIRETORES Diretora Nacional CARREIRA VENCEDORA Lembre-se: se você faz aquilo que deve fazer no exato momento em que tem de ser feito, algum dia você poderá fazer tudo o que desejar,

Leia mais

Código de Ética. 1 Introdução

Código de Ética. 1 Introdução CÓDIGO DE ÉTICA Código de Ética Ética não é apenas uma questão de conduta. O cumprimento aos seus princípios básicos é de fundamental importância para a boa imagem de quem os pratica e, principalmente,

Leia mais

Portfólio de Produtos

Portfólio de Produtos Portfólio de Produtos 1 Pessoas Alguns sintomas que podem revelar o que está acontecendo no seu RH... Muito focado em tarefas operacionais. Não sabe quais são as atividades prioritárias. Não sabe quais

Leia mais

CÓDIGO DE ÉTICA E CONDUTA

CÓDIGO DE ÉTICA E CONDUTA CÓDIGO DE ÉTICA E CONDUTA 1 SUMÁRIO 1. MENSAGEM DA DIRETORIA... 4 2. QUEM SOMOS... 4 3. OBJETIVO DO CÓDIGO... 5 4. VIGÊNCIA... 5 5. DIRETRIZES ESTRATÉGICAS... 6 6. RELAÇÃO COM COLABORADORES... 6 7. RELAÇÃO

Leia mais

CÓDIGO DE ÉTICA SEC 130 INTRODUÇÃO AO ESTUDO DO SECRETARIADO EXECUTIVO

CÓDIGO DE ÉTICA SEC 130 INTRODUÇÃO AO ESTUDO DO SECRETARIADO EXECUTIVO SEC 130 INTRODUÇÃO AO ESTUDO DO SECRETARIADO EXECUTIVO Ética: procura o nexo entre meios e fins dos costumes para um grupo de indivíduos. Ética profissional secretarial: conjunto de normas que visa a regular

Leia mais

OBJETIVO DESTINATÁRIOS COMO AGIR MANUTENÇÃO DO CÓDIGO. CONDUTA DA EMPRESA Geral. Legalidade

OBJETIVO DESTINATÁRIOS COMO AGIR MANUTENÇÃO DO CÓDIGO. CONDUTA DA EMPRESA Geral. Legalidade CÓDIGO DE CONDUTA 1 Sumário OBJETIVO... 3 DESTINATÁRIOS... 3 COMO AGIR... 3 MANUTENÇÃO DO CÓDIGO... 3 CONDUTA DA EMPRESA... 3 Geral... 3 Legalidade... 3 Contratações... 4 Parceiros... 4 Fornecedores...

Leia mais

CÓDIGO DE ÉTICA E DE CONDUTA ESCRITÓRIO LOBO CAVALCANTE ADVOCACIA

CÓDIGO DE ÉTICA E DE CONDUTA ESCRITÓRIO LOBO CAVALCANTE ADVOCACIA CÓDIGO DE ÉTICA E DE CONDUTA ESCRITÓRIO LOBO CAVALCANTE ADVOCACIA SUMÁRIO Palavra da Advogada... Pág. 3 Princípios éticos básicos... Pág. 4 Condutas institucionais... Pág. 6 Canal de denúncias... Pág.

Leia mais

mantida pela iniciativa privada.

mantida pela iniciativa privada. JUNIOR ACHIEVEMENT mantida pela iniciativa privada. A Junior Achievement é a maior e mais antiga organização de educação prática em economia e negócios do mundo. Criada nos Estados Unidos, em 1919, por

Leia mais

O L A. Questionário OLA. Avaliação de Liderança Organizacional. Versão Portuguesa. Instruções Gerais

O L A. Questionário OLA. Avaliação de Liderança Organizacional. Versão Portuguesa. Instruções Gerais O L A Questionário OLA Avaliação de Liderança Organizacional Versão Portuguesa Instruções Gerais O propósito deste instrumento é permitir que organizações descubram como suas práticas e crenças sobre liderança

Leia mais

Grupo 1 Análise sob a ótica da Empresa. Quais benefícios contribuem para o desenvolvimento da comunidade que recebe o PVE?

Grupo 1 Análise sob a ótica da Empresa. Quais benefícios contribuem para o desenvolvimento da comunidade que recebe o PVE? Sistematização da atividade realizada pelos participantes do encontro sobre Investimento Social e Voluntariado Empresarial do Grupo de Estudos de Voluntariado Empresarial 13. Abr. 2013 Grupo 1 Análise

Leia mais

A imagem mental de um coelho pode variar de pessoa para a pessoa, mas todos reconhecem as suas características comuns. A marca é a percepção

A imagem mental de um coelho pode variar de pessoa para a pessoa, mas todos reconhecem as suas características comuns. A marca é a percepção Coelho A imagem mental de um coelho pode variar de pessoa para a pessoa, mas todos reconhecem as suas características comuns. A marca é a percepção aproximada que a maioria das pessoas tem do coelho e

Leia mais

NOSSOS PRINCÍPIOS, NOSSOS VALORES, NOSSA ATITUDE.

NOSSOS PRINCÍPIOS, NOSSOS VALORES, NOSSA ATITUDE. CÓDIGO DE CONDUTA NOSSOS PRINCÍPIOS, NOSSOS VALORES, NOSSA ATITUDE. Mensagem do presidente. Quando criamos a Heads Propaganda, em 1989, partíamos de um princípio: fazer uma agência que oferecesse comunicação

Leia mais

POLÍTICAS DE RECURSOS HUMANOS CONHECENDO UM POUCO MAIS...

POLÍTICAS DE RECURSOS HUMANOS CONHECENDO UM POUCO MAIS... POLÍTICAS DE RECURSOS HUMANOS CONHECENDO UM POUCO MAIS... As avaliações e premiações são consideradas salários indiretos que tem como principal objetivo motivar, reter e consequentemente garantir bons

Leia mais

Gerenciamento da Qualidade

Gerenciamento da Qualidade Gerenciamento da Qualidade Aula 09 Prof. Ewerton Monti Objetivo principal das empresas: Satisfação das necessidades das pessoas. Incluindo consumidores, empregados, acionistas, sociedade, fornecedores

Leia mais

FUNDAMENTOS DA ÉTICA. A Geografia Levada a Sério

FUNDAMENTOS DA ÉTICA.  A Geografia Levada a Sério FUNDAMENTOS DA ÉTICA 1 Eu não sei o que quero ser, mas sei muito bem o que não quero me tornar. Friedrich Nietzsche 2 CHEGA Gabriel, o pensador (2015) 3 A Ética e a Cidadania Desde cedo aprendemos a não

Leia mais

O Gestor Escolar. Histórias de um Construtor de Pontes.

O Gestor Escolar. Histórias de um Construtor de Pontes. O Gestor Escolar Histórias de um Construtor de Pontes robson@professorrobsonsantos.com.br Imagens do Gestor O grande líder é aquele que está disposto a desenvolver as pessoas até o ponto em que elas eventualmente

Leia mais

FUNDAÇÃO AGA KHAN PORTUGAL CÓDIGO DE CONDUTA

FUNDAÇÃO AGA KHAN PORTUGAL CÓDIGO DE CONDUTA FUNDAÇÃO AGA KHAN PORTUGAL CÓDIGO DE CONDUTA ÍNDICE 1. Introdução... 3 2. Missão... 3 3. Principais objetivos... 3 4. Legalidade... 4 5. Governação... 4 6. Principais regras de conduta... 4 7. Transparência...

Leia mais

ORIGEM DA PALAVRA. A palavra Ética

ORIGEM DA PALAVRA. A palavra Ética ÉTICA ORIGEM DA PALAVRA A palavra Ética é originada do grego ethos,, (modo de ser, caráter) através do latim mos (ou no plural mores) (costumes, de onde se derivou a palavra moral.)[1] [1].. Em Filosofia,

Leia mais

TRANSPORTE EXCELSIOR LTDA CÓDIGO DE CONDUTA CORPORATIVA

TRANSPORTE EXCELSIOR LTDA CÓDIGO DE CONDUTA CORPORATIVA TRANSPORTE EXCELSIOR LTDA CÓDIGO DE CONDUTA CORPORATIVA 1. INTRODUÇÃO A Transporte Excelsior através desse Código Corporativo de Conduta busca alinhar e apoiar o cumprimento de nossa Missão, Visão e Valores,

Leia mais

CÓDIGO DE CONDUTA E ÉTICA DA FUNDAMBRAS SOCIEDADE DE PREVIDÊNCIA PRIVADA

CÓDIGO DE CONDUTA E ÉTICA DA FUNDAMBRAS SOCIEDADE DE PREVIDÊNCIA PRIVADA CÓDIGO DE CONDUTA E ÉTICA DA FUNDAMBRAS SOCIEDADE DE PREVIDÊNCIA PRIVADA SUMÁRIO PÁGINA 1. GLOSSÁRIO 02 2. DOS OBJETIVOS 02 3. DOS VALORES 03 4. DOS PRINCÍPIOS BÁSICOS 03 5. DOS COMPROMISSOS FUNDAMENTAIS

Leia mais

Gestão de Pessoas. Prof (a) Responsável: Patrícia Bellotti Carvalho

Gestão de Pessoas. Prof (a) Responsável: Patrícia Bellotti Carvalho Gestão de Pessoas Prof (a) Responsável: Patrícia Bellotti Carvalho UNIDADE 1.1 Por que o estudo sobre a gestão de pessoas é relevante às diversas áreas acadêmicas? Administração de recursos humanos é essencial,

Leia mais

REPUTAÇÃO: RESULTADO DAS NOSSAS ATITUDES

REPUTAÇÃO: RESULTADO DAS NOSSAS ATITUDES REPUTAÇÃO: RESULTADO DAS NOSSAS ATITUDES FÁTIMA TORRI FATTO COMUNICAÇÃO ENVIE SUA PERGUNTA PELA PÁGINA DA REDE MARISTA NO FACEBOOK REPUTAÇÃO: RESULTADO DAS NOSSAS ATITUDES OLHAR SENSÍVEL, ESCUTA VERDADEIRA.

Leia mais

Informações de Impressão

Informações de Impressão Questão: 71162 Assinale a alternativa que apresenta um exemplo das novas tendências de recrutamento e seleção de pessoas. 1) processo seletivo reativo 2) atividade descentralizada, realizada em parceria

Leia mais

Portfólio de Produtos Treinamentos, palestras, consultoria e coaching nas áreas de:

Portfólio de Produtos Treinamentos, palestras, consultoria e coaching nas áreas de: Portfólio de Produtos Treinamentos, palestras, consultoria e coaching nas áreas de: Gestão Estratégica de Pessoas. Educação Corporativa/ Educação Cooperativista. Desenvolvimento de Lideranças. Autoconhecimento.

Leia mais

CÓDIGO DE ÉTICA E CONDUTA

CÓDIGO DE ÉTICA E CONDUTA CÓDIGO DE ÉTICA E CONDUTA SUMÁRIO O que é Código de Ética e Conduta?...04 Condutas esperadas...06 Condutas intoleráveis sujeitas a medidas disciplinares...10 Suas responsabilidades...12 Código de Ética

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO E PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO

ADMINISTRAÇÃO E PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO Capítulos 4, 5, 6 e 7 Estratégias de nível empresarial, da unidade de negócio e funcional - Depois que a organização delineou sua missão, objetivos gerais e específicos, a alta administração pode formular

Leia mais

POLÍTICA EMPRESARIAL ANTI CORRUPÇÃO

POLÍTICA EMPRESARIAL ANTI CORRUPÇÃO POLÍTICA EMPRESARIAL ANTI CORRUPÇÃO. MISSÃO Atender com excelência às demandas de nossos clientes, fornecendo serviços adequados as suas necessidades e expectativas. VALORES Queremos relacionamentos de

Leia mais

POR QUE UTILIZAR UM SISTEMA ERP? Sua empresa está preparada para o Bloco K?

POR QUE UTILIZAR UM SISTEMA ERP? Sua empresa está preparada para o Bloco K? POR QUE UTILIZAR UM SISTEMA ERP? Sua empresa está preparada para o Bloco K? Introdução Com a alta concorrência de mercado e a contínua expansão tecnológica, a implantação dos Sistemas ERP estão sendo realizadas

Leia mais

Planejamento Estratégico

Planejamento Estratégico MBA: Gestão Empresarial IESI Planejamento Estratégico Planejamento estratégico: Visão integrada Alcance de objetivos Criar valor, diferencial e identidade Pensamento estratégico Planejamento Estratégico

Leia mais

CÓDIGO DE ÉTICA E DE CONDUTA TERRA INVESTIMENTOS DTVM

CÓDIGO DE ÉTICA E DE CONDUTA TERRA INVESTIMENTOS DTVM CÓDIGO DE ÉTICA E DE CONDUTA TERRA INVESTIMENTOS DTVM OUT/2017 1 ÍNDICE 1. OBJETIVO... 3 2. ÁREAS ENVOLVIDAS/RESPONSABILIDADES... 3 3. CÓDIGO DE ÉTICA... 3 3.1 MISSÃO... 4 3.2 VISÃO... 4 3.3 VALORES...

Leia mais

Ética e Conduta Empresarial

Ética e Conduta Empresarial Ética e Conduta Empresarial Revisão 01 02-01-2015 Apreentação O presente documento, Contempla os elementos essenciais que devem estar presentes nas relações da MyMETRO com as diferentes partes interessadas.

Leia mais

Incluir Logo da Prefeitura no slide mestre PROGRAMA DE MELHORIA DA GESTÃO MUNICIPAL

Incluir Logo da Prefeitura no slide mestre PROGRAMA DE MELHORIA DA GESTÃO MUNICIPAL PROGRAMA DE MELHORIA DA GESTÃO MUNICIPAL O QUE É? Implantar um conjunto de processos e ações que visa melhoria da qualidade dos serviços públicos de forma sustentável, alinhado ao modelo de excelência

Leia mais

CÓDIGO DE ÉTICA E CONDUTA

CÓDIGO DE ÉTICA E CONDUTA CÓDIGO DE ÉTICA E CONDUTA APRESENTAÇÃO O Código de Ética e Conduta do GRUPO CONEX tem como objetivo introduzir os elementos essenciais que devem ser considerados nas relações estabelecidas pelo GRUPO com

Leia mais

CÓDIGO DE ÉTICA E CONDUTA PROFISSIONAL DA COOPERATIVA DOS TRANSPORTADORES AUTONOMOS DE CARGAS E PASSAGEIROS COOPMETRO

CÓDIGO DE ÉTICA E CONDUTA PROFISSIONAL DA COOPERATIVA DOS TRANSPORTADORES AUTONOMOS DE CARGAS E PASSAGEIROS COOPMETRO CÓDIGO DE ÉTICA E CONDUTA PROFISSIONAL DA COOPERATIVA DOS TRANSPORTADORES AUTONOMOS DE CARGAS E PASSAGEIROS COOPMETRO 1ª Edição Abril de 2017 SUMÁRIO 1. APRESENTAÇÃO --------------------------------------------------------------------------03

Leia mais

CONTRIBUINDO PARA A COMPETITIVIDADE SUSTENTÁVEL

CONTRIBUINDO PARA A COMPETITIVIDADE SUSTENTÁVEL CONTRIBUINDO PARA A COMPETITIVIDADE SUSTENTÁVEL Uma organização autossustentável e não Governamental, que atua através de um sistema de Rede de Comitês, utilizando trabalho voluntário. Agentes Multiplicadores

Leia mais

ORIENTAÇÕES PARA O PROCESSO DE AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO DOS PROFISSIONAIS FAEPU

ORIENTAÇÕES PARA O PROCESSO DE AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO DOS PROFISSIONAIS FAEPU 0 ORIENTAÇÕES PARA O PROCESSO DE AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO DOS PROFISSIONAIS FAEPU APRESENTAÇÃO Este manual busca orientar os funcionários do quadro da FAEPU sobre a Avaliação de Desempenho que será realizada.

Leia mais

Comunicação e Relacionamento Interpessoal

Comunicação e Relacionamento Interpessoal Comunicação e Relacionamento Interpessoal Prof. José Junio Lopes Prof. Roberto César Ferreira Comunicação e Relacionamento Interpessoal A beleza de um trabalho em equipe se dá através de um elemento muito

Leia mais

PROGRAMA DE FORMAÇÃO E CAPACITAÇÃO DE LÍDERES

PROGRAMA DE FORMAÇÃO E CAPACITAÇÃO DE LÍDERES PROGRAMA DE FORMAÇÃO E CAPACITAÇÃO DE LÍDERES CONQUISTE A LIDERANçA INSCRIÇÕES ABERTAS Prepare-se para novos desafios e seja o destaque no mercado de trabalho. Muitas vezes, a liderança não sabe quais

Leia mais

2.3 Clientes internos e externos

2.3 Clientes internos e externos 2.3 Clientes internos e externos Primeiramente, vamos definir alguns conceitos para facilitar nosso entendimento sobre o assunto. a) Cliente: é qualquer pessoa que seja impactada pelo produto ou processo.

Leia mais

Além disso, saber onde seus funcionários precisam melhorar vai ajudar e muito na criação de planos de desenvolvimento.

Além disso, saber onde seus funcionários precisam melhorar vai ajudar e muito na criação de planos de desenvolvimento. Este conteúdo faz parte da série: Avaliação de Desempenho Ver 3 posts dessa série O que é Quando o assunto é gestão de pessoas um dos tópicos mais importantes e falados é a avaliação de desempenho. Esse

Leia mais

Gestão de Pessoas. Prof (a) Responsável: Patrícia Bellotti Carvalho

Gestão de Pessoas. Prof (a) Responsável: Patrícia Bellotti Carvalho Gestão de Pessoas Prof (a) Responsável: Patrícia Bellotti Carvalho UNIDADE 1.1 Por que o estudo sobre a gestão de pessoas é relevante às diversas áreas acadêmicas? Administração de recursos humanos é essencial,

Leia mais

Ética. Ética profissional e sigilo profissional. Professor Fidel Ribeiro.

Ética. Ética profissional e sigilo profissional. Professor Fidel Ribeiro. Ética Ética profissional e sigilo profissional Professor Fidel Ribeiro www.acasadoconcurseiro.com.br Ética ÉTICA PROFISSIONAL E SIGILO PROFISSIONAL Etimologia (do grego antigo ἐτυμολογία, composto de

Leia mais

Código de Conduta e Ética da Visão Prev

Código de Conduta e Ética da Visão Prev Código de Conduta e Ética da Visão Prev Carta da Presidente INTRODUÇÃO A Visão Prev está em constante desenvolvimento, e, especialmente nos últimos anos, passou por transformações significativas, como

Leia mais

CÓDIGO DE ÉTICA FAÇOPAC Sociedade de Previdência Privada

CÓDIGO DE ÉTICA FAÇOPAC Sociedade de Previdência Privada INTRODUÇÃO Está entre os objetivos da mais representativos, manter a imagem de Entidade sólida e confiável. Nossa ação deve ser sempre marcada pela integridade, confiança e lealdade, bem como pelo respeito

Leia mais

Gestor de Projetos - habilidades. AT086 Gestão de Projetos UFPR/CEIM Prof. Umberto Klock

Gestor de Projetos - habilidades. AT086 Gestão de Projetos UFPR/CEIM Prof. Umberto Klock Gestor de Projetos - habilidades AT086 Gestão de Projetos UFPR/CEIM Prof. Umberto Klock Habilidades do Gestor de projetos GERENTE DE PROJETO GESTOR DE PROJETO GP As 6 habilidades do Gerente de Projeto

Leia mais

A IMPORTÂNCIA DO CLIMA ORGANIZACIONAL PARA O SUCESSO DA EMPRESA

A IMPORTÂNCIA DO CLIMA ORGANIZACIONAL PARA O SUCESSO DA EMPRESA A IMPORTÂNCIA DO CLIMA ORGANIZACIONAL PARA O SUCESSO DA EMPRESA O sucesso de uma empresa e um bom clima organizacional estão intimamente ligados. Quando os funcionários sentem felicidade nas tarefas e

Leia mais

LÍDER COACH. 08 a 11 de outubro de a 12 de novembro de 2016

LÍDER COACH. 08 a 11 de outubro de a 12 de novembro de 2016 LÍDER COACH 08 a 11 de outubro de 2014 09 a 12 de novembro de 2016 Informação importante Para atuar como COACH é necessário uma formação específica. 2 Alguns conceitos Coche (O que leva de um lugar ao

Leia mais

Somos uma empresa alemã com mais de 95 anos de atuação global, especializada em soluções para automação, sensores, rastreabilidade e conectividade

Somos uma empresa alemã com mais de 95 anos de atuação global, especializada em soluções para automação, sensores, rastreabilidade e conectividade CÓDIGO DE CONDUTA Somos uma empresa alemã com mais de 95 anos de atuação global, especializada em soluções para automação, sensores, rastreabilidade e conectividade industrial. A Balluff está no Brasil

Leia mais

Anotações LIDERANÇA - MÓDULO 3 MATURIDADE DOS LIDERADOS

Anotações LIDERANÇA - MÓDULO 3 MATURIDADE DOS LIDERADOS MATURIDADE DOS LIDERADOS Maturidade é a capacidade e a disposição das pessoas de assumir a responsabilidade de dirigir seu próprio comportamento. A capacidade está relacionada com o conhecimento e a habilidade

Leia mais

SUMÁRIO APRESENTAÇÃO

SUMÁRIO APRESENTAÇÃO SUMÁRIO APRESENTAÇÃO Apresentação... Visão Sistêmica... Composição do Plano Estratégico... Base Estratégica... Princípios da Federação... Bandeiras... Organograma... Mapa Estratégico 2017-2020... 3 4 5

Leia mais

A ÉTICA PROFISSIONAL EXERCIDA PELOS CONTADORES

A ÉTICA PROFISSIONAL EXERCIDA PELOS CONTADORES UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS Unidade Universitária de Ciências Socio-Econômicas e Humanas de Anápolis CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS A ÉTICA PROFISSIONAL EXERCIDA PELOS CONTADORES Aluno: Marx Fidel e Silva

Leia mais

- DIVERSIDADE - A MUDANÇA EM CURSO NA AGENDA EMPRESARIAL

- DIVERSIDADE - A MUDANÇA EM CURSO NA AGENDA EMPRESARIAL CARTILHA DA DIVERSIDADE AMCHAM http://estatico.amcham.com.br/arquivos/2016 /diversidade-27-abr-2016.pdf - DIVERSIDADE - A MUDANÇA EM CURSO NA AGENDA EMPRESARIAL DEBORAH VIEITAS CEO American Chamber of

Leia mais

Política de Sustentabilidade do Grupo Neoenergia

Política de Sustentabilidade do Grupo Neoenergia Política de Sustentabilidade do Grupo Neoenergia 1 Índice: 1. Introdução 2. Objetivo 3. Abrangência e público-alvo 4. Referências 5. Valores 6. Princípios de Sustentabilidade 7. Responsabilidades 8. Atualização

Leia mais

O seu Empreendimento Agro possui as competências necessárias para uma boa gestão no século XXI? Frederico Fonseca Lopes e Fernanda Panizzi

O seu Empreendimento Agro possui as competências necessárias para uma boa gestão no século XXI? Frederico Fonseca Lopes e Fernanda Panizzi O seu Empreendimento Agro possui as competências necessárias para uma boa gestão no século XXI? Frederico Fonseca Lopes e Fernanda Panizzi Para acompanhar o desenvolvimento e fazer uma avaliação sobre

Leia mais

EMPREENDEDORISMO E LIDERANÇA

EMPREENDEDORISMO E LIDERANÇA EMPREENDEDORISMO E LIDERANÇA O que é empreender? Empreender é ter autonomia para usar as melhores competências para criar algo diferente e com valor, com comprometimento, pela dedicação de tempo e esforços

Leia mais

Scom CPC Ltda. Apresentação da Empresa. Quem somos e o que fazemos

Scom CPC Ltda. Apresentação da Empresa. Quem somos e o que fazemos Scom CPC Ltda Apresentação da Empresa Quem somos e o que fazemos 1 A EMPRESA A Scom CPC Ltda. é uma empresa da Indústria da Construção. A sua proposta de trabalho está fundamentada em Planejamento, Gestão

Leia mais

Código de Ética e Conduta

Código de Ética e Conduta O Código de Conduta e Ética da JR Becker visa possibilitar uma gestão empresarial transparente com visão, missão e valores bem definidos e atuação responsável e cooperativa no ambiente interno e externo.

Leia mais

ORIENTAÇÕES PARA O PROCESSO DE AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO DOS PROFISSIONAIS FAEPU

ORIENTAÇÕES PARA O PROCESSO DE AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO DOS PROFISSIONAIS FAEPU 0 ORIENTAÇÕES PARA O PROCESSO DE AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO DOS PROFISSIONAIS FAEPU SUMÁRIO APRESENTAÇÃO... 2 O QUE É A AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO?... 3 QUAL O OBJETIVO DA AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO?... 3 QUEM

Leia mais

REMUNERAÇÃO Remuneração Objetivo Atrair, Reter e Motivar eficazmente os colaboradores para a obtenção de vantagem competitiva. Objetivos da Remuneração Manter a equidade dos salários dos colaboradores;

Leia mais

CÓDIGO DE CONDUTA 2 ÍNDICE 3 1. OBJETIVO 2. ABRANGÊNCIA MISSÃO E VALORES 3.1. A Nossa Missão 3.2. Os Nossos Valores

CÓDIGO DE CONDUTA 2 ÍNDICE 3 1. OBJETIVO 2. ABRANGÊNCIA MISSÃO E VALORES 3.1. A Nossa Missão 3.2. Os Nossos Valores CÓDIGO DE CONDUTA 2 ÍNDICE 3 1. OBJETIVO 2. ABRANGÊNCIA 4 3. MISSÃO E VALORES 3.1. A Nossa Missão 3.2. Os Nossos Valores 5 4. RELAÇÃO COM OS CLIENTES 5. RELAÇÃO COM OS FORNECEDORES 6. RELAÇÃO COM OS CONCORRENTES

Leia mais

Av. Princesa Isabel, Fone (51) CEP Porto Alegre - RS - Brasil.

Av. Princesa Isabel, Fone (51) CEP Porto Alegre - RS - Brasil. PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DO - 2016/2018 Apresentação da Técnica de Planejamento Estratégico Adotada O Cremers estará em 2016 dando segmento na implantação de seu Planejamento Estratégico segundo a filosofia

Leia mais

Código de Ética e Conduta dos Profissionais Certificados

Código de Ética e Conduta dos Profissionais Certificados Pag: 1/6 Este é o pelo IBEC Certificador, documento fundamental para nortear os profissionais certificados em seu relacionamento com a sociedade, com seus pares, com seus clientes e com o público em geral,

Leia mais

Missão Representar e defender o comércio de bens e serviços de Gravataí e Glorinha, promovendo sua integração, fortalecimento e crescimento

Missão Representar e defender o comércio de bens e serviços de Gravataí e Glorinha, promovendo sua integração, fortalecimento e crescimento Código de Ética Palavras do Presidente O Sindicato do Comércio Varejista de Gravataí vem a público apresentar seu código de ética. A presente versão é resultado de amplo processo de reflexão, que envolveu

Leia mais

6 Dicas De Liderança Para Fazer Uma Ótima Gestão De Equipes Externas

6 Dicas De Liderança Para Fazer Uma Ótima Gestão De Equipes Externas 6 Dicas De Liderança Para Fazer Uma Ótima Gestão De Equipes Externas Uma grande parte do sucesso da gestão de pessoas se deve a capacidade dos gestores de liderar. E realmente essa é uma tarefa bem difícil

Leia mais

Sistema CFQ/CRQ Planejamento Estratégico INOVAÇÃO & INTEGRAÇÃO

Sistema CFQ/CRQ Planejamento Estratégico INOVAÇÃO & INTEGRAÇÃO Sistema CFQ/CRQ Planejamento Estratégico 2018-2028 INOVAÇÃO & INTEGRAÇÃO A importância do pensar e agir estrategicamente nos dias atuais 1. Ter uma unica gestão estratégica 2. Ter um direcionamento estratégico

Leia mais

Desenvolvimento de Liderança. Prof. M.e. Fernando Martins Silva

Desenvolvimento de Liderança. Prof. M.e. Fernando Martins Silva Desenvolvimento de Liderança Prof. M.e. Fernando Martins Silva fernando@professorfernandomartins.com.br Fernando Martins Silva Advogado Consultor empresarial Professor universitário Coordenador da pós-graduação

Leia mais

I- cidadania, democracia, transparência, responsabilidade socioambiental;

I- cidadania, democracia, transparência, responsabilidade socioambiental; RESOLUÇÃO Nº 09, de 15 de Julho de 2015. Institui e disciplina o Código de Ética do IPREM. FRANCISCO CARLOS CARDENAS, Diretor Superintendente do Instituto de Previdência Municipal de Mogi das Cruzes IPREM,

Leia mais

Como aprender na prática a ganhar dinheiro em casa:

Como aprender na prática a ganhar dinheiro em casa: Sumário 1º ACREDITAR... 4 2º PERSISTIR... 5 3º TRABALHO DURO... 6 4º EXIGIR... 7 5º CLIENTES... 7 6º RELACIONAMENTO... 8 7º DINHEIRO... 9 8º SEJA INOVADOR... 10 O que você precisa saber antes de começar

Leia mais

Núcleo de Materiais Didáticos 1

Núcleo de Materiais Didáticos 1 Gestão de Talentos e Mapeamento por Competências Aula 2 Prof a Cláudia Patrícia Garcia claudiagarcia@grupouninter.com.br MBA em Gestão de Recursos Humanos De instituição Poder decisório centralizado Sistema

Leia mais

Planejar tática e operacionalmente

Planejar tática e operacionalmente PORTWAY Planejar tática e operacionalmente Série 4 pilares da liderança Volume 2 4 pilares da liderança Planejar tática e operacionalmente E m Novembro de 2013, o presidente de um de nossos Clientes nos

Leia mais

Empresa de consultoria, especializada em pessoas, com foco em soluções empresariais de alta complexidade e impacto, com a missão de promover a paz

Empresa de consultoria, especializada em pessoas, com foco em soluções empresariais de alta complexidade e impacto, com a missão de promover a paz Empresa de consultoria, especializada em pessoas, com foco em soluções empresariais de alta complexidade e impacto, com a missão de promover a paz nas relações no trabalho. PROJETO DESENVOLVIMENTO DAS

Leia mais