Relatório da Pesquisa de Satisfação dos Professores em Relação à Instituição 2013 II

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Relatório da Pesquisa de Satisfação dos Professores em Relação à Instituição 2013 II"

Transcrição

1 Relatório da Pesquisa de Satisfação dos Professores em Relação à Instituição 2013 II Janeiro 2014

2 I DADOS DA INSTITUIÇÃO Nome: FACULDADES OPET Código da IES: 5403 Instituição privada com fins lucrativos Endereço: Rua Nilo Peçanha, 1635 Centro Cívico Curitiba PR. II - COMPOSIÇÃO DA COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO Representantes do Corpo Discente Ana Carolina de Bassi Dafne Adriele Maccari Costa Representantes do Corpo Docente Alessandra Neusa Sambugaro de Matos Maurício Kraemer Gonçalves Representante da Entidade Mantenedora Jose Maurício Buckeridge Representantes do Pessoal Técnico-Administrativo Mario Hodun Representantes do Pessoal Técnico-Pedagógico Marlus Cassiano de Araújo Sandra Regina Tiago Furlan Representante da Sociedade Civil Maria Angélica Marochi Coordenadora Tânia Sperry Ribas

3 1. APRESENTAÇÃO A pesquisa de satisfação dos professores em relação à Instituição foi realizada em dezembro de 2013, conforme plano trienal de avaliação institucional, utilizando formulário impresso na forma adotada nos últimos três anos. O formulário de pesquisa é estruturado indicando as seis dimensões da pesquisa e indicadores correspondentes com opção de pontuação na escala 1 a 5. Oferece, portanto, a oportunidade de apontar com clareza os aspectos de cada dimensão em que se encontram os potenciais e as fragilidades. Participaram da pesquisa 108 professores das Unidades Centro Cívico, Rebouças, Portão e Educação a Distância. A IES foi avaliada em relação às dimensões: Condições de Trabalho Cinco indicadores são avaliados nessa dimensão: recursos e equipamentos didáticos; compatibilidade da remuneração docente com a média do mercado; suporte de TI; facilidade de uso do docente online e plano de carreira docente. Clima Organizacional Quatro indicadores são avaliados nessa dimensão: relacionamento interpessoal docentes/coordenação de curso; relacionamento interpessoal docentes/ funcionários técnico-administrativos; comunicação interna e valorização do professor pela instituição. Coordenação de Curso Seis indicadores são avaliados nessa dimensão: representação do curso pelo coordenador; acompanhamento do trabalho docente; busca de soluções para os problemas do curso; disponibilidade de tempo para atendimento; discussão com os docentes sobre os relatórios das avaliações e promoção da troca de informações. Secretaria de Apoio Pedagógico Quatro indicadores são avaliados nessa dimensão: agilidade na solução de problemas; atendimento e suporte ao trabalho docente; horário de atendimento e precisão nas informações.

4 Biblioteca Quatro indicadores são avaliados nessa dimensão: qualidade do acervo; quantidade do acervo; atendimento e serviços online. Além dessas, outra dimensão foi objeto da pesquisa, buscando aferir o grau de conhecimento dos documentos internos que fundamentam a ação pedagógica e a gestão institucional: Conhecimento da OPET Seis indicadores são avaliados nessa dimensão: conhecimento próprio da missão e visão de futuro da OPET; conhecimento próprio dos princípios e valores da OPET; conhecimento próprio sobre as atividades de extensão; adequação entre as atividades de extensão e a missão da OPET; Participação do colegiado de curso na construção do PPC e política de capacitação docente. Os resultados são apresentados, inicialmente, destacando os potenciais e fragilidades identificadas. Em seguida são apresentadas as planilhas com o detalhamento dos resultados nos cinco conceitos da pesquisa e, ainda, com o agrupamento dos resultados destacando os potenciais e fragilidades. 2. ANÁLISE DOS DADOS Tendo analisado os resultados, expressos em percentual, foram destacados como potenciais os indicadores cuja soma dos valores atribuídos aos conceitos bom e ótimo é igual ou superior a 80% e como fragilidades os indicadores cuja soma dos valores atribuídos aos conceitos péssimo e ruim são iguais ou superiores a 10%. A seguir são apresentados os melhores resultados e as fragilidades por dimensão avaliada CONDIÇÕES DE TRABALHO Potenciais Nos Resultados Gerais da Instituição, dentre os indicadores relativos à dimensão Condições de Trabalho, não se destaca nenhum indicador. Na Unidade Centro Cívico, também, não há nenhum indicador em destaque.

5 Na Educação a Distância destacam-se, os indicadores recursos e equipamentos didáticos (80,95%) e facilidade de uso do docente online (85,72%). Na Unidade Portão e Unidade Rebouças, também, não há nenhum destaque Fragilidades Em relação às condições de trabalho os Resultados Gerais da Instituição mostram que 25% dos professores estão insatisfeitos com remuneração docente compatível com o mercado de trabalho e 37,8% estão insatisfeitos com suporte de TI. Na Unidade Centro Cívico, destacam-se como fragilidades os indicadores recursos e equipamentos didáticos (16,32); remuneração docente compatível com o mercado de trabalho (40,42%); suporte de TI (36,17%) e plano de carreira docente (55,56%). Na Educação a Distância, destacam-se como fragilidades remuneração docente compatível com o mercado de trabalho (23,81%); suporte de TI (28,58%%) e plano de carreira docente (50%). Na Unidade Portão, são fragilidades remuneração docente compatível com o mercado de trabalho (16,17%); suporte de TI (16,66%) e plano de carreira docente (45,45%). Na Unidade Rebouças, são fragilidades suporte de TI (48,93%); facilidade de uso do Docente Online (19,15%) e plano de carreira docente (45,65%) CLIMA ORGANIZACIONAL Potenciais Destacam-se nos Resultados Gerais da Instituição, dimensão clima organizacional os indicadores relacionamento interpessoal docentes/coordenação de curso (96,12%) e relacionamento interpessoal docentes/ funcionários técnicoadministrativos 91,47%. Na Unidade Centro Cívico foram apontados como maiores potenciais em relação à dimensão clima organizacional relacionamento interpessoal docentes/coordenação de curso (97,96%) e relacionamento interpessoal docentes/ funcionários técnicoadministrativos 87,76%.

6 Na Educação a Distância, destacam-se relacionamento interpessoal docentes/coordenação de curso (100%) e relacionamento interpessoal docentes/ funcionários técnico-administrativos (90,48%). Na Unidade Portão, destacam-se como potencial na dimensão clima organizacional relacionamento interpessoal docentes/coordenação de curso (83,33%) e relacionamento interpessoal docentes/funcionários técnicoadministrativos (91,67%). Na Unidade Rebouças destacam-se como potenciais relacionamento interpessoal docentes/coordenação de curso (95,75%)e relacionamento interpessoal docentes/funcionários técnico-administrativos (95,74%) Fragilidades Nos Resultados Gerais da Instituição relativos ao indicador clima organizacional as maiores fragilidades estão em comunicação interna (13,96) e valorização do professor pela instituição (27,55%). Na Unidade Centro Cívico as maiores fragilidades estão em comunicação interna (20,41%) e valorização do professor pela instituição (32,5%). Na Educação a Distância, a maior fragilidade é valorização do professor pela instituição (25%). Na Unidade Portão não foram identificadas fragilidades na dimensão clima organizacional. Na Unidade Rebouças as maiores fragilidades estão em comunicação interna (12,77%) e valorização do professor pela instituição (25,53%) COORDENAÇÃO DE CURSO Potenciais Quanto ao indicador coordenação de curso, destacam-se nos Resultados Gerais da Instituição representa bem o curso (85,27%); busca soluções para os problemas do curso (85,27%) e dispõe de tempo para atendimento (86,04%). Na Unidade Centro Cívico destacam-se como potenciais representa bem o curso (85,27%); busca soluções para os problemas do curso (83,68%) e dispõe de tempo para atendimento (87,78%).

7 Na Educação a Distância, todos os indicadores destacam-se como potenciais representa bem o curso (95,24%); acompanha o trabalho docente (90,48%); busca soluções para os problemas do curso (100%) e dispõe de tempo para atendimento (100%); discute com os professores os problemas do curso (90,48%) e promove troca de informações (90,47%). Na Unidade Portão destacam-se como potenciais representa bem o curso (83,33%) e promove troca de informações (83,33%). Na Unidade Rebouças destacam-se representa bem o curso (80,85%) busca soluções para os problemas do curso (82,98%)e dispõe de tempo para atendimento (86,85%) Fragilidades Nos Resultados Gerais da Instituição a fragilidade em relação à coordenação de curso é discute com os professores os resultados das avaliações (11,71%). Na Unidade Centro Cívico a fragilidade em relação à coordenação de curso é discute com os professores os resultados das avaliações (10,02%). Na Educação a Distância, não foi apontada nenhuma fragilidade em relação à coordenação de curso. Na Unidade Portão a fragilidade em relação à coordenação de curso é discute com os professores os resultados das avaliações (25%). Na Unidade Rebouças a fragilidade em relação à coordenação de curso é discute com os professores os resultados das avaliações (13,05%) SECRETARIA DE APOIO PEDAGÓGICO Potenciais Quanto ao indicador secretaria de apoio pedagógico, destacam-se nos Resultados Gerais da Instituição agilidade na solução de problemas (85,04%); atendimento e suporte ao trabalho docente (87,5%); horário de atendimento (92,91%); precisão nas informações (85,04%). Na Unidade Centro Cívico destacam-se como potenciais: agilidade na solução de problemas (81,64%); atendimento e suporte ao trabalho docente (85,72%); horário de atendimento (91,67%); precisão nas informações (83,33%). Na Educação a Distância, destacam-se como potenciais: atendimento e suporte ao trabalho docente (80,95%); horário de atendimento (95,24%); precisão nas informações (85,71%).

8 Na Unidade Portão destacam-se como potenciais: agilidade na solução de problemas (100%); atendimento e suporte ao trabalho docente (100%); horário de atendimento (90,9%); precisão nas informações (90,91%). Na Unidade Rebouças, destacam-se como potenciais: agilidade na solução de problemas (89,13%); atendimento e suporte ao trabalho docente (89,36%); horário de atendimento (93,61%); precisão nas informações (85,1%) Fragilidades Não foram apontadas fragilidades em relação à Secretaria de Apoio Pedagógico BIBLIOTECA Potenciais Quanto ao indicador biblioteca, em âmbito geral institucional destaca-se atendimento (86,72%). Na Unidade Centro Cívico destaca-se, também, atendimento (85,72%). Na Educação a Distância, destacam-se como potenciais: atendimento (90,48%) e serviços online (85,71%). Na Unidade Portão não se destaca nenhum potencial. Na Unidade Rebouças, destacam-se como potenciais: qualidade do acervo (91,3%) e atendimento (91,49%) Fragilidades Nos Resultados Gerais da Instituição a fragilidade em relação à biblioteca é quantidade do acervo (11,72%). Na Unidade Centro Cívico as fragilidades em relação à biblioteca são: qualidade do acervo (16,33%) e quantidade do acervo (14,29%). Na Educação a Distância e na Unidade Rebouças não foi apontada fragilidade. Na Unidade Portão destaca-se como fragilidade quantidade do acervo (18,18%) CONHECIMENTO DA OPET Potenciais Quanto ao indicador conhecimento da OPET não houve nenhum destaque de potencial, tanto em âmbito geral, quanto nas Unidades Centro Cívico e Portão.

9 Na Educação a Distância destacam-se como potenciais os indicadores conhecimento da missão e visão de futuro da OPET (85,72%) e conhecimento dos princípios e valores da OPET (90,48%). Na Unidade Rebouças destaca-se como potencial conhecimento dos princípios e valores da OPET (86,96%). 3. PLANILHAS

10 4. SÍNTESE DOS E AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL PESQUISA DE SATISFAÇÃO DOS PROFESSORES EM RELAÇÃO À INSTITUIÇÃO RESULTADOS GERAIS DA INSTITUIÇÃO CONDIÇÕES DE TRABALHO 1,56 10,16 35,94 18,75 Recursos e equipamentos didáticos 33,59 11,72 54,69 Remuneração docente compatível com a média do mercado 6,3 18,9 29,13 2,36 43,31 25,2 31,49 18,9 18,9 26,77 9,45 Suporte de TI 25,98 37,8 36,22 1,56 7,81 40,63 26,56 Facilidade de uso do Docente Online 23,44 9,37 67,19 18,85 31,15 20,49 4,1 Plano de carreira docente 25, ,59 CLIMA ORGANIZACIONAL Relacionamento interpessoal docentes/ coordenação de curso Relacionamento interpessoal docentes/ funcionários técnico administrativos ,93 75,19 3, , ,03 67,44 8, ,47 2,33 11,63 39,53 24,81 Comunicação interna 21,71 13,96 64,34 Valorização do professor pela instituição COORDENAÇÃO DO CURSO 7,86 19,69 30,71 19,69 22,05 27,55 50,4 0 0,78 22,48 62,79 Representa bem o curso 13,95 0,78 85,27 0 4,65 29,46 50,39 Acompanha o trabalho docente 15,5 4,65 79,85 Busca soluções para os problemas do curso 0 3,1 31,78 53,49 11,63 3,1 85,27 0 1,55 36,43 49,61 Dispõe de tempo para atendimento 12,4 1,56 86,04 Discute com os docentes os resultados das avaliações 2,34 9,38 28,13 40,63 19,53 11,71 68,76 0 3,13 30,47 47,66 Promove troca de informações 18,75 3,12 78,13 AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL PESQUISA DE SATISFAÇÃO DOS PROFESSORES EM RELAÇÃO À INSTITUIÇÃO RESULTADOS GERAIS DA INSTITUIÇÃO

11 SECRETARIA DE APOIO PEDAGÓGICO 0 5,51 29,92 55,12 Agilidade na solução de problemas 9,45 5,51 85,04 Atendimento e suporte ao trabalho docente 0,78 3,13 31,25 56,25 8,59 3,91 87,5 0, ,07 59,84 Horário de atendimento 6,3 0,79 92,91 1,57 2,36 39,37 45,67 Precisão nas informações 11,02 3,93 85,04 BIBLIOTECA 0 8,66 46,46 19,69 Qualidade do acervo 25,2 8,65 66, ,72 45,31 17,19 Quantidade do acervo 25,78 11,72 62,5 0 1,56 39,84 46,88 Atendimento 11,72 1,56 86,72 0,8 4 48,8 23,2 Serviços online 23,2 4,8 72 CONHECIMENTO DA OPET Seu conhecimento da missão e visão de futuro da OPET Seu conhecimento dos princípios e valores da OPET Seu conhecimento sobre as atividades de extensão Adequação entre as atividades de extensão e a missão da OPET Participação do Colegiado de Curso na construção do PPC 1,55 3,88 42,64 33,33 18,6 5,43 75,97 1,56 10,16 40,63 14,06 33,59 11,72 54,69 1,56 10,16 40,63 14,06 33,59 11,72 54,69 0,79 16,67 38,89 13,49 30,16 17,46 52,38 1,61 10,48 38,72 19,35 29,84 12,09 58,07 7,2 18,4 23,2 12,8 Política de capacitação docente 38,4 25,6 36 Ações promovidas pela OPET para a inclusão social 4,07 23,58 28,45 14,63 29,27 27,65 43,08

12 AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL PESQUISA DE SATISFAÇÃO DOS PROFESSORES EM RELAÇÃO À INSTITUIÇÃO RESULTADOS DA UNIDADE CENTRO CÍVICO CONDIÇÕES DE TRABALHO 0 16,32 30,61 14,29 Recursos e equipamentos didáticos 38,78 16,32 44,9 Remuneração docente compatível com a média do mercado 10,63 29,79 21,28 2,13 36,17 40,42 23,41 14,89 21,28 23,4 4,26 Suporte de TI 36,17 36,17 27,66 0 2,03 40,82 38,78 Facilidade de uso do Docente Online 18,37 2,03 79,6 26,67 28,89 15,56 4,44 Plano de carreira docente 24,44 55,56 20 CLIMA ORGANIZACIONAL Relacionamento interpessoal docentes/ coordenação de curso Relacionamento interpessoal docentes/ funcionários técnico administrativos ,49 73,47 2, , ,41 67,35 12, ,76 4,08 16,33 22,45 28,57 Comunicação interna 28,57 20,41 51,02 Valorização do professor pela instituição COORDENAÇÃO DO CURSO 12,24 20,41 22,45 18,37 26,53 32,65 40,82 0 2,04 20,41 65,31 Representa bem o curso 12,24 2,04 85,72 0 4,08 24,49 55,1 Acompanha o trabalho docente 16,33 4,08 79,59 Busca soluções para os problemas do curso 0 4,08 28,57 55,2 12,24 4,08 83, ,61 57,17 Dispõe de tempo para atendimento 12, ,78 Discute com os docentes os resultados das avaliações 4,08 6,12 26,53 42,86 20,41 10,2 69, ,53 48,98 Promove troca de informações 24, ,51

13 AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL PESQUISA DE SATISFAÇÃO DOS PROFESSORES EM RELAÇÃO À INSTITUIÇÃO RESULTADOS DA UNIDADE CENTRO CÍVICO SECRETARIA DE APOIO PEDAGÓGICO 0 6,12 28,57 53,07 Agilidade na solução de problemas 12,24 6,12 81,64 Atendimento e suporte ao trabalho 2,04 2,04 10,2 32,65 53,07 docente 4,08 85,72 2, ,25 60,42 Horário de atendimento 6,25 2,08 91,67 2,08 4,17 39,58 43,75 Precisão nas informações 10,42 6,25 83,33 BIBLIOTECA 0 16,33 32,65 12,24 Qualidade do acervo 38,78 16,33 48, ,29 38,78 12,24 Quantidade do acervo 34,69 14,29 51,02 0 2,04 51,02 34,7 Atendimento 12,24 2,04 85,72 0 4,17 41,67 24 Serviços online 29,17 4,17 66,66 CONHECIMENTO DA OPET Seu conhecimento da missão e visão de futuro da OPET Seu conhecimento dos princípios e valores da OPET Seu conhecimento sobre as atividades de extensão Adequação entre as atividades de extensão e a missão da OPET Participação do Colegiado de Curso na construção do PPC 4,08 8,16 38,78 30,61 18,37 12,24 69,39 4,08 2,04 38,78 34,69 20,41 6,12 73,47 4,08 12,24 34,69 12,26 36,73 16,32 46,93 2,08 22,92 31,25 14,58 29, ,17 18,75 29,17 12,4 35,42 22,92 41,66 10,42 18,75 18,75 16,66 Política de capacitação docente 35,42 29,17 35,41 Ações promovidas pela OPET para a inclusão social 8,52 23,4 29,79 14,89 23,4 31,92 44,68

14 AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL PESQUISA DE SATISFAÇÃO DOS PROFESSORES EM RELAÇÃO À INSTITUIÇÃO RESULTADOS DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA CONDIÇÕES DE TRABALHO 4,76 4,76 47,62 33,33 Recursos e equipamentos didáticos 9,52 9,52 80,95 Remuneração docente compatível com a média do mercado 4,76 19,05 38,1 4,76 33,33 23,81 42,86 14,29 14,29 28,57 23,8 Suporte de TI 19,05 28,58 52,37 0 4,76 38,1 47,62 Facilidade de uso do Docente Online 9,52 4,76 85, Plano de carreira docente CLIMA ORGANIZACIONAL Relacionamento interpessoal docentes/ coordenação de curso Relacionamento interpessoal docentes/ funcionários técnico administrativos 0 0 9,52 90, ,05 71,43 9, ,48 4,76 4,76 47,62 28,57 Comunicação interna 14,29 9,52 76,19 Valorização do professor pela instituição COORDENAÇÃO DO CURSO ,76 90,48 Representa bem o curso 4, , ,52 80,97 Acompanha o trabalho docente 9, ,48 Busca soluções para os problemas do curso ,29 85, ,57 71,43 Dispõe de tempo para atendimento Discute com os docentes os resultados das avaliações 0 4,76 19,05 71,43 4,76 4,76 90, ,52 80,95 Promove troca de informações 9, ,47

15 AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL PESQUISA DE SATISFAÇÃO DOS PROFESSORES EM RELAÇÃO À INSTITUIÇÃO RESULTADOS DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA SECRETARIA DE APOIO PEDAGÓGICO 0 9,52 19,05 57,14 Agilidade na solução de problemas 14,29 9,52 76,19 Atendimento e suporte ao trabalho 0 4,76 14,29 19,05 61,9 docente 4,76 80, ,57 66,67 Horário de atendimento 4, , ,1 47,61 Precisão nas informações 14, ,71 BIBLIOTECA 0 9,52 38,1 28,57 Qualidade do acervo 23,81 9,52 66,67 0 9,52 28,58 33,33 Quantidade do acervo 28,57 9,52 61,9 0 4,76 42,86 47,62 Atendimento 4,76 4,76 90,48 4,76 4,76 52,38 33,33 Serviços online 4,77 9,52 85,71 CONHECIMENTO DA OPET Seu conhecimento da missão e visão de futuro da OPET Seu conhecimento dos princípios e valores da OPET Seu conhecimento sobre as atividades de extensão Adequação entre as atividades de extensão e a missão da OPET Participação do Colegiado de Curso na construção do PPC ,86 42,86 14, , ,86 47,62 9, ,48 0 4,76 42,86 23,81 28,57 4,76 66,67 0 9,52 33,33 23,82 33,33 9,52 57, ,33 42,86 23, , Política de capacitação docente Ações promovidas pela OPET para a inclusão social

16 AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL PESQUISA DE SATISFAÇÃO DOS PROFESSORES EM RELAÇÃO À INSTITUIÇÃO RSULTADOS UNIDADE PORTÃO CONDIÇÕES DE TRABALHO 0 8, ,33 Recursos e equipamentos didáticos 33,34 8,33 58,33 Remuneração docente compatível com a média do mercado 0 16, ,33 16, ,33 8,33 41,67 25 Suporte de TI 16,67 16,66 66,67 9, ,28 18,18 Facilidade de uso do Docente Online 45,45 9,09 45, ,45 18,19 0 Plano de carreira docente 36,36 45,45 18,19 CLIMA ORGANIZACIONAL Relacionamento interpessoal docentes/ coordenação de curso Relacionamento interpessoal docentes/ funcionários técnico administrativos ,33 16, , , , , Comunicação interna Valorização do professor pela instituição COORDENAÇÃO DO CURSO 0 18,18 45,46 18,18 18, , ,33 50 Representa bem o curso 16, ,33 0 8, Acompanha o trabalho docente 16,67 8,33 75 Busca soluções para os problemas do curso 0 8,33 41,67 33,33 16,67 8, ,33 41,67 Dispõe de tempo para atendimento Discute com os docentes os resultados das avaliações 8,33 16, ,33 33,33 50 Promove troca de informações 8,34 8,33 83,33

17 AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL PESQUISA DE SATISFAÇÃO DOS PROFESSORES EM RELAÇÃO À INSTITUIÇÃO RSULTADOS UNIDADE PORTÃO SECRETARIA DE APOIO PEDAGÓGICO ,45 54,55 Agilidade na solução de problemas Atendimento e suporte ao trabalho ,73 27,27 docente ,45 45,45 Horário de atendimento 9,1 0 90, ,64 27,27 Precisão nas informações 9, ,91 BIBLIOTECA 0 9,09 36,36 18,18 Qualidade do acervo 36,36 9,1 54, ,18 54,55 0 Quantidade do acervo 27,27 18,18 54, ,36 27,27 Atendimento 36, ,63 0 9,09 45,45 18,18 Serviços online 27,27 9,1 63,63 CONHECIMENTO DA OPET Seu conhecimento da missão e visão de futuro da OPET Seu conhecimento dos princípios e valores da OPET Seu conhecimento sobre as atividades de extensão Adequação entre as atividades de extensão e a missão da OPET Participação do Colegiado de Curso na construção do PPC ,67 33, , ,33 33,33 8,34 58, ,67 58,33 8,33 16,67 16,67 66, ,27 45, ,28 27,27 45, ,27 45,46 0 Política de capacitação docente 27,27 27,27 45,46 Ações promovidas pela OPET para a inclusão social 0 18,18 45, ,36 18,19 45,45

18 AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL PESQUISA DE SATISFAÇÃO DOS PROFESSORES EM RELAÇÃO À INSTITUIÇÃO RSULTADOS UNIDADE REBOUÇAS CONDIÇÕES DE TRABALHO 2,17 6,52 32,61 19,57 Recursos e equipamentos didáticos 39,13 8,69 52,18 Remuneração docente compatível com a média do mercado 4,26 8,51 34,04 2,13 51,06 12,77 36,17 27,66 21,28 25,53 4,26 Suporte de TI 21,28 48,93 29,79 2,13 17,02 44,68 6,38 Facilidade de uso do Docente Online 29,79 19,15 51,06 13,04 32,61 21,74 4,35 Plano de carreira docente 28,26 45,65 26,09 CLIMA ORGANIZACIONAL Relacionamento interpessoal docentes/ coordenação de curso Relacionamento interpessoal docentes/ funcionários técnico administrativos ,28 74,47 4, , ,53 70,21 4, , ,77 51,06 19,15 Comunicação interna 17,02 12,77 70,21 Valorização do professor pela instituição COORDENAÇÃO DO CURSO 4,26 21,28 29,79 23,4 21,28 25,53 53, ,79 51,06 Representa bem o curso 19, ,85 0 6,38 38,3 38,3 Acompanha o trabalho docente 17,02 6,38 76,6 Busca soluções para os problemas do curso 0 2,13 40,43 42,55 14,89 2,13 82,98 0 4,26 46,81 34,04 Dispõe de tempo para atendimento 14,89 4,26 80,85 Discute com os docentes os resultados das avaliações 0 13,05 34,78 21,74 30,43 13,05 56,52 0 6,52 43,48 30,43 Promove troca de informações 19,57 6,52 73,91

19 AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL PESQUISA DE SATISFAÇÃO DOS PROFESSORES EM RELAÇÃO À INSTITUIÇÃO RSULTADOS UNIDADE REBOUÇAS SECRETARIA DE APOIO PEDAGÓGICO 0 4,35 32,61 56,52 Agilidade na solução de problemas 6,52 4,35 89,13 Atendimento e suporte ao trabalho 0 4,26 25,53 63,83 6,38 docente 4,26 89, ,05 59,57 Horário de atendimento 6, ,61 2,13 2,13 34,04 51,06 Precisão nas informações 10,64 4,26 85,1 BIBLIOTECA ,39 23,91 Qualidade do acervo 8,7 0 91,3 0 8,51 57,45 19,15 Quantidade do acervo 14,89 8,51 76, ,66 63,83 Atendimento 8, ,49 0 2,22 55,56 17,78 Serviços online 24,44 2,22 73,34 CONHECIMENTO DA OPET Seu conhecimento da missão e visão de futuro da OPET Seu conhecimento dos princípios e valores da OPET Seu conhecimento sobre as atividades de extensão Adequação entre as atividades de extensão e a missão da OPET Participação do Colegiado de Curso na construção do PPC 0 2,13 46,81 31,91 19,15 2,13 78, ,87 26,09 13, , ,87 43,48 13,04 32,61 56, ,33 44,44 8,89 33,33 13,34 53,33 0 6,82 47,73 15,91 29,55 6,81 63,64 6,52 10,87 26,09 10,87 Política de capacitação docente 45,65 17,39 36,96 Ações promovidas pela OPET para a inclusão social 2,22 22,22 28,89 11,11 35,56 24,44 40

20 5. CONSIDERAÇÕES FINAIS A análise dos resultados da pesquisa de satisfação dos Docentes em Relação à Instituição permite que se destaquem os seguintes aspectos: Dentre os indicadores relativos à dimensão Condições de Trabalho os índices mais expressivos em âmbito geral são: facilidade de uso do dispositivo Docente Online e recursos e equipamentos didáticos. Apontam a necessidade de medidas urgentes suporte de TI e plano de carreira. Quanto à dimensão Clima Organizacional os índices mais expressivos em âmbito geral são: relacionamento interpessoal docentes/coordenação de curso e docentes/ funcionários técnico-administrativos. Demonstram necessidade de medidas urgentes: comunicação interna e valorização do professor. Em relação a este último indicador observa-se a necessidade de interação da Direção, Coordenação de Curso e Professores nos intervalos de aulas, evitando a impressão de frieza e indiferença. Em relação à Coordenação de Curso os índices mais expressivos em âmbito geral são: representação do curso, busca de soluções para os problemas do curso, disponibilidade de tempo para atendimento. Demonstra necessidade de medidas urgentes: a discussão com os docentes dos resultados das avaliações. Os professores sugerem que o Coordenador de Curso apresente os resultados das avaliações a todos, inclusive os que tiverem bons resultados, valorizando seu desempenho, utilizando mais o para esse fim. Já, a Secretaria de Apoio Pedagógico se destaca na satisfação dos professores, não havendo fragilidades apontadas. Quanto à Biblioteca, destaca-se o atendimento. Demonstram necessidade de medidas rápidas: quantidade do acervo, especialmente na Unidade Centro Cívico. Em relação ao conhecimento da OPET pelos professores destaca-se a necessidade de medidas urgentes para ampliar o conhecimento da missão, visão de futuro, princípios e valores institucionais. Além dessas medidas, é necessário tornar clara a política e as atividades de extensão e de capacitação docente. É necessário, ainda, fortalecer os colegiados de curso, em especial, quanto ao conhecimento das ações para construção do projeto pedagógico de

21 curso. Deve-se retomar e manter a publicação da Missão, Visão e Valores institucionais. Alguma são medidas simples que poderão trazer resultados positivos. A COMISSÃO

Relatório da Pesquisa de Satisfação dos Funcionários em Relação à Instituição 2013 II

Relatório da Pesquisa de Satisfação dos Funcionários em Relação à Instituição 2013 II Relatório da Pesquisa de Satisfação dos Funcionários em Relação à Instituição 2013 II Janeiro 2014 I DADOS DA INSTITUIÇÃO Nome: FACULDADES OPET Código da IES: 5403 Instituição privada com fins lucrativos

Leia mais

RELATÓRIO DA AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL 2011 PESQUISA REALIZADA JUNTO AOS PROFESSORES

RELATÓRIO DA AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL 2011 PESQUISA REALIZADA JUNTO AOS PROFESSORES RELATÓRIO DA AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL 011 PESQUISA REALIZADA JUNTO AOS PROFESSORES DEZEMBRO DE 011 I DADOS DA INSTITUIÇÃO Nome: FACULDADES OPET Código da IES: 5403 Instituição privada com fins lucrativos

Leia mais

Relatório da Pesquisa de Satisfação dos Alunos em Relação à Educação a Distância Infraestrutura e Corpo Docente 2013 II

Relatório da Pesquisa de Satisfação dos Alunos em Relação à Educação a Distância Infraestrutura e Corpo Docente 2013 II Relatório da Pesquisa de Satisfação dos Alunos em Relação à Educação a Distância Infraestrutura e Corpo Docente 2013 II Janeiro 2014 I DADOS DA INSTITUIÇÃO Nome: FACULDADES OPET Código da IES: 5403 Instituição

Leia mais

Avaliação Institucional Coodernadores

Avaliação Institucional Coodernadores 01) Conhecimento do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) Muito 02) Cumprimento do Regimento (normas institucionais que asseguram a boa execução das atividades fins da IES, ou seja, qualidade de

Leia mais

Avaliação Institucional Professores

Avaliação Institucional Professores 01) Conhecimento do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) Muito 5 02) Cumprimento do Regimento (normas institucionais que asseguram a boa execução das atividades fins da IES, ou seja, qualidade

Leia mais

PRÉ-RELATÓRIO DA CPA GAROPABA (ano base 2016) Comissão Própria de Avaliação (CPA)

PRÉ-RELATÓRIO DA CPA GAROPABA (ano base 2016) Comissão Própria de Avaliação (CPA) PRÉ-RELATÓRIO DA CPA GAROPABA (ano base 2016) Comissão Própria de Avaliação (CPA) Escalas e Critérios de Análise Para coleta dos dados primários, o questionário elaborado contou com escalas ordinais do

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO UNINTER Portaria do MEC 688, de 25 de maio de 2012.

CENTRO UNIVERSITÁRIO UNINTER Portaria do MEC 688, de 25 de maio de 2012. CENTRO UNIVERSITÁRIO UNINTER Portaria do MEC 688, de 25 de maio de 2012. PLANO DE AÇÃO E MELHORIAS CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO AMBIENTAL MODALIDADE A DISTÂNCIA CURITIBA 2015 1 Plano de de Melhorias

Leia mais

Relatório de Autoavaliação Institucional/2009

Relatório de Autoavaliação Institucional/2009 Relatório de Autoavaliação Institucional/2009 A Autoavaliação Institucional do Centro Universitário de Anápolis UniEVANGÉLICA - é coordenada pela CPA Comissão Própria de Avaliação, com participação da

Leia mais

PROGRAMA DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL PAI 2012

PROGRAMA DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL PAI 2012 FACULDADE AMADEUS PROGRAMA DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL PAI 2012 ORGANIZAÇÃO: COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO DA FACULDADE AMADEUS - CPA REPRESENTANTES Presidente: Eduardo de Andrade Gonçalves Vice-presidente:

Leia mais

Relatório Parcial de Autoavaliação Institucional Centro Universitário Estácio da Amazônia ESTÁCIO AMAZÔNIA. IES nº 1702

Relatório Parcial de Autoavaliação Institucional Centro Universitário Estácio da Amazônia ESTÁCIO AMAZÔNIA. IES nº 1702 Relatório Parcial de Autoavaliação Institucional 2018 Centro Universitário Estácio da Amazônia ESTÁCIO AMAZÔNIA IES nº 1702 Boa Vista RR Março de 2019 Centro Universitário Estácio da Amazônia CORPO DIRIGENTE:

Leia mais

APRESENTAÇÃO DOS RESULTADOS DA AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL

APRESENTAÇÃO DOS RESULTADOS DA AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL APRESENTAÇÃO DOS RESULTADOS DA AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL 2009.1 CORPO DOCENTE 2009.1 Auto-avaliação docente - 2009.1 Pontualidade no início e término das aulas 14,29% 28,57% Compatibilidade

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO UNINTER Portaria do MEC 688, de 25 de maio de 2012.

CENTRO UNIVERSITÁRIO UNINTER Portaria do MEC 688, de 25 de maio de 2012. CENTRO UNIVERSITÁRIO UNINTER Portaria do MEC 688, de 25 de maio de 2012. PLANO DE AÇÃO E MELHORIAS CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM MARKETING MODALIDADE A DISTÂNCIA CURITIBA 2015 Plano de de Melhorias O

Leia mais

APÊNDICE A Questionários Aplicados

APÊNDICE A Questionários Aplicados APÊNDICE A Questionários Aplicados CPA Comissão Própria de Avaliação 60 INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SÃO PAULO CAMPUS SERTÃOZINHO COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO CPA AUTOAVALIAÇÃO

Leia mais

Missão Visão Valores VALORES INOVAÇÃO RESULTADO ÉTICA FOCO NO ALUNO QUALIDADE SIMPLICIDADE GENTE E MERITOCRACIA

Missão Visão Valores VALORES INOVAÇÃO RESULTADO ÉTICA FOCO NO ALUNO QUALIDADE SIMPLICIDADE GENTE E MERITOCRACIA Missão Visão Valores Promover a formação e ascensão profissional dos nossos alunos através de uma educação de qualidade, contribuindo para o desenvolvimento sustentável das comunidades onde atuamos Ser

Leia mais

FACULDADE EDUCACIONAL DE COLOMBO MANUAL DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL DA FAEC

FACULDADE EDUCACIONAL DE COLOMBO MANUAL DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL DA FAEC FACULDADE EDUCACIONAL DE COLOMBO MANUAL DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL DA FAEC 2008 1. APRESENTAÇÃO O presente Manual para Avaliação Institucional é resultado do trabalho que a CPA da Faculdade Educacional

Leia mais

Auto-Avaliação do Desempenho Sistêmico da FACENE 2012 Funcionários

Auto-Avaliação do Desempenho Sistêmico da FACENE 2012 Funcionários Auto-Avaliação do Desempenho Sistêmico da FACENE Funcionários Foram analisadas as respostas dos funcionários técnico-administrativos da FACENE no período letivo e, a um questionário estruturado, perfazendo

Leia mais

Avaliação do Desempenho Sistêmico da FACENE 2011 ALUNOS

Avaliação do Desempenho Sistêmico da FACENE 2011 ALUNOS Avaliação do Desempenho Sistêmico da FACENE 2011 ALUNOS Foram analisadas as respostas dos alunos da FACENE no período letivo 2011.1 e 2011.2, a um questionário estruturado, perfazendo um total de 896 alunos

Leia mais

RELATÓRIO DA AUTO AVALIAÇÃO CICLO 8

RELATÓRIO DA AUTO AVALIAÇÃO CICLO 8 Instituto Paulista de Ensino FIPEN CPA - Comissão Própria de Avaliação RELATÓRIO DA AUTO AVALIAÇÃO CICLO 8 Dezembro/2014 SUMÁRIO INTRODUÇÃO... 4 A O PROCESSO DE AUTO AVALIACÃO... 6 B - DIMENSÕES... 7 1.

Leia mais

Relatório de Autoavaliação. Institucional 2013

Relatório de Autoavaliação. Institucional 2013 Relatório de Autoavaliação Institucional 2013 Março/2014 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SANTA CATARINA RELATÓRIO

Leia mais

Relatório de Autoavaliação. Institucional 2013

Relatório de Autoavaliação. Institucional 2013 Relatório de Autoavaliação Institucional 2013 Março/2014 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SANTA CATARINA RELATÓRIO

Leia mais

FACULDADE AMADEUS RESULTADO PROCESSO DE AUTO AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL PAI 2017

FACULDADE AMADEUS RESULTADO PROCESSO DE AUTO AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL PAI 2017 FACULDADE AMADEUS RESULTADO PROCESSO DE AUTO AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL PAI 2017 AVALIAÇÃO IES PAI 2016 INFRAESTRUTURA COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO - CPA PAI 2016 INFRAESTRUTURA MEMBROS: 1. Paulo Sérgio

Leia mais

PROAI PROGRAMA DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL 1 Semestre 2017

PROAI PROGRAMA DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL 1 Semestre 2017 PROAI PROGRAMA DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL 1 Semestre 2017 FACULDADE METROPOLITANA 0 Sumário AVALIAÇÃO DA DIRETORIA PELA COORDENAÇÃO... 2 AVALIAÇÃO DA INSTITUIÇÃO PELOS FUNCIONÁRIOS... 4 AVALIAÇÃO E AUTOAVALIAÇÃO

Leia mais

BOLETIM ESPECIAL CPA/2016

BOLETIM ESPECIAL CPA/2016 Unidade Guarapari BOLETIM ESPECIAL CPA/2016 Você sabe o que é CPA? CPA Comissão Própria de Avaliação - é uma comissão de Autoavaliação que tem o objetivo de coordenar e articular o processo interno de

Leia mais

RELATÓRIO RESULTADOS DA COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO 2018

RELATÓRIO RESULTADOS DA COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO 2018 RELATÓRIO RESULTADOS DA COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO 18 Nos últimos anos, o papel da CPA na instituição vem ganhando espaço e trabalhando junto com a comunidade acadêmica e, principalmente, o núcleo gestor

Leia mais

Plano de Desenvolvimento Institucional PDI -

Plano de Desenvolvimento Institucional PDI - Plano de Desenvolvimento Institucional PDI - Diretrizes para Elaboração Eixos Temáticos Essenciais do PDI Perfil Institucional Avaliação e Acompanhamento do Desenvolvimento Institucional Gestão Institucional

Leia mais

AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL RELATÓRIO PARCIAL ANO DE REFERÊNCIA: 2018

AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL RELATÓRIO PARCIAL ANO DE REFERÊNCIA: 2018 AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL RELATÓRIO PARCIAL ANO DE REFERÊNCIA: 2018 Documento elaborado pela Comissão Própria de Avaliação (CPA) da Faculdade de Tecnologia do Vale do Ivaí FATEC, atendendo às exigências

Leia mais

PROAI PROGRAMA DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL 2 Semestre 2018

PROAI PROGRAMA DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL 2 Semestre 2018 PROAI PROGRAMA DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL 2 Semestre 2018 FACULDADE 0 Sumário AVALIAÇÃO DA COORDENAÇÃO/DIRETORIA PELO DOCENTE... 2 AVALIAÇÃO DO DOCENTE PELA COORDENAÇÃO... 3 AVALIAÇÃO DO DOCENTE PELO DISCENTE...

Leia mais

SÍNTESE DOS RESULTADOS PARCIAIS DA AVALIAÇÃO DE 2018

SÍNTESE DOS RESULTADOS PARCIAIS DA AVALIAÇÃO DE 2018 SÍNTESE DOS RESULTADOS PARCIAIS DA AVALIAÇÃO DE 2018 A pesquisa aplicada aos discentes, aos docentes e aos técnicos administrativos produziu os resultados a seguir. Estes foram objeto de análise pela CPA,

Leia mais

Avaliação Institucional. 1 S. de Diagnóstico Discente

Avaliação Institucional. 1 S. de Diagnóstico Discente Avaliação Institucional 1 S. de 2017 Diagnóstico Discente PARTICIPAÇÃO DE 882 ALUNOS (61%) Obs: prorrogamos por mais uma semana. Total de Alunos 2 Semestre = 1452 Participantes: 679 = 42,5% AVALIAÇÃO DO

Leia mais

COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO AVALIAÇÃO DE CURSO DO CURSO DE ENFERMAGEM NA PERSPECTIVA DO ALUNO

COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO AVALIAÇÃO DE CURSO DO CURSO DE ENFERMAGEM NA PERSPECTIVA DO ALUNO 1 COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO AVALIAÇÃO DE CURSO DO CURSO DE ENFERMAGEM NA PERSPECTIVA DO ALUNO PERÍODO: 7 A 16 DE JULHO DE 2010 (DURANTE A MATRÍCULA) LOCAL: LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA DA FACULDADE DE

Leia mais

PORTARIA Nº 300 DE 30 DE JANEIRO DE 2006 (D. O nº 22 Seção I 31/01/2006 Pág. 5 a 7)

PORTARIA Nº 300 DE 30 DE JANEIRO DE 2006 (D. O nº 22 Seção I 31/01/2006 Pág. 5 a 7) PORTARIA Nº 300 DE 30 DE JANEIRO DE 2006 (D. O nº 22 Seção I 31/01/2006 Pág. 5 a 7) Aprova, em extrato, o Instrumento de Avaliação Externa de Instituições de Educação Superior do Sistema Nacional de Avaliação

Leia mais

UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO

UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO PRÓ-REITORIA DE PLANEJAMENTO E DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL - PRPDI Orientação Geral O Plano de Desenvolvimento Institucional -PDI, elaborado para um período de 5

Leia mais

Relatório de Autoavaliação. Institucional 2013

Relatório de Autoavaliação. Institucional 2013 Relatório de Autoavaliação Institucional 2013 Março/2014 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SANTA CATARINA RELATÓRIO

Leia mais

CPA RESULTADOS ESTATÍSTICOS Autoavaliação do Desempenho Discente da FACENE

CPA RESULTADOS ESTATÍSTICOS Autoavaliação do Desempenho Discente da FACENE CPA RESULTADOS ESTATÍSTICOS Autoavaliação do Desempenho Discente da FACENE - Foram analisadas as respostas dos alunos da FACENE no período letivo. e., a um questionário estruturado, perfazendo um total

Leia mais

PLANO DE AÇÃO E MELHORIAS CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS MODALIDADE A DISTÂNCIA

PLANO DE AÇÃO E MELHORIAS CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS MODALIDADE A DISTÂNCIA CENTRO UNIVERSITÁRIO UNINTER Portaria do MEC 688, de 25 de maio de 2012. PLANO DE AÇÃO E MELHORIAS CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS MODALIDADE A DISTÂNCIA CURITIBA 2015 1 Plano

Leia mais

1 APRESENTAÇÃO 2 METODOLOGIA

1 APRESENTAÇÃO 2 METODOLOGIA RELATÓRIO DE AVALIAÇÃO DO CURSO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE ALIMENTOS ANO 2017 1 APRESENTAÇÃO A Comissão de Curso e o Núcleo Docente Estruturante (NDE) do curso de Ciência e Tecnologia de Alimentos apresenta

Leia mais

Autoavaliação do Desempenho Sistêmico da FAMENE 2013 Funcionários

Autoavaliação do Desempenho Sistêmico da FAMENE 2013 Funcionários Autoavaliação do Desempenho Sistêmico da FAMENE Funcionários Foram analisadas as respostas dos funcionários técnico-administrativos da FACENE no período letivo e, a um questionário estruturado, perfazendo

Leia mais

PROJETO DE AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL

PROJETO DE AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL PROJETO DE AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL São Paulo, 2017 SUMÁRIO 1 COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO... 2 1.1 Introdução... 2 2 IMPLEMENTAÇÃO DA AUTOAVALIAÇÃO NA FACULDADE RUDOLF STEINER... 3 3 PROCESSO DE AVALIAÇÃO

Leia mais

CAPITULO III ANÁLISE DOS DADOS 3.1 ANÁLISE DOS DADOS - SEGMENTOS: PROFESSORES E ALUNOS

CAPITULO III ANÁLISE DOS DADOS 3.1 ANÁLISE DOS DADOS - SEGMENTOS: PROFESSORES E ALUNOS Núcleo de Avaliação UnUCET 2006 _ CAPITULO III ANÁLISE DOS DADOS 3.1 ANÁLISE DOS DADOS - SEGMENTOS: PROFESSORES E ALUNOS Para a análise dos dados dessa pesquisa, que foi realizada por meio de questionários

Leia mais

RELATÓRIO DA PESQUISA DE SATISFAÇÃO DOS ALUNOS EM RELAÇÃO À EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA CURSO E CORPO DOCENTE 2014 I

RELATÓRIO DA PESQUISA DE SATISFAÇÃO DOS ALUNOS EM RELAÇÃO À EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA CURSO E CORPO DOCENTE 2014 I RELATÓRIO DA PESQUISA DE SATISFAÇÃO DOS ALUNOS EM RELAÇÃO À EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA CURSO E CORPO DOCENTE 2014 I Julho 2014 I DADOS DA INSTITUIÇÃO Nome: FACULDADES OPET Código da IES: 5403 Instituição privada

Leia mais

COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO AVALIAÇÃO DE CURSO DO CURSO DE NUTRIÇÃO NA PERSPECTIVA DO ALUNO

COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO AVALIAÇÃO DE CURSO DO CURSO DE NUTRIÇÃO NA PERSPECTIVA DO ALUNO 1 COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO AVALIAÇÃO DE CURSO DO CURSO DE NUTRIÇÃO NA PERSPECTIVA DO ALUNO PERÍODO: 7 A 16 DE JULHO DE 2010 (DURANTE A MATRÍCULA) LOCAL: LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA DA FACULDADE DE

Leia mais

FACULDADE DE SORRISO RELATÓRIO DE AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL ANO I DO CICLO AVALIATIVO

FACULDADE DE SORRISO RELATÓRIO DE AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL ANO I DO CICLO AVALIATIVO RELATÓRIO DE AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL ANO I DO CICLO AVALIATIVO 2013-2015 Documento elaborado pela CPA, atendendo às exigências do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior SINAES, instituído

Leia mais

PROAI PROGRAMA DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL 1 Semestre 2016

PROAI PROGRAMA DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL 1 Semestre 2016 PROAI PROGRAMA DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL 1 Semestre 2016 FACULDADE METROPOLITANA 0 Sumário AVALIAÇÃO DA DIRETORIA PELA COORDENAÇÃO...2 AVALIAÇÃO DA INSTITUIÇÃO PELOS FUNCIONÁRIOS...4 AVALIAÇÃO E AUTOAVALIAÇÃO

Leia mais

SINAES SISTEMA NACIONAL DE AVALIAÇÃO DO ENSINO SUPERIOR

SINAES SISTEMA NACIONAL DE AVALIAÇÃO DO ENSINO SUPERIOR SINAES SISTEMA NACIONAL DE AVALIAÇÃO DO ENSINO SUPERIOR Elza Cristina Giostri elza@sociesc.org.br PROGRAMA Apresentação Diagnóstico de conhecimento e necessidades Conceito Geral Elaboração do relatório

Leia mais

RELATÓRIO DE RESPOSTAS OBTIDAS NA PESQUISA DE AUTOAVALIAÇÃO 2016 CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E HUMANAS - CCSH: MODALIDADE PRESENCIAL

RELATÓRIO DE RESPOSTAS OBTIDAS NA PESQUISA DE AUTOAVALIAÇÃO 2016 CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E HUMANAS - CCSH: MODALIDADE PRESENCIAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA PRÓ-REITORIA DE PLANEJAMENTO COORDENADORIA DE PLANEJAMENTO E AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL RELATÓRIO DE RESPOSTAS OBTIDAS NA PESQUISA DE AUTOAVALIAÇÃO 2016 DE CIÊNCIAS SOCIAIS

Leia mais

RELATÓRIO 1 DADOS DE IDENTIFICAÇÃO: Título RELATÓRIO DA COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO 2013/2. Entidade Promotora Faculdade IDEAU

RELATÓRIO 1 DADOS DE IDENTIFICAÇÃO: Título RELATÓRIO DA COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO 2013/2. Entidade Promotora Faculdade IDEAU RELATÓRIO 1 DADOS DE IDENTIFICAÇÃO: Título RELATÓRIO DA COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO 2013/2 Entidade Promotora Faculdade IDEAU Entidade Executora Faculdade IDEAU 2 INTRODUÇÃO A avaliação de uma IES é

Leia mais

FACULDADE AMADEUS RESULTADO PROCESSO DE AUTO AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL PAI 2016

FACULDADE AMADEUS RESULTADO PROCESSO DE AUTO AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL PAI 2016 FACULDADE AMADEUS RESULTADO PROCESSO DE AUTO AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL PAI 206 AVALIAÇÃO IES PAI 206 INFRAESTRUTURA COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO - CPA PAI 206 INFRAESTRUTURA MEMBROS:. Paulo Sérgio Presidente

Leia mais

RELATÓRIO DE RESPOSTAS OBTIDAS NA PESQUISA DE AUTOAVALIAÇÃO 2016 CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE - CCS: MODALIDADE PRESENCIAL

RELATÓRIO DE RESPOSTAS OBTIDAS NA PESQUISA DE AUTOAVALIAÇÃO 2016 CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE - CCS: MODALIDADE PRESENCIAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA PRÓ-REITORIA DE PLANEJAMENTO COORDENADORIA DE PLANEJAMENTO E AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL RELATÓRIO DE RESPOSTAS OBTIDAS NA PESQUISA DE AUTOAVALIAÇÃO 2016 DE CIÊNCIAS DA

Leia mais

COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO RELATÓRIO DE AUTOAVALIAÇÃO 2013

COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO RELATÓRIO DE AUTOAVALIAÇÃO 2013 COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO - 2013 RELATÓRIO DE AUTOAVALIAÇÃO 2013 1 COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO CPA - 2013 DA COMISSÃO A Comissão para 2013 foi reestruturada e passou a contar com novos membros, passa

Leia mais

PLANO DE AÇÃO E MELHORIAS CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO DA PRODUÇÃO INDUSTRIAL MODALIDADE A DISTÂNCIA

PLANO DE AÇÃO E MELHORIAS CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO DA PRODUÇÃO INDUSTRIAL MODALIDADE A DISTÂNCIA CENTRO UNIVERSITÁRIO UNINTER Portaria do MEC 688, de 25 de maio de 2012. PLANO DE AÇÃO E MELHORIAS CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO DA PRODUÇÃO INDUSTRIAL MODALIDADE A DISTÂNCIA CURITIBA 2014 1 Plano

Leia mais

PESQUISA AVALIATIVA GERAL (GRADUAÇÃO TRADICIONAL E TECNOLÓGICA)

PESQUISA AVALIATIVA GERAL (GRADUAÇÃO TRADICIONAL E TECNOLÓGICA) PESQUISA AVALIATIVA 2013.2 GERAL (GRADUAÇÃO TRADICIONAL E TECNOLÓGICA) 2015 1 GRÃO CHANCELER DOM MURILO SEBASTIÃO RAMOS KRIEGER REITOR PROF. DR. PE. MAURÍCIO DA SILVA FERREIRA PRÓ-REITOR DE GRADUAÇÃO PROF.

Leia mais

RELATÓRIOS DE AUTOAVALIAÇÃO. Planos de Ação

RELATÓRIOS DE AUTOAVALIAÇÃO. Planos de Ação RELATÓRIOS DE AUTOAVALIAÇÃO Planos de Ação ANO BASE 2016 1 1 INTRODUÇÃO A Avaliação Interna na FACSUM tem se desenvolvido como uma importante e permanente prática de gestão organizacional, visando obter

Leia mais

RELATÓRIO DE RESPOSTAS OBTIDAS NA PESQUISA DE AUTOAVALIAÇÃO 2016 CENTRO DE CIÊNCIAS RURAIS CCR: MODALIDADE PRESENCIAL

RELATÓRIO DE RESPOSTAS OBTIDAS NA PESQUISA DE AUTOAVALIAÇÃO 2016 CENTRO DE CIÊNCIAS RURAIS CCR: MODALIDADE PRESENCIAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA PRÓ-REITORIA DE PLANEJAMENTO COORDENADORIA DE PLANEJAMENTO E AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL RELATÓRIO DE RESPOSTAS OBTIDAS NA PESQUISA DE AUTOAVALIAÇÃO 2016 DE CIÊNCIAS RURAIS

Leia mais

A seguir, apresentamos os itens que compõem cada um dos indicadores de Instituição, Curso e Infraestrutura.

A seguir, apresentamos os itens que compõem cada um dos indicadores de Instituição, Curso e Infraestrutura. A Comissão Própria de Avaliação (CPA) da Faculdade Pitágoras de Uberlândia opera em consonância com a Lei nº 10.861 e tem atuação autônoma em relação aos conselhos e demais órgãos colegiados da IES, tendo

Leia mais

Objetivo da CPA. Avaliações que foram utilizadas para elaboração do relatório anual desta gestão:

Objetivo da CPA. Avaliações que foram utilizadas para elaboração do relatório anual desta gestão: Pesquisa 2017 Objetivo da CPA A Comissão Própria de Avaliação (CPA) da IES constitui um órgão de natureza consultiva, com atribuições de elaboração, implementação, aplicação e monitoramento do processo

Leia mais

PESQUISA AVALIATIVA GERAL (GRADUAÇÃO TRADICIONAL E TECNOLÓGICA)

PESQUISA AVALIATIVA GERAL (GRADUAÇÃO TRADICIONAL E TECNOLÓGICA) PESQUISA AVALIATIVA 2013.2 GERAL (GRADUAÇÃO TRADICIONAL E TECNOLÓGICA) 2015 1 GRÃO CHANCELER DOM MURILO SEBASTIÃO RAMOS KRIEGER REITOR PROF. DR. PE. MAURÍCIO DA SILVA FERREIRA PRÓ-REITOR DE GRADUAÇÃO PROF.

Leia mais

CPA Comissão Própria de Avaliação

CPA Comissão Própria de Avaliação CPA Comissão Própria de Avaliação Autoavaliação Institucional Técnico Administrativo 7 SGAS 96, Lote 8, Conjunto A, Bloco Asa Sul Brasília DF 7. - 6 Introdução: O que é CPA? A Lei Federal nº.86, de de

Leia mais

Questões Gerais Planejamento e Avaliação Institucional

Questões Gerais Planejamento e Avaliação Institucional Como você avalia a gestão ambiental da Instituição? Questões Gerais Planejamento e Avaliação Institucional 4 3,36% 8,53% Boa 28 23,53% 36,91% Como você avalia a divulgação dos resultados da Pesquisa de

Leia mais

Comissão Própria de Avaliação - CPA. II Seminário de Avaliação Institucional

Comissão Própria de Avaliação - CPA. II Seminário de Avaliação Institucional Comissão Própria de Avaliação - CPA II Seminário de Avaliação Institucional da FAMA Pós s Graduação 2007 Comissão Própria de Avaliação CPA II Seminário de Avaliação Institucional da FAMA Pós Graduação

Leia mais

E I X O S

E I X O S 0011 0010 1010 1101 0001 0100 1011 5 E I X O S 10 dimensões 5 eixos 8- Planejamento e Avaliação. 1- Missão e Plano de Desenvolvimento Institucional. 0011 3- Responsabilidade 0010 1010 1101 Social 0001

Leia mais

RELATÓRIO DE AUTO-AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO CPA

RELATÓRIO DE AUTO-AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO CPA RELATÓRIO DE AUTO-AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO CPA DOCENTES, TÉCNICOS E GESTORES 2012-2013 RESULTADOS DAS PESQUISAS REALIZADAS E QUE COMPORÃO O RELATÓRIO DE AUTO-AVALIAÇÃO DA UESC

Leia mais

DISCENTES PRESENCIAIS (Número de matriculados = ) (Percentual de participação = 19.1) Sem condições de opinar (%) Não existe (%) Desvio padrão

DISCENTES PRESENCIAIS (Número de matriculados = ) (Percentual de participação = 19.1) Sem condições de opinar (%) Não existe (%) Desvio padrão Resultado da Avaliação Quantitativa dos discentes dos cursos presenciais da FURG. Os resultados da avaliação são apresentados como Média, Desvio Padrão, Percentual de respostas "não existe" e "sem condições

Leia mais

FACULDADE DE ENSINO SUPERIOR DA AMAZÔNIA REUNIDA FESAR. Relatório de Auto - avaliação Institucional Ano de 2011/1 COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO CPA

FACULDADE DE ENSINO SUPERIOR DA AMAZÔNIA REUNIDA FESAR. Relatório de Auto - avaliação Institucional Ano de 2011/1 COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO CPA FACULDADE DE ENSINO SUPERIOR DA AMAZÔNIA REUNIDA FESAR Relatório de Auto - avaliação Institucional Ano de 2011/1 COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO CPA Redenção PA 2011 1 SUMÁRIO I APRESENTAÇÃO II DADOS DA

Leia mais

Dimensão 3: Responsabilidade Social da Instituição de Ensino Superior

Dimensão 3: Responsabilidade Social da Instituição de Ensino Superior 72 73 No que concerne na autoavaliação para o ensino, pesquisa, a pós-graduação e a extensão, os dados apontam a satisfação para as questões da dimensão 2. Com exceção, do nível de formação dos alunos

Leia mais

RELATÓRIO DA AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL 2013

RELATÓRIO DA AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL 2013 RELATÓRIO DA AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL 2013 Comissão Própria de Avaliação CPA São Paulo - SP PERFIL DO CORPO DISCENTE Em sua totalidade, foi constatado estatisticamente que a Faculdade tem o mesmo número

Leia mais

RELATÓRIO DA AUTO AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL

RELATÓRIO DA AUTO AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL FACULDADE DO TRABALHO COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO / CPA RELATÓRIO DA AUTO AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL 2014 Uberlândia 2014 RELATÓRIO DE AUTO-AVALIAÇÃO 2014 Uberlândia - Março de 2014 I DADOS DA INSTITUIÇÃO

Leia mais

Plano de Desenvolvimento Institucional

Plano de Desenvolvimento Institucional data Plano de Desenvolvimento Institucional PDI - 2016-2020 Prof. Esper Cavalheiro Pró-Reitor de Planejamento - PROPLAN Profa. Cíntia Möller Araujo Coordenadora de Desenvolvimento Institucional e Estudos

Leia mais

Curso de Sistemas para Internet Campus: Maracanã (Sede)

Curso de Sistemas para Internet Campus: Maracanã (Sede) CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA CELSO SUCKOW DA FONSECA CEFET/RJ Curso de Sistemas para Internet Campus: Maracanã (Sede) Autoavaliação Dados extraídos por filtragem da Planilha do Relatório da Comissão

Leia mais

FACULDADE CAMPOS ELÍSEOS FCE

FACULDADE CAMPOS ELÍSEOS FCE FACULDADE CAMPOS ELÍSEOS FCE Comissão Própria de Avaliação CPA São Paulo - SP Nossos estudantes são jovens (78% tem menos que 30 anos) e a maioria (62%) cursa Administração. Quanto ao gênero, a Faculdade

Leia mais

PDI UNIVASF Notas sobre questões legais-normativas e sobre o processo de elaboração

PDI UNIVASF Notas sobre questões legais-normativas e sobre o processo de elaboração UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO Pró-Reitoria de Planejamento e Desenvolvimento Institucional Propladi Av. José de Sá Maniçoba, s/n, Centro Petrolina-PE - CEP.: 56.304-917 Fone: (87) 2101-6804

Leia mais

II FÓRUM CPA Comissão Própria da Avaliação

II FÓRUM CPA Comissão Própria da Avaliação II FÓRUM CPA Comissão Própria da Avaliação 25 de maio de 2016 EIXO 1: PLANEJAMENTO E AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL Dimensão 8: Planejamento e avaliação Fragilidades Melhorar as reuniões da CPA e reestruturar

Leia mais

RELATÓRIO DE RESPOSTAS OBTIDAS NA PESQUISA DE AUTOAVALIAÇÃO 2016 CAMPUS DA UFSM EM CACHOEIRA DO SUL CS: MODALIDADE PRESENCIAL

RELATÓRIO DE RESPOSTAS OBTIDAS NA PESQUISA DE AUTOAVALIAÇÃO 2016 CAMPUS DA UFSM EM CACHOEIRA DO SUL CS: MODALIDADE PRESENCIAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA PRÓ-REITORIA DE PLANEJAMENTO COORDENADORIA DE PLANEJAMENTO E AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL RELATÓRIO DE RESPOSTAS OBTIDAS NA PESQUISA DE AUTOAVALIAÇÃO 2016 CAMPUS DA EM CACHOEIRA

Leia mais

Representante do corpo técnicoadministrativo. Comissão Gislei Amorim de Souza Rondon e Neiva Propodoski Representantes do corpo docente

Representante do corpo técnicoadministrativo. Comissão Gislei Amorim de Souza Rondon e Neiva Propodoski Representantes do corpo docente AVALIAÇÃO DAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR Gláucia Cristina Negreiros Silva Fonseca Representante do corpo técnicoadministrativo e Coordenadora da Comissão Gislei Amorim de Souza Rondon e Neiva Propodoski

Leia mais

AUTO-AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL 2011

AUTO-AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL 2011 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE AUTO-AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL 2011 NATAL/RN MARÇO/2012

Leia mais

A seguir, apresentamos os itens que compõem cada um dos indicadores de Instituição, Curso e Infraestrutura.

A seguir, apresentamos os itens que compõem cada um dos indicadores de Instituição, Curso e Infraestrutura. A Comissão Própria de Avaliação (CPA) da FACULDADE PITÁGORAS DA SERRA opera em consonância com a Lei nº 10.861 e tem atuação autônoma em relação aos conselhos e demais órgãos colegiados da IES, tendo como

Leia mais

RELATÓRIO DE RESPOSTAS OBTIDAS NA PESQUISA DE AUTOAVALIAÇÃO 2016 CENTRO DE ARTES E LETRAS CAL: MODALIDADE PRESENCIAL

RELATÓRIO DE RESPOSTAS OBTIDAS NA PESQUISA DE AUTOAVALIAÇÃO 2016 CENTRO DE ARTES E LETRAS CAL: MODALIDADE PRESENCIAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA PRÓ-REITORIA DE PLANEJAMENTO COORDENADORIA DE PLANEJAMENTO E AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL RELATÓRIO DE RESPOSTAS OBTIDAS NA PESQUISA DE AUTOAVALIAÇÃO 2016 DE ARTES E LETRAS

Leia mais

Dimensão 1 DIDÁTICO-PEDAGÓGICA. 1.1 Gestão Acadêmica 1.2 Projeto do Curso 1.3 Atividades acadêmicas articuladas ao ensino de graduação

Dimensão 1 DIDÁTICO-PEDAGÓGICA. 1.1 Gestão Acadêmica 1.2 Projeto do Curso 1.3 Atividades acadêmicas articuladas ao ensino de graduação Dimensão 1 DIDÁTICO-PEDAGÓGICA CATEGORIAS DE ANÁLISE 1.1 Gestão Acadêmica 1.2 Projeto do Curso 1.3 Atividades acadêmicas articuladas ao ensino de graduação 1.1 GESTÃO ACADÊMICA 1.1.1 Responsabilidade Social

Leia mais

CPA - COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO PLANO DE AÇÃO TRIENAL. Triênio 2018 a 2020

CPA - COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO PLANO DE AÇÃO TRIENAL. Triênio 2018 a 2020 - COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO PLANO DE AÇÃO TRIENAL Triênio 2018 a 2020 Faculdade Guilherme Guimbala FGG Joinville 2018 AUTO AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL Documento elaborado pela da FGG Faculdade Guilherme

Leia mais

CPA Comissão Própria de Avaliação

CPA Comissão Própria de Avaliação CPA Comissão Própria de Avaliação Autoavaliação Institucional Docentes 7 SGAS 96, Lote 8, Conjunto A, Bloco Asa Sul Brasília DF 7. - 6 Introdução: O que é CPA? A Lei Federal nº.86, de de abril de, instituiu

Leia mais

AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA

AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA COORDENADORIA DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL COAI COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO CPA AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA PARTE I O DOCENTE AVALIA AS AÇÕES DO CURSO Prezado(a)

Leia mais

PESQUISA AVALIATIVA GERAL (GRADUAÇÃO TRADICIONAL E TECNOLÓGICA)

PESQUISA AVALIATIVA GERAL (GRADUAÇÃO TRADICIONAL E TECNOLÓGICA) PESQUISA AVALIATIVA 2013.2 GERAL (GRADUAÇÃO TRADICIONAL E TECNOLÓGICA) 2015 1 GRÃO CHANCELER DOM MURILO SEBASTIÃO RAMOS KRIEGER REITOR PROF. DR. PE. MAURÍCIO DA SILVA FERREIRA PRÓ-REITOR DE GRADUAÇÃO PROF.

Leia mais

ATUAÇÃO DA CPA. Roteiro. Avaliação do ensino superior. Avaliação do Ensino Superior. Autoavaliação na UFMS

ATUAÇÃO DA CPA. Roteiro. Avaliação do ensino superior. Avaliação do Ensino Superior. Autoavaliação na UFMS ATUAÇÃO DA CPA Avaliação do ensino superior Roteiro Avaliação do Ensino Superior Legislação SINAES Autoavaliação Institucional Dimensões Autoavaliação na UFMS Instrumentos AVALIAÇÃO DO ENSINO SUPERIOR

Leia mais

AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL 2014 RESULTADOS GERAIS

AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL 2014 RESULTADOS GERAIS AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL 2014 RESULTADOS GERAIS Autoavaliação Institucional 2014 Foram realizadas oito enquetes institucionais durante o ano de 2014 para avaliar a qualidade dos serviços prestados e

Leia mais

RELATÓRIO DA PESQUISA DE SATISFAÇÃO DO CLIENTE EXTERNO EMBRAPA MEIO AMBIENTE ANO BASE SGQ

RELATÓRIO DA PESQUISA DE SATISFAÇÃO DO CLIENTE EXTERNO EMBRAPA MEIO AMBIENTE ANO BASE SGQ RELATÓRIO DA PESQUISA DE SATISFAÇÃO DO CLIENTE EXTERNO EMBRAPA MEIO AMBIENTE ANO BASE - 2009 SGQ SUMÁRIO 1. - Introdução... - 1 2. - Metodologia... - 1 2.1 - Amostragem... - 1 2.2 - Coleta e análise dos

Leia mais

A seguir, apresentamos os itens que compõem cada um dos indicadores de Instituição, Curso e Infraestrutura.

A seguir, apresentamos os itens que compõem cada um dos indicadores de Instituição, Curso e Infraestrutura. A Comissão Própria de Avaliação (CPA) da FACULDADE ANHANGUERA DE BAURU opera em consonância com a Lei nº 10.861 e tem atuação autônoma em relação aos conselhos e demais órgãos colegiados da IES, tendo

Leia mais

FACULDADE BARRETOS COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO - CPA

FACULDADE BARRETOS COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO - CPA FACULDADE BARRETOS COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO - CPA AUTO-AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL DISCENTES Barretos, Março 2010 RELATÓRIO FINAL DE AUTO-AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL RELATOR: Prof. Dr. Rodrigo Ruiz Sanches

Leia mais

PESQUISA AVALIATIVA GERAL (GRADUAÇÃO TRADICIONAL E TECNOLÓGICA)

PESQUISA AVALIATIVA GERAL (GRADUAÇÃO TRADICIONAL E TECNOLÓGICA) PESQUISA AVALIATIVA 2013.2 GERAL (GRADUAÇÃO TRADICIONAL E TECNOLÓGICA) 2015 1 GRÃO CHANCELER DOM MURILO SEBASTIÃO RAMOS KRIEGER REITOR PROF. DR. PE. MAURÍCIO DA SILVA FERREIRA PRÓ-REITOR DE GRADUAÇÃO PROF.

Leia mais

REGULAMENTO INSTITUCIONAL ACOMPANHAMENTO DE EGRESSOS. (cursos presenciais e à distância)

REGULAMENTO INSTITUCIONAL ACOMPANHAMENTO DE EGRESSOS. (cursos presenciais e à distância) FACULDADE DE CIÊNCIAS BIOMÉDICAS DE CACOAL REGULAMENTO INSTITUCIONAL DE ACOMPANHAMENTO DE EGRESSOS (cursos presenciais e à distância) CACOAL 2018 CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES INICIAIS Art. 1º Este regulamento

Leia mais

PESQUISA AVALIATIVA GERAL (GRADUAÇÃO TRADICIONAL E TECNOLÓGICA)

PESQUISA AVALIATIVA GERAL (GRADUAÇÃO TRADICIONAL E TECNOLÓGICA) PESQUISA AVALIATIVA 2013.2 GERAL (GRADUAÇÃO TRADICIONAL E TECNOLÓGICA) 2015 1 GRÃO CHANCELER DOM MURILO SEBASTIÃO RAMOS KRIEGER REITOR PROF. DR. PE. MAURÍCIO DA SILVA FERREIRA PRÓ-REITOR DE GRADUAÇÃO PROF.

Leia mais

Questionário docente de avaliação institucional. Tabela 1: Questionários utilizados na coleta de dados

Questionário docente de avaliação institucional. Tabela 1: Questionários utilizados na coleta de dados Avaliação Institucional Interna Relatório resumido Período de Referência: 2017 Apresentação Este relatório apresenta de forma sucinta os resultados da avaliação institucional interna, realizada com o apoio

Leia mais

PPC - Projeto Pedagógico de Curso. Direito

PPC - Projeto Pedagógico de Curso. Direito PPC - Projeto Pedagógico de Curso Direito 1. Forma de acesso ao curso O acesso dos alunos ao Curso é realizado através das seguintes modalidades: - Processo Seletivo - aplica-se a candidatos que tenham

Leia mais

RELATÓRIO DA AUTO AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL

RELATÓRIO DA AUTO AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL FACULDADE DO TRABALHO COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO / CPA RELATÓRIO DA AUTO AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL 2011 Uberlândia 2012 I DADOS DA INSTITUIÇÃO RELATÓRIO DE AUTO-AVALIAÇÃO 2011 Uberlândia - Março de 2012

Leia mais

AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO DOCENTE

AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO DOCENTE FACULDADE DE CIÊNCIAS, CULTURA E EXTENSÃO DO RN COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO DOCENTE 2010.2 CÓDIGO Q2.09 O(a) professor(a) é pontual (chega e sai na hora certa) Q2.10 O(a) professor(a)

Leia mais

PROGRAMA DE AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL SÍNTESE DO DESENVOLVIMENTO DO PROCESSO DE AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL

PROGRAMA DE AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL SÍNTESE DO DESENVOLVIMENTO DO PROCESSO DE AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL PROGRAMA DE AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL SÍNTESE DO DESENVOLVIMENTO DO PROCESSO DE AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL Apresentação à Comissão Externa de Avaliação Curso: Superior de Tecnologia Hotelaria 10/10/2012

Leia mais

Plano de Desenvolvimento Institucional PDI Diretrizes para Elaboração

Plano de Desenvolvimento Institucional PDI Diretrizes para Elaboração MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA Sistema de Acompanhamento de Processos das Instituições de Ensino Superior SAPIEnS/MEC Plano de

Leia mais