PROGRAMA SENAC DE GRATUIDADE - PSG EDITAL 003/ PROCESSO SELETIVO

Save this PDF as:
 WORD  PNG  TXT  JPG

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "PROGRAMA SENAC DE GRATUIDADE - PSG EDITAL 003/2011 - PROCESSO SELETIVO"

Transcrição

1 PROGRAMA SENAC DE GRATUIDADE - PSG EDITAL 003/ PROCESSO SELETIVO A Diretora Regional do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - SENAC - Administração Regional no Estado de Mato Grosso, no uso de suas atribuições, torna público que, no período de 29/08/2011 a 09/09/2011, estarão abertas as inscrições dos interessados em participar do Processo Seletivo, para ingresso no Curso do Programa SENAC de Gratuidade PSG, descritos no Anexo I, obedecidas as normas e disposições contidas neste Edital. As vagas gratuitas ofertadas neste Edital são destinadas a pessoas de baixa renda, conforme Protocolo de Compromisso firmado entre o Ministério da Educação - MEC, Ministério do Trabalho e Emprego MTE, Ministério da Fazenda - MF, a Confederação Nacional do Comércio CNC, o Serviço Social do Comércio - SESC e o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial SENAC. O processo seletivo de concessão de vagas do PSG é regido por este Edital. 1. DO PROGRAMA 1.1. O Programa SENAC de Gratuidade - PSG destina-se a pessoas de baixa renda, cuja renda familiar per capita não ultrapasse 02(dois) salários mínimos federais, na condição de alunos matriculados ou egressos da educação básica e trabalhadores empregados ou desempregados, priorizando-se aqueles que satisfizerem as duas condições: aluno e trabalhador. 2. DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES 2.1. A inscrição dos candidatos no processo seletivo para preenchimento das vagas do PSG no Estado de Mato Grosso, objeto deste Edital, é feita a partir das informações prestadas pelo candidato, pessoalmente, descrita neste Edital, por meio de preenchimento e assinatura da Ficha de Inscrição do PSG e autodeclaração de baixa renda, disponibilizado pela instituição, no ato da inscrição Não será cobrada nenhuma taxa para a realização do processo seletivo As inscrições ao Processo Seletivo do Programa Senac de Gratuidade poderão ser feitas nos horários e local descritos no Anexo II A análise das informações fornecidas pelo candidato é feita a partir dos critérios estabelecidos no Protocolo de Compromisso e da documentação apresentada pelo interessado no prazo e local previstos neste Edital A candidatura a uma vaga do PSG supõe o preenchimento e assinatura da Ficha de Inscrição do PSG com informações verídicas e cabais, assinatura de autodeclaração de baixa renda, bem como atendimento aos pré-requisitos do curso escolhido conforme Anexo I.

2 2.6. A documentação será de total responsabilidade do candidato e deverá ser entregue no prazo estabelecido neste Edital, para ser devidamente auditada a autenticidade das informações fornecidas. Havendo qualquer irregularidade nos documentos apresentados ou em caso de denúncia quanto à inveracidade das informações prestadas pelo candidato, a qualquer momento, haverá apuração imediata dos fatos por técnicos designados pelo SENAC/MT ou por empresa especializada contratada, sendo a veracidade das informações aferida por amostragem através de entrevistas, visitas e/ou solicitação de documentos complementares, conforme o caso. O candidato que de alguma forma se recusar a submeter-se aos procedimentos anteriormente descritos terá sua matrícula cancelada e não poderá participar de um novo processo seletivo pelos próximos 02(dois) anos As vagas destinadas ao Processo Seletivo do PSG, divulgadas neste Edital, serão preenchidas por ordem de classificação, obedecendo-se rigorosamente ao número de vagas, por opção de curso e turno; se não forem preenchidas, serão repassadas automaticamente para o próximo candidato classificado, até que se complete o número total de vagas previstas no PSG Anexo I É vedada a transferência de aluno matriculado, uma vez que as vagas são preenchidas conforme ordem de classificação, opção de curso e de turno A inscrição configura o reconhecimento e aceitação pelo candidato, ou do seu Responsável, quando menor, de todas as normas e orientações previstas neste Edital, não podendo delas alegar desconhecimento. 3. DAS INSCRIÇÕES 3.1. O candidato deverá, no ato da inscrição, preencher e assinar a Ficha de Inscrição do PSG, e assinar a autodeclaração de baixa renda O candidato somente poderá inscrever-se em um único curso, especificado no Anexo I Plano de Aplicação do PSG - Quadro de Vagas e, em caso de mais de uma inscrição, só será válida a última, de acordo com a data de efetivação.

3 4. DO PROCESSO DE SELEÇÃO 4.1. O processo seletivo será realizado por meio do índice PSG, calculado pela seguinte fórmula: (RF*DF*PF*EB*CT*APS) / GF, Sendo: a) RF = Renda Familiar Bruta (somatória da renda familiar incluindo renda do candidato); b) DF = Pessoa com deficiência (não = 1; sim = 0,8); c) PF = Posição na família (dependente = 1; arrimo = 0,8); d) EB = Condição na educação básica egresso ou matriculado (egresso da educação básica = 0,8; matriculado na educação básica = 0,7); e) CT = Condição de trabalho empregado, desempregado ou candidato a primeiro emprego (primeiro emprego = 1; empregado/desempregado = 0,9); f) APS = Egresso Programa Aprendizagem do SENAC (sim = 0,8; não = 1); g) GF = Grupo familiar (número de membros do núcleo familiar, incluindo o candidato) A autenticidade das informações fornecidas pelos candidatos poderá ser verificada por meio de entrevistas, visitas ou outros mecanismos Fará parte também do processo de seleção o atendimento aos pré-requisitos do curso escolhido, conforme Anexo I; 4.4. Só será feito o ranqueamento dos candidatos se o quantitativo de inscrição for equivalente a 02 (duas) vezes o número de vagas gratuitas ofertadas por curso Caso o curso escolhido possua teste complementar, só serão convocados para a realização deste processo o equivalente a 03 (três) vezes o número de vagas gratuitas, em número de candidatos, conforme a classificação do índice PSG. Por exemplo: para um curso com três vagas gratuitas, serão convocados para a realização do teste complementar os primeiros 9 (nove) candidatos classificados O teste complementar será realizado em uma única etapa, sendo prova objetiva e de caráter classificatório, sendo que o ementário de conteúdos abrange conhecimentos integrantes do currículo dos anos finais do Ensino Fundamental e do Ensino Médio, delimitados as seguintes áreas do conhecimento: Língua Portuguesa, Matemática e Redação. A prova objetiva será realizada em local e horário a serem divulgados através do site. A ausência ou recusa do candidato em participar do teste complementar implicará automaticamente na eliminação do processo de ingresso no PSG.

4 5. DA CLASSIFICAÇÃO 5.1. A classificação dos candidatos a uma vaga no PSG obedecerá aos seguintes critérios: 1 Menor valor obtido no índice PSG 5.2. Em caso de empate, a classificação obedecerá à melhor posição nos critérios abaixo, na seguinte ordem: 1º. Menor renda familiar per capita; 2º. Ser aluno da educação básica e trabalhador; 3º. Ser aluno da educação básica 4º. Ser egresso da educação básica; 5º. Ser trabalhador desempregado; 6º. Ser trabalhador empregado; 7º. Ser pessoa com deficiência; 8º. Ser egresso do Programa de Aprendizagem; 9º. Candidato mais idoso; 10º Ordem de inscrição; 6. DO RESULTADO E MATRÍCULA 6.1. Do Resultado: A relação dos candidatos ranqueados, por ordem de classificação, será divulgada no quadro mural da Unidade Operativa onde foi realizada a inscrição e no site do SENAC/MT ( conforme cronograma Da Matrícula: É de responsabilidade dos candidatos classificados a efetivação da matrícula que será realizada nos locais de acordo com cronograma constante no Anexo II, mediante preenchimento e assinatura do termo de compromisso e apresentação de cópias dos documentos, a seguir: Em caso do candidato ser menor de idade os documentos serão assinados pelo responsável Para os Cursos de Educação Inicial e Continuada: RG, CPF, CTPS (Carteira de Trabalho e Previdência Social), holerite atualizado ou contracheque atualizado no caso do candidato ser servidor público, comprovante de endereço atualizado (tarifa de água, luz ou telefone) e comprovante de escolaridade.

5 6.5. Para os Cursos Técnicos: RG, CPF, CTPS (Carteira de Trabalho e Previdência Social), holerite atualizado ou contracheque atualizado no caso do candidato ser servidor público, Comprovante de Endereço atualizado (tarifa de água, luz ou telefone), Histórico ou Diploma de Conclusão do Ensino Médio ou Declaração de que está cursando o 3º ano do Ensino Médio, 01 foto 3x4 atual, certidão de nascimento ou casamento O candidato deverá apresentar os documentos originais correspondentes, cujas cópias serão vistadas mediante a conferência dos originais e devolvidas de imediato Caso ocorra de o candidato classificado não efetuar a matrícula, observada a ordem de classificação proceder-se-á nova chamada de candidatos em lista de espera para as vagas não preenchidas O não comparecimento no prazo estabelecido para a matrícula implicará na perda da vaga O candidato que omitir ou prestar informações e/ou apresentar documentação falsa terá a vaga cancelada, mesmo que o fato seja constatado no decorrer do curso Não será admitida a matrícula condicionada, ou seja, quando o candidato não preencher o requisito de escolaridade e idade. 7. DAS DISPOSIÇÕES GERAIS 7.1. A inscrição do candidato implica a aceitação das normas que regem o processo seletivo do PSG definidas neste Edital Não serão recebidas documentações incompletas, nem fora dos prazos estabelecidos, independente da justificativa Não haverá recurso para revisão de classificação no processo seletivo O Senac reserva-se o direito de cancelar, adiar ou remanejar turmas para o qual o número de matriculados for inferior ao número de vagas previstas para realização do curso Os candidatos matriculados deverão se submeter às disposições do Regimento Escolar e Planos de Cursos do SENAC Casos omissos ou não previstos neste Edital serão resolvidos pela Comissão do Processo Seletivo PSG. Mediante consulta formal advindas das Unidades Operativas participantes.

6 7.8. O candidato matriculado que evadir ou desistir do curso sem justificativa plausível (óbito, acidente, mudança de cidade ou estado, doença ou moléstia grave) terá sua participação vetada no Programa por um prazo de 02 (dois) anos.

7 ANEXO I PLANO DE APLICAÇÃO DO PROGRAMA SENAC DE GRATUIDADE/2011 QUADRO DE VAGAS 1.1Cursos de Educação Inicial e Continuada Unidade SENAC Curso Horário do Curso Nº Vagas Carga Horária Inicio do Curso Pré-requisitos Operador de Microcomputador (Pontes e Lacerda) 14h às 18h (segunda, quarta e sextafeira) 08h às 12h (terça e quinta-feira) /10/ /10/ anos, ensino fundamental completo CEP Cuiabá Garçom Básico (Pontes e Lacerda) 14h às 18h /10/2011 Idade mínima: 18 anos Escolaridade mínima: Ensino Fundamental completo Empregada Doméstica (Pontes e Lacerda) 18h às 22h /10/2011 Ter no mínimo 18 anos Ensino Fundamental Completo. Recepcionista de Eventos (Nova Lacerda) 18h às 22h /10/2011 Ter ensino médio incompleto e no mínimo 16 anos completo. Recepcionista de Eventos (Chapada dos Guimarães) 18h às 22h /10/2011 Ter ensino médio incompleto e no mínimo 16 anos completo. As informações relativas às programações ofertadas no PSG estão disponibilizadas no site

8 ANEXO II LOCAIS E HORÁRIOS DE ATENDIMENTO LOCAL DE INSCRIÇÃO TELEFONE ENDEREÇO HORÁRIO DE ATENDIMENTO CAE Centro de Atendimento ao Empresário de Pontes e Lacerda (65) Rua Vera Lúcia, Centro Pontes e Lacerda/MT 8h às 12h e das 14h às 18h Ação Social de Chapada (65) Rua das Palmeiras Bairro São Sebastião Chapada dos Guimarães/MT 08h00 às 11h00 e 13h00 às 18h00 Ação Social de Nova Lacerda (65) Rua Uirapuru, 700 Centro Nova Lacerda/MT 07h00 às 11h00 e 13h00 às 17h00

9 PROGRAMA SENAC DE GRATUIDADE - PSG EDITAL PROCESSO SELETIVO CRONOGRAMA Etapas Data Divulgação do Edital 15/08/2011 Inscrições 29/08 a 09/09/2011 Resultado 15/09/2011 Matrículas: 1ª Chamada 19/09 a 23/09/2011 2ª Chamada 26/09 a 29/09/2011 Inicio das aulas (a partir de) 13/10/2011

SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM COMERCIAL - SENAC DEPARTAMENTO REGIONAL DE RORAIMA PROGRAMA SENAC DE GRATUIDADE PSG/2013

SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM COMERCIAL - SENAC DEPARTAMENTO REGIONAL DE RORAIMA PROGRAMA SENAC DE GRATUIDADE PSG/2013 SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM COMERCIAL - SENAC DEPARTAMENTO REGIONAL DE RORAIMA PROGRAMA SENAC DE GRATUIDADE PSG/2013 EDITAL Nº 063/2013 ESTABELECE NORMAS PARA O PROCESSO SELETIVO DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL

Leia mais

2. DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES 2.1 O processo de concessão de vagas do PSG dos cursos ofertados (Anexo I) é regido por este Edital.

2. DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES 2.1 O processo de concessão de vagas do PSG dos cursos ofertados (Anexo I) é regido por este Edital. EDITAL 020/2014 PROCESSO SELETIVO PARA INGRESSO DE ALUNOS NOS CURSOS DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICA DE NÍVEL MÉDIO HABILITAÇÃO - PARA O ANO LETIVO DE 2014 PROGRAMA SENAC DE GRATUIDADE - PSG O SERVIÇO

Leia mais

Programa de Comprometimento e Gratuidade - PCG EDITAL 01/2015 PCG/SESC/PA

Programa de Comprometimento e Gratuidade - PCG EDITAL 01/2015 PCG/SESC/PA EDITAL 01/2015 PCG/SESC/PA O(a) Diretor(a) do Departamento Regional do Serviço Social do Comércio/SESC Administração Regional no Estado do Pará, no uso de suas atribuições, TORNA PÚBLICO o processo seletivo

Leia mais

EDITAL Nº 01/2014 - PCG/PROJETO SOCIAL

EDITAL Nº 01/2014 - PCG/PROJETO SOCIAL EDITAL Nº 01/2014 - PCG/PROJETO SOCIAL O Diretor do Departamento Regional do Serviço Social do Comércio/SESC Administração Regional no Estado do Amazonas, no uso de suas atribuições, TORNA PÚBLICO o processo

Leia mais

EDITAL 02/ 2015 - PCG/Sesc/RN

EDITAL 02/ 2015 - PCG/Sesc/RN EDITAL 02/ 2015 - PCG/Sesc/RN O Diretor do Departamento Regional do Serviço Social do Comércio/Sesc Administração Regional no Estado do Rio Grande do Norte, no uso de suas atribuições, TORNA PÚBLICO o

Leia mais

SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM COMERCIAL DEPARTAMENTO REGIONAL DE PERNAMBUCO PROGRAMA SENAC DE GRATUIDADE - PSG EDITAL DE PROCESSO SELETIVO 2011.

SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM COMERCIAL DEPARTAMENTO REGIONAL DE PERNAMBUCO PROGRAMA SENAC DE GRATUIDADE - PSG EDITAL DE PROCESSO SELETIVO 2011. Obj101 SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM COMERCIAL DEPARTAMENTO REGIONAL DE PERNAMBUCO PROGRAMA SENAC DE GRATUIDADE - PSG EDITAL DE PROCESSO SELETIVO 2011.8 1. DO PROGRAMA 1.1. O Programa SENAC de Gratuidade

Leia mais

EDITAL Nº 094/2014 PROCESSO SELETIVO PARA INGRESSO DE ALUNOS NOS CURSOS DE FORMAÇÃO INICIAL

EDITAL Nº 094/2014 PROCESSO SELETIVO PARA INGRESSO DE ALUNOS NOS CURSOS DE FORMAÇÃO INICIAL EDITAL Nº 094/2014 PROCESSO SELETIVO PARA INGRESSO DE ALUNOS NOS CURSOS DE FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DE TRABALHADORES QUALIFICAÇÃO NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL - PARA O ANO LETIVO DE 2014 PROGRAMA SENAC

Leia mais

SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM COMERCIAL - SENAC DEPARTAMENTO REGIONAL DE RORAIMA PROGRAMA SENAC DE GRATUIDADE PSG/2014

SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM COMERCIAL - SENAC DEPARTAMENTO REGIONAL DE RORAIMA PROGRAMA SENAC DE GRATUIDADE PSG/2014 SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM COMERCIAL - SENAC DEPARTAMENTO REGIONAL DE RORAIMA PROGRAMA SENAC DE GRATUIDADE PSG/2014 EDITAL Nº 81/2014 NORMAS E PROCEDIMENTOS PARA MATRÍCULA DE CANDIDATOS AO PROGRAMA

Leia mais

PROGRAMA SENAC DE GRATUIDADE - PSG EDITAL DE SELEÇÃO PARA INGRESSO DE ALUNOS EM CURSOS OFERTADOS PELO SENAC

PROGRAMA SENAC DE GRATUIDADE - PSG EDITAL DE SELEÇÃO PARA INGRESSO DE ALUNOS EM CURSOS OFERTADOS PELO SENAC PROGRAMA SENAC DE GRATUIDADE - PSG EDITAL DE SELEÇÃO PARA INGRESSO DE ALUNOS EM CURSOS OFERTADOS PELO SENAC O SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM COMERCIAL ADMINISTRAÇÃO REGIONAL DO PARÁ, SENAC/PA, no uso

Leia mais

PROGRAMA DE COMPROMETIMENTO E GRATUIDADE - PCG EDITAL 03/2014 - PCG/SESC/BAHIA

PROGRAMA DE COMPROMETIMENTO E GRATUIDADE - PCG EDITAL 03/2014 - PCG/SESC/BAHIA PROGRAMA DE COMPROMETIMENTO E GRATUIDADE - PCG EDITAL 03/2014 - PCG/SESC/BAHIA A Diretora do Departamento Regional do Serviço Social do Comércio/SESC Administração Regional no Estado da Bahia, no uso de

Leia mais

PROGRAMA SENAC DE GRATUIDADE - PSG EDITAL DE SELEÇÃO PARA INGRESSO DE ALUNOS EM CURSOS OFERTADOS PELO SENAC

PROGRAMA SENAC DE GRATUIDADE - PSG EDITAL DE SELEÇÃO PARA INGRESSO DE ALUNOS EM CURSOS OFERTADOS PELO SENAC PROGRAMA SENAC DE GRATUIDADE - PSG EDITAL DE SELEÇÃO PARA INGRESSO DE ALUNOS EM CURSOS OFERTADOS PELO SENAC O SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM COMERCIAL ADMINISTRAÇÃO REGIONAL DO PARÁ, SENAC/PA, no uso

Leia mais

PROGRAMA SENAC DE GRATUIDADE - PSG EDITAL DE SELEÇÃO PARA INGRESSO DE ALUNOS EM CURSOS OFERTADOS PELO SENAC

PROGRAMA SENAC DE GRATUIDADE - PSG EDITAL DE SELEÇÃO PARA INGRESSO DE ALUNOS EM CURSOS OFERTADOS PELO SENAC PROGRAMA SENAC DE GRATUIDADE - PSG EDITAL DE SELEÇÃO PARA INGRESSO DE ALUNOS EM S OFERTADOS PELO SENAC O SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM COMERCIAL ADMINISTRAÇÃO REGIONAL DO PARÁ, SENAC/PA, no uso de suas

Leia mais

SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM COMERCIAL DEPARTAMENTO REGIONAL NO AMAZONAS PROGRAMA SENAC DE GRATUIDADE - PSG EDITAL DE PROCESSO SELETIVO 06/20

SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM COMERCIAL DEPARTAMENTO REGIONAL NO AMAZONAS PROGRAMA SENAC DE GRATUIDADE - PSG EDITAL DE PROCESSO SELETIVO 06/20 1 SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM COMERCIAL DEPARTAMENTO REGIONAL NO AMAZONAS PROGRAMA SENAC DE GRATUIDADE - PSG EDITAL DE PROCESSO SELETIVO 06/20 2013 1. DO PROGRAMA 1.1. O Programa Senac de Gratuidade,

Leia mais

EDITAL 05 2014 PCG/SESC/MA/2014 EDUCAÇÃO INFANTIL

EDITAL 05 2014 PCG/SESC/MA/2014 EDUCAÇÃO INFANTIL EDITAL 05 2014 PCG/SESC/MA/2014 A Diretora do Departamento Regional do Serviço Social do Comércio/Sesc Administração Regional no Estado do Maranhão, no uso de suas atribuições, TORNA PÚBLICO o processo

Leia mais

EDITAL 01/ 2013 - PCG/Sesc/RN

EDITAL 01/ 2013 - PCG/Sesc/RN EDITAL 01/ 2013 - PCG/Sesc/RN O Diretor do Departamento Regional do Serviço Social do Comércio/Sesc Administração Regional no Estado do Rio Grande do Norte, no uso de suas atribuições, TORNA PÚBLICO o

Leia mais

PROGRAMA SENAC DE GRATUIDADE - PSG EDITAL DE SELEÇÃO PARA INGRESSO DE ALUNOS EM CURSOS OFERTADOS PELO SENAC

PROGRAMA SENAC DE GRATUIDADE - PSG EDITAL DE SELEÇÃO PARA INGRESSO DE ALUNOS EM CURSOS OFERTADOS PELO SENAC PROGRAMA SENAC DE GRATUIDADE - PSG EDITAL DE SELEÇÃO PARA INGRESSO DE ALUNOS EM CURSOS OFERTADOS PELO SENAC O SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM COMERCIAL ADMINISTRAÇÃO REGIONAL DO PARÁ, SENAC/PA, no uso

Leia mais

EDITAL 006/2016 - PCG/SESC/AL

EDITAL 006/2016 - PCG/SESC/AL EDITAL 006/2016 - PCG/SESC/AL O(a) Diretor(a) do Departamento Regional do Serviço Social do Comércio/SESC Administração Regional no Estado de Alagoas, no uso de suas atribuições, TORNA PÚBLICO o processo

Leia mais

SERVIÇO SOCIAL DO COMÉRCIO ADMINISTRAÇÃO REGIONAL DE MATO GROSSO

SERVIÇO SOCIAL DO COMÉRCIO ADMINISTRAÇÃO REGIONAL DE MATO GROSSO EDITAL 06/2015 - PCG/SESC/MT O Diretor do Departamento Regional do Serviço Social do Comércio/SESC - Administração Regional no Estado do Mato Grosso, no uso de suas atribuições, TORNA PÚBLICO o processo

Leia mais

EDITAL 07 2015 - PCG/Sesc/MA/2016 EDUCAÇÃO INFANTIL

EDITAL 07 2015 - PCG/Sesc/MA/2016 EDUCAÇÃO INFANTIL EDITAL 07 2015 - /Sesc/MA/2016 A Diretora do Departamento Regional do Serviço Social do Comércio/Sesc Administração Regional no Estado do Maranhão, no uso de suas atribuições, TORNA PÚBLICO o processo

Leia mais

PROGRAMA DE COMPROMETIMENTO E GRATUIDADE PCG- 2015 EDITAL 006/2015-PCG/SESC/AC

PROGRAMA DE COMPROMETIMENTO E GRATUIDADE PCG- 2015 EDITAL 006/2015-PCG/SESC/AC PROGRAMA DE COMPROMETIMENTO E GRATUIDADE PCG- 2015 EDITAL 006/2015-PCG/SESC/AC A Diretora do Departamento Regional do Serviço Social do Comércio/SESC- Administração Regional no Estado do Acre, no uso de

Leia mais

NORMAS E PROCEDIMENTOS PARA MATRÍCULA PROGRAMA SENAC DE GRATUIDADE

NORMAS E PROCEDIMENTOS PARA MATRÍCULA PROGRAMA SENAC DE GRATUIDADE NORMAS E PROCEDIMENTOS PARA MATRÍCULA PROGRAMA SENAC DE GRATUIDADE 1. DO PROGRAMA 1.1 Os cursos gratuitos do Programa Senac de Gratuidade (PSG) destinam-se a pessoas de baixa renda, na condição de alunos

Leia mais

EDITAL 02/2014 - PCG / SESC / 2014 EDUCAÇÃO COMPLEMENTAR

EDITAL 02/2014 - PCG / SESC / 2014 EDUCAÇÃO COMPLEMENTAR EDITAL 02/14 - PCG / SESC / 14 EDUCAÇÃO COMPLEMENTAR A Diretora do Departamento Regional do Serviço Social do Comércio/Sesc - Administração Regional no Estado do Maranhão, no uso de suas atribuições, TORNA

Leia mais

Serviço Social do Comércio SESC e Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial SENAC

Serviço Social do Comércio SESC e Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial SENAC Serviço Social do Comércio SESC e Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial SENAC PROGRAMA DE COMPROMETIMENTO E GRATUIDADE PCG e PROGRAMA SENAC DE GRATUIDADE PSG EDITAL - Nº 01/PCG-PSG2016 PROCESSO DE

Leia mais

EDITAL 01/2015-PCG ESCOLA/SESC/ES

EDITAL 01/2015-PCG ESCOLA/SESC/ES EDITAL 01/2015-PCG ESCOLA/SESC/ES O Diretor do Serviço Social do Comércio - Administração Regional no Estado do Espírito Santo - SESC-AR/ES, entidade de natureza jurídica privada, sem fins lucrativos,

Leia mais

EDITAL - PCG/SESC/MA/2015 PROJETO SESC MUSICAR /DIVINÉIA

EDITAL - PCG/SESC/MA/2015 PROJETO SESC MUSICAR /DIVINÉIA EDITAL - PCG/SESC/MA/2015 PROJETO SESC MUSICAR /DIVINÉIA A Diretora do Departamento Regional do Serviço Social do Comércio/Sesc Administração Regional no Estado do Maranhão, no uso de suas atribuições,

Leia mais

PROGRAMA SENAC DE GRATUIDADE - PSG EDITAL DE SELEÇÃO PARA INGRESSO DE ALUNOS EM CURSOS OFERTADOS PELO SENAC

PROGRAMA SENAC DE GRATUIDADE - PSG EDITAL DE SELEÇÃO PARA INGRESSO DE ALUNOS EM CURSOS OFERTADOS PELO SENAC PROGRAMA SENAC DE GRATUIDADE - PSG EDITAL DE SELEÇÃO PARA INGRESSO DE ALUNOS EM CURSOS OFERTADOS PELO SENAC O SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM COMERCIAL ADMINISTRAÇÃO REGIONAL DO PARÁ, SENAC/PA, no uso

Leia mais

EDITAL 01/ 2015 - PCG/Sesc/RN

EDITAL 01/ 2015 - PCG/Sesc/RN EDITAL 01/ 2015 - PCG/Sesc/RN O Diretor do Departamento Regional do Serviço Social do Comércio/Sesc Administração Regional no Estado do Rio Grande do Norte, no uso de suas atribuições, TORNA PÚBLICO o

Leia mais

PROGRAMA DE COMPROMETIMENTO E GRATUIDADE PCG- 2015 EDITAL 002/2015-PCG/SESC/AC

PROGRAMA DE COMPROMETIMENTO E GRATUIDADE PCG- 2015 EDITAL 002/2015-PCG/SESC/AC PROGRAMA DE COMPROMETIMENTO E GRATUIDADE PCG- 2015 EDITAL 002/2015-PCG/SESC/AC A Diretora do Departamento Regional do Serviço Social do Comércio/SESC- Administração Regional no Estado do Acre, no uso de

Leia mais

EDITAL 001/2014 PCG ESCOLAS DE EDUCAÇÃO INFANTIL e PROJETO HABILIDADES DE ESTUDO Sesc/RS

EDITAL 001/2014 PCG ESCOLAS DE EDUCAÇÃO INFANTIL e PROJETO HABILIDADES DE ESTUDO Sesc/RS EDITAL 001/2014 PCG ESCOLAS DE EDUCAÇÃO INFANTIL e PROJETO HABILIDADES DE ESTUDO Sesc/RS O Diretor do Departamento Regional do Serviço Social do Comércio/Sesc Administração Regional no Estado do Rio Grande

Leia mais

EDITAL - Nº 03/PCG-2015. CENTRO DE ATIVIDADES DANILO MATOS AREOSA Educação de Jovens e Adultos

EDITAL - Nº 03/PCG-2015. CENTRO DE ATIVIDADES DANILO MATOS AREOSA Educação de Jovens e Adultos PROGRAMA DE COMPROMETIMENTO E GRATUIDADE PCG SERVIÇO SOCIAL DO COMÉRCIO SESC/Amazonas EDITAL - Nº 03/PCG-2015 CENTRO DE ATIVIDADES DANILO MATOS AREOSA Educação de Jovens e Adultos O Serviço Social do Comércio/SESC,

Leia mais

PROGRAMA DE COMPROMETIMENTO E GRATUIDADE - PCG EDITAL 02/2014 - PCG/SESC/BAHIA

PROGRAMA DE COMPROMETIMENTO E GRATUIDADE - PCG EDITAL 02/2014 - PCG/SESC/BAHIA PROGRAMA DE COMPROMETIMENTO E GRATUIDADE - PCG EDITAL 02/2014 - PCG/SESC/BAHIA A Diretora do Departamento Regional do Serviço Social do Comércio/SESC Administração Regional no Estado da Bahia, no uso de

Leia mais

PROGRAMA SENAC DE GRATUIDADE - PSG EDITAL DE SELEÇÃO PARA INGRESSO DE ALUNOS EM CURSOS OFERTADOS PELO SENAC

PROGRAMA SENAC DE GRATUIDADE - PSG EDITAL DE SELEÇÃO PARA INGRESSO DE ALUNOS EM CURSOS OFERTADOS PELO SENAC PROGRAMA SENAC DE GRATUIDADE - PSG EDITAL DE SELEÇÃO PARA INGRESSO DE ALUNOS EM S OFERTADOS PELO SENAC O SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM COMERCIAL ADMINISTRAÇÃO REGIONAL DO PARÁ, SENAC/PA, no uso de suas

Leia mais

PROGRAMA SENAC DE GRATUIDADE - PSG EDITAL DE SELEÇÃO PARA INGRESSO DE ALUNOS EM CURSOS OFERTADOS PELO SENAC

PROGRAMA SENAC DE GRATUIDADE - PSG EDITAL DE SELEÇÃO PARA INGRESSO DE ALUNOS EM CURSOS OFERTADOS PELO SENAC PROGRAMA SENAC DE GRATUIDADE - PSG EDITAL DE SELEÇÃO PARA INGRESSO DE ALUNOS EM S OFERTADOS PELO SENAC O SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM COMERCIAL ADMINISTRAÇÃO REGIONAL DO PARÁ, SENAC/PA, no uso de suas

Leia mais

PROGRAMA SENAC DE GRATUIDADE - PSG EDITAL DE SELEÇÃO PARA INGRESSO DE ALUNOS EM CURSOS OFERTADOS PELO SENAC

PROGRAMA SENAC DE GRATUIDADE - PSG EDITAL DE SELEÇÃO PARA INGRESSO DE ALUNOS EM CURSOS OFERTADOS PELO SENAC PROGRAMA SENAC DE GRATUIDADE - PSG EDITAL DE SELEÇÃO PARA INGRESSO DE ALUNOS EM CURSOS OFERTADOS PELO SENAC O SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM COMERCIAL ADMINISTRAÇÃO REGIONAL DO PARÁ, SENAC/PA, no uso

Leia mais

EDITAL - Nº 01/PCG-2015. CENTRO DE ATIVIDADES DANILO MATOS AREOSA Manaus/AM Idiomas

EDITAL - Nº 01/PCG-2015. CENTRO DE ATIVIDADES DANILO MATOS AREOSA Manaus/AM Idiomas PROGRAMA DE COMPROMETIMENTO E GRATUIDADE PCG SERVIÇO SOCIAL DO COMÉRCIO SESC/Amazonas EDITAL - Nº 01/PCG-2015 CENTRO DE ATIVIDADES DANILO MATOS AREOSA Manaus/AM Idiomas O Serviço Social do Comércio/SESC,

Leia mais

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO MARANHÃO CAMPUS BACABAL PROGRAMA NACIONAL MULHERES MIL

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO MARANHÃO CAMPUS BACABAL PROGRAMA NACIONAL MULHERES MIL INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO MARANHÃO CAMPUS BACABAL PROGRAMA NACIONAL MULHERES MIL Edital Institucional de Extensão nº 15 de 11 de Julho de 2013 O Diretor Geral do Campus Bacabal

Leia mais

EDITAL - Nº 03/PCG-2015. CENTRO DE ATIVIDADES DANILO MATOS AREOSA Manaus/AM Idiomas

EDITAL - Nº 03/PCG-2015. CENTRO DE ATIVIDADES DANILO MATOS AREOSA Manaus/AM Idiomas PROGRAMA DE COMPROMETIMENTO E GRATUIDADE PCG SERVIÇO SOCIAL DO COMÉRCIO SESC/Amazonas EDITAL - Nº 03/PCG-2015 CENTRO DE ATIVIDADES DANILO MATOS AREOSA Manaus/AM Idiomas O Serviço Social do Comércio/SESC,

Leia mais

EDITAL 03/2015 - PCG/SESC/RN

EDITAL 03/2015 - PCG/SESC/RN EDITAL 03/2015 - /SESC/RN O Diretor do Departamento Regional do Serviço Social do Comércio/SESC Administração Regional no Estado do Rio Grande do Norte, no uso de suas atribuições, TORNA PÚBLICO o processo

Leia mais

PROGRAMA SENAC DE GRATUIDADE - PSG EDITAL DE SELEÇÃO PARA INGRESSO DE ALUNOS EM CURSOS OFERTADOS PELO SENAC

PROGRAMA SENAC DE GRATUIDADE - PSG EDITAL DE SELEÇÃO PARA INGRESSO DE ALUNOS EM CURSOS OFERTADOS PELO SENAC PROGRAMA SENAC DE GRATUIDADE - PSG EDITAL DE SELEÇÃO PARA INGRESSO DE ALUNOS EM CURSOS OFERTADOS PELO SENAC O SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM COMERCIAL ADMINISTRAÇÃO REGIONAL DO PARÁ, SENAC/PA, no uso

Leia mais

EDITAL Nº 01, de 05 de fevereiro de 2015.

EDITAL Nº 01, de 05 de fevereiro de 2015. EDITAL Nº 01, de 05 de fevereiro de 2015. PROCESSO DE INSCRIÇÕES PARA INGRESSO DE ALUNOS NOS CURSOS GRATUITOS DE FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA PARA 1º TRIMESTRE DO ANO LETIVO DE 2015 NO PROGRAMA SENAC

Leia mais

PROGRAMA DE COMPROMETIMENTO E GRATUIDADE - PCG EDITAL 005/2015 EDITAL DE REMATRÍCULAS PROCEDIMENTOS DE INSCRIÇÃO E SELEÇÃO

PROGRAMA DE COMPROMETIMENTO E GRATUIDADE - PCG EDITAL 005/2015 EDITAL DE REMATRÍCULAS PROCEDIMENTOS DE INSCRIÇÃO E SELEÇÃO PROGRAMA DE COMPROMETIMENTO E GRATUIDADE - PCG EDITAL 005/2015 EDITAL DE REMATRÍCULAS PROCEDIMENTOS DE INSCRIÇÃO E SELEÇÃO O Diretor do Departamento Regional do Serviço Social do Comércio / Sesc Administração

Leia mais

EDITAL Nº 12, 25 de setembro de 2015.

EDITAL Nº 12, 25 de setembro de 2015. EDITAL Nº 12, 25 de setembro de 2015. PROCESSO DE INSCRIÇÕES PARA INGRESSO DE ALUNOS NOS CURSOS GRATUITOS DE FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DO ANO LETIVO DE 2015 NO PROGRAMA SENAC GRATUIDADE PSG O SERVIÇO

Leia mais

EDITAL 01/ 2014 - PCG/Sesc/RN

EDITAL 01/ 2014 - PCG/Sesc/RN EDITAL 01/ 2014 - PCG/Sesc/RN A Direção do Departamento Regional do Serviço Social do Comércio/Sesc Administração Regional no Estado do Rio Grande do Norte, no uso de suas atribuições, TORNA PÚBLICO o

Leia mais

EDITAL Nfi 004/2015 - PCG - Educação Infantil

EDITAL Nfi 004/2015 - PCG - Educação Infantil EDITAL Nfi 004/2015 - PCG - Educação Infantil O Diretor da Administração Regional do Sesc Rio de Janeiro - AR/SESC/RJ, no uso de suas atribuições, TORNA PÚBLICO o processo seletivo para ingresso nas vagas

Leia mais

EDITAL Nº 09, 06 de Outubro de 2014.

EDITAL Nº 09, 06 de Outubro de 2014. EDITAL Nº 09, 06 de Outubro de 2014. PROCESSO DE INSCRIÇÕES PARA INGRESSO DE ALUNOS NOS CURSOS GRATUITOS DE FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA E DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICA DE NÍVEL MÉDIO - PARA O ANO

Leia mais

EDITAL PSG PROGRAMA SENAC DE GRATUIDADE 2015 Nº 01 DE 19/11/2014

EDITAL PSG PROGRAMA SENAC DE GRATUIDADE 2015 Nº 01 DE 19/11/2014 EDITAL PSG PROGRAMA SENAC DE GRATUIDADE 2015 Nº 01 DE 19/11/2014 CURSOS REFERENTES AO 1.º TRIMESTRE NORMAS E PROCEDIMENTOS PARA MATRÍCULA DE CANDIDATOS AO PROGRAMA SENAC DE GRATUIDADE DO REGIONAL DO ESPÍRITO

Leia mais

PROGRAMA SENAC DE GRATUIDADE - PSG EDITAL 002/ PROCESSO SELETIVO

PROGRAMA SENAC DE GRATUIDADE - PSG EDITAL 002/ PROCESSO SELETIVO PROGRAMA SENAC DE GRATUIDADE - PSG EDITAL 002/2012 - PROCESSO SELETIVO A Diretora Regional do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - SENAC - Administração Regional no Estado de Mato Grosso, no uso

Leia mais

EDITAL PSG PROGRAMA SENAC DE GRATUIDADE 2015 Nº 03 DE 01/06/2015

EDITAL PSG PROGRAMA SENAC DE GRATUIDADE 2015 Nº 03 DE 01/06/2015 EDITAL PSG PROGRAMA SENAC DE GRATUIDADE 2015 Nº 03 DE 01/06/2015 CURSOS REFERENTES AO 3.º TRIMESTRE NORMAS E PROCEDIMENTOS PARA MATRÍCULA DE CANDIDATOS AO PROGRAMA SENAC DE GRATUIDADE DO REGIONAL DO ESPÍRITO

Leia mais

EDITAL Nº 5/2015 NORMAS PARA O PROCESSO SELETIVO 01/2016

EDITAL Nº 5/2015 NORMAS PARA O PROCESSO SELETIVO 01/2016 EDITAL Nº 5/2015 NORMAS PARA O PROCESSO SELETIVO 01/2016 A Direção Geral da Faculdade Iguaçu, no uso de suas atribuições legais e estatutárias, de acordo com a legislação vigente e Regimento Geral, torna

Leia mais

PROGRAMA SENAC DE GRATUIDADE - PSG EDITAL 012/ PROCESSO SELETIVO

PROGRAMA SENAC DE GRATUIDADE - PSG EDITAL 012/ PROCESSO SELETIVO PROGRAMA SENAC DE GRATUIDADE - PSG EDITAL 012/2012 - PROCESSO SELETIVO A Diretora Regional do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - SENAC - Administração Regional no Estado de Mato Grosso, no uso

Leia mais

EDITAL 002/2014 - DG/CEP PROCESSO CLASSIFICATÓRIO PARA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICA SUBSEQUENTE AO ENSINO MÉDIO

EDITAL 002/2014 - DG/CEP PROCESSO CLASSIFICATÓRIO PARA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICA SUBSEQUENTE AO ENSINO MÉDIO EDITAL 002/2014 - DG/CEP PROCESSO CLASSIFICATÓRIO PARA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICA SUBSEQUENTE AO ENSINO MÉDIO A Direção Geral do Colégio Estadual do Paraná, no uso de suas atribuições, pautada na Orientação

Leia mais

EDITAL QP Nº 01.2016 QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL

EDITAL QP Nº 01.2016 QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL EDITAL QP Nº 01.2016 O diretor da SIC-Escola Profissionalizante Santo Agostinho, Clovis Oliveira, no uso de suas atribuições regimentais e em consonância com a legislação em vigor, traz a público, e estabelece

Leia mais

EDITAL 002/2014 PCG PROJETO IDIOMAS SESC SESC/RJ

EDITAL 002/2014 PCG PROJETO IDIOMAS SESC SESC/RJ EDITAL 002/2014 PCG PROJETO IDIOMAS SESC SESC/RJ O Diretor da Administração Regional do Sesc Rio de Janeiro AR/SESC/, no uso de suas atribuições, TORNA PÚBLICO o processo seletivo para ingresso nas vagas

Leia mais

PROCESSO SELETIVO PARA A POLÍTICA DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL - AUXILIO TRANSPORTE APROVADO PELA RESOLUÇÃO N.º 022/2011 DO CONSELHO SUPERIOR/IFMA

PROCESSO SELETIVO PARA A POLÍTICA DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL - AUXILIO TRANSPORTE APROVADO PELA RESOLUÇÃO N.º 022/2011 DO CONSELHO SUPERIOR/IFMA MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO MARANHÃO DEPARTAMENTO DE DESENVOLVIMENTO DO ENSINO CAMPUS ALCÂNTARA NÚCLEO DE ASSISTÊNCIA AO EDUCANDO PROCESSO SELETIVO PARA

Leia mais

EDITAL-Processo Seletivo para Concessão de Bolsa de Estudo-2016

EDITAL-Processo Seletivo para Concessão de Bolsa de Estudo-2016 A Santa Casa de Misericórdia do Recife, mantenedora do Educandário São Joaquim situado no Povoado Frei Caneca, S/N - Zona Rural Jaqueira/PE, no uso de suas atribuições previstas no Estatuto Social, em

Leia mais

FACULDADES FUTURÃO DIRETORIA DE PÓS GRADUAÇÃO EDITAL DPG Nº 001/2014 PROCESSO SELETIVO TURMAS 2014/2

FACULDADES FUTURÃO DIRETORIA DE PÓS GRADUAÇÃO EDITAL DPG Nº 001/2014 PROCESSO SELETIVO TURMAS 2014/2 FACULDADES FUTURÃO DIRETORIA DE PÓS GRADUAÇÃO EDITAL DPG Nº 001/2014 PROCESSO SELETIVO TURMAS 2014/2 A Faculdades Futurão, em conformidade com o seu Plano de Desenvolvimento Institucional e o Regimento

Leia mais

Edital nº 02/2015, de 28 de Agosto de 2015 Curso Técnico em Agricultura

Edital nº 02/2015, de 28 de Agosto de 2015 Curso Técnico em Agricultura Edital nº 02/2015, de 28 de Agosto de 2015 Curso Técnico em Agricultura A Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Científico e Tecnológico e de Agricultura, Pecuária e Irrigação SED/Gabinete

Leia mais

SELEÇÃO DE ALUNOS PARA O CURSO POPULAR PREPARATÓRIO ENEM 2011

SELEÇÃO DE ALUNOS PARA O CURSO POPULAR PREPARATÓRIO ENEM 2011 EDITAL Nº 01/2011 SELEÇÃO DE ALUNOS PARA O CURSO POPULAR PREPARATÓRIO ENEM 2011 A Universidade Federal de Itajubá Campus Itabira torna público o edital que regulamenta a seleção de alunos para ingresso

Leia mais

EDITAL SENAI DE INSCRIÇÕES PARA ACESSO A VAGAS EM CURSOS TÉCNICOS 2015.2

EDITAL SENAI DE INSCRIÇÕES PARA ACESSO A VAGAS EM CURSOS TÉCNICOS 2015.2 EDITAL SENAI DE INSCRIÇÕES PARA ACESSO A VAGAS EM CURSOS TÉCNICOS 2015.2 O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial - Departamento Regional de Roraima SENAI- RR, torna público o Edital para ingresso

Leia mais

II. Inscrição 3. As inscrições para o Vestibular estarão abertas no período de 6 de janeiro de 2015 a 28 de fevereiro de 2015 e poderão ser feitas:

II. Inscrição 3. As inscrições para o Vestibular estarão abertas no período de 6 de janeiro de 2015 a 28 de fevereiro de 2015 e poderão ser feitas: EDITAL DO PROCESSO SELETIVO DA FACULDADE DE MEDICINA DO ABC VESTIBULAR AGENDADO 2015 (Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Gestão Hospitalar, Nutrição, S. Ambiental e T. Ocupacional) A Faculdade de Medicina

Leia mais

EDITAL PSG PROGRAMA SENAC DE GRATUIDADE 2016 Nº 01 DE 16/11/2015 CURSOS REFERENTES AO 1.º TRIMESTRE DE 2016

EDITAL PSG PROGRAMA SENAC DE GRATUIDADE 2016 Nº 01 DE 16/11/2015 CURSOS REFERENTES AO 1.º TRIMESTRE DE 2016 EDITAL PSG PROGRAMA SENAC DE GRATUIDADE 2016 Nº 01 DE 16/11/2015 CURSOS REFERENTES AO 1.º TRIMESTRE DE 2016 NORMAS E PROCEDIMENTOS PARA MATRÍCULA DE CANDIDATOS AO PROGRAMA SENAC DE GRATUIDADE DO REGIONAL

Leia mais

PROCESSO SELETIVO PARA ESPECIALIZAÇÃO EM OFTALMOLOGIA - 2014 CURSO CREDENCIADO PELO CONSELHO BRASILEIRO DE OFTALMOLOGIA - CBO EDITAL

PROCESSO SELETIVO PARA ESPECIALIZAÇÃO EM OFTALMOLOGIA - 2014 CURSO CREDENCIADO PELO CONSELHO BRASILEIRO DE OFTALMOLOGIA - CBO EDITAL PROCESSO SELETIVO PARA ESPECIALIZAÇÃO EM OFTALMOLOGIA - 2014 CURSO CREDENCIADO PELO CONSELHO BRASILEIRO DE OFTALMOLOGIA - CBO EDITAL O Hospital de Olhos de Sergipe (HOS), no uso das atribuições legais,

Leia mais

Edital nº 001/15 Processo Seletivo 2015/1

Edital nº 001/15 Processo Seletivo 2015/1 Vestibular Edital nº 001/15 Processo Seletivo 2015/1 Comissão do Processo Seletivo - CoProS A Diretora Geral da Faculdade Integrada de Goiás FIG, com base em dispositivos constantes em seu Regimento, de

Leia mais

Coordenação do Processo Seletivo

Coordenação do Processo Seletivo Coordenação do Processo Seletivo Edital nº 003/14 Processo Seletivo Verão 2015-1 A Diretora Geral da Faculdade Catuaí, mantida pela Associação de Ensino de Cambé, com base em dispositivos constantes de

Leia mais

EDITAL Nº 03/2014 - PROEX

EDITAL Nº 03/2014 - PROEX EDITAL Nº 03/2014 - PROEX DIVULGA O PROCESSO SELETIVO DE ESTUDANTES DE GRADUAÇÃO E PÓS- GRADUAÇÃO PARA O PROGRAMA DE FORMAÇÃO EM IDIOMA ESTRANGEIRO NA MODALIDADE DE CURSOS DE INGLÊS, FRANCÊS, ALEMÃO E

Leia mais

EDITAL DE ABERTURA DE INSCRIÇÕES

EDITAL DE ABERTURA DE INSCRIÇÕES EDITAL DE ABERTURA DE INSCRIÇÕES Processo Seletivo para o Programa Especial de Formação Pedagógica para Professores de Educação Profissional de Nível Médio (Convênio FNDE/MEC nº 400012/2011 Programa Brasil

Leia mais

Secretaria Municipal de Educação

Secretaria Municipal de Educação EDITAL DE SELEÇÃO DE PROFESSORES CURSISTAS Nº 01 /2015 Estabelece normas de seleção para ingresso de professores(as) no Curso de Pós-graduação Lato Sensu Especialização: Nação, Região e Ensino de História

Leia mais

FACULDADE METROPOLITANA DA AMAZONIA FAMAZ DIREÇÃO GERAL COORDENAÇÃO DE PROCESSO SELETIVO MEDICINA. Edital para Transferência Externa Curso de Medicina

FACULDADE METROPOLITANA DA AMAZONIA FAMAZ DIREÇÃO GERAL COORDENAÇÃO DE PROCESSO SELETIVO MEDICINA. Edital para Transferência Externa Curso de Medicina Edital para Transferência Externa Curso de Medicina Edital nº 001//2015 INSCRIÇÕES: Presencial na Faculdade Metropolitana da Amazônia (Secretaria Acadêmica) PERÍODO: 31 de agosto de 2015 a 04 de setembro

Leia mais

SOBRESP - Faculdade de Ciências da Saúde Edital 001/2015 PROCESSO SELETIVO

SOBRESP - Faculdade de Ciências da Saúde Edital 001/2015 PROCESSO SELETIVO SOBRESP - Faculdade de Ciências da Saúde Edital 001/2015 PROCESSO SELETIVO A Direção da SOBRESP - Faculdade de Ciências da Saúde torna públicas as normas a seguir, que regem o Processo Seletivo Vestibular

Leia mais

1.2. O acompanhamento de Editais e comunicados referentes a este Processo Seletivo é de responsabilidade exclusiva do candidato.

1.2. O acompanhamento de Editais e comunicados referentes a este Processo Seletivo é de responsabilidade exclusiva do candidato. EDITAL Nº 17/2014, de 15 de outubro de 2014 PROCESSO DE SELEÇÃO PARA SERVIDORES PÚBLICOS DE ENSINO PARA INGRESSO NOS CURSOS TÉCNICOS DE NÍVEL MÉDIO SUBSEQUENTE AO ENSINO MÉDIO, DO PROFUNCIONÁRIO EAD Processo

Leia mais

MUNICÍPIO DE TRÊS PASSOS PODER EXECUTIVO

MUNICÍPIO DE TRÊS PASSOS PODER EXECUTIVO EDITAL DE PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO Nº 029/2015 José Carlos Anziliero Amaral, Prefeito Municipal de Três Passos, Estado do Rio Grande do Sul, no uso de suas atribuições legais, torna público a abertura

Leia mais

Rua Moreira e Costa, 531 Ipiranga CEP 04266 010 São Paulo SP Tel.: (11) 3013 0320 Fax: (11) 3013 0366 www.sanfra.g12.

Rua Moreira e Costa, 531 Ipiranga CEP 04266 010 São Paulo SP Tel.: (11) 3013 0320 Fax: (11) 3013 0366 www.sanfra.g12. Rua Moreira e Costa, 531 Ipiranga CEP 04266 010 São Paulo SP Tel.: (11) 3013 0320 Fax: (11) 3013 0366 www.sanfra.g12.br M I S S Ã O O Colégio São Francisco Xavier, da Rede Jesuíta de Educação, tem como

Leia mais

EDITAL Nº 08/2014 - PROEX

EDITAL Nº 08/2014 - PROEX EDITAL Nº 08/2014 - PROEX 1. DAS DISPOSIÇÕES INICIAIS DIVULGA O PROCESSO SELETIVO PARA O PROGRAMA DE FORMAÇÃO EM IDIOMA ESTRANGEIRO NA MODALIDADE DE CURSOS DE INGLÊS, FRANCÊS, ALEMÃO, ITALIANO E ESPANHOL.

Leia mais

EDITAL: PROCESSO 0SELETIVO 2013/2

EDITAL: PROCESSO 0SELETIVO 2013/2 EDITAL: PROCESSO 0SELETIVO 2013/2 A Empresa Júnior do Curso de Administração da Universidade do Estado do Amazonas, Efetiva UEA Empresa Júnior, através da Diretoria de Gestão de Pessoas e Responsabilidade

Leia mais

Coordenação do Processo Seletivo

Coordenação do Processo Seletivo Coordenação do Processo Seletivo Edital nº 002/12 Processo Seletivo Inverno 2012/2 A Diretora Geral da Faculdade Catuaí, mantida pela Associação de Ensino de Cambé, com base em dispositivos constantes

Leia mais

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE PREVENÇÃO A CEGUEIRA E REABILITAÇÃO VISUAL EDITAL 01/14 DO PROCESSO SELETIVO PARA O CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM OFTALMOLOGIA

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE PREVENÇÃO A CEGUEIRA E REABILITAÇÃO VISUAL EDITAL 01/14 DO PROCESSO SELETIVO PARA O CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM OFTALMOLOGIA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE PREVENÇÃO A CEGUEIRA E REABILITAÇÃO VISUAL EDITAL 01/14 DO PROCESSO SELETIVO PARA O CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM OFTALMOLOGIA A Coordenação do Curso de Especialização em Oftalmologia

Leia mais

1 DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

1 DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES EDITAL SENAI DE INSCRIÇÕES PARA ACESSO A VAGAS GRATUITAS EM CURSOS DE QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL NA MODALIDADE A DISTÂNCIA NO ÂMBITO DO PRONATEC/REDE E-TEC 2014.2 O Departamento Regional da Bahia - SENAI/DR/BA,

Leia mais

EDITAL Nº 10, 27 de agosto de 2015.

EDITAL Nº 10, 27 de agosto de 2015. EDITAL Nº 10, 27 de agosto de 2015. PROCESSO DE INSCRIÇÕES PARA INGRESSO DE ALUNOS NOS CURSOS GRATUITOS DE FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DO ANO LETIVO DE 2015 NO PROGRAMA SENAC GRATUIDADE PSG O SERVIÇO

Leia mais

FACULDADE DO SUL DA BAHIA ATO PROCESSO SELETIVO 2009/2 EDITAL Nº 2 I DOS CURSOS OFERECIDOS, DURAÇÃO, ATOS LEGAIS E DAS VAGAS:

FACULDADE DO SUL DA BAHIA ATO PROCESSO SELETIVO 2009/2 EDITAL Nº 2 I DOS CURSOS OFERECIDOS, DURAÇÃO, ATOS LEGAIS E DAS VAGAS: FACULDADE DO SUL DA BAHIA ATO PROCESSO SELETIVO 2009/2 EDITAL Nº 2 A FACULDADE DO SUL DA BAHIA, credenciada pela Portaria Ministerial nº 944, de 17/05/2001 publicada no DOU em 21/05/2001 e o INSTITUTO

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CAMPUS SANTA INGRESSO NOS CURSOS SUPERIORES DE GRADUAÇÃO DO IFES CAMPUS SANTA EDITAL Nº 03 de 10 de março de 2015 O Diretor-Geral do Campus de Santa Teresa do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia

Leia mais

EDITAL DE PROCESSO SELETIVO PARA CONTRATAÇÃO DE ORIENTADOR DE APRENDIZAGEM N.º

EDITAL DE PROCESSO SELETIVO PARA CONTRATAÇÃO DE ORIENTADOR DE APRENDIZAGEM N.º UNIVERSIDADE COMUNITÁRIA REGIONAL DE CHAPECÓ - UNOCHAPECÓ UNOCHAPECÓVirtual Núcleo de Educação a Distância da UNOCHAPECÓ EDITAL DE PROCESSO SELETIVO PARA CONTRATAÇÃO DE ORIENTADOR DE APRENDIZAGEM N.º 001/2006

Leia mais

3. Do Curso, Local, Tempo de Duração e Número de Vagas. As vagas disponíveis e a duração do curso estão listadas na tabela a seguir:

3. Do Curso, Local, Tempo de Duração e Número de Vagas. As vagas disponíveis e a duração do curso estão listadas na tabela a seguir: MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE MINAS GERAIS CAMPUS OURO PRETO Rua Pandiá Calógeras, 898 Bairro Bauxita Ouro

Leia mais

SELEÇÃO PÚBLICA PARA VAGAS DO PROJETO JOVEM APRENDIZ ORIENTADOR EDITAL Nº 01/2014

SELEÇÃO PÚBLICA PARA VAGAS DO PROJETO JOVEM APRENDIZ ORIENTADOR EDITAL Nº 01/2014 SELEÇÃO PÚBLICA PARA VAGAS DO PROJETO JOVEM APRENDIZ ORIENTADOR EDITAL Nº 01/2014 O PREFEITO MUNICIPAL DE SANTA ROSA, Estado do Rio Grande do Sul, no uso de suas atribuições legais, torna pública a realização

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PIAUÍ

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PIAUÍ EDITAL Nº 001/2015, DE 05 DE MAIO DE 2015 CAMPUS AVANÇADO DIRCEU ARCOVERDE/IFPI Dispõe processo seletivo de candidatos para ingresso nos cursos de formação inicial e continuada (FIC) em Cadista para a

Leia mais

ANO 2014 2º SEMESTRE

ANO 2014 2º SEMESTRE SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE MINAS GERAIS EDITAL Nº 095/2014, de 25/04/2014 PROCESSO SELETIVO E MATRÍCULA DOS CANDIDATOS APROVADOS NO PROGRAMA

Leia mais

FACULDADE DE EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS DA SAÚDE

FACULDADE DE EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS DA SAÚDE FACULDADE DE EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS DA SAÚDE (Port. MEC nº 797/14, de 11/09/2014, publicada no DOU em 12/09/2014) EDITAL 2016/1 - PROCESSO SELETIVO GRADUAÇÃO PRESENCIAL O Diretor Geral da Faculdade de Educação

Leia mais

CRONOGRAMA DATA ATIVIDADE LOCAL. Período de inscrições e protocolo dos documentos

CRONOGRAMA DATA ATIVIDADE LOCAL. Período de inscrições e protocolo dos documentos PROGRAMA ANUAL DE CAPACITAÇÃO CONTINUADA DE PROFISSIONAIS EM EAD PACC CURSO DE TUTORIA EM EAD Processo Seletivo Simplificado para contratação de tutores a distância Edital n. 13/2014 CRONOGRAMA DATA ATIVIDADE

Leia mais

EDITAL DO PROCESSO SELETIVO CURSO DE IDIOMAS 001/2015.

EDITAL DO PROCESSO SELETIVO CURSO DE IDIOMAS 001/2015. ESTADO DO ESPIRITO SANTO EDITAL DO PROCESSO SELETIVO CURSO DE IDIOMAS 001/2015. A Secretaria Municipal da Educação, no uso de suas atribuições legais e de acordo com as disposições da legislação pertinente,

Leia mais

COORDENADORIA DE EXTENSÃO EDITAL Nº 126/2015 PROCESSO SELETIVO PARA CURSO DE EXTENSÃO

COORDENADORIA DE EXTENSÃO EDITAL Nº 126/2015 PROCESSO SELETIVO PARA CURSO DE EXTENSÃO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO COORDENADORIA DE EXTENSÃO EDITAL Nº 126/2015 PROCESSO SELETIVO PARA CURSO DE EXTENSÃO O Campus São Paulo do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP),

Leia mais

Edital nº 10 de 22 de maio de 2015.

Edital nº 10 de 22 de maio de 2015. PROCESSO SELETIVO PARA O PROGRAMA DE BOLSA DE ESTUDOS DO O Diretor Geral do Campus São Luís Monte Castelo do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão, no uso de suas atribuições

Leia mais

Edital UAB-UFABC Nº 004/2015

Edital UAB-UFABC Nº 004/2015 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Fundação Universidade Federal do ABC Núcleo de Tecnologias Educacionais Av. dos Estados, 5001 Bairro Bangu Santo André - SP CEP 09210-580 Fone: (11) 3356.7646 seletivo.ead@ufabc.edu.br

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL CURSO DE EXTENSÃO UAB-UFMT PROCESSO SELETIVO Nº 002/UFMT/UAB/2010 SELEÇÃO DE TUTORES

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL CURSO DE EXTENSÃO UAB-UFMT PROCESSO SELETIVO Nº 002/UFMT/UAB/2010 SELEÇÃO DE TUTORES PROCESSO SELETIVO Nº 002/UFMT/UAB/2010 SELEÇÃO DE TUTORES A Universidade Federal de Mato Grosso, por intermédio do convênio com o Sistema Universidade Aberta do Brasil, torna pública a abertura de inscrições

Leia mais

EDITAL DE SELEÇÃO Instituto Anjos da Enfermagem CNPJ: 07.073.700/0001-55 Programa Anjos da Enfermagem: educação e saúde através do lúdico.

EDITAL DE SELEÇÃO Instituto Anjos da Enfermagem CNPJ: 07.073.700/0001-55 Programa Anjos da Enfermagem: educação e saúde através do lúdico. EDITAL DE SELEÇÃO Instituto Anjos da Enfermagem CNPJ: 07.073.700/0001-55 Programa Anjos da Enfermagem: educação e saúde através do lúdico. Edital Nº 09/2015 EDITAL PARA SELEÇÃO DE VOLUNTÁRIOS DO INSTITUTO

Leia mais

EDITAL Nº 001 / 2014

EDITAL Nº 001 / 2014 1 EDITAL Nº 001 / 2014 O CONSELHO DELIBERATIVO DO IDEAU, no uso de suas atribuições estatutárias e regimentais, resolve tornar público os critérios de inscrição e seleção para obtenção de bolsa estudantil

Leia mais

EDITAL DE PROCESSO SELETIVO nº. 003 de 20/08/2014.

EDITAL DE PROCESSO SELETIVO nº. 003 de 20/08/2014. A Fundação Sousândrade de Apoio ao Desenvolvimento da UFMA FSADU, por meio da Gerência de Técnica de Concursos GTEC/CONC/FSADU, em parceria com o Instituto Universitário Atlântico e com o Instituto Politécnico

Leia mais

Edital Processo Seletivo - 2º semestre de 2011

Edital Processo Seletivo - 2º semestre de 2011 Edital Processo Seletivo - 2º semestre de 2011 O Instituto de Ensino Superior João Alfredo de Andrade, por sua Comissão Organizadora do Processo Seletivo, instituída em caráter permanente pela Portaria

Leia mais

EDITAL Nº06 1º SEMESTRE 2015 SELEÇÃO DE TUTORES PRESENCIAIS

EDITAL Nº06 1º SEMESTRE 2015 SELEÇÃO DE TUTORES PRESENCIAIS EDITAL Nº06 1º SEMESTRE 2015 SELEÇÃO DE TUTORES PRESENCIAIS Junho de 2015 1 INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO SUL DE MINAS GERAIS CÂMPUS MUZAMBINHO CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA -

Leia mais

SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM COMERCIAL DEPARTAMENTO REGIONAL NO AMAZONAS PROGRAMA SENAC DE GRATUIDADE - PSG EDITAL DE PROCESSO SELETIVO 04/2013

SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM COMERCIAL DEPARTAMENTO REGIONAL NO AMAZONAS PROGRAMA SENAC DE GRATUIDADE - PSG EDITAL DE PROCESSO SELETIVO 04/2013 1 SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM COMERCIAL DEPARTAMENTO REGIONAL NO AMAZONAS PROGRAMA SENAC DE GRATUIDADE - PSG EDITAL DE PROCESSO SELETIVO 04/2013 1. DO PROGRAMA 1.1. O Programa Senac de Gratuidade,

Leia mais

EDITAL Nº 006/CRFI DE 11 DE MAIO DE 2015. SELEÇÃO 2015/2 PROCESSO SELETIVO PARA CURSOS DE FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA (FICs) PRESENCIAIS

EDITAL Nº 006/CRFI DE 11 DE MAIO DE 2015. SELEÇÃO 2015/2 PROCESSO SELETIVO PARA CURSOS DE FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA (FICs) PRESENCIAIS EDITAL Nº 006/CRFI DE 11 DE MAIO DE 2015. SELEÇÃO 2015/2 PROCESSO SELETIVO PARA CURSOS DE FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA (FICs) PRESENCIAIS 1. DA ABERTURA O DIRETOR(A) SERGIO BARBOSA GOMES DO CAMPUS RIACHO

Leia mais

ADMISSÃO PARA OS CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO 2015.2B EDITAL Nº 12.1. Recife,2015

ADMISSÃO PARA OS CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO 2015.2B EDITAL Nº 12.1. Recife,2015 ADMISSÃO PARA OS CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO 2015.2B EDITAL Nº 12.1 Recife,2015 Sumário Edital nº 12 - Admissão de alunos para os cursos de Pós-Graduação A Faculdade Boa Viagem (FBV/Devry), estabelecimento

Leia mais