Câmara Municipal de Cubatão

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Câmara Municipal de Cubatão"

Transcrição

1 2 ATA DA 30ª SESSÃO ORDINÁRIA DO 2º ANO LEGISLATIVO DA 15ª LEGISLATURA REALIZADA EM 21 DE SETEMBRO DE 2010 PRESIDÊNCIA - Sr. José Roberto Azzoline Soares. SECRETARIAS - Sr. Severino Tarcício da Silva, Sr. Geraldo Cardoso Guedes; Sr. José Aparecido dos Santos e Sr. Aguinaldo Alves de Araújo. - Às 16:10 horas, sob a Presidência do Sr. José Roberto Azzoline Soares, é procedida a verificação de presença dos Srs. Vereadores. FOLHA DE PRESENÇA AGUINALDO ALVES DE ARAÚJO DONIZETE TAVARES DO NASCIMENTO FRANCISCO LEITE DA SILVA GERALDO CARDOSO GUEDES JOSÉ APARECIDO DOS SANTOS JOSÉ ROBERTO AZZOLINE SOARES MARIA APARECIDA PIERUZI DE SOUZA PAULO TITO FARDER SEVERINO DE OLIVEIRA MELO SEVERINO TARCÍCIO DA SILVA WELINGHTON RIBEIRO DA SILVEIRA SIM SIM SIM SIM SIM SIM SIM SIM SIM SIM SIM (a) José Roberto Azzoline Soares (a) Geraldo Cardoso Guedes

2 3 O SR. PRESIDENTE - Havendo número legal, em nome de Deus e da Lei, declaro abertos os trabalhos da presente Sessão Ordinária. Esta Presidência comunica ao Plenário da Casa, que convocou sucessivamente os Suplentes de Vereador da coligação PT do B/PT, Srs. Wagner Moura dos Santos e Fábio Oliveira Inácio, devidamente diplomados, para que nos termos do artigo 4º do Regimento Interno, assumissem o cargo de Vereador, em razão do licenciamento por 90 dias do nobre Edil Adeildo Heliodoro dos Santos. Os Suplentes de Vereador Wagner Moura dos Santos e Fábio Oliveira Inácio, já empossados anteriormente, compareceram a esta Casa na data de ontem e nos termos do inciso II, artigo 81 do Regimento Interno, manifestaram-se que continuam no exercício dos cargos de Secretários Municipais, portanto, continuam licenciados do cargo de Vereador. Cumpridas essas formalidades, convido o Professor Welinghton Ribeiro da Silveira, 3º Suplente da coligação PT do B/PT, para neste momento, assumir o cargo de Vereador, dispensando-se a prestação do compromisso regimental de posse, uma vez que o mesmo já o exerceu nesta Legislatura. Comunico ainda, que foram cumpridas todas as demais formalidades regimentais. Convido os Vereadores do PT com assento nesta Casa, para em comissão, introduzirem no Plenário o nobre Edil Welinghton Ribeiro da Silveira. - Sob palmas, a comissão nomeada introduz no Plenário da Casa, onde toma assento, o Vereador Welinghton Ribeiro da Silveira. O SR. PRESIDENTE - Em nome deste Poder Legislativo, saúdo e parabenizo pelo retorno do bom filho a esta Casa de Leis, ao Vereador Welinghton, desejando-lhe sucesso na continuidade do mandato. Parabéns, Vereador e seja bem vindo a esta Casa.

3 4 - As Galerias se manifestam: palmas. O SR. WELINGHTON RIBEIRO DA SILVEIRA - Sr. Presidente, eu tenho certeza que vou me adaptar, como outrora, ao sistema de som da Casa e quero parabenizar a todos pelo trabalho que vêm realizando. Parabenizo a cada um dos Edis. Quero cumprimentar aos eleitores, alguns talvez presentes, mas a maioria na cidade de Cubatão certamente vai nos assistir. Quero agradecer pela oportunidade de retornar a esta Casa de Leis e quero dizer que cumprirei com o meu dever, dever de Vereador, dever de cidadão também, não diferente de outras funções do Legislativo. Quero cumprimentar aos meus familiares, à minha esposa, que tem me dado muita força até os dias de hoje, ao meu irmão Edson, Pastor da Igreja do Evangelho Quadrangular em Peruíbe, ao meu Pastor Serreni, cuja presença é uma grande honra, ao Pastor Joel, ao Pastor Pedro, ao Pastor Roni e acho que não esqueci de nenhum outro. Quero cumprimentar aos meus familiares, aos meus irmãos em Cristo, aos meus irmãos de sangue, aos meus filhos e dizer que é um grande prazer estar aqui nesta Casa de Leis. Farei o possível, perto do impossível, não é? Porque o impossível só com Deus e Este eu tenho até o resto da minha vida na Terra. Tenho certeza que quando Cristo voltar, eu poderei prestar contas a Ele também, com muita honra, no grande Reino de Deus, que é o que nos espera. Obrigado, Sr. Presidente. Obrigado, nobres Edis e nobre Vereadora da minha Bancada, da Bancada dos Vereadores do PT. Muito obrigado a todos. Quem sabe, nós possamos trabalhar juntos, coletivamente, para promover o bem que a sociedade espera. Obrigado, Sr. Presidente. O SR. PRESIDENTE - Está registrado em Ata, Vereador. Quero aproveitar este momento, para render minhas homenagens e as

4 5 desta Casa, ao Vereador Aguinaldo Alves de Araújo, que é Radialista, pelo Dia do Radialista. Que esta homenagem seja extensiva ao Sindicato da categoria e a todos os Radialistas aqui presentes, que muito nos orgulham, até por termos convivido todo esse tempo juntos. Parabéns, Vereador. Hoje também é o Dia Nacional de Luta dos Portadores de Deficiências, motivo pelo qual rendo minhas homenagens à Vereadora Nega Pieruzi, em função do belo trabalho que ela presta à frente da Casa da Esperança, dignificando a importância de estarmos juntos, compartilhando e ajudando os nossos deficientes e fazendo políticas públicas, para que tornemos a vida deles mais fácil. Parabéns pelo trabalho, Vereadora Nega Pieruzi. SOUZA - Obrigada, Sr. Presidente. A SRª MARIA APARECIDA PIERUZI DE - É colocado à disposição dos Srs. Vereadores, para conhecimento e eventual exame, o seguinte: EXPEDIENTE DA MESA CORRESPONDÊNCIA RECEBIDA DO EXECUTIVO Of. n 118/2010/GP - Encaminhando cópias de Decretos referente aos meses de Julho e Agosto de Of. n 119/2010/GP - Encaminhando cópias de Portarias referente aos meses de Agosto e Setembro de 2010.

5 6 DIVERSOS RECEBIDOS Do Conselho Regional de Corretores de Imóveis do. Ofício-Pres-8391/10-SMC - Em atenção a Moção de Aplauso n 06/10 de autoria do Vereador José Aparecido dos Santos. Do Vereador Donizete Tavares do Nascimento. Encaminhando para apreciação Projeto de Lei que: DENOMINA BENEDITA RODRIGUES RIBEIRO - TIA KITA - O CENTRO DE ESPECIALIDADES ODONTOLÓGICAS (CEO) E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS. CORRESPONDÊNCIA EXPEDIDA AO EXECUTIVO Of. n 858/10 - Encaminhando cópia das Atas da 24ª e 25ª Sessões Ordinárias e 12ª Extraordinária do 2 Ano Legislativo, da 15ª Legislatura, realizadas em 10 e 17/08/10, respectivamente e, aprovadas nos dias 31/08/10 e 08 de setembro corrente ano. Of. n 861/10 - Encaminhando cópia do Projeto de Lei n 65/10, que: AUTORIZA A CAIXA DE PREVIDÊNCIA DOS SERVIDORES MUNICIPAIS DE CUBATÃO, A APLICAR OS RECURSOS QUE MENCIONA NO CUSTEIO DA ASSISTÊNCIA MÉDICO-HOSPITALAR E ODONTOLÓGICA E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS aprovado em Sessão Ordinária, realizada em 14 de setembro do corrente ano.

6 7 Of. n 862/10 - Encaminhando cópia do Projeto de Lei n 55/10, que: DENOMINA JONAS DE SOUZA A ATUAL RUA 7 NO JARDIM REAL E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS, aprovado em Sessão Ordinária, realizada no dia 14 de setembro do corrente ano. Of. n 863/10 - Encaminhando cópia do Projeto de Lei n 61/10, que: INSTITUI O DIA MUNICIPAL DA BÍBLIA E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS, aprovado em Sessão Ordinária, realizada no dia 14 de setembro do corrente ano. Of. n 864/10 - Encaminhando cópia do Projeto de Lei n 57/10, que: DISPÕE SOBRE A REGULAMENTAÇÃO E PROCEDIMENTO PARA A REMOÇÃO DE VEÍCULOS EM ESTADO DE ABANDONO E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS, aprovado em Sessão Ordinária, realizada no dia 14 de setembro do corrente ano. Of. n 865/10 - Comunicando a Manutenção do Veto Total aposto pelo Executivo, as Emendas aprovadas por esta Casa, ao Projeto de Lei n 38/10, que: DISPÕE SOBRE AS DIRETRIZES GERAIS PARA A ELABORAÇÃO DA LEI ORÇAMENTÁRIA DO MUNICÍPIO DE CUBATÃO PARA O EXERCÍCIO DE 2011 E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS. Of. n 868/10 - Encaminhando cópia da Ata da 3ª Sessão Solene e, da 26ª Sessão Ordinária do 2 Ano Legislativo, da 15ª Legislatura, realizadas em 20 e 24 de agosto de 2010 respectivamente e, aprovadas no dia 14 de setembro do corrente ano.

7 8 Of. n 869/10 - Encaminhando cópia da Indicação n 507/10, de autoria do Vereador Aguinaldo Alves de Araújo. Of. n 870/10 - Encaminhando cópia da Indicação n 508/10, de autoria do Vereador Aguinaldo Alves de Araújo. Of. n 871/10 - Encaminhando cópia da Indicação n 509/10, de autoria do Vereador Severino de Oliveira Melo. Of. n 872/10 - Encaminhando cópia da Indicação n 510/10, de autoria do Vereador Severino de Oliveira Melo. Of. n 873/10 - Encaminhando cópia da Indicação n 511/10, de autoria do Vereador Severino de Oliveira Melo. Of. n 874/10 - Encaminhando cópia da Indicação n 512/10, de autoria do Vereador Severino de Oliveira Melo. Of. n 875/10 - Encaminhando cópia da Indicação n 513/10, de autoria do Vereador Severino de Oliveira Melo. Of. n 876/10 - Encaminhando cópia da Indicação n 514/10, de autoria do Vereador Severino de Oliveira Melo. Of. n 877/10 - Encaminhando cópia da Indicação n 515/10, de autoria do Vereador Severino de Oliveira Melo. OFÍCIO CIRCULAR Ao Executivo, ao Ministério Público da Comarca de Cubatão, ao Presidente do Conselho Municipal de Saúde, à Presidente do Conselho Municipal de Alimentação Escolar, às Sociedades de Melhoramentos de bairros, Rádios e Tvs da região. Of. Circ. n 94/10 - Encaminhando cópia do Requerimento n 179/10, de autoria do Vereador Francisco Leite da Silva.

8 9 O SR. PRESIDENTE - Comunico que se encontram à disposição dos Srs. Vereadores na Divisão Legislativa da Casa, a Ata da 28ª Sessão Ordinária, realizada no dia 08 de setembro de 2010, bem como os Balancetes do Poder Legislativo, relativos ao mês de agosto de Não havendo objeções, é considerada aprovada a Ata da 27ª Sessão Ordinária, realizada no dia 31 de agosto de O SR. WELINGHTON RIBEIRO DA SILVEIRA - (Pela ordem) - Sr. Presidente, apenas para fazer uma ressalva, na oportunidade eu não estive presente, portanto, não posso opinar a respeito da Ata, porque ainda não tive acesso à mesma. O SR. PRESIDENTE - Está registrado, Vereador. Convoco o Sr. 2º Secretário, Vereador Geraldo Cardoso Guedes, para assumir a 1ª Secretaria e convido o Vereador José Aparecido dos Santos, o Dédinho, para assumir a 2ª Secretaria. - Os Vereadores Geraldo Cardoso Guedes e José Aparecido dos Santos, assumem respectivamente, as 1ª e 2ª Secretarias. seguintes indicações: - Lidas, são devidamente encaminhadas pela Presidência, as Senhor Presidente, Nobres Pares: INDICAÇÃO Nº 516/2010 Observando que em toda extensão da Avenida Nações Unidas no Bairro de Vila Nova Cubatão, os galhos das árvores estão altos e empurrando

9 10 os fios de alta tensão e telefonia, atrapalhando a iluminação da avenida, a ponto de causar acidentes elétricos. Foi observado também que a Avenida fica com uma aparência ruim de desorganização na extensão da mesma. INDICO à Mesa da Câmara, observadas as formalidades regimentais seja expedido ofício à Excelentíssima Senhora Prefeita Municipal, Professora Marcia Rosa de Mendonça Silva, no sentido de que determine ao setor competente estudos visando poda das árvores que estão altas atrapalhando a iluminação e empurrando os fios de alta tensão e telefônicos na extensão da Avenida Nações Unidas na Vila Nova - Cubatão. INDICO, ainda, que do liberado seja dada ciência às Sociedades de Melhoramentos, Jornais e Rádios da Região e Imprensa em geral. Sala Dona Helena Meletti Cunha, 21 setembro de (a) Aguinaldo Alves de Araújo Senhor Presidente, Nobres Pares: INDICAÇÃO Nº 517/2010 Segundo o Senhor Pastor Calos Paulino da Silva a Igreja Evangélica Ministério Monte Sião existe há mais de 20 anos na Avenida Principal, 945, Bairro de Vila Esperança e há algum tempo foi implantado em frente à igreja um ponto de ônibus atrapalhando os membros da mesma estacionarem seus carros nas proximidades da referida causando problemas e transtornos com a população local. INDICO à Mesa da Câmara, observadas as formalidades regimentais seja expedido ofício à Excelentíssima Senhora Prefeita Municipal, Professora Marcia Rosa de Mendonça Silva, no sentido de que determine ao setor competente estudos visando o reposicionamento do ponto de ônibus de

10 11 frente da Igreja Evangélica Monte Sião sito à Avenida Principal, 945 bairro Vila Esperança para outro local do bairro. INDICO, ainda, que do liberado seja dada ciência às Sociedades de Melhoramentos, Jornais e Rádios da Região e Imprensa em geral. Sala Dona Helena Meletti Cunha, 21 setembro de (a) Aguinaldo Alves de Araújo INDICAÇÃO Nº 518/2010 Senhor Presidente, Senhores Vereadores e Vereadora: INDICO à Mesa da Câmara, observadas as formalidades legais e ouvido o Douto Plenário, seja encaminhado ofício à Excelentíssima Senhora Marcia Rosa de Mendonça Silva, Prefeita Municipal de Cubatão, solicitando gestões junto ao Setor competente para que providencie serviços de melhoria na Praça Coronel Joaquim Montenegro no Largo do Sapo, tais como: retirada de algumas árvores danificadas, roçagem da grama, reparos nos bancos, reposição das luminárias, bem como, limpeza da estátua. Sala Dona Helena Meletti Cunha, 21 setembro de (a) Francisco Leite da Silva Senhor Presidente, Nobres Vereadores: INDICAÇÃO Nº 519/2010

11 12 INDICO à Mesa da Câmara, na forma regimental, expedir ofício à Excelentíssima Senhora Prefeita Municipal de Cubatão, Professora Marcia Rosa de Mendonça Silva, para gestões junto ao Senhor Marcos Antonio Monteiro DD. Secretário de Gestão Pública do, para o retorno da Unidade do Poupatempo Móvel, visto a sua importância pelos serviços prestados à comunidade. INDICO, outrossim, que seja igualmente oficiado ao Excelentíssimo Senhor Dr. Paulo Alexandre Barbosa, DD. Deputado Estadual, que também interceda junto ao Governo do Estado, para o retorno da Unidade Poupatempo Móvel em nosso Município. Senhor Presidente, Nobres Vereadores: Sala Dona Helena Meletti Cunha, 21 setembro de (a) José Roberto Azzoline Soares INDICAÇÃO Nº 520/2010 INDICO à Mesa da Câmara, na forma regimental, expedir ofício à Excelentíssima Senhora Prefeita Municipal de Cubatão, Professora Marcia Rosa de Mendonça Silva, para gestões junto aos setores competentes, solicitando poda e retirada de árvores que estão tomadas por cupins e com risco de tombamento, em todo o município oferecendo riscos à população. Sala Dona Helena Meletti Cunha, 21 setembro de (a) José Roberto Azzoline Soares Senhor Presidente, Nobres Vereadores: INDICAÇÃO Nº 521/2010

12 13 INDICO à Mesa da Câmara, na forma regimental, expedir ofício à Excelentíssima Senhora Prefeita Municipal de Cubatão, Professora Marcia Rosa de Mendonça Silva, para gestões junto aos setores competentes, para reparos gerais que se fazem necessários na piscina do Centro Esportivo Castelo Branco, visando reiniciar as atividades esportivas e principalmente viabilizar o uso da mesma pelo Grupo da Melhor Idade. Senhor Presidente, Nobres Vereadores: Sala Dona Helena Meletti Cunha, 21 setembro de (a) José Roberto Azzoline Soares INDICAÇÃO Nº 522/2010 INDICO à Mesa da Câmara, observadas as formalidades regimentais, expedir ofício à Excelentíssima Senhora Prefeita, Marcia Rosa de Mendonça Silva, solicitando que determine ao setor competente, implantação de sistema de escoamento de águas pluviais na ciclovia da estrada Metalúrgico Ricardo Reis, próximo ao campo de futebol, no bairro de Ilha Caraguatá. Senhor Presidente, Nobres Vereadores: Sala Dona Helena Meletti Cunha, 21 setembro de (a) Paulo Tito Farder INDICAÇÃO Nº 523/2010 INDICO à Mesa da Câmara, observadas as formalidades regimentais, expedir ofício à Excelentíssima Senhora Prefeita, Marcia Rosa de Mendonça Silva, solicitando que determine ao setor competente, substituição de manilha danificada na Rua João Maria Catarino, próximo a residência de nº 274, no bairro de Ilha Caraguatá.

13 14 Sala Dona Helena Meletti Cunha, 21 setembro de (a) Paulo Tito Farder Senhor Presidente, Nobres Vereadores: INDICAÇÃO Nº 524/2010 INDICO à Mesa da Câmara, observadas as formalidades regimentais, expedir ofício à Excelentíssima Senhora Prefeita, Marcia Rosa de Mendonça Silva, solicitando que determine ao setor competente, reparo em caixa coletora, na Avenida Marginal, esquina com a rua José de Castro, no bairro de Ilha Caraguatá. Senhor Presidente, Nobres Vereadores: Sala Dona Helena Meletti Cunha, 21 setembro de (a) Paulo Tito Farder INDICAÇÃO Nº 525/2010 INDICO à Mesa da Câmara, observadas as formalidades regimentais, expedir ofício à Excelentíssima Senhora Prefeita, Marcia Rosa de Mendonça Silva, solicitando que determine ao setor competente, desobstrução de tubulação da rede geral que deságua no Rio Casqueiro, no final da Rua Guttemberg Alvarenga, no bairro de Ilha Caraguatá. Sala Dona Helena Meletti Cunha, 21 setembro de (a) Paulo Tito Farder Senhor Presidente, Senhores Vereadores, INDICAÇÃO Nº 526/2010

14 15 Senhora Vereadora: INDICO à Mesa da Câmara, observadas as formalidades regimentais, expedir ofício à Excelentíssima Senhora Prefeita Municipal, Marcia Rosa de Mendonça Silva, solicitando estudos visando o aumento do limite de aprendizes do CAMP (Centro de Aprendizagem Metódica e Prática Mario dos Santos), nos ônibus de transporte público da cidade. INDICO, ainda, que do deliberado seja dada ciência às Rádios Comunitárias e aos Jornais que circulam na Baixada Santista. Senhor Presidente, Senhores Vereadores, Senhora Vereadora: Sala Dona Helena Meletti Cunha, 21 de setembro de (a) Severino de Oliveira Melo INDICAÇÃO Nº 527/2010 INDICO à Mesa da Câmara, observadas as formalidades regimentais, expedir ofício à Excelentíssima Senhora Prefeita Municipal, Marcia Rosa de Mendonça Silva, solicitando estudos visando a ampliação de vagas para cursos técnicos profissionalizantes gratuitos. INDICO, ainda, que do deliberado seja dada ciência às Rádios Comunitárias e aos Jornais que circulam na Baixada Santista. Sala Dona Helena Meletti Cunha, 21 de setembro de (a) Severino de Oliveira Melo Senhor Presidente, Senhores Vereadores, Senhora Vereadora: INDICAÇÃO Nº 528/2010

15 16 INDICO à Mesa da Câmara, observadas as formalidades regimentais, expedir ofício à Excelentíssima Senhora Prefeita Municipal, Marcia Rosa de Mendonça Silva, solicitando instalação de playground próximo ao campo de futebol, na Rua São José, na Vila São José. INDICO, ainda, que do deliberado seja dada ciência às Rádios Comunitárias e aos Jornais que circulam na Baixada Santista. Senhor Presidente, Senhores Vereadores, Senhora Vereadora: Sala Dona Helena Meletti Cunha, 21 de setembro de (a) Severino de Oliveira Melo INDICAÇÃO Nº 529/2010 INDICO à Mesa da Câmara, observadas as formalidades regimentais, expedir ofício à Excelentíssima Senhora Prefeita Municipal, Marcia Rosa de Mendonça Silva, solicitando melhorias na iluminação pública nos trechos compreendidos das Ruas Estados Unidos e Rua Dona Rosa Pereira Cunha no Jardim Casqueiro. INDICO, ainda, que do deliberado seja dada ciência às Rádios Comunitárias e aos Jornais que circulam na Baixada Santista. Senhor Presidente, Senhores Vereadores, Senhora Vereadora: Sala Dona Helena Meletti Cunha, 21 de setembro de (a) Severino de Oliveira Melo INDICAÇÃO Nº 530/2010 INDICO à Mesa da Câmara, observadas as formalidades regimentais, expedir ofício à Excelentíssima Senhora Prefeita Municipal, Marcia

16 17 Rosa de Mendonça Silva, solicitando o nivelamento do leito carroçável da Avenida 9 de Abril, entre a Rua Armando Sales de Oliveira e Avenida Joaquim Miguel Couto, o relevo no asfalto se encontra logo em frente ao ponto de ônibus. INDICO, ainda, que do deliberado seja dada ciência às Rádios Comunitárias e aos Jornais que circulam na Baixada Santista. Senhor Presidente, Senhores Vereadores, Senhora Vereadora: Sala Dona Helena Meletti Cunha, 21 de setembro de (a) Severino de Oliveira Melo INDICAÇÃO Nº 531/2010 INDICO à Mesa da Câmara, observadas as formalidades regimentais, expedir ofício à Excelentíssima Senhora Prefeita Municipal, Marcia Rosa de Mendonça Silva, solicitando reparos na calçada da Rua 1º de Maio, entre a Rua 15 de Novembro e Rua 7 de Setembro, na Vila Nova. INDICO, ainda, que do deliberado seja dada ciência às Rádios Comunitárias e aos Jornais que circulam na Baixada Santista. Senhor Presidente, Senhores Vereadores, Senhora Vereadora: Sala Dona Helena Meletti Cunha, 21 de setembro de (a) Severino de Oliveira Melo INDICAÇÃO Nº 532/2010 INDICO à Mesa da Câmara, observadas as formalidades regimentais, expedir ofício à Excelentíssima Senhora Prefeita Municipal, Marcia

17 18 Rosa de Mendonça Silva, solicitando estudos visando a construção de um memorial para as vítimas do incêndio na Vila São José em 25 de Fevereiro de 1985, próximo a passarela que interliga os bairros Vila São José e Vila Natal. INDICO, ainda, que do deliberado seja dada ciência às Rádios Comunitárias e aos Jornais que circulam na Baixada Santista. Sala Dona Helena Meletti Cunha, 21 de setembro de (a) Severino de Oliveira Melo O SR. PRESIDENTE - Esgotado o expediente da Mesa, passaremos ao expediente dos Srs. Vereadores. Na última Sessão Ordinária estava em votação o requerimento nº 180/10, de autoria do Vereador Francisco Leite da Silva, ao Executivo, solicitando providências para ampliação das creches do Município, bem como vagas nos horários diurno e noturno, para os pais que queiram estudar, quando esgotou o horário regimental destinado ao Expediente. Já usaram a palavra em declaração de voto, os Vereadores Donizete Tavares do Nascimento, Severino Tarcício da Silva, Paulo Tito Farder, Geraldo Cardoso Guedes, Severino de Oliveira Melo e Francisco Leite da Silva. Concedo a palavra à Vereadora Maria Aparecida Pieruzi de Souza, que ainda dispõe de 01 minuto, para concluir a sua declaração de voto. A SRª MARIA APARECIDA PIERUZI DE SOUZA - Sr. Presidente, Srs. Vereadores, quero desejar que neste retorno, seja permanente a presença nesta Casa, do querido Professor Welinghton. Voto favoravelmente à aprovação do requerimento. É só, Sr. Presidente. O SR. PRESIDENTE - Continua em votação o requerimento. (Pausa). Os Vereadores que forem favoráveis à aprovação,

18 19 permaneçam como se encontram. (Pausa). Está, portanto, aprovado o requerimento. Atendendo à solicitação feita pelo Vereador Francisco Leite da Silva, na penúltima Sessão Ordinária, determino ao Sr 1º Secretário, que nos termos do parágrafo 3º, do artigo 99 do Regimento Interno, proceda a leitura dos trabalhos do Vereador, que dispõe ainda de 06 minutos para apresentá-los. - É lido o seguinte requerimento: REQUERIMENTO Nº 181/2010 Senhor Presidente, Nobres Vereadores e Vereadora: Recebi diversas reclamações quanto ao concurso público em andamento para cargos da Prefeitura Municipal de Cubatão, muitos moradores da cidade de Cubatão, tem suas provas designadas para outras cidades como Santos e demais da região. Estranhamente Cubatão tem ampla rede de escolas, tanto municipal, estadual e federal, que podem ser utilizadas para a realização das provas. Em contato com a Secretaria Municipal de Educação, foi informado, que as escolas de bairros afastados do Centro, não foram utilizados, pois é de difícil localização para as pessoas que vem de fora realizar o concurso. Uma aberração, pois a Administração não se preocupa com os candidatos de Cubatão, encaminhando, por exemplo, moradores da Vila Esperança, para realizarem provas na Ponta da Praia, em Santos, tendo que tomar até três conduções para chegar a escola, enquanto ao lado de sua residência por decisão administrativa e preconceituosa, não aproveitaram espaço para as provas.

19 20 Face o exposto REQUEIRO, observadas as formalidades regimentais ouvido o Douto Plenário, expedir ofício à Senhora Prefeita Municipal, para que tome providências urgentes no sentido de determinar a utilização de todas as escolas da rede Pública e particular da cidade de Cubatão, e sendo necessário que sejam divididas as datas das provas por cargo disputado, atendendo obrigatoriamente a todos os moradores de Cubatão para que realizem as provas na cidade. REQUEIRO, ainda, que sejam encaminhas cópias do presente, e os documentos que instruem ao Ministério Público para providências que por bem adotar, encaminhando ainda, cópias às Sociedades de Melhoramentos de Bairros, Jornais, Rádios e TVs de nossa região, para conhecerem e se manifestarem, caso queiram, sobre o teor deste requerimento. Sala Dona Helena Meletti Cunha, 21 de setembro de (a) Francisco Leite da Silva - O Vereador Welinghton Ribeiro da Silveira solicita e o Sr. Presidente determina ao Sr. 1º Secretário, que procede nova leitura do que requer o pedido. requerimento. O SR. PRESIDENTE - Está em discussão o O SR. FRANCISCO LEITE DA SILVA - Peço a palavra. Sr. Presidente, nobres Vereadores, o motivo pelo qual apresentei este requerimento, pedindo até para que os Colegas vejam isso direitinho, é porque na nossa cidade há muitas escolas, mas os nossos munícipes que vão prestar o concurso público, terão que ir até Santos, até o Boqueirão, até Praia Grande e

20 21 me parece que até São Bernardo do Campo também. Portanto, Sr. Presidente e nobres Vereadores, eu fiquei meio preocupado com o referido concurso público, porque as outras cidades realizam seus concursos dentro delas mesmas, enquanto nós, cubatenses, temos que deslocar o nosso povo daqui, sem dinheiro para fazer isso. Eu acho uma grande irresponsabilidade de quem está organizando esse concurso público. Nós até pedimos informações ao Secretário de Educação e ele não nos deu resposta alguma. Então, foi por isso que apresentei o requerimento e eu espero que os nobres Colegas analisem, para que vejamos como ficará isso, porque vou encaminhar o caso ao Ministério Público, para que ele tome as providências, pois o povo fez inscrição para prestar o concurso na nossa cidade. Eles pagaram aqui e não conhecem os colégios das outras cidades. Portanto, já vão sair daqui nervosos e se trata de um concurso um pouco complicado. Sendo assim, o que vai acontecer com o nosso povo? Ele não vai passar nas provas e nós vamos dar oportunidade, realmente, para as pessoas de fora, para os gafanhotos de fora. Por isso apresentei este requerimento e espero que os Colegas vejam direitinho o que está em apreciação. Era só, Sr. Presidente. O SR. WELINGHTON RIBEIRO DA SILVEIRA - Peço a palavra. Sr. Presidente, Srª e Srs. Vereadores, venho mais uma vez a esta tribuna, falar acerca dos requerimentos e documentos oficiais desta Casa, em favor da sociedade cubatense. Eu vou falar exatamente sobre o assunto do requerimento, mas queria dizer que venho com total imparcialidade, como é de praxe, como é do meu comportamento, discutir sobre o requerido pelo Vereador. Dá-me a impressão, apesar de ter pedido a releitura do requer a solicitação, que o Vereador recomenda encaminhar ao Ministério Público. Então, salvo engano da minha parte, eu acredito que o Vereador está coberto de razão ao reclamar.

21 22 Não é? Aliás, ele é representante do povo, assim como cada um dos Edis aqui presentes. Portanto, é direito do Vereador reclamar, pois pela visão dele, há um prejuízo para a sociedade, visto que o concurso será realizado em determinadas escolas, preterindo assim, na visão do Edil, algumas pessoas de realizarem o concurso, de fazerem a prova, numa escola mais próxima de sua casa. No entanto, eu preciso fazer aqui uma ressalva importante e agora pouco, eu até disse aos meus Companheiros da Bancada, que há uma grande dificuldade hoje para estacionar o carro na Vila Esperança. Portanto, é necessário que haja de fato uma avaliação, com relação a todas as escolas previstas para a realização do concurso, porque temos que convir, Srs. Vereadores, que existem escolas com maiores dificuldades de acesso, até mesmo pelas pessoas descerem do ônibus distante da escola e assim, não a localizarem rapidamente. Todos os candidatos querem fazer a prova rapidamente e chegar ao endereço da prova com a antecedência necessária e exigida, mas é óbvio que existem escolas com maiores dificuldades de acesso. Eu resumo, digo que: se o requerimento é somente para enviar o caso ao Ministério Público, o Edil tem total liberdade e autoridade suficiente para fazer um relato minucioso, inclusive do seu ponto de vista, quanto aos males ocasionados pelo tal concurso ser realizado em determinadas escolas, preterindo outras ou não e assim, enviá-lo ao Ministério Público. Ele tem autoridade para isso. Portanto, acredito que não seja necessária a aprovação em Plenário, de um requerimento desta natureza, não menosprezando a atitude do Vereador ou o ato dele imprimir um documento com uma preocupação que o povo certamente a tem. Ele também é um representante do povo, portanto, traz a preocupação do povo. No entanto, eu acho desnecessário encaminhar a esta Casa, para a aprovação do Plenário, um documento que ele mesmo pode enviar ao Ministério Público. Por enquanto é só, Sr. Presidente. Antecipo que o meu

22 23 voto será contrário à aprovação do requerimento, salvo, é claro, se o nosso líder de Bancada recomendar a votação favorável à solicitação do Vereador. Era só, Sr. Presidente. O SR. PAULO TITO FARDER - Peço a palavra. Sr. Presidente, nobres Pares, nobre Vereadora Nega Pieruzi, como todo mundo sabe, trata-se de um concurso público, em cuja abertura das inscrições, não foi determinada a localidade de moradia. Sendo assim, nesse sentido, a empresa contratada para realizar o concurso passou por um processo e organizou o concurso através de uma ordem alfabética. Por conseqüência, existem candidatos de toda a Baixada Santista, inclusive de outras cidades do Estado de São Paulo e até de outros Estados. Portanto, não teria como a empresa, usando o critério da ordem alfabética, fazer com que somente os moradores de Cubatão fizessem a prova em Cubatão. Então, democraticamente, ela determinou o concurso e ele foi aberto dessa maneira. Como disse o Vereador Welinghton, não há necessidade de aprovarmos este requerimento, uma vez que o Vereador poderia ter levado seu pedido diretamente ao Ministério Público, para que o mesmo pudesse fazer o seu julgamento. Então, como líder da Bancada, quero reiterar e dizer que acho que este requerimento não é passível de aprovação, uma vez que como eu disse anteriormente, o Vereador poderia ter levado o pedido diretamente ao Ministério Público, sem precisar da aprovação aqui no Plenário da Câmara, querendo assim, simplesmente, fazer uma questão política. Eu acho que isso não é pertinente no momento. Portanto, sou totalmente contrário à aprovação deste requerimento e determino aos Companheiros da base, respeitada a democracia, que não aprovemos o presente requerimento. Era só, Sr. Presidente.

23 24 O SR. DONIZETE TAVARES DO NASCIMENTO - Peço a palavra. Sr. Presidente, Srª. e Srs. Vereadores, o Vereador Francisco Leite da Silva, o Bigode, preocupa-se com essa questão e realmente, algumas pessoas inscritas no concurso vão prestar a prova em Santos. Eu acho apenas que o Vereador errou, porque ele está apresentando seus requerimentos desde a semana passada e este requerimento é praticamente intempestivo, por que como se resolverá esse problema? O concurso será no próximo domingo, portanto, não há tempo hábil para que os munícipes prestem o concurso aqui em Cubatão. Então, é um requerimento, que na sua essência, deixa a desejar. Apesar da boa intenção do Vereador, este requerimento se tornou intempestivo. No meu modo de ver, o Vereador deveria tê-lo apresentado na semana passada, porque aí sim, haveria tempo hábil. Hoje já é terça-feira e até o Presidente mandar o requerimento para os setores competentes e para a Prefeita, não dará tempo. Então, no meu modo de ver, não vejo motivo para aprovar este requerimento, sendo que a essência dele está prejudicada, devido ao escasso tempo para se mudar o local do concurso. A competência é do Vereador Bigode, mas sugiro que ele solicite a retirada do requerimento, porque não haverá tempo hábil, por mais que o setor de Educação... - O Vereador Francisco Leite da Silva aparteia o orador, antiregimentalmente. O SR. DONIZETE TAVARES DO NASCIMENTO - Vereador, eu estou com a palavra e estou apenas sugerindo. Sei que o requerimento é de V Exª. Estou apenas fazendo uma sugestão como Colega, porque o requerimento está prejudicado. A idéia de V Exª teve uma importância grande, mas infelizmente, o requerimento está prejudicado e por isso esclareço,

24 25 desde já, que votarei contrariamente à aprovação. Assim como fez o Presidente desta Casa, também quero cumprimentar ao Vereador Aguinaldo Alves de Araújo, pelo Dia do Radialista. Ele realizou um trabalho muito bonito como Radialista no programa Voz da Cidadania, para toda a comunidade cubatense. Também quero cumprimentar à Vereadora Nega, pelo Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiências, porque ela realiza um brilhante trabalho à frente da Casa da Esperança. Reitero que votarei contrariamente ao requerimento do Vereador e estou expondo, que no meu modo de ver, é um requerimento intempestivo. Era só, Sr. Presidente. discussão. - Ninguém mais desejando fazer uso da palavra, é encerrada a - É posto a votos o requerimento. O SR. FRANCISCO LEITE DA SILVA - (Declaração de voto) - Sr. Presidente, nobres Vereadores, realmente, quero falar para o nobre Colega, que ele não precisa me ensinar a apresentar e nem a retirar um requerimento, porque eu fui eleito para defender a população. Espero que os nobres Colegas venham aqui e votem do jeito como quiserem, porque eles prestarão contas à população. Foi o povo que me procurou. É o povo que paga o nosso salário. Vereador, o povo fará a prova lá em Praia Grande, no Boqueirão e V Exª vem me pedir para retirar o requerimento! Parece que o meu voto vale menos do que o voto dos demais Vereadores. Voto com a minha consciência. Vou logo dizer, que não defendo a Administração. Fui eleito pelo povo e vou trabalhar para o povo. Agradeço ao Vereador Welinghton Ribeiro da Silveira pela explanação, mas eu fui eleito para defender o povo, não fui eleito

25 26 para defender a Prefeita não. Quero apenas dizer aos nobres Colegas, Vereadores, que eu nunca retirarei um requerimento apresentado. Na semana passada, eu apresentei um requerimento aqui, ao qual todos da base governista votaram contrariamente à aprovação. Já fazia 01 ano que tínhamos ido ao Almoxarifado da Prefeitura, mas a Srª Prefeita não deu a mínima atenção. Hoje, foi expedida uma liminar, na qual o Sr. Promotor... O SR. DONIZETE TAVARES DO NASCIMENTO - (Pela ordem) - Sr. Presidente, o requerimento ora em pauta não tem nada a ver com o que o Vereador está falando. está em votação. O SR. PRESIDENTE - Vereador, o requerimento O SR. FRANCISCO LEITE DA SILVA - Sr. Presidente, solicito que o meu tempo regimental seja compensado. Parece que o Colega Donizete está querendo fazer briguinha comigo. Acho que não vou falar mais aqui dentro. Será que eu terei que pedir para sair, Sr. Presidente? Não dá para defender a população desse jeito! O SR. PRESIDENTE - Determino que seja compensado o tempo regimental do Vereador Francisco Leite da Silva, que continua com a palavra, para concluir a sua declaração de voto. O SR. FRANCISCO LEITE DA SILVA - Não dá! Estou vendo que nós da oposição somos minoria aqui, portanto, não dá para defender a população, mas eu continuarei defendendo, porque fui eleito para isso. Então, acho que tenho direito de falar. Tenho ou não tenho, Sr. Presidente?

26 27 Vereador, eu sei que V Exª tem mais tempo de mandato do que eu aqui dentro, mas lamento muito, porque V Exª tem que estudar mais o Regimento Interno desta Casa. Fico revoltado, Sr. Presidente, porque estou defendendo a população que me pediu para não fazer o concurso lá. Podem votar contrariamente, porque o povo está vendo o trabalho deste Vereador. Não acompanho a Prefeita nas coisas erradas não. Acompanho a Prefeita nas coisas boas. O que é bom para a minha cidade, eu apóio. Ao que atrapalha a minha população, eu voto contrariamente. Estou me referindo aos projetos da Prefeita, Sr. Presidente. O meu voto é favorável à aprovação do requerimento. É só, Sr. Presidente. O SR. DONIZETE TAVARES DO NASCIMENTO - (Declaração de voto) - Sr. Presidente, Srs. Vereadores, o Vereador Bigode sabe que eu tenho um carinho especial por ele, mas aqui nós discutimos idéias, portanto, jamais desrespeitarei algum Colega nesta Casa de Leis. Vereador Bigode, eu sugiro à V Exª, que já providencie outro requerimento semelhante, porque haverá o concurso público desta Câmara e como há muitos inscritos, as provas serão realizadas também na cidade de Santos. Eu estava falando com o Presidente desta Casa e há mais de pessoas inscritas para esse concurso público. Portanto, a nossa cidade não tem estrutura para suportar esse número de pessoas. Eu estava falando sobre isso com o Presidente desta Casa de Leis. Ninguém aqui está contra a população. Qual é o Vereador que está contra a população? Ninguém está defendendo a Prefeita. Estou discutindo aqui no requerimento, com relação ao tempo. Na semana passada, V Exª teve os requerimentos aprovados com o voto deste Vereador que vos fala. A única coisa que eu disse, é que há muitos inscritos. Portanto, V Exª deve providenciar um requerimento com a sua Assessoria, solicitando que o concurso público da Câmara seja realizado aqui em Cubatão. O Presidente desta Casa acabou de me

27 28 falar que não há condições. É uma questão de espaço físico. Infelizmente, são muitos inscritos. Muitas pessoas querem trabalhar na Prefeitura de Cubatão, tanto o é, que o número de inscritos foi grande. Agora, jamais alguém está falando em defender a Prefeita. Estou defendendo a tese do requerimento. Quando V Exª fala que foi eleito para trabalhar, digo que todos nós estamos aqui para trabalhar. Estou aqui no meu 4º mandato, a Vereadora está no 5º mandato dela e vários outros Vereadores também, portanto, este é o intuito de todos nós. Agora, usei a palavra apenas para justificar o porquê estou votando contrariamente. Não estou aqui defendendo a Prefeita, porque em primeiro lugar, eu defendo a população da minha cidade. Faço parte de um grupo, mas aos requerimentos que forem bons e construtivos, eu votarei favoravelmente. Sou contrário à aprovação deste requerimento, porque não há tempo hábil. V Exª sabe disso. Não há tempo hábil para atender ao seu pedido. Acho que o intuito de todos os Vereadores desta Casa é defender a população da cidade de Cubatão. Apoiamos a Prefeita nos projetos que julgamos convenientes. Repetindo, na semana passada, eu mesmo ajudei a aprovar 03 requerimentos de V Exª, porque houve sustentação. Nós aprovamos inclusive o requerimento sobre o Almoxarifado da Prefeitura. Agora sou contrário à aprovação deste requerimento e por isso estou aqui me justificando, mas nenhum Vereador está contrário à população. Esse tipo de discurso, para mim, não está dizendo nada. Quis apenas dizer à V Exª que sou contrário e o porquê, mas tenho um grande respeito por V Exª. Estou contrário ao seu requerimento, mas jamais serei contrário à sua pessoa. Reitero que voto contrariamente à aprovação do requerimento. É só, Sr. Presidente. O SR. SEVERINO DE OLIVEIRA MELO - (Declaração de voto) - Sr. Presidente, Srs. Vereadores, Srª Vereadora, quero

28 29 falar para o Colega Bigode, que nenhum de nós, Vereadores desta Casa, está contra V Exª. Na semana passada, 03 ou 04 requerimentos de V Exª foram aprovados. Como V Exª mesmo falou, naquilo que for bom para a nossa cidade, nós, os 11 Legisladores, estaremos trabalhando juntos. O Vereador Donizete falou que não haverá tempo hábil e não haverá mesmo, mas se V Exª fizer um requerimento semelhante, para o outro concurso, evidentemente, nós, 11 Vereadores, votaremos favoravelmente à aprovação. Agora, quanto a este requerimento, o meu voto é contrário à aprovação. É só, Sr. Presidente. A SRª. MARIA APARECIDA PIERUZI DE SOUZA - (Declaração de voto) - Sr. Presidente, nobres Vereadores, em que pese a preocupação do Vereador Francisco Leite da Silva, seria desnecessário que esta Casa de Leis aprovasse um requerimento, para enviá-lo ao Ministério Público. Eu até estava conversando com o Vereador Welinghton Ribeiro da Silveira e defendendo o requerimento do Vereador, dizendo a ele que o Vereador estava pedindo para que os nossos munícipes fizessem a prova na nossa cidade. É justo, é viável. Agora, aprovarmos o requerimento para encaminhá-lo ao Ministério Público! O Ministério Público não precisa da aprovação desta Casa para tomar providências. Na realidade, Vereador, a população sabe que V Exª trabalha para ela, mas ela há de entender também, que mesmo que isso fosse amanhã ao Ministério Público, nem ele teria condições de avaliar e suspender o concurso. Portanto, a população também está vendo que se nós votarmos contrariamente, não estaremos denegrindo a imagem da Casa, não estaremos contra a população da nossa cidade. O povo tem a capacidade de saber quem está trabalhando por ele, quem o está defendendo com seriedade e bom senso. Eu procuro sempre colocar as minhas palavras de forma que a nossa sociedade possa entender o papel do Legislador nesta Casa. Às vezes, as nossas

29 30 posições não são entendidas por alguns, mas a maioria sabe quem está aqui e quem defende o povo. A população não precisa ser incitada para esse ou aquele Vereador. Todos nós aqui temos o dever de defender o povo da nossa cidade. Eu também sou contrária a que os nossos munícipes prestem o concurso fora daqui e já deixo a minha solicitação ao Presidente da Casa, para que utilize todas as escolas do Município e realize esse concurso público em vários períodos. Comece das 07:00 às 11:00, depois das 11:00 às 15:00, das 15:00 às 19:00 e das 19:00 às 23:00. Se ele for feito em vários turnos, poderemos atender a todos os inscritos e na nossa cidade. Eu já dou a minha sugestão, sem pedir ao Ministério Público que interfira. Voto contrariamente ao requerimento. É só, Sr. Presidente. O SR. GERALDO CARDOSO GUEDES - Peço a palavra, Sr. Presidente, para comunicar que preciso me ausentar por aproximadamente 10 minutos, portanto, solicito autorização à V Exª para isso, mas retornarei em 10 minutos. O SR. PRESIDENTE - Está autorizado, Vereador. Convido o Vereador José Aparecido dos Santos, para assumir a 1ª Secretaria e o Vereador Aguinaldo Alves de Araújo, para assumir a 2ª Secretaria. - Os Vereadores José Aparecido dos Santos e Aguinaldo Alves de Araújo, assumem respectivamente, as 1ª e 2ª Secretarias. O SR. PAULO TITO FARDER - (Declaração de voto) - Sr. Presidente, nobres Pares, nobre Vereadora, como eu disse anteriormente, com relação ao requerimento do nobre Vereador Bigode, ele está coberto de razão quando faz sua reivindicação, mas infelizmente existem algumas questões legais e como nós sabemos, são empresas licitadas que

30 31 ganham a concorrência, para poder elaborar os concursos. Como nós sabemos também, esses concursos versam sobre questões de interesses. A nobre Vereadora Nega Pieruzi fez uma colocação que considero importante, mas acredito que não seja pertinente, em razão da forma como o concurso é realizado. Como Cubatão não consegue comportar todos os inscritos, a prova é realizada em outros municípios e nós sabemos que isso pode causar, pode causar, algum tipo de vazamento de informações. É por isso que a prova deve ser aplicada a todos os inscritos no mesmo horário, ou seja, para que não haja qualquer tipo de problema. Em minha opinião, o concurso é feito com esse objetivo. A razão de eu estar aqui é também para dar boas vidas ao nobre Vereador Welinghton, que vem substituir o Vereador licenciado Adeildo Heliodoro. Com certeza, esta Casa e principalmente o Partido dos Trabalhadores, não perderão em nada, porque o peso do Vereador Welinghton é o mesmo do Vereador Dinho. Isso demonstra que estaremos bem representados com a presença do Vereador Welinghton. Seja bem vindo e parabéns pela convocação. Obrigado. É só, Sr. Presidente. O SR. WELINGHTON RIBEIRO DA SILVEIRA - (Declaração de voto) - Sr. Presidente, Srª Vereadora e Srs. Vereadores, mais uma vez, eu venho defender uma tese que é clara, Vereador Bigode. V Exª falou: Não estou aqui para defender a Administração e eu também não estou aqui para defender a Administração. Estou aqui para defender um ponto de vista que coloquei e fui muito claro nas minhas palavras. Por isso, há pouco, pedi a releitura do documento, daquilo que ele requer. Quando o Sr. 1º Secretário fez a releitura do que requer o pedido de V Exª, ficou claro que V Exª tem a intenção de encaminhar um documento ao Ministério Público, dizendo no texto principal, no seu corpo, que muitas escolas da cidade de Cubatão não foram selecionadas

31 32 para receber o concurso público. Fui claro ao dizer que V Exª pode elaborar um documento até mais minucioso que este, até melhor elaborado, encaminhando-o diretamente ao Ministério Público, protocolando-o no Ministério Público, denunciando aquilo que V Exª julgar necessário denunciar. Isso é diferente do requerimento de V Exª, que pede que aprovemos um documento que fala que determinadas escolas não foram contempladas. Vim a esta Casa com a seguinte mentalidade: de cumprir com o meu papel, embora Suplente de Vereador, 3º Suplente do Partido dos Trabalhadores. Pelo documento apresentado a esta Casa há uma semana, tenho certeza que devo ficar aqui pelo prazo previsto no documento, ou seja, pelo tempo de licenciamento do nobre Vereador e meu Colega de Partido. Vim aqui com a convicção de que tenho um trabalho muito nobre a ser feito. O meu perfil estará enraizado em tudo o que eu fizer aqui, na defesa daquilo que eu julgar necessário. Agora, não dá para defender um documento como este. Vejo a boa intenção de V Exª, como outros Edis disseram, mas não podemos aprovar um documento como este, quando V Exª tem poder, autonomia, autoridade inclusive, para protocolar diretamente no Ministério Público, até uma denúncia se for preciso. Este é um requerimento pedindo para avaliar, pedindo ao Ministério Público para ver, para investigar, mas não há denúncia, não há denúncia clara de qualquer crime cometido. Certamente haverá um desconforto da população que terá que se deslocar a determinados lugares, até distantes, mas quando falo amém, falo na igreja. Quantos améns falarei, em nome de Jesus! Falarei muitos améns na igreja, mas não estou aqui para falar amém, estou aqui para julgar, ajudar e colaborar, para que a população tenha uma vida cada dia melhor. Tenho certeza que V Exª está do mesmo lado que eu. Voto contrariamente. É só, Sr. Presidente.

32 33 O SR. PRESIDENTE - Continua em votação o requerimento. (Pausa). Os Vereadores que forem favoráveis à aprovação, permaneçam como se encontram. (Pausa). Está, portanto, aprovado o requerimento. O SR. WELINGHTON RIBEIRO DA SILVEIRA - (Pela ordem) - Sr. Presidente, nós estamos aqui e os Vereadores que estavam sentados inclusive estão de pé ali. Há outro Vereador de pé aqui e outro Vereador se levantou ali. O SR. PRESIDENTE - Infelizmente, Vereador, o requerimento foi aprovado. O SR. WELINGHTON RIBEIRO DA SILVEIRA - (Pela ordem) - Eu peço recontagem, Sr. Presidente. V Exª não esperou nem que eu chegasse ao meu lugar. Eu votei contrariamente, Sr. Presidente. A SRª MARIA APARECIDA PIERUZI DE SOUZA - (Pela ordem) - Sr. Presidente, a declaração de voto não é válida? revista, Vereadora. O SR. PRESIDENTE - É válida, mas pode ser A SRª MARIA APARECIDA PIERUZI DE SOUZA - (Pela ordem) - Sr. Presidente, mas eu não revi a minha. Eu votei contrariamente. O SR. PRESIDENTE - Solicito então aos Srs. Vereadores, mais atenção ao que acontece na Mesa, para que evitemos esses

33 34 problemas. Determino à Assessoria Jurídica da Casa, que se faça presente à Mesa. (Pausa). Infelizmente, é assunto encerrado, uma vez que somente os Vereadores Donizete e Welinghton se manifestaram contrariamente. Portanto, está aprovado o requerimento. A SRª MARIA APARECIDA PIERUZI DE SOUZA - (Pela ordem) - Eu votei contrariamente, Sr. Presidente. O SR. PRESIDENTE - Exatamente, Vereadora, mas no momento da votação, os demais Vereadores permaneceram como estavam. Com isso, somente 02 Vereadores se manifestaram pela rejeição do requerimento. O SR. DONIZETE TAVARES DO NASCIMENTO - (Pela ordem) - Sr. Presidente, eu sei que é discricionário à V Exª, mas se V Exª quiser, o Regimento Interno faculta que se coloque o requerimento novamente em votação. Se V Exª não quiser, é V Exª quem decide. Já que houve esse impasse, eu gostaria que V Exª revisse os votos, pois alguns Vereadores, como a Vereadora Nega, já haviam declarado o voto. Agora, é da competência de V Exª. É discricionário. Se V Exª quiser, isso poderá ser revisto e se não quiser, não. O SR. PRESIDENTE - Vereador, eu já proclamei que o requerimento foi aprovado, registrando-se 02 votos contrários. Determino ao Sr. 1º Secretário, que prossiga a apresentação dos trabalhos do Vereador Francisco Leite da Silva. A SRª. MARIA APARECIDA PIERUZI DE SOUZA - (Pela ordem) - Sr. Presidente, nós precisamos nos entender, porque

34 35 quando interessa, o Regimento tem um peso, quando não interessa, ele tem outro. Então, não há a necessidade de se fazer declaração de voto, Sr. Presidente. Se nós falamos em declaração de voto e registramos que somos contrários...! O SR. PRESIDENTE - Vereadora, os votos já foram revistos várias vezes neste Plenário, ou seja, declarando-se de um jeito aqui na tribuna e posicionando-se ao contrário na hora da votação. É por isso que há a votação final. A SRª. MARIA APARECIDA PIERUZI DE SOUZA - (Pela ordem) - Sr. Presidente, mas quem não o reviu, continua com o seu voto contrário. Não houve mudança nem no meu voto e nem no voto do Vereador Paulo Tito. Nós não revimos os nossos votos. Eu acho que a Assessoria tem que lhe dar suporte e garantir que este Regimento Interno não seja usado da maneira como bem aprouver na hora da Sessão. O SR. SEVERINO DE OLIVEIRA MELO - (Pela ordem) - Sr. Presidente, o meu voto foi contrário. O SR. PRESIDENTE - Exatamente, Vereador, mas a Presidência, segundo a Assessoria Jurídica, tem o poder discricionário e na hora em que eu solicitei aos Vereadores, a permanência ou não de como se encontravam, somente 02 Vereadores se manifestaram. Portanto, está aprovado o requerimento. Determino ao Sr. 1º Secretário, que prossiga a apresentação dos trabalhos do Vereador Francisco Leite da Silva. requerimento: - Lido e posto a votos, é sem debate, aprovado o seguinte

35 36 REQUERIMENTO Nº 182/2010 Senhor Presidente, Nobres Vereadores e Vereadora: Chegou a meu conhecimento, por intermédio de reclamações de aposentados e pensionistas, que a Caixa de Previdência ainda não efetuou o pagamento das condenações judiciais decorrentes da devolução de descontos indevidamente efetuados nos anos de e Esses aposentados e pensionistas aguardam há mais de dez anos a satisfação de seus créditos. São pessoas idosas, alguns doentes, necessitando especial atenção do Poder Público, inclusive em respeito aos serviços que prestaram para esse Município. Face o exposto REQUEIRO, observadas as formalidades regimentais, ouvido o Douto Plenário, a expedição de ofício ao Senhor Superintendente da Caixa de Previdência dos Servidores Municipais de Cubatão, para que efetue o pagamento das condenações judiciais, já previstas no orçamento, atendendo, assim, a necessidade dos aposentados e pensionistas que não podem ser ignorados pela Administração. REQUEIRO, ainda, que sejam encaminhas cópias do presente, aos Jornais, Rádios e TVs de nossa região, para conhecerem e se manifestarem, caso queiram, sobre o teor deste requerimento. Sala Dona Helena Meletti Cunha, 21 de setembro de (a) Francisco Leite da Silva O SR. PRESIDENTE - Está portanto, aprovado o requerimento. Determino ao Sr. 1º Secretário, que prossiga a apresentação dos trabalhos do Vereador Francisco Leite da Silva. - É lido o seguinte requerimento:

ATA DA SESSÃO ORDINÁRIA DO DIA 09 DE JUNHO DE 2014 Às vinte horas do dia nove de junho de dois mil e quatorze, na sede da Câmara Municipal, reuniu-se

ATA DA SESSÃO ORDINÁRIA DO DIA 09 DE JUNHO DE 2014 Às vinte horas do dia nove de junho de dois mil e quatorze, na sede da Câmara Municipal, reuniu-se ATA DA SESSÃO ORDINÁRIA DO DIA 09 DE JUNHO DE 2014 Às vinte horas do dia nove de junho de dois mil e quatorze, na sede da Câmara Municipal, reuniu-se em Sessão Ordinária a totalidade dos Vereadores, sob

Leia mais

05/12/2006. Discurso do Presidente da República

05/12/2006. Discurso do Presidente da República , Luiz Inácio Lula da Silva, no encerramento da 20ª Reunião Ordinária do Pleno Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social Palácio do Planalto, 05 de dezembro de 2006 Eu acho que não cabe discurso aqui,

Leia mais

Câmara Municipal de Cubatão

Câmara Municipal de Cubatão 2 ATA DA 21ª SESSÃO ORDINÁRIA DO 2º ANO LEGISLATIVO DA 15ª LEGISLATURA REALIZADA EM 22 DE JUNHO DE 2010 PRESIDÊNCIA - Sr. José Roberto Azzoline e Sr. Donizete Tavares do Nascimento. SECRETARIAS - Sr. Severino

Leia mais

DEPARTAMENTO DE TAQUIGRAFIA, REVISÃO E REDAÇÃO NÚCLEO DE REVISÃO DE COMISSÕES TEXTO COM REDAÇÃO FINAL

DEPARTAMENTO DE TAQUIGRAFIA, REVISÃO E REDAÇÃO NÚCLEO DE REVISÃO DE COMISSÕES TEXTO COM REDAÇÃO FINAL CÂMARA DOS DEPUTADOS DEPARTAMENTO DE TAQUIGRAFIA, REVISÃO E REDAÇÃO NÚCLEO DE REVISÃO DE COMISSÕES TEXTO COMISSÃO EXTERNA - CONFERÊNCIA MUNDIAL ÁFRICA DO SUL EVENTO: Reunião ordinária N : 001197/00 DATA:

Leia mais

DEPARTAMENTO DE TAQUIGRAFIA, REVISÃO E REDAÇÃO NÚCLEO DE REDAÇÃO FINAL EM COMISSÕES TEXTO COM REDAÇÃO FINAL

DEPARTAMENTO DE TAQUIGRAFIA, REVISÃO E REDAÇÃO NÚCLEO DE REDAÇÃO FINAL EM COMISSÕES TEXTO COM REDAÇÃO FINAL CÂMARA DOS DEPUTADOS DEPARTAMENTO DE TAQUIGRAFIA, REVISÃO E REDAÇÃO NÚCLEO DE REDAÇÃO FINAL EM COMISSÕES TEXTO TRANSCRIÇÃO IPSIS VERBIS CPI - SIVAM EVENTO: Reunião Ordinária N : 0454/02 DATA: 21/05/02

Leia mais

22/05/2006. Discurso do Presidente da República

22/05/2006. Discurso do Presidente da República , Luiz Inácio Lula da Silva, na cerimônia de assinatura de protocolos de intenções no âmbito do Programa Saneamento para Todos Palácio do Planalto, 22 de maio de 2006 Primeiro, os números que estão no

Leia mais

Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação

Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação Coordenação de Biblioteca Visita às Obras da Vila Brejal Minha

Leia mais

Câmara Municipal de Cubatão

Câmara Municipal de Cubatão 2 ATA DA 13ª SESSÃO ORDINÁRIA DO 2º ANO LEGISLATIVO DA 15ª LEGISLATURA REALIZADA EM 27 DE ABRIL DE 2010 PRESIDÊNCIA - Sr. José Roberto Azzoline Soares, Sr. Donizete Tavares do Nascimento e Sr. Severino

Leia mais

JOSÉ DE SOUZA CASTRO 1

JOSÉ DE SOUZA CASTRO 1 1 JOSÉ DE SOUZA CASTRO 1 ENTREGADOR DE CARGAS 32 ANOS DE TRABALHO Transportadora Fácil Idade: 53 anos, nascido em Quixadá, Ceará Esposa: Raimunda Cruz de Castro Filhos: Marcílio, Liana e Luciana Durante

Leia mais

Capítulo I das Atividades do Conselho

Capítulo I das Atividades do Conselho REGIMENTO INTERNO DO CONSELHO DE ALIMENTAÇÃO ESCOLAR DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE ITARANTIM BA, DE ACORDO COM A LEI Nº 11.947/2009 E RESOLUÇÃO/CD/FNDE Nº 038/2009. Capítulo I das Atividades do Conselho

Leia mais

CÂMARA MUNICIPAL DE LAURO DE FREITAS REGIÃO MET ROPOLIT ANA DE S ALVADOR -ESTADO DA BAHIA Desde 1963 garantindo Cidadania.

CÂMARA MUNICIPAL DE LAURO DE FREITAS REGIÃO MET ROPOLIT ANA DE S ALVADOR -ESTADO DA BAHIA Desde 1963 garantindo Cidadania. CÂMARA MUNICIPAL DE LAURO DE FREITAS REGIÃO MET ROPOLIT ANA DE S ALVADOR -ESTADO DA BAHIA Desde 1963 garantindo Cidadania. GABINETE DA 1ª SECRETARIA 13ª LEGISLATURA, 3 ª E 4ª SESSÕES LEGISLATIVAS - BIÊNIO

Leia mais

CONSELHO MUNICIPAL DE CIÊNCIA, TECNOLOGIA E INOVAÇÃO REGIMENTO INTERNO

CONSELHO MUNICIPAL DE CIÊNCIA, TECNOLOGIA E INOVAÇÃO REGIMENTO INTERNO REGIMENTO INTERNO Conselho Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação CAPÍTULO I Disposições Gerais Artigo 1º O Conselho Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação (CMCTI/Campinas), criado pela Lei Municipal

Leia mais

Câmara Municipal de Cubatão

Câmara Municipal de Cubatão 2 ATA DA 22ª SESSÃO ORDINÁRIA DO 2º ANO LEGISLATIVO DA 15ª LEGISLATURA REALIZADA EM 29 DE JUNHO DE 2010 PRESIDÊNCIA - Sr. José Roberto Azzoline Soares. SECRETARIAS - Sr. Severino Tarcício da Silva, Sr.

Leia mais

ATA Nº 052, DA SESSÃO EXTRAORDINÁRIA REALIZADA ÀS 19 HORAS DO DIA 29 DE JANEIRO DE 2.010

ATA Nº 052, DA SESSÃO EXTRAORDINÁRIA REALIZADA ÀS 19 HORAS DO DIA 29 DE JANEIRO DE 2.010 ATA Nº 052, DA SESSÃO EXTRAORDINÁRIA REALIZADA ÀS 19 HORAS DO DIA 29 DE JANEIRO DE 2.010 Presidência VALDIR DE BIASI POMATTI Secretário NESTOR PEREIRA BARRETO Presentes os Senhores Vereadores:Antônio Fávaro,

Leia mais

18/11/2005. Discurso do Presidente da República

18/11/2005. Discurso do Presidente da República Discurso do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, na cerimônia de entrega de certificado para os primeiros participantes do programa Escolas-Irmãs Palácio do Planalto, 18 de novembro de 2005

Leia mais

Câmara Municipal de Cubatão

Câmara Municipal de Cubatão 2 ATA DA 35ª SESSÃO ORDINÁRIA DO 3º ANO LEGISLATIVO DA 15ª LEGISLATURA REALIZADA EM 25 DE OUTUBRO DE 2011 PRESIDÊNCIA - Sr. Donizete Tavares do Nascimento e Sr. José Roberto Azzoline Soares SECRETARIAS

Leia mais

Entrevista exclusiva concedida pelo Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, ao SBT

Entrevista exclusiva concedida pelo Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, ao SBT Entrevista exclusiva concedida pelo Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, ao SBT Brasília-DF, 30 de outubro de 2006 Jornalista Ana Paula Padrão: Então vamos às perguntas, agora ao vivo, com

Leia mais

CÂMARA DOS DEPUTADOS - DETAQ

CÂMARA DOS DEPUTADOS - DETAQ CÂMARA DOS DEPUTADOS DEPARTAMENTO DE TAQUIGRAFIA, REVISÃO E REDAÇÃO NÚCLEO DE REDAÇÃO FINAL EM COMISSÕES TEXTO COM REDAÇÃO FINAL Versão para registro histórico Não passível de alteração COMISSÃO ESPECIAL

Leia mais

Data Horário Início Sessão/Reunião Página

Data Horário Início Sessão/Reunião Página 10 12 2013 19h06min 34ª SESSÃO EXTRAORDINÁRIA 1 TERCEIRA SECRETARIA DIRETORIA LEGISLATIVA SETOR DE TRAMITAÇÃO, ATA E SÚMULA 3ª SESSÃO LEGISLATIVA DA 6ª LEGISLATURA ATA CIRCUNSTANCIADA DA 34ª (TRIGÉSIMA

Leia mais

CÂMARA MUNICIPAL DE FARIAS BRITO

CÂMARA MUNICIPAL DE FARIAS BRITO ATA DA VIGÉSIMA SÉTIMA SESSÃO ORDINÁRIA DO SEGUNDO PERÍODO DA DÉCIMA OITAVA LEGISLATURA DA CÂMARA MUNICIPAL DE FARIAS BRITO, CEARÁ. Aos 04 (quatro) dias do mês de setembro de 2013 (dois mil e treze), às

Leia mais

CÂMARA MUNICIPAL DE UMIRIM Rua Roldão Paraíba, 18 Centro Umirim Ceará CEP. 62.660-000 CNPJ.: 04.345.137/0001-39 CGF.: 06.920.501-9

CÂMARA MUNICIPAL DE UMIRIM Rua Roldão Paraíba, 18 Centro Umirim Ceará CEP. 62.660-000 CNPJ.: 04.345.137/0001-39 CGF.: 06.920.501-9 ATA DA 3ª SESSÃO ORDINÁRIA EXERCÍCIO 2014 DO BIÊNIO 2013/2014 -PRIMEIRO PERÍODO UMIRIM-CE. Aos Dezoito (18) dias do mês de Março (03) do ano de Dois Mil e Quatorze (2014), na Câmara Municipal de Umirim-Ce,

Leia mais

Transcriça o da Entrevista

Transcriça o da Entrevista Transcriça o da Entrevista Entrevistadora: Valéria de Assumpção Silva Entrevistada: Ex praticante Clarice Local: Núcleo de Arte Grécia Data: 08.10.2013 Horário: 14h Duração da entrevista: 1h COR PRETA

Leia mais

Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação

Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação Coordenação de Biblioteca 47 Discurso na solenidade de lançamento

Leia mais

Dicas para investir em Imóveis

Dicas para investir em Imóveis Dicas para investir em Imóveis Aqui exploraremos dicas de como investir quando investir e porque investir em imóveis. Hoje estamos vivendo numa crise política, alta taxa de desemprego, dólar nas alturas,

Leia mais

Desafio para a família

Desafio para a família Desafio para a família Família é ideia de Deus, geradora de personalidade, melhor lugar para a formação do caráter, da ética, da moral e da espiritualidade. O sonho de Deus para a família é que seja um

Leia mais

Entrevista coletiva concedida pelo Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, por ocasião da visita à Comunidade Linha Caravaggio

Entrevista coletiva concedida pelo Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, por ocasião da visita à Comunidade Linha Caravaggio Entrevista coletiva concedida pelo Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, por ocasião da visita à Comunidade Linha Caravaggio Chapecó-SC, 23 de junho de 2006 Presidente: É um programa, talvez

Leia mais

Terça-feira, 5 de Maio de 2015 I Série A Número 2. da Assembleia Nacional REUNIÃO DA 3.ª COMISSÃO ESPECIALIZADA PERMANENTE DE 4 DE MAIO DE 2015

Terça-feira, 5 de Maio de 2015 I Série A Número 2. da Assembleia Nacional REUNIÃO DA 3.ª COMISSÃO ESPECIALIZADA PERMANENTE DE 4 DE MAIO DE 2015 Terça-feira, 5 de Maio de 2015 I Série A Número 2 DIÁRIO da Assembleia Nacional X LEGISLATURA (2014-2018) 2.ª SESSÃO LEGISLATIVA REUNIÃO DA 3.ª COMISSÃO ESPECIALIZADA PERMANENTE DE 4 DE MAIO DE 2015 Presidente:

Leia mais

Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação

Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação Coordenação de Biblioteca 100 Discurso na cerimónia do dia

Leia mais

ESTADO DA BAHIA CÂMARA MUNICIPAL DE ITARANTIM. Ata dasessãoordinártia da Câmara Municipal de Itarantim/BA, realizada no dia 06 de abril de 2015.

ESTADO DA BAHIA CÂMARA MUNICIPAL DE ITARANTIM. Ata dasessãoordinártia da Câmara Municipal de Itarantim/BA, realizada no dia 06 de abril de 2015. Ata dasessãoordinártia da Câmara Municipal de Itarantim/BA, realizada no dia 06 de abril de 2015. Aosseis dias do mês de abril, do ano dois mil e quinze, às 20:00 horas, na sede da Câmara Municipal de

Leia mais

5 Dicas Testadas para Você Produzir Mais na Era da Internet

5 Dicas Testadas para Você Produzir Mais na Era da Internet 5 Dicas Testadas para Você Produzir Mais na Era da Internet Uma das verdades absolutas sobre Produtividade que você precisa saber antes de seguir é entender que se ocupar não é produzir. Não sei se é o

Leia mais

FICHA SOCIAL Nº 136 INFORMANTE

FICHA SOCIAL Nº 136 INFORMANTE FICHA SOCIAL Nº 136 INFORMANTE : P.C. SEXO: Masculino IDADE: 15 anos Faixa I ESCOLARIZAÇÃO: 5 a 8 anos (6ª série) LOCALIDADE: Alto da Penha (Zona Urbana) DOCUMENTADORA: Maria do Socorro Inácio TRANSCRITORA:

Leia mais

2015 O ANO DE COLHER ABRIL - 1 A RUA E O CAMINHO

2015 O ANO DE COLHER ABRIL - 1 A RUA E O CAMINHO ABRIL - 1 A RUA E O CAMINHO Texto: Apocalipse 22:1-2 Então o anjo me mostrou o rio da água da vida que, claro como cristal, fluía do trono de Deus e do Cordeiro, no meio da RUA principal da cidade. De

Leia mais

Câmara Municipal de Cubatão

Câmara Municipal de Cubatão 2 ATA DA 12ª SESSÃO ORDINÁRIA DO 4º ANO LEGISLATIVO DA 15ª LEGISLATURA REALIZADA EM 24 DE ABRIL DE 2012 PRESIDÊNCIA - Sr. Donizete Tavares do Nascimento. SECRETARIAS - Sr. Geraldo Cardoso Guedes, Sr. Aguinaldo

Leia mais

Câmara Municipal de Cubatão

Câmara Municipal de Cubatão 2 ATA DA 1ª SESSÃO EXTRAORDINÁRIA DO 2º ANO LEGISLATIVO DA 16ª LEGISLATURA REALIZADA EM 27 DE MAIO DE 2014 PRESIDÊNCIA - Sr. César da Silva Nascimento. SECRETARIAS - Sr. Fábio Alves Moreira e Sr. Ricardo

Leia mais

GS Educacional www.gseducacional.com.br

GS Educacional www.gseducacional.com.br Curso: Completo de Importação Henrique, boa noite. Nós que pensamos a Meritocracia e valoramos a quem Realiza, nos vimos na obrigação de dar feedbacks. Em pouco tempo de curso e sem nem receber ainda a

Leia mais

Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação

Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação Coordenação de Biblioteca 52 Discurso por ocasião da inauguração

Leia mais

Assunto: Entrevista com a primeira dama de Porto Alegre Isabela Fogaça

Assunto: Entrevista com a primeira dama de Porto Alegre Isabela Fogaça Serviço de Rádio Escuta da Prefeitura de Porto Alegre Emissora: Rádio Guaíba Assunto: Entrevista com a primeira dama de Porto Alegre Isabela Fogaça Data: 07/03/2007 14:50 Programa: Guaíba Revista Apresentação:

Leia mais

Discurso do Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, na visita ao Assentamento Lulão

Discurso do Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, na visita ao Assentamento Lulão , Luiz Inácio Lula da Silva, na visita ao Assentamento Lulão Santa Cruz de Cabrália-BA, 28 de setembro de 2005 Meu caro governador Paulo Souto, governador do estado da Bahia, Meu querido companheiro Miguel

Leia mais

Ata n. 47 da Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Medeiros Neto BA.

Ata n. 47 da Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Medeiros Neto BA. Ata n. 47 da Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Medeiros Neto BA. Aos quatro (04) dias do Mês de Novembro (11) do ano de Dois Mil e Treze (2013), às 18h00min, com a presença de sete (07) vereadores,

Leia mais

distribuição gratuita - fevereiro de 2012

distribuição gratuita - fevereiro de 2012 distribuição gratuita - fevereiro de 2012 desenhos - Estúdio enquadrinho Por que essa pergunta, filho? É que a gente queria pedir para ele arrumar o campinho. A grama de lá está tão ruim que não dá pra

Leia mais

O céu. Aquela semana tinha sido uma trabalheira! www.interaulaclube.com.br

O céu. Aquela semana tinha sido uma trabalheira! www.interaulaclube.com.br A U A UL LA O céu Atenção Aquela semana tinha sido uma trabalheira! Na gráfica em que Júlio ganhava a vida como encadernador, as coisas iam bem e nunca faltava serviço. Ele gostava do trabalho, mas ficava

Leia mais

WWW.MUSICALLEIZER.COM.BR

WWW.MUSICALLEIZER.COM.BR WWW.MUSICALLEIZER.COM.BR Índice Índice Prefácio Sobre o autor Introdução Como ser produtivo estudando corretamente Você já organizou o seu tempo e os seus dias para estudar? Definir o que vai estudar Organizando

Leia mais

CHAIR DRYDEN: Continuemos, vamos passar ao último tema do dia. Ainda temos 30 minutos.

CHAIR DRYDEN: Continuemos, vamos passar ao último tema do dia. Ainda temos 30 minutos. LOS ANGELES Grupo de Trabalho do GAC de processo da transição da custódia das funções da (IANA) e o fortalecimento da responsabilidade e a governança da (ICANN) Sábado, 11 de outubro de 2014 17:30 às 18:00

Leia mais

MÓDULO 5 O SENSO COMUM

MÓDULO 5 O SENSO COMUM MÓDULO 5 O SENSO COMUM Uma das principais metas de alguém que quer escrever boas redações é fugir do senso comum. Basicamente, o senso comum é um julgamento feito com base em ideias simples, ingênuas e,

Leia mais

1º Domingo de Agosto Primeiros Passos 02/08/2015

1º Domingo de Agosto Primeiros Passos 02/08/2015 1º Domingo de Agosto Primeiros Passos 02/08/2015 JESUS ESTÁ COMIGO QUANDO SOU DESAFIADO A CRESCER! OBJETIVO - Saber que sempre que são desafiados a crescer ou assumir responsabilidades, Jesus está com

Leia mais

Sempre estou tranquilo nesta Casa, mas aqui temos posição política. Eu fico admirado de ver

Sempre estou tranquilo nesta Casa, mas aqui temos posição política. Eu fico admirado de ver SESSÃO: 255-S0 DATA: 27/08/15 FL: 1 DE 5 O SR. TONINHO VESPOLI (PSOL) - Boa tarde novamente a todos e a todas. Sempre estou tranquilo nesta Casa, mas aqui temos posição política. Eu fico admirado de ver

Leia mais

Meu nome é José Guilherme Monteiro Paixão. Nasci em Campos dos Goytacazes, Norte Fluminense, Estado do Rio de Janeiro, em 24 de agosto de 1957.

Meu nome é José Guilherme Monteiro Paixão. Nasci em Campos dos Goytacazes, Norte Fluminense, Estado do Rio de Janeiro, em 24 de agosto de 1957. Rio de Janeiro, 5 de junho de 2008 IDENTIFICAÇÃO Meu nome é José Guilherme Monteiro Paixão. Nasci em Campos dos Goytacazes, Norte Fluminense, Estado do Rio de Janeiro, em 24 de agosto de 1957. FORMAÇÃO

Leia mais

Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação

Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação Coordenação de Biblioteca 24 Discurso na solenidade de entrega

Leia mais

EXMO. SR. DR. PROCURADOR REGIONAL DA REPÚBLICA DA 1ª REGIÃO. Assunto: Leitos Psiquiátricos nos Hospitais Públicos Federais

EXMO. SR. DR. PROCURADOR REGIONAL DA REPÚBLICA DA 1ª REGIÃO. Assunto: Leitos Psiquiátricos nos Hospitais Públicos Federais EXMO. SR. DR. PROCURADOR REGIONAL DA REPÚBLICA DA 1ª REGIÃO. Assunto: Leitos Psiquiátricos nos Hospitais Públicos Federais ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE PSIQUIATRIA (ABP), associação civil sem fins lucrativos

Leia mais

Entrevista coletiva concedida pelo Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, após encontro com a Senadora Ingrid Betancourt

Entrevista coletiva concedida pelo Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, após encontro com a Senadora Ingrid Betancourt Entrevista coletiva concedida pelo Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, após encontro com a Senadora Ingrid Betancourt São Paulo-SP, 05 de dezembro de 2008 Presidente: A minha presença aqui

Leia mais

Câmara Municipal de Cubatão

Câmara Municipal de Cubatão 2 ATA DA 33ª SESSÃO ORDINÁRIA DO 2º ANO LEGISLATIVO DA 15ª LEGISLATURA REALIZADA EM 13 DE OUTUBRO DE 2010 PRESIDÊNCIA - Sr. José Roberto Azzoline Soares. SECRETARIAS - Sr. Severino Tarcício da Silva, Sr.

Leia mais

Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação

Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação Coordenação de Biblioteca Discurso na cerimónia de entrega

Leia mais

Câmara Municipal de Cubatão

Câmara Municipal de Cubatão 2 ATA DA 29ª SESSÃO ORDINÁRIA DO 4º ANO LEGISLATIVO DA 15ª LEGISLATURA REALIZADA EM 25 DE SETEMBRO DE 2012 PRESIDÊNCIA - Donizete Tavares do Nascimento SECRETARIAS - Sr. Geraldo Cardoso Guedes e Sr. Aguinaldo

Leia mais

O PREFEITO CONSTITUCIONAL DO MUNICÍPIO DE TAVARES, ESTADO DA PARAÍBA, usando das atribuições que lhe são conferidas pela Lei Orgânica do Município;

O PREFEITO CONSTITUCIONAL DO MUNICÍPIO DE TAVARES, ESTADO DA PARAÍBA, usando das atribuições que lhe são conferidas pela Lei Orgânica do Município; LEI Nº 712, 28 DE FEVEREIRO DE 2014. CRIA O CONSELHO GESTOR DO TELECENTRO COMUNITÁRIO DO POVOADO DO SILVESTRE - MUNICÍPIO DE TAVARES-PB E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS. O PREFEITO CONSTITUCIONAL DO MUNICÍPIO

Leia mais

Pronunciamento proferido pelo Deputado Edson Ezequiel (PMDB-RJ).

Pronunciamento proferido pelo Deputado Edson Ezequiel (PMDB-RJ). Pronunciamento proferido pelo Deputado Edson Ezequiel (PMDB-RJ). Senhor Presidente, Senhoras e Senhores Deputados, Ocupo a tribuna para agradecer a população do Estado do Rio de Janeiro, muito particularmente

Leia mais

Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação

Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação Coordenação de Biblioteca 40 Discurso na solenidade de sanção

Leia mais

30/07/2009. Entrevista do Presidente da República

30/07/2009. Entrevista do Presidente da República Entrevista coletiva concedida pelo Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, em conjunto com a presidente do Chile, Michelle Bachelet, após encerramento do seminário empresarial Brasil-Chile

Leia mais

CONSELHO MUNICIPAL DE POLÍTICAS CULTURAIS REGIMENTO INTERNO CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

CONSELHO MUNICIPAL DE POLÍTICAS CULTURAIS REGIMENTO INTERNO CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES CONSELHO MUNICIPAL DE POLÍTICAS CULTURAIS REGIMENTO INTERNO CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES Art. 1º - Este regimento interno disciplina o funcionamento do Conselho Municipal de Políticas Culturais,

Leia mais

PERDOAR E PEDIR PERDÃO, UM GRANDE DESAFIO. Fome e Sede

PERDOAR E PEDIR PERDÃO, UM GRANDE DESAFIO. Fome e Sede PERDOAR E PEDIR PERDÃO, UM GRANDE DESAFIO HISTÓRIA BÍBLICA: Mateus 18:23-34 Nesta lição, as crianças vão ouvir a Parábola do Servo Que Não Perdoou. Certo rei reuniu todas as pessoas que lhe deviam dinheiro.

Leia mais

COMO MINIMIZAR AS DÍVIDAS DE UM IMÓVEL ARREMATADO

COMO MINIMIZAR AS DÍVIDAS DE UM IMÓVEL ARREMATADO PROLEILOES.COM COMO MINIMIZAR AS DÍVIDAS DE UM IMÓVEL ARREMATADO PROCESSOS QUE PODEM FAZER COM QUE VOCÊ CONSIGA QUITAR DÍVIDAS PENDENTES DE UM ÍMOVEL ARREMATADO EM LEILÃO, PAGANDO MENOS QUE O SEU VALOR

Leia mais

REGIMENTO DO COMITÊ DE ÉTICA NO USO ANIMAL DA FACULDADE DE TECNOLOGIA DE MARÍLIA CEUA-FATEC MARILIA

REGIMENTO DO COMITÊ DE ÉTICA NO USO ANIMAL DA FACULDADE DE TECNOLOGIA DE MARÍLIA CEUA-FATEC MARILIA REGIMENTO DO COMITÊ DE ÉTICA NO USO ANIMAL DA FACULDADE DE TECNOLOGIA DE MARÍLIA CEUA-FATEC MARILIA O Comitê de Ética para uso Animal da Faculdade de Tecnologia de Marília CEUA. Reger-se-à Pelas Presentes

Leia mais

CÂMARA MUNICIPAL DE CAMPINAS Estado de São Paulo www.camaracampinas.sp.gov.br

CÂMARA MUNICIPAL DE CAMPINAS Estado de São Paulo www.camaracampinas.sp.gov.br Projeto de Resolução Tribuna Cidadã EMENTA: Cria a Tribuna Cidadã na Câmara Municipal de Campinas e dá outras providências. Art. 1º. Fica instituída a Tribuna Cidadã na Câmara Municipal de Campinas, nas

Leia mais

PREFEITURA DE PALMAS SECRETARIA MUNICIPAL DE GOVERNO E RELAÇÕES INSTITUCIONAIS

PREFEITURA DE PALMAS SECRETARIA MUNICIPAL DE GOVERNO E RELAÇÕES INSTITUCIONAIS DECRETO Nº 1.153, DE 30 DE NOVEMBRO DE 2015. Aprova o Regimento Interno do Conselho Gestor do Programa de Parcerias Público-Privadas do município de Palmas. O PREFEITO DE PALMAS, no uso das atribuições

Leia mais

Direitos Humanos em Angola: Ativista é detido na entrada do Parlamento

Direitos Humanos em Angola: Ativista é detido na entrada do Parlamento Direitos Humanos em Angola: Ativista é detido na entrada do Parlamento por Por Dentro da África - quinta-feira, outubro 15, 2015 http://www.pordentrodaafrica.com/noticias/direitos-humanos-em-angola-ativista-e-detido-na-entrada-doparlamento

Leia mais

Câmara Municipal de Cubatão

Câmara Municipal de Cubatão 2 ATA DA 39ª SESSÃO ORDINÁRIA DO 3º ANO LEGISLATIVO DA 15ª LEGISLATURA REALIZADA EM 22 DE NOVEMBRO DE 2011 PRESIDÊNCIA - Sr. Donizete Tavares do Nascimento SECRETARIAS - Sr. Geraldo Cardoso Guedes, Sr.

Leia mais

Distintos convidados e demais pessoas nesta sala, é uma grande honra

Distintos convidados e demais pessoas nesta sala, é uma grande honra A PROIBIÇÃO DA DESPEDIDA ARBITRÁRIA NAS LEGISLAÇÕES NACIONAIS: UMA PERSPECTIVA DE DIREITO COMPARADO * Halton Cheadle ** Distintos convidados e demais pessoas nesta sala, é uma grande honra para mim estar

Leia mais

A OFERTA DE UM REI (I Crônicas 29:1-9). 5 - Quem, pois, está disposto a encher a sua mão, para oferecer hoje voluntariamente ao SENHOR?

A OFERTA DE UM REI (I Crônicas 29:1-9). 5 - Quem, pois, está disposto a encher a sua mão, para oferecer hoje voluntariamente ao SENHOR? A OFERTA DE UM REI (I Crônicas 29:1-9). 5 - Quem, pois, está disposto a encher a sua mão, para oferecer hoje voluntariamente ao SENHOR? Esse texto é um dos mais preciosos sobre Davi. Ao fim de sua vida,

Leia mais

'yaabaaronaldo Tedesco'; 'Paulo Brandão'; ''Silvio Sinedino' (sinedino@yahoo.com)' Assunto:

'yaabaaronaldo Tedesco'; 'Paulo Brandão'; ''Silvio Sinedino' (sinedino@yahoo.com)' Assunto: Sérgio Salgado De: Sérgio Salgado Enviado em: segunda-feira, 21 de setembro de 2015 10:03 Para: ''pami@superig.com.br' (pami@superig.com.br)' Cc: 'yaabaaronaldo Tedesco'; 'Paulo

Leia mais

Resumo da dissertação de mestrado do Professor César Vicente da Costa. Da Escola Estadual Padre Ezequiel Ramin, Juina-MT.

Resumo da dissertação de mestrado do Professor César Vicente da Costa. Da Escola Estadual Padre Ezequiel Ramin, Juina-MT. Resumo da dissertação de mestrado do Professor César Vicente da Costa. Da Escola Estadual Padre Ezequiel Ramin, Juina-MT. O FACEBOOK COMO ESPAÇO DE CIRCULAÇÃO E SOCIALIZAÇÃO DE TEXTOS DE UMA TURMA DO 9º

Leia mais

Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação

Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação Coordenação de Biblioteca 25 Discurso na cerimónia de assinatura

Leia mais

Objetivo principal: aprender como definir e chamar funções.

Objetivo principal: aprender como definir e chamar funções. 12 NOME DA AULA: Escrevendo músicas Duração da aula: 45 60 minutos de músicas durante vários dias) Preparação: 5 minutos (se possível com introduções Objetivo principal: aprender como definir e chamar

Leia mais

COMISSÃO DE CONSTITUIÇÃO E JUSTIÇA E DE CIDADANIA PROJETO DE LEI Nº 3.405, DE 1997 (apensados os de nºs 2.204/1999, 3.503/2008 e 5.

COMISSÃO DE CONSTITUIÇÃO E JUSTIÇA E DE CIDADANIA PROJETO DE LEI Nº 3.405, DE 1997 (apensados os de nºs 2.204/1999, 3.503/2008 e 5. Autor: Dep. Celso Russomanno Relator: Dep. Ricardo Tripoli COMPLEMENTAÇÃO DE VOTO EM SEPARADO Li, com bastante atenção, o bem elaborado voto do Relator, Dep. RICARDO TRÍPOLI, que buscou dar ao tema tratado

Leia mais

Beleza. Tá certo. Aleluia. Gloria a Deus e amem. Você está certo e vou fazer tudo o que você está falando. Domingo está chegando e lá na igreja vou

Beleza. Tá certo. Aleluia. Gloria a Deus e amem. Você está certo e vou fazer tudo o que você está falando. Domingo está chegando e lá na igreja vou Consultoria LOG Eu não sei porque cada um de vocês trabalha e está aqui hoje. Se por dinheiro? Se porque está fazendo o que gosta? Se os seus pais não te querem em casa? Até mesmo se você não tem nada

Leia mais

12/02/2010. Presidência da República Secretaria de Imprensa Discurso do Presidente da República

12/02/2010. Presidência da República Secretaria de Imprensa Discurso do Presidente da República , Luiz Inácio Lula da Silva, na cerimônia de inauguração da Escola Municipal Jornalista Jaime Câmara e alusiva à visita às unidades habitacionais do PAC - Pró-Moradia no Jardim do Cerrado e Jardim Mundo

Leia mais

1. Eu tenho problema em ter minhas necessidades satisfeitas. 1 2 3 4 5 6

1. Eu tenho problema em ter minhas necessidades satisfeitas. 1 2 3 4 5 6 FIAT Q Questionário de Relacionamento Interpessoal Glenn M. Callaghan Department of Psychology; One Washington Square, San Jose University, San Jose CA 95192-0120 Phone 08) 924-5610 e fax (408) 924 5605.

Leia mais

Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação

Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação Coordenação de Biblioteca 60 Pronunciamento após reunião da

Leia mais

Estórias de Iracema. Maria Helena Magalhães. Ilustrações de Veridiana Magalhães

Estórias de Iracema. Maria Helena Magalhães. Ilustrações de Veridiana Magalhães Estórias de Iracema Maria Helena Magalhães Ilustrações de Veridiana Magalhães 2 Era domingo e o céu estava mais azul que o azul mais azul que se pode imaginar. O sol de maio deixava o dia ainda mais bonito

Leia mais

Sinopse I. Idosos Institucionalizados

Sinopse I. Idosos Institucionalizados II 1 Indicadores Entrevistados Sinopse I. Idosos Institucionalizados Privação Até agora temos vivido, a partir de agora não sei Inclui médico, enfermeiro, e tudo o que for preciso de higiene somos nós

Leia mais

Supremo Tribunal Federal

Supremo Tribunal Federal Inteiro Teor do Acórdão - Página 92 de 215 18/06/2014 PLENÁRIO AÇÃO DIRETA DE INCONSTITUCIONALIDADE 4.947 DISTRITO FEDERAL DEBATE O SENHOR MINISTRO LUÍS ROBERTO BARROSO - Presidente, eu fiquei com uma

Leia mais

Câmara Municipal de Cubatão

Câmara Municipal de Cubatão 2 ATA DA 20ª SESSÃO ORDINÁRIA DO 4º ANO LEGISLATIVO DA 15ª LEGISLATURA REALIZADA EM 19 DE JUNHO DE 2012 PRESIDÊNCIA - Donizete Tavares do Nascimento e José Roberto Azzoline Soares. SECRETARIAS - Sr. Geraldo

Leia mais

ALEGRIA ALEGRIA:... TATY:...

ALEGRIA ALEGRIA:... TATY:... ALEGRIA PERSONAGENS: Duas amigas entre idades adolescentes. ALEGRIA:... TATY:... Peça infanto-juvenil, em um só ato com quatro personagens sendo as mesmas atrizes, mostrando a vida de duas meninas, no

Leia mais

Colorindo Missões. Para obter este recurso em português e em outras línguas, visite: www.colorindomissoes.blogspot.com.br

Colorindo Missões. Para obter este recurso em português e em outras línguas, visite: www.colorindomissoes.blogspot.com.br Colorindo Missões Olá irmãos! É com felicidade que apresentamos a vocês a revista Colorindo Missões, uma revista totalmente gratuita de atividades para crianças, que tem como objetivo ensiná-las, de forma

Leia mais

Guia Prático para Encontrar o Seu. www.vidadvisor.com.br

Guia Prático para Encontrar o Seu. www.vidadvisor.com.br Guia Prático para Encontrar o Seu Propósito de Vida www.vidadvisor.com.br "Onde os seus talentos e as necessidades do mundo se cruzam: aí está a sua vocação". Aristóteles Orientações Este é um documento

Leia mais

Prefeitura Municipal de São João del-rei

Prefeitura Municipal de São João del-rei Mensagem n 050/2013 Do: Gabinete do Prefeito Ao: Exmº Sr. Vereador Antônio Carlos de Jesus Fuzatto Presidente da Câmara Municipal de São João del-rei Senhor Presidente, Com os nossos respeitosos cumprimentos,

Leia mais

GRUPO PARLAMENTAR ASSEMBLEIA LEGISLATIVA REGIONAL DOS AÇORES VII Legislatura

GRUPO PARLAMENTAR ASSEMBLEIA LEGISLATIVA REGIONAL DOS AÇORES VII Legislatura GRUPO PARLAMENTAR ASSEMBLEIA LEGISLATIVA REGIONAL DOS AÇORES VII Legislatura e Senhores Membros do Governo Plano Intervenção sobre as Flores 2003/12/10 Paulo Valadão Estamos a analisar o último Plano desta

Leia mais

Redação do Site Inovação Tecnológica - 28/08/2009. Humanos aprimorados versus humanos comuns

Redação do Site Inovação Tecnológica - 28/08/2009. Humanos aprimorados versus humanos comuns VOCÊ ESTÁ PREPARADO PARA CONVIVER COM OS HUMANOS APRIMORADOS? http://www.inovacaotecnologica.com.br/noticias/noticia.php?artigo=voce-esta-preparado-conviver-humanosaprimorados&id=010850090828 Redação do

Leia mais

Mostra Cultural 2015

Mostra Cultural 2015 Mostra Cultural 2015 Colégio Marista João Paulo II Eu e as redes sociais #embuscadealgumascurtidas Uma reflexão sobre a legitimação do eu através das redes sociais. Iago Faria e Julio César V. Autores:

Leia mais

COMISSÃO DE DESENVOLVIMENTO URBANO PROJETO DE LEI Nº 5.663, DE 2013

COMISSÃO DE DESENVOLVIMENTO URBANO PROJETO DE LEI Nº 5.663, DE 2013 COMISSÃO DE DESENVOLVIMENTO URBANO PROJETO DE LEI Nº 5.663, DE 2013 Acrescenta inciso ao art. 52 da Lei nº 10.257, de 10 de julho de 2001, que regulamenta os arts. 182 e 183 da Constituição Federal, estabelece

Leia mais

ESTATUTOS CENA COMUNIDADE EVANGÉLICA NOVA AURORA

ESTATUTOS CENA COMUNIDADE EVANGÉLICA NOVA AURORA ESTATUTOS CENA COMUNIDADE EVANGÉLICA NOVA AURORA CAPÍTULO I NOME, SEDE E FORO. ARTIGO l.º - Com o nome de CENA - COMUNIDADE EVANGÉLICA NOVA AURORA, é constituída esta entidade eclesiástica, sem fins lucrativos,

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE JURANDA Estado do Paraná LEI Nº 558/2003

PREFEITURA MUNICIPAL DE JURANDA Estado do Paraná LEI Nº 558/2003 LEI Nº 558/2003 CRIA O CONSELHO COMUNITÁRIO DE SEGURANÇA DO MUNICÍPIO DE JURANDA, ESTADO DO PARANÁ, ESTABELECE ATRIBUIÇÕES E DÁ OUTRAS PROVIDENCIAS. A CÂMARA MUNICIPAL DE JURANDA, ESTADO DO PARANÁ, APROVOU

Leia mais

UNIDADE 2: APRENDENDO A BRILHAR REVISÃO E CELEBRAÇÃO PARA PEQUENOS GRUPOS

UNIDADE 2: APRENDENDO A BRILHAR REVISÃO E CELEBRAÇÃO PARA PEQUENOS GRUPOS Frutos-3 Impact0 LIÇÃO 13 VIVENDO A VIDA COM DEUS UNIDADE 2: APRENDENDO A BRILHAR REVISÃO E CELEBRAÇÃO PARA PEQUENOS GRUPOS 9-11 Anos Neste Trimestre, as crianças aprenderão sobre Graça, Crescimento e

Leia mais

Educação Ambiental: uma modesta opinião Luiz Eduardo Corrêa Lima

Educação Ambiental: uma modesta opinião Luiz Eduardo Corrêa Lima Educação Ambiental: uma modesta opinião Luiz Eduardo Corrêa Lima Professor Titular de Biologia /FATEA/Lorena/SP Monitor de Educação Profissional/SENAC/Guaratinguetá/SP leclima@hotmail.com. RESUMO 48 Nos

Leia mais

ONG S E ASSOCIAÇÕES. Aproveite bem todas as dicas, fotos e textos deste guia, pois eles são muito importantes.

ONG S E ASSOCIAÇÕES. Aproveite bem todas as dicas, fotos e textos deste guia, pois eles são muito importantes. ONG S E ASSOCIAÇÕES PARA COMEÇAR Você tem vontade de participar mais do que acontece ao seu redor, dar uma força para resolver questões que fazem parte da rotina de certos grupos e comunidades e colocar

Leia mais

Entrevista coletiva concedida pelo Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, no hotel Skt. Petri

Entrevista coletiva concedida pelo Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, no hotel Skt. Petri Entrevista coletiva concedida pelo Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, no hotel Skt. Petri Copenhague-Dinamarca, 01 de outubro de 2009 Bem, primeiro dizer a vocês da alegria de poder estar

Leia mais

INDICE Introdução 03 Você é muito bonzinho 04 Vamos ser apenas amigos dicas para zona de amizade Pg: 05 Evite pedir permissão

INDICE Introdução 03 Você é muito bonzinho 04 Vamos ser apenas amigos dicas para zona de amizade Pg: 05 Evite pedir permissão 1 INDICE Introdução... Pg: 03 Você é muito bonzinho... Pg: 04 Vamos ser apenas amigos dicas para zona de amizade... Pg: 05 Evite pedir permissão... Pg: 07 Não tenha medo de ser você mesmo... Pg: 08 Não

Leia mais

CARTILHA SOBRE DIREITO À APOSENTADORIA ESPECIAL APÓS A DECISÃO DO STF NO MANDADO DE INJUNÇÃO Nº 880 ORIENTAÇÕES DA ASSESSORIA JURIDICA DA FENASPS

CARTILHA SOBRE DIREITO À APOSENTADORIA ESPECIAL APÓS A DECISÃO DO STF NO MANDADO DE INJUNÇÃO Nº 880 ORIENTAÇÕES DA ASSESSORIA JURIDICA DA FENASPS CARTILHA SOBRE DIREITO À APOSENTADORIA ESPECIAL APÓS A DECISÃO DO STF NO MANDADO DE INJUNÇÃO Nº 880 ORIENTAÇÕES DA ASSESSORIA JURIDICA DA FENASPS 1. Que entidades conseguiram no Supremo Tribunal Federal

Leia mais

PROJETO DE LEI N o, DE 2008

PROJETO DE LEI N o, DE 2008 PROJETO DE LEI N o, DE 2008 (Da Sra. Professora Raquel Teixeira) Dispõe sobre a regulamentação do exercício da atividade de Psicopedagogia. O Congresso Nacional decreta: Art. 1º É livre, em todo o território

Leia mais

Câmara Municipal da Estância Turística de Holambra

Câmara Municipal da Estância Turística de Holambra Tel.: (19) 3802-162 CNPJ 67.172.312/0001-3 Telefax: (19) 3802-1487 ATA DOS TRABALHOS DA a SESSÃO ORDINÁRIA, 1 BIÉNIO DA 6a LEGISLATURA DA CÂMARA MUNICIPAL DA ESTÂNCIA TURÍSTICA DE HOLAMBRA, REALIZADA,

Leia mais

Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação

Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação Coordenação de Biblioteca Entrevista ao Jornalista Paulo Henrique

Leia mais

como a arte pode mudar a vida?

como a arte pode mudar a vida? como a arte pode mudar a vida? LONGE DAQUI, AQUI MESMO 1 / 2 Longe daqui, aqui mesmo 1 Em um caderno, crie um diário para você. Pode usar a escrita, desenhos, recortes de revista ou jornais e qualquer

Leia mais