SOBRE O GRUPO GR GRUPO GR

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "SOBRE O GRUPO GR GRUPO GR"

Transcrição

1

2 SOBRE O GRUPO GR Atuando no mercado desde 1992, o GRUPO GR conta com uma sólida experiência em prestação de serviços, especializado em oferecer soluções eficientes e customizadas em vigilância e segurança patrimonial, segurança eletrônica, portaria, recepção, limpeza, entre outros. E para atingir este status que possui hoje, de empresa referência em seu segmento, o GRUPO GR conta com uma estrutura operacional de alta performance, além de possuir colaboradores treinados e qualificados, que trabalham em prol de um objetivo comum: oferecer aos clientes um atendimento personalizado, com a melhor relação custo-benefício e adequado às suas necessidades individuais. Por isso, o GRUPO GR possui atualmente milhares de clientes dos mais diversos segmentos, que vão desde imobiliários (residenciais e comerciais) até indústrias, redes varejistas, hospitais, concessionárias, multinacionais, shoppings, construtoras, entre outros. Com todo este prestígio alcançado em duas décadas de existência, o GRUPO GR busca aprimorar cada vez mais seus serviços, visando obter a máxima excelência e eficácia para bem atender seus clientes em todo o Brasil.

3 SOBRE O LIVRETO DICAS DE SEGURANÇA PARA O SEU DIA A DIA Além de tudo o que o GRUPO GR conquistou ao longo dos anos, percebemos que nossa experiência em segurança poderia ser útil não somente aos clientes, mas também para a sociedade como um todo. Desta forma, nossa contribuição social veio através da criação do livreto DICAS DE SEGURANÇA PARA O SEU DIA A DIA, que está agora em sua 4ª edição, revisada e ampliada. Vivemos atualmente em um ambiente global hostil, onde a violência atinge índices alarmantes. E neste caso, uma saída bastante importante é a prevenção em relação a algumas situações de risco que podem ser apresentadas para as pessoas em seu dia a dia comum, como um furto, assalto, sequestro-relâmpago, entre outras modalidades de crime que se apresentam a todo instante. A 4ª edição do livreto DICAS DE SEGURANÇA PARA O SEU DIA A DIA contém mais de 370 dicas simples, práticas e eficientes de segurança, que auxiliam as pessoas sobre como tentar evitar a violência urbana, em diversas situações e momentos do seu cotidiano. E para facilitar ainda mais o acesso às nossas dicas de segurança, dividimos o conteúdo em temas específicos. O presente material apresenta DICAS DE SEGURANÇA EM DIVERSAS SITUAÇÕES COTIDIANAS. Com isso, o GRUPO GR espera contribuir para que as pessoas sintamse mais seguras e possam usufruir da vida com um maior bem-estar e tranquilidade. BOA LEITURA!

4

5

6 SEGURANÇA NA BALADA E NOS ESTÁDIOS NA BALADA - Esteja alerta à presença de suspeitos nas imediações de sua casa ou condomínio, nos momentos de sua chegada ou na hora de sua saída. - Evite ir às baladas sozinho, pois muitas vezes, ao retornar, você ficará mais vulnerável à ação de criminosos, tanto no transporte público quanto em veículo próprio (pneu furado, defeito mecânico, etc.). - Evite andar com dinheiro. Prefira pagar com cheque ou cartão. - Se antes da balada, você vai retirar dinheiro em um caixa eletrônico, utilize somente os localizados em lugares mais movimentados, como shoppings ou hipermercados. - Ao sacar o dinheiro, guarde-o com cuidado em local discreto e não o conte em público e, ao sair do caixa eletrônico, certifique-se de que não está sendo seguido. - Evite usar joias, relógios, roupas e outros objetos que possam demonstrar ser de valor. - Não espere o ônibus em paradas desertas e mal iluminadas. - Mantenha sua bolsa sempre à vista quando estiver na balada (barzinho, festa, etc.). - Ao caminhar em local público, procure manter a bolsa sempre firme entre o braço e ao corpo, com a mão sobre o fecho e posicionada do lado da calçada.

7 SEGURANÇA NA BALADA E NOS ESTÁDIOS NA BALADA - Mantenha as chaves do carro e da casa em chaveiros separados. - Em ônibus com poucos passageiros, sente-se próximo ao motorista. - Ande na calçada em direção contrária ao fluxo dos carros. Assim, não será pego de surpresa. - Os celulares hoje são um dos alvos preferidos dos meliantes, por isso, todo cuidado é pouco: evite deixá-lo sobre mesas ou balcões. - Não deixe os seus documentos no porta-luvas. Também não deixe a mostra (ou mesmo sob os bancos) embrulhos, pastas, bolsas; o ideal é colocá-los no porta-malas do carro antes de chegar na balada. - Não aceite bebidas de estranhos. - Se beber na balada, evite dirigir. Prefira pegar um táxi ou peça para que um amigo que não bebeu conduza o seu carro. - Se um dos pneus esvaziar sem motivo aparente, não pare no primeiro momento, procure um lugar seguro para efetuar a troca. - Ao deixar o carro no serviço de Valet, sinalize ao responsável sobre itens de valor que estão no interior do veículo. Na hora da saída, faça uma checagem geral no veículo.

8 SEGURANÇA NA BALADA E NOS ESTÁDIOS NOS ESTÁDIOS - Se optar pelo uso do transporte coletivo para ir e voltar do estádio, evite usar algo que identifique seu time. - Não participe de depredações de qualquer tipo: estragar o transporte coletivo é vandalismo e prejudica a locomoção dos trabalhadores no dia seguinte. - Adquira seu ingresso com antecedência para evitar filas e correrias de última hora. - Não compre ingresso de cambistas, podem ser falsificados. - Não exiba joias, celulares, câmeras digitais ou dinheiro. Seja discreto. - Não deixe sua carteira no bolso de trás, pois a mesma pode ser alvo de ladrões durante a entrada ou saída do estádio, momentos nos quais pode haver aglomeração de pessoas. - Informe-se antes em qual setor do estádio é o seu assento e por qual portão de acesso deve entrar. - Provocações e violência ao torcedor do clube adversário e aos jogadores podem resultar em responsabilidade criminal. - Se você estiver levando crianças identifique-as com o nome, endereço e telefone, de maneira bem visível. - No final da partida, saia com calma, evitando pânico ou correria.

9

10 SEGURANÇA EM BANCOS, CAIXAS ELETRÔNICOS E LOCAIS PÚBLICOS NO BANCO - Evite colocar muitas notas e moedas no bolso, fazendo volume e chamando a atenção de meliantes. Também não saia do banco carregando um envelope contendo dinheiro. - Após o saque, o cliente jamais deve sair a pé ou entrar num ônibus. A preferência é usar um carro, ou pegar um táxi. - Dê preferência a transações eletrônicas como DOC, TED, transferência via telefone ou internet, evitando fazer saques de grandes quantias em espécie. - Se precisar fazer saques de valor alto, evite contar o dinheiro em locais públicos ou muito visíveis. Caso haja necessidade, verifique se o banco possui salas reservadas para este fim (alguns bancos têm salas especificamente para retirada de dinheiro de forma muito discreta e sigilosa). - Aproveite o tempo da fila para observar as pessoas ao seu redor, procurando alguém interessado em você. - Procure não realizar um único saque: se possível parcele o valor, os dias e horários dos saques. - Se desloque ao banco sempre acompanhado e evite fazer comentários com pessoas estranhas, mesmo as que estiverem muito bem vestidas. - Se perceber que está sendo observado por alguém dentro da agência, fale com algum funcionário do banco ou com os seguranças. - Mude sempre os trajetos e os horários para ir ao banco.

11 SEGURANÇA EM BANCOS, CAIXAS ELETRÔNICOS E LOCAIS PÚBLICOS NO BANCO - Desconfie das pessoas que passam muito tempo no banco sem buscar atendimento ou realizar alguma operação. - Após a saída do banco, procure ser discreto. - Caso perceba que está sendo seguido por alguém, entre em alguma loja movimentada e ligue para a Polícia, através do número Em caso de assalto, NUNCA reaja. Seu dinheiro, por mais suado que seja, não é mais importante que sua vida e pode ser adquirido novamente com trabalho e esforço.

12 SEGURANÇA EM BANCOS, CAIXAS ELETRÔNICOS E LOCAIS PÚBLICOS EM CAIXAS ELETRÔNICOS - Não escolha a data de nascimento nem repita o mesmo número várias vezes, como senha de seu cartão magnético. - Não aceite ajuda de pessoas desconhecidas, que lhe ofereçam isenção de tarifas e outras vantagens financeiras. - Quando precisar de ajuda no caixa eletrônico ou na agência bancária, dirija-se somente ao funcionário do banco. Não procure ajuda de estranhos. - Ao sacar, coloque o dinheiro em vários bolsos. - Evite abrir carteiras ou bolsas na frente de todo mundo. - Prefira os caixas eletrônicos localizados em shopping centers, dentro de agências bancárias e em ruas ou locais bem iluminados. - Evite fazer saques à noite. - Certifique-se que não há alguém suspeito por perto, antes de entrar em um caixa eletrônico. - Não guarde o cartão bancário e a senha no mesmo lugar, e não os entregue a estranhos. O ideal é memorizar a senha. - Mantenha o corpo próximo à máquina e cubra o teclado com as mãos, evitando que outras pessoas vejam as informações na tela, sua senha e o valor retirado. - Verifique sempre se o equipamento está funcionando antes de inserir o seu cartão no caixa eletrônico.

13 SEGURANÇA EM BANCOS, CAIXAS ELETRÔNICOS E LOCAIS PÚBLICOS COMO FUNCIONA A MAIORIA DOS ROUBOS E FURTOS NOS CAIXAS ELETRÔNICOS - Preparativos do Furto/Roubo No primeiro momento, aparentemente, um indivíduo está simplesmente realizando uma transação em um caixa eletrônico. - Colocação de dispositivo ilegal Na realidade, o meliante está colocando um tipo de dispositivo flexível dentro do caixa eletrônico, para capturar o cartão magnético do próximo usuário da máquina. - O plano é executado em equipe Alterar um caixa eletrônico é uma atividade arriscada: estes indivíduos sempre estão acompanhados de comparsas, para serem avisados da aproximação das possíveis vítimas em potencial ou da polícia. - A vítima Quando o cliente for usar o caixa, seu cartão será retido e a transação impedida. - A captura do cartão O cartão foi capturado, o cliente está confuso e tentando entender o que aconteceu. Aí entra em cena o fraudador, oferecendo-se para ajudar. - A ajuda e obtendo a senha do cartão O fraudador, que se demonstra solicito em ajudar e prestar assistência, aproveita a oportunidade para induzir o cliente a digitar novamente sua senha. Ele convence a vítima (cliente) de que poderá recuperar seu cartão, se ele teclar seu número de senha. O que é mentira, pois nesse momento o fraudador memoriza os números teclados pela vítima.

14 SEGURANÇA EM BANCOS, CAIXAS ELETRÔNICOS E LOCAIS PÚBLICOS - A desistência Depois de várias tentativas, o cliente se convence que o cartão foi capturado pelo caixa eletrônico. E junto com o fraudador deixa a cabine. - Recuperando o cartão Após identificar que o cliente foi embora, o fraudador ou o seu comparsa regressa para sacar o cartão que foi capturado com seu dispositivo, colocado anteriormente. Agora ele tem o cartão e também a senha da vítima. - O prejuízo Em posse do cartão e da senha, o fraudador saca o dinheiro do caixa eletrônico. - O dispositivo É feito de papel de radiografia (raio-x), possui uma coloração escura e se parece com o mesmo material utilizado onde se introduz o cartão nos caixas eletrônicos, por isso não desperta suspeita nos usuários. - Funcionalidade do dispositivo O dispositivo é colocado na abertura onde se introduz o cartão magnético, deixando para fora uma pequena ponta para que ele fique preso e não seja totalmente engolido pela máquina. - Recuperando o dispositivo Uma vez que o cliente foi embora, o fraudador poderá despregar as pontas do dispositivo inserido na máquina e retirar o cartão da vítima.

15 SEGURANÇA EM BANCOS, CAIXAS ELETRÔNICOS E LOCAIS PÚBLICOS - Recomendação importante Uma vez que o cliente tenha seu cartão retido na máquina, ele deverá observar no caixa eletrônico se existe algo introduzido no local onde se coloca o cartão magnético - se tiver, retire e recupere seu cartão, comunicando imediatamente o banco. IMPORTANTE: Nunca informe sua senha a ninguém!

16 SEGURANÇA EM BANCOS, CAIXAS ELETRÔNICOS E LOCAIS PÚBLICOS EM LOCAIS PÚBLICOS - NAS RUAS - Nunca demonstre que está procurando um endereço. Bandidos se aproveitam de quem está perdido ou desatento. - Não use bolsos traseiros para carregar carteira ou dinheiro. - Previna-se contra a ação dos marginais não ostentando objetos de valor como relógios, joias, pulseiras, celulares, tablets, colares, etc. - Evite transitar em ruas ou praças mal iluminadas. - Se sentir que está sendo seguido, entre em algum estabelecimento comercial ou atravesse a rua. - Não saia com grandes quantias de dinheiro ou cartões de crédito se não houver necessidade. - Não abra a carteira ou a bolsa na frente de estranhos. - Ao sair sozinho, procure sempre ficar no centro da calçada e na direção contrária ao trânsito. Fica mais fácil perceber a aproximação de um veículo suspeito. - Não deixe de comunicar a presença de elementos suspeitos nas proximidades de sua casa ou local de trabalho. - Ao retornar para sua residência e notar algum sinal estranho (porta aberta, luzes acesas, etc.), não entre em casa, chame a polícia.

17 SEGURANÇA EM BANCOS, CAIXAS ELETRÔNICOS E LOCAIS PÚBLICOS EM LOCAIS PÚBLICOS - NAS COMPRAS - Procure não ir sozinho às compras. Se possível, leve alguém para acompanhá-lo, é mais seguro. - Nunca deixe sua bolsa ou compras em locais onde possam ser roubados (balcões, mesas, guichês, etc.). - Prefira pagar suas contas com cartão ou cheque. Assim você não precisa portar grandes quantias em dinheiro. - Procure não entrar em lojas muito cheias. Faça suas compras em horários de menor movimento. - Evite carregar muitos pacotes, para não ocupar as duas mãos. - Nunca mostre dinheiro em lugares públicos, especialmente em bares, restaurantes, cinemas, lojas, barracas de camelôs, etc. - No caso de furto ou qualquer ocorrência policial, não perca tempo, comunique imediatamente à Delegacia de Polícia mais próxima da área.

18 SEGURANÇA EM BANCOS, CAIXAS ELETRÔNICOS E LOCAIS PÚBLICOS EM LOCAIS PÚBLICOS - NO TRANSPORTE COLETIVO - Cuidado com bolsas ou mochilas transparentes, pois o marginal vai perceber que você leva documentos, dinheiro, aparelho celular, etc. - Procure não dormir durante o percurso, pois os meliantes aproveitam-se deste momento para realizar o furto. - Dentro do coletivo mantenha a bolsa, carteira, pacotes ou sacolas na frente do seu corpo. - Em ônibus com poucos passageiros, procure viajar próximo ao motorista. - Ande sempre com o dinheiro da passagem contado ou dê preferência ao vale transporte. - Evite ficar sozinho em pontos de ônibus isolados.

19

20 CUIDADOS COM CELULARES, TABLETS E NOTEBOOKS CELULARES - Não mantenha na agenda de seu celular nomes e fotos de familiares, pois podem ser utilizados por criminosos especializados em sequestros. - Nunca forneça informação particular pelo telefone, como: números de RG, CPF, conta de banco, senhas, entre outros. - Atenção com o golpe de falso sequestro pelo celular. Não caia na conversa dos criminosos que ordenam depósitos imediatos. Dirija-se imediatamente à Delegacia mais próxima e registre ocorrência. - Outro golpe é quando ligam dizendo que algum parente se envolveu em acidente de trânsito e pedem uma quantia em dinheiro para evitar um processo. - O uso do identificador de chamadas é um ótimo sistema para identificação de golpistas, trotes, ameaças, etc. - Não incentive o uso de telefone celular por crianças. - Lembre-se que ao aceitar conversar com um estranho pelo telefone, você pode correr o mesmo perigo de quem conversa com um desconhecido na rua. - Se disponível, utilize os recursos de bloqueio com senha em seu aparelho celular, assim, somente você terá acesso às informações. - Cuidado com o que fala no telefone. A conversa pode estar sendo gravada. - Tente descobrir sempre o nome e número da pessoa que esta ligando para você.

21 CUIDADOS COM CELULARES, TABLETS E NOTEBOOKS - Atender o celular na rua, deixa o usuário distraído e, ao mesmo tempo, vulnerável. - Não use celular na cintura e/ou em bolsos, pois permite que os assaltantes possam furtá-lo com facilidade. - Para evitar chamar atenção, coloque seu aparelho no modo vibratório ou silencioso. - Nunca o deixe o celular à mostra. - Apesar de ser proibido por lei, ainda é comum ver as pessoas falando ao volante. Neste momento, o usuário, por estar distraído, é um alvo fácil para os meliantes, além de poder causar acidentes. - Não deixe seu celular sobre mesas, balcões e cadeiras de restaurantes ou lojas, pois os meliantes aproveitam qualquer descuido para furtá-los.

22 CUIDADOS COM CELULARES, TABLETS E NOTEBOOKS TABLETS E NOTEBOOKS - Grandes centros comerciais, rodoviárias e aeroportos são locais de maior ocorrência de roubos e furtos de notebooks e tablets. - Avalie sempre se é realmente necessário levar o notebook ou o tablet do trabalho para casa ou vice-e-versa. - Em aeroportos, a dica básica de segurança é que o usuário não se descuide do equipamento, especialmente enquanto compra um lanche, visita uma loja ou faz um telefonema. - Os assaltantes acompanham a vítima e, ao menor sinal de desatenção do usuário, o assaltante troca a mala com o notebook por uma maleta falsa, que tem revistas ou um tijolo dentro para simular o peso do equipamento. Muitas pessoas só se dão conta do furto muito tempo depois. - Os assaltantes contam com olheiros que observam usuários de notebooks e tablets em eventos, na saída de empresas, hotéis ou aqueles que se descuidam do equipamento na rua enquanto falam ao telefone. Estes olheiros avisam assaltantes que estão em motocicletas. Estes realizam assaltos à mão armada contra motoristas ou mesmo passageiros em táxis. - Fique atento a movimentação de pessoas estranhas. Se sentir que alguém está te seguindo, procure permanecer em um local com bastante movimento de pessoas ou procure um policial ou segurança no local. - Evite usar a maleta tradicional do notebook. Procure carregar o equipamento em uma mochila comum.

23 CUIDADOS COM CELULARES, TABLETS E NOTEBOOKS - Quando levar o notebook ou tablet no carro ou pegar um táxi, o usuário deve colocar o equipamento no porta-malas antes de sair do estacionamento. - NUNCA o transporte no colo ou sobre o banco do veículo, pois isso permite a fácil visualização e, consequentemente, a ação dos assaltantes. - Muitos assaltantes seguem o táxi até um local mais afastado ou esperam que o veículo pare no trânsito para o passageiro descer e efetuam o roubo. - Além de tomar precauções, também é possível fazer um seguro, o que costuma ser viável para máquinas novas e de alto valor. Deve-se, porém, atentar para a cobertura do seguro, pois muitos contratos não cobrem furtos simples, somente roubos e furtos qualificados.

24

25 CUIDADOS NO COMÉRCIO - Nunca divulgue a existência de valores em espécie a ninguém. - Procure sempre que possível depositar os valores em dinheiro, evitando-se manter grandes somas no local. - Evite ficar sozinho no estabelecimento comercial. - Mantenha uma boa visibilidade dentro do estabelecimento. - Instale espelhos e equipamentos de segurança. - Tenha mais de um cofre, colocando um deles em local bem discreto. - Mantenha a frente e os fundos do comércio bem iluminados no período noturno, e tenha equipamentos de monitoramento, pois eles inibem a ação de criminosos. - Escolha locais estratégicos para a instalação dos caixas. - Afixe nas paredes do estabelecimento comercial cartazes de proibição de entrada de pessoas usando capacetes, toucas e similares. - Não é recomendável contar dinheiro na frente de clientes. - Fique atento, pois a desatenção e fragilidade do espaço físico são os principais fatores que desencadeiam roubos e assaltos no comércio de maneira geral. - Observe com atenção e cuidado as pessoas que permanecem um grande período no estabelecimento sem objetivos de comprar ou consumir alguma coisa.

26 CUIDADOS NO COMÉRCIO - Estabeleça códigos entre os funcionários que indiquem situações de risco, tal como uma frase, que, ao ser dita, servirá como alerta para que chamem a polícia. Este código deve ser alterado periodicamente. - Uma rede de proteção comunitária também é indicada para lojistas. O comerciante pode, por exemplo, instalar uma luz na loja vizinha que, acesa, indicará uma situação de perigo. - Como é comum que funcionários sejam trancados em banheiros, este é o local mais conveniente para se instalar o botão de alarme e também para deixar escondido um telefone celular. - Fique atento ao contratar pessoas para serviços esporádicos. - Caso alguma chave das portas de acesso ao interior do estabelecimento comercial seja perdida, providenciar a troca do segredo da fechadura. - Ao copiar chaves, nunca mencione onde elas serão usadas. Procure ter um chaveiro de confiança. - Faça depósitos bancários frequentes e em horários alternados. - Nunca reagir contra o bandido, tentando agarrá-lo ou agredi-lo, pois ele poderá estar acompanhado de outros cúmplices. - É sempre importante manter a calma, isso ajudará na memorização das características dos meliantes (aparência, vestuário, etc), que é fundamental para a polícia capturá-los.

27 CUIDADOS NO COMÉRCIO - Não ter em seu poder armas, pois ela poderá aumentar o risco em caso de um assalto. - Se presenciar um furto, ligar para o 190 e tentar não interferir. - Registrar o Boletim de Ocorrência, mesmo que tenha ocorrido somente tentativa de assalto.

28

29 CUIDADOS EM CONDOMÍNIOS OS FUNCIONÁRIOS - A seleção de pessoal doméstico e do condomínio deve ser rigorosa, com pesquisa da vida pregressa dos candidatos e criteriosa verificação das fontes de referência. - Preferencialmente, o condômino deve manter a máxima discrição quanto aos valores guardados em casa, existência de cofres, etc. - O pessoal de zeladoria, principalmente aqueles que desempenham funções na portaria do prédio, deve ser alertado periodicamente sobre os diferentes expedientes usados pelos delinquentes e devem estar capacitados para tomar providências quando necessário. - Os colaboradores do GRUPO GR passam por treinamento e reciclagens periódicos, nos quais temas como segurança, postura, novas modalidades de assaltos, etc., são abordados com frequência.

30 CUIDADOS EM CONDOMÍNIOS ACESSO DE VISITANTES / PRESTADORES DE SERVIÇOS - Ao receber visitas de pessoas que não sejam íntimas, prefira utilizar as áreas comuns de seu condomínio, de preferência à vista dos funcionários do empreendimento. - Ao atender visitantes, na ausência de clausura, o porteiro deve manter os portões fechados e as pessoas do lado externo do condomínio. - Avisar o condômino sobre visitas, entregas, etc., e só permitir acesso às dependências mediante autorização do morador e devidamente acompanhado por um funcionário. - Antes de autorizar a entrada, o morador deve sempre ter a certeza que conhece o visitante e que ele é bem vindo à sua residência. - Evitar permitir que os empregados domésticos ou crianças possam autorizar o acesso de visitantes. - O acesso de prestadores, sempre que possível, deverá ser restrito a um horário pré-fixado e ser precedido das cautelas disponíveis. - Ao receber prestadores de serviços, é necessário identificá-los, anotar os dados de seus documentos.

31 CUIDADOS EM CONDOMÍNIOS ITENS DE SEGURANÇA NO CONDOMÍNIO - As entradas -social e de serviço- devem possuir clausura (área de acesso entre dois portões) para que tanto condôminos como visitantes e prestadores de serviços possam passar por identificação e cadastro sem ficar expostos na rua. Da mesma forma evita-se o acesso livre ao condomínio ao abrir o primeiro portão. - As entradas do condomínio - social, de serviço e garagem devem ser suficientemente iluminadas, evitando-se o uso de obras de arte, de decoração e de jardinagem que obstruam a ampla visão do local à distância ou através das câmeras de vigilância. - Os acessos aos apartamentos igualmente devem ser dotados de boa iluminação e as portas devem ser sólidas, dispondo de "olhos mágicos" ou outro dispositivo que permita a observação do lado externo. - O interfone é de grande valia para que, em caso de emergência, o morador comunique a presença de suspeitos ou de indivíduos indesejáveis em seu "hall" de entrada. - Havendo outros prédios conjugados ou próximos, por consenso dos seus moradores, poderá ser instalada uma ligação pelo interfone de suas portarias ou zeladorias, ou mesmo de um simples alarme sonoro que funcionará como pedido de auxílio nos momentos de perigo. - O mesmo alarme sonoro, acústico ou luminoso, poderá ser instalado em casa vizinha, estabelecimento comercial ou simplesmente em local externo, à vista dos moradores das imediações, com divulgação da instalação desse recurso.

32 CUIDADOS EM CONDOMÍNIOS - A guarita, que é o primeiro alvo em caso de invasão, deve ser blindada, mantida fechada durante o maior tempo possível. Para tal, é recomendada a colocação de passa-volumes para o recebimento de entregas aos condôminos e documentação por parte de prestadores de serviços, assim como a instalação de interfones para comunicação. A guarita deve ser recuada do portão, com grades altas ao redor do prédio e o portão da garagem controlado pela portaria. - Os equipamentos de segurança (portas de entrada, portões de garagem, extintores, etc.), devem ser checados periodicamente e precisam estar em perfeitas condições. - As chaves que forem confiadas a serviçais (faxineiras, motoristas, cozinheiras, etc.) não devem abranger todas as portas do apartamento, permitindo-se o isolamento de algumas dependências privadas, principalmente durante o repouso noturno, evitando que os empregados possam ser coagidos a abrir as portas de que possuam as chaves, surpreendendo os demais moradores. - Nos horários de limpeza e recolhimento de lixo, as entradas do edifício devem se manter fechadas.

33 CUIDADOS EM CONDOMÍNIOS ENTREGAS - A entrega de encomendas, flores, correspondências, etc, que não tenham sido solicitadas ou que não estejam sendo esperadas devem ser recusadas, ainda que o portador se apresente na companhia de empregados do condomínio. - Quando recepcionar entregadores de encomendas, faça-o nas áreas de uso comum do edifício, à vista dos funcionários da portaria. - No caso de pequenas entregas, sugere-se uma caixa na recepção com portinhola (passa-volumes), para evitar a entrada do entregador. - Quando estiver aguardando entrega no domicílio, o condômino deve avisar/instruir a portaria para receber as encomendas, evitando assim a presença de estranhos em seu apartamento. - No caso de entrega de encomendas, o porteiro deve avisar o condômino e solicitar sua presença na portaria. - Na ausência do condômino, deve-se receber e guardar a encomenda para, posteriormente, ser retirada pelo morador ou entregue por um funcionário. - Jamais deve se permitir que o entregador suba e realize a entrega pessoalmente.

34 CUIDADOS EM CONDOMÍNIOS CUIDADOS DO SÍNDICO - Manter uma lista com informações sobre atuais e ex-funcionários e reforçar a proibição de entrada sem autorização. - Planejar cuidadosamente a cobertura dos períodos de almoço e troca de turnos. É geralmente nesses instantes que o condomínio fica mais vulnerável. - Procurar solucionar problemas do bairro, como: terrenos baldios, acúmulo de lixo, veículos abandonados ou ruas mal iluminadas. Essas situações podem comprometer a segurança de seu condomínio. - Desenvolver reuniões periódicas com os condôminos a fim de despertar a consciência para a segurança de todos. - Coordenar o cadastramento dos dados pessoais, dos veículos e até de parentes próximos de todos os condôminos, para uso em caso de emergência e do controle de acesso ao condomínio. - Estabelecer o sistema de identificação com crachá para todos os visitantes, com assinatura do condômino visitado. - Acompanhar o andamento de todos os trabalhos e atividades realizados no edifício. - Na contratação dos funcionários, após exigir documentos, referências e certificar-se quanto à autenticidade e veracidade das informações, dar preferência para os que possuam cursos de formação e treinamento. - Realizar o treinamento e reciclagem periódicos de seus funcionários, visando à segurança do condomínio.

35 CUIDADOS EM CONDOMÍNIOS CUIDADOS DA PORTARIA -Não permitir a saída de visitante que carregue objetos ou pacotes, sem autorização do morador visitado. - Se observar veículo com um ou mais ocupantes estacionado nas proximidades do prédio por longo tempo ou que passe várias vezes, lentamente, parecendo estar observando a rotina da portaria e do acesso à garagem, acione a polícia. - Ao abrir o portão da garagem, identificar o motorista e observar se não há risco de entrar alguém junto (exemplo: escondido, abaixado no banco traseiro). - Na entrada ou saída de pessoas do condomínio, somente abrir o portão após verificar se não há suspeitos nas proximidades.

36 CUIDADOS EM CONDOMÍNIOS CUIDADOS DO CONDÔMINO - Separe antecipadamente todas as chaves e controles que precisará para entrar no condomínio, agilizando ao máximo o seu acesso. - Ao sair para fazer caminhada pelas ruas do bairro, procure sempre estar acompanhado(a) por vizinhos / parentes / amigos e evite ruas desertas ou mal iluminadas. - Não acione portas e portões automáticos de longe, especialmente se observar pessoas estranhas nas proximidades. - Alterne as ruas que utiliza para chegar a seu condomínio. Prefira pontos que lhe são conhecidos e movimentados. - Mantenha sempre com você os telefones da portaria e do síndico. Se notar algo estranho, avise imediatamente ou peça ajuda. - Desconfie de pesquisas que mapeiam a renda ou hábitos de sua família. Não divulgue informações pessoais e oriente seus familiares e amigos a agir da mesma forma. - A sua compreensão e colaboração às normas e procedimentos são fundamentais para a sua própria segurança, de seus familiares e do Condomínio. Cada condômino deve ter a consciência da importância de se cumprirem as normas e procedimentos de segurança e devem exigir que as mesmas sejam sempre cumpridas por todos. - Elogiar as ações dos funcionários que visam garantir a segurança de todos os condôminos, mesmo quando representam algum transtorno para si ou para suas visitas.

37 CUIDADOS EM CONDOMÍNIOS - Ao chegar ou sair do condomínio ou da garagem, observar se não há pessoas estranhas ou suspeitas. Se houver, aguardar ou dar voltas até sentir-se em segurança. - Ao estacionar seu veículo na garagem, mantê-lo trancado, sem pacotes nem objetos à vista e com o alarme ligado. - Alertar a portaria para que a mesma receba as encomendas feitas ou o avise para que vá atender ao entregador na recepção/portaria. - Quando solicitado à portaria, verificar se o assunto lhe diz respeito, só então descer à recepção para atender. - Ao contratar empregados (domésticas, babás, motoristas, etc.) somente os receber na portaria, exigir documentação e referências, averiguando a autenticidade e veracidade das informações. - Não deixar cópias das chaves do seu apartamento na portaria. - Em caso de alguma situação suspeita, solicitar o apoio policial através do tel.: 190.

38 CUIDADOS EM CONDOMÍNIOS EM CASO DE OCORRÊNCIA - Se, infelizmente, for surpreendido por assaltantes, procure manter a calma. - Não encare os meliantes diretamente e nem discuta com eles. - Havendo oportunidade, diga que não guarda valores em casa, por exigência do seguro, e que está aguardando visitas.

39

40 CUIDADOS COM CRIANÇAS NO DIA A DIA - Normalmente, as crianças não sabem passar informações para ajudar a encontrar seus responsáveis. Por isso, o ideal é que elas tenham uma identificação, como pulseiras ou etiquetas pregadas na roupa com o nome, endereço e telefone dos pais. - Na praia, mostre para as crianças referências fixas de onde a família está instalada, como uma placa, uma barraca ou um prédio diferenciado. - É recomendável que os pais orientem seus filhos para que eles nunca acompanhem estranhos ou aceitem doces e presentes. - Não é recomendável que crianças carreguem celulares ou câmeras digitais sozinhas para não atrair a ação de criminosos. - A criança deve ser orientada também a reconhecer e buscar ajuda com policiais, casos se sintam perdidas ou assustadas. - Se a criança se perder em eventos, shopping ou parques, a primeira coisa a ser feita pelo responsável é sempre procurar pela administração ou segurança local. - Nas praias, no caso da criança se perder, é importante buscar ajuda com o salva-vidas ou o corpo de bombeiros. - Na maioria dos casos, a prevenção é a melhor solução. Andar de mãos dadas com a criança durante o passeio é uma ótima opção. Desta forma, não é possível perdê-la de vista.

41 CUIDADOS COM CRIANÇAS NO PERÍODO DAS AULAS Antes de sair de casa - Principalmente no caso dos pais que levam as crianças ao colégio no período da manhã, observar se não há ninguém suspeito nas proximidades da residência, pois os criminosos aproveitam o momento de distração para praticar os assaltos. - Evite mexer em bolsas ou carteiras para entregar dinheiro às crianças, seja na saída de casa, no trânsito ou nas proximidades da escola, pois os assaltantes estão sempre esperando uma oportunidade. Opte por entregar o dinheiro para a criança antes de sair de casa. - Oriente seus filhos a utilizarem com discrição os celulares, notebooks e demais equipamentos eletrônicos (MP3, MP4, câmeras digitais, etc.), pois as crianças são vítimas potenciais dos bandidos, principalmente por não oferecerem maior resistência. - Ensine a criança para que ela aprenda o próprio endereço, telefone, nome dos pais, nome dos responsáveis, e que procure um policial caso se sinta perdida, assustada ou ameaçada. - A criança também deve ser orientada a evitar contato com pessoas estranhas, aceitar caronas, alimentos ou presentes, pois podem ser sequestradas. - Caso a criança vá sozinha a pé para a escola, deve optar por andar em grupo no trajeto da escola ou em longas caminhadas. - Se possível, combine com vizinhos ou colegas de classe que façam o mesmo caminho para irem e voltarem juntos da escola.

42 CUIDADOS COM CRIANÇAS NO PERÍODO DAS AULAS Antes de sair de casa - A criança precisa também ser orientada para se afastar de situações perigosas, tais como: acidentes, aglomerações e discussões. - Os adultos também devem orientar seus filhos a não comentarem com outras pessoas sobre suas vidas, bens que possuem, horários, profissão dos pais, etc. Quando utilizar ônibus ou transporte escolar - É recomendável sentar-se sempre próximo ao motorista ou cobrador. - O transporte escolar é um item de grande relevância e merece toda a atenção dos pais, que além de exigir a apresentação do alvará de circulação, devem avaliar as condições de conservação e segurança do veículo, pedir referências e orientar as crianças para prestarem atenção à conduta do motorista no trânsito. Além disso, é imprescindível ler com cuidado cada item do contrato e das condições de pagamento. Ao dirigir com as crianças no carro - Durante o trajeto para a escola, o pai ou a mãe deve estar atento aos arredores, pois os criminosos se aproveitam da algazarra das crianças para furtar bolsas, celulares, relógios e outros pertences do motorista. - As crianças, de acordo com a idade, devem andar no banco traseiro, nos assentos apropriados e indicados pela legislação em vigor.

43 CUIDADOS COM CRIANÇAS NO PERÍODO DAS AULAS A criança deve ter alguns cuidados básicos ao atravessar as ruas: - Não atravessar por trás de árvores, carros, ônibus e bancas de jornais, pois pode não ser vista por um carro que está em alta velocidade. - Procurar ser vista ao atravessar as ruas e utilizar sempre a faixa de pedestres.

44

45 SEGURANÇA PARA EMPRESAS - Após o expediente, ao sair de seu local de trabalho, verifique se todas as portas e janelas estão fechadas e não se esqueça de acionar o alarme, caso haja. - Fique atento ao movimento de pessoas que, sem motivo justificável, permaneçam nas proximidades, e estabeleça senhas para comunicação com a vigilância. - Em horário mais avançado, a saída da dependência deve ser feita em grupos, sem deixar de observar outras medidas de segurança. - Nas reuniões, discuta com sua equipe aspectos de segurança no ambiente de trabalho. Esteja sempre atualizado sobre o assunto. - Periodicamente, avalie com sua equipe se todos conhecem as providências necessárias numa situação de sequestro. - Desconfie de pessoas que de uma hora para outra passam a fazer visitas a sua empresa com o propósito de lhe oferecer, ou a seus empregados, algum produto ou serviço não solicitado. Muitas vezes os marginais valem-se desse subterfúgio para conseguir informações da pessoa que está sendo visada como alvo de um sequestro. Caso tenha qualquer dúvida, confira as credenciais do visitante junto à empresa que ele representa. - Nunca forneça seus dados ou da empresa a estranhos por telefone e oriente seus funcionários e pessoas próximas para que ajam da mesma forma. Anote o nome e número do telefone da pessoa para que possa retornar posteriormente e, se for o caso, fornecer os dados solicitados. Agindo dessa maneira você terá tempo de refletir sobre a real necessidade e conveniência de fornecer tais informações.

46 SEGURANÇA PARA EMPRESAS - Cuidado com pessoas que, por telefone, tentam lhe vender coisas ou atualizar seus dados cadastrais. Não são poucos os casos de pessoas que, fazendo-se passar por funcionários ou administradoras de cartões de crédito, bancos, estabelecimentos comerciais ou instituições de caridade ligam solicitando informações pessoais para atualização do cadastro. Você pode estar prestando valiosas informações a marginais. - Mantenha suas gavetas fechadas sempre que estiver ausente da sala, mesmo por um curto período de tempo. Nunca deixe pastas, bolsas, carteiras, talões de cheques, cartões de crédito, chaves e outros pertences valiosos em locais de fácil acesso. - Tenha um cuidado especial com as chaves de sua residência. Evite deixá-las sobre a mesa de trabalho ou em gavetas abertas quando se ausentar. Alguém mal intencionado pode fazer uma cópia das chaves em poucos minutos sem que você perceba. - Cuidado com conversas reservadas ao telefone. Certifique-se de que outras pessoas não estejam ouvindo. Muitos assuntos pessoais e profissionais, quando ouvidos e interpretados indevidamente podem gerar sérios problemas e constrangimentos. - Atenção especial deve ser dedicada aos grampos telefônicos e às escutas ambientais, que estão diretamente relacionados ao sigilo das informações. Já foram registrados casos de funcionários, exfuncionários, cônjuges, ou outras pessoas que por motivos muitas vezes fúteis, contratam detetives para obter informações tiradas de conversas telefônicas, na intenção de usá-las posteriormente para uma chantagem.

47 SEGURANÇA PARA EMPRESAS - Documentos que contenham informações importantes da empresa devem ser mantidos em local reservado e fora do alcance de pessoas estranhas. A proteção das informações de uma empresa é, muitas vezes, mais importante do que a proteção de seu patrimônio. - Não confie a guarda ou o transporte de valores a menores ou a pessoas inexperientes. Se for obrigado a fazê-lo, alerte-os contra a ação dos vigaristas que agem nos centros bancários. - Tome cuidados especiais se sua empresa está localizada em áreas consideradas perigosas e com elevados índices de criminalidade. Da mesma forma, previna-se caso trabalhe em locais isolados ou em horário noturno. - Respeite sempre seus colegas de trabalho. Evite atitudes hostis e de confrontação. Nunca discuta ou humilhe quem quer que seja e mantenha a calma ao tratar com pessoas nervosas, aborrecidas ou irritadas. - Se trabalhar fora das instalações da empresa, procure ter sempre em seu poder um telefone celular. Ele pode ser de extrema utilidade em situações de emergência.

48

49 SEGURANÇA PARA A MULHER EM CASA - Procure variar seus horários e fazer rotas diferentes para deslocarse para o trabalho ou escola, e esteja alerta à presença de suspeitos nas imediações de sua casa ou condomínio, nos momentos de sua chegada ou na hora de sua saída. - Se alguma chave for perdida, troque o segredo da fechadura correspondente. - Não guarde objetos e valores altos em casa. - Providencie iluminação para as áreas externas da casa, mas não deixe luzes acesas durante o dia. - Faça poda periódica em árvores e arbustos para manter a visão de dentro para fora livre, e para que não sirvam de esconderijo. - Se o interior de algum dos cômodos da casa ou apartamento pode ser visto da rua, mantenha as cortinas ou persianas fechadas. - Antes de permitir a entrada de prestadores de serviços, como funcionários de empresas de água, luz e telefonia, solicite a identificação do mesmo. - Caso tenha alguma dúvida sobre quem pode ser, não permita a entrada e ligue para a empresa para confirmar as informações do funcionário. - Mesmo estando em casa, mantenha sempre as portas trancadas e tenha grades nas janelas, evitando assim ser surpreendida por meliantes.

50 SEGURANÇA PARA A MULHER NO DIA A DIA - Ao contratar empregados, dê preferência àqueles que apresentam referências idôneas e que possam ser confirmadas mais facilmente. - Evite ir às compras sozinha e prefira pagar com cheque ou cartão. - Ao retirar dinheiro do banco, guarde-o com cuidado em local discreto e não o conte em público. - Saindo do banco, certifique-se de que não está sendo seguida. - Evite usar joias, relógios, roupas e outros objetos que possam demonstrar ser de valor. - Evite carregar grandes quantias em dinheiro; se houver necessidade divida o dinheiro em várias partes da roupa, porém, evite bolsos traseiros para carregar carteira ou dinheiro. - Não espere o ônibus em paradas desertas e mal iluminadas. - No transporte público, evite viajar em ônibus ou vagões vazios. - Em ônibus com poucos passageiros, sente-se próximo ao motorista ou cobrador. - Ao caminhar, mantenha sua bolsa ou pasta à sua frente. - Procure manter a bolsa ou pasta sempre firme entre o braço e o corpo, com a mão sobre o fecho e posicionada do lado da calçada. - Ande na calçada em direção contrária ao fluxo dos carros. Assim, não será pega de surpresa.

51 SEGURANÇA PARA A MULHER - Oriente a família e os empregados para que não transmitam informações pelo telefone e nem comentem com estranhos sobre o que a família possui e os hábitos da casa. - Mantenha as chaves do carro e da casa em chaveiros separados. - Sempre suspeite dos telefonemas solicitando determinadas informações, como nome dos moradores, notícias sobre viagens, promessas de prêmios ou negócios em geral, interesses sobre os hábitos da casa, etc.

52

53 CUIDADOS EM RESIDÊNCIAS - Se possível utilize muros ou portões fechados para impedir a visão do interior de sua residência por pessoas que passam pela rua. - Ao mudar-se para uma nova casa ou apartamento, substitua as fechaduras. - Se perder as chaves da residência, jogue fora as cópias e troque imediatamente a fechadura como medida de precaução. - Se você mora sozinho, não divulgue essa condição, pois os criminosos buscam oportunidade onde há menos resistência. - Não utilize qualquer tipo de identificação no seu chaveiro. Isso facilita a localização de sua residência. - Evite compartilhar com os empregados, amigos e até com os filhos menores informações sobre valores e joias em casa ou sobre os bens da família (casas de campo, praia, investimentos, etc.). Este tipo de informação é que desperta a atenção e atrai o meliante. - Acostume-se a trancar sempre as portas e portões de acesso de sua casa. Não os deixe abertos inutilmente, ainda que por poucos momentos. Os delinquentes se aproveitam de qualquer descuido. - Procure proteger as janelas com grades sólidas, preferencialmente instaladas no lado interno. Faça isso em todas que puderem ser alcançadas, seja no andar térreo ou através de instrumentos de escalada (ex.: cadeiras, escadas, etc.). - Proteja a porta da cozinha, isole esta dependência durante o repouso noturno trancando as portas intermediárias. Aja da mesma maneira quando se ausentar. Os arrombamentos são mais frequentes através de acessos pelos fundos da casa.

54 CUIDADOS EM RESIDÊNCIAS - Ao sair ou retornar à residência, fique atento à presença de estranhos no quintal, ou na frente da casa, que possam subjugá-lo para ganhar o interior da mesma. Ao perceber a presença de alguém, não subestime (muitos meliantes usam crianças), procure ajuda imediatamente (Polícia) e se possível informe alguém de confiança para solicitar ajuda, caso você não retornar a ligação em 1 minuto. - Procure isolar seu dormitório e de seus familiares do restante do imóvel. - Não entregue aos empregados todas as chaves da casa, disponibilize apenas aquelas necessárias para seu ingresso. - Procure manter isolado o acesso ao sótão da casa, localizando-o de preferência no banheiro ou em outra dependência que possa ficar trancada por fora no período noturno ou durante sua ausência. - Não admita o ingresso de estranhos em sua casa. As credenciais de carteiro, leitores de hidrômetro, entregadores de gás, funcionários das companhias de telefone e de energia elétrica devem ser devidamente examinadas e, em caso de dúvida, devem ser confirmadas por telefone. Sempre que possível alerte os outros familiares, ou o vizinho mais próximo, quando permitir a entrada de um deles em seu lar. - Não guarde grandes quantias em dinheiro em sua casa. Faça seguro deles e confie sua custódia a cofres particulares de agências bancárias. Se preferir usar cofres de segurança em sua casa, guarde sigilo quanto a sua existência e localização. Sempre que possível instale mais de um, instalando um deles fora de seus aposentos particulares..

55 CUIDADOS EM RESIDÊNCIAS - Os cães de guarda, devidamente adestrados, devem ficar no lado externo da casa, principalmente na área dos fundos, onde poderão dar alarme no caso de tentativa de arrombamento. Os cachorros de estimação e/ou de pequeno porte devem ficar dentro de casa. - Ao contratar empregados, dê preferência àqueles que apresentam referências idôneas e que possam ser confirmadas mais facilmente. Faça uma verificação de endereço antes de empregá-los. - Não confie armas de fogo a vigias inexperientes e que não tenham comprovado estarem aptos legalmente a seu manejo correto e eficiente. Os guardas desavisados e simplórios são presas fáceis dos delinquentes que, no primeiro ato, se apossam de suas armas. O ideal é contratar uma empresa especializada em Segurança Patrimonial. - Mantenha sempre à mão os telefones de emergência da Polícia. Conheça a localização da Delegacia de Polícia de seu bairro. Instrua seus familiares e serviçais de como proceder em caso de perigo iminente ou de simples observação de suspeitos nas imediações. - Quando estiver só em sua casa e surgir um estranho que pretenda fazer entrega de encomendas não esperadas (presentes, flores, malas diretas etc.), não abra sua porta e peça para que volte em outro horário. Se decidir atender, avise pelo telefone um vizinho e peça que ele fique observando o que irá suceder. Havendo outras pessoas na casa, uma delas devidamente resguardada, deve permanecer alerta vigiando o atendimento. - Procure manter a entrada de sua casa livre de obstáculos que impeçam sua ampla visão do imóvel. Evite árvores, estátuas ou qualquer coisa que dificulte a sua observação e a de vizinhos das áreas de acesso da residência.

56 CUIDADOS EM RESIDÊNCIAS - Se instalar alarmes sonoros e/ou luminosos, deverá testá-los periodicamente para sua melhor segurança e também para que seus vizinhos, devidamente avisados, os reconheçam com facilidade e possam ajudar em caso de perigo. - Os exaustores e aparelhos de ar condicionado devem ser solidamente presos à base de sustentação que, por sua vez, deve ser cravada em armação de concreto armado que circunde o orifício feito para sua instalação. - Use todos os expedientes para dificultar a ação de delinquentes, desde a simples colocação de trincos e travas de segurança nas portas e janelas, até trancas, correntes e cadeados nos pontos mais vulneráveis. - Procure conhecer seus vizinhos e combinar com eles medidas de auxílio mútuo. A solidariedade é importante nos momentos de perigo. - Se você vier a se defrontar com delinquentes, antes de tudo procure manter-se calmo. Não tente dialogar ou discutir com eles. Não os encare diretamente, mas procure memorizar suas características pessoais, maneirismos, trajes etc. Sobretudo não reaja, sua vida não tem preço.

57

58 DICAS PARA EVITAR SEQUESTROS - Evite exibir ou comentar publicamente os valores de seus bens ou seus planos de viagens. - Avise a polícia se você ou alguém de sua família perceber pessoas suspeitas rondando sua casa ou seu trabalho, receber telefonemas estranhos, ou se sentir sendo seguido. - Se não utiliza transporte escolar, marque horário para buscar as crianças e obrigue-as a serem pontuais. As babás não devem usar uniformes, para que não sejam facilmente identificadas. - É importante sempre observar se você está sendo seguido e se não há veículos diferentes ou pessoas estranhas paradas ou mesmo circulando por perto de sua residência ou local de trabalho. Se isso acontecer, o recomendável é dirigir-se ao posto policial mais próximo ou procurar uma viatura da polícia. - É primordial estar atento ao entrar e sair do veículo. Note se não está sendo observado, pois geralmente os bandidos aproveitam para agir na hora de colocar o cinto de segurança ou ligar o carro. - Não carregue cartões de visita na carteira, principalmente aqueles que identifiquem altos cargos. Essa informação pode transformar um sequestro-relâmpago em um sequestro com cativeiro. - Evitar a rotina também ajuda. Mude sempre seus itinerários e horários. Mesmo assim, é melhor deixar alguém da família avisado sobre suas atividades do cotidiano. - Tenha muito cuidado quando contratar um empregado, tanto para a sua casa quanto para a sua empresa e seja cauteloso com conhecidos recentes, sobre informações referentes à sua vida pessoal.

59 DICAS PARA EVITAR SEQUESTROS - Deve-se evitar ostentar posses, por exemplo: não utilizar joias ou relógios chamativos, além de notebooks ou tablets, não levar na carteira vários cartões de banco ou de crédito, assim como talão de cheque completo ou senha anotada. - No trânsito, sempre fique atento aos cruzamentos e reduza a velocidade se o farol estiver vermelho, para dar tempo de alterar para verde. - Nunca encoste demais no carro da frente, pois senão não haverá espaço para manobras, caso seja necessário evadir-se do local. - Quando parar no semáforo, procure manter seu carro à direita da rua. Geralmente os ladrões atacam pelo lado esquerdo, do motorista. Ou mantenha-se na faixa central, evitando também a calçada. - Destrua os extratos bancários ou outros documentos pessoais antes de jogá-los no lixo e, no caso de telefonemas suspeitos, nunca forneça informações sobre nomes e hábitos da sua rotina ou família. - É importante conversar com as crianças e funcionários para que eles não falem sobre suas rotinas. - Tenha cuidado com as chaves da sua casa, não as deixando em local de fácil acesso, pois podem ser copiadas (ex.: portaria do condomínio onde mora, etc.). - As quadrilhas geralmente não sequestram o responsável pela família, pois é ele quem tem acesso direto ao dinheiro e poder para movimentar mais valores em caso de necessidade. Por isso, a informação sobre os filhos e a família é tão importante para os sequestradores. - No caso de não conseguir evitar um sequestro, haja com calma e sem exaltação, evitando movimentos bruscos e principalmente reagir.

60

61 SEGURANÇA NO TRÂNSITO - Quando caminhar até seu veículo, tenha as chaves na mão, olhe em volta e dentro do carro antes de se aproximar para abri-lo. Entre, trave as portas e saia logo. - Em hipótese alguma fique parado no interior do carro, principalmente à noite, na porta de casa. - Mantenha seu veículo em bom estado, efetuando semestralmente uma manutenção preventiva, desta forma evitará que fique parado em local inseguro por causa de uma pane mecânica. - Antes de iniciar um deslocamento se informe sobre a área de destino e as ruas de trajeto. Caso não conheça a região, tenha à mão um guia/gps ou faça um mapa do local. - Se possível, utilize película escurecedora nos vidros para dificultar a visualização de pessoas e objetos no interior do veículo. - Os meliantes geralmente abordam pelo lado do motorista, vindo por trás. Atenção especial às motocicletas ocupadas por dois indivíduos. - Quando suspeitar de alguma coisa, procure ficar colado na lateral do carro à sua esquerda, desta forma não deixando espaço para abordagem. - Dirija com os vidros fechados, usando o sistema interno de ventilação e portas travadas. - Não deixe os seus documentos no porta-luvas. - Evite também deixar à mostra (ou mesmo sob os bancos) embrulhos, pastas e bolsas. O ideal é colocá-los no porta-malas do carro.

62 SEGURANÇA NO TRÂNSITO - No carro, evite adesivos, placas ou crachás que identifiquem o local onde você mora ou costuma frequentar. - Ao parar nos semáforos, fique atento ao retrovisor de seu carro e mantenha o veículo engatado em 1ª marcha e distante do carro da frente o suficiente para arrancar, em caso de emergência. - Evite atividades que tirem sua atenção do ambiente ao seu redor quando estiver parado (ex.: maquiar-se, falar ao celular, ler jornal, etc.). - Se for fumante, não fume parado no trânsito e muito menos com a janela aberta, pois essa conduta facilita a ação de criminosos. - Se perceber estar sendo seguido por outro veículo, procure agir com naturalidade e dirija-se para ruas movimentadas. - Evite ostentar o uso de joias, celulares, câmeras digitais, notebooks ou tablets. - Atentar, ao chegar ou sair de casa, para a presença de estranhos nas imediações. - Jamais dê carona a estranhos e não pare para auxiliar outros motoristas em locais ermos e horário avançado. - Procure não transportar valores em seu carro quando estiver desacompanhado(a). - Se um dos pneus esvaziar sem motivo aparente, não pare no primeiro momento, procure um lugar seguro para efetuar a troca.

63 SEGURANÇA NO TRÂNSITO - Evite deixar seu carro estacionado na rua, principalmente durante a madrugada. - Desligue o carro, retire a chave do contato e tranque o veículo ao estacionar, mesmo que por poucos minutos. - Procure estacionar em ruas iluminadas e próximo a locais vigiados dia e noite. - Evite namorar dentro do carro, principalmente à noite e em lugares desertos. - Não pare para discutir "fechadas" ou "batidinhas". É comum que ladrões provoquem isso, só para assaltar. Se você desconfiar de algo, dirija-se até um local movimentado e procure uma viatura ou posto policial. ATENÇÃO: Cuidado com falsos mecânicos, sempre solícitos, que aparecem "milagrosamente" para ajudá-lo em locais ermos, tão logo seu carro entre em pane. Sinalize seu carro e peça apoio para a primeira viatura de polícia que cruzar por você.

64

65 SEGURANÇA EM VIAGENS E PASSEIOS ANTES DE IR VIAJAR - O melhor seria não deixar a casa sozinha, mas se isso não for possível, peça a um vizinho ou parente visitar diariamente o imóvel. - Não passe informações da sua viagem( local, data de saída e data de chegada) para estranhos ou serviçais. Informe apenas pessoa da sua confiança. - Se possível, peça para uma pessoa de sua confiança recolher as correspondências, jornais e até os dejetos de cachorro se houver, verificar movimentos estranhos de pessoas rondando a residência. - Não deixe as luzes acesas durante o dia, pois isso significa ausência de moradores. - Se possível, instale um aparelho de fotocélula para acender e apagar as luzes externas à noite e de dia, respectivamente. - Deixe algum telefone de contato com um vizinho, parente ou amigo, para informarem alguma ocorrência. - Em condomínios fechados ou edifícios não deixe as chaves na portaria. - Se possível, instale um sistema de monitoramento de alarme e imagens, contratando uma empresa especializada em segurança eletrônica. - É aconselhável que poucas pessoas saibam do sistema de segurança de sua casa.

66 SEGURANÇA EM VIAGENS E PASSEIOS EM RODOVIÁRIAS E AEROPORTOS - Cuidado com homens ou mulheres que se aproximam para fazer perguntas. O ato pode ter como objetivo apenas provocar sua distração. Fale sem deixar de vigiar sua bagagem. - Procure trocar o dinheiro somente em casas de câmbio ou bancos autorizados e, se possível, não o faça nas rodoviárias ou aeroportos. - Utilize somente táxis credenciados. - Não exiba grandes quantidades de dinheiro, tablets, relógio ou joias, pois despertam a atenção e o interesse dos ladrões. - Evite carregar passaporte e cheques de viagem, e em caso de extravio comunique imediatamente a polícia. - Normalmente as malas são muitas, então, não as perca de vista nem por um minuto. - Use etiquetas grandes e/ou coloridas que permitam a fácil identificação de suas malas nas esteiras ou balcões de entrega, evitando assim a perda dos seus pertences ou lhe traga facilidade para identificá-los, caso tenha perdido. - Não se descuide das bagagens de mão dentro do ônibus ou avião, fique sempre atento. - Não deixe a bolsa, carteira ou pacotes em locais abertos ao público sem a devida vigilância. - Evite fazer compras estando sozinho(a), os meliantes aproveitam-se de qualquer descuido.

67 SEGURANÇA EM VIAGENS E PASSEIOS - Não entre em lojas muito cheias, procure fazer compras em horário de menor movimento, isso vale também para ida ao banco. - Em ônibus com poucos passageiros prefira ficar próximo ao motorista ou ao cobrador. - Se estiver com crianças: alerta dobrado! Elas costumam ficar impacientes enquanto esperam e a qualquer descuido do responsável elas podem se perder ou mesmo serem sequestradas.

68 SEGURANÇA EM VIAGENS E PASSEIOS NO HOTEL - No momento do check-in ou check-out, procure deixar sua bagagem com um funcionário ou coloque-a entre você e o balcão da recepção. - Ao fazer suas refeições, prefira deixar seus pertences no apartamento. Se preferir, solicite que sejam guardados no bagageiro do hotel por algum funcionário enquanto você se alimenta com tranquilidade. - Não deixe sua carteira, celular ou outros pertences sobre a mesa ou cadeira. - Ao utilizar a área comum do hotel, mantenha seus pertences sob sua vigilância. Jamais os coloque ao lado ou atrás de seu assento, nem se distancie deles. - No caso de receber visitas no quarto onde estiver hospedado, é imprescindível o preenchimento da ficha do visitante. - Quando quiser sair, peça informações aos funcionários do hotel. Eles ajudarão com boas sugestões de passeios e restaurantes, bem localizados e seguros. - Se estiver participando ou promovendo algum evento no hotel, estabeleça a utilização de crachás entre os participantes. Ao se ausentar da sala, certifique-se de que as portas ficarão fechadas. Antes e durante o evento, converse com o quadro de seguranças do hotel. - Utilize o cofre colocado à disposição em seu quarto.

69 SEGURANÇA EM VIAGENS E PASSEIOS -Evite falar de assuntos importantes perto de pessoas estranhas, principalmente se envolver valores. - Se fizer o check-out antes de efetivamente retornar ao local de origem, mantenha a bagagem no hotel e termine seus afazeres, então retorne para pegá-la antes de viajar.

70 SEGURANÇA EM VIAGENS E PASSEIOS PARA APROVEITAR A VIAGEM - Evite andar por ruas, calçadões e praças mal iluminadas ou em horário muito avançado, principalmente em locais desconhecidos, pois estes são os pontos preferidos pelos meliantes que se aproveitam das condições para atacar suas vítimas. - Caso precise pedir informações, procure alguém autorizado ou dirija-se a um balcão de informações. - Não peça ajuda ou informações para pessoas estranhas, procure se informar sobre o local visitado com gente de confiança (recepção dos hotéis ou dono do imóvel locado) antes de sair. - Não reaja durante um assalto. Mantenha-se calmo(a), por mais difícil que possa ser. - Lembre-se de que o assaltante está atrás do dinheiro ou pertence de valor e costuma atirar somente quando fica assustado ou acuado, principalmente diante de uma reação da vítima.

71 Acompanhe o GRUPO GR nas redes sociais! Contatos: grupogr@grupogr.com.br Material elaborado e produzido pelos departamentos de Marketing e Projetos de Segurança do GRUPO GR Junho / 2013.

VIVENDO EM CONDOMINIOS COM SEGURANÇA.

VIVENDO EM CONDOMINIOS COM SEGURANÇA. VIVENDO EM CONDOMINIOS COM SEGURANÇA. Viver em condomínio exige mais no aspecto da segurança, além dos cuidados rotineiros com as medidas de segurança individual de cada morador temos que observar se os

Leia mais

MANUAL DE SEGURANÇA PESSOAL

MANUAL DE SEGURANÇA PESSOAL MANUAL DE SEGURANÇA PESSOAL O Grupo Haganá elaborou este manual de dicas de segurança pessoal com algumas informações importantes para o dia a dia. As informações contidas aqui são de caráter prático e

Leia mais

Como dicas de segurança, sugerimos:

Como dicas de segurança, sugerimos: POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DE SÃO PAULO QÜINQUAGÉSIMO PRIMEIRO BATALHÃO DE POLÍCIA MILITAR DO INTERIOR SETOR DE ASSUNTOS CIVIS Como dicas de segurança, sugerimos: Edifícios: - As normas de segurança a serem

Leia mais

SEGURANÇA PESSOAL ÁREAS DE ALTO RISCO. Dicas para não se tornar uma vítima da VIOLÊNCIA URBANA

SEGURANÇA PESSOAL ÁREAS DE ALTO RISCO. Dicas para não se tornar uma vítima da VIOLÊNCIA URBANA SEGURANÇA PESSOAL EM ÁREAS DE ALTO RISCO Dicas para não se tornar uma vítima da VIOLÊNCIA URBANA A segurança e o bem-estar de todos por um Guaporé melhor a cada dia. MUNICÍPIO DE GUAPORÉ Av. Silvio Sanson,

Leia mais

Mensagem ao Trabalhador

Mensagem ao Trabalhador Mensagem ao Trabalhador Ao elaborar esta cartilha de apoio ao trabalhador contra a violência, a União Geral dos Trabalhadores do Rio de Janeiro (UGT-RJ) pretende dar a sua parcela de contribuição para

Leia mais

Como se prevenir Procure usar um carro que não chame a atenção. Mantenha os vidros fechados e as portas travadas por dentro. parar, alin seu retrov

Como se prevenir Procure usar um carro que não chame a atenção. Mantenha os vidros fechados e as portas travadas por dentro. parar, alin seu retrov Como se prevenir Procure usar um carro que não chame a atenção. Mantenha os vidros fechados e as portas travadas por dentro. Não dê carona a desconhecidos. Evite transportar objetos de valor quando estiver

Leia mais

Não abra a carteira ou a bolsa na frente de estranhos. Separe pequenas quantias de dinheiro para pagar passagem, café, cigarros etc.

Não abra a carteira ou a bolsa na frente de estranhos. Separe pequenas quantias de dinheiro para pagar passagem, café, cigarros etc. Dicas de Segurança I Cuidados no dia-a-dia Nas Ruas Previna-se contra a ação dos marginais não ostentando objetos de valor como relógios, pulseiras, colares e outras jóias de valor. Evite passar em ruas

Leia mais

POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DE SÃO PAULO SETOR DE COMUNICAÇÃO SOCIAL MANUAL DE AUTO PROTEÇAO DO CIDADÃO.

POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DE SÃO PAULO SETOR DE COMUNICAÇÃO SOCIAL MANUAL DE AUTO PROTEÇAO DO CIDADÃO. POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DE SÃO PAULO SETOR DE COMUNICAÇÃO SOCIAL MANUAL DE AUTO PROTEÇAO DO CIDADÃO. (A Parte, que se segue, foi extraída do Manual acima. O Manual completo pode ser baixado via Internet

Leia mais

Tel. (11) 5592-5592 / www.fortknox.com.br. Manual de Segurança

Tel. (11) 5592-5592 / www.fortknox.com.br. Manual de Segurança Tel. (11) 5592-5592 / www.fortknox.com.br Instituições de Lazer Vol. VIII Manual de Segurança Apresentação O momento é de relaxamento. Quem procura um clube ou associação esportiva não quer se preocupar

Leia mais

PACIENTE Como você pode contribuir para que a sua saúde e segurança não sejam colocadas em risco no hospital?

PACIENTE Como você pode contribuir para que a sua saúde e segurança não sejam colocadas em risco no hospital? Cartilha de Segurança do PACIENTE Como você pode contribuir para que a sua saúde e segurança não sejam colocadas em risco no hospital? CARO PACIENTE, Esta Cartilha foi desenvolvida para orientá-lo sobre

Leia mais

COMO COMEÇAR 2016 se organizando?

COMO COMEÇAR 2016 se organizando? COMO COMEÇAR 2016 se organizando? Como começar 2016 se organizando? Conheça estratégias simples para iniciar o novo ano com o pé direito Você sabia que, de acordo com o Sebrae, os principais motivos que

Leia mais

1 Fique atento ao entrar ou sair de sua casa ou apartamento

1 Fique atento ao entrar ou sair de sua casa ou apartamento 1 Fique atento ao entrar ou sair de sua casa ou apartamento O momento em que entramos ou saímos de nossas residências, costuma oferecer grande risco, pois normalmente estamos distraídos, além de abrirmos,

Leia mais

MANUAL DE USO NA INTERNET PESSOA FÍSICA

MANUAL DE USO NA INTERNET PESSOA FÍSICA MANUAL DE USO NA INTERNET PESSOA FÍSICA APRESENTAÇÃO 1.Bem-vindo ao SICREDI Total Internet! Agora você encontra o SICREDI em casa, no trabalho ou onde você estiver. É o SICREDI Total Internet, cooperando

Leia mais

Guia Prático ORGANIZAÇÃO FINANCEIRA PARA BANCAR A FACULDADE

Guia Prático ORGANIZAÇÃO FINANCEIRA PARA BANCAR A FACULDADE Guia Prático ORGANIZAÇÃO FINANCEIRA PARA BANCAR A FACULDADE ÍNDICE 1 Introdução 2 Qual a importância da educação financeira para estudantes? 3 Comece definindo onde é possível economizar 4 Poupar é muito

Leia mais

Pagamento via Celular. Guia Prático. Cartão Ecopag. Pagamento via Celular

Pagamento via Celular. Guia Prático. Cartão Ecopag. Pagamento via Celular Pagamento via Celular Guia Prático Cartão Ecopag Pagamento via Celular VALIDADE MARCELO TELLES 08/15 Parabéns! Agora você já pode dizer para todo mundo que tem um fantástico cartão de crédito e pagamento

Leia mais

ABERTURA E FECHAMENTO DE COFRES, PORTAS E GUARITAS VIA SATÉLITE E GPRS

ABERTURA E FECHAMENTO DE COFRES, PORTAS E GUARITAS VIA SATÉLITE E GPRS ABERTURA E FECHAMENTO DE COFRES, PORTAS E GUARITAS VIA SATÉLITE E GPRS O GR TRAVA é um equipamento wireless que executa a função de recepção e transmissão de dados e voz. Está conectado à rede de telefonia

Leia mais

CONDIÇÕES PARTICULARES. Cláusula 1ª Fica entendido e acordado que o limite de cobertura para valores fora de cofres fortes e/ou caixas-fortes será de:

CONDIÇÕES PARTICULARES. Cláusula 1ª Fica entendido e acordado que o limite de cobertura para valores fora de cofres fortes e/ou caixas-fortes será de: APÓLICE MULTIRISCO LOTÉRICOS 2012 CONDIÇÕES PARTICULARES Cláusula 1ª Fica entendido e acordado que o limite de cobertura para valores fora de cofres fortes e/ou caixas-fortes será de: a) Até R$ 4.000,00

Leia mais

5 Regras de Ouro da Segurança

5 Regras de Ouro da Segurança 5 Regras de Ouro da Segurança APRESENTAÇÃO As são regras mínimas que devem ser seguidas por todos os funcionários e prestadores de serviços na Instituição, em todas as suas Unidades. Seguir as Regras de

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS COORDENAÇÃO DE PROCESSOS DE SELEÇÃO E INGRESSO PAVE EDITAL 053/2015 04/10/2015 INSTRUÇÕES PARA O DIA DA PROVA

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS COORDENAÇÃO DE PROCESSOS DE SELEÇÃO E INGRESSO PAVE EDITAL 053/2015 04/10/2015 INSTRUÇÕES PARA O DIA DA PROVA UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS COORDENAÇÃO DE PROCESSOS DE SELEÇÃO E INGRESSO PAVE EDITAL 053/2015 04/10/2015 INSTRUÇÕES PARA O DIA DA PROVA ! UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS COORDENAÇÃO DE PROCESSOS

Leia mais

SEQUESTROS. Como se prevenir

SEQUESTROS. Como se prevenir SEQUESTROS Como se prevenir Não carregue cartões de visita na carteira, principalmente aqueles que identifiquem altos cargos. Essa informação pode transformar um seqüestro-relâmpago em um seqüestro com

Leia mais

Dicas de Segurança II

Dicas de Segurança II Dicas de Segurança II Ao Viajar Casa ou apartamento Não comente sua viagem com pessoas estranhas por perto. Avise a um vizinho de confiança sobre a sua viagem. Se possível, deixe um número de telefone

Leia mais

PLANEJAMENTO FINANCEIRO PESSOAL O GUIA PARA COMEÇAR A TER SUCESSO NAS FINANÇAS

PLANEJAMENTO FINANCEIRO PESSOAL O GUIA PARA COMEÇAR A TER SUCESSO NAS FINANÇAS PLANEJAMENTO FINANCEIRO PESSOAL O GUIA PARA COMEÇAR A TER SUCESSO NAS FINANÇAS SUMÁRIO INTRODUÇÃO 03 CONTROLE DE CONTAS 04 ENTENDER E CONTROLAR AS DESPESAS FIXAS E VARIÁVEIS 05 DEFINIR PRIORIDADES 07 IDENTIFICAR

Leia mais

II CAMPANHA DE CONSCIENTIZAÇÃO E PREVENÇÃO DE ACIDENTES COM CÃES

II CAMPANHA DE CONSCIENTIZAÇÃO E PREVENÇÃO DE ACIDENTES COM CÃES II CAMPANHA DE CONSCIENTIZAÇÃO E PREVENÇÃO DE ACIDENTES COM CÃES II CAMPANHA DE CONSCIENTIZAÇÃO E PREVENÇÃO DE ACIDENTES COM CÃES Todos os dias os hospitais do Paraná atendem mais de 100 vítimas de mordida

Leia mais

SISTEMA DE GESTÃO INTEGRADO - SGI (MEIO AMBIENTE, SEGURANÇA E SAÚDE DO TRABALHO) Procedimento PREPARAÇÃO E RESPOSTA A EMERGENCIA

SISTEMA DE GESTÃO INTEGRADO - SGI (MEIO AMBIENTE, SEGURANÇA E SAÚDE DO TRABALHO) Procedimento PREPARAÇÃO E RESPOSTA A EMERGENCIA SISTEMA DE GESTÃO INTEGRADO - SGI (MEIO AMBIENTE, SEGURANÇA E SAÚDE DO TRABALHO) Procedimento PREPARAÇÃO E RESPOSTA A EMERGENCIA PR.11 Revisão: 00 Página 1 de 4 1. OBJETIVO Estabelecer e manter planos

Leia mais

Corpo de Bombeiros. São Paulo

Corpo de Bombeiros. São Paulo Corpo de Bombeiros São Paulo ACIDENTES E INCÊNDIOS DOMÉSTICOS ADULTOS E IDOSOS Acidentes Os acidentes domésticos são muito comuns. Mesmo com todo o cuidado, há objetos e situações que podem tornar todas

Leia mais

Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome

Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome Programa Bolsa Família AGENDA DA FAMÍLIA DISTRIBUIÇÃO GRATUITA Copyright 2009 Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome. Todos os direitos

Leia mais

SEGURANÇA PESSOAL EM ÁREAS DE ALTO RISCO REGRAS PARA NÃO SE TORNAR UMA VÍTIMA DA VIOLÊNCIA URBANA

SEGURANÇA PESSOAL EM ÁREAS DE ALTO RISCO REGRAS PARA NÃO SE TORNAR UMA VÍTIMA DA VIOLÊNCIA URBANA SEGURANÇA PESSOAL EM ÁREAS DE ALTO RISCO REGRAS PARA NÃO SE TORNAR UMA VÍTIMA DA VIOLÊNCIA URBANA PREVENÇÃO Nada é 100% garantido quando o assunto é Segurança. PREVENÇÃO REAÇÃO SORTE A prevenção representa

Leia mais

Como preparar sua casa após cirurgia de quadril

Como preparar sua casa após cirurgia de quadril PÓS-OPERATÓRIO Como preparar sua casa após cirurgia de quadril Retire os tapetes, extensões e fios telefônicos, pois eles podem ocasionar quedas. Caso ainda não tenha, instale corrimãos em pelo menos um

Leia mais

Guia do Espaço Vida Saudável

Guia do Espaço Vida Saudável Guia do Espaço Vida Saudável GuiaEVS2.indd 1 O que é um Espaço Vida Saudável? GuiaEVS2.indd 2 l? O Espaço Vida Saudável é uma grande oportunidade de negócio e pode ser operado aliando todos os outros métodos

Leia mais

Portaria Catarina Modelos e Procedimentos. Sugestão Comissão de Obras Criação de Sala de Estar/Recepção Modelo

Portaria Catarina Modelos e Procedimentos. Sugestão Comissão de Obras Criação de Sala de Estar/Recepção Modelo Portaria Catarina Modelos e Procedimentos Sugestão Comissão de Obras Criação de Sala de Estar/Recepção Modelo 1 Alterações Físicas Para implementação desta alternativa a quantidade de alterações físicas

Leia mais

ANEXO I DESCRIÇÃO DOS SERVIÇOS

ANEXO I DESCRIÇÃO DOS SERVIÇOS ANEXO I Concorrência pública Nº 008/2014 Processo n.º DE.01.01.0034/2014 DESCRIÇÃO DOS SERVIÇOS 1. VIGILÂNCIA HUMANA SERVIÇOS DE VIGILÂNCIA VIGILANTE: No Posto de Trabalho serão realizados os seguintes

Leia mais

Nós o Tempo e a Qualidade de Vida.

Nós o Tempo e a Qualidade de Vida. Nós o Tempo e a Qualidade de Vida. Será que já paramos e pensamos no que é o tempo? Podemos afirmar que o tempo é nossa própria vida. E a vida só é vivida no aqui e agora, no efêmero momento entre o passado

Leia mais

Guia de. Compras PARAGUAI. Dicas

Guia de. Compras PARAGUAI. Dicas Guia de Compras PARAGUAI 19 Dicas 19 melhores dicas para comprar o seu importado nas fronteiras com o Paraguai Verifique se o produto que foi adquirido e retirado do pacote é o mesmo que foi escolhido

Leia mais

Estudo x trabalho: aprenda a vencer a rotina de atividades rumo ao sucesso

Estudo x trabalho: aprenda a vencer a rotina de atividades rumo ao sucesso Estudo x trabalho: aprenda a vencer a rotina de atividades rumo ao sucesso Sumário introdução 03 Capítulo 5 16 Capítulo 1 Pense no futuro! 04 Aproveite os fins de semana Capítulo 6 18 Capítulo 2 07 É preciso

Leia mais

Dicas de Cobranças Externas

Dicas de Cobranças Externas Dicas de Cobranças Externas MINUTA/MODELO Manual Prá;tico de Normas de: COBRANÇA EXTERNA MANUAL PRÁTICO DE COBRANÇA EXTERNA I Objetivo O objetivo deste manual é auxiliar o cobrador externo no seu trabalho

Leia mais

Edifício Passarelli Manual do Credenciado

Edifício Passarelli Manual do Credenciado Edifício Passarelli Manual do Credenciado A BrasilPark quer prestar sempre o melhor serviço para seus clientes. Para que isso aconteça, é essencial que você fique atento aos nossos procedimentos de atendimento.

Leia mais

DADOS DO NOVO MORADOR

DADOS DO NOVO MORADOR Prezado(a) Morador(a): É com muita satisfação que o(a) recebemos no Condomínio Villa Messina. Seja bem-vindo! Queremos sempre manter uma boa convivência entre nossos vizinhos e, consequentemente, ter uma

Leia mais

Presente no mercado desde 1992, o GRUPO GR se consolidou pelo porte e pela qualidade em prestação de serviços.

Presente no mercado desde 1992, o GRUPO GR se consolidou pelo porte e pela qualidade em prestação de serviços. HISTÓRICO Presente no mercado desde 1992, o GRUPO GR se consolidou pelo porte e pela qualidade em prestação de serviços. Especializado na customização de soluções em segurança patrimonial e serviços, o

Leia mais

Copyright RHVIDA S/C Ltda. www.rhvida.com.br

Copyright RHVIDA S/C Ltda. www.rhvida.com.br SEGURANÇA PESSOAL NO TRÂNSITO Estatísticas vêm demonstrando que o risco de perder a vida dentro do seu carro, num sinal de trânsito, é maior do que em qualquer outra situação. A RHVIDA fez um resumo das

Leia mais

Viajar com Crianças. Sem Stress

Viajar com Crianças. Sem Stress Viajar com Crianças Sem Stress A escolha do DESTINO Nem sempre podemos escolher o local da viagem. Às vezes vamos visitar um parente, por exemplo, ou existe o sonho antigo dos pais de conhecer algum lugar,

Leia mais

PROGRAMAÇÃO BÁSICA DE CLP

PROGRAMAÇÃO BÁSICA DE CLP PROGRAMAÇÃO BÁSICA DE CLP Partindo de um conhecimento de comandos elétricos e lógica de diagramas, faremos abaixo uma revisão para introdução à CLP. Como saber se devemos usar contatos abertos ou fechados

Leia mais

SISTEMA DE REGISTRO ELETRÔNICO

SISTEMA DE REGISTRO ELETRÔNICO SISTEMA DE REGISTRO ELETRÔNICO Prezados Srs. Transportadores O Sistema de Registro Eletrônico faz parte de um composto ( Averbação Eletrônica + Registro Eletrônico ), que propicia a Transportadora um rápido

Leia mais

1. Obedecer fielmente às determinações do síndico e da administradora.

1. Obedecer fielmente às determinações do síndico e da administradora. As atribuições abaixo, são apenas um norte para o Condomínio verificar, quais se aplicam a cada realidade condominial. DESCRIÇÕES DE FUNÇÕES Compete ao Porteiro: 1. Obedecer fielmente às determinações

Leia mais

Orientações Gerais para o Mobilizador 1

Orientações Gerais para o Mobilizador 1 Orientações Gerais para o Mobilizador 1 Índice CADERNO 1: ORIENTAÇÕES GERAIS PARA O MOBILIZADOR 1.1. Mensagem ao mobilizador... 03 1.2. Materiais de implantação do Ciclo 4... 05 1.3. As reuniões: quantas

Leia mais

Fundação das Escolas Unidas do Planalto Catarinense - Uniplac

Fundação das Escolas Unidas do Planalto Catarinense - Uniplac Prezado(a) Colaborador(a), Temos a satisfação de comunicar que a Fundação das Escolas Unidas do Planalto Catarinense Uniplac, firmou uma parceria com o Santander para ser a instituição financeira exclusiva

Leia mais

MANUAL DE RETENÇÃO BARRED S

MANUAL DE RETENÇÃO BARRED S MANUAL DE RETENÇÃO BARRED S A contratação contínua de talentos não pode ser isolada da estratégia geral da empresa, pois o correto recrutamento irá agregar pessoas mais valiosas, trazendo mais resultados.

Leia mais

Vivo Soluciona TI Manual de Autoinstalação

Vivo Soluciona TI Manual de Autoinstalação Vivo Soluciona TI Manual de Autoinstalação TELVPG-5228 Adpt WK Kit Vivo Soluciona TI_15 REV.indd 1 23/2/15 16:42 Veja a seguir como aproveitar ao máximo seu Vivo Soluciona TI. Parabéns por adquirir o Vivo

Leia mais

Abra sua. Conta CAIXA Fácil. caixa.gov.br. CAIXA. O banco que acredita nas pessoas.

Abra sua. Conta CAIXA Fácil. caixa.gov.br. CAIXA. O banco que acredita nas pessoas. Abra sua Conta CAIXA Fácil caixa.gov.br CAIXA. O banco que acredita nas pessoas. Este guia vai ajudar você a entender os termos mais usados no dia-a-dia dos bancos, além de mostrar como é fácil e seguro

Leia mais

COMO USAR SMS ADDITIONAL TEXT EM UMA CAMPANHA ELEITORAL?

COMO USAR SMS ADDITIONAL TEXT EM UMA CAMPANHA ELEITORAL? COMO USAR SMS ADDITIONAL TEXT EM UMA CAMPANHA ELEITORAL? COMO USAR SMS EM UMA CAMPANHA ELEITORAL? Veja algumas dicas para engajar eleitores através do SMS Marketing De acordo com dados da Pnad (Pesquisa

Leia mais

- Inicie por aqueles que moram mais distantes para que possam se programar.

- Inicie por aqueles que moram mais distantes para que possam se programar. 1 ano antes ( ) Verifiquem o orçamento do casal e se receberá ajuda dos pais. ( ) Escolham a data e marquem na Igreja ou reservem o local. - Evitem feriados e datas comemorativas como, por exemplo, Páscoa

Leia mais

Ideia Tecnologia. Consultoria LIMITE DE CRÉDITO. Autor: Jonas Santos Silva

Ideia Tecnologia. Consultoria LIMITE DE CRÉDITO. Autor: Jonas Santos Silva Ideia Tecnologia Consultoria LIMITE DE CRÉDITO Autor: Jonas Santos Silva Prezado cliente, com o objetivo de tornar a sua experiência com nosso software cada vez melhor e produtiva, nós estamos desenvolvendo

Leia mais

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS 01. Tratando se das atribuições de um Vigia de um órgão público municipal, é correto afirmar que: A) A realização de rondas diurnas e noturnas tem como objetivo evitar roubos,

Leia mais

TIPOS DE RELACIONAMENTOS

TIPOS DE RELACIONAMENTOS 68 Décima-Segunda Lição CONSTRUINDO RELACIONAMENTOS DE QUALIDADE Quando falamos de relacionamentos, certamente estamos falando da inter-relação de duas ou mais pessoas. Há muitas possibilidades de relacionamentos,

Leia mais

Cuidados com a sua casa durante a viagem. Não comente sua viagem perto de pessoas estranhas. Uma opção é contratar um caseiro de confiança.

Cuidados com a sua casa durante a viagem. Não comente sua viagem perto de pessoas estranhas. Uma opção é contratar um caseiro de confiança. VIAGENS Cuidados com a sua casa durante a viagem Não comente sua viagem perto de pessoas estranhas. Uma opção é contratar um caseiro de confiança. Nas áreas externas, não deixe ferramentas e escadas, elas

Leia mais

Cartilha de Segurança para Casas Lotéricas

Cartilha de Segurança para Casas Lotéricas Cartilha de Segurança para Casas Lotéricas Cartilha de Segurança para Casas Lotéricas A Protege Corretora de Seguros, sem a pretensão de esgotar o assunto, até pela complexidade do mesmo, elaborou este

Leia mais

MANUAL DE NORMAS GERAIS E DE SEGURANÇA EM LABORATÓRIO

MANUAL DE NORMAS GERAIS E DE SEGURANÇA EM LABORATÓRIO FACULDADES INTEGRADAS DO EXTREMO SUL DA BAHIA Credenciada pela Portaria Ministerial nº 1.727 de 13/06/2002 D. O.U. 14/06/2002 MANUAL DE NORMAS GERAIS E DE SEGURANÇA EM LABORATÓRIO Eunápolis BA 2009 1.

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO CONCURSOS PÚBLICOS ROTEIRO DO FISCAL DE SALA

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO CONCURSOS PÚBLICOS ROTEIRO DO FISCAL DE SALA INSTRUÇÕES: 1. Os fiscais de sala são os responsáveis pela guarda de todo o material de aplicação recebido e utilizado na sala de prova, não devendo afastar-se do mesmo, principalmente do envelope cinza

Leia mais

Espaço do Coordenador

Espaço do Coordenador Espaço do Coordenador Guia de utilização Versão 2.5 PARTE 6: Pedidos de pessoal 2 SUMÁRIO 8.4 PEDIDOS DE PESSOAL... 6 8.4.1 CLT... 7 8.4.2 ESTAGIÁRIO... 17 8.4.3 AUTÔNOMO... 26 8.4.4 VALE ALIMENTAÇÃO/REFEIÇÃO...

Leia mais

NORMAS INTERNAS DA UTILIZAÇÃO DO HERBÁRIO DO CÂMPUS DE AQUIDAUANA - UFMS/CPAq

NORMAS INTERNAS DA UTILIZAÇÃO DO HERBÁRIO DO CÂMPUS DE AQUIDAUANA - UFMS/CPAq Serviço Público Federal Ministério da Educação Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul NORMAS INTERNAS DA UTILIZAÇÃO DO HERBÁRIO DO CÂMPUS DE AQUIDAUANA - UFMS/CPAq Define as normas internas

Leia mais

Simulador CCNA Exame de Certificação da CISCO

Simulador CCNA Exame de Certificação da CISCO Simulador CCNA Exame de Certificação da CISCO Índice 1 Informações Básicas... 1 1.1 Sair da aplicação... 1 1.2 Testar aplicação... 1 1.3 Licenciando a aplicação... 1 1.4 Aceitar as condições de uso da

Leia mais

DICAS DE SEGURANÇA PARA VOCÊ

DICAS DE SEGURANÇA PARA VOCÊ DICAS DE SEGURANÇA PARA VOCÊ DICAS DE SEGURANÇA PARA VOCÊ Além de tudo o que a Multi conquistou ao longo dos anos, percebemos que nossa experiência em segurança poderia ser útil para a sociedade. Nossa

Leia mais

safespace.link 1 Detetar a intrusão o mais cedo possível; 2 Resistir a um ataque violento, demorar ou impedir fisicamente que entrem no local;

safespace.link 1 Detetar a intrusão o mais cedo possível; 2 Resistir a um ataque violento, demorar ou impedir fisicamente que entrem no local; Uma casa segura - Proteja a sua casa de intrusos, com vários níveis de resistência física e eletrónica, para aumentar as dificuldades do gatuno e com o objetivo de evitar que ENTRE em sua casa.* É recomendado

Leia mais

COMO FAZER PARA MANTER SEU CLIENTE SEMPRE ATIVO

COMO FAZER PARA MANTER SEU CLIENTE SEMPRE ATIVO COMO FAZER PARA MANTER SEU CLIENTE SEMPRE ATIVO COMO FAZER PARA MANTER SEU CLIENTE SEMPRE ATIVO! A FÓRMULA DEFINITIVA DE FIDELIZAÇÃO Parabéns pela opção que você fez de ler este livro digital. Tenha certeza

Leia mais

Projeto da Disciplina Parte1: Estudo de Viabilidade. Um Estudo de Viabilidade

Projeto da Disciplina Parte1: Estudo de Viabilidade. Um Estudo de Viabilidade Projeto da Disciplina Parte1: Estudo de Viabilidade ENTREGA: 09/04/09 Professor: Carlos José Maria Olguin Um Estudo de Viabilidade Você deve fazer um estudo de viabilidade para um projeto de sistema de

Leia mais

Declare guerra às dívidas!

Declare guerra às dívidas! Declare guerra às dívidas! Na semana passada nossa primeira dica foi dirigida aos trabalhadores que têm algum dinheiro guardado. Demos algumas sugestões simples para evitar que o tão sacrificado pé de

Leia mais

Como escrever um estudo de caso que é um estudo de caso? Um estudo so é um quebra-cabeça que tem de ser resolvido. A primeira coisa a

Como escrever um estudo de caso que é um estudo de caso? Um estudo so é um quebra-cabeça que tem de ser resolvido. A primeira coisa a Página 1 1 Como escrever um Estudo de Caso O que é um estudo de caso? Um estudo de caso é um quebra-cabeça que tem de ser resolvido. A primeira coisa a lembre-se de escrever um estudo de caso é que o caso

Leia mais

5 Instrução e integração

5 Instrução e integração SEÇÃO 5 Instrução e integração no meio de trabalho Quando um novo funcionário entra para uma organização, é importante que ele receba um bom apoio para entender sua função e a organização. Instrução é

Leia mais

CARTA AO PASTOR. O Instituto Haggai também zela pela qualidade do curso ao aplicar uma política constante de avaliação das aulas e dos docentes.

CARTA AO PASTOR. O Instituto Haggai também zela pela qualidade do curso ao aplicar uma política constante de avaliação das aulas e dos docentes. 2 CARTA AO PASTOR Prezado Pastor: Todo líder de uma organização cristã sente a necessidade de desenvolver outros líderes. Na verdade, todos os profissionais cristãos precisam ser desafiados à liderança

Leia mais

Ponte rolante: como escolher

Ponte rolante: como escolher Ponte rolante: como escolher Vários fatores devem ser analisados antes de se optar por um modelo A decisão sobre a escolha do tipo de ponte rolante é altamente influenciada pelo local onde ela deve ser

Leia mais

Perguntas e Respostas

Perguntas e Respostas CONTA COM A GENTE PARCELE SUA DÍVIDA COM DESCONTOS NOS JUROS E MULTA Perguntas e Respostas P: O que é o Programa de Recuperação de Crédito do DMAE? R: É a oportunidade dos usuários que possuem dívidas

Leia mais

Módulo 5. Implementação do BSC para um negócio específico, definição de objetivos, apresentação de casos reais e exercícios

Módulo 5. Implementação do BSC para um negócio específico, definição de objetivos, apresentação de casos reais e exercícios Módulo 5 Implementação do BSC para um negócio específico, definição de objetivos, apresentação de casos reais e exercícios Implementando BSC para um negócio específico O BSC é uma estrutura para desenvolvimento

Leia mais

REGULAMENTO DA PORTARIA - DOS LOCAIS DE ACESSO AO CLUBE. - DOCUMENTOS A SEREM EXIGIDOS.

REGULAMENTO DA PORTARIA - DOS LOCAIS DE ACESSO AO CLUBE. - DOCUMENTOS A SEREM EXIGIDOS. REGULAMENTO DA PORTARIA INDICE CAPÍTULO I CAPÍTULO II CAPÍTULO III - DO OBJETIVO. - DOS LOCAIS DE ACESSO AO CLUBE. - DOCUMENTOS A SEREM EXIGIDOS. 1. Dos sócios titulares, seus dependentes e acompanhantes

Leia mais

DICAS DE SEGURANCA, SAIBA COMO AGIR DEPARTAMENTO DE SEGURANÇA FACULDADE ADVENTISTA DA BAHIA

DICAS DE SEGURANCA, SAIBA COMO AGIR DEPARTAMENTO DE SEGURANÇA FACULDADE ADVENTISTA DA BAHIA DEPARTAMENTO DE SEGURANÇA FACULDADE ADVENTISTA DA BAHIA DICAS DE SEGURANCA, COMO SE PREVINIR COMO IDENTIFICAR SITUAÇÕES DE RISCO O QUE FAZER SAIBA COMO AGIR RECOMENDAÇÕES DE SEGURANÇA QUERIDOS ALUNOS E

Leia mais

Estes que devem ser cultivados e cumpridos tanto pela família quanto pela escola, por isso seguem algumas orientações para casos específicos.

Estes que devem ser cultivados e cumpridos tanto pela família quanto pela escola, por isso seguem algumas orientações para casos específicos. ENSINO FUNDAMENTAL 1 NECESSIDADE DE REGRAS Para organização e convivência em qualquer segmento da sociedade se faz necessário a construção de regras que assegurem aos cidadãos tranquilidade e satisfação,

Leia mais

Programa Acessa Escola Atualização do Sistema das salas Etapa Final

Programa Acessa Escola Atualização do Sistema das salas Etapa Final Programa Acessa Escola Atualização do Sistema das salas Etapa Final As informações contidas neste documento devem ser seguidas para o completo funcionamento dos computadores da Sala do Acessa Escola. LEIA

Leia mais

Lâmpadas. Ar Condicionado. Como racionalizar energia eléctrica

Lâmpadas. Ar Condicionado. Como racionalizar energia eléctrica Como racionalizar energia eléctrica Combater o desperdício de energia eléctrica não significa abrir mão do conforto. Pode-se aproveitar todos os benefícios que a energia oferece na medida certa, sem desperdiçar.

Leia mais

Organização de tarefas e rotina doméstica

Organização de tarefas e rotina doméstica Organização de tarefas e rotina doméstica Tudo em nossas vidas hoje é muito corrido, os compromissos estão aumentando, precisamos administrar o nosso tempo com cuidado para dar conta das prioridades. Felizmente,

Leia mais

AFIXAÇÃO DE PREÇOS DE PRODUTOS E SERVIÇOS PARA O CONSUMIDOR

AFIXAÇÃO DE PREÇOS DE PRODUTOS E SERVIÇOS PARA O CONSUMIDOR Fecomércio MG Jurídico AFIXAÇÃO DE PREÇOS DE PRODUTOS E SERVIÇOS PARA O CONSUMIDOR Conforme o Código de Defesa do Consumidor, os comerciantes têm a obrigação de garantir, na oferta e apresentação de produtos

Leia mais

Condomínio Vision Campo Belo. 22-Março-2012

Condomínio Vision Campo Belo. 22-Março-2012 4ª Assembléia Condomínio Vision Campo Belo 22-Março-2012 Tópicos APROVAÇÃO DAS CONTAS DO CONDOMÍNIO; PREVISÃO ORÇAMENTÁRIA PARA 2012/13; ASSUNTOS GERAIS DE INTERESSE DO CONDOMÍNIO; ELEIÇÃO DE SÍNDICO /

Leia mais

EDUCAÇÃO FINANCEIRA. Carol Oliveira Diretora de Vendas Independente Mary Kay

EDUCAÇÃO FINANCEIRA. Carol Oliveira Diretora de Vendas Independente Mary Kay EDUCAÇÃO FINANCEIRA Carol Oliveira Diretora de Vendas Independente Mary Kay COMO A REALIDADE ENSINA... DESPESAS MENSAIS Aluguel Empréstimos Água, luz e internet Despesas com alimentação Despesa com filhos

Leia mais

GUIA DE AVALIAÇÃO DE CLIENTES PARA PROGRAMA DE RECUPERAÇÃO PÓS-DESASTRE

GUIA DE AVALIAÇÃO DE CLIENTES PARA PROGRAMA DE RECUPERAÇÃO PÓS-DESASTRE GUIA DE AVALIAÇÃO DE CLIENTES PARA PROGRAMA DE RECUPERAÇÃO PÓS-DESASTRE Este documento é uma tradução do crioulo haitiano e alguns termos foram adaptados para facilitar sua relevância para um público mais

Leia mais

Treinamento Proposta Online

Treinamento Proposta Online Treinamento Proposta Online 03 Procedimentos para preenchimento da Proposta Preenchendo a Proposta Online Digitalizando os documentos 06 20 33 Pendências nas Propostas 02 Procedimentos para preenchimento

Leia mais

Erros mais freqüentes

Erros mais freqüentes Lição 1 Erros mais freqüentes Extraímos de comunicações empresariais alguns erros, que passamos a comentar: 1. Caso se faça necessário maiores esclarecimentos... Apontamos duas falhas: 1. Caso se faça

Leia mais

Conectar diferentes pesquisas na internet por um menu

Conectar diferentes pesquisas na internet por um menu Conectar diferentes pesquisas na internet por um menu Pré requisitos: Elaboração de questionário Formulário multimídia Publicação na internet Uso de senhas na Web Visualização condicionada ao perfil A

Leia mais

Unidade 3: Acampamento Balaio

Unidade 3: Acampamento Balaio FRUTOS-3 DESAFIO Vivendo a Vida com Deus Unidade 3: Acampamento Balaio Fazendo Diferença ao Doar e Servir LIÇÃO 12 7-8 Anos Neste Trimestre, as crianças continuarão a pesquisar os cinco frutos do Trimestre

Leia mais

VENAS CORRETORA DE SEGUROS LTDA Segunda Avenida Qda. 1-B Lt. 39 3º Andar Cidade Empresarial CEP 74934-605 Aparecida de Goiânia Goiás Fone: (62)

VENAS CORRETORA DE SEGUROS LTDA Segunda Avenida Qda. 1-B Lt. 39 3º Andar Cidade Empresarial CEP 74934-605 Aparecida de Goiânia Goiás Fone: (62) INTRODUÇÃO Educando com valores O trânsito é feito pelas pessoas. E, como nas outras atividades humanas, quatro princípios são importantes para o relacionamento e a convivência social no trânsito. 1. O

Leia mais

Regulamento da Biblioteca. Este Regulamento define normas para a prestação e utilização dos serviços da Biblioteca.

Regulamento da Biblioteca. Este Regulamento define normas para a prestação e utilização dos serviços da Biblioteca. PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO Biblioteca Paulo Lacerda de Azevedo Regulamento da Biblioteca Este Regulamento define normas para a prestação e utilização dos serviços da Biblioteca. Usuários da Biblioteca Alunos

Leia mais

INFORMAÇÕES PARA O TURISTA, MAPAS E DICAS DE SEGURANÇA. As rotas delineadas neste mapa vão facilitar seus passeios e sua estadia.

INFORMAÇÕES PARA O TURISTA, MAPAS E DICAS DE SEGURANÇA. As rotas delineadas neste mapa vão facilitar seus passeios e sua estadia. INFORMAÇÕES PARA O TURISTA, MAPAS E DICAS DE SEGURANÇA Benvindo à Grande Miami e suas praias As rotas delineadas neste mapa vão facilitar seus passeios e sua estadia. Dirigir pela Grande Miami e suas praias

Leia mais

Como IDENTIFICAr AS oportunidades E CoNqUISTAr o ClIENTE

Como IDENTIFICAr AS oportunidades E CoNqUISTAr o ClIENTE Como IDENTIFICAr AS oportunidades E CoNqUISTAr o ClIENTE A abertura de empresas tem uma grande importância na sociedade em que vivemos, pois gera diversos benefícios, como empregos e riquezas para o país.

Leia mais

NORMAS DE ATENDIMENTO DA REDE DE BIBLIOTECAS

NORMAS DE ATENDIMENTO DA REDE DE BIBLIOTECAS 1. OBJETIVO As presentes NORMAS DE ATENDIMENTO regulam os procedimentos para utilização do espaço físico e acervo das Bibliotecas da Estácio. 2. DEFINIÇÕES Pergamum - Sistema Integrado de Bibliotecas utilizado

Leia mais

Em caso de sismo. Segurança escolar. Plano de emergência escolar

Em caso de sismo. Segurança escolar. Plano de emergência escolar Duas saídas Segurança escolar Plano de emergência escolar (em caso de sismo ou ) Procure conhecer sempre nos edifícios da sua escola, assim como o a realizar em caso de emergência Procure sempre conhecer

Leia mais

CÓDIGO DE ÉTICA E CONDUTA

CÓDIGO DE ÉTICA E CONDUTA CÓDIGO DE ÉTICA E CONDUTA ABRANGÊNCIA Este Código de Ética e Conduta destina-se aos colaboradores e, no que couber, aos prestadores de serviços, visitantes e fornecedores da Panificação Tocantins. INTEGRIDADE

Leia mais

AGHOS - GESTÃO E REGULAÇÃO ASSISTENCIAL E FINANCEIRA DE SAÚDE MÓDULO DE REGULAÇÃO AMBULATORIAL DE CONSULTAS ESPECIALIZADAS

AGHOS - GESTÃO E REGULAÇÃO ASSISTENCIAL E FINANCEIRA DE SAÚDE MÓDULO DE REGULAÇÃO AMBULATORIAL DE CONSULTAS ESPECIALIZADAS Manual de Regulação Ambulatorial de Consultas Especializadas SISTEMA AGHOS Versão 01.2011 ÍNDICE INTRODUÇÃO...3 1. O SISTEMA...4 1.1 Acesso ao Sistema AGHOS:...4 1.2 Teclas de funções do Sistema:...5 1.3

Leia mais

MANUAL DO USO DE ELEVADORES ÍNDICE: I Procedimentos e Cuidados

MANUAL DO USO DE ELEVADORES ÍNDICE: I Procedimentos e Cuidados MANUAL DO USO DE ELEVADORES ÍNDICE: I Procedimento e Cuidados II Verificação pelo usuário do funcionamento seguro do elevador III Procedimentos a evitar na utilização do elevador IV Orientação para a escolha

Leia mais

PROCEDIMENTO OPERACIONAL PARA CONDUÇÃO SEGURAVEICULOS LEVES

PROCEDIMENTO OPERACIONAL PARA CONDUÇÃO SEGURAVEICULOS LEVES PROCEDIMENTO OPERACIONAL PARA CONDUÇÃO SEGURAVEICULOS LEVES Sumário 1. INTRODUÇÃO... 2 2. OBJETIVO... 2 3. DOCUNTAÇÕES... 2 3.1 DO VEÍCULO... 2 3.2 DO CONDUTOR... 2 4. TREINAMENTOS... 2 5. PRATICAS SEGURAS

Leia mais