De Modelo de Blocos aos Planos de Lavra MSEP MSVALP PitExpansion MS Haulage MSSP

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "De Modelo de Blocos aos Planos de Lavra MSEP MSVALP PitExpansion MS Haulage MSSP"

Transcrição

1 De Modelo de Blocos aos Planos de Lavra MSEP MSVALP PitExpansion MS Haulage MSSP VI Seminário Prominas MineSight Brasil Prominas - Projetos e Serviços de Mineração Ltda Julho/2012 Belo Horizonte-MG

2 De Modelo de Blocos aos Planos de Lavra (Design & Equipamentos) ESTATÍSTICAS PARAMETRIZAÇÃO DE RECURSOS OTIMIZAÇÃO DE CAVAS CALCULO VALORES DOS BLOCOS MAXIMIZAÇÃO NPV ANÁLISE DE SENSIBILIDADE FASES SEQUENCIAMENTO PRELIMINAR DESIGN DE CAVAS E PILHAS GEOTECNIA VARIÁVEL CENTERLINE NAS RAMPAS CORTES DE LAVRA - MSPD MULTIPLOS MODELOS CÁLCULO DAS RESERVAS RELATÓRIOS CUSTOMIZÁVEIS PERIOD MAPS REPORTS PLOTS ANIMAÇÕES SEQUENCIAMENTO CORTES PARCIAIS CONTROLE DA FROTA REPOSIÇÃO DE EQUIPAMENTOS RELATÓRIOS DETALHADOS PERFIS DE TRANSPORTES EQUIPAMENTOS DESTINAÇÃO DOS MATERIAIS TEMPOS DE CICLOS SEQUENCIAMENTO CORTES E SOLIDOS CORTES PARCIAIS CONTROLE DA FROTA RELATÓRIOS DINÂMICOS PLATAFORMA LINDO/CPLEX

3 Ferramentas O MineSight possui ferramentas que abordam todas as fases de Planejamento de Lavra desde estudos de préviabilidade até a produção diária.

4 Modelo de Blocos Modelo estimado no MineSight Modelamento geológico; Analises geoestatística MSDA; Rotinas de interpolação (Poligonal, IDW, Krigagem, Simulação); Importação do modelo em formato ASCII Tratamento através do MSDart; Rotacionar; Reblocar; Modelo inserido no MS.

5 Modelo de Blocos MS3D

6 Estatísticas MSDA

7 MSDA Parametrização de recursos

8 Estudo de Caso Simular e encontrar a melhor taxa de produção para diversos casos (MSVALP); Escolha da cava ótima (MSOPIT); Definição dos Pushbacks (MSOPIT); Operacionalização de cavas e fases (MS PitX); Perfis de transportes e tempos de ciclos (MS Haulage); Sequenciamento matemático através do (MSSP); Dimensionamento de frota e reposição dos equipamentos em conjunto com o sequenciamento matemático (MSSP); Superfícies finais (MS3D - EOP).

9 MineSight Economic Planner (MSEP) Otimização de Cava: Algoritmo de Lerchs & Grossman; Cones Flutuantes. Otimização com vários destinos para múltiplos materiais; Preços e custos (mina e processo) variados por material; Armazena os valores diretamente no modelo de blocos durante a otimização; Surface Model.

10 MineSight Economic Planner (MSEP) Geração de Pushbacks baseados nas seguintes metodologias: MultP; MultV; MultZ. Ângulo Geral: Constante; Variando por Azimute; Complexos.

11 MineSight Economic Planner (MSEP) O MSVALP é um módulo do MSEP para geração de Sequenciamento dos Planos de Produção Preliminares através da análise da variação dos NPV s dos cenários com otimização de cutoff. Analisa o impacto do CAPEX vs Cenários de Produção; Gera Relatórios e gráficos dinâmicos (MSEPc); Os resultados servem como um guia para o sequenciamento mais detalhado no MineSight Strategic Planner (MSSP) e/ou MineSight Schedule Optimizer (MSSO).

12 Análise do Dados Validações do modelo de bloco; Litologias Classificação de recursos Densidades Teores Criar e classificar variáveis tipológicas; Informações geotécnicas; Informações de limites e áreas lavráveis; Informações econômicas.

13 Parâmetros Econômicos Informações Necessárias Teor Preço Recuperação Factor Custos de Processos Custos de Mina

14 Parâmetros Econômicos Valor = Teor x Preço x Rec. x Factor MC PC

15 Parâmetros Econômicos Factor = Unid. Teor x Unid. Receita Unid. Custos Unid. Teor Unid. Receita Unid. Custos % $/lb $/Ton Factor = % $ lb $ Ton =

16 MSEP Parâmetros Econômicos Parâmetros importantes para o Cálculo: Custos de mina; Custos de processos; Recuperação Lavra, Usina e Processos; Preço de venda; Pit Slope; Restrições; Teor de Corte Econômico Tecnológico

17 MSEP Função Benefício

18 Model Calculation Função Beneficio

19 Análise Preliminar Partindo da Função beneficio definida; Utilizamos o MSEP para geramos 10 cavas, variando o valor do metal; Essas cavas matemáticas geradas no MSEP serão usadas como input para análise no MSVALP; Definir a produção anual através do melhor NPV e o teor de corte otimizado.

20 Definição da Taxa de Produção O trabalho ilustra como aplicar MSVALP para simular e encontrar a melhor taxa de produção para diversos casos. Em particular será abordado o problema do custo variável e a taxa de alimentação na planta com base nas características do material. O estudo visa a seleção da melhor taxa de produção anual baseado no Valor Presente Líquido (VPL).

21 MSEP - Definição da Taxa de Produção Inicialmente foram geradas 10 cavas matemáticas no MSEP para servir com input no MSVALP.

22 MSEP - Definição da Taxa de Produção

23 MSEP - Definição da Taxa de Produção

24 MSVALP Definição da Taxa de Produção

25 MSVALP Produção Anual Definidos 05 cenários, variando: Taxas de alimentação: Usina Lixiviação Movimentação Total Custos: Lavra Processo Lixiviação Investimentos.

26 MSVALP Produção Anual

27 MSEPc Reports

28 MSEPc NPV Produção Anual

29 MSEPc NPV Produção Anual MELHOR NPV

30 MSEPc Reports

31 MSEPc Reports

32 MSEPc Reports

33 MSVALP Produção Anual Os valores de produção anual irão definir os custos que serão utilizados na otimização de cava e taxas de produção para o sequenciamento.

34 MSVALP Cutoff Otimizado Através da variação do teor de corte é comparado o NPV de cada cenário a fim de otimizar o cutoff. Cutoff Base Cutoff Best Cutoff Fixo

35 MSEPc Cutoff Otimizado

36 MSEP Seleção de Pit Final Definido as taxas de produção, investimentos iniciais e custos, iremos escolher a cava ótima: Seleção de cava matemáticas que maximiza a lucratividade, ou seja, maior NPV; Lerchs-Grossmann; Para a seleção foi gerado uma família de cavas com 50 pits (baseado em revenue factor); Facilidade de rodar utilizando o Multirun.

37 MSEP Otimização de Cava

38 MSEP Otimização de Cava

39 MSVALP Otimização de Cava Para avaliar a cava de máximo benefício, foi utilizado o sequenciamento do MSVALP. Input 50 pits gerados no MSEP; Análise do NPV com e sem investimentos iniciais; A ferramenta MSVALP forneceu o NPV das cavas geradas. Sumarização de resultados: Procedimento pgetrp.dat (MSEPc); Script Prominas Sentivity Analys (Excel); Escolha da Cava Ótima

40 MSVALP Otimização de Cava

41 MSVALP Otimização de Cava

42 MSVALP Otimização de Cava

43 Cava Ótima Escolhida

44 Fases Matemáticas Geradas através do MSEP com o conceito de MultP; As premissas utilizadas foram o espaçamento entre pushbacks e taxas de produção; Definido a utilização de 04 fases, que serão operacionalizadas e utilizadas com base para o sequenciamento no MSSP e MSSO. Foram limitadas na cava matemática escolhida;

45 Pit Expansion Operacionalização Pit Expansion é a ferramenta MineSight que permite a criação de: Cavas operacionais; Operacionalização de fases; Design de planos de lavra; Pilhas de estéril;

46 Pit Expansion Operacionalização Pit Base Operacional Cava matemática Pit Base Cava Oeracional

47 Pit Expansion Operacionalização Largura de rampas e slots variáveis; Bancos simples e duplos; Geotecnia variável por Azimuth, bancos ou leitura no modelo de blocos; Cavas drenadas; Rampas com centerline para ser usado no MS Haulage.

48 Pit Expansion Cava Final

49 Pit Expansion Cava Final

50 Pit Expansion Fases

51 Pit Expansion Fases

52 Pit Expansion Fases

53 Pit Expansion Fases

54 MS Haulage Perfis de Transportes O MineSight Haulage é a ferramenta que permite gerar tempos de ciclo e dimensionar equipamentos de carregamento e transporte em função das rotas dos materiais por avanço; Interação direta com o MSIP e utiliza o MSPD para armazenamento e gerenciamento dos dados de entrada no programa (pontos, rotas, junção e demais dados relacionados); Fornece os tempos de ciclos para input no MSSP/MSSO.

55 MS Haulage Perfis de Transportes

56 MS Haulage Perfis de Transportes

57 MS Haulage Perfis de Transportes

58 MS Haulage Perfis de Transportes Arquivo de input MSSP - cyc821.csv

59 MSSP Sequenciamento de Lavra Para o sequenciamento foi utilizado o software MSSP; Ferramenta estudos de longo prazo; Maximizar o NPV; Premissas de produção e avanços; Controle de equipamentos.

60 MSSP Metodologia Preparatory Work Generate Reserve Files, Cycle time Files Generate schedule Map Reserve Classes to Schedule materials Manual Mapping Auto mapping Specify targets, constraints, destinations, capacities

61 MSSP Cubagens Fases Pitres.dat Arquivos Schedules

62 MSSP Cubagens Fases

63 MSSP Cubagens Fases

64 MSSP Configurações Define Production Classes

65 Define Destinations MSSP Configurações

66 Define Trucks MSSP Configurações

67 Define Shovels MSSP Configurações

68 Capital Investment MSSP Configurações

69 Target Constraints MSSP Configurações

70 Precedence by Period MSSP Configurações

71 Reports MSSP Reports

72 MSSP Reports Gráficos gerados automaticamente no Excel

73 MSSP Reports Número de Trucks Frotas utilizadas Reposição de equipamentos

74 MSSP Reports Número de Shovels Frotas utilizadas Reposição de equipamentos

75 NPV Final Taxa de interna de retorno Fluxo de caixa completo MSSP Reports

76 MS3D End of Period Criação das superfícies finais

77 MS3D EoP Ano 00

78 MS3D EoP Ano 01

79 MS3D EoP Ano 02

80 MS3D EoP Ano 03

81 MS3D EoP Ano 04

82 MS3D EoP Ano 05

83 MS3D EoP Ano 06

84 MS3D EoP Ano 07

85 MS3D EoP Ano 08

86 MS3D EoP Ano 09

87 MS3D EoP Ano 10

88 MS3D EoP Ano 11

89 MS3D EoP Ano 12

90 MS3D EoP Ano 13

91 MS3D EoP Ano 14

92 MS3D EoP Ano 15

93 MS3D EoP Ano 16

94 MS3D EoP Ano 17

95 MS3D EoP Ano 18

96 MS3D EoP Ano 19

97 MS3D EoP

De Modelo de Blocos aos Planos de Lavra MSIP - MS Haulage - MSSO

De Modelo de Blocos aos Planos de Lavra MSIP - MS Haulage - MSSO De Modelo de Blocos aos Planos de Lavra MSIP - MS Haulage - MSSO Prominas - Projetos e Serviços de Mineração Ltda www.prominas.net VI Seminário Prominas MineSight Brasil Belo Horizonte-MG 27 de Julho de

Leia mais

Deswik.LHS. Sequenciamento do Transporte e Deposição de Material

Deswik.LHS. Sequenciamento do Transporte e Deposição de Material Deswik.LHS Sequenciamento do Transporte e Deposição de Material SOFTWARE INOVADOR QUE POSSIBILITA A OTIMIZAÇÃO DOS RESULTADOS DE TRANSPORTE E DEPOSIÇÃO DE MATERIAIS Maximize o valor dos projetos por meio

Leia mais

www.threedify.com Informações de Contato: O Poder da Modelagem em 3D e Software de Planejamento de Mina Empresa Inovadora de Software para Mineração

www.threedify.com Informações de Contato: O Poder da Modelagem em 3D e Software de Planejamento de Mina Empresa Inovadora de Software para Mineração Visite nossa página na web para informações mais detalhadas em: www.threedify.com Empresa Inovadora de Software para Mineração Informações de Contato: Endereço: 2720 Queensview Drive, Suite #1130, Ottawa,

Leia mais

ALTERNATIVAS PARA DEPOSIÇÃO DE ESTÉRIL PARA A MINA DO BARREIRO

ALTERNATIVAS PARA DEPOSIÇÃO DE ESTÉRIL PARA A MINA DO BARREIRO ALTERNATIVAS PARA DEPOSIÇÃO DE ESTÉRIL PARA A MINA DO BARREIRO Marcélio Prado Fontes,Vale Fertilizantes/CEFET marcelio.fontes@valefert.com Rodrigo de Lemos Peroni UFRGS Luciano Nunes Capponi, Vale Fertilizantes

Leia mais

UM PLANO DE MINA INTEGRADO: CONECTANDO ESTRATÉGIAS DE PLANIFICAÇÃO DE LONGO, MÉDIO E CURTO PRAZO EM PEÑASQUITO, DA GOLDCORP

UM PLANO DE MINA INTEGRADO: CONECTANDO ESTRATÉGIAS DE PLANIFICAÇÃO DE LONGO, MÉDIO E CURTO PRAZO EM PEÑASQUITO, DA GOLDCORP UM PLANO DE MINA INTEGRADO: CONECTANDO ESTRATÉGIAS DE PLANIFICAÇÃO DE LONGO, MÉDIO E CURTO PRAZO EM PEÑASQUITO, DA GOLDCORP Raul Ernesto Vivas, Mintec Inc., Tucson, AZ Angel Nava, Goldcorp, Zacatecas,

Leia mais

Abaixo seguem algumas telas do software, com as descrições das etapas para inclusão das informações e visualização dos resultados:

Abaixo seguem algumas telas do software, com as descrições das etapas para inclusão das informações e visualização dos resultados: Cálculo de CUSTOS Geração de Orçamento rápido no CALDsoft7 O software de planificação em caldeiraria CALDsoft7 possibilita à sua empresa o cadastro de materiais padrão, dimensões de chapa, espessuras bem

Leia mais

LAUDO DE AVALIAÇÃO DO SISTEMA ATUAL. Atende plenamente

LAUDO DE AVALIAÇÃO DO SISTEMA ATUAL. Atende plenamente EMPRESA MODELO LTDA. SOFTWAREHOUSE: PADRÃO INFORMÁTICA S.A. LAUDO DE AVALIAÇÃO DO SISTEMA ATUAL RESUMO GERAL DO SISTEMA Nota do Sistema atual Atende plenamente RESUMO DOS REQUISITOS AVALIADOS NO SISTEMA

Leia mais

O MINESIGHT PARA GEÓLOGOS: Uma abordagem integrada quanto à modelagem geológica

O MINESIGHT PARA GEÓLOGOS: Uma abordagem integrada quanto à modelagem geológica a série mintec: integrada quanto à modelagem geológica O MINESIGHT PARA GEÓLOGOS: Uma abordagem integrada quanto à modelagem geológica O MineSight oferece aos geólogos, engenheiros e topógrafos uma solução

Leia mais

PLANO DE INTERVENÇÃO DE INCÊNDIO

PLANO DE INTERVENÇÃO DE INCÊNDIO PLANO DE INTERVENÇÃO DE INCÊNDIO OBJETIVO Estabelece princípios gerais para: o levantamento de riscos de incêndios; a elaboração de Planos de Intervenção Incêndio; padronização das formas de intervenção

Leia mais

Protótipo de Dimensionamento de Frota. ilab Sistemas Especialistas

Protótipo de Dimensionamento de Frota. ilab Sistemas Especialistas Tópicos da apresentação Objetivo da aplicação Configuração de frentes Configuração de turnos Configuração de caminhões Configuração de transporte Cálculo de ciclo Restrições consideradas Modelo de otimização

Leia mais

COMO AJUSTAR PREMISSAS E CENÁRIOS UTILIZANDO BARRAS DE ROLAGEM DO EXCEL

COMO AJUSTAR PREMISSAS E CENÁRIOS UTILIZANDO BARRAS DE ROLAGEM DO EXCEL COMO AJUSTAR PREMISSAS E CENÁRIOS! O que é Barra de Rolagem do Excel?! Como simular premissas e cenários com esta ferramenta?! Como visualizar premissas máximas e mínimas de um projeto?! Qual o efeito

Leia mais

POLÍTICA DE RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL

POLÍTICA DE RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL Versão Julho de 2015 POLÍTICA DE RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL (Política e procedimentos relacionados à responsabilidade socioambiental da Gávea DTVM nos termos da Resolução BCB no 4.327, de 25 de abril

Leia mais

UTILIZAÇÃO DE RECURSOS AVANÇADOS DO EXCEL EM FINANÇAS (PARTE II): ATINGIR META E SOLVER

UTILIZAÇÃO DE RECURSOS AVANÇADOS DO EXCEL EM FINANÇAS (PARTE II): ATINGIR META E SOLVER UTILIZAÇÃO DE RECURSOS AVANÇADOS DO EXCEL EM FINANÇAS (PARTE II): ATINGIR META E SOLVER! Planilha entregue para a resolução de exercícios! Quando usar o Atingir Meta e quando usar o Solver Autor: Francisco

Leia mais

VÃOS DESNIVELADOS, UTILIZANDO PERFIL DE PROJETO DIGITAL, SOFTWARE EM AMBIENTE VISUAL E BASE DE DADOS RELACIONAL

VÃOS DESNIVELADOS, UTILIZANDO PERFIL DE PROJETO DIGITAL, SOFTWARE EM AMBIENTE VISUAL E BASE DE DADOS RELACIONAL GLT/15 17 à 22 de outubro de 1999 Foz do Iguaçu Paraná - Brasil GRUPO III GRUPO DE ESTUDOS DE LINHAS DE TRANSMISSÃO (GLT) AVALIAÇÃO DO CARREGAMENTO ELÉTRICO DE LTs EM VÃOS DESNIVELADOS, UTILIZANDO PERFIL

Leia mais

QUALIDADE DE SOFTWARE

QUALIDADE DE SOFTWARE QUALIDADE DE SOFTWARE - 02 Luiz Leão luizleao@gmail.com http://www.luizleao.com Questão 1 A ISO 9000-3 é um guia para a aplicação da ISO 9001 para o desenvolvimento, fornecimento e manutenção de software.

Leia mais

Instruções para elaboração de TCC PROPOSTA DE NEGÓCIOS

Instruções para elaboração de TCC PROPOSTA DE NEGÓCIOS INSPER INSTITUTO DE ENSINO E PESQUISA PROGRAMAS CERTIFICATES Instruções para elaboração de TCC PROPOSTA DE NEGÓCIOS Estas instruções para elaboração de TCC do tipo Proposta de Negócio possuem dois tópicos:

Leia mais

CHAMADA PÚBLICA SIMPLIFICADA Nº 15/2013 SELEÇÃO DE PROFISSIONAIS PARA O PROJETO REGISTRO DE IDENTIDADE CIVIL REPLANEJAMENTO E NOVO PROJETO PILOTO

CHAMADA PÚBLICA SIMPLIFICADA Nº 15/2013 SELEÇÃO DE PROFISSIONAIS PARA O PROJETO REGISTRO DE IDENTIDADE CIVIL REPLANEJAMENTO E NOVO PROJETO PILOTO CHAMADA PÚBLICA SIMPLIFICADA Nº 15/2013 SELEÇÃO DE PROFISSIONAIS PARA O PROJETO REGISTRO DE IDENTIDADE CIVIL REPLANEJAMENTO E NOVO PROJETO PILOTO 1. PROJETO SELECIONA PROFISSIONAIS PARA DIVERSOS PERFIS

Leia mais

UTILIZAÇÃO DE MÉTODOS COMPUTACIONAIS PARA CONSTRUÇÃO DE PLANOS DE LAVRA DRENADOS

UTILIZAÇÃO DE MÉTODOS COMPUTACIONAIS PARA CONSTRUÇÃO DE PLANOS DE LAVRA DRENADOS UTILIZAÇÃO DE MÉTODOS COMPUTACIONAIS PARA CONSTRUÇÃO DE PLANOS DE LAVRA DRENADOS Leonardo Alves Gerente de Projetos. prominas@prominas.net Edgar Mario Müller Coordenador de Projetos Gislei G. Silva Diretor

Leia mais

Recursos Hídricos. Clima e Recursos Hídricos. Anexo III-e. Prospecção Tecnológica. Síntese de Painel de Especialistas

Recursos Hídricos. Clima e Recursos Hídricos. Anexo III-e. Prospecção Tecnológica. Síntese de Painel de Especialistas Centro de Gestão e Estudos Estratégicos Ciência, Tecnologia e Inovação Anexo III-e Recursos Hídricos Clima e Recursos Hídricos Síntese de Painel de Especialistas 1 Contexto Os sistemas hídricos brasileiros

Leia mais

Plano de Intervenção de Incêndio

Plano de Intervenção de Incêndio SECRETARIA DE ESTADO DOS NEGÓCIOS DA SEGURANÇA PÚBLICA POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DE SÃO PAULO Corpo de Bombeiros SUMÁRIO 1 Objetivo 2 Aplicação 3 Definições INSTRUÇÃO TÉCNICA Nº 16/2004 Plano de Intervenção

Leia mais

ADM041 / EPR806 Sistemas de Informação

ADM041 / EPR806 Sistemas de Informação ADM041 / EPR806 Sistemas de Informação UNIFEI Universidade Federal de Itajubá Prof. Dr. Alexandre Ferreira de Pinho 1 Sistemas de Apoio à Decisão (SAD) Tipos de SAD Orientados por modelos: Criação de diferentes

Leia mais

PROJETO CONCEITUAL DE APROVEITAMENTO ECONÔMICO DE CAMADAS DE CARVÃO UM ESTUDO DE CASO

PROJETO CONCEITUAL DE APROVEITAMENTO ECONÔMICO DE CAMADAS DE CARVÃO UM ESTUDO DE CASO PROJETO CONCEITUAL DE APROVEITAMENTO ECONÔMICO DE CAMADAS DE CARVÃO UM ESTUDO DE CASO Sarah Ribeiro Guazzelli Taís Renata Câmara Rodrigo de Lemos Peroni André Cezar Zingano Gustavo Steffen Daniel Fontoura

Leia mais

A sigla CAD pode representar duas definições principais, das quais muitas vezes são empregadas inadequadamente:

A sigla CAD pode representar duas definições principais, das quais muitas vezes são empregadas inadequadamente: A sigla CAD pode representar duas definições principais, das quais muitas vezes são empregadas inadequadamente: Computer Aided Drafting (CAD) a palavra drafting pode ser traduzida como desenho técnico,

Leia mais

A seguir são apresentadas as etapas metodológicas da Pesquisa CNT de Rodovias.

A seguir são apresentadas as etapas metodológicas da Pesquisa CNT de Rodovias. Metodologia A Pesquisa CNT de Rodovias propõe-se a avaliar a situação das rodovias brasileiras a partir da perspectiva dos usuários da via. As características - pavimento, sinalização e geometria - são

Leia mais

Especificação Técnica Sistema ABS TEM+

Especificação Técnica Sistema ABS TEM+ Especificação Técnica Sistema ABS TEM+ A solução ABS TEM+ desenvolvida pela Vergence é baseada no conceito de TEM (Telecom Expenses Management), o qual visa a aplicação de melhoras em relação à tecnologia,

Leia mais

Banco de Boas Práticas Ambientais. Estudo de Caso. Reaproveitamento de Rejeitos na Mineração - Projeto Areia Industrial

Banco de Boas Práticas Ambientais. Estudo de Caso. Reaproveitamento de Rejeitos na Mineração - Projeto Areia Industrial Banco de Boas Práticas Ambientais Estudo de Caso Reaproveitamento de Rejeitos na Mineração - Projeto Areia Industrial Empresa: MINERITA - Minérios Itaúna Ltda Endereço: Localidade Lagoa das Flores, s/n,

Leia mais

Simulação e Gerenciamento de Manufatura. Quadro comparativo entre o Max-Prod e seu principal concorrente (Software importado)

Simulação e Gerenciamento de Manufatura. Quadro comparativo entre o Max-Prod e seu principal concorrente (Software importado) Simulação e Gerenciamento de Manufatura Quadro comparativo entre o Max-Prod e seu principal concorrente (Software importado) Max-Prod Software importado Simulação e Otimização da Carga de Máquinas e Sequenciamento

Leia mais

DESCRIÇÃO VALOR UNIDADE Comprimento máximo

DESCRIÇÃO VALOR UNIDADE Comprimento máximo CAPA Na capa da Ficha Técnica devem estar claramente as informações para identificação da equipe, escola, número do carro, semelhante às capas utilizadas nos relatórios de projeto da competição nacional.

Leia mais

QUALIDADE DE SOFTWARE

QUALIDADE DE SOFTWARE DOCENTE PROFESSOR CELSO CANDIDO QUALIDADE DE SOFTWARE Formação: o Bacharel em Sistemas de Informações (SI); o MBA em Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC). Conhecimentos: o Web Designer; o Arquitetura

Leia mais

A solução que faltava para seu estúdio fotográfico

A solução que faltava para seu estúdio fotográfico A solução que faltava para seu estúdio fotográfico Numa parceria com a ViaColor - um dos maiores laboratórios fotográficos do país - surge o INTRANETSTUDIO, um software diferenciado para a gestão de estúdios

Leia mais

Circular. Técnica. GestFrut_Pêssego: Sistema para Avaliações Econômico-financeiras da Produção de Pêssego. Apresentação Geral do Sistema.

Circular. Técnica. GestFrut_Pêssego: Sistema para Avaliações Econômico-financeiras da Produção de Pêssego. Apresentação Geral do Sistema. ISSN 1808-6810 104 Circular Técnica Bento Gonçalves, RS Novembro, 2014 Autores Joelsio José Lazzarotto Med. Vet., Dr., Pesquisador, Embrapa Uva e Vinho, Bento Gonçalves, RS, joelsio.lazzarotto@embrapa.br

Leia mais

ANEXO 5 ESCOPO DO ESTUDO DE VIABILIDADE TÉCNICA, ECONÔMICA E JURÍDICA

ANEXO 5 ESCOPO DO ESTUDO DE VIABILIDADE TÉCNICA, ECONÔMICA E JURÍDICA ANEXO 5 ESCOPO DO ESTUDO DE VIABILIDADE TÉCNICA, ECONÔMICA E JURÍDICA O estudo a ser entregue deverá avaliar a viabilidade do projeto de PPP proposto segundo a ótica de todos os fornecedores de capital

Leia mais

Avaliação da Eficiência Energética do Grande Cliente. Eng. Gilson Nakagaki COPEL Distribuição S.A. Gilson.nakagaki@copel.com

Avaliação da Eficiência Energética do Grande Cliente. Eng. Gilson Nakagaki COPEL Distribuição S.A. Gilson.nakagaki@copel.com 21 a 25 de Agosto de 2006 Belo Horizonte - MG Avaliação da Eficiência Energética do Grande Cliente Eng. Gilson Nakagaki COPEL Distribuição S.A. Gilson.nakagaki@copel.com RESUMO Em razão da abertura de

Leia mais

Válvulas de Controle-"Case"- Copesul. Nelzo Luiz Neto da Silva 1 Jader Weber Brum 2

Válvulas de Controle-Case- Copesul. Nelzo Luiz Neto da Silva 1 Jader Weber Brum 2 Válvulas de Controle-"Case"- Copesul Nelzo Luiz Neto da Silva 1 Jader Weber Brum 2 RESUMO Visando rever conceitos, procedimentos, estratégias e tecnologias voltadas para a manutenção de válvulas, partimos

Leia mais

Sistemas Operacionais

Sistemas Operacionais Aula 9 Sistemas Operacionais Ivan Saraiva Silva Ciência da Computação 2005.1 Gerência de Memória Um sistema de memória possui pelo menos dois níveis: Memória principal: RAM (acessada pela CPU) Memória

Leia mais

Planejamento do Projeto. Projeto do Produto Engenharia de Produção

Planejamento do Projeto. Projeto do Produto Engenharia de Produção do Produto Engenharia de Produção Gestão de s Iniciação Planejamento Controle Execução Encerramento Definir interessados no projeto Planejamento do Plano de - Declaração do escopo - Atividades e duração

Leia mais

1.1 GENERALIDADES 1.2 PROJEÇÃO DA MATRIZ PARA O ANO DE REFERÊNCIA

1.1 GENERALIDADES 1.2 PROJEÇÃO DA MATRIZ PARA O ANO DE REFERÊNCIA METODOLOGIA DE PROJEÇÃO DA MATRIZ PARA O ANO DE REFERÊNCIA E PARA OS DEMAIS HORIZONTES DE PROJETO E DA MODIFICAÇÃO DA REDE EM FUNÇÃO DAS NECESSIDADES DOS PROJETOS 1.1 GENERALIDADES O estudo estratégico

Leia mais

INFORMAÇÕES GERAIS RESULTADOS GARANTIDOS

INFORMAÇÕES GERAIS RESULTADOS GARANTIDOS Programação INFORMAÇÕES GERAIS CARGA-HORÁRIA: 08 horas, desenvolvidas em um dia. PÚBLICO-ALVO: Profissionais que atuam em programas de assessment, seleção de pessoal, avaliação de potencial e capacitação.

Leia mais

White-box test: Também conhecido como teste estrutural, tem por objetivo validar os dados derivados das funções do sistema.

White-box test: Também conhecido como teste estrutural, tem por objetivo validar os dados derivados das funções do sistema. 22. Planejamento, Especificação e Execução dos Testes A implantação de um sistema de boa qualidade, dentro de um prazo específico, pode ser seriamente prejudicada caso uma etapa extremamente importante

Leia mais

IT - 11 PLANO DE INTERVENÇAO DE INCÊNDIO

IT - 11 PLANO DE INTERVENÇAO DE INCÊNDIO IT - 11 PLANO DE INTERVENÇAO DE INCÊNDIO SUMÁRIO ANEXOS 1 Objetivo A Planilha de levantamento de dados 2 Aplicação B Fluxograma do Plano de Intervenção de Incêndio 3 Referências Normativas e Bibliográficas

Leia mais

Impresso em 26/08/2015 10:53:30 (Sem título) IDENTIFICAÇÃO, ACESSO E MONITORAMENTO DE REQUISITOS LEGAIS E OUTROS REQUISITOS

Impresso em 26/08/2015 10:53:30 (Sem título) IDENTIFICAÇÃO, ACESSO E MONITORAMENTO DE REQUISITOS LEGAIS E OUTROS REQUISITOS Aprovado ' Elaborado por Cintia Kikuchi/BRA/VERITAS em 30/12/2014 Verificado por Fernando Cianci em 06/01/2015 Aprovado por Americo Venturini/BRA/VERITAS em 06/01/2015 ÁREA QHSE Tipo Procedimento Regional

Leia mais

Estudo de Casos 57. 5.1. Estudo de Caso 1: Velocidade Intervalar e Espessura da Camada

Estudo de Casos 57. 5.1. Estudo de Caso 1: Velocidade Intervalar e Espessura da Camada Estudo de Casos 57 5 Estudo de Casos Neste capítulo são relatados três estudos de caso com sismogramas de referência sintéticos que têm como objetivo avaliar o modelo proposto. Na descrição dos estudos

Leia mais

SIMPÓSIO INTERNACIONAL SOBRE GESTÃO DE RECURSOS HÍDRICOS. Gramado, RS, de 5 a 8 de Outubro de 1998 SISTEMA DE INVENTÁRIO DE BACIAS HIDROGRÁFICAS- SINV

SIMPÓSIO INTERNACIONAL SOBRE GESTÃO DE RECURSOS HÍDRICOS. Gramado, RS, de 5 a 8 de Outubro de 1998 SISTEMA DE INVENTÁRIO DE BACIAS HIDROGRÁFICAS- SINV SISTEMA DE INVENTÁRIO DE BACIAS HIDROGRÁFICAS- SINV Jorge M.Damazio 1, Fernanda da S. Costa 1, Fernando P. das Neves 1 Resumo - Este trabalho descreve as principais características do software SINV 3.1

Leia mais

Projeto de inovação do processo de monitoramento de safra da Conab

Projeto de inovação do processo de monitoramento de safra da Conab Projeto de inovação do processo de monitoramento de safra da Conab Projeto elaborado por Lorenzo Seguini lorenzo_seguini@yahoo.it Projeto Diálogos Setoriais União Europeia - Brasil 1 Sumário 1. Introdução...3

Leia mais

Orçamento Público: Visão Geral

Orçamento Público: Visão Geral Orçamento Público: Visão Geral Versão para impressão ANEXO: SISTEMA INTEGRADO DE PLANEJAMENTO E ORÇAMENTO - SIOP Atualizado em: fevereiro/2013 Copyright ENAP 2013 Todos os direitos reservados SUMÁRIO ANEXO:

Leia mais

Programa Nacional de Rastreamento de Embarcações de Pesca por Satélite

Programa Nacional de Rastreamento de Embarcações de Pesca por Satélite Programa Nacional de Rastreamento de Embarcações de Pesca por Satélite O programa foi instituído por meio da Instrução Normativa Interministerial n.º 02, de 04 de setembro de 2006 e criado em virtude do

Leia mais

Projeto: Qualificação e Integração de Fornecedores da Cadeia Produtiva de Petróleo e Gás no âmbito do MERCOSUL PROCESSO DE SELEÇÃO DE EMPRESAS

Projeto: Qualificação e Integração de Fornecedores da Cadeia Produtiva de Petróleo e Gás no âmbito do MERCOSUL PROCESSO DE SELEÇÃO DE EMPRESAS Projeto: Qualificação e Integração de Fornecedores da Cadeia Produtiva de Petróleo e Gás no âmbito do MERCOSUL PROCESSO DE SELEÇÃO DE EMPRESAS 1. PANORAMA DO PROJETO O Projeto Qualificação e Integração

Leia mais

TUTORIAL SimSched Pit Optimizer Beta

TUTORIAL SimSched Pit Optimizer Beta TUTORIAL SimSched Pit Optimizer Beta Fevereiro/205 SUMÁRIO. MININGMATH... 3 2. SIMSCHED... 3 3. INSTALAÇÃO... 4 4. INICIALIZAÇÃO DO SIMSCHED... 4 5. ATIVAÇÃO DA LICENÇA... 6 6. FORMATAÇÃO DO MODELO DE

Leia mais

3.4 Representação física: alocação encadeada (dinâmica) Ptlista - variável ponteiro externa que indica o início da lista.

3.4 Representação física: alocação encadeada (dinâmica) Ptlista - variável ponteiro externa que indica o início da lista. 3.4 Representação física: alocação encadeada (dinâmica) As posições de memória são alocadas (ou desalocadas) na medida em que são necessárias (ou dispensadas). Os nós de uma lista encontram-se aleatoriamente

Leia mais

9º ENTEC Encontro de Tecnologia: 23 a 28 de novembro de 2015

9º ENTEC Encontro de Tecnologia: 23 a 28 de novembro de 2015 UTILIZAÇÃO DA FERRAMENTA SOVER PARA MAXIMIZAR O LUCRO EM UMA PRODUÇÃO DE GASOLINA Ana Carolina Borges Silva 1 ; Ana Paula Silva 2 1,2 Universidade de Uberaba carolina.borges87@gmail.com, msanapaulas@gmail.com

Leia mais

POLÍTICA DE GESTÃO DE PESSOAS DA SUPERINTENDÊNCIA NACIONAL DE PREVIDÊNCIA COMPLEMENTAR PREVIC

POLÍTICA DE GESTÃO DE PESSOAS DA SUPERINTENDÊNCIA NACIONAL DE PREVIDÊNCIA COMPLEMENTAR PREVIC POLÍTICA DE GESTÃO DE PESSOAS DA SUPERINTENDÊNCIA NACIONAL DE PREVIDÊNCIA COMPLEMENTAR PREVIC 1. CONCEITOS E DEFINIÇÕES 1.1 Políticas de Gestão de Pessoas são o conjunto de estratégias ou políticas específicas

Leia mais

SEQUENCIAMENTO DIRETO DE BLOCOS

SEQUENCIAMENTO DIRETO DE BLOCOS SEQUENCIAMENTO DIRETO DE BLOCOS Octávio Guimarães - MiningMath Associates - octavio.guimaraes@miningmath.com Alexandre Marinho - MiningMath Associates - alexandre.marinho@miningmath.com RESUMO Este artigo

Leia mais

UTILIZAÇÃO DE RECURSOS AVANÇADOS DO EXCEL TABELA

UTILIZAÇÃO DE RECURSOS AVANÇADOS DO EXCEL TABELA UTILIZAÇÃO DE RECURSOS AVANÇADOS DO EXCEL TABELA! Fazendo simulações rapidamente! Comparando resultados na análise de sensibilidade! Relacionando variáveis e gerando valores para uma tomada de decisão!

Leia mais

BACHARELADO EM SISTEMAS DE INFORMAÇÃO EaD UAB/UFSCar Sistemas de Informação - prof. Dr. Hélio Crestana Guardia

BACHARELADO EM SISTEMAS DE INFORMAÇÃO EaD UAB/UFSCar Sistemas de Informação - prof. Dr. Hélio Crestana Guardia O Sistema Operacional que você usa é multitasking? Por multitasking, entende-se a capacidade do SO de ter mais de um processos em execução ao mesmo tempo. É claro que, num dado instante, o número de processos

Leia mais

DEFINIÇÃO DE ÁREAS POTENCIAIS AO RISCO DE DESLIGAMENTO DE LINHAS DE TRANSMISSÃO DEVIDO A INCÊNDIOS - PLANEJAMENTO E CRITÉRIOS DE MANUTENÇÃO

DEFINIÇÃO DE ÁREAS POTENCIAIS AO RISCO DE DESLIGAMENTO DE LINHAS DE TRANSMISSÃO DEVIDO A INCÊNDIOS - PLANEJAMENTO E CRITÉRIOS DE MANUTENÇÃO DEFINIÇÃO DE ÁREAS POTENCIAIS AO RISCO DE DESLIGAMENTO DE LINHAS DE TRANSMISSÃO DEVIDO A INCÊNDIOS - PLANEJAMENTO E CRITÉRIOS DE MANUTENÇÃO Giovani Eduardo Braga(1) Leonardo Santana O. Dias(2) Carlos Alberto

Leia mais

EMENTAS DAS DISCIPLINAS

EMENTAS DAS DISCIPLINAS EMENTAS DAS DISCIPLINAS CURSO DE GRADUAÇÃO DE ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS INTRODUÇÃO À COMPUTAÇÃO A disciplina aborda o estudo da área de Informática como um todo, e dos conceitos fundamentais,

Leia mais

Gestão de Projetos. Aula 6. Organização da Aula 6. Variáveis Tamanho. Contextualização. Fator Administrativo. Instrumentalização. Variáveis do projeto

Gestão de Projetos. Aula 6. Organização da Aula 6. Variáveis Tamanho. Contextualização. Fator Administrativo. Instrumentalização. Variáveis do projeto Gestão de Projetos Aula 6 Organização da Aula 6 Variáveis do projeto Fatores importantes ao projeto Avaliação do projeto Profa. Dra. Viviane M. P. Garbelini Dimensionamento e horizonte de planejamento

Leia mais

TCC CURSO POS-GRADUAÇÃO ESPECIALIZAÇÃO DESIGN INSTRUCIONAL ROTEIRO DO PROJETO DE DESIGN INSTRUCIONAL DE UM CURSO

TCC CURSO POS-GRADUAÇÃO ESPECIALIZAÇÃO DESIGN INSTRUCIONAL ROTEIRO DO PROJETO DE DESIGN INSTRUCIONAL DE UM CURSO TCC CURSO POS-GRADUAÇÃO ESPECIALIZAÇÃO DESIGN INSTRUCIONAL ROTEIRO DO PROJETO DE DESIGN INSTRUCIONAL DE UM CURSO 1. INTRODUÇÃO 1.1. CONTEXTO EM QUE O PROJETO SERÁ REALIZADO: Dados Gerais sobre a instituição

Leia mais

COMPANHIA IMOBILIÁRIA DE BRASÍLIA - TERRACAP AGÊNCIA DE DESENVOLVIMENTO DO DISTRITO FEDERAL

COMPANHIA IMOBILIÁRIA DE BRASÍLIA - TERRACAP AGÊNCIA DE DESENVOLVIMENTO DO DISTRITO FEDERAL COMPANHIA IMOBILIÁRIA DE BRASÍLIA - TERRACAP AGÊNCIA DE DESENVOLVIMENTO DO DISTRITO FEDERAL DIPRE Diretoria de Prospecção e Formatação de Novos Empreendimentos GEPRE Gerência de Prospecção de Novos Empreendimentos

Leia mais

Channel. Módulo Gerencial. Tutorial. Atualizado com a versão 4.02

Channel. Módulo Gerencial. Tutorial. Atualizado com a versão 4.02 Channel Módulo Gerencial Tutorial Atualizado com a versão 4.02 Copyright 2009 por JExperts Tecnologia Ltda. todos direitos reservados. É proibida a reprodução deste manual sem autorização prévia e por

Leia mais

Teste de Redução ao Valor Recuperável de Ativos

Teste de Redução ao Valor Recuperável de Ativos Teste de Redução ao Valor Recuperável de Ativos Tel. (11) 2592.5704 Sumário 1 INTRODUÇÃO... 3 2 TESTE DE REDUÇÃO AO VALOR RECUPERÁVEL... 4 2.1 BASE PARA CÁLCULO DO VALOR DE USO... 4 2.1.1 TAXA DE DESCONTO...

Leia mais

PROBLEMAS ATUAIS DA LOGÍSTICA URBANA NA ENTREGA DE MATERIAIS HOSPITALARES UM ESTUDO INVESTIGATIVO

PROBLEMAS ATUAIS DA LOGÍSTICA URBANA NA ENTREGA DE MATERIAIS HOSPITALARES UM ESTUDO INVESTIGATIVO PROBLEMAS ATUAIS DA LOGÍSTICA URBANA NA ENTREGA DE MATERIAIS HOSPITALARES UM ESTUDO INVESTIGATIVO Frederico Souza Gualberto Rogério D'Avila Edyr Laizo Leise Kelli de Oliveira PROBLEMAS ATUAIS DA LOGÍSTICA

Leia mais

7 etapas para construir um Projeto Integrado de Negócios Sustentáveis de sucesso

7 etapas para construir um Projeto Integrado de Negócios Sustentáveis de sucesso 7 etapas para construir um Projeto Integrado de Negócios Sustentáveis de sucesso Saiba como colocar o PINS em prática no agronegócio e explore suas melhores opções de atuação em rede. Quando uma empresa

Leia mais

GESTÃO DAS PERDAS EM ALIMENTADORES DA COPEL

GESTÃO DAS PERDAS EM ALIMENTADORES DA COPEL COMISSÃO DE INTEGRAÇÃO ENERGÉTICA REGIONAL COMITÊ NACIONAL BRASILEIRO V CIERTEC - SEMINÁRIO INTERNACIONAL SOBRE GESTÃO DE PERDAS, EFICIENTIZAÇÃO ENERGÉTICA E PROTEÇÃO DA RECEITA NO SETOR ELÉTRICO Área

Leia mais

SPEKX Platform DATA SHEET. Visão Resumida da Plataforma. Release 3.3. Versão 1.0

SPEKX Platform DATA SHEET. Visão Resumida da Plataforma. Release 3.3. Versão 1.0 SPEKX Platform DATA SHEET Visão Resumida da Plataforma Release 3.3 Versão 1.0 ÍNDICE ANALÍTICO Introdução... 3 Funcionalidade Modular... 4 de s SPEKX Platform...5 Funcionalidades Adicionais...7 Introdução

Leia mais

Misturadores a jato e sistemas de mistura em tanques

Misturadores a jato e sistemas de mistura em tanques Misturadores a jato e sistemas de mistura em tanques Misturadores a jato Os misturadores a jato da Koerting são os principais componentes de sistemas de mistura especiais, podendo ser utilizados em operações

Leia mais

Política Gestão de Configuração e Mudança

Política Gestão de Configuração e Mudança Política Gestão de Configuração Histórico de Alteração Data Versão Descrição Autor 20/08/2011 1 Versão Inicial Danilo Costa Versão 1 Pág. 2 de 7 Índice 1. POLÍTICA 4 1.1 Aplicabilidade 4 2. CONCEITUAÇÃO

Leia mais

OANAFAS é um programa computacional

OANAFAS é um programa computacional ANAFAS Análise de Faltas Simultâneas OANAFAS é um programa computacional para cálculo de curtos-circuitos. Permite a execução automática de grande variedade de faltas e possui facilidades, como estudo

Leia mais

1) DESCRIÇAÕ DO NEGÓCIO

1) DESCRIÇAÕ DO NEGÓCIO A Agrologis hoje opera através do consórcio entre as empresas Daiken Automação e JR Consult (Consultoria, treinamento e desenvolvimento de software logísticos para o setor agrícola). Daiken Automação Possui

Leia mais

PREVISÃO DE DEMANDA - O QUE PREVISÃO DE DEMANDA - TIPOS E TÉCNICAS DE PREVISÃO DE DEMANDA - MÉTODOS DE PREVISÃO - EXERCÍCIOS

PREVISÃO DE DEMANDA - O QUE PREVISÃO DE DEMANDA - TIPOS E TÉCNICAS DE PREVISÃO DE DEMANDA - MÉTODOS DE PREVISÃO - EXERCÍCIOS CONTEÚDO DO CURSO DE PREVISÃO DE DEMANDA PROMOVIDO PELA www.administrabrasil.com.br - O QUE PREVISÃO DE DEMANDA - TIPOS E TÉCNICAS DE PREVISÃO DE DEMANDA - MÉTODOS DE PREVISÃO - EXERCÍCIOS - HORIZONTE

Leia mais

TERMO DE REFERÊNCIA. Documento sujeito a revisões periódicas CEP 59056-450 Tel: (84) 3232-2102 / 3232-2118 / 3232-1975 / 0800-281-1975

TERMO DE REFERÊNCIA. Documento sujeito a revisões periódicas CEP 59056-450 Tel: (84) 3232-2102 / 3232-2118 / 3232-1975 / 0800-281-1975 Governo do Estado do Rio Grande do Norte Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos TERMO DE REFERÊNCIA ESTUDO DE ANÁLISE DE RISCO PARA PROJETOS DE ARMAZENAMENTO E REVENDA DE RECIPIENTES

Leia mais

Modelagem dos limites geológicos suaves

Modelagem dos limites geológicos suaves Modelagem dos limites geológicos suaves Introdução 7/2013 Antes de poder começar com o planejamento detalhado de uma mina, é necessário realizar uma minuciosa avaliação do recurso mineral. A avaliação

Leia mais

Pontos. Snap no Ponto:

Pontos. Snap no Ponto: Pontos Pontos Posição são pontos que possuem, além das coordenadas norte, este e cota, um nome e uma descrição associada a cada ponto. É essa descrição e identidade que dão a característica de cada ponto.

Leia mais

Viabilização Financeira de Projetos de Inovação para a Pequena Mineração Responsável Metodologia i9 de Gestão de Inovação

Viabilização Financeira de Projetos de Inovação para a Pequena Mineração Responsável Metodologia i9 de Gestão de Inovação Viabilização Financeira de Projetos de Inovação para a Pequena Mineração Responsável Metodologia i9 de Gestão de Inovação Prof. Giorgio de Tomi Agosto/2012 Sumário Contexto de Pequena Mineração Responsável

Leia mais

FUNDAÇÃO PARQUE TECNOLÓGICO ITAIPU - BRASIL EDITAL DO PROCESSO SELETIVO Nº 123.15

FUNDAÇÃO PARQUE TECNOLÓGICO ITAIPU - BRASIL EDITAL DO PROCESSO SELETIVO Nº 123.15 EDITAL DO PROCESSO SELETIVO Nº 123.15 A FUNDAÇÃO PARQUE TECNOLÓGICO ITAIPU BRASIL (FPTI-BR) torna público que serão recebidas as inscrições para o Processo Seletivo nº 123.15 sob contratação em regime

Leia mais

PROJETOS, PARCERIAS E ARRANJOS INOVATIVOS: o caso do Núcleo de Documentação da Universidade Federal Fluminense

PROJETOS, PARCERIAS E ARRANJOS INOVATIVOS: o caso do Núcleo de Documentação da Universidade Federal Fluminense TRABALHO ORAL IMPACTO DAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO NA GESTÃO DA BIBLIOTECA UNIVERSITÁRIA Dimensionamento dos impactos dos serviços digitais na Biblioteca PROJETOS, PARCERIAS E ARRANJOS INOVATIVOS: o caso

Leia mais

Utilização de Planilhas Excel na Engenharia Civil

Utilização de Planilhas Excel na Engenharia Civil Utilização de Planilhas Excel na Engenharia Civil Alexandre Negredo, Kevin Barros Ulhoa¹; Medeiros G. C.² ¹ ² Grupo PET Estruturas Universidade Católica de Brasília (UCB) Curso de Graduação em Engenharia

Leia mais

CSE-300-4 Métodos e Processos na Área Espacial

CSE-300-4 Métodos e Processos na Área Espacial CSE-300-4 Métodos e Processos na Área Espacial Engenharia e Tecnologia Espaciais ETE Engenharia e Gerenciamento de Sistemas Espaciais L.F.Perondi Engenharia e Tecnologia Espaciais ETE Engenharia e Gerenciamento

Leia mais

Neste tópico, você aprenderá a criar facilmente um banco de dados para uma nova empresa e a definir configurações comuns de uma empresa no SAP

Neste tópico, você aprenderá a criar facilmente um banco de dados para uma nova empresa e a definir configurações comuns de uma empresa no SAP Neste tópico, você aprenderá a criar facilmente um banco de dados para uma nova empresa e a definir configurações comuns de uma empresa no SAP Business One, em apenas uma etapa usando um assistente guiado.

Leia mais

Gerdau Comercial de Aços Autora: Christina Lucchesi. Orientadora: Profª. Ms. Ernestina L. Cardoso Frigelg Universidade Presbiteriana Mackenzie

Gerdau Comercial de Aços Autora: Christina Lucchesi. Orientadora: Profª. Ms. Ernestina L. Cardoso Frigelg Universidade Presbiteriana Mackenzie Gerdau Comercial de Aços Autora: Christina Lucchesi Orientadora: Profª. Ms. Ernestina L. Cardoso Frigelg Universidade Presbiteriana Mackenzie Gerdau: Aços Especiais Introdução Primeiramente, se faz necessário

Leia mais

2. Módulo de Desenho. 2.1 Pontos

2. Módulo de Desenho. 2.1 Pontos 2. Módulo de Desenho 2.1 Pontos Pontos Posição são pontos que possuem, além das coordenadas norte, este e cota, um nome e uma descrição associada a cada ponto. É essa descrição e identidade que dão a característica

Leia mais

TREINAMENTO, CONSCIENTIZAÇÃO E COMPETÊNCIA

TREINAMENTO, CONSCIENTIZAÇÃO E COMPETÊNCIA ESTALEIRO ENSEADA 1/5 TREINAMENTO, CONSCIENTIZAÇÃO E COMPETÊNCIA 1. Objetivo Este procedimento estabelece a sistemática de levantamento de competências, promoção da conscientização e treinamento. 2. Aplicação

Leia mais

INSTITUTO INTERAMERICANO DE COOPERAÇÃO PARA A AGRICULTURA. TERMO DE REFERÊNCIA CONS GEO 01 01 Vaga

INSTITUTO INTERAMERICANO DE COOPERAÇÃO PARA A AGRICULTURA. TERMO DE REFERÊNCIA CONS GEO 01 01 Vaga INSTITUTO INTERAMERICANO DE COOPERAÇÃO PARA A AGRICULTURA TERMO DE REFERÊNCIA CONS GEO 01 01 Vaga 1. IDENTIFICAÇÃO DA CONSULTORIA Consultoria para apoiar as ações do Programa Nacional de Crédito Fundiário

Leia mais

Capítulo 4 Gerenciamento de Memória

Capítulo 4 Gerenciamento de Memória Capítulo 4 Gerenciamento de Memória 4.1 Gerenciamento básico de memória 4.2 Troca de processos 4.3 Memória virtual 4.4 Algoritmos de substituição de páginas 4.5 Modelagem de algoritmos de substituição

Leia mais

Unidade: Decisão de Investimento de Longo Prazo. Unidade I:

Unidade: Decisão de Investimento de Longo Prazo. Unidade I: Unidade: Decisão de Investimento de Longo Prazo Unidade I: 0 Unidade: Decisão de Investimento de Longo Prazo 1. Introdução à Disciplina Aspectos Gerais 1. 1. Orçamento de Capital As empresas efetuam investimentos

Leia mais

Conta Centralizadora das Bandeiras Tarifárias. Título: PO CCB-01 Operacionalização da Conta Bandeiras. Tipo do documento: Procedimento.

Conta Centralizadora das Bandeiras Tarifárias. Título: PO CCB-01 Operacionalização da Conta Bandeiras. Tipo do documento: Procedimento. Conta Centralizadora das Bandeiras Tarifárias Título: PO CCB-01 Operacionalização da Conta Bandeiras Tipo do documento: Procedimento Número: 01 Versão: 01 Classificação do documento: Público Vigência:

Leia mais

BPC - ORÇAMENTO. Sistema. Objetivo SAP BW SAP BO SAP BPC SAP DASHBOARDS. Descrição do Produto Implanta BPC Orçamento

BPC - ORÇAMENTO. Sistema. Objetivo SAP BW SAP BO SAP BPC SAP DASHBOARDS. Descrição do Produto Implanta BPC Orçamento Sistema SAP BW SAP BO SAP BPC SAP DASHBOARDS Objetivo Descrição do Produto Implanta BPC Orçamento SUMÁRIO 1. DESCRIÇÃO DO P RODUTO...2 2. SISTEMAS...3 3. ARQUITETURA...3 4. FLUXO DA INFORMAÇÃ O...4 5.

Leia mais

Simulação e controle inteligente de tráfego veicular urbano

Simulação e controle inteligente de tráfego veicular urbano Simulação e controle inteligente de tráfego veicular urbano Instituto de Informática - UFRGS XVII Seminário de Computação (SEMINCO) 04/11/2008 Roteiro Introdução O Simulador ITSUMO Simulação de Caso Real:

Leia mais

Gerenciamento de custos do projeto

Gerenciamento de custos do projeto PMBOK Visão Geral O PMBOK (Project Management Body of Knowledge) é um guia do Conjunto de Conhecimentos em de Projetos, o qual inclui práticas comprovadas que são amplamente aplicadas na gestão de s, além

Leia mais

5.1 Modelo de uma rede óptica com conversores de comprimento de onda

5.1 Modelo de uma rede óptica com conversores de comprimento de onda 5 Trabalho Realizado Na seção 2.3, estabeleceu-se que uma das alternativas sub-ótimas de alocação de conversores de comprimento de onda em redes parciais é fazer uso de simulações para gerar estatísticas

Leia mais

Microsoft Access INTRODUÇÃO. Sumário INTRODUÇÃO INTRODUÇÃO INTRODUÇÃO INTRODUÇÃO. O que é Banco de Dados?

Microsoft Access INTRODUÇÃO. Sumário INTRODUÇÃO INTRODUÇÃO INTRODUÇÃO INTRODUÇÃO. O que é Banco de Dados? Microsoft Access Sumário 1. 2. ABRINDO UM BANCO DE DADOS PRONTO 3. ASSISTENTE DE BANCO DE DADOS 4. NAVEGANDO PELO BANCO DE DADOS 5. CRIANDO UM BANCO DE DADOS DESDE O INÍCIO 6. CRIANDO COSULTAS 7. CRIANDO

Leia mais

Introdução à Computação: Sistemas de Computação

Introdução à Computação: Sistemas de Computação Introdução à Computação: Sistemas de Computação Beatriz F. M. Souza (bfmartins@inf.ufes.br) http://inf.ufes.br/~bfmartins/ Computer Science Department Federal University of Espírito Santo (Ufes), Vitória,

Leia mais

Orientações Gerais para Elaboração de Projeto 4º Prêmio CISER de Inovação Tecnológica

Orientações Gerais para Elaboração de Projeto 4º Prêmio CISER de Inovação Tecnológica Orientações Gerais para Elaboração de Projeto 4º Prêmio CISER de Inovação Tecnológica O projeto deverá ser encaminhado contendo todas as informações solicitadas no roteiro a seguir, inclusive seguindo

Leia mais

PROPOSTA DE CURSO DE EXTENSÃO EM TECNOLOGIAS DE LAVRA DE MINAS

PROPOSTA DE CURSO DE EXTENSÃO EM TECNOLOGIAS DE LAVRA DE MINAS PROPOSTA DE CURSO DE EXTENSÃO EM TECNOLOGIAS DE LAVRA DE MINAS Objetivos: Apresentar noções básicas atualizadas das principais tecnologias e conhecimentos técnico-científicos aplicados nas operações de

Leia mais

Questionário de avaliação de Práticas X Resultados de projetos - Carlos Magno Xavier (magno@beware.com.br)

Questionário de avaliação de Práticas X Resultados de projetos - Carlos Magno Xavier (magno@beware.com.br) Obrigado por acessar esta pesquisa. Sei como é escasso o seu tempo, mas tenha a certeza que você estará contribuindo não somente para uma tese de doutorado, mas também para a melhoria das práticas da Comunidade

Leia mais

Módulo 12 Gerenciamento Financeiro para Serviços de TI

Módulo 12 Gerenciamento Financeiro para Serviços de TI Módulo 12 Gerenciamento Financeiro Módulo 12 Gerenciamento Financeiro para Serviços de TI Todos os direitos de cópia reservados. Não é permitida a distribuição física ou eletrônica deste material sem a

Leia mais

Avaliação de desempenho de instituições federais de ensino superior através da análise por envoltória de dados (DEA)

Avaliação de desempenho de instituições federais de ensino superior através da análise por envoltória de dados (DEA) Avaliação de desempenho de instituições federais de ensino superior através da análise por envoltória de dados (DEA) Carlos Eduardo Martins de Oliveira (UNIFEI) caedunifei@gmail.com João Batista Turrioni,

Leia mais

O Uso da Inteligência Competitiva e Seus Sete Subprocessos nas Empresas Familiares

O Uso da Inteligência Competitiva e Seus Sete Subprocessos nas Empresas Familiares O Uso da Inteligência Competitiva e Seus Sete Subprocessos nas Empresas Familiares O uso da Inteligência Competitiva como processo para monitorar tecnologias, legislação, ambiente regulatório, concorrência,

Leia mais

Simulado Banco de Dados I Bimestre 1 Capítulo 1 Projeto Lógico de Banco de Dados

Simulado Banco de Dados I Bimestre 1 Capítulo 1 Projeto Lógico de Banco de Dados Simulado Banco de Dados I Bimestre 1 Capítulo 1 Projeto Lógico de Banco de Dados 01) Defina com suas próprias palavras: a) Banco de Dados b) Sistema Gerenciador de Banco de Dados c) Sistema de Banco de

Leia mais

Plano do Projeto Integrador 8º Período

Plano do Projeto Integrador 8º Período Plano do Projeto Integrador 8º Período Curso: Engenharia de Produção Turma: EPN08 Ano: 2015/1: Disciplinas Logística: Transporte e Distribuição, Finanças corporativas e Análise de Investimentos Industriais

Leia mais