Erros e Medidas. Professor: Carlos Alberto Disciplina: Física Geral e Experimental. Profº Carlos Alberto

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Erros e Medidas. Professor: Carlos Alberto Disciplina: Física Geral e Experimental. Profº Carlos Alberto"

Transcrição

1 Erros e Medidas Professor: Carlos Alberto Disciplina: Física Geral e Experimental

2 Medindo grandezas Físicas Medir é comparar duas grandezas sendo uma delas previamente definida como padrão e a outra desconhecida. Grandezas fundamentais (SI) GRANDEZA UNIDADE SÍMBOLO DA UNIDADE Comprimento Metro m Massa Quilograma kg Tempo Segundo s Intensidade de Corrente Elétrica Ampère A Temperatura Termodinâmica Kelvin K Quantidade de Matéria Mol mol Intensidade Luminosa Candela cd

3 Medindo grandezas Físicas Podemos medir o comprimento de vários objetos da figura com a régua através do processo de comparação, isto é, comparando o comprimento indicado na régua com o objeto.

4 Medindo grandezas Físicas Na figura anterior, estimamos o comprimento do clipe em 6 cm. No detalhe ampliado do final do clipe, mostrado na figura, percebemos que o clipe vai um pouco além dos 5,7 cm.

5 Medindo grandezas Físicas Não existe uma medida exata! Exemplos do dia-a-dia: Dosagem de medicamentos; Rosca de porcas; 1 kg de arroz; Medida dos sapatos; Velocímetro do automóvel. Medidas experimentais não são absolutas. Sempre existe uma dúvida no resultado obtido. Como expressar essa dúvida? Supondo que exista um valor verdadeiro, que nunca saberemos qual é, como avaliar a qualidade da medida efetuada?

6 Medindo grandezas Físicas Podemos dizer que a medida de uma grandeza m é dada por: m é o resultado da medida; M é o valor medido; ΔM é o incerteza (desvio) associado à medida. Ex: (24,50 + 0,05) cm Forma compacta Ex: 24,50(5) cm ERRO não é a mesma coisa que INCERTEZA!!! Erro = valor verdadeiro - valor medido Pode-se afirmar que toda medida experimental apresenta um erro, que precisa ser estimado e compreendido. O valor do erro NUNCA pode ser conhecido! Incerteza = melhor estimativa do valor do erro

7 O que são Algarismos significativos? São, como o próprio nome diz, algarismos que tem significado! Exemplo: (2, ,050) cm 2 tem significado (eu tenho certeza dele). O mesmo com 7; 4 é um número incerto mas é uma estimativa plausível, sendo assim, também tem significado; 6 não faz sentido, pois se o 4 já é um chute, qual a importância do 6? Então ele não tem significado.

8 Algarismos significativos Quando realizamos uma medida devemos sempre nos preocupar em apresentar o resultado com o número correto de algarismos significativos.

9 Algarismos significativos 2 3 (2,74 + 0,05) cm Incerteza! Em geral, metade da menor divisão Tenho certeza Estou em dúvida

10 Regras para algarismos significativos: Algarismos significativos são todos aqueles que temos certeza na medida mais o primeiro algarismo incerto (chute) Pode-se utilizar dois algarismos incertos quando o primeiro algarismo correspondente na incerteza é 1 ou 2 Ex: (1, ,018) cm Zeros à esquerda não são significativos enquanto à direita podem ser. Ex: 0, tem apenas 2 algarismos significativos Ex: 2,3500 tem 5 algarismos significativos

11 Operação com algarismos significativos Multiplicação ou divisão: O resultado não pode ter mais algarismos significativos que no número com menores algarismos significativos; Adição ou subtração (0,745 x 2,2)/3,885 = 0,42 (1,32578 x 10 7 ) x (4,11 x 10-3 ) = 5,45 x 10 4 O resultado é determinado pelo algarismo com maior incerteza (i.e., os menores dígitos à direita do ponto decimal) 27, ,2 11,74 = 153,6 É importante salientarmos aqui, que a quantidade de algarismos significativos de uma determinada medida não se altera quando de uma transformação de unidades. Por exemplo: 8,7 cm: 2 algarismos significativos 8,7 x 10-3 m = 0,0087 m: 2 algarismos significativos 8,7 x 10-5 km = 0, km: 2 algarismos significativos 8,7 x 10 mm = 87 mm: 2 algarismos significativos

12 Classificação de erros Erros sistemáticos: Os erros sistemáticos podem ter diversas origens como as citadas a seguir: - Instrumentais; - Teóricos; - Ambientais; - Observacionais; sempre para mais ou sempre para menos do valor verdadeiro.

13 Classificação de erros Erros grosseiros: Estes são causados, como o próprio nome sugere, por inexperiência do experimentador. Ele comete esses erros quando lê 10ml e a leitura certa seria 1,00 ml, ou então, quando a unidade certa seria kg, ele a lê em g. Erros de escala: É o máximo erro aceitável cometido pelo operador, devido ao limite de resolução da escala do instrumento de medida. Erros aleatórios (acidentais): É aquele que decorre de perturbações estatísticas imprevisíveis, acontecendo, portanto, em qualquer sentido. Os erros aleatórios não seguem qualquer regra definida. Assim sendo, não podemos evitá-los.

14 Classificação de erros O erro máximo na medida, também chamado de desvio da medida (Δx), é a soma de todos os erros, ou seja Existem situações em que um dos tipos de erro predomina sobre os demais. Nesses casos, é usual assumir como desvio o erro predominante. Em medidas estáticas, por exemplo, geralmente o erro de escala é muito maior que os outros dois. Nesse caso, o desvio cometido na medida pode ser considerado como sendo somente o devido ao erro de escala.

15 Estatística dos valores das medidas Vamos supor que uma determinada grandeza física x seja medida n vezes. O espaço amostral das medidas será então formado pelos pontos experimentais: x 1, x 2, x 3,..., x n = {x i }, onde i = 1,2,3,...n. Valor médio de uma grandeza (mais provável) O valor mais provável de uma grandeza é a média aritmética das diversas medidas da grandeza: Desvio de uma medida Desvio é a diferença entre um valor medido e o valor adotado que mais se aproxima do valor real (em geral o valor médio). Desvio padrão Indica a tendência das medidas de se distribuírem em torno do seu valor mais provável.

16 Medidas indiretas e propagação de incertezas Nem sempre é possível determinar certas grandezas por medição direta, para se determinar a densidade de um objeto, por exemplo, é preciso medir a sua massa e o seu volume, que por sua vez é determinado pela medida de suas dimensões. Todas estas medidas estarão afetadas de incertezas, que na determinação da densidade se propagarão e darão origem a uma incerteza na densidade. Incerteza em uma soma ou diferença Suponha que vamos determinar a grandeza S = A B + C +... e foram feitas as medidas A ± A, B ± B, C ± C,... Mais rigorosamente

17 Medidas indiretas e propagação de incertezas Exemplo: Na determinação do perímetro de um quadrilátero, mediram-se os seus lados a, b, c, e d com instrumentos diferentes obtendo-se a = ( 5,03 ± 0,05 ) cm, b = ( 6,8 ± 0,5 ) cm c = ( 0,673 ± 0,001) cm d = ( 2,36 ± 0,05 ) cm Qual o perímetro? Incerteza em uma multiplicação ou divisão Seja y uma grandeza dependente de outras grandezas x 1, x 2, x 3,..., x n. Pode-se escrever A incerteza na medida de y é dada por:

18 Medidas indiretas e propagação de incertezas Exemplo: Calcular o volume de um cilindro de comprimento L = (5,00 ± 0,02) cm e diâmetro D = (2,00 ± 0,01)cm, com seu respectivo erro propagado. O volume do cilindro é dado por

19 Parte experimental (a) Paquímetro A Figura abaixo mostra um paquímetro, com escalas em centímetros. Há vários tipos de paquímetros disponíveis comercialmente, sendo suas características gerais bastante semelhantes. O paquímetro normalmente é utilizado para medidas de comprimentos de até aproximadamente 15 cm, com precisão de dezenas de micrômetros (10 μm = 10-6 m). O objeto a ser medido é colocado entre as esperas. Existem dois tipos de esperas, para diâmetros internos e externos.

20 Parte experimental (b) Micrômetro O micrômetro destina-se a medidas de até alguns centímetros e precisão de 0,01 mm (10 μm). Os cuidados são os mesmos que devem ser tomados para se operar o paquímetro: destravar o aparelho antes da medida e não apertar demais o objeto a ser medido.

21 Parte experimental (b) Micrômetro

22 Procedimento experimental 1. Iniciar fazendo medidas do diâmetro (D) da esfera utilizando o micrômetro, no mínimo 10 vezes (calcular o volume médio da esfera, e a incerteza no volume); 2. Encher o tubo milimetrado até uma quantidade conhecida de volume, inserir a esfera no tubo com água e, em seguida, calcular o seu volume pelo volume do líquido deslocado; 3. Medir o diâmetro (D) e a altura (h) do cilindro maciço utilizando o micrômetro, no mínimo 10 vezes (calcular o volume médio do cilindro, e a incerteza no volume); 4. Medir o diâmetro interno, o diâmetro externo e a altura (h) cilindro com o paquímetro, mínimo de 10 vezes. (Calcular o volume médio do cilindro, e a incerteza no volume); 5. Pesar a esfera na balança (uma única vez); 6. Calcular a densidade da esfera. De que material a esfera é feita (olhar tabela no livro do Halliday, página 338).

23 Procedimento experimental Volume da esfera: Volume do cilindro:

24

Laboratório de Física I TEORIA DE ERROS Prof. Dr. Anderson André Felix Técnico do Lab.: Vinicius Valente

Laboratório de Física I TEORIA DE ERROS Prof. Dr. Anderson André Felix Técnico do Lab.: Vinicius Valente Laboratório de Física I TEORIA DE ERROS Prof. Dr. Anderson André Felix Técnico do Lab.: Vinicius Valente aa.felix@unesp.br vinicius.valente@unesp.br www.iq.unesp.br/laboratoriodefisica Número 1 Grandeza

Leia mais

MEDIÇÃO DE GRANDEZAS. Para medir uma grandeza precisamos de: -Uma unidade - Um instrumento que utilize essa unidade

MEDIÇÃO DE GRANDEZAS. Para medir uma grandeza precisamos de: -Uma unidade - Um instrumento que utilize essa unidade Para medir uma grandeza precisamos de: -Uma unidade - Um instrumento que utilize essa unidade Medição e medida Medição: conjunto de operações que têm por objetivo determinar o valor de uma grandeza. Medida:

Leia mais

Noções Básicas de Medidas e Algarismos Significativos

Noções Básicas de Medidas e Algarismos Significativos Noções Básicas de Medidas e Algarismos Significativos 1 - O Sistema Internacional de Unidades (SI) No SI, a Mecânica utiliza três grandezas físicas fundamentais das quais são derivadas várias outras. São

Leia mais

EXPERIMENTO I MEDIDAS E ERROS

EXPERIMENTO I MEDIDAS E ERROS EXPERIMENTO I MEDIDAS E ERROS Introdução Na leitura de uma medida física deve-se registrar apenas os algarismos significativos, ou seja, todos aqueles que a escala do instrumento permite ler mais um único

Leia mais

Medidas em Laboratório

Medidas em Laboratório Medidas em Laboratório Prof. Luis E. Gomez Armas Lab. de Física Unipampa, Alegrete 1 o Semestre 2014 Sumário O que é fazer um experimento? Medidas diretas e indiretas Erros e sua classificação Algaritmos

Leia mais

Física Experimental I

Física Experimental I Medidas em Física Teoria do Erro Física Experimental I Medidas Físicas Diretas: leitura de uma magnitude mediante o uso de instrumento de medida, ex: Comprimento de uma régua, a corrente que passa por

Leia mais

BASES FÍSICAS PARA ENGENHARIA 3: Med. Grandezas, Unidades e Representações

BASES FÍSICAS PARA ENGENHARIA 3: Med. Grandezas, Unidades e Representações BASES FÍSICAS PARA ENGENHARIA 3: Med. Grandezas, Unidades e Representações Medidas Dados das observações devem ser adequadamente organizados MEDIR comparar algo com um PADRÃO DE REFERÊNCIA Medidas diretas

Leia mais

Medição em Química e Física

Medição em Química e Física Medição em Química e Física Hás-de fazê-la desta maneira: o comprimento será de trezentos côvados; a largura, de cinquenta côvados; e a altura, de trinta côvados. Génesis, VI, 15 Professor Luís Gonçalves

Leia mais

CURSO: Engenharia Civil Disciplina: Mecânica da Partícula Professor: MSc. Demetrius Leão1

CURSO: Engenharia Civil Disciplina: Mecânica da Partícula Professor: MSc. Demetrius Leão1 SISTEMA DE UNIDADES NOTAÇÃO CIENTÍFICA ORDEM DE GRANDEZA ALGARISMOS SIGNIFICATIVOS CURSO: Engenharia Civil Disciplina: Mecânica da Partícula Professor: MSc. Demetrius Leão1 ACOMPANHE A DISCIPLINA PELA

Leia mais

NOÇÃO DE MEDIDA. O ato de medir está sempre associado ao ato de comparar. Utilizamos como base de comparação uma unidade de medida,

NOÇÃO DE MEDIDA. O ato de medir está sempre associado ao ato de comparar. Utilizamos como base de comparação uma unidade de medida, NOÇÃO DE MEDIDA O ato de medir está sempre associado ao ato de comparar. Utilizamos como base de comparação uma unidade de medida, Medir uma dada grandeza consiste em comparar o seu valor com a respetiva

Leia mais

SISTEMA INTERNACIONAL DE UNIDADES E ALGARISMOS SIGNIFICATIVOS

SISTEMA INTERNACIONAL DE UNIDADES E ALGARISMOS SIGNIFICATIVOS PET FÍSICA SISTEMA INTERNACIONAL DE UNIDADES E ALGARISMOS SIGNIFICATIVOS Aula 2 TATIANA MIRANDA DE SOUZA ANA CAROLINA DOS SANTOS LUCENA LARISSA NOLDING NICOLAU FREDERICO ALAN DE OLIVEIRA CRUZ AGRADECIMENTOS

Leia mais

Teoria dos Erros. Figura 1 - Medida de um objeto com uma régua graduada em centímetros

Teoria dos Erros. Figura 1 - Medida de um objeto com uma régua graduada em centímetros 3 Teoria dos Erros 1. Introdução As grandezas físicas são determinadas experimentalmente por medidas ou combinações de medidas. Essas medidas tem uma incerteza intrínseca que advém das características

Leia mais

Física Geral - Agronomia

Física Geral - Agronomia Física Geral - Agronomia O que é Física? Como todas as outras ciências, a física é baseada em observações experimentais e medições quantitativas. O principal objetivo da física é descobrir um número limitado

Leia mais

Tópico 3. Estudo de Erros em Medidas

Tópico 3. Estudo de Erros em Medidas Tópico 3. Estudo de Erros em Medidas A medida de uma grandeza é obtida, em geral, através de uma experiência, na qual o grau de complexidade do processo de medir está relacionado com a grandeza em questão

Leia mais

Introdução às Ciências Experimentais Curso de Licenciatura em Física. Prof. Daniel Micha CEFET/RJ campus Petrópolis

Introdução às Ciências Experimentais Curso de Licenciatura em Física. Prof. Daniel Micha CEFET/RJ campus Petrópolis Introdução às Ciências Experimentais Curso de Licenciatura em Física Prof. Daniel Micha CEFET/RJ campus Petrópolis AULA 2 Tomada de dados e estimativa de incertezas Propagação de incertezas Atividades

Leia mais

MEDIÇÃO NO LABORATÓRIO

MEDIÇÃO NO LABORATÓRIO MEDIÇÃO NO LABORATÓRIO Medição e medida de grandezas físicas Uma grandeza física é uma propriedade de um corpo ou uma característica de um fenómeno que pode ser medida. A medição é a operação pela qual

Leia mais

ALGARISMOS SIGNIFICATIVOS E TRATAMENTO DE DADOS

ALGARISMOS SIGNIFICATIVOS E TRATAMENTO DE DADOS ALGARISMOS SIGNIFICATIVOS E TRATAMENTO DE DADOS 1.0 Objetivos Utilizar algarismos significativos. Distinguir o significado de precisão e exatidão. 2.0 Introdução Muitas observações na química são de natureza

Leia mais

Profa Marcia Saito. Prof Osvaldo Canato

Profa Marcia Saito. Prof Osvaldo Canato Profa Marcia Saito marciasaito@gmail.com Prof Osvaldo Canato canatojr@ifsp.edu.br Atrasos Equipamentos: o lab é de todos Organização da sala: início e fim Limpeza da sala: início e fim Por que é tão importante

Leia mais

MEDIÇÃO EM QUÍMICA MEDIR. É comparar o valor de uma dada grandeza com outro predefinido, que se convencionou chamar unidade.

MEDIÇÃO EM QUÍMICA MEDIR. É comparar o valor de uma dada grandeza com outro predefinido, que se convencionou chamar unidade. MEDIR É comparar o valor de uma dada grandeza com outro predefinido, que se convencionou chamar unidade. Medir o comprimento de uma sala É verificar quantas vezes a sala é mais comprida do que a unidade

Leia mais

MEDIDAS E ALGARISMOS SIGNIFICATIVOS

MEDIDAS E ALGARISMOS SIGNIFICATIVOS MEDIDAS E ALGARISMOS SIGNIFICATIVOS 1. Introdução A química é uma ciência cujo objeto de estudo é a Natureza. Assim, ocupa-se das ações fundamentais entre os constituintes elementares da matéria, ou seja,

Leia mais

MEDIDAS EXPERIMENTAIS

MEDIDAS EXPERIMENTAIS Experiência 0 MEDIDAS EXPERIMENTAIS Laboratórios de Física Medidas Experimentais 8 Medir e Comparar Para descrever os fenómenos naturais temos de fazer medições. Cada medição está associada com uma propriedade

Leia mais

Prof. Dr. Lucas Barboza Sarno da Silva

Prof. Dr. Lucas Barboza Sarno da Silva Prof. Dr. Lucas Barboza Sarno da Silva Introdução ao curso de Física Experimental I Cronograma do curso Método de avaliação Método para confecção dos relatórios Horário de atendimento aos alunos Disponibilização

Leia mais

Medidas Físicas. 1. Introdução

Medidas Físicas. 1. Introdução 1. Introdução Medidas Físicas Quando se afirma que a Física é o estudo dos fenômenos naturais, está implícita sua característica fundamental: a natureza como o parâmetro de referência desse conhecimento.

Leia mais

Medições e incertezas associadas

Medições e incertezas associadas Medições e incertezas associadas Adaptado pelo Prof. Luís Perna Medições diretas e indiretas Quais são as diferenças entre medir, medição e medida de uma grandeza? Medir é comparar uma grandeza com uma

Leia mais

Apostila de Metrologia (parcial)

Apostila de Metrologia (parcial) Apostila de Metrologia (parcial) Introdução A medição é uma operação muito antiga e de fundamental importância para diversas atividades do ser humano. As medições foram precursoras de grandes teorias clássicas

Leia mais

Física Geral. Incertezas em Medidas Diretas

Física Geral. Incertezas em Medidas Diretas Física Geral Incertezas em Medidas Diretas Experimento Simples Medidas diretas: valores resultantes de medições de uma mesma grandeza, realizadas por um mesmo experimentador, com o mesmo instrumento de

Leia mais

NOTA I MEDIDAS E ERROS

NOTA I MEDIDAS E ERROS NOTA I MEDIDAS E ERROS O estudo de um fenômeno natural do ponto de vista experimental envolve algumas etapas que, muitas vezes, necessitam de uma elaboração prévia de uma seqüência de trabalho. Antes de

Leia mais

MEDIDAS: ERROS E INCERTEZAS

MEDIDAS: ERROS E INCERTEZAS FACULDADES OSWALDO CRUZ FÍSICA I - ESQ MEDIDAS: ERROS E INCERTEZAS 1. INTRODUÇÃO - A medida de uma grandeza qualquer é função do instrumental empregado e da habilidade e discernimento do operador. Definiremos

Leia mais

Física Experimental. Apresentação preparada pelos professores: Prof. José Rafael Cápua Proveti & Romarly Fernandes da Costa

Física Experimental. Apresentação preparada pelos professores: Prof. José Rafael Cápua Proveti & Romarly Fernandes da Costa Física Experimental Apresentação preparada pelos professores: Prof. José Rafael Cápua Proveti & Romarly Fernandes da Costa Normas de segurança no laboratório Todos os estudantes devem utilizar sapatos

Leia mais

Medidas em Física FAP0152

Medidas em Física FAP0152 Introdução às Medidas em Física FAP0152 M. T. F. da Cruz Aulas 01 e 02, 09/03 e 16/03 FAP0152 aulas 01 e 02 1 1. Introdução ao curso Objetivos da disciplina a necessidade de se fazer experimentos o método

Leia mais

MEDIDAS E INCERTEZAS

MEDIDAS E INCERTEZAS MEDIDAS E INCERTEZAS O Que é Medição? É um processo empírico que objetiva a designação de números a propriedades de objetos ou a eventos do mundo real de forma a descrevêlos quantitativamente. Outra forma

Leia mais

1.Trabalho Prático Medidas e Erros

1.Trabalho Prático Medidas e Erros 1.Trabalho Prático Medidas e Erros 1.1 Introdução O processo científico é iniciado com observações, embora estas sejam algumas vezes acidentais, são normalmente realizadas sob condições rigorosamente controladas

Leia mais

Introdução às Medidas em Física 3 a Aula *

Introdução às Medidas em Física 3 a Aula * Introdução às Medidas em Física 3 a Aula * http://fge.if.usp.br/~takagui/fap015_011/ Marcia Takagui Ed. Ala 1 * Baseada em Suaide/ Munhoz 006 sala 16 ramal 6811 1 Experiência II: Densidade de Sólidos!

Leia mais

Laboratório de Física I. Prof. Paulo Vitor de Morais

Laboratório de Física I. Prof. Paulo Vitor de Morais Laboratório de Física I Prof. Paulo Vitor de Morais Introdução Inicialmente vamos abordar: Grandezas físicas e o Sistema Internacional de Unidades (SI); Conceito de exatidão e precisão; Algarismos significativos;

Leia mais

Medições e erros. Organização das informações. Erros Resultado Físico ou Químico

Medições e erros. Organização das informações. Erros Resultado Físico ou Químico Medições e erros O que se pretende com essa aula, é dar ao aluno a oportunidade de compreender como se fazem as leituras em instrumentos de medição e quais os erros inerentes aos instrumentos e aos métodos

Leia mais

Metrologia Industrial. 9-abr-10 1

Metrologia Industrial. 9-abr-10 1 Metrologia Industrial 9-abr-10 1 Conceito de Metrologia Ciência da medição Não se refere apenas a comprimento É diferente de Instrumentação Responde às questões: Esta medição é boa e confiável? Como ela

Leia mais

Universidade Federal do Maranhão - Campus Imperatriz Centro de Ciências Sociais, Saúde e Tecnologia Licenciatura em Ciências Naturais - LCN

Universidade Federal do Maranhão - Campus Imperatriz Centro de Ciências Sociais, Saúde e Tecnologia Licenciatura em Ciências Naturais - LCN Universidade Federal do Maranhão - Campus Imperatriz Centro de Ciências Sociais, Saúde e Tecnologia Licenciatura em Ciências Naturais - LCN Física Módulo 1 No encontro de hoje... Medição Grandezas Físicas,

Leia mais

Régua ou trena. Régua ou trena 28/08/2018. Laboratório de Física I. Instrumentos de Medidas e Propagação de Erros

Régua ou trena. Régua ou trena 28/08/2018. Laboratório de Física I. Instrumentos de Medidas e Propagação de Erros Laboratório de Física I Instrumentos de Medidas e Propagação de Erros Prof. Dr. Anderson André Felix Técnico do Lab.: Vinicius Valente aa.felix@unesp.br vinicius.valente@unesp.br www.iq.unesp.br/laboratoriodefisica

Leia mais

Prof. Paulo Vitor de Morais

Prof. Paulo Vitor de Morais Física Experimental I Prof. Paulo Vitor de Morais paulovitordmorais91@gmail.com Cronograma de práticas P1 tem 19 dias letivos; P2 tem 17 dias letivos; Serão aproximadamente 11 experimentos; A princípio

Leia mais

Incertezas de Medição

Incertezas de Medição Incertezas de Medição Prof. Marcos Antonio Araujo Silva Dep. de Física "I can live with doubt and uncertainty and not knowing. I think it is much more interesting to live not knowing than to have answers

Leia mais

Coordenação de Engenharia de Alimentos Química Analítica - QA32A Professora: Ailey Ap. Coelho Tanamati MEDIDAS E ALGARISMOS SIGNIFICATIVOS

Coordenação de Engenharia de Alimentos Química Analítica - QA32A Professora: Ailey Ap. Coelho Tanamati MEDIDAS E ALGARISMOS SIGNIFICATIVOS Coordenação de Engenharia de Alimentos - QA32A Professora: Ailey Ap. Coelho Tanamati MEDIDAS E ALGARISMOS SIGNIFICATIVOS Processo de determinar o valor, a quantidade, o grau ou a capacidade de uma grandeza

Leia mais

Laboratório de Física

Laboratório de Física Laboratório de Física Experimento 00: Densidade de Massa Disciplina: Laboratório de Física Experimental I Professor: Turma: Data: / /20 Alunos: 1: 2: 3: 4: 5: 1/8 00 - Densidade de Massa Professor: Alunos:

Leia mais

Tabela 1 equipamentos utilizados e suas resoluções. Resolução (menor divisão do instrumento) Dimensão

Tabela 1 equipamentos utilizados e suas resoluções. Resolução (menor divisão do instrumento) Dimensão 1 Introdução às medidas físicas (430012) Aula 4 Densidade de sólidos Grupo: Aluno 1: Aluno 2: Aluno 3: Introdução: Qual é o objetivo do experimento? Qual é o método que usará para atingir seu objetivo?

Leia mais

Em Laboratório de Física Básica fenômenos ou propriedades físicas são estudados à luz de grandezas

Em Laboratório de Física Básica fenômenos ou propriedades físicas são estudados à luz de grandezas 1 Em Básica fenômenos ou propriedades físicas são estudados à luz de grandezas físicas mensuráveis (comprimento, tempo, massa, temperatura etc.) obtidas através de instrumentos de medida. Busca-se o valor

Leia mais

Como se pode atenuar a precisão do resultado de medições?

Como se pode atenuar a precisão do resultado de medições? Medições e incertezas associadas 2ª Parte Adaptado pelo Prof. Luís Perna Como se pode atenuar a precisão do resultado de medições? Média aritmética ou valor mais provável Em termos de probabilidades, o

Leia mais

Unidades de Medidas e as Unidades do Sistema Internacional

Unidades de Medidas e as Unidades do Sistema Internacional Unidades de Medidas e as Unidades do Sistema Internacional Metrologia é a ciência da medição, abrangendo todas as medições realizadas num nível conhecido de incerteza, em qualquer dominio da atividade

Leia mais

NOTA 1: 7,0. Medidas Físicas de volume

NOTA 1: 7,0. Medidas Físicas de volume 1 INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIAS E TECNOLOGIA DA BAHIA IFBA - CAMPUS PAULO AFONSO UNIDADE ACADÊMICA DE ENGENHARIA ELÉTRICA DISCIPLINA FÍSICA EXPERIMENTAL I NOTA 1: 7,0 Experimento:Teoria do erro

Leia mais

Experimento: Teoria de erros e utilização de paquímetro e micrômetro

Experimento: Teoria de erros e utilização de paquímetro e micrômetro Física Mecânica Roteiros de Experiências 11 UNIMONTE, Engenharia Laboratório de Física Mecânica Experimento: Teoria de erros e utilização de paquímetro e micrômetro Turma: Data: : Nota: Participantes Nome

Leia mais

Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO) Curso Pré-Vestibular FÍSICA. Professor: Alexandre Vicentini

Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO) Curso Pré-Vestibular FÍSICA. Professor: Alexandre Vicentini Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO) Curso Pré-Vestibular FÍSICA Professor: Alexandre Vicentini 2 o Dia (01/04/2019) Grandezas Físicas e Suas Medidas Grandeza Física Grandeza Física: são propriedades

Leia mais

Comprimento metro m Massa quilograma kg Tempo segundo s. Temperatura termodinâmica Kelvin K

Comprimento metro m Massa quilograma kg Tempo segundo s. Temperatura termodinâmica Kelvin K INTRODUÇÃO O Sistema Internacional e s ( S.I.) O SI é dividido em três grupos, a seguir: Sete s de Base Duas s Suplementares s derivadas Tabela 1 - s de Base do SI Comprimento metro m Massa quilograma

Leia mais

Prof. Dr. Lucas Barboza Sarno da Silva

Prof. Dr. Lucas Barboza Sarno da Silva Prof. Dr. Lucas Barboza Sarno da Silva Medidas de grandezas físicas Valor numérico e sua incerteza, unidades apropriadas Exemplos: - Velocidade (10,02 0,04) m/s - Tempo (2,003 0,001) µs - Temperatura (273,3

Leia mais

FSC Exercício preparatório para experiências Lei de Hooke e a constante elástica da mola

FSC Exercício preparatório para experiências Lei de Hooke e a constante elástica da mola FSC5122 - Exercício preparatório para experiências Lei de Hooke e a constante elástica da mola Diz a lei de Hooke que uma mola deslocada (esticada ou comprimida) uma distância x de sua posição de equilíbrio

Leia mais

Potências de dez, ordens de grandeza e algarismos significativos

Potências de dez, ordens de grandeza e algarismos significativos Potências de dez, ordens de grandeza e algarismos significativos Potências de dez Há muitos séculos que o homem procura compreender e prever o comportamento da natureza. O que chamamos de ciências naturais

Leia mais

Breve introdução ao tratamento de dados experimentais e representação gráfica

Breve introdução ao tratamento de dados experimentais e representação gráfica sistemáticos aleatórios Breve introdução ao tratamento de dados e representação gráfica Departamento de Física Universidade da Beira Interior 2018 / 19 Outline sistemáticos 1 Normas de funcionamento e

Leia mais

FÍSICA - I SISTEMAS DE MEDIDAS. Prof. M.Sc. Lúcio P. Patrocínio

FÍSICA - I SISTEMAS DE MEDIDAS. Prof. M.Sc. Lúcio P. Patrocínio FÍSICA - I SISTEMAS DE MEDIDAS Prof. M.Sc. Lúcio P. Patrocínio Objetivos Discorrer sobre o conceito de unidade de medida e sua importância. Estabelecer os principais sistemas de medidas utilizados em física

Leia mais

FÍSICA - I. Objetivos AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA

FÍSICA - I. Objetivos AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA FÍSICA - I SISTEMAS DE MEDIDAS Prof. M.Sc. Lúcio P. Patrocínio Objetivos Discorrer sobre o conceito de unidade de medida e sua importância. Estabelecer os principais sistemas de medidas utilizados em física

Leia mais

Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia Departamento de Ciências Eatas e Naturais 1 Teoria dos Erros Física I Ferreira 1 ÍNDICE 1. Elaboração de relatórios; 2. Introdução à teoria dos Erros; 3. Classificação

Leia mais

Prof. Dr. Ederio D. Bidoia Monitor: Lucas Balduino Departamento de Bioquímica e Microbiologia, IB

Prof. Dr. Ederio D. Bidoia Monitor: Lucas Balduino Departamento de Bioquímica e Microbiologia, IB Aula 2 Prof. Dr. Ederio D. Bidoia Monitor: Lucas Balduino Departamento de Bioquímica e Microbiologia, IB Unesp campus de Rio Claro, SP Erros 1. Algarismos Significativos: Na matemática 3 é igual a 3,0000...

Leia mais

Segunda aula de FT. Segundo semestre de 2013

Segunda aula de FT. Segundo semestre de 2013 Segunda aula de FT Segundo semestre de 2013 Gostaria de reforçar a metodologia adotada para desenvolver este curso e que está alicerçada na certeza que o(a) engenheiro(a) tem que resolver problemas e criar

Leia mais

Alcance, A - Dá o valor máximo que um aparelho pode medir. Pode existir também uma gama de valores, isto é, um valor máximo e um mínimo.

Alcance, A - Dá o valor máximo que um aparelho pode medir. Pode existir também uma gama de valores, isto é, um valor máximo e um mínimo. 6. APARELHOS DE MEDIDA E MEDIÇÕES ------- Alcance, A - Dá o valor máximo que um aparelho pode medir. Pode existir também uma gama de valores, isto é, um valor máximo e um mínimo. Menor divisão da escala

Leia mais

Erros Experimentais. Algarismos Significativos

Erros Experimentais. Algarismos Significativos Erros Experimentais Não existe uma forma de se medir o valor real de alguma coisa. O melhor que podemos fazer em uma análise química é aplicar cuidadosamente uma técnica que a experiência nos garanta ser

Leia mais

Introdução e conceitos

Introdução e conceitos ZEB1048 - Instrumentação Introdução e conceitos Prof. Dr. Rubens Tabile tabile@usp.br FZEA - USP O QUE É INSTRUMENTAÇÃO Instrumentação é muito mais do que se sugere. Instrumentação é a ciência que desenvolve

Leia mais

FÍSICA EXPERIMENTAL C ( )

FÍSICA EXPERIMENTAL C ( ) FÍSICA EXPERIMENTAL C (4323301) REPRESENTAÇÃO DE INCERTEZAS EM RESULTADOS EXPERIMENTAIS Medida, erro e incerteza Qualquer medida física possui sempre um valor verdadeiro, que é sempre desconhecido, e um

Leia mais

LABORATÓRIO DE FÍSICA I FSC5141 JOSÉ RICARDO MARINELLI

LABORATÓRIO DE FÍSICA I FSC5141 JOSÉ RICARDO MARINELLI LABORATÓRIO DE FÍSICA I FSC5141 JOSÉ RICARDO MARINELLI 1 Método científico 2 Erros(ou incertezas) e Medidas Em ciências temos que medir grandezas MEDIR ------- comparar com padrão escolhido (UNIDADE) Exs.:

Leia mais

Lista de revisão para a prova

Lista de revisão para a prova Turma: Licenciatura em Física Período: 1º Disciplina: Introdução à Física Experimental Profª Marcia Saito Lista de revisão para a prova I) Leitura de equipamentos 1) Fazer a leitura dos seguintes instrumentos:

Leia mais

Lista de revisão para a prova

Lista de revisão para a prova Turma: Licenciatura em Física Período: 1º Disciplina: Introdução à Física Experimental Profª Marcia Saito Lista de revisão para a prova I) Leitura de equipamentos 1) Fazer a leitura dos seguintes instrumentos:

Leia mais

Mecânica Básico Medições em Física: Algarismos Significativos e Desvios autores: Prof. Gil da Costa Marques e Profa. Nobuko Ueta

Mecânica Básico Medições em Física: Algarismos Significativos e Desvios autores: Prof. Gil da Costa Marques e Profa. Nobuko Ueta 1 1- Introdução Ao longo deste texto, proporemos várias experiências simples. Em última análise, o que se pretende em qualquer arranjo voltado para a experimentação é a medida de determinadas grandezas

Leia mais

Sumário. Arquitetura do Universo

Sumário. Arquitetura do Universo Sumário Das Estrelas ao átomo Unidade temática 1 Erros que afetam as medições. Média, desvios e incertezas. Incerteza associada aos instrumentos de medida. Como medir com craveira e com Palmer. APSA Cálculo

Leia mais

Introdução às Medidas em Física 1 a Aula *

Introdução às Medidas em Física 1 a Aula * Introdução às Medidas em Física 1 a Aula * http://fge.if.usp.br/~takagui/4300152_2011/ Marcia Takagui Ed. Ala 1 * Baseada em Suaide/ Munhoz 2006 sala 216 ramal 6811 1 Objetivos da disciplina...! Compreender

Leia mais

Halliday Fundamentos de Física Volume 1

Halliday Fundamentos de Física Volume 1 Halliday Fundamentos de Física Volume 1 www.grupogen.com.br http://gen-io.grupogen.com.br O GEN Grupo Editorial Nacional reúne as editoras Guanabara Koogan, Santos, Roca, AC Farmacêutica, LTC, Forense,

Leia mais

Universidade Federal de Itajubá UNIFEI Instituto de Física & Química IFQ. Universidade Aberta do Brasil UAB Curso de Licenciatura em Física EaD

Universidade Federal de Itajubá UNIFEI Instituto de Física & Química IFQ. Universidade Aberta do Brasil UAB Curso de Licenciatura em Física EaD Universidade Federal de Itajubá UNIFEI Instituto de Física & Química IFQ UNIFEI, uma instituição centenária. Universidade Aberta do Brasil UAB Curso de Licenciatura em Física EaD Textos Auxiliares para

Leia mais

Teoria Elementar dos Erros, precisão e acurácia e Escala. ProfªMA Agnes Silva de Araujo

Teoria Elementar dos Erros, precisão e acurácia e Escala. ProfªMA Agnes Silva de Araujo Teoria Elementar dos Erros, precisão e acurácia e Escala ProfªMA Agnes Silva de Araujo AULA 04 Objetivos Apresentar as diferentes classificações de erros de observação; Levar a compreensão a relação entre

Leia mais

Introdução às Medidas em Física a Aula. Nemitala Added Prédio novo do Linac, sala 204, r. 6824

Introdução às Medidas em Física a Aula. Nemitala Added Prédio novo do Linac, sala 204, r. 6824 Introdução às Medidas em Física 4300152 3 a Aula Nemitala Added nemitala@dfn.if.usp.br Prédio novo do Linac, sala 204, r. 6824 Experiência I: Medidas de Tempo e o Pêndulo Simples Objetivos: Realizar medidas

Leia mais

FÍSICA EXPERIMENTAL I. 1-Medida e algarismos significativos DFIS/UDESC

FÍSICA EXPERIMENTAL I. 1-Medida e algarismos significativos DFIS/UDESC FÍSICA EXPERIMENTAL I 1-Medida e algarismos DFIS/UDESC 1. Introdução: Como a grande maioria das ciências positivistas: A Física se utiliza se do Método Científico: Que se estrutura em: Observação Formulação

Leia mais

Introdução à Instrumentação

Introdução à Instrumentação Introdução à Instrumentação Tipos de Instrumentos de medida Instrumentos analógicos Instrumentos baseados numa agulha com movimento angular ou linear que se desloca sobre uma escala. Instrumentos digitais

Leia mais

Física Aplicada A Aula 1. Profª. Me. Valéria Espíndola Lessa

Física Aplicada A Aula 1. Profª. Me. Valéria Espíndola Lessa Física Aplicada A Aula 1 Profª. Me. Valéria Espíndola Lessa valeria-lessa@uergs.edu.br Este material está disponibilizado no endereço: http://matvirtual.pbworks.com/w/page/52894125 /UERGS O que é Física?

Leia mais

Medição e Erro. Luciano Lettnin Março/2013

Medição e Erro. Luciano Lettnin Março/2013 Medição e Erro Luciano Lettnin Março/2013 Definição: o O processo de medição, envolve a utilização de um instrumento como meio físico para determinar uma grandeza ou o valor de uma variável. o O procedimento

Leia mais

ELABORAÇÃO DE RELATÓRIOS UNIDADES, MÚLTIPLOS E SUBMÚLTIPLOS

ELABORAÇÃO DE RELATÓRIOS UNIDADES, MÚLTIPLOS E SUBMÚLTIPLOS ELABORAÇÃO DE RELATÓRIOS As informações a seguir são de grande importância para a confecção dos relatórios dos experimentos de Química Geral e Orgânica. As correções são baseadas nas informações contidas

Leia mais

Medidas e Erros. Tipo de Medidas

Medidas e Erros. Tipo de Medidas Medidas e Erros O que é medir? É o ato de comparar duas grandezas físicas de mesma natureza, tomando-se uma delas como padrão! Ex de grandezas físicas: Distância, tempo, massa etc Tipo de Medidas Medidas

Leia mais

MNPEF. Laboratório: introdução e Conceitos básicos.

MNPEF. Laboratório: introdução e Conceitos básicos. MNPEF Laboratório: introdução e Conceitos básicos. Medidas e Incertezas Medir é um procedimento experimental em que o valor de uma grandeza é determinado em termos do valor de uma unidade definida através

Leia mais

Breve introdução ao tratamento de dados experimentais e representação gráfica

Breve introdução ao tratamento de dados experimentais e representação gráfica Breve introdução ao tratamento de dados e representação Percepção Departamento de Física Universidade da Beira Interior 2017 / 18 Outline 1 Normas de funcionamento e normas de segurança do de Psicofísica

Leia mais

Medições e erros. Prof. José Guerchon 1

Medições e erros. Prof. José Guerchon 1 Laboratório rio de Química Geral Medições e erros Prof. José Guerchon 1 Uma única gota de água do mar, analisada em laboratório, revelará as características de bilhões de suas irmãs; na verdade, ela contará

Leia mais

Densidade de um Sólido

Densidade de um Sólido Densidade de um Sólido 1. Introdução Neste experimento, utilizaremos um paquímetro e uma régua para fazer medidas de dimensões de um sólido metálico. Com estas medidas e a massa deste sólido, será possível

Leia mais

Princípios de Modelagem Matemática Aula 08

Princípios de Modelagem Matemática Aula 08 Princípios de Modelagem Matemática Aula 08 Prof. José Geraldo DFM CEFET/MG 06 de maio de 2014 1 A validação de um modelo matemático não se resume apenas em verificar suas predições com o comportamento

Leia mais

ERROS E TRATAMENTO DE DADOS Prof. Marcelo R. Alexandre

ERROS E TRATAMENTO DE DADOS Prof. Marcelo R. Alexandre ERROS E TRATAMENTO DE DADOS Prof. Marcelo R. Alexandre ALGARISMOS SIGNIFICATIVOS! Algarismos exatos Constituem os algarismos de uma leitura que estão isentos de qualquer dúvida ou estimativa.! Algarismos

Leia mais

Grandezas, Unidades de. Alex Oliveira. Medida e Escala

Grandezas, Unidades de. Alex Oliveira. Medida e Escala Grandezas, Unidades de Alex Oliveira Medida e Escala Medindo Grandezas Aprendemos desde cedo a medir e comparar grandezas como comprimento; tempo; massa; temperatura; pressão e corrente elétrica. Atualmente,

Leia mais

Atividade laboratorial 1.1. Volume e número de moléculas de uma gota de água - CORREÇÃO

Atividade laboratorial 1.1. Volume e número de moléculas de uma gota de água - CORREÇÃO Ano Letivo 2016/2017 ESCOLA SECUNDÁRIA PINHAL DO REI Atividade laboratorial 1.1. Volume e número de moléculas de uma gota de água - CORREÇÃO Física e Química A A. Questões pré-laboratoriais 1. Que instrumento

Leia mais

MATÉRIA, TRANSFORMAÇÕES E ALGARISMOS SIGNIFICATIVOS

MATÉRIA, TRANSFORMAÇÕES E ALGARISMOS SIGNIFICATIVOS MATÉRIA, TRANSFORMAÇÕES E ALGARISMOS SIGNIFICATIVOS MATERIAIS DIFERENÇAS ENTRE PROCESSOS FÍSICOS E QUÍMICOS DIFERENÇAS ENTRE PROPRIEDADES FÍSICAS E QUÍMICAS Exa,dão x Precisão Algarismos significa,vos

Leia mais

Teoria de Erros, Medidas e Instrumentos de Medidas

Teoria de Erros, Medidas e Instrumentos de Medidas Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina Departamento Acadêmico de Eletrônica Métodos e Técnicas de Laboratório em Eletrônica Teoria de Erros, Medidas e Instrumentos de Medidas

Leia mais

QUÍMICA ANALÍTICA V 2S Prof. Rafael Sousa. Notas de aula:

QUÍMICA ANALÍTICA V 2S Prof. Rafael Sousa. Notas de aula: QUÍMICA ANALÍTICA V 2S 2011 Aulas 1 e 2 Estatística Aplicada à Química Analítica Prof. Rafael Sousa Departamento de Química - ICE rafael.arromba@ufjf.edu.br Notas de aula: www.ufjf/baccan Algarismos significativos

Leia mais

Leis Físicas da Natureza Erros e Incertezas- Aula prática Profª Eliade Lima

Leis Físicas da Natureza Erros e Incertezas- Aula prática Profª Eliade Lima Leis Físicas da Natureza Erros e Incertezas- Aula prática Profª Eliade Lima Setembro/2018 Medidas de uma grandeza Uma medida direta de uma grandeza é o resultado da leitura de sua magnitude mediante o

Leia mais

Química Analítica I. Expressão química e numérica dos resultados em análises químicas. Profª Simone Noremberg Kunz

Química Analítica I. Expressão química e numérica dos resultados em análises químicas. Profª Simone Noremberg Kunz 1 Química Analítica I Expressão química e numérica dos resultados em análises químicas Profª Simone Noremberg Kunz 2 Expressar a concentração: % peso (%m/%m): massa de A/massa da amostra % volume (%v/%v):

Leia mais

Tratamento de dados e representação das incertezas em resultados experimentais

Tratamento de dados e representação das incertezas em resultados experimentais Tratamento de dados e representação das incertezas em resultados experimentais Medida, erro e incerteza Qualquer medida física sempre possui um valor verdadeiro, que é sempre desconhecido e um valor medido.

Leia mais

Prática 2: Medições e erros

Prática 2: Medições e erros Prática 2: Medições e erros O que se pretende com essa aula, é dar ao aluno a oportunidade de compreender como se fazem as leituras em instrumentos de medição e quais os erros inerentes aos instrumentos

Leia mais

Fundamentos de Matemática e Estatística

Fundamentos de Matemática e Estatística Fundamentos de Matemática e Estatística Sistemas de Unidades Prof. Dr. Marcos Aurélio Basso 23 de Fevereiro de 2017 Sistemas de Unidades Realizar medidas nada mais é que comparar padrões; Pois quando realizamos

Leia mais

MATÉRIA, TRANSFORMAÇÕES E ALGARISMOS SIGNIFICATIVOS

MATÉRIA, TRANSFORMAÇÕES E ALGARISMOS SIGNIFICATIVOS MATÉRIA, TRANSFORMAÇÕES E ALGARISMOS SIGNIFICATIVOS MATERIAIS DIFERENÇAS ENTRE PROCESSOS FÍSICOS E QUÍMICOS DIFERENÇAS ENTRE PROPRIEDADES FÍSICAS E QUÍMICAS Exa+dão x Precisão Algarismos significa+vos

Leia mais

Tratamento estatístico de observações geodésicas

Tratamento estatístico de observações geodésicas Tratamento estatístico de observações geodésicas Prof. Dr. Carlos Aurélio Nadal OBJETIVO: parâmetros estatísticos são utilizados para avaliar os métodos empregados ou para o controle de qualidade dos trabalhos.

Leia mais

Introdução às Medidas em Física 1 a Aula *

Introdução às Medidas em Física 1 a Aula * Introdução às Medidas em Física 1 a Aula * http://fge.if.usp.br/~takagui/fap0152_2010/ Marcia Takagui Ed. Ala 1 * Baseada em Suaide/ Munhoz 2006 sala 216 ramal 6811 1 Objetivos da disciplina...! Compreender

Leia mais