O versátil mundo dos animais selvagens:

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "O versátil mundo dos animais selvagens:"

Transcrição

1 3 DE JANEIRO DE 2018 INTERMEDIÁRIO O versátil mundo dos animais selvagens: Teste de campo para lente AF-S NIKKOR mm f/ g ED VR Apresentando RON MAGILL Filhote de leão ao nascer do sol. Ron quase sempre fotografa com prioridade de abertura, começando com a lente totalmente aberta. "Se eu tiver tempo de verificar a tela LCD e avaliar a cena, abro ou fecho dependendo do que preciso ou quero. Aqui, tive tempo de ajustar para obter mais profundidade de campo." D4S, AF-S NIKKOR mm f/ g ED VR a 400mm, 1/2000 segundos, f/6,3, ISO 1000, prioridade de abertura, fotometria por matriz. Nós ligamos para o Ron Magill para descobrir como um dos seus mais recentes safáris fotográficos tinha sido, e ouvir seus comentários sobre o desempenho de uma das lentes NIKKOR que ele carregava, a AF-S NIKKOR mm f/4.5-

2 5.6G ED VR. A lente era nova para Ron, e suas duas semanas de viagens e fotografia pela Tanzânia e Quênia foram um teste de campo para este equipamento. E é claro que nós sabíamos que nossa conversa não se limitaria à lente. Ron não é apenas um fotógrafo premiado, ele também é consultor sobre vida selvagem para diversos meios de comunicação, produtor de documentários, diretor de comunicações do Zoológico de Miami e um embaixador da Nikon. E, o mais importante, para os fins do nosso artigo Learn & Explore, ele tem a experiência e o entusiasmo para relacionar as capacidades técnicas do equipamento fotográfico àquilo que queremos que faça: fotografar melhor e com mais satisfação. E Ron logo disse: "Essa lente foi versátil não apenas em termos de distâncias focais, mas em como funcionou para uma vasta gama de assuntos e suas atividades". Uma imagem não é o corte da outra, é um zoom de 135mm para 400mm. "Tirei as fotos praticamente de forma consecutiva", disse Ron, "sem qualquer necessidade de trocar a lente. Fotografar, ampliar o zoom, fotografar novamente... assim é perfeito." D4S, AF-S NIKKOR mm f/ g ED VR a 135mm, 1/4000 segundos, f/5, ISO 640, prioridade de abertura, fotometria por matriz. Uma imagem não é o corte da outra, é um zoom de 135mm para 400mm. "Tirei as fotos praticamente de forma consecutiva", disse Ron, "sem qualquer necessidade de mudar as lentes. Fotografar, ampliar o zoom, fotografar novamente... assim é perfeito." D4S, AF-S NIKKOR mm f/ g ED VR a 400mm, 1/2500 segundos, f/5,6, ISO 640, prioridade de abertura, fotometria por matriz. Fotografar a vida selvagem é capturar os animais correndo na sua direção, correndo de você e correndo na paisagem. "A mm abrangeu todas essas possibilidades", disse Ron, "quer eu desejasse isolar algo ou me aprofundar no ambiente. Eu podia ver um leão caçando e focar na face daquele leão, e poderia ampliar o foco e capturar o leão e sua caça na mesma fotografia. Isso faz uma enorme diferença, poder ampliar ou reduzir o zoom rapidamente para diferentes pontos de vista, pois os eventos acontecem rapidamente; tudo muda em apenas um instante".

3 Ele também mencionou a vantagem geral de ter um zoom versátil naquela região durante essa época do ano. "Você não quer ficar trocando a lente no meio da poeira no leste da África na época de seca." Segundo ele, a mm foi "incrivelmente fácil de segurar com as mãos e fotografar. Quando a ação acontece, você pode achar seu assunto e fotografar, e consegue a imagem que precisa sem ficar ajustando um tripé, ou mesmo um monopé". E embora Ron utilize, ocasionalmente, um monopé, e muitas vezes um pufe quando está em um veículo de safári, todas as imagens foram fotografadas com apoio único das mãos, tiradas com a AF-S NIKKOR mm f/ g ED VR e recurso VR ligado. Um rebanho de gnus na cratera de Ngorongoro, Tanzânia. "Este lugar é o sonho de qualquer fotógrafo", disse Ron. "Eu estava sentado na base da cratera, uns 600 metros, abaixo da borda circular. Ao fundo um lago que secou, e a parte branca é o sal do lago. Normalmente este lago está cheio de flamingos. Adiante do sal você vê a borda da cratera." D4S, AF-S NIKKOR mm f/ g ED VR a 390mm, 1/5000 segundos, f/5,6, ISO 640, prioridade de abertura, fotometria por matriz. No seu 50º safári fotográfico pela África, Ron viajou pelo Quênia e pela Tanzânia, e nos disse que ao longo dos anos percebeu mudanças no clima e no comportamento da vida selvagem. "Devido à mudança climática, alguns padrões migratórios estão mudando", ele disse. "As migrações giram em torno das chuvas, os animais seguem as chuvas e a grama nova. Alguns anos atrás era garantido que a migração ocorresse em agosto; agora pode acontecer em setembro ou já em julho. E já vi mudanças ao longo dos últimos cinco anos nos padrões migratórios também." Os animais estão chegando em grande número, mas os rebanhos estão mais espalhados, não tão densos, então os tipos de fotografias feitas serão diferentes.

4 Quase todo safári fotográfico se dá a partir de veículos de safári com os quais os animais já estão bem familiarizados. "Mas, se você sair do veículo, eles vão reparar", ele diz, "então esta é uma das regras: fique dentro do veículo. Você pode ficar em pé em alguns deles, mas não em um veículo do tipo Jeep, aberto. O contorno do veículo precisa se manter familiar aos animais; quando o visual ou padrão normal do veículo se altera, eles fogem rápido." Na Reserva Nacional de Masai Mara, no Quênia, a atividade dos animais selvagens geralmente se concentra ao redor do Rio Mara. "Animais às centenas, se não aos milhares, se jogam no rio para fazer a travessia. Existem crocodilos dentro do rio e leões do outro lado, mas seu desejo de atravessar é forte demais por saberem que o pasto verde está do outro lado." A maioria das pessoas que faz um safári quer animais de grande porte como seus assuntos leões, elefantes, hienas, antílopes e na estação de seca esses animais serão mais fáceis de avistar e fotografar pelo simples fato de não haver vegetação densa para escondê-los. "Se quiser fotografar insetos e pássaros, você não deve viajar durante o período de migração", disse Ron. "Você os verá na estação chuvosa." Não apenas a época do ano, mas o horário do dia também é crucial para um safári fotográfico. "A movimentação tende a acontecer no nascer e pôr do sol", disse Ron. "Os animais são muito mais ativos. Quem faz safári sabe disso, então é quando os veículos do safári partem." O que antigamente era um problema para os fotógrafos: a luz era ideal ao nascer e pôr do sol, mas era pouca luz, o que era um desafio. Hoje em dia nem se pensa mais nisso. "Com os incríveis sensores que temos em nossas câmeras, é possível aumentar o ISO para, digamos, 3200, e manter uma lente longa firme com velocidade do obturador rápida o suficiente para tirar fotografias nítidas mesmo com pouca luz. Eu quase nunca fotografo abaixo de ISO 800 e fotografo muitas acima de Há momentos em que configuro a câmera em ISO 6400 e tiro uma fotografia, e quando verifico a tela LCD, vejo coisas que nem vi na cena quando fotografei nem com lentes longas e telefotos. Eu chamo isso de fotografia mágica."

5 Na cratera de Ngorongoro. "Muitas vezes gosto de usar o efeito de compressão de uma lente telefoto uma ilusão ótica que parece comprimir os elementos de uma fotografia. Aqui, a cratera vulcânica está provavelmente a uns dois km das árvores, do ninho dos pássaros e das zebras. A compressão, como diz o próprio nome, faz com que todos os elementos pareçam mais próximos uns dos outros e faz com que o quadro pareça mais próximo, e às vezes, mais parecido com uma pintura." D4S, AF-S NIKKOR mm f/ g ED VR a 160mm, 1/640 segundos, f/13, ISO 640, exposição programada, fotometria por matriz.

6 As principais dicas de Ron para imagens da vida selvagem Não persiga os animais; espere que eles se aproximem de você, eles se aproximarão. "O território é deles, tire vantagem disso", diz Ron. "As pessoas perseguem por achar que vão perder algo. Vão perder sim, mas é algo que acontecerá bem na sua frente. Quando você encontrar animais, fotografe, espere e observe. O comportamento dos animais muda o tempo todo. Quando algo acontecer, registre o momento. "Fotografe com a taxa máxima de velocidade de captura de quadros. Os animais farão coisas que seus olhos não verão. Caso você se ache bom o suficiente para dizer 'sei quando pressionar o botão do obturador para fotografar', você estará perdendo a grande vantagem deste equipamento. No meu caso, eu usei a D4S nesse safári, porque meus olhos não conseguem ver nove quadros por segundo. Deixe o equipamento trabalhar por você. Não existem imagens em excesso, você sempre poderá apagá-las, mas não existe um botão para adicionar imagens." Em um safári fotográfico, e para a vida selvagem em geral, acordar cedo demais e dormir tarde demais são duas coisas que não existem. "A ação é de manhã e à noite; durma o quanto quiser entre esses horários." Respeite a vida selvagem e se mantenha protegido. "Nunca estresse um animal por causa de uma imagem seguindo-o, chegando perto demais do animal ou se movimentando rápido demais. Já vi pessoas tentando fotografar um leopardo caçando, mas chegam perto demais e a caça ou vê ou escuta o carro chegando e a caça acaba. Não dificulte ainda mais a vida dos animais. Misture-se ao ambiente e aceite o que acontece; não tente criar o que vai acontecer." Entenda que o que você verá em um safári não é algo saído de um filme infantil. "Isso é a vida real e se você não tiver sangue frio, pode olhar para longe e não fotografar. Muitas vezes o mundo é duro e brutal lá fora, mas essa vida continua caso você esteja lá ou não. Você não é a causa, você simplesmente quer absorver a experiência e registrá-la."

7 Apresentando RON MAGILL Ron Magill trabalha com vida selvagem há mais de 30 anos. Ele é uma autoridade em animais com reconhecimento internacional, e já participou de diversos programas locais, nacionais e internacionais. Ron é fotógrafo e produtor de documentários premiados, cujas imagens já apareceram em publicações e galerias. Ele espera que suas imagens ajudem a inspirar uma valorização da vida dos animais, assim como esforços para protegê-los por muitos anos. MAIS ARTIGOS DESTE CONTRIBUINTE

Cinco Dicas Fáceis de Composição

Cinco Dicas Fáceis de Composição 18 DE MARÇO DE 2017 INICIANTE Cinco Dicas Fáceis de Composição Apresentando DIANE BERKENFELD Você pode não perceber, mas sempre que trazemos a câmera para perto dos olhos, estamos tomando decisões sobre

Leia mais

Benefícios de Usar o Botão AF-ON para Foco Automático

Benefícios de Usar o Botão AF-ON para Foco Automático 7 DE JULHO DE 2017 AVANÇADO Benefícios de Usar o Botão AF-ON para Foco Automático Apresentando MARK ALBERHASKY, GARY SMALL & JAY WATSON Jay Watson D700 e lentes AF-S NIKKOR 300mm f/2.8g ED VR II e AF-S

Leia mais

Dicas rápidas para fotografar retratos melhores

Dicas rápidas para fotografar retratos melhores 23 DE JULHO DE 2017 INTERMEDIÁRIO Dicas rápidas para fotografar retratos melhores Escolha da lente, configurações de exposição e modos de foco Apresentando GARY SMALL Gary Small D300 e lente AF-S NIKKOR

Leia mais

Fotografando pôr e nascer do sol

Fotografando pôr e nascer do sol 20 DE MARÇO DE 2017 AVANÇADO Fotografando pôr e nascer do sol D7000, AF-S DX Zoom-NIKKOR 10-24mm f/3.5-4.5g ED, um segundo, f/18, ISO 200, prioridade de abertura, Fotometria da matriz Há duas maneiras

Leia mais

16 DE SETEMBRO DE Melhores dicas para fotografias de nascer e pôr do sol

16 DE SETEMBRO DE Melhores dicas para fotografias de nascer e pôr do sol 16 DE SETEMBRO DE 2017 INICIANTE Melhores dicas para fotografias de nascer e pôr do sol Apresentando DEBORAH SANDIDGE Parque nacional Badlands, Dakota do Sul. Deb chegou antes do anoitecer, e fotografou

Leia mais

Fotografando fogos de artifício

Fotografando fogos de artifício 15 DE JUNHO DE 2017 INTERMEDIÁRIO Fotografando fogos de artifício Por LINDSAY SILVERMAN Apresentando LINDSAY SILVERMAN Lindsay Silverman O verão é a estação para ver e fotografar fogos de artifício. Todos

Leia mais

Dicas de fotografia Macro: Fotografando insetos e outras pequenas criaturas

Dicas de fotografia Macro: Fotografando insetos e outras pequenas criaturas 18 DE MAIO DE 2017 INICIANTE Dicas de fotografia Macro: Fotografando insetos e outras pequenas criaturas Apresentando DIANE BERKENFELD, KRISTINA KURTZKE & LINDSAY SILVERMAN Lindsay Silverman D300S, AF-S

Leia mais

Por que as lentes NIKKOR com distância focal fixa são agora minhas principais companheiras de viagem

Por que as lentes NIKKOR com distância focal fixa são agora minhas principais companheiras de viagem 17 DE SETEMBRO DE 2017 INICIANTE Por que as lentes NIKKOR com distância focal fixa são agora minhas principais companheiras de viagem Apresentando TOM BOL Tom Bol Fotografei essa no fim da manhã no parque

Leia mais

Introdução: Entendendo a distância focal

Introdução: Entendendo a distância focal 21 DE MAIO DE 2017 INICIANTE Introdução: Entendendo a distância focal Apresentando DIANE BERKENFELD, MIKE CORRADO & LINDSAY SILVERMAN A distância focal, geralmente representada em milímetros (mm), é uma

Leia mais

Como usar longas exposições para criar fotografias fascinantes de água em movimento

Como usar longas exposições para criar fotografias fascinantes de água em movimento 2 DE OUTUBRO DE 2017 INTERMEDIÁRIO Como usar longas exposições para criar fotografias fascinantes de água em movimento Apresentando TONY SWEET Tony Sweet Nenhum filtro ND foi necessário para essa imagem

Leia mais

Fotografando com um SRL Digital

Fotografando com um SRL Digital Fotografando com um SRL Digital por José Eduardo Deboni jose@eduardodeboni.com Fotografar com uma câmera digital SLR (aquelas que permitem trocar as lentes) pode ser um pouco intimidador. A quantidade

Leia mais

Fotografando esportes em ambientes internos e ao ar livre

Fotografando esportes em ambientes internos e ao ar livre 21 DE AGOSTO DE 2018 INICIANTE Fotografando esportes em ambientes internos e ao ar livre O corte fechado nos tacos das jogadoras de hóquei sobre a grama correndo atrás da bola mostra ação assim como o

Leia mais

Destino América Latina:

Destino América Latina: 15 DE JULHO DE 2017 INTERMEDIÁRIO Destino América Latina: Dicas para capturar as cores e a beleza do Caribe, México e América do Sul Apresentando BLAINE HARRINGTON Blaine Harrington Viajantes observam

Leia mais

Momento certo e ótima locação resultam em fotografias de maternidade memoráveis

Momento certo e ótima locação resultam em fotografias de maternidade memoráveis 20 DE NOVEMBRO DE 2017 INTERMEDIÁRIO Momento certo e ótima locação resultam em fotografias de maternidade memoráveis Apresentando BETH WADE Beth Wade Fotografado no estúdio em frente a uma parede floral

Leia mais

Momento certo e ótima locação resultam em fotografias de maternidade memoráveis

Momento certo e ótima locação resultam em fotografias de maternidade memoráveis 6 DE ABRIL DE 2018 INTERMEDIÁRIO Momento certo e ótima locação resultam em fotografias de maternidade memoráveis Apresentando BETH WADE Beth Wade Fotografado no estúdio em frente a uma parede floral personalizada.

Leia mais

Céus incríveis: dicas e técnicas para fotografar as luzes do norte

Céus incríveis: dicas e técnicas para fotografar as luzes do norte 27 DE NOVEMBRO DE 2017 INTERMEDIÁRIO Céus incríveis: dicas e técnicas para fotografar as luzes do norte Apresentando TOM BOL & ADAM WOODWORTH Você já as viu se não pessoalmente, em filmes ou fotografias

Leia mais

Fotografia de alta faixa dinâmica (HDR)

Fotografia de alta faixa dinâmica (HDR) 10 DE JULHO DE 2017 AVANÇADO Fotografia de alta faixa dinâmica (HDR) D3S, AF-S NIKKOR 14-24 mm f/2.8g ED. f/22, ISO 200, prioridade de abertura, fotometria por matriz. Basicamente, existem duas razões

Leia mais

Tire retratos melhores

Tire retratos melhores 21 DE OUTUBRO DE 2017 INICIANTE Tire retratos melhores Aprenda os elementos de uma boa fotografia de retrato Apresentando GARY SMALL Não pode ser tão difícil, certo? Seu amigo ou cônjuge pede para você

Leia mais

Fotografe a família e os amigos durante as festas de fim de ano.

Fotografe a família e os amigos durante as festas de fim de ano. 18 DE JUNHO DE 2017 INICIANTE Fotografe a família e os amigos durante as festas de fim de ano. Apresentando ELIZABETH BARBIERI, DIANE BERKENFELD, MELISSA DIBARTOLO, MICHAEL EARLEY, LINDSAY SILVERMAN &

Leia mais

Novas ideias: a D750 inspira criação, compartilhamento e novas imagens

Novas ideias: a D750 inspira criação, compartilhamento e novas imagens 29 DE AGOSTO DE 2017 INTERMEDIÁRIO Novas ideias: a D750 inspira criação, compartilhamento e novas imagens Apresentando LINDSAY SILVERMAN Lindsay Silverman Eu sempre buscava nitidez total nas minhas fotografias

Leia mais

Balanço de branco Redução de ruído Contraste Nitidez Saturação. Balanço de branco Redução de ruído Contraste Nitidez Saturação

Balanço de branco Redução de ruído Contraste Nitidez Saturação. Balanço de branco Redução de ruído Contraste Nitidez Saturação RAW vs JPG: PRINCIPAIS DIFERENÇAS NEGATIVO DIGITAL ARQUIVO MAIOR (Megabytes) GRAVADA ANTES DA CÂMERA APLICAR AS CONFIGURAÇÕES: Balanço de branco Redução de ruído Contraste Nitidez Saturação ARQUIVO COMUM

Leia mais

OS 10 MELHORES PAÍSES PARA FAZER UM SAFÁRI

OS 10 MELHORES PAÍSES PARA FAZER UM SAFÁRI Palavras-chave: Fazer um safári OS 10 MELHORES PAÍSES PARA FAZER UM SAFÁRI Para quem pensa que a época dos grandes safáris ficou completamente no passado esse artigo vai servir como um verdadeiro despertar.

Leia mais

Como ler o tubo da sua lente NIKKOR

Como ler o tubo da sua lente NIKKOR 17 DE JUNHO DE 2017 INICIANTE Como ler o tubo da sua lente NIKKOR O que eu vejo através de uma lente NIKKOR nunca é um problema; o problema é o que escolher. Mas o que eu vejo em uma lente NIKKOR pode

Leia mais

Destino Ásia: O poder de contar histórias com imagens de viagens

Destino Ásia: O poder de contar histórias com imagens de viagens 22 DE DEZEMBRO DE 2017 INTERMEDIÁRIO Destino Ásia: O poder de contar histórias com imagens de viagens Apresentando BLAINE HARRINGTON Blaine Harrington Roupas coloridas para mulheres exibidas em uma loja

Leia mais

CURSO DE FOTOGRAFIA!

CURSO DE FOTOGRAFIA! CURSO DE FOTOGRAFIA Aula 1 - Profundidade de Campo By Mauricio Valadão A brincadeira aqui é determinar o que na foto estará focada e o que estará borrada fora de foco. Muito resumidamente os principais

Leia mais

Lentes Nikon para Gravação de Vídeos

Lentes Nikon para Gravação de Vídeos 16 DE MAIO DE 2017 AVANÇADO Lentes Nikon para Gravação de Vídeos Uma das maiores vantagens de gravar vídeos com uma câmera DSLR é a excelente seleção de lentes disponíveis. Cada lente tem seu próprio conjunto

Leia mais

Fotografando Longas Exposições:

Fotografando Longas Exposições: 9 DE JULHO DE 2018 AVANÇADO Fotografando Longas Exposições: Reduza a velocidade do obturador para obter imagens criativas e expressivas Apresentando DEBORAH SANDIDGE Acreditamos que quando se trata da

Leia mais

Estratégia para tirar fotos Configuração da cena (Guia desenvolvido pelo Autodesk Remake) Existem duas maneiras de posicionar o objeto e a câmera:

Estratégia para tirar fotos Configuração da cena (Guia desenvolvido pelo Autodesk Remake) Existem duas maneiras de posicionar o objeto e a câmera: Estratégia para tirar fotos Configuração da cena (Guia desenvolvido pelo Autodesk Remake) Existem duas maneiras de posicionar o objeto e a câmera: A. CÂMERA (você) move-se ao redor do objeto. Para um objeto

Leia mais

Como Fotografar Estrelas Usando a Lente do Kit

Como Fotografar Estrelas Usando a Lente do Kit Como Fotografar Estrelas Usando a Lente do Kit Escuto bastantes alunos meus dizendo que não podem fazer isso ou aquilo por causa dos seus equipamentos. Existe uma expectativa enorme de que pra fazer fotos

Leia mais

Sete dicas para melhores fotografias de casamentos

Sete dicas para melhores fotografias de casamentos 6 DE NOVEMBRO DE 2017 INTERMEDIÁRIO Sete dicas para melhores fotografias de casamentos Apresentando JOE MCNALLY Joe McNally D750, AF-S NIKKOR 24-120 mm f/4g ED VR, 1/250 de segundo, f/6.3, ISO 400, exposição

Leia mais

Conseguir tirar uma bela foto é o que todos desejam, é uma das principais funções que as pessoas mais desejam dos seus smartphones.

Conseguir tirar uma bela foto é o que todos desejam, é uma das principais funções que as pessoas mais desejam dos seus smartphones. Conseguir tirar uma bela foto é o que todos desejam, é uma das principais funções que as pessoas mais desejam dos seus smartphones. Sabendo desse grande desejo, as empresas que fabricam os aparelhos com

Leia mais

Material de apoio. Por Chris Dornellas.

Material de apoio. Por Chris Dornellas. Material de apoio Por Chris Dornellas Fotógrafo Referência #1: Claudio Edinger www.claudioedinger.com O que é Observar? "A verdadeira viagem da descoberta consiste não em enxergar novas paisagens, mas

Leia mais

Siga estes nossos conselhos simples e se torne a estrela no álbum da família!

Siga estes nossos conselhos simples e se torne a estrela no álbum da família! Siga estes nossos conselhos simples e se torne a estrela no álbum da família! Cinco dicas rápidas para melhorar as fotos das festas de fim de ano. Olhe ao seu redor. Sem dúvida você já deve ter visto vitrines

Leia mais

Aprenda como fotografar com longa exposição e obtenha fotos criativas

Aprenda como fotografar com longa exposição e obtenha fotos criativas Aprenda como fotografar com longa exposição e obtenha fotos criativas Confira nossas dicas para fotografar com longa exposição de forma criativa. Este recurso é utilizado para fotografar cenas em que o

Leia mais

Como tirar fotos incríveis do seu pet

Como tirar fotos incríveis do seu pet Como tirar fotos incríveis Seja para guardar como recordação ou para deixar o seu lar ainda mais alegre, um retrato pode se tornar uma boa lembrança, e até fazer a diferença na decoração do ambiente. Além

Leia mais

DICAS DE COMO TIRAR BOAS FOTOS E POLÍTICA DE RESTRIÇÕES WEBMOTORS

DICAS DE COMO TIRAR BOAS FOTOS E POLÍTICA DE RESTRIÇÕES WEBMOTORS DICAS DE COMO TIRAR BOAS FOTOS E POLÍTICA DE RESTRIÇÕES WEBMOTORS Tirar boas fotografias exige mais do que um simples apertar de botão, especialmente quando o assunto é carros. Por isso, veja a seguir

Leia mais

Estás pronto? Junta te a mim na próxima página, onde enfrentaremos juntos o primeiro lado do triângulo: A Abertura.

Estás pronto? Junta te a mim na próxima página, onde enfrentaremos juntos o primeiro lado do triângulo: A Abertura. Introdução A fotografia é a arte de escrever com luz. Com ela captas momentos irrepetíveis para sempre, e essa é a sua beleza. Neste livro, tentarei ajudar te a obter mais desses momentos. É possível que

Leia mais

DETALHES TÉCNICOS CÂMARA fuji X-pro2 OBJETIVA fuji Xf35mmf1.4r EXPOSIÇÃO f/ ". iso 200

DETALHES TÉCNICOS CÂMARA fuji X-pro2 OBJETIVA fuji Xf35mmf1.4r EXPOSIÇÃO f/ . iso 200 DETALHES TÉCNICOS CÂMARA fuji X-pro2 OBJETIVA fuji Xf35mmf1.4r EXPOSIÇÃO f/16. 2.5". iso 200 26 FOTO AVENTURA A AUSTÁLIA DE MAURÍCIO MATOS Estamos habituados a vê-la como o país dos cangurus, que fica

Leia mais

Objetiva se Normal, Grande angular ou Tele-objetiva

Objetiva se Normal, Grande angular ou Tele-objetiva O B J E T I V A S Lentes e objetivas Chamamos de LENTE a um vidro polido com características específicas capazes de, ao transmitir os raios de luz que por ele passam, formar uma imagem qualquer sob determinadas

Leia mais

Quando a composição centralizada pode destacar um retrato

Quando a composição centralizada pode destacar um retrato 21 DE JANEIRO DE 2018 INICIANTE Quando a composição centralizada pode destacar um retrato Apresentando TAMARA LACKEY Um dos primeiros conselhos que um fotógrafo profissional vai dar a um fotógrafo iniciante

Leia mais

Limpeza das lentes. Gravar um vídeo com o seu equipamento portátil não é difícil. Mas é preciso atenção e cuidado com os detalhes que farão diferença.

Limpeza das lentes. Gravar um vídeo com o seu equipamento portátil não é difícil. Mas é preciso atenção e cuidado com os detalhes que farão diferença. AULA 3 IMAGEM Limpeza das lentes Gravar um vídeo com o seu equipamento portátil não é difícil. Mas é preciso atenção e cuidado com os detalhes que farão diferença. Primeiro passo: Limpe as lentes do seu

Leia mais

Como fotografar um eclipse lunar

Como fotografar um eclipse lunar 13 DE AGOSTO DE 2018 AVANÇADO Como fotografar um eclipse lunar Apresentando FRED ESPENAK Eclipse lunar total de 28 de outubro de 2004, amplamente visível dos EUA. Composição de imagens captura a Lua no

Leia mais

CONCEITOS DO FOTOJORNALISMO

CONCEITOS DO FOTOJORNALISMO CONCEITOS DO FOTOJORNALISMO O fotojornalismo vem do ramo da fotografia, onde a informação é clara e objetivada, através das imagens. Pode também ser considerada uma especialização do jornalismo. Através

Leia mais

TERMINOLOGIA DAS OBJETIVAS NIKON POR ERICO DE SÁ

TERMINOLOGIA DAS OBJETIVAS NIKON POR ERICO DE SÁ TERMINOLOGIA DAS OBJETIVAS NIKON POR ERICO DE SÁ Montagem FX Significa que a objetiva é compatível com qualquer modelo de câmera DSLR da Nikon (FX ou DX) DX Descreve as objetivas projetadas para o corpo

Leia mais

PALESTRA - FOTOGRAFIA ARQUITETURA E DECORAÇÃO

PALESTRA - FOTOGRAFIA ARQUITETURA E DECORAÇÃO 1 EQUIPAMENTO ADEQUADO CÂMERAS: Tipos de câmera, sensores disponíveis, ergonomia 2 TAMANHO DO SENSOR O tamanho universal de um fotograma de filme para câmeras reflex ou SLR é de 35mm de largura. Este formato

Leia mais

Dicas para fotografar melhor

Dicas para fotografar melhor Dicas para fotografar melhor Prezado Integrante, Para mantermos um padrão cada vez mais eficiente e atrativo, é muito importante que tenhamos boas fotos em nossas peças de comunicação. Por isso, elaboramos

Leia mais

10 Dicas para Melhores Fotos em Movimento

10 Dicas para Melhores Fotos em Movimento 3 DE JULHO DE 2017 INTERMEDIÁRIO 10 Dicas para Melhores Fotos em Movimento Aperfeiçoando a técnica usada para exibir movimento Apresentando DAVE BLACK Tudo bem, ninguém pode garantir panorâmicas perfeitas,

Leia mais

ESTE MATERIAL É PARTE INTEGRANTE MATERIAL O GLOSSÁRIO DE FOTOGRAFIA DA EDUK (WWW.EDUK.COM.BR) CONFORME A LEI Nº 9.610/98, É PROIBI- DA A REPRODUÇÃO

ESTE MATERIAL É PARTE INTEGRANTE MATERIAL O GLOSSÁRIO DE FOTOGRAFIA DA EDUK (WWW.EDUK.COM.BR) CONFORME A LEI Nº 9.610/98, É PROIBI- DA A REPRODUÇÃO ESTE MATERIAL É PARTE INTEGRANTE MATERIAL O GLOSSÁRIO DE FOTOGRAFIA DA EDUK (WWW.EDUK.COM.BR) CONFORME A LEI Nº 9.610/98, É PROIBI- DA Olá, internauta! Primeiramente, bem-vindo ao mundo da fotografia.

Leia mais

Dicas para um bom registro fotográfico

Dicas para um bom registro fotográfico Dicas para um bom registro fotográfico Manual de foto Enquadramento Tente fugir do clichê de colocar o assunto sempre no meio da foto. Deslocar o objeto principal de imagem pode fazer toda a diferença

Leia mais

Nikon marca presença na Feira Fotografar pelo segundo ano consecutivo

Nikon marca presença na Feira Fotografar pelo segundo ano consecutivo Nikon marca presença na Feira Fotografar pelo segundo ano consecutivo Enviado por DA REDAÇÃO 15-Abr-2014 PQN - O Portal da Comunicação De 15 a 17 de abril, acontece a Feira Fotografar 2014 no Centro de

Leia mais

7 Dicas para tirar boas fotografias de imóveis com o seu Smartphone

7 Dicas para tirar boas fotografias de imóveis com o seu Smartphone ebook 7 Dicas para tirar boas fotografias de imóveis com o seu Smartphone 7 Dicas para tirar boas fotografias de imóveis com o seu Smartphone Uma imagem vale mais do que mil palavras! No setor imobiliário

Leia mais

temas ilustrados pelo leitor Jorge Diehl

temas ilustrados pelo leitor Jorge Diehl Jorge Diehl Panorâmica com nuvens carregadas feita no Pantanal Sul, na região de Aquidauana (MS), pelo leitor Jorge Diehl Dicas para boas fotos em dias de chuva Tempo chuvoso não é motivo para guardar

Leia mais

Destino Europa: Faça uma breve pesquisa e aproveite ao máximo

Destino Europa: Faça uma breve pesquisa e aproveite ao máximo 15 DE JULHO DE 2017 INTERMEDIÁRIO Destino Europa: Faça uma breve pesquisa e aproveite ao máximo Apresentando BLAINE HARRINGTON Blaine Harrington A Torre Eiffel vista das margens do rio Sena. "Ao caminhar

Leia mais

Histograma Caroline Lima dos Santos, Aluna da Focus Escola de Fotografia

Histograma Caroline Lima dos Santos, Aluna da Focus Escola de Fotografia Histograma Caroline Lima dos Santos, Aluna da Focus Escola de Fotografia O Histograma é uma ajuda para a avaliação da foto, ele tem o papel de apresentar as informações reais contidas em determinada imagem,

Leia mais

De Santorini à Islândia... à boleia de uma câmara médio formato

De Santorini à Islândia... à boleia de uma câmara médio formato Foto-Aventura De Santorini à Islândia... à boleia de uma câmara médio formato De um lado sol, praia, calor. Do outro frio, cascatas e paisagens vulcânicas. Entre a estância paradisíaca do Mediterrâneo

Leia mais

OBJETIVAS FOTOGRAFICOS DSLR

OBJETIVAS FOTOGRAFICOS DSLR OBJETIVAS FOTOGRAFICOS DSLR 8mm F3.5 UMC Ojo de pez CSII 10mm F2.8 AS NCS CS 12mm F2.8 AS NCS Ojo de pez 14mm F2.8 16mm F2.0 AS UMC CS 24mm F1.4 24mm F3.5 Tilt/Shift AS UMC 35mm F1.4 AS UMC 50mm F1.4 AS

Leia mais

Workshop de Fotografia TRIP

Workshop de Fotografia TRIP Workshop de Fotografia TRIP Cursos e Workshops de Fotografia (Corporativos) para PAXS, Guias de Turismo, Operadoras de Turismo, Agências de Viagens, Pousadas e etc. Nosso Serviço? www.rodolfoclix.com.br

Leia mais

Especial Dia da Mãe: Melhore as suas selfies no smartphone

Especial Dia da Mãe: Melhore as suas selfies no smartphone Especial Dia da Mãe: Melhore as suas selfies no smartphone Date : 7 de Maio de 2017 Hoje celebra-se em Portugal o Dia da Mãe. Mãe que é cada vez mais tecnológica e que não larga o seu smartphone para tirar

Leia mais

UNIDADE: DATA: 02 / 05 / 2016 I ETAPA AVALIAÇÃO ESPECIAL DE CIÊNCIAS 6.º ANO/EF

UNIDADE: DATA: 02 / 05 / 2016 I ETAPA AVALIAÇÃO ESPECIAL DE CIÊNCIAS 6.º ANO/EF SOCIEDADE MINEIRA DE CULTURA Mantenedora da PUC Minas e do COLÉGIO SANTA MARIA UNIDADE: DATA: 02 / 05 / 206 I ETAPA AVALIAÇÃO ESPECIAL DE CIÊNCIAS 6.º ANO/EF ALUNO(A): N.º: TURMA: PROFESSOR(A): VALOR:

Leia mais

- Como Passar em Concursos Públicos em até 1 Ano -

- Como Passar em Concursos Públicos em até 1 Ano - Índice Sumário Índice... 2 1) Primeiro Erro: Dar Prioridade Apenas No Que Você Tem Mais Facilidade em Aprender... 3 2) Segundo Erro: Perder Tempo Desnecessariamente... 4 3) Terceiro Erro: Falta de Estratégia...

Leia mais

ATROPELAMENTO DE ANIMAIS SILVESTRES Setor de Meio Ambiente DÊ PASSAGEM PARA A VIDA

ATROPELAMENTO DE ANIMAIS SILVESTRES Setor de Meio Ambiente DÊ PASSAGEM PARA A VIDA DÊ PASSAGEM PARA A VIDA 1 As estradas e rodovias, apesar de serem muitos úteis e trazerem progresso para as cidades, ocasionam alguns problemas como poluição sonora e luminosa, fragmentação de habitats,

Leia mais

Qual é o tipo certo de lente NIKKOR para sua DSLR?

Qual é o tipo certo de lente NIKKOR para sua DSLR? 16 DE JUNHO DE 2017 INTERMEDIÁRIO Qual é o tipo certo de lente NIKKOR para sua DSLR? Revisado em setembro, 2016 Ler sobre todos os diferentes tipos de lente e suas abreviações pode ser um pouco cansativo,

Leia mais

Dicas básicas para fotos com

Dicas básicas para fotos com temas ilustrados pelo leitor Objetivas luminosas permitem desfocar o fundo e destacar o primeiro plano, como no retrato desta noiva Dicas básicas para fotos com objetivas luminosas Elas são perfeitas para

Leia mais

CHILE: DESERTO DO ATACAMA

CHILE: DESERTO DO ATACAMA 26 FOTO AVENTURA CHILE: DESERTO DO ATACAMA Com paisagens diversas, que vão do deserto às regiões montanhosas, passando pelos glaciares, o Chile é um regalo para os olhos. E para a câmara fotográfica. MAURÍCIO

Leia mais

Universidade Federal do Rio de Janeiro Faculdade de Arquitetura e Urbanismo. Gráfica_Digital. LUMION_00 Interface e comandos básicos

Universidade Federal do Rio de Janeiro Faculdade de Arquitetura e Urbanismo. Gráfica_Digital. LUMION_00 Interface e comandos básicos Universidade Federal do Rio de Janeiro Faculdade de Arquitetura e Urbanismo Gráfica_Digital LUMION_00 Interface e comandos básicos Este tutorial foi elaborado pela equipe de monitores de DIG de 2015-2

Leia mais

Obturador. o obturador de cortina mostrado em detalhes.

Obturador. o obturador de cortina mostrado em detalhes. Obturador É o obturador que determina o resultado da sensação de movimento de uma fotografia. Essa é sua principal função, mas não a única. o obturador pode ser comparado às pálpebras e seu funcionamento

Leia mais

Henrique Barros 2016, MasterTuts

Henrique Barros 2016, MasterTuts Henrique Barros 2016, MasterTuts 1. Mover sem ponto base Na hora de mover os seus objetos sempre procurar um ponto de referência no próprio objeto. Nunca Mova o objeto pela caixa imaginaria (Grupo e Componente),

Leia mais

Dicas para tirar fotos tentadoras de alimentos

Dicas para tirar fotos tentadoras de alimentos 24 DE MAIO DE 2017 INTERMEDIÁRIO Dicas para tirar fotos tentadoras de alimentos Apresentando ALISON LYONS Merengue de coco. D700 e lente AF-S VR Micro-NIKKOR 105mm f/2.8g IF- ED. Velocidade do obturador:

Leia mais

Fotografia para totós: Conceitos básicos

Fotografia para totós: Conceitos básicos Fotografia para totós: Conceitos básicos Date : 8 de Janeiro de 2016 A fotografia é um mundo e todos os dias há quem o queira descobrir. Mas sem conhecermos os conceitos mais básicos, não é possível retirar

Leia mais

ACAMPAMENTO DA ILHA DE MPOPO

ACAMPAMENTO DA ILHA DE MPOPO ACAMPAMENTO DA ILHA DE MPOPO Uma parceria para conservação entre o Projecto Carnívoros do Niassa e a aldeia de Mbamba. Na Reserva Especial do Niassa, Moçambique Encontrando formas para a convivência entre

Leia mais

Fotografia. Curso de. Volume I. João Saidler

Fotografia. Curso de. Volume I. João Saidler Curso de Fotografia Volume I João Saidler Saidler, João. Curso de Fotografia - Volume I: 1º Edição. Capão da Canoa, Rio Grande do Sul: João Saidler Fotografia, 2018. Curso de Fotografia 1 Apresentação

Leia mais

Mensalidades 315,70 105,23 52,62 315,70 105,23 52,62 262,40 87,47 43,73 262,40 87,47 43,73 262,40 87,47 43,73 205,00 68,33 34,17

Mensalidades 315,70 105,23 52,62 315,70 105,23 52,62 262,40 87,47 43,73 262,40 87,47 43,73 262,40 87,47 43,73 205,00 68,33 34,17 Lista de Preços Canon Out 2012 PRODUTO CAMERAS COMPACTAS DIGITAIS Caracteristicas Preços c/iva DSC IXUS 510 HS WHT DSC IXUS 510 HS BLK DSC IXUS 500 HS BLK IXUS EPT 3 Meses 6 Meses 12 Meses 18 Meses 24

Leia mais

1- Seguir Muitas Pessoas e Falta de Foco

1- Seguir Muitas Pessoas e Falta de Foco CHECKLIST 1- Seguir Muitas Pessoas e Falta de Foco Quando você segue muitas pessoas, fica com excesso de informação e acaba confuso. Porque não sabe por onde começar ou qual método seguir. Então escolha

Leia mais

Oficina de fotografia e tratamento de imagem. Facilitadora: Camila Silva Aula: 02

Oficina de fotografia e tratamento de imagem. Facilitadora: Camila Silva Aula: 02 Oficina de fotografia e tratamento de imagem Facilitadora: Camila Silva Aula: 02 Funções automatizadas A câmera fotográfica é hoje um objeto comum utilizado tanto por hobby quanto para trabalho. Isto faz

Leia mais

Tema II: Ajuste Modos 01 Módulo IV. Vivaldo Armelin Júnior

Tema II: Ajuste Modos 01 Módulo IV. Vivaldo Armelin Júnior Tema II: Ajuste Modos 01 Módulo IV Vivaldo Armelin Júnior 2016 O ajuste dos modos, como noturno, paisagem, retrato, fogos de artifício, macro, P, entre outros, possibilitam melhorar a qualidade da imagem

Leia mais

CURSO BÁSICO DE FOTOGRAFIA EXPANDIDA

CURSO BÁSICO DE FOTOGRAFIA EXPANDIDA 4ª aula Todos os direitos reservados a Fluxo - Escola de Fotografia Expandida CURSO BÁSICO DE FOTOGRAFIA EXPANDIDA al m ra r o F n = ll m Fu m l 0 5 m e iagona D A distância focal da objetiva considerada

Leia mais

DICAS DE POSES. Texto de Carolina Lima de Souza, aluna do módulo 3. Curso de Fotografia de Moda da Escola Focus

DICAS DE POSES. Texto de Carolina Lima de Souza, aluna do módulo 3. Curso de Fotografia de Moda da Escola Focus DICAS DE POSES Texto de Carolina Lima de Souza, aluna do módulo 3. Curso de Fotografia de Moda da Escola Focus Expressões faciais também são partes das poses Para se mover verdadeiramente e sem inibição

Leia mais

Linguagem fotográfica

Linguagem fotográfica Linguagem fotográfica Na fotografia, a linguagem está relacionada às características, ti aos modos, pelos quais a fotografia existe. Para chegar a seu objetivo, necessita transpor um complexo processo

Leia mais

TUTORIAL DE COMO TIRAR FOTOS 12 DICAS

TUTORIAL DE COMO TIRAR FOTOS 12 DICAS TUTORIAL DE COMO TIRAR FOTOS 12 DICAS Criado por Amanda Maciel de Quadros 1) Enquadramento Tente fugir do clichê de colocar o assunto sempre no meio da foto. Deslocar o objeto principal da imagem pode

Leia mais

E d s o n N e r o n e

E d s o n N e r o n e E d s o n N e r o n e 2 0 1 2 Copyright 2012 por Todos os direitos reservados. Nenhuma parte deste livro poderá ser reproduzida, por qualquer processo, sem a permissão expressa do autor. Para mim a fotografia

Leia mais

Foto Estudo - I Vivaldo Armelin Júnior - ArteEducar.com - São Paulo - Brasil 1

Foto Estudo - I Vivaldo Armelin Júnior - ArteEducar.com - São Paulo - Brasil 1 2016 Vivaldo Armelin Júnior www.arteeducar.com Foto Estudo - I 2016 - Vivaldo Armelin Júnior - ArteEducar.com - São Paulo - Brasil 1 Proposta e como realiza-la Este curso tem por objetivo o estudo mais

Leia mais

No mercado atual, existem centenas de opções de câmeras digitais, desde as mais simples, as mais complexas e sofisticadas com preços altíssimos.

No mercado atual, existem centenas de opções de câmeras digitais, desde as mais simples, as mais complexas e sofisticadas com preços altíssimos. DICAS DE FOTOGRAFIAS I Apresentação: A palavra Fotografia vem do Grego "fós (luz) e "grafis (pincel), que significa desenhar com a luz. Inventada há quase dois séculos, a fotografia continua sendo o melhor

Leia mais

Maputo City Tour 05 Setembro Half Day

Maputo City Tour 05 Setembro Half Day Quem já visitou, deseja voltar a visitar. É este o segredo de Moçambique, um país quente, de lugares paradisíacos, praias exóticas, muitas das quais quase desertas, com quilómetros de areias brancas e

Leia mais

Introdução: Neste jogo você deve orientar o grande peixe faminto e tentar comer todas as presas que estão nadando pelo mar.

Introdução: Neste jogo você deve orientar o grande peixe faminto e tentar comer todas as presas que estão nadando pelo mar. Nível 2 Peixe faminto Introdução: Neste jogo você deve orientar o grande peixe faminto e tentar comer todas as presas que estão nadando pelo mar. PASSO 1: Criando o peixe faminto Vamos fazer o peixe faminto

Leia mais

TÉCNICAS DE FOTOGRAFIA

TÉCNICAS DE FOTOGRAFIA TÉCNICAS DE FOTOGRAFIA Seja um Profissional com conhecimentos avançados essa apostila vai abordar as mais variadas técnicas de fotografia. Esta apostila trás os principais técnicas profissionais do mundo

Leia mais

Star Trail realizada por Kirihara na Chapada dos Veadeiros, em Goiás, em longa exposição de cerca de 2h40. Primeiros passos para explorar

Star Trail realizada por Kirihara na Chapada dos Veadeiros, em Goiás, em longa exposição de cerca de 2h40. Primeiros passos para explorar Dicas técnicas Star Trail realizada por Kirihara na Chapada dos Veadeiros, em Goiás, em longa exposição de cerca de 2h40 Primeiros passos para explorar o céu à noite Confira o artigo de um leitor de Fotografe,

Leia mais

ORIENTAÇÕES BÁSICAS PARA FOTOGRAFAR AS OBRAS DE CONSTRUÇÃO E AMPLIAÇÃO DE UNIDADE DE PRONTO ATENDIMENTO - UPA 24h.

ORIENTAÇÕES BÁSICAS PARA FOTOGRAFAR AS OBRAS DE CONSTRUÇÃO E AMPLIAÇÃO DE UNIDADE DE PRONTO ATENDIMENTO - UPA 24h. ORIENTAÇÕES BÁSICAS PARA FOTOGRAFAR AS OBRAS DE CONSTRUÇÃO E AMPLIAÇÃO DE UNIDADE DE PRONTO ATENDIMENTO - UPA 24h. APRESENTAÇÃO As informações descritas neste documento têm o objetivo de orientar os municípios/distrito

Leia mais