Universidade Federal de Minas Gerais Instituto de Ciências Agrárias Insetário G.W.G. de Moraes

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Universidade Federal de Minas Gerais Instituto de Ciências Agrárias Insetário G.W.G. de Moraes"

Transcrição

1 Universidade Federal de Minas Gerais Instituto de Ciências Agrárias Insetário G.W.G. de Moraes PRAGAS DA CANA-DE-AÇÚCAR Germano Leão Demolin Leite Vinicius Matheus Cerqueira

2 Bom dia pessoal!! Na aula de hoje vamos falar sobre as pragas que atacam a cana-deaçúcar.

3 Mas primeiro minha gente, vamos falar da importância da cana de açúcar. Essa importância pode ser atribuída à sua múltipla utilização, ou seja, a cana pode ser empregada de varias maneiras. Amigos, a cana de açucar pode ser utilizada in natura, sob a forma de forragem para alimentação animal.

4 Ou como matéria prima para a fabricação de rapadura, melado, aguardente, açúcar e álcool.

5 Nesta aula, vamos ver alem das pragas, a forma de controle de cada uma. A metodologia de amostragem de algumas pragas. Como prevenir algumas pragas e como utilizar os inimigos naturais para nos ajudar neste combate.

6 Pessoal, primeiro nós vamos falar das pragas chaves, ou seja, as pragas que são de maior importância e que causam maiores danos e prejuízos na cultura da cana-deaçúcar. A primeira que vamos ver é a BROCA DA CANA-DE-AÇÚCAR, que são lagartas de coloração branca amarelada, com pintas pretas em todo corpo.

7 Após quarenta dias de nascidas elas podem chegar a medir até 2,5 centímetros. Gente, os adultos são mariposas com 2,5 centímetros e de coloração amarelo-palha.

8 Uma característica que podemos observar é que essas mariposas colocam seus ovos nas folhas, estes ovos ficam parecendo escamas de peixe, como podemos ver na foto abaixo. Amigos, as injúrias causadas pela Broca da Cana-de-açúcar são: abertura de galerias no colmo. Essa galerias causam a morte dos brotos e tombamento das plantas, como podemos observar nas fotos abaixo.

9 Pessoal, mas se não bastasse, quando elas abrem essas galerias isso facilita a entrada de fungos que fazem com que a plantar diminua drasticamente a produção de açúcar, e conseqüentemente a produção de álcool. Álcool

10 Bem, para saber se essa broca está afetando o canavial, podemos realizar a amostragem. Antes de falarmos sobre com deve ser feito a amostragem, vamos falar sobre os benefícios desta amostragem. A amostragem reduz as aplicações de agrotóxicos, desta forma, economizamos dinheiro. Outra vantagem é que diminuímos o risco de contaminação de quem está aplicando e de quem prepara os inseticidas. Diminuímos a contaminação do meio ambiente e dos consumidores finais dos produtos.

11 Agora para realizarmos a amostragem, vamos coletar 30 canas por hectare, isso pode ser antes ou após a queima do canavial para corte, certo? Não podemos esquecer que essas canas devem ser coletadas em cinco pontos de amostragem, esses pontos são selecionados andando em ziguezague, dentro da área de 1 hectare, como a figura abaixo. Lembramos que devemos coletar seis canas em cada ponto de amostragem.

12 Agora meus amigos, nós vamos partir a cana no sentido longitudinal, ou seja, de cima para baixo, ficando duas bandas. Na figura abaixo, podemos observar que a cana é composta por um monte de pedaços que são chamados de entrenós.

13 E são esses entrenós que vamos usar para determinar a intensidade de infestação, para isso vamos usar a seguinte fórmula: Intensidade de infestação = Número de entrenós broqueados x 100 Número total de entrenós Para verificar se o entrenó está broqueado, devemos partir a cana em duas partes.

14 Na parte de cima da formula vamos colocar o número de entrenós broqueados, ou seja, onde tem galerias feitas pela broca, lembrando que uma galeria pode passar de um entrenó para outro, como podemos observar circulados na foto abaixo.

15 Neste caso devemos contar como dois ou mais entrenós broqueados. Depois que contamos os entrenós broqueados, multiplicamos este valor por 100. Pegamos este resultado e dividimos pelo total de entrenós que coletamos. Pronto já temos o resultado. Agora que vem a parte que vai nos dizer se devemos ou não fazer o controle. Se o resultado for maior que 5% deve ser feito o controle da broca.

16 Amigos, antes de nós usarmos o controle, temos outras táticas de combate a esta lagarta. Uma delas é o plantio de variedades resistentes, ou seja, são plantas que mesmo sendo atacadas pela broca, não sofrem diminuição significativa na produção final. Uma outra medida é eliminar plantas hospedeiras que estão perto do canavial, como por exemplo o milho e o milheto. Essas plantas também são atacadas pela broca, logo, quando a cana for colhida, essas plantas ainda vão estar atacadas pela broca. Servindo assim de fonte de infestação para próximo ciclo da cana. Milho Milheto

17 Agora meus amigos, vamos falar de uma alternativa de controle da broca, que é o uso dos Trichogrammas que, são parasitóides de ovos. Vespinha Trichogramma parasitando ovos da broca da cana. Isso quer dizer que, eles colocam seus ovos dentro dos ovos das mariposas, fazendo com que as lagartas morram e ao invés de nascerem lagartas vão nascer mais Trichogrammas, fazendo com que sempre tenha mais Trichogrammas do que lagartas.

18 Esses parasitóides geralmente estão nas plantações, mas se a infestação de brocas for muito grande deve ser feita a liberação de mais parasitóides. Você pode achar Kits de Trichogramma a venda, procure em sua região. Para uma distribuição uniforme e correta, vocês devem liberar cerca de 200 mil parasitóides por hectare, Eles devem ser liberados na parte da tarde em 25 lugares diferentes dentro de 1 hectare. Lembrando que os Trichogrammas só servem para ovos, então eles devem ser aplicados quando forem vistas as mariposas voando ou as massas de ovos, que vão dar origem a broca.

19 Amigos, quando as lagartas já estão formadas existem as Vespinhas Cotésia. Essas vespinhas ao invés de colocarem seus ovos dentro dos ovos das mariposas, elas vão colocá-los dentro da lagarta, levando as lagartas à morte.

20 Essas vespinhas são produzidas por laboratórios. Geralmente as grandes empresas açucareiras mantêm criação destas vespinhas para utilização em seus canaviais. Vocês podem procurar informações com um agrônomo ou técnico da EMATER de seu município, para ver a disponibilidade destas vespinhas. Essa é a melhor maneira de controlar as brocas da cana, amigos, quando atinge, na amostragem, 5% de broqueamento. As vespinhas são liberadas em potes com 1500 insetos. Estes potes devem ser colocados em quatro pontos por hectare. Essas vespinhas, junto com o Trichogramma, podem reduzir em até 60% a infestação da broca-da-cana. Um ótimo resultado não é? Os inseticidas, no caso da broca da cana de açúcar, não apresenta bons resultados, já que ela fica dentro do colmo.

21 Pessoal, outra praga importante são as CIGARRINHAS, geralmente aparecem no período das águas. Pessoal, devemos ficar atentos, que existem dois tipos de cigarrinha, Uma ataca as raízes e a outra ataca as folhas. A cigarrinha que ataca as raízes é essa das fotos abaixo. Ela tem coloração marrom avermelhada e medem cerca de 13 milímetros de comprimento por 6,5 milímetros de largura.

22 Uma característica desta praga é que a sua faze jovem, fica próximo às raízes sugando seiva e para se protegerem, elas produzem uma espuma.

23 Pessoal, a outra cigarrinha, a que ataca as folhas, são um pouco maior que as que atacam as raízes. Elas medem aproximadamente 14 mm por 6 mm. A coloração delas é bem parecida com as anteriores, mas é mais escura, porem podemos diferenciar pela a cabeça delas é de uma coloração marrom-esverdeada.

24 Amigos, essas cigarrinhas são sugadores de seiva e quando estão se alimentando nas folhas e raízes elas também injetam uma toxina que provoca manchas amareladas no sentido de maior comprimento da folha e as pontas destas folhas também ficam enroladas. Este sintoma é bem parecido com o sintoma de falta d água. Essa injúria causa a diminuição da quantidade de açúcar produzido. Então pessoal, vamos ficar atentos, quando tiver espuma no chão perto das raízes e folhas amareladas e com as pontas enroladas é bem provável que seja ataque de cigarrinha.

25 Agora nós vamos ver como deve ser feito o controle desta praga. O controle pode ser feito com um fungo que infecta a cigarrinha e a mata. Esse fungo tem o nome de fungo-verde e algumas empresas já o comercializam como Metarhizium anisopliae. Bem, não existe amostragem que possa ser feita para a cigarrinha. Então quando aparecer alguns sintomas devemos aplicar o fungo-verde. Esse fungo deve ser aplicado em dias em que a umidade relativa do ar esteja maior que 80%, pois essa umidade faz com que o fungo não morra, ou seja, ele é sensível ao tempo seco. A quantidade de fungo que devemos aplicar é de no mínimo 200 gramas de esporos viáveis por hectare. Esse número varia de acordo com o fabricante deste fungo. As aranhas são inimigos naturais muito importante para o controle das cigarrinhas. Vejam bem, elas comem as ninfas das cigarrinhas e também os adultos.

26 Pessoal, a LAGARTA ELASMO também é uma praga em cana de açucar. Essas lagartas têm coloração verde-azulada, com a cabeça pequena e marrom, são lagartas muito ativas, saltadeiras.

27 Já os adultos são mariposas que medem de 1,5 a 2,5 centímetros. Elas são de coloração cinza. Bem, as lagartas desta praga atacam a planta na superfície ou um pouco abaixo do nível do solo. É ai que elas constroem galerias no centro da cana. Os primeiros sintomas que aparecem são: o amarelecimento das folhas, murcha completa das folhas e finalmente o secamento completo da planta. Esse sintoma é conhecido como coração morto. Amigos, não existe controle efetivo para essa praga, porem se tratando de um inseto que se desenvolve em ambiente seco, a manutenção do solo úmido ajuda a controlar a praga. Para manter este solo úmido pode ser usada a vinhaça que sobra nas usinas.

28 Pessoal, uma outra praga é a BROCA-GIGANTE. Os adultos são de coloração escura, quase preta com manchas brancas. Podem medir até 9,5 centímetros de envergadura.

29 As lagartas são brancas com pontuações pardas. São maiores na parte da frente e pouco mais finas na parte de trás. Pessoal, essas lagartas também causam o sintoma de coração morto. Uma dificuldade que temos, é que não existe uma tática de controle efetivo para essa broca. Porem podemos usar o trichogramma para parasitar os ovos dessas

30 mariposas. O esquema de liberação destes parasitóides vai ser o mesmo que usamos para a broca-da-cana. Outra tática que tem sido bastante usada é a catação manual destas lagartas. MIGDOLUS. Outra praga que nos temos e que causa grandes danos na cana é o BESOURO

31 A sua larva é branca leitosa, chegando a medir cerca de 4 cm. O ataque normalmente ocorre em reboleiras, em cana-plantada e também nos cortes subseqüentes. As larvas se alimentam tanto dos toletes.

32 Amigos, o besouro Migdolus ataca também os rizomas. Os rizomas atacados emitem poucas raízes, provocando o secamento de touceiras nas reboleiras infestadas.

33 Bem amigos, as perdas provocadas por esse inseto podem variar de algumas toneladas de cana por hectare até mesmo, na maioria dos casos, a completa destruição

34 da lavoura, resultando na reforma antecipada mesmo de canaviais de primeiro corte. Nós podemos observar o estrago que esse besouro pode causar na lavoura, repare na parte de cima da foto, que esta indicada pela seta. Existem vários métodos de controle deste besouro. Uma coisa boa deste besouro é que apresenta algumas características biológicas favoráveis ao agricultor. Essas características devem ser exploradas no sentido de aumentar a eficiência do controle. Entre elas, merecem destaque as seguintes: A baixa capacidade reprodutiva, somente cerca de 30 ovos por fêmea, a fragilidade das larvas no que se refere a qualquer interferência mecânica no seu habitat, o curto período de sobrevivência dos machos, que é de 1 a 4 dias, e por ultimo a ausência de asas funcionais nas fêmeas, o que restringe, a disseminação. Uma medida de controle cultural é a rotação de cultura, que consiste em plantar outra planta que não seja atacada pelo besouro, assim ele não terá o que comer e vai acabar morrendo.

35 Amigos, um outro método cultural é a eliminação de soqueiras atacadas. Essa eliminação é feita por meio de uma aração e três gradagens, três meses antes do plantio. O uso de armadilhas com feromônio para Migdolus tem se mostrado eficiente também. O feromônio é uma substancia química que os insetos têm e que usam para se comunicar. O feromônio que é utilizado nestas armadilhas é o

36 feromônio que as fêmeas liberam para atrair os machos para acasalarem. Devemos utilizar uma armadilha por talhão de mais ou menos 15 ha, essa armadilha deve ser trocada a cada três semanas, pois é o tempo de duração do refil que contem o feromônio. Atualmente esta sendo utilizado colocar inseticidas no sulco de plantio, visando matar às larvas que estão no solo. cana. Bem pessoal, os CUPINS SUBTERRÂNEOS são outra praga que atacam a

37 Esses cupins constroem seus ninhos abaixo do nível do solo. Um dos problemas, é que eles ocasionam a falha na germinação, uma vez que danificam os toletes, ou seja a

38 cana semente. Quando a cana já esta crescida, eles também aproveitam as galerias já abertas por outras pragas no colmo e penetram para cortarem alimento. Uma novidade, é que já existe hoje em dia pesquisas que utilizam fungos patogênicos, ou seja, fungos que matam os cupins, para o controle desta praga. Esses fungos podem ser adquiridos em casa de produtos rurais, caso não tenha em sua região, pergunte a um técnico da EMATER ou a um Agrônomo onde consegui-lo. Caso vocês não encontrem esses fungos a venda, o controle químico deve ser utilizado. Para ver se deve ou não ser feito o controle, nós vamos utilizar a amostragem. Essa amostragem deve ser feita, avaliando 10 touceiras por hectare.

39 Amigos, em áreas maiores que 20 hectares, devemos avaliar 30 touceiras no total. Nestas touceiras, vamos avaliar se elas estão ou não atacadas por cupins. Se avaliarmos

40 10 touceiras, devemos fazer o controle se três destas touceiras estiverem atacada por cupim. Já se avaliarmos 30 touceiras devemos fazer o controle se 7 delas, estiverem atacadas por cupim. Uma outra medida que podemos utilizar é fazer o tratamento da cana-semente

41 Cana semente Amigos, nós podemos utilizar cupinicidas no tratamento da cana semente, mas usando equipamento de proteção individual, e não como na foto, sem proteção alguma!

42 Amigos, outra praga que temos é o PERCEVEJO-CASTANHO, ele é um inseto sugador de seiva, o que prejudica e muito a planta, levando a uma queda na produção. Mas se não bastasse, eles ainda injetam toxinas, o que faz com que as plantas fiquem amareladas e depois secas. Como eles preferem um ambiente mais úmido, em épocas de seca, eles ficam mais fundos no solo e na época de chuva eles vêm à superfície. É comum a revoada destes insetos no entardecer.

43 Esses percevejos tanto a forma adulta com a forma jovem, ficam nas raízes. Eles são marrons e suas ninfas, que são a forma jovem são de coloração branca. Uma característica marcante é que eles têm um cheiro bem ruim quando são perturbados. Uma medida de controle que podemos usar é a destruição de restos culturais, dessa forma os percevejos não vão ter o que se alimentar e acabam morrendo. Não existe controle alternativo, logo deve ser feito o controle químico, consultar um técnico da EMATER ou de um agrônomo. Uma coisa que facilita é que o percevejo castanho ataca em reboleiras, ou seja, atacam plantas umas próximas das outras, o que facilita o seu controle.

44 Gente, outra praga que ataca a cana de açúcar é a COCHONILHA. As fêmeas da cochonilha são rosadas quando estão livres da cera que as protegem, essa cera faz com que elas fique brancas. Elas têm a forma oval e medem de 4 a 6 milímetros de comprimento por 2,5 milímetros de largura. A foto abaixo mostra bem esse inseto, mas fique atento que eles não estão atacando a cana nesta foto.

45 Amigos, as cochonilhas formam colônias nas bainhas das folhas. Os reais prejuízos que esta praga causa, não sabemos quais são, porem existem estudos de que a cera que elas tem, interfere no processo de decantação do caldo lá na usina. O controle geralmente não é feito porem quando o ataque for muito intenso devemos queimar as reboleiras que estão atacadas.

46 Pessoal, os PULGÕES também atacam a cana-de-açúcar. Nós podemos observar dois tipos, um que é mais verde claro e outro que é um verde mais escuro.

47 Porem apesar deles sugarem muita seiva das plantas, eles não provocam nenhum outro prejuízo, isso se deve pelo fato de que as plantas são resistentes a essa praga.

48 O maior problema que temos com esses pulgões é que eles são transmissores do vírus que causa a doença do mosaico, ou amarelinho. Essa doença é de grande importância econômica para as lavouras de cana-de-açúcar. O melhor método de controle desta praga é eliminarmos as touceiras doentes, eliminando assim, as plantas atacadas com a doença do mosaico. Atualmente existem variedades que são resistentes a essa doença. Os pulgões também são controlados por inimigos naturais, como a mosca mindinho, sua forma adulta consome pólen e néctar.

49 Já a sua larva da mosca mindinho come pulgões, esse, é um ótimo inimigo natural que devemos conservar nas plantações.

50 Com isso meus amigos nós encerramos a aula sobre pragas da cana-de-açúcar. Agora, nós vamos fazer uma pequena revisão. Meus amigos, nós primeiro vimos que a principal praga é a BROCA DA CANA-DE-AÇÚCAR.

51 Vocês viram que a melhor maneira de controlar a broca é usando os inimigos naturais, destacando a vespinha Trichogramma e a Cotésia flavipes. Vespinha Trichogramma parasitando ovos da broca da cana Vespinha Cotesia Cotesia parasitando lagarta da broca da cana

52 Que não devemos plantar cana perto de outras gramíneas, como milho, sorgo, milheto, dentre outras, pois servem como fonte de pragas como a broca da cana e cigarrinhas. Milho Milheto

53 Que nós devemos fazer um bom preparo do solo Deixando o solo em repouso, para matar as pragas.

54 Que nós devemos fazer limpeza do canavial para facilitar o combate às pragas. pragas. Que a queima da cana favorece o corte e também serve para o controle das

55 Contudo, a queima da cana está caindo em desuso devido aos problemas de poluição, passando a cana a ser colhida mecanicamente. Que com a amostragem a gente economiza dinheiro.

56 E mais importante, que o manejo integrado de pragas, com várias práticas integradas e não isoladas, nos ajudam a reduzir as pragas nas culturas. Amigos, nós esperamos que vocês tenham gostado da aula sobre cana de açúcar. Agora vocês vão fazer um pequeno teste. Boa sorte!

57 TESTE Questão 1: Qual a principal praga da cana de açúcar? a) Broca da cana-de-açúcar b) Pulgão c) Cochonilha d) Besouros Questão 2: O que a broca da cana faz na lavoura de cana? a) Atacam as folhas b) Come as raízes c) Fazem galerias nos colmos e reduzem a produção de álcool e açúcar. d) Injetam toxinas na planta de cana de açucar 3- Qual o método de controle mais utilizado para a broca da cana-de-açúcar? a) Inseticidas b) Fungos que matam pragas c) Queima da cana de açucar d) Vespinhas parasitóide

58 GABARITO QUESTÃO RESPOSTA 1 A 2 C 3 B

59 Referência consultada ou indicada GALLO, D. et al. Manual de Entomologia Agrícola. Ed. Agronômica Ceres. São Paulo, p PICANÇO Apostila Didática. UFV- Viçosa, 308p Literatura Indicada para crianças que aborda pragas e como combatê-las: Demolin, G. A grande Guerra. Ed. Armazém de Idéias, Belo Horizonte, p. Demolin, G. Um conto no Velho Chico. Ed. Armazém de Idéias, Belo Horizonte, p.

A Cultura da Cana-de-Açúcar

A Cultura da Cana-de-Açúcar A Cultura da Cana-de-Açúcar Saul Carvalho 85 espécies no Brasil pragas importantes (nacional/regional) Variável com fenologia e região Manejo ecológico: Controle biológico Controle cultural Cultivares

Leia mais

MANEJO DE PRAGAS. Leila L. Dinardo-Miranda

MANEJO DE PRAGAS. Leila L. Dinardo-Miranda MANEJO DE PRAGAS Leila L. Dinardo-Miranda Manejo integrado de pragas Kogan (1998) Sistema de decisão para uso de táticas de controle, isoladas ou associadas harmoniosamente, numa estratégia de manejo baseada

Leia mais

Universidade Federal de Minas Gerais. Instituto de Ciências Agrárias. Insetário G.W.G. de Moraes

Universidade Federal de Minas Gerais. Instituto de Ciências Agrárias. Insetário G.W.G. de Moraes Universidade Federal de Minas Gerais Instituto de Ciências Agrárias Insetário G.W.G. de Moraes Pragas da Soja Germano Leão Demolin Leite Sérgio Monteze Alves Amigos, bom dia. Hoje nós vamos falar sobra

Leia mais

A Cultura do Algodoeiro

A Cultura do Algodoeiro A Cultura do Algodoeiro Saul Carvalho Complexo significativo de pragas Raízes, folhas, caule, botões florais, flores, maçãs e capulhos Principais pragas bicudo, lagarta-das-maçãs, curuquerê, pulgão, lagarta

Leia mais

BROCA DA CANA DE AÇÚCAR DIATRAEA SACCHARALIS

BROCA DA CANA DE AÇÚCAR DIATRAEA SACCHARALIS BROCA DA CANA DE AÇÚCAR DIATRAEA SACCHARALIS 1. DESCRIÇÃO DA PRAGA A broca-da-cana é uma mariposa em que a fêmea coloca os ovos nas folhas da cana, de preferência na parte debaixo da folha. O número de

Leia mais

Universidade Federal de Minas Gerais Instituto de Ciências Agrárias Insetário G.W.G. de Moraes

Universidade Federal de Minas Gerais Instituto de Ciências Agrárias Insetário G.W.G. de Moraes Universidade Federal de Minas Gerais Instituto de Ciências Agrárias Insetário G.W.G. de Moraes PRAGAS DAS BRÁSSICAS Germano Leão Demolin Leite Vinicius Matheus Cerqueira Bom dia! Pessoal, na aula de hoje

Leia mais

Universidade Federal de Minas Gerais Instituto de Ciências Agrárias Insetário G.W.G. de Moraes

Universidade Federal de Minas Gerais Instituto de Ciências Agrárias Insetário G.W.G. de Moraes Universidade Federal de Minas Gerais Instituto de Ciências Agrárias Insetário G.W.G. de Moraes PRAGAS DO ARROZ Germano Leão Demolin Leite Verônica Alves Mota Bom dia pessoal! Hoje nós iremos falar de uma

Leia mais

Universidade Federal de Minas Gerais. Instituto de Ciências Agrárias. Insetário G.W.G. de Moraes

Universidade Federal de Minas Gerais. Instituto de Ciências Agrárias. Insetário G.W.G. de Moraes Universidade Federal de Minas Gerais Instituto de Ciências Agrárias Insetário G.W.G. de Moraes Pragas da Mandioca Germano Leão Demolin Leite Sérgio Monteze Alves Cultura da Mandioca Amigos, hoje nós vamos

Leia mais

Universidade Federal de Minas Gerais Instituto de Ciências Agrárias Insetário G.W.G. de Moraes

Universidade Federal de Minas Gerais Instituto de Ciências Agrárias Insetário G.W.G. de Moraes Universidade Federal de Minas Gerais Instituto de Ciências Agrárias Insetário G.W.G. de Moraes PRAGAS DO FEIJOEIRO GERMANO LEÃO DEMOLIN LEITE VERÔNICA ALVES MOTA Olá pessoal. A nossa aula de hoje é sobre

Leia mais

Circular. Técnica INSETOS-PRAGA ASSOCIADOS À CULTURA DO MILHO EM SERGIPE INTRODUÇÃO. Autores ISSN

Circular. Técnica INSETOS-PRAGA ASSOCIADOS À CULTURA DO MILHO EM SERGIPE INTRODUÇÃO. Autores ISSN ISSN 1678-1945 INSETOS-PRAGA ASSOCIADOS À CULTURA DO MILHO EM SERGIPE 56 Circular Técnica Aracaju, SE Março, 2009 INTRODUÇÃO No Nordeste brasileiro, a cultura do milho é de grande importância na economia

Leia mais

GESTÃO AVANÇADA DO CONTROLE DE PRAGAS EM GRANDES LAVOURAS DE CANA-DE-AÇÚCAR

GESTÃO AVANÇADA DO CONTROLE DE PRAGAS EM GRANDES LAVOURAS DE CANA-DE-AÇÚCAR INSECTSHOW - IDEA GESTÃO AVANÇADA DO CONTROLE DE PRAGAS EM GRANDES LAVOURAS DE CANA-DE-AÇÚCAR Enrico De Beni Arrigoni ENRICO ARRIGONI SOLUÇÕES EM MANEJO INTEGRADO DE PRAGAS LTDA. (019) 97128-6262 14 DE

Leia mais

Manejo. Broca. Rizoma. Manejo. Bananeira. da broca do rizoma da

Manejo. Broca. Rizoma. Manejo. Bananeira. da broca do rizoma da Manejo Manejo da broca do rizoma da Bananeira Broca Rizoma Broca-do-rizoma Adulto e Larvas Broca-do-rizoma Cosmopolites sordidus (Germ.) (Coleoptera: Curculionidae) Foto: Nilton F. Sanches Adulto: besouro

Leia mais

Monitoramento e controle do bicudo da cana-de-açúcar, Sphenophorus levis Luiz Carlos de Almeida Erich Stingel Enrico De Beni Arrigoni

Monitoramento e controle do bicudo da cana-de-açúcar, Sphenophorus levis Luiz Carlos de Almeida Erich Stingel Enrico De Beni Arrigoni Monitoramento e controle do bicudo da cana-de-açúcar, Sphenophorus levis Luiz Carlos de Almeida Erich Stingel Enrico De Beni Arrigoni Introdução - Sphenophorus levis, conhecido como bicudo da cana, é uma

Leia mais

Cigarrinha das raízes Mahanarva fimbriolata Monitoramento e manejo

Cigarrinha das raízes Mahanarva fimbriolata Monitoramento e manejo Cigarrinha das raízes Mahanarva fimbriolata Monitoramento e manejo Rafael Divino Alves da Silva Entomologia/Biotecnologia/Melhoramento Genético Entomotestes materiais Bt / Manejo de pragas CTC Email: rafael.silva@ctc.com.br

Leia mais

MONITORAMENTO E CONTROLE DO BICUDO DA CANA-DE-AÇÚCAR, Sphenophorus levis.

MONITORAMENTO E CONTROLE DO BICUDO DA CANA-DE-AÇÚCAR, Sphenophorus levis. MONITORAMENTO E CONTROLE DO BICUDO DA CANA-DE-AÇÚCAR, Sphenophorus levis. Eng.Agrº. Luiz Carlos de Almeida Eng.Agrº. Luís Gustavo de Almeida almeida.entomologia@hotmail.com Especialista em Tecnologia Agroindustrial

Leia mais

INSETOS-PRAGA NO BRASIL:

INSETOS-PRAGA NO BRASIL: INSETOS-PRAGA NO BRASIL: BROCA-DA-CANA-DE-AÇÚCAR BOAS PRÁTICAS AGRÍCOLAS Soluções para um Mundo em Crescimento ÍNDICE Contexto Ocorrência Abrangência nacional Características Curiosidades Alerta 01 02

Leia mais

Cultivo do Milheto. Os principais insetos que atacam a cultura do milheto podem ser divididos em:

Cultivo do Milheto. Os principais insetos que atacam a cultura do milheto podem ser divididos em: Sumário Apresentação Importância econômica Clima Ecofisiologia Fertilidade de solos Cultivares Plantio Plantas daninhas Doenças Pragas Colheita e pós-colheita Referências Glossário Autores Expediente Pragas

Leia mais

Universidade Federal de Minas Gerais. Instituto de Ciências Agrárias. Insetário G.W.G. de Moraes

Universidade Federal de Minas Gerais. Instituto de Ciências Agrárias. Insetário G.W.G. de Moraes Universidade Federal de Minas Gerais Instituto de Ciências Agrárias Insetário G.W.G. de Moraes Pragas da Batata Germano Leão Demolin Leite Aline Fonseca do Nascimento Bom dia turma!!! Na aula de hoje nós

Leia mais

MANEJO BIOLÓGICO DE PRAGAS DE SOLO

MANEJO BIOLÓGICO DE PRAGAS DE SOLO 4º TECNOBIO PRAGAS MANEJO BIOLÓGICO DE PRAGAS DE SOLO Enrico De Beni Arrigoni ENRICO ARRIGONI SOLUÇÕES EM MANEJO INTEGRADO DE PRAGAS LTDA. (019) 97128-6262 17 DE AGOSTO DE 2016 Importância econômica das

Leia mais

AMOSTRAGEM DE PRAGAS EM SOJA. Beatriz S. Corrêa Ferreira Entomologia

AMOSTRAGEM DE PRAGAS EM SOJA. Beatriz S. Corrêa Ferreira Entomologia AMOSTRAGEM DE PRAGAS EM SOJA Beatriz S. Corrêa Ferreira Entomologia INSETICIDAS CONTROLE BIOLÓGICO FEROMÔNIOS MANIPULAÇÃO GENÉTICA DE PRAGAS VARIEDADES RESISTENTES A INSETOS (plantas modificadas geneticamente)

Leia mais

CONTROLE DE PRAGAS E INCIDÊNCIA DE DOENÇAS OPORTUNISTAS

CONTROLE DE PRAGAS E INCIDÊNCIA DE DOENÇAS OPORTUNISTAS CONTROLE DE PRAGAS E INCIDÊNCIA DE DOENÇAS OPORTUNISTAS USINA DIANA STAB 5 DE OUTUBRO DE 2017 ENRICO ARRIGONI SOLUÇÕES EM MANEJO INTEGRADO DE PRAGAS LTDA PIRACICABA - SP (19) 97128-6262 enricomip@gmail.com

Leia mais

COMO AVALIAR A EFICIÊNCIA NO CONTROLE DE PRAGAS

COMO AVALIAR A EFICIÊNCIA NO CONTROLE DE PRAGAS 13º INSECTSHOW 2017 COMO AVALIAR A EFICIÊNCIA NO CONTROLE DE PRAGAS ENRICO DE BENI ARRIGONI ENRICO ARRIGONI SOLUÇÕES EM MANEJO INTEGRADO DE PRAGAS LTDA (19) 97128-6262 enricomip@gmail.com PREJUÍZO POTENCIAL

Leia mais

OCORRÊNCIA E INFESTAÇÃO DE Diatraea saccharalis (FABRICIUS, 1794) (LEPIDOPTERA: CRAMBIDAE) EM SALTO DO JACUÍ - RS 1

OCORRÊNCIA E INFESTAÇÃO DE Diatraea saccharalis (FABRICIUS, 1794) (LEPIDOPTERA: CRAMBIDAE) EM SALTO DO JACUÍ - RS 1 OCORRÊNCIA E INFESTAÇÃO DE Diatraea saccharalis (FABRICIUS, 1794) (LEPIDOPTERA: CRAMBIDAE) EM SALTO DO JACUÍ - RS 1 STACKE, Regis F. 4 ; GUEDES, Jerson V. C. 2 ; STEFANELO, Lucas da S. 4 ; TOMAZI, Bruno

Leia mais

Universidade Federal de Minas Gerais Instituto de Ciências Agrárias Insetário G.W.G. de Moraes

Universidade Federal de Minas Gerais Instituto de Ciências Agrárias Insetário G.W.G. de Moraes Universidade Federal de Minas Gerais Instituto de Ciências Agrárias Insetário G.W.G. de Moraes Pragas de Cucurbitáceas Germano Leão Demolin Leite Verônica Alves Mota Olá amigos! Hoje nós iremos falar sobre

Leia mais

REUNIÃO DE FORNECEDORES. UNIDADE Ipê 2012

REUNIÃO DE FORNECEDORES. UNIDADE Ipê 2012 REUNIÃO DE FORNECEDORES UNIDADE Ipê 2012 VARIEDADES DE CANA DE AÇÚCAR Fatores de Produtividade MANEJO AGRÍCOLA VARIEDADE PRODUTIVIDADE SOLO (Amb. Prod.) CLIMA TIPO DE PLANTIO TIPO DE COLHEITA MATURAÇÃO

Leia mais

BROCA DA CANA-DE-AÇÚCAR Diatraea saccharalis MONITORAMENTO E CONTROLE

BROCA DA CANA-DE-AÇÚCAR Diatraea saccharalis MONITORAMENTO E CONTROLE BROCA DA CANA-DE-AÇÚCAR Diatraea saccharalis MONITORAMENTO E CONTROLE Rafael Divino Alves da Silva Entomologia/Biotecnologia/Melhoramento Genético Entomotestes materiais Bt / Manejo de pragas CTC Email:

Leia mais

Universidade Federal de Minas Gerais Instituto de Ciências Agrárias Insetário G.W.G. de Moraes

Universidade Federal de Minas Gerais Instituto de Ciências Agrárias Insetário G.W.G. de Moraes Universidade Federal de Minas Gerais Instituto de Ciências Agrárias Insetário G.W.G. de Moraes Pragas do Pêssego Germano Leão Demolin Leite Vinícius de Abre D Ávila Pêssegueiro Bom dia amigos! O tema da

Leia mais

5.9 Controle de Pragas e Doenças

5.9 Controle de Pragas e Doenças 5.9 Controle de Pragas e Doenças 1 5.9.1 Medidas gerais de controle de pragas 2 a) Métodos Legislativos -Realizado pelo serviço de vigilância sanitária; - Consiste na fiscalização de portos, aeroportos,

Leia mais

7. Manejo de pragas. compreende as principais causadoras de danos na citricultura do Rio Grande do Sul. Mosca-das-frutas sul-americana

7. Manejo de pragas. compreende as principais causadoras de danos na citricultura do Rio Grande do Sul. Mosca-das-frutas sul-americana Tecnologias para Produção de Citros na Propriedade de Base Familiar 63 7. Manejo de pragas Dori Edson Nava A cultura dos citros possui no Brasil mais de 50 espécies de artrópodes-praga, das quais pelo

Leia mais

Comunicado Técnico. Novas formas de manejo integrado da Traça-do-Tomateiro. Geni Litvin Villas Bôas Marina Castelo Branco Maria Alice de Medeiros

Comunicado Técnico. Novas formas de manejo integrado da Traça-do-Tomateiro. Geni Litvin Villas Bôas Marina Castelo Branco Maria Alice de Medeiros Comunicado Técnico 29 ISSN 1414-9850 Dezembro, 2005 Brasília, DF Novas formas de manejo integrado da Traça-do-Tomateiro Geni Litvin Villas Bôas Marina Castelo Branco Maria Alice de Medeiros A traça-do-tomateiro

Leia mais

Universidade Federal de Minas Gerais. Instituto de Ciências Agrárias. Insetário G.W.G. de Moraes

Universidade Federal de Minas Gerais. Instituto de Ciências Agrárias. Insetário G.W.G. de Moraes Universidade Federal de Minas Gerais Instituto de Ciências Agrárias Insetário G.W.G. de Moraes Pragas do Maracujazeiro Germano Leão Demolin Leite Aline Fonseca do Nascimento Oi pessoal! Na aula de hoje

Leia mais

Universidade Federal de Minas Gerais Instituto de Ciências Agrárias Insetário G.W.G. de Moraes PRAGAS DE EUCALIPTO

Universidade Federal de Minas Gerais Instituto de Ciências Agrárias Insetário G.W.G. de Moraes PRAGAS DE EUCALIPTO Universidade Federal de Minas Gerais Instituto de Ciências Agrárias Insetário G.W.G. de Moraes PRAGAS DE EUCALIPTO Germano Leão Demolin Leite Vinicius Matheus Cerqueira Bom dia pessoal! Hoje nós vamos

Leia mais

Universidade Federal de Minas Gerais. Instituto de Ciências Agrárias. Insetário G.W.G. de Moraes

Universidade Federal de Minas Gerais. Instituto de Ciências Agrárias. Insetário G.W.G. de Moraes Universidade Federal de Minas Gerais Instituto de Ciências Agrárias Insetário G.W.G. de Moraes Pragas de Bananeira Germano Leão Demolin Leite Sérgio Monteze Alves Bom dia pessoal. Na aula de hoje nós vamos

Leia mais

INSETOS-PRAGA NO BRASIL: LAGARTA-DA-ESPIGA

INSETOS-PRAGA NO BRASIL: LAGARTA-DA-ESPIGA INSETOS-PRAGA NO BRASIL: LAGARTA-DA-ESPIGA BOAS PRÁTICAS AGRÍCOLAS Soluções para um Mundo em Crescimento ÍNDICE Contexto 01 Ocorrência 02 Abrangência nacional 03 Características 05 Curiosidades 09 Alerta

Leia mais

A FITOSSANIDADE E OS NOVOS DESAFIOS

A FITOSSANIDADE E OS NOVOS DESAFIOS Integração da Pesquisa Pública, com Cana-de-açúcar, no Brasil A FITOSSANIDADE E OS NOVOS DESAFIOS Enrico De Beni Arrigoni ENRICO ARRIGONI SOLUÇÕES EM MANEJO INTEGRADO DE PRAGAS LTDA. (019) 97128-6262 15

Leia mais

Cigarrinhas em Pastagens

Cigarrinhas em Pastagens Cigarrinhas em Pastagens Introdução Com a chegada do período chuvoso começam os ataques das cigarrinhas das pastagens, insetos sugadores que causam prejuízos às pastagens e às culturas de cana-de-açúcar,

Leia mais

O que é o Bicho-Furão. Prejuízos

O que é o Bicho-Furão. Prejuízos O que é o Bicho-Furão Uma praga cuja lagarta ataca os frutos das plantas cítricas, provocando queda e apodrecimento, tornando-os impróprios tanto para o consumo in natura quanto para o processamento pela

Leia mais

Universidade Federal de Minas Gerais Instituto de Ciências Agrárias Insetário G.W.G. de Moraes

Universidade Federal de Minas Gerais Instituto de Ciências Agrárias Insetário G.W.G. de Moraes Universidade Federal de Minas Gerais Instituto de Ciências Agrárias Insetário G.W.G. de Moraes Praga das Pastagens Germano Leão Demolin Leite Vinicius de Abreu D Ávila Bom dia amigos! Na aula de hoje falaremos

Leia mais

Fundamentos do Controle Biológico

Fundamentos do Controle Biológico Fundamentos do Controle Biológico Fundamentos do Controle Biológico O que é o controle biológico? É a ação de organismos (biocontroladores) que mantém as densidades de outros organismos (organismo alvo)

Leia mais

Recomendações técnicas para controle das principais pragas da cultura do milho em Roraima

Recomendações técnicas para controle das principais pragas da cultura do milho em Roraima Nº. 007Nov./98 P.1-5 Recomendações técnicas para controle das principais pragas da cultura do milho em Roraima Marcos Antônio Barbosa Moreira 1 O cultivo do milho é bastante explorado em Roraima em diversos

Leia mais

Figura 1: Fases de desenvolvimento do nematóide do gênero Meloidogyne sp Foto: Joelmir Silva

Figura 1: Fases de desenvolvimento do nematóide do gênero Meloidogyne sp Foto: Joelmir Silva LABORATÓRIO DE NEMATOLOGIA AGRÍCOLA A AFOCAPI / COPLACANA tem a disposição de seus associados e cooperados o laboratório de análise nematológica, determinando a quantidade de nematóides presentes na amostra

Leia mais

Profa Dra. Fernanda Basso Eng. Agr. Msc. Bruno Lodo

Profa Dra. Fernanda Basso Eng. Agr. Msc. Bruno Lodo UNIPAC Curso de Agronomia Manejo Fitossanitário na Cana-de-açúcar Insetos-Pragas GRANDES CULTURAS I - Cultura da Cana-de-açúcar Profa Dra. Fernanda Basso Eng. Agr. Msc. Bruno Lodo Introdução Os danos causados

Leia mais

Desafios da Pesquisa em Controle Biológico na Agricultura no Estado de São Paulo

Desafios da Pesquisa em Controle Biológico na Agricultura no Estado de São Paulo Desafios da Pesquisa em Controle Biológico na Agricultura no Estado de São Paulo Controle biológico com fungos em cana-de-açúcar Antonio Batista Filho batistaf@biologico.sp.gov.br Desafio Produção de alimentos

Leia mais

Sistema de produção de cana-de-açúcar para agricultura familiar

Sistema de produção de cana-de-açúcar para agricultura familiar 47 Sistema de produção de cana-de-açúcar para agricultura familiar Sergio Delmar dos Anjos e Silva; Dori Edson Nava; Cândida Raquel Scherrer Montero; Vinicius Soares Sturza A cana-de-açúcar ( é uma espécie

Leia mais

n março

n março n. 48 - março - 2009 Cochonilha-negra: principal praga da oliveira no Brasil 1 Júlio César de Souza 2 Rogério Antônio Silva 3 Paulo Rebelles Reis 4 Lenira Vieira Costa Santa-Cecíla 5 6 INTRODUÇÃO Todos

Leia mais

CONTROLE BIOLÓGICO DAS PRAGAS DA CANA DE AÇÚCAR NO BRASIL: UM EXEMPLO A SER SEGUIDO José Roberto Postali Parra Alexandre de Sene Pinto

CONTROLE BIOLÓGICO DAS PRAGAS DA CANA DE AÇÚCAR NO BRASIL: UM EXEMPLO A SER SEGUIDO José Roberto Postali Parra Alexandre de Sene Pinto CONTROLE BIOLÓGICO DAS PRAGAS DA CANA DE AÇÚCAR NO BRASIL: UM EXEMPLO A SER SEGUIDO José Roberto Postali Parra Alexandre de Sene Pinto 45 CONTROLE BIOLÓGICO DAS PRAGAS DA CANA DE AÇÚCAR NO BRASIL: UM EXEMPLO

Leia mais

Hyponeuma taltula BROCA PELUDA

Hyponeuma taltula BROCA PELUDA Hyponeuma taltula BROCA PELUDA Rafael Divino Alves da Silva Entomologia/Biotecnologia/Melhoramento Genético Entomotestes materiais Bt / Manejo de pragas CTC Email: rafael.silva@ctc.com.br Telefone: (19)98171

Leia mais

2.9. Pastagens Praga-chave: Cigarrinha-das-pastagens, Zulia entreriana (Homoptera:

2.9. Pastagens Praga-chave: Cigarrinha-das-pastagens, Zulia entreriana (Homoptera: 2.9. Pastagens 2.9.1. Praga-chave: Cigarrinha-das-pastagens, Zulia entreriana (Homoptera: Características do inseto/injúrias: Os adultos medem cerca de 7 mm; coloração preta e com uma faixa transversal

Leia mais

MONITORAMENTO DE ADULTOS DE Spodoptera frugiperda e Diatraea saccharalis EM ÁREAS DE MILHO E SORGO 1

MONITORAMENTO DE ADULTOS DE Spodoptera frugiperda e Diatraea saccharalis EM ÁREAS DE MILHO E SORGO 1 MONITORAMENTO DE ADULTOS DE Spodoptera frugiperda e Diatraea saccharalis EM ÁREAS DE MILHO E SORGO 1 Guilherme Souza de Avellar 2 e Ivan Cruz 3 1 Trabalho financiado pelo CNPq/Fapemig 2 Estudante do Curso

Leia mais

Pragas da cultura da erva-mate. ERVA-MATE - Ilex paraguariensis St. Hil., Família Aquifolíaceae

Pragas da cultura da erva-mate. ERVA-MATE - Ilex paraguariensis St. Hil., Família Aquifolíaceae Pragas da cultura da erva-mate ERVA-MATE - Ilex paraguariensis St. Hil., Família Aquifolíaceae ÁREA DE OCORRÊNCIA NO BRASIL Mato Grosso do Sul,Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul IMPORTÂNCIA ECONÔMICA

Leia mais

AS CINCO PRINCIPAIS LAGARTAS DA CULTURA DO MILHO NO BRASIL.

AS CINCO PRINCIPAIS LAGARTAS DA CULTURA DO MILHO NO BRASIL. INFORMATIVO DE DESENVOLVIMENTO TECNOLÓGICO ANO 2 NÚMERO 1 ABRIL 2013 AS CINCO PRINCIPAIS LAGARTAS DA CULTURA DO MILHO NO BRASIL. A cultura do milho é uma das mais importantes na agricultura brasileira,

Leia mais

BROCA GIGANTE. Como controlar esta praga? Telchin licus licus (Lepidoptera, Castniidae) José de Souza Santos Consultor

BROCA GIGANTE. Como controlar esta praga? Telchin licus licus (Lepidoptera, Castniidae) José de Souza Santos Consultor BROCA GIGANTE Telchin licus licus (Lepidoptera, Castniidae) Como controlar esta praga? José de Souza Santos Consultor IMPORTÂNCIA ECONÔMICA CONSIDERADA UMA DAS MAIS IMPORTANTES PRAGAS DA CANA NO NORDESTE

Leia mais

Importância dos organismos do solo para a sustentabilidade da produção de soja

Importância dos organismos do solo para a sustentabilidade da produção de soja Importância dos organismos do solo para a sustentabilidade da produção de soja Amarildo Pasini Agrônomo Professor de Entomologia Agricola Depto Agronomia UEL Hipótese: os ouvintes têm muito conhecimento

Leia mais

SAFRA 2014/15 DEFINIÇÕES DO PROGRAMA FITOSSANITÁRIO DA BAHIA

SAFRA 2014/15 DEFINIÇÕES DO PROGRAMA FITOSSANITÁRIO DA BAHIA SAFRA 2014/15 DEFINIÇÕES DO PROGRAMA FITOSSANITÁRIO DA BAHIA Programa baseado no Manejo Integrado de Pragas MIP 1. Controle Cultural Delimitação do vazio sanitário, calendário de plantio definido e monitoramento

Leia mais

CONTROLE BIOLÓGICO DO BICUDO DA CANA, Sphenophorus levis.

CONTROLE BIOLÓGICO DO BICUDO DA CANA, Sphenophorus levis. CONTROLE BIOLÓGICO DO BICUDO DA CANA, Sphenophorus levis. Eng.Agrº. Luiz Carlos de Almeida Eng.Agrº. Luís Gustavo de Almeida almeida.entomologia@hotmail.com Especialista em Tecnologia Agroindustrial www.entomolconsultoria.com

Leia mais

Cultura da Cana de açúcar. Profª Msc. Flávia Luciane Bidóia Roim

Cultura da Cana de açúcar. Profª Msc. Flávia Luciane Bidóia Roim Cultura da Cana de açúcar Profª Msc. Flávia Luciane Bidóia Roim Fenologia e Fisiologia Influência das condições ambientais sobre a produção Planta que apresenta uma grande taxa fotossintética e eficiência

Leia mais

AÇÃO DE EXTRATOS DA CATINGUEIRA (Caesalpinia pyramidalis Tui.) COMO BIOPESTICIDA NO COMBATE À COCHONILA DO CARMIM (Dactylopius opuntiae)

AÇÃO DE EXTRATOS DA CATINGUEIRA (Caesalpinia pyramidalis Tui.) COMO BIOPESTICIDA NO COMBATE À COCHONILA DO CARMIM (Dactylopius opuntiae) AÇÃO DE EXTRATOS DA CATINGUEIRA (Caesalpinia pyramidalis Tui.) COMO BIOPESTICIDA NO COMBATE À COCHONILA DO CARMIM (Dactylopius opuntiae) Fagner Giminiano dos Santos 1, Daniel Buriti de Macedo 1, José Carlos

Leia mais

Abra e descubra a mais nova tecnologia contra a broca de cana.

Abra e descubra a mais nova tecnologia contra a broca de cana. Abra e descubra a mais nova tecnologia contra a broca de cana. 10/2017 Bula Técnica CTC 20 BT Índice Variedade CTC 20 BT OGM e Tecnologia BT Benefícios da CTC 20 BT Posicionamento da Tecnologia Refúgio

Leia mais

Sistema Embrapa de Produção Agroindustrial de Sorgo Sacarino para Bioetanol Sistema BRS1G Tecnologia Qualidade Embrapa

Sistema Embrapa de Produção Agroindustrial de Sorgo Sacarino para Bioetanol Sistema BRS1G Tecnologia Qualidade Embrapa 57 Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento e cadastrados na secretaria de Agricultura de cada estado. Normas gerais para o uso de defensivos agrícolas Antes da aquisição de qualquer herbicida,

Leia mais

Guilherme dos Reis Vasconcelos Engenheiro Agrônomo Professor; Consultor em MIP e Agricultura Sustentável; Horticultor.

Guilherme dos Reis Vasconcelos Engenheiro Agrônomo Professor; Consultor em MIP e Agricultura Sustentável; Horticultor. em pequenas culturas Guilherme dos Reis Vasconcelos Engenheiro Agrônomo Professor; Consultor em MIP e Agricultura Sustentável; Horticultor. Hortaliça Hortaliça é a planta herbácea da qual uma ou mais

Leia mais

Universidade Federal de Minas Gerais Instituto de Ciências Agrárias Insetário G.W.G. de Moraes

Universidade Federal de Minas Gerais Instituto de Ciências Agrárias Insetário G.W.G. de Moraes Universidade Federal de Minas Gerais Instituto de Ciências Agrárias Insetário G.W.G. de Moraes PRAGAS DO CAFEEIRO GERMANO LEÃO DEMOLIN LEITE VERÔNICA ALVES MOTA Olá amigos, hoje nós vamos falar de uma

Leia mais

CARACTERÍSTICAS DAS PRAGAS:

CARACTERÍSTICAS DAS PRAGAS: MANEJO SUSTENTÁVEL DA BROCA, CIGARRINHA DAS RAÍZES E BICUDO DA CANA-DE-AÇÚCAR. Eng.Agrº. Luiz Carlos de Almeida Eng.Agrº. Luís Gustavo de Almeida almeida.entomologia@hotmail.com Especialistas em Tecnologia

Leia mais

Universidade Federal de Minas Gerais Instituto de Ciências Agrárias Insetário G.W.G. de Moraes Cupins de Ninhos Expostos

Universidade Federal de Minas Gerais Instituto de Ciências Agrárias Insetário G.W.G. de Moraes Cupins de Ninhos Expostos Universidade Federal de Minas Gerais Instituto de Ciências Agrárias Insetário G.W.G. de Moraes Cupins de Ninhos Expostos Germano Leão Demolin Leite Amanda Fialho Amigos, hoje nós vamos aproveitar o dia

Leia mais

VII Workshop Tecnológico sobre Pragas da Cana-de-Açúcar

VII Workshop Tecnológico sobre Pragas da Cana-de-Açúcar VII Workshop Tecnológico sobre Pragas da Cana-de-Açúcar Projeto Programa de Pesquisa em Políticas Públicas Sessão 1: Pragas de solo Palestrante: Enrico De Beni Arrigoni Centro de Tecnologia Canavieira

Leia mais

Manual de Manejo Integrado de Pragas e Doenças - MIPD Café Conilon (Coffea canephora)

Manual de Manejo Integrado de Pragas e Doenças - MIPD Café Conilon (Coffea canephora) Manual de Manejo Integrado de Pragas e Doenças - MIPD Café Conilon (Coffea canephora) Na parte inferior das folhas aparecem manchas de coloração amarelo pálido, pequenas, que depois crescem e formam uma

Leia mais

Palestra apresentada no 1º Simpósio de Pragas de Solo, Pindorama, SP. José Ednilson Miranda Embrapa Algodão

Palestra apresentada no 1º Simpósio de Pragas de Solo, Pindorama, SP. José Ednilson Miranda Embrapa Algodão Palestra apresentada no 1º Simpósio de Pragas de Solo, Pindorama, SP José Ednilson Miranda Embrapa Algodão Conhecimentos de bioecologia 3 São polífagos se alimentam de soja, milho, algodão, pastagens,

Leia mais

SAFRA 2014/15 ORIENTAÇÕES DO PROGRAMA FITOSSANITÁRIO DA BAHIA

SAFRA 2014/15 ORIENTAÇÕES DO PROGRAMA FITOSSANITÁRIO DA BAHIA SAFRA 2014/15 ORIENTAÇÕES DO PROGRAMA FITOSSANITÁRIO DA BAHIA Revisão de 16/06/2014 Programa baseado no Manejo Integrado de Pragas MIP 1. Controle Cultural Delimitação do vazio sanitário, calendário de

Leia mais

FICOU AINDA MELHOR O QUE ERA BOM

FICOU AINDA MELHOR O QUE ERA BOM BulaTécnica 06/2019 1 O QUE ERA BOM FICOU AINDA MELHOR A CTC9001BT é a evolução da CTC9001, que agora alia alta tecnologia para obter máxima eficácia no combate a broca da cana, Diatraea saccharalis. Variedade

Leia mais

Pragas e Doenças. Vamos conhecer primeiro as principais pragas do jardim

Pragas e Doenças. Vamos conhecer primeiro as principais pragas do jardim Pragas e Doenças Vamos conhecer primeiro as principais pragas do jardim Pragas Trips Trata-se de insetos de pequeno tamanho, corpo alongado e com aparelho bucal sugador. Apresentam atividade maior com

Leia mais

Manejo integrado de Stenoma catenifer Walsingham (Lepidoptera: Elachistidae) Thaís Carolina Silva Cirino (1) ; Aloísio Costa Sampaio (2)

Manejo integrado de Stenoma catenifer Walsingham (Lepidoptera: Elachistidae) Thaís Carolina Silva Cirino (1) ; Aloísio Costa Sampaio (2) Manejo integrado de Stenoma catenifer Walsingham (Lepidoptera: Elachistidae) Thaís Carolina Silva Cirino (1) ; Aloísio Costa Sampaio (2) (1) Bióloga, Mestre em Horticultura pela FCA-Unesp/Botucatu e doutoranda

Leia mais

Reconheça o psilídeo

Reconheça o psilídeo Diaphorina citri O psilídeo Diaphorina citri é o inseto que transmite as bactérias associadas ao grenning (Huanglongbing/HLB), uma das principais doenças que afetam a citricultura. De origem asiática,

Leia mais

Universidade Federal de Minas Gerais. Instituto de Ciências Agrárias. Insetário G.W.G. de Moraes

Universidade Federal de Minas Gerais. Instituto de Ciências Agrárias. Insetário G.W.G. de Moraes Universidade Federal de Minas Gerais Instituto de Ciências Agrárias Insetário G.W.G. de Moraes PRAGAS DAS LILIÁCEAS GERMANO LEÃO DEMOLIN LEITE ELWIRA DAPHINN SILVA MOREIRA Bom dia turma! Hoje nós vamos

Leia mais

O produtor pergunta, a Embrapa responde

O produtor pergunta, a Embrapa responde Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária Embrapa Milho e Sorgo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento O produtor pergunta, a Embrapa responde José Carlos Cruz Paulo César Magalhães Israel

Leia mais

Bioecologia e Manejo de Pragas

Bioecologia e Manejo de Pragas 75 Bioecologia e Manejo de Pragas Raul da Cunha Borges Filho Vinícius Soares Sturza Dori Edson Nava Jerson Vanderlei Carus Guedes O Estado do Rio Grande do Sul (RS) cultiva 1,2 mil ha de canade-açúcar,

Leia mais

BICUDO DA CANA (SPHENOPHORUS LEVIS)

BICUDO DA CANA (SPHENOPHORUS LEVIS) BICUDO DA CANA (SPHENOPHORUS LEVIS) 1. INTRODUÇÃO Uma outra praga que vem assumindo um certo grau de importância é conhecida como o bicudo da cana-de-açúcar de ocorrência restrita no Estado de São Paulo,

Leia mais

Universidade Federal de Minas Gerais. Instituto de Ciências Agrárias. Insetário G.W.G. de Moraes

Universidade Federal de Minas Gerais. Instituto de Ciências Agrárias. Insetário G.W.G. de Moraes Universidade Federal de Minas Gerais Instituto de Ciências Agrárias Insetário G.W.G. de Moraes PRAGAS DO ABACAXIZEIRO GERMANO LEÃO DEMOLIN LEITE ELWIRA DAPHINN SILVA MOREIRA Bom dia turma. Na aula de hoje

Leia mais

Cultivo do Feijão-Caupi. Reconhecimento e Controle de Pragas

Cultivo do Feijão-Caupi. Reconhecimento e Controle de Pragas Cultivo do Feijão-Caupi Reconhecimento e Controle de Pragas Exemplares desta publicação podem ser adquiridos na: Embrapa Meio-Norte Av. Duque de Caxias, 5.650, Bairro Buenos Aires Caixa Postal 01 CEP 64008-780,

Leia mais

Exercícios - Aulas 53 e 54

Exercícios - Aulas 53 e 54 Exercícios - Aulas 53 e 54 Apostila 8 - Alfa Verde pp. 122 e 123 Ecologia - Prof. André Braga 1. ENEM 2005 (ENEM 2005) A atividade pesqueira é antes de tudo extrativista, o que causa impactos ambientais.

Leia mais

Workshop FAPESP Controle Biológico Cana-de-açúcar Enrico De Beni Arrigoni

Workshop FAPESP Controle Biológico Cana-de-açúcar Enrico De Beni Arrigoni Workshop FAPESP Controle Biológico Cana-de-açúcar Enrico De Beni Arrigoni Controle Biológico das pragas da cana SITUAÇÃO PROBLEMAS OPORTUNIDADES NOVOS DESAFIOS Pragas da cana no Brasil Diatraea saccharalis

Leia mais

Empresa Brasileira de Pesquisa AgrQpecuária. E:mbrapa Milho e Sorqo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento'

Empresa Brasileira de Pesquisa AgrQpecuária. E:mbrapa Milho e Sorqo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento' " Empresa Brasileira de Pesquisa AgrQpecuária. E:mbrapa Milho e Sorqo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento' I o produtor pergunta, a' fmbrapa responde é Israel Alexandre Pereira Filho José

Leia mais

Cultura de Espargos. Verdes

Cultura de Espargos. Verdes Cultura de Espargos Verdes Doenças e Tratamentos Escaravelho do Espargo (Crioceris Asparagi) Sintomas: Os Escaravelhos causam relativamente pouco dano que é restrito á parte superficial das plantas. As

Leia mais

PRAGAS AGRÍCOLAS. Engenheiro Agrônomo - Joelmir Silva PIRACICABA SP CULTURA: CANA-DE-AÇÚCAR

PRAGAS AGRÍCOLAS. Engenheiro Agrônomo - Joelmir Silva PIRACICABA SP CULTURA: CANA-DE-AÇÚCAR PRAGAS AGRÍCOLAS Engenheiro Agrônomo - Joelmir Silva PIRACICABA SP CULTURA: CANA-DE-AÇÚCAR 2010 2 Distribuição Espacial das Pragas < Produtividade Parte aérea Broca Formigas Solo Cupins Migdolus Cigarrinha

Leia mais

ALGUNS ANIMAIS EM RISCO DE EXTINÇÃO. Elaborado por Andrea Aparecida Iozzi Joaquim Verni

ALGUNS ANIMAIS EM RISCO DE EXTINÇÃO. Elaborado por Andrea Aparecida Iozzi Joaquim Verni ALGUNS ANIMAIS EM RISCO DE EXTINÇÃO Elaborado por Andrea Aparecida Iozzi Joaquim Verni - 2016 Arara-azul Arara-azul Encontrada na Amazônia, no Pantanal e em mais sete estados. Enfrenta problemas como o

Leia mais

ADOÇÃO DE MELHORES PRÁTICAS AGRONÔMICAS

ADOÇÃO DE MELHORES PRÁTICAS AGRONÔMICAS ADOÇÃO DE MELHORES PRÁTICAS AGRONÔMICAS O QUE SÃO AS MELHORES PRÁTICAS AGRONÔMICAS? POSICIONAMENTO TÉCNICO COERENTE E CONSISTENTE Dessecação antecipada e uso de inseticidas para manejo de pragas residentes

Leia mais

MONITORAMENTO DE POPULAÇÃO E CONTROLE DE CIGARRINHA DA RAIZ EM CANA-DE-AÇÚCAR. Newton Macedo

MONITORAMENTO DE POPULAÇÃO E CONTROLE DE CIGARRINHA DA RAIZ EM CANA-DE-AÇÚCAR. Newton Macedo MONITORAMENTO DE POPULAÇÃO E CONTROLE DE CIGARRINHA DA RAIZ EM CANA-DE-AÇÚCAR Newton Macedo Universidade Federal de São Carlos, Centro de Ciências Agrárias, Departamento de Biotecnologia Vegetal, CP 153,

Leia mais

INSETOS-PRAGA NO BRASIL:

INSETOS-PRAGA NO BRASIL: INSETOS-PRAGA NO BRASIL: LAGARTA-DO-CARTUCHO BOAS PRÁTICAS AGRÍCOLAS Soluções para um Mundo em Crescimento ÍNDICE Contexto Ocorrência Abrangência nacional Características Curiosidades Alerta 01 02 03 05

Leia mais

COMPLEXO SPODOPTERA: IDENTIFICAÇÃO DAS ESPÉCIES E AVALIAÇÃO DE DANOS NA ESCALA DAVIS.

COMPLEXO SPODOPTERA: IDENTIFICAÇÃO DAS ESPÉCIES E AVALIAÇÃO DE DANOS NA ESCALA DAVIS. INFORMATIVO DE DESENVOLVIMENTO TECNOLÓGICO ANO 2 NÚMERO 2 MAIO 2013 COMPLEXO SPODOPTERA: IDENTIFICAÇÃO DAS ESPÉCIES E AVALIAÇÃO DE DANOS NA ESCALA DAVIS. 1 - O COMPLEXO SPODOPTERA Spodoptera frugiperda

Leia mais

Ciclo de Vida do Cupim

Ciclo de Vida do Cupim Geralmente ao entardecer dos dias quentes em algumas épocas do ano, podemos observar as revoadas de cupins ao redor de um ponto luminoso, as formas aladas dos cupins se mostram nos ambientes formando grandes

Leia mais

Diaphorina citri. Os ovos são colocados em brotações novas Apresentam forma alongada e afilada na extremidade e coloração amarelo-alaranjado.

Diaphorina citri. Os ovos são colocados em brotações novas Apresentam forma alongada e afilada na extremidade e coloração amarelo-alaranjado. Diaphorina citri O psilídeo Diaphorina citri é o inseto vetor das bactérias que causam o grenning (Huanglongbing/HLB), a principal doença que afeta a citricultura do estado de São Paulo. Ele vive em plantas

Leia mais

E por fim nós vamos falar sobre o monitoramento das coleobrocas. Detectando sinais de

E por fim nós vamos falar sobre o monitoramento das coleobrocas. Detectando sinais de E por fim nós vamos falar sobre o monitoramento das coleobrocas. Detectando sinais de ataque, nós entramos com o controle. Nós vamos ensinar isso daqui a pouco. Broca do tronco Broca do pessegueiro Broca

Leia mais

CALDA DE NEEM. Manual de Capacitação

CALDA DE NEEM. Manual de Capacitação CALDA DE NEEM Manual de Capacitação 1 O que é ` É um produto agrícola feito na propriedade rural, fácil de ser feito, atóxico para seres humanos e animais, líquido, protetor da planta contra doenças e

Leia mais

Bases do manejo integrado de pragas em cana-de-açúcar. Leila Luci Dinardo-Miranda

Bases do manejo integrado de pragas em cana-de-açúcar. Leila Luci Dinardo-Miranda Bases do manejo integrado de pragas em cana-de-açúcar Leila Luci Dinardo-Miranda CURSO: Manejo integrado de pragas em cana-de-açúcar Leila Luci Dinardo-Miranda 16 e 17/10/2012 infobibos.com.br Cenários

Leia mais

Universidade Federal de Minas Gerais Instituto de Ciências Agrárias Insetário G.W.G. de Moraes

Universidade Federal de Minas Gerais Instituto de Ciências Agrárias Insetário G.W.G. de Moraes Universidade Federal de Minas Gerais Instituto de Ciências Agrárias Insetário G.W.G. de Moraes PRAGAS DO ALGODOEIRO Germano Leão Demolin Leite Vinicius Matheus Cerqueira Bom dia pessoal! Hoje vamos falar

Leia mais

Tecnologias de Manejo Complexo Spodoptera Identificação das espécies e avaliação de danos na escala Davis

Tecnologias de Manejo Complexo Spodoptera Identificação das espécies e avaliação de danos na escala Davis Complexo Spodoptera Identificação das espécies O Complexo Spodoptera Spodoptera frugiperda (Lagarta-do-cartucho) Esta praga ocorre em todas as fases da cultura do milho e pode atacar outras culturas, como

Leia mais

PRINCIPAIS INSETOS-PRAGA DA CANA-DE-AÇÚCAR E CONTROLE

PRINCIPAIS INSETOS-PRAGA DA CANA-DE-AÇÚCAR E CONTROLE PRINCIPAIS INSETOS-PRAGA DA CANA-DE-AÇÚCAR E CONTROLE Terezinha Monteiro dos Santos Cividanes Pesquisadora - Entomologia Agrícola Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios - APTA CULTURA DA CANA-DE-AÇÚCAR

Leia mais

Tecnologias de Manejo As cinco principais lagartas da cultura do milho no Brasil

Tecnologias de Manejo As cinco principais lagartas da cultura do milho no Brasil A cultura do milho é uma das mais importantes na agricultura brasileira. Presente em mais de 14 milhões de hectares, representa uma importante fonte de renda e desenvolvimento para muitas regiões produtoras

Leia mais

Cigarrinhas CIGARRINHAS > MONITORAMENTO

Cigarrinhas CIGARRINHAS > MONITORAMENTO Cigarrinhas As cigarrinhas são insetos sugadores que se alimentam em vários tecidos vegetais, principalmente no sistema vascular dos citros. Da ordem Hemíptera, elas se dividem em mais de 70 espécies,

Leia mais