1. SOLICITAÇÃO DE GRAU E DIPLOMA:

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "1. SOLICITAÇÃO DE GRAU E DIPLOMA:"

Transcrição

1 UNIVERSIDADE POTIGUAR - UnP COLAÇÕES DE GRAU DOS CONCLUINTES EM TURMAS REGULARES E COLAÇÕES ESPECIAIS 1. SOLICITAÇÃO DE GRAU E DIPLOMA: a) O aluno concluinte deverá solicitar o grau e diploma, obrigatoriamente, pelo Autoatendimento. O concluinte deve escolher o tipo de colação: turma regular (datas oficiais da UnP) ou grau em data especial (calendário encaminhado semestralmente pela Secretaria Geral às Coordenações de Cursos). Iniciado o serviço na web, primeiramente o aluno concluinte fará revisão dos dados cadastrais, e, se nada houver para alterar, conseguirá requerer normalmente grau e diploma pela WEB; IMPORTANTE: Caso o concluinte sinalize alterações a fazer, não conseguirá requerer o grau pela web; deverá imediatamente dirigir-se à Central de Atendimento ao Aluno, munido da documentação necessária: O concluinte deverá apresentar documento para comprovar a alteração a ser feita; A alteração será efetuada imediatamente pelo Atendente na Central; Feita a alteração, a solicitação poderá ser efetuada; O nome do concluinte somente será incluído na lista de concluintes aptos depois de efetuada a correção dos dados.

2 b) Se o concluinte deixar de sinalizar uma alteração de dado e depois da entrega oficial do diploma vier a requerer a correção, ser-lhe-á exigida a solicitação de segunda via, com o pagamento da taxa correspondente. c) O Setor de Registro da Secretaria Geral emitirá segunda via somente a partir do término das solenidades do calendário oficial, depois de confirmado o protocolo de 2ª. via e pagamento da taxa correspondente. Somente será considerado habilitado à concessão do grau e aos demais atos do processo de formatura, o aluno concluinte, regularmente matriculado, que tiver integralizado toda a programação curricular do curso, incluindo a carga horária exigida de Atividades Complementares e cumprido as exigências do Ministério da Educação relativas à participação no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes ENADE, se for o caso; finalmente, não pode haver pendência de documentos junto ao Arquivo, nem débito de livros junto à biblioteca.

3 2. CRONOGRAMA das ações por data de colação Principais datas a serem observadas pelos alunos concluintes: 2.1 COLAÇÕES DE GRAU EM NATAL Cursos Data da colação Data da assinatura dos diplomas pelos concluintes Todos xx/xx/xx No dia útil anterior a solenidade Horário e Local da Assinatura do Diploma Os concluintes devem assinar os diplomas na Unidade Roberto Freire, das 9 às 21 horas. Informações na Central de Atendimento ao Aluno. (*) 2.2 COLAÇÕES DE GRAU EM MOSSORÓ Cursos Data da colação Data da assinatura dos diplomas pelos concluintes Horário da Assinatura do Diploma Todos xx/xx/xx No dia da solenidade Os concluintes devem apresentar-se, no dia da colação de grau, com uma hora de antecedência para assinar o Diploma

4 3. LISTAS OFICIAIS DE CONCLUINTES POR TURMA a) É responsabilidade da coordenação do curso enviar por as listagens oficiais de concluintes para o Setor de Diplomas, com cópia para a Secretaria Geral, contendo os nomes de todos os alunos APTOS e regularmente matriculados na turma (MA, MB etc), bem como dos alunos com matrícula somente em disciplina, tudo em ORDEM ALFABÉTICA. b) Caso algum aluno queira colar grau com outra turma ou turno-turma, cabe à coordenação do curso acrescentar o nome do aluno na turma na qual vai colar grau, bem como informar ao Setor de Diplomas, exclusivamente por , sobre esse deslocamento: informar a turma de saída E a nova turma de inclusão do nome. 4. OBRIGAÇÕES DO ALUNO CONCLUINTE Constituem obrigações do aluno concluinte: I. requerer, formalmente, no Auto-Atendimento, colação de grau e diploma; II. acompanhar junto à Coordenação do Curso sua inclusão na lista oficial de concluintes, após comprovada situação de regularidade acadêmica e referente ao ENADE, com vistas ao recebimento do grau; III. regularizar, se necessário, sua situação junto à Biblioteca e ao Setor Financeiro; IV. se concluinte de Natal, assinar o diploma na Unidade Roberto Freire, no dia útil anterior ao da solenidade de concessão de grau; V. apresentar-se, no dia da colação de grau, com uma hora de antecedência para assinar a Ata de Concessão de Grau e receber o grau na Solenidade Oficial. VI. se concluinte de Mossoró, apresentar-se, no dia da colação de grau, com uma hora de antecedência para assinar o Diploma e a Ata, bem como receber o grau na Solenidade Oficial.

5 5. O PROCESSO DE FORMATURA O processo de formatura de alunos concluintes de curso de graduação da Universidade Potiguar é composto por atos oficiais e atos extraoficiais. a) Os atos extraoficiais ou oficiosos que integram o processo de formatura, de iniciativa particular dos alunos concluintes, são: I. Missa, Culto Evangélico ou qualquer outro evento de caráter religioso; II. Festa Social ou Eventos similares. b) Os atos oficiais que integram o processo de formatura da Universidade Potiguar são: I. Aula da Saudade; II. Aposição de Placa na Galeria da Universidade; III. Solenidade de Concessão de Grau. 6.1 A AULA DA SAUDADE Presidida pelo Coordenador do Curso, a Aula da Saudade é o ato oficial que representa o último encontro acadêmico entre os alunos concluintes e destes com os professores, dirigentes e funcionários do curso e da Universidade e deve ser realizada em recinto da Universidade. A programação, a realização e a condução da aula da saudade, como ato oficial da Universidade, são da exclusiva responsabilidade do Coordenador do Curso. 5.2 A PLACA A aposição da Placa alusiva à turma concluinte na Galeria da Universidade é o ato oficial que se constitui no registro público e permanente da passagem da turma concluinte na UnP, ao lado de seus dirigentes e homenageados. O projeto da placa deve ser previamente aprovado pelo Coordenador do Curso. Para fins de uniformidade, estética e racionalização do espaço na Galeria, a placa deve ser confeccionada com a dimensão de até 60cm de altura por até 80cm de largura, incluindo-se a moldura, se for o caso.

6 5.3 - O CONVITE O Convite de formatura dos concluintes deve ser previamente aprovado pelo Coordenador do Curso. Além dos dados da livre escolha dos próprios concluintes, deverão constar no convite os seguintes dados: Universidade Potiguar - UnP Curso de... Turma Concluinte AUTORIDADES ACADÊMICAS Sâmela Soraya Gomes de Oliveira Reitora Sandra Amaral de Araújo Pró-Reitora Acadêmica...nome... (ver anexo 1) Diretor da Escola...nome...(ver anexo 2) Coordenador do Curso Renito José Werlang Secretário Geral

7 5.4 OS HOMENAGEADOS: Os homenageados serão escolhidos pelos concluintes. São eles: Patrono Significa o cargo máximo na hierarquia das homenagens. Não discursa. O Patrono será alguém de repercussão local, regional, estadual ou nacional e que de preferência tenha alguma relação com o curso ou com a Instituição. Paraninfo É o padrinho, a quem compete proferir o discurso dirigido aos formandos. O Paraninfo de turma, em geral é um professor, ou profissional da área, que mantém prestígio incondicional junto à turma. Nome da Turma: Cada curso deverá ter um Nome de Turma. Homenagem Póstuma: Deve ser feita a devida referência (in memoriam). Homenagens Diversas (afetiva, de gratidão, especial): Professores ou colaboradores merecedores de destaque e agradecimento. Não discursam.

8 5.5 - A SOLENIDADE DE CONCESSÃO DE GRAU Ato oficial, formal e solene da Universidade, realiza-se em Assembléia Universitária, regimentalmente presidida pela Reitora, ou por autoridade acadêmica especialmente designada, com a presença dos demais dirigentes, de autoridades da sociedade local, de professores, dos padrinhos e familiares dos concluintes e de seus homenageados. A escolha e locação do local da solenidade, decoração, som, limpeza e o que for necessário para a realização do evento são de responsabilidade da Universidade, cabendo aos concluintes apenas a locação de beca, capelo e serviço fotográfico e/ou de filmagem. Uma equipe de recepcionistas acolherá os concluintes e seus convidados, bem como as autoridades especialmente convidadas pela Universidade. Sendo responsável, também, pela formação do cortejo de entrada dos concluintes, organizado por ordem alfabética, através de fichas numeradas fornecidas pela Secretaria Geral, no momento da assinatura da Ata da solenidade. A Solenidade de Colação de Grau inicia sempre às 20 horas.

9 6. ROTEIRO DA SOLENIDADE DE COLAÇÃO DE GRAU seguinte cerimonial: A solenidade de concessão de grau obedecerá, em sua programação básica, ao I. introdução dos concluintes conduzidos pelo coordenador do curso e homenageados da turma concluinte; II. apresentação dos integrantes da mesa dirigente; III. instalação da Assembléia Universitária, pela Reitora ou por quem estiver presidindo; IV. mensagens: a) do orador representante das turmas concluintes; b) de um paraninfo, em nome dos demais; V. apresentação da turma concluinte pelo coordenador do curso ou autoridade acadêmica especialmente designada; VI. requerimento de grau, por um representante dos concluintes; VII. juramento, por representante(s) dos concluintes; VIII. concessão de grau pela Reitora ou por quem estiver presidindo; IX. condecoração do(a) aluno(a) laureado(a) com medalha e respectivo diploma da Láurea Estudantil Universidade Potiguar ; X. chamada nominal dos concluintes para entrega de diploma e do respectivo histórico escolar; XI. encerramento.

10 Fale com clareza, para ser entendido e fale pouco, para ser aplaudido." Colação de Grau UnP OS DISCURSOS A escolha do aluno concluinte para ser orador da solenidade de colação de grau, e do Paraninfo que proferirá a mensagem aos formandos será conduzida pelos Coordenadores dos Cursos, sob a supervisão do Diretor da Escola ou do Diretor do Campus Fora de Sede quando for o caso. O bom discurso deve ser curto, sucinto, sereno e objetivo. Por isso o tempo máximo de duração de cada mensagem, tanto do representante dos concluintes como do paraninfo, é de até 05 (cinco) minutos, observando-se, ainda, o seguinte: I. o tempo máximo de duração de cada mensagem deve ser antecipadamente comunicado pela Comissão de Formatura, como norma institucional, ao orador representante dos concluintes e ao homenageado como paraninfo; II. quando o paraninfo for integrante do corpo docente da Universidade, esta orientação deve ser repassada pelo Coordenador do Curso a que estiver vinculado o professor, como determinação institucional.

11 6.2 - O REQUERENTE DE GRAU A função protocolar de requerimento de grau será exercida por um único representante de todos os concluintes e terá o seguinte enunciado: Senhor(a) Presidente desta Assembléia Universitária, Prof... ou Profa... - Eu, (nome do aluno), representando os meus colegas concluintes, requeiro, na forma da legislação em vigor, que nos seja outorgado o grau relativo ao Curso que acabamos de concluir! O JURAMENTO O juramento solene corresponde ao ato de compromisso do formando em relação à profissão que vai exercer. O Mestre de Cerimônias convida o Juramentista para ir até a tribuna proferir o juramento em nome da turma. Este dirige-se à tribuna e, com o braço direito estendido e mão espalmada, lê o juramento pausadamente. Os demais formandos, em pé, também com o braço direito estendido e mão espalmada, REPETEM a leitura do juramento. O juramento pode ser geral, para todos os cursos da solenidade, ou realizado por curso quando houver juramento regulamentado pelo Conselho Profissional. A Comissão de Formatura deve ensaiar com a turma a leitura do juramento.

12 7. COLAÇÃO DE GRAU ESPECIAL Colação de Grau UnP O aluno que não puder participar da solenidade de concessão de grau, seja por decisão pessoal, por impedimento regimental ou por razão de força maior, poderá requerer a colação de grau em data especial. A cada semestre é publicado o calendário de colações especiais. Deferido o pedido, a outorga do grau será concedida na Secretaria Geral. 8. COLAÇÃO DE GRAU FORA DO CALENDÁRIO OFICIAL Os concluintes de curso podem solicitar a realização de ato oficial em dia e local diferentes do programado pela Reitoria, subordinando-se, contudo, às seguintes condições: I. apresentação de pedido formal, no prazo de antecedência mínima de 60 (sessenta) dias; II. expressa e formal manifestação de anuência da Reitoria quanto à conveniência do local, da data e da hora sugeridos, prevalecendo sempre a conveniência institucional; III. responsabilização formal (no próprio pedido), pela turma concluinte, por todos os ônus financeiros relativos à realização da solenidade; IV. preservação, em qualquer caso, da exclusiva competência da Universidade com relação aos seus atos oficiais.

13 9. TRAJE DA COLAÇÃO DE GRAU Colação de Grau UnP Os formandos devem usar beca na cor preta, jabeaux branco, faixa na cintura na cor do curso ou da área do conhecimento do curso e capelo (chapéu). O capelo é colocado na cabeça após a concessão do grau. Deve ser posicionado com o pingente logo acima do ombro esquerdo. A faixa é colocada sobre a beca, na altura da cintura, sendo fixada com alfinetes de segurança, e suas pontas devem recair sobre a perna esquerda. Recomenda-se que por baixo da beca os formando usem roupas leves e confortáveis. As mulheres deem preferencia a saia ou calça comprida preta, sapato ou sandália preta, e os homens usem camisa ou camiseta branca, calça comprida preta, sapato preto e meia social preta. Para as autoridades participantes da mesa dirigente da solenidade, que não sejam membros acadêmicos da Universidade, sugere-se o uso de terno em cor escura para os homens e traje social para as mulheres.

14 10. ORIENTAÇÕES FINAIS A Comissão de Formatura deve encaminhar para o da Reitoria (reitoria@unp.br) a relação dos seus homenageados, com antecedência mínima de 48 horas, para inclusão no cerimonial da solenidade. É obrigatória a entrega de um convite oficial da Turma Concluinte na Reitoria. É competência da Direção de Escola e de Campus Fora de Sede informar a Reitoria o nome do orador, do paraninfo, do requerente de grau e do(s) juramentista(s) de cada solenidade.

15 PARA DIRIMIR DÚVIDAS As duvidas sobre a inclusão do nome na lista oficial da solenidade de colação de grau devem ser resolvidas exclusivamente na Coordenação do Curso. Para o caso de duvidas sobre o cerimonial, os nossos contatos são: Cássia Maria de Medeiros Tel reitoria@unp.br Para o caso de duvidas sobre a logística da solenidade, os nossos contatos são: Luiz Gonzaga Monteiro de Melo (Lula) Tel lula@unp.br No caso de dúvidas sobre o cortejo de entrada e recepção dos convidados, os nossos contatos são: Ana Alves Tel anaalves@unp.br

16 ANEXO 1 DIRETORES DE ESCOLA ESCOLA Escola da Saúde Escola de Gestão e Negócios Escola de Engenharias e Ciências Exatas Escola de Educação Escola de Comunicação e Artes Escola do Direito Escola de Hospitalidade DIRETOR (A) Giselle Gasparino dos Santos Raniery Christiano de Queiroz Pimenta Catarina de Sena Matos Pinheiro Maria Valéria Pareja Credídio Freire Alves Maria Valéria Pareja Credídio Freire Alves Fernando Cabral de Macedo Filho Raniery Christiano de Queiroz Pimenta

17 ANEXO 2 COORDENADORES DE CURSO CAMPUS NATAL CURSO ADMINISTRAÇÃO (Floriano Peixoto) ADMINISTRAÇÃO (Roberto Freire) DESIGN DE INTERIORES DESIGN GRÁFICO ESTÉTICA E COSMÉTICA SEGURANÇA NO TRABALHO DIREITO (Floriano Peixoto) DIREITO (Roberto Freire) ENFERMAGEM FARMÁCIA FISIOTERAPIA GASTRONOMIA GESTÃO COMERCIAL GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS GESTÃO FINANCEIRA GESTÃO PÚBLICA MARKETING MEDICINA COORDENADOR Cristiano Júlio Moreira Dourado Aldei Rosane Batista Ribeiro Camila Barbosa Montenegro Fabian Ubarana Lins Nascimento Eneida de Morais Carreiro Raimundo Cícero Araújo Montenegro Daysianne Simões Andrade de França Murielle Cristina Guanabara Ramalho Brenda Mercedes Justiz Gonzalez Maria de Fátima Pedrosa Pinto Barbosa Arnaud Abreu Neto Annamaria Barbosa do Nascimento Nóbrega Guido Salvi dos Santos Isabella Mendonça de Souza Janduir Oliveira da Nobrega Maria Tânia Barbosa Inagaki Guido Salvi dos Santos Fernando Antônio Brandão Suassuna CAMPUS MOSSORÓ DIRETOR DO CAMPUS: Frank da Silva Felisardo COORDENADOR ACADÊMICO-ADMINSTRATIVO: Samuel Ciro Freire Costa CURSO ADMINISTRAÇÃO PETRÓLEO E GÁS SEGURANÇA NO TRABALHO DIREITO ENFERMAGEM FISIOTERAPIA GESTÃO AMBIENTAL GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS MARKETING NUTRIÇÃO PROCESSOS GERENCIAIS COORDENADOR Sabrina Mendes Rolim Felipe Lira Formiga Andrade Almir Mariano de Souza Junior Gilvan Cavalcanti Ribeiro Wanderley Fernandes da Silva Cleber Mahlmann Viana Bezerra Júlio Cesar de Aquino Ruslândia Sâmya Mitre Silveira Gustavo Henrique Barreto de Sousa Maria Vilani Oliveira Gustavo Henrique Barreto de Sousa

18 ANEXO 3 OS JURAMENTOS SOLENIDADE JURAMENTO PROMETO DIGNIFICAR MINHA PROFISSÃO / Todos: PROMETO DIGNIFICAR MINHA PROFISSÃO / CONSCIENTE DE MINHAS RESPONSABILIDADES LEGAIS, / Todos: CONSCIENTE DE MINHAS RESPONSABILIDADES LEGAIS, / OBSERVAR O CÓDIGO DE ÉTICA, / Todos: OBSERVAR O CÓDIGO DE ÉTICA, / Dia 09 de julho ADMINISTRAÇÃO Juramentista: Bárbara Manuella Damasceno Fonsêca - ADM FP O DESENVOLVIMENTO DAS INSTITUIÇÕES, / Todos: O DESENVOLVIMENTO DAS INSTITUIÇÕES, / A PRESERVAÇÃO DO MEIO AMBIENTE / Todos: A PRESERVAÇÃO DO MEIO AMBIENTE / E A GRANDEZA DO HOMEM E DA PÁTRIA. / Todos: E A GRANDEZA DO HOMEM E DA PÁTRIA. / ASSIM PROMETO! Todos: ASSIM PROMETO! O juramento do administrador foi oficializado pela Resolução Normativa do Conselho Federal de Administração nº 201, de 19/12/97 SOLENIDADE JURAMENTO PROMETO EXERCER A CARREIRA QUE HOJE ABRAÇO / Todos: PROMETO EXERCER A CARREIRA QUE HOJE ABRAÇO / Dia 10 de julho GESTÃO COMERCIAL GESTÃO DE RH GESTÃO FINANCEIRA GESTÃO PÚBLICA MARKETING Juramentista: Aquiles Alencar de Medeiros CST de Gestão Comercial COM HONESTIDADE, DEDICAÇÃO E FIDELIDADE, Todos: COM HONESTIDADE, DEDICAÇÃO E FIDELIDADE, / RESPEITANDO A VERDADE, A JUSTIÇA E O SIGILO PROFISSIONAL,/ Todos: RESPEITANDO A VERDADE, A JUSTIÇA E O SIGILO PROFISSIONAL,/ CUMPRINDO FIELMENTE O CÓDIGO DE ÉTICA, / Todos: CUMPRINDO FIELMENTE O CÓDIGO DE ÉTICA,/ MANTENDO ELEVADOS OS IDEAIS DE MINHA PROFISSÃO,/ Todos: MANTENDO ELEVADOS OS IDEAIS DE MINHA PROFISSÃO, / E ZELANDO PELO DESENVOLVIMENTO DAS INSTITUIÇÕES NAS QUAIS ATUAREI Todos: E ZELANDO PELO DESENVOLVIMENTO DAS INSTITUIÇÕES NAS QUAIS ATUAREI ASSIM PROMETO! Todos: ASSIM PROMETO!

19 SOLENIDADE JURAMENTO "SOLENEMENTE, NA PRESENÇA DE DEUS E DESTA ASSEMBLÉIA, JURO: Todos: "SOLENEMENTE, NA PRESENÇA DE DEUS E DESTA ASSEMBLÉIA, JURO: DEDICAR MINHA VIDA PROFISSIONAL A SERVIÇO DA HUMANIDADE, Todos: DEDICAR MINHA VIDA PROFISSIONAL A SERVIÇO DA HUMANIDADE, RESPEITANDO A DIGNIDADE E OS DIREITOS DA PESSOA HUMANA, Todos: RESPEITANDO A DIGNIDADE E OS DIREITOS DA PESSOA HUMANA, EXERCENDO A ENFERMAGEM COM CONSCIÊNCIA E FIDELIDADE; Todos: EXERCENDO MINHA PROFISSÃO COM CONSCIÊNCIA E FIDELIDADE; GUARDAR OS SEGREDOS QUE ME FOREM CONFIADOS; Todos: GUARDAR OS SEGREDOS QUE ME FOREM CONFIADOS; Dia 11 de julho ENFERMAGEM Juramento oficializado pelo Conselho Federal de Enfermagem através da Resolução COFEN- 218/1999, de 09/06/l999 RESPEITAR O SER HUMANO DESDE A CONCEPÇÃO ATÉ DEPOIS DA MORTE; Todos: RESPEITAR O SER HUMANO DESDE A CONCEPÇÃO ATÉ DEPOIS DA MORTE; NÃO PRATICAR ATOS QUE COLOQUEM EM RISCO Todos: NÃO PRATICAR ATOS QUE COLOQUEM EM RISCO A INTEGRIDADE FÍSICA OU PSÍQUICA DO SER HUMANO; Todos: A INTEGRIDADE FÍSICA OU PSÍQUICA DO SER HUMANO; ATUAR JUNTO À EQUIPE DE SAÚDE PARA O ALCANCE DA MELHORIA Todos: ATUAR JUNTO À EQUIPE DE SAÚDE PARA O ALCANCE DA MELHORIA DO NÍVEL DE VIDA DA POPULAÇÃO; Todos: DO NÍVEL DE VIDA DA POPULAÇÃO; MANTENDO ELEVADOS OS IDEAIS DE MINHA PROFISSÃO, Todos: MANTENDO ELEVADOS OS IDEAIS DE MINHA PROFISSÃO, OBEDECENDO OS PRECEITOS DA ÉTICA, DA LEGALIDADE E DA MORAL, Todos: OBEDECENDO OS PRECEITOS DA ÉTICA, DA LEGALIDADE E DA MORAL, HONRANDO SEU PRESTÍGIO E SUAS TRADIÇÕES". Todos: HONRANDO SEU PRESTÍGIO E SUAS TRADIÇÕES". ASSIM PROMETO! Todos: ASSIM PROMETO! SOLENIDADE Dia 12 de julho DIREITO JURAMENTO JURO ACREDITAR NO DIREITO / Todos: JURO ACREDITAR NO DIREITO / COMO A MELHOR FORMA PARA A CONVIVÊNCIA HUMANA / Todos: COMO A MELHOR FORMA PARA A CONVIVÊNCIA HUMANA / JURO FAZER DA JUSTIÇA / Todos: JURO FAZER DA JUSTIÇA / UMA CONSEQÜÊNCIA NORMAL E LÓGICA DO DIREITO / Todos: UMA CONSEQÜÊNCIA NORMAL E LÓGICA DO DIREITO / JURO CONFIAR NA PAZ / Todos: JURO CONFIAR NA PAZ / COMO RESULTADO FINAL DA JUSTIÇA / Todos: COMO RESULTADO FINAL DA JUSTIÇA / JURO OBSERVAR OS POSTULADOS DA ÉTICA PROFISSIONAL / Todos: JURO OBSERVAR OS POSTULADOS DA ÉTICA PROFISSIONAL / E, ACIMA DE TUDO / Todos: E, ACIMA DE TUDO / JURO DEFENDER A LIBERDADE / Todos: JURO DEFENDER A LIBERDADE / POIS SEM ELA NÃO HÁ DIREITO QUE SOBREVIVA / Todos: POIS SEM ELA NÃO HÁ DIREITO QUE SOBREVIVA / MUITO MENOS JUSTIÇA / Todos: MUITO MENOS JUSTIÇA / E NUNCA HAVERÁ PAZ / Todos: E NUNCA HAVERÁ PAZ / ASSIM PROMETO!

20 Todos: ASSIM PROMETO! SOLENIDADE JURAMENTO INVOCANDO O NOME DE DEUS / Todos: INVOCANDO O NOME DE DEUS / E O TESTEMUNHO DE TODOS AQUI PRESENTES, / Todos: E O TESTEMUNHO DE TODOS AQUI PRESENTES, / Dia 16 de julho GASTRONOMIA DESIGN DE INTERIORES DESIGN GRÁFICO SEGURANÇA NO TRABALHO Juramentista: Rodrigo Anderson de Paiva CST Segurança no Trabalho PROMETO EXERCER A PROFISSÃO QUE ESCOLHI / Todos: PROMETO EXERCER A PROFISSÃO QUE ESCOLHI / COM CONSCIÊNCIA E RESPONSABILIDADE, / Todos: COM CONSCIÊNCIA E RESPONSABILIDADE, / RESPEITO À LEI E AOS PRINCÍPIOS ÉTICOS, / Todos: RESPEITO À LEI E AOS PRINCÍPIOS ÉTICOS, / PRIORIZANDO O BOM RELACIONAMENTO / Todos: PRIORIZANDO O BOM RELACIONAMENTO / COM OS CLIENTES, COM A SOCIEDADE E COM A NAÇÃO, / Todos: COM OS CLIENTES, COM A SOCIEDADE E COM A NAÇÃO, / OBJETIVANDO DIGNFICAR O HOMEM / Todos: OBJETIVANDO DIGNFICAR O HOMEM / E PROMOVER O PROGRESSO / Todos: E PROMOVER O PROGRESSO / DO MEU PAÍS E DA HUMANIDADE. / Todos: DO MEU PAÍS E DA HUMANIDADE. / ASSIM PROMETO! Todos: ASSIM PROMETO! SOLENIDADE JURAMENTO PROMETO QUE, AO EXERCER A MINHA PROFISSÃO Todos: PROMETO QUE, AO EXERCER A MINHA PROFISSÃO MOSTRAR-ME-EI SEMPRE FIEL AOS PRECEITOS Todos: MOSTRAR-ME-EI SEMPRE FIEL AOS PRECEITOS 17 de julho ESTÉTICA E COSMÉTICA FARMÁCIA FISIOTERAPIA Será feito o juramento do Curso de Farmácia que foi oficializado pelo Conselho Federal de Farmácia através da Resolução Nº 471, de 28 de fevereiro de 2008 DA HONESTIDADE, DA CARIDADE E DA CIÊNCIA. Todos: DA HONESTIDADE, DA CARIDADE E DA CIÊNCIA. NUNCA ME SERVIREI DA PROFISSÃO PARA CORROMPER OS COSTUMES OU FAVORECER O CRIME. Todos: NUNCA ME SERVIREI DA PROFISSÃO PARA CORROMPER OS COSTUMES OU FAVORECER O CRIME. SE EU CUMPRIR ESTE JURAMENTO COM FIDELIDADE, Todos: SE EU CUMPRIR ESTE JURAMENTO COM FIDELIDADE, GOZEM, PARA SEMPRE, A MINHA VIDA E A MINHA ARTE, Todos: GOZEM, PARA SEMPRE, A MINHA VIDA E A MINHA ARTE, DE BOA REPUTAÇÃO ENTRE OS HOMENS. Todos: DE BOA REPUTAÇÃO ENTRE OS HOMENS. SE DELE ME AFASTAR OU INFRINGI-LO, Todos: SE DELE ME AFASTAR OU INFRINGI-LO, SUCEDA-ME O CONTRÁRIO. Todos: SUCEDA-ME O CONTRÁRIO. ASSIM PROMETO! Todos: ASSIM PROMETO!

21 SOLENIDADE 18 de julho MEDICINA Juramento de Hipocrates JURAMENTO EU JURO, Todos: EU JURO, QUE AO EXERCER A ARTE DE CURAR, Todos: QUE AO EXERCER A ARTE DE CURAR, MOSTRAR-ME-EI FIEL Todos: MOSTRAR-ME-EI FIEL AOS PRECEITOS DA HONESTIDADE, Todos: AOS PRECEITOS DA HONESTIDADE, DA CARIDADE E DA CIÊNCIA. Todos: DA CARIDADE E DA CIÊNCIA. PENETRANDO NO INTERIOR DOS LARES, Todos: PENETRANDO NO INTERIOR DOS LARES, MEUS OLHOS SERÃO CEGOS, Todos: MEUS OLHOS SERÃO CEGOS, MINHA LÍNGUA CALARÁ OS SEGREDOS QUE ME FOREM REVELADOS, Todos: MINHA LÍNGUA CALARÁ OS SEGREDOS QUE ME FOREM REVELADOS, O QUE TEREI COMO PRECEITO DE HONRA. Todos: O QUE TEREI COMO PRECEITO DE HONRA. NUNCA ME SERVIREI DA MINHA PROFISSÃO Todos: NUNCA ME SERVIREI DA MINHA PROFISSÃO PARA CORROMPER OS COSTUMES OU FAVORECER O CRIME. Todos: PARA CORROMPER OS COSTUMES OU FAVORECER O CRIME. SE EU CUMPRIR ESTE JURAMENTO COM FIDELIDADE, Todos: SE EU CUMPRIR ESTE JURAMENTO COM FIDELIDADE, GOZE EU PARA SEMPRE Todos: GOZE EU PARA SEMPRE A MINHA VIDA E A MINHA ARTE Todos: A MINHA VIDA E A MINHA ARTE DE BOA REPUTAÇÃO ENTRE OS HOMENS; Todos: DE BOA REPUTAÇÃO ENTRE OS HOMENS; SE O INFRINGIR OU DELE AFASTAR-ME, Todos: SE O INFRINGIR OU DELE AFASTAR-ME, SUCEDA-ME O CONTRÁRIO. Todos: SUCEDA-ME O CONTRÁRIO. ASSIM PROMETO! Todos: ASSIM PROMETO!

22 SOLENIDADE JURAMENTO PROMETO DIGNIFICAR MINHA PROFISSÃO / Todos: PROMETO DIGNIFICAR MINHA PROFISSÃO / CONSCIENTE DE MINHAS RESPONSABILIDADES LEGAIS, / Todos: CONSCIENTE DE MINHAS RESPONSABILIDADES LEGAIS, / OBSERVAR O CÓDIGO DE ÉTICA, / Todos: OBSERVAR O CÓDIGO DE ÉTICA, / Dia 23 de julho Campus Mossoró ADMINISTRAÇÃO GESTÃO AMBIENTAL GESTÃO DE RH MARKETING PROCESSOS GERENCIAIS O DESENVOLVIMENTO DAS INSTITUIÇÕES, / Todos: O DESENVOLVIMENTO DAS INSTITUIÇÕES, / A PRESERVAÇÃO DO MEIO AMBIENTE / Todos: A PRESERVAÇÃO DO MEIO AMBIENTE / E A GRANDEZA DO HOMEM E DA PÁTRIA. / Todos: E A GRANDEZA DO HOMEM E DA PÁTRIA. / ASSIM PROMETO! Todos: ASSIM PROMETO! O juramento do administrador foi oficializado pela Resolução Normativa do Conselho Federal de Administração nº 201, de 19/12/97 SOLENIDADE JURAMENTO INVOCANDO O NOME DE DEUS / Todos: INVOCANDO O NOME DE DEUS / E O TESTEMUNHO DE TODOS AQUI PRESENTES, / Todos: E O TESTEMUNHO DE TODOS AQUI PRESENTES, / PROMETO EXERCER A PROFISSÃO QUE ESCOLHI / Todos: PROMETO EXERCER A PROFISSÃO QUE ESCOLHI / Dia 24 de julho Campus Mossoró DIREITO PETRÓLEO E GÁS SEGURANÇA NO TRABALHO COM CONSCIÊNCIA E RESPONSABILIDADE, / Todos: COM CONSCIÊNCIA E RESPONSABILIDADE, / RESPEITO À LEI E AOS PRINCÍPIOS ÉTICOS, / Todos: RESPEITO À LEI E AOS PRINCÍPIOS ÉTICOS, / PRIORIZANDO O BOM RELACIONAMENTO / Todos: PRIORIZANDO O BOM RELACIONAMENTO / COM OS CLIENTES, COM A SOCIEDADE E COM A NAÇÃO, / Todos: COM OS CLIENTES, COM A SOCIEDADE E COM A NAÇÃO, / OBJETIVANDO DIGNFICAR O HOMEM / Todos: OBJETIVANDO DIGNFICAR O HOMEM / E PROMOVER O PROGRESSO / Todos: E PROMOVER O PROGRESSO / DO MEU PAÍS E DA HUMANIDADE. / Todos: DO MEU PAÍS E DA HUMANIDADE. / ASSIM PROMETO! Todos: ASSIM PROMETO!

23 SOLENIDADE JURAMENTO "SOLENEMENTE, NA PRESENÇA DE DEUS E DESTA ASSEMBLÉIA, JURO: Todos: "SOLENEMENTE, NA PRESENÇA DE DEUS E DESTA ASSEMBLÉIA, JURO: DEDICAR MINHA VIDA PROFISSIONAL A SERVIÇO DA HUMANIDADE, Todos: DEDICAR MINHA VIDA PROFISSIONAL A SERVIÇO DA HUMANIDADE, RESPEITANDO A DIGNIDADE E OS DIREITOS DA PESSOA HUMANA, Todos: RESPEITANDO A DIGNIDADE E OS DIREITOS DA PESSOA HUMANA, EXERCENDO MINHA PROFISSÃO COM CONSCIÊNCIA E FIDELIDADE; Todos: EXERCENDO MINHA PROFISSÃO COM CONSCIÊNCIA E FIDELIDADE; GUARDAR OS SEGREDOS QUE ME FOREM CONFIADOS; Todos: GUARDAR OS SEGREDOS QUE ME FOREM CONFIADOS; RESPEITAR O SER HUMANO DESDE A CONCEPÇÃO ATÉ DEPOIS DA MORTE; Todos: RESPEITAR O SER HUMANO DESDE A CONCEPÇÃO ATÉ DEPOIS DA MORTE; Dia 25 de julho Campus Mossoró ENFERMAGEM FISIOTERAPIA NUTRIÇÃO NÃO PRATICAR ATOS QUE COLOQUEM EM RISCO Todos: NÃO PRATICAR ATOS QUE COLOQUEM EM RISCO A INTEGRIDADE FÍSICA OU PSÍQUICA DO SER HUMANO; Todos: A INTEGRIDADE FÍSICA OU PSÍQUICA DO SER HUMANO; ATUAR JUNTO À EQUIPE DE SAÚDE PARA O ALCANCE DA MELHORIA Todos: ATUAR JUNTO À EQUIPE DE SAÚDE PARA O ALCANCE DA MELHORIA DO NÍVEL DE VIDA DA POPULAÇÃO; Todos: DO NÍVEL DE VIDA DA POPULAÇÃO; MANTENDO ELEVADOS OS IDEAIS DE MINHA PROFISSÃO, Todos: MANTENDO ELEVADOS OS IDEAIS DE MINHA PROFISSÃO, OBEDECENDO OS PRECEITOS DA ÉTICA, DA LEGALIDADE E DA MORAL, Todos: OBEDECENDO OS PRECEITOS DA ÉTICA, DA LEGALIDADE E DA MORAL, HONRANDO SEU PRESTÍGIO E SUAS TRADIÇÕES". Todos: HONRANDO SEU PRESTÍGIO E SUAS TRADIÇÕES". ASSIM PROMETO! Todos: ASSIM PROMETO!

REGULAMENTO DA COLAÇÃO DE GRAU OFICIAL

REGULAMENTO DA COLAÇÃO DE GRAU OFICIAL INSTITUTO EDUCACIONAL DO ESTADO DE SÃO PAULO REGULAMENTO DA COLAÇÃO DE GRAU OFICIAL -*2015. REGULAMENTO DA COLAÇÃO DE GRAU OFICIAL DEFINIÇÕES DA COLAÇÃO DE GRAU A Solenidade de Colação de Grau é ato oficial

Leia mais

Manual de Formatura 2010. Manual de Formatura UNIPBFPB

Manual de Formatura 2010. Manual de Formatura UNIPBFPB Manual de Formatura UNIPBFPB 2010 I FORMATURA SUMÁRIO Manual de Formatura 2010 II ORIENTAÇÕES PARA OS FORMANDOS 1. Solicitação de Colação de Grau 2. Documentação para a Colação de Grau III INFORMAÇÕES

Leia mais

RESOLUÇÃO CONSEPE Nº. 16, DE 31 DE OUTUBRO DE 2014

RESOLUÇÃO CONSEPE Nº. 16, DE 31 DE OUTUBRO DE 2014 RESOLUÇÃO CONSEPE Nº. 16, DE 31 DE OUTUBRO DE 2014 Estabelece o Manual de Formatura dos cursos de graduação das Faculdades Ponta Grossa. A Presidente do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão das Faculdades

Leia mais

MANUAL de FORMATURA UCPEL MANUAL DE FORMATURA

MANUAL de FORMATURA UCPEL MANUAL DE FORMATURA MANUAL DE FORMATURA INTRODUÇÃO Este manual tem por objetivo publicar normas e procedimentos para o planejamento, a organização e a execução das cerimônias de formatura da Universidade Católica de Pelotas

Leia mais

ESCOLA DO DIREITO COMUNICADO AOS ALUNOS CONCLUINTES E COMISSÕES DE FORMATURA

ESCOLA DO DIREITO COMUNICADO AOS ALUNOS CONCLUINTES E COMISSÕES DE FORMATURA COMUNICADO AOS ALUNOS CONCLUINTES E COMISSÕES DE FORMATURA Inicia-se a contagem regressiva para o momento de importância peculiar na vida de todos vocês: a Colação de Grau no Curso de Direito da Universidade

Leia mais

Manual de Formatura. Manual de Formatura NOVA Faculdade

Manual de Formatura. Manual de Formatura NOVA Faculdade Manual de Formatura Direção Diretora Executiva Renata Carla Castro Diretor Geral Pablo Bittencourt Diretor Acadêmico Ricardo Medeiros Ferreira Este manual tem a finalidade de orientar os procedimentos

Leia mais

Psicologia. Resolução CFP nº 002/2006

Psicologia. Resolução CFP nº 002/2006 Psicologia Como psicólogo, eu me comprometo a colocar minha profissão a serviço da sociedade brasileira, pautando meu trabalho nos princípios da qualidade técnica e do rigor ético. Por meio do meu exercício

Leia mais

FORMATURAS Manual de procedimentos

FORMATURAS Manual de procedimentos FORMATURAS Manual de procedimentos Sumário 1. RESPONSABILIDADE DOS FORMANDOS... 3 1.1 Comissão de formatura... 3 1.2 Agendamento de data... 3 1.3 Contratação de empresa para cerimonial... 3 1.4 Convite...

Leia mais

REGULAMENTO DAS SESSÕES SOLENES E PÚBLICAS DE COLAÇÃO DE GRAU DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DA FACULDADE GUAIRACÁ CAPITULO I DOS OBJETIVOS E FINS

REGULAMENTO DAS SESSÕES SOLENES E PÚBLICAS DE COLAÇÃO DE GRAU DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DA FACULDADE GUAIRACÁ CAPITULO I DOS OBJETIVOS E FINS REGULAMENTO DAS SESSÕES SOLENES E PÚBLICAS DE COLAÇÃO DE GRAU DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DA FACULDADE GUAIRACÁ CAPITULO I DOS OBJETIVOS E FINS Este regulamento serve como instrumento informativo e orientador

Leia mais

FACULDADE DE CAMPINA GRANDE DO SUL Credenciada pela Portaria MEC nº 381/2001, de 05/03/2001 D.O.U. 06/03/2001

FACULDADE DE CAMPINA GRANDE DO SUL Credenciada pela Portaria MEC nº 381/2001, de 05/03/2001 D.O.U. 06/03/2001 FACULDADE DE CAMPINA GRANDE DO SUL Credenciada pela Portaria MEC nº 381/2001, de 05/03/2001 D.O.U. 06/03/2001 RESOLUÇÃO Nº.01/2010 Dispõe sobre Procedimentos para as Solenidades de Colação de Grau O Conselho

Leia mais

REGULAMENTO DE FORMATURAS

REGULAMENTO DE FORMATURAS Texto Aprovado CONSU 2008-24 de 24/11/2008 Texto Revisado CONSU 2011-19 de 09/06/2011 Texto Revisado CONSU 2014-01 de 31/03/2014 REGULAMENTO DE FORMATURAS 2014 Sumário Seção I Das Disposições Gerais...

Leia mais

MANUAL DE SOLENIDADE DE COLAÇÃO DE GRAU

MANUAL DE SOLENIDADE DE COLAÇÃO DE GRAU MANUAL DE SOLENIDADE DE COLAÇÃO DE GRAU Profa. Dra. Fátima Ahmad Rabah Abido Diretora Silvia Regina Tedesco Rodella Diretora Acadêmica Luci Mieko Hirota Simas Assistente Técnico Administrativo I Profa.

Leia mais

GUIA DO FORMANDO. Cerimônia de Colação de Grau UNINORTE / EVENTOS 1. GUIA DO FORMANDO Cerimônia de Colação de Grau

GUIA DO FORMANDO. Cerimônia de Colação de Grau UNINORTE / EVENTOS 1. GUIA DO FORMANDO Cerimônia de Colação de Grau UninorteOficial @uniorte @uniorte_manaus UNINORTE / EVENTOS 1 2 UNINORTE / EVENTOS Prezado Formando (a), Chegou tão esperada hora na vida de um (a) acadêmico (a). Iremos passar os procedimentos mais importantes

Leia mais

ORIENTAÇÕES COLAÇÃO DE GRAU 2013/02

ORIENTAÇÕES COLAÇÃO DE GRAU 2013/02 ORIENTAÇÕES COLAÇÃO DE GRAU 2013/02 1) Setor Responsável: Comunicação e Marketing shirley@unipacaraguari.edu.br veronica.dias@unipacaraguari.edu.br Fone: (34) 3249-3900 2) Horários de Atendimento: De segunda

Leia mais

APRESENTAÇÃO. Colação de Grau Solene

APRESENTAÇÃO. Colação de Grau Solene 1 APRESENTAÇÃO A Solenidade de Colação de Grau ou Formatura é um dos momentos mais importantes para a comunidade acadêmica, pois concretiza o trabalho desenvolvido durante o período de estudos na faculdade

Leia mais

SOLENIDADE DE COLAÇÃO DE GRAU

SOLENIDADE DE COLAÇÃO DE GRAU SOLENIDADE DE COLAÇÃO DE GRAU Por meio deste documento, a Faculdade Campo Limpo Paulista FACCAMP define critérios e regulamenta as seguintes diretrizes para o Cerimonial de Colação de Grau. A Cerimônia

Leia mais

REGULAMENTO DAS SESSÕES PÚBLICAS SOLENES OU SIMPLES DE COLAÇÃO DE GRAU DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO E TECNÓLOGOS

REGULAMENTO DAS SESSÕES PÚBLICAS SOLENES OU SIMPLES DE COLAÇÃO DE GRAU DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO E TECNÓLOGOS REGULAMENTO DAS SESSÕES PÚBLICAS SOLENES OU SIMPLES DE COLAÇÃO DE GRAU DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO E TECNÓLOGOS FACULDADE DE ADMINISTRAÇÃO, CIÊNCIAS, EDUCAÇÃO E LETRAS FACEL Este regulamento pretende servir

Leia mais

Solenidade de Colação de Grau

Solenidade de Colação de Grau FACULDADES INTEGRADAS SANTA CRUZ DE CURITIBA FARESC CERIMONIAL UNIVERSITÁRIO Solenidade de Colação de Grau Orientações Gerais para Sessões Solenes de Colação de Grau A colação de grau é obrigatória e faz

Leia mais

I. DA COLAÇÃO DE GRAU E COMISSÃO DE FORMATURA 1) O

I. DA COLAÇÃO DE GRAU E COMISSÃO DE FORMATURA 1) O COLAÇÃO DE GRAU O presente documento tem por objetivo orientar os acadêmicos quanto as normas e procedimentos relativos a Colação de Grau dos Cursos de Graduação do Instituto de Ensino Superior de Londrina

Leia mais

FACULDADE LA SALLE MANUAL DE ORIENTAÇÃO DE COLAÇÃO DE GRAU. Cursos de Graduação. Lucas do Rio Verde-MT

FACULDADE LA SALLE MANUAL DE ORIENTAÇÃO DE COLAÇÃO DE GRAU. Cursos de Graduação. Lucas do Rio Verde-MT FACULDADE LA SALLE MANUAL DE ORIENTAÇÃO DE COLAÇÃO DE GRAU Cursos de Graduação Lucas do Rio Verde-MT Caro Graduando! 2015 Ao cumprir a integralização curricular estabelecida para seu curso, está na hora

Leia mais

REGULAMENTO DA COLAÇÃO DE GRAU DOS CURSOS DA FACULDADE DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE MONTES CLAROS FACIT

REGULAMENTO DA COLAÇÃO DE GRAU DOS CURSOS DA FACULDADE DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE MONTES CLAROS FACIT REGULAMENTO DA COLAÇÃO DE GRAU DOS CURSOS DA FACULDADE DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE MONTES CLAROS FACIT MANTIDA PELA FUNDAÇÃO EDUCACIONAL MONTES CLAROS - FEMC TÍTULO I - DOS OBJETIVOS E FINS Art. 1º. O presente

Leia mais

- Local, data e horário da Sessão Solene da Colação de Grau;

- Local, data e horário da Sessão Solene da Colação de Grau; MANUAL DO FORMANDO A Colação de Grau é um ato oficial e obrigatório para Conclusão de Curso e obtenção de diploma realizado em Sessão Solene ou Colação Especial, em data, horário e local previamente autorizado

Leia mais

REGULAMENTO DE COLAÇÃO DE GRAU. Art. 2º Em hipótese alguma haverá dispensa de Colação de Grau.

REGULAMENTO DE COLAÇÃO DE GRAU. Art. 2º Em hipótese alguma haverá dispensa de Colação de Grau. REGULAMENTO DE COLAÇÃO DE GRAU Art. 1º A Colação de Grau é ato oficial, público e obrigatório para os acadêmicos que tenham concluído integralmente um Curso de Graduação da Faculdade de Filosofia, Ciências

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 011/2014 DE 21 DE FEVEREIRO DE 2014

RESOLUÇÃO Nº 011/2014 DE 21 DE FEVEREIRO DE 2014 SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA GOIANO RESOLUÇÃO Nº 011/2014 DE 21 DE FEVEREIRO DE 2014

Leia mais

CAPÍTULO I DO OBJETIVO

CAPÍTULO I DO OBJETIVO REGULAMENTO PARA A SOLENIDADE DE COLAÇÃO DE GRAU DOS CURSOS TÉCNICOS DE NÍVEL MÉDIO E INTEGRADO CAPÍTULO I DO OBJETIVO Art. 1º. O presente regulamento tem por objetivo estabelecer as normas e procedimentos

Leia mais

PROMETO, DIGNIFICAR MINHA PROFISSÃO, CONSCIENTE DE MINHAS RESPONSABILIDADES LEGAIS, OBSERVAR O CÓDIGO DE ÉTICA, OBJETIVANDO

PROMETO, DIGNIFICAR MINHA PROFISSÃO, CONSCIENTE DE MINHAS RESPONSABILIDADES LEGAIS, OBSERVAR O CÓDIGO DE ÉTICA, OBJETIVANDO ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS PROMETO, DIGNIFICAR MINHA PROFISSÃO, CONSCIENTE DE MINHAS RESPONSABILIDADES LEGAIS, OBSERVAR O CÓDIGO DE ÉTICA, OBJETIVANDO O APERFEIÇOAMENTO DA CIÊNCIA DA ADMINISTRAÇÃO, O DESENVOLVIMENTO

Leia mais

MANUAL DO FORMANDO PLANEJAMENTO E REALIZAÇÃO DE FORMATURA

MANUAL DO FORMANDO PLANEJAMENTO E REALIZAÇÃO DE FORMATURA MANUAL DO FORMANDO PLANEJAMENTO E REALIZAÇÃO DE FORMATURA ÍNDICE PALAVRA DO DIRETOR... 2 APRESENTAÇÃO... 2 PROVIDÊNCIAS LEGAIS... 2 COMISSÃO DE FORMATURA... 3 A ESCOLHA DO PATRONO... 3 A ESCOLHA DO PARANINFO...

Leia mais

REGULAMENTO DAS SESSÕES SOLENES E PÚBLICAS DE COLAÇÃO DE GRAU DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DA FACULDADE SÃO SALVADOR.

REGULAMENTO DAS SESSÕES SOLENES E PÚBLICAS DE COLAÇÃO DE GRAU DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DA FACULDADE SÃO SALVADOR. REGULAMENTO DAS SESSÕES SOLENES E PÚBLICAS DE COLAÇÃO DE GRAU DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DA FACULDADE SÃO SALVADOR. Este regulamento pretende servir de instrumento informativo e orientador das cerimônias

Leia mais

FACULDADE EDUCACIONAL DE COLOMBO

FACULDADE EDUCACIONAL DE COLOMBO FACULDADE EDUCACIONAL DE COLOMBO FAEC Regulamento da Colação de Grau 2007 TÍTULO I Disposições Gerais Art. 1º Colação de grau é um ato acadêmico-administrativo de reconhecimento institucional da conclusão

Leia mais

Colação de Grau. Perguntas frequentes

Colação de Grau. Perguntas frequentes Colação de Grau Perguntas frequentes 1. O que preciso fazer para participar da cerimônia de colação de grau pública? Para participar da Colação de Grau pública, é preciso que o aluno tenha concluído 100%

Leia mais

NORMAS PARA AS CERIMÔNIAS DE COLAÇÃO DE GRAU DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DO CENTRO UNIVERSITÁRIO AUGUSTO MOTTA 2012/1

NORMAS PARA AS CERIMÔNIAS DE COLAÇÃO DE GRAU DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DO CENTRO UNIVERSITÁRIO AUGUSTO MOTTA 2012/1 NORMAS PARA AS CERIMÔNIAS DE COLAÇÃO DE GRAU DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DO CENTRO UNIVERSITÁRIO AUGUSTO MOTTA 2012/1 Abaixo, seguem as normas referentes à organização das cerimônias de colação de grau dos

Leia mais

Art. 2º Esta Resolução entra em vigor na data de sua publicação. Instituto de Ensino Superior de Londrina, 17 de outubro de 2006.

Art. 2º Esta Resolução entra em vigor na data de sua publicação. Instituto de Ensino Superior de Londrina, 17 de outubro de 2006. RESOLUÇÃO CAS 02 / 2006 De 17 de outubro de 2006 Aprova o Regulamento da Colação de Grau no INESUL. CONSIDERANDO o disposto no artigo 133º do Regimento do Instituto de Ensino Superior de Londrina (INESUL);

Leia mais

Perguntas Frequentes Colação de Grau FURB

Perguntas Frequentes Colação de Grau FURB COLAÇÃO DE GRAU 1) Quem está apto a colar grau? O acadêmico que concluir, com assiduidade e aproveitamento, todos os componentes curriculares do curso em que se encontra matriculado, inclusive as atividades

Leia mais

PORTARIA Nº. 215/2008-DG/CEFET-RN Natal/RN, 10 de abril de 2008.

PORTARIA Nº. 215/2008-DG/CEFET-RN Natal/RN, 10 de abril de 2008. PORTARIA Nº. 215/2008-DG/CEFET-RN Natal/RN, 10 de abril de 2008. O DIRETOR-GERAL DO CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DO RIO GRANDE DO NORTE, usando de suas atribuições legais e CONSIDERANDO o que

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERALDE GOIÁS PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERALDE GOIÁS PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERALDE GOIÁS PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO legal. Art. 1º. NORMAS PARA COLAÇÕES DE GRAU Capítulo I DO ATO As cerimônias de colação de grau serão presididas pelo Reitor

Leia mais

MANUAL DO FORMANDO PLANEJAMENTO E REALIZAÇÃO DE FORMATURA

MANUAL DO FORMANDO PLANEJAMENTO E REALIZAÇÃO DE FORMATURA MANUAL DO FORMANDO PLANEJAMENTO E REALIZAÇÃO DE FORMATURA 1 ÍNDICE PALAVRA DO DIRETOR... 3 APRESENTAÇÃO... 3 PROVIDÊNCIAS LEGAIS... 3 COMISSÃO DE FORMATURA... 3 ESCOLHA DO PATRONO... 4 ESCOLHA DO PARANINFO...

Leia mais

COLÉGIO SALESIANO SAGRADO CORAÇÃO FACULDADE SALESIANA

COLÉGIO SALESIANO SAGRADO CORAÇÃO FACULDADE SALESIANA RESOLUÇÃO No. 01/2010 COLÉGIO SALESIANO SAGRADO CORAÇÃO Formaliza, regulamenta e disciplina os procedimentos para a solenidade de colação de grau dos Cursos Superiores da Faculdade Salesiana. O Diretor

Leia mais

MANUAL DE COLAÇÃO DE GRAU DA ADJETIVO - CETEP

MANUAL DE COLAÇÃO DE GRAU DA ADJETIVO - CETEP MANUAL DE COLAÇÃO DE GRAU DA ADJETIVO - CETEP Solenidade de Colação de Grau A Colação de grau é o ato Institucional que se realiza para conferir graus acadêmicos aos formandos, em dia e hora marcados.

Leia mais

REGULAMENTO DAS SESSÕES SOLENES E PÚBLICAS DAS COLAÇÕES DE GRAU DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DA FACULDADE CNEC GRAVATAÍ FCG

REGULAMENTO DAS SESSÕES SOLENES E PÚBLICAS DAS COLAÇÕES DE GRAU DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DA FACULDADE CNEC GRAVATAÍ FCG REGULAMENTO DAS SESSÕES SOLENES E PÚBLICAS DAS COLAÇÕES DE GRAU DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DA FACULDADE CNEC GRAVATAÍ FCG CATÍTULO I DA FINALIDADE E COMPETÊNCIA Art.1º A colação de grau ou formatura é ato

Leia mais

Guia de Orientações para o Ato Simbólico de Formatura

Guia de Orientações para o Ato Simbólico de Formatura Guia de Orientações para o Ato Simbólico de Formatura LAGARTO/SE 2013 1 1 Processo para Outorga de Grau O Ato Oficial de Outorga de Grau da Faculdade José Augusto Vieira está regulamentado pela Resolução

Leia mais

NORMAS DA COLAÇÃO DE GRAU E CERIMONIAL DE FORMATURA DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DA UFCSPA. CAPÍTULO I Da Solenidade

NORMAS DA COLAÇÃO DE GRAU E CERIMONIAL DE FORMATURA DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DA UFCSPA. CAPÍTULO I Da Solenidade NORMAS DA COLAÇÃO DE GRAU E CERIMONIAL DE FORMATURA DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DA UFCSPA CAPÍTULO I Da Solenidade Art. 1º A colação de grau da UFCSPA é o ato oficial, de caráter obrigatório, público e solene

Leia mais

Do Ato. Da Competência. Art.2º - A outorga de grau compete ao Diretor Acadêmico das Faculdades Integradas de Itararé. Da Dispensa

Do Ato. Da Competência. Art.2º - A outorga de grau compete ao Diretor Acadêmico das Faculdades Integradas de Itararé. Da Dispensa Portaria 03/2008 Regulamento para a cerimônia de colação de Grau conferida aos concluintes dos cursos de graduação das Faculdades Integradas de Itararé. Do Ato Art.1º - A colação de grau nas Faculdades

Leia mais

MANUAL DE PADRONIZAÇÃO DE SOLENIDADES DE COLAÇÃO DE GRAU

MANUAL DE PADRONIZAÇÃO DE SOLENIDADES DE COLAÇÃO DE GRAU MANUAL DE PADRONIZAÇÃO DE SOLENIDADES DE COLAÇÃO DE GRAU A Colação de Grau é um ato oficial, público e obrigatório e integra as atividades dos cursos superiores e do calendário acadêmico da Faculdade.

Leia mais

MANUAL DE FORMATURAS 2007

MANUAL DE FORMATURAS 2007 MANUAL DE FORMATURAS 2007 Sumário 1. INTRODUÇÃO... 3 2. DEFINIÇÃO DAS DATAS... 3 3. DEFINIÇÃO DO LOCAL... 3 4. DOCUMENTAÇÃO DE CONCLUSÃO DE CURSO... 4 5. COMISSÃO DE FORMATURA... 4 6. FORMANDOS... 5 7.

Leia mais

DELIBERAÇÃO CONSAD Nº 041/2004. O CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO, na conformidade do Processo nº R- 045/2004, aprovou e eu promulgo a seguinte Deliberação:

DELIBERAÇÃO CONSAD Nº 041/2004. O CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO, na conformidade do Processo nº R- 045/2004, aprovou e eu promulgo a seguinte Deliberação: DELIBERAÇÃO CONSAD Nº 041/2004 Dispõe sobre a Colação de Grau e dá outras providências. O CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO, na conformidade do Processo nº R- 045/2004, aprovou e eu promulgo a seguinte Deliberação:

Leia mais

FORMATURA INTRODUÇÃO UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PELOTAS 01 MANUAL DE

FORMATURA INTRODUÇÃO UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PELOTAS 01 MANUAL DE 01 MANUAL DE FORMATURA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PELOTAS INTRODUÇÃO Este manual tem por objetivo publicar normas e procedimentos para o planejamento, a organização e a execução das cerimônias de formatura

Leia mais

MANUAL DE FORMATURA FUNDAÇÃO EDUCACIONAL CLAUDINO FRANCIO FACULDADE CENTRO MATO-GROSSENSE SORRISO/MT

MANUAL DE FORMATURA FUNDAÇÃO EDUCACIONAL CLAUDINO FRANCIO FACULDADE CENTRO MATO-GROSSENSE SORRISO/MT 2014 MANUAL DE FORMATURA FUNDAÇÃO EDUCACIONAL CLAUDINO FRANCIO FACULDADE CENTRO MATO-GROSSENSE SORRISO/MT M A N U A L D E F O R M A T U R A 2 SUMÁRIO APRESENTAÇÃO... 3 1 OUTORGA DE GRAU... 4 2 ORIENTAÇÕES

Leia mais

MANUAL DE FORMATURA 2015

MANUAL DE FORMATURA 2015 MANUAL DE FORMATURA 2015 MANUAL DE FORMATURA DA FACIG válido para turmas que Colarão Grau a partir de dezembro de 2015 1. FORMATURA A Formatura ou Colação de Grau é um ato oficial que marca o fim do curso

Leia mais

IMEC INSTITUTO MACEIÓ DE ENSINO E CULTURA MANUAL DO FORMANDO PLANEJAMENTO E REALIZAÇÃO DE FORMATURA

IMEC INSTITUTO MACEIÓ DE ENSINO E CULTURA MANUAL DO FORMANDO PLANEJAMENTO E REALIZAÇÃO DE FORMATURA IMEC INSTITUTO MACEIÓ DE ENSINO E CULTURA MANUAL DO FORMANDO PLANEJAMENTO E REALIZAÇÃO DE FORMATURA ÍNDICE PALAVRA DA DIRETORA...03 APRESENTAÇÃO...03 PROVIDÊNCIAS LEGAIS...03 COMISSÃO DE FORMATURA...04

Leia mais

Faculdade Santa Terezinha - CEST

Faculdade Santa Terezinha - CEST 1. A COLAÇÃO DE GRAU A solenidade de outorga de grau, denominada Colação de Grau, é o ato oficial, público e obrigatório, em que o aluno, ao finalizar seu curso de graduação, recebe o grau ao qual tem

Leia mais

Prezado(a) Acadêmico(a),

Prezado(a) Acadêmico(a), MANUAL DE FORMATURA 2 Prezado(a) Acadêmico(a), Ao cumprir a integralização curricular estabelecida para seu curso, está na hora de organizar a comemoração. Para tentar facilitar esta tarefa, a FACIMP elaborou

Leia mais

Manual de Formatura Regulamento e Normas

Manual de Formatura Regulamento e Normas FACULDADE POLITÉCNICA DE UBERLÂNDIA Manual de Formatura Regulamento e Normas UBERLÂNDIA MG 1 Solenidade de Colação de Grau A conclusão do curso certamente é a celebração do estudante de uma grande conquista.

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 010, de 19 de dezembro de 2012.

RESOLUÇÃO Nº 010, de 19 de dezembro de 2012. Ministério da Educação Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul Campus Ibirubá RESOLUÇÃO Nº 010, de 19 de dezembro de 2012.

Leia mais

Manual de Formatura da Faculdade Horizontina 1ª edição, Aprovada pelo Colegiado Administrativo, Vigente desde Março - 2012

Manual de Formatura da Faculdade Horizontina 1ª edição, Aprovada pelo Colegiado Administrativo, Vigente desde Março - 2012 Manual de Formatura da Faculdade Horizontina 1ª edição, Aprovada pelo Colegiado Administrativo, Vigente desde Março - 2012 Comissão Institucional de Formatura FAHOR Aline de Mattos, Perceval Lautenschlager,

Leia mais

REGIMENTO DE SOLENIDADE DE FORMATURA

REGIMENTO DE SOLENIDADE DE FORMATURA REGIMENTO DE SOLENIDADE DE FORMATURA Coronel Fabriciano, Abril de 2010 1 SUMÁRIO TITULO I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES 3 TÍTULO II DA COMISSÃO PERMANENTE DE FORMATURA 3 TÍTULO III DA SOLENIDADE 5 CAPÍTULO

Leia mais

REGIMENTO DE SOLENIDADE DE FORMATURA

REGIMENTO DE SOLENIDADE DE FORMATURA REGIMENTO DE SOLENIDADE DE FORMATURA Coronel Fabriciano, Abril de 2010 SUMÁRIO TITULO I TÍTULO II TÍTULO III DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES DA COMISSÃO PERMANENTE DE FORMATURA DA SOLENIDADE 3 3 4 CAPÍTULO

Leia mais

ORIENTAÇÕES PARA AS COMISSÕES DE COLAÇÃO DE GRAU

ORIENTAÇÕES PARA AS COMISSÕES DE COLAÇÃO DE GRAU ORIENTAÇÕES PARA AS COMISSÕES DE COLAÇÃO DE GRAU 1 - A COLAÇÃO DE GRAU É uma Assembléia Universitária onde é conferido pela autoridade máxima da Universidade o grau acadêmico aos formandos da Instituição.

Leia mais

REGULAMENTO PARA AS COLAÇÕES DE GRAU DO CENTRO UNIVERSITÁRIO UnirG CAPÍTULO II DOS OBJETIVOS E FINS

REGULAMENTO PARA AS COLAÇÕES DE GRAU DO CENTRO UNIVERSITÁRIO UnirG CAPÍTULO II DOS OBJETIVOS E FINS MUNICÍPIO DE GURUPI ESTADO DO TOCANTINS FUNDAÇÃO UNIRG CENTRO UNIVERSIÁRIO UNIRG REITORIA REGULAMENTO PARA AS COLAÇÕES DE GRAU DO CENTRO UNIVERSITÁRIO UnirG CAPÍTULO I DOS OBJETIVOS E FINS Art. 1º Este

Leia mais

FACULDADE NACIONAL DE EDUCAÇÃO E ENSINO SUPERIOR DO PARANÁ. Regulamento da Colação de Grau

FACULDADE NACIONAL DE EDUCAÇÃO E ENSINO SUPERIOR DO PARANÁ. Regulamento da Colação de Grau FACULDADE NACIONAL DE EDUCAÇÃO E ENSINO SUPERIOR DO PARANÁ Regulamento da Colação de Grau 2009 TÍTULO I DISPOSIÇÕES GERAIS Art. 1º Colação de grau é um ato acadêmico-administrativo de reconhecimento institucional

Leia mais

INSTRUÇÕES PARA COLAÇÃO DE GRAU COMISSÕES DE FORMATURA

INSTRUÇÕES PARA COLAÇÃO DE GRAU COMISSÕES DE FORMATURA INSTRUÇÕES PARA COLAÇÃO DE GRAU COMISSÕES DE FORMATURA Caros formandos A solenidade de outorga de grau, denominada Colação de Grau, é o ato oficial, público e obrigatório, por meio do qual o aluno, concluinte

Leia mais

FORMATURAS CURSOS EAD - UEPG

FORMATURAS CURSOS EAD - UEPG FORMATURAS CURSOS EAD - UEPG A cerimônia de colação dos cursos a distância é realizada por empresa contratada pelos formandos, com o apoio e supervisão da UEPG (PROGRAD e CERIMONIAL) A empresa deve se

Leia mais

Manual de. Formatura

Manual de. Formatura Sumário Introdução Informações Gerais Colação de Grau Externa de Gabinete Interna Assessoria de Comunicação e Marketing Atividades Preparatórias 1. Constituição da Comissão de 2. Escolha dos Homenageados

Leia mais

CERIMONIAL UNIVERSITÁRIO. Solenidade de Colação de Grau

CERIMONIAL UNIVERSITÁRIO. Solenidade de Colação de Grau CERIMONIAL UNIVERSITÁRIO Solenidade de Colação de Grau A cerimônia de colação de grau é o último ato institucional da Faculdade, quando, perante a comunidade acadêmica e representantes externos, é outorgado

Leia mais

FACULDADE NACIONAL DE EDUCAÇÃO E ENSINO SUPERIOR DO PARANÁ CERIMONIAL

FACULDADE NACIONAL DE EDUCAÇÃO E ENSINO SUPERIOR DO PARANÁ CERIMONIAL FACULDADE NACIONAL DE EDUCAÇÃO E ENSINO SUPERIOR DO PARANÁ CERIMONIAL 2009 CERIMONIAL OFICIAL SOLENIDADE DE COLAÇÃO DE GRAU FANEESP/ INESUL DATA: LOCAL: HORÁRIO: CHANCELER: Dinocarme Aparecido Lima DIRETORA

Leia mais

FACULDADE VALE DO CRICARÉ

FACULDADE VALE DO CRICARÉ MANTENEDOR: INSTITUTO VALE DO CRICARÉ Rua: Humberto de Almeida Franklin, nº 1, Bairro Universitário. CEP: 29933-415 - São Mateus, Espírito Santo. Tel.: (27) 3313-0000 E-mail: ivc@ivc.br Site: www.ivc.br

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 012/2014 DE 21 DE FEVEREIRO DE 2014

RESOLUÇÃO Nº 012/2014 DE 21 DE FEVEREIRO DE 2014 SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA GOIANO RESOLUÇÃO Nº 012/2014 DE 21 DE FEVEREIRO DE 2014

Leia mais

ORIENTAÇÕES FORMATURA FAED-UDESC 2012-1

ORIENTAÇÕES FORMATURA FAED-UDESC 2012-1 ORIENTAÇÕES FORMATURA FAED-UDESC 2012-1 ENSAIO GERAL DA FORMATURA Dia: 06 de agosto de 2012 (Segunda-feira) Local: Auditório da FAED Pauta: *19h às 20h30 - Ensaio dos procedimentos para a cerimônia - Aprendendo

Leia mais

MANUAL DO FORMANDO E DAS COMISSÕES DE FORMATURA

MANUAL DO FORMANDO E DAS COMISSÕES DE FORMATURA MANUAL DO FORMANDO E DAS COMISSÕES DE FORMATURA SETOR DE FORMATURAS ASSESSORIA DE RELAÇÕES PÚBLICAS SECRETARIA DE COMUNICAÇÃO Agosto de 2012 1 ÍNDICE Página 1. Regulamento das solenidades de Colação de

Leia mais

REGULAMENTO PARA A SOLENIDADE DE OUTORGA DE GRAU DOS CURSOS SUPERIORES DO CAMPUS BARBACENA CAPÍTULO I DOS OBJETIVOS E FINS

REGULAMENTO PARA A SOLENIDADE DE OUTORGA DE GRAU DOS CURSOS SUPERIORES DO CAMPUS BARBACENA CAPÍTULO I DOS OBJETIVOS E FINS REGULAMENTO PARA A SOLENIDADE DE OUTORGA DE GRAU DOS CURSOS SUPERIORES DO CAMPUS BARBACENA CAPÍTULO I DOS OBJETIVOS E FINS Art. 1º. O presente Regulamento tem por objetivo estabelecer as normas e procedimentos

Leia mais

Norma de Eventos Institucionais e Oficiais - Universidade Federal de Itajubá

Norma de Eventos Institucionais e Oficiais - Universidade Federal de Itajubá Norma de Eventos Institucionais e Oficiais - Universidade Federal de Itajubá 1 Esta norma regulamenta a realização dos eventos institucionais e oficiais da Universidade Federal de Itajubá, padronizando

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ CAMPUS CURITIBA CAPÍTULO I DOS OBJETIVOS E FINS

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ CAMPUS CURITIBA CAPÍTULO I DOS OBJETIVOS E FINS SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ CAMPUS CURITIBA CAPÍTULO I DOS OBJETIVOS E FINS Art. 1º. O presente Regulamento tem por objetivo estabelecer as

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DA INTEGRAÇÃO LATINO-AMERICANA COMISSÃO SUPERIOR DE ENSINO

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DA INTEGRAÇÃO LATINO-AMERICANA COMISSÃO SUPERIOR DE ENSINO RESOLUÇÃO COSUEN Nº 009/2014, DE 09 DE JULHO DE 2014. Aprova normas e procedimentos para emissão de histórico acadêmico, declaração de conclusão de curso, certificados e diplomas, bem como para a colação

Leia mais

MANUAL DE COLAÇÃO DE GRAU FORMANDOS 2011/2

MANUAL DE COLAÇÃO DE GRAU FORMANDOS 2011/2 MANUAL DE COLAÇÃO DE GRAU FORMANDOS 2011/2 UNIÃO BRASILIENSE DE EDUCAÇÃO E CULTURA Diretor Presidente: Pe. Décio Batista Teixeira Diretor Primeiro Vice-Presidente: Pe. Valdomiro Alves Barbosa Diretor Segundo

Leia mais

Manual para Solenidades de Formatura do IFMS

Manual para Solenidades de Formatura do IFMS Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul Manual para Solenidades de Formatura do IFMS Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul Instituto

Leia mais

SOBRE A COLAÇÃO ORIENTAÇÕES PARA OS FORMANDOS

SOBRE A COLAÇÃO ORIENTAÇÕES PARA OS FORMANDOS Conteúdo SOBRE A COLAÇÃO... 1 ORIENTAÇÕES PARA OS FORMANDOS... 1 Solicitação de Colação de Grau... 1 Documentação... 1 ENADE (Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes)... 2 ORIENTAÇÕES PARA AS COMISSÕES...

Leia mais

Universidade Federal de Uberlândia Av. Engenheiro Diniz, 1178 - Bairro Martins - CP 593 38400-462 - Uberlândia-MG

Universidade Federal de Uberlândia Av. Engenheiro Diniz, 1178 - Bairro Martins - CP 593 38400-462 - Uberlândia-MG RESOLUÇÃO N o 04/2004, DO CONSELHO DE GRADUAÇÃO, AD REFERENDUM Estabelece normas para a Colação de Grau dos alunos dos cursos de graduação da Universidade Federal de Uberlândia. O VICE-PRESIDENTE NO EXERCÍCIO

Leia mais

CONSIDERANDO: DETERMINA:

CONSIDERANDO: DETERMINA: PORTARIA Nº 05/2007 Prof. Marcelo Chanes, Diretor Acadêmico da Faculdade de Enfermagem Luiza de Marillac Faculdade São Camilo Rio de Janeiro, no uso das atribuições que lhe são conferidas e CONSIDERANDO:

Leia mais

RESOLUÇÃO DE REITORIA Nº 109/2008, DE 05 DE MAIO DE 2008.

RESOLUÇÃO DE REITORIA Nº 109/2008, DE 05 DE MAIO DE 2008. RESOLUÇÃO DE REITORIA Nº 109/2008, DE 05 DE MAIO DE 2008. Institui Normas e Procedimentos para as Solenidades de Colação de Grau dos Cursos de Graduação e Graduação Tecnológica do Unilasalle. O Reitor

Leia mais

PORTARIA N 015/2011/FEST REGULA OS ATOS SOLENES DE COLAÇÃO DE GRAU DA FACULDADE DE EDUCAÇÃO SANTA TEREZINHA (FEST).

PORTARIA N 015/2011/FEST REGULA OS ATOS SOLENES DE COLAÇÃO DE GRAU DA FACULDADE DE EDUCAÇÃO SANTA TEREZINHA (FEST). PORTARIA N 015/2011/FEST REGULA OS ATOS SOLENES DE COLAÇÃO DE GRAU DA FACULDADE DE EDUCAÇÃO SANTA TEREZINHA (FEST). A DIRETORA GERAL da Faculdade de Educação Santa Terezinha (FEST) no uso de suas prerrogativas,

Leia mais

REGULAMENTO PARA A SOLENIDADE DE OUTORGA DE GRAU DOS CURSOS SUPERIORES DO CEFET-BAMBUÍ CAPÍTULO I DOS OBJETIVOS E FINS

REGULAMENTO PARA A SOLENIDADE DE OUTORGA DE GRAU DOS CURSOS SUPERIORES DO CEFET-BAMBUÍ CAPÍTULO I DOS OBJETIVOS E FINS REGULAMENTO PARA A SOLENIDADE DE OUTORGA DE GRAU DOS CURSOS SUPERIORES DO CEFET-BAMBUÍ CAPÍTULO I DOS OBJETIVOS E FINS Art. 1º. O presente Regulamento tem por objetivo estabelecer as normas e procedimentos

Leia mais

Manual de Formaturas. Faculdades Opet. Normas e procedimentos

Manual de Formaturas. Faculdades Opet. Normas e procedimentos Manual de Formaturas Faculdades Opet Normas e procedimentos 2014 0 Prof. José Antonio Karam Presidente do Grupo Educacional Opet Profª Adriana Veríssimo Karam Koleski Superintendente Educacional do Grupo

Leia mais

RESPONSABILIDADES LEGAIS, OBSERVAR O CÓDIGO DE ÉTICA, OBJETIVANDO O APERFEIÇOAMENTO DA CIÊNCIA DA ADMINISTRAÇÃO, O DESENVOLVIMENTO

RESPONSABILIDADES LEGAIS, OBSERVAR O CÓDIGO DE ÉTICA, OBJETIVANDO O APERFEIÇOAMENTO DA CIÊNCIA DA ADMINISTRAÇÃO, O DESENVOLVIMENTO ADMINISTRAÇÃO PROMETO, DIGNIFICAR MINHA PROFISSÃO, CONSCIENTE DE MINHAS RESPONSABILIDADES LEGAIS, OBSERVAR O CÓDIGO DE ÉTICA, OBJETIVANDO O APERFEIÇOAMENTO DA CIÊNCIA DA ADMINISTRAÇÃO, O DESENVOLVIMENTO

Leia mais

RESPONSABILIDADES LEGAIS, OBSERVAR O CÓDIGO DE ÉTICA, OBJETIVANDO O APERFEIÇOAMENTO DA CIÊNCIA DA ADMINISTRAÇÃO, O DESENVOLVIMENTO DAS

RESPONSABILIDADES LEGAIS, OBSERVAR O CÓDIGO DE ÉTICA, OBJETIVANDO O APERFEIÇOAMENTO DA CIÊNCIA DA ADMINISTRAÇÃO, O DESENVOLVIMENTO DAS ADMINISTRAÇÃO RESPONSABILIDADES LEGAIS, OBSERVAR O CÓDIGO DE ÉTICA, OBJETIVANDO O APERFEIÇOAMENTO DA CIÊNCIA DA ADMINISTRAÇÃO, O DESENVOLVIMENTO DAS INSTITUIÇÕES E A GRANDEZA DO HOMEM E DA PÁTRIA. NEGÓCIOS

Leia mais

JURAMENTO ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS

JURAMENTO ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS JURAMENTO ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS BACHARELANDOS DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS, DE PÉ! PROMETO DIGNIFICAR MINHA PROFISSÃO, CONSCIENTE DE MINHAS RESPONSABILIDADES LEGAIS, OBSERVAR O CÓDIGO DE ÉTICA,

Leia mais

Série FACTO - Manuais. 2ª Edição

Série FACTO - Manuais. 2ª Edição Série FACTO - Manuais 2ª Edição Série FACTO - Manuais 'Manual de Colação de Grau'' Católica do Tocantins Abril de 2015 2ª Edição Diretor Geral Pe. José Romualdo Degasperi Vice Diretor Acadêmico Galileu

Leia mais

Manual de Formaturas

Manual de Formaturas Manual de Formaturas Rede Romano de Educação Manual de Formatura A conclusão do curso certamente é a celebração de uma grande conquista para o estudante e sua família. A cerimônia de Formatura é um dos

Leia mais

REGIMENTO INTERNO DA COMISSÃO PERMANENTE DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL DA UNIPAR - CPAIUP -

REGIMENTO INTERNO DA COMISSÃO PERMANENTE DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL DA UNIPAR - CPAIUP - REGIMENTO INTERNO DA COMISSÃO PERMANENTE DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL DA UNIPAR - CPAIUP - REGIMENTO INTERNO DA COMISSÃO PERMANENTE DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL DA UNIPAR - CPAIUP - CAPÍTULO I DA FINALIDADE

Leia mais

COLAÇÃO DE GRAU MARÇO DE 2016 CENTRO UNIVERSITÁRIO UNA

COLAÇÃO DE GRAU MARÇO DE 2016 CENTRO UNIVERSITÁRIO UNA COLAÇÃO DE GRAU MARÇO DE 2016 CENTRO UNIVERSITÁRIO UNA # O QUE É COLAÇÃO E OUTORGA DE GRAU? É uma sessão acadêmica com dia, hora e local marcados pela Instituição, para conferir o grau aos concluintes

Leia mais

Olá senhoras e senhores, bom dia! Iniciamos neste momento, a sessão solene de colação de grau do curso de arquitetura e urbanismo da

Olá senhoras e senhores, bom dia! Iniciamos neste momento, a sessão solene de colação de grau do curso de arquitetura e urbanismo da Universidade Estadual de Campinas Sessão solene de colação de grau Faculdade de Engenharia civil, Arquitetura e Urbanismo, Unicamp. Data: 06 de fevereiro de 2010 (sábado) Horário: 9:30h Local: Auditório

Leia mais

ARQUITETURA E URBANISMO

ARQUITETURA E URBANISMO ADMINISTRAÇÃO OBJETIVANDO O APERFEIÇOAMENTO, DA CIÊNCIA DA ADMINISTRAÇÃO, O ARQUITETURA E URBANISMO PROMETO NO EXERCÍCIO DA ATIVIDADE INERENTE À PRÁTICA DA ARQUITETURA E URBANISMO, RESPEITAR OS PRINCÍPIOS

Leia mais

Prezado Formando, Setor de Cerimonial e Eventos

Prezado Formando, Setor de Cerimonial e Eventos /// 2º semestre de 2013 Prezado Formando, Para o sucesso de sua Colação de Grau, leia com atenção as orientações deste guia e repasse-as aos seus familiares e convidados. Setor de Cerimonial e Eventos

Leia mais

- FACULDADES PROMOVE E INFÓRIUM - MANUAL DE INSTRUÇÕES COLAÇÃO DE GRAU

- FACULDADES PROMOVE E INFÓRIUM - MANUAL DE INSTRUÇÕES COLAÇÃO DE GRAU - FACULDADES PROMOVE E INFÓRIUM - MANUAL DE INSTRUÇÕES COLAÇÃO DE GRAU APRESENTAÇÃO A conclusão de um curso superior é a celebração de uma grande conquista na vida do acadêmico. Tem grande importância;

Leia mais

RESOLUÇÃO nº 130, de 18 de junho de 2014.

RESOLUÇÃO nº 130, de 18 de junho de 2014. RESOLUÇÃO nº 130, de 18 de junho de 2014. Estabelece normas para as Colações de Grau dos alunos que concluírem Cursos de Graduação na UNIPLAC e dá outras providências. O Reitor da Universidade do Planalto

Leia mais

MANUAL DE FORMATURAS FACULDADE DE TECNOLOGIA DA SERRA GAÚCHA

MANUAL DE FORMATURAS FACULDADE DE TECNOLOGIA DA SERRA GAÚCHA MANUAL DE FORMATURAS FACULDADE DE TECNOLOGIA DA SERRA GAÚCHA A conclusão de um curso superior é a celebração de uma grande conquista, portanto a cerimônia de formatura se transforma num momento especial

Leia mais

CERIMONIAL OFICIAL SOLENIDADE DE COLAÇÃO DE GRAU INESUL

CERIMONIAL OFICIAL SOLENIDADE DE COLAÇÃO DE GRAU INESUL CERIMONIAL OFICIAL SOLENIDADE DE COLAÇÃO DE GRAU INESUL DATA: LOCAL: HORÁRIO: CHANCELER: Dinocarme Aparecido Lima DIRETORA GERAL: Vergínia Aparecida Mariani VICE-DIRETOR : Elzira Verginia Mariani Guides

Leia mais

ATA DE REUNIÃO COM REPRESENTANTES DE FORMANDOS - GRADUAÇÃO 2/2015 DATA: 03/10/15. Horário: 11:00 às 13:00

ATA DE REUNIÃO COM REPRESENTANTES DE FORMANDOS - GRADUAÇÃO 2/2015 DATA: 03/10/15. Horário: 11:00 às 13:00 ATA DE REUNIÃO COM REPRESENTANTES DE FORMANDOS - GRADUAÇÃO 2/2015 DATA: 03/10/15 Horário: 11:00 às 13:00 1. Às onze horas do dia três de outubro de dois mil e quinze, reuniram-se na sala DS3 do bloco D,

Leia mais

REGULAMENTO DA COLAÇÃO DE GRAU DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO (BACHARELADOS E TECNOLÓGICOS)

REGULAMENTO DA COLAÇÃO DE GRAU DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO (BACHARELADOS E TECNOLÓGICOS) Faculdades Promove de Sete Lagoas REGULAMENTO DA COLAÇÃO DE GRAU DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO (BACHARELADOS E TECNOLÓGICOS) APRESENTAÇÃO A conclusão de um curso superior é a celebração de uma grande conquista

Leia mais

REGULAMENTO DA COLAÇÃO DE GRAU

REGULAMENTO DA COLAÇÃO DE GRAU REGULAMENTO DA COLAÇÃO DE GRAU ROD. 010, KM 32, Setor Abaitará Pimenta Bueno Ro/ institutoabaitara@seduc.ro.gov.br PORTARIA Nº: 010 /2015. SÚMULA: Aprovar Regulamento da Colação de Grau do Instituto Estadual

Leia mais

INSTRUÇÃO NORMATIVA 07

INSTRUÇÃO NORMATIVA 07 INSTRUÇÃO NORMATIVA 07 O Diretor Geral no uso de suas atribuições regimentais, ouvido o Conselho Acadêmico, RESOLVE: Regulamentar as Cerimônias de Colação de Grau dos Cursos de Graduação das Faculdades

Leia mais

UNIVERSIDADE POTIGUAR - UnP COLAÇÕES DE GRAU DOS CONCLUINTES TURMAS REGULARES E COLAÇÕES ESPECIAIS

UNIVERSIDADE POTIGUAR - UnP COLAÇÕES DE GRAU DOS CONCLUINTES TURMAS REGULARES E COLAÇÕES ESPECIAIS UNIVERSIDADE POTIGUAR - UnP COLAÇÕES DE GRAU DOS CONCLUINTES 2012.2 TURMAS REGULARES E COLAÇÕES ESPECIAIS Somente será considerado habilitado à concessão do grau e aos demais atos do processo de formatura,

Leia mais