Aquecimento Global: uma perspectiva libertária

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Aquecimento Global: uma perspectiva libertária"

Transcrição

1 Aquecimento Global: uma perspectiva libertária Escrito por Chris P. Uma acusação comum feita contra os libertários é que eles negam a existência do aquecimento global porque esse é um problema que necessitaria da intervenção governamental para ser resolvida. Essa é uma afirmação bastante expressiva e revela tanto quanto, se não mais, sobre os estatistas como também o faz para os libertários. O que os estatistas estão basicamente dizendo com essa acusação é que se você aceita a Teoria Antropogênica (produzido pelo homem, artificial) do Aquecimento Global, então você tem de aceitar que o estado deve fazer algo a respeito. Um libertário poderia simplesmente responder que os estatistas estão apoiando uma agenda focada no aquecimento global com o objetivo de reivindicar ainda mais poder para o estado. Mas os estatistas dizem que a ciência é clara. É realmente assim? 1. A política A razão pela qual os estatistas confiantemente declaram que a ciência é clara no que se refere ao debate sobre o aquecimento global é porque eles podem apontar para um consenso de cientistas que concordam com a teoria. Isto é, todos os que não são nem idiotas ou financiados pela indústria petrolífera ou trabalhando para algum tipo de think-tank de direita. Os competentes, sem nenhuma agenda. A prova que eles são independentes advém do fato que a maioria deles está trabalhando em universidades ou para as Nações Unidas ou ainda para alguma organização independente financiada pelo governo. Isso os torna muito mais confiáveis, sem dúvida.

2 Aqui é onde os libertários devem discordar. Nós não pensamos que o governo é, de fato, uma entidade independente. Nós tendemos a ser da opinião que os governos querem poder e que eles serão a favor de qualquer teoria a qual os conceda mais poder. Os cientistas envolvidos não são exatamente reservados sobre o que eles querem. Que não haja dúvidas sobre as conclusões da comunidade científica: a ameaça do aquecimento global é muito real e ação é necessária imediatamente,, disse o prêmio Nobel Henry Kendall, Presidente da União dos Cientistas Engajados (grifo nosso) (fonte) 2. A agenda governamental Agora, os governos têm a polícia, o exército, um virtual monopólio sobre as armas... o que uma teoria do aquecimento global poderia trazer de benefício? Legitimidade. Os governos sempre necessitam de um sentimento de legitimidade. A única forma que eles podem convencer pessoas decentes a dar suporte ao que, de outra maneira, seriam atos criminosos é por parecer estar simplesmente agindo no interesse público (bem público). Para os votantes serem convencidos da necessidade do governo (ou de uma política pública) eles têm de acreditar que o governo está os protegendo de coisas, as quais somente poderes especiais (INICIAÇÃO DA FORÇA) pode resolver. Por exemplo: Um exército para nos proteger de ameaças externas; Uma força policial para nos proteger da atividade criminosa; Regulamentações para nos proteger dos banqueiros gananciosos; A Previdência Social para nos proteger da pobreza; Tarifas e subsídios para nos proteger da concorrência dos mercados externos; Regulamentação ambiental para nos proteger do aquecimento global e da poluição. Existem muitas outras razões com certeza, e não é como se todas essas ameaças fossem inteiramente inventadas pelo governo, mas a questão e que esses potenciais ou reais perigos são USADOS de forma a LEGITIMAR o seu uso de poderes especiais. Os estatistas iriam dizer, sem dúvida, que essas ameaças de fato legitimizam o poder estatal, que eles ilustram uma verdadeira necessidade para o estado. De qualquer forma, os governos possuem uma agenda. Eles necessitam de legitimidade para funcionar tal como uma companhia petrolífera necessita ser capaz de vender petróleo. Se você irá rejeitar as conclusões de cientistas simplesmente porque eles são financiados pela indústria petrolífera então você também terá que rejeitar àquelas dos cientistas financiados pelo governo. No entanto, essa discussão não nos leva muito longe, então vamos dar uma olhada na ciência.

3 3. A ciência O mais incisivo argumento feito contra a ciência do aquecimento global antropogênico não é tanto que ele esteja errado... mais que ele não pode estar errado pois não pode estar certo... devido ao fato que não é, na verdade, ciência. É assim que o método científico deveria funcionar, no caso de você não ter tido que participar de uma aula de ciências por algum tempo. Primeiro você cria uma hipótese, daí você faz uma previsão, organiza um procedimento de controle para testar a sua previsão e por fim documenta os resultados. Por exemplo, você pode fazer uma afirmação aparentemente racional que uma pedra pesando duas toneladas irá cair no solo mais rápido que uma que somente pesa uma tonelada quando largadas ao mesmo tempo da mesma altura. Mas a verdade é que elas irão tocar o solo ao mesmo tempo. Mesmo coisas que parecem óbvias tem de ser testadas. A hipótese de um aquecimento global antropogênico é a de que a medida que os níveis de gases do efeito estufa aumentam, as temperaturas irão aumentar (é um pouco mais complicado do que isso, mas essa é a idéia geral). Não é uma hipótese absurda. Ela faz sentido. Ninguém está argumentando que o dióxido de carbono não é um gás do efeito estufa. Ninguém está argumentando que a queima de combustíveis fósseis não liberam dióxido de carbono no ar e ninguém está argumentando que não queimamos uma grande quantidade de combustíveis fósseis desde a Revolução Industrial. Ninguém está nem argumentando que as temperaturas não têm sido mais altas ultimamente. Então, não faria sentido que essas duas coisas estivessem conectadas? Sem dúvida, faria. Mas e os testes, o que eles revelam? Tem as previsões baseadas nessas hipóteses sido corretas? Umm... bem, não. Mas a Terra é tão grande, o clima é tão variado, existem tantos fatores a serem considerados, como eles podem possivelmente esperar acertar? Bom, essa é exatamente a questão. Eles não podem. Isso não é ciência. Isso parece ciência, pois eles possuem gráficos e estatísticas e homens velhos de barba, ostentando títulos acadêmicos e estudos, contudo, isso não é ciência. É uma hipótese e uma teoria (ou várias teorias) que utilizam

4 modelos computacionais exóticos. Eles usam modelos computacionais duvidosos como seus resultados. Aqui está outra forma de verificar que isso não é realmente ciência. O fato que existe um consenso entre os cientistas que dá suporte a isso. A ciência não funciona dessa maneira. Se isso fosse uma teoria provada então eles não iriam chamar a atenção sobre um suposto consenso, iriam somente demonstrar qual era a sua teoria, exibir quais eram as suas previsões, e por fim mostrar os resultados, alinhados com suas previsões. Todo mundo entenderia isso. Além disso, todo o cientista que usasse as hipóteses iria defender as mesmas previsões e obteria os mesmos resultados. Existiria somente um CHART (gráfico) e iria mostrar exatamente acontecendo o que fora dito e previsto. Quando eles puderem fazer isso, então será ciência. Até lá, é somente uma hipótese. Mesmo os proponentes da teoria irão dizer a você que não é questão de prova absoluta, mas sim probabilidades. O Painel das Nações Unidas sobre o Aquecimento Global dá chances percentuais de que a teoria está correta. Eles dizem que algo como 90% certo tornam-na correta. Isso significa que existe uma chance em dez de que ela está errada? Não, não, não é tão simples. Deixem de ser tão rudes, é dito aos dissidentes. Não é ciência. Eles possuem uma hipótese que parece ter sentido na superfície, mas não a podem usar ainda para fazer previsões precisas. E isso é porque o clima é um vasto, complicado sistema que nós ainda não entendemos. Aqui segue uma pequena amostra de quão complicada e contraditória parte da ciência realmente é. O dióxido de carbono participa somente com uma pequena parte percentual do que constitui o ar, e não é nem sequer o principal gás do efeito-estufa. Essa não é uma afirmação controversa ou libertária. Na verdade, o vapor d água, sobre o qual a atividade humana praticamente não tem influência, é o mais abundante gás do efeitoestufa. Contudo, o vapor d água vem e vai rapidamente, enquanto que o dióxido de carbono se mantém no ar por muito mais tempo, então, mesmo embora ele represente uma percentagem menor dos gases do efeito-estufa, ele é mais significativo no que diz respeito à temperatura global de acordo com a teoria. Existe uma camada da atmosfera que deveria aquecer-se primeiramente, de acordo com a hipótese oficial da teoria do aquecimento global. Algo que não foi visto ocorrendo, mas não parece importar por alguma razão. A Terra atravessa períodos de aquecimento e de resfriamento. Nós estamos em um período de aquecimento agora. A razão pela qual você sabe disso é porque quando você sai de casa, você não se choca em uma geleira. A Era Glacial é um período particularmente frio. Mas eles dizem que agora nós estamos no período mais quente que o mundo registrou nos últimos 1000 anos. Muito dessa crença se origina do gráfico do taco de hockey o qual já foi provado falso. Mas, uma vez mais, isso não parece importar.

5 O Sol também passa por ciclos. Existem vezes quando ele está muito quente, já outras que nem tanto. Alguns pensam que isso deve ter alguma influência no clima da Terra, mas aparentemente isso tem pouco a ver com a temperatura da Terra. Existe uma teoria que, acreditem ou não, os raios cósmicos influenciam a temperatura do planeta, pois têm relação com a formação das nuvens, e nós estamos aprendendo sobre quanto efeito isso tem nas temperaturas globais. Agora, para ser perfeitamente franco, Eu não tenho nenhuma idéia do que a maior parte disso significa. Eu não tenho idéia se alguns daqueles cientistas estão deliberadamente sendo de má-fé, e nunca saberei. É muito complicado para mim. Mas aparentemente a ciência está decidida (é clara) e a única razão pela qual os libertários não estão aceitando isso é porque eles não querem conceder mais poder ao Estado. 4. As soluções Pelo momento, todavia, digamos, por uma questão de argumentação, que a teoria antropogênica do aquecimento global está correta. Iria tal fato necessitar um governo global para resolvê-lo? O que teria de ser feito para lidar com ele? Como em qualquer outra parte do debate, as opiniões diferem. Soluções propostas vão da escolha pessoal (por exemplo, caminhar ou andar de bicicleta ao invés de dirigir), aos créditos de carbono e taxação, à regulação governamental (ou seja, maiores controles sobre a emissão de carbono por parte das empresas), a meios alternativos de produção de energia (nuclear e/ou renovável) até produtos eficientes (a saber, carros elétricos). Para citar alguns só alguns exemplos. Quase sempre uma gama dessas soluções é proposta, dependendo do ponto de vista ou preferência da pessoa ou do partido envolvido. Essas são apenas táticas todavia, qual é o objetivo? O governo britânico comprometeu-se a assegurar que o seu nível de emissão líquida de carbono para o ano de 2050 será 80% menor do que a base de referência do ano de 1990 (Climate Change Act 2008). Entretanto, especialistas dizem que nós já chegamos a um ponto crítico, a conclusão lógica disso sendo que nós devemos reduzir a quantidade de dióxido de carbono emitido logo que pudermos e tanto quanto for humanamente possível Nessa questão, os ambientalistas radicais acertaram em, pelo menos, um aspecto: que o que foi proposto na grande mídia não está nem perto de ser suficiente para resolver o problema.

6 Se você está realmente convencido sobre o aquecimento global, se você acha que a ciência está correta e as hipóteses feitas pelos cientistas envolvidos são possivelmente corretas, então você deve também estar convencido sobre qual a solução deve ser. Total colapso econômico. A atividade econômica é o inimigo. A atividade econômica requer energia (além da energia nuclear e a ínfima porcentagem que representa a energia renovável), que significa queimar combustíveis fósseis. Há que por fim a essa situação. Ponto. A crise financeira de 2008 não foi ruim, foi oportuna. Nós estamos falando sobre a própria sobrevivência da raça humana, da mesma forma que a de outras poucas espécies. Já pode ser demasiado tarde. Se não fizermos tudo que for necessário agora então nosso planeta, em breve tornar-se-á inabitável. Isso é uma guerra e deve ser tratada assim. Se nós falharmos nisso, nós simplesmente iremos morrer. Portanto, nós deveríamos produzir somente o que é absolutamente necessário para sobreviver. Comida, água, medicamentos, abrigo. O básico, nada mais. Nós temos que fechar quantas usinas elétricas (seja qual for sua origem) que emitem carbono, todas as fábricas desnecessárias, temos de aterrissar todos os aviões e deixar os carros parados na beira da estrada, queimando a menor quantidade de combustíveis fósseis. Nós temos de encarar o fato que possa ser necessário regressar a uma forma de vida préindustrial. O que, infelizmente, iria quase certamente significar uma população pré-industrial, também. O Estado, sem dúvida, poderia fazer isso tudo acontecer. O Estado poderia fazer cessar toda a atividade econômica se assim desejasse. O Estado poderia impor uma taxa de 100% sobre as emissões de carbono, tornando complemente impraticável para alguém queimar combustíveis fósseis. O Estado poderia tornar ilegal dirigir um carro ou ligar uma lâmpada. Naturalmente, ninguém está defendendo isso, mas é porque eles não estão levando o aquecimento global suficientemente à sério, eles não estão seguindo a sua conclusão lógica. Uma redução de 80% nas emissões de carbono em 2050 simplesmente não será suficiente, tudo tem de parar. Agora. Ninguém quer dizer isso porque não é bom pensar que bilhões de pessoas irão ter de morrer ao redor do mundo para a raça humana como um todo sobreviver. Mas o aquecimento global é a maior ameaça que o mundo já viu e não podemos ser apaziguadores como Chamberlain, nós precisamos ser guerreiros como Churchill. Não existe negociação com as leis da física. E o Estado poderia fazer isso. O Estado poderia nacionalizar todas as indústrias se tivesse que. O Estado poderia impedir o tráfego aéreo e impor um bloqueio nas docas para evitar viagens que causariam emissão de carbono.

7 4.1 Como iria funcionar em uma sociedade libertária? Em uma sociedade libertária, aquilo não seria possível. Uma única entidade não poderia encerrar as atividades de toda a indústria, não poderia fazer toda a atividade econômica parar. Ao invés disso, o que iria acontecer? Bom, em primeiro lugar, os proponentes da teoria teriam que tentar divulgá-la, eles iriam tentar convencer outras pessoas que a forma pela qual elas vêm consumindo mercadorias está destruindo o planeta. Eles tentariam convencê-las a parar de dirigir, voar, assistir à televisão, comprar bens (inclusive alimentos) do exterior, e de maneira geral, parar de utilizar energia, a não ser que advenha de fontes de energia renováveis. Eles poderiam usar qualquer truque sujo de propaganda disponível de forma a ter sucesso se quisessem. Eles poderiam mesmo falar às pessoas que um consenso de cientistas concordaram com sua teoria e que qualquer pessoa que questionar a ciência era um negador tão terrível quanto os negadores do holocausto. E então os indivíduos teriam de decidir por conta própria no que eles acreditam e como gostariam de responder. Se todo mundo concordasse e se comprometesse completamente com a causa, negando-se a comprar alimento do exterior mesmo se não existisse outro alimento disponível, se eles decidissem parar de fazer qualquer coisa que causasse qualquer possibilidade de emissão de gases do efeito-estufa na atmosfera, então a raça humana seria salva. Sim, as pessoas ainda iriam morrer de fome mas iriam fazê-lo por voluntariamente, uma decisão consciente de agir em prol do bem maior. Ou digamos que as pessoas não fossem tão altruístas. Digamos que nem todo mundo estivesse disposto a morrer pela causa, que eles iriam fazer todo o necessário para sobreviver, mas nada mais. Então a criatividade do livre mercado iria caminhar nessa nova direção. Nós não precisaríamos de um estado para exigir que as fábricas fechassem suas portas, nós nem mesmo necessitaríamos que empresários benevolentes consentissem voluntariamente, dado que as fábricas iriam fechar porque as pessoas não iriam comprar o que eles estavam produzindo daquele momento em diante. Iria então ocorrer morte, fome? Não deveria. Os produtos essenciais teriam seu preço aumentado, sem dúvida. Eles deveriam. Isso desencoraja a poupança, além de significar que os empreendedores iriam detectar lucros a serem obtidos com alimentos, abrigos, produtos essenciais e logo existiriam mais fornecedores, competição e os preços cairiam novamente.

8 Aconteceria um ajuste. Não completamente indolor, é claro, contudo, o livre-mercado responde às vontades das pessoas. Os consumidores são reis em uma sociedade anarcocapitalista. Mas se o aquecimento global, ou qualquer outra teoria apocalíptica estiver correta e as pessoas não ouvirem? O que aconteceria se eles permanecessem com o mesmo comportamento? Então o mundo acabaria. Isso realmente significa que nós realmente deveríamos ter um Estado? Isso dá uma justificação moral ao conceito da iniciação da força? 4.2 Iniciação de força Agora, você pode dizer que as pessoas liberando dióxido de carbono no ar estão INITIATING FORCE (agregindo) porque eles estão arruinando o planeta, tornando-o inabitável para você. E, em uma sociedade libertária, se você puder provar tal fato, então você terá direito a uma ação judicial. Se você consegue provar que uma fábrica do outro lado do mundo está fazendo com que a temperatura da sua casa aumente e isso é prejudicial a você, você será capaz de processá-los criminalmente. Ou se você é um agricultor e você consegue provar que fábricas específicas estão causando um aumento da temperatura significando a impossibilidade de sua produção, então você terá uma razão para ser ouvido. Oh, algo assim não pode ser provado? Ok. Então, a ciência não é clara. Não é um fato objetivo. E se não é um fato objetivo (inegável), é somente uma opinião, de forma que, em uma sociedade libertária, o rigor da lei não estará dando-lhe suporte. Você ainda é livre para tentar convencer quantas pessoas você puder a parar com as atividades que você acredita estarem causando os problemas, no entanto, se as pessoas foram tão estúpidas ou pouco dispostas a escutar, se eles são inflexíveis em suas convicções, então sim, você irá falhar. E sim, o mundo poderia acabar. Se isso acontecer, todavia, a razão será devido às pessoas

9 serem muito ignorantes, muito covardes, inertes frente às decisões necessárias para se salvarem. Mas se é realmente isso que as pessoas querem, por que elas irão eleger um governo que as irá forçar a fazer o que não estão dispostas a fazer voluntariamente? Em outras palavras, se você está argumentando que um governo é necessário pois força as pessoas a fazer coisas que não iriam fazer voluntariamente, então, não está você, na verdade, argumentando em favor de um estado totalitário? A verdade é que a questão do aquecimento global não justifica o Estado mais do que qualquer outra questão que os estatistas clamam dar legimitidade ao Estado. Libertários podem reconhecer a ciência se eles desejam e ainda lutam contra as soluções estatais no que tange à moral e prática, como nós fizemos em todos os outros campos. Então por que nós tendemos a questionar a ciência do aquecimento global, e não só as soluções propostas? 5. Uma mensagem para os Estatistas A razão é porque podemos. Estatistas, enquanto vocês usarem a ciência para conceder mais poder ao estado, os libertários devem lutar contra isso, independente de ser verdade ou não. Sim, se é ou não verdade. Agora, essa é uma confissão que os libertários sabem que a ciência está correta e estão simplesmente lutando como uma tática política? Absolutamente, não. Eu já dei um conjunto de, para mim, perfeitamente válidas razões para questionar a teoria. De alguma forma, a afirmação feita contra os libertários provavelmente contem um meia verdade. Nós não nos importamos muito sobre a ciência, pois nós estamos focando além do que ocorrerá se a ciência é aceita. Por exemplo, se você mostrar a alguém um pedaço de papel que afirme que 2+2=5 e dizer-lhes que se eles CONCORDAREM eles irão ser torturados e mortos, eles provavelmente NÃO irão concordar. Claramente, está errado de qualquer maneira, mas a questão é que não é por isso que eles não estão concordando. Se você os mostrasse um pedaço de papel que dissesse 2+2=4 e falasse, novamente, que se eles concordassem eles seriam torturados e mortos, eles provavelmente não iriam concordar com isso, mesmo que seja correto. Os números não interessam naquele momento, na verdade, para muitas pessoas, as emoções irão ofuscar os numerous até o ponto que eles não podem dizer o que é certo ou errado de qualquer forma (o que se aplica para a pessoa com a arma também). E não é como se a ciência climática seja tão simples desde o princípio.

10 Essa é a mesma situação que enfrentamos. Se os libertários não lutarem contra a ciência do aquecimento global, então vocês irão usá-la como outra razão para a ação governamental, outra razão para apontar armas contra todo mundo. Vocês deixaram isso abundantemente claro. Se vocês desejam ter um debate científico racional devem removar a arma de trás da ciência. De preferência, vocês deveriam parar de ofender também, além de baixar as armas. Em contrário, nós iremos fazer o que pudermos para manter aquele pedaço de papel entre as suas armas e nossa cabeça. Depende dos cientistas debater a ciência e de cada indivíduo escolher quais cientistas nos quais querem acreditar; qual teoria, se existe, eles querem aderir. As pessoas podem acreditar que uma carruagem arrasta o Sol através dos céus se elas quiserem, elas deveriam ter a liberdade para tal. Baixai as armas, e existirá uma chance para um debate racional. Até lá, não é ciência. Não é ciência quando existe uma arma por trás. Não é ciência, é um assalto. *** Tradução de Matheus Pacini. Revisão de Juliano Torres.

1.000 Receitas e Dicas Para Facilitar a Sua Vida

1.000 Receitas e Dicas Para Facilitar a Sua Vida 1.000 Receitas e Dicas Para Facilitar a Sua Vida O Que Determina o Sucesso de Uma Dieta? Você vê o bolo acima e pensa: Nunca poderei comer um doce se estiver de dieta. Esse é o principal fator que levam

Leia mais

MÓDULO 5 O SENSO COMUM

MÓDULO 5 O SENSO COMUM MÓDULO 5 O SENSO COMUM Uma das principais metas de alguém que quer escrever boas redações é fugir do senso comum. Basicamente, o senso comum é um julgamento feito com base em ideias simples, ingênuas e,

Leia mais

Manifeste Seus Sonhos

Manifeste Seus Sonhos Manifeste Seus Sonhos Índice Introdução... 2 Isso Funciona?... 3 A Força do Pensamento Positivo... 4 A Lei da Atração... 7 Elimine a Negatividade... 11 Afirmações... 13 Manifeste Seus Sonhos Pág. 1 Introdução

Leia mais

Mensagem de Prem Rawat

Mensagem de Prem Rawat Mensagem de Prem Rawat na Conferência de Paz Nórdica 2012 Conf. Nórdica, Página 1 Gostaria de falar-vos sobre paz. Eu sei que quase toda a gente tem a sua interpretação do que é a paz. Para mim, a paz

Leia mais

2015 O ANO DE COLHER ABRIL - 1 A RUA E O CAMINHO

2015 O ANO DE COLHER ABRIL - 1 A RUA E O CAMINHO ABRIL - 1 A RUA E O CAMINHO Texto: Apocalipse 22:1-2 Então o anjo me mostrou o rio da água da vida que, claro como cristal, fluía do trono de Deus e do Cordeiro, no meio da RUA principal da cidade. De

Leia mais

O céu. Aquela semana tinha sido uma trabalheira! www.interaulaclube.com.br

O céu. Aquela semana tinha sido uma trabalheira! www.interaulaclube.com.br A U A UL LA O céu Atenção Aquela semana tinha sido uma trabalheira! Na gráfica em que Júlio ganhava a vida como encadernador, as coisas iam bem e nunca faltava serviço. Ele gostava do trabalho, mas ficava

Leia mais

O sucesso de hoje não garante o sucesso de amanhã

O sucesso de hoje não garante o sucesso de amanhã Com certeza, esse final de século XX e começo de século XXI mudarão nossas vidas mais do que elas mudaram há 30-40 anos atrás. É muito difícil avaliar como será essa mudança, mas é certo que ela virá e

Leia mais

Água, fonte de vida. Aula 1 Água para todos. Rio 2016 Versão 1.0

Água, fonte de vida. Aula 1 Água para todos. Rio 2016 Versão 1.0 Água, fonte de vida Aula 1 Água para todos Rio 2016 Versão 1.0 Objetivos 1 Analisar a quantidade de água potável disponível em nosso planeta 2 Identificar os diferentes estados da água 3 Conhecer o ciclo

Leia mais

Dicas para investir em Imóveis

Dicas para investir em Imóveis Dicas para investir em Imóveis Aqui exploraremos dicas de como investir quando investir e porque investir em imóveis. Hoje estamos vivendo numa crise política, alta taxa de desemprego, dólar nas alturas,

Leia mais

muito gás carbônico, gás de enxofre e monóxido de carbono. extremamente perigoso, pois ocupa o lugar do oxigênio no corpo. Conforme a concentração

muito gás carbônico, gás de enxofre e monóxido de carbono. extremamente perigoso, pois ocupa o lugar do oxigênio no corpo. Conforme a concentração A UU L AL A Respiração A poluição do ar é um dos problemas ambientais que mais preocupam os governos de vários países e a população em geral. A queima intensiva de combustíveis gasolina, óleo e carvão,

Leia mais

Redação do Site Inovação Tecnológica - 28/08/2009. Humanos aprimorados versus humanos comuns

Redação do Site Inovação Tecnológica - 28/08/2009. Humanos aprimorados versus humanos comuns VOCÊ ESTÁ PREPARADO PARA CONVIVER COM OS HUMANOS APRIMORADOS? http://www.inovacaotecnologica.com.br/noticias/noticia.php?artigo=voce-esta-preparado-conviver-humanosaprimorados&id=010850090828 Redação do

Leia mais

Estratégias adotadas pelas empresas para motivar seus funcionários e suas conseqüências no ambiente produtivo

Estratégias adotadas pelas empresas para motivar seus funcionários e suas conseqüências no ambiente produtivo Estratégias adotadas pelas empresas para motivar seus funcionários e suas conseqüências no ambiente produtivo Camila Lopes Ferreir a (UTFPR) camila@pg.cefetpr.br Dr. Luiz Alberto Pilatti (UTFPR) lapilatti@pg.cefetpr.br

Leia mais

Aquecimento Global: uma visão crítica sobre o movimento ambiental mais discutido de todos os tempos

Aquecimento Global: uma visão crítica sobre o movimento ambiental mais discutido de todos os tempos Aquecimento Global: uma visão crítica sobre o movimento ambiental mais discutido de todos os tempos Amanda Cristina Graf Alves, 6º período Desde o lançamento do polêmico filme A verdade inconveniente do

Leia mais

1. O que existe por trás do mundo?

1. O que existe por trás do mundo? Existem vários caminhos para se chegar à verdade. Os raciocínios que acabamos de discutir são apenas alguns deles e, talvez, não sejam completos nem suficientes para muitas pessoas. No entanto, existem

Leia mais

COMO TER TEMPO PARA COMEÇAR MINHA TRANSIÇÃO DE CARREIRA?

COMO TER TEMPO PARA COMEÇAR MINHA TRANSIÇÃO DE CARREIRA? COMO TER TEMPO PARA COMEÇAR MINHA TRANSIÇÃO DE CARREIRA? Um guia de exercícios para você organizar sua vida atual e começar a construir sua vida dos sonhos Existem muitas pessoas que gostariam de fazer

Leia mais

Entrevista exclusiva concedida pelo Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, ao SBT

Entrevista exclusiva concedida pelo Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, ao SBT Entrevista exclusiva concedida pelo Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, ao SBT Brasília-DF, 30 de outubro de 2006 Jornalista Ana Paula Padrão: Então vamos às perguntas, agora ao vivo, com

Leia mais

Os Quatro Tipos de Solos - Coração

Os Quatro Tipos de Solos - Coração Os Quatro Tipos de Solos - Coração Craig Hill Marcos 4:2-8 Jesus usava parábolas para ensinar muitas coisas. Ele dizia: 3 Escutem! Certo homem saiu para semear. 4 E, quando estava espalhando as sementes,

Leia mais

COMO FUNCIONA NOSSA CONSULTORIA DE MARKETING DIGITAL ESPECIALIZADA EM VENDAS ONLINE

COMO FUNCIONA NOSSA CONSULTORIA DE MARKETING DIGITAL ESPECIALIZADA EM VENDAS ONLINE www.agenciaatos.com.br COMO FUNCIONA NOSSA CONSULTORIA DE MARKETING DIGITAL ESPECIALIZADA EM VENDAS ONLINE APLICAÇÃO DA CONSULTORIA EM VENDAS ONLINE É assim que os resultados são gerados. No entanto, é

Leia mais

Energia Eólica. Atividade de Aprendizagem 3. Eixo(s) temático(s) Ciência e tecnologia / vida e ambiente

Energia Eólica. Atividade de Aprendizagem 3. Eixo(s) temático(s) Ciência e tecnologia / vida e ambiente Energia Eólica Eixo(s) temático(s) Ciência e tecnologia / vida e ambiente Tema Eletricidade / usos da energia / uso dos recursos naturais Conteúdos Energia eólica / obtenção de energia e problemas ambientais

Leia mais

Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação

Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação Coordenação de Biblioteca 100 Discurso na cerimónia do dia

Leia mais

Quando vemos o mundo de forma diferente, nosso mundo fica diferente.

Quando vemos o mundo de forma diferente, nosso mundo fica diferente. BOLETIM TÉCNICO JULHO 2015 Quando vemos o mundo de forma diferente, nosso mundo fica diferente. Segundo a Psicologia atual ajudada pela compreensão do mundo real que nos trouxe a Física moderna, nós, seres

Leia mais

Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação

Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação Coordenação de Biblioteca Discurso na cerimónia de entrega

Leia mais

Início Rápido para o Templo

Início Rápido para o Templo Início Rápido para o Templo O FamilySearch.org facilita realizar as ordenanças do templo por seus antepassados. Todo o processo tem apenas alguns passos simples: 1. Descobrir antepassados que precisam

Leia mais

A Ciência e a Arte de Ser Dirigente. Autor: Ader Fernando Alves de Pádua

A Ciência e a Arte de Ser Dirigente. Autor: Ader Fernando Alves de Pádua A Ciência e a Arte de Ser Dirigente Autor: Ader Fernando Alves de Pádua 1 INTRODUÇÃO Este tema traz a tona uma grande questão que vamos tentar responder nestas poucas paginas, ser um dirigente requer grande

Leia mais

O Princípio da Complementaridade e o papel do observador na Mecânica Quântica

O Princípio da Complementaridade e o papel do observador na Mecânica Quântica O Princípio da Complementaridade e o papel do observador na Mecânica Quântica A U L A 3 Metas da aula Descrever a experiência de interferência por uma fenda dupla com elétrons, na qual a trajetória destes

Leia mais

Capítulo II O QUE REALMENTE QUEREMOS

Capítulo II O QUE REALMENTE QUEREMOS Capítulo II O QUE REALMENTE QUEREMOS Neste inicio de curso de Formação em Coaching e Mentoring do Sistema ISOR, eu quero fazer a seguinte pergunta: o que vocês mais querem da vida hoje? Alguém pode começar?

Leia mais

Exercícios Teóricos Resolvidos

Exercícios Teóricos Resolvidos Universidade Federal de Minas Gerais Instituto de Ciências Exatas Departamento de Matemática Exercícios Teóricos Resolvidos O propósito deste texto é tentar mostrar aos alunos várias maneiras de raciocinar

Leia mais

Educação Ambiental: uma modesta opinião Luiz Eduardo Corrêa Lima

Educação Ambiental: uma modesta opinião Luiz Eduardo Corrêa Lima Educação Ambiental: uma modesta opinião Luiz Eduardo Corrêa Lima Professor Titular de Biologia /FATEA/Lorena/SP Monitor de Educação Profissional/SENAC/Guaratinguetá/SP leclima@hotmail.com. RESUMO 48 Nos

Leia mais

COMO INICIAR O RELACIONAMENTO COM OS LEADS? 8 passos para TER UMA SEQUÊNCIA DE EMAILS BEM SUCEDIDA.

COMO INICIAR O RELACIONAMENTO COM OS LEADS? 8 passos para TER UMA SEQUÊNCIA DE EMAILS BEM SUCEDIDA. COMO INICIAR O RELACIONAMENTO COM OS LEADS? 8 passos para TER UMA SEQUÊNCIA DE EMAILS BEM SUCEDIDA. Uma sequência de e-mail, follow-up ou auto responder é um sistema de resposta automática em uma série

Leia mais

Elaboração de Projetos

Elaboração de Projetos Elaboração de Projetos 2 1. ProjetoS John Dewey (1859-1952) FERRARI, Márcio. John Dewey: o pensador que pôs a prática em foco. Nova Escola, São Paulo, jul. 2008. Edição especial grandes pensadores. Disponível

Leia mais

COMO MINIMIZAR AS DÍVIDAS DE UM IMÓVEL ARREMATADO

COMO MINIMIZAR AS DÍVIDAS DE UM IMÓVEL ARREMATADO PROLEILOES.COM COMO MINIMIZAR AS DÍVIDAS DE UM IMÓVEL ARREMATADO PROCESSOS QUE PODEM FAZER COM QUE VOCÊ CONSIGA QUITAR DÍVIDAS PENDENTES DE UM ÍMOVEL ARREMATADO EM LEILÃO, PAGANDO MENOS QUE O SEU VALOR

Leia mais

5 Considerações finais

5 Considerações finais 5 Considerações finais 5.1. Conclusões A presente dissertação teve o objetivo principal de investigar a visão dos alunos que se formam em Administração sobre RSC e o seu ensino. Para alcançar esse objetivo,

Leia mais

5 DICAS DE GESTÃO EM TEMPOS DE CRISE. Um guia prático com 5 dicas primordiais de como ser um bom gestor durante um período de crise.

5 DICAS DE GESTÃO EM TEMPOS DE CRISE. Um guia prático com 5 dicas primordiais de como ser um bom gestor durante um período de crise. 5 DICAS DE GESTÃO EM TEMPOS DE CRISE Um guia prático com 5 dicas primordiais de como ser um bom gestor durante um período de crise. INTRODUÇÃO Gerir uma empresa não é uma tarefa fácil, mas em tempos de

Leia mais

SALVAÇÃO não basta conhecer o endereço Atos 4:12

SALVAÇÃO não basta conhecer o endereço Atos 4:12 SALVAÇÃO não basta conhecer o endereço Atos 4:12 A SALVAÇÃO É A PRÓPRIA PESSOA DE JESUS CRISTO! VOCÊ SABE QUAL É O ENDEREÇO DE JESUS! MAS ISSO É SUFICIENTE? Conhecer o endereço de Jesus, não lhe garantirá

Leia mais

A LIBERDADE COMO POSSÍVEL CAMINHO PARA A FELICIDADE

A LIBERDADE COMO POSSÍVEL CAMINHO PARA A FELICIDADE Aline Trindade A LIBERDADE COMO POSSÍVEL CAMINHO PARA A FELICIDADE Introdução Existem várias maneiras e formas de se dizer sobre a felicidade. De quando você nasce até cerca dos dois anos de idade, essa

Leia mais

UNIDADE 1: PRECISA DE SABEDORIA? A BÍBLIA É A AUTORIDADE FINAL

UNIDADE 1: PRECISA DE SABEDORIA? A BÍBLIA É A AUTORIDADE FINAL Frutos-1 Impact0 LIÇÃO 1 VIVENDO A VIDA COM DEUS 9-11 Anos UNIDADE 1: PRECISA DE SABEDORIA? A BÍBLIA É A AUTORIDADE FINAL CONCEITO CHAVE A BÍBLIA ORIGINOU- SE COM DEUS E NÓS PODEMOS OLHAR PARA ELA COMO

Leia mais

Transcriça o da Entrevista

Transcriça o da Entrevista Transcriça o da Entrevista Entrevistadora: Valéria de Assumpção Silva Entrevistada: Ex praticante Clarice Local: Núcleo de Arte Grécia Data: 08.10.2013 Horário: 14h Duração da entrevista: 1h COR PRETA

Leia mais

Unidade 3: Acampamento Balaio

Unidade 3: Acampamento Balaio FRUTOS-3 DESAFIO Vivendo a Vida com Deus Unidade 3: Acampamento Balaio Fazendo Diferença ao Doar e Servir LIÇÃO 12 7-8 Anos Neste Trimestre, as crianças continuarão a pesquisar os cinco frutos do Trimestre

Leia mais

"Brasil é um tipo de país menos centrado nos EUA"

Brasil é um tipo de país menos centrado nos EUA "Brasil é um tipo de país menos centrado nos EUA" Neill Lochery, pesquisador britânico, no seu livro Brasil: os Frutos da Guerra mostrou os resultados da sua investigação histórica de um dos períodos mais

Leia mais

UNIDADE I OS PRIMEIROS PASSOS PARA O SURGIMENTO DO PENSAMENTO FILOSÓFICO.

UNIDADE I OS PRIMEIROS PASSOS PARA O SURGIMENTO DO PENSAMENTO FILOSÓFICO. UNIDADE I OS PRIMEIROS PASSOS PARA O SURGIMENTO DO PENSAMENTO FILOSÓFICO. PARTE 1 O QUE É FILOSOFIA? não é possível aprender qualquer filosofia; só é possível aprender a filosofar. Kant Toda às vezes que

Leia mais

Marketing Educacional como manter e captar novos alunos

Marketing Educacional como manter e captar novos alunos Marketing Educacional como manter e captar novos alunos Baiard Guggi Carvalho Publicitário, consultor em marketing educacional e em tecnologia aplicada à educação N os dias de hoje, se perguntarmos para

Leia mais

Sessão 2: Gestão da Asma Sintomática. Melhorar o controlo da asma na comunidade.]

Sessão 2: Gestão da Asma Sintomática. Melhorar o controlo da asma na comunidade.] Sessão 2: Gestão da Asma Sintomática Melhorar o controlo da asma na comunidade.] PROFESSOR VAN DER MOLEN: Que importância tem para os seus doentes que a sua asma esteja controlada? DR RUSSELL: É muito

Leia mais

APÊNDICE. Planejando a mudança. O kit correto

APÊNDICE. Planejando a mudança. O kit correto APÊNDICE Planejando a mudança No capítulo 11, trabalhamos o estabelecimento de um objetivo claro para a mudança. Agora, você está repleto de ideias e intenções, além de uma série de estratégias de mudança

Leia mais

5 Dicas Testadas para Você Produzir Mais na Era da Internet

5 Dicas Testadas para Você Produzir Mais na Era da Internet 5 Dicas Testadas para Você Produzir Mais na Era da Internet Uma das verdades absolutas sobre Produtividade que você precisa saber antes de seguir é entender que se ocupar não é produzir. Não sei se é o

Leia mais

Dia 4. Criado para ser eterno

Dia 4. Criado para ser eterno Dia 4 Criado para ser eterno Deus tem [...] plantado a eternidade no coração humano. Eclesiastes 3.11; NLT Deus certamente não teria criado um ser como o homem para existir somente por um dia! Não, não...

Leia mais

A origem dos filósofos e suas filosofias

A origem dos filósofos e suas filosofias A Grécia e o nascimento da filosofia A origem dos filósofos e suas filosofias Você certamente já ouviu falar de algo chamado Filosofia. Talvez conheça alguém com fama de filósofo, ou quem sabe a expressão

Leia mais

como a arte pode mudar a vida?

como a arte pode mudar a vida? como a arte pode mudar a vida? LONGE DAQUI, AQUI MESMO 1 / 2 Longe daqui, aqui mesmo 1 Em um caderno, crie um diário para você. Pode usar a escrita, desenhos, recortes de revista ou jornais e qualquer

Leia mais

DISCURSO SOBRE DIA MUNDIAL DO MEIO AMBIENTE DEPUTADO MARCELO SERAFIM (PSB-AM) No dia Mundial do Meio Ambiente o Planeta Terra se volta para a questão

DISCURSO SOBRE DIA MUNDIAL DO MEIO AMBIENTE DEPUTADO MARCELO SERAFIM (PSB-AM) No dia Mundial do Meio Ambiente o Planeta Terra se volta para a questão DISCURSO SOBRE DIA MUNDIAL DO MEIO AMBIENTE DEPUTADO MARCELO SERAFIM (PSB-AM) Senhoras Deputadas, Senhores Deputados, Povo do Estado do Amazonas, No dia Mundial do Meio Ambiente o Planeta Terra se volta

Leia mais

Os 10 ERROS MAIS COMUNS QUE OS

Os 10 ERROS MAIS COMUNS QUE OS Os 10 ERROS MAIS COMUNS QUE OS (E Como Evitá-los) W W W. G U I A I N V E S T. C O M. B R Aviso Importante O autor não tem nenhum vínculo com as pessoas, instituições financeiras e produtos, citados, utilizando-os

Leia mais

TIPOS DE REUNIÕES. Mariangela de Paiva Oliveira. mariangela@fonte.org.br. As pessoas se encontram em diferentes âmbitos:

TIPOS DE REUNIÕES. Mariangela de Paiva Oliveira. mariangela@fonte.org.br. As pessoas se encontram em diferentes âmbitos: TIPOS DE REUNIÕES Mariangela de Paiva Oliveira mariangela@fonte.org.br As pessoas se encontram em diferentes âmbitos: no âmbito do pensar: quando acontece uma troca de idéias, opiniões ou informações;

Leia mais

O homem transforma o ambiente

O homem transforma o ambiente Acesse: http://fuvestibular.com.br/ O homem transforma o ambiente Vimos até agora que não dá para falar em ambiente sem considerar a ação do homem. Nesta aula estudaremos de que modo as atividades humanas

Leia mais

QUE TIPO DE PESSOA QUERO EM MINHA EQUIPE? Crédito da Apresentação: Diretora Milene Nader

QUE TIPO DE PESSOA QUERO EM MINHA EQUIPE? Crédito da Apresentação: Diretora Milene Nader QUE TIPO DE PESSOA QUERO EM MINHA EQUIPE? Crédito da Apresentação: Diretora Milene Nader VOCÊ CONHECE ALGUÉM QUE: Quer ganhar dinheiro; Quer uma renda extra; Deseja conhecer pessoas e fazer novas amizades;

Leia mais

INDICE Introdução 03 Você é muito bonzinho 04 Vamos ser apenas amigos dicas para zona de amizade Pg: 05 Evite pedir permissão

INDICE Introdução 03 Você é muito bonzinho 04 Vamos ser apenas amigos dicas para zona de amizade Pg: 05 Evite pedir permissão 1 INDICE Introdução... Pg: 03 Você é muito bonzinho... Pg: 04 Vamos ser apenas amigos dicas para zona de amizade... Pg: 05 Evite pedir permissão... Pg: 07 Não tenha medo de ser você mesmo... Pg: 08 Não

Leia mais

Aula 4 Estatística Conceitos básicos

Aula 4 Estatística Conceitos básicos Aula 4 Estatística Conceitos básicos Plano de Aula Amostra e universo Média Variância / desvio-padrão / erro-padrão Intervalo de confiança Teste de hipótese Amostra e Universo A estatística nos ajuda a

Leia mais

Distintos convidados e demais pessoas nesta sala, é uma grande honra

Distintos convidados e demais pessoas nesta sala, é uma grande honra A PROIBIÇÃO DA DESPEDIDA ARBITRÁRIA NAS LEGISLAÇÕES NACIONAIS: UMA PERSPECTIVA DE DIREITO COMPARADO * Halton Cheadle ** Distintos convidados e demais pessoas nesta sala, é uma grande honra para mim estar

Leia mais

INTRODUÇÃO. Entendemos por risco a probabilidade de ocorrer um dano como resultado à exposição de um agente químico, físico o biológico.

INTRODUÇÃO. Entendemos por risco a probabilidade de ocorrer um dano como resultado à exposição de um agente químico, físico o biológico. INTRODUÇÃO No nosso dia-a-dia enfrentamos diferentes tipos de riscos aos quais atribuímos valor de acordo com a percepção que temos de cada um deles. Estamos tão familiarizados com alguns riscos que chegamos

Leia mais

3 Dicas Poderosas Para Investir Em Ações. "A única maneira de fazer um grande trabalho é. amar o que você faz." Steve Jobs. Por Viva e Aprenda 2

3 Dicas Poderosas Para Investir Em Ações. A única maneira de fazer um grande trabalho é. amar o que você faz. Steve Jobs. Por Viva e Aprenda 2 "A única maneira de fazer um grande trabalho é amar o que você faz." Steve Jobs Por Viva e Aprenda 2 Por Viva e Aprenda Declaração De Ganhos Com O Uso De Nossos Produtos A empresa O Segredo Das Ações"

Leia mais

TIPOS DE RELACIONAMENTOS

TIPOS DE RELACIONAMENTOS 68 Décima-Segunda Lição CONSTRUINDO RELACIONAMENTOS DE QUALIDADE Quando falamos de relacionamentos, certamente estamos falando da inter-relação de duas ou mais pessoas. Há muitas possibilidades de relacionamentos,

Leia mais

20 perguntas para descobrir como APRENDER MELHOR

20 perguntas para descobrir como APRENDER MELHOR 20 perguntas para descobrir como APRENDER MELHOR Resultados Processo de aprendizagem SENTIDOS (principal) Gosto de informações que eu posso verificar. Não há nada melhor para mim do que aprender junto

Leia mais

Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação

Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação Coordenação de Biblioteca 60 Pronunciamento após reunião da

Leia mais

O que a Postura Consultiva tem a ver com Você

O que a Postura Consultiva tem a ver com Você O que a Postura Consultiva tem a ver com Você Marcelo Egéa M* O que é postura consultiva Criar e sustentar uma marca é um trabalho que exige o máximo de todos na empresa. Alguns têm contato direto com

Leia mais

3º ANO PROF.ª SHEILA RODRIGUES

3º ANO PROF.ª SHEILA RODRIGUES 3º ANO PROF.ª SHEILA RODRIGUES AULA 15 Conteúdo: Tipo textual dissertativo Habilidade: Identificar o tema ou o assunto principal em textos. D06 - Inferir o tema ou o assunto principal de um texto. Consumo

Leia mais

Educação Financeira: mil razões para estudar

Educação Financeira: mil razões para estudar Educação Financeira: mil razões para estudar Educação Financeira: mil razões para estudar Prof. William Eid Junior Professor Titular Coordenador do GV CEF Centro de Estudos em Finanças Escola de Administração

Leia mais

Meditações para os 30 dias de Elul

Meditações para os 30 dias de Elul 1 Meditações para os 30 dias de Elul O Zohar explica que quanto mais preparamos a alma durante o mês que precede Rosh Hashaná, melhor será o nosso ano. De acordo com a Kabbalah, o Recipiente para receber

Leia mais

Coleta de Dados: a) Questionário

Coleta de Dados: a) Questionário Coleta de Dados: A coleta de dados ou de informações sobre a realidade escolar tem como ponto de partido o Marco Referencial, em especial o que está estabelecido no Marco Operacional. Este é um momento

Leia mais

AFETA A SAÚDE DAS PESSOAS

AFETA A SAÚDE DAS PESSOAS INTRODUÇÃO Como vai a qualidade de vida dos colaboradores da sua empresa? Existem investimentos para melhorar o clima organizacional e o bem-estar dos seus funcionários? Ações que promovem a qualidade

Leia mais

MEU PLANO DE AÇÃO EM MASSA 7 PASSOS PARA UM INCRÍVEL 2015!

MEU PLANO DE AÇÃO EM MASSA 7 PASSOS PARA UM INCRÍVEL 2015! MEU PLANO DE AÇÃO EM MASSA 7 PASSOS PARA UM INCRÍVEL 2015! Você sabia que 95% das pessoas que traçam planos de Ano Novo NUNCA os seguem adiante? A razão é que a maioria das pessoas não entende o processo

Leia mais

Altimetria. Ao nível do mar, com uma temperatura de 15ºC a pressão é de 1013.25 hpa ou 29.92 Hg. (segundo a ISA iremos ver mais à frente)

Altimetria. Ao nível do mar, com uma temperatura de 15ºC a pressão é de 1013.25 hpa ou 29.92 Hg. (segundo a ISA iremos ver mais à frente) Altimetria Altura, Altitudes e Níveis para muitos de nós, isto é parecido, talvez até a mesma coisa! Mas em aeronáutica, cada uma destas palavras tem um significado muito próprio, e quando confundidas,

Leia mais

Ciclos Biogeoquímicos

Ciclos Biogeoquímicos Os organismos retiram constantemente da natureza os elementos químicos de que necessitam, mas esses elementos sempre retornam ao ambiente. O processo contínuo de retirada e de devolução de elementos químicos

Leia mais

05/12/2006. Discurso do Presidente da República

05/12/2006. Discurso do Presidente da República , Luiz Inácio Lula da Silva, no encerramento da 20ª Reunião Ordinária do Pleno Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social Palácio do Planalto, 05 de dezembro de 2006 Eu acho que não cabe discurso aqui,

Leia mais

RESENHA CRÍTICA DO LIVRO COMO TORNAR SUA EMPRESA ECOLOGICAMENTE RESPONSÁVEL

RESENHA CRÍTICA DO LIVRO COMO TORNAR SUA EMPRESA ECOLOGICAMENTE RESPONSÁVEL RESENHA CRÍTICA DO LIVRO COMO TORNAR SUA EMPRESA ECOLOGICAMENTE RESPONSÁVEL Carmem Lucia Castro da Cruz Introdução Nick Dallas, no livro Como tornar sua empresa ecologicamente responsável, discorre de

Leia mais

Prevenção ao uso de drogas na escola: o que você pode fazer?

Prevenção ao uso de drogas na escola: o que você pode fazer? Prevenção ao uso de drogas na escola: o que você pode fazer? O educador pode contribuir para prevenir o abuso de drogas entre adolescentes de duas formas básicas: incentivando a reflexão e a adoção de

Leia mais

O guia completo para uma presença. online IMBATÍVEL!

O guia completo para uma presença. online IMBATÍVEL! O guia completo para uma presença online IMBATÍVEL! Sumário Introdução 3 Capítulo 1 - Produção de Conteúdo: Por que e Como produzir 5 Capítulo 2 - Distribuição e Divulgação 8 Capítulo 3 - Monitoramento

Leia mais

Gestão dos Pequenos Negócios

Gestão dos Pequenos Negócios Gestão dos Pequenos Negócios x Rangel Miranda Gerente Regional do Sebrae Porto Velho, RO, 20 de outubro de 2015 A Conjuntura Atual Queda na produção industrial Desemprego Alta dos juros Restrição ao crédito

Leia mais

VALIDAÇÃO DE HIPÓTESES

VALIDAÇÃO DE HIPÓTESES Ferramenta para auxiliar o processo de VALIDAÇÃO DE HIPÓTESES Carlos Eduardo Bizzotto - Eliza Coral - Guilherme Paludetto - Janice Maciel - Jéssica dos Santos Sumário 1 Introdução...3 2 Quadro de Validação:

Leia mais

Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação

Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação Coordenação de Biblioteca Entrevista ao Jornalista John Siceloff,

Leia mais

ESTUDO 1 - ESTE É JESUS

ESTUDO 1 - ESTE É JESUS 11. Já vimos que Jesus Cristo desceu do céu, habitou entre nós, sofreu, morreu, ressuscitou e foi para a presença de Deus. Leia João 17:13 e responda: Onde está Jesus Cristo agora? Lembremo-nos que: Jesus

Leia mais

Porto Alegre/RS - Polêmica das Bikes: Prédios públicos terão bicicletários

Porto Alegre/RS - Polêmica das Bikes: Prédios públicos terão bicicletários Porto Alegre/RS - Polêmica das Bikes: Prédios públicos terão bicicletários Após repercussão negativa de resposta de servidora da Smic, prefeitura anuncia espaço e até possível locação de bicicletas. Porto

Leia mais

CÓDIGO CRÉDITOS PERÍODO PRÉ-REQUISITO TURMA ANO INTRODUÇÃO

CÓDIGO CRÉDITOS PERÍODO PRÉ-REQUISITO TURMA ANO INTRODUÇÃO PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS ESCOLA DE GESTÃO E NEGÓCIOS CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS, ADMINISTRAÇÃO E ECONOMIA DISCIPLINA: ESTRUTURA E ANÁLISE DE CUSTO CÓDIGO CRÉDITOS PERÍODO PRÉ-REQUISITO

Leia mais

Redação Dr. Maurício de Freitas Lima. Edição ACS - Assessoria de Comunicação Social Maria Isabel Marques - MTB 16.996

Redação Dr. Maurício de Freitas Lima. Edição ACS - Assessoria de Comunicação Social Maria Isabel Marques - MTB 16.996 2 Redação Dr. Maurício de Freitas Lima Edição ACS - Assessoria de Comunicação Social Maria Isabel Marques - MTB 16.996 Produção e Projeto Gráfico Designer Gráfico: Patricia Lopes da Silva Edição - Outubro/2012

Leia mais

As 10 Melhores Dicas de Como Fazer um Planejamento Financeiro Pessoal Poderoso

As 10 Melhores Dicas de Como Fazer um Planejamento Financeiro Pessoal Poderoso As 10 Melhores Dicas de Como Fazer um Planejamento Financeiro Pessoal Poderoso Nesse artigo quero lhe ensinar a fazer um Planejamento Financeiro Pessoal Poderoso. Elaborei 10 dicas para você fazer um excelente

Leia mais

Inteligência emocional ajuda a conquistar vagas de liderança

Inteligência emocional ajuda a conquistar vagas de liderança Inteligência emocional ajuda a conquistar vagas de liderança Tempo de Mulher Arieta Arruda 14 horas atrás Houve um tempo em que as pessoas queriam mostrar sua face mais racional no mercado de trabalho,

Leia mais

Estudo x trabalho: aprenda a vencer a rotina de atividades rumo ao sucesso

Estudo x trabalho: aprenda a vencer a rotina de atividades rumo ao sucesso Estudo x trabalho: aprenda a vencer a rotina de atividades rumo ao sucesso Sumário introdução 03 Capítulo 5 16 Capítulo 1 Pense no futuro! 04 Aproveite os fins de semana Capítulo 6 18 Capítulo 2 07 É preciso

Leia mais

II Congresso Nacional de Formação de Professores XII Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores

II Congresso Nacional de Formação de Professores XII Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores II Congresso Nacional de Formação de Professores XII Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores VIVENCIANDO A PRÁTICA ESCOLAR DE MATEMÁTICA NA EJA Larissa De Jesus Cabral, Ana Paula Perovano

Leia mais

Empreenda! 9ª Edição Roteiro de Apoio ao Plano de Negócios. Preparamos este roteiro para ajudá-lo (a) a desenvolver o seu Plano de Negócios.

Empreenda! 9ª Edição Roteiro de Apoio ao Plano de Negócios. Preparamos este roteiro para ajudá-lo (a) a desenvolver o seu Plano de Negócios. Empreenda! 9ª Edição Roteiro de Apoio ao Plano de Negócios Caro (a) aluno (a), Preparamos este roteiro para ajudá-lo (a) a desenvolver o seu Plano de Negócios. O Plano de Negócios deverá ter no máximo

Leia mais

BEM-VINDA!! WWW.BOLSADEIDEASDENEGOCIO.COM

BEM-VINDA!! WWW.BOLSADEIDEASDENEGOCIO.COM BEM-VINDA!! Meu nome é Ives Lopes e eu sou a autora deste guia 22 ideias de negócios para começar já. Vê essa foto? Sou eu em minha Esmalteria, a Eva Nail Club. Foi um sucesso enquanto durou, mas infelizmente

Leia mais

Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação

Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação Coordenação de Biblioteca 67 Discurso na cerimónia de outorga

Leia mais

Objetivos das Famílias e os Fundos de Investimento

Objetivos das Famílias e os Fundos de Investimento Objetivos das Famílias e os Fundos de Investimento Objetivos das Famílias e os Fundos de Investimento Prof. William Eid Junior Professor Titular Coordenador do GV CEF Centro de Estudos em Finanças Escola

Leia mais

Desenvolvimento Sustentável para controlo da população humana.

Desenvolvimento Sustentável para controlo da população humana. Desenvolvimento Sustentável para controlo da população humana. O aumento da população humana é frequentemente citado como a principal causa de problemas para o planeta. De facto a humanidade está a crescer

Leia mais

Lâmpadas. Ar Condicionado. Como racionalizar energia eléctrica

Lâmpadas. Ar Condicionado. Como racionalizar energia eléctrica Como racionalizar energia eléctrica Combater o desperdício de energia eléctrica não significa abrir mão do conforto. Pode-se aproveitar todos os benefícios que a energia oferece na medida certa, sem desperdiçar.

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO GERAL MOTIVAÇÃO

ADMINISTRAÇÃO GERAL MOTIVAÇÃO ADMINISTRAÇÃO GERAL MOTIVAÇÃO Atualizado em 11/01/2016 MOTIVAÇÃO Estar motivado é visto como uma condição necessária para que um trabalhador entregue um desempenho superior. Naturalmente, como a motivação

Leia mais

O papel do estado no urbano

O papel do estado no urbano O papel do estado no urbano O papel do estado na afirmação da segregação Fabiana Rezende Poliana Alessandra Lorena Yoshiko A segregação no espaço urbano pode ser encontrada em várias esferas, iremos analisar

Leia mais

Internacionalização da Amazônia

Internacionalização da Amazônia Internacionalização da Amazônia Cristovam Buarque A partir dos anos 1970, o planeta deixou de ser um conceito abstrato apenas dos geógrafos e astrônomos e começou adquirir uma dimensão concreta para os

Leia mais

O uso do Crédito por consumidores que não possuem conta corrente Junho/2015

O uso do Crédito por consumidores que não possuem conta corrente Junho/2015 O uso do Crédito por consumidores que não possuem conta corrente Junho/2015 1. INTRODUÇÃO 84% dos consumidores que não possuem conta corrente fazem compras parceladas O fato de não possuir conta em banco

Leia mais

LOGÍSTICA Professor: Dr. Edwin B. Mitacc Meza

LOGÍSTICA Professor: Dr. Edwin B. Mitacc Meza LOGÍSTICA Professor: Dr. Edwin B. Mitacc Meza edwin@engenharia-puro.com.br www.engenharia-puro.com.br/edwin Introdução A A logística sempre existiu e está presente no dia a dia de todos nós, nas mais diversas

Leia mais

Uma conceituação estratégica de "Terceiro Setor"

Uma conceituação estratégica de Terceiro Setor Uma conceituação estratégica de "Terceiro Setor" Antonio Luiz de Paula e Silva Qual é a tarefa das organizações do chamado "Terceiro Setor"? O "Terceiro Setor" está cumprindo seu papel? Que tipo de perguntas

Leia mais

Entenda a tributação dos fundos de previdência privada O Pequeno Investidor 04/11/2013

Entenda a tributação dos fundos de previdência privada O Pequeno Investidor 04/11/2013 Entenda a tributação dos fundos de previdência privada O Pequeno Investidor 04/11/2013 Antes de decidir aplicar seu dinheiro em fundos de previdência privada, é preciso entender que é uma aplicação que

Leia mais

7 Maneiras Simples de Dizer "não" O Manual Simples e Completo

7 Maneiras Simples de Dizer não O Manual Simples e Completo 7 Maneiras Simples de Dizer "não" O Manual Simples e Completo Você tem dificuldade em dizer "não"? Você está sempre tentando ser gentil com os outros, em detrimento de si mesmo? Bem, você não está sozinho.

Leia mais

Assunto: Entrevista com a primeira dama de Porto Alegre Isabela Fogaça

Assunto: Entrevista com a primeira dama de Porto Alegre Isabela Fogaça Serviço de Rádio Escuta da Prefeitura de Porto Alegre Emissora: Rádio Guaíba Assunto: Entrevista com a primeira dama de Porto Alegre Isabela Fogaça Data: 07/03/2007 14:50 Programa: Guaíba Revista Apresentação:

Leia mais