FTST Formação Técnica em Segurança do Trabalho. Módulo de Procedimento de Emergência AULA 3

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "FTST Formação Técnica em Segurança do Trabalho. Módulo de Procedimento de Emergência AULA 3"

Transcrição

1 FTST Formação Técnica em Segurança do Trabalho Módulo de Procedimento de Emergência AULA 3

2 O que veremos nesta disciplina...

3 Atendimento Pré-Hospitalar Conceitos importantes; Atributos do socorrista; Responsabilidade profissional; Tipos de consentimento; Materiais e equipamentos de APH; Avaliação Geral do Acidentado; Protocolo; Avaliação Primária.

4 Conceitos Importantes Atendimento Pré-Hospitalar (APH) = Atendimento de chegada precoce à vítima após ter acontecido um dano à sua saúde (de natureza clínica, traumática, psiquiátrica, inclusive cirúrgica) que possa levá-la ao sofrimento, sequela ou mesmo à morte, antes da chegada ao ambiente hospitalar.

5 Conceitos Importantes Primeiros Socorros São os procedimentos prestados, inicialmente, àqueles que sofreram algum tipo de acidente, com a finalidade de evitar o agravamento do estado da vítima, até a chegada do socorro especializado.

6 Conceitos Importantes Urgência = é quando não há risco iminente de morte para a vítima, esta pode aguardar algum tempo. Emergência = é quando há risco iminente de morte para a vítima e tal ocorrência exige a intervenção IMEDIATA do socorrista.

7 Conceitos Importantes Vítima = é todo aquele que necessita de socorro, especialmete àqueles relativos ao bem estar físico. Socorrista = é todo aquele responsável pelo atendimento às vítimas e tudo aquilo que as envolve durante uma ocorrência.

8 Atributos do Socorrista Conhecimento Técnico; Conhecimento Prático; Preparo Psicológico; Experiência.

9 Responsabilidade Profissional Imperícia: (ignorância, inabilidade, inexperiência) Imprudência: (desatenção, imprevidência, desleixo) Negligência: (desprezar, desatender, descuidar)

10 Consentimento para socorrer?!?!?! Implícito (vítima gravemente ferida, desorientada ou inconsciente, menor que não pode tomar decisões sozinha). Explícito (autorização dada por um familiar ou representante legal a vítima inconsciente, confusa, menor ou com incapacidade mental, desde que esteja fora de perigo).

11 Materiais e Equipamentos de APH Barreiras e Equipamentos de Proteção Individual; Materiais e Equipamentos de Avaliação da Vítima; Materiais e Equipamentos de R C P; Materiais e Equipamentos para Imobilizações; Materiais para Curativos; Outros Materiais e Equipamentos de APH.

12 Barreiras de Proteção Luvas de procedimento ou cirúrgicas; Máscaras faciais; Óculos de proteção; Avental ou Uniforme.

13 Lanterna pupilar; Anamnese Tesoura corta-vestes (ponta romba); Estetoscópio e Esfigmomanômetro; Termômetro;

14 Reanimação Cárdio-Pulmonar (RCP) Máscara com válvula one-way; Máscara de ventilação manual (AMBU); Cânulas orofaríngeas (GUEDEL); Kit de oxigenoterapia; Desfibrilador Externo Automático (DEA).

15 Colar cervical; Talas de imobilização (fixas, moldáveis, papelão); Pranchas rígidas e longas com coxim; Maca retrátil; Tração Femural; Colete de imobilização dorsal (KED). Imobilizadores

16 Curativos Ataduras de crepom; Compressa estéril; Gaze estéril; Esparadrapo; Água destilada, Soro fisiológico.

17 Outros Materiais e Equipamentos Uniforme anti-chamas, capacete c/ visor, boné ou cobertura, luvas de raspa / algodão, machado, calçados de segurança; Cinto de Segurança; Cobertor Aluminizado; Equipamento de Proteção Respiratória (EPR)

18 Avaliação Geral do Acidentado Conceituação Geral: Procedimentos e/ou protocolos orientados, usados pelo socorrista para identificar e corrigir possíveis lesões e/ou traumas que ameaçam a vida da vítima.

19 Protocolo: O Caminho das Pedras. "Conjunto de regras, padrões e especificações técnicas que regulam a transmissão de dados. Pra que servem os protocolos? Exclusão dos se... Se eu fizesse... dos será... será? Os Protocolos baseiam-se em diretrizes.

20 Segurança do Ambiente: Avaliação do Cenário Identificar riscos potenciais para todos os envolvidos; Observar a biomecânica do acidente; Realizar isolamento e sinalização do local; Manter o local seguro para atuação; Acionar serviços e recursos adicionais.

21 Biossegurança Inimigo Invisível: É imprecindível o uso de EPI s e barreiras de proteção; Adotar mecanismos para controle de infecções; Realizar limpeza e desinfecção em superfícies; O ato de lavar as mãos previne e evita disseminação de doenças.

22 Objetivos: Avaliação Primária Identificar situações que comprometam ou venham a comprometer a vida do acidentado, nos instantes imediatamente após o acidente, no menor tempo possível. Adotar condutas que evitem o comprometimento dos sistemas respiratório e circulatório.

23 Avaliação Primária Aproximação (Posição de segurança); Avaliação da responsividade (AVDI); (Situações: 1- Responsiva e 2- Não Responsiva). Controle: Cervical, e Hemorragias externas. Abertura de VVAA + 2 insuflações. Ver, Ouvir, Sentir (VOS) e checar pulso;

24 Avaliação Primária Avaliando a responsividade: Verificar e Produzir Estímulos.

25 Colocação do Colar Cervical Controle da Coluna Cervical:

26 Avaliação Primária Manobras de abertura VV AA: Extensão da cabeça e elevação do queixo; Elevação da mandíbula;

27 Avaliação Primária Manobra VOS e Checagem de pulso:

28 Avaliação Primária Situações pós checagem: 1.Vítima respira e tem pulso; (colar cervical, agasalha, O 2 e transporta) 2.Vítima não respira e tem pulso; (Reanimação Respiratória) 3.Vítima não respira e não tem pulso; (Reanimação Cárdio-Pulmonar RCP).

29 Avaliação Primária Reanimação Respiratória: Ambu; Cânula orofaríngea; Máscara com válvula unidirecional; Meios de forturna; Boca-boca.

30 Avaliação Primária Reanimação Respiratória: 1 ventilação a cada 5 seg = adulto (24x); (acima de 8 anos de idade) 1 ventilação a cada 4 seg = criança (30x); (de 1 a 8 anos de idade) 1 ventilação a cada 3 seg = bebê (40x); (até 1 ano de idade).

31 Colocação da Cânula de Guedel Mantém vias aéreas pérvias e impede obstrução pela queda da língua.

32 Princípios: Avaliação Primária Hora de ouro; Minutos de platina; Tempo da Av. Primária:

33 ATIVIDADE 1ª PARTE = Baseado nos conceitos de urgência e emergência, pesquise 5 (cinco) casos de cada, justificando qual o tipo de risco que identifica a urgência e a emergência. 2ª PARTE = Cite 3 (três) exemplos de situações que tipifiquem consentimento implícito e 3 (três) de consentimento explícito, onde o socorrista deve ou fica impedido de, prestar atendimento a vítimas que precisem de primeiros socorros.

ESTADO DE SANTA CATARINA PREFEITURA MUNICIPAL DE FORQUILHINHA

ESTADO DE SANTA CATARINA PREFEITURA MUNICIPAL DE FORQUILHINHA Página: 1/4 3 APARELHO DE PRESSÃO ARTERIAL INFANTIL UN PREMIUM 78,00 0,00 % 78,00(11728) 0,00 (414055) 4 ASPIRADOR MANUAL 441,50 0,00 % 498,00 (11728) 385,00 (414055) 11 BANDAGEM TRIANGULAR UN SS RESGATE

Leia mais

12/04/2011. O que mata mais rápido em ordem de prioridade é:

12/04/2011. O que mata mais rápido em ordem de prioridade é: Regras Básicas de Primeiros Socorros Análise Primária Prof. Carlos Cezar I. S. Ovalle Frente ao acidente, não se desespere. Não movimente o paciente, salvo quando for absolutamente necessário. Use barreiras:

Leia mais

Aspectos Básicos do Atendimento em Primeiros Socorros

Aspectos Básicos do Atendimento em Primeiros Socorros Aspectos Básicos do Atendimento em Primeiros Socorros Elementos comuns a qualquer acidente Vítima Socorrista Curiosos Formas de acionamento Ao informar sobre o acidente, faça-o de forma clara e objetiva.

Leia mais

Os tipos de treinamento estão relacionados com a edificação a qual o bombeiro ou brigadista vai atuar.

Os tipos de treinamento estão relacionados com a edificação a qual o bombeiro ou brigadista vai atuar. F ABRÍCIO NOGUEIRA BOMBEIRO CIVIL: Como Identificar um Curso de Qualidade? 1. Campo de Treinamento Os campos de treinamento são divididos em três níveis de exigência de acordo com a NBR 14276 de 2006:

Leia mais

Primeiros Socorros. Profa Fernanda Barboza

Primeiros Socorros. Profa Fernanda Barboza Primeiros Socorros Profa Fernanda Barboza Primeiros Socorros: Conceito São os cuidados de emergência dispensados a qualquer pessoa que tenha sofrido um acidente ou mal súbito (intercorrência clínica),

Leia mais

INTRODUÇÃO MOBILIZAÇÃO DO PACIENTE VÍTIMA DE TRAUMA

INTRODUÇÃO MOBILIZAÇÃO DO PACIENTE VÍTIMA DE TRAUMA INTRODUÇÃO MOBILIZAÇÃO DO PACIENTE VÍTIMA DE TRAUMA Primeiros Socorros: Conceito São os cuidados de emergência dispensados a qualquer pessoa que tenha sofrido um acidente ou mal súbito (intercorrência

Leia mais

ATIVIDADES. Karin Scheffel

ATIVIDADES. Karin Scheffel ATIVIDADES Karin Scheffel Em seu plantão no SAMU, você recebeu um chamado para atender um acidente de trânsito, carro x carro, colisão traseira, com duas vítimas. A 1º vítima era uma mulher de 28 anos,

Leia mais

Prancha para resgate em polietileno adulto

Prancha para resgate em polietileno adulto Prancha para resgate em polietileno adulto Confeccionada em polietileno 18 mm de espessura. Possui orifícios laterais arredondados e anatômicos, para facilitar seu uso no momento da fixação da vítima ao

Leia mais

CURSO DE FIRST RESPONDER

CURSO DE FIRST RESPONDER INTRODUÇÃO O Curso de First Responder oferece aos alunos os procedimentos e técnicas mais atualizadas conforme descritas nos protocolos mundiais de saúde, repassando-as de forma simples compreensível e

Leia mais

CURSO DE FIRST RESPONDER

CURSO DE FIRST RESPONDER INTRODUÇÃO O Curso de First Responder oferece aos alunos os procedimentos e técnicas mais atualizadas conforme descritas nos protocolos mundiais de saúde, repassando-as de forma simples compreensível e

Leia mais

M400Programa PROGRAMA DE FORMAÇÃO

M400Programa PROGRAMA DE FORMAÇÃO PROGRAMA DE FORMAÇÃO Designação: TÉCNICAS DE SOCORRISMO Código: M400 CNQ: Técnicas de socorrismo Código: UFCD 3743 Tipo de formação: Ingresso na carreira de bombeiro voluntário. Área de formação: Emergência

Leia mais

PROGRAMA DE FORMAÇÃO

PROGRAMA DE FORMAÇÃO PROGRAMA DE FORMAÇÃO Designação: TRIPULANTE DE AMBULÂNCIA DE TRANSPORTE (TAT) CNQ: Sistema integrado de emergência médica (SIEM), abordagem à vítima e reanimação Abordagem pré-hospitalar básica às emergências

Leia mais

CENÁRIO DE SIMULAÇÃO

CENÁRIO DE SIMULAÇÃO CENÁRIO DE SIMULAÇÃO CENÁRIO: SIMULAÇÃO DE ATENDIMENTO PRÉ-HOSPITALAR A ACIDENTE DOMICILIAR Laboratório de Habilidades e Simulação: Grupo 9/ Primeiro período em diante Data submissão: 04 de julho de 2018

Leia mais

Programa DAE/CVP Para Empresas, Organizações e Instituições

Programa DAE/CVP Para Empresas, Organizações e Instituições ANEXO A CURSO SOCORRISMO DE PROXIMIDADE O Modulo de Socorrismo de proximidade foi pensando naqueles que primam pela exigência e qualidade dos seus serviços, com uma assistência diferenciada, e para melhor

Leia mais

A partir de hoje, faça do seu kit de Primeiros Socorros, o seu companheiro de aventuras!!!!

A partir de hoje, faça do seu kit de Primeiros Socorros, o seu companheiro de aventuras!!!! A partir de hoje, faça do seu kit de Primeiros Socorros, o seu companheiro de aventuras!!!! Por Ricardo Loureiro Anexo 1 Sugestões para improvisos Estas dicas deve ser consideradas em situações especiais,

Leia mais

Curso de técnico de emergência

Curso de técnico de emergência Curso de técnico de emergência Colares Cervicais Nas paginas seguintes apresento o que é um colar cervical, para o que serve, porque é que tem uma cor cada colar e como colocar Colares Cervicais O colar

Leia mais

RCP no Lactente. Módulo 5. Introdução Mapa do Módulo Compressões Cardíacas Ventilações no SBV Avaliação Inicial

RCP no Lactente. Módulo 5. Introdução Mapa do Módulo Compressões Cardíacas Ventilações no SBV Avaliação Inicial Módulo 5 RCP no Lactente Introdução Mapa do Módulo Compressões Cardíacas Ventilações no SBV Avaliação Inicial Atendimento Completo Atendimento em Equipe Via Aérea Avançada Conclusão Introdução RCP no Lactente

Leia mais

Extricação, mobilização, imobilização. Colar cervical Objetivo: Proporcionar imobilização parcial da coluna cervical. MODELOS

Extricação, mobilização, imobilização. Colar cervical Objetivo: Proporcionar imobilização parcial da coluna cervical. MODELOS Colar cervical Objetivo: Proporcionar imobilização parcial da coluna cervical. MODELOS Colar cervical Colar cervical Imobilização em prancha longa Objetivo: Proporcionar imobilização completa da vítima.

Leia mais

ANEXO VII ESPECIFICAÇÃO DA PROVA PRÁTICA. Escolaridade Provas Práticas. Nível Médio. Nível Médio /Técnico. Curso Superior Especifico do cargo Trauma 1

ANEXO VII ESPECIFICAÇÃO DA PROVA PRÁTICA. Escolaridade Provas Práticas. Nível Médio. Nível Médio /Técnico. Curso Superior Especifico do cargo Trauma 1 ANEXO VII ESPECIFICAÇÃO DA PROVA PRÁTICA Cargos CONDUTOR SOCORRISTA TÉCNICO DE ENFERMAGEM ENFERMEIRO MÉDICO Escolaridade Provas Práticas /Técnico Trauma 1 Trauma 1 Nº de Estações Curso Superior Especifico

Leia mais

Primeiros Socorros. Introdução ao socorro

Primeiros Socorros. Introdução ao socorro Primeiros Socorros Introdução ao socorro OBJETIVOS Conhecer os principais aspectos do comportamento e da conduta de um profissional de saúde que presta um atendimento de primeiros socorros, Conhecer os

Leia mais

RCP na Criança. Módulo 4. Introdução Mapa do Módulo Compressões Cardíacas Ventilações no SBV Avaliação Inicial

RCP na Criança. Módulo 4. Introdução Mapa do Módulo Compressões Cardíacas Ventilações no SBV Avaliação Inicial Módulo 4 RCP na Criança Introdução Mapa do Módulo Compressões Cardíacas Ventilações no SBV Avaliação Inicial Atendimento Completo Atendimento em Equipe Via Aérea Avançada Conclusão Introdução RCP na Criança

Leia mais

Funcionário Docente Aluno de Pós-Graduação Aluno de Graduação Visitante Funcionário Terceirizado

Funcionário Docente Aluno de Pós-Graduação Aluno de Graduação Visitante Funcionário Terceirizado FICHA Nº / 20 Nº DA CAT: D A D O S D O E N T R E V I S T A D O R Entrevistado por: Data: / / Hora: h Função: Ramal: D A D O S D E I D E N T I F I C A Ç Ã O D A P E S S O A E N V O L V I D A N O A C I D

Leia mais

PROPOSTA. Pregão. Proposta(s)

PROPOSTA. Pregão. Proposta(s) PROPOSTA Pregão Órgão: Prefeitura Municipal de Palmares do Sul Número: 20/2012 Número do Processo: 4.706/2012 Unidade de Compra: Prefeitura Municipal de Palmares do Sul Proposta(s) Item: 0001 Descrição:

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESDADO DO RIO DE JANEIRO Hospital Universitário Gaffrée e Guinle - HUGG. André Montillo

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESDADO DO RIO DE JANEIRO Hospital Universitário Gaffrée e Guinle - HUGG. André Montillo UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESDADO DO RIO DE JANEIRO Hospital Universitário Gaffrée e Guinle - HUGG André Montillo www.montillo.com.br Morte % HORA OURO 50% 30% 20% 1h 3hs 7 dias Tempo pós trauma HORA OURO

Leia mais

Disciplina de Traumato- Ortopedia e Reumatologia. Primeiros socorros. Prof. Marcelo Bragança dos Reis

Disciplina de Traumato- Ortopedia e Reumatologia. Primeiros socorros. Prof. Marcelo Bragança dos Reis Disciplina de Traumato- Ortopedia e Reumatologia Primeiros socorros Prof. Marcelo Bragança dos Reis Introdução Definição Definição Medidas iniciais e imediatas dedicadas à vítima, fora do ambiente hospitalar,

Leia mais

Primeiros Socorros. Primeiros Socorros. Primeiros Socorros. Primeiros Socorros. Primeiros Socorros. Primeiros Socorros. Esterilização.

Primeiros Socorros. Primeiros Socorros. Primeiros Socorros. Primeiros Socorros. Primeiros Socorros. Primeiros Socorros. Esterilização. Emergência e Primeiros Socorros Objetivos Avaliação inicial do paciente enfermo e cuidados na abordagem Avaliação de sinais vitais M.V. Guilherme Sposito Contaminação Infecção Esterelização Antissepsia

Leia mais

CHECK LIST SALA DE EMERGÊNCIA. DATA: / / - Nome :

CHECK LIST SALA DE EMERGÊNCIA. DATA: / / - Nome : DATA: / / - Nome : Materiais Permanentes Agulha de punção óssea Reanimador manual adulto com mascara e reservatório de O2 Reanimador manual infantil com mascara e reservatório de O2 Aspirador cirúrgico

Leia mais

Urgência e emergência na atenção primária. Enfª Karin Bienemann

Urgência e emergência na atenção primária. Enfª Karin Bienemann Urgência e emergência na atenção primária Enfª Karin Bienemann ATENDIMENTO INICIAL À VÍTIMA CRÍTICA PANORAMA ATUAL: Como andam as Urgências? AS URGÊNCIAS NO PAÍS Distribuição inadequada da oferta de serviços

Leia mais

ATITUDES QUE SALVAM VIDAS. Dra Marianne Carneiro URMES Urgências Médico Escolares

ATITUDES QUE SALVAM VIDAS. Dra Marianne Carneiro URMES Urgências Médico Escolares ATITUDES QUE SALVAM VIDAS Dra Marianne Carneiro URMES Urgências Médico Escolares OS 10 MANDAMENTOS DO SOCORRISTA: 1. Mantenha a calma. 2. Tenha em mente a seguinte ordem de segurança quando você estiver

Leia mais

ATENDIMENTO A PCR. Prof. Fernando Ramos -Msc 1

ATENDIMENTO A PCR. Prof. Fernando Ramos -Msc 1 ATENDIMENTO A PCR Prof. Fernando Ramos -Msc 1 HISTÓRICO Primeira reanimação - bíblia Trotar sobre um cavalo com a vítima debruçada sobre este, rolar a vítima sobre um barril 1899 - Prevost e Batelli introduziram

Leia mais

Primeiros Socorros. Primeiros Socorros. Primeiros Socorros. Primeiros Socorros. Primeiros Socorros. Primeiros Socorros. Objetivos.

Primeiros Socorros. Primeiros Socorros. Primeiros Socorros. Primeiros Socorros. Primeiros Socorros. Primeiros Socorros. Objetivos. Objetivos Avaliação inicial do paciente enfermo e cuidados na abordagem Avaliação de sinais vitais Contaminação Infecção Esterelização Antissepsia Assepsia Microorganismos Contaminação Presença de microorganismos

Leia mais

PRIMEIROS SOCORROS. Enfa Sâmela Cristine Rodrigues de Souza

PRIMEIROS SOCORROS. Enfa Sâmela Cristine Rodrigues de Souza PRIMEIROS SOCORROS Enfa Sâmela Cristine Rodrigues de Souza Primeiros socorros Noções básicas b de sinais vitais Perfil do socorrista Vias aéreas a obstrução Ressuscitação cardiopulmonar RCP Ferimentos,

Leia mais

PARADA CARDÍACA PARADA CARDÍACA PARADA CARDIORRESPIRATÓRIA CADEIA DE SOBREVIVENCIA

PARADA CARDÍACA PARADA CARDÍACA PARADA CARDIORRESPIRATÓRIA CADEIA DE SOBREVIVENCIA PARADA CARDÍACA... é a cessação súbita e inesperada da atividade mecânica ventricular útil e suficiente, em pessoas sem moléstia incurável e irreversível. " DISCIPLINA: URGÊNCIA E EMERGÊNCIA PARADA CARDÍACA

Leia mais

Despacho. Equipamento das Ambulâncias e Veículos Dedicados ao Transporte de Doentes

Despacho. Equipamento das Ambulâncias e Veículos Dedicados ao Transporte de Doentes Despacho Equipamento das s e Veículos Dedicados ao Transporte de Doentes A atividade de transporte de doentes não urgentes, urgentes /emergentes desenvolvese com recurso a um conjunto de veículos, de tipologias

Leia mais

ANEXO I MEMORIAL DESCRITIVO PROCESSO N.º FUNREBOM 01/2018 PREGÃO ELETRONICO N.º FUNREBOM 01/2018

ANEXO I MEMORIAL DESCRITIVO PROCESSO N.º FUNREBOM 01/2018 PREGÃO ELETRONICO N.º FUNREBOM 01/2018 ANEXO I MEMORIAL DESCRITIVO PROCESSO N.º FUNREBOM 01/2018 PREGÃO ELETRONICO N.º FUNREBOM 01/2018 OBJETO: REGISTRO DE PREÇOS DE MATERIAIS PARA ATENDIMENTO PRÉ HOSPITALAR, DESTINADOS AO CORPO DE BOMBEIROS

Leia mais

Procedimento Operacional Padrão (POP) Centro de Educação e Pesquisa em Enfermagem Título Limpeza das ambulâncias e equipamentos

Procedimento Operacional Padrão (POP) Centro de Educação e Pesquisa em Enfermagem Título Limpeza das ambulâncias e equipamentos Hospital Universitário Professor Polydoro Enrnani de São Tiago Procedimento Operacional Padrão (POP) Centro de Educação e Pesquisa em Enfermagem Título Limpeza das ambulâncias e equipamentos POP nº 25-

Leia mais

DEFESA CIVIL NA ESCOLA PRIMEIROS SOCORROS. Aula 1 ATENDIMENTO INICIAL. Cap Amarildo

DEFESA CIVIL NA ESCOLA PRIMEIROS SOCORROS. Aula 1 ATENDIMENTO INICIAL. Cap Amarildo DEFESA CIVIL NA ESCOLA PRIMEIROS SOCORROS Aula 1 ATENDIMENTO INICIAL Cap Amarildo Primeiros Socorros Sumário: Importância da preparação Omissão de Socorro Definições sobre socorro Mecanismo do Trauma Primeiros

Leia mais

CAPÍTULO 5 EQUIPAMENTOS UTILIZADOS NO ATENDIMENTO PRÉ-HOSPITALAR. 2. Classificação dos Equipamentos e Materiais

CAPÍTULO 5 EQUIPAMENTOS UTILIZADOS NO ATENDIMENTO PRÉ-HOSPITALAR. 2. Classificação dos Equipamentos e Materiais Fig 5.2 Rádio portátil Equipamentos Utilizados no Atendimento Pré-Hospitalar CAPÍTULO 5 EQUIPAMENTOS UTILIZADOS NO ATENDIMENTO PRÉ-HOSPITALAR 1. Introdução No atendimento a uma situação de emergência é

Leia mais

RCP no Adulto. Módulo 1. Introdução Mapa do Módulo Compressões Cardíacas Ventilações no SBV Avaliação Inicial

RCP no Adulto. Módulo 1. Introdução Mapa do Módulo Compressões Cardíacas Ventilações no SBV Avaliação Inicial Módulo 1 RCP no Adulto Introdução Mapa do Módulo Compressões Cardíacas Ventilações no SBV Avaliação Inicial Atendimento Completo Atendimento em Equipe Via Aérea Avançada Conclusão Tarefa 1 Introdução RCP

Leia mais

APRESENTAÇÃO. GIOVANI ARAUJO

APRESENTAÇÃO. GIOVANI ARAUJO APRESENTAÇÃO GIOVANI ARAUJO E-mail: giovani_araujo87@yahoo.com.br Bombeiro Militar Instrutor de Brigada Especialização em Gestão e Políticas em Segurança Pública e Assistência Familiar Licenciado e Bacharel

Leia mais

CURSO PROFISSIONAL DE GUARDA VIDAS REGULAMENTO PARA PARTICIPAÇÃO EXIGÊNCIAS PARA CONFIRMAÇÃO NO CURSO

CURSO PROFISSIONAL DE GUARDA VIDAS REGULAMENTO PARA PARTICIPAÇÃO EXIGÊNCIAS PARA CONFIRMAÇÃO NO CURSO EXIGÊNCIAS PARA CONFIRMAÇÃO NO CURSO 1. Cumprir os pré-requisitos abaixo até dia 20/01/2007, antes do teste físico: - Ter ciência e assinar o regulamento do curso. - Ter efetuado o pagamento integral do

Leia mais

PREV FIRE TREINAMENTOS TV. AGRIPINA DE MATOS, 2090, SANTARÉM - PA SITE:

PREV FIRE TREINAMENTOS TV. AGRIPINA DE MATOS, 2090, SANTARÉM - PA SITE: INTRODUÇÃO Segundo as estatísticas, existe uma imensa probabilidade que cada um de nós venha a presenciar uma situação de emergência e levando em consideração que a maioria delas acontece longe dos hospitais,

Leia mais

PARADA CARDIO- RESPIRATÓRIA EM PEDIATRIA

PARADA CARDIO- RESPIRATÓRIA EM PEDIATRIA PARADA CARDIO- RESPIRATÓRIA EM PEDIATRIA SUPORTE DE VIDA EM PEDIATRIA CAUSAS DE PCR RN: INSUFICIÊNCIA RESPIRATÓRIA LACTENTE: DOENÇAS RESPIRATÓRIAS, OBSTRUÇÃO DE VIAS AÉREAS, SUBMERSÃO, SEPSE E DOENÇAS

Leia mais

Urgência e Emergência

Urgência e Emergência Urgência e Emergência Trauma 1. (FUNDEP CISSUL MG 2013) A cinemática do trauma possibilita a suspeita de algumas lesões e contribui para que se evitem lesões despercebidas. Sobre esse tema é CORRETO afirmar

Leia mais

Diário Oficial do Estado; Poder Executivo, São Paulo, SP, n. 51, 17 mar. 1994, p. 21-2

Diário Oficial do Estado; Poder Executivo, São Paulo, SP, n. 51, 17 mar. 1994, p. 21-2 1 Diário Oficial do Estado; Poder Executivo, São Paulo, SP, n. 51, 17 mar. 1994, p. 21-2 CENTRO DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA PORTARIA CVS-9, DE 16-3-94 Dispõe sobre as condições ideais de transporte e atendimentos

Leia mais

CURSO DE SOCORRISMO COMPLEMENTAR

CURSO DE SOCORRISMO COMPLEMENTAR CURSO DE SOCORRISMO COMPLEMENTAR Tempos didácticos 15 Avaliação 3 horas Unidade didáctica 90 Relação docente/discente 1/12-16 1ªUNIDADE PREVENÇÃO, ALERTA, SOCORRO 1. Os acidentes causa importante de morte

Leia mais

Segundo as recomendações do CPR.

Segundo as recomendações do CPR. Suportep básico V Segundo as recomendações do CPR. A morte súbita é a causa de 700 000 morte por ano na Europa. As paragens cárdio-respiratórias por causa traumática, tóxica, afogamento na criança, são

Leia mais

PRIMEIROS SOCORROS - MATERIAL COMPLEMENTAR. Prof. Marcos Girão

PRIMEIROS SOCORROS - MATERIAL COMPLEMENTAR. Prof. Marcos Girão PRIMEIROS SOCORROS - MATERIAL COMPLEMENTAR Prof. Marcos Girão 1. American Heart Association (AHA) - Diretrizes 2010 O negócio é o seguinte: em 2010, a American Heart Associantion (AHA) estabeleceu novas

Leia mais

IMPLANTAÇÃO DO PROJETO BIKE VIDA PARA ATENDIMENTO MÓVEL DE URGÊNCIA POR MEIO DE BICICLETAS NA CIDADE DE FORTALEZA

IMPLANTAÇÃO DO PROJETO BIKE VIDA PARA ATENDIMENTO MÓVEL DE URGÊNCIA POR MEIO DE BICICLETAS NA CIDADE DE FORTALEZA IMPLANTAÇÃO DO PROJETO BIKE VIDA PARA ATENDIMENTO MÓVEL DE URGÊNCIA POR MEIO DE BICICLETAS NA CIDADE DE FORTALEZA Pedro Osvaldo Ferreira Júnior 1* (PG), Rose Lídice Holanda 1* (PG) 1 Mestrado em Saúde

Leia mais

MESTRADO INTEGRADO EM ENGENHARIA ELECTROTÉCNICA E DE COMPUTADORES

MESTRADO INTEGRADO EM ENGENHARIA ELECTROTÉCNICA E DE COMPUTADORES MESTRADO INTEGRADO EM ENGENHARIA ELECTROTÉCNICA E DE COMPUTADORES E m e r g ê n c i a d e I n c ê n d i o n a F E U P : A c e s s o d e B o m b e i r o s e S o c o r r i s ta s Alunos: João Pedro Milano

Leia mais

SUPORTE BÁSICO DE VIDA

SUPORTE BÁSICO DE VIDA SUPORTE BÁSICO DE VIDA SUPORTE BÁSICO DE VIDA O SBV é um conjunto de procedimentos que permite reconhecer situações em que há perigo de vida iminente, pedir ajuda e iniciar as ações que mantêm a circulação

Leia mais

TCE TVM ABORDAGEM DA VITIMA DE TRAUMA

TCE TVM ABORDAGEM DA VITIMA DE TRAUMA FORMAÇÃO SETEMBRO/OUTUBRO 2012 BV FAFE TCE TVM ABORDAGEM DA VITIMA DE TRAUMA Formadora Teórica: Luísa Antunes Acidentes de viação matam mais do que as guerras Ricardo Reis 2012 Os acidentes de viação deixam

Leia mais

PROFESSOR: JEAN NAVES EMERGÊNCIAS PRÉ-HOSPITALARES

PROFESSOR: JEAN NAVES EMERGÊNCIAS PRÉ-HOSPITALARES PROFESSOR: JEAN NAVES EMERGÊNCIAS PRÉ-HOSPITALARES QUESTÃO 01 O parâmetro que não faz parte do exame primário da vítima. a) é a respiração. b) é o pulso. c) é a tensão arterial. d) são as vias aéreas.

Leia mais

Atender às crianças nos cuidados pertinentes, com uma visão de excelência.

Atender às crianças nos cuidados pertinentes, com uma visão de excelência. Projeto Uniepre de Primeiros Socorros A atenção à saúde e ao bem-estar da criança passam pela prevenção de doenças e de acidentes. Estas prevenções são os focos principais de incansáveis trabalhos no Núcleo

Leia mais

OBSTRUÇÃO DAS VIAS AÉREAS POR CORPO ESTRANHO (OVACE)

OBSTRUÇÃO DAS VIAS AÉREAS POR CORPO ESTRANHO (OVACE) OBSTRUÇÃO DAS VIAS AÉREAS POR CORPO ESTRANHO (OVACE) Lucimar Aparecida Françoso Definições: Lactente ou bebê: menor de um ano de idade Criança: de um ano até antes do início da puberdade (detectado na

Leia mais

ANEXO I RELAÇÃO DOS ITENS DA LICITAÇÃO

ANEXO I RELAÇÃO DOS ITENS DA LICITAÇÃO Folha: 1/7 1 5,000 UN COLAR CERVICAL NEO- UTILIZADO PARA 13,5000 67,5000 IMOBILIZAÇÃO DA COLUNA CERVICAL E PARA O TRANSPORTE DE VÍTIMAS DE 0 A 1 ANO POLITRAUMATIZADAS.DEVE SER EM POLIETILENO.,E.V.A, VELCRO,

Leia mais

RELATÓRIO DE VISTORIA 3/2019/PE

RELATÓRIO DE VISTORIA 3/2019/PE RELATÓRIO DE VISTORIA 3/2019/PE Razão Social: SAMU - CORRENTES Nome Fantasia: SAMU - CORRENTES Endereço: PRAÇA HERCÍLIO VICTOR, S/N Bairro: CENTRO Cidade: Correntes - PE Telefone(s): Origem: MINISTÉRIO

Leia mais

LABORATÓRIO DE PRÁTICAS EM ENFERMAGEM SUGESTÕES DE MATERIAIS PARA AULAS PRÁTICAS

LABORATÓRIO DE PRÁTICAS EM ENFERMAGEM SUGESTÕES DE MATERIAIS PARA AULAS PRÁTICAS LABORATÓRIO DE PRÁTICAS EM ENFERMAGEM SUGESTÕES DE MATERIAIS PARA AULAS PRÁTICAS Conteúdo Higiene e Conforto Bacia inox Biombo Camisola Compressa Cuba rim Fronha Hamper Jarra de inox Lençol de baixo Lençol

Leia mais

IMPLANTAÇÃO DO SERVIÇO AEROMÉDICO CURITIBA E PARANÁ

IMPLANTAÇÃO DO SERVIÇO AEROMÉDICO CURITIBA E PARANÁ IMPLANTAÇÃO DO SERVIÇO AEROMÉDICO CURITIBA E PARANÁ HISTÓRICO SERVIÇOS PH CURITIBA SIATE* CURITIBA 26 MAIO 1990 TRAUMA COBOM 193 1995 INTERIOR PARANÁ -7 MUNICÍPIOS SAMU CURITIBA JULHO 2004 (PORTARIA 2048

Leia mais

1. Apresentação crescente demanda minimizar os custos financeiros ampliar o acesso

1. Apresentação crescente demanda minimizar os custos financeiros ampliar o acesso Brigada de Incêndio com Foco em Primeiros Socorros Modalidade a Distância 1. Apresentação A segurança das áreas e instalações é um elemento fundamental da segurança judiciária, na medida em que envolve

Leia mais

Desobstrução das Vias Aéreas

Desobstrução das Vias Aéreas Módulo 6 Introdução Desobstrução das Vias Aéreas Mapa do Módulo Adultos/Crianças: Obstrução Parcial Adultos/Crianças: Obstrução Total Adultos/Crianças: Situações Especiais Lactentes: Obstrução Parcial

Leia mais

ATENDIMENTO PRÉ-HOSPITALAR DA CRIANÇA VÍTIMA DE TRAUMA

ATENDIMENTO PRÉ-HOSPITALAR DA CRIANÇA VÍTIMA DE TRAUMA 1 ATENDIMENTO PRÉ-HOSPITALAR DA CRIANÇA VÍTIMA DE TRAUMA Cleiton Barbosa Damasceno 1 Benedito de Souza Gonçalves Junior 2 RESUMO Trata de uma pesquisa de referência bibliográfica. Teve como intuito, fazer

Leia mais

RESOLUÇÃO CFM Nº 2.153/2016 (Publicada no D.O.U. em 18 de setembro de 2017, Seção I, p. 87)

RESOLUÇÃO CFM Nº 2.153/2016 (Publicada no D.O.U. em 18 de setembro de 2017, Seção I, p. 87) RESOLUÇÃO CFM Nº 2.153/2016 (Publicada no D.O.U. em 18 de setembro de 2017, Seção I, p. 87) CONSULTÓRIO MÉDICO PADRÃO 2 cadeiras ou poltronas-uma para o paciente e outra para o acompanhante 1 cadeira ou

Leia mais

Leia até o final! É rápido e tira todas as suas dúvidas sobre o assunto.

Leia até o final! É rápido e tira todas as suas dúvidas sobre o assunto. Este material é um guia exclusivo sobre a importância do kit de emergência no seu consultório ou clínica. Saiba tudo sobre a resolução que rege os parâmetros de funcionamento do CFM e como seu consultório

Leia mais

Urgência e Emergência

Urgência e Emergência 1/31/17 Urgência e Emergência Hemorragias e PCR 1. (AOCP EBSERH 2015) Fibrilação Ventricular, Taquicardia Ventricular sem pulso, Atividade Elétrica sem pulso e assistolia são mecanismos considerados modalidades

Leia mais

CAPÍTULO 18 EMERGÊNCIAS PEDIÁTRICAS. Na maior parte do mundo, o trauma ocupa a primeira causa de morte na infância; daí sua grande importância.

CAPÍTULO 18 EMERGÊNCIAS PEDIÁTRICAS. Na maior parte do mundo, o trauma ocupa a primeira causa de morte na infância; daí sua grande importância. CAPÍTULO 18 EMERGÊNCIAS PEDIÁTRICAS 1. Introdução Na maior parte do mundo, o trauma ocupa a primeira causa de morte na infância; daí sua grande importância. Consideramos criança traumatizada aquela na

Leia mais

ATENDIMENTO BÁSICO A SINISTROS E SOCORROS DE EMERGÊNCIA

ATENDIMENTO BÁSICO A SINISTROS E SOCORROS DE EMERGÊNCIA PROJETO de extensão face/fumec ATENDIMENTO BÁSICO A SINISTROS E SOCORROS DE EMERGÊNCIA INTRODUÇÃO COORDENADOR: Fernando da Cruz Coelho (fernando.fcc@fumec.br) Prof. Colaborador Sandra Maria Oliveira (FCH;

Leia mais

OBSTRUÇÃO DAS VIAS AÉREAS POR CORPO ESTRANHO PROFª LETICIA PEDROSO

OBSTRUÇÃO DAS VIAS AÉREAS POR CORPO ESTRANHO PROFª LETICIA PEDROSO OBSTRUÇÃO DAS VIAS AÉREAS POR CORPO ESTRANHO PROFª LETICIA PEDROSO OBSTRUÇÃO DE VIAS AÉREAS POR CORPO ESTRANHO Causa perda de consciência e PCR. OVACE deve ser considerada em qualquer vítima, que subitamente

Leia mais

Estabelecimento de prioridades

Estabelecimento de prioridades Avaliação e Atendimento Iniciais Avaliação e Atendimento Iniciais Prof. Ma. Caroline Neris Prof. Esp. Wellington de Moura Leite Cinemática do trauma Triagem Avaliação primária (ABCDE) Medidas auxiliares

Leia mais

RESOLUÇÃO RDC/AGEVISA Nº 02, DE 09 DE JUNHO DE 2005

RESOLUÇÃO RDC/AGEVISA Nº 02, DE 09 DE JUNHO DE 2005 RESOLUÇÃO RDC/AGEVISA Nº 02, DE 09 DE JUNHO DE 2005 D.O.10-06-2005 A Diretoria Colegiada da Agência Estadual de Vigilância Sanitária, no uso das atribuições que lhes confere o art. 5º, inciso I, c/c art.

Leia mais

ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE SALVAMENTO E DESENCARCERAMENTO. III Campeonato Nacional de Trauma , 21 e 22 de Maio ELVAS

ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE SALVAMENTO E DESENCARCERAMENTO. III Campeonato Nacional de Trauma , 21 e 22 de Maio ELVAS III Campeonato Nacional de Trauma 2016 20, 21 e 22 de Maio ELVAS Conteúdo 1. INTRODUÇÃO... 3 2. MISSÃO... 3 3. OBJECTIVOS... 4 4. REFERÊNCIAS... 4 5. INSCRIÇÃO... 4 6. DESAFIO... 5 Manobra Standard...

Leia mais

ELABORADORES. Maíza Sandra Ribeiro Macedo Coordenação Geral. Robson Batista Coordenação Administrativa. Lícia Muritiba Coordenação de Enfermagem

ELABORADORES. Maíza Sandra Ribeiro Macedo Coordenação Geral. Robson Batista Coordenação Administrativa. Lícia Muritiba Coordenação de Enfermagem ELABORADORES Maíza Sandra Ribeiro Macedo Coordenação Geral Robson Batista Coordenação Administrativa Lícia Muritiba Coordenação de Enfermagem José Luiz Oliveira Araújo Júnior Coordenador Médico Fabricia

Leia mais

DEPARTAMENTO ESTADUAL DE TRÂNSITO DE ALAGOAS - DETRAN/AL QUESTÕES SOBRE PRIMEIROS SOCORROS

DEPARTAMENTO ESTADUAL DE TRÂNSITO DE ALAGOAS - DETRAN/AL QUESTÕES SOBRE PRIMEIROS SOCORROS A vítima que deverá receber os primeiros socorros é a que estiver: 1 com muitas fraturas. 2 gritando, com muita dor. 3 sangrando muito. 4 respirando com muita dificuldade. O melhor local no corpo para

Leia mais

American Heart Association LISTA DE CHECAGEM CRITÉRIOS DE EXECUÇÃO PARA SUPORTE BÁSICO DE VIDA/SBV RCP ADULTO 1 ou 2 SOCORRISTAS

American Heart Association LISTA DE CHECAGEM CRITÉRIOS DE EXECUÇÃO PARA SUPORTE BÁSICO DE VIDA/SBV RCP ADULTO 1 ou 2 SOCORRISTAS RCP ADULTO 1 ou 2 SOCORRISTAS 1. Verifique se a vítima não responde e se esta sem respiração ou com respiração anormal. Ative o Serviço de Emergência Médica (Fone 193). Posicione corretamente o paciente.

Leia mais

PRODUÇÃO TÉCNICA DESENVOLVIMENTO DE MATERIAL DIDÁTICO OU INSTRUCIONAL

PRODUÇÃO TÉCNICA DESENVOLVIMENTO DE MATERIAL DIDÁTICO OU INSTRUCIONAL PRODUÇÃO TÉCNICA DESENVOLVIMENTO DE MATERIAL DIDÁTICO OU INSTRUCIONAL FACULDADE DE MEDICINA DE BOTUCATU- UNESP Programa de PG em Medicina Mestrado Profissional Associado à Residência Médica MEPAREM AUTOR:

Leia mais

CURSO DE PRIMEIROS SOCORROS E SUPORTE BÁSICO DE VIDA

CURSO DE PRIMEIROS SOCORROS E SUPORTE BÁSICO DE VIDA CURSO DE PRIMEIROS SOCORROS E SUPORTE BÁSICO DE VIDA 6 HORAS 2014 MOD 9 v.01 APRESENTAÇÃO DA EMPRESA As 2Siglas é uma Empresa privada e independente, que desde o seu início desenvolve ações de formação

Leia mais

Por determinação deste Conselho fomos ao estabelecimento acima citado verificar suas condições de funcionamento.

Por determinação deste Conselho fomos ao estabelecimento acima citado verificar suas condições de funcionamento. Relatório de Fiscalização Diretor técnico: não tem Por determinação deste Conselho fomos ao estabelecimento acima citado verificar suas condições de funcionamento. Tal vistoria é uma demanda do SIMEPE

Leia mais

PRIMEIROS SOCORROS CONHECIMENTOS BÁSICOS

PRIMEIROS SOCORROS CONHECIMENTOS BÁSICOS PRIMEIROS SOCORROS CONHECIMENTOS BÁSICOS DEZ MANDAMENTOS DO SOCORRISTA 1 - Manter a calma 2 - Ter ordem de segurança 3 - Verificar riscos no local 4 - Manter o bom senso 5 - Ter espírito de liderança 6

Leia mais

PLANO DE AÇÃO LICENCIATURA EM FISIOTERAPIA ANO LETIVO

PLANO DE AÇÃO LICENCIATURA EM FISIOTERAPIA ANO LETIVO PLNO DE ÇÃO LICENCITUR EM FISIOTERPI NO LETIVO 2011-2012 MÓDULO 15 Qualidade dos Cuidados e dos Serviços UNIDDE CURRICULR Estudos de Caso III DOCENTE Professora Gabriela Colaço DISCENTE Margarida Gonçalves,

Leia mais

TRAUMAS FRATURAS E IMOBILIZAÇÕES

TRAUMAS FRATURAS E IMOBILIZAÇÕES TRAUMAS FRATURAS E IMOBILIZAÇÕES PRIMEIROS SOCORROS SEGURANÇA EM PRIMEIRO LUGAR!!! O QUE SIGNIFICA??? Cuidados com riscos de incêndio, desabamentos, novas quedas, agressões, Atenção com fios elétricos

Leia mais

Manual. Brigada de Incêndio

Manual. Brigada de Incêndio Manual Brigada de Incêndio Sumário 1. Objetivo...3 2. Características...3 3. Desenvolvimento...4 4. Composição...4 5. Formação - Nível de Treinamento...4 5.1. Parte teórica de combate a incêndio...4 5.2.

Leia mais

RESSUSCITAÇÃO CARDIOPULMONAR

RESSUSCITAÇÃO CARDIOPULMONAR RESSUSCITAÇÃO CARDIOPULMONAR Conceito de PCR : interrupção súbita da atividade mecânica cardíaca. É a falência cardio-pulmonar aguda que torna insuficiente o fluxo sangüíneo para manter a função cerebral.

Leia mais

Prof. Fernando Ramos Gonçalves _Msc

Prof. Fernando Ramos Gonçalves _Msc Prof. Fernando Ramos Gonçalves _Msc Primeiros Socorros: Fundamentos, Conceitos, Segurança.Vias Aéreas e Proteção da Coluna Cervical. TRM PRIMEIROS SOCORROS = SOCORROS DE URGÊNCIA = PRONTO SOCORRISMO=

Leia mais

PLANO DE ENSINO DADOS GERAIS

PLANO DE ENSINO DADOS GERAIS PLANO DE ENSINO IDENTIFICAÇÃO Atividade Curricular/Disciplina: Habilidades Médicas I Carga Horária Semestral: 68/semestre Natureza: Teórico-Prática Fase: 1º semestre DADOS GERAIS 1. EMENTA/SÚMULA Observação

Leia mais

Fraturas e Luxações Prof Fabio Azevedo Definição Fratura é a ruptura total ou parcial da estrutura óssea 1 Fraturas Raramente representam causa de morte, quando isoladas. Porém quando combinadas a outras

Leia mais

JUNTOS SALVAMOS MAIS VIDAS

JUNTOS SALVAMOS MAIS VIDAS JUNTOS SALVAMOS MAIS VIDAS Noções Básicas de Primeiros Socorros Escola Madeira Torres, 2019 CRUZ VERMELHA PORTUGUESA CRUZ VERMELHA PORTUGUESA, O QUE É CRUZ VERMELHA PORTUGUESA, O QUE FAZ DELEGAÇÃO DE TORRES

Leia mais

PLANO DE TRABALHO: DISCIPLINA DE PRIMEIROS SOCORROS

PLANO DE TRABALHO: DISCIPLINA DE PRIMEIROS SOCORROS PLANO DE TRABALHO: DISCIPLINA DE PRIMEIROS SOCORROS PROFESSOR: Henrique Pereira Faria 1. EMENTA: A disciplina de primeiros socorros aborda: Suporte básico de vida Técnicas básicas de socorro Prestação

Leia mais

OBJETIVOS Ao final da aula os participantes deverão. Definir:

OBJETIVOS Ao final da aula os participantes deverão. Definir: FRATURAS OBJETIVOS Ao final da aula os participantes deverão Definir: * Fratura,luxação e entorse; * Citar 4 sinais ou sintomas que indicam tais lesões; * Citar 2 importantes razões para efetuar a imobilização;

Leia mais

Conceitos da Avaliação Inicial Rápida inspeção primária Reanimação Suplementação da inspeção primária/ reanimação Inspeção secundária detalhada Suplem

Conceitos da Avaliação Inicial Rápida inspeção primária Reanimação Suplementação da inspeção primária/ reanimação Inspeção secundária detalhada Suplem Avaliação inicial do traumatizado SANTA CASA DE SÃO PAULO Conceitos da Avaliação Inicial Rápida inspeção primária Reanimação Suplementação da inspeção primária/ reanimação Inspeção secundária detalhada

Leia mais

Manual. Manual Brigada de Incêndio

Manual. Manual Brigada de Incêndio Manual Manual Brigada de Incêndio Sumário 1...Objetivo... 3 2. Características... 3 3. Desenvolvimento... 3 4. Composição... 4 5. Formação - Nível de Treinamento... 5 5.1. Parte teórica de combate a incêndio...5

Leia mais

Verifique o estado de consciência

Verifique o estado de consciência Verifique o estado de consciência A vítima responde Avalie sinais/sintomas presentes; Inicie cuidados de emergência; Se necessário, recorra ao serviço de urgência. A vítima não responde Desobstrua as vias

Leia mais

ANEXO I T E R M O DE R E F E R Ê N C I A EDITAL DE PREGÃO Nº. 01/11 CREMEB

ANEXO I T E R M O DE R E F E R Ê N C I A EDITAL DE PREGÃO Nº. 01/11 CREMEB 1 - DO OBJETO ANEXO I T E R M O DE R E F E R Ê N C I A EDITAL DE PREGÃO Nº. /11 CREMEB O objeto do Pregão Presencial é a aquisição de Manequins e Equipamentos médicos de treinamento, para montagem do Núcleo

Leia mais

ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE SALVAMENTO E DESENCARCERAMENTO. V Campeonato Regional de Trauma Sul e 25 de Março de 2018 Grândola

ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE SALVAMENTO E DESENCARCERAMENTO. V Campeonato Regional de Trauma Sul e 25 de Março de 2018 Grândola V Campeonato Regional de Trauma Sul 2018 24 e 25 de Março de 2018 Grândola Conteúdo 1) INTRODUÇÃO... 3 2) MISSÃO... 3 3) OBJECTIVOS... 4 4) REFERÊNCIAS... 4 5) INSCRIÇÃO... 4 6) DESAFIO... 6 Manobra Standard...

Leia mais

CURSO DE PRIMEIROS SOCORROS, RCP E DEA - NSC

CURSO DE PRIMEIROS SOCORROS, RCP E DEA - NSC INTRODUÇÃO Segundo as estatísticas, existe uma imensa probabilidade que cada um de nós venha a presenciar uma situação de emergência e levando em consideração que a maioria delas acontece longe dos hospitais,

Leia mais

PLANO DE AULA NR 35 TRABALHO EM ALTURA

PLANO DE AULA NR 35 TRABALHO EM ALTURA NR 35 TRABALHO EM ALTURA OBJETIVO: O treinamento da NR 35 TRABALHO EM ALTURA tem o objetivo de capacitar profi ssionais a exercerem sua função através dos conceitos e das práticas de segurança envolvendo

Leia mais

ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE SALVAMENTO E DESENCARCERAMENTO. I Campeonato Regional de Trauma Regiões Autónomas 2016 7 e 8 de Maio MADEIRA

ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE SALVAMENTO E DESENCARCERAMENTO. I Campeonato Regional de Trauma Regiões Autónomas 2016 7 e 8 de Maio MADEIRA I Campeonato Regional de Trauma Regiões Autónomas 2016 7 e 8 de Maio MADEIRA Conteú do 1) INTRODUÇÃ O... 3 2) MISSÃ O... 3 3) OBJECTIVOS... 4 4) REFERE NCIÃS... 4 5) INSCRIÇÃ O... 4 6) DESÃFIO... 5 Manobra

Leia mais

ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM NA RCP PEDIÁTRICA ENFA. MA. AMANDA ROSSI MARQUES-CAMARGO

ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM NA RCP PEDIÁTRICA ENFA. MA. AMANDA ROSSI MARQUES-CAMARGO ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM NA RCP PEDIÁTRICA ENFA. MA. AMANDA ROSSI MARQUES-CAMARGO ETIOLOGIA Adulto Criança PCR súbita e de origem cardíaca; PCR resulta de insuficiência respiratória e choque O reconhecimento

Leia mais

PROCEDIMENTO OPERACIONAL PADRÃO POP ASSUNTO: Aspiração de Secreção Traqueal/Oral/Nasal

PROCEDIMENTO OPERACIONAL PADRÃO POP ASSUNTO: Aspiração de Secreção Traqueal/Oral/Nasal 1 de 5 1- Situação de Revisão: Situação Data Alteração 0.0 27/10/2009 Validação 2- Referência: 01 CCIH Higienização das mãos 18 CCIH Prevenção de Infecção Respiratória Hospitalar 3- Em que consiste? Consistem

Leia mais

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2013 Ensino Técnico Etec Dr Francisco Nogueira de Lima Código: 059 Município: Casa Branca Eixo Tecnológico: Ambiente, Saúde e Segurança Habilitação Profissional: Técnica de Nível

Leia mais